a caminho jun jul 2012 3

2
Uma história O Lápis O menino observava o avô a escrever e perguntou: "Avô, está a escrever acerca de mim?" "Estou, sim. Mas mais importante do que as palavras que escrevo é este lápis que estou a usar. Espero que,quando cresceres, sejas como ele." O menino olhou para o lápis e, não vendo nada de especial, comentou: "Mas este lápis é igual aos outros..." Disse-lhe , então, o avô:" Bem, depende do modo como se olha para ele...Há 5 qualidades nele que, se tu conseguires vivê-las, serás uma pessoa de bem e em paz com o mundo. 1ª - Assim como o lápis,podes fazer coisas grandiosas,mas não esqueças que existe uma mão que guia os seus passos, e que, sem ela, o lápis não tem qualquer utilidade - a mão de Deus. 2ª - Assim como o lápis, de vez em quando, vais ter que parar o que estás a escrever e usar um apara- lápis. Isto faz com que o lápis sofra um pouco, mas ele vai ficar mais afiado. Assim, aprende a suportar as adversidades da vida,porque elas tornar-te-ão melhor e mais forte. 3ª- Assim como o lápis,terás de permitir apagar o que está errado. Corrigir alguma coisa que fizemos não é mau, mas importante para nos trazer de volta ao caminho certo. 4ª- Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou a sua forma exterior, mas a grafite que está dentro dele. Portanto, cuida sempre daquilo que acontece dentro de ti. O teu caráter será sempre mais importante do que a tua aparência. 5ª - O lápis deixa sempre uma marca. Da mesma maneira, tudo o que fizeres na vida deixará traços e marcas na vida das pessoas. Procura estar consciente de cada ação que pratiques, deixa um legado e tenta marcar positivamente a vida dos ou- tros”. Aqui, na Terra, teremos apenas uma vida...Esta! Rezar com as crianças Queridos amiguinhos e amiguitas, Estamos quase a chegar ao fim do ano letivo e, em breve, iniciaremos o tempo de Férias, o que vocês gostam de mais! Mas também é um tempo apropriado para agradecer a Deus que, ao longo deste ano, nos ajudou, protegeu e nos amou de tantas e tantas maneiras… (Continua na pág. 4) 2

Upload: gerardofreitas

Post on 24-Jan-2017

119 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A caminho jun jul 2012 3

Uma história

O Lápis        O menino observava o avô a escrever e perguntou: "Avô, está a escrever acerca de mim?"

"Estou, sim. Mas mais importante do que as palavras que es-crevo é este lápis que estou a usar. Espero que,quando cresceres, sejas como ele."

    O menino olhou para o lápis e, não vendo nada de especial, comentou:  "Mas este lápis é igual aos outros..."

    Disse-lhe , então, o avô:" Bem, depende do modo como se olha para ele...Há 5 qualidades nele que, se tu conseguires vivê-las, serás uma pessoa de bem e em paz com o mundo.     1ª - Assim como o lápis,podes fazer coisas grandiosas,mas não esqueças que existe uma mão que guia os seus passos, e que, sem ela, o lápis não tem qualquer utilidade - a mão de Deus.    2ª - Assim como o lápis, de vez em quando, vais ter que parar o que estás a es-crever e usar um apara-lápis. Isto faz com que o lápis sofra um pouco, mas ele vai ficar mais afiado. Assim, aprende a suportar as adversidades da vida,porque elas tornar-te-ão melhor e mais forte.    3ª- Assim como o lápis,terás de permitir apagar o que está errado. Corrigir al-guma coisa que fizemos não é mau, mas importante para nos trazer de volta ao caminho certo.    4ª- Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou a sua forma exterior, mas a grafite que está dentro dele. Portanto, cuida sempre daquilo que acontece dentro de ti. O teu caráter será sempre mais importante do que a tua aparência.    5ª - O lápis deixa sempre uma marca. Da mesma maneira, tudo o que fizeres na vida deixará traços e marcas na vida das pessoas. Procura estar consciente de cada ação que pratiques, deixa um legado e tenta marcar positivamente a vida dos ou-tros”.    Aqui, na Terra, teremos apenas uma vida...Esta! 

Rezar com as crianças

Queridos amiguinhos e amiguitas,Estamos quase a chegar ao fim do ano letivo e, em breve, iniciaremos o

tempo de Férias, o que vocês gostam de mais! Mas também é um tempo apropriado para agradecer a Deus que, ao longo deste ano, nos ajudou, protegeu e nos amou de tantas e tantas maneiras…

(Continua na pág. 4)

2

A propósito das comemorações dos 500 anos da Diocese do Funchal... 

    O PAI...      Lembro-me de um padre da diocese de Lyon que deu muitos retiros. Quando as pes-soas lhe perguntavam: "Como está?", ele re-spondia: "Estou muito bem, o Pai ocupa-se de mim."    Não concluam que não é preciso trabalhar, que não é preciso inquietar-se, num certo sentido.     (...) Jesus diz-nos o que sabe do Pai. Ele é o Verbo do Pai, é eternamente o Filho do Pai. Diz-nos simplesmente: "O Pai é pai."     Não façais batota com a vossa fé. Deus não é indiferente à vida dos homens.(...) Não penseis que o Pai só se interessa com o sobrenatural. Não,o mal está no mundo, é um facto. Não foi Deus que o pôs lá. Ele não é o autor do mal. Deus está conosco no nosso combate contra as estruturas sociais desumanas. (...) O combate humano pela justiça, pela paz, é assunto nosso. Cabe-nos a nós arregaçar as mangas. Não temos de pedir a Deus que faça cair já cozido o que nós mesmos   devemos cozer, dificilmente, penosamente. Mas devemos acreditar que o nosso Pai está conosco neste combate.    É a nossa tarefa este combate pela justiça, para que as pessoas tenham o que comer (...). Simplesmente a Caridade que anima o nosso trabalho pela justiça está enquadrado pela Fé e pela Esperança.     Para um cristão, a Caridade não vai sozinha, ela é a Caridade na Fé e na Esperança. Ora, precisamente , a Fé e a Esperança excluem o medo. O medo é uma maldição para aqueles que não têm Fé, nem Esperança.    A Fé e a Esperança são a paz no próprio centro da preocupação e do tra-balho... 

    in "A mensagem de Jesus" (adaptado)                        Francisco Varillon, S.J.

7