1  · 2010. 11. 2. · 3 sumÁrio] 04 notícias do sincor josÉ romulo da silva presidente do...

20
1 www.sincor-es.com.br ]

Upload: others

Post on 10-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

1www.sincor-es.com.br

]

Page 2: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

2www.sincor-es.com.br

OPINIÃO[

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Rua Frederico Lagassa, Nº 30 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Gurigica, Vitória,

Espírito SantoSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: José Alexandre Cid Pinto2º Secretário: Antonio Nelson B. Fortunato1º Tesoureiro: Antonio José A. Imperial2º Tesoureiro: Rene Neves FariasDiretor Social: Leonardo Souza BergaminiDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Jaime Balbino de OliveiraDir.Rel.c/Merc.: Neudon de Almeida Valadão

SuplentesAna Julia Merotto, Antonio Dimas Neto e

Deusdete Mantovanelli

Conselho FiscalSanta de Luzie Laiber Oliveira, Luiz Carlos

da Silva Porto e Maria Angélica Baptista

SuplentesEdneia Bossaneli Araújo, Jocarly Santos

Spinasse e Marisa Machado Imperial

Delegados Representantes junto a Fenacor-EfetivosJosé Romulo da Silva e Nicolau Marino Calabrez

Delegados Representantes junto a Fenacor-SuplentesCleber Calabrez e Paulo Henrique Rocha Latado

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB ES00690JP

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6676Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6674Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Assistente de Diretoria.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683CVG-ES................................. 2125-6675CAMASEG-ES....................... 2125-6666

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

Convite à participaçãoEstamos chegando ao final do ano, e as expectativas do mercado

de seguros se voltam para o balanço que geralmente se faz ao final de cada exercício e para os projetos que serão desenvolvidos no ano se-guinte. Nós do Sincor-ES estamos com tudo pronto para a grande festa, que será realizada em 17 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória. Além de ser um momento de descontração e confraternização, o evento agrega a premiação “Destaques do Mercado de Seguros no Espírito Santo”.

Por deliberação da diretoria do Sincor-ES e a pedido das segura-doras parceiras, este ano o prêmio irá contemplar apenas corretores de seguros e empresas corretoras de seguros e a escolha está sendo feito de forma segmentada, a fim de contemplar um número maior de profissionais e de tornar as escolhas mais adequadas à nossa realidade. Também fizemos algumas alterações na estrutura da festa, além da mudança de local e isso está sendo amplamente divulgado por meio de correspondência a todos os corretores associados, nossos principais convidados para o evento.

Com relação às nossas atividades, gostaríamos de contar com a participação dos associados e parceiros na definição de temas e even-tos a serem realizados ao longo de 2011. Isso porque é muito comum ouvirmos, direta ou indiretamente, comentários de que o Sincor-ES toma decisões unilaterais sem que os reais interessados sejam ouvidos ou pos-sam se manifestar. Quanto a isso tenho a dizer que agimos sempre em consonância com os interesses dos nossos representados e mantemos abertos nossos canais de comunicação para que possam se manifestar sobre os mais diversos assuntos.

Além do site do sindicato (www.sincor-es.com.br), mantemos contato constante por meio de e-mail e de comunicados que são enviados pelo correio. Infelizmente, muitos dos nossos colegas pouco se interessam pelos assuntos do sindicato e só se manifestam quando há algo que os desagrada. No mês de setembro, encaminhamos a todos, relatório com as atividades realizadas pelo sindicato e pedimos que respondessem algumas questões sobre essas ações e sobre as atividades voltadas para a qualificação. Inclusive, que fossem dadas sugestões de temas para serem incluídos no planejamento do próximo ano. Apenas seis pessoas responderam a nossa solicitação.

Essa falta de resposta nos faz concluir que há pouco interesse em saber o que se passa e menos ainda em participar ou contribuir com o que é feito. Mas, acredito em trabalho, em parcerias e em continuidade. Por isso, no próximo ano, teremos uma série de eventos que já ocorrem e promoveremos outros inéditos. Todos com a qualidade e o critério que são marcas do Sincor-ES. Nosso objetivo, repito, é contribuir para o mercado e para a qualificação dos corretores de seguros. Assim, seria bom que nossa intenção fosse compreendida e que a participação fosse efetiva.

Page 3: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

3www.sincor-es.com.br

SUMÁRIO]04 Notícias do Sincor

JOSÉ ROMULO DA SILVAPRESIDENTE DO SINCOR-ES

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

10 Congresso de Corretores

Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para corretores

13 Mercado

Corretores capixabas participam doXIV Conec em São Paulo

09 Sala de Visitas

A boa fé no contrato de seguros,por Elias Moscon

19 Artigo

“O perdão”

18 Por: Boris NarjackSocial

Ela se chamava Mega e tinha uma chefe terrível. Quando Mega chegava pela manhã e falava “bom dia”, a chefe respondia com uma pergunta: “por que não chegou mais cedo?”

Se chegasse antes da hora, a chefe não estava lá, mas ficava sabendo e lhe perguntava se ela não sabia qual o horário do expediente, mesmo depois de trabalhar ali há tantos anos.

Era uma mulher má. Implicava com tudo. Até que um dia Mega se cansou e decidiu se demitir.

“Vou sair, mas antes vou dizer tudo o que tenho vontade”, foi o que pensou. Exatamente naquele dia ela estava almoçando quando encontrou a dra. Casarjian que a convidou para assistir a um treinamento, naquela tarde.

“Não posso”, foi a sua resposta. “te-nho expediente a cumprir.”

“Por que não?”Mega falou sobre a chefe que vivia

implicando com ela e a dra. Casarjian lembrou que pior a situação não pode-ria ficar.

Além do que, se a chefe lhe desse uma bronca por faltar ao trabalho, na-quela tarde, ao menos teria motivo.

Mega lembrou que no dia seguinte iria se demitir, por isso resolveu ir ao en-contro. Ali ouviu referências a respeito do perdão. “O perdão é bom para você”, falava a Dra. “Se você perdoar alguém que o ofendeu ele continua do mesmo jeito mas você se sentirá bem.”

“Se você perdoar o mentiroso, ele continuará mentiroso mas você não se sentirá mal por causa das mentiras dele.” Ao final do treinamento, Mega concluiu que a sua chefe estava muito doente e tirou-a da cabeça.

No dia seguinte, tomou uma re-solução: “não vou deixar que ela me atormente mais. E nem vou abandonar o trabalho que eu gosto.”

Mega chegou e cumprimentou: “olá.”

A chefe foi logo lhe perguntando o que tinha acontecido. Ela estava dife-rente. Mega falou que havia participado de um treinamento e que estava bem consigo mesma e até convidou a chefe para tomar chá, ao final da tarde.

A reação veio logo: “você está me convidando só para eu não reclamar de você?”

“Pode reclamar, até mandar des-contar as minhas horas. Mas eu insisto no chá.”

E foram. Durante o chá, a chefe falou da sua surpresa em ter sido convidada para aquele chá. Ela sabia que era in-tratável. Também falou da sua emoção. Nunca ninguém a convidara para um lanche, um café.

