198. bio - boletim informativo da diocese de osasco - nov 2012

12
NOVEMBRO 2012 www.diocesedeosasco.com.br/bio ANO XXIII – Nº 198 IGREJA ABRE O ANO DA FÉ “Redescobrir a alegria de crer!” DOM ERCÍLIO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO JANDIRENSE FORMAÇÃO LITÚRGICA: O AVISO DA MISSA PADROEIRA DE COTIA É CELEBRADA SOLENEMENTE Pág. 6 Pág. 9 Pág. 3 Pág. 10

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 10-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Ano XXIII - Nº 198 - Bio Nov 2012

TRANSCRIPT

Page 1: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

NOVEMBRO 2012www.diocesedeosasco.com.br/bioANO XXIII – Nº 198

Igreja abre o ano da fé“Redescobrir a alegria de crer!”

dom ercílIo recebe TíTulo de

cIdadão jandIrense

formação lITúrgIca: o avIso da mIssa

PadroeIra de coTIa é celebrada

solenemenTe

Pág. 6

Pág. 9

Pág. 3

Pág. 10

Page 2: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

2 Novembro 2012

Publicação do Boletim Informativo da Diocese de Osasco Distribuição Gratuita (12000 Exemplares)Bispo Diocesano: Dom Ercílio Turco Coordenação e Editoração: Pe. Valdivino A. GonçalvesColaboração: Irmã Leticia, Pe. Emerson Pedroso, Diácono Marcio José Pereira, Gil Ortiz, Cristiana Brito, Carol Gonzaga, Rogério RoqueRevisão: Sem. Everton da Silva Albuquerque Editoração Eletrônica: Janio Luiz MalacarneEmail: [email protected] Cx. Postal: 56 – CEP: 06001-970 Impressão: PAULUS

abertura do ano da fé

No dia 13 de outubro, às 19h30, na Catedral foi

feita a abertura diocesana do Ano da Fé com a presença de numerosos padres, diáconos, seminaristas, agentes de pasto-rais e grande presença do povo de Deus.

No inicio da celebração foram lembrados dois acontecimentos que marcam no momento a vida da Igreja. O Ano da Fé aberto pelo Santo Padre no dia 11/10 e o Sínodo dos Bispos sobre a evangelização, que se realiza em Roma de 7 a 28 de outubro, com o tema a nova evangeli-zação.

Transcrevo aqui a homilia proferida por mim na Catedral por ocasião da abertura dioce-sana do ano da Fé no dia 13 do presente mês.

No mundo em mudança de época o Santo Padre nos pede o fortalecimento da fé e uma nova evangelização para levar a todos Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

“Diante da “profunda cri-se da Fé” que atingiu muitas pessoas”, o Sucessor de Pedro

quis com tal iniciativa sublinhar mais uma vez “a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidên-cia sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encon-tro com Cristo” (Carta Apostóli-ca sobre Forma de Motu Proprio Porta Fidei 11/10/2011, nº 1-2). Por isso, o Santo Padre destacou que é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor uma nova evangelização” (nº 7). Como principais pontos de referência, para ajudar todos os que acreditam a confessar sua fé, a celebrá-la na liturgia e a testemunhá-la na vida, foram indicados os ensinamentos do Concílio Vaticano II, 50 anos após a sua proclamação e um dos frutos mais importantes, o Catecismo da Igreja Católica, 20 anos após sua publicação.” (Congregação para Educação Católica, 14 de setembro de 2012).

“A fé em Jesus Cristo, a fé apostólica animada pelo impul-so interior (...) leva a comunicar Cristo a cada homem e a todos os homens no peregrinar da

Igreja nos caminhos da histó-ria”.

“Jesus é o centro da fé cristã”. O cristão crê em Deus através de Jesus Cristo, que nos re-velou a face de Deus. Ele é o cumprimento das Escrituras e seu intérprete definitivo. Jesus Cristo não é apenas o objeto de fé, mas como diz a Carta aos Hebreus, é aquele “que em nós começa e completa a obra da fé” (Heb. 12,2) (Homilia do Santo Padre na Abertura do Ano da Fé, 11/10/2012)

Acreditar é seguir Jesus Cris-to, como o Evangelho hoje nos sugere (Mc. 10,21). Ser capaz de superar a lógica do mundo e assumir a lógica do Reino expressa nos mandamentos, a partir do Amor, sabedoria de Jesus, que nos leva a um rela-cionamento íntimo com Deus e fraterno com os que carecem de vida, de fé, de verdade.

Acreditar é acolher a Palavra Eterna como nos diz a Carta aos Hebreus (cfr 4,12) pois Ela é viva e da a vida é eficaz produzindo o que ela significa é cortante por que nos ajuda a discernir. Jesus é a Palavra que ilumina nossos caminhos. Ele é o Evangelho de Deus pronun-ciado por Maria, consagrado pelo Espírito para “anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc. 4,18)

Da Palavra de Deus surge a doutrina católica que tem a Cristo como fonte e o Magis-tério da Igreja como canal que a guarda e comunica. O Papa João XXIII, no discurso da abertura do Concilio Vaticano II apresentou a sua finalidade: “o que mais importa ao Concilio Ecumênico é o seguinte: que o depósito da doutrina cristã seja guardado e ensinado de modo eficaz”. É necessário que esta doutrina, certa e imutável, que deve ser fielmente respeitada, seja aprofundada e apresentada de forma a responder às exi-gências de nosso tempo”. (AAS

54(1962), 790, 791-792)O Ano da Fé deve realizar a

tarefa comum que havia durante a realização do Concilio, diz O Papa Bento XVI em sua homilia de abertura do ano da Fé: “fa-zer resplandecer a verdade e a beleza da fé no hoje de nosso tempo, sem sacrificá-la frente às exigências do presente, nem mantê-la presa ao passado: na fé ecoa o eterno presente de Deus que transcende o tempo, mas que só pode ser acolhida no nosso hoje, que não torna a repetir-se”. A Fé é vivida no presente de nossa vida e deve ser uma fé viva dentro de um mundo em mudança.

A igreja nos propõe hoje o Ano da Fé e uma nova evan-gelização.

Retomar nossa adesão a Jesus Cristo através da experiência de sua vida e da prática da ca-ridade como Ele viveu. Uma fé esclarecida, firme, fiel, orante e celebrativa que atinge o íntimo de nossa vida.

Retomar o mandato de Jesus: “Ide anunciai o Evangelho”, “Ide fazer discípulos”, “sede minhas testemunhas”. É a ló-gica da partilha da experiência que fazemos para a salvação dos irmãos.

O Santo Padre nos propõe a retomada dos textos do Con-cilio Ecumênico Vaticano II, fruto de ação do Espírito sobre os Bispos reunidos, e que são atuais ainda hoje. Igualmente o Catecismo da Igreja Católica nos dá a identidade da Igreja e o

conhecimento da doutrina da fé e coloca-se a serviço da pastoral em vista da formação cristã.

O Santo Padre, em seu dis-curso de Abertura do Ano da Fé constata que existe no mundo de hoje uma desertificação es-piritual, um grande vazio: “na últimas épocas, observamos uma desertificação espiritual, mas, no entanto, é precisamente a partir da experiência desse vazio que podemos redescobrir a alegria de crer, a importância vital para nós homens e mulhe-res. E no deserto existe, sobre-tudo, necessidade de pessoas de fé que, com suas próprias vidas, indiquem o caminho para a Terra Prometida, mantendo assim viva a esperança.”

