tarefa

13
Indicadores Factores críticos de sucesso Instrumentos propostos pelo MAABE para cada Indicador Questões ou Itens dos Instrumentos propostos que ajudam a BE a obter evidências e situar-se face aos factores críticos A.2.1 Organização de actividades de formação de utilizadores. O plano de trabalho da BE inclui actividades de formação de utilizadores com turmas/ grupos/ alunos e com docentes no sentido de promover o valor da BE, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços. Questionário aos alunos (QA1). Questionário aos docentes (QD1). Observação de utilização da BE (O2). QA1 7- Já participaste em actividades para aprender a usar a BE: localização dos livros, fazer pesquisas, outros. 8 -Sentes-te apoiado pelo professor-bibliotecário/ equipa da BE quando a utilizas? QD1 3-Nas suas funções docentes, costuma articular e/ ou planear actividades com o professor bibliotecário ou com a equipa da BE? 8- Quando utilizam a BE ou os seus recursos, os seus alunos estão munidos das indicações sobre a tarefa a executar e de sugestões de bibliografia a consultar? 9- Já participou em actividades de formação de utilizadores para o uso da BE, promovidas pelo professor- bibliotecário/ equipa da BE? 16- Como avalia o contributo dado pela BE para o desenvolvimento nos alunos deste tipo de competências? Alunos e docentes desenvolvem competências para o uso da BE revelando um maior nível de autonomia na sua utilização após as sessões de formação de utilizadores. QA1 10- O trabalho na BE ou tendo por base os seus recursos, contribui para que te vás sentindo mais seguro e confiante nas tarefas da pesquisa, consulta e produção de informação que tens de realizar? 11- Consideras que os trabalhos de pesquisa realizados na BE ou utilizando os seus recursos exigem de ti capacidade de iniciativa, autonomia e cooperação com os teus colegas. QD1 4. Classifique o seu conhecimento sobre os recursos da BE 14. Como classifica as suas competências pessoais para o uso autónomo da BE ou dos seus recursos, com os seus alunos? 15. Como classifica, em geral, as competências para o uso autónomo da BE ou dos seus recursos, por parte dos seus O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Upload: silvia-bastos

Post on 17-Dec-2014

669 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Tarefa

Indicadores Factores críticos de sucesso

Instrumentos propostos pelo

MAABE para cada Indicador

Questões ou Itens dos Instrumentos propostos que ajudam a BE a obter evidências e situar-se face aos factores críticos

A.2.1 Organização de actividades de formação de utilizadores.

O plano de trabalho da BE inclui actividades de formação de utilizadores com turmas/ grupos/ alunos e com docentes no sentido de promover o valor da BE, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços.

Questionário aos alunos (QA1).

Questionário aos docentes (QD1).

Observação de utilização da BE (O2).

QA17- Já participaste em actividades para aprender a usar a BE: localização dos livros, fazer pesquisas, outros.8 -Sentes-te apoiado pelo professor-bibliotecário/ equipa da BE quando a utilizas?QD13-Nas suas funções docentes, costuma articular e/ ou planear actividades com o professor bibliotecário ou com a equipa da BE?8- Quando utilizam a BE ou os seus recursos, os seus alunos estão munidos das indicações sobre a tarefa a executar e de sugestões de bibliografia a consultar?9- Já participou em actividades de formação de utilizadores para o uso da BE, promovidas pelo professor-bibliotecário/ equipa da BE?16- Como avalia o contributo dado pela BE para o desenvolvimento nos alunos deste tipo de competências?

Alunos e docentes desenvolvem competências para o uso da BE revelando um maior nível de autonomia na sua utilização após as sessões de formação de utilizadores.

QA110- O trabalho na BE ou tendo por base os seus recursos, contribui para que te vás sentindo mais seguro e confiante nas tarefas da pesquisa, consulta e produção de informação que tens de realizar?11- Consideras que os trabalhos de pesquisa realizados na BE ou utilizando os seus recursos exigem de ti capacidade de iniciativa, autonomia e cooperação com os teus colegas.QD14. Classifique o seu conhecimento sobre os recursos da BE14. Como classifica as suas competências pessoais para o uso autónomo da BE ou dos seus recursos, com os seus alunos?15. Como classifica, em geral, as competências para o uso autónomo da BE ou dos seus recursos, por parte dos seus alunos?

A BE produz materiais informativos e/ ou lúdicos de apoio à formação dos utilizadores.

