exercício de direito dpc ii respondido 2013

Upload: pablo-fernandes

Post on 29-Oct-2015

147 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EXERCCIO DE FIXAO - DIREITO PROCESSUAL CIVIL III

PROFESSOR: AMARILDO ADOLFO

1. De acordo com o estudo da Teoria Geral dos Recursos Cveis, conceitue Recurso.

um meio de impugnao, voluntrio, previsto em lei, para no mesmo processo, obter a reforma, a invalidao ou esclarecimento de uma deciso judicial.2. Explique o que reforma e o que invalidao de uma deciso judicial.Reforma da deciso a hiptese mais freqente do pedido final de um recurso, contra deciso judicial que contm error in iudicando, quando o juiz d errnea soluo a questo, ou seja, contrria ao direito. A deciso padece de vcio de contedo.Invalidao ou anulao da deciso Trata-se do pedido formulado pelo recorrente em sede recursal, quando se estiver diante de deciso judicial que contm error in procedendo, que o descumprimento de uma norma de natureza processual, consistente em vcio formal da deciso que acarreta sua anulao.

3. Leia atentamente as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:

a) O princpio do duplo grau de jurisdio no encontra previso legal expressa e no se reveste de carter absoluto, respeitando-se hipteses que vedam a possibilidade do reexame de pronunciamento judicial, que permanece intocado.b) Pelo princpio da fungibilidade possvel interpor-se, na mesma oportunidade, mais de um recurso contra uma s deciso;

c) O princpio da singularidade obriga o juiz ou relator a receber o recurso interposto inadequadamente pela parte, como se fosse o recurso adequado;

d) Pelo princpio da taxatividade nada impede que a parte ingresse com um recurso em primeiro grau e outro em segundo grau de jurisdio, na mesma oportunidade e contra a mesma deciso.

e) O princpio da proibio de reformatio in peius veda a reforma do pronunciamento que possa piorar a situao jurdica do recorrente, sendo esta regra absoluta.4. H diversas formas de classificar os recursos, assim especifique qual a diferena entre recurso total e recurso parcial.

Recurso total - aquele que ataca todo o contedo impugnvel da deciso.

Recurso parcial aquele que deixa inclume parte desse contedo impugnvel.

5. Explique o que significa recurso adesivo, indicando sua previso legal no Cdigo de Processo Civil.

Nos termos do art. 500 CPC, a regra geral que cada parte interpe seu recurso, independentemente, e observadas s exigncias legais. Todavia o dispositivo em questo permite que em caso de sucumbncia recproca (vencidos autor e ru), qualquer das partes que interpor recurso, poder a outra parte interpor recurso na forma adesiva, no prazo que tem para contrarrazoar, ficando o recurso subordinado ao recurso da outra parte e somente ser julgado se o recurso principal for admitido.Art. 500. Cada parte interpor o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigncias legais. Sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposies seguintes6. De acordo com a doutrina clssica, estabelea a diferena entre recursos Ordinrios e Excepcionais.Recursos ordinrios so aqueles cuja interposio obsta a formao da coisa julgada.

Recursos excepcionais so os que no servem de obstculos formao da coisa julgada, mas ao contrrio, o pressupem, s sendo interpostos depois do trnsito em julgado da deciso.

7. Qual a natureza jurdica dos recursos?Os recursos so considerados como uma extenso do prprio direito de ao. Ademais, s se interpem recursos de decises proferidas em processos com tramitao regular.

8. Indique as espcies de pronunciamentos judiciais no juzo de 1 grau, especificando a previso legal no Cdigo de Processo Civil e comentando sucintamente cada manifestao.

Sentena (art. 162, 1) ato pelo qual o juiz implica algumas das situaes previstas nos arts. 267 e 269 CPC. Quer resolva o mrito da causa (sentena definitiva), quer no o resolva (sentena terminativa), impugnvel mediante apelao (art. 513 do CPC).

Deciso Interlocutria (art. 162, 2) ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. O recurso cabvel o agravo (art. 522 do CPC, seja na modalidade retida (CPC, art. 523), seja via agravo de instrumento (CPC, arts. 524 a 527);

Despachos (art. 162, 3) todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei no estabelece outra forma.

