aula 01 - dpc oab - s3-sa-east-1.amazonaws.com · 06/06/2018 8...

32
06/06/2018 1

Upload: truongcong

Post on 14-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

06/06/2018

1

06/06/2018

2

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PROCESSO CIVIL

Curso Extensivo OABProf. Ricardo Torques

Assinale a alternativa INCORRETA:

Sobre os princípios e regras constitucionais que regulam o processo civil não épossível afirmar:

a) a Constituição estabelece o direito fundamental a um processo com prazorazoável de duração;

b) o princípio da segurança jurídica, previsto na Constituição, implica o respeito àcoisa julgada, ao ato jurídico perfeito e ao direito adquirido;

c) a Constituição não consagra, ainda que implicitamente, o princípio do duplograu de jurisdição;

d) o princípio da publicidade dos atos processuais é inerente ao devido processolegal.

OAB‐DF/2006/ADAPTADA PARA O NCPC

06/06/2018

3

Questão 01 ‐ C

GABARITO

INSTITUTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

Curso Extensivo OABProf. Ricardo Torques

06/06/2018

4

Com relação ao princípio da investidura ou do juiz natural, assinale a opçãocorreta.

a) O órgão jurisdicional, uma vez provocado, não pode recusar‐se a dirimir oslitígios, tampouco delegar a outro essa função.

b) A jurisdição é atividade equidistante e desinteressada do conflito.

c) A jurisdição só pode ser exercida por juízes ou órgãos previstos na CF.

d) Os limites da jurisdição, que são traçados na CF, não podem ser ampliados ourestringidos pelo legislador ordinário.

CESPE/OAB/2009

A respeito da jurisdição e da ação, assinale a opção correta.

a) Caso seja iniciado um procedimento de jurisdição contenciosa, este deve seguir até asentença final no procedimento escolhido pelo autor, não sendo possível transformar ocontencioso em voluntário por ato subseqüente ou por manifestação de vontade dequalquer das partes.

b) As condições da ação devem ser verificadas pelo juiz desde o despacho de recebimentoda petição inicial até a prolação da sentença, pois a falta de uma delas durante o processocaracteriza a carência da ação, que enseja a extinção do processo.

c) Duas ações são consideradas idênticas quando ocorrer identidade de partes, objeto ecausa de pedir. Assim, caso seja verificada, no cotejo entre as duas ações, a invocação denorma jurídica diversa em cada uma delas, haverá pluralidade de causas de pedir.

d) Na chamada jurisdição voluntária, a composição dos litígios é obtida pela intervenção dojuiz, que substitui a vontade das partes litigantes por meio de uma sentença de mérito,aplicando, no caso concreto, a vontade da lei.

CESPE/OAB/2008/ADAPTADA AO NCPC

06/06/2018

5

Assinale a opção correta acerca da jurisdição, da ação e do processo.

a) Uma das características da jurisdição é a aptidão para a coisa julgada; porconseguinte, somente haverá jurisdição se houver coisa julgada material.

b) O princípio do juiz natural tem por finalidade garantir a prestação da tutelajurisdicional por juiz independente e imparcial.

c) A capacidade de estar em juízo, o interesse de agir e a possibilidade jurídica dopedido são considerados elementos da ação.

d) A convenção de arbitragem não é pressuposto processual negativo.

CESPE/OAB‐SP/2008 

Os procedimentos de interdição e de separação consensual são exemplos de

a) jurisdição voluntária.

b) jurisdição contenciosa.

c) ação ordinária.

d) ação sumária.

VUNESP/OAB‐SP/2007

06/06/2018

6

O interesse de agir é

a) faculdade da ação.

b) elemento da ação.

c) condição da ação.

d) pretensão.

VUNESP/OAB‐SP/2007 

Quanto a ação, jurisdição e competência, assinale a opção correta.

a) O Código de Processo Civil brasileiro adotou a teoria da ação como direitoautônomo e concreto.

b) São elementos identificadores da ação: as partes, o fundamento jurídico ou fatolesivo e o valor da causa.

c) São características da função jurisdicional: imparcialidade, revogação eoriginalidade.

d) Os limites internacionais da jurisdição são estabelecidos pela norma interna decada Estado, respeitados os critérios da conveniência e viabilidade.

CESPE/OAB/2007/ADAPTADA PARA O NCPC 

06/06/2018

7

Questão 01 – ANULADA

Questão 02 – B

Questão 03 – B

Questão 04 – A

Questão 05 – C

Questão 06 ‐ D

GABARITO

COMPETÊNCIA

Curso Extensivo OABProf. Ricardo Torques

06/06/2018

8

Alcebíades ajuizou demanda de obrigação de fazer pelo procedimento comum, combase em cláusula contratual, no foro da comarca de Petrópolis. Citada para integrar arelação processual, a ré Benedita lembrou‐se de ter ajustado contratualmente que oforo para tratar judicialmente de qualquer desavença seria o da comarca de Niterói, ecomunicou o fato ao seu advogado. Sobre o procedimento a ser adotado pela defesa,segundo o caso narrado, assinale a afirmativa correta.

A) A defesa poderá alegar a incompetência de foro antes da audiência de conciliaçãoou de mediação.

