apostila de entradas e saladas

32
Sugestões dos Grandes Chefes de Cozinha para o Coração dos Portugueses

Upload: sidney-christ

Post on 02-Jul-2015

387 views

Category:

Food


9 download

DESCRIPTION

Apostila de entrada e saladas para valorizar seus pratos. Tornando assim mais fácil sua execução.

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de entradas e saladas

Sugestões dos Grandes Chefes de Cozinhapara o Coração dos Portugueses

Page 2: Apostila de entradas e saladas
Page 3: Apostila de entradas e saladas
Page 4: Apostila de entradas e saladas
Page 5: Apostila de entradas e saladas

5

Na população portuguesa estáa ocorrer um alarmante aumen-to da incidência de excessode peso e obesidade, devidoa erros alimentares bem co-nhecidos, e à cada vez menorprática de actividade físicadiária, condicionada pelas con-dições sociais e ambientais pró-prias das sociedades modernas.

É sobretudo um regime alimen-tar com excesso de caloriase gordura animal, e pobre emfibras vegetais que condenamais de metade dos portu-gueses a ter peso a mais. Esteexcesso de peso está forte-mente associado ao desen-cadear e agravar de váriosfactores de risco de doençacardiovascular, tais como a dia-betes, a hipertensão arteriale as dislipidemias. A mortalida-de e as doenças causadas pelaobesidade e excesso de pesosão hoje, em número de mortes,comparáveis às do tabagismo.

Julgou a Fundação ser oportu-no publicar um livro sobresaladas e entradas que sirvacomo veículo motivador deuma alimentação saudável,caloricamente controlada, ricaem fibras vegetais e gorduraspoliinsaturadas e monoinsa-turadas, com destaque parao azeite, e proteínas saudáveisde origem vegetal, peixe oucarne magra.

Nada melhor que pedir ajudaaos mais famosos Chefes deCozinha portugueses para nosdarem as suas receitas, comsugestões criativas ao mesmotempo saudáveis e saborosas,que permitam aos portugue-ses redescobrir o prazer deuma tradição alimentar portu-guesa inserida na Dieta Medi-terrânica, agora renovada.

Prof. Doutor Manuel Oliveira CarragetaPresidente

Prefácio

Page 6: Apostila de entradas e saladas

6

As entradas

As entradas são um verdadeirodesafio a quem não pratica umaalimentação saudável. São defacto uma tentação pecaminosa.Primeiro porque são servidas comum ar inocente, em pratos peque-nos ou no centro de um pratomaior. Depois porque são deco-radas de uma forma tentadora,tendo sempre um realce maissaliente, o da cerimónia, cobiçadopor todos mas comido apenaspelos mais afoitos. Por último,mas não menos importante,são deliciosas.

Aqueles que fizeram a merendaa meio da manhã ou o lanchea meio da tarde, aqueles que nãodeixam passar mais que duashoras e meia sem comer qual-quer coisa, para esses, as entra-das são aspectos decorativos,saborosos, bem apresentados,com a única função de estimularo paladar antes de dar inícioà verdadeira refeição.

As saladas são a melhor saídapara quem não “entrou” na

refeição da melhor forma. Jáo provérbio o diz, “entradasde leão, saídas de sendeiro”.A salada é aquele prato muitocolorido, de uma grande pobrezacalórica mas de uma riquezainestimável em vitaminas, fibrasalimentares e antioxidantes.As saladas são para os que fazemuma alimentação saudável, semexcessos, nas devidas proporçõese adequadamente variada, umcomplemento imprescindível.A beleza do prato complemen-tado com uma salada entra pelosolhos, sente-se no paladar e nãopesa no estômago.

Em contrapartida, para quemteve “entradas de leão” a saladaé, injustamente, a “saída de sen-deiro”. Um prato com tanta vir-tude e tanta excelência, não deveser assim tão mal reconhecidoe só lembrado quando “o pecadobate à porta”.

Luis NegrãoAssessor Médico Fundação Portuguesa de Cardiologia

Page 7: Apostila de entradas e saladas

7

Numa alimentação saudávelé muito importante saber distin-guir os dias comuns dos diasfestivos.