O Ano da Fé nos leva a pere-grinar nos desertos do mundo vivendo a sabedoria, Jesus Cristo, partilhando o Evangelho que vivemos e a fé da Igreja, que encontramos no Magistério da Igreja, expressa nos textos do Concilio Vaticano II e no Catecismo da Igreja Católica.

Muitas atividades serão rea-lizadas nas paróquias visando nosso crescimento na fé e no entusiasmo para realizar a tarefa da Nova Evangelização.

Ontem celebramos a Festa Nossa Senhora Aparecida, a ela confiamos o Ano da Fé para que, como mãe, nos leve a uma adesão mais profunda a seu filho Jesus Cristo e nos anime para a nova evangelização.

Dom Ercílio TurcoBispo Diocesano de Osasco

Palavra do PasTor

Page 3: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

3Novembro 2012

o aviso da missaTranscrevemos abaixo um

texto extraído da Revista Paróquias & Casas Religiosas relacionado aos avisos paró-quias que são dados na missa após a oração pós comunhão

Tédio

Em algumas comunidades, os Avisos Paroquiais configuram o momento mais tedioso da celebração. Em outras, patéticos como o horário político na tele-visão. No final da missa, o povo já está cansado de ouvir e está com pressa para sair da igreja. É avisado aquilo que não desperta a menor atenção.

Desinteresse

Alguns avisos são desneces-sários, por exemplo, “missa do Apostolado da Oração na primeira sexta-feira do mês”; outros, inoportunos, “bingo na associação de moradores” (so-mos Igreja ou cassino?); outros, não entendidos, “palestra sobre família na sexta-feira”...

Memorização

Se forem pronunciados ape-nas três avisos, muito bem elaborados, um simples fiel conseguirá memorizar pelo me-nos um aviso; ao estar saindo da igreja, possivelmente já não se lembrará dos outros dois avisos. É tempo perdido dar mais do que três avisos. É constatado que o fiel comum não lembra o Evangelho que foi proclamado e não se lembra de nenhuma Prece dos Fiéis que foi lida na missa. Se há vários avisos que são imprescindíveis, a solução é imprimir cópias em papel e distribuir no final da missa.

Código

O aviso de missa tem que levar em conta que é um texto que é redigido para ser falado

(código oral) por uma pessoa (emissor) e ouvido por outra (receptor). É um texto diferen-te daquele que é escrito para ser lido com os olhos (código criptografado) e compreendido pelo intelecto.

Eficiência

Um aviso eficiente segue as leis do marketing: anunciar uma novidade, despertar um interes-se, mover para uma ação, ter um objetivo alcançado. Se um aviso de missa não motiva ninguém a participar de algum evento (retiro, encontro de formação, visita, palestra...), o aviso foi ineficiente.

Técnica

Um aviso tem que levar em conta a técnica de redação de uma notícia, o lead (cabeçalho), que contém os 5 ‘W’ e um ‘H’: Who (quem?), What (o quê?), Where (onde?), When (quan-do?), Why (por quê?), How (como?). Exemplo: “Palestra sobre drogas: na próxima sexta-feira, dia 10 de setembro, às 20

horas, no salão paroquial, have-rá uma palestra sobre drogas. O palestrante é o Doutor Edson, membro da Pastoral Familiar. Os convidados para a palestra são as pessoas que tiveram al-guém da família envolvido com drogas. Não precisa fazer ins-crição e nem pagar taxa. Quem vier na palestra, ganhará de brinde uma cartilha sobre dro-gas” (a repetição das palavras droga e palestra é intencional para facilitar a memorização).

Clareza

Anunciar em forma de man-chete: “palestra sobre drogas”. Depois, descrever o dia da se-mana, a data no mês e a hora. Descrever o local e o assunto. Explicar quem vai falar e quem é o público convidado para ou-vir. Motivar as pessoas, falando das vantagens: palestra gratuita, cartilha dada de brinde...

Quem avisa

De preferência, o coordena-dor da comunidade, ou o presi-dente do conselho de pastoral.

É ele quem deve decidir o quê será avisado, fazer a redação do texto e providenciar uma pes-soa de boa leitura para ‘dar’ os avisos. O padre não deve ser o dono dos avisos (centralizador) e nem qualquer pessoa pode falar (vender) o que quiser.

Quando se avisa

Depois da oração pós-comu-nhão, antes da bênção final; não no momento da ação de graças.

O quê se avisa

“Terminada a oração depois da comunhão, podem ser feitas, se necessário, breves comunica-ções ao povo” (IGMR 123). Na igreja, se avisa aquilo que tem a ver com a evangelização, com a pastoral, com a catequese, com a liturgia... O público-alvo dos avisos são os fiéis presentes na celebração e não os ausentes; por isso, a mensagem tem que ser do interesse deles. O evento tem que ser da semana em curso. Não se avisa aquilo que vai acontecer num futuro muito longínquo. Uma cópia

da folha de avisos, impressa ou fotocopiada, dever ser afixada no quadro-mural; se alguém se interessou por algo e não con-seguir memorizar, pode conferir no quadro-mural.

O quê não se avisa

Anúncio de bingo, quermesse, mutirão, passeio, passeata, abai-xo-assinado... isso deve ser feito através de outro veículo, como panfleto, boletim impresso, cartaz afixado no quadro-mural. Aviso de missa noticia o que vai acontecer; notícia noticia o que aconteceu. Se os aniversariantes da semana forem chamados à frente, no mínimo se deve dar um presentinho para cada ani-versariante. Cantar ‘Parabéns’ para aniversariantes, só quando a equipe litúrgica sabe o nome completo do aniversariante e providenciou um presente para cada aniversariante.

Intenções da Missa

Em cada comunidade, o cos-tume é diferente. Normalmente, as intenções, por falecidos e outras, são lidas antes da missa. A leitura deve começar com antecedência suficiente para não atrasar o horário do início da celebração. As intenções não devem ser lidas depois do Hino de Louvor depois que o pre-sidente diz “Oremos” (IGMR 32). Às vezes, é constrangedor dizer “quem encomendou” a missa, porque parece comércio. Também é delicado o padre ressaltar alguma das intenções, deixando as outras de lado. Por isso, cada comunidade tem que analisar o procedimento com as intenções de missa, bem como das espórtulas.

Esse artigo foi publicado na

Revista Paróquias & Casas Re-ligiosas, Promocat, São Paulo-SP, na edição n. 14, Setembro/Outubro 2008, página 48.

formação lITúrgIca

Page 4: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

4 Novembro 2012

enTrevIsTa

entrevista com Padre douglas Pinheiro de lima

Padre Douglas Pinheiro de Lima é vigário da Paróquia

Santa Isabel, em Osasco. Tam-bém pós-graduando em Doutri-na Social da Igreja e é o respon-sável pelo trabalho com o ecu- menismo na diocese de Osasco.

O que é realmente o ecumenismo?

Um dos objetivos principais do Concílio Vaticano II foi a reintegração de todos os cristão, segundo a Unitatis Redintegra-tio 1. Para isso o Magistério nos tem orientado nos últimos 50 anos pós-conciliares acerca da necessidade de uma busca sempre mais acentuada pela unidade entre aqueles que pro-fessam a messianidade de Jesus, pregam o kerigma comum, a fé trinitária, o lugar privilegiado da Escritura Sagrada e tantos outros pontos que constituem as bases da fé cristã. Diferente do diálogo inter-religioso que busca unidade entre membros de religiões diversas (cristãs ou não), o Ecumenismo é este movimento no qual se busca a unidade entre igrejas exclusiva-mente cristãs. Para isso ocorrem encontros, debates e reuniões diversas para se colocar em pau-ta comum aqueles elementos da fé que nos unem que, diga-se de passagem, são mais numerosos do que aqueles que nos separam (UR 4). É bom que se entenda que estes encontros ecumênicos não são uma espécie de frequên - cia de católicos em cultos evan-gélicos ou Missas nas quais pastores se sentam no presbi-

tério ao lado dos padres ou pregam a Pa-lavra na li-turgia. Não é nada disso! Digo dessa forma porque aqueles que nos atacam por fazer este

trabalho ao entender que é des-se tipo que eles têm em mente quando se fala em ecumenismo. Se fosse realmente isso, nem eu mesmo faria parte do movimen-to ecumênico. Este trabalho não intui de forma alguma confundir os credos de cada comunidade cristã e muito menos fazer com que cada uma renuncie a uma parcela de sua convicção reli-giosa em nome de uma política de boa vizinhança.