B) A defesa poderá alegar a incompetência a qualquer tempo.

C) A defesa só poderá alegar a incompetência de foro como preliminar da contestação,considerando tratar‐se de regra de competência absoluta, sob pena de preclusão.

D) A defesa tem o ônus de apresentar exceção de incompetência, em petiçãoseparada, no prazo de resposta.

FGV/OAB/2018

Abílio, advogado competente, recebe duas citações de processos de seus clientes. Aoanalisar as petições iniciais, bem como a distribuição dos processos, percebe que oprocesso A, que deveria ter sido ajuizado na Comarca de Maré de Cima, o foi naComarca de Cipó do Mato, e que o processo B, que deveria correr em uma Vara deFamília, foi distribuído para uma Vara Cível. Abílio promete aos seus clientes que irásolucionar esses problemas.

De acordo com o regramento do CPC/15, assinale a opção que indica o procedimentoque ele deverá adotar.

a) Acrescentar uma preliminar de incompetência na contestação, em ambos os casos.

b) Redigir, no processo A, uma exceção de incompetência e, no processo B, umapreliminar de incompetência da contestação.

c) Acrescentar, ao processo A, uma preliminar de incompetência na contestação e, aoprocesso B, uma exceção de incompetência.

d) Redigir uma exceção de incompetência, em ambos os casos.

FGV/OAB/2016

06/06/2018

9

Lindalva faleceu em Minas Gerais, em um acidente durante a prática de montanhismo.Não tinha feito testamento, mas deixou dois filhos maiores que residem em doisestados da Federação. Apesar de não ter domicílio certo, deixou bens situados nosestados da Bahia e de Mato Grosso.

A respeito da ação de inventário, de acordo com o que dispõe o Código de ProcessoCivil, assinale a afirmativa correta.

a) A ação de inventário deve ser ajuizada no foro do domicílio dos filhos de Lindalva,pois são eles os inventariantes.

b) O foro competente para o inventário é o da situação dos bens, de forma que oinventário deverá ser aberto na Bahia, local onde a maioria dos bens está localizada.

c) A ação de inventário poderá ser ajuizada no foro da situação de qualquer dos bens,uma vez que o autor da herança possui bens em lugares diferentes.

d) O inventário deverá ser aberto pelos herdeiros no estado de Minas Gerais, uma vezque Lindalva não tinha domicílio certo e seus bens estavam em lugares diferentes.

FGV/OAB/2014

Os critérios relativos de fixação de competência podem ser alterados pela ocorrência dealguns fenômenos processuais. Uma das situações que pode levar à modificação dacompetência, quando fixada com base em critérios relativos, é a ocorrência da chamadacontinência.

Assinale a alternativa que descreve, corretamente, continência.

a) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou acausa de pedir.

b) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações quando há identidade quanto àspartes e à causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o dasoutras.

c) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações quando há entre elas identidade departes, de causa de pedir e de pedido e todas tramitam em diferentes juízossimultaneamente.

d) Fenômeno que ocorre entre duas ou mais ações quando possuem pedidos que,somados, não ultrapassam o valor de sessenta salários mínimos.

FGV/OAB/2013

06/06/2018

10

O sistema processual pátrio estabelece duas espécies de incompetência: aincompetência absoluta e a incompetência relativa.

Acerca do tema, assinale a afirmativa correta.

a) Os critérios absolutos de fixação de competência são previstos em lei com afinalidade de promover a proteção, precipuamente, de interesses privados.

b) Em litígios que envolvam nunciação de obra nova, é defeso ao autor optar porfazer o ajuizamento da ação no foro de domicílio do réu ou no foro de eleição.

c) Em demanda proposta perante juízo absolutamente incompetente, pode haverprorrogação da competência do juízo, caso deixe o réu de apresentar, no momentoprocessual oportuno, a arguição de incompetência.

d) A incompetência relativa ocorre, por exemplo, quando o critério de fixação decompetência em razão do valor da causa é desrespeitado, hipótese em que tanto aspartes quanto o magistrado, de ofício, poderão suscitar a incompetência do juízo.

FGV/OAB/2012/ADAPTADA PARA O NCPC

A incompetência do juízo, tal como prevista no CPC, pode assumir duas feições, deacordo com a natureza do vício e ainda com as consequências advindas de talreconhecimento. O Código trata, então, da incompetência absoluta e da relativa. Arespeito dessas modalidades de incompetência, assinale a afirmativa correta.

a) A incompetência relativa pode ser alegada a qualquer tempo.

b) A incompetência relativa sempre pode ser conhecida de ofício pelo juiz.

c) A incompetência absoluta gera a nulidade de todos os atos praticados noprocesso até seu reconhecimento.

d) A incompetência absoluta é alegada como preliminar da contestação ou porpetição nos autos.

FGV/OAB/2010

06/06/2018

11

Considere que Laura, menor absolutamente incapaz, representada por sua mãe,ajuíze ação de investigação de paternidade no foro do domicílio da representante.Nessa situação hipotética, caso more em outro estado da Federação, o réu poderá

a) apenas contestar a ação, visto que a competência para o conhecimento da ação,nessa hipótese, é do foro do domicílio de seu representante, haja vista serincapaz.

b) arguir incompetência do juízo, mediante simples petição, a qualquer tempo,independentemente de exceção, haja vista tratar‐se de incompetência absoluta.

c) apresentar por preliminar de contestação a incompetência de juízo, no prazo daresposta, uma vez que a competência para o conhecimento da ação, nesse caso, édo foro do domicílio do réu.

d) arguir incompetência de juízo, a qualquer tempo, desde que o faça antes dasentença, visto que a competência, na referida hipótese, é do foro do domicílio doréu.

