196.bio - boletim informativo da diocese de osasco - set 2012

12
SETEMBRO 2012 www.diocesedeosasco.com.br/bio ANO XXIII – Nº 196 DIOCESE DE OSASCO REALIZA O 9º COMVOCAÇÃO VISITA PASTORAL EM CARAPICUÍBA Pág. 12 PROCISSÃO DE SÃO ROQUE Pág. 10 MÊS DA BÍBLIA Pág. 4 Pág. 11 Hamilton Lima

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 10-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Ano XXIII - Nº 196 - Bio Setembro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

SETEMBRO 2012www.diocesedeosasco.com.br/bioANO XXIII – Nº 196

Diocese De osasco realiza o 9º coMvocação

visita pastoral eM carapicuíba

Pág. 12

procissão De são roque

Pág. 10

Mês Da bíblia

Pág. 4 Pág. 11

Ham

ilton

Lim

a

Page 2: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

2 Setembro 2012

Publicação do Boletim Informativo da Diocese de Osasco Distribuição Gratuita (12000 Exemplares)Bispo Diocesano: Dom Ercílio Turco Coordenação e Editoração: Pe. Valdivino A. GonçalvesColaboração: Irmã Leticia, Pe. Emerson Pedroso, Diácono Marcio José Pereira, Gil Ortiz, Cristiana Brito, Carol Gonzaga, Rogério RoqueRevisão: Sem. Everton da Silva Albuquerque Editoração Eletrônica: Janio Luiz MalacarneEmail: [email protected] Cx. Postal: 56 – CEP: 06001-970 Impressão: PAULUS

quem é palavra de Deus?

Setembro é o mês dedicado à Bíblia. Pessoas e comu-

nidades se voltam, com mais intensidade, para a Palavra de Deus procurando haurir dela, como de uma fonte, o alimento espiritual e o sentido para a existência e missão nos diversas realidades onde estão inseridas.

O Papa Bento XVI, após o Sínodo sobre a Palavra de Deus, em 2008, que teve como tema “A Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja”, enviou ao Episcopado, ao clero, às pessoas Consagradas e aos fiéis leigos a Exortação Apostólica Pós Sinodal Verbum Domini, sobre a Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja onde recolhe as sugestões dos participantes de Sínodo e oferece novas orientações sobre a Palavra de Deus.

Sugestivos e profundos são os temas abordados na Exortação Apostólica que deve ser reto-mada por todos para aprofun-damento da fé e luz para o agir humano e cristão. Apresento, em resumo os temas abordados.

A primeira parte do documen-to trata do sentido da Palavra de Deus, o Deus que fala, a resposta do Homem ao Deus que fala e a hermenêutica da Sagrada Escritura na Igreja. A parte seguinte trata da Palavra de Deus na Igreja, a Igreja acolhe a Palavra, a liturgia, lu-gar privilegiado da Palavra de Deus, a Palavra de Deus na vida eclesial, na animação bíblica da pastoral e da catequese, a formação bíblica, a Palavra de Deus e as vocações.

Na terceira parte o Santo Pa-dre escreve sobre a Palavra para o mundo: a missão da Igreja é anunciar a Palavra de Deus ao mundo, Palavra de Deus e com-promisso na sociedade com a justiça, reconciliação, a Palavra de Deus é caridade ativa, anún-cio, a Palavra e os jovens, os migrantes, os doentes e pobres. Trata da Palavra de Deus e as culturas vendo a Bíblia como grande código para as culturas, seu conhecimento nas escolas e universidades, nas diversas expressões artísticas, na comu-

nicação social, inculturação, etc. e finalmente a Palavra de Deus e o diálogo inter-religioso.

No final da Exortação Apos-tólica Verbum Domini, nº 121, o Santo Padre recomenda: “No termo destas reflexões, em que reuni e aprofundei a riqueza da XII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a “Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja” desejo mais uma vez exortar todo povo de Deus, os pastores, as pessoas consagradas e aos fiéis leigos a empenharem-se para que a Sagrada Escritura se lhes torne mais familiar. Nunca devemos esquecer que na base de toda espiritualidade cristã autêntica e viva, está a Palavra de Deus, anunciada, acolhida, celebrada e meditada na Igreja”. Con-tinua afirmando que o Verbo do Pai veio habitar entre nos e regressou ao seio do Pai agora a Igreja vive a missão de anunciar “a Palavra de Deus que cura e redime todo homem”.

Pede-nos o Santo Padre uma nova evangelização e uma nova

escuta. “Por isso, o nosso tempo deve ser cada vez mais de uma nova escuta da Palavra de Deus e de uma nova evangelização. É que descobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida cristã faz-nos encontrar o sentido mais profundo daquilo que João Paulo II incansavelmente nos lembrou: “Continuar a missão Ad Gentes e empreender com todas as forças a nova evange-lização...” (nº 122)

No mês da Bíblia deste ano 2012 a Igreja estudará a partir do Evangelho de Marcos o le-ma “Coragem! Levanta-te, ele te chama” (Mc 10,40). Será excelente oportunidade para se familiarizar com a catequese de Marcos que nos revela a identi-dade de Jesus, nos chama para segui-lo, viver sua Boa Nova e anunciá-la com renovado en-tusiasmo. Nos próximos anos serão estudados o Evangelho de Lucas (2013) de Mateus (2014) completando o estudo com o Evangelho de João em 2015 de acordo com o Ano Litúrgi-co seguindo as orientações da Comissão Episcopal Bíblico-Catequético da CNBB.

Jesus Cristo é a Palavra, ela manifesta-se definitivamente nele, Palavra que se revela na história humana. “Esta Palavra é, por isso, o Verbo abreviado, pois torna-se pequena à medida do ser humano e de sua história com um rosto humano, para ser visto e contemplado por ele. Na sua breve história humana, a Palavra desfez-se em palavras

humanas, para ser audível pelos humanos. Na sua morte, esta Palavra fez-se silêncio, porque já tinha dito tudo que devia di-zer à humanidade, mas também porque seu silêncio de morte na cruz manifesta mais amor que todas as palavras” (Herculado Alvez, Documentos da Igreja sobre a Bíblia, Difusora Bíblica, Lisboa, 2011, pag. 2038)

O mês da Bíblia tem por objetivo instruir os fiéis na com preensão da Palavra de Deus, suscitar o crescimento na fé acolhendo e respondendo com amor a Deus que fala e interpela, ajudar no seguimento de Jesus Cristo, de sua Palavra e vida, e anunciar a Palavra da vida nas realidades do mundo atual pelo testemunho de vida e diálogo com todos.

Parabenizo o Curso de Teo-logia Pastoral da Diocese, as Escolas da Palavra, os grupos Bíblicos, os setores das paró-quias, as pastorais e outros gru pos que cultivam a Palavra de Deus como discípulos e ao mesmo tempo missionários. Exorto a todos que, além do estudo do Evangelho de Marcos retomem nas mãos a Exortação Apostólica do Santo Padre Papa Bento XVI, Verbum Domini, para que possam alimentar-se com a sabedoria ali contida que nos leva à escuta e diálogo com Deus em vista da vida plena que ele deseja para todos.

