jornal dos bairros - 9 julho 2015

Post on 22-Jul-2016

219 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 9 Julho 2015

TRANSCRIPT

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 10 DE JULHO DE 2015 | ANO XVI | Nº 749

Mobilidade Ciclistas veem

necessidade de campanha para

educação no trânsito

PortoComitiva intercede para prorrogação do arrendamento

pela APM

Páginas 4 e 5

Página 7 Página 8

ENTREVISTA: Presidente do PSDB Itajaí diz

que próximo prefeito terá de apertar os

cintos para gerenciar o orçamento

Marcelo Roggia

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | direcao@bteditora.com.brColaboradora: Neide UriarteJornalista assistente: Marjorie Basso

Diagramação: Solange Alves solange@bteditora.com.brDepartamento Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: direcao@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 749 - 10 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 2

ALEXANDRE BALBINO

Balbino&você

ARTIGO

ASSUNTO DA SEMANA: UMA NOVA DIREÇÃO PARA

MUITAS VIDAS!

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

A manobra de Cunha e o descaso do poder público

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Itajaí / 1ª Vara CívelRua Uruguai, 222, Centro - CEP 88302-901, Fone: (47) 3341-9480, Itajaí-SC E-mail: itajai.civel1@tjsc.jus.br Juíza de Direito: Vera Regina BedinChefe de Cartório: Gizelani Berti Kluwe Pereira

EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 20 DIAS Monitória nº 0013366-81.2011.8.24.0033Requerente: DB S.A Comércio de Móveis e Eletrodomésticos/ Requerido: Siumar Edson Caldarte/Citando(a)(s): Siumar Edson Caldarte, Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 2489,

Centro - CEP 88375-000, Itajaí-SC, CPF 960.816.789-20, nascido em 10/03/1968, Sol-teiro, brasileiro(a), natural de Lacerdópolis-SC, Pedreiro, pai Antonio Caldarte, mãe San-tina Sousa Lopes. Valor do Débito / Descrição do(s) Bem(ns): R$ 4.908,35. Por intermé-dio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para efetuar(em) o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer(em) embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do paga-mento de custas e honorários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.

Itajaí (SC), 25 de maio de 2015.

No próximo dia 16 às 20h, no Hotel Estação 101, na BR-101 em Itajaí, acontecerá o

coquetel de lançamento da associa-ção Traumatran. O objetivo principal desta associação é promover a cons-cientização dos envolvidos no trân-sito, incentivando ações que visem a redução da violência, o respeito mútuo, a valorização da vida e dos direitos do cidadão. Também tem o objetivo de ser reconhecida como or-ganização não governamental atuan-te, acessível à população, indepen-dente e dedicada à transformação da

realidade social. A associação terá como forma de

atuação: blitzes de conscientização, palestras educativas e motivacionais, assessoria jurídica, psicológica, even-tos para crianças, jovens e adultos, além de possibilitar o empréstimo de equipamentos fisioterápicos. Para tanto solicita a toda comunidade do-ação de cadeiras de rodas, muletas, coletes e colchões especiais.

Associações como essa necessi-tam de muito apoio e disposição de voluntários que juntos podem traba-lhar para alcance do objetivo propos-to. Tenho certeza que as associações são importantes para a sociedade, porque refletem valores como a so-lidariedade, a democracia e a auto-nomia, assumindo papel central. O voluntariado é, por outro lado, uma métrica importante para avaliar a boa saúde de uma sociedade, já que ex-prime de forma muito concreta a von-tade de exercer uma cidadania plena e ativa por parte dos cidadãos.

Seja você também um voluntá-rio neste projeto, envie seu nome, endereço e telefone para contato@traumatran.com.br e cadastre-se.

Aproveitando a oportunidade lanço uma pergunta: em sua opinião qual ação é necessária para reduzir o número de acidentes de trânsito em nossa cidade? Mande seu e-mail para balbinoitajai@gmail.com.br

Um dilema tem tomado conta dos políticos brasileiros nos últimos dias: ser ou não ser a favor da redução da maioridade penal? Tanto é verdade que, em votações parecidas, na primei-ra, a Câmara dos Deputados rejeitou a proposta e, na segunda, acabou por aprovar o texto.