Acabou por falar das suas dores. O marido lhe batia, o filho vivia no mundo das drogas. Por isso ela odiava as pesso-as. Era infeliz e agredia.

Semanas depois, era a própria chefe que comparecia ao novo treinamento

da Dra. Casarjian a respeito do per-dão.

Perdoar é libertar-se. Aquele que agride é sempre alguém a um passo do desequilíbrio.

Aquele que persegue nem pode imaginar o quanto se encontra enfer-mo.

Sem dúvida, a felicidade pertence sempre àquele que pode oferecer, que a possui para dar.

Nosso maior exemplo é Jesus. Po-deria ter reagido às agressões, mas preferiu perdoar e amar, por saber que aqueles que o afligiam eram espíritos atormentados em si mesmos. Por essa razão, dignos de perdão.

E se você tiver ainda muita dificul-dade para perdoar, pense que tudo passa. Passam as coisas ruins, passam as pessoas que as provocam. Só o bem permanece para sempre.

Page 4: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Campanha de sucesso para comprar cadeira de rodas

Festa solidária aos 50 anos

A campanha solidária para a compra de uma cadeira de rodas especial – Postural Tilt GCB Plus – foi um sucesso, na opinião do presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva. “Graças à co-laboração de várias pessoas, pudemos oferecer essa doação muito importante para Ana Julia”. A cadeira foi entregue à família da menina, que sofre de Síndrome de West, uma doença rara que a deixa imobilizada, no dia 24 de setembro, na sede do Sincor-ES. A campanha arreca-dou R$ 3.300,00. Confira no BOX quem colaborou.

Corretores: Antonio José Alvarenga Imperial, Deusdete Mantovanelli, Henrique de Magalhães Souza, Heraldo Salla Lima, Jerônimo Assis Valadão, João Carlos Martinelli, José Alexandra Cid Pinto, José Romulo da Silva, Leonardo Bergamini, Luiz Ferdinando Zanette, Márcia Coelho Varejão, Maria Angélica Baptista, Marisa Machado Imperial, Nicolau Marino Calabrez, Patrício D’La Guardia e Silva, Rene Neves de Farias, Romulo D’La Guardia e Silva, Seguradoras: Romulo de Souza Costa (Banestes Seguros), Marcelo Pain (Mapfre), Gustavo Nunes (Liberty Seguros), Carlos Ferreira Quick e João de Lima Geo Neto (Pottencial Seguradora).Colaboradores: Marcelo de Jesus Serafini, Jussara D’ La Guardia e Silva, Luiz Cláudio Allemand, Rogério Bonacossa, Dunga, Bárbara, Lugon e Flávio.

O diretor do Sincor-ES, Nicolau Marino Calabrez, comemorou 50 anos no dia 11 de setembro, com festa no Clube Ítalo Brasileiro, e pediu aos convidados que não levassem presentes, mas que contribuíssem com uma campanha de alimentos. A idéia foi bem-recebida e Nicolau arrecadou mais de 400 quilos de alimentos, que foram doados para o Asilo dos Velhos em Vitória, Paróquia Bom Pastor em Campo Grande e Casa Sagrada Família.

Quem colaborou

AscensãoApesar da crise econômica

mundial, estudos apontaram que a indústria securitária da América Latina foi a que registrou maior aumento nas vendas: 11% em 2008, alcançando 69 bilhões de euros em volume de prêmios. Apenas no primeiro semestre de 2009, o mercado de seguros latino americano obteve crescimento de 7,3%, registrando 35,7 bilhões de euros em volumes de prêmios. Já o incremento do PIB para este ano deve atingir 5% (e em algumas re-giões pode chegar a 6%), fazendo com que a região continue sendo o mercado certo para se apostar. Segundo dados do Centro de Estu-dos da Fundação Mapfre, os países que mais cresceram em volume de prêmios neste último ano foram Ve-nezuela (36,3%), Paraguai (33,4%) e Uruguai (26,9%).

Venda de veículosTanto a produção quanto a

venda de veículos caíram em setembro. A fabricação caiu 9,1% na comparação com agosto, tota-lizando 308,1 mil veículos. As ven-das de carros também recuaram no mês passado, quando foram comercializados 307,1 mil carros, 1,8% abaixo do total do mês de agosto. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fa-bricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na comparação de setembro de 2010 com o mesmo mês do ano passado, a produção foi 12,7% maior, e as vendas caí-ram 0,5%. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, as vendas somaram 2,5 milhões de unidades, 8,7% a mais que no mesmo período de 2009. No acumulado, a produ-ção está 17,3% maior.

Page 5: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

5www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR]

Mais um mutirão do DPVAT

Informação sobre seguro obrigatório na capa do boletim de ocorrência

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio do Comitê Estadual da Conciliação, realizou, nos dias 28 e 29 de setembro, no Fórum de Cacho-eiro de Itapemirim, mais um mutirão do DPVAT, seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito.

Desta vez, a ação teve por objetivo abranger os casos em tramitação no sul do Estado, nas comarcas de Cachoeiro, Marataízes, Itapemirim, Mimoso do Sul, Castelo, Presidente Kennedy, Atílio Viva-cqua, Muqui, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro e Iconha.

No mutirão, juízes, conciliadores, servidores públicos e médicos foram mobilizados para atender à popula-ção. Foram instalados sete pontos de conciliação e as audiências ocorreram simultaneamente. Representantes das seguradoras e do Sincor-ES estiveram presentes ao mutirão.

Uma equipe de médicos realizou perícias gratuitas durante as audiências. Com isso, foi possível para os juízes fixar o valor da indenização no final da audiên-cia. A medida é considerada de grande importância porque a deficiência no fornecimento de perícias é conside-rada um dos grandes entraves para a agilidade na tramitação dos processos envolvendo o seguro DPVAT.

A realização do mutirão do DPVAT é uma iniciativa do Comitê Estadual de Conciliação, implantado pelo Poder Judiciário do Espírito Santo em conso-nância com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma ação similar, ocorrida em Vitória, realizou 683 audiências, sendo que foram obtidos 93,85% de acordos, que resultaram no pagamento de quase R$ 4 milhões em seguros. Fonte: ES Hoje, em 28/09/2010

O Sincor-ES, em parceria com a Seguradora Líder, confeccionou ca-pas para boletins de ocorrência de trânsito com informações so-bre o Seguro DPVAT. A inclusão das infor-mações está prevista em lei sancionada recentemente pelo governo do Espírito Santo e, além delas, constou o telefone dos locais onde as vítimas de acidentes e os beneficiários po-dem encaminhar seus processos.

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, acredita que a medida do governo vai ajudar ainda mais a divulgar o Seguro DPVAT

e contribuir para que os reais benefici-ários recebam as indenizações. “Essa é

uma forma de fazermos chegar às vítimas e aos beneficiários informações que vão ajudá-los a en-caminhar os processos de forma rápida e sem burocracia”.