Dom Ercílio TurcoBispo Diocesano de Osasco

palavra Do pastor

Page 3: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

3Setembro 2012

o sentido do hino chamado “Glória”Nos domingos e outras so-

lenidades, bem como em dias festivos, cantamos no iní-cio da missa um antiqüíssimo e venerável hino chamado “Glória”. Seu conteúdo e verda-deiro sentido não tem sido bem compreendido entre nós.

O músico e liturgista Frei Joa-quim Fonseca, no seu livrinho “Cantando a missa e o ofício divino” (Paulus 2004) nos traz uma explicação que, a meu ver, é das melhores. Faço questão de transcrevê-la e divulgá-la em nosso “mutirão” de forma-ção litúrgica. Olhem o que ele escreve:

“O ‘Glória’ é um hino que remonta aos primeiros séculos da era cristã. Na Instrução Geral do Missal Romano, lemos que o ‘Glória’ é um ‘hino antiquís-simo e venerável, pelo qual a Igreja congregada no Espírito Santo glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro... (n. 53).

Esta definição nos deixa claro que o ‘Glória’ é um hino doxo-lógico (de louvor/glorificação) que canta a glória e Deus e do Filho.

Porém, o Filho se mantém no centro do louvor, da aclamação e da súplica. Movida pela ação do Espírito Santo, a assembleia entoa esse hino, que tem sua origem naquele canto dos anjos que ressoou pela primeira vez nos ouvidos dos pastores de Belém, na noite do nascimento de Jesus (cf. Lc 2,4).

Na sua origem, o ‘Glória’ era entoado durante o ofício da manhã. Só bem mais tarde – por volta do século IV – é que aparece prescrito na liturgia eucarística do Natal podendo ser entoado apenas pelo bispo. Esse costume se prolongou por muito tempo.

Porém, no final do século XI já há notícias do uso do ‘Glória’ em todas as festas e domin - gos, exceto na Quaresma. En-tão os presbíteros já podiam entoá-lo.

O ‘Glória’ pode ser dividido em três partes:

a) O canto dos anjos na noite do nascimento de Cristo: ‘Gló-ria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados’;

b) Os louvores a Deus Pai: ‘Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendize-mos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças pro vossa imensa glória’;

c) Os louvores seguidos de súplicas e aclamações a Cristo: ‘Senhor Jesus Cristo, Filho Uni-gênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, aco-lhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo Jesus Cristo’.

O ‘Glória’ termina com um final majestoso, incluindo o Espírito Santo.

É importante lembrar que esta inclusão não constitui, em primeira instância, um louvor explícito à terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Espí-rito Santo aparece relacionado com o Filho, pois é neste que se concentram os louvores e as súplicas. Em outras palavras: o Cristo se mantém no centro de todo o hino. Ele é o Kyrios, o Senhor que desde todos os tem-pos habita no seio da Trindade.

Estas dicas certamente nos ajudarão a discernir na escolha do ‘hino de louvor’ mais adequa-do para as celebrações eucarísti-cas. Sabemos que em muitas de nossas igrejas há o costume de executar, no lugar do verdadeiro ‘Glória’ pequenas aclamações trinitárias, ou seja, simples acla-mações dirigidas ao Pai, ao Filho

e ao Espírito Santo. Pudemos ver que o ‘Glória’ é bem mais do que isso: nele está contido o louvor, a aclamação e a súplica. E mais: a pessoa de Jesus Cristo

aparece no centro desta grande doxologia” (p. 19-29). Obrigado ao Frei Joaquim Fonseca por este esclarecimento que, com certeza, vai contribuir para o

aperfeiçoamento e a autentici-dade das celebrações litúrgicas em nossas comunidades.

Fonte: Frei José Ariovaldo da Silva, ofm

ForMação litÚrGica

Perguntas para a reflexão pessoal e em grupos

1. Quando (em que dias do ano litúrgico) é cantado

o hino do “Glória” em nossas comunidades?

2. A quem este hino glorifica, e como era usado

na antiguidade cristã?

3. Qual é a sua estrutura interna?

4. Por que o hino do “Glória” é muito mais do que

aquelas simples aclamações trinitárias que se

costuma executar em muitas de nossas igrejas?

5. Quem está no centro de todo o hino? Por quê?

Page 4: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

4 Setembro 2012

Mês Da bíblia

Discípulos missionários a partir do evangelho de Marcos

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do cin-

quentenário da Arquidiocese de

Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi levado adiante com a colabo-ração efetiva do Serviço de Ani-mação Bíblica – Paulinas (SAB), até posteriormente ser assumido pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e estender-se ao âmbito nacional.

Objetivos

– Contribuir para o desenvol-vimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evan-gelizadora da Igreja, no Brasil;

– Criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comuni-cação;

– Facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

A proposta para o mês de se-tembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos asso ciada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na mis-são Continental. Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembleia dos Bispos do Brasil em 2011. O Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúrgico que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evan-

gelização, nos ajudará a revisitar os escritos da Comunidade de Marcos, percorrendo os cincos aspectos fundamentais do pro-cesso de formação do discípulo missionário: o encontro com Jesus Cristo, a convenção, o dis-cipulado, a comunhão fraterna e a missão.

O tema escolhido pela Co-missão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil (CNBB) é: Dis-cípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, e o lema é: Coragem!Levanta-te!Ele te chama!É a expressão presente na narrativa da cura do cego Barti-meu em Mc 10,49. È um texto

relevante em Marcos, que nos mostra cada etapa do processo de discipulado e de seguimento de Jesus Cristo.

Com esse projeto da CNBB e o aprofundamento do Mês da Bíblia, damos um novo passo na nossa ação evangelizadora, em continuidade com as ricas experi-ências e conquistas da Animação Bíblica no Brasil, que tem por objetivo proporcionar a todos os batizados uma experiência mais profunda da fé cristã, possibili-tando um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e, por ele, com o Pai, no Espírito Santo.

Fonte: Serviço de Animação Bíblica/Paulinas

entrevista com o pe. Dr. Gilvan leite de araujo Pe. Dr. Gilvan Leite de Araujo,

é doutor em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Angelicum de Roma. Atualmente é membro do programa de pós-graduação da Faculdade de Teologia da Pontifica Universidade Católica de São Paulo e pertence ao clero da Diocese de Osasco.

Bio: O ano litúrgico de 2012 é dedicado ao

Evangelho de Marcos, o que isto significa?

Pe. Gilvan: O ciclo litúrgico dominical é trienal, tendo como ponto de passagem (inicio e fim do ano) a Solenidade de Cristo Rei, que marca o fim do ano litúrgico, e o Advento que marca o inicio do novo ano litúrgico. Neste sentido, a cada ano a Igreja dedica o ritmo dominical à cate-quese e celebração de um dos três Evangelhos chamados sinóticos, ou seja, Mateus, Marcos e Lucas. Neste ano de 2012 estamos, as-sim, meditando o Evangelho de Marcos.

Bio: Porque a passagem de ano litúrgico é marcada

pela Solenidade de Cristo Rei?

Pe. Gilvan: A tradição Sina-gogal já tinha esta tradição de ciclos de leituras regulares do Pentateuco. Ela tinha o seu ini-cio e conclusão no último dia da Festa Judaica das Tendas. Este dia, ainda hoje, é chamado de “Grande Dia”.

