nt - setembro 2008

20
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS Notícias do Ténis Federação Portuguesa de Ténis — Rua Actor Chaby Pinheiro, 7A — 2795-060 Linda-a-Velha Tel.: 214 151 356 Fax: 214 141 520 e-mail: [email protected] http://www.fptenis.pt Setembro 2008 NESTA EDIÇÃO: Bimestral, N.º 6 Publicação Online Ranking ATP Frederico Gil iguala classificação de Nuno Marques Formação Números que falam por si Nacionais Sub 16 e Sub 18 Dias, Koehler e Luz campeões Assembleia Geral FPT “Não queremos manter este status quo”, Corrêa de Sampaio Selecção Nacional falha subida de divisão na Taça Davis Machado deixa marca no Open dos Estados Unidos Entrevista com Alfredo Vaz Pinto Campeonato Nacional Absoluto 2008 MACHADO reconquista título NEUZA estende hegemonia

Upload: federacao-portuguesa-de-tenis

Post on 07-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Notícias do Ténis - Setembro 2008

TRANSCRIPT

Page 1: NT - Setembro 2008

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS

Notícias do Ténis

Federação Portuguesa de Ténis — Rua Actor Chaby Pinheiro, 7A — 2795-060 Linda-a-Velha Tel.: 214 151 356 Fax: 214 141 520 e-mail: [email protected] http://www.fptenis.pt

Setembro 2008

NESTA EDIÇÃO:

Bimestral, N.º 6 Publicação Online

Ranking ATP Frederico Gil iguala classificação de Nuno Marques

Formação Números que falam por si

Nacionais Sub 16 e Sub 18 Dias, Koehler e Luz campeões

Assembleia Geral FPT “Não queremos manter este status quo”, Corrêa de Sampaio

Selecção Nacional falha subida de divisão na Taça Davis

Machado deixa marca no Open dos Estados Unidos

Entrevista com Alfredo Vaz Pinto

Campeonato Nacional Absoluto 2008

MACHADO reconquista título NEUZA estende hegemonia

Page 2: NT - Setembro 2008

Página 2

EDITORIAL Um Desafio ao Ténis A participação no Centro de Alto Rendimento do Jamor ! A Direcção da FPT, constituída por pessoas que gostam muito de Ténis, encara de forma positiva o desafio, que nos está a ser feito pelo IDP e pelo Governo, para arrancar com a participação do Ténis no CAR do Jamor.

Assumindo a concretização de apostas bem definidas na escolha e apoio aos nossos talentos, bem como na criação de massa crítica para o Ténis, esta será uma oportunidade para criar condições de sustentabilidade para o seu desenvolvimento, tendo por objectivo os resultados que projectem o Ténis português para níveis de desempenho mundial.

Congregando os apoios do Estado, com as iniciativas proporcionadas pelas empresas, devidamente tutelados pela FPT num Programa de Desenvolvimento plurianual do Ténis, a aposta da federação na Alta Competição será o suporte necessário a Jogadores, Treinadores e Clu-bes, com apoios concretos em três vertentes: preparação e desenvolvi-mento técnico dos atletas; acesso e apoio logístico às competições inter-nacionais; viabilização da carreira profissional aos melhores.

Esta faceta de alto rendimento determina a criação de um sistema de preparação dos atletas, por técnicos especialistas em treino e desenvol-vimento desportivo, orientado por princípios de grande rigor, exigência e espírito de sacrifício. Deverá criado um Fundo de Apoio à Alta Com-petição capaz de potenciar os programas de desenvolvimento de atletas e treinadores, integrando os meios destinados ao ténis.

Uma ligação ao sistema de ensino superior de desporto, tirando partido do efeito de proximidade, impulsionará a vertente de formação de trei-nadores e monitores de ténis, de árbitros e dirigentes, e proporcionará condições à investigação, tão necessária ao progresso das técnicas de treino do ténis e de desempenho físico dos atletas, factores decisivos na melhoria de resultados em Alta Competição.

É com estes propósitos de dinamização do Ténis que a Direcção da FPT tem contribuído para normalizar a vida do ténis em Portugal, promo-vendo o convívio sereno entre todos os agentes da modalidade.

Iniciamos as transformações possíveis nas infra-estruturas e regula-mentos de forma pausada mas confiante no destino a atingir - credibili-zar a Federação. Apostamos no licenciamento de todos os jogadores, praticantes, treinadores, árbitros e dirigentes, tema polémico mas críti-co para o desenvolvimento da modalidade. Já se caminhou alguma coisa, mas é necessário fazer ainda mais, com a adesão dos clubes de todo o país.

A atenção dedicada à Formação e ao Fomento, proporcionam condições de progresso à modalidade, que dispõe de um número cada vez maior e mais bem preparado de profissionais capazes de desenvolver o ténis desde as camadas mais jovens. Foi dinamizada a ligação ao Desporto Escolar e lançado o Plano Nacional de Detecção de Talentos (PNDT) com reconhecido sucesso na captação de novos valores para o ténis.

Do trabalho desenvolvido nos últimos anos começam a aparecer resul-tados com a presença regular de equipas juvenis em fases finais dos campeonatos europeus, jovens de ambos os sexos em fases finais de provas internacionais, jogadores próximos do topo das classificações mundiais e prémios internacionais atribuídos a jovens tenistas portu-gueses.

Para dar continuidade a este processo teremos ainda de ser capazes de transformar as contribuições líquidas recebidas pela FPT do Estado, através do orçamento do IDP, de Licenças FPT e das taxas nos eventos de ténis, de patrocinadores e mecenas desportivos, assegurando uma repartição mais equilibrada de cada uma no orçamento anual da FPT.

Uma resposta positiva a este Desafio proporcionará: Mais Ténis, Melhor Ténis !

ITF Espinho (10.000 dólares) - Tor-neio Internacional Feminino, de 6 a 12 de Outubro, Espinho Future de Espinho (15.000 dólares) - Torneio Internacional Masculino, de 6 a 12 de Outubro, Espinho Campanha ‘1 euro uma nova vida’ - Cerimónia de entrega de cadeira de rodas a Atletas com mobilidade limita-da, 9 de Outubro, Pavilhão Municipal da Maia Curso de Treinador (Nível 1), 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de Outubro, Associação de Ténis de Lisboa ITF Hyfas Ladies Open (10.000 dóla-res) - Torneio Internacional Feminino, de 13 a 19 de Outubro, Clube Campo Quinta da Moura, Caxias - Barcarena Circuito FPT/CIMA - 24.º Torneio San-ta Iria (Bronze, 2.000 euros), de 17 a 19 de Outubro, Clube de Ténis de Faro ITF Vila Real de Sto. António (10.000 dólares) - Torneio Internacional Femi-nino, de 20 a 26 de Outubro, Clube de Ténis de Vila Real de Sto. António Circuito FPT/CIMA - XI Open de Gole-gã (Bronze, 2.000 euros), de 6 a 9 de Novembro, Clube de Ténis da Golegã Circuito FPT/CIMA - Torneio Câmara Municipal de Espinho (Bronze, 2.000 euros), de 21 a 25 de Novembro, Com-plexo de Ténis de Espinho Campeonato Nacional de Equipas da 1.ª Divisão — Femininas e Masculinas, de 28 de Novembro a 1 de Dezembro, Clube de Ténis do Estoril

AGENDA

Ficha Técnica Direcção: José Corrêa de Sampaio Coordenação e Revisão: José Santos Costa Redacção, Paginação e Grafismo: AnaLima Comunicação e Marketing Fotografias cedidas gentilmente por Álvaro Isidoro

José Vaz Pinto Vice - Presidente

Federação Portuguesa de Ténis

Page 3: NT - Setembro 2008

Taça Davis 2008 — Grupo II Zona Europa/África (play - off)

Página 3 Federação Portuguesa de Ténis

Depois de concludentes vitó-rias sobre a Tunísia (4-1) e o Chipre (5-0), ambas em solo português, a Selecção Nacional não foi capaz de eliminar a equipa da Ucrânia. Na cidade de Dnipropetrovsk, num pavi-lhão com capacidade para 1.300 espectadores, Portugal cedeu por 5-0 e falhou a subida ao Grupo I da Zona Europa/África - Taça Davis. A jogar no terreno do adversário, perante jogadores experientes, num piso (rápido) pouco favorável aos portugueses e sem poder contar com Frederico Gil (lesionado), a tarefa da equipa, comandada por Pedro Cordeiro, não se adivinhava nada fácil. Porém, um Rui Machado em grande nível, vindo de uma excelente prestação no Open dos Estados Unidos e da conquista do Campeonato Nacional Absoluto, deixava uma certa esperança no ar.

