tarefa bel

23
O TRABALHO COMO RELAÇÃO SOCIAL

Upload: isabel-morselli

Post on 10-Jul-2015

36 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tarefa bel

O TRABALHO COMO RELAÇÃO SOCIAL

Page 2: Tarefa bel

SE O TRABALHO EDUCA O

HOMEM, COMO EDUCAR

O HOMEM PARA O

TRABAHO?

Page 3: Tarefa bel

RETRANSMITINDO TÉCNICAS (TEORIAS E PRÁTICAS) QUE SERÃO APRIMORADAS NO PRÓPRIO EXERCÍCIO DO TRABALHO.

COMO GARANTIR ESSE APRIMORAMENTO?

POR MEIO DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS QUE GARANTAM A FORMAÇÃO GLOBAL DO INDIVÍDUO.

FORMAÇÃO INTELECTUAL E PROFISSIONAL

Page 4: Tarefa bel

A PRINCÍPIO, PODEMOS CONCLUIR QUE EDUCAR É UM DESAFIO SOCIAL QUE ATRAVESSOU TODOS OS PERÍODOS HISTÓRICOS.

Page 5: Tarefa bel

A OBRA “EROS E CIVILIZAÇÃO” DO AUTOR HEBERT MARCUSE 1898-1979, DEU ORIGEM A:

TEORIA DO FIM DO TRABALHO

SERÁ QUE CHEGAMOS AO FIM DO

TRABALHO COMO CONHECEMOS HOJE.

Page 6: Tarefa bel

DIFERENCIAÇÃO ENTRE DIFERENCIAÇÃO ENTRE TRABALHO E EMPREGOTRABALHO E EMPREGO

Page 7: Tarefa bel

TRABALHO - É O ESFORÇO HUMANO DOTADO DE UM PROPÓSITO E ENVOLVE A TRANSFORMAÇAO DA NATUREZA ATRAVÉS DO DISPÊNDIO DE CAPACIDADES FÍSICAS E MENTAIS.

EMPREGO - É A RELAÇÃO, ESTÁVEL, E MAIS OU MENOS DURADOURA, QUE EXISTE ENTRE QUEM ORGANIZA O TRABALHO E QUEM REALIZA O TRABALHO. É UM CONTRATO NO QUAL O POSSUIDOR DOS MEIOS DE PRODUÇÃO PAGA PELA FORÇA-DE-TRABALHO DE OUTROS, QUE NÃO SÃO POSSUIDORE DO MEIO DE PRODUÇÃO.

Page 8: Tarefa bel

TRABALHO X EMPREGO

• A MAIORIA DAS PESSOAS ASSOCIA AS PALAVRAS TRABALHO E EMPREGO COMO SE FOSSEM A MESMA COISA, NÃO SÃO.

• APESAR DE ESTAREM LIGADAS, ESSAS PALAVRAS POSSUEM SIGNIFICADOS DIFERENTES.

Page 9: Tarefa bel

TRABALHO X EMPREGO

• O TRABALHO É MAIS ANTIGO QUE O EMPREGO, O TRABALHO EXISTE DESDE O MOMENTO QUE O HOMEM COMEÇOU A TRANSFORMAR A NATUREZA E O AMBIENTE AO SEU REDOR, DESDE O MOMENTO QUE O HOMEM COMEÇOU A FAZER UTENSÍLIOS E FERRAMENTAS.

Page 10: Tarefa bel

TRABALHO X EMPREGO

• POR OUTRO LADO, O EMPREGO É ALGO RECENTE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. O EMPREGO É UM CONCEITO QUE SURGIU POR VOLTA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, É UMA RELAÇÃO ENTRE HOMENS QUE VENDEM SUA FORÇA DE TRABALHO POR ALGUM VALOR, ALGUMA REMUNERAÇÃO, E HOMENS QUE COMPRAM ESSA FORÇA DE TRABALHO PAGANDO ALGO EM TROCA, ALGO COMO UM SALÁRIO.

Page 11: Tarefa bel

• COMO IMAGINAR O FIM DO TRABALHO COMO IMAGINAR O FIM DO TRABALHO COMO CONHECEMOS HOJE, DIANTE DO COMO CONHECEMOS HOJE, DIANTE DO CENÁRIO CAPITALISTA NO QUAL CENÁRIO CAPITALISTA NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS?ESTAMOS INSERIDOS?

• O TRABALHO, COMO CONHECEMOS O TRABALHO, COMO CONHECEMOS HOJE SOFRERÁ AINDA GRANDES HOJE SOFRERÁ AINDA GRANDES TRANSFORMAÇÕES.TRANSFORMAÇÕES.