Pela manhã o mais velho da comunidade conclui o ciclo de leitura e, à tarde, o mais jovem dá inicio ao novo ciclo de leitura do Pentateuco. Esta tradição de ritmo de leitura das Escrituras permanece na Igreja. Deve-se lembrar de que entre os ciclos de leitura da liturgia do domingo e aquele da semana, a cada três anos, fazemos a leitura de todos os livros da Bíblia.

Bio: Especificamente o que se pode falar sobre

o autor de Marcos?

Pe. Gilvan: O Evangelho édedicado a Marcos. O livro dos Atos dos Apóstolos menciona um cristão chamado João Marcos (At 12, 12.25; Fm 24), um dos companheiros de Paulo du rante a primeira viagem. Fiel colaborador (cf. 2Tm 4,9-1). Em Colossenses, Paulo chama Marcos de Primo de Barnabé (cf. Cl 4,10). Leva-

se em conta ainda que a mais antiga tradição vem de Papias, bispo de Hierápolis (sec. II d.C.), que o apresenta como “intérprete de Pedro”. Talvez esta tradição surja com as palavras de Pedro que chama Marcos de “meu filho Marcos” (cf. 1Pd 5,13). Neste sentido, encontramos referências a um cristão chamado Marcos que esteve em contato tanto com Pedro como com Paulo e que foi o redator do Evangelho em Roma por volta dos anos 60 da nossa era.

Bio: E sobre o Evangelho?

Pe. Gilvan: O Evangelho de Marcos é curto, apenas dezesseis capítulos.

Bio: Qual é a mensagem central do Evangelho

de Marcos?

Pe. Gilvan: O núcleo central do anúncio do Evangelho é o Rei-no de Deus, sem duvida. Não por menos a primeira mensagem de Jesus é esta “cumpriu-se o tempo e o Reno de Deus está próximo” (Mc 1,15). Para os judeus de sua época isto significava a mani-festação definitiva do Senhorio de Deus sobre a Terra. Contudo, os judeus esperavam a vinda do Messias para instaurar a realeza de Deus sobre a terra, comba-tendo e vencendo os inimigos de Israel e fixando morado em Jerusalém com a reconstrução da cidade. Jesus claramente possui perspectiva diferente.

Bio: Como que Jesus propõe o Reino de Deus?

Pe. Gilvan: Jesus propõe o Reino de Deus no Evangelho de Marcos através dos milagres e das Parábolas. Neste sentido, não somente as suas palavras mas a sua própria vida e suas ações tornam-se sinais visíveis da presença do Reino de Deus, ou seja, Jesus é o modelo da presença do Reino entre nós.

Neste sentido querer entender o que é o Reino de Deus, a quem se destina, deve-se, antes de tudo olhar para a pessoa de Jesus, sua missão, suas palavras, as curas, sua compaixão pelos pequenos e pores, sua paixão, crucificação, ressurreição explicam o que é e a quem se destina o Reino de Deus.

Pe. Gilvan: Uma das características do Evangelho

é o chamado “Segredo Messiânico”?

Pe. Gilvan: Sim, o autor usa um expediente pedagógico que vai preparando progressivamente o leitor para compreender quem é Jesus Cristo. Talvez ela tivesse função catequética. Em todo caso, nas primeiras página do Evangelho apenas os demônios (cf. 1,34-44; 3,11-12) e os curados reconhecem Jesus (cf. 1,44; 5,43; 7,36) e são imediatamente calados por ele. Somente no capitulo 8,27-30 é que a pessoa de Jesus é reve-lada por Pedro: “tu és o Cristo”, que segue a ordem de silencio, o destino do Messias e as condições para o seu seguimento. Isto indica que para o Evangelista o verda-deiro conhecimento sobre Jesus Cristo só é possível través da sua paixão, morte e ressurreição.

Page 5: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

5Setembro 2012

Notícias

relatório sobre a liberdade religiosa do departamento de estado americano

Hillary Clinton apresentou à imprensa, o volumoso

relatório anual sobre a liberda-de religiosa do Departamento de Estado Americano, que saiu

com um atraso que tem causado alguma polêmica.

Em nota o sociólogo torinese, Massimo Introvigne, coordena-dor do Observatório da Liberdade

Religiosa promovido pelo Mi-nistério de Assuntos Exteriores, indica “luzes e sombras” do documento americano, respon-dendo também a algumas críticas dirigidas à Itália no texto.

“Compartilhamos, apesar dos protestos de Pequim - nota Intro-vigne - as críticas à situação da liberdade religiosa na China, bem como as dos países que saíram das “primaveras árabes” come-çando pelo Egito. Esperemos que sigam passos consequentes nas relações diplomáticas entre os Estados Unidos e estes Países”.

«A denúncia do crescimento global do anti-semitismo - con-tinua Introvigne – e a chamada a uma crescente vigilância devem ser aceitas. O fenômeno existe e preocupa”. “Muito grande para

muitos países, especialmente oci-dentais – nota então Introvigne - é a discussão sobre casos reais ou presumidos de islamofobia. Cer-tamente muito do que é relatado é verdadeiro.

A ênfase sobre o fenômeno da islamofobia, no entanto, às vezes parece desproporcional. As acusações dirigidas também à Itália, por exemplo, acusada de deixar construir poucas mes-quitas ou de não permitir que as mulheres muçulmanas usem a burca, não mostram certamente uma adequada compreensão do nosso quadro jurídico e às vezes sofrem de prejuízos políticos”.

“Carente” finalmente, é defini-da por Introvigne, a análise das discriminações que os cristãos sofrem também no Ocidente “nas

mãos de um laicismo agressivo”, destacado por documentos como o relatório da intolerância e dis-criminação contra os cristãos de Viena, do qual o texto americano teve pouca consideração.

“Mas – conclui Introvigne – a mesma administração Obama é criticada pelos bispos católicos por violações da liberdade religio-sa contra os cristãos em questões como a objeção de consciência ou o direito das Igrejas de gerencia-rem as próprias instituições em conformidade com os princípios que acreditam em matéria de vida e família. Seria difícil hoje para os Estados Unidos criticar os Países europeus pelas mesmas práticas que o seu próprio governo é cri-ticado em casa”.

Fonte: zenit.org

Fiéis acompanham igreja pela mídiaA ascensão tecnológica é uma

realidade na sociedade con-temporânea. Cada vez mais, a mídia está presente na vida das pessoas. E não é diferente, quando se observa a relação da igreja com os meios de comunicação. Atual-mente, muitos fiéis acompanham as principais notícias e conteúdos da igreja por rádio, televisão, mí-dias impressas, internet.

A igreja sempre esteve atenta à evolução tecnológica. Por meio de documentos e instruções, ela sugeriu instruiu e provocou seus líderes e fiéis para utilizarem a

mídia de forma mais instrutiva e educadora. Um exemplo disso é o elevado número de indivíduos que praticavam a fé midiática, os chamados “telefiéis”.

Em uma pesquisa realizada em Bento Gonçalves (RS), foram ouvidas 430 pessoas, com dife-rentes faixas etárias e escolarida-des. 71% dos participantes (307 pessoas) assistem a programas religiosos. Dos 307 telefiéis, 114 afirmaram assistir aos canais religiosos todos os dias.