Qual o objetivo concreto deste trabalho?

O objetivo é proporcionar ambientes nos quais católicos e evangélicos protestantes pos-sam conviver em atmosfera de fraternidade e comunhão, na oração e na leitura da Palavra. Para muitos, isto soa como uma quimera, algo impossível ou utópico, mas para nós do mo-vimento ecumênico não é outra coisa senão um fato, algo que já temos experimentado numa série de eventos já ocorridos. Cabe aqui ressaltar que o que se pretende com o ecumenismo não é a capitalização de evan-gélicos para a Igreja católica. O ecumenismo visa figurar aquela unidade plena desejada por Jesus, pois muitos não creem no Evangelho em virtude da di-visão dos cristãos. Essa divisão foi feita por nós homens. Ela é fruto do nosso pecado, sem que na história tenha faltado culpa tanto de católicos quanto de protestantes (UR 3). Só Deus pode sanar as consequências de nosso pecado, e é por isso

que nos encontramos. Só se estivermos junto em oração, como no Cenáculo, é que o Es - pírito poderá restaurar essa uni-dade plena outrora maculada por nossos caprichos e pecados históricos. Nos encontramos pa - ra estarmos juntos, e pronto.

Por que tantos criticam este trabalho e o veem com tanta estranheza

e preconceito?

Penso que isso se dê por pelo menos três razões. A primeira delas é por total desconheci-mento daquilo que de fato vem a ser o ecumenismo. Geralmente são pessoas que não visitaram os textos do Vaticano II a res-peito disso e por ideologias próprias discordam da eclesio-logia contida nos textos conci-liares, chegando, com isso, a se posicionarem não só contra as iniciativas ecumênicas, mas contra tudo aquilo que é a real ortodoxia da fé católica. Essas pessoas têm problemas não só com ecumenismo, mas com a liturgia de Paulo VI, com as estruturas pastorais criadas pa ra beneficiar a salvação do nosso povo. Enfim, o problema delas não é com o Ecumenismo propriamente dito, mas sim com o Concílio Vaticano II. A segunda razão é a corrente distorção conceitual. Quando se fala em ecumenismo, algu-mas pessoas já confundem com diálogo inter-religioso, que é o diálogo entre cristãos e ou-tras religiões não cristãs (aliás também previsto pelo Vaticano II na Nostra Aetate). Já acham que são encontros com pais de santo, bruxas ou coisa do tipo. Criam uma ideia de ecumenis-mo sem nem mesmo saber o que realmente é. Outros acham que o padre vai rezar uma missa e fazer aquelas “inculturações” descabidas em nome de uma unidade de credos. Outro ab-surdo! Mas uma terceira razão

ainda é possível. Aqueles que possuem insuficiente catequese e falta de profundidade na pró-pria fé católica acaba por ver como um perigo a aproximação com pessoas de outras religiões, pois tal atitude seria nociva à nossa fé e nos confundiria as ideias. De fato, para quem não tenha consistência no próprio catolicismo, penso que muito mais urgente do que dialogar com evangélicos é a necessida-de de estudar sobre sua própria Igreja. Ecumenismo é alimento sólido. Não pode ser dado pra quem não tem como digerir. Antes de tudo, o ecumenismo é um dom do Espírito para ser posto a serviço da unidade da Igreja. Quem não recebeu este dom não tem como apreciá-lo de fato, e o verá com estranheza. Só peço aos que não simpati-zam com este dom, que orem por nós ao invés de atacar; que estudem ao invés de disseminar ideias equivocadas e que peçam ao Santíssimo Sacramento o discernimento adequado sobre o que por amor a Igreja Cató-lica temos feito de ecumênico. Nossas crises eclesiológicas não se curam em debates, mas no sacrário.

De que maneira este trabalho está se concreti-zando em nossa Diocese?

A pedido de nosso bispo, D. Ercílio, formamos um grupo de formação de consciência ecu-mênica composto por católicos que se reúnem mensalmente para trocar experiências de contato com irmãos evangéli-cos na família, no trabalho e em diversas circunstâncias. Ali estudamos os documentos do Magistério que nos orientam na prática do ecumenismo. Ade-mais, membros deste grupo já puderam representar a Diocese de Osasco em eventos ecumê-nicos promovidos no estado de São Paulo. Tivemos simultane-

amente dois encontros no fim de semana dos dias 24, 25 e 26 de agosto. Um deles foi o en-contro ecumênico do Regional Sul I promovido pelo CONIC (Conselho Nacional de igrejas cristãs) na cidade de São Pedro. Ali se encontraram membros de igrejas cristãs históricas (Cató-licos, ortodoxos, presbiterianos, batistas, luteranos, anglicanos, metodistas etc). O outro foi o ENCRISTUS (Encontro de cristãos por unidade e santida-de) que consiste num diálogo bilateral entre católicos de ex-periência carismática e evangé-licos pentecostais e renovados. No ENCRISTUS se busca um diálogo de cunho formativo e espiritual com prática de dons carismáticos e muitos louvores, elementos característico de to-dos os cristãos que seguem tal espiritualidade em suas igrejas.

Temos aqui algumas fotos destes encontros e desde já convidamos a todos para que participem conosco desta in-ciativa tão desejada pela Igreja e incentivada por nosso pai e pastor D.Ercílio. Como por en-quanto temos um grupo ainda pequeno de pessoas envolvidas, os trabalhos do movimento ecu-mênico têm se concentrado na região Santo Antônio. Todavia, muito em breve teremos signi-ficativas atividades nas demais regiões, pois em todas tem sur-gido fieis católicos interessados, bem como pastores evangélicos e membros de suas respectivas igrejas movidos pelo desejo de comunhão.

Nosso primeiro encontro ecu-mênico (católicos e evangélicos) aconteceu no dia 20 de outubro às 9h na Comunidade Carisma (Rua São Bento, 270, Quitaúna, Osasco-SP). Ali vivemos com todos este momento de graça em que o Espírito moveu cora-ções para cumprirem a vontade de Cristo: “Que eles sejam um para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21).

Page 5: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

5Novembro 2012

TeologIa PasToral

curso de Teologia Pastoral para leigos – ano 2013

O Curso Teológico Pastoral na Diocese de Osasco pre -

tende desde de 1992 ser um con-tributo de formação para leigos atuantes na pastoral, evangeli-zação e missão da nossa Igreja. Através de conteúdos, de estu-dos bíblicos, doutrinais, sociais e pastorais pretende formar e colaborar com a formação de leigos e leigas comprometidos com a vida da Igreja e com o testemunho na sociedade, na prática Pastoral e na Evange-lização.

Datas das reuniões preparatórias para os novos alunos em 2013

• 30/10/2012 – terça-feira às 20 horas – somente em Osasco.

• 13/11/2012 – terça-feira às 20 horas – somente em Osasco.