Quer isto dizer, que devemos tera noção de que há alimentos,que pela sua composição menosequilibrada, não devem fazerparte das refeições de todos osdias, mas podem perfeitamenteser incluídas num dia especial…

Em Portugal temos o hábito defazer duas refeições principaisde composição muito semelhante:o almoço e o jantar.

Habitualmente nestas refeiçõesincluímos (ou não) uma entra-da, um prato principal e umasobremesa.

Dado os hábitos alimentaresactuais, com pequena ingestãode legumes a acompanhar

o prato principal, salienta-sea importância de uma entradaque os forneça em quantidadesadequadas. A sopa ou umaentrada com legumes crus oucozinhados são pois de privile-giar para iniciar a refeição.

Neste Livro os Chefes sugerem-lhes algumas entradas, umasmais sofisticadas para dias defesta e outras mais simplese perfeitamente adaptadas ás re-feições do dia a dia.

Delicie-se com elas!

Elsa FelicianoNutricionistaFundação Portuguesa de Cardiologia

Entradas e Saladas

Page 8: Apostila de entradas e saladas
Page 9: Apostila de entradas e saladas

de Entradas e Saladas

Page 10: Apostila de entradas e saladas

CARLOS MADEIRA

CHEFE EXECUTIVO NA UNILEVER BESTFOODS

10

Salada de Queijo Fresco com Alperces,Tremoços e Míolo de Pevides(4 pessoas)

125g endívia1 alface roxa125g rúcula250g alperces frescos (sem caroço)1 iogurte líquido sem açúcar15ml sumo de limão2 queijos frescos magros100g tremoços50g míolo de pevidesqb pimenta do moinhoqb flor de sal

Prepare o molho triturando o iogurte com o sumo de limão, pimenta domoinho e 2/3 dos tremoços. Corte o queijo fresco em rodelas e temperecada fatia com pimenta do moinho. Corte os alperces em fatias finas.Faça um cilindro incluindo os ingredientes da salada (endívia, alface,rúcula, alperces, queijo fresco), terminando com a rúcula. Polvilhe comflor de sal e míolo de pevides. Sirva com o molho em redor, decorandocom tremoços e míolo de pevides.Pode acrescentar quadradinhos de pão torrado.

Page 11: Apostila de entradas e saladas

11

Pudim Morno de CogumelosMistos, Servido com Salada de Batata e Azeitonas(4 pessoas)

500g mistura de cogumelos6 ovos5dl de natas400g batatas cozidas com pele75g de azeitonas pretas e verdes sem caroço1dl de azeite virgem extra50g tomate cereja0,3dl vinagre vinho tintoqb salsa picadaqb pele de tomate seca e triturada

Ferva o tomate cereja e retire-lhe a pele. Coloque a pele do tomatenum prato, leve ao microondas por períodos de 30’’, virando a cadavez. Quando estiver seca retire-a e triture com a mão. Salteie oscogumelos em 0.5 dl de azeite virgem extra. Triture-os e misture comas natas e os ovos. Coloque em formas de pudim flan individuais,untadas com azeite virgem extra e coza em banho Maria a cerca de150ºC. Descasque as batatas já cozidas e corte-as em cubos. Misturecom as azeitonas laminadas e envolva com o azeite e o vinagre devinho tinto. Desenforme os pudins e sirva acompanhando com asalada de batata. Polvilhe tudo com a salsa picada e a pele dotomate. Decore com o tomate cereja em redor do pudim.

Page 12: Apostila de entradas e saladas

12

Salada de Pescada com Camarão(4 pessoas)

500g pescada100g camarões cozidos2 maçãs (preferência reinetas)1 ramo salsa2 limões50g miolo noz2 cenouras raladasqb salqb pimenta

Corte a pescada em duas postas, tempere com sal e reserve.Descasque os camarões e pique-os grosseiramente.Leve o peixe a cozer em água temperada com sal, sumo de limão e umfio de azeite. Ao fim de 5 minutos apague o lume e aguarde mais 10minutos. Prepare o molho, batendo 2 colheres de azeite com umasgotas de sumo de limão. Tempere com sal e pimenta e adicione salsapicada. Retire a pele e as espinhas ao peixe, desfaça-o em lascas emisture com o camarão picado. Tempere com o molho e disponha-ono centro de uma travessa. Em volta a cenoura raspada, temperadacom sumo de limão. Cubra com o miolo das nozes.No momento de servir, guarneça com maçã raspada.

