1 3 sumÁrio] 04 notícias do sincor“À espera dos pais” josÉ romulo da silva presidente do...

20
1 www.sincor-es.com.br ]

Upload: others

Post on 11-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

1www.sincor-es.com.br

]

Page 2: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

2www.sincor-es.com.br

OPINIÃO[

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Av. Leitão da Silva, Nº 1387 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Santa Lúcia,

Vitória, ESSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: Santa de Luziê Oliveira2º Secretário: Nicolau Marino Calabrez1º Tesoureiro: José Alexandre Cid Pinto2º Tesoureiro: Antonio José A. ImperialDiretora Social: Ana Júlia MerottoDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Antônio Dimas NetoDir.Rel.c/Merc.: Neudon Almeida Valadão

SuplentesPaulo Henrique Rocha Latado

Jocarly Santos Spinassé

Conselho FiscalRobinson Ferreira de Mello

Flávio Simonetti BelloCleber Calabrez

SuplentesJosé Rubem Cid PintoLuiz Carlos Silva Porto

Marisa Machado Imperial

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB 627/95

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6674Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6671Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Assistente de Diretoria.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683CVG-ES................................. 2125-6675CAMASEG-ES....................... 2125-6675

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

A importância dos Destaques do AnoFaltando três meses para o final do ano, começamos a nos preparar para

um dos momentos mais aguardados pelo mercado de seguros capixaba: a festa de entrega da premiação aos Destaques do Ano e encerramento das atividades, que será realizada no dia 19 de dezembro, no Cerimonial Le Buffet. A homenagem aos Destaques do Ano é um momento em que buscamos valorizar os profissionais que atuam no Espírito Santo, de forma a motivar e reconhecer o profissionalismo e as atitudes que cercam sua conduta.

Nesses 20 anos de existência, comemorados no mês de novembro, o Sincor-ES tem buscado sempre zelar pelos bons relacionamentos, pelas boas práticas, pelo comprometimento com a categoria dos corretores de seguros e pelo desenvolvimento da cultura do seguros. A festa de encerramento das atividades será também em comemoração ao aniversário de 20 anos da instituição e, por isso, esperamos contar com todos aqueles que sempre nos apoiaram para festejar e brindar a chegada de um novo ano.

Mas, antes que chegue o momento da festa e o novo ano nos imponha seu ritmo, devemos lembrar de alguns acontecimentos recentes importantes que irão, certamente, mudar nossa forma de atuação. E essas mudanças, que poderão ocorrer muito mais breve do que imaginamos, podem ser boas para todos desde que haja participação e engajamento nas questões que dizem respeito a todo o mercado e não apenas aos nossos interesses individuais.

Um dos assuntos que devem merecer a atenção dos corretores de segu-ros é a fusão de seguradoras, um processo que começou e que não se sabe quando ou como vai terminar. O que sabemos é que haverá mudanças, mas ainda não podemos precisar de que forma elas irão afetar diretamente a atuação dos corretores de seguros. A partir da fusão de grandes empresas, a configuração do mercado será alterada e as perguntas que devemos fazer é: de que forma isso vai nos afetar? Como não sabemos a resposta devemos nos empenhar em buscá-las.

Outro fato importante ocorrido este ano foi a decisão da Brasilveículos de atuar em parceria com corretores de seguros e o Espírito Santo sai na frente nessa conquista, com 25 corretoras de seguros cadastradas e prontas para iniciar o treinamento e começar a comercializar os produtos da seguradora. Temos a garantia da diretoria da BB de que os corretores de seguros terão à sua disposição as mesmas condições operadas nas agências do Banco do Brasil. As operações serão acompanhadas pelo Sincor-ES para que os interesses dos corretores sejam preservados nesse processo.

Vale lembrar também que o mercado de seguros é regido por interesses diversos e que os interesses dos corretores de seguros são o foco da atuação do Sincor-ES. Mas, como todo órgão representativo, o Sincor-ES não pode agir sozinho e precisa do apoio e da participação de todos. Por isso, fica mais uma vez o convite: participe das discussões sobre o mercado, por meio das palestras e eventos realizados pelo Sincor-ES, visite o sindicato, apresente suas demandas, dê sugestões, visite o nosso site e leia a nossa revista. Todo o mercado irá ganhar com isso.

Tenham uma boa leitura!

Page 3: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

3www.sincor-es.com.br

SUMÁRIO]04 Notícias do Sincor

“À Espera dos Pais”

JOSÉ ROMULO DA SILVAPRESIDENTE DO SINCOR-ES

Social

09

Club Gourmet Norte 18

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

Sala de Visitas

19Por Boris Najack

14 Mercado

ArtigoVamos dar um rumo na nossa Corretorafamiliar

CVG-ES faz palestra sobre corretora familiar

Delegacia lança Club Gourmet Norte10

11 Parceria

A dama da alta sociedade costumava desfilar, em sua carruagem de luxo, pelas ruas de São Francisco, sob olhares de ad-miração e inveja.

Um dia, os jornais publicaram o faleci-mento de uma tia e ela, obedecendo às convenções sociais, teve que permanecer no lar por uma semana.

Indignada por ter que ficar sete dias dentro do enorme palácio, buscou o ma-rido, então Governador do Estado, e esse a fez lembrar-se de que poderia passar os dias brincando com o filho.

Ela gostou da idéia. Adentrou a ala es-querda do palácio, que tinha sido liberada para o pequeno príncipe, que vivia rodeado por profissionais de diversas nacionalidades, a fim de lhe ensinarem idiomas e costumes de outros povos.

Quando o pequeno Leland avistou a mãe, exultou de felicidade e lhe perguntou por que ela estava ali, naquele dia e hora não habituais.

Ela lhe contou o motivo e ele, feliz, lhe perguntou quantas tias ainda restavam.

Leland estava ao piano tocando uma balada que aprendera com sua babá francesa.

A mãe, impressionada, ficou ouvindo, por alguns instantes, aquela balada que lhe pareceu um tanto melancólica.

Pediu ao filho que cantasse, ele can-tou. Falou-lhe para que a traduzisse e ele a traduziu.

Era a história de um menino que era

levado pela sua mãe todos os dias até à praia, de onde ficavam olhando o pai desaparecer na linha do horizonte, em seu barco pesqueiro.

Todos os dias a cena se repetia, até que um dia, o barco do pai não retornou.

A mãe conduziu o filho novamente à praia e lhe pediu que ficasse esperando, pois ela iria buscar o marido.

Adentrou no mar e o filho ficou espe-rando na praia, pelo pai e pela mãe, que jamais retornaram.

A balada comoveu a grande dama. Falou ao filho que era muito triste. Ele res-pondeu que cantava porque se identificava com o menino da praia.

A mãe não entendeu em que consistia a semelhança e retrucou ao filho:

Você tem tudo. Não lhe falta nada. Tem mãe e pai e é herdeiro de um dos homens mais importantes deste Estado.

Leland respondeu com melancolia: Mas o papai adentrou há muitos anos no mar dos negócios e nunca o posso ver.

Você o seguiu e eu fiquei aqui à espera de um retorno que nunca acontece.

Como você pode perceber, minha história é muito semelhante à do menino solitário da praia.