CESPE/OAB/2010/ADAPTADA PARA O NCPC

Acerca de competência de jurisdição, foro e juízo, assinale a opção correta.

a) Modifica‐se a competência absoluta do foro pelo critério da prevenção, nahipótese de imóvel situado em mais de um estado ou comarca.

b) A competência relativa do foro e juízo para a ação principal não impõe,necessariamente, a mesma competência para as ações acessórias e incidentesprocessuais.

c) A incompetência relativa pode ser arguida por qualquer das partes.

d) A violação de competência relativa pode ser declarada de ofício.

CESPE/OAB/2009

06/06/2018

12

A respeito da competência, assinale a opção correta.

a) No caso da ação de adjudicação compulsória de bem imóvel, é competente oforo do domicílio de qualquer das partes.

b) Tratando‐se de competência relativa, proposta a ação em foro diverso docompetente, não pode o juiz reconhecer a sua incompetência de ofício, ainda quehaja incapazes envolvidos.

c) A intervenção de autarquia federal na condição de assistente em ação deacidente do trabalho desloca a competência para a justiça federal.

d) O foro da residência da mulher para a ação de separação e de anulação decasamento, por ser especial, tipifica hipótese de competência absoluta.

CESPE/OAB‐SP/2008 

Questão 01 – A

Questão 02 – A

Questão 03 – C

Questão 04 – B

Questão 05 – B

Questão 06 – D

Questão 07 – A

Questão 08 – A

Questão 09 – B

GABARITO

06/06/2018

13

PARTES E PROCURADORES

Curso Extensivo OABProf. Ricardo Torques

Alice, em razão de descumprimento contratual por parte de Lucas, constituiu Osvaldocomo seu advogado para ajuizar uma ação de cobrança com pedido de condenação emR$ 300.000,00 (trezentos mil reais), valor atribuído à causa.

A ação foi julgada procedente, mas não houve a condenação em honoráriossucumbenciais. Interposta apelação por Lucas, veio a ser desprovida, sendo certificado otrânsito em julgado. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.

A) Em razão do trânsito em julgado e da preclusão, não há mais possibilidade de fixaçãodos honorários sucumbenciais.

B) Como não houve condenação, presume‐se que há fixação implícita de honoráriossucumbenciais na média entre o mínimo e o máximo, ou seja, 15% do valor dacondenação.

C) O trânsito em julgado não impede a discussão no mesmo processo, podendo serrequerida a fixação dos honorários sucumbenciais por meio de simples petição.

D) Deve ser proposta ação autônoma para definição dos honorários sucumbenciais e desua cobrança.

FGV/OAB/2018

06/06/2018

14

A sociedade Palavras Cruzadas Ltda. ajuizou ação de responsabilidade civil em face deHelena e requereu o benefício da gratuidade de justiça, na petição inicial. O juiz deferiu orequerimento de gratuidade e ordenou a citação da ré.

Como a autora não juntou qualquer documento comprobatório de sua hipossuficiênciaeconômica, a ré pretende atacar o benefício deferido.

Com base na situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

a) O instrumento processual adequado para atacar a decisão judicial é o incidente deimpugnação ao benefício de gratuidade, que será processado em autos apartados.

b) A ré alegará na contestação que não estão presentes os requisitos para o deferimentodo benefício de gratuidade.

c) A ré alegará na contestação que o benefício deve ser indeferido, mas terá queapresentar documentos comprobatórios, pois a lei presume verdadeira a alegação deinsuficiência deduzida.

d) O instrumento processual previsto para atacar a decisão judicial de deferimento dobenefício é o agravo de instrumento.

FGV/OAB/2016

A médica Carolina é devedora de R$ 100.000,00 (cem mil reais), débito esse originado decontrato particular de mútuo, vencido e não pago, no qual figura como credora aadvogada Zélia. Diante do inadimplemento, Zélia ajuizou ação de cobrança que, apósinstrução probatória, culminou em sentença com resolução de mérito procedente. O juiznão se pronunciou quanto ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência àadvogada porque esta atuou em causa própria. A omissa sentença proferida transitou emjulgado recentemente.

Sobre o caso apresentado, segundo o CPC/15, assinale a afirmativa correta.

a) O juiz agiu com acerto ao deixar de condenar Carolina ao pagamento de honorários.

b) Os honorários advocatícios de sucumbência constituem direito do advogado semnatureza alimentar.

c) A advogada Zélia não poderá requerer que o pagamento dos honorários seja efetuadoem favor da sociedade de advogados no qual figura como sócia.

d) O recente trânsito em julgado da omissa sentença não obsta o ajuizamento de açãoautônoma para definição e cobrança dos honorários de sucumbência.