Há mais de 10 anos, o Sincor-ES oferece atendi-mento gratuito para en-caminhamento dos pro-cessos do Seguro DPVAT. José Romulo esclarece que não é preciso ne-nhum tipo de intermedia-ção para o recebimento das indenizações. “A falta

de informação faz com que, muitas ve-zes, as pessoas sejam vítimas de atraves-sadores e inescrupulosos”, afirmou.

SegurançaO Sindicato dos Policiais Rodoviá-

rios Federais do Espírito Santo realizou o seminário “Desafios da Segurança Pública”, no dia 13 de setembro, no auditório do sindicato. O objetivo do encontro foi discutir as propostas dos candidatos ao governo do estado e aos cargos de deputado estadual e federal na área da segurança pública.

SeminárioA Polícia Militar do Espírito Santo

realizou, no dia 7 de outubro, o se-minário “O ensino policial na PMES: o Curso de Formação de Soldados em foco”. O evento foi realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

IndenizaçõesDe janeiro a agosto desse ano,

o Seguro DPVAT pagou mais de 165 mil indenizações em todo o país, atingindo o valor de R$ 1,3 bilhão. Dentre as vítimas, 23.645 eram pas-sageiras, 65 mil eram motoristas de veículos e mais de 42 mil, pedestres. Das indenizações pagas, 1.043 foram por morte ou invalidez permanente para acidentes envolvendo crian-ças de zero a dez anos, que eram transportadas dentro dos veículos. Segundo estudo da NHTSA, agên-cia norte-americana de segurança viária, o uso correto de dispositivos de segurança em crianças podem reduzir 71% das fatalidades com bebês de até um ano e em 54%, na faixa de um a quatro anos. “Além dos cuidados com a utilização corre-ta da cadeirinha, é preciso reforçar na população adulta a importância do cinto de segurança no banco de trás”, afirma o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier.

Page 6: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

6www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Federação faz 74 denúncias deatuação irregular de cooperativas

Consulta de nomes seráfeita na página da Fenacor

Fraude em seguroFoi realizado nos dias 23 e 28

de setembro o seminário “Quan-tificação da Fraude em Seguros”, no Auditório da Escola Nacional de Seguros, no Rio de Janeiro, e no Auditório do Sindisegsp, em São Paulo. O evento foi realizado pela CNSeg. A abertura foi feita pelo su-perintendente geral da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNSeg, Julio Avellar. A gerente da CNSeg, Therezinha Vollú, apresentou os resultados do 7º Ciclo do Sistema de Quantificação da Fraude e o diretor de Auditoria da SulAmérica, Emil Andery, falou sobre a aplicação do instrumento de quantificação da fraude.

Profissionais que desejarem registrar sociedades corretoras de seguros ou realizar alterações cadastrais deverão fazer consultas de nomes diretamente na página eletrônica da Federação Nacional de Corretores de Seguros (Fe-nacor). Antes, as consultas eram feitas

com a intermediação dos sindicatos de corretores de seguros. Com o novo pro-cedimento, não haverá mais reserva de nome, como era feito anteriormente.

De acordo com informações da Fenacor, a mudança integra o novo Acordo de Cooperação Técnica e

Operacional firmado entre a instituição e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e está em vi-gor desde o dia 13 de setembro. O novo serviço vai permitir ao usuário realizar pes-quisas diretamente na base cadastral da Su-sep/Fenacor quanto à existência de nome de sociedade corretora de seguros idêntico ou similar ao pretendido.

O presidente da Federação Nacio-nal de Seguros (Fenacor), Robert Bittar, declarou, ao site CQCS, que apenas o Ministério Público tem força suficiente para inibir a ação das cooperativas que comercializam proteção veicular. Ele informou ainda que a Fenacor já fez 74 denúncias de atuação irregular de associações e cooperativas.

O CQCS publicou no dia 22 de setembro uma reportagem sobre as cooperativas de proteção veicular que se alastraram rapidamente por todo o país sem nenhum tipo de controle. Na reportagem, são apontados pontos de vista diferentes, inclusive, o de um advo-gado especializado em seguros.

Em entrevista, Robert Bittar emitiu

sua opinião sobre a Ascobom, que é uma espécie de cooperativa do Corpo de Bombeiros e Policia Militar que atua no estado de Minas Gerais, “Eu sou a favor do mutualismo entre os bombei-ros. O que eu não concordo é com a comercialização para os bombeiros e não bombeiros”. Para ele o público alvo dessas cooperativas são os caminhonei-ros e as pessoas que possuem veículos há mais de cinco anos.

Muitos corretores expuseram suas opiniões, houve até alguns que se ma-nifestaram contra os órgãos que são responsáveis pela fiscalização, dizendo que quem silencia, concorda. Fonte: com informações do CQCS, por Renata Santana, em 23/09/2010

Fila de esperaO Ministério da Saúde anunciou,

durante o 65º Congresso da Socie-dade Brasileira de Cardiologia, um aumento significativo e imediato do valor das cirurgias cardíacas. A de-cisão vai beneficiar médicos e hos-pitais, que poderão realizar cirurgias “extra-teto”, isto é, além do número limite anterior, o que permitirá que essas instituições invistam em novas salas de cirurgia e equipamentos, aumentando sua capacidade de operar.

ComemoraçãoA Escola Nacional de Seguros

encaminhou mensagem de parabe-nização a todos os corretores de se-guros e securitários pela passagem de seus dias, comemorados em 12 e 15 de outubro, respectivamente. Na mensagem, a Escola afirma ter orgulho de contribuir para a formação dessas duas categorias profissionais, responsáveis por fazer do mercado de seguros um dos segmentos mais importantes da economia nacional.

Page 7: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

7www.sincor-es.com.br

]NOTÍCIAS DO SINCOR

Tudo pronto para a grande festa

Mudanças no prêmio Destaques do Ano 2010

O Sincor-ES já começou a distribuir os convites para a festa de encerra-mento das atividades e premiação “Destaques do Mercado de Seguros do Espírito Santo 2010”. Este ano, a entrega dos convites sofreu alterações e cada

associado receberá um convite gratui-tamente. Pelo segundo convite, cada associado pagará o valor de R$ 50 e, caso deseje levar mais um convidado, deverá pagar R$ 100 por convite extra. Os corretores que desejarem levar

A tradicional premiação “Destaques do Mercado de Seguros do Espírito Santo” sofreu modificações este ano e vai contemplar apenas duas cate-gorias: “Corretor de Seguros” e “Empresa Corretora de Seguros”. Nessas duas categorias, haverá subdivisões por ramo e região. A mudança foi sugerida durante reunião conjunta entre segura-doras e diretores do Sincor-ES, no dia 2 de setembro.

Todas as seguradoras com representação no estado parti-ciparão da escolha, sendo que cada uma terá direito a três vo-tos, ou seja, receberá três ques-tionários com perguntas que irão indicar os selecionados para re-ceber a homenagem. Junto com os questionários, as seguradoras receberão quatro listas com os nomes de todos os profissionais

associados ao Sincor-ES.O presidente José Romulo da

Silva esclarece que a mudança ocorreu a pedido das próprias seguradoras. “Foi discutido que a premiação deve ser segmen-tada por ramo e categoria pro-fissional (pessoa física ou jurídi-ca), de forma a contemplar um número maior de corretores de seguros”.