Daquele dia em diante, a dama passou a conviver mais com o filho de onze anos a quem não conhecia e, por esse motivo, aprendeu a amá-lo.

A convivência estreita com a mãe trouxe a Leland um brilho novo. Por algum

tempo a vida lhes permitiu desfrutar da alegria do afeto mútuo, das experiências vividas, um em companhia do outro.

Fizeram uma longa viagem de navio e Leland adoeceu. A mãe fez tudo o que podia para lhe salvar a vida, mas foi tudo em vão.

O navio retornou e Leland não pode mais contemplar a mãe com os olhos físicos.

Todavia, naquele breve tempo de convívio, o menino ensinou à mãe outros valores.

Ela construiu orfanatos e outras obras de assistência para a comunidade carente.

Leland não herdou a fortuna dos pais, mas a fortuna rende frutos até hoje, junto à sociedade daquele Estado. Dentre elas, a Universidade Stanford.

Não há motivo que justifique o abando-no dos filhos por parte dos pais.

Não há filhos que aceitem, de boa von-tade e em sã consciência, trocar o afeto dos pais por qualquer outro tesouro.

Pensemos nisso!

”Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco”, Edmund Burke

Corretores capixabas irão atuar com os produtos da Brasilveículos

13 Trânsito

Page 4: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Sincor-ES participa de mais um Comando de Saúde

O Sincor-ES participou, no dia 17 de setembro, de mais uma edição do Comando de Saúde nas Rodovias, rea-lizado em Iconha (ES). O evento ocorreu simultaneamente em todo o Brasil e foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Sest/Senat e outras instituições, entre elas, o Sincor-ES.

O objetivo do Comando de Saúde nas Rodovias é verificar as condições de saúde dos motoristas de transporte de carga e detectar possíveis fatores de risco para doenças cardíacas, distúrbios do sono e alcoolismo, entre outras. Além disso, o projeto analisa a carga horária praticada pelos profissionais e as condi-

ções de tráfego que contribuem para os acidentes nas estradas.

Como ocorreu das outras vezes, o Sincor-ES participou enviando dois funcionários da instituição – Marcelo Paulino e Ivo Tadeu Basílio – que dispo-nibilizaram informações sobre DPVAT e sobre segurança nas estradas. “Esse é um projeto que nos interessa pelo seu caráter educativo e preventivo”, diz o presidente José Romulo da Silva.

No dia 13 de agosto, foi feita uma reunião na sede do Sincor-ES com repre-sentantes da Polícia Rodoviária Federal e do Sest/Senat para ajustar a participa-ção do sindicato no evento.

Fenacor promove treinamento para agentes de registro

A assessora técnica do Sincor-ES e Agente de Registro da Fenacor, Maria-na Lannes, participou do Treinamento de Capacitação, no dia 3 de setembro. O curso, com duração de oito horas, foi realizado na sede da Federação, no Rio de Janeiro.

O objetivo do treinamento é atua-

lizar os agentes de registro da Fenacor para a emissão de certificados digitais. No Sincor-ES, duas pessoas estão aptas a receber material e solicitar o CD. Além de Mariana Lannes, a assessora de Diretoria, Cláudia Cometti, é agente de registro da Fenacor e recebeu treina-mento para realizar este trabalho.

OdontológicoA Sepao Assist Assistência Odonto-

lógica ofereceu gratuitamente, para os funcionários do Sincor-ES, um plano odontológico completo. A empresa, que tem 20 anos de fundação, conta com uma ampla rede referenciada e um site (www.sepao.com.br) onde o cliente pode acessar uma série de serviços e informações.

DestaqueO presidente do Sincor-ES, José

Romulo da Silva, foi elogiado pela Re-vista Prêmio, de Pernambuco, por sua atuação à frente do Sincor-ES. Segun-do nota publicada na página 10 da edição de número oito, “a revista do sindicato e o próprio site da entidade registram de forma indiscutível todas as ações desenvolvidas na defesa e no interesse dos corretores de seguros do Espírito Santo”. O texto destaca ainda que José Romulo adotou uma postura administrativa que o tornou uma respeitável autoridade do mer-cado segurador, elevando e dando status ao privilegiado Sincor-ES.

McDia FelizA Capemisa apoiou edição deste

ano do McDia Feliz, realizado no dia 29 de agosto. A renda obtida com a venda dos sanduíches Big Mac foi destinada a instituições que cuidam de crianças e adolescentes portado-res de câncer.

MicrossegurosFoi realizado nos dias 10 e 11

de setembro, no Rio de Janeiro, o I Workshop de Microsseguros. Nos dois dias foram apresentados os primeiros resultados do trabalho desenvolvido pela Comissão Consultiva de Micros-seguros, criada em abril de 2008, pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Page 5: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

5www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR]

Sincor-ES doa cestas básicas para Hospital Evangélico

ProteçãoA proteção de um negócio inclui,

além do patrimônio físico, a marca e a patente dos produtos que fabrica ou comercializa. Não preocupar-se com isso pode representar riscos futuros. No início do mês de agosto, o presiden-te do Sincor-ES recebeu a visita de representantes da Village Marcas e Patentes. Entre os serviços oferecidos pela empresa está a pesquisa gratuita de marcas.

O Sincor-ES entregou seis cestas básicas e material de limpeza para o Hospital Evangélico, em Vila Velha, no dia 13 de agosto. As doações foram destinadas a pacientes inscritos no Pro-grama de Hemodiálise e Oncologia e também a pacientes da Maternidade Municipal de Cariacica, gerenciada pelo hospital.

As doações foram solicitadas ao Sincor-ES por uma das equipes que participa da “1ª Gincana Solidária”, realizada naquele hospital, com ob-jetivo de despertar nos funcionários e colaboradores a importância das atitudes solidárias. Além disso, o evento pretende promover interação entre a comunidade e o Hospital Evangélico.

Intituições recebem fraldas e leite

MotoristasDuzentas pessoas tiram carteira de

motorista todos os dias no Espírito San-to. De janeiro a junho desse ano 34.024 condutores receberam habilitações. Durante todo o ano de 2008, foram emitidas 55.816 carteiras de habilita-ção. O número de veículos registrados no Detran-ES até o final do primeiro semestre era de 1,155 milhão.

As campanhas solidárias do Sincor-ES são realizadas durante todo o ano e contam com o apoio dos associados, parceiros e colaboradores que entre-gam no sindicato roupas, sapatos, brin-quedos e até móveis e eletrodomésti-cos. “Às vezes a pessoa quer doar e não sabe pra quem, então, ela nos procura e nós encontramos uma instituição que esteja precisando”, afirma o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

Nesse mês de setembro, foram en-tregues 60 pacotes de fraldas descar-táveis à Associação de Amparo Maria Zerbato, que atende crianças no mu-nicípio de Vila Velha. Outra instituição

a receber doações foi a Pastoral da Criança, para quem o Sincor-ES entre-gou 30 quilos de leite em pó, para ser usado na produção da multimistura.