Segundo set de Machado ainda deu confiança

Diante do número um ucraniano, Sergiy Stakhovsky (à altura 82.º ATP), Gastão Elias, o primeiro por-tuguês a entrar em cena, acabou por ceder em três equilibrados sets (4/6, 6/7 (5) e 4/6). Depois do

desaire do jovem da Lourinhã, radi-cado nos Estados Unidos, a pressão passou para o lado de Rui Machado, o número um de Portugal. O Campeão Nacional Absoluto não entrou bem no encontro com Sergei Bubka (à data 283.º ATP), cedendo o primeiro set (3/6). Na segunda partida, a garra de Machado veio ao de cima, igualando o encontro (6/3). Motivado para o terceiro set, num embate disputado à melhor de cinco, Rui acabou por sucumbir apenas no tie-break. Apesar da boa réplica no quarto set, Machado não conseguiu levar a contenda para a decisiva partida. Resultado final - 3/6, 6/3, 6/7 (4) e 4/6. “Não esteve perfeitamente adaptado ao piso indoor, além disso, na altura de finalizar, as coisas não lhe correram da melhor forma”, comentou Pedro Cordeiro, em análise ao encontro de Rui Machado.

Gastão no lugar de Gil

Com a ausência de Frederico Gil, o ‘capitão’ escolheu Gastão Elias para fazer dupla com Leonardo Tavares no decisivo confronto de pares. Frente aos rodados Stakhovsky e Bubka, o par português foi desfei-

teado, com os parciais de 3/6, 2/6 e 4/6, ficando desde logo sentenciada a eliminatória e a consequente subi-da da Ucrânia ao Grupo I. “A superioridade ucraniana verificou-se na capacidade de entrosamento dos dois jogado-res, e ainda que tivéssemos tido oportunidades para fazer o break point não consegui-mos concretizar. Foi pena”, disse o seleccionador, no rescaldo do embate de pares.

Oportunidade para Sousa

Com a eliminatória já decidida, Cor-deiro fez jogar João Sousa no quar-to encontro. O vimaranense não teve argumentos para contrariar o jogo do ucraniano Illya Marchenko (duplo 3/6). No encerramento da cimeira luso - ucraniana, Leonardo Tavares ainda ganhou o segundo set, mas não impediu novo desaire (6/7 (6), 6/4 e 3/6.

Apesar da eliminação, Pedro Cor-deiro acredita que “o lugar de Portugal é no Grupo I” , apon-tando o “piso pouco favorável e a ausência de Gil” como factores que dificultaram a concretização do objectivo de regressar ao Grupo I da Zona Europa/África.

Sonho da subida termina na Ucrânia

Selecção reencontra Chipre em nova caminhada A Selecção Nacional vai defrontar o Chipre, entre 6 e 9 de Março de 2009, como visitante, na primeira eliminatória do Grupo II da Zona Europa/África - Taça Davis 2009. Será, pois, um reencontro das duas selecções que no passado mês de Julho mediram forças na Foz do Douro (Porto). Nessa eli-minatória, Portugal venceu por 5-0, ganhando assim direito a dis-putar o play-off de acesso ao Gru-po I, frente à Ucrânia. Será tam-bém o início de nova caminhada na tentativa de subir de divisão.

Page 4: NT - Setembro 2008

Página 4

Campeonato Nacional Absoluto 2008 - Singulares Femininos

Federação Portuguesa de Ténis

Com uma postura muito profis-sional, compenetrada na sua missão, Neuza Silva passeou classe e solidez do primeiro ao último encontro. Sem ceder qualquer set, a setubalense sagrou-se Campeã Nacional Absoluta pela quarta vez, a ter-ceira consecutiva. Na final que colocou frente-a-frente as duas grandes favoritas, Neuza supe-riorizou-se à ‘regressada’ Frede-rica Piedade, com um duplo 6/3, reforçando a sua presença na galeria de campeãs de singula-res femininos. Neuza foi dizendo ao longo da sema-na de prova, no Clube de Ténis do Estoril, que “ganhar o Nacional Absoluto é um motivo de orgu-lho” e, momentos após levantar o troféu, reforçou a importância deste título, com um certo simbolismo pelo meio. “É especial. Ainda para mais é o quarto título e o núme-ro quatro é o meu favorito, por-que é o do meu aniversário [4 de Maio], exclamou a campeã nacio-nal. Conformada com a derrota, Fre-derica Piedade reconheceu a superio-ridade da sua ‘velha rival’: “Não fiz uma exibição muito boa. A Neu-

za teve muito mérito neste encontro. No entanto, estou contente por ter chegado à final”. A número três portuguesa na tabela WTA já não jogava a prova desde 2005 e, aquando do apuramen-to para a final, comentou ser uma “sensação muito boa estar nova-mente na discussão de um Cam-peonato Nacional Absoluto”.

Confronto geracional Para se gladiarem na final mais aguardada, Neuza Silva e Frederica Piedade tiveram de superar as talen-tosas teenagers, Bárbara Luz e Maria João Koehler, respectivamente, nas meias-finais. Neuza (25 anos) venceu Bárbara (15), por duplo 6/2, enquan-to Frederica (26) ganhou a Koehler (15), por 6/3 e 6/2. Apesar da supe-rioridade por parte das consagradas, é de louvar a coragem e a postura com que as duas (fortes) promessas se bateram. Excelentes indicadores para uma futura passagem de teste-munho entre duas gerações do ténis feminino português. Olhando para as semifinalistas deste Nacional Absoluto e tendo presente as meias-finais da edição de 2007,

constata-se que apenas Neuza Silva repetiu o feito. Frederica, Bárbara e Koehler, todas elas ausentes na prova do ano transacto, ‘substituíram’ as habitués Ana Catarina Nogueira, Magali de Lattre (ambas eliminadas por Maria Koehler) e Catarina Ferrei-ra (afastada por Bárbara Luz). No percurso glorioso da campeã Neu-za ficam ainda para os registos as vitórias sobre Charlotte Pires, por 6/1 e 6/2, e Joana Pangaio, 6/4 e 6/1, na ronda inaugural.

Nogui apadrinha Joana e recebe Prémio Fair-Play

O confronto geracional presente na prova feminina não se restringiu às meias-finais. Na primeira ronda do quadro principal, Ana Nogueira (à altura com 29 anos) e a estreante Joana Valle Costa, com tenros 12 anos, protagonizaram o embate de maior diferença de idade entre as jogadoras. Nogui acabou por vencer, por 6/2 e 6/3. Ana Nogueira viria a receber o prémio Fair-Play deste Campeonato Nacional Absoluto, num merecido reconhecimento a uma figura incontornável do ténis portu-guês.

NEUZA SILVA A CONQUISTADORA!