QA15. Quando vais à BE para realizar trabalhos para as disciplinas, tens as indicações necessárias sobre a tarefa que vais fazer e as sugestões dos documentos que deves utilizar?6. Quando tens um trabalho de pesquisa para fazer, como costumas procurar a informação de que precisasQD18. Quando utilizam a BE ou os seus recursos, os seus alunos estão munidos das indicações sobre a tarefa a executar e de sugestões de bibliografia a consultar?

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 2: Tarefa

8.1 Como apoio para os trabalhos de pesquisa dos alunos costuma utilizar:11. Já colaborou com a BE na selecção ou produção de materiais de apoio necessários à condução de actividades na BE ou em sala de aula?

A.2.2 Promoção do ensino em contexto de competências de informação.

A BE procede, em ligação com as estruturas de coordenação educativa e de supervisão pedagógica, ao levantamento nos currículos das competências de informação inerentes a cada área disciplinar/área de conteúdo com vista à definição de um currículo de competências transversais adequado a cada nível/ano de escolaridade. Questionário aos

docentes (QD1)

QD13. Nas suas funções docentes, costuma articular e/ ou planear actividades com o professor bibliotecário ou com a equipa da BE?3.1 Em caso afirmativo, em que contexto mais acontece essa articulação?6. Costuma proceder à integração de competências de informação na planificação e tratamento das diferentes áreas de conteúdo/ unidades de ensino?8. Quando utilizam a BE ou os seus recursos, os seus alunos estão munidos das indicações sobre a tarefa a executar e de sugestões de bibliografia a consultar?8.1 Como apoio para os trabalhos de pesquisa dos alunos costuma utilizar:11. Já colaborou com a BE na selecção ou produção de materiais de apoio necessários à condução de actividades na BE ou em sala de aula?17. Assinale entre os seguintes tipos de materiais/ ferramentas, aquele(s) que já alguma vez utilizou por sua iniciativa ou sugestão da BE:

A BE promove, com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica e os docentes, a integração de um plano para a literacia da informação no projecto educativo e curricular e nos projectos curriculares dos grupos/turmas.

A BE propõe um modelo de pesquisa de informação a ser usado por toda a escola.

A.2.2 Promoção do ensino em contexto de competências de informação (cont.)

A BE estimula a inserção nas unidades curriculares, ACND e outras actividades, do ensino e treino contextualizado de competências de informação.

Questionário aos docentes (QD1)

QD13. Nas suas funções docentes, costuma articular e/ ou planear actividades com o professor bibliotecário ou com a equipa da BE?3.1 Em caso afirmativo, em que contexto mais acontece essa articulação?6. Costuma proceder à integração de competências de informação na planificação e tratamento das diferentes áreas de conteúdo/ unidades de ensino?16. Como avalia o contributo dado pela BE para o desenvolvimento nos alunos deste tipo de competências?

A BE produz e divulga, em colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos de informação pelos alunos.

QD13. Nas suas funções docentes, costuma articular e/ ou planear actividades com o professor bibliotecário ou com a equipa da BE?3.1 Em caso afirmativo, em que contexto mais acontece essa articulação?8. Quando utilizam a BE ou os seus recursos, os seus alunos estão munidos das indicações sobre a tarefa a executar e de sugestões de bibliografia a consultar?8.1 Como apoio para os trabalhos de pesquisa dos alunos costuma

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 3: Tarefa

utilizar:11. Já colaborou com a BE na selecção ou produção de materiais de apoio necessários à condução de actividades na BE ou em sala de aula?17. Assinale entre os seguintes tipos de materiais/ ferramentas, aquele(s) que já alguma vez utilizou por sua iniciativa ou sugestão da BE

A equipa da BE participa, em cooperação com os docentes, nas actividades de educação/ensino de competências de informação com turmas/ grupos/ alunos.

QD110. Já colaborou com o professor-bibliotecário/ equipa na realização de actividades na BE ou em sala de aula com alguma turma/ grupo?17. Assinale entre os seguintes tipos de materiais/ ferramentas, aquele(s) que já alguma vez utilizou por sua iniciativa ou sugestão da BE:

A.2.3 Promoção do ensino em contexto de competências tecnológicas e digitais.

Os projectos escolares de iniciativa da BE, ou apoiados por ela, incluem actividades de consulta e produção de informação e de intercâmbio e comunicação através das TIC: actividades de pesquisa, utilização de serviços Web, recurso a utilitários, software educativo e outros objectos multimédia, manipulação de ferramentas de tratamento de dados e de imagem, de apresentação, outros. Questionário aos

alunos (QA1).