Os interessados em colaborar com as campanhas podem levar seus dona-tivos na sede do sindicato, na avenida Leitão da Silva. Também é possível participar da Campanha Permanen-te de Cestas Básicas, que arrecada mensalmente R$ 30 para a compra de alimentos e entrega a instituições e famílias cadastradas. Para participar, basta entrar em contato com o Sincor-ES e solicitar o envio mensal do boleto de pagamento.

Pátio LegalO Sincor-ES encaminhou à Assem-

bléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) todo material referente ao projeto Pátio Legal. A intenção, segundo o presidente José Romulo da Silva, é sensibilizar os deputados para a impor-tância do projeto e pedir apoio para a viabilização no Espírito Santo. Na carta que encaminhou aos deputados, José Romulo esclarece que o Pátio Legal é uma parceria público-privada que tem por objetivo a guarda e a restitui-ção de veículos recolhidos pelo Esta-do em caso de roubo e furtos, entre outros motivos. Ele também esclarece que o projeto não é oneroso para o Estado e depende de concessão de terreno pelo governo. O Sincor-ES to-mou conhecimento que a Comissão de Segurança da Ales deve iniciar, em breve, discussões sobre as condições e os valores decorrentes de envio e guarda de veículos recolhidos em blitze e acidentes.

Page 6: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

6www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Encontro reúne parceiras e diretores do Sincor-ES

Curso Básico em Previdência Complementar

Treze empresas foram representadas no almoço do dia 28 de agosto do proje-to “Encontro ao Meio-Dia”, no restaurante Dom Camaleone, na Praia do Canto. Organizado pelo Sincor-ES, o projeto tem como objetivo reunir mensalmente dire-tores da instituição e seguradores para discutir, informalmente, assuntos ligados ao mercado.

Entre outros assuntos, foram discuti-das as condições para a participação das seguradoras e outros parceiros nas festividades de final de ano. O presiden-te do Sincor-ES, José Romulo da Silva, destacou que a festa de encerramento das atividades e entrega dos destaques do ano é realizada com a aquisição de cotas pelos parceiros.

Ele esclareceu que as empresas adquirem uma ou mais cotas, cujo valor é previamente definido em reunião con-junta entre parceiros e a diretoria do sin-dicato. “Por isso, não é possível que haja participação de outra forma. Há casos de empresas com as quais temos ótimo relacionamento, mas se ela não adquire a cota fica impedida de participar”.

Outro assunto que mereceu destaque foi o sucesso da “1ª Feijoada do Club Gourmet”, realizada no dia 16 de agosto, no Cerimonial Oásis. José Romulo agra-deceu aos seguradores que compraram as camisetas-convite para presentear os corretores parceiros. “Esse evento passou a fazer parte de nosso calendário perma-nente”, afirmou.

O CVG-ES, em parceria com o Sincor-ES, realizou no dia 29 de agosto o Curso Básico em Previdência Complementar. Com carga horária de 8 horas, o curso foi ministrado pelo professor da Escola Nacional de Seguros, José Élson Sestini, que também é gerente da Capemisa em Vitória.

O objetivo do curso foi oferecer elementos para que os profissionais possam aprofundar seus conhecimentos em previdência complementar, de forma a comercializar o produto de maneira satisfatória. O evento foi gratuito e contou com participação de 25 profissionais.

VeículosAté o final desse ano, deverão ser

vendidos no Espírito Santo, 70,5 mil automóveis zero quilômetro, segundo previsão do Sincodives. Isso significa 10 mil a mais do que as 60.214 unidades comercializadas em 2008. Três variá-veis devem assegurar o resultado posi-tivo: desoneração do IPI, redução nos juros de financiamento e ampliação do prazo para pagar.

VisitasO site do Sincor-ES (www.sincor-

es.com.br) recebeu 6.041 visitas no período de 1º a 30 de agosto, o que representa uma média de 194 visitas por dia. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, acredita que o site é uma importante ferramenta de divulgação de informações para o corretor e para o mercado. Além disso, a página oferece links para ins-tituições parceiras e ainda uma série de serviços para o corretor.

DenúnciasO Sincor-ES continua recebendo

denúncias de atuação irregular de associações e cooperativas. Para isso, devem ser encaminhadas ao sindicato documentos que possam fundamentar as denúncias, tais como estatuto e contratos.

Page 7: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

7www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR]

Sincor-ES entrega identidadesOs corretores de seguros pessoa

física que se recadastraram na Susep por meio do Sincor-ES já podem retirar suas novas identidades profissionais. O documento só poderá ser retirado pelo próprio corretor de seguros, me-diante comprovação do pagamento do Imposto Sindical 2009. Os profis-sionais que atuam no interior do ES poderão solicitar suas identidades aos delegados regionais.

Para os profissionais sócios de corretoras de seguros, lem-bramos que o recadastra-mento como pessoa física é condição para que seja feito o reca-dastramento da empresa. Os profissio-nais que não f i z e r a m o recadastra-mento estão impedidos de realizar negó-

cios com as seguradoras e estas, por sua vez, ficarão impedidas de proto-colar propostas e pagar comissões.

O prazo para recadastramento de pessoa física terminou no dia 15 de dezembro de 2008 e os números do registro do corretor sofreram alte-rações. A recomendação do presi-dente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, é que as seguradoras exijam dos corretores cópia da nova identidade profissional.

Recadastramento das corretoras poderá ser feito até dezembro

Mais de duas mil corretoras de se-guros em atividade no país solicitaram seu recadastramento junto aos sindi-catos da categoria e à Fenacor desde 1º de julho. O recadastramento das corretoras de seguros no Espírito Santo será realizado pelo Sincor-ES e o prazo termina no dia 31 de dezembro.

Além da documentação da em-presa, como contrato social e do-cumentos dos sócios, será exigida a comprovação do recolhimento dos

últimos três anos do imposto sindical, conforme prevê circular da Susep. Para evitar atropelos de última hora, o ideal é que a solicitação de recadas-tramento seja feita o quanto antes.

Informações podem ser obtidas com Dagmar ou mariana, das 8h às 17 horas, pelos telefones 2125-6671 / 2125-6674. As corretoras que não se recadastrarem ficarão impedidas de receber comissões nas seguradoras a partir de 1º de abril de 2010.

QualificaçãoQuatrocentas e cinqüenta e sete

pessoas se inscreveram e participa-ram dos cursos e eventos oferecidos pelo Sincor-ES em parceria com a Es-cola Nacional de Seguros nos primei-ros seis meses de 2009. Entre os cursos oferecidos está o de Habilitação para Corretores de Seguros, que prepara os profissionais para solicitarem sua inscrição como corretor profissional junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, foram oferecidas diversas palestras e cursos técnicos para corretores de seguros e funcionários de seguradoras.

HistóriaUma retrospectiva dos 20 anos

de atuação do Sincor-ES será reu-nida em uma publicação que será lançada em breve com patrocínio da Unimed Vitória. De acordo com o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, não se trata de um livro contando a história do sindicato, mas de uma compilação dos principais eventos e realizações da instituição nesses últimos anos. A publicação está sendo impressa e terá distribuição gratuita. “Iremos en-caminhar os livros para os associados e parceiros do sindicato como parte das comemorações dos 20 anos da instituição”, disse

ANSP lança novo siteA Academia Nacional de Segu-

ros e Previdência (ANSP) apresentou ao mercado seu novo site (www.anspnet.org.br), que possui layout moderno, dinâmico e novas ferra-mentas para torná-lo mais uma fonte importante de atualização sobre o universo do seguro. O material do Centro de Estudos e Documentação (CED), como obras técnicas e publi-cações jornalísticas, estará disponível para consultas no novo portal.