A premiação “Destaques do Mercado de Seguros do ES” foi desenvolvida pelo Sincor-ES para identificar e homenagear os profissionais e empresas do mercado que se destacaram durante o ano. Esse destaque, de acordo com José Romulo, pode se dar não apenas em função da produtividade, mas também em função das inovações, in-vestimentos e participação nos assuntos ligados ao segmento.

Quem co-patrocina a festa

acompanhantes devem informar ao Sincor-ES por meio do preenchimento de ficha disponível no site (sincor-es.com.br), para que seja emitido boleto bancário no valor dos convites.

As mudanças na distribuição dos convites foram necessárias, segundo o presidente José Romulo da Silva, devido aos custos do evento e à mu-dança no local de realização da festa. Cada seguradora patrocinadora terá direito a uma mesa reservada com seis lugares e receberá seis convites individuais. Elas poderão, no entanto, adquirir mais convites, limitados a cinco por seguradora, ao custo individual de R$ 100,00.

Os ganhadores do prêmio “Desta-ques do Ano 2010” serão contempla-dos com placas. A festa será realizada no dia 17 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória.

Banestes Seguros S/ABradesco Auto/Re Cia. de SegurosBradesco Vida e Previdência S/ABradesco Saúde S/AGBOEX Grêmio BeneficenteHDI Seguros S/ALiberty Seguros Mapfre Vera Cruz Seguradora S/AMetLife Seguros e Previdência S/AMongeral S/A Seguros e PrevidênciaPorto Seguro Cia. de Seguros GeraisSulAmérica Seguros S/AUnimed Seguradora S/AUnimed Vitória Coop.de Trab. Médico

Page 8: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

8www.sincor-es.com.br

[ NOTÍCIAS DO SINCOR

Sincor-ES faz planejamento para 2011 O presidente do Sincor-ES encaminhou correspondência a todas as seguradoras parceiras a fim de iniciar um planejamento conjunto para o ano de 2011. No documento, encaminhado no final de setembro por e-mail, José Romulo pede que sejam informadas ao sindicato prováveis datas de realização de atividades por parte das seguradoras. O objetivo é elaborar um calendário que não entre em conflito com as ações preparadas pelas seguradoras.De acordo com José Romulo, o Sincor-ES tem um calendário de eventos fixos e outro móvel e, em ambos os casos, as parcerias com as seguradoras são muito importantes para que eles se realizem. “Nós temos um compromisso com o desenvolvimento do mercado de seguros e, para isso, desenvolvemos várias ações que contam com o apoio das nossas parceiras”, afirma.

2011As atividades realizadas pelo Sincor-ES com apoio das seguradorasVeículos de comunicação: revista, clipping diário e site – O sindicato edita a Revista Sincor-ES, única da categoria com edição mensal, distribuída gratuitamente para todo o Brasil. As seguradoras podem fazer anúncios no rodapé da publicação ou comprar espaço eventual de meia página ou página inteira. A compra de espaço na revista dá direito ao banner no Sincor on Line, clipping diário com informações sobre o mercado de seguros distribuído via e-mail para 5 mil assinantes. Além disso, o Sincor-ES dispõe de site com informações sobre seguro e com espaço para veiculação de informação sobre as parceiras.

Workshop e miniworkshop – Em 2010, foram realizados dois eventos: o primeiro foi em parceria com a Bradesco Vida e Previdência e o segundo com apoio da Tokio Marine Seguradora.

Palestra mensais – São realizadas em parceria com o Club Vida em Grupo (CVG-ES) e com a Escola Nacional de Seguros. São palestras gratuitas e dirigidas a corretores de seguros e securitários, sobre temas diversos relacionados ao mercado de seguros, relacionamentos, vendas, etc.

Eventos esportivos – O Sincor-ES apóia todo ano a realização da Corrida Rústica do Batalhão de Polícia de Trânsito. O evento conta com apoio da Prefeitura de Vitória e arrecada entre os participantes leite em pó para a Associação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil (ACCACI).

Encontros ao Meio-Dia – Projeto iniciado em 2009 que tem por objetivo reunir a diretoria do Sincor-ES e executivos de seguradoras em um encontro informal no horário do almoço. A proposta é discutir temas importantes e proporcionar mais entrosamento.

Aniversariantes do Semestre – Projeto de comemorar os aniversários em parceria com as seguradoras. Anteriormente, era realizado a cada três meses e o novo formato foi adotado nesse ano de 2010.

Festa Julina – Realizada anualmente no mês de julho em comemoração a São João, cujas duas últimas edições foram patrocinadas pela Bradesco Auto/RE. O evento reúne corretores em uma animada festa com dança e comidas típicas.

Feijoada do Dia dos Pais – Realizada no mês de agosto, visa reunir seguradores, corretores e securitários, assim como seus familiares. O último encontro reuniu 300 pessoas. Os kits da feijoada, contendo camiseta-convite personalizada, são adquiridos pelas seguradoras e posterior-mente distribuídos entre os corretores parceiros.

Dia do Corretor de Seguros – Em comemoração ao Dia do Corretor de Seguros, o Sincor-ES organiza um evento de confraternização em um hotel das montanhas e oferece um churrasco, além de diversas outras atividades, como jantar, coquetel, diversão para as crianças e passeio programado pela região.

Club Gourmet Sincor-ES – Encontro realizado mensalmente por um grupo de pessoas que se reúne para preparar um bom prato e saborear vinhos escolhidos especialmente para a ocasião. Os participantes são sócios que contribuem mensalmente para as despesas do jantar.

Formatura dos novos corretores – A cada ano, novos profissionais concluem o curso de “Formação de Corretores de Seguros”, oferecido em Vitória pela Escola Nacional de Seguros em parceria com o Sincor-ES. Ao final do curso, é oferecido um coquetel para os formandos, com uma cerimônia de entrega dos certificados.

Destaques do Ano – Há 11 anos, o Sincor-ES realiza, em parceria com as seguradoras, festa de encerramento das atividades e entrega da premiação “Destaques do Ano”. Para o custeio da festa, o sindicato vende cotas de patrocínio às seguradoras com representação no Espírito Santo.

Almoço de final de ano – Como forma de reconhecimento, o Sincor-ES oferece um almoço para as seguradoras, a diretoria e os funcionários do sindicato. Esse é um momento em que é possível apresentar um balanço da atividades realizadas durante o ano.

Page 9: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

9www.sincor-es.com.br

]SALA DE VISITAS

Novos parceirosVisita a VitóriaAdriana Benezath, que já foi executiva da filial Vitória

da Porto Seguro e atualmente é gerente da filial Goiânia, retornou à cidade e visitou o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, no dia 24 de setembro. Ela estava acompanhada do gerente da filial Vitória da segurado-ra, Marcos Antonio da Silva.