FGV/OAB/2016

06/06/2018

15

Gerusa ajuizou ação de cobrança em face de Vicente, que, ao final da instruçãoprobatória, culminou em sentença de procedência de seu pedido condenatório,tendo o magistrado fixado honorários advocatícios de sucumbência em quantiairrisória. O êxito obtido decorreu do trabalho desenvolvido pelo Dr. Alonso,advogado particular constituído por Gerusa em razão de renúncia ao mandatoapresentada por seu antigo advogado, logo após a distribuição da ação. Assim queassumiu o patrocínio da causa, o Dr. Alonso identificou que Gerusa não possuíarecursos suficientes para custear o processo, razão pela qual requereu e obteve odireito de gratuidade da justiça para sua cliente.

FGV/OAB/2016

A partir dos elementos do enunciado, com base no CPC/15, assinale a afirmativacorreta.

a) O pedido de gratuidade da justiça deveria ter sido formulado por meio deincidente processual em apenso.

b) É cabível apelação versando exclusivamente sobre a majoração do valor doshonorários fixados pela sentença, mediante pagamento do preparo pelo Dr.Alonso.

c) A gratuidade da justiça não poderia ter sido deferida pelo juiz, pois Gerusa estáassistida pelo advogado particular Dr. Alonso.

d) É cabível apelação versando exclusivamente sobre a majoração dos honoráriosfixados pela sentença, sendo dispensável o pagamento do preparo em razão daconcessão do direito de gratuidade da justiça a Gerusa.

FGV/OAB/2016

06/06/2018

16

Em país estrangeiro em que possui domicílio e onde estão localizados seus bensimóveis, a sociedade empresária Alfa firmou contrato particular de fornecimentode minério com a também estrangeira sociedade empresária Beta, estipulandoque a obrigação contratual deveria ser adimplida no Brasil. A sociedadeempresária Alfa, diante do inadimplemento contratual da sociedade empresáriaBeta, ajuizou, perante a 1ª Vara Cível de Montes Claros/MG, ação com o propósitode ser indenizada pelos danos materiais sofridos, prestando como cauçãoconsistente dois veículos de sua propriedade. Após a citação e a realização deaudiência de conciliação, a sociedade empresária Beta contestou, apresentandopedido de reconvenção, alegando possuir direito de ser indenizadamaterialmente, em razão da relação jurídica contratual regularmente constituídaentre as litigantes, sob a luz das legislações estrangeira e nacional.

FGV/OAB/2016

Com base no caso apresentado, segundo as regras do CPC/15, assinale aafirmativa correta.

a) A caução prestada pela sociedade empresária Alfa não poderá ser objeto depedido de reforço durante o trâmite processual.

b) A sociedade empresária Alfa deverá prestar caução suficiente ao pagamentodas custas e dos honorários de advogado da parte contrária.

c) A sociedade empresária Beta, para admissão de seu pedido reconvencional,deverá prestar caução suficiente ao pagamento das custas e dos honorários deadvogado da sociedade empresária Alfa.

d) O contrato originado em país estrangeiro, antes do ajuizamento da açãoindenizatória, deverá ser objeto de homologação perante o Superior Tribunal deJustiça.

FGV/OAB/2016

06/06/2018

17

A repressão à má‐fé processual é disciplinada em diversas fontes normativas queorientam a aplicação do direito. A multa por litigância de má‐fé pode ser aplicadaao autor, réu e interveniente e mesmo ao causídico, o que deve ser apurado emação própria, baseada no Estatuto da OAB.

Partindo do tema em questão, analise as situações do cotidiano forenseapresentadas a seguir e assinale a única em que restou caracterizada a ocorrênciade má‐fé processual.

a) A propositura de várias ações idênticas quanto às partes, à causa de pedir e aopedido, distribuídas a juízos distintos, com nomen iuris diversos, objetivandoconcessão de medida liminar e revisão de cláusulas de um mesmo contrato,configura má‐fé processual temerária.

FGV/OAB/2015

b) A propositura de ação cautelar de exibição de documentos e, sucessivamente, apropositura de ação de revisão de contrato, gerando a perda do objeto da primeirapor motivo superveniente, caracteriza conduta despida de probidade e merece aaplicação da multa por litigância de má‐fé.

c) O protocolo intempestivo de petição intercorrente e de recurso geram,indubitavelmente, a presunção de má‐fé do signatário, ao buscar postergar o feitoe gerar tumulto processual, cabendo a aplicação de multa em tais hipóteses.

d) Na impugnação ao cumprimento de sentença, quando o fundamento do pedidodisser respeito a excesso na execução, a lei estabelece ser imprescindível que oimpugnante aponte o valor que entende correto, sob pena de rejeição da medidaimpugnativa e a presunção de litigância de má‐fé pela postergação do feito.

FGV/OAB/2015

06/06/2018

18

“Toda pessoa que se acha no exercício dos seus direitos tem capacidade para estarem juízo”, estabelece o Código de Processo Civil, e os incapazes serão assistidos ourepresentados por seus pais, tutores ou curadores.