Eduardo Cunha (PMDB) mano-brou e conseguiu ter a segunda vota-ção favorável ao projeto. Acredito que a manobra, ainda que tenha faltado coerência ou respeito, deve ter possi-bilidade legal. Não penso que deva ter tomado uma atitude sem parecer jurídi-co da procuradoria legislativa. De toda forma, a controvérsia vai ser resolvida pelo Supremo Tribunal Federal, caso ingressem com algum remédio jurídi-co.

Por outro lado, o que fazem nos-sas Excelências? Mudam de opinião em menos de 24h? Por que não obstruíram a pauta de votação?

Ainda que haja algum vício no ato de Cunha, já apelidado de pedalada regimental, este teve uma aprovação democrática no parlamento, o que é inegável.

Há quem interrogue se hou-ve compra de votos. Penso ser muito improvável. Difícil seria, para os par-lamentares, explicar para os 90% de brasileiros que defendem a redução da maioridade (pesquisa CNT/MDA) sobre não terem aprovado o projeto.

Como o próprio Cunha afirmou, a proposta visa diminuir a “sensação de impunidade”. Tal argumento se de-monstra frágil, o que fará com que as instituições ressocializadoras sirvam, na verdade, como já vêm servindo, como depósito humano.

Aí a discussão se acentua e não há como não partirmos para o viés político da coisa. Se houvesse melhor educação e instituições que verdadei-ramente promovessem a integração dos delinquentes em sociedade, a coi-sa seria diferente.

Aqui em Itajaí, como exemplo, o

Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) se encontra fechado para reformas. Os internos foram trans-feridos para outros Centros (provavel-mente com condições precárias seme-lhantes). Já o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí se encontra em bom estado, ainda que a parte do presídio, temporária, esteja já enfrentando pro-blemas com superlotação.

A Ordem dos Advogados do Bra-sil, através de Comissão, esteve no Presídio Regional de Blumenau e cons-tatou uma estrutura deficiente, com in-filtrações, pouca salubridade, etc. Em suma, o poder público falha e muito. Reflexo disto é a atual aprovação do governo em 9%, índice mais baixo desde a promulgação da Constituição de 1988.

De outro norte, quiçá, temos a raiz de todos os problemas: a educa-ção. A Pátria Educadora parece não zelar, ou zelar pouco, pelas crianças e jovens. Além dos cortes orçamentários na área, atualmente a evasão escolar é alta e a qualidade do ensino é baixa. Relatório feito pelo Movimento Todos pela Educação informa que 680 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da es-cola e 1,6 milhão de jovens de 15 a 17 anos abandonaram o ensino escolar. Quando da conclusão do ensino mé-dio, muitos falham na matemática e no português que são matérias básicas.

É preciso que tratemos os proble-mas na base, na infância, na família. É muito mais fácil frear a delinquência pela educação, pelo amor, do que pelo aprisionamento, pela dor.

Final das contas: a redução da maioridade é a medida mais drásti-ca para tentar solucionar o problema e, sendo a voz do povo, acredito que deva ser acatada. Mas que possamos ter em mente que, se o poder públi-co continuar com esse descaso, o bem mais precioso das pessoas, que é a pró-pria vida e a dignidade, continuarão perdendo as batalhas contra o mundo do crime.

Por Guilherme Campestrini, advogado

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 749 - 10 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 3

Uma nova medida do Minis-tério da Saúde restringe as cesáreas no Brasil. A partir

dessa semana, os planos de saúdes só pagarão pela cirurgia caso haja uma justificativa médica que impeça o parto normal. Um dos objetivos é diminuir o número de cesáreas em planos de saúde no Brasil e estimu-lar o parto natural. Mas em Itajaí, as novas regras não alteram a rotina de obstetras do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

Segundo a direção do hospital, a unidade faz parte da Rede Cego-nha, um programa do Departamento de Atenção Básica (DAB), integrante da Secretaria de Atenção à Saúde. No Marieta, os requisitos para um parto mais humanizado dentro de hospitais já é uma tarefa cumprida. O foco dos obstetras e plantonistas na unidade hospitalar é o parto nor-mal.

