a filosofia na historia 2016

22
Unidade 1 . A historia antes da escrita. Os noves pontos desta unidade. Big Bang. Idade da Terra. Origem das espécies. A descoberta do Materia l para 1º ano. Dinossauros. Hominídeos. Arqueólogos. Homo sapiens. Copiar ...

Upload: reginaldo-guedes

Post on 07-Apr-2017

178 views

Category:

Social Media


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A filosofia na historia 2016

Unidade 1 .A historia antes da escrita. Os noves pontos desta unidade.Big Bang.Idade da Terra.Origem das espécies.A descoberta do fogo.Glaciações.

Material

para 1º ano.

Dinossauros.Hominídeos.Arqueólogos.Homo sapiens.

Copiar...

Page 2: A filosofia na historia 2016

Capitulo 1. como a Historia começou.

•Big Bang.Copiar...

Page 3: A filosofia na historia 2016

O Big Bang, ou a Grande Expansão,

É a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente

muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão

ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas

disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões  de

anos atrás.

Copiar...

Page 4: A filosofia na historia 2016

Idades da terra.

Para o filme de Glauber Rocha,

ver A Idade da Terra.

A Terra tal como vista a bordo

da Apollo 17.

Page 5: A filosofia na historia 2016

A Idade da Terra é de 4540 milhões de anos. Esta idade é baseada em datação radiométrica de meteoritos e é consistente com as idades das mais antigas amostras terrestres e lunares.Após a revolução científica de métodos de datação radiométrica, medidas de chumbo em minerais ricos em urânio mostraram que alguns tinham milhares de milhões de anos de idade.

Copiar...

Page 6: A filosofia na historia 2016

Origem das espécies.

Page 7: A filosofia na historia 2016

Teoria da evolução:Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.

Copiar...

Page 8: A filosofia na historia 2016

A proposta de Darwin que as espécies se originam por processos inteiramente naturais contradiz a crença religiosa na criação divina tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis.

Copiar...

Page 9: A filosofia na historia 2016

A descoberta do fogo.O fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a.

Page 10: A filosofia na historia 2016

.

O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A

partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo

em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício. O fogo serviu como

proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores.

Copiar...

Page 11: A filosofia na historia 2016

.

Glaciações.

Page 12: A filosofia na historia 2016

Atualmente estamos em um período denominado de “interglaciar”, ou seja, entre um período de glaciação e outro provável com o gelo ocupando cerca de 10% da área total do planeta e concentrado principalmente nas regiões polares.

As glaciações foram períodos da história da terra em que a temperatura do planeta caiu drasticamente causando o aumento das calotas polares e uma alteração brusca nas formas de vida do planeta e relevo.

Copiar...

Page 13: A filosofia na historia 2016

Dinossauros.

Page 14: A filosofia na historia 2016

A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, na Península de Iucatã , foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros.

Copiar...

Page 15: A filosofia na historia 2016

Hominídeos.Chimpanzés (Pan) – 2 espéciesGorilas (Gorilla) – 2 espéciesHumanos (Homo) – 1 espécieOrangotangos (Pongo) – 2 espécies.

Page 16: A filosofia na historia 2016

Até recentemente, considerava-se que a família Hominidae incluía apenas o género Homo; os orangotangos, gorilas, bonobos, e chimpanzés eram classificados na família Pongidae, que também incluía os gibões que atualmente se encontram classificados na família Hylobatidae – esta família é por vezes considerada a família-irmã dos hominídeos na super-família Hominoidea, dentro da ordem dos primatas

Page 17: A filosofia na historia 2016

os Hominídeos se classificam em : austrolopithecus, homo habilis, homo eractus, homo sapiens neanderthalensis e homo sapiens sapiens.

Destaque paraOs

Hominídeos.

Copiar...

Page 18: A filosofia na historia 2016

Arqueologia.

Page 19: A filosofia na historia 2016

Arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social que estuda as sociedades já extintas, através de seus restos materiais, sejam estes móveis (como por exemplo um objeto de arte) ou objetos imóveis (como é o caso das estruturas arquitectónicas).

Copiar...

Page 20: A filosofia na historia 2016

• Homo sapiens.

Page 21: A filosofia na historia 2016

A evolução humana é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.

Copiar...

Page 22: A filosofia na historia 2016

Aula de historia.Prof. Reginaldo Guedes

Fim...