LINDOLFO RIBEIRO

CHEFE COZINHA HOSPITAL S. JOÃO DA MADEIRA

Page 13: Apostila de entradas e saladas

13

Tomate Recheado com Frango(6 pessoas)

6 tomates maduros1 peito de frango1 cebola picada1 pé de aipo1 ramo salsa2 c. sopa azeite0,5dl vinho brancoqb oregãosqb salqb piripiri1 c sopa farinha mandioca

Corte os tomates pela parte superior, retire-lhes o interior e reserve.Corte o peito de frango em tiras finas e salteie no azeite. Adicionecebola e aipo picados e deixe refogar. Refresque com o vinho branco,junte a polpa que retirou do interior do tomate, tempere com sale piripiri e deixe cozinhar. Ligue com a farinha e rectifique ostemperos. Deixe cozer a farinha, polvilhe com salsa picada e oregãose retire do lume. Recheie o interior de cada tomate, coloque numrecipiente com tampa e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.Sirva quente.

Page 14: Apostila de entradas e saladas

ANTÓNIO HENRIQUES

ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE LISBOA

14

Salada de Peito de FrangoMacerado com Queijo Feta(4 pessoas)

320g peitos de frango200g queijo Feta20g gengibre2 limas em sumo2 c. sopa mel5g sementes de coentrosesmagadosqb coentros frescos2 c. sopa azeiteqb vinagre balsâmico

Tempere os bifes de frango com o gengibre ralado, o sumo de lima,o mel, os coentros frescos e as sementes esmagadas e o azeite e deixea marinar durante 2 horas.Grelhe-os, deixe-os arrefecer e corte-os a gosto. Corte o queijo fetaem cubos e tempere com azeite, oregãos e vinagre balsâmico.Faça o molho com azeite e coentros triturados.Lave e arranje o misto de alfaces. Corte o tomate em cubos. Temperecom o molho. Emprate a gosto.

Guarnição:

qb tomate qb misto de alfaces

Page 15: Apostila de entradas e saladas

15

Tarte de Cogumelos e Requeijão(8 pessoas)

1 ou 2 requeijões300g de misto de cogumelos frescos100g espinafres3 dentes alho4 ovos1dl azeiteqb coentrosqb óleo sésamoqb rúcula6 tangerinas (sumo)massa para tartes (quebrada)

Corte os cogumelos em pedaços regulares. Pique os alhos e oscoentros grosseiramente para não perderem o aroma. Salteie oscogumelos e os espinafres com azeite e alho. Escorra e deixe arrefecer.Misture numa tigela o requeijão, os ovos, os coentros picados e o óleode sésamo. Adicione os cogumelos e espinafres e envolva muito bem.Forre com a massa uma forma de tarte. Coloque o preparado naforma e leve a cozer ao forno a 180ºC. Deixe arrefecer e corte emfatias. Faça um vinagrete com azeite e o sumo das tangerinase tempere a rúcula. Sirva a gosto.

Page 16: Apostila de entradas e saladas

Puré Frio de Tomate(4 pessoas)

2 tomates maduros pelados2 fatias grossas de fiambre1 pepino cortado em cubos1 cebola picada2 c chá de manjericão2 c chá de açúcar8 c sopa de natas2 c chá de molho inglêsraspa e sumo de 1 limãoqb sal e pimenta

Pele e corte os tomates em pedaços. Triture-os e deite-os numa taça.Junte o açúcar e coloque no frigorifico até estar bem frio.No momento de servir, pique a cebola para um guardanapo de pano.Aperte fortemente até extrair todo o suco e junte-a ao puré de tomate.Tempere com sal e pimenta. Adicione o molho Inglês, as natas, a raspae o sumo do limão.Corte em cubos o fiambre e o pepino depois de descascado. Deiteo puré numa terrina, junte o pepino e o fiambre e mexa bem. Salpiquecom o manjericão e sirva.