Page 8: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

8www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Encontro de Congraçamentoreunirá mais de 250 pessoas

Esgotadas as reservas para participar do “14º En-contro de Congraçamento”, que ocorrerá de 13 a 15 de novembro, na Pousada Eco da Floresta, em Domingos Martins. O encontro reúne anualmente corretores de seguros, seguradores, funcio-nários e suas famílias, para um final de semana repleto de atividades.

Este ano, além do tradi-cional churrasco no sábado, haverá forró na sexta-feira, primeiro dia do encontro, com banda da região. A organização do evento está preparando jantares espe-ciais e atividades para as crianças. Em breve, o Sincor-ES divulgará a programação completa.

CongressoSessenta profissionais capixabas

se inscreveram via Sincor-ES,para participar do “16º Congresso Brasilei-ro dos Corretores de Seguros”, que será realizado de 9 a 11 de outubro, em Florianópolis (SC). O evento terá programação variada, com pales-tras, debates, grupos de trabalho e workshops. A Fenacor fez uma pes-quisa para definir quais serão os temas dos workshops.

Forúm substitui integranteO corretor de seguros João Carlos

Martinelli substituiu Deusdete Manto-vanelli na composição do Fórum de Corretores de Seguros. Deusdete alegou motivos pessoais para pedir seu afasta-mento, mas continua acompanhando as atividades do grupo, que se reúne uma vez por mês ou em caráter excep-cional quando houver demanda.

Desde que foi instituído, o Fórum já atendeu a algumas demandas de cor-retores de seguros e se reuniu com três seguradoras. O motivo das reuniões foi apresentar os problemas enfrentados pela categoria e buscar alternativas para solucioná-los.

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, destaca que este é mais um movimento em defesa da categoria

e que deve contar com total apoio dos corretores. Ele destaca, no entanto, que o fórum não irá tratar de assuntos pes-soais. “Nós só atenderemos demandas que envolvam questões que digam respeito ao relacionamento profissional da categoria como um todo”.

Quem compõe o FórumNeudon de Almeida ValadãoJosé Alexandre Cid PintoClaudia ComettiMarcelo Calaes PimentelAntonio de Pádua SallesJoão Carlos MartinelliAna Julia MerottoJocarly Santos Spinasse

Destaques do AnoO Sincor-ES vai iniciar, em bre-

ve, a votação para a escolha dos “Destaques do Ano do Mercado de Seguros do Espírito Santo”, cujo troféu será entregue no dia 18 de dezembro, durante a festa de encerramento das atividades, no Cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi. As seguradoras já receberam e-mail do Sincor-ES pedindo que indiquem os executivos e funcionários do setor de produção para concorrerem à homenagem. A votação, como ocorre todos os anos, será por meio eletrônioco, com uso de login e senha individual para todos os associados. Serão premiadas as seguintes categorias: Seguradora do Ano, Corretora de Seguros do Ano, Executivo de Seguradora do Ano, Corretor de Seguros do Ano e Funcio-nário de Seguradora do Ano.

Lançamento“Privacidade e Seguro: a coleta

e utilização de dados nos ramos de pessoas e saúde” é a mais recente pu-blicação editada pela Escola Nacional de Seguros. O lançamento ocorreu no dia 3 de setembro em evento especial que contou com palestra e noite de autógrafos. O autor é Mario Viola de Azevedo Cunha, mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorando em Direito no Instituto Universitário Europeu de Florença, na Itália.

Page 9: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

9www.sincor-es.com.br

SALA DE VISITAS]

Novos negócios Parceria com corretoras

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, recebeu a visita do diretor da Sepao Assist Grupo OdontoPrev. Roberto Seme Cury conversou sobre a atuação do grupo no Espírito Santo e sobre a participação dos corretores de seguros no crescimento do mercado.

O Gerente da SulAmérica, Luiz Felipe Kruschewsky, visitou o Sincor-ES, no mês de agosto, acompanhado de sua equipe comercial e do executivo do Grupo Qualicorp, Leonardo Guerreiro. O motivo da visita foi conversar sobre a parce-ria que a empresa pretende estabelecer com corretores locais para realizar negócios no Espírito Santo.

Licença-maternidade

Nos próximos meses, a filial Vitória da MetLife Seguros ficará sob a responsabilidade de Fabíola Pereira. Ela vai substituir Josmara Campos durante sua licença-maternidade. Elas visitaram o Sincor-ES acompanhadas da gerente regional da empresa Renata Ferraz.

TreinamentoA Itaú Unibanco Segu-

radora realizou treinamento sobre consórcio para cor-retores de seguros no dia 2 de agosto. O treinamento ocorreu no auditório Pedro de Paula Pinto, na sede do sindicato, sendo precedido de café da manhã.

Café da manhã

Corretores de seguros e representantes de seguradoras se reuniram no Sincor-ES, no dia 27 de agosto, com a ins-petora Richeli, da Polícia Rodoviária Federal, para tratar dos problemas observados em relação à solicitação de boletim de ocorrência de acidentes on line. Entre outras questões, foram apontadas pela patrulheira as fraudes e as incoerências nas informações prestadas.

Page 10: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

10www.sincor-es.com.br

CLUB GOURMET NORTE[

Delegacia regional lança Club Gourmet Norte

Gourmet lança livro em outubro

Os profissionais do mercado de seguros da região Norte do Espírito Santo criaram o Club Gourmet Norte e fizeram seu primeiro jantar no dia 10 de setembro, na Lagoa Armani, uma propriedade particular, em Linhares. A idéia de criar o evento, a exemplo do que já ocorre em Vitória, surgiu durante uma reunião feita pelo Sincor-ES, por meio de sua delegacia regional, e os corretores da região.

A delegada regional Norte, Fátima Rigoni Fereguette, diz que o objetivo da criação do Club é promover a confraternização e a aproximação dos profissionais da região. “O Norte do

Espírito Santo está crescendo muito e os profissionais do mercado de seguros que atuam na região, principalmente os corretores de seguros, precisam se unir para acompanhar as demandas que têm surgido e que ainda irão surgir no médio e longo prazo”, afirma.

Ela considerou o evento um sucesso e acredita que os próximos serão ainda melhores. “Foi muito recebida a idéia do Club. Nesse primeiro encontro, tivemos a participação de 24 pessoas e o local do evento foi muito bem escolhido”. O prato principal – carneiro à napolitana com arroz de queijo – foi preparado pela corretora Fátima Coelho Duarte.

Como parte das comemorações pelos 20 anos do Sincor-ES será lan-çado em outubro o livro que reúne as receitas produzidas nos dois primeiros anos do Club Gourmet Sincor-ES. O evento, limitado a 100 pessoas, será no dia 14 de outubro, no Cerimonial Itamaraty, na Praia do Canto. Além de degustar pratos requintados, os convidados vão se deliciar com

aula-show dos chefs Juarez Campos e Gustavo Correa.

