exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

69
Comissão Europeia Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas Direcção-Geral do Ambiente

Upload: vuthuy

Post on 09-Jan-2017

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Comissão Europeia

Exemplos de compostagem e de recolhasselectivas bem sucedidas

Direcção-Geral do Ambiente

Page 2: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Podem ser telecarregadas informações suplementares, assim como o texto integral desta publicação, no seguinte endereço:

http://europa.eu.int/comm/environment/waste/compost/index.htm

Qualquer comentário sobre esta publicação deve ser enviado para o seguinte endereço:

Direcção-Geral do Ambiente

DG ENV.E.3/BU-9 02/121/Brochura sobre a compostagem

Rue de la Loi 200

B–1049 Bruxelles

Fax: (32-2) 299 10 68

E-mail: [email protected]

Encontram-se disponíveis numerosas outras informações sobre a União Europeia na rede Internet, via servidor Europa

(http://europa.eu.int)

Uma ficha bibliográfica figura no fim desta publicação

Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2000

ISBN 92-828-9374-X

© Comunidades Europeias, 2000

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte

Printed in Belgium

IMPRESSO EM PAPEL BRANQUEADO SEM CLORO

Page 3: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Prefácio

É com muito prazer que escrevo um prefácio sobre esta colectânea de histórias desucesso no domínio da gestão de resíduos biodegradáveis, publicada pela Direcção--Geral do Ambiente.

Estes casos dirigem-se a responsáveis pela gestão de resíduos em autarquias locais,que são membros de uma ONG ambiental ou que estão simplesmente interessadosem melhorar o modo de gestão dos resíduos na nossa sociedade.

Todos os anos se verifica um aumento da quantidade de resíduos gerados na UniãoEuropeia. O volume de resíduos gerados constitui um dos parâmetros de medição dograu de sustentabilidade do nosso modo de vida. Há muito mais a fazer para reduzirao mínimo a quantidade de resíduos produzidos e aumentar ao máximo a quantidadede resíduos reciclados. Esta brochura fala do modo como as autarquias locais podemser líderes na gestão de resíduos e ajudar-nos a todos a contribuir para uma melhorqualidade do ambiente.

Quando comemos, quando cortamos a relva ou podamos árvores, produzimos resíduos. Mas estes resíduos são de umtipo especial. Estes resíduos podem ser transformados num produto útil que permite melhorar a qualidade dos nossossolos, especialmente dos solos que um sistema de agricultura intensiva torna cada vez menos férteis. Trata-se docomposto ou produto de compostagem.

O composto é o material húmico inodoro, estável e rico em matéria orgânica, bem como em proteínas e hidratos decarbono, resultante do processo de compostagem de resíduos orgânicos. A transformação de um resíduo putrescível,húmido e de odor pungente num material orgânico com cheiro a terra recentemente lavrada é um «milagre» danatureza. As bactérias, os fungos e os vermes estão todos envolvidos neste processo. A tecnologia humana limita-se aimitar e acelerar o que a natureza faz todos os dias sob os nossos olhos.

As histórias de sucesso incluídas nesta brochura demonstrar-lhe-ão que não é necessário fazer grandes investimentosnem ter uma instalação industrial sofisticada para produzir o composto — poderá fazer isso mesmo no seu própriojardim!

Gostaria de salientar que, para produzir composto de boa qualidade, é necessário recolher os resíduos biodegradáveisseparados dos outros resíduos. Todos nós devemos dar o nosso contributo se queremos melhorar a qualidade do nossoambiente. Os consumidores terão de fazer um esforço para separar efectivamente os resíduos. As autarquias locaisterão como missão a organização de um sistema de recolha eficaz, a fim de reduzir os custos ao mínimo. Osoperadores económicos deverão melhorar o modo como tratam os resíduos biodegradáveis. Por último, os governosnacionais e a Comissão terão de encontrar formas de garantir que os produtos de compostagem produzidos irãomelhorar a qualidade dos nossos solos.

Tenho esperanças que — com a boa vontade de todos — esta brochura possa ser útil em termos de criação de ideias,sugestão de novas vias e esclarecimento de formas de recolha separada e compostagem de resíduos biodegradáveisna Comunidade, neste momento de viragem para o século XXI!

Margot Wallström

Comissária para o Ambiente

Page 4: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas
Page 5: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Sumário

1. INTRODUÇÃO 7

1.1. Objectivos 7

1.2. Historial 7

1.3. Recolha selectiva e vantagens da compostagem 8

2. FACTORES-CHAVE PARA O SUCESSO DOS CASOS ESTUDADOS 9

2.1. Introdução 9

2.2. Tipos de resíduos abrangidos pelos circuitos 9

2.3. Sistemas de recolha selectiva 9

2.4. Aplicações e normas da qualidade do composto 10

2.5. Informação financeira 10

2.6. Publicidade e divulgação 10

2.7. Administração dos sistemas 11

2.8. Resumo 11

2.9. Informações suplementares 11

3. GLOSSÁRIO DOS TERMOS USADOS NA COMPOSTAGEM 16

4. CASOS ESTUDADOS 17

4.1. Espanha 19

4.2. França 28

4.3. Irlanda 37

4.4. Itália 45

4.5. Portugal 54

4.6. Reino Unido 60

5

Page 6: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas
Page 7: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

1. Introdução

1.1. Objectivos

Esta brochura foi elaborada como parte de um projecto conduzido pela Comissão Europeia através da Direcção-Geraldo Ambiente sobre «Casos de sucesso no domínio da gestão dos recursos biodegradáveis». O projecto envolve aidentificação de vários sistemas bem sucedidos de compostagem centralizada e doméstica nos seguintes seis Estados--Membros: Espanha (E), França (F), Itália (I), Irlanda (IRL), Portugal (P) e Reino Unido (RU). Para cada exemploestudado foi elaborado um relatório, realçando os factores que contribuíram para o seu êxito.

O objectivo principal deste projecto é fornecer informações às entidades municipais dos vários Estados-Membros sobresistemas de recolha selectiva da fracção orgânica e de compostagem doméstica bem sucedidos. Pretende-se que estasinformações contribuam para facilitar o desenvolvimento e organização futura destes sistemas com êxito e comprevisões de rendibilidade.

As diversas acções promovidas nos Estados-Membros analisados são descritas sob a forma de casos estudados e paracada exemplo foram resumidos nesta brochura os principais factores que contribuíram para o êxito do sistema. Destemodo, a informação essencial encontra-se descrita de forma concisa, facilitando a organização de sistemassemelhantes pelas várias entidades municipais interessadas.

A divulgação de informações sobre casos de sistemas de recolha selectiva e de compostagem doméstica bemsucedidos irá auxiliar as várias entidades municipais com metas quantificadas para diminuir a quantidade de resíduossólidos urbanos (RSU) depositados em aterro sanitário. Este projecto pretende promover a confiança nestes sistemas,pois são de fácil organização e têm custos acessíveis, e também estimular a adopção de técnicas e métodos quecomprovadamente minimizam o depósito dos resíduos orgânicos em aterro.

1.2. Historial

1.2.1. A hierarquia dos RSU

A «Estratégia comunitária de resíduos» (1) estabelece uma hierarquia preferencial das opções de gestão dos resíduos:prevenção, reciclagem e reutilização, valorização energética e optimização da eliminação final. Esta hierarquia foiestabelecida de acordo com a relação entre estas opções e o objectivo principal de desenvolvimento sustentado (2).

Para se atingir uma gestão sustentada e integrada de resíduos é necessário que as práticas de gestão de resíduosactualmente utilizadas em vários Estados-Membros, caracterizadas pelo envio de quantidades significativas de RSUpara depósito em aterro, se alterem e se desloquem para o «topo da hierarquia de RSU».

1.2.2. A directiva relativa aos aterros sanitários

A Directiva 1999/31/CEE, relativa aos aterros sanitários, tem como objectivo a garantia de elevados padrões dequalidade na eliminação final de RSU dentro da União Europeia. Pretende também estimular a prevenção e redução daprodução de resíduos através da compostagem e biometanização da fracção orgânica, assim como através dareciclagem. A directiva inclui medidas para reduzir a quantidade de resíduos biodegradáveis depositados em aterrosanitário e para evitar os impactos ambientais causados pela degradação dos resíduos, como, por exemplo, a produçãode lexiviados, emissão de gases como metano, etc.

O artigo 5.° (1) da directiva estabelece metas para reduzir a quantidade de resíduos biodegradáveis depositados ematerro através de medidas para a promoção da triagem, reciclagem e valorização energética. Vários Estados-Membrosjá estabeleceram limites para a quantidade de resíduos orgânicos que poderá ser enviada para deposição em aterro.Os Estados-Membros onde ainda não foram introduzidas estas directrizes terão dificuldade em atingir as metas

7

(1) Descrito na comunicação da Comissão ao Conselho e Parlamento [COM(97) 399 final].

(2) Resolução do Conselho sobre política de resíduos (JO C 76 de 11.3.1997, p. 1).

Page 8: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

estabelecidas na directiva, que representam um desafio para as autoridades municipais e a indústria de gestão deresíduos. É necessário encontrar métodos alternativos para a deposição da fracção orgânica e que combinem asvantagens para o meio ambiente com custos acessíveis. A compostagem é um método eficaz, podendo ser efectuadanuma unidade central ou em compostores domésticos.

1.3. Recolha selectiva e vantagens da compostagem

Para evitar com sucesso a deposição da fracção orgânica em aterro é necessário efectuar uma separação correcta naorigem. Apesar de ser possível extrair a fracção orgânica a partir dos resíduos indiferenciados, esta opção resulta numprocesso mais demorado e num produto que poderá estar contaminado. A separação na origem possibilita a obtençãode uma matéria-prima pura e de elevada qualidade para a produção de um composto não contaminado. Uma matéria--prima pura recolhida através de um sistema de recolha selectiva cumpre mais facilmente com as normas de qualidadepara composto, produzindo um produto de fácil comercialização e aplicação, o que se traduz em vantagens para o meioambiente. A aplicação do composto nos campos agrícolas e jardins leva a um decréscimo da procura de outros adubose correctivos orgânicos.

A separação da fracção orgânica na origem também permite estimular a compostagem doméstica no seio de pequenascomunidades locais. Esta opção de aproveitamento dos resíduos orgânicos tem duas vantagens adicionais: evita osimpactos ambientais resultantes do manuseamento e transporte de resíduos e promove a utilização do composto peloprodutor doméstico. Estes métodos permitem o fecho do circuito de reciclagem e a obtenção de vantagens para oambiente ao evitar a utilização de outros produtos (em comparação com o composto produzido por uma unidade centralpara o qual é necessário encontrar um mercado). Outro aspecto positivo da separação dos resíduos domésticos peloconsumidor é o aumento da percepção do problema que constitui a produção de resíduos e o desenvolvimento de umsentido de responsabilidade para com os resíduos domésticos.

Em resumo, a compostagem é uma tecnologia facilmente adaptável, apropriada para o tratamento de resíduos de váriosestratos socioeconómicos e áreas geográficas. Apesar da diversidade de opções tecnológicas disponíveis desdepequenos compostores domésticos a unidades de compostagem centralizadas e com tecnologia de ponta, a tecnologiae o circuito de recolha associado podem ser facilmente organizados e com custos reduzidos. Os sistemas decompostagem são também geralmente bem aceites pelas populações, em contraste com a resistência normalmenteassociada à instalação de outros sistemas de tratamento de resíduos como a incineração ou deposição em aterro. Alémde que a fracção orgânica dos resíduos é uma das fracções mais poluentes dos RSU e a compostagem permite desviarestes resíduos dos circuitos tradicionais de eliminação como a incineração e a deposição em aterro. A fracção orgânicaé também uma das maiores fracções dos resíduos e, ao ser transformada em composto, contribui para se atingir osobjectivos locais de reciclagem.

8

Page 9: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

2. Factores-chave para o sucesso dos casos estudados

2.1. Introdução

Nesta secção são identificados e discutidos os principais factores que determinam o sucesso de um sistema decompostagem e circuito de recolha selectiva. Os vários factores são analisados para cada um dos sistemas decompostagem centralizado, doméstico e comunitários nos diversos Estados-Membros.

2.2. Tipos de resíduos abrangidos pelos circuitos

Todos os circuitos recolhem a fracção orgânica dos resíduos domésticos, o que inclui resíduos da preparação decomida, como por exemplo cascas de frutos e restos de vegetais, e também resíduos verdes, como relva e aparas deárvores e arbustos. Em alguns circuitos também são recolhidos jornais e em muitos circuitos, como parte de umaestratégia integrada de resíduos, a fracção orgânica é recolhida em conjunto com outras fracções recicláveis, como porexemplo papel e vidro. O caso estudado de Wyecyccle, no Reino Unido, consiste na recolha selectiva da fracçãoorgânica juntamente com resíduos recicláveis secos (em contentores e circuitos de recolha diferentes). Osorganizadores do sistema são da opinião que, se apenas recolhessem a fracção orgânica, os participantes estariammenos motivados para participar no sistema.

2.3. Sistemas de recolha selectiva

Os resíduos podem ser transformados em casa, em instalações comunitárias ou em unidades centrais. Nos sistemasdomésticos é essencial que o participante saiba identificar correctamente os resíduos que podem ser transformados emcomposto e que saiba operar correctamente o compostor. No exemplo de Arun, no Reino Unido, a venda aos munícipesde compostores com capacidade para 300 litros foi acompanhada por acções de formação, efectuadas pelos promotoresda venda e associações de voluntários. Estas acções tiveram como objectivo explicar o modo correcto de utilização docompostor.

A análise dos sistemas de compostagem comunitários e centralizados permite concluir que os sistemas mais eficazessão aqueles que incluem circuitos de recolha selectiva. De acordo com este princípio, todos os exemplos analisadospossuem uma componente de recolha selectiva e nenhum sistema possui apenas recolha da fracção indiferenciada, apartir da qual é, posteriormente, extraída a fracção orgânica. A recolha selectiva é portanto fundamental para a recolhaeficiente de uma fracção orgânica não contaminada, resultando num produto final de maior qualidade.

Aos munícipes foram geralmente distribuídos gratuitamente contentores ou sacos para a recolha da fracção orgânica.Ter de se pagar para obter um destes contentores é considerado um factor desmotivador para os participantes. Noentanto, em alguns casos estudados, como por exemplo em Pádua, Itália, os munícipes têm que comprar sacosadicionais para a deposição da fracção orgânica. Apesar disso, o exemplo de Pádua mostra que um factor fundamentalpara o sucesso do sistema é a operação de um sistema de recolha bem concebido e que seja conveniente para oparticipante/utilizador.

A frequência de recolha varia entre diária, semanal ou quinzenal. Se a municipalidade organizar um sistema de recolhaselectiva da fracção orgânica que leve a uma redução na frequência do circuito de recolha de outros resíduos, éimportante assegurar uma frequência de recolha da fracção orgânica que evite a sua acumulação nas residências. Estefactor é de particular importância nos países com climas mais quentes, visto que, se a frequência de recolha não forsuficientemente elevada, a fracção orgânica decompõe-se rapidamente, dando origem a odores e problemas ambientais.

9

Page 10: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

2.4. Aplicações e normas de qualidade do composto

Nos sistemas de compostagem em unidades centrais é fundamental assegurar a existência de um mercado para ocomposto, garantindo a sua comercialização. Os lucros obtidos com a venda do composto podem ser utilizados parafinanciar a operação do sistema. A utilização do produto final também assegura e complementa as vantagens ambientaisdo sistema.

A garantia do cumprimento de normas de qualidade para o composto, apesar de não ser essencial, leva a um aumentoda confiança dos consumidores no produto final e aumenta as possibilidades de diversificação das suas aplicações.Para se obter um produto final de elevada qualidade é importante obter uma matéria-prima de elevada qualidade, nãocontaminada, e que seja monitorizada e analisada ao longo do ano. A recolha selectiva da fracção orgânica é essencialpara assegurar uma produção final limpa e não contaminada de matéria-prima.

Em Itália, o composto produzido nos três casos estudados cumpre com as normas italianas para adubo, o que possibilitaa aplicação do composto em estações agrícolas experimentais, venda a particulares e a sua oferta para experiênciasagrícolas. Em Baupame, França os organizadores do sistema de compostagem estão a planear candidatar-se a umrótulo para o composto, de modo que seja facilmente reconhecido pelos agricultores. Estes agricultores fornecemprodutos agrícolas a empresas do ramo alimentar, as quais possuem normas de qualidade rigorosas.

2.5. Informação financeira

2.5.1. Custos de investimento e encargos operacionais

Apesar de não ser possível evitar as despesas de investimento e operacionais, existem inúmeras oportunidades paradiminuir os custos e que devem ser exploradas. Por exemplo, vários sistemas de compostagem partilham os veículos derecolha da fracção orgânica (e portanto os custos) com os sistemas para recolha de recicláveis «secos». O sistema derecolha selectiva em Monza, Itália, utiliza veículos que eram usados, antes do aparecimento dos sistemas decompostagem, para a recolha de resíduos indiferenciados. Os veículos são partilhados pelos circuitos de recolha e nãotiveram de ser adaptados.

2.5.2. Receitas e redução de custos

Muitos dos sistemas de compostagem mencionados neste relatório conseguiram obter reduções significativas de custosatravés da organização destes sistemas. Por exemplo, no sistema de Niort, em França, o custo unitário do composto émetade do preço de envio para aterro. A redução de custos é um dos aspectos bastante positivos da compostagem.

2.5.3. Assistência financeira

A grande maioria dos sistemas recebeu algum tipo de assistência financeira, proveniente das autoridade municipais oudo governo, o qual cobriu geralmente o financiamento de uma parte dos custos. O sistema de Cork, na Irlanda, foifinanciado pelo programa de fundos estruturais Irlandeses e o sistema de Barcelona, em Espanha, foi financiado pelaComissão Europeia.

2.6. Publicidade e divulgação

Na generalidade dos sistemas, o factor determinante para o seu êxito foi a eficácia da campanha publicitária e deinformação. O objectivo das campanhas era, geralmente, o de assegurar a participação dos munícipes e outrasentidades interessadas desde o início dos projecto, de modo a assegurar uma excelente aceitação e elevada taxa departicipação. Os vários sistemas utilizaram diversos métodos publicitários para informar adequadamente a população,garantindo deste modo o sucesso do circuito de recolha selectiva.

10

Page 11: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Por exemplo, o sistema de Montejurra, em Espanha, foi alvo de uma campanha publicitária intensa que consistiu noenvio de cartas aos munícipes, apresentações em aldeias e cidades, campanhas nas escolas e lares e colocação deanúncios nos jornais, televisão e rádio.

A compostagem é geralmente bem aceite pela população local, leva à criação de empregos e a um sentimento de bem--estar e respeito pelo ambiente. As campanhas publicitárias devem concentrar-se nestes pontos-chave.

2.7. Administração dos sistemas

Uma boa organização é fundamental para o sucesso do sistema. A administração do projecto esta normalmente a cargoda câmara local ou do governo, pois têm um conhecimento da problemática local de resíduos. Uma planificação econcepção pormenorizada, tendo em conta as especificidades locais, é fundamental durante o desenvolvimento de umsistema de recolha selectiva e da estação de compostagem.

É igualmente necessária uma planificação estratégica e atempada para assegurar todos os licenciamentos eautorizações emitidos pelas diversas entidades governamentais.

2.8. Resumo

Em resumo os factores-chave que contribuíram para sucesso dos vários sistemas de compostagem e recolha selectivaestudados foram:

� objectivos claros e bem definidos para o sistema;� agrupamento correcto das várias fileiras de resíduos a recolher conjuntamente;� existência de infra-estruturas e de equipamentos distribuídos e localizados de modo conveniente e prático para os

participantes;� garantia de um mercado para o produto final de elevada qualidade, devido à recolha selectiva da fracção orgânica;� excelente planeamento e gestão financeira;� organização de uma campanha eficaz de marketing e estratégia de divulgação do sistema maximizando a participação

do público, particularmente durante as fases iniciais de desenvolvimento do sistema.

2.9. Informações suplementares

Pode obter mais informações ao consultar a seguinte lista de sítios web:

Sítios web europeus

http://europa.eu.int (página de acolhimento da União Europeia)http://europa.eu.int/comm/environment/waste/index_en.htm (página sobre resíduos da DG Ambiente)http://europa.eu.int/comm/environment/waste/compost/index.htm (página sobre compostagem da DG Ambiente)

Sítios web austríacos

http://www.bmu.gv.at/ (Ministério Federal da Família, Juventude e Ambiente)http://www.ubavie.gv.at/ (Agência Federal do Ambiente)http://www.adis.at/nua/ (Departamento de Protecção Ambiental da Baixa Áustria)

Sítios web belgas

http://www.ovam.be/ (o ABC da compostagem; Manual de Compostagem Doméstica)http://www.ibgebim.be/ (sítio web do Instituto para a Gestão Ambiental de Bruxelas, Departamento de Ambiente para aRegião Administrativa de Bruxelas)http://www2.cipal.be/Rumst/compost.htm (página sobre compostagem da municipalidade de Rumst)http://www.merelbeke.be/bestuur/bes3101.htm#tuin (sítio web da cidade de Merebelke com uma página sobrecompostagem)http://bewoner.dma.be/TROEP/cp_index.htm (sítio web que pretende promover a compostagem doméstica)

11

Page 12: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

http://www.ccjuprelle.be/environnement/compostage.htm (sítio web do município de Juprelle)http://users.skynet.be/berzelius (sítio web privado sobre compostagem)http://www.brecht.be/afgft.htm (sítio web da cidade de Brecht com uma página sobre compostagem)

Sítios web dinamarqueses

http://www.mem.dk/ (Ministério do Ambiente e Energia)http://www.mst.dk/ (Agência do Ambiente)http://www.arf.dk/ (Associação de Municípios)

Sítios web neerlandeses

http://www.minvrom.nl/minvrom/ (Ministério da Habitação, Planeamento Regional e Ambiente)http://www.milieuloket.nl/ (guia para a produção de composto doméstico)http://www.rivm.nl/ (Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiente)http://www.milieucentraal.nl (sítio web governamental com informações úteis sobre ambiente, incluindo compostagem)http://www.noordwijk.nl/milieu/compost.htm (sítio web da cidade de Noordwijk com uma página sobre compostagemdoméstica)

Sítios web finlandeses

http://www.vyh.fi/ym/ym.html (Ministério do Ambiente)http://www.vyh.fi/syke/syke.html (SYKE) (Centro Finlandês do Ambiente)http://www.kuntaliitto.fi/ (Associação de Municípios Finlandeses)

Sítios web franceses

http://www.environnement.gouv.fr — Ministère de l’Aménagement du Territoire et de l’Environnement (Ministério doPlaneamento Regional e do Ambiente)http://www.ademe.fr/ — Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Énergie (ADEME) (Agência para o Ambiente eControlo Energético]http://www.cs3i.fr/ecoleurope/ (sítio web europeu para os alunos sobre ambiente, em inglês, francês e alemão)http://www.sdv.fr/pages/alainh/publ05.htm (informações sobre compostagem)http://www.geocities.com/RainForest/5020/gcompostext.htm (Grupo de Acção para o Respeito e Defesa do Ambiente)http://www.explorado.org/francais/fiches/act1.htm (informação para os alunos do ensino básico e secundário sobrecompostagem)http://www.perigord.com/homepage/voskuyl/compost.htm (página de acolhimento privada sobre compostagem)

Sítios web alemães

http://www.bmu.de/index1.htm — Bundesministerium für Umwelt, Naturschutz und Reaktorsicherheit (BMU) (MinistérioFederal do Ambiente, Protecção da Natureza e Segurança dos Reactores)http://www.umweltbundesamt.de/ (Departamento Federal do Ambiente)http://www.uvm.baden-wuerttemberg.de/uvm/ — Ministerium für Umwelt und Verkehr (UVM) (Ministério do Ambiente eTransportes)http://www.lfu.baden-wuerttemberg.de/lfu/ — Landesanstalt für Umweltschutz (LfU) (Instituto Estadual para a ProtecçãoAmbiental)http://www.bayern.de/stmlu/ — Bayerisches Staatsministerium für Landesentwicklung und Umweltfragen (StMLU)(Ministério Estadual da Bavária para o Desenvolvimento Regional e Ambiente)http://www.bayern.de/lfu/ — Bayerisches Landesamt für Umweltschutz (LfU) (Departamento Estadual da Bavária para aProtecção Ambiental)http://www.brandenburg.de/land/melf/ — Ministerium für Landwirtschaft, Umweltschutz und Raumordnung (MLUR)(Ministério da Agricultura, Protecção Ambiental e Planeamento Regional)http://www.hamburg.de/Behoerden/Umweltbehoerde/ — Umweltbehörde (Departamento do Ambiente)http://www.mulf.hessen.de/ — Hessisches Ministerium für Umwelt, Landwirtschaft und Forsten (HMULF) (Ministério doAmbiente, Agricultura e Florestas de Esse)http://www.hlug.de/ — Hessische Landesanstalt für Umwelt (HLfU) (Instituto Federal para o Ambiente de Esse)http://www.mv-regierung.de/um/ — Umweltministerium (Ministério do Ambiente)http://www.murl.nrw.de/ — Niedersächsisches Landesamt für Ökologie (Departamento de Ecologia da Baixa Saxónia)http://www.lua.nrw.de/ — Landesumweltamt Ministerium für Umwelt, Raumordnung und Landwirtschaft (MURL)

12

Page 13: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

(Ministério da Agricultura, Planeamento Regional e Protecção Ambiental)http://www.lua.nrw.de/ — Landesumweltamt (LUA) (Departamento Estadual do Ambiente)http://www.muf.rlp.de/ — Ministerium für Umwelt und Forsten (MUF) (Ministério do Ambiente e Floresta)http://www.mu.sachsen-anhalt.de/ — Ministerium für Raumordnung und Umwelt (MU) (Ministério das Florestas eAmbiente)http://www.thueringen.de/tmlnu/ — Thüringer Ministerium für Landwirtschaft, Naturschutz und Umwelt (TMLNU)(Ministério da Agricultura, Protecção da Natureza e Ambiente da Turíngia)http://www.thueringen.de/tmlnu/ — Thüringer Landesanstalt für Umwelt (TLU) (Instituto Federal do Ambiente da Turíngia)http://www.staedtetag.de/ — Deutscher Städtetag (Assembleia das Cidades Alemãs)http://www.bionet.net (sítio web europeu sobre as várias opções de tratamento de resíduos biológicos)http://www.waste.uni-essen.de/ — Instituto para a Gestã de Resíduos (Universidade de Essen — sítio web europeu combastantes informações sobre compostagem)

Sítios web gregos

http://www.minenv.gr (Ministério do Ambiente, Planeamento e Obras Públicas)http://www.minagr.gr (Ministério da Agricultura)http://www.ntua.gr (Universidade Nacional Técnica de Atenas)http://www.duth.gr (Universidade da Trácia)http://www.auth.gr (Universidade de Aristóteles de Salonica)http://www.aegean.gr (Universidade do Egeu)http://www.aua.gr (Universidade Agrícola de Atenas)http://www.uth.gr (Universidade de Tessália)http://www.uch.gr (Universidade de Creta)http://www.upatras.gr (Universidade de Patras)http://www.teikal.gr (Instituto Tecnológico Educacional de Kalamata)http://www.teilar.gr (Instituto Tecnológico Educacional de Larissa)http://www.teithe.gr (Instituto Tecnológico Educacional de Salonica)http://www.cres.gr (Centro para as Energias Renováveis)http://www.tee.gr (Câmara de Comércio Técnico da Grécia)http://www.gsrt.gr (Departamento Geral para a Investigação e Tecnologia)http://www.cleanupgreece.gr («Cleanup» Grécia)

Sítios web irlandeses

http://www.environ.ie/ — Department of the Environment and Local Government/An Roinn Comhshaoil agus RialtaisÁitiúil (Departamento do Ambiente e Governo regional)http://www.epa.ie/ — Environmental Protection Agency (EPA)/An Ghníomhaireacht um Chaomhnú Comhshaoil (Agênciapara a Protecção do Ambiente)

Sítios web italianos

http://www.minambiente.it/home1.htm Ministero dell’Ambiente (Ministério do Ambiente)http://www.mnet.it/upi/ Unione delle Province d’Italia (União das Províncias de Itália)http://www.compost.it (sítio web do Consórcio Italiano de Compostagem)http://www.mozaflora.it/composta.htm (endereço electrónico da Escola Agrária de Monza, associação pública para acompostagem)http://provincia.asti.it/edu/agricoltura/agr1ca.htm (associação pública para a compostagem)http://www.bdp.it/~tnir0006/ambiente/compost.htm (sítio web da Província de Trentino — contêm informação sobrecompostagem)http://rmac.arch.uniroma3.it/corsocaad/bosio/finale/progetto/compost.htm (Informação da Escola de Arquitectura deRoma)http://www.pavonerisorse.to.it/archivio/compost.htm (sítio web de uma ONG, Legambiente Piemonte, com informaçãosobre compostagem)http://www.comune.fonte.tv.it/servizi/servizicomunali/rifiuti/compostaggio/compost. (sítio web da municipalidade da Fontecom informação sobre compostagem)http://www.ismaa.it/html/ita/compost/compost.html (programa de investigação do Instituto Agrário S. Michele all’Adige)

13

Page 14: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Sítios web luxemburgueses

http://www.mev.etat.lu/ — Ministère de l’Environnement (Ministério do Ambiente)http://www.aev.etat.lu/dechet/compost.htm (Divisão de Resíduos, Ministério do Ambiente, com informação sobrecompostagem)