E vão quatro títulos para a setubalense no Campeonato Nacional Absoluto. Os últimos três

são consecutivos (2008, 2007, 2006 e 2003)

Page 5: NT - Setembro 2008

Página 5

Campeonato Nacional Absoluto 2008—Singulares Masculinos

Federação Portuguesa de Ténis

Sob a lei de Machado

Rui recupera ceptro Embalado pela extraordinária prestação no Open dos Estados Unidos - chegou à segunda ronda naquele que foi o seu primeiro Grand Slam — Rui Machado surgiu no Campeona-to Nacional Absoluto determi-nado a mostrar que era o joga-dor mais forte ali presente. Numa clara demonstração de poder, Machado reconquistou o trono, que já não era seu des-de 2005, sem ceder um único set na caminhada triunfal. Com a ausência de Frederico Gil (campeão nacional em 2004, 2006 e 2007), esfumou-se a possibilidade de se assistir a uma eventual final entre os dois melhores jogadores portugueses da actualidade: Gil e Machado. Numa prova onde a lógica prevaleceu, Rui Machado e Leonar-do Tavares confirmaram o favoritis-

mo nas respectivas partes do quadro e mediram forças na final. Com um claro duplo 6/1, Machado eviden-ciou enorme superioridade neste embate com Tavares, onde foi notó-ria a maior rodagem do algarvio.

“Garra e autocontrolo”

“Tenho muitos jogos em cima, muitas vitórias, acabei por estar melhor do que o Leonar-do, também porque consegui lidar mais facilmente com a pressão”, constatou Rui Machado, após a conquista do título, acrescen-tando que “a garra e o autocon-trolo têm sido as chaves do sucesso”. Resignado com o desfecho da final, Leo afirmou: “Tentei ser mais consistente, mas era quase impossível ganhar pelo modo

como as coisas estavam a cor-rer”. Diogo Mota, João Ferreira e Francisco Dias em destaque

Para chegarem à final, Machado e Tavares superaram os regulares Diogo Mota e João Ferreira, respec-tivamente, nas meias-finais, dois encontros com o mesmo resultado final (6/4 e 6/2). Além dos semifina-listas, referência especial para o desempenho de Francisco Dias, Campeão Nacional de Cadetes e Juniores, que deixou para trás dois favoritos, Pedro Sousa e Hugo Anão, antes de ceder frente a Diogo Mota, nos ‘quartos’. Tal como Tavares e Mota, caíram às mãos do campeão Rui: José Nunes (duplo 6/1), Filipe Rebelo (duplo 6/0) e Diogo Rocha (6/2 e 6/1).

Frederica Piedade e Ana Cata-rina Nogueira reeditaram a dupla de outros tempos e saí-ram-se bem, conquistando o ceptro de pares femininos. Na final, venceram Neuza Silva e Demi Rodrigues (6/2 e 6/3).

Pares Femininos Pares Masculinos Pares Mistos Nuno Páscoa (semifinalista de singulares em 2007) e Gonça-lo Falcão sagraram-se cam-peões de pares masculinos, impondo-se à dupla João Fer-reira / José R. Nunes, por 6/4 e 7/5, na final.

Os irmãos Catarina e João Ferreira conquistaram, pela quarta vez consecutiva, o títu-lo de pares mistos. Desta feita, os ‘manos’ ganharam à dupla Cátia Rodrigues / André Caia-do, por 6/4 e 6/3, na final.

Page 6: NT - Setembro 2008

Página 6

Campeonato Nacional Absoluto 2008 - As Grandes Revelações

Federação Portuguesa de Ténis

Maria Koehler Tomba — Gigantes

Já começa a tornar-se habitual ver Maria João Koehler fazer frente às jogadoras consagradas do ténis feminino nacional. Neste Campeonato Nacional Absoluto, a talen-tosa ‘esquerdina’ superiorizou-se a Magali de Lattre (campeã em 2005), por claros 6/3 e 6/0, na primeira ron-da. De seguida, nos quartos-de-final, a detentora do título nacional de juniores voltou a fazer furor, ao derrotar Ana Catarina Nogueira (Vice-Campeã em 2007), com os par-ciais de 6/4 e 6/0. Esta foi mesmo a terceira vitória de Koehler sobre Nogui em 2008. “Não há segredo nenhum. Hoje não foi mais fácil do que nos encontros anteriores”, disse a portuense, após carim-bar a presença nas ‘meias’ para defrontar Frederica Pie-dade. “Estou com vontade de me bater com ela”, exclamou Maria, antes do duelo com Frederica. Porém, aqui, a experiência de Piedade falou mais alto, perante o forte vento que se fez sentir - 6/3 e 6/2 foram os parciais.

Bárbara Luz Estreia luminosa Em três semanas consecutivas, Bárbara Luz revalidou o título nacional de cadetes, foi Vice - Campeã de Juniores e semifinalista no Campeonato Nacional Absoluto. Obra! Sem entrada directa no quadro principal, a jovem de 15 anos ultrapassou duas adversárias no qualifying, estrean-do-se assim no Campeonato Nacional Absoluto. Uma estreia auspiciosa de Bárbara, que só foi travada nas meias-finais por Neuza Silva (duplo 6/2). A menina conimbricense, que disse querer “ganhar este Cam-peonato um dia mais tarde”, deixou pelo caminho Catarina Ferreira (semifinalista em 2007), nos quartos-de-final, por 6/7 (5), 6/1 e 6/4, naquela que foi a maior vitória da sua ainda precoce carreira, e Demi Rodrigues, com os parciais de 4/6, 7/6 (7) e 7/5, na ronda inaugural. Depois de duas autênticas maratonas, Bárbara ganhou direito a bater-se no court central com a campeã Neuza. Certamente, num futuro próximo, a Campeã Nacional de Sub 16 protagonizará maior equilíbrio entre ambas.

Francisco Dias Fibra de Campeão

Chegou ao Nacional Absoluto com as insígnias recentes de Campeão Nacional de Sub 16 e Sub 18. Teve direito a um wild card para o quadro principal, que viria a justifi-car plenamente. Logo na ronda inaugural, Francisco viu Pedro Sousa, vice - campeão em 2007, desistir devido a uma lesão no ombro, depois de Sousa ganhar o primeiro set (6/3) e estar em desvantagem no segundo (0/4). Mas, se o primeiro triunfo do jovem orientado por João Cunha e Silva ficou em parte associado ao ‘azar’ do adversário; de seguida, nos oitavos-de-final, Francisco puxou dos galões de campeão e bateu o favorito Hugo Anão, por 7/6 (5), 0/6 e 6/4. Nos ‘quartos’, o jovem de 16 anos obrigou Diogo Mota a uma contenda de três sets (3/6, 6/4 e 7/5), não evitando, no entanto, a eliminação numa prova mas-culina onde foi claramente a grande surpresa. A par de Miguel Almeida e Martim Trueva, Dias assume-se como forte esperança do ténis masculino português.

Page 7: NT - Setembro 2008

Página 7

“Queremos ter sempre os melhores jogadores”

Campeonato Nacional Absoluto 2008

Federação Portuguesa de Ténis

Terminado o Campeonato Nacional Absoluto 2008, José Corrêa de Sampaio, Presidente da Fede-ração Portuguesa de Ténis (FPT), destacou a qualidade dos jogadores que estiveram em prova, não esquecendo alguns ausentes, e deu ênfase às excelentes prestações dos jovens Francisco Dias, Maria João Koehler e Bárbara Luz. Em mais uma parceria com o Clube de Ténis do Estoril, o diri-gente reconhece a boa relação com este Clube, bem como com a Câmara Municipal de Cascais.