• 27/10/2012 – sábado às 9h – em todos os Centros de Teolo-

gia (Barueri, Cotia, São Roque e Osasco).

• 10/11/2012 – sábado às 9h – em todos os Centros de Teo-logia (Barueri, Cotia, São Ro-que e Osasco).

• 19/02/2013– terça-feira às 20 horas – somente em Osasco.

• 16/02/2013 – sábado às 9h – em todos os Centros de Teolo-gia (Barueri, Cotia, São Roque e Osasco);

Locais das reuniões preparatórias e inscrições para o curso de teologia

para leigos em 2013

1. Barueri (Jardim Belval – Paróquia

Nos sa Senhora das Graças)

• Cícero tel.: 4142-5346 / 99943-1079 [email protected]

• Alcindo tel.: 4144-3285 / [email protected]

2. Cotia (Paróquia Nossa Senhora do

Monte Serrat)

• Vagner tel.: 4158-4589 / 98665-7533 [email protected]

• Sheila [email protected]

3. Em São Roque (Capela São José)

• Ignez tel.: 4718-1819 / [email protected]

4. Em Osasco (Catedral Santo Antônio)

• Alice tel.: 3609-6259 / 99782-3166 [email protected]

• Cristina tel.: 3608-7443 / 97212-3180 [email protected]

O Curso Teológico Pastoral iniciará suas atividades no dia 02/03/2013 – para as turmas de sábado, em todos os Centros de Estudo; e no dia 05/03/2013 na semana somente em Osasco.

Haverá um custo de R$ 8,00 (Oito reais) e o aluno(a) deverá apresentar duas fotos 3x4 para confecção de crachá e ficha cadastral;

O(a) aluno(a) ou a Paróquia que não puder arcar com este custo, por gentileza, procure a Coordenação do Curso em seu Centro de Estudo;

Mensalmente será solicitada uma colaboração no valor de R$ 5,00 (cinco reais) utilizados em gastos diversos com o pró-prio Curso.

Devolução das fichas

• Preencha sua ficha de ins-crição devidamente. Não se es - queçam que é necessário a assi-natura do Pároco e do Conselho Pastoral da sua Paróquia em sua ficha de inscrição, para que o mesmo possa aprovar e acom-panhar sua participação no Curso;

• Não se esqueça que priorizar a formação é você se qualificar melhor para o seu trabalho na Comunidade, Paróquia e Diocese;

• As fichas deverão ser devol-vidas até 19/01/2013 em todos os Centros (Barueri, Cotia, São Roque e Osasco) e no dia 22/01/2013 somente em Osasco (semana), e/ou em 16/02/2013 e na semana 19/02/2013 somente em Osasco.

• Quaisquer dúvidas entrem em contato com a Coordenação local ou Coordenação Geral nos telefones e e-mails informados.

Page 6: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

6 Novembro 2012

noTícIas

bento XI abre o ano da fé: “redescobrir a alegria de crer!”

Exatamente cinquenta anos depois da abertura do Con-

cílio Vaticano II, o Papa celebrou na manhã de quinta-feira, 11,

a abertura do Ano da Fé, por ele convocado com o objetivo da Nova Evangelização e com o olhar dirigido ao futuro e ao novo legado do Concílio. Bento XVI presidiu a Missa com um total de 400 concelebrantes: 80 cardeais, 14 padres conciliares, 8 patriarcas de Igrejas orientais, 191 arcebispos e bispos sinodais e 104 Presidentes de Conferên-cias Episcopais de todo o mundo. Estavam também presentes na Praça São Pedro Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constan-

tinopla, e o Primaz da Comunhão Anglicana, Rowan Williams.

O Papa iniciou sua homilia explicando que a celebração desta manhã foi enriquecida com alguns sinais específicos: a procissão inicial, recordando a memorável entrada solene dos padres conciliares nesta Basílica; a entronização do Evangeliário, cópia do utilizado durante o Concílio; e a entrega, no final da celebração, das sete mensagens finais do Concílio e do Catecismo da Igreja Católica.

Bento XVI disse que o Ano da fé tem uma relação coerente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magis-tério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um “Ano da Fé”, em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a huma-nidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre.

Por fim, o Papa recordou que no dia 11 de outubro de 1962,

celebrava-se a festa de Santa Ma-ria, Mãe de Deus. “Que a Virgem Maria brilhe sempre qual estrela no caminho da nova evangeliza-ção. Que Ela nos ajude a pôr em prática a exortação do Apóstolo Paulo: ‘A palavra de Cristo, em toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros, com toda a sabedoria... Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus. Por meio dele dai graças a Deus Pai’”.

Fonte: Radio do Vaticano

ano da fé inaugurado no brasil na solenidade de nossa senhora aparecida

Segundo informou o portal A12, do Santuário Nacional,

o Ano da Fé, inaugurado oficial-mente pelo Papa Bento XVI no dia 11/10 foi aberto em âmbito nacional durante a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional no dia 12/10

com uma missa Solene. Na ce-lebração eucarística das 10h, o reitor do Santuário Nacional, Pe. Darci Nicioli, leu a mensagem especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assinada pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente da

CNBB e Arcebispo de Aparecida que se encontra em Roma con-vidado pelo Santo Padre, para concelebrar a Missa de Abertura do Ano da Fé e por isso não este-ve presente na solene Celebração de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

dom ercílio Turco abre o ano da fé na diocese de osasco

A Igreja particular na diocese de Osasco se reuniu no sá-

bado, dia 13/10, para a abertura oficial do ano da fé. A missa foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Ercílio Turco na Catedral Santo Antonio em Osasco. Em

sua homilia Dom Ercílio disse: “Entramos também em comu-nhão com o Santo Padre. Ele percebendo no mundo um vazio de espiritualidade, um deserto onde Deus, a vida são deixados de lado; ele conclama, ele chama

o mundo todo para repensar a fé. Diante dessa profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas, o sucessor de Pedro quis que tal iniciativa pudesse nos levar a re-descobrir o caminho da fé para fa-zer brilhar uma evidencia sempre maior a alegria e o renovado entu-siasmo do encontro com Cristo.” Para dom Ercílio, o ano da fé faz parte da percepção do Santo Pa-dre de uma humanidade que vive o vazio de espiritualidade: “No mundo vazio de espiritualidade somos convidados a fazer brilhar a nossa fé e o entusiasmo sempre renovado do encontro dom Cris-to. Por isso a fé está muito ligada a este encontro com Cristo. Por isso o santo Padre destacou que é necessário em empenho de toda Igreja mais convicto a favor da

evangelização. O encontro com Cristo e a nossa adesão é a fé. Esta adesão a Jesus nos leva a evangelizar; a traduzir ao mundo a nossa alegria de termos encon-trado Jesus; de termos feitos a experiência de Jesus . E como principais pontos de referencia para ajudar a todos que acreditam a confessar sua fé; confessar sua experiência de Cristo e celebrá-la na liturgia, testemunhá-la na vida foram indicados dois instrumen-tos, dois caminhos: os textos e en-sinamentos do Concilio Vaticano II que nos estamos comemorando os 50 anos da sua realização e o catecismo da Igreja Católica do qual estamos comemorando o vigésimo aniversário. Portanto, testemunhar a fé encontra este duplo caminho que nos ajuda,

os textos do concilio, sempre atuais disse o papa Bento XVI e o catecismo da Igreja Católica. A fé em Jesus Cristo, que vem dos apóstolos animada por um impulso anterior nos leva, de fato, a partilhar com todos a nossa fé a fim de preencher este vazio que existe nas pessoas e que existe também na Sociedade. E a Igreja é convidada então a peregrinar, entrar neste vazio do mundo, para testemunhar sua alegria de ter encontrado Jesus Cristo”, disse dom Ercílio turco em sua homilia. O ano da fé prossegue até o dia 24 de novembro de 2013 e muitas atividades serão realizadas nas paróquias para que de fato este ano da fé seja bem vivido.