Para participar é preciso adquirir o convite na sede do Sincor-ES ao custo de R$ 130,00. O convite dá direito a um exemplar do livro, a uma taça persona-lizada e a participar do sorteio de um pacote casal para o final de semana de congraçamento na Pousada Eco da Floresta.

CardápioAcepipes: rolinho crocante de brócolis ao curry com frutas secasEntrada: Salada de polvo confit sobre feijão branco à toscanaPrimeiro prato: badejo ao alecrim com purê de raízes e shiitakeSegundo prato: pernil de cordeiro de-sossado com espuma de alho assado e gratin provençalPré-sobremesa: creme de pistache com chocolate ganacheSobremesa: cafloutis de banana com gotas de chocolate

Page 11: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

11www.sincor-es.com.br

PARCERIA]

Corretoras capixabas se cadastraram e irão atuar com produtos da Brasilveículos

Os corretores capixabas irão iniciar, em breve, as operações para comer-cializar produtos da Brasilveículos, com as mesmas condições praticadas nas agências do Banco do Brasil, onde os seguros de automóvel da seguradora são oferecidos.

A informação foi dada durante café da manhã, no dia 17 de setembro, no Hotel Senac, em Vitória, quando o diretor presidente da Brasilveículos, Julio Cezar Alves de Oliveira, conversou com um grupo de corretores de segu-ros e com diretores do Sincor-ES.

Vinte e cinco corretoras de seguros do Espírito Santo já enviaram seus dados para se cadastrarem junto à Brasilveículos e, provavel-mente, em outubro, haverá um treinamento na sede do Sincor-ES. As corretoras cadastradas são aquelas que participaram da primei-ra reunião com a diretoria

da seguradora, no primeiro semestre desse ano.

Para o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, o ideal é que todos os profissionais possam atuar com a seguradora e o sindicato já está traba-lhando para que isso ocorra. “O Espírito Santo está sendo pioneiro nessa estra-tégia da Brasilveículos e, por enquanto, apenas os cadastrados irão participar do treinamento. Mas, nossa intenção é que todos passem a fazer parte dessa parceria”, afirmou.

José Romulo disse ainda que não haverá intermediários na comercializa-ção dos produtos e que os corretores de seguros terão condições idênticas àquelas que são praticadas dentro das agências. “Essa garantia foi dada pelo presidente da Brasilveículos e isso para a categoria é um avanço”, afirmou.

Todo o processo de produção será on line, por uma plataforma específica criada para atender aos corretores de seguros. Com a proposta, a Brasilveí-culos espera ampliar o seu canal de comercialização atuando em parceria com os corretores de todo o Brasil.

Além do presidente do Sincor-ES e do presidente da Brasilveículos, estiveram na reunião os diretores da Brasilveículos, Luiz Gustavo Braz Lage, Almir Fernandes, o gerente executivo da BB Corretora, Marcos Renato Col-tri, Denise Thomaz de S. Carvalho e o Superintendente Regional do BB, Luiz Carlos Moscardi.

Page 12: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

12www.sincor-es.com.br

[

Page 13: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

13www.sincor-es.com.br

]TRÂNSITO

Sincor-ES apoia atividades na Semana Nacional de Trânsito

O Sincor-ES apoiou as atividades na Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, na Praça Oito, no centro de Vitória, pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv). Com o tema “Educação no Trânsito”.

A Senana Nacional de Trânsito é pro-movida em todo o país pelo Denatran e o tema desse ano trata de conceitos como gentileza, tolerância, respeito

e solidariedade. O objetivo de fazer as pessoas aprenderem a conviver e pensar de forma coletiva.

Para o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, os acidentes de trânsito são conseqüência de falta de educação para o trânsito. “Não se deve apenas dizer às pessoas que elas evitem beber antes de dirigir; é preciso que haja conscientização do caráter coletivo e humano do trânsito”.

Balanço do DPVAT no 1º semestre

IndenizaçãoÉ possível o pagamento propor-

cional de indenização do seguro DPVAT em caso de invalidez perma-nente parcial em decorrência de acidente de trânsito. O entendimen-to é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), firmado em julgamento de recurso especial de uma vítima de acidente ocorrido no Rio Grande do Sul, em setembro de 2006. A Quarta Turma do Tribunal decidiu que a lei que disciplina o pagamento do seguro DPVAT (Lei n. 6.194/1974), ao falar em “quantificação de lesões físicas ou psíquicas permanentes”, a ser feita pelo Instituto Médico Legal, dá sentido à possibilidade de esta-belecer percentuais em relação ao valor integral da indenização.

AcidentesNo feriado de 7 de Setembro, 97

pessoas morreram nas estradas de todo o país, vítimas de acidentes. Os dados são da Polícia Rodoviária Fede-ral e apontam ainda que 1.487 pes-soas ficaram feridas. O levantamento mostra que, dos mais de 10 motoristas submetidos ao bafômetro, 436 foram reprovados e 229 foram presos. Ao todo, foram registrados 2.329 aciden-tes nas rodovias federais do país.

No primeiro semestre de 2009, o Se-guro DPVAT gastou R$ 977,5 milhões com pagamento de indenizações por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médico-hospitalares a mais de 140 mil vítimas de acidentes de trânsito ou seus beneficiários. Desse total de in-denizações, a Seguradora Líder efetuou a quase totalidade dos pagamentos em até 30 dias.

De acordo com o balanço do pri-meiro semestre, o número de indeniza-ções pagas de janeiro a junho registrou um aumento de cerca de 4,43% em comparação com igual período de 2008, passando de 134 mil para 140 mil. As motocicletas, embora representem

uma frota bem menor em relação ao total de veículos do país (25%), foram responsáveis por 56% do número total de vítimas e por 47% do valor das inde-nizações pagas.

Outro dado que merece destaque: do total dos que sofrem algum tipo de dano em acidentes, mais de 73% estão na faixa dos 16 aos 45 anos, na qual se concentra a maior parte da população economicamente ativa do país.

Nos seis primeiros meses desse ano, 25 milhões de proprietários de veículos pagaram o Seguro DPVAT, totalizando uma arrecadação de R$ 3 bilhões. O nú-mero de bilhetes processados aumentou 6% em relação ao ano passado.

TransferênciaAs seguradoras devem providen-

ciar a transferência dos veículos auto-motores em seu poder decorrentes de indenizações de seguros. A determi-nação consta na Instrução de Serviço 24 do Detran-ES, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 15 de abril de 2005. O documento determina que a transferência deverá ocorrer me-diante comprovação do pagamento de indenização e em conformidade com as regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro e às instruções de serviço do Detran-ES.

Page 14: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

14www.sincor-es.com.br

[

CVG-ES faz palestra sobre corretora familiar

MERCADO

CVG-RJ celebra Destaques do Ano

Apresentar um caminho prático e viá-vel para dar um rumo à corretora familiar. Esse foi o tema da palestra “Corretora familiar: como tomar uma atitude hoje”, ministrada pelo consultor José Renato de Miranda, no dia 15 de setembro, durante almoço do CVG-ES, no restaurante Dom Camaleone.

