associaoderesistores03-100908062123-phpapp01

3
ELETRODINÂMICA Física 3 Aula 03 Aluno (a):_______________________________________ Prof.: Marcos Vinícius 05. Associação de resistores Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal. Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista. Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente. Associação em série: Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica. Observe a figura abaixo: A ddp de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados. O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série. Associação em paralelo: A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. Observe a figura. A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados. Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação. Este valor pode ser obtido com as seguintes equações: ATIVIDADES PROPOSTAS 01. (UNIPAC 97) Um circuito elétrico é composto de quatro lâmpadas. As lâmpadas encontram-se ligadas de tal forma que se uma delas se queimar outra também se apaga e as duas restantes permanecem acesas. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que pode representar o circuito descrito.

Upload: marialisa

Post on 05-Dec-2014

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: associaoderesistores03-100908062123-phpapp01

ELETRODINÂMICA Física 3Aula 03

Aluno (a):_______________________________________ Prof.: Marcos Vinícius

05. Associação de resistoresEm nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal. Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista. Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.

Associação em série: Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica. Observe a figura abaixo:

A ddp de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados. O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.

Associação em paralelo: A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. Observe a figura.

A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados. Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação. Este valor pode ser obtido com as seguintes equações:

ATIVIDADES PROPOSTAS01. (UNIPAC 97) Um circuito elétrico é composto de quatro lâmpadas. As lâmpadas encontram-se ligadas de tal forma que se uma delas se queimar outra também se apaga e as duas restantes permanecem acesas. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que pode representar o circuito descrito.

02. (FUNREI 98) Na figura abaixo está apresentado o circuito de um aquecedor elétrico. Na posição indicada, o circuito está desligado e a chave C pode ser conectada ao ponto A ou B, ligando o circuito à tensão de 110V. Considerando-se que todos os resistores são iguais a 4 Ω, em que posição da chave C haverá maior dissipação de calor e qual é a corrente elétrica nesta situação?a) chave conectada em A, corrente de 55A.b) chave conectada em B, corrente de 55A.c) chave conectada em A, corrente de 27,5A.

Page 2: associaoderesistores03-100908062123-phpapp01

d) chave conectada em B, corrente de 27,5A.

03. (PUC MG 98) A, B, C e D são quatro amperímetros que estão ligados no circuito da figura a seguir, que contém três resistores IGUAIS:Qual das opções abaixo representa um conjunto coerente para as leituras dos amperímetros A, B, C e D, NESSA ORDEM?a) 50, 100, 100, 100b) 50, 25, 25, 50c) 50, 50, 50, 50d) 50, 100, 100, 50e) 50, 25, 25, 25

04. Para o circuito abaixo, determine em volts, a diferença de potencial entre as extremidades do resistor de 2 Ω.

05. No circuito abaixo, onde L1, L2, L3 e L4 representam 4 lâmpadas, é correto afirmar-se que passará correntea) em todas as lâmpadas. b) apenas em L1 e L4. c) apenas em L1, L2 e L3. d) apenas em L1, L3 e L4. e) apenas em L2, L3 e L4.

06. Um fio metálico, uniforme, de resistência igual a 48 Ω , é cortado em 6 pedaços iguais. Com estes pedaços, monta-se o resistor da figura abaixo. Determine, em Ω, a resistência entre os pontos A e B.

07. No circuito esquematizado ao lado, a diferença de potencial entre os terminais da bateria é de 12 V. Qual a corrente elétrica que flui no resistor de resistência igual a 60 Ω?(A) 0,1 A(B) 0,2 A(C) 2,5 A(D) 5,0 A(E) 15,0 A

08. No circuito esquematizado ao lado, a resistência de cada resistor R é igual a 30 Ω, e a corrente elétrica indicada pelo amperímetro A é de 0,60 A. Qual a diferença de potencial entre os pontos P e Q?(A)   9 V(B) 12 V(C) 18 V(D) 36 V(E) 54 V

Instrução: As informações e o circuito abaixo referem-se às duas questões seguintes.No circuito esquematizado a diferença de potencial entre os terminais da bateria é de 12 V, e as resistências dos resistores R1, R2 e R3 são iguais a 20 Ω, 120 Ω e 60 Ω, respectivamente.09. Qual a corrente elétrica que passa no resistor R1? (A) 0,06 A(B) 0,12 A(C) 0,2 A(D) 0,3 A(E) 0,6 A

10. Qual a diferença de potencial entre os extremos de R3? (A) 3 V(B) 4 V(C) 6 V(D) 8 V(E) 12 V