Os diretores da Pottencial Seguradora visitaram o Sincor-ES no dia 20 de setembro. Fábio Carvalho e Carlos Ferreira Quick conversaram com o presidente José Romulo da Silva sobre as atividades da empresa no Espírito Santo e sobre a parceria com os corretores de seguros.

Page 10: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

10www.sincor-es.com.br

CONGRESSO DE CORRETORES[

Corretores capixabas participam doXIV Conec em São Paulo

Uma delegação de 72 corretores de seguros participou da 14ª edição do Congresso de Corretores de Seguros (Conec), realizado de 7 a 9 de outubro, no Parque de Convenções Anhembi, em São Paulo. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, que também participou do evento, acredita que a presença dos profissionais do Espírito Santo só acrescenta ao mercado local, pois oferece possibilidade de discussão e atualização dos principais temas do segmento.

O Conec estreou seu primeiro dia de visitação aos stands com uma sole-nidade comandada por Cesar Filho e Helen Ganzarolli. A mesa da cerimônia foi composta pelos principais nomes do mercado segurador, entre eles Mário Sergio de Almeida Santos, presidente do Sincor-SP, Robert Bittar, presidente da Fenacor e da Escola Nacional de Seguros, e o presidente da Fenseg, Jaime Garfinkel. O foco dos debates no evento, que reuniu mais de 5 mil pes-soas, foi o bom momento vivido pela economia brasileira e as oportunidades que se apresentam nesse cenário.

Após a entrada dos principais re-presentantes dos sindicatos do Brasil

acompanhados das suas respectivas bandeiras de cada estado brasileiro, Mario Sergio pronunciou um discurso baseado no tema do Conec deste ano: “ Agora é a Hora”. Ele fez refe-rência ao momento oportuno para o mercado de seguros se desenvolver. “Espero que nos próximos seis anos pos-samos dizer que a cultura do seguro se instalou definitivamente na sociedade brasileira e que atingimos 8% do PIB nacional”, disse.

Paulo dos Santos ressaltou que a necessidade do seguro é cada vez mais percebia pelos brasileiros e que o desafio é buscar crescimento ainda maior. “Precisamos expandir a atuação do mercado, principalmente, para os mais pobres. A sociedade precisa reco-nhecer o corretor como um consultor para todas as suas ações futuras e não apenas para proteger o automóvel”, disse.

Já o presidente da Fenacor, Robert Bittar, destacou que o mercado vive um momento de comemoração e de reflexão. “O crescimento da indústria está sendo alavancado por produtos vendidos por canais alternativos e o corretor não está tirando proveito. As

vendas pela internet já superam as ven-das dos shoppings de São Paulo. Isso nos dá o recado de que o consumidor mudou. Temos que oferecer uma cesta maior de produtos, explorar melhor o potencial de nossos clientes”, disse.

O presidente da CNSeg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, recebeu a apro-vação da platéia ao sugerir a criação do Ministério de Seguros. Ele contou que a idéia existe há 25 anos, desde quando comandou o IRB e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) a convite do então ministro da Fazenda, Francisco Dornelles. “Quero convocar uma força-tarefa de todos os agentes deste mercado para nos tornarmos mais fortes e crescermos ainda mais”, conclamou.

Riscos patrimoniaisPor entender o corretor de se-

guros como seu principal parceiro e acreditar em sua participação estratégica na expansão de novos negócios, a Liberty Seguros apro-veitou o XIV Conec para levar in-formações sobre o seguro de Riscos Patrimoniais, destacando os desafios e oportunidades trazidos por este segmento nos últimos anos. Segun-do Paulo Umeki, diretor de Produtos da Liberty Seguros, a infinidade de ativos e situações que precisam ser inventariados pelas empresas, e a carteira de seguros que se criou para contemplar cada um desses itens, trouxe à tona um grande desafio: traduzir as reais necessidades dos clientes e indicar o produto mais adequado. Durante sua palestra, Umeki traçou um panorama do mer-cado empresarial na América Latina e mais precisamente no Brasil, após o fim do monopólio do IRB.

Page 11: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

11www.sincor-es.com.br

CONGRESSO DE CORRETORES]

Seguradoras marcam presençaO Conec é realizado a cada dois

anos pelo Sincor-SP e, este ano, reuniu mais de 5 mil profissionais. Diversas se-guradoras participaram do evento com estandes montados na Exposeg, com o objetivo de estreitar relações com os corretores, considerados o principal canal de distribuição de seus produtos. Além disso, alguns de seus executivos participam das palestras apresentadas aos congressistas.

O diretor do ramo automóvel da Porto Seguro, Marcelo Sebastião, por exemplo, ministrou a palestra “Auto-móvel – Tendências e Expectativas”, no dia 8 de outubro. A Porto também patrocinou o sorteio de 13 automóveis “Novo Uno” e um “Smart” conversível, durante os intervalos do congresso. No estande da seguradora, os corretores tiveram contato com as três marcas ofe-recidas pela companhia: Porto Seguro, Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência.

Outra seguradora que teve um de seus executivos em palestras foi a HDI Seguros. Eduardo Dal Ri, diretor de Pro-duto Automóvel da companhia, partici-pou do painel “Tecnologia: Facilite seus Negócios!”, que apresentou as novas ferramentas e tecnologias oferecidas pela internet. O estande da HDI teve

dois simuladores de Stock Car para entretenimento dos visitantes, além de jogos de memória e quebra-cabeça digitais com direito a brindes.

No dia 8 de outubro, o diretor de Operações da SulAmérica Saúde, Mar-co Antunes, esteve presente no debate “Saúde e Odonto: Valem a pena?”. No dia seguinte, o presidente da compa-nhia, Thomaz Cabral de Menezes, foi um dos convidados do painel “Segu-radoras: Tendências”, que abordou as perspectivas para o futuro do mercado segurador no país e no mundo.

A Liberty Seguros aproveitou o even-to para levar informações sobre o se-guro de “Riscos Patrimoniais: desafios e oportunidades”, no painel sobre o tema, apresentado pelo diretor de Produtos, Paulo Umeki. Já a Zurich, seguradora multinacional de origem suíça, partici-pou do painel “Novas Oportunidades e Nichos de Negócio” e montou um es-tande onde apresentou aos corretores o novo portfolio de produtos, formado após a aquisição da Companhia de Seguros Minas Brasil em 2008.

A Capemisa Seguradora de Vida e Previdência também esteve presente ao evento com um estande futurístico, onde distribuiu brindes e sorteou TVs de LED 3D para os corretores.

NovidadesA Escola Nacional de Seguros

levou novidades aos mais de 5 mil congressistas aguardados para o XIV Conec. Com um estande na feira de exposição, a Escola exibiu suas principais publicações voltadas para os corretores e ofereceu informações sobre os cursos voltados para diversos segmentos de atuação. A novidade é que ao se inscrever em dois cursos pré-determinados, o profissional poderá cursar um terceiro gratuitamente, dentre oito opções disponíveis. Houve ainda sorteio de notebook.