A respeito do tema estão corretas as afirmativas a seguir, à exceção de uma.Assinale‐a.

a) O curador especial, nomeado em caso de executado citado com hora certarevel, tem legitimidade para opor embargos à execução.

b) Ao curador especial não se aplica o ônus da impugnação especificada dos fatosarticulados pelo autor.

c) O juiz dará curador especial ao réu revel citado por edital, mas não àquelecitado com hora certa.

d) O juiz dará curador especial ao incapaz, ainda que tenha representante legal,quando houver colisão de interesses entre este e o representado.

FGV/OAB/2013

A respeito dos atos e responsabilidades das partes e dos procuradores, de acordocom o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.

a) É defeso ao autor intentar novamente a ação que, a requerimento do réu, foiextinta sem resolução do mérito por abandono da causa por mais de trinta dias, senão pagar ou depositar em cartório as despesas e honorários a que foi condenado.

b) O prazo para interposição de recurso será contato da data em que os advogadossão intimados da decisão, da sentença ou do acórdão, sendo vedada a intimaçãoem audiência, ainda que nessa seja publicada a sentença ou a decisão.

c) A arguição de incompetência absoluta de juízo deverá ser alegada pela parte empreliminar de contestação ou por meio de exceção no prazo de resposta do réu,sob pena de prorrogação de competência. Em sendo aquela declarada, somenteos atos decisórios serão nulos.

d) É admissível a denunciação da lide do afiançado, na ação em que o fiador forréu.

FGV/OAB/2012

06/06/2018

19

O Código de Processo Civil regulamenta como se dará a atuação das partes e dosprocuradores em juízo. Além de dispor sobre a capacidade processual e dosdeveres de cada um, disciplina sobre a constituição de representante processual esubstituição das partes e dos procuradores.

A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.

a) Ao advogado é admitido procurar em juízo sem instrumento de mandato a fimde praticar atos reputados urgentes. Mas, para tanto, deverá prestar caução eexibir o instrumento de mandato no prazo improrrogável de quinze dias.

b) O instituto da sucessão processual ocorrerá quando houver a morte dequalquer das partes, que será substituída pelo espólio ou por seus sucessores,suspendendo‐se o processo e sendo defesa a prática de atos processuais, salvoatos urgentes a fim de evitar dano irreparável.

FGV/OAB/2011

O Código de Processo Civil regulamenta como se dará a atuação das partes e dosprocuradores em juízo. Além de dispor sobre a capacidade processual e dosdeveres de cada um, disciplina sobre a constituição de representante processual esubstituição das partes e dos procuradores.

A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.

c) O advogado poderá a qualquer tempo renunciar ao mandato, devendo,entretanto, assistir o mandante nos dez dias subsequentes a fim de lhe evitarprejuízo, salvo na hipótese de ter comprovado que cientificou o mandante paraque nomeasse substituto.

d) Caso o advogado deixe de declarar na petição inicial o endereço em quereceberá intimação, poderá fazê‐lo até a fase de saneamento, mas as intimaçõessomente informarão o nome do advogado quando tal dado estiver regularizado.

FGV/OAB/2011

06/06/2018

20

Com base no disposto no CPC a respeito de honorários advocatícios, assinale aopção correta.

a) A verba honorária não é devida quando o advogado, ao atuar em causa própria,for vencedor na demanda.

b) Na jurisdição voluntária, as despesas serão pagas exclusivamente pelorequerente.

c) Nas causas em que for inestimável ou irrisório o proveito econômico ou, ainda,quando o valor da causa for muito baixo, o juiz fixará o valor dos honorários porapreciação equitativa.

d) Os honorários devem ser fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 20%sobre o valor atualizado da causa.

CESPE/OAB/2010/ADAPTADA CONFORME O NCPC

A respeito das partes e dos procuradores, assinale a opção correta.

a) Ao réu preso, ainda que tenha sido citado pessoalmente, deve ser nomeado curadorespecial, enquanto não for constituído advogado.

b) No caso de falecimento do procurador do réu, ainda que iniciada a audiência deinstrução e julgamento, o juiz deve determinar a suspensão do processo e marcar prazopara que o réu constitua novo mandatário. Findo o prazo, se o réu não cumprir adeterminação, o juiz deve determinar o prosseguimento do processo e garantir ao réucurador especial.

c) A alienação da coisa litigiosa, no curso do processo, altera a legitimidade das partes,devendo prosseguir a demanda entre adquirente em substituição ao alienante e a partecontrária originária. A decisão proferida na causa em que atua o substituto processual fazcoisa julgada para o substituído.

d) A outorga de procuração para o foro, em geral, habilita o advogado a praticar todos osatos do processo em nome da parte, podendo ele receber e dar quitação, reconhecer aprocedência do pedido e firmar qualquer compromisso.

CESPE/OAB/2008/ADAPTADA CONFORME O NCPC

06/06/2018

21

A respeito das despesas e honorários, assinale a opção correta.

a) Se cada litigante for, em parte, vencedor e vencido, serão proporcionalmentedistribuídas entre eles as despesas.

b) Se o autor decair de parte mínima do pedido, o juiz fixará os honoráriosadvocatícios de forma equitativa.

c) Havendo diversos autores ou diversos réus, todos responderão solidariamentepelos honorários advocatícios sucumbenciais.

d) As despesas dos atos processuais efetuados a requerimento do MP serão pagaspelo autor.