Sítios web portugueses

http://www.dga.min-amb.pt/avore.html — Direcção-Geral do Ambiente (DGA)http://www.ipamb.pt/ — Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB)http://www.aream.pt/ — Agência Regional da Energia e Ambiente Região Autónoma da Madeira (AREAM)http://www.anmp.pt/ — Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)http://www.esb.ucp.pt/compostagem/index.html — Centro de Demonstração de Compostagem, projecto conjunto daEscola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Associação Nacional de Conservação daNaturezawww.quercus.pt/cir/index_a.htm (sítio web da Quercus, organização não governamental com informações sobrecompostagem)www.terravista.pt/guincho/2833 (sítio web privado com informação sobre compostagem doméstica)www.lipor.pt/ (sítio web da LIPOR — Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Lixos da Região do Porto)http://www.bsi.com.br/unilivre/centro/expresiduosorga.htm (sítio web brasileiro do Centro de Referência em GestãoAmbiental para Assentamentos Humanos)

Sítios web espanhóis

http://www.mma.es/ — Ministerio de Medio Ambiente (Ministério do Ambiente)http://www.cma.junta-andalucia.es/ — Consejería de Medio Ambiente (Departamento do Ambiente da Andaluzia)http://www.gencat.es/mediamb/ — Departament de Medi Ambient (Departamento do Ambiente da Catalunha)http://www.gva.es/coma/ — Conselleria de Medi Ambient (Departamento do Ambiente de Valência)http://www.fegamp.es/ — Federación Galega de Municípios y Provincias (FEGAMP) (Federação Galega de Municípios eProvíncias)http://www.fvmp.es/ — Federación Valenciana de Municípios y Provincias (FVMP) (Federação Valenciana de Municípiose Províncias)http://www.diba.es/mediambient/comp.htm#act (sítio web da cidade de Barcelona com informação sobre compostagem)http://www.drac.com/pers/chueca/compost.htm (informação sobre compostagem na cidade de Terrassa)

Sítios web suecos

http://miljo.regeringen.se/ — Miljödepartementet (M) (Ministério do Ambiente)http://www.lf.se/ — Landstingsförbundet (Associação de Municípios)http://www.svekom.se/ — Svenska Kommunförbundet (Associação Sueca de Câmaras Municipais)http://www.tjorn.se/gov/kompost/htmlhttp://www.skelleftea.se/kommun/miljo/kompost.htmlhttp://www.varmdo.se/teknserv/renhalln/kompost1.htmlhttp://www.umea.se/avfall/d1.htmlhttp://www.molndal.se/kommunik/kompost.htmlhttp://www.tanum.se/miljo/information/kompostering.htmlhttp://www.gotland.se/EKOKOM/GODAEX/huggaren.htmlhttp://www.geocities.com/RainForest/Vines/7035/kompost.htmlhttp://www.kvarntorp-kretsloppspark.se/komp.htmlhttp://www.nsr.se/research/index.htmlhttp://www.pedc.gk/avfall/503.html

Sítios web britânicos

http://www.detr.gov.uk/ — Department of the Environment, Transport and the Regions (DETR) (Departamento doAmbiente, Transporte e Regiões)http://www.environment-agency.gov.uk/ — Environment Agency (Agência do Ambiente)http://www.doeni.gov.uk/ — Department of the Environment (DOE) (Departamento do Ambiente da Irlanda do Norte)http://www.lga.gov.uk/ — Local Government Association (LGA) (Associação de Municípios)http://www.compost-uk.org.uk/ (Associação de Compostagem Britânica)

14

Page 15: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

http://www.chiron-s.demon.co.uk/ccn/ (rede de compostagem comunitária)http://www.wdbc.gov.uk/wdbc/html/envir/hcompost.html (sistema de compostagem doméstica de West-Devon)http://www.chiron-s.demon.co.uk/dccn/ (rede comunitária de compostagem de Devon)http://www.hambleton.gov.uk/council/homecompost.html (guia comunitário de compostagem, Hambleton)http://www.mailbase.ac.uk/lists-a-e/composting/ (grupo de discussão e centro de informações para os interessados emengenharia de compostagem, gestão, desenvolvimentos científicos e tecnológicos e marketing)

Sítios web canadianoshttp://www.ns.ec.gc.ca Environment Canada (sítio web governamental com informação sobre compostagem como, porexemplo, aspectos ambientais que devem ser considerados na construção de centrais de compostagem)http://www.compost.org/ (Assembleia de Compostagem do Canadá)http://atlenv.bed.ns.ec.gc.ca/assessment/comp_f.html (sítio web do Governo canadiano sobre os impactos ambientaisdos sistemas de compostagem)http://www.gov.nb.ca/environm/comucate/compost/magic.htm (sítio web do Departamento de Ambiente de NovaBrunswick. Inclui um manual sobre compostagem: «Backyard magic: The Composting Handbook»)http://www.gvrd.bc.ca/waste/bro/swcomp1.html (sítio web sobre compostagem do Distrito Regional da GrandeVancouver)http://www.on.ec.gc.ca/glimr/classroom/chapter-7/compost-e.html (sítio web governamental com informação sobrecompostagem nas escolas)http://www.digitalseed.com/composter/ (respostas às perguntas mais frequentes sobre compostagem)http://www.composter.com/ (ligação sobre compostagem e comunidades dedicadas ao desenvolvimento sustentado)

Sítios web norte-americanoshttp://www.metrokc.gov/dnr/swd/recycomp/comopst.htm (King County, Washington: uma página na Internet sobreprodutos orgânicos e compostagem)http://www.tnrcc.state.tx.us/exec/oppr/compost/backyard.html (Comissão para a Conservação dos Recursos Naturais doTexas)http://www.lcswma.org/compost.htm (Departamento de Gestão dos Resíduos Sólidos de Lancaster County, Lancaster,Pensilvânia)http://www.history.rochester.edu/class/compost/compost.htmlhttp://extensionhorticulture.tamu.edu/extension/compostfacility/ab.htm (projecto sobre compostagem da Universidade doTexas A&M)http://csanr.wsu.edu/compost/ (página de acolhimento sobre compostagem patrocinada pelo Centro para uma AgriculturaSustentável e Recursos Naturais da Universidade Estadual de Washington)http://fsinfo.cs.unisb.de/~fritsch/Papers/env/compost/compost.html#further (sistema de compostagem doméstica daColúmbia)http://www.ci.chi.il.us/WorksMart/Environment/SolidWaste/Composting/CompostingGuide.html (guia para citadinos para aobtenção de um bom composto) (Chicago)http://www.sfrecycle.org/v2/compost/precomp.htm (programa de reciclagem de São Francisco: compostagem)http://www.edf.org/pubs/Reports/compost.html (guia para as comunidades)http://www.oldgrowth.org/compost/ (guia com informações sobre compostagem)http://www.greenbuilder.com/sourcebook/compostsystem.html (compostagem sustentável)http://www.epa.gov/epaoswer/non-hw/compost/index.htm (EPA Departamento de Resíduos Sólidos sobre Compostagem)http://www.compostingcouncil.org/ (Assembleia de Compostagem norte-americana)http://www.gov.nb.ca/environm/comucate/compost/magic.htm (manual de compostagem)http://www.vegweb.com/composting/ (guia sobre compostagem)http://www.edf.org/heap/a_compost/index.html (compostagem nas escolas)http://www.cals.cornell.edu/dept/compost/ (sítio web da Universidade de Cornell)http://net.indra.com/~topsoil/Compost_Menu.html (Rot Web: um dos sítios web com mais informação sobrecompostagem)http://go4green.sask.com/home/garden/compost5.html (Go for Green sítio web: o teu guia da compostagem)http://www.recyclenow.org/r_composting.html (projecto de compostagem doméstica)http://www.ehminworld.org/research/composting/guidetoc.asp (guia de métodos comprovados para aumentar aconsciencialização para a compostagem doméstica)http://www.metro.dst.or.us/metro/rem/garden/compworks.html (sistemas de compostagem doméstica na região deOregon, EUA)http://www.ag.ohio-state.edu/~ohioline/hyg-fact/1000/1189.html (informação sobre compostagem doméstica daUniversidade de Ohio)http://www.jgpress.com/Links/BCLinks/OtherResources.html (BioCycle)

15

Page 16: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

3. Glossário e termos usados na compostagem

• Pilha com arejamento forçado: neste processo os resíduos orgânicos são depositados em pilhas de grandesdimensões com um sistema de arejamento, ou seja, com adição de ar ao processo de compostagem usandoventoinhas ou bombas. O material permanece imóvel, sendo atravessado pelo ar.

• Compostagem centralizada: a fracção orgânica é recolhida selectivamente e é levada para processamento numaunidade central.

• Resíduos orgânicos: restos de origem orgânica (também denominados resíduos verdes ou biodegradáveis). Emprincípio, todos os resíduos orgânicos de origem biológica podem ser transformados em composto, o que inclui restosde comida, restaurantes e cantinas, resíduos verdes de composição vegetal provenientes de jardins e parques, papel ecartão. Apesar de poderem ser transformados em composto, o papel e cartão deverão ser reciclados.

• Compostagem: método controlado através do qual a matéria orgânica é transformada aerobicamente através daacção de microrganismos e macrorganismos específicos. Estes microorganismos estabelecem ligações entre asmoléculas de azoto e as moléculas de carbono fixando proteínas e hidratos de carbono, que são facilmenteassimilados pelas plantas.

• Composto: produto estabilizado, sem odores e com aparência semelhante a húmus, com elevado conteúdo dematéria orgânica, proteínas e hidratos de carbono, produzido durante o processo de compostagem de resíduosorgânicos.

• Compostagem comunitária: os resíduos orgânicos são recolhidos das habitações para serem processados numaunidade central. No entanto, os sistemas comunitários são geralmente de menores dimensões que as unidadescentrais e estão localizados no seio da comunidade. O composto produzido é utilizado pelos participantes no sistema,o que fecha o ciclo de produção e utilização de resíduos.

• Compostagem doméstica: processo de compostagem feito directamente pelos cidadãos que processam os resíduosorgânicos que produzem. Este processo geralmente envolve a compra de um compostor; no entanto, muitos cidadãosprocessam os seus resíduos orgânicos em compostores artesanais.

• Compostagem in-vessel: neste processo a compostagem tem lugar dentro de um recipiente fechado (torres verticais,tanques circulares, rectangulares ou outro recipiente).O processo de compostagem é rigorosamente controlado emonitorado. O material a compostar é arejado, revolvido e misturado mecanicamente durante o processo.

• Resíduos castanhos ou não putrescíveis: aparas de madeira e serradura, materiais secos que se transformam maislentamente em composto e necessitam de oxigénio para a sua decomposição.

• Resíduos verdes ou putrescíveis: material húmido e orgânico como por exemplo restos de comida e de composiçãovegetal que se transforma em composto através de processos aeróbios e anaeróbios.

• Crivagem: separação dos resíduos não compostavéis (contaminantes) utilizando utensílios como crivos ou cilindrosgiratórios.

• Recolha selectiva: recolha de resíduos separados na fonte pelo produtor, como por exemplo a fracção orgânica e osresíduos recicláveis como papel, vidro e metal.

• Cilindro giratório/crivo: equipamento utilizado na crivagem dos resíduos. Os resíduos são introduzidos no crivo, queos separa de acordo com a granulometria. Os materiais rejeitados, como filmes plásticos, são separados por estemétodo.

• Compostagem em pilha: sistema de compostagem no qual a matéria orgânica é colocada em pilhas alongadas quesão revolvidas periodicamente de modo a permitir o contacto com o ar e acelerar a degradação aeróbia. Este sistemanormalmente opera com arejamento passivo, mas também pode ser operado com arejamento forçado. As pilhas sãorevolvidas para aumentar a porosidade e homogeneizar a pilha.

16

Page 17: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

4. Casos estudados

As características mais importantes de cada um dos sistemas estudados encontram-se resumidas na tabela 4.1.

4.1. Espanha

Baix Camp Area

Área Metropolitana de Barcelona

Montejurra

4.2. França

Bapaume

Gironda

Niort

4.3. Irlanda

Cork

Kerry

Limerick

4.4. Itália

Cupello

Monza

Pádua

4.5. Portugal

CM de Oeiras e AMTRES

Área Metropolitana do Porto — LIPOR

4.6. Reino Unido

Arun

Castle Morpeth

Wyecycle

17

Page 18: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Características principais dos casos estudados na brochura

Estado- Nome Tipo de sistema Entidade N.º de residências Quantidade de Quantidade

-Membro do sistema administradora e/ou população resíduos de composto

do sistema abrangidas pelo orgânicos produzido

sistema recolhidos (t/ano)

pelo sistema

(t/ano)

Espanha Baix Camp Recolha selectiva + Consell Comarcal 25 000 habitantes 4 000 360

compostagem centralizada del Baix Camp 8 000 residências

Barcelona Recolha selectiva + Área Metropolitana 137 000 habitantes 10 700 1 900

compostagem centralizada de Barcelona 55 000 residências

Montejurra Recolha selectiva + Comunidade de 52 00 habitantes 10 000 2 000

compostagem centralizada Montejurra 23 000 residências

França Gironda Recolha selectiva + Companhia privada 20 000 residências 36 000 24 000

compostagem centralizada

Niort Recolha selectiva + Comuna de Niort 12 000 residências Aproximadamente 4 511

compostagem centralizada 8 500

SIVOM de Recolha selectiva + Associação 23 600 habitantes 6 000 2 500

Bapaume compostagem centralizada de comunas

Irlanda Cork Equipamento de trituração Câmara Municipal 280 000 habitantes 1 000

dos resíduos verdes de Cork

Kerry Recolha selectiva + Câmara Municipal 5 600 habitantes 500

compostagem centralizada de Kerry 1 766 residências

Limerick Recolha selectiva + Limerick 2 800 residências 950 450

compostagem centralizada Corporation

Itália Cupello Recolha selectiva + Município de Cupello 4 200 habitantes 315

compostagem centralizada

Monza Recolha selectiva + Câmara municipal 119 060 habitantes 10 000

compostagem centralizada

Pádua Recolha selectiva + Associação municipal cons- 205 000 habitantes 16 500

compostagem centralizada tituída por 26 municípios

Portugal AMTRES Recolha selectiva + Associação 150 000 residências 250 000 (1) 15 000

compostagem centralizada municipal AMTRES

LIPOR Recolha selectiva + Associação 50 000 habitantes 30 000 (1) 29 000

compostagem centralizada municipal LIPOR

Reino Unido Arun Compostagem doméstica Câmara Municipal de Arun 140 000 habitantes Informação não Informação não

disponível disponível

Castle Morpeth Recolha selectiva + Câmara Municipal 20 400 residências 5 000 3 000

compostagem centralizada de Castle Morpeth

Wyecycle Recolha selectiva + Wyecycle 1 000 residências 250 70

compostagem centralizada

(1) Inclui os resíduos provenientes da recolha selectiva indiferenciada: estes resíduos são transportados para a central de compostagem, onde é efectuada a separação mecânica da fracção orgânica.

18

Page 19: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

19

Sistema de recolhaselectiva

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem situa-se emBaix Camp, província de Tarragona, nazona sul da Catalunha (ComunidadeAutónoma da Catalunha), no Nordeste deEspanha. O Baix Camp Area é uma dasdivisões administrativas da Catalunha ecentraliza a prestação de alguns serviçosaos municípios da área. São abrangidos28 municípios, com aproximadamente 145 000 habitantes distribuídos por 50 000habitações.

A área é uma região predominantementerural, não urbanizada e caracterizada porpequenas aldeias e cidades. Duas dascidades (Cambrils e Hospitalet) sofremaumentos sazonais de população durantea época turística. As duas cidadesrecebem um influxo de aproximadamente130 000 turistas. A população local divide--se em três grupos, um grupo diversificadode habitantes urbanos idosos, dedicadosprincipalmente à actividade agrícola e aosserviços, um segundo grupo urbanoconcentrado em Reus, cujas actividadesse distribuem entre a indústria e osserviços, e um terceiro grupo concentradoao longo da costa e dedicadoessencialmente ao turismo.

A região possui um clima tipicamentemediterrâneo, com uma precipitação anualde 500 mm e uma temperatura médiaanual de 15°C. A precipitação concentra--se nos meses temperados de Inverno,enquanto que os verões são geralmentequentes e secos.

Descrição do sistema

O sistema consiste na recolha selectivaporta-a-porta da fracção orgânica dosresíduos domésticos, bem como dafracção orgânica proveniente de grandesprodutores (hotéis, escolas, mercados,indústrias, etc.) com recurso a contentoressituados em locais seleccionados. Afracção orgânica é transportada porcamião para a central de compostagem,situada no centro geográfico da área, pertoda aldeia de Botarell. O sistema teve inícioem Junho de 1997, tendo desde essaaltura aumentado continuamente a áreaabrangida. Actualmente, o sistema recolheresíduos orgânicos de 10 concelhos ruraise de algumas cidades. A central decompostagem também recebe resíduosorgânicos e verdes de outros produtores eindústrias da área e de concelhos que nãopertencem à zona de influência da área.

Central de compostagem

de Baix Camp

Logótipo do sistema

de Baix Camp

Resumo� O sistema de recolha selectiva e a

central de compostagem sãogeridos pelo Consell Comarcal delBaix Camp (Câmara Municipal deBaix Camp). O governo deBarcelona, através doDepartamento de Ambiente,regulamenta e supervisiona aentidade responsável pelo sistema.

� A área abrangida pelo sistema derecolha selectiva é de 695 km2,com aproximadamente 8 000habitações e 25 000 habitantes.

� O sistema consiste na recolhaselectiva da fracção orgânicadepositada em contentores que seencontram no passeio e na recolhada fracção orgânica dos grandesprodutores de resíduos. Osresíduos são transportados para acentral de compostagem, onde oprocesso de compostagem temlugar em pilhas ao ar livre.

� Durante os dois anos e meio defuncionamento do sistema foramprocessadas cerca de 7 000toneladas de resíduos domésticose cerca de 3 000 toneladas deresíduos verdes, correspondendo àprodução de 900 toneladas decomposto.

� O sucesso do sistema deve-se auma boa campanha de publicidadee ao empenho da municipalidadeno seu sucesso.

Brochura sobre a central de

compostagem de Baix Camp

Tarragona•

Page 20: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Objectivos do sistema

O sistema está a ser impulsionado pelapolítica catalã de resíduos, que privilegia arecolha de fracções limpas e nãocontaminadas de resíduos domésticos, oque facilita a sua reutilização, reciclagem evalorização, e consequentementeminimiza a quantidade de resíduosenviados para aterro e incineração. Alegislação que regulamenta a recolha deresíduos obriga a que, em municipalidadescom mais de 5 000 habitantes, a fracçãoorgânica seja separada na origem, pelopróprio munícipe. Pretende-se atingir umameta de recuperação da fracção orgânicaproduzida na Catalunha de 50%. Osistema de Baix Camp foi um dosprimeiros sistemas a entrar emfuncionamento desde que esta legislaçãoentrou em vigor.

Descrição técnica do sistema

A separação da fracção orgânica é feitapelo munícipe e é depositada em sacos deplástico com 1,5 litros de capacidade e emcontentores que também podem sertransformados em composto. Os sacossão depositados em contentorespredeterminados, localizados no exteriordas habitações. A recolha destescontentores, incluindo os dos resíduosorgânicos dos grandes produtores, é feitapor seis compactadores. Os veículosefectuam entre três a seis circuitos por dia,acrescidos de mais três a seis circuitospara a recolha de resíduos verdes e dejardim. A distância média entre a central eas áreas de recolha varia entre 2 a 40 km.

À medida que o sistema de recolhaselectiva porta-a-porta é ampliado a outrosmunicípios, a quantidade de resíduosorgânicos depositados na central decompostagem tem aumentadocontinuamente. Durante os 2,5 anos deoperação do sistema, cerca de 10 000toneladas de resíduos orgânicos foramrecolhidas, o que inclui cerca de 3 000toneladas de resíduos verdes e de jardim(a quantidade de resíduos verdes variasazonalmente). Uma vez que o sistemaainda se encontra em desenvolvimento, aquantidade mínima e máxima de resíduosrecolhida mensalmente variacontinuamente.

A taxa de participação variaconsideravelmente de acordo com ocircuito de recolha escolhido. Actualmente,a taxa de participação é de cerca de 40%nas zonas rurais. A percentagem deresíduos não orgânicos (contaminação)

encontrada nos contentores é de cerca de5%.

A central de compostagem temcapacidade para processar anualmente 30 000 toneladas de resíduos orgânicos ecerca de 5 000 toneladas de resíduosverdes e de jardim. A fracção orgânicasofre um pré-tratamento, onde é misturadacom os resíduos de jardim, ficando amistura a fermentar durante duas a trêssemanas. Após este período de tempo, apilha sofre uma separação granulométricaao passar por um crivo com um diâmetrode 80 mm. O material rejeitado é enviadopara deposição em aterro, enquanto que afracção orgânica continua o processo defermentação em pilhas cobertas, que sãorevolvidas periodicamente por máquinas.Esta fase dura cerca de 12 a 14 semanas.O composto maturado é seguidamenteencaminhado para a fase de afinação,efectuada por um crivo de 25 mm e umamesa vibratória/densimétrica, onde ocomposto é separado de acordo com asua granulometria. A central tem umsistema de recolha de lixiviado e biofiltrosnas zonas de processamento cobertas.

Durante os 2,5 anos de funcionamento dosistema foram produzidas cerca de 900toneladas de composto. O composto éproduzido com granulometrias diferentes,de acordo com as especificações docliente. Não existem normas de qualidadeespecificas para o composto reciclado,excepto as normas aplicáveis aocomposto com aplicações agrícolas. Outraespecificação importante é a procura decomposto com granulometrias diferentespor parte dos clientes.

As maiores aplicações do composto sãoem jardins privados e em pomares eolivais por pequenos agricultores. Ocomposto também foi utilizado em obraspúblicas de recuperação e arborização deaterros e de estradas, e é vendido aopreço de 2 000 pesetas por tonelada(cerca de 12 euros). No início do sistemao composto era distribuído gratuitamentepara promover o produto. O composto éconsiderado demasiado caro pelosagricultores (há um excesso de estrumena área), mas os jardineiros privadosconsideram-no um produto com um preçoacessível. Com base nestes resultados foidecidido promover o produto junto derevendedores e actualmente toda aprodução do composto é vendida.

O início do sistema foi acompanhado deuma intensa campanha de informação esensibilização da população e grandesprodutores de resíduos orgânicos, através

da distribuição de correspondência,contacto directo com a população,distribuição de contentores e sacosplásticos à população e aos grandesprodutores, um autocarro publicitário,anúncios na rádio e nos jornais. Noentanto, a administração do sistemaconsiderou pouco eficazes os anúncios narádio e nos jornais. Nas zonas deexpansão do sistema, os seus promotoresorganizaram campanhas de informação esensibilização, visitas de escolas à central,formação de voluntários, workshops nasescolas, etc.

Planos para o futuro

O sistema de recolha selectiva está numafase de rápida expansão devido aoaumento da população abrangida pelosistema. Num futuro próximo, toda a áreade Cambrils e Reus será abrangida pelosistema, com o consequente aumento donúmero de habitações abrangidas.Entretanto, o excesso de produção dafracção orgânica recolhida em outrasáreas da Catalunha é enviado para acentral de Botarell, assegurando o seufuncionamento em plena capacidade. Oesquema também está dependente dapolítica de gestão dos resíduosdomésticos do governo da Catalunha parao seu alargamento a outras localidades,pois a central continua a funcionar abaixoda sua capacidade.

Informação financeira

20

Encargos do sistema

Custos de 990 milhões de ESPinstalação 6 milhões de EUR

Custos 7 500 ESP/toneladaoperacionais 45 EUR/tonelada

Publicidade 38 milhões de ESP (total)230 000 EUR (total)

Custo de envio 1 200 ESP /toneladapara aterro 7,2 EUR/tonelada

Receitas 180 ESP/tonelada1,1 EUR/tonelada

Vista da central

de compostagem

Page 21: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Custos de investimento:� Custo de instalação da central de

compostagem: 837 milhões de ESP(5 milhões EUR), repartidos do seguintemodo: 600 milhões ESP (3,6 milhõesEUR) para a construção da central e237 milhões de ESP (1,4 milhões EUR)em equipamento.

� Compra do terreno: 70 milhões deESP (420 000 EUR).

� Construção de acessos: 60 milhões deESP (360 000 EUR).

� Equipamento de recolha e transporte(um camião e contentores): 23 milhõesde ESP (138 000 EUR). Os outroscamiões pertencem aos municípios commaior área.

� Pré-campanha de informação esensibilização em 1998: 38 milhões deESP (228 000 EUR).

O investimento inicial foi repartido entre ogoverno da Catalunha (cerca de 70%) e aCâmara de Baix Camp (cerca de 25%). O governo provincial de Tarragonaconcedeu uma pequena contribuiçãofinanceira para a compra de um veículo derecolha.

Custos operacionaisA investimento efectuado na central decompostagem foi de cerca de 30 milhõesde ESP (180 000 EUR), repartidos doseguinte modo: 50% são custosoperacionais, 30% despesas de pessoal e20% outros custos, como seguro etratamento dos rejeitados. O quadro depessoal conta com um trabalhadorespecializado e dois trabalhadores nãoespecializados. O custo do sistema derecolha é variável, dependendo dosfactores que forem considerados, pois osistema faz parte de um complexo sistemade recolha de resíduos que inclui arecolha da fracção não orgânica numaárea geográfica mais extensa. Nos dezmunicípios rurais o custo anual do sistemade recolha selectiva é de cerca de

14 milhões de ESP (84 000 EUR) eemprega dois trabalhadores nãoespecializados. Também deve ser incluídoo pessoal partilhado com outrosmunicípios durante a recolha, equivalentea 4 milhões de ESP (25 000 EUR), e oinvestimento de igual montante empublicidade. Tendo em conta todos esteselementos, o valor total do investimento foide cerca de 22 milhões de ESP(134 000 EUR).

Os custos de exploração são financiadospor duas fontes: uma taxa única que cadamunicípio cobra aos seus munícipes e daqual 3 300 ESP (20 EUR) são utilizadospara financiar a central de compostagem;taxas cobradas aos municípios que nãopertencem à região de Baix Camp, novalor de 3 300 ESP por tonelada deresíduos orgânicos entregues paraprocessamento.

As receitas obtidas através da venda decomposto estão a aumentarproporcionalmente ao aumento deprodução. Nos últimos dois anos e meioforam obtidas cerca de 1,8 milhões deESP (10 850 EUR) de receitas. A poupança obtida pela aplicação decomposto é mínima, pois existe umexcesso de produção de estrume na área.

A poupança obtida com este tipo deprocessamento de resíduos érelativamente pequena (1 200pesetas/7,25 EUR) pois o custo deincineração é bastante baixo, em partedevido à produção de energia.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

De acordo com administração do sistema,vários motivos contribuíram para o seusucesso. Por um lado, a legislação catalãtornou obrigatória a recolha selectiva dafracção orgânica em municipalidades commais de 5 000 habitantes. Outro factorimportante foi a vontade política daCâmara de Baix Camp em organizar osistema e assegurar a coordenação comos outros municípios. Também foiindispensável a existência de apoio porparte da população, mesmo antes daorganização do sistema. As campanhastambém contribuíram para a promoção dosistema e têm contado com o apoioentusiástico dos seus trabalhadores.

Os problemas iniciais devidos àdificuldade técnica de gerir resíduosbiodegradáveis foram resolvidos atravésda adição de resíduos de madeira,redução da humidade e modificação dopré-tratamento, onde se substituiu aseparação manual por maturação. Outradificuldade deveu-se à inexistência deuma quantidade mínima de resíduosorgânicos que viabilizasse ofuncionamento eficiente da central decompostagem. Esta situação foi resolvidaatravés da importação de resíduos deregiões que não fazem parte de BaixCamp. Em 1999, a central deve atingir acapacidade mínima de funcionamento, edevido ao aumento do número demunicípios participantes este problemaestá a ser solucionado rapidamente.

21

CONTACTOSOperador/administração: Consell Comarcal del Baix Camp

Contacto: Anna Lluis i Gavaladá

Cargo: Directora da central de compostagem de Botarell/Gestora da Secomsa

(empresa de gestão de resíduos de Baix Camp)

Morada: Consell Comarcal del Baix Camp

Dr. Ferrán 8, E-43202 Reus

Telefone: (34) 977 32 21 55

Fax: (34) 977 92 17 33

Correio electrónico: [email protected]

Page 22: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem encontra-sesituada na Área Metropolitana deBarcelona, representa 33 municípios comaproximadamente 3 milhões de habitantes,distribuídos por cerca de 585 km2. A ÁreaMetropolitana de Barcelona foi constituídaem 1987 através de um decreto,consistindo numa associaçãointermunicipal responsável pela supervisãoe prestação de serviços aos seusassociados. Os resíduos são geridosconjuntamente pela Área Metropolitana deBarcelona e municípios. O sistemadescrito neste caso faz parte do sistemaintermunicipalizado de tratamento deresíduos da Área Metropolitana deBarcelona, embora apenas abranja aregião sul da AMB. Esta região inclui ascâmaras de Castelldefels, Viladecans,Gavá e Begues, com cerca de 137 000habitantes divididos por 55 000 habitações,numa área de cerca de 113 km2.

A área tem uma estrutura socioeconómicadiversificada e em cada municípiopredominam actividades diferentes.Castelldefels é um município costeiro, cujaactividade principal são os serviçosturísticos e onde muitas das residênciasexistentes são segunda habitação ou casasde férias. Em Gavà e Viladecans coexistemturismo, indústria e serviços. Begues é umaregião predominantemente rural.