Fonte: Gil Ortiz – Rádio Imaculada de São Roque

Page 7: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

7Novembro 2012

noTícIas

DATAS COMEMORATIVAS

NATALíCIA

NOVEMBRO

01/11 Ir. Maria Salete da Paixão, ffdp 8304/11 Frei Élbio Rodrigues Dias 8105/11 Ir. Rita Emilia Foggiatto, mad 5406/11 Ir. Lucia Alves de Almeida, fnsn 4807/11 Ir. Juliana Campos, cfnsm 07/11 Ir. Graciana (Josefina de Lourdes), toca 09/11 Pe. Dr. Gilvan Leite de Araújo 4509/11 Pe. Sebastião Correia 4610/11 Pe. Hélio Pedro de Souza 3811/11 Pe. Marcos de Oliveira Galdino 4313/11 Ir. Maria Helenice Silvestre, mc 7213/11 Ir. Thereza Cursino, mjc 16/11 Pe. Antônio Machado Ferreira 5016/11 Pe. Nilso Aparecido Motta 3617/11 Ir. Rosimeire Ferreira dos Santos 3218/11 Ir. Maria do Carmo Correia e Lima, ism 6218/11 Ir. Maria da Gloria Castro, mad 7720/11 Ir. Amadeu Silvério Fernandes, ocs 20/11 Pe. André Heyligers 6221/11 Ir. Maria de Fátima Ferreira, ffdp 4822/11 Pe. Pedro Bortolini, fdp 5523/11 Ir. Martha Izabel de Faria, jbp 8024/11 Ir. Apparecida Gandolfho, jbp 7624/11 Ir. Rosa Baggio, iscj 24/11 Pe. Geraldo Augusto de Oliveira 7229/11 Pe. Antônio Carlos Ribeiro 37

ORDENAçãO Ou PROfISSãO RELIgIOSA

04/11 Pe. Luiz Gonzaga Mello Camargo 6308/11 Pe. Raimundo Aristide da Silva, crl 2615/11 Pe. José Nilsonde Souza Santos, fdp 1515/11 Pe. Flávio Soares Lopes 1115/11 Pe. Marcelo Pereira da Silva 1115/11 Pe. Marcos Antonio Funchal 1115/11 Pe. Adilson Dias Rampaso 0915/11 Pe. Nilso Aparecido Motta 0915/11 Pe. Osmar Alves Souza 0915/11 Pe. Rogério Lemos 0915/11 Pe. Sebastião Correia 0915/11 Pe. Sérgio Luis Medeiros 0916/11 Pe. Antônio Carlos Ribeiro 1016/11 Pe. Fabio Augusto Trigo 1017/11 Pe. Odair José Rodrigues 18/11 Pe. Paulo Ferreira Pimentel 2820/11 Pe. Arnaldo Balbino dos Santos 1322/11 Pe. Adinael Carlos Miguel 1422/11 Pe. Antônio Machado Ferreira 1422/11 Pe. Benedito Aparecido Cesário 1422/11 Pe. José Pereira da Silva, cr 1422/11 Pe. Marcos de Oliveira Galdino 1423/11 Pe. Luiz Gonzaga de Santana 2824/11 Pe. Túlio José Giacomini 16

cientistas que promovem uso de células tronco adultas recebem

Prêmio nobel de medicina

O japonês Shinya Yamanaka e o britânico John Gourdon

obtiveram o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2012 por terem descoberto que as célu-las especializadas amadurecidas podem ser reprogramadas para converter-se em células capazes de desenvolver-se em qualquer tipo de tecido do corpo.

Uma descoberta que “revolu-cionou nossos conhecimentos sobre como se desenvolvem as células e os organismos” e que ajudou a melhorar o estudo das enfermidades e a desenvolver novos “métodos de diagnose e terapia”, informou na segunda-feira, 8 de outubro, a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska.

Sir John B. Gourdon nasceu em 1933 em Dippenhall (Reino Unido). Depois de doutorar-se na Universidade de Oxford em 1960 e fazer o pós-doutorado

no Instituto de Tecnologia de Califórnia (Es-tados Unidos), incorporou-se à Universida-d e b r i t â n i c a de Cambridge em 1972, onde exerceu o car-go de professor de Biologia Ce-

lular. Atualmente pertence ao Gourdon Institute de Cam - bridge.

Por sua parte, Shinya Yama-naka nasceu em Osaka (Japão) em 1962. Depois de formar-se como cirurgião ortopédico na Universidade de Kobe, exerce atualmente o cargo de professor na Universidade de Tóquio. Se-gundo o comunicado do Instituto Karolinska, Gourdon descobriu em 1962 que a especialização de células é reversível. Esse ano, o cientista britânico substituiu o núcleo de uma célula não ama-durecida do ovo de uma rã pelo núcleo de uma célula intestinal amadurecida do animal, resul-tando em um ovo modificado que acabou eclosionando em um girino normal.

Esse descobertas lhe permiti-ram chegar à conclusão de que “o DNA da célula amadurecida

ainda tinha toda a informação necessária para desenvolver todas as células na rã”.

Por sua parte, Shinya Yama-naka descobriu mais de quarenta anos depois, em 2006, que as células amadurecidas intactas de um camundongo podiam ser reprogramadas para converter-se em células não-amadurecidas. Para sua surpresa, comprovou sua teoria introduzindo alguns gens para reprogramar as células ama-durecidas até convertê-las nas chamadas “células pluripoten-tes”, nome com o qual se conhece as células não-amadurecidas com capacidade para desenvolver-se em distintos tipos de tecido do organismo.

Estas descobertas “mudaram totalmente nossos pontos de vista sobre o desenvolvimento e a especialização celular” e de - monstraram “que as células ama- durecidas não têm por quê fi-car confinadas para sempre em seu estado especializado”, afir-mou o comunicado do Comitê Nobel.

Graças à reprogramação das células humanas, “os cientistas criaram novas oportunidades para estudar enfermidades e para desenvolver métodos de diagnose e terapia”, acrescentou o texto.

Fonte: ACI/Europa Press

“A confissão é o primeiro alicerce da Evangelização”

Os trabalhos da 13º Assem-bleia Geral do Sínodo dos

Bispos sobre a Nova Evangeli-zação foram abertos na manhã desta segunda, 8, com a oração das Laudes, presidida pelo papa

Bento XVI, na Sala Paulo VI. O santo padre destacou a impor-tância da confissão, colocando-a como o primeiro alicerce da Evangelização.“O lugar da con-fissão é o coração e a boca, ou seja, a fé não é apenas uma rea-lidade do coração, mas deve ser comunicada, confessada; tende a ser pública, como o fogo que se acende e se alastra, gerando novas chamas. É necessária a coragem da palavra. A confissão

é o primeiro alicerce da Evangeli-zação, e não é uma coisa abstrata. Tornando-se visível, é a força do presente e do futuro”. Para o papa, é importante que no latim cristão, a palavra ‘professio’ te-nha sido substituída pela ‘confes-sio’, palavra usada nos tribunais, em processos, e que traz consigo um elemento martiriológico: o testemunho, o risco da morte, a disponibilidade de sofrer

Fonte: Redação / Canção Nova

Page 8: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

8 Novembro 2012

noTícIas

PERguNTE AO PADREPor que rezar pelos mortos?