“Apesar deste campeonato ter sido condicionado pelo vento, houve um forte empenho dos jogadores. Tivemos grandes tenistas portugueses nesta pro-va. Foi notável ver os desempe-nhos das jovens de 15 anos, Maria João e Bárbara, que che-garam às meias-finais, e do Francisco Dias, de 16 anos, que esteve em grande plano na competição masculina. Gosta-ríamos de ter contado com a presença do Frederico Gil, mas infelizmente lesionou-se, Gas-tão Elias, Miguel Almeida, Martim Trueva, João Sousa ou Michelle, todos jovens de gran-de valor. Queremos ter sempre o s m e l h o r e s j o g a d o -res”, resumiu Corrêa de Sampaio. Relativamente à organização do

evento, o Presidente da FPT mos-trou-se satisfeito com a receptivida-de do Clube de Ténis do Estoril (CTE), uma vez mais como palco deste certame, realçando a forte ligação com a autarquia de Cascais. “Temos uma dívida de gratidão com a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Turismo da Costa do Estoril, parceiros fiéis. Uma parceria que tem funcionado muito bem, e real-ço a postura do Dr. António Capucho, sempre entusiasta e empenhado em ajudar o ténis”, disse. Quanto ao próximo ano, continuará o CTE a receber a prova? “A Fede-ração organizou e vai conti-nuar a organizar outros tor-neios em outros locais do país. As provas têm de rodar por

diferentes clubes, mas, muitas vezes, uma certa continuidade também é benéfica. Cabe à Federação escolher perante as candidaturas apresentadas pelos clubes”, referiu.

Corrêa de Sampaio

“Campeonato deve rodar para promover a modalidade” Alfredo Laranjinha, Director do torneio, ficou satisfeito com o nível das provas feminina e mas-culina, realçando o efeito surpresa criado pelos jovens Francisco Dias, Maria J. Koehler e Bárba-ra Luz, que se intrometeram na luta dos habitués. A equipa de arbitragem merece rasgados elo-gios do responsável da FPT para os Campeonatos Nacionais, que reconhece ainda as excelentes condições do Clube de Ténis do Estoril. Laranjinha refere, no entanto, que o Campeonato Nacio-nal Absoluto deve rodar por outros clubes e locais do país.

“Foi um Campeonato Nacional Absoluto com agradáveis sur-presas, quer na competição feminina, quer na masculina. Nos rapazes, reconheço que a prova teria sido mais entusias-mante se o Frederico Gil tivesse podido jogar, pois poderíamos assistir a uma eventual final com o Rui Machado, onde o nível seria muito próximo. Des-taco particularmente o desem-penho do Francisco Dias, que fez-nos acreditar poder passar mais uma ronda, mas penso que a juventude acabou por travá-lo”, resumiu Alfredo Laranji-nha, para quem o vento forte que se

fez sentir no CT Estoril prejudicou sobretudo os mais jovens: “Na pro-va feminina, a experiência da Neuza e da Frederica prevale-ceu sobretudo em condições ventosas, mas a Maria João e a Bárbara deixaram a esperança de se poder assistir a uma outra final, que não a mais expectável”. Pelo terceiro ano consecutivo o CT Estoril recebeu o ‘Absoluto’, e as organizações têm sido bem sucedi-das. Laranjinha destaca “as insta-lações fabulosas”, mas lembra que o “Campeonato deve rodar para promover e fomentar a

modalidade em outros locais do país”, apresentando o exemplo do Clube de Ténis de Évora que “em 2005 recebeu o Absoluto com uma grande organização”.

Alfredo Laranjinha

Page 8: NT - Setembro 2008

Página 8

Page 9: NT - Setembro 2008

Com força, coesão e atitude, a Selecção Nacional venceu, naturalmente, a Tunísia, por 4-1, na primeira eliminató-ria do Grupo II da Zona Europa / África - Taça Davis 2008. O Clube de Ténis do Estoril, que recebeu a prova entre 11 e 13 de Abril, voltou a ser palco talismã, tal como, em Setembro de 2005, quando Portugal bateu a Eslovénia (4-1), e assegurou a subida ao Grupo I. Os triunfos de Rui Machado, diante de Walid Jallali (6/1, 6/1 e 7/5), e Frederico Gil, frente a Malek Jaziri (6/3, 6/4 e 6/3), nos dois encontros de singu-lares, realizados no pri-meiro dia de competi-ção, deixaram, desde logo, transparecer a evi-dente superioridade dos comandados de Pedro Cordeiro relativamente aos dois melhores joga-d o r e s t u n i s i n o s . “Estava à espera de ganhar. Joguei bem nos dois primeiros sets, e, no terceiro, apesar de ter perdido um jogo de serviço, não foi assim tão gra-ve. O vento estava mais irregular e des-concentrei-me um pouco”, declarou Rui Machado, depois de ven-cer o número um tunisi-no - à data 725.º ATP.

Perante um adversário que já conhecia, Frederi-co Gil procurou “jogar sólido, concentrado e sem grandes loucu-ras” para levar a melhor sobre um “jogador

Página 9

Foi sem dúvida um estóico Machado, que só quebrou após mais de 4 horas de intensa batalha, aquele que se exibiu no court 11 do complexo de Flushing Meadows, diante do espanhol Fernando Verdasco, à altura número 13 mundial. Os parciais de 7/6 (5), 6/7 (5), 4/6, 7/6 (6) e 0/6 ilustram esse confronto, da segunda ronda do Open dos Estados Unidos, que deixou Rui Machado muito perto de alcançar um feito iné-dito para o ténis português - ser o primeiro luso a chegar à terceira ronda de um torneio do Grand Slam. Enorme prestação de Rui Machado perante um jogador consolidado no top 20 ATP. Depois de ganhar a par-tida inaugural, o português teve mesmo oportunidade de levar de vencido o segundo set, tendo servido duas vezes para fechar o respectivo. Tal não aconteceu, com Verdasco a igualar a contenda, após novo tie-

break. O madrileno acabaria depois por dominar o terceiro set, saindo com a motivação em alta para a quarta partida. Porém, Machado voltou à carga e chegou a usufruir de uma vantagem de 4/1, depois de um break (3/1) e um jogo em branco no seu serviço. Quando se pensava que o algarvio caminhava tranquilamen-te para a vitória no quarto set, igua-lando assim o encontro, Fernando Verdasco recuperou a diferença no marcador (4/4). O equilíbrio conti-nuaria, e só mesmo um terceiro tie-break traria decisões. O combativo Machado salvou um match-point e conseguiu forçar a derradeira parti-da. Aí, o número dois português ATP sucumbiu ao domínio do espa-nhol, após extenuante contenda.

Para a história

Tremenda atitude do campeão nacional em título, que deu tudo aquilo que tinha para alcançar o triunfo e assim tornar-se no primei-ro português a chegar à terceira ron-da de um Grand Slam. De qualquer forma, o nome do algarvio fica liga-do à história da modalidade em Por-

tugal, pois tornou-se no terceiro jogador luso - depois de Nuno Mar-ques (Roland Garros - 1990; Open dos Estados Unidos - 1991 e 1995) e Cunha e Silva (Wimbledon - 1993; Open dos Estados Unidos - 1993) - a jogar a segunda ronda de um Slam.

Percurso em Flushing Meadows

Depois de vencer o norte-americano Eric Nunez (631.º ATP), por duplo 6/4, o chileno Nicolas Massu (121.º ATP), campeão olímpico em Atenas’ 04, por 6/2, 3/6 e 6/3, e o italiano Flavio Cipolla (141.º ATP), por 7/6 (5) e 6/3, sucessivamente, na pri-meira, segunda e última rondas de qualificação, Machado garantiu a sua primeira presença no quadro principal de uma etapa do Grand Slam, declarando nesse momento ao Site da FPT: “Posso conside-rar que se trata do melhor momento da minha carreira”. De seguida, o algarvio venceria o sul-africano Rik De Voest (148.º ATP), por 6/4, 7/6 (1) e 6/1, na ronda de abertura do quadro principal.