CESPE/OAB/2009/ADAPTADA

Assinale a alternativa correta.

a) O menor absolutamente incapaz, que necessita de alimentos, é parte legítimapara pleitear alimentos contra seu pai, mas precisa que sua capacidade sejaintegrada.

b) A mãe do menor absolutamente incapaz será a parte legítima para pleitearalimentos para o menor, contra o pai, já que o menor não tem capacidade plena.

c) Tanto a mãe do menor absolutamente incapaz, como ele mesmo, serão parteslegítimas para pleitear alimentos para o menor, contra o pai, já que diante daincapacidade do menor, ambos precisam figurar no pólo ativo, como parte.

d) Só o Ministério Público tem legitimidade para propor a demanda em nome domenor absolutamente incapaz, quando pretende pleitear alimentos contra seupai, tendo em vista a sua incapacidade plena, ou seja, tanto para a causa comopara o processo.

VUNESP/OAB‐SP/2007 

06/06/2018

22

Sobre partes e procuradores, assinale a alternativa CORRETA:

a) o réu preso e o revel que tenham sido citados por meio real, têm direito acurador especial, que deverá ser nomeado pelo juiz da causa;

b) nas ações que versem sobre direitos reais imobiliários, há necessidade deformação de litisconsórcio ativo entre os cônjuges;

c) um órgão integrante da administração pública não possui capacidade jurídica,mas pode possuir personalidade judiciária;

d) as partes e seus procuradores estão sujeitos a multa pecuniária se nãocumprirem com exatidão os provimentos mandamentais ou criarem embaraços àefetivação de provimentos judiciais de natureza antecipatória ou final.

OAB‐DF/OAB‐DF/2006 

Reputa‐se litigante de má‐fé aquele que

I. alterar a verdade dos fatos;

II. provocar incidentes manifestamente infundados;

III. empregar expressões injuriosas nos escritos apresentados no processo;

IV. interpuser recursos com intuito manifestamente protelatório.

São corretas as assertivas

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

OAB/OAB‐SP/2005 

06/06/2018

23

Questão 01 – D

Questão 02 – B

Questão 03 – D

Questão 04 – B

Questão 05 – B

Questão 06 – A

Questão 07 – C

Questão 08 – A

Questão 09 – B

Questão 10 – C

Questão 11 – A

Questão 12 – A

Questão 13 – A

Questão 14 – C

Questão 15 – B

GABARITO

JUÍZES E AUXILIARIES DE JUSTIÇA

Curso Extensivo OABProf. Ricardo Torques

06/06/2018

24

Marcos se envolveu em um acidente, abalroando a motocicleta de Bruno, emrazão de não ter visto que a pista estava interditada. Bruno ajuizou, em face deMarcos, ação de indenização por danos materiais, visando receber os valoresnecessários ao conserto de sua motocicleta.

Marcos, ao receber a citação da ação, entendeu que a responsabilidade depagamento era da Seguradora Confiança, em virtude de contrato de seguro quehavia pactuado para seu veículo, antes do acidente.

Diante de tal situação, assinale a afirmativa correta.

a) Marcos pode promover oposição em face de Bruno e da seguradora.

b) Marcos pode promover denunciação da lide à seguradora.

c) Marcos pode pedir a instauração de incidente de desconsideração dapersonalidade jurídica em face da seguradora.

d) Marcos pode promover o chamamento ao processo da seguradora.

FGV/OAB/2017

Antônia contratou os arquitetos Nivaldo e Amanda para realizar o projeto dereforma de seu apartamento. No contrato celebrado entre os três, foi fixado oprazo de trinta dias para a prestação do serviço de arquitetura, o que não foicumprido, embora tenha sido feito o pagamento dos valores devidos pelacontratante.

Com o objetivo de rescindir o contrato celebrado e ser ressarcida do montantepago, Antônia procura um advogado, mas lhe informa que não gostaria deprocessar Amanda, por serem amigas de infância.

Sobre a hipótese apresentada, assinale a opção que indica o procedimento corretoa ser adotado.

a) Será possível o ajuizamento da ação unicamente em face de Nivaldo, na medidaem que a hipótese tratada é de litisconsórcio simples. A sentença proferida contraNivaldo será ineficaz em relação a Amanda.

FGV/OAB/2017

06/06/2018

25

b) Não será possível o ajuizamento da ação unicamente em face de Nivaldo, umavez que a hipótese tratada é de litisconsórcio necessário. Caso a ação não sejaajuizada em face de Amanda, o juiz deverá determinar que seja requerida suacitação, sob pena de extinção do processo.

c) Será possível o ajuizamento da ação unicamente em face de Nivaldo, na medidaem que a hipótese tratada é de litisconsórcio facultativo. A sentença proferidacontra Nivaldo será eficaz em relação a Amanda, pois entre eles há comunhão dedireitos ou de obrigações.

d) Não será possível o ajuizamento da ação unicamente em face de Nivaldo, umavez que a hipótese tratada é de litisconsórcio simples. A sentença proferida contraNivaldo será ineficaz.

FGV/OAB/2017

Alessandra é fiadora no contrato de locação do apartamento de Mariana. Diantedo inadimplemento de vários meses de aluguel, Marcos (locador) decide ajuizaração de cobrança em face da fiadora. Alessandra, em sua defesa, alegou queMariana também deveria ser chamada ao processo.