A Rede Cegonha foi criada para

assegurar às mulheres o direito de atenção humanizada à gestante, ao parto e ao pós-parto. O DAB luta pelo nascimento seguro e ao cresci-mento e desenvolvimento saudável da criança. O famoso parto humani-zado, que vem ganhando adeptos, é um dos focos da Rede Cegonha.

A nova medida entrou em vigor em todo o Brasil no último dia 6. Ela se fez necessária porque o índice de cesáreas no Brasil é alarmante. Se-gundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), esse tipo de cirurgia alcança o índice de 84,6% dos partos em território brasileiro. A indicação da Organização Mundial da Saúde é de que somente 15% dos partos se-jam realizados por cesáreas.

A resolução ainda exige a uti-lização de um partograma por parte do obstetra, onde serão registradas todas as informações antes do tra-balho de parto. O documento será essencial para o processo de paga-

Estímulo ao parto normal determinado pela ANS já ocorre na principal maternidade de Itajaí

Cesarianas só serão pagas pelos planos de saúde se houver justificativa médica comprovada por documento

Universidade promove projeto social para mulheres agricultoras

Em agosto, a Univali promove o projeto de extensão Educação para Transformação. O objetivo

é incentivar a educação popular em saúde, meio ambiente e desenvolvi-mento social, econômico e ambiental através de relações de gênero na agri-cultura familiar.

O projeto quer estimular a par-ticipação das agricultoras como es-tratégia de mudança e autonomia. O primeiro encontro será no dia 27 de agosto, no Parque Municipal do Agri-

cultor Gilmar Graff, no bairro Baía, em Itajaí. Os encontros acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês

A Univali oferece 300 vagas para as mulheres. Para participar, a cidadã deve se inscrever na Secretaria Munici-pal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, dentro do Parque do Agricultor. A inscrição pode ser feita no estande do projeto durante a Festa do Colo-no, entre os dias 23 e 26 de julho, no mesmo local da secretaria. •

Divulgação

Caso seja feita césarea sem informar os motivos, a operadora do

plano de saúde será multada

mento do procedimento. Caso haja necessidade da cesárea, por meio de justificativa médica, a gestante deve-rá assinar um termo de consentimen-to livre e esclarecido, podendo subs-tituir o partograma.

Caso a operadora de plano de saúde não divulgue as informações

solicitadas pela gestante, a empresa pagará multa de R$ 25 mil. A ANS trabalha desde 2004 para reduzir o número de cesáreas no Brasil. Para conscientizar as gestantes, a agên-cia lançou a campanha Parto é Nor-mal.•

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 749 - 10 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 4

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Apoiar o Paulinho

Bornhausen seria

compactuar com tudo isso que o Jandir deixou de

fazer

"

"

Eleger quatro vereadores e o pró-ximo prefeito de Itajaí. As pre-tensões do PSDB municipal para

2016 são imodestas, por isso a direção da sigla trabalha para fortalecê-la. Vem preparando os pré-candidatos a ve-reador em seminários e quer terminar 2015 com mil novos filiados. Dentre os nomes que estão para surgir pode, in-clusive, estar o do candidato a prefeito pelo partido ou do vice, já que não se descarta concorrer com chapa pura.

Objetivos palpáveis segundo o presidente do partido em Itajaí, Robi-son Coelho. Portuário e professor uni-versitário, Coelho está em seu segundo mandato. Assumiu pela primeira vez em 2009 e em 2012 foi o coordenador de campanha do candidato a prefeito pelo partido na época, Deodato Ca-sas.

No ano que vem deve estar nova-mente na linha de frente para encarar a tarefa que lhes foi dada pela sigla na-cional de lançar um nome para concor-rer à prefeitura. Em entrevista ao Jor-nal dos Bairros desta semana, o pai da tucaninha Marina de apenas seis anos falou sobre os desafios que o próximo prefeito de Itajaí terá, das promessas não cumpridas e das falhas para con-duzir o orçamento da atual gestão.

Como o partido vem se mobili-zando para as eleições municipais? Sabemos que conversas sempre exis-tem, mas isso vem se acentuando nos últimos tempos?