QA14. Em que situação mais utilizas a BE ou os seus recursos nas tuas actividades escolares?5. Quando vais à BE para realizar trabalhos para as disciplinas, tens as indicações necessárias sobre a tarefa que vais fazer e as sugestões dos documentos que deves utilizar?9. À medida que vais realizando mais trabalhos na BE ou utilizando os seus recursos, nas várias disciplinas/ áreas curriculares, achas que os teus trabalhos de pesquisa vão melhorando e fazes progressos?12. Gostavas de saber mais sobre…13. Como classificas as aprendizagens que realizaste através da BE?

A BE organiza e participa em actividades de formação para docentes e alunos no domínio da literacia tecnológica e digital.

QA16. Quando tens um trabalho de pesquisa para fazer, como costumas procurar a informação de que precisas?10. O trabalho na BE ou tendo por base os seus recursos, contribui para que te vás sentindo mais seguro e confiante nas tarefas da pesquisa, consulta e produção de informação que tens de realizar?

A equipa da BE apoia os utilizadores na selecção e utilização de recursos electrónicos e media, de acordo com as suas necessidades.

QA15. Quando vais à BE para realizar trabalhos para as disciplinas, tens as indicações necessárias sobre a tarefa que vais fazer e as sugestões dos documentos que deves utilizar?6. Quando tens um trabalho de pesquisa para fazer, como costumas procurar a informação de que precisas?

A.2.3 Promoção do ensino em contexto de competências tecnológicas e digitais (cont.).

A BE colabora na concepção e dinamização de actividades de educação para e com os media.

Questionário aos alunos (QA1).

6. Quando tens um trabalho de pesquisa para fazer, como costumas procurar a informação de que precisas?

12. Gostavas de saber mais sobre…

A BE produz, em colaboração com os docentes, materiais informativos e de apoio à adequada utilização da Internet: guiões de pesquisa, grelhas de

QA16. Quando tens um trabalho de pesquisa para fazer, como costumas procurar a informação de que precisas?

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 4: Tarefa

avaliação de sítios, listas de apontadores, guias de procedimentos, outros.

10. O trabalho na BE ou tendo por base os seus recursos, contribui para que te vás sentindo mais seguro e confiante nas tarefas da pesquisa, consulta e produção de informação que tens de realizar?

A.2.4 Impacto da BE nas competências tecnológicas, digitais e de informação dos alunos.

Os alunos utilizam, de acordo com o seu nível/ano de escolaridade, linguagens, suportes, modalidades de recepção e de produção de informação e formas de comunicação variados, entre os quais se destaca o uso de ferramentas e media digitais.

Observação de utilização da BE (GO2).

Trabalhos escolares dos alunos (T1).

Questionário aos docentes (QD1).

Questionário aos alunos da (QA1).

GO23. Consulta o catálogo da BE ou de outras bibliotecas.5. Pesquisa informação na Internet e noutros suportes digitais (CD, DVD, CD-ROM, outros).9. Localiza e extrai informação de diferentes suportes e tipos de documentos, recorrendo à percepção global e à leitura rápida e em diagonal do seu conteúdo, seguindo ligações preferenciais, outros.11. Apresenta e comunica a outros, explorando diferentes ambientes e meios de comunicação, os resultados dos seus trabalhos.T11. Utiliza diferentes fontes de informação, impressas ou digitais.10. Recorre sempre que necessário à inclusão de notas, ligações para páginas Web ou anexos, devidamente sinalizados.13. Manifesta criatividade e proficiência técnica na exploração das ferramentas necessárias à produção multimédia.QD16. Costuma proceder à integração de competências de informação na planificação e tratamento das diferentes áreas de conteúdo/ unidades de ensino?14. Como classifica as suas competências pessoais para o uso autónomo da BE ou dos seus recursos, com os seus alunos?15. Como classifica, em geral, as competências para o uso autónomo da BE ou dos seus recursos, por parte dos seus alunos?17. Assinale entre os seguintes tipos de materiais/ ferramentas, aquele(s) que já alguma vez utilizou por sua iniciativa ou sugestão da BE:QA112. Gostavas de saber mais sobre: 13. Como classificas as aprendizagens que realizaste através da BE?