CARLOS CAPOTE

RESTAURANTE “O CAPOTE”

16

Page 17: Apostila de entradas e saladas

Arroz de Cogumelos(4 pessoas)

250g cogumelos laminados300g arroz1 l caldo carne1/2 copo vinho branco1 cebola picada40g queijo ralado50g manteigaqb salsa picadaqb sal

Num tacho derreta metade da manteiga e aloure a cebola picada.Junte os cogumelos em laminas e envolva bem. Regue com o vinhobranco e cozinhe até este evaporar. Adicione o arroz e envolva-o nopreparado. Junte o caldo de carne bem quente e deixe cozer o arroz.Retire do lume e adicione a salsa picada, a restante manteiga e oqueijo ralado. Misture bem. Tape o tacho, deixe repousar um poucoantes de servir.

17

Page 18: Apostila de entradas e saladas

Salada de Alface, Agrião e Rábanos(4 pessoas)

1 alface1 molho de agriões2 rábanos1 laranja em gomos50g miolo de nozes1 fio azeite virgemqb vinagreqb de sal grosso

Lave e desinfecte a alface e os agriões. Corte-os e coloque-os numataça ou prato fundo de servir. Disponha os rábanos laminados,os gomos da laranja e algumas nozes.Tempere a gosto mas o ideal será um vinagrete. Para um toque maisrefinado utilize azeite e vinagre balsâmico.

GABRIEL FIALHO

RESTAURANTE “O FIALHO”

18

Page 19: Apostila de entradas e saladas

Cogumelos Assados(4 pessoas)

16 cogumelos grandes

1 limão

1 molho coentros picados

1 fio azeite virgem

qb sal grosso

Lave os cogumelos muito bem com água e sumo de limão.

Seque-os, coloque-os num tabuleiro de forno e tempere-os com sale os coentros picados. Leve ao forno durante 5 minutos.

Retire do forno e regue-os com um fio de azeite.

19

Page 20: Apostila de entradas e saladas

Salada de Massa Torcida(4 pessoas)

250g massa torcida200g ervilhas cozidas1 pimento vermelho3 queijos frescos3 c. sopa de maionese1 c. sopa de salsa picada1 fio de azeiteqb salqb pimenta

Leve ao lume um tacho com cerca de 7,5dl de água e deixe ferver.Tempere com um fio de azeite, junte a massa, deixe-a cozer durante10 minutos e escorra-a. Corte o pimento ao meio, retire as pevides e as peles brancas e corte-o em tiras finas. Leve ao lume uma frigideira com azeite, junteo pimento e deixe-o cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez emquando. Retire do lume e deixe arrefecer. Adicione a massa, as ervilhase a maionese. Rectifique o sal e tempere com um pouco de pimenta.Misture bem. Junte o queijo cortado em cubos e polvilhe com salsapicada. Sirva.

20

HERNANI HERMIDA

DIRECTOR TÉCNICO REVISTA “À MESA“ KNORR

Page 21: Apostila de entradas e saladas

Risotto de Cogumelos(4 pessoas)

1 lata de cogumelos laminados (pequena)200g arroz carolino1dl vinho branco1 cebola50g margarina cozinha50g queijo em tirinhasqb salqb pimenta

Leve ao lume um tacho com 7,5dl de água (ou caldo de aves) e deixeferver.Descasque e pique muito fino uma cebola. Coloque-a num tacho commetade da margarina e leve ao lume deixando cozinhar durante2 minutos. Junte o arroz e misture bem. Junte o vinho branco e deixecozinhar até evaporar completamente. Adicione a água a fervere mexa muito bem. Tape e deixe ao lume durante 20 minutos. Escorra os cogumelos. Quando o arroz estiver cozido junteos cogumelos, a restante margarina e o queijo. Tempere com umpouco de pimenta e mexa bem. Rectifique o sal, e sirva polvilhadocom salsa picada.