Robison Coelho – Nosso planeja-mento começou em 2012 quando lan-çamos o Deodato candidato a prefeito de Itajaí. Nós disputamos uma eleição com um prefeito que tinha mais de 70% de aprovação e sabíamos que se-ria uma eleição complicada. Mas nós precisávamos disputar para colocar o 45 na rua. Agora como está chegando o prazo eleitoral, em junho do ano que vem já precisa ter essa definição, esta-mos trabalhando para formular até lá nosso programa de governo.

Estamos montando núcleos de es-tudos em várias áreas, fazendo capaci-tações e estamos fazendo as filiações também. Temos uma meta de fazer mais de mil filiações até outubro des-te ano, quando encerra o prazo para filiações, procurando trazer pessoas de todos os segmentos da sociedade. [Como vocês buscam essas pessoas?] Por indicação, reuniões, hoje (dia 07),

por exemplo, temos duas, e sempre que temos reuniões fazemos entre 10 e 20 filiações. Os próprios candidatos a vereador, os pré-candidatos a vereador trazem sua equipe. Hoje temos 2 mil filiados e começamos esse projeto de filiações no início deste ano, já foram 680 até agora.

Por enquanto vocês trabalham com quantos pré-candidatos a verea-dor?

Robison Coelho - O partido quer lançar 32 candidatos, respeitando aquela cota dos 30% de mulheres, que a legislação determina. Desses, nós queremos eleger quatro.

Qual é a possibilidade real com a qual o PSDB trabalha hoje para a prefeitura de Itajaí?

Robison Coelho - O PSDB terá candidato a prefeito e o Deodato é um nome, mas o partido está se fortale-cendo e tem outros nomes que podem surgir. Mas o partido terá candidato a prefeito. Nós estivemos com o pre-sidente estadual do partido, Marcos Vieira, com o senador José Serra, e o presidente nos colocou a missão de ter candidato a prefeito. O PSDB tem um projeto nacional que é a eleição do Aécio Neves para presidente em 2018 então é muito importante que as pre-feituras de cidades como Itajaí tenham candidato, assim como Joinville, Blu-menau, Florianópolis e outras cidades importantes.

[Itajaí ter se tornado o primeiro PIB do Estado causou uma pressão maior para que o partido tenha um candidato?] Sim, isso influencia bas-tante. Além da questão econômica, ou-tro fator é a população, em 2012 havia 130 mil eleitores aptos, agora é prová-vel que supere 150 mil. Tem a questão também da pesca, do porto, então para o PSDB nacional é estratégico.

Existe a possibilidade de o PSDB aparecer como vice numa candidatu-ra majoritária?

Robison Coelho – Nós não traba-lhamos com essa hipótese. Trabalha-mos com a hipótese de ter candidato a prefeito. [Além do Deodato quem poderia ser candidato pelo partido?] Nós temos bons nomes, temos um em-presário da construção civil que está se filiando agora, temos um nome da po-lítica de Itajaí que pretendemos anun-

Presidente do PSDB Itajaí critica a gestão orçamentária municipal e fala sobre a

preparação do partido para 2016

ciar nos próximos dias também, esta-mos namorando. O partido tem de ter opções, é sempre bom oxigenar.

Por falar no Deodato, você tra-balhou na campanha dele para prefei-to em 2012. Qual é a sua avaliação, faltou força política?

Robison Coelho - Eu coordenei a campanha dele. Vamos aos números: o Deodato fez uma grande votação, na época passou o PT e ficamos em segun-do colocado na eleição, o PT na época tinha um deputado estadual concor-rendo, o Volnei Morastoni; o prefeito foi eleito com mais de 60% dos votos, mas ele tinha 17 partidos coligados, ti-nha 17 minutos de TV, nós tínhamos apenas cinco; ele tinha quase 170 can-didatos a vereador, nós tínhamos me-nos de 30; além de ele estar vindo para uma reeleição. Tudo isso influenciou. Mas para uma primeira eleição para

Fotos: Jornal dos Bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 749 - 10 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 5

O prefeito Jandir teve a capacidade de fazer tudo o que a cidade precisava, pela

arrecadação que Itajaí teve

prefeito do PSDB em Itajaí foi uma vitó-ria. A inexperiência do grupo também, era a primeira eleição de praticamente todos nós. [Vocês se surpreenderam em passar o PT?] Quando começou a eleição em julho de 2012, o candidato do PT estava quase 15% na nossa fren-te e fomos crescendo aos pouquinhos. Ultrapassamos na última semana, eu acredito.

