16312 encadernacao artesanal

6
Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 1 RESPOSTA TÉCNICA Título Encadernação artesanal Resumo Técnicas de encadernação artesanal. Palavras-chave Encadernação; livro; produção artesanal Assunto Encadernação (acabamento gráfico) Demanda Gostaria de informações sobre técnicas e materiais utilizados para fazer encadernação artesanal. Solução apresentada A encadernação artesanal é o ato de encadernar livros e cadernos de forma manual, sem a utilização de máquinas ou equipamentos. Existem muitas formas de se fazer a encadernação manual; é um processo simples e a execução depende de capacidade e habilidade da pessoa que a realiza (WIKIPÉDIA, 2008). Métodos de encadernação Os materiais necessários para encadernar são: cola, sargentos (garras), barras firmes e retas. Pragana ([200-?]) apresenta o seguinte método: a) Alinha-se a lombada e a cabeça do livro no esquadro; b) Numa primeira etapa, as folhas são prensadas com o uso de sargento e as barras (FIG. 1a); c) Passa-se cola na lombada do livro (FIG. 2b). A lombada nunca pode ser comprimida na prensa (BRYKCZYNSKI DE LUNA, 2009); d) Cola-se a capa (FIG. 3). Figura 2 – Procedimento de encadernação Fonte: (PRAGANA, [200-?])

Upload: jorge-luciano

Post on 20-Jun-2015

5.744 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Tecnicas de encadernação artesanal

TRANSCRIPT

Page 1: 16312 encadernacao artesanal

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 1

RESPOSTA TÉCNICA

Título Encadernação artesanal Resumo Técnicas de encadernação artesanal. Palavras-chave Encadernação; livro; produção artesanal Assunto Encadernação (acabamento gráfico) Demanda Gostaria de informações sobre técnicas e materiais utilizados para fazer encadernação artesanal. Solução apresentada A encadernação artesanal é o ato de encadernar livros e cadernos de forma manual, sem a utilização de máquinas ou equipamentos. Existem muitas formas de se fazer a encadernação manual; é um processo simples e a execução depende de capacidade e habilidade da pessoa que a realiza (WIKIPÉDIA, 2008). Métodos de encadernação Os materiais necessários para encadernar são: cola, sargentos (garras), barras firmes e retas. Pragana ([200-?]) apresenta o seguinte método: a) Alinha-se a lombada e a cabeça do livro no esquadro; b) Numa primeira etapa, as folhas são prensadas com o uso de sargento e as barras (FIG. 1a); c) Passa-se cola na lombada do livro (FIG. 2b). A lombada nunca pode ser comprimida na prensa (BRYKCZYNSKI DE LUNA, 2009); d) Cola-se a capa (FIG. 3).

Figura 2 – Procedimento de encadernação

Fonte: (PRAGANA, [200-?])

Page 2: 16312 encadernacao artesanal

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 2

Figura 3 – Colagem da capa

Fonte: (TIOSAM, [200-?]) Método com cola reforçado Neste caso, o produto final apresenta maior resistência que o descrito na técnica anterior, porque é colado um pedaço de papel na lombada, após a última demão de cola (antes de secar). Antes de prensar as folhas, cola-se uma pequena tira de papel na folha de rosto, do lado que fica preso, cerca de 5 mm antes da lombada. Após a última demão de cola, dobra-se a capa sobre a lombada e se mantém pressionado até que a mesma fique colada (TIOSAM, [200-?]). Cola-se também na última folha, cerca de 5 mm depois da lombada, conforme realizado na folha de rosto (TIOSAM, [200-?]). Método com cola melhorado Para a encadernação ficar mais durável, ela pode ser melhorada com o uso de pequenas tiras de barbante. Procedimento, segundo Tiosam ([200-?]): a) Prense as folhas; b) Com uma serra, faça cortes transversais ao papel de aproximadamente um milímetro de profundidade (FIG. 4a). Faça aproximadamente 8 cortes, distribuídos no decorrer de toda a lombada; c) Corte oito pedaços de barbante, a fim de aumentar a superfície de contato e dar resistência ao conjunto; d) Passe cola na lombada; e) Ainda com a cola fresca, insira os pedaços de barbante nos cortes (FIG. 4b) e espere secar; f) Acrescente mais duas ou três demãos de cola, sempre aguardando a secagem; g) Para que fique mais resistente, cole uma tira de papel, conforme explicado no método com cola reforçado.

Figura 4 – Procedimento para o método com cola melhorado

Fonte: (PRAGANA, [200-?])

Page 3: 16312 encadernacao artesanal

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 3

Encadernação com costura A encadernação com costura é mais trabalhosa, porém o resultado são livros mais duráveis. Livros encadernados com costura podem durar gerações (TIOSAM, [200-?]). Os materiais utilizados para esta técnica são: cartão; tecido transparente para forrar; papel fantasia ou percalina; secador; folhas de guarda; requite (fita estreita); fio norte e de encadernador; cola branca; lápis; régua metálica; tesoura; prensa manual; serrote de costas; pincel; guilhotina; agulha; cosedor e lixa (ANA PAULA; BRUNO; CARLA, [200-?]). Procedimento: a) Para formar os cadernos, separe as folhas de 4 em 4 e dobre-as ao meio, formando cadernos (FIG. 5a); b) Junte os cadernos e coloque-os numa prensa manual. Serre a lombada com o serrote costas. Os sulcos não devem ter mais que 3 mm de profundidade (FIG. 5b); c) Retire os cadernos da prensa. Fixe os fios norte por uma das extremidades da mesa com fita adesiva. Costure o primeiro caderno da direita para a esquerda, esticando o fio de encadernador (FIG. 5c); d) Costure o segundo caderno da esquerda para a direita. Ao final do caderno amarra-se o fio à ponta inicial (FIG. 5d).