A maior audiência é à noite, mais de 50 % dos telefiéis, as-

siste aos programas durante a noite. Por sua vez, o período da manhã e do meio-dia reúne 35%. A transmissão da Missa pode ser considerada o carro-chefe das emissoras.

Hoje, os interlocutores – pa-dres, religiosos, e outros – ocu-pam cada vez mais espaço na televisão. Como ‘pastores’, ar-rebanham um público que chega a milhões de indivíduos. Seus discursos cativam e mobilizam pessoas até mesmo de outras crenças.

Fonte: cnbb.org.br

anjinhos do brasil – uma iniciativa das edições cNbbAcessando o site das edições

CNBB a pessoa se surpre-ende vendo no canto esquerdo algumas imagens de anjinhos com características bem brasilei-ras: um anjinho indiozinho, o utro anjinho nordestino, uma anjinha gauchinha e um caipira.

Trata-se do projeto Anjinhos do Brasil. Uma iniciativa das Edições CNBB, aprovado no Conselho Episcopal de Pastoral

(CONSEP), uma das instâncias da CNBB, em dezembro de 2011.

O Projeto tem como meta a evangelização da criança de 2 a 8 anos, e consequentemente, no auxílio aos pais para passar os valores humanos e cristãos aos seus filhos de forma simples, eficaz e também divertida.

Segundo apresentação feita pelo Pe. Valdeir dos Santos Goulard, Diretor Geral das Edições CNBB,

que se encontra no site oficial do Projeto Anjinhos do Brasil, a es-colha dos anjinhos como protago-nistas do Projeto explica-se pelo fato de que eles são mensageiros, anunciadores das mensagens de Deus para nós, e quem melhor do que eles para anunciarem às crianças os valores cristãos?

O Projeto também conta com um site desenhado especialmente para crianças e os seus pais, com

canções, desenhos e jogos e com uma loja virtual, com os diversos produtos da marca Anjinhos do Brasil, como livros de Histórias Bíblicas, cartõezinhos de mensa-gens, marcadores de Bíblia, entre muitos outros.

Acesse: www.anjinhosdobrasil.com.br

Fonte: zenit.org

Page 6: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

6 Setembro 2012

Notícias

alarme sobre o “vício da internet”A mania de internet pode en-

fraquecer a vida de fé e a formação do espírito cristão: foi o alarme lançado pelo Seminário de Intercâmbio Cultural de Jovens Universitários Católicos do Leste da Ásia realizado recentemente em Taipei sobre o tema “Internet Addiction” (O vício da internet).

Segundo informações obtidas pela agência Fides, o encontro anual de jovens católicos uni-versitários do leste da Ásia durou uma semana com análise, parti-lha e intercâmbio de experiên -

cias à luz do ensinamento da Igreja. Cerca de trinta delegados provenientes do Japão, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong lançaram o alarme a todos os jovens do mundo sobre o fato de que a internet toma muito tempo dos jovens de hoje, enfraquece o relacionamento interpessoal, especialmente com os familiares. Isso sem subestimar a utilidade da tecnologia como aconteceu durante o terremoto no Japão, em 11 de março de 2011, com a rede que ajudou as pessoas a

encontrarem familiares e amigos que sobreviveram; o papel da evangelização on-line e outros usos positivos da internet.

O Seminário de Intercâmbio Cultural de Jovens Universitá-rios Católicos do Leste da Ásia é um evento anual organizado pela seção do Leste da Ásia do Movimento Internacional de Estudantes Católicos (IMCS, International Movement Catholic Students), que se realiza num país membro, sobre um tema atual.

Fonte: Rádio Vaticano

Manifestações de fé marcam conquista do ouro olímpico da equipe de vôlei feminino brasileiro

Após uma monumental vitória de virada contra a equipe dos

Estados Unidos, o time brasileiro de vôlei feminino conquistou no sábado, 11 de agosto, sua segun-da medalha de ouro consecutiva na modalidade. A vitória foi marcada por manifestações de fé e agradecimento a Deus por parte das jogadoras e da equipe técnica, começando pelo técnico José Roberto Guimarães que fará o caminho de Santiago para pagar uma promessa feita antes dos jogos Olímpicos.

O Após a emoção da vitória, equipe e comissão técnica se reu-

niram e se ajoelharam formando um círculo para recitarem em voz alta e de mãos dadas oração do Pai-Nosso.

“Quero agradecer a Deus (...) em nossa equipe a base é a su-peração”, afirmou a ponteira Ja - que.

Por parte do treinador José Ro-berto Guimarães, que se tornou o único brasileiro a consquistar três medalhas de ouro olímpicas no vôlei, afirmou após a vitória que estava agradecido a Deus e à sua família pelo feito.

“Rezei muito, nunca rezei tanto na minha vida. Nunca pedi tanto.

Tenho que pagar muita promes-sa”, afirmou o técnico ao portal IG de notícias.

“Comecei (a pagar as promes-sas) ontem. Senão ia ficar um ano cumprindo”, contou o técnico em uma coletiva de imprensa exibin-do uma das promessas já pagas: a cabeça raspada.

“Eu gostaria de ser um grande escritor para escrever uma histó-ria linda como essa, mas eu não tenho capacidade, acho que só um escritor poderia escrever esta história, que foi Deus”, afirmou o técnico.

Fonte: ACI

ex-agente cáritas é indicada ao prêmio betinho 2012 O Comitê de Entidades no

Combate à Fome e pela Vida deu início à votação para o Prêmio Betinho 2012 que este ano tem como indicada Cristina França de Deus Silva, ex-agente da Cáritas arquidiocesana de Fortaleza (CE). A indicação par - tiu do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que é integrante do Comitê.

O Prêmio Betinho de atitude cidadã desde 2008 reconhece e valoriza o trabalho desenvolvi-do por pessoas que de diversas formas tem colaborado pela me-lhoria da vida de alguns grupos.

Cristina França foi uma dessas indicadas pelo reconhecimento do trabalho que vem desenvol-vendo junto às organizações de catadores de resíduos sólidos no Ceará como fortalecimento e construção da cidadania.

A Cáritas Regional Ceará con-voca todas as dioceses para par - ticipar e divulgar entre seus con-tatos essa iniciativa que muito colabora para a valorização dos trabalhos desenvolvidos e reco-nhecimento de agentes e ex-agentes que colaboram de forma social na construção de um mun-do menos desigual e mais justo.