9. Cite quais so as espcies de pronunciamentos judiciais no juzo de 2 grau, indicando a previso legal no Cdigo de Processo Civil e comentando sucintamente cada manifestao.

Acrdos (decises colegiadas) art. 163 julgamento proferido pelos tribunais.

Decises Monocrticas (arts. 532 e 557 do CPC) So decises proferidas por apenas um dos membros do tribunal ad quem, podendo ser o relator de um recurso, o presidente ou o vice-presidente do tribunal, nesta ltima hiptese observando o regimento interno de cada tribunal.

10. Estabelea a distino entre error in procedendo e error in iudicando, trazendo exemplo.O vcio de atividade (error in procedendo) ocorre quando o juiz desrespeita norma de procedimento provocando gravame parte. O vcio de natureza formal, invalidando o ato judicial, no dizendo respeito ao contedo desse mesmo ato. Por isso justifica a cassao da deciso.

Ex.: Sentena sem fundamentao eivada de nulidade absoluta afronta o art. 93, IX da CF. A soluo a invalidao total da sentena, devendo o processo ser enviado para que o juiz prolator da deciso profira novo julgamento.

Caracteriza o vcio de juzo (error in iudicando), quando o juiz desconhece efeitos jurdicos que a lei determina para a espcie em julgamento ou, ao contrrio, reconhece existentes efeitos jurdicos diversos daqueles. O vcio de natureza substancial, de contedo, provocando a injustia do ato judicial. No se trata de vcio de forma, mas sim de fundo.Ex.: O ru condenado a indenizar o requerido, mas entende que o juiz no aplicou a lei ao caso, que houve erro na deciso, em razo de falta de culpa comprovada. Nesse caso poder o ru recorrer requerendo a reforma da sentena para declarar a inexistncia da obrigao.

11. Determine a diferena entre juzo de admissibilidade e juzo de mrito.

Juzo de Admissibilidade So os pressupostos recursais intrnsecos e extrnsecos exigidos em sua totalidade para que o recurso seja conhecido e tenha o seu mrito apreciado.

Juzo de Mrito o exame do mrito do recurso, da pretenso deduzida no pedido. o exame do recurso pelo seu fundamento, isto , saber se o recorrente tem ou no razo quanto ao objeto do recurso.

12. Explique sucintamente as fases do juzo de admissibilidade do recurso no juzo a quo e no juzo ad quem. 1 fase - Interposto o recurso inicia a sua apreciao em que se verifica a presena ou no dos requisitos de admissibilidade (preliminar de juzo de mrito), observando a forma legal de cada espcie de recurso. A regra que o recurso seja interposto perante o rgo a quo (ou seja, aquele que proferiu a deciso recorrida), exceto no recurso de agravo de instrumento. Nessa oportunidade o rgo a quo declara se recebe ou no o recurso.

2 fase - Em recebendo (juzo positivo de admissibilidade), abre-se vista ao recorrido, a fim de que este possa oferecer suas contra-razes. Oferecida a impugnao, os autos retornam ao juzo a quo, para que este pela segunda vez aprecie a admissibilidade, pois pode o recorrido alegar a ausncia de algum requisito. Dever o rgo a quo dar seguimento ou negar seguimento ao recurso.

3 fase - Ao dar seguimento os autos so remetidos ao rgo ad quem (rgo colegiado) para o juzo de mrito, onde ser sorteado um relator, o qual realizar o terceiro juzo de admissibilidade sobre o recurso. Pode o relator: a) dar seguimento uma vez mais ao recurso, para o colegiado apreci-lo; b) rejeitar liminarmente o recurso (art. 557 CPC). O relator pode ainda alm do juzo de admissibilidade, realizar com alguns limites o juzo de mrito, podendo afirmar que o recurso manifestamente improcedente.

4 fase - Tendo o relator dado seguimento ao recurso, ser levado a apreciao do rgo, passando este na sesso designada para o julgamento, pela apreciao da sua admissibilidade. Admitindo o recurso, o rgo ad quem conhece o recurso.

13. O que juzo negativo de admissibilidade? o no conhecimento do recurso por falta de pressupostos recursais (intrnsecos e extrnsecos), que impede o julgamento de mrito do recurso.14. Quais so os pressupostos recursais intrnsecos e extrnsecos dos recursos cveis?