Figura 5 – Etapas iniciais de encadernação

Fonte: (ANA PAULA; BRUNO; CARLA, [200-?]) e) O procedimento anterior é repetido para o terceiro caderno e antes de iniciar o quarto, arrematar o fio na passagem do primeiro para o segundo. A mesma operação é repetida para os demais cadernos (FIG. 6a); f) Após ter concluído o processo de costura do último caderno, fazer o arremate final (FIG. 6b); g) Colocar os cadernos na prensa. Aplicar cola branca. Desfiar a ponta dos fios e depois colocar a tarlatana por cima (FIG. 6c); h) Colar as folhas de guarda ao miolo. Colar as pontas desfiadas dos fios às folhas de guarda de maneira a diminuir o volume. Colar a tarlatana cobrindo os fios desfiados e colar a capa ao miolo (FIG. 6d).

Page 4: 16312 encadernacao artesanal

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 4

Figura 6 – Etapas seguintes da encadernação

Fonte: (ANA PAULA; BRUNO; CARLA, [200-?]) Para fazer a capa, pode-se utilizar a seguinte técnica (ANA PAULA; BRUNO; CARLA, [200-?]): a) Cortar três partes de cartão para a capa, a contracapa e a lombada (FIG. 7a). Chanfrar todas as arestas com o auxílio de um lixa; b) Cortar um pedaço de tarlatana e colar a tira da lombada na parte central. Colar a capa e a contracapa separadas da lombada, com o dobro da espessura do cartão (FIG. 7b); c) Cortar papel de revestimento (percalina, fantasia, etc.) de tamanho maior que o da capa (FIG. 7c); d) Dobrar as margens do papel e colar as folhas de guarda à pasta (FIG. 7d).

Figura 7 - Etapas finais da confecção da capa

Fonte: (ANA PAULA; BRUNO; CARLA, [200-?]) Encadernação com grampo Este método é rápido e barato, muito utilizado em periódicos. Utiliza-se um grampeador comum; as folhas são alinhadas (FIG. 8a), grampeadas (FIG. 8b) e então dobradas ao meio (FIG. 8c) (TIOSAM, [200-?]). Observação: o tamanho da abertura do grampeador deve chegar ao meio da folha a ser grampeada.

Page 5: 16312 encadernacao artesanal

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 5

(a) (b) (c)

Figura 8 – Procedimento de encadernação com grampo Fonte: (TIOSAM, [200-?])

Encadernação em grampo trilho Este método é ideal quando for necessário criar exemplares onde as folhas precisam ser acrescentadas ou retiradas. Utilizar um furador de papel e prender tudo com grampo trilho. A forma de confeccionar a capa se parece com a letra "M" (TIOSAM, [200-?]).

(a)

(b)

(c)

Figura 9 – Etapas de encadernação em grampo trilho Fonte: (TIOSAM, [200-?])

Conclusões e recomendações Recomenda-se como leitura complementar o “Manual de encadernação”, que trata das ferramentas e materiais necessários para montar uma oficina de encadernação artesanal, técnicas de costura dos livros, preparação do material para encadernar, assim como diferentes tipos de encadernação. MANUAL de encadernação. [S.l., 200-?]. disponível em: <http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibimg.exe?key=&doc=73328&img=468>. Acesso em: 04 mar. 2010. Existem no banco de informações do SBRT, Respostas Técnicas que complementam as informações aqui prestadas. Sugere-se acessar o site <www.respostatecnica.org.br>, clicar em Banco de Respostas, digitar a palavra-chave “encadernação” e clicar em buscar. Sugere-se, em especial, a leitura da seguinte Resposta Técnica: SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Gostaria de obter informações a respeito do processo artesanal de recuperação de li vro, tais como: encadernação, colocação de capa dura, dentre outras. Resposta elaborada por: Nelma Camêlo de Araújo. Belo Horizonte: Cetec, 2005. (Código da Resposta: 1819). Fontes consultadas ANA PAULA; BRUNO; CARLA. Encadernação com costura à portuguesa. [S.l., 200-?]. Disponível em: <http://finalfelizprojecto.files.wordpress.com/2008/05/enc_com_costura_portuguesa.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2010.

Page 6: 16312 encadernacao artesanal

Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.respostatecnica.org.br 6

BRYKCZYNSKI DE LUNA, B. T. Curso de orientação básica em conservação e recuperação de acervos bibliográficos de obras gera is. Curitiba, 2009. ENCADERNAÇÃO. In: WIKIPEDIA: a enciclopédia livre. [S.l.], 2008. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Encaderna%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 01 mar. 2010. PRAGANA, R. Encadernação simplificada. [S.l., 200-?]. Disponível em: <http://rpragana.tripod.com/bookbinding/bookbinding.html>. Acesso em: 26 fev. 2010. TIOSAM. Método de encadernação artesanal. [S.l., 200-?]. Disponível em: <http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Método_de_encadernação_artesanal\>. Acesso em: 01 mar. 2010. Elaborado por Ana Victoria Dominguez Aveiro Nome da Instituição respondente Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR Data de finalização 05 mar. 2010