ano i | nº 5 | setembro 2008

2
IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigüi Ano I • Nº 05 • Setembro/2008 • www.sindicato.org.br EcoSinbi comemora Dia da Árvore com plantio de 180 mudas O EcoSinbi, projeto ambiental do Sinbi, vai criar em Birigüi uma área de preservação do meio ambiente que contribuirá com a arborização da cidade e com a melhoria da qualidade do ar. Em parceria com o Instituto Pró- Criança (braço social do Sindicato), Prefeitura Municipal, 2º Batalhão da Polícia Ambiental, Flora Tietê – As- sociação de Recuperação Florestal e Nativa Ambiental, o Sinbi vai realizar o plantio de 180 mudas de árvores na- tivas, frutíferas e ornamentais urbanas em uma área verde municipal, localiza- da no Distrito Industrial de Birigüi. A proposta é plantar uma árvore representando cada empresa asso- ciada ao Sindicato e simbolizando a preocupação do setor calçadista de Birigüi com a preservação da natureza e a qualidade de vida da população. Com apoio dos parceiros na ação, foi desenvolvido um projeto para o plantio, com o desenho, ade- quado às normas técnicas de cultivo de árvores nas cidades, de como as mudas ficarão dispostas na área. O plantio das árvores será feito no dia 27 de setembro, sábado, pelas crianças atendidas no Instituto Pró- Criança. A ação tem a intenção de for- mar uma consciência ecológica nessas crianças e garantir que elas cresçam preservando o meio ambiente. Para o dia do plantio, o Sinbi e os parceiros do projeto montaram uma programação especial para que as crianças aprendam sobre a importân- cia da árvore e também tenham mo- mentos especiais. A partir das 8h, elas vão participar de um café da manhã na sede do Pró-Criança, onde vão assistir a uma palestra ministrada pelo bi- ólogo Juliano Salomão sobre a necessidade de plantar e cuidar das árvores. Logo após, elas irão até a área verde junto com a equipe do projeto e um técnico de plantio da Polícia Ambiental para aprender como realizar o plantio e plantarem as árvores. A proposta é que através deste projeto seja realizada na cidade uma grande ação social, envolvendo as crianças da comunidade, as indústrias da Capital Brasileira do Calçado Infan- til, poder público e entidades parceiras, movimentando a sociedade de Birigüi em prol do meio ambiente.

Upload: sinbi-birigui

Post on 28-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ANO I | Nº 5 | Setembro 2008

I M P R E S S O

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigüi Ano I • Nº 05 • Setembro/2008 • www.sindicato.org.br

EcoSinbi comemora Dia da Árvore com plantio de 180 mudas

O EcoSinbi, projeto ambiental do Sinbi, vai criar em Birigüi uma área de preservação do meio ambiente que contribuirá com a arborização da cidade e com a melhoria da qualidade do ar.

Em parceria com o Instituto Pró-Criança (braço social do Sindicato), Prefeitura Municipal, 2º Batalhão da Polícia Ambiental, Flora Tietê – As-sociação de Recuperação Florestal e Nativa Ambiental, o Sinbi vai realizar o plantio de 180 mudas de árvores na-tivas, frutíferas e ornamentais urbanas em uma área verde municipal, localiza-da no Distrito Industrial de Birigüi.

A proposta é plantar uma árvore representando cada empresa asso-ciada ao Sindicato e simbolizando a preocupação do setor calçadista de Birigüi com a preservação da natureza e a qualidade de vida da população.

Com apoio dos parceiros na ação, foi desenvolvido um projeto para o plantio, com o desenho, ade-quado às normas técnicas

de cultivo de árvores nas cidades, de como as mudas fi carão dispostas na área.

O plantio das árvores será feito no dia 27 de setembro, sábado, pelas crianças atendidas no Instituto Pró-Criança. A ação tem a intenção de for-mar uma consciência ecológica nessas crianças e garantir que elas cresçam preservando o meio ambiente.