Responde: Padre Hélio Pedro de Souza é pároco da Paróquia Cristo Rei e assessor diocesano do Movi-mento da Renovação Caris mática Católica.

Na Oração Eucarística da Santa Missa sempre rezamos pelos que partiram desta vida,

A Igreja Católica sempre rezou pelos fiéis defuntos, em todas as orações eucarísticas na Santa Missa, lá existe sempre a intenção por todos aqueles que já partiram desta vida, nas Exéquias que celebra também recomenda-se que Cristo per-doe os pecados do falecido e que o receba na Glória celeste.

A Igreja nos convida a rezar pelos mortos, a oração de sufrá-gio esta situada na oração do corpo místico... por isso a Igreja recomenda a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e o sufrágio como testemunho de esperança confiante, apesar do sofrimento pela separação dos entes queridos. (LR. N. 45 DE 10/11/91).

Também o Catecismo da Igreja Católica expressa esse convite a oração pelos mortos:

“A comunhão com os falecidos = Reconhecendo cabalmente” este comunhão, com todo o corpo místico de Jesus Cristo, a IGREJA TERRESTRE, desde os tempos primevos da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (...), e, já é um pensamento santo e salutar rezar pelos defun-tos para que sejam perdoados de seus pecados (2 Mc 12,46), também oferecer sufrágios em favor deles. Nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz sua intercessão por nós. (CIC 958)

Como esta citado no Catecismo a Sagrada Escritura em II Macabeus expressa esse convite a rezar pelos mortos: “Eis por que ele (Judas Macabeu)”.

faça sua pergunta ao padre: [email protected]

Bento XVI declarou São João de Ávila e santa Hildegarda de bingen doutores da Igreja

O Papa Bento XVI declarou no dia 07/10, como Douto-

res da Igreja Universal o santo sacerdote espanhol São João de Ávila e a monja alemã da Ordem de São Bento, Santa Hildegarda do Bingen.Em uma cerimônia que precedeu na inauguração da XIII Assembleia Geral Ordi-nária do Sínodo dos Bispos, na Praça de São Pedro repletas de

bandeiras espanholas e alemãs o Santo Padre indicou que a nomeação ocorre “acolhendo o desejo de muitos irmãos no Episcopado e de muitos fiéis do mundo inteiro”.O Papa também indicou que esta declaração como Doutores da Igreja recebeu “o pa-recer da Congregação das Causas dos Santos”.Assim, a declaração dos novos doutores da Igreja se

produziu “com a plenitude da autoridade apostólica”, depois de uma longa reflexão e tendo alcançado a “plena e segura convicção”. Após anunciar em maio deste ano, a nomeação que teve lugar no dia 07 no Vaticano o Papa afirmou sobre os novos doutores: “Sobretudo, à luz do projeto de uma nova evange-lização, a qual será dedicada a já mencionada Assembleia do Sínodo dos Bispos, e a vigília do Ano da Fé, estas duas figuras de Santos e Doutores são de considerável importância e atua-lidade. Também nos nossos dias, através dos ensinamentos deles, o Espírito do Senhor ressuscitado continua a fazer ressoar Sua voz e iluminar o caminho que conduz a esta Verdade que unicamente pode nos tornar livres e dar sen-tido pleno a nossa vida”.

Fonte: ACI/EWTN Noticias

500 mil pessoas pediram “aborto Zero” na espanha

Por volta de 500.000 pessoas inundaram as ruas de diver-

sas cidades da Espanha, nas mais de cem concentrações coordena-das no marco da Marcha Inter-nacional pela Vida, pedindo ao governo que a reforma da lei do aborto conclua na proclamação do único número de abortos razo-

áveis, o Aborto Zero. Conforme informaram os organizadores, às 13 horas, do dia 07/10, mais de 300.000 defensores da vida já tinham enchido as principais ruas de Madri.

Os manifestantes expressaram arengas como “Rajoy ou Zapa-tero, queremos Aborto Zero”,

“Espanha protege ao nascituro”, “Sim à Vida, aborto zero”. A Dra. Gádor Joya, porta-voz da plata-forma espanhola Direito a Viver, manifestou que “não queremos 120.000, nem 100.000, nem 50.000, queremos Aborto Zero! E vamos conseguir!”. “O que o governo não fizer agora dificil-

mente poderá fazer depois. E o que fez até agora foi graças a vós. Por isso temos que continuar”, pediu aos milhares de defensores da vida congregados em Madri. Joya assinalou que esta Marcha Internacional pela Vida “não é uma manifestação a mais. É ‘a’ manifestação”.

A líder pró-vida assinalou que a Espanha tem um governo que diz querer defender a vida do nascituro, por isso pediu “que o façam já, e que o façam de verdade”. “Queremos uma re-forma urgente e profunda da lei do aborto”, disse. Joya remarcou que o direito à vida deve sempre “prevalecer frente a todo o resto, porque sem ele nenhum direito tem sentido”.”Não queremos, se-

nhor Rajoy, mais fetos sendo tritu-rados com a proteção de uma lei como a atual. Está em suas mãos exportar ao mundo um exemplo de progressismo e modernidade”.

O desejo dos defensores da vida, explicou Joya, é “que falem da Espanha porque somos um país que sabe proteger como nin-guém aos mais débeis. Sabemos que podemos fazer história se deixarmos os complexos de lado e olharmos a nossos vizinhos da Europa orgulhosos porque temos claro como defender a vida”. Aos defensores da vida presentes, a porta-voz do Direito a Viver lhes destacou que “temos que ser valentes, temos que ser coerentes. Esse é o caminho”.

Fonte: ACI/EWTN Noticias

Page 9: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

9Novembro 2012

noTícIas

Gratidão pelo ComVocação 2012Na noite do dia 26 de setembro, na casa de Filosofia

do Seminário São José, a Comissão Amigos do Se-minário organizou um pequeno coquetel para todos os coordenadores do ComVocação 2012.

Durante a noite, os ganhadores da Ação entre Amigos se fizeram presentes e receberam seus respectivos prêmios e os agradecimentos pela colaboração com o Seminário Diocesano.

Padre Henrique, coordenador geral do evento, em breves palavras, manifestou a importância de cada equipe dentro

D. Ercílio recebe Título de Cidadão JandirenseNo dia 24 de setembro D. Ercílio celebrou uma missa

na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Jandira, con-celebrando o Pe. Roberto Fornoni, Pe. Roberto Maver e Pe. João Carlos, neste mesmo dia D. Ercílio e Pe. Roberto receberam do poder Legislativo de Jandira o Título de Cidadania.

Esta iniciativa surgiu quando D. Ercílio fez a Visita Pastoral ao município de Jandira no mês de março, o autor do projeto foi o Vereador Reginaldo Camilo, tam-bém estavam presentes o Presidente da Câmara Wesley

assembleia diocesana trata 1ª urgência do Plano PastoralEstamos no Ano da Fé e pós Sínodo dos Bispos que se

debruçou sobre a “Nova Evangelização”. Momento singular na vida da Igreja, pois atualmente precisamos testemunhar a fé única e eterna mais com novas formas, pois o contexto é outro, como nos dizem as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, uma “mudança de época”.

Neste sentido, a nossa Diocese de Osasco realizou, no dia 22 de setembro, a Assembleia Diocesana com o objetivo de aprofundar a Primeira Urgência do 7º Plano de Pastoral: “Igreja Diocesana em estado permanente de Missão” e definir os organismos que possam auxiliar no trabalho da mesma e estruturar o COMIR e o COMIDI. Dom Ercílio na sua motivação disse: “não é mais uma assembleia é “A” Assembleia, pois é para criar mediação de instrumentos para organizar a ação missionária” e acrescentou “precisamos de garra, coragem e entusiasmo para evangelizar”.