A população da área encontra-sedistribuída por diversas comunidades ruraise zonas urbanas. A região possui um climatipicamente mediterrâneo com umaprecipitação anual de cerca de 500 mm euma temperatura média anual de 15°C.

Descrição do sistema

O sistema consiste na recolha selectivaporta-a-porta da fracção orgânica dosresíduos domésticos, bem como narecolha da fracção orgânica provenientedos grandes produtores destes resíduos(actualmente o sistema inclui os 40mercados de Barcelona), através decontentores estrategicamente localizados.A fracção inorgânica passa por um circuitodiferente, podendo ser recolhida e enviadapara reciclagem ou para deposição ematerro sanitário.

A fracção orgânica é transportada porcamião para a central de compostagem,situada na cidade de Castelldefels. Estacentral iniciou a sua actividade em 1992 eprocessa resíduos verdes, de madeira elamas das estações de tratamento deáguas residuais. Em 1997, foi iniciado umpequeno projecto-piloto do plano degestão de resíduos da AMB, o sistema derecolha selectiva da fracção orgânica.Desde então, a central de compostagemaumentou a quantidade de resíduosverdes e de madeira processados, com aconsequente redução da quantidade delamas transformadas em composto.

A central de compostagem foi ampliadaem 1998, o que teve consequências querao nível da evolução do sistema derecolha quer ao nível do aumento dapopulação abrangida.

22

Sistema de recolhaselectiva

Central de compostagem

de Barcelona

Logótipo do sistema

Resumo� O sistema de recolha selectiva e a

central de compostagem da ÁreaMetropolitana Sul de Barcelonasão geridos pela Entitat del MediAmbient da Area Metropolitana deBarcelona (Departamento deAmbiente da Área Metropolitana deBarcelona). A Entitat del MediAmbient é uma associaçãointermunicipal, criada por decreto,que presta serviços a 33municípios da área de Barcelona.

� A área abrangida pelo sistema derecolha selectiva é de 113 km2,distribuída por cerca de quatromunicípios, com aproximadamente137 000 habitantes em 55 000habitações.

� O sistema consiste na recolhaselectiva da fracção orgânicadepositada em contentoresespecíficos, colocados na viapública. Os resíduos sãotransportados para a central decompostagem onde o processo decompostagem tem lugar em túneis.

� Cerca de 10 700 toneladas deresíduos orgânicos sãoanualmente transformadas emcomposto.

� O sucesso do sistema deve-se aoempenho dos trabalhadoresmunicipais e à experiência dacompanhia operadora na gestãodeste tipo de projectos.

Pilhas de compostagem durante a

maturação na central de compostagem

Barcellona•

Page 23: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Objectivos do sistema

O sistema é um dos componentes doprograma de gestão de resíduosmunicipais da Área Metropolitana deBarcelona. Este programa foi aprovado em1997, em consonância com a políticaestratégica de resíduos da Catalunha ecom a estratégia comunitária para osresíduos, embora certas particularidadesdeste programa sejam mais inovadoras doque as estratégias catalãs e comunitárias.

A legislação que regulamenta estasactividades obriga a que, nos municípioscom mais de 5 000 habitantes, a fracçãoorgânica seja separada na origem, pelopróprio munícipe. Pretende-se atingir umameta de recuperação da fracção orgânicaproduzida na Catalunha de 50%.

Desde que a referida legislação entrou emvigor, a central de Castelldefels é asegunda central em Espanha a processarresíduos verdes e de madeira, apesar deter sido inicialmente concebida paraprocessar lamas das estações detratamento de águas residuais (ETAR).

Descrição técnica do sistema

A separação da fracção orgânica é feitapelo munícipe e é depositada emcontentores de plástico ou em sacos depapel ou plástico biodegradável, com 10litros de capacidade. O conteúdo doscontentores e dos sacos é depositado emcontentores específicos, localizados noexterior das habitações. As fracçõesrecicláveis (papel, vidro, embalagens eoutros resíduos inorgânicos) são recolhidaspelos serviços municipalizados emcircuitos diferentes. A recolha doscontentores que contêm os resíduosorgânicos, incluindo os produzidos pelosgrandes produtores, é feita por camiõescompactadores. Os camiões efectuam umnúmero variável de viagens, de acordocom o percurso delineado. A frequência docircuito de recolha nos mercados é diária,excepto aos domingos. Os circuitos derecolha domésticos tem uma periodicidadeque varia entre três a quatro vezes porsemana. Como complemento, é efectuadoum número adicional de viagens pararecolher os resíduos verdes e de madeirade jardim. A distância média entre a centrale as áreas de recolha varia entre 1 e 20 km.

Os contentores são depositados na centralde compostagem de Castelldefels. A quantidade de resíduos orgânicosdepositados na central de compostagemtem vindo a aumentar com o tempo, àmedida que o sistema de recolha selectivaporta-a-porta é ampliado para outrosmunicípios e a quantidade de lamasprocessadas diminui. Actualmente, são

processadas na central cerca de 3 500toneladas de resíduos orgânicos, 2 400toneladas de lamas de ETAR e 4 800toneladas de resíduos verdes e de jardim.No futuro a quantidade de resíduosorgânicos aumentará substancialmente,até atingir a capacidade máxima de 16 000 toneladas.

A quantidade de resíduos recolhidamensalmente varia à medida que osistema abrange outras áreas. A taxa departicipação também variaconsideravelmente, dependendo do circuitode recolha escolhido. Actualmente, a taxade participação na área metropolitana é decerca de 6%, mas na zona sul é de 22%.No entanto, estes números são poucosignificativos, pois estão a sercontinuamente alterados à medida que aárea de cobertura do sistema aumenta.

Na central de compostagem a fracçãoorgânica sofre um pré-tratamento, queconsiste em juntar e misturar os resíduosde jardim utilizando uma máquina agrícola.Numa linha de tratamento paralela, aslamas das ETAR são misturadas com asaparas de madeiras. As duas misturas sãointroduzidas nos túneis de compostagem.A central tem actualmente três túneis decompostagem e planeia a curto prazoconstruir mais três túneis, com um volumetotal de 280 m3 e um volume útil de 210 m3. Os túneis demoram entre dois atrês dias a ser preenchidos, após o que amistura fica a fermentar durante 10 a 14dias. Durante o processo de fermentação,vários parâmetros como a temperatura, ofluxo de ar, a quantidade de oxigénio e dedióxido de carbono, são monitorizados poruma unidade central, com recurso asondas que são inseridas no composto emfermentação, ventiladores e aspiradoresde ar. Os túneis estão equipados combiofiltros feitos de composto ou materialvegetal reutilizado. O equipamentoinstalado nos túneis e na unidade centralde controlo foi projectado pela companhiaque gere a central de compostagem.

Quando a fermentação no interior dostúneis está concluída, a pilha é colocadanum parque exterior, onde continua afermentar durante dois meses. Duranteeste período, a pilha é revolvidamecanicamente uma vez por semana. O composto maturado procede para afase de afinação, executada com doiscrivos de 5 mm e 15 mm numa mesavibratória, produzindo-se composto comduas granulometrias. O material rejeitado,proveniente maioritariamente dos sacosplásticos, é separado por ventilação e éenviado para deposição em aterro. Acentral possui um sistema que recolhe ereintroduz o lixiviado nos túneis decompostagem. A central também possui

um camião, quatro escavadoras e umtriturador de madeira.

Actualmente, menos de 10%, em peso, dafracção orgânica recolhida é transformadaem composto. A produção de composto éde cerca de 1 990 toneladas, prevendo-seo seu aumento para breve.

Não existem normas de qualidadeespecíficas para o composto reciclado,apenas existem normas para compostocom aplicações agrícolas. A ÁreaMetropolitana de Barcelona, juntamentecom o Departamento de Resíduos daCatalunha, controla determinadosparâmetros do composto. A companhiaque produz o composto possui umlaboratório próprio, onde é analisadoperiodicamente o composto produzido, demodo a garantir o cumprimento dasnormas de qualidade estabelecidas pelosclientes. Na central são vendidos váriosprodutos resultantes da mistura decomposto com areia e solo, de acordocom as aplicações finais.

Os principais compradores de compostosão os proprietários de jardins privados,viveiros de plantas e revendedores.O preço do composto varia entre 4 000 a6 000 pesetas por tonelada (entre 24 e 36euros), de acordo com a quantidadeadquirida. A venda de composto é umadas receitas da empresa e actualmentetoda a produção é vendida.

As campanhas publicitárias sãoorganizadas conjuntamente pela áreametropolitana e pelas câmaras.Geralmente, a iniciativa parte das câmarase é apoiada pela área metropolitana. Aexperiência adquirida pela áreametropolitana indica que o método depromoção e a qualidade da campanha têmum efeito directo na taxa de participaçãoda população. Em cada município, o iníciodo sistema foi acompanhado por intensascampanhas de informação e sensibilizaçãoda população, recorrendo a distribuição decorrespondência, distribuição decontentores e sacos plásticos aos grandesprodutores, organização de sessões deinformação e anúncios na rádio e nosjornais. No entanto, a administração dosistema verificou que os anúncios na rádioe nos jornais tinha uma eficácia reduzida.Não estão previstas novas campanhasnas zonas onde o sistema de recolhaselectiva porta-a-porta já se encontra emfuncionamento.

Planos para o futuro

O sistema de recolha selectiva está numafase de rápida expansão devido aoaumento da população e da área abrangidapelo sistema. Num futuro próximo, a

23

Page 24: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

capacidade de processamento da centralde compostagem será aumentada para 16 000 toneladas por ano, provavelmenteatravés da construção de três novos túneisde compostagem. Esta expansão permitiráassegurar o tratamento dos resíduosprovenientes do aumento da taxa departicipação na recolha selectiva dosmunicípios onde actualmente se encontraem funcionamento e o alargamento dosistema a novas localidades. A populaçãototal abrangida pelo novo sistema será de220 000 habitantes.

Informação financeira

Custos operacionais:� Central de compostagem: 530 milhões

de ESP (3,2 milhões de EUR), cerca demetade gastos na construção da centrale outra metade em equipamento.

� Aumento da capacidade a curtoprazo: 370 milhões de ESP (2,2 milhõesde EUR).

� Equipamento de recolha e transporte:fornecido pelos municípios participantes.

O custo do investimento já efectuado ouplaneado é de cerca de 900 milhões deESP (5,4 milhões de EUR), repartidos

entre a Comissão Europeia através doFEDER (22%), fontes governamentaiscomo a área metropolitana, governoregional da Catalunha e governo distritalde Barcelona (contribuíram no total comcerca de 56%) e a companhia gestora dacentral através de empréstimos.

Outros custosNa campanha de informação esensibilização de 1998 foram despendidoscerca de 60 milhões de ESP (360 000EUR) pela área metropolitana, aos quaisforam adicionados financiamentossuplementares das autarquias. Oorçamento deverá aumentar em 1999.

Custos operativosA central de compostagem é gerida poruma empresa privada. O processamentodo composto custa cerca de 18 000 ESP(108 EUR) por tonelada de resíduo. Oscustos operacionais são divididos doseguinte modo: 40% despesas de pessoal,12% água e electricidade, 35%manutenção externa, 10% manutençãointerna e 3% diversos. O pessoal épartilhado com outras companhias. Nacentral de Castelldefels o quadro depessoal conta com um gestor, umadministrativo, um comercial, um técnicode laboratório e cinco trabalhadores nãoespecializados, que trabalham em doisturnos. O sistema de recolha é financiadointegralmente pelas autarquiasparticipantes.

Os custos de exploração são financiadosatravés de duas fontes, as taxasmunicipais sobre a recolha selectiva (7 000-8 000 ESP/42-48 EUR) e peloprocessamento na central decompostagem (3 000 ESP/18 EUR).Fontes de receitas adicionais são obtidasatravés de taxas cobradas pela entrega de

madeira na central, calculadas em funçãodo peso, no valor de 3 000 ESP/tonelada,e as receitas da venda de composto.

As receitas obtidas através da venda decomposto foram de 10 milhões de ESP(60 000 EUR) por ano. Os produtossemelhantes ao composto utilizados najardinagem, como por exemplo a turfa,custam aproximadamente o dobro.

A poupança obtida com este tipo deprocessamento de resíduos érelativamente pequena, pois o custo deincineração e de envio para aterro ainda ébastante baixo. Estas duas alternativasterão um papel mais reduzido quando aestratégia de resíduos da áreametropolitana estiver completamentedelineada.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

De acordo com administração do sistema,vários motivos contribuíram para o seusucesso. Por um lado, a existência de uminstrumento de planeamento adequado, oplano de gestão de resíduos da áreametropolitana, que estabelece objectivose instrumentos para alcançar os váriosobjectivos. Outro factor indispensável foi avontade política do pessoal da áreametropolitana para organizar o sistema,assegurar a coordenação com outros osmunicípios e com o governo daCatalunha. A experiência decompostagem da companhia queprojectou e opera a central também foifactor importante. A participação dapopulação no sistema de recolha selectivafoi encorajada através de campanhas deinformação eficazes que contribuírambastante para o sucesso do sistema.

24

Encargos do sistema

Custos de 900 milhões de ESPinstalação 5,4 milhões de EUR

Custos 18 000 ESP/toneladaoperacionais 108 EUR/tonelada

Publicidade 60 milhões de pesetas (total)361 000 EUR (total)

Custo de envio Mínimospara aterro

Receitas 935 ESP/tonelada5,6 EUR /tonelada

Contactos

Operador/administração: EMSHTR Área Metropolitana de Barcelona,Entitat del Medi Ambient/Departamento do Meio Ambiente

Contacto: Jordi Renom/Pasqual CalafellCargo: Gestor da Área Metropolitana de BarcelonaMorada: Área Metropolitana de Barcelona, Entitat del Medi Ambient,

Carrer 62, N.º 16-18. Edifici B, Zona Franca, E-08040 Barcelona

Telefone: (34) 932 23 51 51Fax: (34) 932 23 41 86Correio electrónico: [email protected] da central de compostagem: Metrocompost. SAContacto: Josep CortésMorada: Ctra. De la Sentiu s/n,

E-08860 CastelldefelsTelefone: (34) 936 36 55 11Fax: (34) 936 65 66 41Correio electrónico: [email protected]

Page 25: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

25

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem situa-se naregião administrativa de Merindad deTierra Estella, na região de Navarra(Comunidade Foral de Navarra), no Nortede Espanha. A Comunidade de Montejurraé uma associação municipal que agrupa epresta serviços aos municípios deMerindad de Tierra Estella.

Montejurra agrupa 120 municípios comcerca de 52 000 habitantes, distribuídospor 23 000 habitações. A área temcaracterísticas predominantemente rurais;no entanto, uma percentagem significativadas habitações são casas de férias ou defim-de-semana (cerca de 25%). Estella é acapital da região e o maior aglomeradourbano. No entanto, apesar de existiremoutras pequenas cidades na área, agrande maioria da população reside empequenas aldeias dispersas por uma áreade 200 km2. A densidade populacional éde 26 habitantes por km2.

A população da região épredominantemente idosa e dedica-se aactividades e serviços agrícolas e aocomércio.

O clima na área norte é sub-atlântico eseco com uma precipitação anual de 1 200 mm e temperaturas entre os 5°C eos 25°C. A zona sul é caracterizada porum clima mediterrâneo com umaprecipitação anual de cerca de 400 mm,amplitudes térmicas elevadas, comvariações de temperatura entre 0°C e35°C. A central de compostagem situa-seno sul da região, numa área isolada domunicípio de Carcar.

Descrição do sistema

O sistema consiste na:� recolha selectiva porta-a-porta das

fracções orgânica e inorgânica dosresíduos domésticos, depositadas emcontentores separados;

� recolha de papel e vidro, emcontentores colocados em locaisseleccionados;

� recolha porta-a-porta de monstrosdomésticos, mobiliário, vestuário, etc.

A recolha e o transporte das fracçõesorgânica e inorgânica dos resíduosdomésticos até à central de compostagemé feita por camião. A fracção orgânica éprocessada e transformada em composto.O plástico, embalagens, vidro, papel ecartão são triados e vendidos, o restante éenviado para deposição em aterrosanitário.

Este sistema entrou em funcionamento em1986 e foi o primeiro sistema de recolhaselectiva e gestão integral de resíduossólidos urbanos em Espanha. A recolhaselectiva foi iniciada em 1989 e em 1998todos os municípios da área integravam osistema.

Sistema de recolhaselectiva

Centralde compostagem

de Montejurra

Logótipo da Mancomunidad de Montejurra

Resumo� O sistema de recolha selectiva de

resíduos e a central de compostagemda Comunidade de Montejurra sãogeridos pela Comunidade de Montejurra,uma associação responsável peloabastecimento de água e tratamentode resíduos de vários municípios deNavarra, no Norte de Espanha.

� A área abrangida pelo sistema derecolha selectiva tem 2 000 km2,aproximadamente 52 000 habitantesdistribuídos por 23 000 habitações e120 municípios. O sistema consiste narecolha selectiva da fracção orgânicaseparada pelo munícipe e depositadaem contentores colocados na viapública e posterior compostagem dosresíduos numa unidade central decompostagem.

� Cerca de 10 000 toneladas de resíduosorgânicos são anualmente transformadasem 2 000 toneladas de composto.

� O sistema de recolha selectiva e acentral de compostagem custaramcerca de 270 milhões de pesetas/ano(160 milhões de EUR).

� O sucesso do sistema deve-se aoentusiasmo da população local e àintensa campanha de divulgação. Contentor doméstico para deposição

da fracção orgânica

Montejurra •

Page 26: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

26

Como primeiro sistema deste género aentrar em funcionamento em Espanha, foidesde o início alvo de uma intensacampanha de informação e divulgação,que incluiu um vasto programa deactividades de sensibilização dapopulação local, nomeadamente:

� envio de correspondência;� sessões de informação em todas as

aldeias, com taxas de participação de100% nas aldeias e cidades pequenas ede 80% na capital Estella;

� distribuição de contentores e sacosplásticos biodegradáveis à população;

� sessões de informação nas escolas elares de idosos;

� publicidade na rádio e nos jornais;� anúncios nas televisões regionais; e� participação da igreja, que promoveu o

sistema durante os serviços religiosos.

A taxa de participação é de cerca de 70%e dificilmente poderá ser melhorada. Noentanto, melhorias do sistema de recolhasão sempre possíveis e bem acolhidas.

Objectivos do sistema

O sistema tem como objectivo promover agestão sustentada dos resíduosdomésticos, com participação dapopulação, e redução da quantidade deresíduos depositados em aterro. Estesistema antecipou e constituiu umexemplo importante para a legislaçãocomunitária e espanhola sobre gestão deresíduos domésticos.

Descrição técnica do sistema

A separação da fracção orgânica é feitapelo munícipe e é depositada em sacos oucontentores de plástico reciclado. Oscontentores e/ou sacos são colocados emcontentores verdes localizados no exteriordas habitações. As fracções recicláveis(latas, plástico e outras embalagens) sãodepositadas em contentores castanhos.Os contentores são recolhidos emcamiões compactadores (com um ou doiscompartimentos), segundo circuitosdeterminados. A frequência de recolha édeterminada de acordo com a dimensãoda aldeia e varia de um até seis dias porsemana. A distância média entre a centrale as aldeias varia entre 3 a 60 km, sendoefectuadas 14 viagens por dia. O sistemapossui uma frota de sete camiões.

Os contentores são transportados para aestação de triagem e central decompostagem. Actualmente, sãorecolhidas 10 000 toneladas de resíduosorgânicos, o que corresponde a 55% dosresíduos recolhidos. O papel e vidro sãodepositados em papelões e vidrões e nãosão enviados para a central decompostagem.

Na central de triagem e compostagem, oscontentores são processadosseparadamente de acordo com o tipo deresíduos que contêm. A fracção orgânica étriturada e colocada em pilhas, numparque ao ar livre e sobre uma superfíciede cimento. As pilhas fermentamaerobicamente durante cerca de 25 dias,com arejamento forçado efectuado poruma escavadora que revolveperiodicamente as pilhas. Após afermentação, o composto maturadoprocede para a crivagem, onde a fracçãoinorgânica com um diâmetro superior a 70 mm é separada por gravidade(corresponde a cerca de 15% do pesototal). O composto passa de seguida poruma segunda fase de maturação earejamento, que dura cerca de oitosemanas. No fim desta etapa segue-se afase de afinação, durante a qual ocomposto passa por um crivo de 12 mm eé separado densimetricamente. Nestafase, é separada cerca de 20% da massatotal.

A fracção inorgânica depositada noscontentores é triada utilizando métodosmanuais, magnéticos e mecânicos

(através de crivos). Aproximadamente 30%do material recolhido é orgânico e, após acrivagem, é enviado para a pilha decompostagem depositada no parqueaberto, juntando-se à fracção orgânicarecolhida separadamente.

A central de compostagem processaactualmente cerca de 10 000toneladas/ano de resíduos orgânicos.Embora tenha capacidade para processarum volume maior de resíduos, oprocessamento é limitado pela quantidadede resíduos produzidos na área. A quantidade de resíduos domésticosproduzidos é uniforme ao longo do ano. Asúnicas variações sazonais de resíduosorgânicos são devidas à indústria deprocessamento de alimentos, queaumenta a produção de resíduos vegetaisno fim do Verão e no início do Inverno.

Cerca de 2 000 toneladas de compostosão produzidas anualmente, o que inclui18% de lamas provenientes de estaçõesde tratamento de águas residuais (ETAR).

Não tem havido dificuldade em escoar ocomposto produzido. Os principais clientessão agricultores que aplicam o compostona preparação do solo antes da plantaçãode vinha. A procura potencial supera aprodução actual. Embora a produção sejaconstante e a procura sazonal, nãoexistem dificuldades de armazenamento.O preço do composto varia de acordo coma quantidade comprada, entre 1 750 e 2 500 ESP por tonelada(aproximadamente 11 e 15 EUR).

Veículo do sistema de recolha selectiva porta-a-porta

Page 27: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Planos para o futuro

Os planos futuros incluem um aumento daquantidade de composto produzida, obtidopelo aumento da quantidade de lamas deETAR processadas na central decompostagem. Também existem planospara melhorar o sistema de recolhaselectiva, pois actualmente é um factorque restringe a participação no sistema epor forma a melhorar as condições dehigiene e segurança na central. Aexpansão do sistema é limitada peladivisão administrativa e pela áreageográfica da Comunidade.

Informação financeira

Custos de investimento:� Construção da central: 400 milhões de

ESP (2,5 milhões de EUR).� Compra do terreno: 50 milhões de

ESP (310 000 EUR).� Equipamento de recolha e transporte

(sete camiões e contentores): 216milhões de ESP (1,3 milhões de EUR).

Custos de exploração:� Custos totais do processamento:

270 milhões de pesetas/ano (1,63 milhões de EUR), dos quais cercade 175 milhões de ESP (1 milhão deEUR) são gastos na recolha etransporte e 95 milhões de ESP(572 000 EUR) são gastos noprocessamento dos resíduos.

� Pessoal: cerca de 100 milhões deESP/ano (600 000 EUR) para a recolhae 45 milhões de ESP/ano (270 000EUR) para o tratamento.

O quadro de pessoal da central decompostagem conta com quatrotrabalhadores especializados (gestor etrabalhadores responsáveis pela recolha emanutenção) e 28 trabalhadores nãoespecializados (10 motoristas e 18 trabalhadores). Os serviços centrais daComunidade fornecem três trabalhadoresadministrativos.

O investimento efectuado foi financiadopelo governo regional de Navarra e aComunidade de Montejurra, com aseguinte proporção: 90/10% para infra--estruturas e 70/30% para veículos econtentores.

Os custos de exploração são financiadospor uma taxa municipal cobrada pelaComunidade, com falor fixo de 7 800 ESP/ano (47 EUR), venda docomposto, venda de materiais recicláveise taxa de deposição em aterro.

As receitas obtidas através da venda decomposto foram, até ao momento, de 2 milhões de ESP (12 500 EUR) por ano. A poupança obtida por este tipo deprocessamento de resíduos e não enviopara deposição em aterro é mínima, poisnão existem outras opções de tratamentona área.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

De acordo com a administração, osucesso deste sistema deveu-se ao factode se ter conseguido demonstrar que umsistema deste tipo poderia serimplementado e simultaneamenteestabelecer um bom relacionamento entreos operadores do sistema e a população.Também beneficiou do facto de ter sidoum sistema pioneiro, que tem sido visitadodevido ao interesse que suscita noutrasregiões de Espanha e no estrangeiro.

Por outro lado, a intensa campanha deinformação e sensibilização contribuiupara a aceitação do sistema e para umaparticipação activa da comunidade. Estesistema foi desenvolvido de raiz pelosparticipantes, em contraste com umsistema imposto de fora. Outro factorimportante é a existência na área depopulação tradicionalmente envolvida nareciclagem.

27

Encargos do sistema

Custos de 666 milhões de ESPinstalação 4 milhões de EUR

Custos 37 000 ESP/toneladaoperacionais 222 EUR/tonelada

Publicidade Informação não disponível

Custo de envio Mínimopara aterro

Receitas 200 ESP/tonelada1,2 EUR/tonelada

Contactos

Operador/administração: Mancomunidad de Montejurra

(Comunidade de Montejurra)

Contacto: Laureano Martinez

Cargo: Gestor da Mancomunidade de Montejurra

Morada: Mancomunidad de Montejurra, Sancho el Fuerte 6,

E-31200 Estella

Telefone: (34) 948 55 27 11

Fax: (34) 948 55 44 39

Page 28: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Descrição e localização das instalações

A região de Bapaume situa-se nodepartamento de Nord-Pas-de-Calais, asul da cidade de Arras e aaproximadamente 200 km da costaatlântica. Esta é uma regiãopredominantemente rural e relativamentepróspera, caracterizada por quintas eherdades. A SIVOM agrupa cerca de 56comunas, sendo a mais importante a deBapaume, com 3 500 habitantes. Atemperatura média anual varia entre 12°Ce 22°C e a média de pluviosidade médiaanual é de cerca de 900 mm/ano.

Descrição do sistema

Durante uma primeira fase-piloto, a recolhaselectiva foi organizada para cerca de 3 000 habitantes. A cada habitação foidistribuído um contentor verde, comcapacidade para 120 litros, onde sãodepositados os resíduos de culinária(incluindo carne e peixe), aparas de jardim,papel e cartão e fraldas (em pequenasquantidades). Estes resíduos foramanalisados pela SIVOM e, como osresultados obtidos foram positivos, estaorganização decidiu alargar a recolhaselectiva a todas as 11 000 habitações dasua área de actuação. Actualmente,metade dos resíduos domésticosproduzidos são recolhidos através destesistema. Os contentores verdes foramdistribuídos gratuitamente e os custos deaquisição (cerca de 265 FRF/40,4 EUR porunidade) foram incorporados na taxa anualde resíduos, cobrada aos habitantes.

A SIVOM possui quatro veículos para arecolha: três veículos recolhem oscontentores verdes e cinzentos e um veículopermanece de reserva. São efectuadoscerca de sete circuitos de recolha porsemana, num total de 66 000 kmpercorridos anualmente.

A central de compostagem foi inauguradaem Agosto de 1998. Antes da sua entradaem funcionamento, a fracção orgânica eraprocessada por uma empresa privada.Durante o seu primeiro ano defuncionamento, a central de compostagemproduziu cerca de 2 500 toneladas decomposto a partir de 5 600 toneladas deresíduos (5 000 toneladas recolhidasatravés do sistema de contentores verdese 600 toneladas de resíduos de madeira ejardim). O composto produzido é vendido auma cooperativa agrícola, a cooperativaA1, ao preço de 40 FRF/tonelada (9,1EUR). A comercialização é asseguradapela cooperativa, que revende o compostoaos agricultores locais a 60 FRF (9,15EUR)/tonelada. Esta receita financia osserviços prestados pela cooperativa, queincluem informações sobre a quantidade aaplicar, frequência de aplicação e culturasmais apropriadas. O composto é utilizadoprincipalmente na cultura de batata e debeterraba.

Entre fins de 1998 e início de 1999 foiefectuada uma campanha desensibilização, que incluiu o envio defolhetos informativos para todas asresidências e quintas, explicando ofuncionamento do sistema.Simultaneamente, um representante daSIVOM distribuiu porta-a-porta um guiaprático sobre separação de resíduosdomésticos. A SIVOM organizou um diaaberto na central de compostagem,

28

Sistema de recolhaselectiva

Central de compostagem

de Bapaume

Logótipo da SIVOM

Resumo� O sistema de compostagem da

SIVOM (1) é gerido pelaassociação de municípios daregião de Bapaume.

� O sistema de compostagem daSIVOM abrange aproximadamente92% da população, o querepresenta 23 600 habitantes.

� O sistema consiste na recolhaselectiva e na compostagem dasfracções orgânica e de jardim dosresíduos domésticos numaunidade central.

� Cerca de 2 500 toneladas decomposto são produzidasanualmente a partir de 6 000toneladas de resíduos orgânicos.

� O sucesso do sistema deve-se auma campanha de sensibilizaçãoeficaz que informou os munícipessobre a correcta separação dosresíduos domésticos, assegurandouma boa qualidade do produtofinal.

Recepção da fracção orgânica

no centro de triagem

• Bapaume

(1) «Sindicato com vários objectivos»: uma associação de municípios que cooperam em várias áreas como agestão de resíduos municipais.

Page 29: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

durante o qual mais de 2 000 pessoaspuderam visitar a central. Também publicaum boletim informativo anual entitulado«Déchet-tri», através do qual promove arecolha selectiva e a separação dosresíduos domésticos.