No encontro, ele abordou a importân-cia da gestão profissional e do processo sucessório para a sobrevivência das em-presas familiares. José Renato apresentou um filme que mostrou a história real de uma fábrica de calçados inglesa, cen-tenária, que já estava prestes a entrar em sua quarta geração quando morreu

seu titular. A partir desse exemplo, ele apontou

as três atitudes que não foram coloca-das em prática para estruturar a vida da empresa familiar. A primeira atitude foi, segundo o consultor, “conscientização e treinamento”. O pai não preparou o filho ou outra pessoa para a sucessão. “É preciso inserir o futuro sucessor na empresa e treiná-lo com tempo e por etapas”, afirmou.

A segunda atitude é chamada de “descentralização criteriosa”. Essa ati-tude aponta para a necessidade de descentralizar, de formar líderes dentro da empresa e de conscientizar os demais

A 33ª edição da festa dos Des-taques 2008-2009 do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) realizada no dia 8 de setembro, no Copacabana Palace, foi marcada por discursos de incentivo e de ótimas perspectivas sobre o mercado de se-guros de Pessoas. O evento reuniu 250 convidados e premiou personalidades e empresas. Durante o evento houve uma celebração da posse do novo presidente do CVG-RJ, Lucio Marques, e uma homenagem especial ao presi-

dente do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco.

Entre os premiados estão Bradesco Vida e Previdência, como Seguradora do Ano, representada pelo diretor de marketing da Bradesco Seguros e Previdência, Jorge Nasser; Acácio Queiroz, como Homem de Seguro do Ano; Robert Bittar, como Personalidade Institucional; e Ernesto Pedroso, como Personalidade Empresarial. Na catego-ria Gerente Comercial recebeu o prê-mio Sérgio Valetim, da Porto Seguro.

BibliotecaA Biblioteca do Seguro, que fun-

ciona na sede do Sincor-ES, conta com um acervo de mais de 500 publi-cações, entre livros, cadernos de se-guros e legislações, acaba de adqui-rir mais uma publicação. Trata-se do livro “Gestão e Marketing. Agressiva solução para levar sua empresa ao lucro”. O livro, escrito pelo consultor José Renato de Miranda, está em sua terceira edição e apresenta um ca-pítulo especial dedicado às soluções para empresas familiares.

membros da família sobre a necessidade e importância da continuidade do negó-cio. “O dono da empresa não pode deter tudo em suas mãos”, disse o consultor.

A última atitude necessária é aliar experiência a modernidade. “Deve ha-ver diálogo e união entre as gerações. O filho, por exemplo, estudou marketing, mas o aprendizado não foi colocado em prática. A empresa fica defasada e há prejuízo para todos”, completou José Renato.

O palestrante falou ainda sobre o posicionamento das empresas familiares no mercado e sobre o momento certo que deve ser encontrado para fazer um diagnóstico do negócio e buscar soluções para atingir resultados pontuais. Por fim, ele resumiu as atitudes vitoriosas e bem sucedidas de quem passa da terceira geração.

A primeira delas é não adiar o pro-cesso de descentralização; a segunda é fazer acordos de gestão mista, ou seja, atuar em parceria com consultorias especializadas; e a última é administrar dúvidas e solucionar conflitos com tempo e diálogo. “É enorme a responsabilidade de quem está à frente da empresa, pas-sou a ter vínculo direto com o amanhã dos herdeiros, parentes e outras pessoas que estão na sua estima e mexem com seus corações”, finalizou o consultor.

Page 15: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

15www.sincor-es.com.br

]

Corretores recebem prêmios

Bradesco Seguros lidera ranking do Anuário Valor 1000 edição 2009

Vistoria Express

MERCADO

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, participou da entrega da premiação aos vencedores da 2ª ro-dada “Campeões SulAmérica 2009”. O evento ocorreu no dia 20 de agosto, na sede da sucursal Vitória da seguradora. Nesse mesmo dia, foi sorteado entre os corretores participantes da regional RJ/ES um carro zero quilômetro.

A campanha “Campeões SulAméri-ca” nesta edição 2009 tem como tema “A Liga dos Campeões”. Do início até o final da campanha, os parceiros de vendas têm 12 meses de participação e serão contabilizados os resultados al-cançados desde o primeiro até o último dia de 2009.

Os participantes são segmentados entre as categorias Azul, Laranja e Bran-ca, de acordo com os critérios de ven-

da pré-estabelecidos pela seguradora. Cada corretor foi informado via e-mail sobre a categoria e a sucursal em que concorre na campanha.

As premiações ocorrem por rodadas a cada trimestre, totalizando quatro ao longo do ano. Em cada etapa, são premiados mais de 100 corretores pon-tuadores por categoria e mais de 60 por número de crescimento nos rankings de cada sucursal.

Além dos prêmios ganhos a cada rodada, os melhores do ano, em cada categoria, irão desfrutar de quatro dias de descanso e diversão em um dos re-sorts mais bonitos do Brasil, o Club Med, localizado em Rio das Pedras (no litoral do Rio de Janeiro), onde será realizado o evento final da campanha, em março de 2010.

A Bradesco de Seguros e Previdên-cia foi apontada como o maior grupo segurador do Brasil no ranking da edi-ção 2009 do anuário “Valor 1000”, pelo segundo ano consecutivo. A publica-ção, editada pelo jornal Valor Econômi-co, analisou o balanço consolidado dos maiores grupos de seguros, previdência e capitalização do país em 2008.

O grupo Bradesco de Seguros e Previdência também ficou em primei-

ro lugar entre as 20 maiores em lucro operacional, lucro líquido e aplicações. O grupo foi destaque no anuário atra-vés de suas empresas. No segmento “Previdência e Vida”, a Bradesco Vida e Previdência liderou mais uma vez o ranking, além de ser a maior em lucro líquido, lucro operacional e em prêmios ganhos. Fonte: CQCS, por Jorge Clapp, em 25/08/2009

A Porto Seguro lançou, em Salva-dor e em Goiânia, o serviço “Vistoria Express”, que oferece aos corretores uma ferramenta que torna o atendi-mento aos clientes auto ainda mais rápido. A seguradora envia um inspe-tor ao local da realização da vistoria prévia solicitada pelo corretor em até 30 minutos.

SuicídioA Quarta Turma do Superior Tribu-

nal de Justiça (STJ) definirá, em breve, se seguro deve ser pago em caso de suicídio do contratante. O recurso em análise refere-se ao caso de uma viúva do Paraná, que tenta na Justiça rece-ber o prêmio do seguro de R$ 256,5 mil referente ao seguro de vida da Itaú Seguros de seu marido. O seguro foi contratado em 3 de julho de 2003 e o homem se matou seis meses depois.

NovidadesA Centauro Vida e Previdência

estará presente no XVI Congresso Bra-sileiro de Corretores de Seguros, que será realizado em Florianópolis, de 9 a 11 de outubro. A companhia está preparando novidades, entre elas, um stand onde parceiros e demais visitan-tes poderão conhecer os produtos e a campanha de vendas Grand Prix Centauro.

