9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

19

Upload: veronica-cocucci-inamonico

Post on 13-Jun-2015

299 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Trecho de "9 atitudes das pessoas bem sucedidas"

TRANSCRIPT

Page 1: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho
Page 2: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

Sumário

Introdução 7

1. Seja específico 9

2. Escolha o momento certo para agir 17

3. Saiba exatamente quanto falta para chegar ao topo 25

4. Seja um otimista realista 33

5. Busque se aprimorar; evite a estagnação 41

6. Tenha garra 49

7. Exercite sua força de vontade 59

8. Não desafie o destino 67

9. Concentre-se no que você vai fazer, e não no que não vai fazer 73

Conclusão 79

Notas 81

Agradecimentos 89

Sobre a autora 91

Page 3: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

7

Introdução

Por que você alcançou com tanto sucesso alguns dos seus objetivos, mas não todos?

Se não sabe ao certo, não é o único nessa si-tuação. Até mesmo pessoas brilhantes e reali-zadas têm dificuldade para compreender isso. A resposta intuitiva – a de que você nasceu predisposto a determinados talentos, mas não a outros – é somente parte da explicação. Na verdade, décadas de pesquisas indicam que os bem-sucedidos alcançam seus objetivos pes-soais e profissionais não só pelo que são, mas quase sempre pelo que fazem.

Este livro apresenta 9 coisas que as pes-soas bem-sucedidas fazem de diferente. São estratégias para estabelecer e perseguir ob-

Page 4: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

8

jetivos – e que causam um impacto enorme sobre o desempenho.

Psicólogos que estudam a motivação, como eu, conduziram milhares de estudos para iden-tificar e testar a eficiência (e os limites) dessas estratégias. A boa notícia é que elas são simples e fáceis de aplicar.

Quando terminar de ler este livro, você não apenas vai compreender melhor algumas das coisas que está fazendo certo como também será capaz de identificar erros que o têm atra-palhado. Mais importante, conseguirá usar esse conhecimento em benefício próprio de agora em diante.

Page 5: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

9

1

Seja específico

Ao estabelecer um objetivo para si mesmo, tente ser o mais específico possível. “Perder

2,5 quilos” é melhor do que “perder um pouco de peso”, porque lhe dá uma ideia mais clara do que quer alcançar, e isso o mantém motivado. Além disso, pense no que você precisa fazer especifica-mente para alcançar seu objetivo. Somente pro-meter “comer menos” ou “dormir mais” é vago; seja claro e preciso. “Vou dormir às 22 horas du-rante a semana”, por exemplo, não deixa dúvidas sobre o que você precisa fazer e se já o fez ou não.

Page 6: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

10

Quando peço às pessoas que me falem so-bre seus objetivos, elas dizem que querem “se destacar no trabalho”, “comer melhor” ou “gas-tar menos e economizar mais”. Ao que eu retru-co: “Ok, mas o que significa exatamente che-gar a esse objetivo? Como você saberá que já o alcançou?” Em geral, esse questionamento é seguido por um longo silêncio e um olhar que expressa confusão. E, depois, por uma resposta do tipo “Eu não pensei nisso direito”.

Reservar um tempo para refletir e então poder ser específico e expressar exatamente o que quer conquistar impede que você se acomode por menos – que diga a si mesmo que o que fez é “bom o bastante” – e deixa mais claro o caminho que precisa trilhar. (Se meu objetivo é “melhorar o relacionamento com minha mãe”, o que eu deveria fazer para alcançar isso não é óbvio. Se eu for mais es-pecífico e criar a meta de “falar com minha mãe ao menos duas vezes por semana”, sabe-rei exatamente o que será necessário fazer e com que frequência.) Muitos estudos têm mostrado que ser específico é um dos passos

Page 7: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

11

fundamentais (ainda que ignorados) para se alcançar qualquer objetivo.

Por exemplo, em vez de “se destacar no trabalho”, tenha por meta algo mais concre-to, como “um aumento de pelo menos __%” ou “ser promovido a, no mínimo, o cargo de ____”. É tentador se desviar de qualquer objeti-vo quando você está com preguiça, se sentindo desencorajado ou entediado. Mas não há como se enganar caso haja um objetivo específico; você saberá quando o tiver alcançado ou não. Se ainda não houver chegado lá, há pouco a fa-zer além de continuar tentando.

Ser exato quanto ao que se quer é apenas o primeiro passo. O mesmo deve ser feito em rela-ção aos obstáculos que existem entre você e seu objetivo. Na verdade, o que você de fato precisa fazer é pensar continuamente no sucesso que quer conquistar e nos passos que o levarão até lá. Esta estratégia é chamada de contraste mental, uma forma muito eficiente de estabelecer objeti-vos e de reforçar seu comprometimento.