Uma chapa com o Paulinho Bor-nhausen então estaria descartada?

Robison Coelho – Se o Paulinho Bornhausen for candidato a prefei-to hoje em Itajaí virá com o apoio da atual administração e nós somos opo-sição. Nós temos um projeto diferente de tudo isso que está acontecendo nos últimos 16 anos. Pensamos totalmente diferente, em 2010 saímos do gover-no e estamos em oposição ao prefei-to Jandir Bellini desde então. É uma possibilidade muito remota estarmos junto com o Paulinho Bornhausen, até porque a cidade precisa de renovação, precisa mudar.

Antes de você chegar nós estáva-mos analisando o plano de governo do Jandir e ele não cumpriu nem metade do plano de 2009 e 2012, quanto mais de 2013 a 2016. Então apoiar o Pau-linho Bornhausen seria compactuar com tudo isso que o Jandir deixou de fazer. Vou dar dois exemplos aqui que são promessas de 2008, a Via Expressa Portuária, que ele começaria em 2009, e o Centro Integrado de Saúde, que ele prometeu e depois prometeu novamen-te para 2012, mas não cumpriu. Quan-do a Dilma não cumpre uma promessa dizem que é um estelionato eleitoral, o Jandir teve muita coisa que prometeu e não cumpriu.

A Guarda Municipal Armada é outra promessa. Se você pegar os ví-deos dele no Youtube vai ver que era para começarem a recrutar a partir de 2013. A gente agora que com essa cri-se que se instalou em Itajaí com a que-

tência em gestão municipal.Existe alguma articulação entre o

PSDB Itajaí e Joinville, em termos de coligações, para que o Paulo Bauer seja eleito prefeito lá?

Robison Coelho – Essa conversa nós tivemos com o deputado Marcos Vieira e com o Paulo Bauer e este úl-timo não tem vontade alguma de ser prefeito de Joinville. Ele tem pretensão de ser governador do estado. Ele veio para uma disputa, fez mais de 30% dos votos e pretende se candidatar ao governo. Essa é mais uma das muitas especulações que ainda vão surgir.

Teve alguma conversa do PSDB com o PT e com o PDT, que agora está com o Níkolas Reis?

Robison Coelho - Não. Nós esta-mos conversando com alguns partidos, o que é natural. Infelizmente nosso sistema político obriga os partidos a fazerem coligações, mas nós não esta-mos fechados com ninguém. Ainda é muito cedo. Mas também vemos com bons olhos a entrada do Níkolas na As-sembleia. Gostaríamos que ele tivesse vindo para o PSDB. Chegamos a con-versar. [O Thiago Morastoni também deve deixar o PT] Hoje permanecer no PT está muito complicado, tanto o Thiago quanto o Volnei Morasto-ni não devem ficar. [Podem vir para o PSDB?] Acho que não (risos), mas as portas estão abertas. A gente não descarta nenhum nome. Tem alguns nomes, inclusive, que estamos namo-rando e, em reunião, o pessoal gostou muito e esperamos que sejam consu-mados nos próximos dias.

Como está a captação de re-cursos para a campanha? Dá para concorrer com o Paulinho Bor-nhausen em termos financeiros?

Robison Coelho - Acredito que nesse quesito vamos perder de mui-to se o Paulinho vier a concorrer contra nós. Mas essa conversa de captação começa quando as candi-daturas estão oficializadas. Um dos nossos trunfos na campanha será a participação do Aécio Neves, estará ativamente nos nossos programas de TV. É um nome forte em nível na-cional e fez 72% dos votos aqui em Itajaí. Quando o Deodato foi candi-dato ele já apareceu e veio aqui. Na época, para você ver como a cidade é importante, mesmo nós estando bem atrás nas pesquisas, recebemos a visita do Senador Álvaro Dias, Paulo Bauer, Geraldo Alckmin, José Serra.