Doação de livrosA HDI Seguros concluiu a doação

de 6,8 mil exemplares do livro “Planeta Água” para escolas públicas e biblio-tecas estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janei-ro, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia e Pará. O livro foi entregue para as secretarias estaduais da Educação e secretarias estaduais de Cultura e podem ser encontrados nas escolas públicas estaduais e municipais e bibliotecas.

Page 16: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

16www.sincor-es.com.br

[

Lucro líquido da BanestesSeguros cresceu 55%

Premiação

MERCADO

A Banestes Seguros encerrou o primeiro semestre de 2009 com lucro líquido de R$ 5,7 milhões, valor 55% superior ao registrado no mesmo pe-ríodo de 2008. No que diz respeito ao resultado operacional, que abrange o desempenho nas operações de seguro, a seguradora obteve, no período, R$ 8,8 milhões, um incremento de 80% em relação ao ano anterior.

O diretor-presidente da empresa, José Carlos Lyrio Rocha, atribui os re-sultados positivos ao crescimento do item Prêmios Ganhos, combinado à política de redução de custos adotada pela empresa nos últimos meses. “Nos segmentos em que a Banestes Seguros atua – Auto e Vida –, os prêmios ganhos de seguros alcançaram um faturamen-to de R$ 50,8 milhões, que representam

uma evolução de 4,16% em compara-ção com o primeiro semestre de 2008”, assinala.

Lyrio Rocha destaca, ainda, a performance do segmento Vida, com elevação de 7,20% no total de prêmios ganhos, e o decréscimo das despesas administrativas da empresa em 3%.

O bom desempenho da Banestes Seguros no semestre se reflete no cres-cimento de 12% do Patrimônio Líquido (PL) da empresa, que atingiu R$ 63,1 milhões. Visando resultados cada vez melhores, a seguradora já estabeleceu metas e projetos para o período julho a dezembro.

“Além do lançamento de novos produtos e serviços, a empresa vem realizando ações para desenvolver o potencial de venda de seguros dentro das agências bancárias Banestes. Con-tamos ainda com a melhoria dos pro-cessos de avaliação de risco ao fechar uma apólice de seguro, o que influencia positivamente nos resultados”, afirma o diretor-presidente.

Lucro das seguradoras caiu 10,5%no primeiro semestre deste ano

As estatísticas da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostram que o lucro líquido das empresas de se-guros diminuiu 10,5% no fechamento do primeiro semestre, na comparação com igual período de 2008. O resultado caiu de R$ 5,538 bilhões para R$ 4,958 bilhões. Os dados das seguradoras consolidados pela autarquia não são auditados e incluem a participação em coligadas e controladas.

Ainda segundo os números da Susep, o mercado de seguros apresentou que-da no semestre de 3% no resultado finan-ceiro, para R$ 2,992 bilhões. O desem-

penho operacional também piorou, ao encolher 10,3%. Este resultado diminuiu de R$ 6,897 bilhões para R$ 6,185 bilhões. As despesas comerciais cresceram 9%, para R$ 3,987 bilhões, e as administrati-vas, 8%, para R$ 3,281 bilhões.

Os sinistros, que chegaram a R$ 10,358 bilhões, evoluíram, por sua vez, 14,9%, praticamente na mesma faixa dos chamados prêmios ganhos, que subiram 14,6%, alcançando R$ 19,496 bilhões no fechamento da primeira me-tade do ano. Fonte: Jornal do Commercio RJ, 21/08/2009

No dia 27 de agosto, Dia do Corre-tor de Imóveis, o Itaú Unibanco lançou a campanha “Dica Premiada”, que distribuirá prêmios aos corretores e imobiliárias que trabalham com o banco. A campanha deve atingir mais de 4,5 mil corretores em diversas cidades do país. A iniciativa tem a finalidade de reconhecer o papel es-sencial desempenhado pelos correto-res de imóveis e imobiliárias parceiras do Itaú Unibanco na distribuição de crédito imobiliário.

CooperativasÉ de Goiânia (Goiás) a segunda

cooperativa de corretores de segu-ros autorizada pela Susep a operar dentro das novas regras fixadas pela autarquia. Trata-se da “Coopcorseg”, Cooperativa de Corretores de Seguros, Capitalização e Previdência Privada, que está autorizada a operar em todos os ramos. Antes, apenas a Cooperati-va Unics dos Corretores de Seguros, de Caxias do Sul (RS), havia recebido tal autorização. A Coopcorseg, que tem como presidente Renner Araujo Fidelis, foi fundada em setembro do ano pas-sado e tem 23 cooperados.

HabilitaçãoEstão abertas até 23 de outubro as

inscrições para os Exames para Habili-tação de Corretores de Seguros. Mar-cadas para os dias 23, 24, 25 e 26 de novembro, as provas serão aplicadas nas 14 unidades regionais da Escola e em outras 11 cidades, incluindo Vitória (ES). Os candidatos têm à disposição seis opções de habilitação: Todos os Ramos; Demais Ramos; Capitalização; Vida e Previdência; Capitalização, Vida e Previdência; e Vida, Previdên-cia e Demais Ramos. As inscrições de-vem ser feitas pelo site da Escola (www.funenseg.org.br) e o valor da taxa varia de R$ 135,00 a R$ 575,00.

Page 17: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

17www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Sem fumaça

Tokio Marine inicia campanha de vendas “Acelera Corretor!”

A Seguros Unimed é uma das nove empresas comprometidas com as práticas de combate ao tabagismo que receberam o Selo de Ambiente Livre do Tabaco, criado pela Secreta-ria de Estado da Saúde de São Paulo. A seguradora foi condecorada com o selo ouro por adotar ambientes livres de tabaco e por ter iniciativas que ampliam a conscientização e proteção à saúde dos colaboradores fumantes e não-fumantes.

CredenciamentoOs clientes da Banestes Seguros

no Sul do Espírito Santo agora contam com mais uma oficina credenciada à seguradora. Localizada em Venda Nova do Imigrante, a Auto Peças e Mecânica Faé firmou parceria com a empresa, passando a atender aos segurados da região.

AutorizaçãoA Agência Nacional de Saúde

(ANS Suplementar) autorizou o reajuste de 6,76% para os planos individuais antigos, contratados antes da entrada em vigor da Lei 9.656/98. O reajuste atinge 632.403 beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares das operadoras Amil Assistência Médica Internacional e Golden Cross, e das seguradoras Bradesco Saúde, SulAmé-rica e Itauseg Saúde. Os atingidos pelo reajuste representam 12% do total da saúde suplementar, de 52,6 milhões.

Seja um Amigo do SeguroTem sido grande a procura pelos

jovens estagiários formados pelo Pro-grama Amigo do Seguro, realizado em Vitória pela Escola Nacional de Seguros em parceria com o Sincor-ES e a Agên-cia Brasileira de Estágio (Abre). Cinco dos 23 jovens que completaram o curso foram contratados como estagiários por corretoras de seguros. A primeira empresa a contratar foi a CristalVip, que tem como sócia a diretora do Sincor-ES Ana Julia Merotto.

Para saber mais sobre o programa Amigo do Seguro, basta entrar em contato com o Sincor-ES e caso queira contratar um estagiário é preciso fazer a solicitação à Abre (3315-6061), respon-sável pelo recrutamento dos jovens e encaminhamento ao trabalho.