LançamentoAndré Santos, diretor da Treinaseg

Consultoria e Treinamento em Segu-ros, com o apoio da Bradesco Vida e Previdência, lançou seu mais novo livro, “Transforme o não em SIM!”, durante o XIV Conec. O livro foi distri-buído no dia segundo dia do evento, no estande da seguradora.

Nova ferramentaA Bradesco Auto/RE apresentou

durante o XIV Conec o Sistema de Gestão de Corretoras WIS. De acor-do com a companhia, a novidade foi desenvolvida especialmente para facilitar o trabalho de todos os parceiros de negócios, projetando-se como o mais moderno e comple-to do mercado. Durante o evento, os corretores que visitaram o estande da Bradesco Auto/RE puderam co-nhecer como funciona o sistema, que ficou disponível aos corretores com acesso ao Site 100% Corretor. Totalmente online e gratuita, a fer-ramenta reforça o posicionamento da seguradora no sentido de dar amplo suporte tecnológico para que os corretores parceiros possam ampliar seus negócios, ganhando em agilidade e segurança.

Page 12: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

12www.sincor-es.com.br

[

Page 13: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

13www.sincor-es.com.br

]

Tokio e Sincor-ES realizam Workshop para corretores

MERCADO

Seguro Primeira Proteção Bradesco recebe prêmio de marketing

Deputado federal

O Sincor-ES em parceria com a Tokio Marine Seguradora realizou no dia 28 de setembro o workshop “Risco de Petróleo e Risco de Engenharia”, com palestra proferida pelo executivo da empresa, Sidney Cezarino de Oliveira Souza. O palestrante esclareceu para os correto-res de seguros presentes que o seguro de risco de engenharia cobre danos materiais consequentes de acidente de origem súbita e imprevista, que resultem em danos materiais cobertos pelas condições gerais, particulares e especiais da apólice.

Foram listadas as modalidades de obras passíveis de serem abrangidas por esse tipo de seguro, os prazos e os limites de garantias. O objetivo do encontro foi oferecer aos corretores de seguros que atuam ou pretendem atuar com o ramo informações sobre as especificidades e as possibilidades do produto. “O nosso estado tem crescido muito e são reali-zadas muitas obras públicas e privadas. Esse, com certeza, é um mercado que oferece muitas oportunidades para quem estiver preparado para atuar nele”, afirmou José Romulo da Silva.

A Bradesco Vida e Previdência recebeu, no dia 30 de setembro, em São Paulo, o Prêmio de Marketing Seg News 2010, com o case Primeira Prote-ção Bradesco. O produto é o primeiro seguro de acidentes pessoais desen-volvido com a filosofia do microsseguro no Brasil. Carro-chefe do “Projeto Inclu-são”, o Primeira Proteção Bradesco tem cobertura para morte acidental de R$ 20 mil, sorteio mensal no mesmo valor e mensalidade de apenas R$ 3,50.

Lançado no início do ano nas co-munidades de Heliópolis, em São Paulo,

e Rocinha, no Rio de Janeiro, o seguro foi posteriormente expandido para todo o país. Na cerimônia, realizada em São Paulo, estiveram presentes o superintendente executivo da Brades-co Vida e Previdência, Roberto César Trindade Lima, e o diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, que também recebeu o Prêmio de Personalidade do Mercado de Seguros, devido a sua expressiva atuação na área de microsseguros.

Fonte: assessoria de comunicação

O presidente licenciado da Fe-nacor, Armando Vergílio dos Santos Junior, foi eleito a deputado federal pelo estado de Goiás, com 103.231 votos. Ele foi o 8° candidato a depu-tado federal mais votado daquele estado da Federação. Armando Ver-gílio tem 44 anos e está no mercado de seguros há quase um quarto de século. Nomeado superintendente da Susep em agosto de 2008, foi o pri-meiro representante do setor a assumir a superintendência da autarquia. Armando Vergílio foi também, antes de ingressar na Susep, secretário de Governo e Assuntos Institucionais de Goiás e secretário de duas pastas: Secretaria do Trabalho e a de Previ-dência e Seguridade.

Alta performanceA consultora Rosana Nerci de Sá

falou sobre a formação de equipes na palestra “como formar e liderar equipes de alta perfomance”, no dia 22 de setembro, durante encontro realizado pelo CVG-ES e Sincor-ES, no restaurante Dom Camaleone, na Praia do Canto. Ela abordou, entre outros aspectos, o impacto das equi-pes sobre a rentabilidade do negó-cio e a motivação e produtividade dos colaboradores. Rosana Nerci é bacharel em Administração de Em-presas, pós-graduada em Marketing e superintendente de Desenvolvimento Comercial da Mapfre Seguros.

Page 14: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

14www.sincor-es.com.br

[

HDI oferece treinamento

MERCADO

Sincor-RJ e SulAmérica promovem Encontro de Corretores de Seguros no Rio de Janeiro

Responsabilidade

A HDI Seguros realizou dois encon-tros com funcionários de corretoras de seguros, nos dias 22 e 23 de setembro, no auditório do Sincor-ES. Com o tema “O profissional moderno da indústria de seguros”, o encontro teve por ob-jetivo apresentar dados referentes ao crescimento do mercado e traçar um perfil desejável para o profissional que pretende se destacar no setor.

O treinamento foi realizado pelo gerente da filial Vitória da HDI, Paul Douglas Canarim. “Houve uma grande

interação com o público, pois apre-sentamos muito conteúdo e dicas importantes para o sucesso destes pro-fissionais”, afirmou Paul Douglas.

Esses encontros fazem parte de uma estratégia regional da HDI Seguros com o objetivo de contribuir para a preparação dos profissionais da indús-tria capixaba de seguros. “O mercado local está em franco desenvolvimento e a demanda exige um atendimento de elevada qualidade”, afirmou o gerente da filial Vitória.

O delegado regional-Sul, Luiz Ferdi-nando Zanetti, representou o Sincor-ES no III Encontro de Corretores de Seguros do Rio de Janeiro, realizado no dia 1º de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica. O evento, realizado pela se-gunda vez, foi patrocinado pela SulAmé-rica Seguros e Previdência. O Enconseg promove a capacitação profissional dos corretores por meio de debates e apre-sentações sobre o mercado, economia e comportamento.

Durante o evento, os profissionais as-sistiram à palestra “Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!”, com o filósofo Mario Sergio Cor-

tella. Já a jornalista política Lúcia Hippó-lito fez uma análise do cenário brasileiro para os próximos anos durante a palestra “Dilemas e cenários da economia e da política brasileira: 2011 – 2015”.

Este é o segundo ano da parceria entre SulAmérica e Sincor-RJ na realização do evento. “Apoiar even-tos como o Enconseg reforçam os laços entre a SulAmérica e os corretores. Os participantes desta edição tiveram uma

Responsabilidade dos corretores de seguros foi o tema da palestra mensal do CVG-ES no mês de outu-bro. O encontro, promovido em par-ceria com o Sincor-ES, foi realizado no dia 19 de outubro, no restaurante Dom Camaleone, na Praia do Can-to. O palestrante, Danilo Sobreira, é consultor de seguros e assessor de diretoria da Fenacor.