O fato de o Aécio ter sido favorito na região Sul do país nas eleições presidenciais fortalece o partido em termos de município?

Robison Coelho – O Sul foi esquecido pelo governo do PT. Se você analisar as obras em Santa Ca-tarina, estamos com a duplicação da BR-101 por terminar há mais de 10 anos. Quando os políticos precisam de algum recurso para o Estado é um trabalho conseguir. Por isso que nós tivemos uma votação tão boa para o candidato Aécio Neves, que estava em terceiro nas pesquisas e virou no final. •

da da arrecadação e o possível corte dos cargos comissionados, isso não vai acontecer até porque a Guarda Arma-da custaria caro para o poder público.

Em 2012 era uma proposta nossa ter um pacto de gestão, uma redução no número de cargos comissionados. Infelizmente o prefeito só vai fazer agora porque surgiu a crise e porque o Ministério Público pressionou. Fazer a unificação de algumas secretarias, isso com certeza vai melhorar a capacida-de financeira da cidade. Mas se tives-se feito isso em 2009 ou 2013 muitas obras teriam terminado. Mas ficamos contentes com essa redução de cargos comissionados, embora tardia.

A perda da movimentação do por-to tudo isso está influenciando para a crise que se instalou. O prefeito Jandir teve a capacidade de fazer tudo o que a cidade precisava, pela arrecadação que Itajaí teve. Infelizmente acredito que nenhum prefeito terá tanta arre-cadação como ele teve. Joinville deve voltar a ser a primeira economia do Estado. Tem a questão nacional, tem o ICMS, mas tem também a incompe-

Gostaríamos que o Níkolas tivesse vindo para o PSDB

"

"

"

"

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 749 - 10 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 6

Neide Uriarteneidefestas@matrix.com.br

9977.2390

em DestaqueSociedade

Aniversário de 1 ano de Antônia Bellini Coelho

Neste sábado, dia 11 de julho, a pequena Antô-nia Bellini Coelho comemorará seu primeiro aniversá-rio. Seus pais Monique Macedo Bellini Coelho e Carlos Coelho prepararam uma linda festa, para marcar essa tão importante data, junto dos familiares e amigos. Pa-rabéns, Antônia! Feliz Aniversário! Beijinhos da amiga tia Neide.

Feijoada beneficente do Rotary Club Itajaí Porta do Vale

Será realizada neste sábado mais uma edição da Feijoada beneficente do Rotary Club Itajaí Porta do Vale. O evento será a partir das 11h no Parque Dom Bosco em Itajaí. Os convites estão sendo vendidos dire-tamente com os rotarianos. Sempre é um grande suces-so, pois o grupo capricha em todos os detalhes. Uma ótima pedida para este fim de semana de frio.

Cantinho da saudade: Paulo Ciríaco Wohlke

Faleceu no dia 03 de julho, aos 81 anos, o Sr. Paulo Ciríaco Wohlke. Casado com dona Erica, construi uma grande família, que agora chora sua au-sência. Ele foi funcionário dos Correios em Itajaí, passou no concurso para a Justiça do Trabalho, onde se aposen-tou. Seu corpo foi velado e sepultado no cemitério municipal de Itajaí. Nosso abraço a todos os seus familiares, com nosso sentimento de pesar.

Cantinho da saudade: Míriam Tridapalli

No dia 06 de julho fomos sur-preendidos com a notícia muito triste do falecimento da amiga Míriam Tri-dapalli, que foi companheira de es-cola no colégio São José. Seu corpo foi velado no crematório Vaticano em Balneário Camboriú. Na última terça-feira, às 11h, após uma emocionante cerimônia de despedida, seu corpo foi cremado. Nossos pêsames ao seu es-poso, filhos e familiares.