Grand Slam - Open dos Estados Unidos 2008

Federação Portuguesa de Ténis

MACHADO DE AÇO! Iguala Marques e Cunha em Slams

Page 10: NT - Setembro 2008

Página 10 Federação Portuguesa de Ténis

Frederico Gil Carrasco pela terceira vez

Grand Slam - Open dos Estados Unidos 2008

Michelle Brito Mais perto da estreia

Neuza Silva Enguiço quebrado

Arbitragem Ramos em nova final

Após arbitrar as finais de singulares masculinos no Open da Aus-trália e em Roland Garros, e a final de singulares femininos em Wimbledon, Carlos Ramos voltou a sentar-se na cadeira de árbitro, numa final de um torneio do Grand Slam. O português que reside em Lyon (França) dirigiu a final de pares mistos do Open dos Esta-dos Unidos. Um encontro que culminou na vitória da dupla Cara Black (Zim) / Leander Paes (Ind) sobre Liezel Huber (EUA) e Jamie Murray, por 7/6 (6) e 6/4. Mariana Alves também marcou presença em mais um Grand Slam, como árbitra de cadeira, enquanto Rogério Santos foi juiz-de-linha no torneio de Flushing

Com uma vitória, por duplo 6/3, sobre a bielorrussa Anastasiya Yakimova (113.ª WTA e nova favorita), na primeira ronda qualifica-tiva do Open dos Estados Unidos, Neuza Silva venceu pela primeira vez um encontro em qualifyings de Grand Slams. Depois de ceder na ronda inaugural das qualificações do Open da Austrália, Roland Garros e Wimbledon, a campeã nacional seguiu até à terceira e decisiva ronda de acesso ao quadro principal do Slam de Nova Ior-que. Neuza impôs-se à sul-africana Natalie Grandin, por 3/6, 6/4 e 6/4, na segunda ronda, sendo afastada, na seguinte, pela italiana Roberta Vinci, com os parciais de 4/6 e 0/6.

A romena Ioana Olaru, à altura número 123 WTA, pôs término ao desejo de Michelle Brito em estrear-se no quadro principal de uma etapa do Grand Slam, com precoces 15 anos. Pelos parciais de 2/6 e 3/6, a menina- prodígio foi travada na terceira e última ronda da fase de qualificação do Open dos Estados Unidos. Nos embates antecedentes, Michelle derrotara as anfitriãs Abigail Spears (169.ª WTA), por 6/2 e 7/5, na segunda ronda, e Angela Haynes, com os parciais de 3/6, 7/5 e 6/4, no encontro inaugural. Depois da passa-gem fugaz pelo qualifying do torneio de Wimbledon, onde não foi além da ronda inicial, a coqueluche ficou perto de se tornar na pri-meira portuguesa a jogar a grelha final do Slam norte-americano.

À terceira não foi de vez e Frederico Gil voltou a cair às mãos do francês Jeremy Chardy, na primeira ronda de um torneio do Grand Slam. Depois de vencer o set inaugural, Gil permitiu a recu-peração do gaulês (6/3, 3/6, 2/6 e 3/6) no seu encontro de estreia no Open dos Estados Unidos, onde entrou directamente para o quadro principal. Na primeira ronda de Roland Garros e de Wim-bledon, na presente época, Gil já havia cedido diante de Chardy — o seu maior carrasco no circuito ATP. Esta presença no Slam nova-iorquino, em Flushing Meadows, ficará registada na carreira do número um português como a sua terceira participação em quadros principais de torneios do Grand Slam.

Page 11: NT - Setembro 2008

Página 11 Federação Portuguesa de Ténis

Ranking ATP

Estabelecida há mais de 12 anos, parecia quase inalcançá-vel no curto prazo. Falamos da melhor classificação de um jogador português no ranking ATP, da autoria de Nuno Mar-ques, em Setembro de 2005. Pois bem, a 18 de Agosto, Fre-derico Gil acabou com o mito, ao igualar esse 86.º posto. Aquando da participação de Frede-rico Gil no torneio de Wimbledon —onde superou três adversários no qualifying, antes de ceder na pri-meira ronda do quadro principal -, o próprio Nuno Marques já profetiza-va que Gil iria ultrapassar o seu registo na hierarquia mundial. “Acredito que, com todo o mérito, vai conseguir superar o meu recorde no ranking ATP. Não tenho grandes dúvidas”, disse Marques ao site da FPT.

Para já, a marca do portuense ainda se mantém como referência, mas a autoria passa a ser ‘partilhada’ com o sintrense. Istambul na origem do(s) feito(s) A vitória no Challenger de Istambul, de 11 a 17 de Agosto, e os 80 pontos acumulados possibilitaram a Frede-rico Gil igualar o registo de Mar-ques no ATP. Mas, não só. Com este título em solo turco, o maior da sua carreira, Gil igualou também a proe-za do seu treinador, João Cunha e Silva, o único português que havia ganho um torneio com um prize-money de 100 mil dólares — em Monterrey (México, 2005). São assim dois registos históricos do ténis nacional, que Frederico pas-sou a partilhar com os emblemáticos Nuno Marques e Cunha e Silva.

Ainda na prova turca, para chegar ao troféu, Gil teve de derrotar adver-sários como o luxemburguês Gilles Muller, nos quartos-de-final, o ucra-niano Sergiy Stakhovsky (que recen-temente enfrentou Portugal na Taça Davis), nas ‘meias’, e o germânico Benddikt Dorsch, na final.

Gil iguala melhor registo português de sempre

Frederico Gil

Martim Trueva, Francisco Dias, Maria Koehler, Patrícia Martins e Francisco Ramos em evidência

ITF Juniors e Tennis Europe

Martim Trueva, Francisco Dias e Maria Koehler, em pro-vas do circuito ITF Juniors, Patrícia Martins, Francisco Ramos e Frederico Silva, em torneios da Tennis Europe (Sub 16 e Sub 14) estiveram em destaque nos dois últimos meses. No Torneio Internacional Júnior de Leiria, Martim True-va só foi travado na final, pelo neozelandês Sebastien Lavie,

jogador que afastou Francisco Dias nas meias-finais. Trueva e Dias voltariam a estar em grande plano na Taça Diogo Nápoles, na Foz do Douro (Porto). Os dois jovens enfren-taram-se na final, tendo a vitória sorrido a Martim. No sector feminino, Maria Koeh-ler foi Vice - Campeã. Na Vila do Conde Junior Tennis Cup, mais um torneio ITF Juniors em Portugal, Trueva e Koehler

chegaram às meias-finais nas respectivas provas. No Pestana Junior Open (Qta. da Beloura) e no Parque Nas-cente Cup (Porto), Patrícia Martins foi a ‘princesa’ de ser-viço, arrebatando os dois títu-los femininos. Francisco Ramos ganhou o ‘Pestana’, vencendo Vasco Mensurado na final, enquanto Frederico Sil-va foi finalista vencido no Par-que Nascente Cup.

Page 12: NT - Setembro 2008

Página 12

Pos. ATP

107.º Frederico Gil

178.º Rui Machado

485.º Gastão Elias

553.º Leonardo Tavares

584.º João Sousa

1114º Pedro Sousa

1431.º Miguel Almeida

1555.º Frederico Marques

1885.º José R. Nunes

Frederico Gil

Rankings Internacionais

29 de Setembro

Pos. Juniores Masculinos

88.º Miguel Almeida

132.º Gastão Elias

141.º Martim Trueva

548.º Manuel Marcelo

406.º Francisco Dias

436.º Manuel Marcelo

658.º Francisco Charters

1093.º Tomás Valle Costa

1386.º Pedro Palha

Pos. Juniores Femininos

133.ª Michelle Brito

390.ª Bárbara Luz

569.ª Demi Rodrigues

597ª Maria Koehler

710.ª Cátia Rodrigues

954.ª Ana Claro

1251.ª Rita Vilaça

1755.ª Patrícia Martins

Michelle Brito

Pos. WTA

132.ª Michelle Brito

169.ª Neuza Silva

234.ª Frederica Piedade

522.ª Catarina Ferreira

568.ª Magali de Lattre

774.ª Ana Nogueira

893.ª Maria Koehler

1038.ª Demi Rodrigues

Michelle Brito Miguel Almeida

Federação Portuguesa de Ténis

Page 13: NT - Setembro 2008

Página 13

Campeonatos Nacionais Individuais de Sub 16 e Sub 18

Circuito FPT/CIMA - Póvoa de Varzim, Laranjeiras e Corroios

Top 5 Masculino

1.º Rui Machado, 3678 pts 2.º Frederico Gil, 2635 3.º Hugo Anão, 2469 4.º José R. Nunes, 1841 5.º João Ferreira, 1816