Objectivos do sistema

O sistema tem como objectivo reduzir aquantidade de resíduos enviados paradeposição em aterro. A compostagem éum método particularmente apropriadopara a região de Bapaume porque aagricultura é a actividade económicadominante, e, como não é acompanhadapela criação de gado, existe umaescassez de estrume que é colmatadapelo composto produzido.

Descrição técnica do sistema

Os resíduos são recolhidos etransportados para a central decompostagem de Bapaume. A central decompostagem ocupa uma área coberta decerca de 3 000 m2, num terreno com 3,5hectares, e tem uma capacidade deprocessamento de 7 000 toneladas. Acentral processa a fracção biodegradáveldos resíduos domésticos, os resíduosverdes, papel e cartão. O processamentode papel e cartão permite compensar asvariações sazonais de produção deresíduos (o volume de resíduos de jardimaumenta consideravelmente durante aPrimavera e Verão). O processo decompostagem é efectuado em cincoetapas:

� recepção da fracção orgânica:proveniente dos contentores verdes (6 000 toneladas por ano) e dos resíduosde jardim depositados nos ecocentros (1)(cerca de 1 000 toneladas por ano);

� trituração: antes de seremtransportados para o parque defermentação, os resíduos são trituradose depositados em células estanques,com capacidade para 12 toneladas;

� compostagem ou fermentaçãoaeróbia: os resíduos são colocadosdurante uma semana em pilhas, dentrode um silo com 37 m de comprimentopor 4 m de largura. Numa extremidadedo recipiente é colocado um sistema dearejamento, alimentado por umaventoinha, que, de modo a acelerar oprocesso de fermentação, difunde o arde acordo com a temperatura nointerior. Em seguida, uma roda giratóriadesloca-se ao longo das paredes do

recipiente, misturando os resíduos eadicionando água. Findo este processo,os resíduos são transferidos para outrorecipiente. Os resíduos permanecemcerca de uma semana em cada um dosquatro recipientes;

� afinação e triagem: os resíduosmetálicos são separados porelectroímans, passando de seguida porum crivo de 20 mm que elimina oselementos de maiores dimensões eoutros materiais rejeitáveis;

� maturação: este processo dura entredois a três meses. Durante esta fase, ocomposto é fermentado até a actividadebiológica estabilizar.

Antes de optar por este método a SIVOMtestou o processo de vermicompostagem.Este método teve de ser abandonadoporque as minhocas necessitavam decuidados constantes e não sobreviviamdurante muito tempo.

O composto final é analisadomensalmente por um laboratório privadoreconhecido pela Câmara Agrícola. Estasanálises permitem verificar a concentraçãode metais pesados e assegurar a suaaptidão para o uso agrícola.

Planos para o futuro

A SIVOM pretende criar um rótuloespecífico para o composto porque a suaqualidade é extremamente importantepara os agricultores que abastecem aindústria de conservas. As fábricas deconservas possuem um sistema decontrolo de qualidade rigoroso, o qual temque ser cumprido pelos agricultores. ASIVOM vai continuar a desenvolver assuas acções de informação e divulgação,dedicando uma atenção especial às

29

Pilhas de resíduos a serem revolvidas

Central de compostagem

(1) Ecocentro onde o público pode depositar separadamente os resíduos recicláveis e a fracção orgânica.

Page 30: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

escolas. Os alunos receberão um pacoteinformativo sobre o sistema de recolhaseparativa. A reciclagem e compostagemserão abordadas através de várias acçõespedagógicas. Outros planos incluem aampliação da central de compostagem demodo a acompanhar o aumento daquantidade de resíduos produzida pelosparticipantes actuais e o alargamento dosistema a localidades vizinhas.

Informação financeira

Custos de investimento:� Construção da central de

compostagem: 20 milhões de FRF (3milhões de EUR), dos quais 6,7 milhõesde FRF (1 milhão de EUR) financiadospela ADEME (Agência para o Ambientee Conservação de Energia) e 13,3milhões de FRF (2 milhões de EUR)pela SIVOM.

� Quatro ecocentros: 1,8 milhões deFRF (274 000 EUR), dos quais 400 000FRF (61 000 EUR) foram financiadospela ADEME e os restantes 1,4 milhõesde FRF (213 500 EUR) foramfinanciados pelo Conselho Regionalatravés da SIVOM.

Embora o custo da recolha selectiva e darecolha indiferenciada seja o mesmo, ocusto de tratamento utilizando os métodostradicionais é muito mais caro (120 FRFhabitante/ano ou 19 EUR) do que acompostagem (41 FRF habitante/ano ou6,25 EUR).

Estes números correspondem a um preçode aproximadamente 470 FRF (72 EUR)por tonelada de resíduos depositados ematerro enquanto que a compostagem deuma tonelada de resíduos custa 200-230FRF (30-35 EUR), dos quais cerca de 50FRF (8 EUR) são utilizados naamortização dos custos de investimento. Acompostagem gera receitas na ordem de7 FRF habitante/ano (1 EUR), isto jáincluindo a venda do composto e das eco--embalagems, calculadas em função daquantidade de papel e cartãocompostados. A instalação de um sistemade recolha selectiva e compostagem levouà criação de emprego, pois a SIVOMemprega 19 pessoas na gestão dosresíduos domésticos.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

A SIVOM considera que a qualidade dacampanha de sensibilização é um factorextremamente importante para o sucessodo sistema de recolha selectiva e centralde compostagem. De facto, a qualidadedo produto final depende da separaçãodos resíduos na origem, pelo que só umcidadão bem informado e convencido daimportância da separação domésticarespeitará as regras. Deste modo, foi dadaênfase em todas as campanhas desensibilização não apenas à explicação dofuncionamento do sistema, mas também àdemonstração das vantagens dacompostagem.

Por forma a sensibilizar os váriosintervenientes, a SIVOM adoptou umaestratégia faseada. Foi extremamenteimportante provar que é possível manter aqualidade da separação econsequentemente do produto final aolongo do tempo.

30

Encargos do sistema

Custos de 21,8 milhões de FRFinstalação 3,3 milhões de EUR

Custos 240-270 FRF/toneladaoperacionais 37-41 EUR/tonelada

Publicidade 120 000 FRF(totais) 18 300 EUR

Custo de envio 200 FRF/toneladapara aterro 30,5 EUR/tonelada

Receitas 40-60 FRF/tonelada6-9 EUR /tonelada

Contactos

Operador/administração: SIVOM da região de Bapaume

Contacto: Sr. Dubois/Sr.a Corbeaux

Cargo: Secretário-geral/Responsável pela gestão dos resíduos domésticos

Morada: 3, rue des Frères Coint, F-62450 Bapaume

Telefone: (33) 321 48 14 61

Fax: (33) 321 48 14 61

Composto na fase final de maturação

Page 31: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

31

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem situa-se nodepartamento da Gironda, no interior doParque Regional Natural dos Landes. Odistrito da Gironda situa-se no litoral eengloba as comunas do sul da Gironda edo norte dos Landes. A região tem umapopulação que oscila, devido a variaçõessazonais, entre os 50 000 e os 150 000habitantes, verificando-se um aumentosignificativo da população durante a épocaturística. A central de compostagem servequatro comunas: Arcachon, La-Teste-de--Buche, Gujan-Mestras e Le Teich.

A principal actividade económica da regiãoé o turismo. O sistema abrange cerca de20 000 habitações, das quais 15 000possuem um sistema de recolha porta-a--porta. Aproximadamente 70% dapopulação desta área é abrangida pelosistema de recolha selectiva.

Descrição do sistema

O Centro de Valorização de Resíduos daGironda entrou em funcionamento em1997. A gestão do centro foi atribuída auma empresa privada. O centro possuiuma zona de recepção e controlo dosresíduos, uma central de compostagem,um armazém onde são depositados osresíduos inertes que não são processadosdirectamente no local e uma central detransferência. Em Setembro de 1998,entrou em funcionamento um centro detriagem para resíduos recicláveisrecolhidos selectivamente (embalagens,cartão, plásticos e madeira). Após aoperação de triagem, os resíduos sãoenviados para processamento pelasrespectivas fileiras.

A separação dos resíduos é feita peloscidadãos, que podem optar por depositar

os seus resíduos domésticos em caixas de6 m3 colocadas na via pública. Apenas afracção orgânica e verde doméstica(cascas de frutas e restos de vegetais) érecolhida porta-a-porta semanalmente. Odistrito colocou na via pública contentoresnovos, que possuem dois compartimentospara depósito da fracção reciclável einorgânica dos resíduos domésticos. Afracção biodegradável passou a serdepositada nos contentores antigos.

Várias actividades de sensibilização einformação foram organizadas pelo distrito.Anualmente, no início de Julho, duasbrochuras são distribuídas porta-a-portacom informações sobre os instrumentospara a gestão de resíduos do distrito esobre a reciclagem. Também foi dedicadoà recolha selectiva um número do jornaldo distrito. Estas acções sãoacompanhadas por quatro empregados dodistrito, denominados «embaixadores datriagem», que contactam directamentecom o público interessado. Visitas aocentro de valorização são organizadasanualmente, no dia 5 de Junho, comoparte das celebrações do Dia do Ambiente.Durante este dia, cerca de 2 000 pessoasvisitam a central e recebem gratuitamenteuma amostra de composto. Sãoigualmente realizadas sessões emescolas, que têm como objectivo asensibilização da população escolar.

Sistema de recolhaselectiva

Central de compostagem do

distrito da Gironda

Resumo

� O sistema de compostagem dodistrito da Gironda é gerido poruma empresa privada.

� O sistema de compostagemcentralizada abrange 20 000habitantes da região.

� O sistema consiste na recolhaselectiva das fracções orgânica ede jardim dos resíduos domésticose sua compostagem numa unidadecentral. Os resíduos verdes e dejardim podem igualmente serdepositados em ecocentros.

� A central de compostagem temcapacidade para processar cercade 40 000 toneladas de resíduosorgânicos, sendo produzidasmensalmente de 2 000 a 3 000toneladas de composto.

� O sucesso do sistema deve-se emparte à boa qualidade do produtofinal.

Vista aérea da central

de compostagem

Gironde•

Page 32: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Objectivos do sistema

Quer o «Contrato com o Ambiente»,subscrito pelo distrito da Gironda em 1994,quer o plano departamental para a gestãodos resíduos acentuam a necessidade dese promover a reciclagem dos resíduos.No ano 2000, o distrito pretende atingiruma taxa de valorização de mais de 35%.Para atingir este objectivo, foram criadossistemas de reciclagem de resíduosdomésticos e de jardim, da floresta e deoutros materiais. O objectivo principal é ode reduzir a quantidade de resíduosenviados para deposição em aterro eincineração.

Descrição técnica do sistema

Os resíduos são recolhidos etransportados para o centro devalorização. O centro de valorizaçãoocupa um terreno com 20 hectares, mas acompostagem propriamente dita ocupauma área de cerca de 14 000 m2. Opavilhão de compostagem écompletamente fechado e possui umsistema de recolha e tratamento de águasde escoamento superficial. O centrodispõe do seguinte equipamento:� 2 carregadores,� 1 máquina para revolver as pilhas

(windrows),� 1 crivo,� 1 tractor,� 1 trituradora.

A central processa a fracçãobiodegradável dos resíduos de jardim devárias autarquias e empresas, juntamentecom os resíduos domésticos e de jardim.A capacidade de tratamento da central éde 40 000 toneladas/ano. Oprocessamento médio mensal varia entre2 000 (cerca de 400 toneladasprovenientes de particulares) e 3 000toneladas (das quais 1 300 provenientesde particulares). A central recebe cerca de15 a 30 camiões por dia.

O processo de compostagem é feito emparque aberto e compreende as seguintesetapas:� recepção da fracção orgânica proveniente

dos contentores verdes e dos resíduosde jardim depositados em ecocentros;

� trituração e colocação em pilhas;� revolvimento periódico, com adição de

água durante cerca de três a quatrosemanas (fase de arejamento ehumidificação);

� afinação e triagem dos resíduos, quepassam por dois crivos com malhas de10 e 20 mm, para eliminar os elementosde maiores dimensões e outrosmateriais rejeitáveis;

� maturação durante cinco a seis meses.

O produto final é analisado regularmentepor um laboratório privado certificado,quatro a cinco vezes por ano. O compostoé vendido a parques, colectividades,particulares e pequenas empresas dejardinagem e plantação de vinha. O seupreço varia entre 70 a 280 FRF (11-43EUR), de acordo com o tamanho e aquantidade de composto comprada. Amaior parte do composto é vendido forado distrito, para evitar competir com ospequenos produtores locais.

Planos para o futuro

Numa primeira fase, o distrito pretendeexpandir o sistema de recolha selectiva atodas as moradias da região.Posteriormente, pretende ampliar osistema aos prédios e ao centro dacidade. Adicionalmente, os turistastambém serão abrangidos pelo sistema apartir de 2000-2001, com a instalação deequipamento nos parques de campismodas zonas costeiras.

O distrito pretende aumentar a quantidadede resíduos domésticos recolhida, queactualmente se limita aos restos de

32

Recepção de resíduos no ecocentro

Produto final

Page 33: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

vegetais e frutas. Uma campanha deinformação e sensibilização sobre acompostagem será organizada, com oobjectivo de aumentar a quantidade deresíduos biodegradáveis recolhidos paracerca de 2 000 a 2 500 toneladas. Umcomposto específico produzido apenas apartir de resíduos domésticos seráanalisado e testado exaustivamente, porforma a garantir a sua qualidade.

Informação financeira

O investimento total foi de 9,1 milhões deFRF (1,4 milhões EUR), repartidos doseguinte modo:� pavilhão de compostagem:

4,5 milhões de FRF (700 000 EUR);� edifícios/instalações: 1,5 milhões de

FRF (200 000 EUR);� trituradora: 1,3 milhões de FRF

(200 000 EUR);� máquina de revolvimento:

300 000 FRF (50 000 EUR);� máquina de crivagem: 500 000 FRF

(80 000 EUR);� carregadores: 1 milhão de FRF

(150 000 EUR).

A ADEME (Agência para o Ambiente eConservação de Energia) contribuiu para acentral de compostagem, com umfinanciamento de 2 milhões de FRF (300 000 EUR).

O tratamento dos resíduos pelo centrocusta cerca de 160 FRF/tonelada (24 EUR),custando os métodos tradicionais, comoincineração ou deposição em aterro, 320 FRF/tonelada (49 EUR). O preço daincineração irá aumentar devido aoacréscimo dos custos de transporte.

A entrega de resíduos verdes ao centro devalorização pelas comunidades locais eparques custa 160 FRF (24 EUR) e areceita contribui para financiar asdespesas do centro.

A central de compostagem empregaquatro trabalhadores.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

Os principais factores que contribuírampara o sucesso do sistema decompostagem foram a tecnologiaempregada pelo operador e a qualidadedo composto produzido. O distrito decidiutransferir a gestão do centro devalorização para uma empresa privada.

Os operadores da central nunca tiveramdificuldade em vender o produto final. O composto é fabricado na sua quasetotalidade com resíduos verdes, sendo porisso mais facilmente vendido aosagricultores do que seria se fosse umproduto processado a partir de resíduosde origem urbana.

33

Revolvimento das pilhas

Encargos do sistema

Custos de 1,5 milhões FRF (totais)instalação 175 000 EUR (totais)

Custos 128 FRF/toneladaoperacionais 20 EUR/tonelada

Publicidade A informação não está disponível

Custo de envio 200 FRF/toneladapara aterro 30,5 EUR/tonelada

Receitas 70-280 FRF /tonelada10-43 EUR/tonelada

Contactos

Operador/administração: District Sud Bassin/Societé SURCA

Contacto: Sr.ª Hadad

Cargo: Ecoconselheira, responsável pelo Ambiente,

Morada: 2, allée d’Espagne, BP 147, F-33311 Arcachon Cedex

Telefone: (33) 556 22 33 44

Fax: (33) 556 22 33 49

Page 34: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Descrição e localização das instalações

A cidade de Niort, prefeitura dodepartamento de Deux-Sèvres, dista cercade 60 km da costa atlântica, estandosituada na região de Poitou-Charentes. Apluviosidade média anual na região variaentre os 14 mm e os 222 mm. Niort temcerca de 55 787 habitantes, residindocerca de 60% em moradias e os restantesem prédios e concentrados no centro dacidade.

Descrição do sistema

O projecto de compostagem foidesenvolvido em duas fases. Durante afase-piloto, que decorreu de 1992 a 1994,1 500 residências aceitaram participarvoluntariamente no projecto, tendo sidoequipadas com um contentor específico(120 litros ou 240 litros) e com um baldepara a cozinha (10 litros), para depósito dafracção orgânica e verde. Os ecocentros eecopontos também foram equipados comcontentores para a fracção orgânica (1). Foi organizado um circuito de recolhaespecifico e foi construído um parque decompostagem com cerca de 3 000 m2.Entre finais de 1994 e 1997, o sistema derecolha foi alargado a toda a cidade, tendosido denominado por «Operação colVert».

A «Operação colVert» teve como alvoprioritário as residências com jardim.Foram distribuídos gratuitamentecontentores de cozinha, com capacidadepara 120 litros ou 240 litros, destinados aodepósito dos resíduos orgânicos e verdes.O preço dos contentores variou entrecerca de 18 FRF (2,7 EUR, 10 litros), 210FRF (31,5 EUR, 120 litros) e 290 FRF(43,5 EUR, 240 litros). Cerca de 12 000habitações, representando 50% dapopulação, foram equipadas

voluntariamente com contentores para ojardim e cozinha. A distribuição deequipamento foi efectuada em três fasessucessivas, em 1994, 1996 e 1999.

Em 1997, foram processadas na central decompostagem 8 400 toneladas deresíduos, das quais 4 200 toneladas foramdepositadas por particulares. Em 1998,foram recolhidas de habitaçõesparticulares cerca de 2 500 toneladas deresíduos domésticos, 1 000 toneladas nosecocentros e 1 000 toneladas de resíduosverdes e de jardim. Foram produzidos trêstipos de composto (10/20/40 mm), que seencontram disponíveis gratuitamente nosecocentros. Em 1998, foram distribuídasaos cidadãos de Niort 2 500 toneladas decomposto. A Câmara de Niort consumiu643 toneladas de composto e as restantes226 toneladas foram distribuídas a outrosinteressados, principalmente outrascomunas.

Os resíduos abrangidos pelo sistemaincluem a fracção orgânica doméstica,embalagens de cartão e resíduos dejardim depositados nos contentores. Osresíduos de jardim provenientes deempresas e particulares também podemser depositados voluntariamente nosecopontos e ecocentros.

A comuna de Niort organizou uma amplacampanha de informação e sensibilização,intitulada «Operação colVert». A campanhade informação foi concebida pela comunae envolveu vários departamentos. Ainformação foi disponibilizada nos meiosde comunicação social, de âmbitonacional, regional e local. No início daoperação foi organizada uma conferênciade imprensa, à qual se seguiramcomunicados periódicos na imprensa e umpacote com informação promocionalpreparado especificamente para a

34

Sistema de recolhaselectiva

Operação colVert em Niort

Logótipo do sistema de Niort

Resumo� A Operação colVert é gerida pela

Comuna de Niort.� O sistema abrange 12 000

habitantes, o que corresponde a50% da população da cidade.

� O sistema consiste na compostagemnuma unidade central. Os habitantesque separam voluntariamente asfracções orgânica e de jardim dosresíduos domésticos recebem umcontentor gratuitamente. Os resíduosverdes e de jardim também podemser depositados em ecocentros.

� Em 1998, cerca de 4 511 toneladasde composto foram produzidas, dasquais 2 500 toneladas foramdistribuídas à população da cidade.

� O reconhecimento por parte dapopulação da importância daoperação colVert é um dos factoresdeterminantes do sucesso do sistema.A excelente campanha de informaçãocontribuiu significativamente paraesse reconhecimento.

Niort•

(1) Nos ecocentros e ecopontos pode ser depositada separadamente a fracção orgânica.

Page 35: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

imprensa regional. Os serviços municipaisde Niort utilizaram vários meios decomunicação dirigidos aos potenciaisparticipantes no sistema, como pósteres,sessões públicas de esclarecimento,distribuição domiciliária decorrespondência (folhetos, uma carta dopresidente da câmara, etc.), autocolantese publicação de um boletim semestral. Acomuna também criou uma área deatendimento específica no edifício daCâmara Municipal e organizou visitasguiadas ao parque de compostagem.

Encontram-se à disposição da populaçãovárias linhas verdes, através das quaissão respondidas todas as questõesrelativas à separação de resíduos.Também é possível obter informaçõessobre a quantidade de compostodisponível e os dias em que é efectuada asua distribuição, bem como sobre amanutenção dos contentores. Campanhasde informação foram especificamenteconcebidas para os funcionáriosmunicipais, agentes afectos à distribuiçãoe recolha, vereadores e escolas.

Objectivos do sistema

O objectivo principal do sistema é reduzira quantidade de resíduos enviados paradeposição em aterro e incineração. Acompostagem é considerada umaexcelente alternativa. As centrais decompostagem têm poucos impactesnegativos quando comparados com os da

incineração, sendo também inferiores osseus custos de investimento e deoperação.

A organização de um sistema devalorização de resíduos orgânicos permiteresolver o problema do tratamento deresíduos verdes provenientes de espaçospúblicos. A utilização do composto nossolos calcário-argilosos da região tambémpermite melhorar a sua qualidade.

Descrição técnica do sistema

O circuito de recolha de resíduosorgânicos domésticos tem umaperiodicidade semanal. Os cidadãosreceberam contentores com coresdiferentes, para depositar separadamenteresíduos orgânicos, plástico, vidro e papel.Apenas os resíduos orgânicos ebiodegradáveis são recolhidos pelosveículos do sistema colVert. Cada veículocobre uma área com 1 100-1 200compostores.

A comuna de Niort utiliza o processo«Vegéterre», uma central de tratamentocom um parque fechado e monitorizado. Oterreno tem 14 hectares, embora acompostagem propriamente dita ocupeuma área de cerca de 10 000 m2. A centralencontra-se a cerca de 5/6 km da cidade.A capacidade total de processamento dopavilhão de compostagem é de 10 000toneladas por ano, embora seja de realçarque a quantidade e composição dos

resíduos processados ao longo do anovaria sazonalmente (por exemplo, devidoa um aumento de folhas secas noOutono). Os lotes de resíduos comcomposição diferente sãohomogeneizados, de modo a manter acomposição e qualidade do produto final.

A central encontra-se organizada em cincoáreas operacionais:

� recepção e armazenamento da matériaorgânica;

� trituração, humidificação e deposiçãoem pilhas;

� revolvimento e humidificação;� fermentação; e� maturação, afinação, armazenamento

do produto final e reciclagem daspartículas de maiores dimensões.

O pavilhão possui um sistema de recolhade águas de escoamento superficial, ondenuma primeira fase estas são depositadasnum tanque de sedimentação e numasegunda fase são enviadas paratratamento numa estação de tratamentode águas residuais. Os materiaisrejeitados são separados em duascategorias, a fracção inorgânica é enviadapara aterro enquanto que a fracçãoorgânica volta a ser introduzida noprocesso de compostagem. A fermentaçãodura cerca de cinco a seis meses e amaturação dura um mês.

35

Veículo de recolha

Page 36: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Planos para o futuro

O presidente da Câmara de Niort pretendeaumentar a capacidade de processamentodo pavilhão de compostagem. A área deprocessamento vai ser duplicada, de modoa tratar cerca de 15 000 toneladas deresíduos por ano. O moinho de trituraçãoe o crivo serão substituídos e tambémestá a ponderar a criação de um rótulo dequalidade para o composto.

Informação financeira

O investimento já efectuado foi dividido doseguinte modo:� construção do pavilhão de

compostagem: 1 milhão de FRF (150 000 EUR);

� compra de equipamento: 1,8 milhõesde FRF excluindo IVA (282 000 EUR);

� informação e publicidade: 580 000FRF de 1994 a 1996 (88 450 EUR).

Os fundos regionais para a conservaçãode energia e resíduos financiados pelaADEME (Agência para o Ambiente eConservação de Energia) e pela Regiãode Poitou-Charentes contribuíram comcerca de 25% (743 000 FRF/113 000EUR) do total da compra de contentores ecerca de 18% (105 000 FRF/160 000EUR) da campanha de informação. OFundo para a Modernização e Gestão dosResíduos (FMGD) gerido pela ADEME anível nacional contribuiu com 33,4% dofinanciamento do pavilhão decompostagem.

A construção da central de compostagempermitiu uma poupança substancial devidoao facto de:� o custo de compostagem é de cerca de

200 FRF/tonelada (30,5 EUR)comparando com 400 FRF/tonelada (60EUR) para depósito em aterro;

� a taxa estatal de resíduos no valor de60 FRF (9 EUR) não é paga pelosresíduos que são processados pelacentral de compostagem.

A central de compostagem também levouà criação de sete novos empregos.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

A recolha selectiva da fracção orgânica éum serviço respeitado e visto com apreçopela população. O facto de a participaçãoser voluntária resulta na recolha deresíduos biodegradáveis domésticos deboa qualidade.

Por último, o sistema é um sucesso devidoaos métodos inovadores e dinâmicos queforam utilizados na sua promoção.

36

Contactos

Operador/administração: Mairie de Niort — Direction Nettoiement — Parc Auto

Contacto: Bernard Jourdain

Cargo: Técnico superior

Morada: BP 516, F-79022 Niort

Telefone: (33) 549 32 34 73

Fax: (33) 549 32 34 15

Encargos do sistema

Custos de Informação não instalação (totais): disponível

Custos 200 FRF/toneladaoperacionais 30,5 EUR/tonelada

Publicidade 313 5000 FRF (total)47 800 EUR (total)

Custo de envio 260 FRF/toneladapara aterro 40 EUR/tonelada

Receitas O produto não é comercializado

Cidadão a depositar o conteúdo de um contentor de cozinha nos contentores localizados na via pública

Page 37: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

37

Sistema de recolhaselectiva

Resumo� O sistema de trituração dos

resíduos verdes é gerido pelaCâmara de Cork.

� O sistema encontra-se emfuncionamento desde 1998 econsiste na compostagem dosresíduos verdes dos 280 000habitantes do Concelho de Cork.

� Funciona nos aterros e áreas delazer da câmara onde a populaçãopode depositar os seus resíduosorgânicos em zonas e diasdeterminados.

� São anualmente recolhidas eprocessadas pelo sistema cerca de1 000 toneladas de resíduos.

� O sucesso do sistema deve-se àboa imagem que tem junto dapopulação.

Descrição e localização das instalações

O sistema situa-se na área municipal doConcelho de Cork, na região sudoeste daIrlanda. A temperatura média anual é de12°C e a pluviosidade média anual é de 1 185 mm. O sistema encontra-sedisponível para toda população de Cork,embora em diferentes alturas do ano. Apopulação-alvo do sistema épredominantemente rural e semi-rural e deestratos socioeconómicos variados.

Descrição do sistema

O sistema do triturador verde entrou emfuncionamento em meados de 1998 eenvolve a trituração e compostagemcentralizada dos resíduos verdes. Osistema funciona principalmente nosaterros e áreas de lazer da câmara, ondea fracção orgânica que seria depositadano aterro é transformada em composto.

O concelho tem uma população de 280 000 habitantes. O sistema detrituração circula por vários locais doconcelho ao longo do ano e, em princípio,pode ser utilizado por todos os habitantesem determinadas alturas do ano. Porexemplo, durante o Natal, o sistema detrituração encontra-se disponível em locaispreviamente anunciados nos jornais locais.A população pode levar os seus resíduosverdes para esses locais de reciclagem,durante os dias anunciados. Os aterrossanitários estão localizados em várioslocais do concelho, pelo que, senecessário, toda a população pode teracesso ao sistema e depositar os seusresíduos verdes no aterro, parareciclagem.

Objectivos do sistema

O objectivo do sistema é reduzir aquantidade de resíduos que é depositadaem aterro, através da recolha, trituração ereutilização dos resíduos verdes. Estemétodo implica a utilização de umamáquina de trituração, com capacidadepara triturar árvores com um diâmetromáximo de 200 mm. Este equipamento érebocado de localidade em localidade porum camião dos serviços municipalizadosde recolha de lixo. O camião, além detransportar a máquina de trituração,também armazena o material destinado àcompostagem. O produto resultante desteprocesso é uma matéria vegetal que éutilizada, pela câmara, em rotundas e paraprotecção das raízes de árvores recém--plantadas. Embora actualmente não sejacomercializado, este produto poderia servendido como «mulch», uma matériavegetal que substitui a turfa.

Para promover o sistema, a câmaramunicipal organizou uma campanha deinformação e sensibilização que incluiu adistribuição de folhetos explicativos à

Sistema de trituraçãodos resíduos verdes

de Cork

Logótipo do Sistema 20/20 de gestão

de resíduos de Cork

Boletim «20:20 Vision» dedicado

à gestão de resíduos

Cork•

Page 38: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

38

população e a publicação de um jornalcom o título «20/20 Vision WasteManagement Newsletter», onde sedescreve o seu funcionamento. Estesistema é considerado um sucesso pelaCâmara de Cork e até ao momento nãotem tido problemas técnicos. Este facto éatribuído à cooperação e participação dapopulação.