Intrnsecos (corresponde ao prprio direito de recorrer) tratam-se do cabimento, legitimidade e interesse. Extrnsecos (corresponde ao modo de se recorrer) tratam-se da tempestividade, preparo, regularidade formal e inexistncia de fato impeditivo ou extintivo de recorrer.15. Explique o pressuposto do cabimento, enfocando sua observncia na interposio de um recurso.Esse pressuposto decorre dos princpios da taxatividade e da singularidade, na medida em que o recurso utilizado pelo interessado deve estar previsto em Lei Federal, bem como adequado ao caso concreto, ou seja, em perfeita correspondncia entre a espcie recursal escolhida e a deciso que se pretende atacar. Deve haver compatibilidade entre a deciso que se recorre e a espcie recursal.

16. Disserte sucintamente sobre o pressuposto legitimidade, especificando os legitimados para interpor um recurso, de acordo com o CPC?A legitimidade para interpor recurso conferida pela lei, conforme consta do art. 499, CPC; portanto, para que o recurso seja admissvel, no basta que o comporte a deciso, mister se faz que quem o interponha que esteja qualificado para tal. So eles: a) Partes; b) Ministrio Pblico; c) Terceiro prejudicado, este ltimo precisa demonstrar interesse jurdico.17. O que dever ser observado na interposio de um recurso, para se atender ao pressuposto do interesse.O pressuposto do interesse ser atendido na sua totalidade quando na interposio ficar demonstrado que o recurso til (proveito) e necessrio (nico meio disponvel) ao recorrente, para evitar que sofra prejuzo com a deciso interlocutria, a sentena ou o acrdo. 18. No que consiste o pressuposto recursal da tempestividade.Trata-se da necessidade de interposio do recurso no prazo legal, sob pena de operar-se a precluso temporal, qual seja, observncia ao prazo peremptrio fixado na legislao de regncia para a interposio de recurso. O art. 508 do CPC traz o prazo que a regra geral para a maioria dos recursos.

19. O que preparo e qual regra a ser observada na interposio de um recurso cvel.

Preparo o pagamento prvio das despesas relativas ao processamento do recurso. Trata-se das custas recursais (despesas de processamento do recurso) e porte de remessa e retorno (despesas postais).A regra o preparo imediato (art. 511 CPC) No ato de interposio do recurso, o recorrente comprovar, quando exigido pela legislao pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de desero.

20. Leia atentamente as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:

I. Tm legitimidade para interpor recurso: a parte vencida, ao menos parcialmente; o terceiro prejudicado e o Ministrio Pblico, quando couber.

II. Desero o no seguimento do recurso por falta de preparo, isto , por falta de pagamento das custas para sua interposio.

III. O preparo deve ser comprovado no ato da interposio da espcie recursal, sob pena de multa por litigncia de m-f e interposio de recurso meramente protelatrio.IV. Juzo de admissibilidade recursal, em regra, somente aquele efetuado pelo juzo ad quem, ou julgador do recurso.

a) Apenas os itens I, II e IV so verdadeiros.

b) Apenas os itens II e III so verdadeiros.

c) Apenas os itens I e III so falsos.

d) Todos os itens so verdadeiros.

e) Todos os itens so falsos.

21. No que consiste o pressuposto recursal da Regularidade Formal.

Consiste no fato de que o recurso deve ser interposto com observncia rigorosa das formalidades previstas na lei. A tnica a exigncia de motivao, ou seja, de que o recorrente explicite as razes de seu inconformismo, sob pena de que no conhecimento do recurso, por falta de regularidade formal.

22. Sobre o pressuposto recursal da inexistncia de fato impeditivo e extintivo de recorrer, explique a diferena entre renncia e desistncia.

Renncia um fato EXTINTIVO do poder de recorrer - vontade de no interpor o recurso pressupe que o recurso ainda no foi interposto (independe de aceitao e no comporta termo ou condio, nem antes da deciso). Desistncia um fato IMPEDITIVO do poder de recorrer. Pressupe que o recurso j fora interposto pode ser parcial ou total).23. O que desistncia tcita de um recurso. Cite um exemplo.O requerido pratica ato que seja incompatvel com o direito de recorrer.Exemplo: Ru condenado a pagar R$ 1.000,00 no dia seguinte a intimao da sentena deposita o valor cumpre com a deciso judicial.