Os alunos incorporam no seu trabalho, de acordo com o nível/ano de escolaridade que frequentam, as diferentes fases do processo de pesquisa e tratamento de informação: identificam fontes de informação e seleccionam informação, recorrendo quer a obras de referência e materiais impressos, quer a motores de pesquisa, directórios, bibliotecas digitais ou outras fontes de informação electrónicas, organizam, sintetizam e comunicam a informação tratada e avaliam os resultados do trabalho

GO22. Identifica fontes de informação potenciais e formas de lhes aceder.7. Utiliza os dados informativos de um texto ou obra para a escolher/ rejeitar de acordo com o seu conteúdo e utilidade, através da análise dos títulos e subtítulos, índices, resumos, outros.10. Utiliza estratégias adequadas para registo de informação (toma notas, faz resumos, selecciona excertos, identifica frases e palavras-chave, realiza esquemas, outros).T12. Selecciona informação relevante de acordo com a tarefa/ tema abordado.3. Combina de forma adequada informação recolhida em diferentes fontes.

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 5: Tarefa

realizado. QA16. Quando tens um trabalho de pesquisa para fazer, como costumas procurar a informação de que precisas?

Os alunos demonstram, de acordo c/ o seu nível/ano de escolaridade, compreensão sobre os problemas éticos, legais e de responsabilidade social associados ao acesso, avaliação e uso da informação e das TIC.

GO28. Avalia a relevância, fiabilidade e validade da informação nos diferentes recursos.QD118. Em que medida considera que a BE influencia, nos seus alunos, o desenvolvimento de valores e atitudes de convivência, iniciativa, cooperação e autonomia?

A.2.4 Impacto da BE nas competências tecnológicas, digitais e de informação dos alunos (cont.)

Os alunos revelam, em cada ano e ao longo de cada nível/ano de escolaridade, progressos no uso de competências tecnológicas, digitais e de informação nas diferentes disciplinas e áreas curriculares/áreas de conteúdo.

Observação de utilização da BE (GO2).

Trabalhos escolares dos alunos (T1).

Questionário aos docentes (QD1).

Questionário aos alunos da (QA1).

QA19. À medida que vais realizando mais trabalhos na BE ou utilizando os seus recursos, nas várias disciplinas/ áreas curriculares, achas que os teus trabalhos de pesquisa vão melhorando e fazes progressos?10. O trabalho na BE ou tendo por base os seus recursos, contribui para que te vás sentindo mais seguro e confiante nas tarefas da pesquisa, consulta e produção de informação que tens de realizar?

A.2.5 Impacto da BE no desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.

Os alunos aplicam modalidades de trabalho diversificadas – individual, a pares ou em grupo – e realizam tarefas diferenciadas, de acordo com a estruturação espacial e funcional da BE.

Observação de utilização da BE (GO1).

Questionário aos docentes (QD1).

Questionário aos alunos (QA1).

GO15. Trabalha de forma adequada em grupo, ajuda os colegas7. Assume um comportamento adequado na biblioteca (p. ex., revela cortesia no tratamento, segue as regras de utilização da BE).QD18.1 Como apoio para os trabalhos de pesquisa dos alunos costuma utilizar:18. Em que medida considera que a BE influencia, nos seus alunos, o desenvolvimento de valores e atitudes de convivência, iniciativa, cooperação e autonomia?QA14. Em que situação mais utilizas a BE ou os seus recursos nas tuas actividades escolares?6. Quando tens um trabalho de pesquisa para fazer, como costumas procurar a informação de que precisas?

Os alunos estabelecem entre si um ambiente de confiança e de respeito mútuo, cumprindo normas de actuação, de convivência e de trabalho, inerentes ao sistema de organização e funcionamento da BE.

Os alunos revelam valores de cooperação, autonomia e responsabilidade, conformes a uma aprendizagem autónoma, activa e colaborativa.

Os alunos demonstram atitudes de curiosidade, iniciativa, criatividade e reflexão crítica, necessárias a uma aprendizagem baseada em recursos.

GO16. Partilha ideias e conhecimentos com os outros colegas.QD118. Em que medida considera que a BE influencia, nos seus alunos, o

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 6: Tarefa

desenvolvimento de valores e atitudes de convivência, iniciativa, cooperação e autonomia?QA111. Consideras que os trabalhos de pesquisa realizados na BE ou utilizando os seus recursos exigem de ti capacidade de iniciativa, autonomia e cooperação com os teus colegas

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 7: Tarefa

Actividade 2

Sendo a formação de utilizadores essencial para o correcto uso da BE e conhecimento da organização e recursos desta, escolhi o subdomínio “A.2.1 Organização de actividades de formação de utilizadores” para escrever os enunciados avaliativos.