O objectivo principal do sistema é reduzira quantidade de resíduos enviados paradeposição nos aterros de Cork.Actualmente, o sistema encontra-se emfuncionamento nos três aterros principais,estando a edilidade preocupada com ovolume disponível nesses aterros. Apesarde estarem a ser estudadas zonas paralocalização de novos aterros, a quantidadede resíduos actualmente depositadosprecisa de ser drasticamente reduzida. Foiaprovado recentemente o plano irlandêsde gestão de resíduos, no qual seestabelece uma meta de redução de 65%na quantidade resíduos orgânicosdepositados em aterro, a ser alcançadadentro de 15 anos.

A compostagem é particularmenterecomendada como alternativa àdeposição em aterro da matéria orgânica.Ao desviar a fracção orgânica dos aterros,a compostagem contribui para atingir osobjectivos fixados pelo governo no que dizrespeito à redução da quantidade deresíduos enviados para aterro, dandoorigem ao «mulch», uma matéria vegetalque pode ser utilizada como substituto daturfa.

Descrição técnica do sistema

O sistema utiliza dois tipos deequipamento: uma máquina trituradora eum veículo para o transporte. A trituradorautilizada tem um motor silencioso e umamesa giratória. O camião reboca atrituradora de localidade em localidade. Oveículo de transporte, anteriormenteutilizado na recolha do resíduos, foireconvertido para utilização neste projecto.

O sistema funciona em regime de«entregue para recolha», tendo váriasáreas sido destinadas para a entrega deresíduos. Actualmente, cerca de 1 000toneladas de resíduos são recolhidasanualmente através deste sistema, quefunciona como alternativa à deposição ematerro. A quantidade mínima de resíduosrecolhidos num mês varia entre ummínimo de 80 toneladas e um máximo de500 toneladas, de acordo com a estaçãodo ano. O sistema de compostagemutilizado é a compostagem em pilhas. Oproduto final da compostagem é aplicadonos viveiros de plantas Balliconllig,pertencentes à Câmara de Cork.

Planos para o futuro

Os planos futuros incluem a compra demais máquinas trituradoras, o quepermitirá uma utilização do sistema por ummaior número de munícipes. De momento,a Câmara de Cork absorve toda aprodução de «mulch» e ainda poderiautilizar mais se estivesse disponível. Acomercialização do composto encontra-sedependente da aprovação de legislaçãonacional que restrinja a utilização de turfa,pois essa restrição levaria a um aumentosignificativo da procura deste material.

Existem planos para criar uma nova áreade lazer noutra zona do concelho,podendo a máquina trituradora também vira estar disponível nesta área. Narealidade, existem planos para recuperaras áreas onde actualmente funcionamaterros à medida que estes atinjam a suacapacidade máxima. Estas novas áreasseriam destinadas a actividades de lazer.

Informação financeira

� Máquina para trituração: 25 700 IEP(32 600 EUR).

� Adaptação do veículo de transporte:7 000 IEP (8 890 EUR).

� Publicidade (folhetos/jornal): 9 000 IEP (11 430 EUR).

� Custos operacionais:8 000 IEP / (10 160 EUR).

Dois trabalhadores semi-especializadosoperam o equipamento, quatro dias porsemana durante três horas. Os custosoperacionais são de 7 IEP/hora (8,9 EUR),o que totaliza 168 IEP/semana (213 EUR).De momento o sistema ainda não gerareceitas.

A poupança gerada por este sistema detratamento de resíduos foi de 10 000 IEP(12 700 EUR). Os programas de 1994--1998 dos fundos estruturais irlandesesconcedeu um empréstimo ao projecto,através do programa operacional para oambiente. A autarquia contribuiu com orestante financiamento.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

O sistema constitui um sucesso por doismotivos: primeiro, o público tem umaimagem positiva do sistema e, segundo, oequipamento utilizado evita acontaminação e é simples de utilizar.

Contactos

Operador/administração: Cork County Council

Contacto: Katherine Walshe

Cargo: Engenheira sénior

Morada: Waste Management, County Hall, Cork, Ireland

Telefone: (353-2) 128 53 27

Fax: (353-2) 134 20 98

Encargos do sistema

Custos de 32 700 IEP (total)instalação 41 529 EUR (total)

Custos 17 IEP/toneladaoperacionais 21 EUR/tonelada

Publicidade 9 000 IEP (total)11 430 EUR (total)

Custo de envio 10 IEP/toneladapara aterro 12,7 EUR/tonelada

Receitas O produto não é comercializado

Page 39: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

39

Sistema de recolhaselectiva

Resumo� A central de compostagem de

Tralee é gerida pela Câmara deKerry.

� Os resíduos de cozinha e jardim eos jornais são recolhidosseparadamente e processadosnuma unidade de compostagemcentral.

� O sistema abrange 1 766habitações, o que corresponde aaproximadamente 5 600 habitantesda cidade de Tralee.

� O sistema recolhe cerca de 500toneladas de resíduos orgânicos.

� O sucesso do sistema deve-se auma campanha de informaçãoeficaz e ao financiamentoadequado por parte da CâmaraMunicipal de Kerry.

Descrição e localização das instalações

A sistema situa-se na cidade de Tralee,concelho de Kerry. Tralee está situada nazona norte do concelho, no sudoeste daIrlanda. O sistema é gerido pela Câmarade Kerry e encontra-se numa fase-piloto.Posteriormente será alargado a todo oconcelho. As três zonas-pilotoseleccionadas foram: Manor, Oakpark eCaherslee.

A região tem um clima aprazível, com umatemperatura média anual de 12°C. Apluviosidade média anual é de 1 500 mm.A população-alvo nesta fase-piloto resideem moradias privadas, embora a áreapossua uma densidade populacionalmédia.

Descrição do sistema

O projecto de compostagem numaunidade central foi lançado pela CâmaraMunicipal de Kerry, em Março de 1999. Aprimeira recolha da fracção orgânica,depositada em contentores destinadospara o efeito, teve lugar dia 12 de Abril de1999. O sistema abrange a recolhaselectiva da fracção orgânica provenientede 1 766 habitações (aproximadamente 5 600 habitantes) nas áreas de Manor,Oakpark e Caherslee da cidade de Tralee.

O sistema foi iniciado com a entrega emmoradias seleccionadas de um contentorcastanho com rodas para deposição dafracção orgânica. Este contentor é umcomplemento do contentor normal para osresíduos indiferenciados. Os participantesreceberam igualmente um recipientepequeno para a cozinha, um pacote cominformações, autocolantes para oscontentores, indicando o que pode e nãopode neles ser depositado, e um

calendário com as semanas em que a suarecolha é efectuada. O Departamento doAmbiente da Câmara Municipal de Kerrycriou uma linha de telefone gratuíta,colocada à disposição dos participantes.

Os contentores castanhos foramconcebidos para minimizar os odoresproduzidos pelos resíduos orgânicos.Possuem um fundo falso e orifícios paraventilação situados no topo e na base, oque permite a circulação de ar no seuinterior. Os materiais que podem serdepositados no contentor castanho sãorestos de comida (não é permitida carne),jornais e resíduos de jardim. Uma listamais extensa encontra-se no guia práticoilustrado oferecido a cada participante,com o título «Ecosense».

No início era apenas permitido depositarpequenas quantidades de resíduos dejardim, sendo vedada a deposição dejornais porque, segundo a equipa de

Central de compostagem

de Tralee

Logótipo da central

de compostagem

Folheto sobre o sistema

de compostagem de Tralee

Tralee•

Page 40: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

40

consultores, um excesso destes materiaispoderia interferir com a compostagem. Noentanto, após uma inspecção levada acabo durante a segunda semana defuncionamento da central, foi observadoque a qualidade da fracção orgânicarecolhida era bastante boa, o que permitiualargar a recolha a resíduos de jardim ejornais. Os contentores castanhos sãorecolhidos quinzenalmente e os resíduosorgânicos são transportados até ao parquede compostagem situado no aterrosanitário de North Kerry, a cerca de 10 kmda cidade.

O sistema foi promovido através de umaintensa campanha de informação esensibilização e de uma inauguraçãooficial. A campanha incluiu: distribuição defolhetos explicativos, publicação de umjornal, visitas domiciliárias, anúncios nosjornais e rádio e cobertura televisiva.

Objectivos do sistema

Actualmente, 97% dos resíduos recolhidosem Kerry têm como destino final adeposição em aterro sanitário. Foiaprovado recentemente o plano irlandêsde gestão de resíduos, no qual seestabelece como meta a redução de 65%da quantidade de resíduos orgânicosdepositados em aterro, a ser atingidadentro de 15 anos.

A compostagem é recomendada comoalternativa à deposição em aterro damatéria orgânica. No concelho de Kerry, afracção orgânica constitui cerca de 30%dos resíduos domésticos. Ao desviar afracção orgânica dos aterros, acompostagem contribui para atingir osobjectivos fixados pelo Governo no que dizrespeito à redução da quantidade deresíduos enviados para aterro, para alémde produzir um fertilizante orgânico quepode ser utilizado como substituto dosfertilizantes químicos.

A redução da quantidade de resíduosenviada para deposição em aterro tambémacarreta benefícios económicos, pois oaterro de North Kerry foi projectado econstruído de modo a minimizar impactesambientais negativos. A taxa de deposiçãode resíduos aumentou de 5 IEP portonelada (6,35 EUR), antes de o aterro tersofrido melhorias, para 42 IEP portonelada (57 EUR) em 1999. Cadatonelada de resíduos que não é

depositada no aterro prolonga o seutempo de funcionamento e produz a longoprazo uma redução de custos.

Descrição técnica do sistema

A fracção orgânica é recolhida por umtractor com uma prensa-rotativa. Antes decada circuito, um carregamento de aparasde madeira é depositado no camião. Estetipo de veículo de recolha éparticularmente apropriado para a recolhade resíduos domésticos orgânicos e demadeira pois mistura os resíduos duranteo seu trajecto. As aparas de madeira sãoadicionadas por forma a conferir aosresíduos uma textura que garanta umarejamento e humidade apropriadosdurante a compostagem.

Após a deposição na plataforma decompostagem do aterro sanitário de NorthKerry, a fracção orgânica é trituradautilizando um método denominado «Allubucket», sendo posteriormente colocadaem pilhas. Em seguida, os resíduosorgânicos são cobertos por «Toptext», ummaterial que permite a entrada de ar e asaída de vapor da pilha, embora sejaimpermeável, porque um excesso depluviosidade interfere com o processo decompostagem.

A pilha de compostagem é revolvidaquinzenalmente e deslocada ao longo daplataforma de compostagem. Após 10semanas, o composto é crivado eadicionado à primeira pilha em maturação.Ao fim de 38 semanas, o composto podeser utilizado. Quando a maturaçãotermina, o composto é utilizado pelacâmara nos jardins e disponibilizadogratuitamente ao público. Contudo, acâmara está a pensar introduzirfuturamente uma taxa pela utilização docomposto.

Planos para o futuro

Apesar deste sistema de compostagem deresíduos apenas ter tido início em Marçode 1999, é já considerado um grandesucesso. Existem planos para expandir oserviço a toda a cidade de Tralee duranteo ano 2000, embora o objectivo final sejaalargá-lo a todo o concelho.

O composto é aplicado em horticultura,projectos de arquitectura paisagistaprivados e camarários, parques dodepartamento de Arquitectura Paisagistada Câmara Municipal de Tralee, poragricultores para enriquecimento deterrenos e residentes na área.

Informação financeira

Custos de investimento� Capital investido: 134 054 IEP

(170 000 EUR).� Estudos para selecção dos circuitos:

3 816 IEP (4 800 EUR).� Estudo de caracterização de

resíduos: 1 250 IEP (1 588 EUR).� Distribuição de contentores:

4 100 IEP (5 200 EUR).� Campanha inicial de publicidade e

educação: 14 000 IEP (17 800 EUR).� Consultores: 6 000 IEP (7 620 EUR).� Supervisão do projecto: 2 600 IEP

(3 300 EUR).� Total: 166 000 IEP (210 000 EUR).

Custos operacionais� Recolha (equipamento, pessoal e

supervisão): 40 268 IEP (51 100 EUR).� Central de compostagem

(equipamento, pessoal e supervisão):40 200 IEP (51 054 EUR).

� Campanhas de publicidade:11 100 IEP (14 000 EUR).

� Consultores: 2 000 IEP (2 540 EUR).� Total: 93 000 IEP (119 000 EUR).Matéria-prima após ser misturada com

aparas de madeira

Encargos do sistema

Custos de 151 766 IEP (total)instalação 193 000 EUR(total)

Custos 165 IEP/toneladaoperacionais 209 EUR/tonelada

Publicidade 25 161 IEP (total)32 000 EUR (total)

Custo de envio 114,4 IEP/toneladapara aterro 18,3 EUR/tonelada

Receitas O produto não écomercializado

Page 41: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

41

O programa de investimentos totalizoucerca de 134 000 IEP (170 000 EUR),incluindo a construção da central decompostagem e instalações de apoio (43 400 IEP/55 000 EUR), a compra de 2 000 contentores (58 175 IEP/74 000EUR) e a compra do equipamento decompostagem (32 300 IEP/41 100 EUR).

Com o equipamento e infra-estruturasactuais, a central de Tralee tem umacapacidade de processamento de 1 000toneladas por ano. A quantidade total dematéria-prima recolhida é de 500toneladas por ano, o que se traduz numcusto por tonelada de 187 IEP (237 EUR),incluindo 80 IEP (101 EUR) para arecolha, 80 IEP (101 EUR) para oprocessamento e 27 IEP (34 EUR) paraoutras despesas. Apesar de ser cobradauma taxa de deposição em aterro no valorde 32 IEP/tonelada (41 EUR), o défice deexploração é de 155 IEP/tonelada (197EUR). Brevemente, a câmara tentaráreduzir a periodicidade do sistema derecolha, que passará a quinzenal. O custodesta recolha suplementar é de cerca de80 IEP/tonelada (101 EUR), pelo que seráeliminado. No futuro, o défice deexploração será reduzido, aumentando opreço da taxa de deposição,comercialização do composto, aumento daquantidade de matéria recolhida e/ouaumento da taxa cobrada aos munícipes.

O programa de 1994-1998 dos fundosestruturais irlandeses concedeu umempréstimo ao sistema através doprograma operacional para o ambiente.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

O sistema conseguiu com sucessosensibilizar a população para anecessidade de separar a fracçãoorgânica dos restantes resíduos. Segundoo seu coordenador, este sistema é umsucesso devido:� ao esforço feito para sensibilizar o

público através de campanhas deinformação, o que levou a um aumentodo reconhecimento do problema daprodução de resíduos pela população;

� ao nível de participação do público;

� à qualidade da fracção orgânicarecolhida, o que significa que, até àdata, o entusiasmo dos participantestem aumentado e a câmara temconseguido obter poupançassignificativas;

� ao financiamento e provisão de recursosadequados pela Câmara Municipal deKerry.

Contactos

Operador/administração: Kerry County Council

Contacto: Gerry O’Sullivan

Cargo: Engenheiro de ambiente sénior

Morada: County Buildings, Rathass, Tralee, County Kerry, Ireland

Telefone: (353-6) 67 12 11 11

Fax: (353-6) 67 12 97 64

Guia Prático de Compostagem, com explicações sobre

os materiais que podem ser transformados em composto

Page 42: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Descrição e localização das instalações

O concelho de Limerick localiza-se noSudoeste da Irlanda. A central decompostagem situa-se na área municipaldo concelho de Limerick e na área deadministração da Limerick Corporation.Durante a fase-piloto do sistema, foramestabelecidos quatro circuitos de recolhade resíduos na zona norte da cidade. Asáreas foram seleccionadas devido àexistência de uma distribuição equilibradadas várias tipologias de edifícios, estratossocioeconómicos diversos e poucas áreascomerciais. Por causa destes factores,esta zona foi considerada representativadas características da cidade.

A temperatura média em Janeiro é de 5°Ce em Julho de 16°C. A pluviosidade médiaanual é de 1 000 mm.

Descrição do sistema

O sistema foi organizado em duas fases:durante a primeira fase foi seleccionadauma área-piloto representativa da cidade,tendo o projecto sido alargado a toda acidade na segunda fase. O projecto foiposto a concurso através de um anúnciono Jornal Europeu em Agosto de 1996,tendo as respectivas propostas sidoseleccionadas em Outubro do mesmo ano.Entre Fevereiro de 1997 e Outubro de1998 foi adquirido e entregue oequipamento para a central decompostagem. No total, 2 800 contentoresverdes foram distribuídos aos moradoresda área-piloto e o projecto decompostagem foi formalmente iniciado emJaneiro de 1999.

Cerca de 2 800 residentes estãoenvolvidos no sistema. A informação foidistribuída ao público através decomunicados de imprensa, anúncios narádio e distribuição de panfletos.

O início oficial da recolha dos contentoresverdes teve lugar no dia 5 de Fevereiro de1999 e tem prosseguido sem interrupções.Cada moradia recebeu um contentor de140 litros, com rodas. Os contentoresverdes são recolhidos todas as sextas--feiras, em semanas alternadas. Sãoutilizados para a recolha da fracçãoorgânica (resíduos de cozinha, incluindocarne e peixe, e de jardim) quatroveículos.

Quando chega à estação decompostagem, o material é depositadonuma máquina trituradora. Após a

Sistema de recolhaselectiva

Central de compostagem

de Limerick

Resumo� A central de compostagem de

Limerick é gerida pela LimerickCorporation.

� O sistema abrange 2 800habitantes.

� Os resíduos de cozinha e jardimsão recolhidos separadamente etransformados em composto numaunidade central.

� O sistema recolhe anualmentecerca de 950 toneladas deresíduos orgânicos e produz cercade 450 toneladas de composto apartir de resíduos de cozinha e dejardim.

� O sucesso do sistema deve-se àboa qualidade do produto e rápidaresolução dos problemas iniciais.

Contentor de cor verde e com rodas

para compostagem

42

Limerick•

Page 43: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

43

trituração, o material é colocado numaplataforma de betão na estação detransferência situada em Longpavement, acerca de 4 km do centro da cidade. O material é distribuído em pilhas pelamáquina trituradora. A qualidade domaterial recolhido tem variado em virtudeda diferente capacidade evidenciada pelosparticipantes para separaremcorrectamente os resíduos. Quando sãoobservados problemas de contaminação,o material contaminado é removido antesda trituração ou é rejeitado durante atrituração.

Por forma a resolver o problema dosresíduos que ficavam colados ao fundodos contentores verdes, a Corporaçãodistribuiu, como medida de precaução,sacos de plástico biodegradável aosparticipantes, o que se revelou um métodoeficaz para lidar com este problema. Numainiciativa separada, «biocontentores»foram distribuídos a alguns participantes.Os «biocontentores» possuem um fundofalso e aberturas laterais para arejamentono topo e base. Foi igualmenteencomendada uma quantidade extra decontentores verdes, com a capacidadenormal de 240 litros, destinados a seremdistribuídos aos participantes quenecessitam de contentores com maiorcapacidade. Actualmente, foram jádistribuídos 150 destes contentores. Atéao momento, a taxa de participação nosistema foi de 90%.

Objectivos do sistema

O objectivo principal do sistema ésemelhante ao de outros sistemas decompostagem irlandeses. Trata-se dereduzir a quantidade de resíduos enviadospara deposição em aterros, cumprindodeste modo com o plano irlandês degestão de resíduos, que estabelece umaredução mínima de 65% da quantidade deresíduos orgânicos enviados para

deposição nestas infra-estruturas, nospróximos 15 anos.

A compostagem é recomendada comoalternativa à deposição em aterro damatéria orgânica. Ao desviar a fracçãoorgânica dos aterros, a compostagemcontribui para atingir os objectivos doGoverno de redução da quantidade deresíduos enviados para aterro. Estudosrealizados demonstram que este projectopoderá levar a uma redução de 30% naquantidade de resíduos enviados paraaterro, o que produzirá uma poupançasignificativa e contribuirá para queLimerick atinja a meta nacional.

Actualmente, a Corporação de Limerickutiliza os aterros da Câmara Municipal deLimerick. Estes aterros custam cerca de40 IEP (50,8 EUR) por tonelada. Destemodo, ao reduzir o volume de resíduosdepositados em aterro, este projecto estáa contribuir para uma diminuiçãosignificativa dos custos da Corporação deLimerick.

Descrição técnica do sistema

O sistema recolhe resíduos de cozinha ede jardim. São utilizados quatro camiõesno circuito de recolha da fracção orgânica.Os camiões foram especificamenteadaptados para este projecto, estandoequipados com tanques destinados arecolher o lixiviado produzido pelosresíduos orgânicos, o que evita adeposição de líquidos nas ruas quando oscompactadores estão em operação.

O material é transportado nos camiõespara a estação de transferência, situada a4 km do centro da cidade. Quandochegam, os resíduos são colocados natrituradora e são reduzidos até terem otamanho adequado para o composto. Ocarregador está equipado com uma garrano balde central para facilitar omanuseamento de aparas de árvores etambém possui um braço telescópico paraassegurar a colocação, sem dificuldade,do material na trituradora. As pilhas decomposto são formadas movendo otriturador lentamente, cerca de 1 a 2metros, ao longo da plataforma de betão.

Durante o processo de fermentação omaterial liberta vapores. O material érevolvido usando uma máquina apropriadade modo que o centro da pilha não excedaos 60°C. Este método também permitemisturar o material que se encontra noexterior da pilha com o resto do composto,permitindo assim a fermentaçãohomogénea de toda a pilha.

Ao fim de três meses o material é crivadopara remover plásticos e outroscontaminantes. Após a crivagem, omaterial é colocado no armazém daDivisão de Parques da Corporação deLimerick, onde permanece durante cercade 8 a 10 semanas. Os pedaços de maiordimensão são retirados e reintroduzidosnas pilhas em fermentação. A Divisão deParques da Corporação de Limerick pensautilizar o composto para a plantação deárvores em Outubro.

Trituração dos resíduos

Parque de compostagem

Page 44: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Planos para o futuro

Dependendo do sucesso do programa, aCorporação planeia expandirprogressivamente o sistema ao resto dacidade após estes 12 meses de fase--piloto. A análise dos resultados obtidosaté à data demonstra que, em certaszonas da cidade, a apetência paraparticipar neste tipo de projectos é maior.Como resultado, quando o sistema foralargado ao resto da cidade, a Corporaçãode Limerick está a pensar reorganizar osseus circuitos de recolha, de modo aseleccionar os circuitos onde os residentesfazem efectivamente um esforço paraseparar a fracção orgânica.

Informação financeira

Custos de investimento:� Máquina para trituração: 116 000 IEP

(148 000 EUR).� Revolvedor das pilhas: 186 000 IEP

(237 000 EUR).� Crivo: 103 000 IEP (131 000 EUR).� Crivo extrafino: 6 830 IEP

(8 600 EUR).

� Contentores de 240 litros: 12 400 IEP(16 000 EUR).

� Contentores de 140 litros: 52 000 IEP(67 000 EUR).

� Microchips: 52 200 IEP (66 300 EUR).� Tanques para o lixiviado: 12 400 IEP

(16 000 EUR).� Equipamento de pesagem: 44 100 IEP

(56 000 EUR).� Computadores: 17 100 IEP

(22 000 EUR).� Total: 603 400 IEP (766 400 EUR).

Custos operacionais� Armazenamento das máquinas:

700 IEP (900 EUR).� Custos operacionais: 1 200 IEP

(1 500 EUR).� Encargos salariais: 10 000 IEP

(12 700 EUR).� Publicidade: 6 000 IEP (7 620 EUR).

O programa de 1994-1999 dos fundosestruturais Irlandeses concedeu umempréstimo cobrindo 75% do custo deinstalação do sistema, através doprograma operacional para o ambiente.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

Os factores que contribuíram para osucesso do sistema foram:� a boa qualidade do composto produzido

até ao momento. Foi analisado pelo«Bord na Mona» (fornecedoresirlandeses de turfa combustível) e podeser usado como adubo. O «Bord naMona» está actualmente a realizarvários ensaios agrícolas com ocomposto;

� a qualidade da fracção orgânicarecolhida aumentou significativamentedesde Fevereiro. Os participantes estãoneste momento a fazer um esforço paraseparar os resíduos na origem;

� todos os problemas que ocorreramforam solucionados, tal como porexemplo o fornecimento de sacosplásticos verdes biodegradáveis, paraevitar que os resíduos adiram àsparedes dos contentores verdes, e ofornecimento de contentores de 240 litros aos proprietários de jardinsmaiores.

44

Encargos do sistema

Custos de 603 000 IEP (total)instalação 766 000 EUR (total)

Custos 12,5 IEP/toneladaoperacionais 16 EUR/tonelada

Publicidade 6 000 IEP(totais) 7 620 EUR

Custo de envio A informação não para aterro está disponível

Receitas O composto não écomercializado

Contactos

Operador/administração: Limerick Corporation

Contacto: Ursula Hynes

Cargo: Técnica de ambiente (a prazo)

Morada: City Hall, Merchants Quay, Limerick, Ireland

Telefone: (353-6) 141 57 99

Fax: (353-6) 141 83 45

Grua e trituradora

Page 45: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

45

Sistema de recolhaselectiva

Central de compostagem

de Cupello

Descrição e localização das instalações

Cupello é uma aldeia de Abruzzo, regiãodo Sul de Itália. As temperaturas médiasanuais variam entre -5°C no Inverno e35°C no Verão. A precipitação média anualé de 600 mm. Cupello tem cerca de 4 200habitantes distribuídos por uma área de 48 km2.

Descrição do sistema

Cupello está incluída no projecto-piloto de«Recolha selectiva e compostagem dosresíduos orgânicos» da província deChieti, financiado pela ComunidadeEuropeia. O projecto tem como objectivos:� a implementação de projectos-piloto

para a gestão integrada de resíduosurbanos, incluindo a separação dafracção orgânica;

� a promoção e o desenvolvimento dacompostagem doméstica de resíduos dejardim e restos de comida (incluindopeixe e carne) em áreas comdensidades populacionais variáveis;

� a instalação de um gabinete deinformação sobre a recolha selectivapara prestar apoio técnico e operacionalaos municípios interessados empromover ou organizar sistemas derecolha selectiva.

Cupello foi seleccionada para o projecto--piloto porque a central de compostagemdo Consórcio se situa na sua áreaadministrativa.

A recolha selectiva da fracção orgânica foiiniciada em Cupelllo, em Agosto de 1998.Em simultâneo, foi completamentereorganizado o sistema de recolha deresíduos. Antes do início deste projecto ataxa de recolha selectiva era de 1%.

Os novos serviços foram organizados doseguinte modo:� recolha selectiva porta-a-porta da

fracção orgânica, três vezes porsemana, por um camião com caixafornecido pela província;

� recolha porta-a-porta de papel e deplástico, uma vez por mês, utilizando omesmo veículo; e

Resumo� A gestão da central de

compostagem de Cupello é daresponsabilidade da CâmaraMunicipal.

� A área abrangida pela central é de48 km2 com aproximadamente 4 200 habitantes.

� Sistema consiste na recolhaselectiva porta-a-porta da fracçãoorgânica dos resíduos domésticos.

� Durante os primeiros meses doprojecto foram recolhidos 75 kg deresíduos domésticos por habitante,para uma produção municipal totalde 350 kg/ano de resíduos, porhabitante.

� O sucesso do sistema deve-se àeficiência do novo sistema derecolha.

Veículo utilizado na recolha da fracção orgânica

•Cupello

Page 46: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

46

� recolha de resíduos recicláveis secos,duas vezes por semana, noscontentores utilizados antes do início doprojecto para a recolha indiferenciada.

Um ecocentro municipal temporário foiinstalado na área industrial da povoação.

Os resíduos de jardim não são recolhidosjuntamente com os resíduos de comida,sendo antes recolhidos em regime deentrega voluntária. O objectivo é reduzir oscustos de transporte, a quantidade total deresíduos recolhidos e promover a suacompostagem doméstica. A recolhaselectiva porta-a-porta apenas dosresíduos domésticos possibilita a utilização de camiões em vez decompactadores (mais caros) devido àmaior densidade dos resíduos domésticos.

A fracção orgânica é depositada na centralde compostagem ao preço de 28EUR/tonelada. A taxa de recolha selectivaé de 35% e cerca de 25% de separaçãoda fracção orgânica (aproximadamente 75 kg/ano por habitante).

Objectivos do sistema

O sistema tem como objectivo iniciar umagestão integrada do sistema de recolhasem custos adicionais e que satisfaça asmetas de recolha selectiva estabelecidaspelo Decreto 22/97. A meta consiste nareciclagem de 15%, 25% e 35% dosresíduos em 1999, 2001 e 2003,respectivamente.

A separação da fracção orgânica, commaior taxa de degradação, juntamentecom a recolha da fracção seca e reciclável(papel, vidro, garrafas de plástico) permitiua reorganização e integração dos circuitosde recolha. O número total de circuitosmanteve-se constante uma vez quesimultaneamente se reduziu o número decircuitos dedicados à recolhaindiferenciada.

A separação da fracção orgânica naorigem tem a vantagem de resultar naprodução de um composto de excelentequalidade. A Itália, como um paísmediterrâneo com um clima quente eseco, tem uma grande necessidade decomposto para aplicações agrícolas e dehorticultura.

Descrição técnica do sistema

A recolha da fracção orgânica tem lugartrês vezes por semana (os outros resíduossão recolhidos duas vezes por semana),utilizando camiões com caixa comcapacidade para 3 m3. Os camiões sãooperados por dois trabalhadores, incluindoo motorista. O operador esvazia oconteúdo dos baldes ou contentoresdomésticos, que se encontram na viapública em frente das habitações,directamente para a caixa do camião. Oscontentores são esvaziadosmecanicamente. Não é necessáriocompactar os resíduos devido à elevadadensidade dos resíduos orgânicosdomésticos. Os resíduos sãotransportados nestes camiões para acentral de compostagem, localizada acerca de 10 km da área abrangida pelosistema.