24. Cite os efeitos presentes em todos os recursos cveis. Ampliao dos procedimentos da relao processual.

Adiamento do o trnsito em julgado da deciso impugnada (art. 467 do CPC).

Prorrogao da litispendncia. 25. No que consiste o efeito devolutivo do recurso cvel.

O presente efeito est ligado ao brocardo romano tantum devolutum quantum apellatum e consiste em levar ao rgo o conhecimento do que foi objeto de impugnao. O efeito devolutivo manifestao do princpio dispositivo, j que permite estabelecer os limites dentro dos quais o rgo ad quem poder apreciar a pretenso manifestada. O recurso s aproveita ao recorrente, no podendo beneficiar a parte que no interps recurso. Ademais, probe-se a reformatio in pejus, ou seja, a reforma para pior, agravando a situao de quem recorreu em benefcio de que no recorreu.

O rgo ad quem est adstrito ao que tiver sido objeto da impugnao atravs do recurso, no podendo julgar extra, ultra ou citra petita; exceto, obviamente, as matrias que, por fora da lei, podero ser apreciadas de ofcio pelo rgo ad quem, com o caso das questes de ordem pblica (art. 267, 3, do CPC) e de outras previstas em lei.

26. O que efeito devolutivo diferido no recurso?O efeito devolutivo diferido ocorre quando a transferncia do conhecimento da matria impugnada no se d de imediato, mas apenas aps algum tempo ou aps o decurso de alguma fase do processo. o que ocorre no agravo retido, que, uma vez interposto, no imediatamente submetido ao rgo ad quem, que dele s tomar conhecimento mais adiante, quando do julgamento da apelao.27. No que consiste o efeito suspensivo do recurso cvel. Estabelea o incio e trmino desse efeito.Consiste este efeito em no permitir que a deciso recorrida produza efeitos (declaratrios, constitutivos ou condenatrios) antes do julgamento do recurso. H um prolongamento do estado de ineficcia da deciso, impedindo que ocorra a execuo da deciso. Na verdade o efeito suspensivo do recurso tem incio com a publicao da deciso impugnvel por recurso para o qual a lei prev efeito suspensivo, e termina com a publicao da deciso que julga o recurso.

28. O Embargo de Declarao recurso ou mero incidente processual? Justifique a sua resposta, indicando suas peculiaridades genricas.

recurso, por estar no rol do art. 496 do CPC.

Previso legal: art. 535 a 538

HYPERLINK "../../../Adolfo/Documents and Settings/Amarildo/Desktop/Direito Processual Civil III/Art. 535 a 538.docx" do CPC.

Prazo de interposio: 5 dias da intimao (regra).

No tem preparo. (taxa - no h fato gerador).

Cabimento: contra qualquer deciso judicial.

29. Por que o Embargo de Declarao de fundamentao vinculada? Explique.

S cabem em hipteses previamente determinadas pelo legislador.

O CPC prev 3 hipteses de cabimento do embargo de declarao:

Quando a deciso for obscura, Contraditria ou OmissaJulgamento fora das hipteses caracteriza error in procedendo, gerando anulao da deciso.

30. No que se refere ao Embargo de Declarao descreva as hipteses de cabimento, explicando cada uma delas.

Hipteses: deciso obscura, contraditria ou omissa.

Deciso obscura - Trata-se de deciso ininteligvel, quer por ser mal redigida ou porque escrita mo por letra ilegvel.

Deciso contraditria - Quando a deciso traz proposies inconciliveis. Ex. contradio entre a fundamentao e a deciso.

Deciso Omissa a deciso sem manifestao sobre o pedido; sobre argumentos relevantes trazidos pelas partes; ausncia de questes de ordem pblica, apreciadas de ofcio tenha ou no sido suscitadas.31. Descreva as hipteses doutrinrias e jurisprudenciais de alargamento do cabimento dos Embargos de Declarao.

Admitem-se embargos de declarao para corrigir erro material;

Cabem embargos de declarao contra deciso ultra ou citra petita. (embora no haja previso legal).

O art. 897-A da CLT prev outra hiptese: Admite embargos de declarao contra deciso que fundamentam no erro no exame dos requisitos extrnsecos de admissibilidade do recurso.