Page 7: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

7Setembro 2012

Notícias

DATAS COMEMORATIvAS

NATALíCIA

SETEMBRO

03/09 Frei Majorino Pedroso, ssp 9104/09 Frei Avelino Prescendo, ssp 7104/09 Pe. Adinael Carlos Miguel 4404/09 Pe. Mario Nauelpán, ssp 5705/09 Pe. Mauro Ferreira 4905/09 Diac. Gilson Falcao Araujo, sdb 3006/09 Pe. Eduardo Gonçalves Silva 3007/09 Ir. Vanessa Keli de Oliveira Alves 3309/09 Diac. Alexandre Santos de Jesus 2609/09 Ir. Maria Mônica da Eucaristia, mop 8611/09 Pe. Fábio Rosário dos Santos 3113/09 Ir. Lélia Machert, iascj 6815/09Ir.JosefinaCastilloHernández,mjs18/09 Pe. José Nilson de Souza Santos, fdp 4418/09 Pe. Vittorio Saraceno, ssp 7819/09 Ir. Isabel da Trindade, ocd 5219/09 Ir. Elisângela do Divino Pranto, cmss 3620/09 Ir. Rosilene de Lima, jbp 3822/09 Ir. Carmen da Sgda. Família, ocd 3522/09 Ir. Maria Clotilde Galesi, cfnsm 24/09 Ir. Cáritas Zamonaro, jbp 7024/09 Ir. Anselmina Ferdani, fnsn 7227/09Pe.HenriqueSouzadaSilva 3029/09 Pe. Valdivino Aparecido Gonçalves 51

Ordenação ou profissão religiosa

27/09 Pe. Valdivino Aparecido Gonçalves 1528/09 Pe. Pedro Celso Tramontin, mi 16

1º retiro paroquial da paróquia santa teresinha e são roque

No último dia 15 de Julho, cerca de 200 pessoas, en-

tre coordenadores agen tes de pastoral, paroquianos e crianças se reuniram para realizar o pri-meiro retiro paroquial, acatando a sugestão de nosso bispo Dom

Ercílio Turco. Na parte da manhã, houve momentos de oração pro-funda, de adoração ao Santíssimo e reflexões pessoais e em grupos sobre a vida com DEUS; com o tema “EU E DEUS”.

No período da tarde foi refleti-do o tema: “EU E A COMUNI-DADE” as dinâmicas propostas buscavam sempre a reflexão da caminhada enquanto agentes de pastoral e povo de Deus. No final do encontro, percebeu-se que o retiro serviu para promo-ver um dia de união, amizade e integração; onde muitos se senti-ram revigorados. As meditações

ficaram sobre a responsabilidade das irmãs: Catarina, Elisabete e Elisangela da Comunidade Mãe do Santíssimo Sacramento que sabiamente apontaram caminhos para conviver bem, respeitando e amando os irmãos com seus defeitos e qualidades.

Às 18h foi celebrada a Santa Missa em honra dos Beatos Luiz e Zélia Martin pais de Santa Te-resinha, modelo para as famílias de hoje. Neste dia também foram apresentados os festeiros para a 10ª festa da padroeira da Paró-quia Santa Teresinha do Menino Jesus.

2º eriM – encontro regional da infância Missionária

A Diocese de Limeira acolheu neste final de semana, de

20 a 22, a segunda edição do Encontro da Infância e Adoles-cência Missionária do Regional Sul1 da CNBB. O encontro teve como “Missão na Saúde Pública” e lema “Infância e Adolescência Missionária: mãos unidas ajudan-do a difundir a saúde sobre a Ter-ra”, conta com 170 participantes de dezesseis (Arqui)Dioceses do

Regional. A Diocese de Osasco esteve presente com 12 delega-dos: 03 participantes da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, 03 participantes da paróquia Cristo Ressuscitado, 03 participantes da paróquia Santa Rita de Cássia, 01 participante da paróquia Rainha Santa Isabel e os coordenadores diocesanos, Silvia Nunes e Rafael Oliveira. Durante a manhã do sábado, 21, Pe. André Luiz de

Negreiros, Secretário Nacional da Obra, apresentando o tema geral, falou da situação da saúde no Brasil e no mundo e destacou as ações que as crianças e adoles-centes podem fazer para ajudar a difundir a saúde sobre a Terra.

No período da tarde, os delega-dos foram divididos em grupos e passaram por cinco oficinas que ajudaram a aprofundar o tema, uma delas organizada pela Pas-toral da Criança da Diocese de Limeira.

O sábado ainda foi marcado pela espiritualidade; as crianças e adolescentes realizaram a Via-Sacra das Crianças, onde são comparadas as dores de Jesus com as dores das crianças de to-dos os continentes. Em seguida, as dioceses apresentaram teatros, danças e jograis no Show de Talentos, que animou e divertiu os presentes. Ainda durante o

chá para dizimistas na paróquia N. sra. da escadaEncerrando o mês do dizimo,

a pastoral responsável pelos dizimistas, coordenada pela se-nhora Noemi e assessorado pela Irmã Enédia, ofereceu um chá no dia 29/07, para confraterni-

zar e agradecer os colaborados e benfeitores da paróquia. O pároco Padre Mauro, abriu o evento, falando da importância de ser dizimista, pois entregar o dízimo é um ato de amor. Estive-

ram presentes representações das seis comunidades da Paróquia, que rezaram e participaram das atividades com musicas, sorteios, alegria e muita solidariedade.

Fonte: Hamilton A. Lima

Show de Talentos, foi feita uma vídeo conferência com os parti-cipantes do Encontro Regional da Juventude Missionária que estava sendo realizado na cidade de Guarulhos; de lá, o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Marcelo Gualberto enviou uma mensagem às crianças e adolescentes. Na

manhã de domingo o clima já era de despedida. O período da manhã foi marcado pelo teste-munho missionário das crianças e adolescentes, que emocionaram os participantes. Em seguida foi celebrada a missa de envio, onde foi anunciada a sede do 3º ERIM, que será realizado em 2013 na Diocese de Bragança Paulista.

Page 8: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

8 Setembro 2012

Notícias

PERGUNTE AO PADREQual a Diferença entre a bíblia católica e protestante.?

Responde: Pe. Alexandre Augusto Siles. – Pároco da Paróquia São Jose de Mairinque.

A Bíblia católica possui 73 livros, enquanto a Bíblia protestante tem apenas 66 livros. A razão desta diferença vem de longe. Porém, o início desta diferença se deu de maneira mais contundente a partir do século XVI, quando Lutero e, principalmente os seus seguidores, rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14; se apoiando no livre raciocínio de não serem livros sagrados ou inspi-rados. Voltemos um pouco mais na linha do tempo. No período do Imperador romano Nero, desencadeou-se a primeira revolta aberta dos judeus da Palestina contra Roma (66-70). Tito, na década 70, sitiou Jerusalém, a cidade inteira foi saqueada, arrasada e o Templo foi destruído. Os fariseus de Jerusalém se transferiram para a cidade de Jâmnia, onde formaram uma escola rabínica. Aproximadamente noano90,estegrupoderabinosdefiniuuma listados livrosquedeveriam ser considerados sagrados pelos Judeus. Livros que de-veriam ter sido escritos somente na Terra Santa. Este Cânon excluiu os sete livros deuterocanônicos (canonizados em segundo tempo) e os acréscimos de Daniel e Ester. Tudo isto porque nesta época (100 d.c.) começavam a surgir o Novo Testamento com os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos, que os Judeus não aceitaram. Por tais critérios os livros acima citados não foram aceitos na Bíblia judaica da Palestina, justamente os livros que hoje não constam na Bíblia protestante. Portanto, o cânon protestante conta com sete livros a menos que o Canon da Bíblia católica. Neste sentido, é bom recor-darmosaspalavrasdeSãoJoão,nofimdoApocalipse:“Sealguémcortar qualquer das palavras do livro desta profecia, Deus lhe cortará sua parte do livro da vida e da cidade santa, e do que está escrito nestelivro”(22,19).ABíbliamandaseguiraTradição:”EmnomedeNosso Senhor, Jesus Cristo, mandamos que vos afasteis de todo irmão que se entrega à preguiça e não segue a tradição que de nós recebestes”(Cf.2Tes3,6).Eainda,”Tu,pois,meufilho,sêfortenagraça de Cristo, e o que de mim ouviste perante muita testemunha confia-oahomensfiéiscapazesdeensinaraoutros”(2Tm2,1s).Eis aqui a tradição oral. Portanto, nem tudo está na Bíblia, mas fo-ram organizadas pela Tradição através de orientações deixadas por Nosso Senhor Jesus Cristo ou pelos seus Apóstolos. Como lemos noevangelhodeSãoJoão:“HáaindamuitascoisasfeitasporJesus,as quais, se se escrevessem uma por uma, creio que este mundo não poderia conter os livros que se deveriam escrever” (21,25). São Paulonosensina:“Irmãos,ficaifirmeseconservaiastradiçõesqueaprendestes, quer por palavra, quer por escrita nossa” (2 Tes 2,15). Enfim,nestefatofundamentalparaavidadaIgreja(aBíbliacompleta)vemos a importância da Tradição da Igreja, que nos legou a Bíblia comoatemoshoje.DisseoúltimoConcílio:“PelaTradiçãotorna-seconhecido à Igreja o Cânon completo dos livros sagrados e as próprias Sagradas Escrituras são nelas cada vez mais profundamente compre-endidas e se fazem sem cessar, atuantes. Assim o Deus que outrora falou, mantém um permanente diálogo com a Esposa de seu dileto Filho, e o Espírito Santo, pelo qual a voz viva do Evangelho ressoa naIgrejaeatravésdaIgrejanomundo,levaosfiéisàverdadetodae faz habitar neles copiosamente a Palavra de Cristo” (CV II - DV,8).