A central de compostagem pertence àassociação de municípios. A centralrecebe resíduos de outras cidades daprovíncia de Chieti e processa resíduosdomésticos e de jardim. É uma central detratamento de resíduos indiferenciados,onde o processo de compostagem temlugar a jusante de uma linha de triagem deresíduos indiferenciados. O processo decompostagem está a serprogressivamente aperfeiçoado de modo aproduzir-se um composto de elevadaqualidade.

De momento, a fracção orgânica recolhidaselectivamente em Cupello é processadaseparadamente da fracção indiferenciada.

A fracção orgânica é primeiro misturadacom os resíduos de jardim, sendo deseguida depositada numa plataformacoberta e com arejamento. O processo decompostagem dura entre 90 a 100 dias.

Com o início do projecto de recolhaselectiva da fracção orgânica (actualmenteabrange cerca de 20 000 habitantes eserá brevemente alargado para pelomenos 40 000), é muito provável que acentral de compostagem seja dedicadaexclusivamente para a compostagem dafracção orgânica separada na origem. Acentral processa anualmente 40 000toneladas de resíduos.

A legislação Italiana, através do Decreto--Lei 748/84, estabelece normas para aqualidade de fertilizantes que também sãoaplicáveis ao composto. O composto,denominado CIVETA, ainda é produzidoem pequenas quantidades, esperando-secontudo que a sua produção aumente. Oconsórcio que gere a central fez umacordo com o consórcio que gere airrigação por forma a levar a cabo ensaiosagrícolas com o composto.

Planos para o futuro

Na província de Chieti não se põe oproblema do destino final a dar aosresíduos pois existem aterros sanitários ecentrais de tratamento em númerosuficiente, os quais são igualmenteutilizadas por outras províncias da regiãode Abruzzo. Deste modo, foi decididoadoptar uma estratégia de separação deresíduos após a recolha, em vez de seorganizar um sistema de recolha selectiva

Resíduos de cozinha recolhidos selectivamente

Page 47: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

47

doméstica, considerado mais complexo.No entanto, os resultados obtidos duranteo projecto-piloto foram considerados muitopositivos pelas seis municipalidadesparticipantes na organização do sistemade recolha selectiva porta-a-porta. Uminquérito efectuado à populaçãodemonstrou que estava satisfeita com asmelhorias introduzidas durante a fase--piloto. A taxa de recolha de matériaorgânica (inclui aparas de jardim) é decerca de 60 a 80 kg/ano por habitante nosmunicípios participantes no sistema derecolha selectiva porta-a-porta e de 40 a60 kg/ano/habitante nos municípios ondeforam colocados contentores de 240 litrosna via pública. Outros municípios estão, àpartida, interessados no resultado dasrecolhas-piloto e é provável queorganizem parcerias para gerir sistemasde recolha selectiva porta-a-portaabrangendo circuitos maiores.

Num futuro próximo, o sistema-piloto derecolha selectiva porta-a-porta vai seralargado para um mínimo de 40 000habitantes (cerca de 10% da população daregião), utilizando o apoio técnico e osequipamentos já existentes nasmunicipalidades. A médio prazo, o sistemaserá muito provavelmente alargado aoutros municípios.

A compostagem doméstica obteve bonsresultados, tendo sido considerada comoum instrumento importante para a gestãode resíduos.

Informação financeira

O sistema de gestão de resíduos foi capazde integrar um novo e complexo sistemade recolha de resíduos, sem custosadicionais para a população. Nosmunicípios onde o sistema de recolhaselectiva porta-a-porta foi introduzido asfrequências dos circuitos de recolha foramreorganizadas, o custo do serviçoestabilizado e representa 80%-85% doscustos do antigo sistema, não incluindo apoupança efectuada por não ter sidonecessário pagar a taxa de deposição ematerro.

Em Cupello, o custo da recolha deresíduos pelo sistema antigo era de 31euros/ano por habitante, tendo passado a26 euros/ano por habitante, após aentrada em funcionamento do novosistema. Esta poupança foi obtida atravésda utilização de camiões normais,utilização de contentores depequena/média dimensão com umacapacidade máxima de 240 litros,

diminuição da equipa de recolha de trêspara dois trabalhadores, reorganização dafrequência de recolha e redução dafrequência de recolha de resíduosindiferenciados.

Para além dos factores atrás referidos, aredução dos custos também se deveu àdiminuição da quantidade de resíduosdepositada em aterro. Este último factoraumentará de importância brevemente,pois a região de Abruzzo aprovou umanova lei de deposição em aterro sanitário,segundo a qual os municípios que nãocumprirem as metas de reciclagemestabelecidas no Decreto 22/97 terão depagar uma ecotaxa extra pelos resíduos,no valor de 0,25 euros/kg.

Outros custos, para além dos 26euros/ano por habitante gastos na recolha,incluem:� 1 euro/ano por habitante para a

campanha de publicidade;� 2,5 euros/ano por habitante gastos na

compra de sacos biodegradáveis paradepósito da fracção orgânica.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

Os factores que contribuíram para osucesso do sistema foram:� a qualidade dos novos serviços de

recolha, que é reconhecido como umserviço eficaz pelos habitantes;

� a diferença fundamental entre os novose os antigos serviços em termos deimagem pública;

� os benefícios económicos do novosistema.

Contactos

Operador/administração: Comune di Cupello

Contacto: Sandro di Scerni, Sportello Raccolte Differenziate della Provincia di Chieti

Morada: Provincia di Chieti, Piazza Monsignor Venturi, 4, I-466100 Chieti

Telefone: (39) 087 14 08 42 20

Fax: (39) 087 14 08 43 07

Central de compostagem: Consorcio Inercomunale Vastese Ecologia e Tutela

dell’Ambiente (CIVETA)

Contacto: Michelle Dell’Olio

Cargo: Director

Morada: Località Valle Cena, I-66051 Cupello

Telefone: (39) 08 73 31 83 35

Encargos do sistema

Custos de Não foi necessário instalação construir novas

instalações

Custos 735 600 ITL/toneladaoperacionais 380 EUR/tonelada

Publicidade 8 milhões de ITL(total)4 200 EUR (total)

Custo de envio 130 000 ITL/toneladapara aterro 65 EUR/tonelada

Receitas O composto não écomercializado

Page 48: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

48

Sistema de recolhaselectiva

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem situa-se noConcelho de Monza, perto de Milão, noNorte de Itália. As temperaturas médiasanuais são de 10°C no Inverno e 24°C noVerão. A precipitação varia entre 60 mm e120 mm/mês. A cidade de Monza temcerca de 119 060 habitantes distribuídospor uma área de 35 094 km2. Monza situa--se numa região urbana e com várias auto-estradas. A zona verde mais importante daárea é o parque de Monza, que com osseus 8,5 km2, é o maior parque fechado daEuropa.

Descrição do sistema

Em 1998, a Câmara Municipal iniciou osistema de recolha selectiva de resíduosbiodegradáveis. O sistema égenuinamente italiano, e consiste nasubcontratação do serviço de recolha,para reduzir os custos, e noencaminhamento dos resíduos para váriascentrais de compostagem. Esta estratégiareduz o risco de uma das centrais ir àfalência e encerrar. As centrais sãoescolhidas tendo em conta o custo detransporte e de recepção de resíduos. Nazona de Milão não existe capacidadesuficiente de processamento de composto,devido à falta de espaço e à dificuldadeem obter a aprovação para a suaconstrução por parte da população de umaárea que é densamente povoada.

A quantidade total de resíduos recolhidosem Monza em 1998 foi deaproximadamente 430 kg/habitante. Osistema abrange vários tipos de materiaisseparados na origem, incluindo: resíduosde comida domésticos e de empresas,incluindo carne e peixe, vegetais e cascas

de frutos (28,3 kg/habitante entre Julho eDezembro de 1998); verdes e de jardim,tais como folhas, aparas de madeira,ramos de árvores e arbustos (13,7kg/habitante entre Julho e Dezembro de1998); vidro; plástico; papel e resíduosindiferenciados. Foi construído umecocentro para a entrega earmazenamento temporário de materiaisde grandes dimensões (madeira, resíduosde jardim, etc.).

A fracção orgânica é separada na origem,para recolha separada dos recicláveis edos resíduos indiferenciados. O sistemade compostagem da fracção orgânicaconsiste na recolha porta-a-porta eabrange toda a população. Cadahabitação recebe anualmente um balde de10 litros para a recolha da matériaorgânica e 100 sacos de plásticobiodegradável. Os baldes são colocadosna via pública nos dias de recolha e sãoesvaziados manualmente. Os edifícios deapartamentos recebem um contentor de240 litros para armazenamento separado etemporário dos resíduos. O contentor écolocado na via pública nos dias derecolha e é esvaziado mecanicamente.

Central de compostagem

de Monza

Contentores para a recolha

selectiva

•Monza

Resumo� O sistema de recolha selectiva de

Monza foi concessionado a umaempresa privada pela CâmaraMunicipal de Monza.

� A área abrangida pelo sistematem 35 094 km2 eaproximadamente 119 060habitantes.

� O sistema consiste na recolhaselectiva porta-a-porta da fracçãoorgânica dos resíduos domésticos.Os resíduos de jardim sãodepositados em ecocentrosmunicipais.

� Prevê-se a recolha anual de 57 kg/habitante de resíduosdomésticos e de 27 kg/habitantede resíduos de jardim.

� O sucesso do sistema deve-se àcampanha de informação epublicidade levada a cabo no iníciodo sistema.

Page 49: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

49

Os resíduos de jardim são entreguesdirectamente pelo produtor ao ecocentro.Os resíduos domésticos orgânicos e dejardim são enviados para centrais decompostagem diferentes e com taxas derecepção diferentes. Regra geral, as taxaspagas pelos resíduos de jardim são muitomais baixas do que as taxas pagas pelosresíduos domésticos, cerca de 20euros/tonelada e 60 euros/tonelada,respectivamente.

A escolha de um «sistema de entregavoluntária» para os resíduos de jardimdeveu-se à necessidade de reduzir custose diminuir a quantidade total de resíduosrecolhidos. A recolha selectiva porta-a--porta apenas dos resíduos domésticosorgânicos possibilita a utilização decamiões para a recolha, devido àdensidade dos resíduos orgânicos, comoalternativa aos compactadores, que sãomuito mais caros. Também é de realçarque a entrega voluntária dos resíduosverdes ajuda a promover a compostagemdoméstica.

A quantidade total de resíduos orgânicosrecolhidos no ano passado (Julho 1998--Julho 1999) foi de 7 000 toneladas deresíduos de cozinha e 3 500 toneladas deresíduos de jardim.

A compostagem doméstica também éencorajada pelo município, embora,actualmente, não sejam atribuídossubsídios para a compra de compostores.No entanto, a compostagem nos quintais ébastante popular e é uma actividadetradicional que é incentivada durante ascampanhas de sensibilização.

Objectivos do sistema

O sistema de recolha selectiva tem comoobjectivo contribuir para que a câmaraalcance as metas estabelecidas nodecreto de Ronchi, sobre a reutilização ereciclagem de resíduos (Decreto 22/1997).As metas a atingir são de 15%, 25% e35% de reciclagem em 1999, 2001 e2003, respectivamente. Na Lombardia, aregião a que pertence Monza, aseparação domiciliária dos resíduos dejardim é obrigatória desde 1994. Acompostagem é considerada como ummétodo de reciclagem da fracção orgânicatestado e benéfico para o ambiente. Paraalém de desviar dos aterros materiais,como os resíduos orgânicos, com elevadahumidade.

A separação domiciliária dos resíduos tema vantagem de originar uma matéria-primanão contaminada para a produção de umcomposto de excelente qualidade. A Itália,como país mediterrâneo que é, possui umclima quente e seco, tendo portanto umagrande necessidade de composto paraaplicações agrícolas e em horticultura.

Descrição técnica do sistema

A recolha da fracção orgânica tem lugarduas vezes por semana, demorando cadacamião cerca de 4 horas para percorrertodo o circuito. São utilizados 25 camiõescom capacidade para 3 m3 e um únicooperador. O operador esvazia o conteúdodos baldes ou contentores domésticos,que se encontram na via pública em frentedas habitações, directamente para a caixado camião. Os contentores sãoesvaziados mecanicamente. Devido àelevada densidade dos resíduos orgânicosdomésticos, não é necessário compactá--los.

Para reduzir o custo de transporte, osresíduos são transferidos dos camiõespara cinco veículos compactadoresestacionados em várias zonas da cidade,que asseguram o seu transporte para ascentrais de compostagem. O sistema derecolha e transporte deposita os resíduosem várias centrais de compostagem deacordo com a capacidade deprocessamento disponível e a taxa dedeposição. A principal central decompostagem utilizada é a da SE.SA. spa,localizada no distrito de Pádua e que seencontra a cerca de 250 km da áreaabrangida pelo sistema.

Além dos resíduos orgânicos, a centraltambém processa resíduos de jardim elamas das estações de tratamento deáguas residuais (ETAR). Um novoprocesso de compostagem será testadodurante os próximos três meses. Antesdeste processo, as pilhas fermentavamnum pavilhão fechado equipado com umsistema de ventilação de ar. O novosistema consiste na utilização debiocontentores. Este novo método tem avantagem de ser mais rápido e reduzir aemissão de odores. A central processa 60 000 toneladas de resíduos por ano. Asprincipais fases de processamento são:� deposição e separação primária dos

resíduos domésticos e deposição etrituração dos resíduos de jardim.Ambos são posteriormente misturadoscom lamas de ETAR;

� compostagem num biocontentor (14 dias): seis biocontentores sãomonitorizados por um sistema decontrolo remoto. Dentro dosbiocontentores, o arejamento e ahumidade são mantidos em níveisadequados. O ar é injectado para dentrodas células, de modo a manter um níveladequado de oxigénio e controlar atemperatura. Um sistema de regafornece a humidade necessária;

� continuação da maturação (20 dias)após o material ter sido retirado dos bio-contentores;

� crivagem em pavilhão exterior (crivos de15 mm) e armazenamento ao ar livre doproduto. De momento, o produto aindanão é comercializado ou ensacado.

Os gases são recuperados e passam porum sistema de tratamento de odores queenvolve duas fases, uma de lavagem e aoutra com biofiltros. Vários parâmetroscomo a temperatura, o pH e o oxigéniosão monitorizados ao longo do processo.O pavilhão de compostagem foi projectadocom a superfície pavimentada e com umaárea externa pavimentada e equipada comcanalizações. O lixiviado da primeira fasede crivagem é recolhido num tanque derecepção e é depois enviado paradigestão anaeróbia. A água da chuva e dosistema de lavagem da área externapavimentada é recolhida e utilizada pelosistema de humidificação do composto. Afracção inerte e os rejeitados são enviadospara um aterro próximo, que também égerido pela SE.SA spa.

As normas de qualidade para o compostoreciclado são determinadas pelo Decreto--Lei 784/84. De momento, a SE.SA spadecidiu não comercializar o composto atéobter a confiança dos agricultores,permitindo-lhes experimentar o produto

Deposição de resíduos de jardim

na central de compostagem

Page 50: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

50

gratuitamente. A distribuição é feitaprincipalmente para os habitantes e paraos grandes produtores de fruta e vegetaisda região, como acordado com asautoridades locais. Os agrónomoscontratados pelos utilizadores comerciaiscontrolam a qualidade do produto final. Ocomposto é oferecido, por forma a que nofuturo se obtenha uma mistura correcta deresíduos domésticos e de jardim. Estaestratégia pretende sensibilizar apopulação para a qualidade do produtoque recebem.

Planos para o futuro

Toda a população de Monza participa nosistema, pelo que não é necessárioexpandi-lo. No futuro, a câmara poderádecidir construir uma central decompostagem própria, caso o projectoseja aprovado pela população; ouconstruir uma central em conjunto comoutras câmaras da região.

De acordo com a central de compostagemda SE.SA. a procura de compostocontinua a aumentar. Um aumento dacapacidade de produção da centralpermitirá satisfazer essa procura. Alémdisso, quando possuírem mais experiênciacom este novo processo, a qualidade doproduto aumentará. A procura pelosconsumidores locais continua a aumentar,pelo que não há necessidade de procurarnovos mercados.

Informação financeira

(1) Não inclui o equipamento e pessoal utilizado narecolha selectiva, pois são partilhados com osistema municipal de recolha de resíduos sólidos enão constituíram um custo adicional para o sistema.

O sistema de recolha não implicou uminvestimento adicional por parte domunicípio, pois são utilizados os veículos eequipamento dos serviços de recolhaindiferenciada. A empresa concessionária éproprietária dos veículos. Outros factoresque contribuíram para a optimização dosserviços foram a utilização de camiões decarga para o transporte da fracçãoorgânica, em vez de compactadores, e aredução da frequência do circuito derecolha indiferenciada, que passou de trêsvezes para uma vez por semana.

A câmara forneceu aos participantes oscontentores e sacos (cerca de 100 por anopor habitação) no início do sistema. Ocusto total deste investimento foi de 60 000EUR em 1998 e 40 000 EUR em 1999 (sóforam distribuídos sacos). Os contentorescom rodas são alugados ao custo de 2 200EUR/mês. A campanha de publicidadecustou cerca de 3 000 EUR, tendo sidosuportada pela câmara.

O investimento total na central decompostagem da SA.SE. foi de cerca de3,5 milhões de EUR. Ainda não existeminformações fidedignas sobre os custos defuncionamento das biocélulas pois estasencontram-se numa fase de funcionamentoexperimental.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

O sistema conseguiu com sucesso fazercom que a população separe a fracçãoorgânica e de jardim dos outros resíduos.A fracção orgânica assim obtida tem umgrau de pureza de 98%. Uma campanhade informação eficaz foi levada a cabo noinício do sistema, explicando ofuncionamento do sistema de separação erecolha de resíduos e a frequência ehorário de recolha. Encontra-se disponívelum gabinete de informação, que prestaesclarecimentos sobre a recolha selectivae o sistema de gestão de resíduos.

No início do sistema surgiram algunsproblemas relacionados com o volume doscontentores e sacos, que era demasiadopequeno para as famílias numerosas, bemcomo com a distribuição de sacos, que erainsuficiente. A experiência adquiridapermitiu superar esses problemas e asactividades de recolha foram melhoradas.

Do ponto de vista da câmara, o principalproblema consistiu no aumento das taxaspara a deposição dos resíduosindiferenciados em aterro. O sistema levoua uma redução significativa dos custos degestão de resíduos. A comunidade sente--se orgulhosa por ter conseguido alcançara meta de reciclagem. A consciência deque se está a contribuir para uma gestãoambiental sustentada é muito valorizadapela comunidade.

Operador/administração: Comune di Monza

Contacto: Sr. Petrucci

Cargo: Assessor para o Ambiente

Morada: Via Annoni, 14, I-20052 Monza

Telefone: (39) 02 35 90 22

Central de compostagem: SE. SA. (Società Estense Servizi Ambientali)

Contacto: Ing. Mandato

Morada: Via Principie Amedeo, 43/A, I-35042 Este (PD)

Telefone: (39) 04 29 60 14 11

Encargos do sistema

Custos de Não foi necessário instalação construir novas

instalações

Custos 12 200 ITL/toneladaoperacionais (1) 6,3 EUR/tonelada

Publicidade 5,8 milhões de ITL3 000 EUR (total)

Custo de envio Informação não para aterro disponível

Receitas O composto não écomercializado

Contactos

Page 51: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

51

Sistema de recolhaselectiva

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem situa-se naprovíncia de Pádua, no Nordeste de Itália.O sistema abrange o distrito de «Bacino diPadova 1», com cerca 26 municípios.Estes municípios gerem em conjuntodiversos serviços (saneamento, tratamentode águas residuais e recolha dos resíduossólidos urbanos) através de um consórcio(denominado Tergola). Este consórcio éuma empresa pública financiada pelosmunicípios e através das receitas obtidaspelos serviços prestados.

A região possui um clima quente (25°C a 30°C) e chuvoso no Verão e frio noInverno (0°C a 10°C). A precipitação mensalvaria entre os 52 e 100 mm. O distrito temcerca de 205 000 habitantes e cobre uma área de 57 714 km2. A área épredominantemente rural e a maioria dashabitações possuem um jardim privado.

Descrição do sistema

Desde 1996 que o sistema de recolhaselectiva porta-a-porta está emfuncionamento no distrito, tendo-se obtidouma taxa de reciclagem de 50,8% em1998.

As seguintes fracções de resíduos sãorecolhidas separadamente:

� resíduos biodegradáveis (de cozinha,verdes e de jardim);

� fracção orgânica (inclui carne e peixe);� papel e cartão;� vidro;� plástico; e� outros (indiferenciados).

Em 1998, a quantidade total de resíduossólidos urbanos produzidos foi de 64 000toneladas (cerca de 320 kg/habitante). Nomesmo ano foram recolhidas

selectivamente 7 571 toneladas deresíduos sólidos urbanos (carne, peixe,vegetais e cascas de fruta) e 8 876toneladas de resíduos de jardim.

A cada habitação foram distribuídos para arecolha da fracção orgânica um balde com6,5-10 litros de capacidade, bem comosacos biodegradáveis com o mesmovolume. Poderão igualmente seradquiridos sacos plásticos suplementaresnos mercados principais. Edifícios dehabitações, cantinas e merceariasreceberam um contentor com capacidadepara 120/240/360 litros, de acordo com asnecessidades do(s) utilizador(es) paraarmazenamento da fracção orgânica até àpróxima recolha.Os resíduos verdes, de jardins e aparasde madeira, são recolhidosseparadamente. A alternativa preferidapelo município é a sua entrega voluntárianos ecocentros, locais onde estão

Central de composta-gem de Bacino di

Padova

Resumo� O sistema abrange o distrito de

«Bacino di Padova 1» com cercade 26 municípios. Os municípiosformaram um consórcio (empresapública) para gerir o tratamento deefluentes líquidos e resíduos.

� A área abrangida pelo sistema derecolha selectiva tem cerca de 205 000 habitantes e umaextensão de 57 714 km2.

� O sistema consiste na recolhaselectiva porta-a-porta da fracçãoorgânica dos resíduos domésticos.Os resíduos de jardim sãocompostados conjuntamente comas lamas das estações detratamento de águas residuais, nacentral de compostagem distrital.Os resíduos de comida sãotransportados para uma centrallocalizada fora do distrito. Osmunícipes também compostam osseus resíduos de jardim.

� Em 1998, cerca de 7 571toneladas de resíduos domésticosorgânicos e 8 876 toneladas deresíduos de jardim foramrecolhidas selectivamente.

� O sucesso do sistema deve-se aofacto do sistema de recolhaselectiva ser muito prático para osmunícipes.

Capa da revista publicada

pela associação municipal

Padova•

Page 52: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

52

instalados contentores de grandesdimensões, destinados à recepção dosresíduos para reciclagem ou posteriorencaminhamento para outra solução detratamento alternativa. No distrito existem14 ecocentros. Os munícipes querequisitam via telefone o serviço derecolha porta-a-porta para os seusresíduos de jardim pagam uma taxa extra.

Cerca de 35% das habitações compostamos seus resíduos de jardim e têm direito auma redução da taxa de resíduos. Osmunícipes podem comprar compostoresde rede, baldes de rede e de plástico àcâmara. Os compostores são vendidos aopreço de custo.

Objectivos do sistema

O sistema tem como objectivo fazer comque o município alcance as metas parareciclagem e valorização de resíduosestabelecidas pelo decreto Ronchi(Decreto 22/1997). A compostagem éconsiderada um método com impactosambientais reduzidos e vantajoso para areciclagem da fracção orgânica. Na regiãoexiste uma procura bastante significativade composto para aplicação em jardinsprivados e quintas.

Descrição técnica do sistema

A recolha selectiva porta-a-porta tem lugarduas vezes por semana, excepto duranteo verão, período durante o qual afrequência aumenta para três vezes. Osbaldes são colocados no exterior dashabitações e prédios nos dias de recolha esão esvaziados directamente para oscamiões com caixa. Em seguida, sãotransferidos para compactadores queasseguram o seu transporte para acentral. Os veículos são propriedade daempresa que presta o serviço de recolha.

Calcula-se que em 1998 tenham sidoreciclados cerca de 110 kg de resíduospor habitante através do processo decompostagem. A compostagem domésticacontribuiu para o processamento de cercade 30 kg de resíduos domésticosorgânicos e de jardim, por habitante. Adiferença entre estes dois númeroscorresponde aos resíduos de comida e dejardim.

O distrito possui uma central decompostagem para processamento deresíduos de jardim e lamas de estaçõesde tratamento de águas residuais. Acentral de compostagem e as estações detratamento de águas residuais são geridasdirectamente pelo consórcio Tergola eestão situadas em Vigonza, perto de

Pádua. A central de compostagem foirecentemente renovada e tem capacidadepara processar 30 000 toneladas deresíduos por ano. O processo decompostagem tem a duração de trêsmeses e consiste nas seguintes fases:� pré-tratamento: trituração dos resíduos

numa área descoberta, mistura dosresíduos com as lamas das estações detratamento de águas residuais etransporte para o pavilhão decompostagem;

� decomposição termofilica rápida ematuração: as pilhas são depositadasnum chão com arejamento forçado. O arnecessário para o processo decompostagem é introduzido através deum ventilador. As pilhas são revolvidas emisturadas cerca de três a quatro vezesdurante um mês para homogeneizar ocomposto e promover a rápidacirculação de oxigénio;

� maturação das pilhas em parqueexterior: para garantir a quantidade deoxigénio necessária as pilhas sãorevolvidas cada 8 a 10 dias. A área épavimentada e o lixiviado é recolhido;

� crivagem: são utilizados crivos comduas malhas, uma malha fina para ocomposto utilizado para jardinagem (10mm) e outra malha para o compostodestinado a aplicações agrícolas. Omaterial de maiores dimensões constituio rejeitado e é enviado para deposiçãoem aterro;

� armazenamento do composto numparque coberto.

Uma cortina de vegetação foi plantada aolongo do perímetro da central para reduziro impacto visual das operações.

A fracção orgânica dos resíduosdomésticos que não é processada poresta central de compostagem, é enviadapara várias centrais de compostagem deacordo com a capacidade deprocessamento disponível e a taxacobrada pela deposição. Actualmente, os

camiões transportam os resíduos para acentral de compostagem mais utilizada, aSE.SA. spa, localizada a cerca de 50 kmda área abrangida pelo sistema.

A legislação italiana, através do Decreto--Lei 748/84, estabelece normas para aqualidade de fertilizantes, que também sãoaplicáveis ao composto. A central deprocessamento de resíduos de jardimproduz:� um composto com elevado conteúdo de

nutrientes, e que é vendido aparticulares e agricultores ao preçomédio de 7,5 EUR/m3;

� um composto com baixo teor denutrientes passível de ser usado comocobertura vegetal e na restauração desolos, pomares e hortas. Até aomomento, este composto tem sidooferecido gratuitamente.

As vantagens do composto têm sidodivulgadas amplamente através decorrespondência e brochuras enviados paraos residentes no distrito.

Planos para o futuro

Como todos os residentes podem, casopretendam, participar no sistema, nãoexistem planos para a expansão dasactividades. Contudo, no futuro, novascentrais de compostagem podem vir a serconstruídas no distrito.

Um objectivo que se pretende atingir numfuturo próximo é aumentar a taxa derecolha selectiva em todos os municípiosparticipantes, o que será alcançadoatravés da sensibilização do público paraeste problema e de um aumento daflexibilidade do sistema de recolha. Para oconsórcio é muito importante manter-seem comunicação constante com osmunícipes. Cada munícipe recebe umapublicação bimensal intitulada «Poluição»,que contém informações sobre o sistemade recolha selectiva e novos projectos na

Armazenamento do composto final na central de compostagem

Page 53: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

53

área do ambiente. A publicação contémuma lista com números de telefonerelevantes; o público também podeparticipar enviando perguntas que serãorespondidas pelos jornalistas.

Informação financeira

O sistema de recolha de resíduos porta-a--porta foi organizado sem custos adicionaispara as autarquias, pois partilha oequipamento e instalações com o serviçode recolha indiferenciada. O equipamentoé propriedade das empresas contratadaspara a recolha. Os municípios receberamfinanciamentos da Regione de Veneto eda província de Pádua, principalmente para a construção de ecocentros.

A campanha de publicidade foi totalmentefinanciada pelos municípios. Foidespendido um total de 75 000 EUR em1998 (cerca de 0,7 EUR/habitante). Oscompostores domésticos custam cerca de45 EUR e são pagos pelos munícipes. Oconsórcio Tergola realizou um estudo paradeterminar o custo por habitante dos doissistemas de gestão de resíduos, o queexistia antes de 1996 e o sistema derecolha selectiva. Ao preço actual, o custoda recolha e tratamento dos resíduosindiferenciados é de cerca de 40EUR/habitante/ano, enquanto que osistema de recolha selectiva porta-a-porta

custa cerca de 38 EUR/habitante/ano.Mesmo que a recolha selectiva fosseligeiramente mais cara, o custo dedeposição seria mais elevado devido aopreço da deposição em aterro (70-80EUR), preço esse que continua a subir.