1) A participação em formações promovidas pela BE, contribuiu positivamente para o entusiasmo em utilizar a BE e os seus recursos, bem como desenvolver a curiosidade na ocupação deste espaço e da sua da organização. Esta situação pode ser afirmada, tendo em conta os dados recolhidos nas evidências (por exemplo, a elevada percentagem obtida -x%- na análise dos dados da questão ” 7- Já participaste em actividades para aprender a usar a BE: localização dos livros, fazer pesquisas, outros.”, para o caso dos alunos e, “9- Já participou em actividades de formação de utilizadores para o uso da BE, promovidas pelo professor-bibliotecário/ equipa da BE?”, no caso dos professores.

2) Outro aspecto analisado prende-se com o desenvolvimento em alunos e professores, de competências necessárias ao uso autónomo da BE. Para tal foram analisados conta os dados obtidos a partir das questões “11- Consideras que os trabalhos de pesquisa realizados na BE ou utilizando os seus recursos exigem de ti capacidade de iniciativa, autonomia e cooperação com os teus colegas.”, para os alunos e, “14. Como classifica as suas competências pessoais para o uso autónomo da BE ou dos seus recursos, com os seus alunos?”, no caso da avaliação feita aos alunos, por parte dos professores. Assim, e tendo em conta a análise realizada, Conclui-se que os alunos, na sua maioria (y%) sentem-se mais independentes e livres na escolha dos recursos e na sua utilização, dependendo cada vez menos da ajuda do PB.

3) Analisou-se ainda, a existência de materiais informativos e/ ou lúdicos de apoio à formação dos utilizadores, sendo estes produzidos pela BE. Aferiram-se os dados de modo a que pode constatar que a produção de materiais, tem vindo a facilitar o desempenho dos alunos

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 8: Tarefa

na utilização da BE. Não só por se sentirem mais autónomos na utilização e gestão da informação, mas também na forma como realizam os seus trabalhos. Este facto, pode ser comprovado com a opinião dos docentes, a partir dos dados da pergunta “8. Quando utilizam a BE ou os seus recursos, os seus alunos estão munidos das indicações sobre a tarefa a executar e de sugestões de bibliografia a consultar?”. Em alguns casos, os próprios professores, em conjunto com o PB, realizam alguns instrumentos de trabalho, de acordo com as suas necessidades de trabalho.

NOTA: Estes são algumas das evidências, poderiam ter sido consideradas outras para realizar a avaliação. São meramente exemplificativas!

Actividade 3

A recolha de evidências do subdomínio A.2.1 Organização de actividades de formação de utilizadores permitiu chegar a uma análise de dados, onde foram diagnosticados alguns pontos fracos e pontos fortes.

Pontos fracos:

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 9: Tarefa

Alunos com baixas expectativas face à novas tecnologias, uma vez que não possuem computador;

A BE tem uma área pequena, dificultando trabalho (de pesquisa, por exemplo) quando envolve mais de 16 alunos;

Número de computadores muito reduzido; Orçamento reduzido; A escola ainda não tem um perfil de competências de informação,

definidas por ano de escolaridade; Inexistência do catálogo online;

Pontos fortes:

Plano Anual de Actividades rico e diversificado; Escola com poucas turmas, o que facilita a transmissão de

informação com e entre professores. Tem também criado condições especiais de convivência e cooperação;

Todos os alunos tiveram formação de utilizadores, no início do ano lectivo;

O órgão de gestão tem seguido linhas de acção bem definidas, permitindo a escola e a BE concretizarem muitas das actividades propostas;

As instalações da BE são cuidadas e apelativas; A PB presta apoio presencial nas pesquisas e realização de

trabalhos aos alunos;

Após apresentação e análise do relatório, em Conselho Pedagógico, são elaboradas recomendações num plano de melhoria a desenvolver, no âmbito do subdomínio apresentado.

Acções de melhoria:

Elaboração de um guia de utilizadores, tendo em conta os alunos que não sabem ler (jardim de infância e 1º ano de escolaridade);

Realizar formação aos utilizadores, mais do que uma vez no ano (periodicamente);

Uniformização do grafismo e revisão das informações colocadas nas estantes e nas prateleiras;

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos

Page 10: Tarefa

Produção de guiões aos alunos na área da literacia de informação; Atendimento e apoio à utilização dos suportes multimédia e de

processamento de texto; Cooperar com a gestão da escola, no sentido de encontrar

soluções para adquirir mais computadores;

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Sílvia da Veiga Bastos