Top 5 Feminino

1.ª Neuza Silva, 3493 pts 2.ª Ana Nogueira, 2350 3.ª Magali de Lattre, 1744 4.ª Maria J. Koehler, 1707 5.ª Catarina Ferreira, 1461

Federação Portuguesa de Ténis

Reinado de Francisco Dias, Maria Koehler e Bárbara Luz ‘Dobradinha’ para Francisco Dias, título nacional de Sub 18 para Maria João Koehler e revalidação do ceptro de Sub 16 para Bárbara Luz. Assim poderia ser resumido o ‘enredo’ dos Campeonatos Nacionais Individuais de Cade-tes (Carcavelos Ténis) e Junio-res (Clube Ténis de Portimão e Rocha). Quer no Nacional de Sub 16, quer no Nacional de Sub 18, Francisco Dias foi dominador por completo, ven-cendo as duas provas em singulares masculinos. Na final da competição de cadetes, Francisco impôs-se a João Monteiro, por duplo 6/1, suce-dendo a Miguel Almeida, que não esteve presente. No encontro decisi-vo do certame de juniores, o jovem orientado por João Cunha e Silva

bateu, por 6/2 e 6/1, André Caiado, ‘substituindo’ Miguel Alves, na gale-ria de campeões. No quadro feminino do Nacional de Sub 16, Bárbara Luz renovou o títu-

lo, depois de ganhar a Ana Claro (2/6, 6/3 e 6/2), na final. Na tentati-va de revalidar também o ceptro de Sub 18, a conimbricense só sucum-biu na final, diante de Maria Koeh-ler (6/1 e 6/2).

Bárbara Luz, Francisco Dias e Maria Koehler, Campeões Nacionais

A apenas três provas do térmi-no do Circuito FPT/CIMA 2008 e da consequente realização do Masters, Neuza Silva e Rui Machado lideram confortavel-mente os respectivos rankings. Além do Campeonato Nacional Absoluto, que também integra o Circuito, realizaram-se, nos últimos dois meses, mais três torneios: Póvoa de Varzim (10.000 euros), Laranjeiras (4.000) e Corroios (6.000). Numa reedição da final masculina

de 2007, Leonardo Tavares voltou a vencer o seu treinador, Nuno Mar-ques, desta feita, por 4/6, 6/4 e 6/4, no Open Cidade Póvoa de Varzim, enquanto Ana Nogueira venceu, por duplo 6/2, Catarina Ferreira no decisivo embate. No Open das Laranjeiras, torneio reservado apenas ao sector masculi-no, Hugo Anão alargou o registo de títulos no FPT/CIMA, derrotando o qualifier Bruno Pedro, com os par-ciais de 5/7, 6/2 e 6/1, na final.

No torneio que serve de antecâmara para o Nacional Absoluto, o Open de Corroios, Neuza Silva revalidou o título, impondo-se a Ana Nogueira, por duplo 6/3, no encontro de atri-buição do ceptro. No sector masculi-no, mais um título para Hugo Anão, depois de levar a melhor sobre João Ferreira, por duplo 6/2, na final. O 24.º torneio Sta. Iria, o Open da Golegã e o torneio Câmara Munici-pal de Espinho - todos com prize-money de 2.000 euros - fecham o Circuito FPT/CIMA 2008.

Neuza Silva e Rui Machado na liderança dos Rankings

Page 14: NT - Setembro 2008

Página 14 Federação Portuguesa de Ténis

PNDT — Circuito Nacional de Sub 10 em Imagem

Estão marcados para o fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro os cinco Masters Inter-Regionais do Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos). Destas provas sairão os apurados para o Masters Nacional de Sub 10.

Masters Zona Norte - Clube de Ténis do Porto Masters Zona Centro - Clube de Ténis de Vila Velha de Ródão (femininos) e Clube de Ténis de Idanha-a-Nova (masculinos) Masters Zona Sul — Vilamoura Ténis Masters Zona Açores - Associação Ténis Açores

Campanha de Solidariedade

Um Euro por uma nova Vida Decorre uma Campanha de Solidariedade, entre 22 de Setembro e 3 de Outubro, que tem como objectivo a aquisição de cadeiras de rodas para Atletas com mobilidade limitada, a fim de lhes permitir a prática do ténis e de outras modali-dades desportivas. Esta iniciativa irá também ajudar Atletas com limitações funcionais no Desporto Escolar, bem como a formação de Téc-nicos. A Fundação EDP, a RTP, a Antena 1 e a Ar Tele-com são os parceiros que se unem nesta iniciati-va. Para aderir a esta campanha basta ligar o 760 300 307 (custo de ligação são 60 cêntimos acrescidos de IVA), por cada euro angariado a

EDP contribui com igual valor. A RTP e a RDP vão difundir entrevistas e repor-tagens, envolvendo Atletas com mobilidade limitada, que praticam desporto, em represen-tação da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e da Associação Portuguesa de Deficientes - Dele-gação Distrital de Braga (APD Braga). Os valores doados para esta Campanha de Soli-dariedade social vão ser geridos através de um sitio na internet, criado pela AR Telecom e audi-tado por todos os parceiros. O valor da contri-buição da Fundação EDP será integralmente entregue no final de todo o processo, às duas entidades envolvidas, a FPT e a APD Braga.

Etapa na Escola de Ténis de Cantanhede Etapa no OPorto Cricket & Lawn Tennis Club

Etapa no Clube de Ténis da Quinta da Balaia Etapa no Clube de Ténis do Estoril

Masters Inter-Regionais com datas e locais definidos

Page 15: NT - Setembro 2008

Página 15

Departamento de Formação da FPT

Federação Portuguesa de Ténis

A newsletter da ITF (Federação Internacional de Ténis) sobre o ‘Play and Stay’ destacou na sua última edição, em Setembro, o trabalho desenvolvido em Portu-gal com esta metodologia de ensi-no do ténis. A publicação realça as acções de promo-ção do ‘Play and Stay’ realizadas duran-te a eliminatória da Taça Davis, entre Portugal e Chipre, em Julho, no Porto. O trabalho levado a cabo pelo Departa-mento de Formação da Federação Por-tuguesa de Ténis (FPT) com o ‘Play and

Stay’ é referenciado como sendo um “bom exemplo” para as outras nações que adoptaram este programa de treino. Elogios também não faltam para Vitor Cabral, que é descrito como o “excelente director”.

Exemplo português exposto em Londres

Como resultado de um trabalho de excelência, o Departamento de Forma-ção da FPT, na pessoa do seu responsá-vel, Vitor Cabral, foi convidado para apresentar o programa de implementa-

ção do ‘Play and Stay’, no primeiro seminário referente a esta metodologia, que terá lugar em Londres, de 28 de Novembro a 1 de Dezembro.

Formação no Brasil

Antes de Londres, Vitor Cabral estará na 12.ª Conferência Regional para Trei-nadores ITF / COSAT, a decorrer no Brasil, de 1 a 5 de Novembro, onde terá a “missão de organizar e coorde-nar os sistemas de formação dos países de língua oficial portugue-sa, sob o auspício da ITF”.