O custo de construção da central decompostagem, incluindo a últimaremodelação, foi 2,2 milhões de EUR, oqual foi comparticipado em 50% pelaRegione Veneto e pela UE (ao abrigo doobjectivo n.° 5b). A taxa de deposição deresíduos de jardim na central é de 16EUR/tonelada para os membros doconsórcio e de 22,5 EUR/tonelada para osoutros. O preço da taxa cobre todas asdespesas operacionais da central. Oconsórcio de Tergola pretende aumentar ataxa mas, em compensação, o compostoserá distribuído gratuitamente, o quecompleta o ciclo dos resíduos.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

O sistema tem conseguido, com sucesso,que os participantes separem os seus

resíduos de comida e os resíduos dejardim. A fracção orgânica dos resíduosdomésticos não entra em contacto com afracção mista e tem um grau de pureza de98%. Em 1998, o sistema de recolhaselectiva conseguiu uma taxa de recolhade 51% do total de resíduos sólidosurbanos produzidos. De acordo com ogestor do sistema, este desempenhoelevado deve-se ao facto de a recolhaporta-a-porta ser cómoda e à utilização derecipientes próprios (baldes e sacos deplástico transparente e biodegradável)para a recolha da fracção orgânicabiodegradável.

Entre os problemas encontrados pelacentral de compostagem, destacam-se oreceio dos moradores mais próximos dacentral que esta emitisse odores econstituísse um risco para saúde. Demodo a tranquilizar o público foramorganizados dias para visitas à centralcom várias actividades programadas. Noinício os agricultores não confiavam naqualidade do composto, pelo que, parasuperar este obstáculo e encorajar a suautilização, o composto passou a seroferecido gratuitamente.

Contactos

Operador/administração: Consorcio Tergola

Contacto: Walter Giacetti

Morada: Consorcio Tergola, Via Grandi, 52, I-35010 Vigonza (PD)

Telefone: (39) 04 98 09 50 68

Fax: (39) 04 98 09 50 77

Central de compostagem: SE.SA. Società Estense Servizi Ambientali

Contacto: Eng. Mandato

Morada: Via Principe Amedeo, 43/A, I-35042 Este (PD)

Telefone: (39) 04 29 60 14 11

Encargos do sistema

Custos de 4 259 milhões de ITLinstalação (total) 2,2 milhões de EUR

Custos 770 000 ITL/toneladaoperacionais 400 EUR/tonelada

Publicidade 145,2 milhões de ITL75 000 EUR (total)

Custo de envio 48 265 de ITL /toneladapara aterro 25 EUR/tonelada

Receitas 36 000 de ITL /tonelada18,75 EUR/tonelada

Poster que ilustra o ciclo de vida do composto

Page 54: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

54

Sistema de recolhaselectiva

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem situa-se emTrajouce, concelho de Oeiras, na zonaoeste da Área Metropolitana de Lisboa, eprocessa resíduos de quatro municípios:Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra (desde1999). Estes municípios criaram umaassociação municipal denominadaAMTRES (Associação de Municípios deCascais, Oeiras, Sintra e Mafra para oTratamento de Resíduos Sólidos) para apromoção de uma gestão integrada dotratamento de resíduos sólidos, de modo apreservar o ambiente utilizando váriastecnologias (compostagem, aterro, triageme reciclagem). A AMTRES é proprietáriadas instalações e equipamento, mas agestão foi entregue a uma entidadeprivada, na qual a AMTRES tem umaparticipação maioritária.

A região possui um clima quente e secono Verão, com uma temperatura médiamáxima de 26°C, e frio e chuvoso noInverno, com uma temperatura médiamínima de 7°C. A precipitação anual é de737 mm, 81% da qual ocorre entreOutubro e Março.

A população conjunta dos quatromunicípios é de 760 000 habitantes,predominando os edifícios deapartamentos e sendo raras as moradiascom jardim.

Descrição do sistema

A Câmara Municipal de Oeiras é a únicacâmara associada da AMTRES que operaum sistema de recolha selectiva porta-a--porta para as fracções orgânica einorgânica. Um esquema-piloto foi lançadoem 1994, na localidade de Queijas, com aduração de um ano e abrangendo cercade 8 500 habitantes. Em 1995 o sistemade recolha selectiva foi estendido a todo o

concelho, abrangendo cerca de 150 000habitantes.

As seguintes fracções são recolhidasseparadamente:� resíduos verdes de jardim e aparas de

madeira,� fracção orgânica (inclui carne e peixe) e

outros,� papel e cartão,� embalagens e plástico,� vidro,� pilhas.

Os residentes em moradias depositam afracção orgânica e mista (não recolhidaem circuito separado ou para a qual nãoexistem contentores designados porecopontos) em sacos pretos de plásticosnão biodegradável, com capacidade para30 litros. Os sacos podem ser adquiridosem lojas ou supermercados, custando 15sacos cerca de 180 PTE (0,9 EUR). A

da CM de OEIRAS e central de compostagem

da AMTRES

Logótipo da AMTRES

Resumo� O sistema de recolha selectiva da

Câmara Municipal de Oeiras foidesenvolvido pela Divisão deAmbiente e Equipamento. A gestãoda central de compostagem deTrajouce é da responsabilidade deuma empresa privada. O maioraccionista desta empresa é aAMTRES, a associação municipalconstituída pelos municípios deCascais, Oeiras, Sintra e Mafra.

� A área abrangida pelo sistema derecolha selectiva é de 46 km2 eaproximadamente 150 000 habitantes.

� Em 1994 foi iniciado, numa área--piloto do concelho de Oeiras, umsistema de recolha selectiva dasfracções orgânica e inorgânica. Estesistema foi alargado a todo oconcelho em 1995. Um númeroreduzido de munícipes tambémparticipa num sistema decompostagem doméstica com oapoio da câmara.

� São produzidas anualmente cercade 15 000 toneladas de compostopela central de compostagem.

� O sucesso do sistema deve-se aoapoio entusiástico da populaçãolocal e à produção de composto deexcelente qualidade que é vendidona sua totalidade.

Composto final

• AMTRES

Page 55: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

55

receita da venda dos sacos é descontadana taxa de resíduos da loja. Na área deOeiras existem cerca de 100 lojas quevendem sacos para a reciclagem, de corazul, e para a fracção orgânica e mista, decor negra. A Câmara de Oeiras está aproceder à substituição dos sacos porcontentores castanhos de plásticoreciclado, com capacidade para 50 litros.Estes contentores são distribuídosgratuitamente a cada moradia.

Um sistema semelhante foi implementadopara os prédios. Cada edifício recebe umcontentor verde de plástico reciclado, comcapacidade para 120/240/360 litros, deacordo com a sua dimensão. Os restos decomida são colocados nos contentores,que permanecem no interior do edifícioquando existe uma área de serviço, sendoapenas colocados no passeio nos dias derecolha. Geralmente, os contentorespermanecem no exterior dos edifícios.

Para a recolha de resíduos verdes dejardim e aparas de madeira existem doissistemas. Um sistema que funciona porpedido telefónico, através do qual omunícipe solicita à câmara a recolhadestes resíduos, sendo o circuito derecolha organizado de acordo com onúmero e localização dos pedidos. Outraopção é o depósito voluntário de resíduosde jardim e orgânicos nos ecocentros(locais onde estão instalados contentoresde grandes dimensões, destinados àrecepção dos resíduos para reciclagem ouposterior encaminhamento para outrasolução de tratamento alternativa).

O início do sistema de recolha selectivaporta-a-porta foi acompanhado de umacampanha publicitária e de informação,que envolveu, na fase-piloto, visitasdomiciliárias por parte dos técnicos doprojecto. Actualmente, a publicidade aoprojecto é feita através do boletimmunicipal «Reciclar», apresentações emescolas, concursos para estudantes, jogose sessões especiais. São responsáveispelo sistema quatro a cinco técnicoscamarários.

Objectivos do sistema

O sistema de recolha selectiva porta-a--porta tem como objectivo incentivar aseparação doméstica e o tratamento deforma sustentada dos resíduos,desviando-os da deposição em aterro.

A central de compostagem pretendepromover níveis elevados de reciclagemda fracção orgânica com o mínimo deimpactes ambientais e evitando a opção

aterro. A compostagem constitui uma fontede receitas e é um método testado evantajoso para reciclar a fracção orgânica.

Descrição técnica do sistema

No município de Oeiras a recolha selectivaporta-a-porta tem lugar três vezes porsemana, sendo esta frequênciaaumentada para quatro vezes emdeterminadas épocas de maior produção.Os contentores e sacos de plástico sãocolocados no exterior das habitações eprédios nos dias de recolha, sendoposteriormente transportados por váriostipos de veículos municipais (por exemplo,compactadores). O circuito de recolhainicia-se às 11 da noite e são efectuadasvárias viagens de acordo com o percursodelineado. A fracção orgânica étransportada em camiões para a central decompostagem.

Em Sintra, Cascais e Mafra o sistema derecolha selectiva porta-a-porta ainda nãose encontra disponível, pelo que a fracçãoorgânica é depositada juntamente com osoutros tipos de resíduos em sacos econtentores plásticos, que se encontramno passeio. Os circuitos com maiorconteúdo de matéria orgânica sãoseleccionados para envio para a central decompostagem. A recolha é feita através deveículos regulares de recolha, chegando àcentral cerca de 80 a 100 veículos por dia.

A AMTRES é proprietária da central decompostagem e do aterro sanitário, cadaum dos quais ocupa uma área de 10hectares. A empresa privada gere a centralde compostagem, o ecocentro, o aterro ea central de triagem. Este conjunto deinstalações situa-se a cerca de 2 km deTrajouce, Oeiras.

A central de compostagem foirecentemente modernizada, tendo umacapacidade anual para processar 250 000toneladas de resíduos provenientes darecolha selectiva e indiferenciada. Cercade 50% do total de resíduos é enviadopara deposição em aterro.

Após a separação mecânica, o processode compostagem dura entre 2 a 3 mesese consiste em:� decomposição termofilica rápida e

maturação: as pilhas são transportadaspara um parque de compostagemcoberto e são depositadas num pavilhão com arejamento forçado. Ocomposto em maturação é revolvidoperiodicamente por máquinas duranteum período de dois meses e meio, parao homogeneizar e promover a

circulação de oxigénio. A extracção doar é feita através de um sistema comcapacidade para extrair 90 000 m3/hora.Todo o ar que é extraído é lavado,passa pelo biofilto e parte éreintroduzido no processo. O biofiltroconsiste numa mistura de casca decoco e de um produto químico chamadococomix. Este processo minimiza aemissão de odores;

� afinação: após a fase de maturação, ocomposto é enviado para afinação, ondesão retirados alguns inertes, passa poruma malha de 6 mm e por mesasvibratórias para completar ahomogeneização. O rejeitado inorgânico,essencialmente plásticos e metal, éenviado para aterro, que se encontra acerca de 5 km da central decompostagem;

� armazenamento e ensacamento:no final deste período o composto estápronto para ser comercializado,embalado em sacos de 50 kg ou agranel.

Anualmente são produzidas 15 000toneladas de composto. Desde o início dacentral, em 1991, foram processadascerca de 600 000 toneladas de matériaorgânica, evitando-se assim a suadeposição em aterro. A central funciona 8 horas por dia, 6 dias por semana.

Não existem normas de qualidadeespecíficas para o composto reciclado,embora existam normas da Direcção--Geral da Agricultura para composto comaplicações agrícolas. A AMTRES possuium laboratório próprio onde é analisadoperiodicamente o composto produzido, demodo a garantir o cumprimento dasnormas referidas acima.

O composto tem fácil escoamento nomercado, sendo vendido a 4 000PTE/tonelada (20 EUR) a granel e a 10 000 PTE (50 EUR) /tonelada ensacado e

Composto final

Page 56: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

56

peletisado. A sua principal aplicação é naagricultura, nomeadamente nas culturasde vinha e pomares. A comercialização docomposto contribui para as receitas deexploração da central.

As campanhas publicitárias sãoorganizadas pela AMTRES em conjuntocom a Câmara Municipal de Oeiras. Aparte comercial da AMTRES tem umvendedor dedicado à divulgação dosistema, enquanto que a CM Oeiras tem quatro técnicos. A experiência da CMOeiras indica que o método de promoçãomais eficaz é o que envolve visitasdomiciliarias. No entanto, este também é ométodo de promoção mais caro, devendoser complementado com outros meios, taiscomo panfletos, publicidade no boletimmunicipal «Reciclar», reuniões deesclarecimento e anúncios nos jornais.

Em Oeiras existe também um pequenoprojecto de compostagem doméstica quetem sido promovido e incentivado pelacâmara desde 1992. Tem como objectivospromover a redução e a valorização deresíduos e a sensibilização ambiental. Os participantes-alvo do sistema são asescolas e moradias com jardins. O projecto encontra-se na sua terceirafase de implementação. Como parte doprojecto foram levadas a cabo visitasdomiciliárias e as escolas interessadas emparticipar foram visitadas pelos técnicoscamarários. Cerca de 250 moradias eduas escolas participam actualmente noprojecto. A quantidade de compostoproduzido é mínima e é totalmenteabsorvida pelos produtores. Todo o apoiotécnico e equipamento é fornecido pelaCM Oeiras.

Planos para o futuro

O sistema de recolha selectiva está nestemomento em expansão, com oconsequente aumento da fracção orgânicaque é recolhida selectivamente. Quando arecolha selectiva for iniciada em Mafra,prevê-se que a quantidade de compostoproduzido possa vir a duplicar.

Informação financeira

� Custo de instalação da central decompostagem (1999): 3,5 mil milhõesde PTE (17,5 milhões EUR), com 50%de financiamento do FEDER.

� Construção da cobertura do pavilhão decompostagem: 1,5 mil milhões de PTE(7 500 milhões de EUR), comparticipadoem 85% pelo Fundo de Coesão da UE.

� O custo de produção do composto é de3 500 PTE/tonelada (17,5 EUR/tonelada), sendo poupados 2 000PTE/tonelada (10 EUR/tonelada), quecorrespondem à despesa com o envio

para aterro. Apesar da central decompostagem ter diminuído parametade a quantidade de resíduosenviada para aterro, ainda apresentaum défice de exploração que écompensado pelas autarquias.

� A venda do composto produz umareceita de 100 mil milhões de PTE/ano,ou seja, 500 000 EUR.

� A central de tratamento, que inclui acentral de compostagem, tem 50trabalhadores, dos quais quatrotécnicos, cinco administrativos e 41operadores e assistentes.

� A AMTRES despende 300 000 de PTE(1 500 EUR) para promover a suaestratégia de gestão integrada deresíduos, que inclui a central decompostagem.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

Os factores que contribuíram para osucesso do sistema foram:� A AMTRES tem uma estratégia clara e

bem delineada para uma gestãointegrada dos resíduos sólidos e possuio equipamento e as instalaçõesadequadas para o alcançar.

� A AMTRES tem todo o apoio dascâmaras participantes.

� O composto é de excelente qualidade,sendo comercializado sem dificuldades.Os problemas iniciais de emissão deodores pela central foram resolvidoscom sucesso.

� A população envolvida no sistema derecolha selectiva porta-a-porta tem tidouma participação entusiástica noprojecto.

Contactos

Operador/administração: AMTRES

Contacto: Abílio Espadinha

Cargo: Administrador delegado

Morada: AMTRES, Apartado 146, Carcavelos, P-2777 Parede Codex

Telefone: (351) 214 45 95 00

Fax: (351) 214 44 40 30

Operador/administração: Câmara Municipal de Oeiras

Contacto: Sofia Gomes/Sr. Diamantino

Cargo: Coordenadora/Técnico do sistema de recolha selectiva

Morada: Edifício Paço de Arcos, Estrada Nacional 249-3,

(entre Paço de Arcos e Porto Salvo), P-2780 Oeiras

Telefone: (351) 214 41 47 35

Fax: (351) 214 40 65 40

Encargos do sistema

Custos de 3,5 mil milhões de PTEinstalação 17,5 milhões EUR

Custos 3 500 PTE/toneladaoperacionais 17,5 EUR/tonelada

Publicidade 300 milhões de PTE 1,5 milhões deEUR/tonelada (total)

Custo de envio 2 000 PTE/toneladapara aterro 10 EUR/tonelada

Receitas 4 000-10 000PTE/tonelada20-50 EUR/tonelada

Page 57: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

57

Sistema de recolhaselectiva

Resumo

Descrição e localização das instalações

A central de compostagem situa-se emErmesinde, Valongo, na ÁreaMetropolitana do Porto, Noroeste dePortugal. A central abrange uma área de637 km2, e aproximadamente 1 milhão dehabitantes de oito municípios. Espinho,Gondomar, Maia, Porto, Valongo,Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa deVarzim são os municípios associados daLIPOR — Serviço Intermunicipalizado deTratamento de Lixos da Região Porto. ALIPOR é uma entidade pública, financiadadirectamente pelas câmaras através dosseus orçamentos municipais. A LIPOR éuma organização com um sistemaintegrado de gestão e tem aresponsabilidade de tratar e dar oconveniente destino final aos resíduosproduzidos diariamente na sua área deactuação.

As principais actividades socioeconómicasna área da AMP são a indústria, comércio,serviços e turismo. A população da área émaioritariamente urbana e a densidadepopulacional varia entre 1 102 e 6 482habitantes por km2. O parque habitacionalcompreende edifícios de apartamentos emoradias.

A região possui um clima atlântico, comuma precipitação anual de 1 140 mm, 73%da qual ocorre entre Outubro e Março. Atemperatura entre Novembro e Fevereirovaria entre 4°C e 14°C e entre Março eOutubro varia entre 14°C e 24°C.

Descrição do sistema

A recolha da fracção orgânica é daresponsabilidade dos serviçosmunicipalizados, cabendo a cada câmaraparticipante organizar o seu própriosistema de recolha. A fracção inorgânicatem um circuito de recolha próprio e podeser recolhida e enviada para reciclagem oupara depósito em aterro sanitário.

A primeira fase do sistema de recolhaselectiva porta-a-porta engloba seis áreas--piloto, dos municípios de Gondomar, Maia,Matosinhos e Valongo, abrangendo cercade 50 000 habitantes. A separação demateriais em casa é feita pela população,que separa e deposita os resíduos noscontentores apropriados e individuais.Existem três tipos de contentores,destinados às seguintes fracções: orgânicae mista, papel e embalagens (de plástico,vidro, metal e cartão).

As três fracções são depositadas emrecipientes de cores diferentes, podendoser contentores ou sacos plásticos. Orecipiente verde é usado para a fracçãoorgânica e mista. O volume e localizaçãodos recipientes variam de acordo com otipo de habitação, sendo a sua distribuiçãofeita do seguinte modo:

� moradias geminadas, individuais eprédios até dois andares recebem umcontentor plástico verde comcapacidade para 90 litros. Oscontentores são mantidos no interior dasmoradias e só são depositados nopasseio no dia da recolha;

� prédios com mais de dois andares, afracção orgânica é depositada emcestos ou sacos plásticos. O cidadãodeposita o conteúdo dos cestos e sacosplásticos em ecopontos, colocados nointerior dos edifícios ou nos passeios.Os ecopontos são conjuntos de

Central de compostagem

da LIPOR

Logótipo da LIPOR

� O sistema engloba oito municípiosda Área Metropolitana do Porto(AMP) que formaram umaassociação intermunicipaldenominada LIPOR, cujo objectivoé tratar e dar um destino finalapropriado aos resíduosproduzidos na AMP.

� A área de influência da central decompostagem é de 637 km2,correspondendo aaproximadamente 1 milhão dehabitantes.

� Desde 1995 que se encontra emfuncionamento um sistema derecolha selectiva das fracçõesorgânica e inorgânica em quatromunicípios. O sistema consiste noprocessamento dos resíduos numacentral de compostagem, fazendoparte de um sistema de gestãointegrada de resíduos.

� Cerca de 30 000 toneladas deresíduos orgânicos sãoanualmente processados nacentral de compostagem.

� O sucesso do sistema deve-se aoapoio entusiástico da populaçãolocal.

•LIPOR

Page 58: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

58

contentores de cores diferentes enormalmente com 90 litros decapacidade, destinados à recolhaselectiva de papel e cartão, plástico,vidro e embalagens metálicas. Naregião abrangida pela LIPOR existemcerca de 680 ecopontos;

� os resíduos também podem sercolocados em sacos plásticos verdescom capacidade para 70 litros. Ossacos são colocados no passeio nosdias de recolha e depois de utilizadossão enviados para o fabricante.

A fracção orgânica é recolhida durante anoite, três vezes por semana em diasalternados, por três camiões comcapacidade para transportar 12 toneladasde resíduos. Cada zona-piloto possui pelomenos um veículo para a recolha deresíduos orgânicos e não recicláveis. Ataxa de participação nas zonas-pilotoultrapassa os 90%. No entanto, se se tiverem conta que 95% da população da AMPainda não é abrangida pelo serviço derecolha selectiva porta-a-porta, a taxa departicipação total é de 5%. Comocomplemento do sistema de recolhaselectiva porta-a-porta, existe um sistemade recolha de resíduos verdes de jardins eaparas de madeira, que funciona atravésde pedido telefónico. O munícipe solicita àcâmara a recolha destes resíduos e oserviço respectivo organiza o circuito derecolha de acordo com o número elocalização dos pedidos.

Em quatro municípios (Maia, Matosinhos,Porto e Vila do Conde) também existe umcircuito de recolha da fracção orgânicaespecífico para o sector de mercados,feiras e restaurantes. A fracção orgânica érecolhida em contentores plásticoscastanhos de 240 litros ou 800 litros, ouem caixas metálicas abertas com

capacidade para 10 m3. Os contentoressão mantidos no interior dosestabelecimentos até ao dia de recolha,que é efectuada três vezes por semana ouem dias alternados. Em cada municípioparticipante foram distribuídos doisveículos dedicados a este circuito derecolha, com capacidade para transportar12 toneladas de resíduos. A taxa departicipação nas áreas abrangidas ésuperior a 90%.

Nas áreas onde a recolha selectiva porta-a-porta ainda não se encontra disponível,a fracção orgânica é depositadajuntamente com os outros tipos deresíduos, em sacos e contentoresplásticos que se encontram no passeio.Os circuitos com maior conteúdo dematéria orgânica são seleccionados paraenvio para a central de compostagem. Arecolha é feita através de 26 veículosregulares de recolha. Outra opção para arecolha é o depósito voluntário deresíduos de jardim e orgânicos nosecocentros. Na área da LIPOR existe umecocentro por cada 25 000 habitantes.

Objectivos do sistema

O sistema tem como objectivo incentivar aseparação domiciliária dos resíduos e oseu correcto tratamento, desviando-os dadeposição em aterro.

Descrição técnica do sistema

A fracção orgânica é transportada emcamiões para a central de compostagemsituada em Ermesinde, Valongo. Todos osdias 42 veículos chegam à central,depositando um total de 500 a 600toneladas de resíduos orgânicosprovenientes de três tipos de circuitos:

� recolha selectiva porta-a-porta (15%);� mercados, feiras e restauração (15%); e� circuitos da recolha indiferenciada com

elevado conteúdo orgânico (70%).

A quantidade de matéria orgânicadepositada na central de compostagemvaria com o alargamento da recolhaselectiva porta-a-porta a outras zonas econsequente diminuição da quantidade deresíduos indiferenciados.

A composição média dos RSU é de:� 37% matéria orgânica;� 20%-22 % papel;� 12%-14% vidro; e� 2%-3% metal.

Aproximadamente 42% dos resíduosenviados para a central de compostagem(cerca de 210-252 toneladas por semana)são processados, sendo os restantesdepositados em aterro.

O processo de compostagem dura cercade 5 a 6 meses, envolvendo duas fasesde separação mecânica, maturação ao arlivre e maturação em superfície coberta.Resumidamente, o processo inicia-se com:� pré-tratamento: os resíduos são

depositados numa fossa, onde os sacosplásticos são rasgados e misturados porduas garras homogeneizantes;

� primeira fase de separação mecânica:os resíduos são transportados em duaslinhas de alimentação paralelas, passamdepois por um tambor rotativo ondetermina a sua homogeneização e sãorecebidos num tapete vibratório. Nestetapete são recolhidos parte dosmateriais recicláveis como o papel ecartão, plásticos, vidros e metais;

� segunda fase de separação mecânica:os resíduos entram num moinho demartelos, com grande capacidade detrituração, onde são fragmentados antesde passarem por um novo crivo. O crivopermite a separação dos plásticos e deoutros materiais que resistiram àtrituração. Os rejeitados deste processosão prensados e enviados para aterro;

� maturação ao ar livre: o produtoorgânico concentrado, resultante doprocesso, é depositado em pilhas numparque exterior, sendo revolvidoperiodicamente de forma a que seprocesse a sua adequada decomposiçãoaeróbia. Esta fase do processo duraentre dois a quatro meses. O compostoactivo é depois conduzido através de umcrivo e de um separador densimétrico,onde são separados todos os materiaismais densos que constituem os inertesdo processo e que são enviados paradeposição em aterro;Fertor — O produto final

Page 59: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

59

� maturação num parque interior earmazenamento: após este processode refinação, o composto activo étransportado para um parque ondecontinua a sua maturação durante ummês e meio/ dois meses, até o processode fermentação terminar. No final desteperíodo, o composto está pronto paraser comercializado, embalado em sacosde 50 kg ou a granel.

Anualmente são produzidas 29 000toneladas de composto, que écomercializado com o nome FERTOR. Ocomposto é vendido a 5 000 PTE/tonelada(25 EUR) e a sua principal aplicação é naagricultura, nomeadamente em culturas devinha e pomares.

Planos para o futuro

Uma nova estação de tratamento deresíduos e uma nova central decompostagem encontram-se emconstrução. Dentro de dois anos, a novacentral irá substituir a actual.

Informação financeira

Os custos operacionais em 1998 foram de145 milhões de PTE (4,9 milhões de EUR),incluindo gastos com publicidade emjornais, outdoors e participação em feiraspara promover o produto.A central de compostagem funciona emtrês turnos com 25 trabalhadores, doisengenheiros, duas secretárias, doisvendedores e um director comercial.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

A central de compostagem, com o auxíliodos municípios, tem conseguido comsucesso sensibilizar os munícipes para aimportância da separação doméstica deresíduos orgânicos, o que leva a umadiminuição da quantidade de resíduosincinerados ou depositados em aterro.

Este sistema conseguiu superar váriosobstáculos, tais como a sensibilização dosprodutores para os benefícios da utilizaçãodo composto, e, como resultado, o produtoé todo vendido sem dificuldades.

A opção pela compostagem de uma partedos RSU resulta numa poupança de 22,5milhões de PTE (830 000 EUR)/ano, poiso custo de envio para aterro é de 750 PTE(3,75 EUR). No entanto, como o custo deenvio para deposição em aterro é inferiorao da compostagem, a central apresentaum défice de exploração.

Contactos

Operador/administração: LIPOR

Contacto: Abílio de Almeida

Cargo: Assessor do administração, coordenador do projecto da

central de incineração

Morada: LIPOR, Lugar da Bouça da Macieira, P-4445 Ermesinde

Telefone: (351) 229 77 01 00

Fax: (351) 229 75 60 38

Maturação das pilhas ao ar livre

Encargos do sistema

Custos de 16 milhões de PTE instalação (preços de 1965)

5,4 milhões EUR

Custos 4 647 PTE/toneladaoperacionais 23,2 EUR/tonelada

Publicidade Incluído nos custosde operação

Custo de envio 750 PTE/toneladapara aterro 3,75 EUR/tonelada

Receitas 5 000 PTE/tonelada35 EUR/tonelada

Page 60: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

60

Sistema de recolhaselectiva

Descrição e localização das instalações

O sistema situa-se dentro da fronteiraadministrativa de Arun District Council ouADC (Conselho Distrital de Arun), naregião de West Sussex, Sudeste deInglaterra. A região possui um clima comelevada pluviosidade e as temperaturasmédias anuais variam entre 10°C e 25°C.

A região inclui as cidades costeiras deLitlehampton (sede da ADC) e BognorRegis. As outras áreas do distrito sãopredominantemente rurais e incluem 26povoações. As habitações sãomaioritariamente moradias geminadas ouindividuais com jardins privados e rarosedifícios de apartamentos. A população dodistrito é predominantemente idosa ereformada, com tempo livre disponível einteresse por jardinagem e em participarno projecto.

O projecto de compostagem domésticapromovido pela ADC consiste na venda decompostores a preços reduzidos, porintermédio das autoridades distritais. Osistema foi concebido pela câmara com aparticipação dos fabricantes decompostores.

Descrição do sistema

Até ao momento, o projecto consistiu naorganização de duas sessões, com aduração de um dia, para a venda decompostores domésticos. As sessõestiveram lugar em Litlehampton e BognorRegis. Durante estas sessões, osinteressados tiveram oportunidade decomprar um compostor. Cada sessão foibastante publicitada, o que incluiu acolocação de anúncios na rádio e jornais,mailing directo aos residentes,associações de moradores, gruposreligiosos, associações de agricultores eenvio de panfletos a todos os residentesno distrito.

Durante a primeira fase, que teve lugar emMarço de 1998, venderam-se 2 800compostores, tendo sido enviados umboletim informativo e um questionário. A

Central de compostagem doméstica

do distrito de Arun

Logótipo do distrito de Arun

Resumo� O sistema de compostagem

doméstica do Arun District Council égerido pela câmara juntamente comos fabricantes de compostores.

� A área abrangida pelo sistema é de23 000 hectares e temaproximadamente 140 000habitantes distribuídos por 62 000habitações.

� O sistema funciona num regime decompostagem doméstica, onde oscompostores são vendidos aosparticipantes.

� No primeiro ano do projecto cerca de3 600 compostores foram vendidos.

� O sucesso do sistema deve-se àcampanha de informação epublicidade e ao interesse dapopulação local em participar noprojecto.