No JEC ( Lei 9.099/95), h previso de embargos de declarao quando houver dvida na deciso.32. Cabem embargos declarao contra deciso interlocutria? Justifique sua resposta.Sim, porque o art. 93, IX da CF exige que todo pronunciamento tem que ser fundamentado, sob pena de nulidade, eis que a omisso, a contradio e a obscuridade so vcios que subtraem da deciso a devida fundamentao.

No bastasse isso, o princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional, previsto no art. 5, XXXV, CF/88, garante prestao clara, explcita e completa.

Por essas razes: so cabveis embargos declaratrios para suprir omisso, obscuridade e contradio constante de deciso interlocutria.

33. Disserte sucintamente sobre os efeitos interruptivos dos embargos de declarao e suas conseqncias quanto utilizao protelatria.

Os embargos de declarao interrompem o prazo de interposio de recurso (para ambas as partes). Isso faz com que os embargos sejam um instrumento protelatrio.

Ex. Embargos natalinos interrompem os prazos e depois do carnaval voc interpe o recurso.Assim o legislador criou punio aos embargos de declarao interposto com fins protelatrios. Desse modo haver multa de 1% sob o valor da causa se restar demonstrado essa prtica. Se forem reiterados os embargos essa multa pode chegar a 10%. (No poder opor ED 3x precluso por ato ilcito). Por essa razo, s vai poder recorrer se depositar o valor da multa. (Pargrafo nico do art. 538 CPC).

34. O que significa a expresso Embargos de Declarao com Efeitos Infringentes?Trata-se de embargos de declarao com efeitos efeitos modificativos, quando oposto em razo de omisso.

Se a omisso suprida, nitidamente houve uma mudana na deciso.

Esse efeito modificativo dos embargos de declarao chamado de EFEITO INFRINGENTE.

35. H contra razes no Recurso de Embargos de Declarao? Justifique.

Pelo CPC, na sua literalidade no h previso de contrarrazes nos embargos de declarao.

Todavia a jurisprudncia considera obrigatrio intimar o embargado para contrarrazoar se os embargos puderem gerar mudana da deciso (efeito modificativo).

36. Determine a competncia para o julgamento dos Embargos de Declarao.

Os embargos de declarao sero julgados pelo mesmo rgo que proferiu a deciso embargada.Se for o juiz que proferiu a deciso embargada ser o juiz que julgar o recurso de embargos;

Se for uma turma que proferiu a deciso embargada ser essa turma que julgar a deciso embargada;

Se for o relator que proferiu a deciso embargada ser esse relator que julgar os embargos de declarao.

37. Qual a natureza jurdica da deciso que julga os embargos de declarao? Isso tem alguma relevncia, Por qu?A deciso se incorpora a deciso embargada. Passa a ser uma nica deciso (soma da deciso embargada com a deciso que julga os embargos), como se fosse uma segunda parte da deciso embargada, que passa ser uma s. Tem relevncia sim na medida em que:

Se embargar de uma deciso em sentena a deciso que julgar os embargos ser uma SENTENA (incorpora a deciso embargada).

Se embargar de um acrdo de apelao, o julgamento dos embargos ter natureza de ACRDO DE APELAO.

Note-se que o julgamento dos embargos de declarao ter variada natureza; porque ele ter natureza da deciso embargada.

38. Disserte sucintamente sobre as peculiaridades do recurso de apelao, enfocando o seu cabimento, objetivo e prazo de interposio.Apelao o recurso cabvel contra as sentenas (art. 513 do CPC) definitivas ou terminativas. o recurso ordinrio por excelncia e o de maior amplitude (reexamina a deciso de 1 instncia). O objetivo da Apelao a anulao ou a reforma da deciso judicial impugnada e o prazo de para sua interposio de 15 dias (art. 508), contados da data da intimao da sentena.

39. Quais requisitos devem ser observados na petio do recurso de apelao?

Ser por petio escrita, contendo o nome e qualificao das partes (apelante e apelado); os fundamentos de fato e de direito e, o pedido de nova deciso.

40. O que se entende por smula impeditiva de recurso ou smula impeditiva da apelao?

a aplicao por parte do juiz a quo do 1, art. 518, CPC, ao no receber o recurso de apelao quando verificar que a sentena proferida est em conformidade com a smula e jurisprudncia dominante do STF e do STJ.41. Quais so as excees de aplicao do 1, art. 518, CPC, admitidos na doutrina ptria.