Com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.

a) O fiador se compromete com a dívida do afiançado, de modo que não podeexigir a sua participação na ação de cobrança promovida.

b) Sendo certo que Alessandra não participou da relação jurídica existente entreMariana e Marcos, permite‐se o chamamento ao processo do locatário a qualquertempo.

c) Incorreta a atitude de Alessandra, pois o instituto apto a informar ao juízo o realdevedor da relação é a nomeação à autoria.

d) Alessandra deve viabilizar a citação de Mariana no prazo de 30 dias, sob penade o chamamento ao processo ficar sem efeito.

FGV/OAB/2016

06/06/2018

26

Com relação aos poderes, deveres e reponsabilidades das partes, dosprocuradores e dos juízes, assinale a afirmativa correta.

a) O Juiz decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo‐lhe defesoconhecer, em qualquer hipótese, questões conhecíveis de ofício.

b) Os motivos de impedimento e suspeição são aplicáveis aos juízes, não cabendoo mesmo contra os serventuários de justiça ou órgão do Ministério Público,quando não for parte

c) O Juiz deve declarar‐se suspeito de parcialidade, mas deverá demonstrarclaramente sua motivação, não se admitindo mera arguição de motivo íntimo.

d) O Juiz, caso as partes e seus advogados empreguem expressões injuriosas nosescritos apresentados no processo, poderá mandar riscá‐las, podendo assim agir,inclusive, de ofício.

FGV/OAB/2014

A respeito da participação do Ministério Público no Processo Civil, assinale aopção correta.

a) O Ministério Público tem a faculdade de intervir nas causas em que háinteresses de incapazes.

b) O Ministério Público, intervindo como fiscal da lei, terá vista dos autos depoisdas partes, sendo intimado de todos os atos do processo.

c) O Ministério Público, quando for parte, não gozará de prazos diferenciados parainterposição de recursos.

d) O Ministério Público, intervindo como fiscal da lei, não pode requererdiligências com intuito de comprovar a verdade de fatos relevantes para a causa.

FGV/OAB/2014

06/06/2018

27

Juliana e Marcos são casados sob o regime da comunhão parcial de bens. Entretanto,tornada impossível a vida em comum e diante da existência de filhos menores do casal,ingressam com ação de divórcio perante a Vara de Família e Sucessões competente paraa apreciação do litígio. No curso da demanda judicial, um dos cônjuges vem a falecer.

Considerando a hipótese narrada, assinale a opção correta.

a) O processo será extinto sem resolução do mérito, pois, tratando‐se de direitopersonalíssimo, a ação é intransmissível.

b) O processo deverá ser suspenso pelo prazo de 30 dias, de modo a criar oportunidade àsucessão processual do cônjuge falecido por seus herdeiros legítimos.

c) Diante do falecimento de um dos cônjuges no curso da ação de divórcio, deverá o juizefetuar o julgamento da lide no estado em que se encontra, acolhendo a pretensãoautoral.

d) Com o falecimento de uma das partes na ação de divórcio, resolve‐se o processo semresolução do mérito, operando‐ se o fenômeno processual da confusão entre o autor eréu.

FGV/OAB/2014/CONFORME O NOVO CPC

A respeito do fenômeno processual do litisconsórcio, que consiste na pluralidadede sujeitos ocupando um ou ambos os polos da relação jurídica para litigar emconjunto no mesmo processo, assinale a afirmativa correta.

a) Não constitui fundamento para a formação de litisconsórcio a ocorrência deafinidade de questões por um ponto em comum de fato ou de direito.

b) O juiz poderá limitar o litisconsórcio necessário quanto ao número de litigantesquando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa.

c) Na sistemática dos Juizados Especiais Cíveis não se admitirá a formação delitisconsórcio como forma de prestigiar uma prestação jurisdicional mais célere esimplificada.

d) Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, de escritóriosdistintos em autos físicos, ser‐lhes‐ão contados em dobro os prazos para contestar,para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos.

FGV/OAB/2013/CONFORME O NOVO CPC

06/06/2018

28

A respeito da capacidade processual, assinale a afirmativa correta.

a) Os municípios serão representados em juízo, ativa e passivamente, pelo Prefeitoou pelo procurador.

b) O juiz, de plano, deverá extinguir o processo sem resolução do mérito, aoverificar a incapacidade processual ou a irregularidade da representação daspartes.

c) O juiz dará curador especial ao réu preso, bem como ao réu citado por horacerta, por edital ou por meio eletrônico.

d) A citação dos cônjuges nas ações que versem sobre direitos reais imobiliários éprescindível.

FGV/OAB/2013

O sistema processual pátrio estabelece duas espécies de incompetência: aincompetência absoluta e a incompetência relativa.

Acerca do tema, assinale a afirmativa correta.

a) Os critérios absolutos de fixação de competência são previstos em lei com afinalidade de promover a proteção, precipuamente, de interesses privados.

b) Em litígios que envolvam nunciação de obra nova, é defeso ao autor optar porfazer o ajuizamento da ação no foro de domicílio do réu ou no foro de eleição.

c) Em demanda proposta perante juízo absolutamente incompetente, pode haverprorrogação da competência do juízo, caso deixe o réu de apresentar, nomomento processual oportuno, a exceção de incompetência.

d) A incompetência relativa ocorre, por exemplo, quando o critério de fixação decompetência em razão do valor da causa é desrespeitado, hipótese em que tantoas partes quanto o magistrado, de ofício, poderão suscitar a incompetência dojuízo.