Page 12: Tarefa bel

• O TRABALHO TEM SIDO CONSIDERADO UM O TRABALHO TEM SIDO CONSIDERADO UM ATO DE AGIR SOBRE A NATUREZA, ATO DE AGIR SOBRE A NATUREZA, TRANSFORMANDO-A DE ACORDO COM AS TRANSFORMANDO-A DE ACORDO COM AS NECESSIDADES HUMANAS.NECESSIDADES HUMANAS.

• NA RELAÇÃO QUE OS HOMENS ESTABELECEM NA RELAÇÃO QUE OS HOMENS ESTABELECEM COM A NATUREZA, RESIDE O FUNDAMENTO COM A NATUREZA, RESIDE O FUNDAMENTO DO TRABALHO, POIS ELE É VISTO COMO UMA DO TRABALHO, POIS ELE É VISTO COMO UMA DAS ATIVIDADES DETERMINANTES DA DAS ATIVIDADES DETERMINANTES DA RELAÇÕES SOCIAIS.RELAÇÕES SOCIAIS.

Page 13: Tarefa bel

• NO SÉCULO 19, MARX ANUNCIOU A NO SÉCULO 19, MARX ANUNCIOU A REDENÇÃO DO TRABALHADOR PELO REDENÇÃO DO TRABALHADOR PELO TRABALHO.TRABALHO.

• ELE O ELEGEU COMO O FOCO PRINCIPAL DE ELE O ELEGEU COMO O FOCO PRINCIPAL DE SUAS ANÁLISES E O TRABALHADOR COMO O SUAS ANÁLISES E O TRABALHADOR COMO O SER PRODUTOR DE RIQUEZAS E, PORTANTO, SER PRODUTOR DE RIQUEZAS E, PORTANTO, CLASSE SOCIAL QUE SE LIBERTARÁ DAS CLASSE SOCIAL QUE SE LIBERTARÁ DAS CONDIÇÕES DEGRADANTES IMPOSTAS PELO CONDIÇÕES DEGRADANTES IMPOSTAS PELO CAPITAL.CAPITAL.

Page 14: Tarefa bel

• COMO CONCEBER UMA TRANSFORMAÇÃO NA COMO CONCEBER UMA TRANSFORMAÇÃO NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO SE FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO SE AINDA NO SÉCULO 21, A CLASSE AINDA NO SÉCULO 21, A CLASSE TRABALHADORA CONTINUA EM UMA TRABALHADORA CONTINUA EM UMA CONDIÇÃO DEGRADANTE?CONDIÇÃO DEGRADANTE?

Page 15: Tarefa bel

• É IMPORTANTE NOTAR A HISTORICIDADE QUE O É IMPORTANTE NOTAR A HISTORICIDADE QUE O CONCEITO DE TRABALHO ASSUME NO PROCESSO DE CONCEITO DE TRABALHO ASSUME NO PROCESSO DE LIBERTAÇÃO DO HOMEM.LIBERTAÇÃO DO HOMEM.

• A PARTIR DESTE CONCEITO SURGEM AS RELAÇÕES A PARTIR DESTE CONCEITO SURGEM AS RELAÇÕES SOCIAIS QUE SE ESTABELECEM ENTRE AS CLASSES SOCIAIS QUE SE ESTABELECEM ENTRE AS CLASSES OU GRUPOS.OU GRUPOS.

• NUM PROCESSO DIALÉTICO, O TRABALHADOR É NUM PROCESSO DIALÉTICO, O TRABALHADOR É FRUTO E AO MESMO TEMPO PRODUTO DAS FRUTO E AO MESMO TEMPO PRODUTO DAS RELAÇÕES QUE SÃO ESTABELECIDAS NA SOCIEDADE, RELAÇÕES QUE SÃO ESTABELECIDAS NA SOCIEDADE, NO CONFRONTO ENTRE AS DIFERENTES CLASSES NO CONFRONTO ENTRE AS DIFERENTES CLASSES SOCIAIS.SOCIAIS.

Page 16: Tarefa bel

• A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DAS A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO 20, TEVE ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO 20, TEVE FORTE IMPACTO DENTRO E FORA DO FORTE IMPACTO DENTRO E FORA DO AMBIENTE DE TRABALHO, ALÉM DE AMBIENTE DE TRABALHO, ALÉM DE APROFUNDAR O GRAU DE EXPLORAÇÃO E APROFUNDAR O GRAU DE EXPLORAÇÃO E DOMINAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NO DOMINAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NO INTERIOR DO PROCESSO PRODUTIVO, INTERIOR DO PROCESSO PRODUTIVO, PROVOCANDO TRANSFORMAÇÕES NA PROVOCANDO TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE.SOCIEDADE.

Page 17: Tarefa bel

• AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ALIADAS ÀS AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ALIADAS ÀS NOVAS DE ORGANIZAR A PRODUÇÃO E OS NOVAS DE ORGANIZAR A PRODUÇÃO E OS NOVOS MERCADOS, PROVOCOU ALTERAÇÕES NOVOS MERCADOS, PROVOCOU ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS.SIGNIFICATIVAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS.