Posteriormente o Pe. Sebastião do Reis junto com os pa-dres Riomar Aristides, Geraldo Augusto, José Aparecido,

envio dos coroinhas: nossa senhora de monte serrateNo sábado, dia 25 de agosto de 2012, Pe Odair José Rodrigues, pároco da paróquia de Nossa Senhora Do Monte

Serrate, em Cotia, enviou 125 coroinhas a serviço do altar. Dentre estes 74 são coroinhas, 34 são acólitos e 17 são cerimoniários.

A Solenidade em honra e louvor a São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, contou com a presença de cerca de 500 pessoas entre coroinhas, padrinhos e convidados.

Foi uma celebração emocionante, onde leitores, salmista e cantores foram servidos por coroinhas. A emoção tomou conta na benção das vestes, na ladainha de todos os santos e santas de Deus e nas promessas que todos os coroinhas fizeram ao Senhor da Messe.

Fonte: Seminarista Thiago Wesley de Oliveira

Marques Teixeira, e os vereadores Maura, Reginaldo, Gerson, Geraldo, Paulinho, a Sra. Prefeita Anabel Sabatine entre outras autoridades. O Sr. Pedro ex-vereador disse: “para nós é uma grande alegria e agradecemos primeiro a Deus e depois a Câmara Municipal de Jandira por esta iniciativa, pois estes dois grandes homens merecem este Titulo”. Dom Ercílio por sua parte agradeceu e disse às autoridades presentes que ele confia e que tem a certeza que sempre estarão lutando para que Jandira seja uma cidade de paz, uma cidade onde Deus habita.

da organização, que ajudou a transformar o ComVocação no maior evento diocesano. A recepção contou com a presença dos seminaristas das três casas de formação, dos diáconos e dos padres: Henrique, Cássio, Romildo, Flávio Soares, Marcos Funchal e Douglas Crispim. A noite encerrou-se com a confraternização de todos os presentes e com uma passagem de fotos das nove edições desse grande evento em prol das vocações.

Fonte: Seminarista Thiago Jordão

Juscelino Gomes, Gilmar Raimundo e Sergio de Medeiros, responsáveis nas regiões pela ação missionária, deram um relatório das atividades missionárias que existem nas paróquias de nossa diocese além dos testemunhos que os leigos deram de suas experiências.

No momento da Plenária o Pe. Dorival Ferreira (CRL) fez uma explanação sobre a missão de Jesus de anunciar, “Jesus anuncia um reino concreto que leva a uma mudan-ça, a uma transformação” e encerrou ressaltando que “o encontro com Jesus é restaurador, pois a sua saudação já ressuscitado é A PAZ ESTEJA COM VOCÊS (esta é uma característica missionária). Ele sempre revigora em nós o Dom de Deus, cabe a nós levar o anuncio onde quer que nos encontremos, pelo testemunho”. Prosseguindo nos reunimos em grupos por Regiões Pastorais para avaliar a nossa realidade na ação pastoral e também eleger os repre-sentantes do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano).

Ao final da Assembleia Dom Ercilio realizou a Celebra-ção de envio dos membros do COMIDI e entregou-lhes a Cruz com esta oração “Recebam caros filhos e filhas,

membros dos Conselhos Missionários, este símbolo do amor de Cristo e da nossa fé. Vão e animem toda Dio-cese a anunciar o Cristo Crucificado, poder e sabedoria de Deus”.

Fonte: Irmã Leticia, MJS

Page 10: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

10 Novembro 2012

noTícIas

diocese de osasco cria nova Paróquia Oliveira, Arnaldo Balbino, Mauricio José, Douglas Dias e Pe. Carlos. Também prestigiaram o evento os padres Ubira-jara Vieira e Eduardo Gonçalves. A paróquia foi constituída pelas comunidades Nossa Senhora Aparecida e Santa Clara (Pe. Otto) e Santa Inês (Pe. Adinael Carlos). Após a Leitura do Decreto de Criação proferida pelo padre José Ailton, Coordenador da Região Santo Antonio, foi declarada ofi-cialmente por Dom Ercílio a Instalação da nova paróquia. Por meio do Rito de Tomada de Posse o novo pároco, Pe. Max André, renovou suas promessas sacerdotais e recebeu das mãos do bispo as chaves da igreja, a estola e a chave do sacrário, seguida de uma breve adoração; recordando que a Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã. Em sua homilia, Dom Ercílio falou sobre dois acontecimentos da Igreja o Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização. Ressaltou que “precisamos de entusiasmo, a nossa fé tem que ser forte e esclarecida, é momento de dar razão de nossa fé com o testemunho”. Em relação à

missão do pároco, afirma que ela se faz de coisas pequenas e simples, mas que podem se tornar grandes. No entanto, isso só depende de nossa fé e disposição.

Ao final da Santa Missa, Pe. Max fez seu discurso de agradecimentos, primeiramente a Deus “que é Bondade, Justiça e Misericórdia, e por isso todas as suas ações são em si boas, justas e misericordiosas”. Continuou, agradecendo a Dom Ercílio por seu cuidado paternal e aos padres, diáco-nos, seminaristas, religiosas, aos seus familiares e amigos e também a nova paróquia pela recepção e carinho. Por fim, reiterou seu compromisso junto aos paroquianos de realizar sua missão “em unidade e comunhão com a Igreja” e, sobre-tudo que “possamos chegar ao nosso único objetivo que é Cristo, o Sumo e Eterno Pastor de nossas almas”, completou.

Após a celebração o pároco recebeu os cumprimentos da comunidade que com grande dedicação preparou-lhe uma belíssima recepção no salão.

Fonte: Meire Elaine – Pascom Diocesana

Paróquia de São Roque abre solenemente o Ano da FéA Paróquia São Roque, na cidade de São Roque , no

dia 14 de outubro, celebrou solenemente, o início do “Ano da Fé”, que será intensamente vivido por meio das Novenas das Festas de Agosto e do Divino Espírito San-to, bem como das festividades nas nossas Comunidades, Formação Continuada com o nosso Pároco Pe. Daniel Balzan e tantas outras atividades paroquiais.

O encerramento do “Ano da Fé” será na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. Portanto, este Ano é uma ocasião propícia para que todos os fiéis compreendam mais pro-fundamente que o fundamento da fé cristã é “o encontro

com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo... Também nos nossos dias, a fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar” para que o Senhor “conceda a cada um de nós viver a beleza e a alegria de sermos cristãos”. Cristo é nosso Senhor, o qual nos convida a contemplar o mundo e seus irmãos com novos olhos! Maria, a Mãe da Igreja e nossa Mãe, foi proclamada “Feliz porque acredi-tou” (cf. Lc 1,45)! Desejamos que este “Ano da Fé” suscite em cada um de nós, assim como em Maria, o desejo de proclamar, com fé e esperança: “Eu creio, nós cremos”!

Fonte: Thaíza Thiemi Kono

Paróquia rainha santa Isabel promove retiro para agentes A Paróquia Rainha Santa Isabel (Parque Viana - Ba-

rueri), reuniu-se no dia 09 de Setembro para o seu retiro pastoral paroquial. Este retiro aconteceu na Casa das Irmãs Pastorinhas, situada em Osasco.