Porto MaisOs corretores de seguros que

mantêm parceria com a Porto Segu-ro Seguradora podem participar da Campanha Porto Mais e concorrer a prêmios mensais, a dois carros zero quilômetro e a cinco viagens com acompanhante. A campanha oferece pontuação para a venda dos produtos da Porto Financeira: financiamento, refinanciamento e crédito consignado. A contagem dos pontos teve início em setembro de 2010 e segue até março de 2011. O regulamento completo da cam-panha está disponível no site.

excelente oportunidade para se atuali-zarem profissionalmente e refletirem sobre os desafios e oportunidades do setor”, comentou o vice-presidente Comercial da seguradora, Matias de Ávila.

Page 15: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

15www.sincor-es.com.br

]

Page 16: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

16www.sincor-es.com.br

[

Nova tábua biométrica garante mais segurança

MERCADO

Inauguração

Plano de saúde pode pagar remédios

A construção de tábuas biométricas e de sobrevivência para os mercados segurador e de previdência privada brasileiros foi um projeto apoiado pela Faperj e apresentado pelo professor Kaizô Beltrão, no dia 29 de setembro, no Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia. A palestra foi realizada pelo Sincor-ES e Escola Nacional de Seguros.

As tábuas foram construídas a partir de dados enviados pelas seguradoras no período de 2004 a 2006. No total, participaram 13 grupos empresariais totalizando 434 registros. A qualidade

obtida para a construção das tábuas foi obtida a partir da distribuição etária da população por sexo e pelo cálculo das taxas brutas de mortalidade.

As novas tábuas biométricas serão usadas para cálculo de valor de bene-fícios futuros a serem pagos por seguros individuais e planos de previdência privada. Definidas a partir de estudos sobre expectativa de vida de grupos de pessoas seguráveis, essas tábuas serão usadas para preservar ao longo do tem-po o equilíbrio econômico-financeiro das carteiras de seguros de pessoas e

Passados pouco mais de três meses desde a inclusão de 70 procedimentos no rol de operações dos planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) já discute com as operadoras a revisão dessas coberturas, prevista para ocorrer em 2012. A idéia é ampliar o número de serviços, mas a prin-cipal ação é para que em dois anos as empresas passem a oferecer assistência farmacêutica, à semelhança dos SUS, que fornece medicamentos a pacientes que utilizam postos e hospitais públicos.

O argumento utilizado pela ANS para a possível inclusão deste procedimento, de acordo com o diretor-presidente da agência, Maurício Ceschin, é que apro-ximadamente 80% dos clientes de planos

de saúde não conseguem completar o tratamento prescrito pelos médicos por não terem condições de arcar com as despesas de remédios.

Outras metas para os próximos anos incluem criar alternativas financeiras com relação ao mutualismo de faixa etária; abrir um espaço maior para a população participar das decisões das mudanças nos planos de saúde; e dar atenção aos contratos antigos, que representam 21% do universo, mas devido a problemas com a cobertura de alguns procedi-mentos são responsáveis por mais de 50% das demandas judiciais envolvendo os planos.Fonte: O Estado do Maranhão, em 28/09/2010

planos de previdência privada.De acordo com o professor Kaizô,

para garantir a credibilidade das tábuas foi feita uma concatenação dos dados fornecidos pelas seguradoras com os oferecidos pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi). Até recentemente, as seguradoras adota-vam tábuas biométricas criadas nos Estados Unidos, que não mantinham sintonia com a realidade da população brasileira.

Na contratação de um seguro de vida ou de previdência privada, o segu-rado pode exigir que a seguradora use a nova tábua biométrica para o cálculo do seu benefício. Para o segurado, essa cláusula representa uma garantia a mais de que o contrato firmado hoje manterá suas bases financeiras equili-bradas ao longo de muitos anos.

A Banestes Seguros inaugurou, no dia 21 de outubro, sua Central de Atendimento, na avenida Fernando Ferrari, em frente à Ufes. O espaço reúne vários serviços para os clientes do Seguro Auto e aos corretores. Na cerimônia, a seguradora entregou o Prêmio Corretora de Ouro 2010, que premiou as três corretoras parceiras da Banestes Seguros que obtiveram os maiores níveis de crescimento na produção de seguro Auto entre abril e setembro.

Café da manhãA Mapfre Seguros reuniu correto-

res de seguros em um café da manhã, no dia 17 de setembro, no Cerimonial Portomare, em Jardim da Penha. O objetivo foi apresentar aos corretores de seguros parceiros as novidades da seguradora.

Page 17: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

17www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Pottencial faz palestra sobre Garantia de Obrigações Contratuais em Vitória

MetLife anuncia mudanças em cargos estratégicos

O consultor de empresas, Maurício Tadeu Barros Morais, falou sobre “Garan-tia de Obrigações Contratuais (GOC)” e apontou as oportunidades e perspecti-vas do mercado em palestra no dia 21 de setembro, no Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia. O evento, patrocinado pela Pottencial Seguradora, contou com o apoio e parceria do Sincor-ES.

Maurício Morais apresentou dados consolidados do mercado em volume de prêmios, participação das empresas privadas e as perspectivas com a realiza-ção de grandes obras de infra-estrutura e para a realização da Copa do Mundo

e das Olimpíadas. Só no Espírito Santo, de acordo com o executivo, estão previstos para os próximos quatro anos investimentos da ordem de R$ 3,2 bilhões em projetos estruturantes.

Após a analise do mercado, o diretor da seguradora, Fábio Carvalho, falou sobre as definições de GOC, sobre as modalidades e sobre os ramos. Sobre as modalidades, ele destacou “garantia do concorrente”, “garantia do executante” e “garantia de adiantamento do pa-gamento”. Fábio Carvalho falou ainda sobre contragarantia, explicando que se trata do instrumento legal que permite o

direito de regresso da seguradora contra o tomador em um eventual sinistro, a fim de obter ressarcimento dos valores indenizados.

Para encerrar o encontro, o diretor Carlos Ferreira Quick destacou a parti-cipação da Pottencial Seguradora no mercado de GOC e as vantagens na parceria com os corretores de seguros. Segundo ele, para a Pottencial Segura-dora o corretor é tão importante quanto o segurado. “A nossa intenção é ter uma relação de longo prazo com esses parceiros”, disse.

Carlos Quick anunciou que a Pot-tencial pretende oferecer todas as ferramentas que forem necessárias para que o corretor possa realizar seu trabalho com mais agilidade e tranqüilidade. A companhia disponibiliza, por exemplo, o sistema de apólice on line, por meio da qual o corretor tem acesso de forma rápida a todas as informações relacio-nadas a prêmios, comissões a receber, garantias cobertas e vencimento de apólices.

A Pottencial tem dois outros impor-tantes trunfos. A seguradora acaba de aderir ao contrato automático de resseguro do IRB Brasil RE e ao Código de Ética da CNSeg, a companhia faz planos de atingir 15% de market share no ramo garantia até 2012.