• ISSO LEVOU AO DESAPARECIMENTO E AO ISSO LEVOU AO DESAPARECIMENTO E AO SURGIMENTO DE FUNÇÕES TANTO NAS SURGIMENTO DE FUNÇÕES TANTO NAS UNIDADES DE PRODUÇÃO, QUANTO NAS UNIDADES DE PRODUÇÃO, QUANTO NAS ÁREAS DE GERENCIAMENTO.ÁREAS DE GERENCIAMENTO.

Page 18: Tarefa bel

• COM O SURGIMENTO DE NOVAS COM O SURGIMENTO DE NOVAS NECESSIDADES NO MUNDO DO TRABALHO NECESSIDADES NO MUNDO DO TRABALHO FORAM NECESSÁRIAS AÇÕES PEDAGÓGICAS FORAM NECESSÁRIAS AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE DESSEM CONTA DE FORMAR O QUE DESSEM CONTA DE FORMAR O TRABALHADOR PARA ESSE NOVO MUNDO DO TRABALHADOR PARA ESSE NOVO MUNDO DO TRABALHOTRABALHO

Page 19: Tarefa bel

• A REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO A REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO EXIGIU QUE OS TRABALHADORES PRODUTIVO EXIGIU QUE OS TRABALHADORES ASSUMISSEM UM LEQUE DE COMPETÊNCIAS, ASSUMISSEM UM LEQUE DE COMPETÊNCIAS, ANTES EXERCIDAS POR TRABALHADORES NÃO ANTES EXERCIDAS POR TRABALHADORES NÃO QUALIFICADOS E ATÉ MESMO POR ANTIGAS QUALIFICADOS E ATÉ MESMO POR ANTIGAS CHEFIASCHEFIAS

Page 20: Tarefa bel

• ESSE FENÔMENO VIVENCIADO PELAS ESSE FENÔMENO VIVENCIADO PELAS SOCIEDADES ACARRETARAM SOCIEDADES ACARRETARAM TRANSFORMAÇÕES E O TRANSFORMAÇÕES E O SURGIMENTO/RESURGIMENTO DE FORMAS SURGIMENTO/RESURGIMENTO DE FORMAS DE TRABALHO EM ESCALA GLOBAL.DE TRABALHO EM ESCALA GLOBAL.

• AS NOVAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO AS NOVAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO VIERAM ACOMPANHADAS DE TRABALHO VIERAM ACOMPANHADAS DE GRANDES CONTRADIÇÕES.GRANDES CONTRADIÇÕES.

Page 21: Tarefa bel

• AO MESMO TEMPO EM QUE AS GRANDES EMPRESAS EXIGEM FUNÇÃO QUALIFICADA E ESPECIALIZADA, DURANTE ESTE MESMO PROCESSO, O SISTEMA CAPITALISTA CRIA O TRABALHO INFORMAL, O SUBEMPREGO E RELAÇÕES DE TRABALHO QUE PODEM SER COMPARADAS AO TRABALHO ESCRAVO.

Page 22: Tarefa bel

• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEVE DAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEVE DAR CONTA, NÃO APENAS DO UNIVERSO CRIADO CONTA, NÃO APENAS DO UNIVERSO CRIADO NO INTERIOR DAS GRANDES EMPRESAS, MAS NO INTERIOR DAS GRANDES EMPRESAS, MAS DAR CONTA DAS MULTIDÕES DE DAR CONTA DAS MULTIDÕES DE TRABALHADORES QUE PERMANECEM À TRABALHADORES QUE PERMANECEM À MARGEM DO PROCESSO PRODUTIVO.MARGEM DO PROCESSO PRODUTIVO.

Page 23: Tarefa bel

• O TRABALHO DEVE SER VISTO COMO O TRABALHO DEVE SER VISTO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO.PRINCÍPIO EDUCATIVO.

• A SOCIEDADE PRECISA ENCONTRAR UM A SOCIEDADE PRECISA ENCONTRAR UM CAMINHO DE EDUCAR O HOMEM, CAMINHO DE EDUCAR O HOMEM, RESPEITANDO A EDUCAÇÃO ADQUIRIDA PELO RESPEITANDO A EDUCAÇÃO ADQUIRIDA PELO TRABALHO E DAR CONDIÇÕES DE GARANTIR A TRABALHO E DAR CONDIÇÕES DE GARANTIR A TEORIA JUNTO AO RESPEITO HUMANO E A TEORIA JUNTO AO RESPEITO HUMANO E A EDUCAÇÃO INTELECTUAL.EDUCAÇÃO INTELECTUAL.