21

Page 22: Apostila de entradas e saladas

Salada Primavera(10 pessoas)

1 alface roxa1 alface frisada1 cebola branca100g miolo de noz2 iogurtes naturais500g cenoura250g pêra abacate200g banana100g abacaxi100g bolbo aipo

Escolha as alfaces bem frescas, limpe-as, lave-as e ripa-as. Corte a cebola em meias luas. Descasque a cenoura e corte-a em tiras ou raspe-a. Retire o miolo da pêra abacate, corte-o em pequenos cubos e espremaum pouco de limão sobre eles para que não oxidem. Descasque a banana e proceda como para a pêra abacate.Descasque o abacaxi e o bolbo de aipo e corte-os em pequenostriângulos. Misture todos os ingredientes e coloque-os numa saladeira.Tempere com o iogurte batido e oregãos frescos picados.

JOSÉ LUÍS LAVRADOR

ESCOLA HOTELARIA E TURISMO DE COIMBRA

22

Page 23: Apostila de entradas e saladas

23

Macarrão com Legumes e Molho Pesto(4 pessoas)

300g macarrão50g pimento100g tomate maduro150g courgettes100g espargos50g milhoqb sal1dl azeite

Coza o macarrão em água abundante temperada com pouco sal e umfio de azeite. Cozinhe 7 minutos e depois escorra a água de cozedura.Entretanto, lave e prepare os legumes da seguinte maneira: corte ospimentos em pequenos pedaços, pique os tomates, corte as courgettesem meias luas, cortar os espargos em 2 ou 3 pedaços.Coloque azeite numa frigideira ou num tacho, aqueça-o e adicioneos legumes pela ordem apresentada na receita, até que fiquemcozinhados. Em seguida junte a massa e envolva bem. Para fazer o molho pesto, junte todos os ingredientes (excepto o manje-ricão) dentro dum liquificador até se transformarem numa misturahomogénea. Sirva a massa com o molho e polvilhe com o manjericão.

Molho Pesto:1dente alho30g miolo de pinhão2 folha manjericão30g parmesão20g queijo fresco de ovelhaqb sal0,5dl azeite virgem

Page 24: Apostila de entradas e saladas

Salada de Coelho Assado com Tâmaras e Pinhões (6 pessoas)

1 coelho200g agrião100g alface Lolla Rosa150g aipo100g tâmaras100g pinhões120ml vinagrete20g mostarda Alsaciene100ml azeite virgem1 lima

Asse o coelho de forma tradicional, deixe arrefecer e desfie-o. Lavee escorra os legumes e corte o aipo em laminas finas. Pique as tâmarase toste os pinhões. Misture o vinagrete com a mostarda. Junte o coelhodesfiado, as tâmaras picadas e os pinhões. Misture os agriões, a alfacee o aipo e tempere-os com azeite, sumo de lima, sal e pimenta.Emprate, colocando os legumes no centro, sobreponha o coelhomoldado num aro. Pingue com o restante vinagrete. Salpique comtomilho fresco.

FAUSTO AIROLDI

RESTAURANTE “PRAGMA”

24

Page 25: Apostila de entradas e saladas

25

Carpaccio de Tamboril com Salada de Rúcula Selvagem e Vinagrete de Frutos Silvestres(6 pessoas)

600g lombo de tamboril limpo220g rúcula150ml vinagrete40g frutos silvestres frescos ou congeladosMistura de Sal:2 partes de sal1/2 parte de açúcar1/2 parte pimenta branca moída fresca2 partes de ervas aromáticas1 parte de Martini seco

Faça a mistura de sal e barre muito bem o lombo do tamboril. Deixeno frio durante 24 horas. Limpe o peixe da mistura de sal, embrulhe-oem película aderente e congele-o. Lave muito bem a rúcula e seque-a.Triture o vinagrete com os frutos silvestres. Retire a película aderenteao tamboril congelado. Corte-a preferencialmente numa fiambreiraem fatias finas. Emprate individualmente, cobrindo o fundo do pratocom algumas fatias. Tempere a rúcula com o vinagrete de frutossilvestres e pingue o restante sobre o carpaccio.Salpique com flor de sal e pimenta preta moída fresca.