O retiro teve como tema central “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”, do qual o conferencista foi o Seminarista da Teologia Denis Alves, que conduziu entre reflexões e desertos este dia de oração. Estavam presentes 62 membros de pastoral. Também estiveram presente

assessorando o retiro Diácono Gilson ( salesiano) que exerce sua pastoral na mesma paróquia e o seminarista de filosofia Leandro Procópio. Também no horário do almoço o Pe. Valdivino, o pároco, pôde prestigiar a alegria do retiro.

O retiro teve seu término ao final da tarde com a cele-bração da missa presidida pelo Padre Américo ( salesiano) que com sua simpatia e dinamismo encerrou este dia com chave de ouro.

Padroeira de cotia é celebrada solenementeNo dia 08 de setembro de 2012, é celebrada a Solenidade

da Natividade de Nossa Senhora. E um dos títulos da Virgem Santíssima é de Nossa Senhora do Monte Serrate, esta adotada como a padroeira da cidade de Cotia. Presidiu a celebração Padre Odair e concelebrou Padre Assis, pároco e vigários desta paróquia que completou 299 anos.

Com o tema “Maria, Mestra e Mãe da Igreja, anunciamos a palavra de Deus” a paróquia caminha rumo aos 300 anos com muita alegria e ansiedade preparando uma grande festa para 2013. Foi um final de semana muito agitado, com bandas regionais, shows, barracas, festival, gincana, etc.

Encerrando as festividades litúrgicas a paróquia contou com a presença de Dom Ercílio. Seu carinho para com os paroquianos foram de profunda emoção. Pe. Odair ao final da celebração agradeceu a presença de Dom Ercílio dizendo “Em nome da Paróquia N. Sra. do Monte Serrate, queremos agradecer à Deus por nos enviar este homem, generoso, sá-bio e iluminado para proteger e amparar suas ovelhas a ele confiadas. Obrigado Dom Ercílio por sua dedicação com os diocesanos de Osasco. Que Nossa Senhora sempre interceda por ti junto ao seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Fonte: Sem. Thiago Wesley de Oliveira

Aconteceu, no dia 21 de setembro, a missa de Instala-ção da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro

Jaguaribe em Osasco. Também foi realizada a posse do seu primeiro pároco, Pe. Max André de Souza. A cele-bração contou com a participação de familiares, amigos, religiosos(as), seminaristas e paroquianos de diversas comunidades. A missa teve início as 20h celebrada pelo bispo diocesano Dom Ercílio Turco. Concelebraram os pa-dres Raimundo Otto, José Ailton Ribeiro, Everaldo Felix, Eduardo Aparecido, Marcos A. Funchal, José Eduardo de

Page 11: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

11Novembro 2012

vIsITa PasToral

visita Pastoral na Paróquia santa ritaA visita se iniciou na Igreja matriz estando reunidos os fiéis. D. Ercílio foi acolhido pelo Pe. Edileis na entrada da Igreja lhe foi apresentado o Crucifixo e aspergiu as pessoas,

depois se dirigiu até o Sacrário e após uma breve oração cumprimentou as pessoas e escutou o histórico da comunidade.

Visita Pastoral Paróquias Sagrado Coração de Jesus e n. sra. aparecida – dias 12 e 13 de setembro de 2012

Dom Ercílio foi acolhido na Igreja matriz onde o Pe. Othoniel junto com um grande número de fiéis esperavam pelo Bispo. Ao entrar na Igreja, o pároco apresentou o crucifixo e a água benta, o Bispo, depois de aspergir ao povo se dirigiu até o Sacrário onde se fez uma oração bem preparada pela comunidade.

Paróquia santa edwiges é instalada em carapicuíba Santa Edwiges, a mais nova paróquia de Carapicuíba, já está atendendo os devotos na Estrada do Copiúva, 1.165, Vila Prosperidade. A missa de inauguração foi presidida

pelo bispo diocesano Dom Ercilio Turco, o qual exortou a todos acerca da importância da vida comunitária e do acolhimento dos fiéis leigos e do sacerdote, lembrando dos ensinamentos de Jesus Cristo e do testemunho de Santa Edwiges, a “Santa dos endividados”. A nova paróquia foi desmembrada da paróquia Santa Rita de Cássia e tem como primeiro pároco o padre Alexandre de Oliveira, cuja posse foi celebrada no dia15 de outubro. Foto e texto: Rogerio Roque

Page 12: 198. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - nov 2012

12 Novembro 2012

varIedades

fATOS EM fOTOS

Inicio da visita Pastoral na Paróquia Santa Rita

24/09 – Pe. Roberto recebe do poder Legislativo de Jandira o Título de de Cidadão Jandirense

Apresentação da pastoral dos artistas – Paróquia Sagra-do Coração – Carapicuíba

22/09 – No fim da assembleia – envio dos missionário “Recebam caros filhos e filhas, membros dos Conselhos Missionários, este símbolo do amor de Cristo e da nossa fé”

COMuNICADO

As matérias e fotos a serem publicadas no Bio deverão ser enviadas até o dia 15 de cada mês para o endereço: [email protected]

Critérios:

1. Relato jornalístico do evento ocorrido.

2. Convite ou aviso de um evento que irá ocorrer.

3. Conter no máximo 350 palavras.

Prefeitos eleitos nos municípios da diocese de osasco

No dia 07 de outubro o Brasil vivenciou um grande mo-

mento da democracia que foram as eleições Municipais , onde toda população pôde escolher seus governantes. Abaixo a lista dos prefeitos dos municípios que compõe a diocese de Osasco e

que assumirão as prefeituras a partir de 01 de janeiro de 2013.

Osasco: Jor-ge Lapas (PT) deva assumir o cargo com 60,03% das indicações

Carapicuí-ba: Sergio Ri-beiro (PT) foi reeleito com 67,68% dos

votos válidosBarueri: Gil Arantes (DEM),

levou 54,74% das indicações.Jandira: Gê, foi eleito prefei-

to, com 45,88% das indicaçõesItapevi: Jaci Tadeu (PV), eleito

com 43,06% dos votos válidosCotia: o atual prefeito Carlão

Camargo (PSDB) foi reeleito com 71,70%.

São Roque: Daniel de Oliveira Costa do PMDB foi eleito com 19.454 votos.

Araçariguama: Roque da Reflet do PSDB foi reeleito com 6.205 votos.

Vargem Grande: Roberto Ro-cha do PSB foi eleito com 55,17 % votos válidos

Ibiuna: Professor Eduardo do PT eleito com 70,99% dos votos válidos

Mairinque: Binho Merguizo foi eleito - 64,47% dos votos válidos.

Aluminio: Tisêo do PSDB foi eleito tendo 47,25% dos votos válidos

A Diocese de Osasco saúda os prefeitos eleitos e deseja sucesso em suas administrações.

congresso diocesano do ecc

No dia 02 de dezembro de 2012, das 8h às 16h, o En-

contro de Casais com Cristo da Diocese de Osasco, terá o seu: 1º

Congresso Diocesano com o Tema: ECC Famí-lia, berço da vida e das vocações e Lema: “Vós sois o sal da ter ra , vós sois a luz do

mundo” (Mt 5, 13/15). O evento se realizará no Ginásio de Espor-tes “Prof. José Liberatti” - Pres. Altino - Osasco/SP. O Congresso

Diocesano do E.C.C. tem como objetivo contribuir para que as famílias, constituídas como “igre-jas domésticas”, “formadoras de pessoas” e “educadoras na fé”, partilhem momentos de espiritu-alidade e união, refletindo o papel da família como berço da vida e das vocações. Será um momento especial de vivência fraterna e partilha da vida, ao mesmo tempo, de renovação na oração.

O evento terá início com a Santa Missa presidida por Dom Ercílio.