Para usá-la, imagine primeiro como você vai se sentir quando atingir seu objetivo, e o

Page 8: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

12

faça com o máximo de detalhes possível. De-pois, pense nos obstáculos que precisará supe-rar. Por exemplo, se você quer ter um emprego melhor e com salário mais alto, deve começar imaginando o orgulho e a empolgação que sentiria ao aceitar uma oferta de uma gran-de empresa. Então reflita sobre o que há en-tre você e a oferta – isto é, todos os potenciais candidatos que desejam o mesmo emprego. Isso faz você querer melhorar um pouco o seu currículo, não?

Nesse processo você se dá conta da neces-sidade de agir, um estado fundamental para al-cançar seu objetivo, porque cria um estímulo psicológico. Sonhar com a sua felicidade em determinado emprego pode ser muito agradá-vel, mas não basta para consegui-lo. O contras-te mental transforma desejos em realidade ao chamar a atenção para o que você vai precisar fazer para que isso aconteça.

Os resultados de estudos que meus colegas e eu conduzimos – analisando situações que en-volviam desde estudantes tentando passar para uma universidade e pessoas da área de recursos

Page 9: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

13

humanos querendo gerenciar melhor seu tem-po até solteiros buscando um parceiro e pedia-tras tentando melhorar a comunicação com os pais dos pacientes – são sempre os mesmos. O contraste mental sem dúvidas gera um esforço maior, mais energia, planejamento e, no geral, uma porcentagem maior de objetivos alcança-dos. Reservar alguns instantes para se revezar mentalmente entre o futuro que você almeja e os obstáculos que terá de superar vai ajudá-lo a en-contrar a direção e a motivação necessárias para obter sucesso.

Colocando em prática: Seja específico

1. Escreva seu objetivo.Exemplo A: Meu objetivo é me destacar no

trabalho.Exemplo B: Meu objetivo é perder peso.

2. Pergunte a si mesmo: “Como vou saber que já alcancei minha meta?”

Page 10: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

14

Descreva este instante.Exemplo A: Vou saber que me destaquei no

trabalho quando meu chefe me promo-ver a gerente.

Exemplo B: Vou saber que perdi peso quan-do conseguir vestir minha calça jeans tamanho 36.

3. Reescreva seu objetivo, usando a informa-ção do item 2.Exemplo A: Meu objetivo é ser promovido

a gerente.Exemplo B: Meu objetivo é usar calças ta-

manho 36.

4. Agora vamos usar um pouco de contraste mental. Pense em dois aspectos positivos de alcançar seus objetivos e em dois obstácu-los que estão no seu caminho.Exemplo A:Aspectos positivos: Vou ganhar mais di-

nheiro. Vou ter mais influência sobre as estraté-

gias da empresa.

Page 11: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

15

Obstáculos: Meu colega de trabalho quer a mesma promoção.

Não sei bem o que o meu chefe espera de mim.

5. Começando com o primeiro aspecto posi-tivo, redija algumas frases sobre como será vivenciá-lo. Depois, escreva um pouco so-bre o primeiro obstáculo e sobre a razão de ser um problema. Repita o processo para o segundo aspecto positivo e o segundo obs-táculo.

Como está sua situação agora? Se você acre-dita que tem uma grande probabilidade de al-cançar seu objetivo, deve estar se sentindo mo-tivado e determinado. O que é necessário fazer em seguida? O contraste mental deve ajudá-lo a ter mais clareza quanto à etapa seguinte.

Page 12: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

17

2

Escolha o momento certo para agir

Andamos tão ocupados e perseguimos tantos objetivos diferentes que não é de surpreen-

der que seja comum perdermos oportunidades de agir apenas por sermos incapazes de percebê-las. Você realmente não teve tempo para se exerci-tar hoje? Não teve mesmo chance de, em algum momento, retornar aquela ligação? Alcançar seu objetivo significa aproveitar essas oportunidades antes que elas escapem por entre seus dedos.

Page 13: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

18

Para não deixar o momento certo passar, decida antecipadamente quando e onde você vai agir. Mais uma vez, seja o mais específi-co possível (por exemplo, “Segunda, quarta e sexta vou me exercitar durante trinta minutos antes de ir trabalhar”). Estudos revelam que esse tipo de planejamento ajuda o seu cérebro a detectar e aproveitar a oportunidade quando ela surgir, aumentando sua chance de sucesso em cerca de 300%.

Poucas pessoas são tão produtivas quanto gostariam de ser. Todos queremos ter um foco apuradíssimo para executar tarefas importan-tes e usar melhor o nosso tempo. Em vez dis-so, somos distraídos por colegas de trabalho, passamos tempo demais olhando e-mails e nos demoramos em aspectos pouco importantes de um projeto, quando o ideal seria voltar a aten-ção para outras coisas.

Para ser mais produtivo de fato, é neces-sário encontrar um meio de lidar de forma eficiente com distrações, interrupções e o simples fato de haver coisas demais para você fazer. Felizmente, há uma estratégia muito

Page 14: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

19

fácil e de eficácia comprovada para resolver isso.