Page 26: Apostila de entradas e saladas

26

Camarão Salteado, Salada Verde,Tomate Seco, Coentros e Vinagretede Mel e Limão(10 pessoas)

120 camarões 60/702 dentes alho picado0,5dl azeite virgem extra0,5dl vinho brancoqb sal marinhoqb pimenta moinhoSalada100g croutons pão400g alfaces variadas50g tomate seco picadoqb coentros picados

Tempere o camarão com sal, pimenta e alho picado. Leve-o a corar noazeite e refresque com o vinho branco. Lave e prepare as alfaces. Parao vinagrete, ferva o sumo de limão 2 a 3 minutos, junte os outrosingredientes e leve-os ao liquificador. Para empratar, coloque o cama-rão num prato, sobreponha a alface envolvida com o tomate secoe os coentros e tempere com o vinagrete. Guarneça com os croutons.

VICTOR SOBRAL

RESTAURANTE “TERREIRO DO PAÇO”

Vinagrete3dl azeite virgem extra1dl sumo de limão2 c sobremesa mel1 c café mostarda Dijonqb sal marinhoqb pimenta moinho

Page 27: Apostila de entradas e saladas

Lulas Salteadas com Cogumelos e Salsa(10 pessoas)

600g lulas cortadas em anéis500g cogumelos Paris frescos5 dentes alho picados1dl azeite virgem extra1dl sumo de limãoqb sal marinhoqb salsa picadaqb cebolinho picadoqb malagueta picada

Tempere as lulas com sal e malagueta. Corte os cogumelosem metades.Numa frigideira aqueça o azeite, coloque as lulas, o alho e oscogumelos e deixe saltear em lume forte durante 1 minuto. Adicioneo sumo de limão. Perfume com as ervas aromáticas.

27

Page 28: Apostila de entradas e saladas

PAULO PINTO

RESTAURANTE “Bica do Sapato“

28

Salada Waldorf com Iogurte Natural,com Carpaccio de Portobello Assados,Espargos Grelhados (4 pessoas)

Salada Waldorf400g bolbo de aipo100g rama de aipo600g maçãs50g miolo de noz1 iogurte naturalqb salqb pimentaqb sumo de limão

Descasque o bolbo do aipo e as maçãs. Coloque as maçãs em água comsumo de limão durante alguns minutos. Rale a maçã e o bolbo do aipo.Corte a rama do aipo numa juliana fina. Misture tudo com o iogurtenatural, tempere com sal, pimenta e sumo de limão e rectifique. Polvilheos cogumelos Portobello com flor de sal e um fio de azeite e leve-osa assar durante alguns minutos. Retire do forno, deixe arrefecer, enrole--os em película aderente e leve a congelar. Na altura de servir retire-osdo frio e corte-os em lâminas finas. Disponha os cogumelos laminadosno fundo de um prato e por cima coloque a salada Waldorf. Decore comos espargos grelhados, com a rúcula e os rebentos mistos. Tempere como azeite e o vinagre balsâmico.

Carpaccio de Portobello300g cogumelos Portobello10ml azeiteqb salEmpratamento200g espargos verdes grelhados30g rebentos mistos30g rúcula40ml vinagre balsâmico40ml azeite

Page 29: Apostila de entradas e saladas

29

Mil Folhas de Legumes Grelhados e Queijo da Ilha com Estaladiço de Espinafres e Tomates(4 pessoas)

Mil Folhas de Legumes600g courgette verde600g bolbo de aipo700g abóbora700g beringelas100g queijo da ilha3dl azeiteqb salqb pimentaqb tomilho

Corte os legumes em fatias e tempere-os com sal, pimenta e azeite.Grelhe-os separadamente. Rale o queijo da ilha. Num tabuleiro colo-que em camadas alternadas os vários legumes grelhados e o queijoralado. Tempere com sal, pimenta e tomilho. Leve ao forno a 150ºCdurante 25 minutos. Corte os tomates a meio e salteie-os um pouco emazeite e alho picado. Junte os espinafres previamente escaldadose tempere com o mel. Corte as folhas de massa filo em tiras com cercade 5 cm e unte-as com azeite. Coloque um pouco do preparado detomate e espinafre em cada tira de massa e enrole-as tipo chamuças.Leve ao forno a 180ºC durante 10 minutos. Misture as julianas doslegumes com o cebolinho e tempere com azeite e vinagre balsâmico.Emprate a gosto os diversos alimentos preparados.