Newsletter da ITF destaca ‘Play and Stay’ em Portugal

Números que falam por si

104

68

66

29

27

26

12

Professores de Educação Física formados em Desporto Escolar

Cadernetas de Treinador actualizadas (recicladas)

Novos Treinadores Nível 1

Acções de Formação durante o primeiro semestre de 2008

Novos Árbitros Formados

Treinadores transitados para Nível 2

Treinadores transitados para Nível 3; 12 foram também as localidades por onde passaram as Acções de Formação

Page 16: NT - Setembro 2008

Página 16 Federação Portuguesa de Ténis

Assembleia Geral da FPT

Corrêa de Sampaio

“Não queremos manter este status quo”

Ordem de Trabalho: 1. Deliberar sobre a alteração ao Regulamento Administrativo Proposta não aprovada, por maioria 2. Deliberar sobre a alteração ao Regulamento da Licença Proposta aprovada, por unanimidade 3. Deliberar sobre a forma de contabilização dos federados para efeitos de distribuição de determinadas verbas provenien-tes do IDP

Proposta aprovada, por maioria

4. Deliberar sobre novos valores de taxas da Licença da Federação Proposta não aprovada, por maioria

A Direcção da Federação Por-tuguesa de Ténis (FPT) não conseguiu obter aprovação às propostas de alteração ao Regulamento Administrativo e alteração aos valores de taxas da Licença da Federação ,na última Assembleia Geral, a 13 de Setembro, na Escola de Hotelaria do Estoril. “Era um conjunto de propostas cuja aprovação achávamos muito importante, tendo em vista o aumento exponencial do número de federados, para que a modalidade crie condi-ções, a fim de se desenvolver por si própria”, lamentou Cor-rêa de Sampaio, Presidente da FPT. Com a presença de 10 das 13 Asso-ciações Regionais (faltaram apenas a AT Madeira, Setúbal e Viseu, sendo que esta delegou a sua repre-sentação na AT Vila Real) e a Asso-ciação de Árbitros, somente as pro-postas referentes à alteração ao Regulamento da Licença e à altera-ção sobre a forma de contabilização dos federados, para efeitos de dis-tribuição de determinadas verbas provenientes do IDP, tiveram a aprovação da Assembleia Geral. “A nossa batalha passa por criar condições de financia-mento geradas pelo próprio ténis e não ficar apenas depen-dente do IDP e dos patrocina-

dores, a quem a Federação está grata”, referiu Corrêa de Sampaio, que vê no crescimento do número de federados uma receita essencial para o futuro do ténis por-tuguês: “Não queremos manter este status quo. Queremos aumentar o número de federa-dos para que possamos criar uma espiral virtuosa. Ou seja, através desse financiamento poderemos desenvolver o fomento e a formação, para que possam sair tenistas de alta competição que dêem visi-bilidade ao ténis nacional e abram portas à entrada de novos patrocinadores”.

Pensar outro caminho

O aumento da receita oriunda das quotas dos federados é fulcral para a Direcção da FPT, uma vez que “essa verba não excede 10% do orçamento da Federação, situação que não permite ante-ver um futuro risonho para a modalidade”, declarou o líder federativo. “A FPT não tem uma fonte de financiamento como as federa-ções inglesa, francesa ou nor-te-americana, que detêm as organizações e consequentes receitas dos torneios do Grand Slam. Não somos proprietá-rios de um grande torneio que nos dê financiamento”, acres-

centou Corrêa de Sampaio. Apesar do chumbo de duas propos-tas da Direcção, Corrêa de Sampaio nega a existência de quaisquer con-flitos entre FPT e Associações. “Vamos pensar sobre o que se passou na Assembleia Geral e depois tomar as medidas úteis para bem do ténis. Há opiniões diferentes, mas não há uma guerra entre Federação e Associações. Temos de pensar na volta que devemos dar. Aliás, as Associações integram a Federação. À Direcção exige-se que aponte caminhos e apresente propostas de solu-ção. Foi o que fez”, concluiu.

Page 17: NT - Setembro 2008

Circuito Nacional de Ténis de Praia

Página 17 Federação Portuguesa de Ténis

Classificação Final de Pares Masculinos 1.º Filipe Rebelo , 490 pts Pedro Correia, 490 3.º Hugo Rola, 480 4.º Ruben Ferreira, 385 5.º André Alexandrino, 285 Matthieu Garcia, 285 7.º Ivo Fonseca, 250 8.º Dinis Figueiredo, 245 Hugo Silva, 245 10.º Jaime Costa, 220

Classificação Final de Pares Mistos 1.º Filipe Rebelo, 470 pts Joana Roda, 470 3.º Matthieu Garcia, 390 Raquel Rodrigues, 390 5.º Ruben Ferreira, 250 6.º Hugo Rola, 235 Susana Pereira, 235 8.º Jaime Costa, 210 9.º Hugo Silva, 190 Joana Pangaio, 190

As duplas Filipe Rebelo / Pedro Correia, em pares masculinos, e Joana Pangaio / Ruben Fer-reira, em pares mistos, conquistaram o Cam-peonato Nacional de Ténis de Praia, prova que decorreu, a 16 e 17 de Agosto, na Praia Castelo do Queijo, no Porto. A competição contou com a presença das oito melhores duplas de cada variante. Pares Masculinos Final Filipe Rebelo / Pedro Correia – Hugo Rola / Ruben Ferreira, 6/3 e 6/3

3.º e 4.º lugares Mathieu Garcia / Ivo Fonseca – Henrique Freiras / Pedro Andrade, 7/6 (3) e 6/4 Pares Mistos Final Joana Pangaio / Ruben Ferreira – Joana Roda / Filipe Rebelo, 6/3, 3/6 e 13-11 3.º e 4.º lugares Mathieu Garcia / Raquel Rodrigues – Hugo Rola / Susana Pereira, 2/6, 7/6 (4) e 10-6

Filipe Rebelo, Pedro Correia, Joana Pangaio e Ruben Ferreira sagram-se Campeões Nacionais na Praia Castelo do Queijo

ITF Matosinhos Beach Tennis Cup

Primeiro Torneio Internacional de Ténis de Praia em Portugal A praia do Titan, em Matosinhos, foi palco do primeiro Torneio Internacional de Ténis de Praia. O ‘Matosinhos Beach Tennis Cup’, prova inserida no circuito ITF Beach Tennis Tour, teve lugar no fim-de-semana de 12 e 13 de Julho, contando com as variantes de pares femininos e masculinos. A dupla Rita Alexandra / Rita Oliveira conquistou a competição de pares femininos, impondo-se a Catarina Morais / Inês Morais, por 6/2 e 7/6 (2), na final. O par Alexandre Lopes / Filipe Silva sagrou-se campeão em

masculinos, depois de vencer a dupla João Peralta / Bruno Polónia, por 6/2 e 6/0, no decisivo encontro. Este evento, dotado de um prize money no valor de dois mil euros, foi organizado pela Norténis em parce-ria com a Associação de Ténis do Porto. As duplas ven-cedoras obtiveram 40 pontos para o recente ITF Beach Tennis World Ranking. Os encontros entre as 30 duplas presentes foram dispu-tados nos campos dispostos numa arena com mais de 1000 lugares.

Page 18: NT - Setembro 2008

Federação Portuguesa de Ténis Página 18

‘Notícias do Ténis’: Como olha para este Campeonato Nacional Absoluto, compara-tivamente com aqueles que ganhou nos anos 60 e 70? Alfredo Vaz Pinto: Vejo aqui uma grande dife-rença. O Nacional Absoluto deveria ser disputado à melhor de cinco sets, como era na minha altura. Na Taça Davis e nos torneios do Grand Slam,

joga-se à melhor de cinco partidas. Isso daria mais traquejo aos nossos atletas. A vertente física é muito importante. NT: O ténis actual é mais físico e menos romântico, relativamente aos seus tem-pos? AVP: Há uma primazia do físico no ténis actual. É necessária uma estatura suficientemente boa para um jogador arcar com este ténis de alta velo-cidade. Jogadores com uma estatura elevada pro-jectam um ténis mais físico. A grande mudança na forma de jogar ténis deu-se nos anos 70. Até aí, os jogadores tinham um classicismo ao bater a bola. A técnica evoluiu com os movimentos angu-lares. A batida de direita passou a fazer uso de todos os movimentos do nosso corpo, fazendo com que a bola vá mais depressa. A técnica evo-luiu muito. NT: Acredita na possibilidade de surgir a curto prazo um jogador de grande referên-cia no ténis português, que possa chegar a um top 10 mundial? Um verdadeiro ídolo?