Para o dia do plantio, o Sinbi e os parceiros do projeto montaram uma programação especial para que as crianças aprendam sobre a importân-cia da árvore e também tenham mo-mentos especiais. A partir das 8h, elas vão participar de um café da manhã na sede do Pró-Criança, onde vão assistir a uma palestra ministrada pelo bi-ólogo Juliano Salomão sobre a necessidade de plantar e

cuidar das árvores. Logo após, elas irão até a área verde junto com a equipe do projeto e um técnico de plantio da Polícia Ambiental para aprender como realizar o plantio e plantarem as árvores.

A proposta é que através deste projeto seja realizada na cidade uma grande ação social, envolvendo as crianças da comunidade, as indústrias da Capital Brasileira do Calçado Infan-til, poder público e entidades parceiras, movimentando a sociedade de Birigüi em prol do meio ambiente.

Page 2: ANO I | Nº 5 | Setembro 2008

??

?

?

????? ?

?

?

?

??

??

? ?Apoio: Patrocínio:Artemídia

A A.G.A. – Associação do Grupamento Ambientalista é uma ONG (organização não governamental) de Birigüi que atua para defender, preservar e conservar o meio ambiente e também para promover o desenvolvimento sustentável na cidade.

Neste ano de 2008, a en-tidade completa 15 anos. A história da A.G.A. teve início na década de 90, quando seus fundadores realizavam acam-pamentos e esportes ecoló-gicos em matas e fl orestas de Birigüi e região, sensibilizando jovens para o respeito ao meio ambiente.

Ao longo dos anos, as atividades foram aumentando e passaram a ser

realizadas dentro do município. No início de 2004, a associação começou um trabalho de defesa ao meio am-biente mais concreto e criou o Projeto Pérola Verde de Educação Ambiental.

O projeto trabalha para a ar-borização urbana, distribuindo gratuitamente mudas de árvo-res nativas.

A A.G.A. trabalha com edu-cação ambiental e atende mais de 40 crianças. Em aulas semanais, elas aprendem sobre cuidados com a água, animais e destinação correta do lixo.

A ONG é cadastrada no Ministério do Meio Ambiente e também tem representati-vidade em diversas entidades de meio ambiente. Neste ano, suas ações estão centralizadas

nas atividades de Agrofl oresta (fl oresta com produção agrícola), coleta de óleo de cozinha usado e participação em diversos eventos.

Jovens conheceram projeto ambiental do Sinbi

Alunos do Senai conhecem projeto ambiental do Sinbi

Associação completa 15 anos de trabalho

Um grupo de alunos do curso de Confeccionador Industrial de Calçados

do Senai Birigüi realizou um trabalho sobre a des-tinação do lixo industrial das fábricas calçadistas e procurou o Sinbi para saber como as empresas associa-das ao Sindicato cuidam dos resíduos produzidos por elas.

Os alunos entrevistaram a relações públicas e mem-bro do Comitê Ambiental do Sinbi Danithiele Pardini. Durante a conversa, ela ex-plicou que o Sinbi tem um CADRI coletivo, que é uma

licença para destinação correta dos

resíduos que as empresas associadas produzem. Elas podem utilizar esta licença se aderirem ao projeto.

Os resíduos das fábricas que uti-lizam o CADRI são recolhidos por uma transportadora contratada pelo Sinbi e encaminhados para um aterro sanitário na cidade de Paulínia, onde é tratado e destinado corretamente, sem prejudicar o meio ambiente.

Danithiele explicou aos alunos que, além de conscientizar as empresas para a destinação correta dos resíduos, o Sinbi desenvolve agora o EcoSinbi para atingir toda a população, levando informações sobre a preservação do meio ambiente e qualidade de vida.

A.G.A.: 15 anos de dedicação ao meio ambiente

... que dia 22 de setembro é o Dia do Rio Tietê? Este rio é de grande im-portância para o Estado de São Paulo, porque cruza todo o seu território servindo como meio de transporte, geração de energia elétrica e, em al-gumas cidades, abastecendo as casas com água potável. O Rio Tietê nasce em Salesópolis, próximo à Serra do Mar e percorre 1.100 quilometros ao longo de todo o interior do estado.

Passatempo Você sabia...1 - Nascente do Rio Tietê em Salesópolis2 - Caminho seguido pelo rio Tietê, logo após seu nascimento, dentro do Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis

1 2

RR Cesta Básica