A MetLife anunciou mudanças importantes em cargos estratégicos da região Sul e no escritório do Rio de Janeiro. Renata Ferraz, executiva responsável pela gerência regional do Rio de Janeiro, foi promovida a superintendente Comercial da região Sul do Brasil.

Com essa reestruturação, quem assume a gerência regional do Rio

de Janeiro é William Chagas Alamino, profissional com 15 anos de experiên-cia no mercado de seguros e há oito na MetLife.

Renata, que atua no mercado de seguros há 18 anos, é graduada em Serviço Social pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) e fez MBA em Gestão de Negócios e Pessoas pelo IBMEC. Alamino é graduado em Administração

de Empresas e fez MBA em Gestão de Pessoas e Negócios. Nos oito em esteve na MetLife, assumiu cargos importan-tes, como gerente de filial no interior de São Paulo, gerente da Equipe de Renovações/Relacionamento com abrangência nacional e nos últimos três anos foi responsável pela Gerência Alianças Estratégicas.Fonte: Notícias Seguros, em 05/10/2010

Page 18: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

18www.sincor-es.com.br

[

O p r e s i -d e n t e d o S incor -MA, professor Lú-cio Cunha, p a r t i c i p o u d o d e s f i l e de 7 de Se-tembro, em São Luis, no Maranhão, como inte-g r a n t e d o Lions Clube.

SOCIAL

Dia de casamentoPor Boris Narjack

Sete de setembro

Formatura

Novo servidor

O dia 25 de setembro foi de casamentos no mercado de seguros. Disseram sim nesse dia: Igor Zon Balbino, filho do diretor do Sincor-ES, Jaime Balbi-no de Oliveira, e Jécika, em cerimônia realizada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Vila Velha; André Freire de Me-deiros e Gabriela, na Igreja São João Ba-tista, em Vila Velha. Ele é filho do diretor do Credicores, João Arthur de Medeiros, e afilhado do presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva; e em Colatina, o executivo do mercado de seguros, Flávio Cirilo, selou compromisso com Priscila, no Colatina Campestre Club.

O corretor de seguros e professor da Escola Nacional de Seguros, Gustavo Caldas, se licenciou da atividade depois de ser nomeado para um cargo técnico na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Gustavo foi aprovado no mais recente concurso realizado pela autarquia.

Projeto para 2011O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola Nacional

de Seguros, Cláudio Contador, visitou o Sincor-ES no dia 29 de setembro. Ele, o presidente José Romulo da Silva e o diretor An-tonio José Alvarenga Imperial conversaram sobre os projetos do sindicato em parceria com a instituição para o próximo ano.

O diretor do Sincor-ES, José Alexandre Cid Pinto, comemorou a formatura do filho Rafael no curso de Enge-nharia Civil, na turma de 2010 da Universidade Federal do Espírito Santo. A solenidade de colação de grau foi no dia 15 de setembro e no dia 18 hou-ve baile de gala no Centro de Convenções de Vitória.

Page 19: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

19www.sincor-es.com.br

]ARTIGO

A boa-fé no contrato de seguroPor: Elias Moscon*

Artigo elaborado por Elias Moscon, consultor jurídico e advogado espe-cialista em direito do seguro, sócio do escritório Moscon Advogados, e-mail: [email protected]; site: www.moscon.adv.br.

No âmbito negocial, a relação das partes, deve estar pautada no respeito ao princípio da boa-fé, que em sede de disposições gerais, o código ci-vil no artigo 422 determina que os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execu-ção a ética, a moralidade, e acolhimento do que é lícito.

Quem age contrário a boa fé comete abu-so de direito e responde judicialmente independente de culpa pelos atos praticados.

Ademais, o nosso Código Civil prevê que os envolvidos devem atuar tanto nas tratativas quanto na execução do contrato dentro dos padrões da boa-fé.

Em razão da função social, o le-gislador deu maior relevo ao principio da boa-fé no contrato de seguro, que através do artigo 765 do Código Civil determinou que o segurado e o segurador são obrigados a guardar na conclusão e na execução do contrato, a mais estrita boa-fé e veracidade,

tanto a respeito do objeto como das circunstâncias e declarações a ele concernentes.

A boa-fé no contrato de seguro é tão importante que para muitos juristas, ela é a “alma do segu-ro”, sendo que sua ausência é suficiente para retirar a eficácia do contrato de seguro, tornan-do-o impraticá-vel.

Via de mão dupla, a boa-fé é exigível tan-

to do segurado como do segurador, obrigando as partes a atuarem com a máxima honestidade desde a fase pré-contratual até a fase da execução do contrato.

O segurado, por ter conhecimen-to efetivo do risco que se pretende segurar, tem a obrigação na fase pré-contratual de descrever com clareza, precisão e verdade a natureza do risco a ser segurado, devendo durante o contrato adotar as medidas necessárias com objetivo de evitar ou agravar o sinistro, comunicando imediatamente a seguradora possível alteração do risco, bem como a ocorrência do evento.

A seguradora por sua vez, tem por obrigação agir dentro do principio máxi-mo da boa-fé no que concerne o dever de informar com exatidão e clareza o contrato que o segurado pretende ade-rir, evitando o uso de termos, fórmulas ou qualquer outro mecanismo que possa dificultar a interpretação do contrato ou que tenha como objetivo a interpreta-ção tendenciosa; não sendo diferente na fase de regulação do sinistro.

A validade do contrato tem relação direta com a boa-fé dos contratantes, sendo que a aceitação do risco e o valor do prêmio dependem justamente das declarações preliminares do segu-rado, que tem o dever intrínseco de respondê-lo com boa-fé e veracidade, cabendo a seguradora utilizar uma declaração que seja mais completa possível sem utilizar quesitos capciosos, sob pena de caracterizar a quebra do principio da boa-fé.

De mesmo modo, a boa-fé se es-tende ao corretor de seguros, pois, é detentor de conhecimentos técnicos específicos do ramo, e tem o dever de esclarecer ao segurado quanto a importância da boa-fé na declaração espontânea a ser preenchida por ele, bem como, deve prestar as informações sobre o contrato independente de soli-citação do segurado.

Como conseqüência à transgressão ao princípio da boa-fé, o código civil no artigo 766, impõe ao segurado como sanção a perda do direito à garantia contratada, além de ficar obrigado a pagar as parcelas vencidas, demons-trando a relevância da obediência ao principio da boa-fé.

“A expressão boa-fé integra o vocabulário comum. É usada até mesmo pelas pessoas sem cultura. Quando se diz que fulano está de boa-fé, todos entendem perfeitamente a fra-se. Em sentido amplo, significa honestidade, lealdade, probi-dade. Expressa intenção pura, isenta de dolo ou engano.” (ALVIM, Pedro, O seguro e o Novo Código Civil, 2007, p.43)

}{

Page 20: 1  · 2010. 11. 2. · 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES 10 Congresso de Corretores Tokio Marine e Sincor-ES realizam Workshop para

20www.sincor-es.com.br

[