Estaladiço de Espinafres e Tomate2 folhas massa filo 200g folhas espinafres10g alho seco picado1dl azeite, 150g tomate cereja10g mel30g cenoura em juliana fina30g rábano em juliana fina10g cebolinho picado30ml azeite30ml vinagre balsâmicoqb sal, qb pimenta preta moinho

Page 30: Apostila de entradas e saladas

30

Conselhos PráticosLave e desinfecte muito bemtodos os legumes que vão seringeridos crus.

Para desinfectar use umas gotasde lixívia pura ou algum dosdesinfectantes para alimentosexistentes no mercado. Deixeactuar durante o tempo reco-mendado e volte a lavar abun-dantemente em água corrente.Atenção que o vinagre nãodesinfecta os alimentos. Serveapenas para soltar bichinhos ouinsectos que existam nos legumes.

Em todas as receitas sugeridaspode utilizar alimentos frescos oucongelados. Quando os adquirirdeve ter alguns cuidados.

No caso dos alimentos frescos:Observe sempre o aspecto doalimento antes de o adquirir.Características como a frescura,

a cor, a textura e o cheiro sãoimportantes. Todos os alimentosdevem ser adquiridos em locaisde confiança.

Muitas vezes os alimentoscongelados são uma excelenteopção não só económica mastambém de frescura e a nívelnutricional. Quando o adquirirolhe para dentro da embalagemou então palpe-a. Se ele man-tiver todas as suas boas caracte-rísticas não tem cristais de geloem volta dos alimentos e estesmantém-se soltos e não em“bloco”. Esta é a sua caracterís-tica de segurança.

Não esqueça que os congeladossão os últimos produtos a colo-car no carrinho, devem ser trans-portados dentro de sacos térmi-cos e colocados no frio no míni-mo tempo possível para não

Page 31: Apostila de entradas e saladas

quebrar a cadeia de frio e evitaro inicio do processo de descon-gelação.

Não adicione muito sal aosalimentos que confecciona.

Estas receitas deixam um poucoao seu critério a quantidade desal a utilizar. Obviamente que oseu estado de saúde tem in-fluência na quantidade de salque pode adicionar. Mesmosendo saudável não se esqueçaque a prevenção começa quandoestamos bem. As ervas aromá-ticas e especiarias aqui reco-mendadas são uma excelentealternativa.

Sempre que fizer um refogadopode optar por um “ refogadosaudável “, isto é: utilize azeite,cebola, alho, tomate e um poucode água e leve ao lume numtacho com tampa. O vapor quese forma e a pequena quanti-

dade de água que adicionouimpede o azeite de atingirtemperaturas muito elevadase de se “queimar“. Não perderánada em sabor mas ganharámuito em saúde.

Elsa FelicianoAssessora de Nutrição

Fundação Portuguesa de Cardiologia

31

Page 32: Apostila de entradas e saladas

R. JOAQUIM ANTÓNIO DE AGUIAR, 64 - 2º Dt.º 1070-153 LISBOA • PORTUGAL

Tel: 213 815 000 • Fax: 213 873 [email protected]

Delegação Norte: R. da Torrinha, 254 Loja E • 4050-610 PORTO • Tel: 222 038 082 • Fax: 222 038 083Delegação Centro: Av. Sá da Bandeira, 52 - 1º • 3000-350 COIMBRA • Tel: 239 838 598 • Fax: 239 827 996Delegação da Madeira: Av. Arriaga, 50-1º - sala 1 • 9000-064 FUNCHAL • Tel: 291 232 803

www.fpcardiologia.pt

Maio de 2007

Apoio:

Ate

lier

Sofi

aLu

cas