A Bíblia é a Palavra de Deus escrita que chegou até nós pela Igreja. A Tradição é a Palavra de Deus não escrita, mas transmitida de viva voz e conservada pela Igreja em seus ensinamentos, na liturgia e na disciplina. Se negarmos o valor indispensável da Tradição, negaremos a autenticidade da própria Bíblia.

Faça sua pergunta ao padre: [email protected]

padre Fernando se despede da paróquia Frei Galvão

No domingo, 29/07, centenas de pessoas participaram da

missa de despedida do primeiro pároco. O Sol ainda brilhava for-te, quando Pe Fernando entrava na procissão daquela que foi sua última missa como pároco da Paróquia Frei Galvão. Igreja de São Judas lotada. Paroquianos, fiéis de paróquias vizinhas, povo de Deus. Todos com os corações apertados, mas cheios de grati-

dão para celebrar juntos a Santa Missa em ação de graças pelos frutuosos serviços pastorais de-senvolvidos pelo Pe Fernando em seus quatro anos como pároco.

Em sua homilia, ele destacou a importância de sempre clamar-mos a Divina Providência, aquela não desampara. Pe Fernando relembrou também seu modelo de sacerdócio: Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade

Canção Nova, onde ele encon-trou sua vocação. “Pe Jonas me ensinou a dedicação nas pequenas coisas, isso se resume na canção Tema de Clara e Francisco de As-sis, que diz: Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas as faça bem. Pedra por pedra com esperança de ver Jesus, dia após dia, com alegria sempre buscando além”.No final da santa missa os jovens da Pastoral das Artes apre-sentaram uma encenação com dança, teatro e coral, que lembrou o semeador, que semeia com amor, espera com amor e colhe com amor. Após a missa, houve uma confraternização com bolo, salgadinhos e música ao vivo, enquanto padre Fernando recebia os abraços e o carinho de uma paróquia que nasceu por meio de sua dedicação, perseverança e sim ao chamado do Senhor.

Fonte: Natália Pereira PasCom Paroquial

elMi realiza encontro em Jandira

Nos dias 04 e 05 de Agos-to de 2012 aconteceu o

ELMI - Encontro de Líderes Missionários Infantis da Dio-cese de Osasco. O encontro foi realizado na Casa Regional da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Jandira. Estiveram presentes 21 parti-

cipantes das Paróquias: Nossa Senhora de Nazaré (São Paulo), Cristo Ressuscitado e Santa Rita (Carapicuíba), Nossa Senhora Aparecida (Jandira) e São João Batista (São Roque).

Contou-se com a ajuda de assessores da diocese, como Ro-sineide Paiva, Daniela Cristina, Patricia Dias e Alvaro Jorge que

assumiram temas do encontro e também Aline Siqueira e Roni Martins, assessores da Equipe Executiva do Regional Sul 1 da IAM.

Sábado a noite foi rezado o terço missionário e participaram da missa na comunidade matriz da paróquia que os acolheu e, após o jantar um momento de festa para aumentar os laços de amizade entre os participantes. No domingo houve o momento de avaliação, espiritualidade mis - sio nária e celebração de envio, finalizando com um grande al-moço.

Todos os participantes saíram do encontro com o compromisso de fazer de seu grupo de IAM mais forte e unido, ajudado e evangelizando todas as crianças do mundo com sua renuncia pes-soal (cofrinho) e uma oração por dia (ave-maria).

Fonte: Silvia Nunes

Page 9: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

9Setembro 2012

Notícias

paróquia realiza investidura dos coroinhasO ministério de coroinhas surgiu no período da Idade Média, quando os pais auxiliavam aos padres no

coro musical. Ao lado deles nasceu a criatividade para que as crianças também ajudassem durante a missa. Nesta perspectiva gestou-se um grande ministério para os “pequenos”. Ser coroinha, isto é, auxiliar aos padres no manuseio com os vasos sagrados, durante a celebração Eucarística. No dia 29 de julho, 43 novos coroinhas receberam a investidura para servirem o altar de Jesus Cristo, durante as missas na paró-quia São José - Mairinque. Com muita alegria e jubilo no coração, os fiéis se reuniram antes do início da missa por volta de 18h30, para prestigiarem a chegada e o recebimento da vestimenta de cada coroinha. Durante a missa os fiéis ficaram emocionados com as crianças que disseram sim a Deus para servirem com o seu auxilio angelical no presbitério. De fato, as crianças enobrecem o momento eucarístico, dando exemplo e ensinando muitos adultos como devem agir em relação ao Deus que amam.

Jornada vocacional em MairinquePela primeira vez, no dia 09 de agosto deste ano, a paróquia São José de Mairinque saboreou um gran-

de privilégio. Recebeu a Jornada Vocacional, que foi liderada pelo Diác. Márcio, juntamente com outros seminaristas. A alegria foi notória e contagiante no semblante de cada fiel. Os fiéis vibraram com a presença dos seminaristas de nossa diocese. Os quais responderam com grande carinho a felicidade do povo de Deus em Mairinque.

No início da missa, durante a procissão de entrada , os fiéis receberam a relíquia de São João Maria Vianney com grande devoção e pediam graças ao santo. A presença da imagem peregrina de São José, padroeiro do seminário diocesano de Osasco obteve grande impacto diante do povo. O qual acolheu São José com inúmeros pedidos de orações e bênçãos para suas famílias.

O Diác. Márcio, que fora convidado a realizar o momento da homilia, deu grande ênfase a verdadeira Igreja que foi fundada por Jesus Cristo, ressaltando que o maligno não tem poder sobre ela, o que emo-cionou e tirou ‘aplausos’ dos fiéis.