Festa da final do campeonato de futebol no Itamirim Clube de Campo

O Itamirim Clube de Campo realizou mais uma grandiosa festa de encerramento do campeonato de fu-tebol. Uma grande estrutura montada especialmente na praça de esportes do clube, com brinquedos infláveis, tendas dos times de futebol, barraca do churrasco, es-petinho, doces, pinhão, quentão e bebidas. A anima-ção musical foi em dose dupla, com o DJ Renato e uma banda. Uma grande confraternização dos associados, familiares e diretoria.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 749 - 10 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 7

Projetos de reurbanização incluindo a implantação de ciclovias e ciclofaixas estão em andamento em quatro bairros de Itajaí. A maior parte deles deve

ser concluída até o fim deste ano. Serão13 quilômetros de malha cicloviária nova, totalizando 40 quilômetros em todo o município. Ainda assim quem utiliza a bici-cleta para se locomover se sente inseguro.

A primeira etapa das obras começou com a recu-peração de boa parte dos 273 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas existentes. Muitos trechos apresentavam problemas tanto no rolamento quanto na falta de sinali-zação. Os espaços receberam nova pintura, colocação de tachões refletivos e sinalização vertical e horizon-tal.

Agora seguem as obras na avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros, e a avenida Abrahão João Francisco, no Centro, além dos bairros São Vicente e Cabeçudas. No bairro São Vicente, a prefeitura está implantando o sistema de binário; em Cabeçudas, as obras são para implantação de ciclovias e ciclofaixas de interligação.

Os quatro pontos recebem alterações diversas, como adequação de passeios públicos, implantação de guias de direcionamento e melhorias para o vaivém de pedestres e ciclistas. Entretanto, o reforço na questão de mobilidade urbana e implantação de ciclovias e ciclo-faixas estão presentes em todas as obras de reurbaniza-ção de Itajaí.

As ações sem dúvida incentivam o uso de bicicle-tas como meio de transporte, tão comum em países da Europa, por exemplo. Mas para o ciclista e ativista da entidade Bike Anjo, Jorge Andriani, outras ações devem surgir paralelamente, como campanhas de conscienti-zação:

_ Uma bicicleta na rua é um veículo a menos no trânsito. Motoristas e pedestres devem se conscientizar disso. Não basta implantar ciclovias, mas também tra-balhar com a educação no trânsito.

Segundo ele, até mesmo durante o dia é inseguro pedalar em Itajaí. Para pedalar com segurança, o ci-clista deve investir em capacetes e modais com sinali-zação. No entanto, o sentimento de vulnerabilidade só mudará a partir de campanhas para conscientização de motoristas e pedestres.

Os projetos de reurbanização devem facilitar a interligação entre os bairros do município. De acordo com Andriani, hoje há apenas um trecho em que o ci-clista pode atravessar de um bairro para o outro sem sair da ciclovia.

ACOMPANHE O ANDAMENTO DAS OBRASAvenida Abrahão João FranciscoA reurbanização da avenida Abrahão João Fran-

cisco, a Contorno Sul, no centro de Itajaí, está em reta final. De acordo com o secretário de Obras, Tarcízio Zanelato, cerca de 85% das obras estão concluídas. A previsão é terminar, no máximo, até 10 de agosto.

Implantação de 13 quilômetros de malha cicloviária ameniza, mas não elimina insegurança de ciclistas

Para associação de ciclistas, é necessário criar uma campanha de educação no trânsito e assim contribuir para a segurança de quem pedala

Prefeitura de Itajaí / Divulgação

Reurbanização da avenida Reinaldo Schmitausen é a única sem data

prevista para conclusão

Seis quilômetros da avenida ganharam calçadas adaptadas e ciclovias. Antes das obras, a via não tinha espaço para os ciclistas, que pedalavam no passeio público, junto aos pedestres, ou se arriscavam na via de rolamento, ao lado dos veículos. Agora, a avenida Abrahão João Francisco ganhou ciclovias individuais e compartilhadas.

Os passeios públicos também receberam ajustes. As calçadas foram adequadas com guias direcionais e rampas de acesso. O projeto de reurbanização da via reformulou o trânsito da Contorno Sul. A rotatória, em frente ao Posto Universitário, a Secretaria de Obras construiu uma pista de aceleração para retorno de ve-ículos nos dois sentidos da avenida. A alteração foi feita para amenizar o trânsito em horários de pico.