O plano se-então é uma ótima forma de ajudá-lo a alcançar qualquer objetivo. Estu-dos mostraram que decidir antecipadamente quando e onde você vai agir para alcançar seu objetivo (por exemplo, “Se são 16 horas, então vou retornar todas as ligações que recebi hoje”) pode dobrar ou triplicar sua chance de suces-so. Fazer planos se-então para executar seus projetos atuais ou para atingir metas relativas a saúde ou relacionamentos é provavelmente a coisa mais útil que você pode fazer para ga-rantir êxito.

Os planos se-então assumem a seguinte forma:Se X acontecer, então vou fazer Y.

Por exemplo:Se não fiz o relatório antes do almoço, então vou fazê-lo assim que retornar.Se estou me distraindo demais com os colegas de trabalho, então vou estabelecer um limite de cinco minutos para conversar com eles.

Page 15: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

20

Se são 18 horas, então vou passar uma hora me exercitando na academia da empresa antes de ir para casa.

Até que ponto esses planos são eficazes? Um es-tudo analisou pessoas que tinham por objetivo ir à academia regularmente. Pediu-se que me-tade dos participantes planejasse quando e por quanto tempo se exercitaria (por exemplo, “Se é segunda, quarta ou sexta-feira, então vou me exercitar por uma hora antes de ir trabalhar”). Os resultados foram impressionantes: sema-nas mais tarde, 91% dos que fizeram o plano se-então ainda se exercitavam regularmente, em comparação com apenas 39% dos que não se planejaram. Obtiveram-se resultados seme-lhantes quando foram observados outros com-portamentos ligados à saúde, como se lembrar de fazer o autoexame de mama mensalmente (100% contra 53%, respectivamente) e se sub-meter a exame para detecção de câncer do colo do útero (92% contra 60%).

Por que esses planos são tão eficientes? Porque são escritos na linguagem que o seu

Page 16: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

21

cérebro entende – a das possibilidades. Seres humanos são especialmente bons em codificar e recordar informações na forma “se X, então Y”, e em usar essas possibilidades para guiar o próprio comportamento, em geral de forma in-consciente.

Depois de ter formulado um plano se-en-tão, seu inconsciente começará a investigar o ambiente em busca da situação referente à parte “se”. Isso vai permitir que você reconhe-ça o momento fundamental (“Ah, são 16 ho-ras! É melhor retornar aquelas ligações”) até mesmo quando estiver ocupado fazendo ou-tras coisas.

Como você já decidiu o que precisa ser feito, pode executar o plano sem ter de pensar cons-cientemente nele ou perder tempo decidindo o que fazer em seguida. (Às vezes, você de fato percebe que está seguindo um plano, ou seja, age de forma consciente, mas a questão é que não precisa ser assim. Os seus planos podem ser executados enquanto você estiver preocu-pado com outras coisas, e isto é incrivelmente útil.)

Page 17: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

22

Assim, se você sente que tarefas muito im-portantes estão sendo deixadas de lado e que precisa adquirir hábitos melhores de gerencia-mento de tempo de modo a aproveitar as opor-tunidades de realizar as coisas, pare de buscar recursos mirabolantes: procure planejar algo simples. Ao usar planos se-então para atingir seus objetivos, você não vai adicionar mais ho-ras ao seu dia, mas a sensação será exatamente essa.

Colocando em prática: Fazendo planos se-então

1. Identifique uma ação fundamental que você precisa realizar para alcançar o seu objetivo.

2. Quando e onde você deveria executá-la? Qual é a situação?

3. Preencha as lacunas: Se (ou Quando) _______________, então

__________________.

Page 18: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

23

(Por exemplo: Se são 8 horas de uma segun-da-feira, então vou correr.)

4. Agora pense num obstáculo que talvez o atrapalhe. Pode ser uma tentação, uma dis-tração ou qualquer outro fator que interfira no seu progresso.

5. Quando a tentação ou distração aparecer, como você vai lidar com ela?

6. Preencha as lacunas: Se (ou Quando) _____________, então

____________________. (Por exemplo: Se um e-mail de um cole-

ga me deixar com raiva, então vou esperar meia hora antes de respondê-lo, e assim te-rei tempo de me acalmar.)

Page 19: 9 atitudes das pessoas bem sucedidas trecho

INFORMAÇÕES SOBRE A SEXTANTE

Para saber mais sobre os títulos e autoresda EDITORA SEXTANTE,

visite o site www.sextante.com.br e curta as nossas redes sociais.

Além de informações sobre os próximos lançamentos, você terá acesso a conteúdos exclusivos

e poderá participar de promoções e sorteios.

www.sextante.com.br

facebook.com/esextante

twitter.com/sextante

instagram.com/sextante

skoob.com.br/sextante

Se quiser receber informações por e-mail, basta se cadastrar diretamente no nosso site

ou enviar uma mensagem para [email protected]

Editora Sextante Rua Voluntários da Pátria, 45 / 1.404 – Botafogo

Rio de Janeiro – RJ – 22270-000 – Brasil Telefone: (21) 2538-4100 – Fax: (21) 2286-9244

E-mail: [email protected]