Antes da benção de despedida, o seminarista Cleiton agradeceu a acolhida dos fiéis aos seminaristas, onde cada um se apresentou, e a comunidade presente, com muito entusiasmo agradeceu com palmas de alegria em conhecê-los.

paróquia espírito santo celebra Festa sta. FilomenaDurante nove dias a Paróquia Espírito Santo em Osasco se reuniu em preparação para festa da padroeira de sua comunidade Santa Filo-

mena. De 1 a 9 de agosto houve a presença de padres convidados da diocese que trouxeram em suas homilias a meditação sobre a vida da santa virgem e mártir e seu exemplo de santidade. Para encerrar essa caminhada, a paróquia teve a honra de receber a visita de seu pai e pastor, Dom Ercílio Turco, que celebrou a missa festiva que aconteceu no dia 10 de agosto. Santa Filomena, uma jovem de 13 anos, que fora prometida a casamento ao imperador Diocleciano por seus pais por interesses políticos, havia elegido Jesus Cristo como seu esposo. Por esse motivo, recusou-se a casar, optando por manter seu voto de amor a Deus antes do amor a sua família e sua pátria. A fé e a fidelidade da Virgem Mártir despertaram a ira do imperador que ordenou que fosse decapitada.

Também no dia 10 de agosto se comemorou o dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos, que serviu na Igreja de Roma durante meados do Século III. Os dois santos trazem em comum em sua história de vida o testemunho de desprendimento, amor a Deus e a Igreja, não acei-tando abandonar sua fé para conservar a santidade. Igualmente hoje, nossa realidade não é diferente, estamos rodeados pelo materialismo e relativismo, necessitando testemunhar ao mundo pagão a nossa fé e a santidade distribuída por Jesus Cristo à humanidade.

Na homilia, Dom Ercílio destaca que “como Deus é santo, assim o ser humano também pode ser santo”. Ao contrário do que se pensa, a san-tidade leva à felicidade nossa e do outro, a proposta de Deus é possível porque amar é possível e a “Santidade em Deus é o Amor”, completou.

Durante a novena além das Santas Missas os fieis contaram com barracas de alimentação, sorteios, livraria de produtos católicos, finalizando a noite festiva com uma linda queima de fogos. Fonte: Meire Elaine - Canal de Notícias

semana de Formação na paróquia santa rita de cássiaDos dias 23 a 27 de Julho, na comunidade Matriz, mais de 430 pessoas se reuniram para participar da

Semana de Formação de Inverno, tradicionalmente realizada no mês de Julho. Neste ano a Semana foi assessorada pelo padre Ubirajara Vieira de Melo e teve como assunto principal

um Seminário de Liturgia, abordando temas como: Teologia da Liturgia, Espaço Sagrado e a Missa e seus Elementos.

A Semana de Formação iniciou-se na terça-feira , com a Santa Missa presidida pelo padre Edileis Silva de Araújo, pároco da Santa Rita e encerrou-se na Sexta.

Durante toda a Semana, a livraria Paulus marcou presença e também patrocinou a Semana de Formação de Inverno 2012.

Fonte: Pascom Paroquial

Page 10: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

10 Setembro 2012

Notícias

Milhares de pessoas acompanham a procissão de são roque e Nossa senhora da assunção

equipe de liturgia diocesana reúne-se com Dom ercílioNo dia 04 de Agosto, no Cen-

tro Catequético da diocese de Osasco, a equipe diocesana de liturgia esteve reunida com Dom Ercílio.

O encontro aconteceu durante toda a manhã e foi divido em dois momentos: o primeiro junto com todos os coordenadores de liturgia regionais, seminaristas que fazem parte da equipe e o Clero assessor de cada região; o segundo foi um encontro exclu-sivo com o clero assessor. Esse encontro foi organizado pelo

Padre Fábio Rosário e foi uma excelente oportunidade de ouvir as direções de Dom Ercílio acerca da liturgia na nossa diocese.

O bispo mostrou-se também muito feliz com a pastoral litúrgi-ca de nossas paróquias e elogiou a dedicação de muitos fiéis, so-bretudo os jovens que se dedicam com afinco no estudo da liturgia. O encontro encerrou-se com uma bela oração pelo dia do padre, rendendo graças a Deus por to-dos os sacerdotes que doam suas vidas pela construção do reino.

And

riel d

a Si

lva

And

riel d

a Si

lva

Na manhã de quinta-feira, 16/08, as 10h , foi realizada

na Praça da Matriz de São Roque a Missa Campal que contou com a presença do Bispo Dom Ercí-lio Turco e com a participação de grande número de devotos vindos de diversas cidades da região.

Dom Ercílio em sua homilia lembrou que “celebrar São Ro-que nos leva certamente à fonte de santidade que é Deus, nosso Pai.

Hoje muitas pessoas vivem como se Deus não existisse ou então negam a presença de Deus e tem como fruto uma existência sem direção e sem sentido. Nós cremos que a santidade em Deus é amor, justiça.

Por isso nós acreditamos nesta fonte maravilhosa de onde pro-cede a vida; a santidade que é verdadeiramente amor”. Às 17h com a praça da matriz repleta de fieis esperando ansiosos a saída das imagens de Nossa Senhora da

Assunção e de São Roque, deu-se inicio a procissão.

Ao termino; após os agrade-cimentos dos festeiros de 2012, Maria Elisabete Godinho Silva e Roque Aparecido Silva; Nadir Farias da Silveira e Leôncio Ro-drigues da Silveira Filho, o pe. Daniel anunciou os festeiros de 2013 que são os casais: Pedro Rangel Frota Fonseca e Janice Bataglia Frota Fonseca; Wilton Salgado Nunes e Tereza Augusta Nunes.

Pe. v

aldi

vino

Page 11: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

11Setembro 2012

visita pastoral

visita pastoral em carapicuíba: paróquia são lucas evangelista

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho (Jr. 31,10). Dom Ercílio inicia sua visita pastoral na Região Pastoral de Carapicuíba neste dia 8 de agosto pela paróquia São Lucas Evangelista, ele foi recepcionado pelo pároco Pe. Ubirajara e um número significativo de fieis na Igreja matriz. Posteriormente se dirigiu a Secretaria para assinar os

Livros de Registro de Batizados, Casamentos e financeiro, depois o Pe. Ubirajara apresentou o Livro Tombo e o Livro de Atas.

padres de carapicuíba recebem lei que cria o Dia do Nascituro

No dia 16 de agosto, os pa-dres da Região Carapicuíba

reuniram-se com o prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro

e com a coordenadora da Co-missão Diocesana de Bioética e Defesa da Vida, Maria Isabel Panaro. O objetivo foi a entrega

simbólica da Lei 3.145 de 6 de junho de 2012, que instituiu o Dia do Nascituro (criança por nascer). O evento foi realizado na Paróquia São Francisco de Assis no Ariston, com um café da manhã. A mesa foi composta pela coordenadora da Comissão Diocesana de Bioética e Defesa da Vida, Maria Isabel Panaro, pelo padre Daniel Bispo da Cruz, representando os demais padres e pelo prefeito Sergio Ribeiro.