FGV/OAB/2012

06/06/2018

29

As regras processuais impõem as partes deveres que devem ser observados ao longodo processo judicial. Tais deveres têm, como corolário lógico, a existência de umaresponsabilidade processual civil. Acerca de tal responsabilidade, é correto afirmar que

a) a responsabilidade por dano processual não pode ser reconhecida em face deterceiros intervenientes, sendo um fenômeno tipicamente atrelado à atuação daspartes da demanda.

b) havendo mais de um litigante de má‐fé, o juiz deverá condená‐los na proporção deseus interesses ou solidariamente, caso tenham se coligado para lesar o adversário.

c) a indenização a ser fixada imediatamente após a prática do ato punível poderáexceder vinte por cento sobre o valor da causa, ficando sua fixação sujeita ao livrearbítrio do juiz.

d) a apresentação em juízo de petição que não corresponda, com perfeição, ao originalanteriormente remetido por fax, não enseja responsabilização por dano processual,mas tão somente a prática de crime a ser punido nos termos do Código Penal.

FGV/OAB/2012

Vinícius foi demandado em uma ação de cobrança por ter sido fiador de sua sogra,Francisca. Assinale a alternativa que indica a medida a ser adotada por Vinícius paratrazer Francisca para o polo passivo desse processo.

a) Reconvenção.

b) Denunciação à lide.

c) Chamamento ao processo.

d) Nomeação à autoria.

FGV/OAB/2012

06/06/2018

30

No curso de um processo, todos os participantes, a qualquer título, devem agir deforma leal, litigando de boa‐fé e tendo por paradigma uma atuação ética.

A relação entre advogados, partes e o magistrado deve obedecer, de forma bastanteacentuada, essas premissas, sob pena de se estabelecer, conforme o caso, uma sériede responsabilidades de ordem processual e/ou pessoal em face daquele que faltoucom os deveres que lhe cabiam.

Especificamente acerca da atuação dos magistrados nos processos judiciais, é corretoafirmar que

a) é dever do magistrado declarar‐se impedido ou suspeito de ofício. Em caso deabstenção por parte do juiz, poderá a parte que desejar fazê‐lo arguir o impedimentoou a suspeição do magistrado, arguindo tais fatos em preliminar de contestação.

b) o magistrado tem, entre outros deveres, a obrigação de sentenciar e de garantir ocontraditório. Conforme previsto pelo sistema processual, só pode o magistrado seabster de julgar se alegar e comprovar a existência de lacuna na lei.

FGV/OAB/2012/ADAPTADA PARA O NOVO CPC

No curso de um processo, todos os participantes, a qualquer título, devem agir deforma leal, litigando de boa‐fé e tendo por paradigma uma atuação ética.

A relação entre advogados, partes e o magistrado deve obedecer, de forma bastanteacentuada, essas premissas, sob pena de se estabelecer, conforme o caso, uma sériede responsabilidades de ordem processual e/ou pessoal em face daquele que faltoucom os deveres que lhe cabiam.

Especificamente acerca da atuação dos magistrados nos processos judiciais, é corretoafirmar que

c) o juiz é dotado de independência funcional, podendo, como regra geral, decidirconforme seu convencimento, sem que de sua atuação surja o dever de indenizarqualquer das partes. Tal dever só surgirá quando o juiz agir com culpa, dolo ou fraude,gerando prejuízo a uma das partes.

d) a atuação do magistrado encontra claros limites no sistema processual, a fim depermitir que a própria sociedade exerça o devido controle sobre sua atuação. Umdesses limites está refletido na regra que veda a produção de provas de ofício pelo juiz.

FGV/OAB/2012/ADAPTADA PARA O NOVO CPC

06/06/2018

31

O Ministério Público, em sede do processo civil, pode atuar como autor ou órgãointerveniente. O desempenho dessa variedade de funções tem por finalidadeprimordial zelar pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dosinteresses sociais e individuais indisponíveis. Com relação a esse assunto, assinalea opção incorreta.

a) O Ministério Público não detém legitimidade para propor ação popular.

b) A existência de herdeiros incapazes outorga legitimidade concorrente aoMinistério Público para requerer ao juiz o inventário e a partilha.

c) No processo civil, a atuação do representante ou assistente legal do incapaz nãoé causa absoluta e suficiente para dispensa legal de intervenção do MinistérioPúblico.

d) O Ministério Público, no processo civil, apenas quando atua na função de fiscalda lei, detém legitimidade para arguir incompetência relativa do juízo.

CESPE/OAB/2007/ADAPTADA PARA O NOVO CPC

Questão 01 – B

Questão 02 – B

Questão 03 – D

Questão 04 – D

Questão 05 – B

Questão 06 – A

Questão 07 – D

Questão 08 – A

Questão 09 – B

Questão 10 – B

Questão 11 – C

Questão 12 – A

Questão 13 – D

GABARITO

06/06/2018

32