Avenida Reinaldo SchmithausenAs obras no bairro Cordeiros também estão em

fase final. Até esta semana, 70% estava concluído. A via ganhou alargamento em alguns trechos do pas-seio público e implantação de ciclovias. Entre as ruas Doutor Vitor Pezzini e Eugênio Pezzini, a ciclovia foi construída na pista e terá sentido Centro – BR 101.

No trecho da rua Eugênio Pezzini até o Parque Náutico Odílio Garcia, os ciclistas terão ciclovia com-partilhada e calçadas adaptadas. A malha cicloviária

da avenida será interligada. Contudo, segundo o se-cretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Dou-glas Cristino da Silva, não há previsão para finalização das obras na avenida Reinaldo Schtmithausen.

Binário do bairro São VicenteSegundo Douglas, a execução das obras para

a implantação do binário no bairro São Vicente está na metade do processo. O sistema binário permitirá a modificação para mão única na rua Estefano José Vanolli. Neste trecho será implantada a malha ciclo-viária.

A rua Estefano José Vanolli terá faixa de estacio-namento, duas pistas de rolamento e ciclofaixa, além de bolsões para a travessia de pedestres e calçadas adaptadas. Bicicletários também serão implantados ao longo da via.

Caminho de Cabeçudas: Todo o percurso ao longo da avenida Beira-Rio

terá interligação até o bairro Cabeçudas, contornando a orla marítima. Segundo Douglas, serão implantados 2,5 quilômetros de ciclovia e passeio público no tre-cho de interligação. As obras de reurbanização no Ca-minho de Cabeçudas estão em fase inicial. A previsão é de 180 dias para finalização.•

O deputado federal Fa-brício Oliveira (PSB) tomou posse na Câ-

mara dos Deputados nesta se-mana. O presidente estadual do PSB, Paulo Bornhausen, e o presidente nacional, Carlos Roberto Siqueira de Barros, além de autoridades, estive-ram presentes na nomeação.

A conquista na Câma-ra dos Deputados deixou Fa-brício confiante em relação a importantes projetos de lei e emendas constitucionais que estão em votação no legislati-vo. Além disso, o ato traz vi-sibilidade ao parlamentar que, ao que tudo indica, pode ser um dos nomes a concorrer à prefeitura de Balneário Cam-boriú no ano que vem.

A trajetória política do deputado federal come-çou no Conselho Tutelar de Balneário Camboriú, em 2002. Fabrício assumiu como conselheiro e, dois anos depois, concorreu a deputado federal pela pri-meira vez. Em 2008, foi eleito vereador de Balneário Camboriú com um alto número de votos, tornando

Fabrício o vereador mais votado da história do mu-nicípio.

Até assumir o posto de deputado federal, Fa-brício estava na Câmara de Vereadores e, em 2014, conseguiu o maior número de votos de todos os can-didatos representantes da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí.•

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 749 - 10 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 8

Fabrício Oliveira (PSB) assume como deputado federal

Políticos, empresários e técnicos viajaram na última quinta-feira a Brasília para tratar do Por-to de Itajaí. Os membros do Fórum Parlamentar Catarinense e demais lideranças encaminharam um pedido à Controladoria Geral da União para a prorrogação antecipada do arrendamento feito pela APM Terminals e adensamento da área ar-rendada.

O pedido ainda será analisado. Até o fecha-mento desta edição, ainda não se tinha notícia sobre como foi a receptividade com a comitiva. O que já foi anunciado, no entanto, é que a APM está disposta investir R$ 160 milhões no terminal caso ganhe a prorrogação do arrendamento para 2043.

O trâmite se refere à área já arrendada, que compreende os berços 1 e 2, e ao adensamen-to dos berços 3 e 4. Isso possibilitaria aumentar a quantidade de equipamentos no cais e conse-quentemente a produtividade do terminal.

Com a migração da chamada linha asiática para a Portonave, o terminal itajaiense pode per-der até 60% de sua movimentação. A articulação do Fórum Parlamentar Catarinense é justamente para tentar fazer com que o Porto de Itajaí perma-neça competitivo. •

Fórum Parlamentar Catarinense busca

solução para o Porto de Itajaí

top related