Maria Isabel afirmou que rece-beu do bispo dom Ercílio Turco a missão de coordenar a Comissão de Bioética e conseguir junto às

prefeituras da região a aprovação da lei que institui o dia 8 de ou-tubro como o dia do Nascituro e na semana em que o dia estiver incluído, a criação da Semana de Defesa da Vida. Isabel agradeceu ao prefeito pela pronta adesão.

Representando Dom Ercílio Turco, padre Daniel Bispo reite-rou a importância da criação da lei como um instrumento legal para dar suporte à Igreja e outros setores da sociedade na propaga-ção da defesa da vida.

O prefeito Sergio Ribeiro des-tacou a importância do debate e ações concretas para a defesa da

vida. “Espero que as forças vivas da sociedade não deixem que lei vire letra morta, que promovam debates, palestras e que utilizem os espaços públicos”.

Isabel Panaro presenteou o pre-feito com um boneco em tamanho real de um feto de dois meses de gestação, “como lembrança de que desde o útero materno o direito à vida deve ser assegura-do”, afirmou. Ela sinalizou que este ano a Semana em Defesa da Vida abrangerá os municípios de Osasco e Carapicuíba, graças à aprovação da Lei.

Fonte: Rogério Roque

Dom ercílio turco inicia visita pastoral em carapicuíbaDando continuidade à visita

pastoral nas regiões pasto-rais da diocese de Osasco, o bispo diocesano Dom Ercilio Turco presidiu a missa de abertura da visita na sexta, 03 de agosto, na matriz paroquial de Nossa Se-nhora Aparecida, região central de Carapicuíba.

Atualmente, o município pos-sui doze paróquias que devem

ser visitadas de acordo com a programação estabelecida na região. Os fiéis de cada paróquia, juntamente com o padre respon-sável, estão organizados para apresentarem um pouco de sua história e acolherem as palavras de encorajamento, motivação e reconhecimento do bispo.

Também estão previstas visitas à câmara municipal, prefeitura,

empresas e comércios locais para testemunhar a fé cristã em diversos ambientes da sociedade e abençoar os fiéis.

“Me sinto muito feliz de per-ceber a fé que existe aqui em Carapicuíba e, tendo os padres sempre unidos a mim, sentimos a forte presença de Jesus Cristo”, enfatiza Dom Ercilio Turco.

Fonte: Rogerio Roque

Visita nas instalações da Comunidade Kolping Reunião com as lideranças Missa de encerramento

Dom Ercílio Turco inicia visita pastoral em Carapicuíba

Foto

s: R

ogér

io R

oque

Page 12: 196.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Set 2012

12 Setembro 2012

9º coMvocação

FATOS EM FOTOS

29/07–DomErcílioconfiaaParóquiaSãoDomingosaos cuidados do Pe. José Eduardo

29/07 – Jornada Regional da Juventude do Setor Santo Antonio

04/08 – Pe. Emerson Pedroso Borgonovi assume o governo da Paróquia Santo Antonio de Santana Galvão

04/08 – Pe. Mauro Ferreira, fala na assembleia da região pastoral de Barueri

19/08 – Pe. Riomar anima com suas mágicas o espaço criança do Comvocação

D. ercílio recebe homenagem pelos dez anos à frente da Diocese de osasco

No final da missa, além dos habituais agradecimentos

teve a apresentação de um vídeo com uma homenagem ao bispo, com fotos de toda a sua trajetória na Diocese e depoimentos da fa-mília, padres, bispos e amigos. Os jovens também trouxeram placas que formavam o brasão do bispo.

No contexto da vocação, para D. Ercílio, em entrevista exclu-

siva para a Pascom Diocesana, “não é possível ser feliz sem des-cobri a sua vocação. A felicidade depende da pessoa, a luz da fé, poder perceber qual a vontade de Deus em sua vida e descobrir as suas potencialidades, de respon-der a esse chamado que brota do próprio Senhor pra realizar sua vida, por isso a felicidade depen-de da pessoa descobrir o sentido de sua vida e também a direção que deve dar a própria vida!”, disse o bispo.

D. Ercílio também falou sobre os desafios e alegrias que ele enfrentou nestes dez anos em que exerce seu ministério na Diocese de Osasco: “O desafio que encontramos é sempre o da evangelização, dentro desta grande realidade que é a diocese, que tem uma população de dois milhões e trezentos mil habitantes e agente tem de cumprir o man-dato de Jesus ‘Ide e anunciai o Evangelho’, temos que responder

a este desafio EVANGELIZAR, pra que muitos tenham vida e a te-nham abundantemente, por outro lado nestes dez anos tive muitas alegrias”, reforçou o bispo.

O bispo destacou as alegrias que ele encontrou na diocese: “Uma das alegria é o Comvoca-ção, iniciado a nove anos atrás, outra resposta foi a ordenação de quarenta e cinco padres nestes dez anos; os agentes de pastoral, os quase cinco mil ministros, três mil e quinhentos catequistas. Isso tudo é uma alegria muito grande pra gente, sem contar tantas ou-tras pastorais, que trouxeram ale-gria ao coração do bispo”, disse.

D. Ercílio também salientou a presença da juventude na diocese: “A juventude é uma resposta tão bonita que temos tido em todas as regiões. Os jovens se reúnem e querem seguir mais de perto a Jesus. A juventude sempre foi uma grande alegria pra mim”, salientou o bispo diocesano.

Feira leva à reflexão vocacional

A feira vocacional trouxe trinta e três expositores de

diversas congregações religio-sas, movimentos, associações, livrarias e o stand do Seminário São José que destacou nesse ano a humanidade do vocacionado.

A feira foi inaugurada pelo bispo Dom Ercílio logo após o término da Santa Missa. Este espaço proporciona em especial às congregações religiosas uma oportunidade especial de falar sobre seu chamado e partilhar suas experiências. Por meio de

exposição de pro-dutos e materiais impressos, os par-ticipantes conhe-ceram o carisma e realidade vivida por elas em sua missão.

Para as jovens, Vanessa, Daniela e Ana Paula da Pa-róquia São Paulo

da Cruz, a feira leva as pessoas à emoção e reflexão sobre o seu verdadeiro chamado. Causa o despertar por conta do testemu-nho de vida daqueles que inicia-ram a obra; seus fundadores.

Já para Lucas, membro das Filhas e Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento , a Igreja tem diversos carismas e para os jovens a feira é um local pro-pício porque “descobrem a sua vocação”, diz ele. A Pastoral dos Surdos também esteve presente na feira, no stand dos Movimen-

tos Diocesanos. O Pe. Wilson Czaia, padre surdo da Diocese do Paraná, deu uma breve aula de sinais\libras assessorado pela intérprete Ana Paula Xavier.

Já o stand do Seminário São José destacou a humanidade do vocacionado. Em três ambien-tes de sala de estar, muito bem montados, por meio de vídeos com depoimentos de padres de diversos países, cenas do cotidia-no dos seminaristas diocesanos e sacerdotes de outras dioceses, a exposição veio quebrar a imagem de que a vida vocacional se figura em uma vida de tristeza. Ao con-trário, os depoimentos deixam claro que só quem é feliz pode servir a Deus verdadeiramente.

Os vídeos traziam a alegria de servir a Deus nos irmãos e dei-xou claro que é preciso viver a humanidade para ser capaz de en-tender, amar e servir ao próximo.

Fonte: Meire Elaine