AVP: Acredito que podem aparecer génios, mas terá de haver uma estrutura para preparar os melhores. Um centro de treinos com técnicos especializados para acompanhar os atletas é fun-damental. NT: Se lhe perguntar quem foi o melhor jogador português [masculino] de sempre, consegue dar-me um nome? AVP: Bem…o Nuno Marques foi o melhor joga-dor que apareceu até agora. Esperávamos um pouco mais dele, mas há sempre muitos factores que condicionam uma carreira.

Entrevista com Alfredo Vaz Pinto

“Primazia do físico no Ténis actual” Alfredo Vaz Pinto, Heptacampeão Nacional Absoluto (1963, 1964, 1968, 1970, 1971 e 1972), foi um dos espectadores atentos do último Campeonato Nacional Absoluto, no Clube de Ténis do Estoril. Vaz Pinto diz acompanhar “discretamente” o actual ténis português, mas não deixa de lançar algumas ideias para a projecção da modalidade.

Alfredo Vaz Pinto, Heptacampeão nacional

Page 19: NT - Setembro 2008

Página 19

As Selecções Nacionais Femi-nina e Masculina de Sub 16, presentes nos VI Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portu-guesa (CPLP), conquistaram as medalhas de prata e bron-ze, respectivamente, no Rio de Janeiro, a 1 de Agosto. Com Ana Claro, Inês Xavier e Bárbara Ribeiro, a equipa feminina (capitaneada por Ângela Cardoso) sagrou-se Vice-Campeã após ceder con-tra o Brasil, por 1-2, na final. A Selecção Masculina, composta por Francisco Ramos, Francisco Jordão e João Magalhães, alcançou o bronze, vencendo a Guiné-Bissau, por 3-0, na atribuição do terceiro e quarto lugares.

Prata e Bronze para as Selecções Nacionais

As equipas Joana Pedroso Advogada, Banco Privado Por-tuguês e Mustplay sagraram-se campeãs, na fase final da ‘Business Tennis Cup’, no fim-de-semana de 13 e 14 de Setem-bro, na Vale do Lobo Tennis Academy. Neste torneio estiveram pre-sentes os 48 jogadores apura-dos nas fases regionais de Lis-boa (Quinta da Marinha Health & Racquet Club) e Porto (Clube de Ténis do Porto.) Os vencedo-res vão poder assistir às meias-finais e à final do torneio ATP Masters Series Paris-Bercy, no fim-de-semana de 1 e 2 de Novembro.

Equipas Campeãs voam para Paris

Business Tennis Cup

VI Jogos CPLP Jogos Olímpicos Pequim 2008

Mariana na final de ouro das irmãs Williams Mariana Alves arbitrou a final de pares femininos dos Jogos Olímpi-cos de Pequim, onde as irmãs Sere-na e Venus Williams conquistaram a medalha de ouro. As norte-americanas venceram a dupla espa-nhola formada por Virgínia Ruano e Anabel Medina (6/2 e 6/0). Mais um marco importante na carreira da juíza portuguesa. Carlos Ramos também esteve em evidência, tendo dirigido a final de singulares mas-culinos, que Rafael Nadal ganhou a Novak Djokovic (6/4, 1/6 e 6/4).

Jogos Europeus de Transplantados

Ouro e Bronze para o Ténis Português Ouro e bronze para os representan-tes do ténis português que participa-ram nos Jogos Europeus de Trans-plantados, em Wurzburgo, na Ale-manha, na primeira semana de Setembro. A dupla Miguel Bento Monteiro / Luis Guedes (ambos fizeram transplante de coração) sagrou-se campeã na variante de pares. Em singulares, no escalão de 50-59 anos, Bento Monteiro obteve o terceiro lugar, juntando assim a medalha de bronze à de ouro que alcançara nos Jogos Mundiais de Transplantados, há um ano, em Bangkok, na Tailândia.

Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos

Cunha e Silva encerra participação com vitória

João Cunha e Silva, representante português na oitava edição do ‘Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos’, terminou com uma vitória a sua participação nesta etapa do Black Rock Tour of Cham-pions - circuito de veteranos da ATP, que decorreu de 5 a 8 de Agos-to, em Vale do Lobo.

Cunha e Silva venceu o argentino Guillermo Vilas, por 6/4 e 6/1, no seu último encontro no Grupo Caixa Geral de Depósitos. Nos dois encon-tros anteriores, o português cedera frente ao britânico Chris Wilkinson (1/6 e 4/6), na segunda jornada, e ao chileno Marcelo Rios (4/6 e 2/6), na estreia.

Mariana Alves

Bento Monteiro

Federação Portuguesa de Ténis

Page 20: NT - Setembro 2008

Página 20 Federação Portuguesa de Ténis

Michelle distinguida pela Fundação Luso - Brasileira A fechar

Patrícia em 3.º lugar no Masters Europeu

Patrícia Martins obteve a tercei-ra posição no Masters Tennis

Europe de Sub 14, depois de levar a melhor sobre a ucraniana Ganna Poznikhirenkc, por 4/2 e 4/1, domingo (5 de Setembro), em Orbetello (Itália), no encon-tro de atribuição do terceiro e quarto lugares. Antes, Patrícia vencera a ucraniana Kateryna-Kozlova (6/4, 3/6 e 6/3), e cede-ra frente à campeã europeia e número um do ranking, a eslova-ca Petra Uberalova (0/6 e 3/6).

Michelle alcança inéditos ‘quartos’

Michelle Brito atingiu, pela pri-meira vez, os quartos-de-final num torneio do circuito WTA. A proeza deu-se em Tashkent, no Uzbequistão, numa prova Tier IV (145 mil dólares), onde a menina-prodígio eliminou a eslovena Andreja Klepac, por 6/0, 6/7 (4) e 6/2, na primeira ronda, e a bielorrussa Tatiana Poutchek, por 6/4 e 6/1, nos oitavos-de-final. Nos ‘quartos’, Michelle foi travada pela romena Sorana Cristea, jogadora do top 50, com os parciais de 2/6 e 6/7.

“Não quero ter nacionalidade americana” Numa breve passagem por Lis-boa, Michelle Brito esteve no Hotel Tivoli, na manhã de 26 de Setembro, para uma conferência de imprensa organizada pela Fundação Luso-Brasileira, que atribuiu à menina-prodígio o Prémio Revelação 2008.

Prémio “...Tenho muito orgulho em receber este prémio. Vim de propósito a Portugal. Vou estar apenas um dia, porque tenho de partir para o Uzbequistão, onde vou jogar um torneio WTA [Tashkent Open, Tier IV (145.000 dólares]…”

Open da Austrália 2009 “...Quero entrar [directamente] no quadro principal, mas, se não conseguir, jogarei o qualifying para tentar chegar lá…”

Open dos EUA 2008 “...No último jogo, não joguei muito bem. Não sei o que acon-teceu, parecia que não estava no court...”.

Circuito ITF Juniors “...Defini como objectivo ser uma grande jogadora do [circuito] WTA, por isso, deixar de jogar nos juniores foi uma decisão minha...”

Torneios WTA “...Ganhei à [Flavia] Pennetta, joguei três sets com a Serena [Williams] e a [Svetlana] Kuz-netsova. Sou capaz de jogar com as melhores jogadoras do Mun-do...”

Duelo com Serena “…Foi um jogo incrível. Apenas pensei: tenho 15 anos e não tenho nada a perder. Senti-me muito bem por estar a jogar com ela…” Nacionalidade americana? “...Se me perguntarem, digo

não…”

Michelle Brito

Leia a entrevista na íntegra no Site da FPT (http://www.fptenis.pt/include_ResultadoPesquisa_Completa.asp?article_id=4935)