Compostor doméstico

Arun•

Page 61: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

61

partir das respostas a este questionário foiestabelecida uma rede de 50 voluntárioscom o objectivo de:� fornecer informações aos futuros

compradores de compostoresdomésticos; as perguntas enviadaspelos munícipes ao coordenador daADC são encaminhadas para orespectivo membro voluntário da rede;

� responder às perguntas dos donos decompostores; e

� organizar fóruns de discussão para osmembros da rede, tendo até aomomento sido realizados três.

Durante a segunda sessão, em queestiveram presentes membros da rede deapoio, foram vendidos 800 compostores.Estes membros trouxeram amostras docomposto que tinham produzido nos seuspróprios compostores domésticos.

Objectivos do sistema

Este projecto pretende contribuir para quea câmara local cumpra as metasgovernamentais para reciclagem ecompostagem de resíduos domésticos.Actualmente, esta meta é de reciclagemou compostagem de 25% dos resíduosdomésticos até ao ano 2005. Umadescrição pormenorizada destesobjectivos encontra-se no programa detrabalho para a estratégia de resíduosentitulado «A Way with Waste».

O projecto também pretende encorajar otratamento dos resíduos de um modosustentado, com custos controlados eevitando o seu envio para o destinotradicional que são os aterros sanitários.Considera-se que a compostagemdoméstica cumpre com estes critérios eestá mais próximo do topo da hierarquiade resíduos, pois o transporte éminimizado e os resíduos são tratadosnum circuito fechado.

Descrição técnica do sistema

Cada residente na área ADC podecomprar um compostor de 300 litros,directamente nas sessões de vendaorganizadas pela câmara ou através deum serviço telefónico específico, paravenda com cartão de crédito. Cadacompostor é construído a partir de plásticoreciclado (polipropileno de alta densidade),tem 1,5 m e um formato circular. Este tipode compostor foi escolhido após reuniõesentre a câmara e os fabricantes, em quefoi considerado o compostor com otamanho ideal para uso doméstico. Osfabricantes forneceram o pessoal e osmateriais educacionais para as sessõesde venda de compostores.

A população é aconselhada a colocar osresíduos de jardim e de cozinha (incluicarne e peixe) nos seus compostores e autilizar o produto final da compostagem

nos seus jardins. Como o produto não évendido, a câmara não teve de encontrarum mercado para o composto ou demonitorizar a sua qualidade em relação auma norma específica.No distrito, já foram vendidos 3 600compostores até ao momento. Uminquérito preliminar preenchido peloscompradores dos primeiros 2 800compostores indicou que 96,5% utilizavamo composto e que 73% estavam satisfeitoscom a sua compra. No distrito já existiamníveis elevados de compostagem devidoao facto de ser uma zona rural (30% dosresidentes compostavam os seus resíduosde jardim e domésticos).

Infelizmente, o ADC não possui dadosrelativos à diminuição dos resíduosrecolhidos pelos serviços municipalizadosapós o início do projecto.

Planos para o futuro

O sistema ainda é relativamente recente.Os planos para o futuro incluem oalargamento da rede de participantes,utilizando-os como veículo de divulgaçãodo projecto de compostagem domésticano seio das suas comunidades. Tambémestá a ser planeada, durante as sessõesde venda, a realização de apresentaçõespela rede de participantes, com o objectivode encorajar outros cidadãos a comprarcompostores.

Venda de compostores domésticos ao público

Page 62: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

62

A ADC está particularmente interessadaem envolver a camada mais jovem dapopulação local, sendo que o coordenadordo sistema visita regularmente as escolaspara sensibilizar as crianças para asvantagens da compostagem.

Informação financeira

Custo de cada compostor� Participante: 20 GBP (30 EUR)� Subsídio camarário: 5 GBP (7,5 EUR)� Preço final: 25 GBP (37,5 EUR)

Encargos anuais com o sistema� (Pessoal/publicidade/boletim):

6 900 GBP (10 350 EUR)

A organização e gestão do sistemaenvolveu poucas despesas para a câmara,pois não implicou a aquisição deequipamentos ou instalações. Cadacompostor custa 49,95 GBP (75 EUR)quando comprado directamente aofabricante. No entanto, os compostoressão fornecidos à ADC a um preçoreduzido, 25 GBP (37,5 EUR), negociadopela ADC, tendo em conta que sãovendidos um elevado número decompostores. A ADC subsidia com 5 GBP(7,5 EUR) cada compostor, logo o preçofinal é 20 GBP (30 EUR). A câmara pensaque se os compostores forem vendidos aum preço demasiado barato, osparticipantes não os utilizarão. Durante asegunda sessão de venda, o subsídioatribuído a cada compostor foi pago porum fundo criado em parceria com asempresas de gestão de resíduos quetrabalham com a câmara.

Outros encargos incluem a impressão doboletim sobre compostagem e oquestionário enviado a cada participanteque comprou o compostor na primeirasessão. O custo aproximado destaoperação, incluindo a análise dosresultados do questionário, foi de cerca de2 300 GBP (3 450 EUR).

Os encargos com o pessoal incluem umfuncionário a tempo inteiro, que dedica

dois dias por semana à gestão do sistemae da rede de utilizadores. Durante assessões de venda, o referido funcionáriodedica mais tempo a este projecto.Ofabricante financiou uma parte dos custosde publicidade, nomeadamente toda apublicidade efectuada na rádio e jornaisdurante a primeira sessão de vendas. Acâmara despendeu 600 GBP (900 EUR)com publicidade, durante a segundasessão de vendas.

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

O sistema está a conseguir sensibilizarcom sucesso os residentes da área aefectuarem a compostagem domésticados seus resíduos de cozinha e de jardim.O coordenador do sistema considera queaté ao momento têm sido bem sucedidosporque:� o sistema veio ao encontro das

preocupações da comunidade com oproblema da produção de resíduos.Este projecto foi implementado após seter convidado o público a participar emconsultas públicas sobre a estratégiaconcelhia para os resíduos; e

� actualmente, os moradores da áreapagam a recolha dos resíduos dejardim. O destino final dos resíduosverdes constitui um problema para osresidentes e a compostagem ofereceuma solução possível para o problema.

Contactos

Operador/administração: Arun District Council

Contacto: Alex David

Cargo: Coordenadora da campanha do distrito de Arun/

/Coordenadora de desenvolvimento sustentado

Morada: Arun District Council, Maltravers Road,

Littlehampton, Sussex, UK, BN17 5LF, United Kingdom

Telefone: (44-1903) 71 61 33

Fax: (44-1903) 73 30 59

Encargos do sistema

Custos de 14 000 GBP totalinstalação 21 000 EUR total

Custos 4 000 GBP totaloperacionais 6 000 EUR total

Publicidade 2900 GBP total4 350 EUR total

Custo de envio Informação não para aterro disponível

Receitas O composto não écomercializado

Custo total 20 900 GBP(até à data) 31 350 EUR

Page 63: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

63

Sistema de recolhaselectiva

Descrição e localização das instalações

O sistema situa-se na Junta de Freguesiade Morpeth, a norte de Newcastle,Nordeste de Inglaterra. Funciona nascidades de Morpeth e Ponteland, ambascaracterizadas por um padrãosocioeconómico alto e uma elevadadensidade populacional.

O clima desta região de Inglaterra égeralmente frio e chuvoso, com umapluviosidade média anual de 620 mm.

Descrição do sistema

O sistema de recolha selectiva ecompostagem foi lançado em Março de1993 e tem como objectivo reduzir aomínimo a quantidade da fracção orgânicados resíduos domésticos que édepositada em aterro na freguesia.

Um esquema-piloto foi lançado numa árearesidencial com cerca de 468 habitações.A divulgação do sistema foi feita atravésda distribuição de um folheto explicandoos objectivos do sistema-piloto einformando que, se após a fase-piloto, apopulação não desejasse a instalação deum sistema permanente, a Junta deFreguesia não o organizaria. A Junta deFreguesia de Morpeth também realizouuma exposição na escola local, quecontou com a participação de 80residentes.

O sucesso da fase-piloto levou ao seualargamento para outras áreas dafreguesia. A publicidade foi feita atravésda distribuição de um folheto explicativo.Neste momento, a publicidade ao sistemaé feita pelos participantes e nota-se queos seus vizinhos solicitam a sua inclusãono sistema.

No início do sistema uma trituradora e umpequeno tractor (utilizado para revolver ocomposto) foram emprestados por outrafreguesia e pela câmara municipal. Oorçamento inicial do projecto incluíaapenas a compra do local destinado àoperação de compostagem.

Sistema de compostagem Morganic

de Castle Morpeth

Logótipo da câmara

Resumo� O sistema de recolha selectiva

Morganic de Castle Morpeth éadministrado pelo Departamentode Ambiente e Planeamento daJunta de Freguesia de Morpeth.

� 25% da população da freguesia éabrangida pelo sistema, incluindo 5 000 das 20 400 habitações eserviços, numa área de 3 000hectares.

� A fracção orgânica dos resíduosdomésticos é separada na origem,recolhida selectivamente ecompostada numa unidade central.

� O sistema produz 3 000toneladas/ano de composto, apartir de 5 000 toneladas deresíduos domésticos e gera umareceita de 76 600 GBP (115 000EUR) por ano.

� O sucesso do sistema deve-se àsua simplicidade, pois não érequerido um esforço adicional porparte do participante para recolhera fracção orgânica.

Sacas de Morganic

— O produto final

Morpeth•

Page 64: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

64

Objectivos do sistema

No início do sistema foi precisosensibilizar a população para o facto docomposto ser um produto com aplicaçãoútil, tendo sido necessário, para oalcançar, oferecer a maior parte doproduto. Esta dificuldade foi superada eneste momento todo o produto final évendido.

Descrição técnica do sistema

Este sistema pretende auxiliar CastleMorpeth a cumprir a meta de reciclagemestabelecida pelo governo. Os resíduosbiodegradáveis foram escolhidos porquerepresentam uma parcela significativa dosresíduos produzidos e constituem umadas fracções mais poluentes quandodepositados em aterro.

O sistema funciona com dois tipos decontentores, um verde e um cinzento,distribuídos a cada participante. Amboscontentores têm rodas e capacidade para240 litros; o verde é utilizado para arecolha dos resíduos orgânicosdomésticos e de jardim e o cinzento paratodos os outros tipos de resíduos. Oscontentores são recolhidos em semanasalternadas. Ecopontos foram colocadosna área, para a deposição de outro tiposde materiais recicláveis, tais como papel,metais, vidro e plásticos. Existe umecoponto por cada 500 habitações.

Como complemento do contentor verde degrande capacidade foi distribuído aosparticipantes um recipiente de 1,5 litroscom tampa para ser colocado na cozinhae onde é depositada a fracção orgânicados resíduos domésticos. O conteúdodeste recipiente é depositado noscontentores verdes.

Os resíduos orgânicos são recolhidosutilizando um veículo normal de recolha,que também é utilizado no circuito doscontentores cinzentos. Como apenas umdos contentores é recolhidosemanalmente, não é necessário aumentaro número de veículos ou trabalhadorespara a recolha selectiva da fracçãoorgânica. Esta fracção é transportada paraa central de compostagem, onde édepositada e onde lhe são removidos osmateriais contaminantes de maioresdimensões, tais como os sacos plásticos.

De seguida, os resíduos são moídos nummoinho de grande capacidade detrituração, armazenados e distribuídos empilhas cobertas. A central utiliza uma pátelescópica para revolver regularmente aspilhas de resíduos orgânicos, que consistenum pequeno veículo com um braçomecânico e operado telescopicamente.Depois de sete semanas, o composto estápronto para a afinação e ensacamento.

O moinho de trituração foi comprado em1996. A pá telescópica é alugadaanualmente. A taxa de participação no

sistema é de quase 100%, com umapercentagem de contaminação de 1%.

A capacidade actual de processamento dacentral é de 5 000 toneladas por ano. Osistema está a funcionar com capacidademáxima, pelo que não é possível alargar arecolha selectiva a novos participantes.Contudo, após a mudança para novasinstalações será possível aumentar onúmero de participantes abrangidos e aquantidade de resíduos biodegradáveisrecolhidos. O novo sistema funcionará numpavilhão coberto e num sistema de «clampsystem».

A quantidade mínima de resíduos recolhidanum mês, durante o ano fiscal de 1997--1998, foi de 142 toneladas e a máxima foide 375 toneladas. A central está situada 10 km a norte de Morpeth. A nova centralprojectada será construída 10 km a este deMorpeth. Esta central irá receber resíduosorgânicos de outras áreas, como Blythe eNewcastle.

A central de compostagem não levou a umaumento das viagens dos veículos derecolha porque foi construída mais próximoda população, comparando com adistância a que se encontra o aterro. Comoresultado não houve um aumento dadistância de transporte de resíduos. Demomento, a central não possui um biofiltromas existem planos para o instalar nanova central.

O sistema está a funcionar comcapacidade máxima, processando cerca de5 000 toneladas de resíduos orgânicosdomésticos e de jardim e produzindo 3 000toneladas de composto.

Não existem normas de qualidadeespecíficas para o composto reciclado noReino Unido. No entanto, a Junta deFreguesia de Morpeth fornece dados quepermitem a comparação dos níveis decertas substâncias como por exemplometais pesados, com os níveis aceites nosistema de rotulagem ecológica daComunidade Europeia.

A Universidade de Newcastle está arealizar ensaios para testar a utilização docomposto como meio de crescimento paraplantas e arbustos e depois determinar onível de metais pesados presentes nessasplantas.

Pavilhão utilizado para a crivagem e ensacamento do composto

Page 65: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

65

Actualmente, todo o composto produzido évendido e ainda é necessário ir adquirircomposto às regiões vizinhas.

O composto é vendido em sacos de 50litros ou 80 litros ou a granel. A Junta deFreguesia de Morpeth vende o compostodirectamente à população, centros dejardinagem ou outras pessoasinteressadas, tais como arquitectospaisagistas. Um novo mercado identificadoé o do composto misturado com areia,utilizado para tratamento da camadasuperficial dos campos de golfe.

A Junta de Freguesia vende o composto a1,99 GBP (2,99 EUR) por saco de 50 litros,2,99GBP (3,99 EUR) por saco de 80 litrose 50 GBP (75 EUR) por 1,5 toneladas. Osmesmos preços são recomendados aosrevendedores.

No início, a junta teve alguma dificuldadepara convencer os clientes da qualidade doproduto. No entanto, este obstáculo foiultrapassado e neste momento já existemclientes regulares e cartas derecomendação do composto.

Planos para o futuro

No inicio de 2000, a Junta de Freguesiavai transferir a central de compostagempara novas instalações. Após atransferência de local, o sistema seráalargado e a quantidade de resíduosorgânicos recolhidos aumentarásignificativamente. A nova central utilizaráum processo de compostagem empavilhão fechado.

Informação financeira

Custos de investimento� O investimento na central de

compostagem actual foi de 50 000 GBP(75 000 EUR), incluindo a plataforma debetão e nove pavilhões adaptados paraa compostagem e que anteriormentefuncionavam como aviários. Após acompra destes terrenos apenas foiconstruído um pavilhão onde é feita aafinação;

� o moinho com grande capacidade detrituração custou 25 000 GBP(37 500 EUR); e

� os contentores verdes foram fornecidosgratuitamente pelo fabricante noprimeiro ano de funcionamento. Nosanos seguintes foram vendidos ao preçounitário de 15 GBP (22,5 EUR), portantoo custo total foi de 5 000 x 15 GBP = 75 000 GBP (112 500 EUR). Oscontentores foram adquiridos através deum sistema de aluguer de longaduração.

Encargos operacionais� A central é operada por um trabalhador

semi-especializado que representa umencargo anual de 12 340 GBP(18 510 EUR).

� A supervisão das operações representaum encargo anual de 2 500 GBP(3 750 EUR).

� Comissão pela venda do composto: 1 300 GBP (1 950 EUR)/ano.

� Administração e publicidade: 2 000 GBP(3 000 EUR)/ano.

Despesas correntes� Combustível consumido pelo crivo:

12 000 GBP/ano (18 000 EUR).� Diesel utilizado na distribuição do

composto: 4 800 GBP/ano (7 200 EUR).� Combustível consumido pelo moinho de

trituração: 2 000 GBP/ano (3 000 EUR)e imposto automóvel: 1 300 GBP/ano (1 950 EUR).

� Seguro automóvel: 460 GBP/ano (690 EUR).

� Manutenção do crivo, moinho detrituração e veículos: 18 000 GBP/ano(27 000 EUR).

Outras despesas� Ensaios de campo realizados pela

Universidade de Newcastle: 2 500 GBP(3 570 EUR)

� Outras análises: 1 200 GBP(1 800 EUR).

� Compra de sacos: 10 000 GBP(15 000 EUR).

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

O Sr. Malcolm Dixon, administrador dosistema, pensa que o seu sucesso sedeve à simplicidade, pois não é requeridoum esforço extra por parte do participantepara recolher a fracção orgânica. Outrofactor importante é a boa reputaçãoadquirida pelo produto, o que faz com queos cidadãos se sintam orgulhosos porparticiparem no sistema.

Contactos

Operador/administração: Castle Morpeth’s Morganic Composting Scheme

Contacto: Malcolm Dixon

Cargo: Director do Departamento de Ambiente

Morada: Council Offices, The Kylins, Loansdean, Morpeth,

Northumberland, NE61 2EQ, United Kingdom

Telefone: (44-1670) 51 43 51, ext. 216

Fax: (44-1670) 51 21 04

Encargos do sistema

Custos de 150 000 GBP totalinstalação 225 000 EUR total

Custos 13,7 GBP/toneladaoperacionais 20,5 EUR/tonelada

Publicidade 2 000 GBP total3 000 EUR total

Custo de envio 10,3 GBP/toneladapara aterro 15,4 EUR/tonelada

Receitas 10,1 GBP/tonelada15,2 EUR /tonelada

Page 66: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

66

Sistema de recolhaselectiva

Descrição e localização das instalações

O sistema situa-se no Sudeste deInglaterra, perto de Ashford, concelho deKent, e abrange as duas paróquias deWye e Brook. Estas regiões sãopredominantemente rurais e a maioria dosresidentes são de classe média-alta.Existem algumas actividades agrícolas naregião.

O clima, em comparação com outrasregiões de Inglaterra, é bastante seco e atemperatura média anual é ligeiramentemais elevada.

Descrição do sistema

O sistema entrou em funcionamento emMaio de 1990 como parte de um projectode investigação da faculdade de Wye.Inicialmente, o local de compostagem erapartilhado com a faculdade. Em 1995 afaculdade deixou de financiar o projecto, oque provocou a sua transferência para olocal actual.

Objectivos do sistema

O objectivo deste projecto é promover areciclagem dos resíduos orgânicosjuntamente com os outros resíduosrecicláveis, num espírito desustentabilidade comunitário.

Descrição técnica do sistema

O sistema de Wye foi o primeiro sistemade compostagem comunitária no ReinoUnido e abrange cerca de 950 habitações.A recolha selectiva em Brook teve inícioem Janeiro de 1999 e conta com aparticipação de 70 habitações.

A Wyecycle, uma empresa comunitária,opera o sistema, que é totalmenteindependente da câmara municipal. ACâmara Municipal de Ashford apenaspaga os custos da reciclagem.

Cada habitação recebe um contentor de10 litros para a cozinha, onde são

Sistema de compostagemcomunitária da

Comunidade de Wyecycle

Logótipo do sistema

Resumo� O sistema de compostagem

comunitária de Wyecycle foi oprimeiro sistema do Reino Unidode recolha selectiva de resíduosbiodegradáveis na via pública,sendo gerido pela Wyecycle(organização não governamental).

� O sistema abrange as duasparóquias de Wye e Brook e umapopulação total de 1 000habitantes.

� A fracção orgânica e de jardim érecolhida selectivamente ecompostada numa unidadecomunitária.

� O sistema recolhe cerca de 50toneladas/ano de resíduosdomésticos e entre 150 a 200toneladas/ano de resíduos dejardim. A produção de composto éde cerca de 70 toneladas por ano.A receita obtida com a venda docomposto é de 2 000 GBP(3 000 EUR).

Morador com o contentor verde para resíduos de cozinha e sacos para resíduos

castanhos

Wyecycle •

Page 67: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

67

depositados resíduos domésticos como

restos de vegetais, carne e peixe. O

conteúdo deste contentor é colocado em

outro contentor verde, com rodas, de 80

litros. Os resíduos depositados neste

contentor são os resíduos domésticos

biodegradáveis e, no caso de Brook,

também incluem cartão.

Os resíduos de jardim são recolhidos

separadamente e são colocados em sacos

de papel utilizados anteriormente para

transportar batata. Os sacos são

distribuídos gratuitamente pela Wyecycle e

são fornecidos gratuitamente por um

fabricante local de batatas fritas.

Os contentores verdes para resíduos

domésticos são recolhidos uma vez por

semana. A câmara recolhe

quinzenalmente um contentor cinzento de

120 litros com os resíduos indiferenciados.

Paralelamente ao sistema de recolha de

resíduos domésticos e de jardim, a

Wyecycle recolhe semanalmente vidro,

papel, metal e têxteis depositados numa

caixa preta. A recolha da fracção reciclavel

é considerada fundamental para o

sucesso do sistema de recolha da fracção

orgânica e de jardim. Pensa-se que sem

um sistema de recolha abrangente, isto é,

que inclua resíduos recicláveis,

domésticos e de jardim, a população não

estaria tão interessada em participar.

Os contentores verdes, apesar de terem

as mesmas dimensões que os cinzentos,

têm um fundo falso e portanto menor

capacidade. Os contentores foram

adquiridos com esta característica para

que um saco de papel pudesse servir de

forro entre os contentores. Foi verificado

que este sistema não era necessário pois

os contentores não ficavam muito sujos.

No futuro os contentores serão comprados

sem um fundo falso, o que aumenta a sua

capacidade para 120 litros.

Os veículos utilizados no circuito de

recolha incluem um tractor e um reboque

no circuito de jardins e uma carrinha para

a recolha da fracção orgânica e reciclavel.

As três fileiras de resíduos — jardins,

orgânica e reciclável — são recolhidas no

mesmo dia da semana, embora

separadamente.

A maioria dos residentes participam nosistema, pois os contentores cinzentospara resíduos indiferenciados são apenasrecolhidos quinzenalmente, o queincentiva a separação dos recicláveis efracção orgânica. Considerando que cadahabitação produz, em média, umatonelada de resíduos por ano, a Wyecyclereivindica uma diminuição de 78% naquantidade média de resíduos enviadospara deposição em aterro, visto queactualmente são enviados cerca de 200 kgpor habitante.

A fracção orgânica consiste em um quarto(peso) de resíduos domésticos e trêsquartos de jardim.

O sistema recolhe e processa cerca de250 toneladas/ano. A quantidade deresíduos domésticos recebidos ésemelhante ao longo do ano. No entanto,variações na quantidade de resíduos dejardim fazem com que a quantidade totalde resíduos recolhida não seja constanteao longo do ano. O mês de Fevereiro,com apenas duas toneladas, foi o mês emque foi recolhida a menor quantidade deresíduos de jardim durante os últimos 12meses (mais quatro a cinco toneladas dafracção doméstica). O mês de Setembro,com 20-25 toneladas, foi o mês em que foirecolhida a quantidade máxima deresíduos de jardim durante os últimos 12meses (mais a fracção doméstica).

O método de compostagem da fracçãojardim é o de pilha estática arejada ousistema windrow. Os resíduos sãoamontoados e permanecem empilhadosdurante um mês. Após este tempo sãorevolvidos, transportados e amontoadosnoutra área, onde ficam a fermentardurante mais um mês. É adicionada águasempre que a pilha seca demasiado. Esteprocesso é repetido cerca de nove vezese quando termina o composto está prontopara ser crivado, ensacado e vendido.Não existe fase de afinação/trituração,sendo as partículas maiores colocadas napilha para reiniciarem o processo.

Os resíduos de cozinha são colocadosnum contentor marítimo, adaptado paraeste projecto, antes de serem adicionadosà pilha com resíduos de jardim que já estáa fermentar. Dentro do contentor, osresíduos passam por um processo de

compostagem e maturação parcial, num

ambiente anaeróbio. Após três semanas,

são transferidos para outro contentor

marítimo, onde permanecem durante mais

três semanas, antes de serem misturados

com os resíduos de jardim. Este processo

diminui os problemas com moscas e

vermes.

A central de compostagem situa-se a

1,6 km de Wye e a 0,8 km de Brook.

A recolha da fracção doméstica é feita

num circuito em cada uma das aldeias. O

número de viagens feitas pelo tractor

depende da quantidade de resíduos de

jardim depositados. O reboque do tractor

tem capacidade para uma tonelada, o que

implica que, se for necessário recolher

cinco toneladas de resíduos, seja

necessário realizar cinco viagens.

O produto final deste processo é vendido

como um corrector do solo e concentrado

vegetal, e não como um produto com

qualidade elevada para a plantação de

sementes.

Os alunos de Wye analisaram a

composição do produto e conduziram

ensaios de campo.

O composto é vendido aos residentes nas

duas paróquias de Wye e Brook. É

vendido ensacado por um revendedor de

equipamento local, que aceita as

encomendas, mas a entrega é feita pela

Wyecycle. Como alternativa, o composto

pode ser comprado a granel na central.

Sacos de fertilizante são reutilizados para

ensacar o composto. O produto é vendido

em sacos de 30 kg ao preço unitário de 3

GBP (4,5 EUR) ou em grupos de quatro

sacos por 10 GBP (15 EUR). O preço de

venda a granel é de 10 GBP (15 EUR) por

metro cúbico.

Os compradores habituais são os

residentes e arquitectos paisagistas. A

Wyecycle nunca teve dificuldade em

escoar o produto.

A publicidade ao sistema é feita através de

correspondência aos moradores, contendo

informações sobre o sistema e

relembrando como e o que compostar.

Page 68: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

68

Planos para o futuro

O sistema atingiu a sua capacidademáxima, não existindo planos deexpansão. O sistema é operado como umprojecto de demonstração para a câmarae constitui um modelo a ser seguido. Nofuturo, pensa-se estender a recolhaselectiva de cartão em Wye e Brook.

Informação financeira

A área de compostagem é alugada a umacompanhia de gestão de resíduos pelopreço de 1 000 GBP (1 500 EUR)/ano.

O tractor utilizado no circuito de resíduosverdes foi comprado em segunda mão ecustou 8 000 GBP (12 000 EUR). Os trêscontentores marítimos também foramcomprados em segunda mão e custaram 1 000 GBP (1 500 EUR). A carrinhautilizada no transporte de resíduostambém foi comprada em segunda mão,tendo custado 2 000 GBP (3 000 EUR), ecalcula-se que poderá ser utilizadadurante mais 2 ou 3 anos. Como aWyecycle gere um sistema de recolha deresíduos que inclui a fracção orgânica ereciclavel, é difícil determinar comexactidão o custo do sistema de recolha.No entanto, calcula-se que as receitas dareciclagem, 35 GBP (52,5 EUR)/tonelada,pagas à Wyecycle cobrem os custos darecolha da fracção orgânica.

Os custos de tratamento não estãoincluídos no sistema de créditos dereciclagem e portanto esta parte dasoperações recebe um crédito suplementar.O sistema também é financiado pela taxapara deposição em aterro e por uma verbaatribuída pela operação, que varia entre15 000 GBP (22 500 EUR) e 20 000 GBP(30 000 EUR). No passado, a Wyecycletambém obteve contribuições financeirasde entidades privadas.

A central de reciclagem tem quatrotrabalhadores a tempo inteiro e calcula-seque a recolha e a compostagem dafracção orgânica ocupem um trabalhador atempo inteiro. Durante o resto do tempo opessoal trabalha com os recicláveis.

As receitas obtidas com a venda docomposto são da ordem das 2 400 GBP(3 600 EUR), divididos entre venda agranel por 400 GBP (600 EUR) eensacado por 2 000 GBP (3 000 EUR).

Factores que contribuírampara o sucesso do sistema

O Sr. Boden acredita que o sucesso dosistema deve-se, em parte, ao facto de arecolha da fracção orgânica ser feita emsimultâneo com as fracções recicláveis. Aelevada taxa de participação deve-setambém ao facto de os residentes terem aoportunidade de comprar o produto final.Isto facilita a sensibilização dosparticipantes para o problema dos níveisde contaminação.

Como foi um sistema pioneiro no ReinoUnido, o principal problema de ordemtécnica foi a inexistência no país deexemplos de recolha selectiva de resíduosorgânicos e de jardim.

A questão do financiamento do sistemacontinua a precisar de ser resolvida. Énecessário que a autarquia reconheça queeste é um sistema importante e que sãonecessários mais recursos para oexpandir.

Contactos

Operador/administração: Wyecycle

Contacto: Richard Boden

Cargo: Director-geral

Morada: 14 Scotton Street, Wye,

Ashford, Kent, TN25 5BZ, United Kingdom

Telefone: (44-1233) 81 32 98

Fax: (44-1233) 81 32 98

Encargos do sistema

Custos de 12 000 GBP (total)instalação 18 000 EUR (total)

Custos 59 GBP/toneladaoperacionais 89 EUR/tonelada

Publicidade 150 GBP (total)225 EUR (total)

Custo de envio 35 GBP/toneladapara aterro 52,5 EUR/tonelada

Receitas 4,8 GBP/tonelada7,2 EUR/tonelada

Crivagem em pavilhão coberto

(a crivagem é feita com as molas

de colchões reutilizados)

Page 69: Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Comissão Europeia

Exemplos de compostagem e de recolhas selectivas bem sucedidas

Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias

2000 — p. 68 — 21 x 29,7 cm

ISBN 92-828-9374-X