Se for uma apelao por error in procedendo. Se o apelante demonstrar (distinguishing caso distinto) que o caso no de aplicao da smula (no se discute a smula, mas sua aplicao).

Se o apelante trouxer argumentos que justifique o overruling (superao do precedente - tem que ser argumentos novos no enfrentados).42. Qual ser a conseqncia para o recorrente que interpe recurso contra o no recebimento da apelao, se ficar confirmado que o juiz havia acertado ao no receber a apelao?

Ser considerado litigante de m-f, podendo o recorrente ser condenado nas sanes previstas no art. 17, VI e VII, do CPC.43. Quais so os poderes conferidos pelo CPC ao Relator de um recurso durante o juzo de admissibilidade?

Pode aplicar o art. 557 do CPC, rejeitando liminarmente o recurso, desde que ocorram algumas das hipteses constantes do dispositivo legal em questo.

Pode ainda como dar provimento ao recurso se a deciso recorrida estiver em confronto com smula ou jurisprudncia do STJ e STF.

Finalmente, pode dar seguimento ao recurso, remetendo os autos ao revisor se houver e posteriormente para a apreciao e julgamento pelo colegiado do tribunal.44. Ser possvel alegar fatos novos no recurso de apelao?

Em regra no, todavia se ficar comprovado que os fatos no foram alegados por motivo de fora maior, poder ser suscitado (art. 517 CPC).45. Explique o que teoria da causa madura.

Trata-se da possibilidade de o tribunal ad quem ao reformar sentena terminativa (art. 267 CPC), no julgamento do recurso de apelao, realizar o julgamento do mrito do processo quando este versar sobre questes exclusivamente de direito e sendo questes de fato e de direito, no houver necessidade de produzir outras provas (art. 515, 3, do CPC).

46. Pode o tribunal ad quem converter em diligncia o julgamento de um recurso de apelao? Explique.

Sim, decorre da aplicao do art. 515, 4, CPC, quando no julgamento do recurso se estiver diante de nulidade sanvel, vcio que impede apreciao do mrito do recurso, poder o julgamento ser convertido em diligncia, fixando-se prazo para sanar o vcio e depois prosseguir no julgamento. No sanado o vcio no termo fixado, extingue-se o processo em resoluo do mrito.47. Em regra a apelao ser recebida no efeito devolutivo e suspensivo. Indique as hipteses em que o recurso em questo ser recebido apenas no efeito devolutivo, explicando a conseqncia prtica para desse efeito.H previso no art. 520 CPC. Ser recebido apenas no efeito devolutivo a apelao interposta contra a sentena que: homologar a diviso ou a demarcao; condenar prestao de alimentos; decidir o processo cautelar; rejeitar liminarmente embargos execuo ou julg-los improcedentes; julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem e confirmar a antecipao dos efeitos da tutela.

A conseqncia que se recebida s no efeito devolutivo, o apelado poder promover, desde logo, a execuo da sentena.

48. Especifique outras hipteses de sentenas na legislao extravagante, cujo recurso de apelao ser recebido somente no efeito devolutivo.

a) Lei de ao civil pblica (art. 14, lei 7.347/85);

b) Sentena que concede o mandado de segurana (art. 14, 3, Lei 12.016/2009);

c) Sentena de despejo (art. 58, V, lei 8.245/91);

d) Sentena que conceder habeas data (art. 15, pargrafo nico, lei 9.507/97);

e) Sentena proferida no procedimento do ECA, ressalvadas sentenas de adoo por estrangeiro (art. 198, VI, lei 8.069/90).

49. Se a apelao foi recebida apenas no efeito devolutivo, poderia o juiz conceder efeito suspensivo a esse recurso?Sim, o que decorre da regra constante do pargrafo nico, do art. 558, CPC, quando o dispositivo permite atribuir efeito suspensivo aos recursos de apelao contra sentenas previstas no art. 520 CPC, se a requerimento da parte, restar demonstrado que a execuo poder resultar leso grave e de difcil reparao.50. Sugesto: analise os princpios recursais estudados no captulo da Teoria Geral dos Recursos, enfocando principalmente as peculiaridades exigidas na aplicao de cada princpio.