O Programa Amigo do Seguro ofe-receu o curso “Iniciação ao Trabalho” para 23 jovens com idades de 15 a 17

anos, estudantes de escolas públicas de ensino médio da Grande Vitória. Por meio do curso, eles tiveram aulas de “Introdução ao Seguro”, “Vendas e relacionamento interpessoal”, “Língua Portuguesa” e “Informática”. Além disso, fizeram visitas a seguradoras e corretoras e assistiram a palestras com profissionais do mercado.

Quem foi contratadoGuilherme Pinheiro Nobre - CristalVip Cor-retora e Administradora de SegurosDeyselaine Silva Cesar – Prudencia Máxima Corretora e Administradora de SegurosIngrid Lima dos Santos – Perspectiva Cor-retora e Administradora de SegurosRuana Ramos Souza – Misa Corretora e Administradora de SegurosKelly Wiebeck do Carmo Leite – Misa Cor-retora e Administradora de Seguros

Para incentivar o relacionamento com o corretor de seguros a Tokio Marine iniciou a campanha “Acelera Corretor”, em que todas as corretoras cadastradas poderão participar de uma ação com foco nos produtos de varejo. O diretor nacional do varejo, Valmir Rodrigues, afirmou que os cor-retores são tão importantes quanto as vendas desta campanha, pois são eles os responsáveis pela carteira de clientes. “Como a campanha abrange

todo o território nacional, procuramos estabelecer regras que sejam justas para todos”, afirmou.

Para definir quem serão os ganhado-res será utilizado um ranking de cresci-mento de produção durante o período de agosto a novembro deste ano. O critério de premiação será baseado no crescimento percentual do volume de produção líquida emitida no período vigente da campanha comparado aos mesmos meses de 2008.

DecisãoO Superior Tribunal de Justiça (STJ)

decidiu que é indevida a cobrança de Imposto de Renda sobre valores de complementação de aposentadoria e de resgate de complementação de aposentadoria e de resgate de contri-buição correspondente para entidade de previdência privada.

Page 18: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

18www.sincor-es.com.br

[S

O C

I A

LPor Boris Najack

Talento de Seguro

SOCIAL

Depois de concorrer com corretoras de todo o país no segmento saúde, Ednete Zuccolotto e Michele Mega, da Naffis Corretora, trouxeram para o Espírito Santo o troféu Talento de Seguros, premiação promovida pela Bradesco Seguros. A festa de entrega do prêmio foi na paradisíaca ilha de Comandatuba, no litoral sul da Bahia. Para as sócias, o troféu é resultado de 3 anos de investimento no ramo de benefícios.

Premiação de vendasA Agos Corretora recebeu um cheque de R$ 8.178

da Mitsui Seguradora como premiação de vendas no primeiro semestre. O prêmio foi entregue pelos executivos da seguradora Daniela e Leonardo ao corretor de seguros Leonardo Miranda de Oliveira, no dia 18 de setembro.

Page 19: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

19www.sincor-es.com.br

]

A R

T I G

O

ARTIGO

“Vamos dar um rumo na nossa corretora familiar”Por José Renato de Miranda*

A diferença entre empresa familiar e não-familiar não está só na força da emoção, mas também na ocupação diária das pessoas. Elas saem de casa para a empresa, da empresa vão para casa. São dois ambientes que absorvem praticamente todo o tempo das pessoas. Quando não estão nestes dois ambientes, volta e meia surgem assuntos ou fatos a eles ligados.

Numa empresa não-familiar, os dois ambientes existem separados, há interligação só nos bastidores. Na empresa fa-miliar, a ligação é direta, constante, existe mistura quase total das vidas nos mesmos lugares. Humanamente impossível uma separação íntima de cada parente, ou seja, no trabalho não se toca em assunto doméstico e vice-versa. Teriam que ser máquinas com dois botões no coração: Família.Liga.Desliga / Empresa.Liga.Desliga.

Na empresa não-familiar há soma, na familiar há multi-plicação de encontros, sentimentos, pensamentos e metas. Nela, entra o segundo e fortíssimo aspecto: esta multiplicada mistura é temperada por ingredientes que geram oscilantes ações e reações dentro do ser humano: afeto-dinheiro-poder-vaidade-profissão.

Nas cidades do interior e em certos setores, a mistura empresa-família ganha fermento. As relações são muito mais estreitas e intensas nas cidades fora das regiões metropoli-tanas. Famílias se encontram (casa, trabalho, igreja, clube, bar, compras etc), convivem há anos e anos.

Nos setores varejista e de seguros, parentes se falam num corpo-a-corpo diário entre eles, equipes e clientes, sem dis-tâncias ou divisórias, e ainda, com problemáticos períodos de baixo movimento... As relações ficam abertas, um entra

no espaço do outro, mesmo sem querer. Vale lembrar dos setores mais saudosistas, românticos,

como supermercados e gráficas que, normalmente, nas-ceram de empreendedores intuitivos, de pouca formação educacional, com notáveis jornadas de muito suor e longos expedientes, que se apaixonaram pelo que criaram...

Empresa familiar tem inúmeras vantagens em cima dos concorrentes. Dos 300 grandes grupos brasileiros, 265 são fa-miliares; entre pequenos e médios, 85%. O sucesso começa quando os parentes (titulares em especial) afirmam:“Vamos dar um rumo nas relações familiares na nossa empresa!”. Enquanto não houver esta incisiva decisão, será perder tempo, dinheiro, aumentar conflitos e... ouvir aplausos dos concorrentes.

A contratação de consultor, praticada pela maioria das empresas familiares vitoriosas, será desperdício total. Por outro lado, se ocorrer a decisão de dar um rumo, titulares ganha-rão qualidade de vida e sucessores garantia de futuro. Com tempo, critério, deve-se elaborar programa de entrada para os novos e de saída para os dirigentes. Não é tarefa simples, daí, a importância do consultor para ajuste da gestão e das relações.

Um interessante paralelo para ilustrar a grave conseqüên-cia da empresa familiar sem rumo: Costuma-se falar que em-presários fazem tamanho esforço para ganhar dinheiro que se esquecem da saúde. No futuro, doenças vão atrapalhar a boa condição financeira para gozar a vida e gastarão o dinheiro acumulado para pagar tratamentos de saúde...

Na empresa familiar, quando não se toma uma decisão a tempo, o dinheiro é mal gasto (carros, imóveis, viagens,

festas etc) e, lá na frente, a família terá que se desfazer de bens para pagar dívidas da empresa... Consciência, novas decisões, e estas têm a ver com a saúde, o bolso e o coração de cada um.

* Autor do livro Gestão e Marketing, cap. esp. Em-presa Familiar. Consultor CDL, Sebrae, Fecomércio, idealizador e coordenador do 1º Núcleo de Orientação Para Empresa Familiar do Estado do Rio de Janeiro. Site: www.consultoriadeim-pacto.com.br

Page 20: 1 3 SUMÁRIO] 04 Notícias do Sincor“À Espera dos Pais” JOSÉ ROMULO DA SILVA PRESIDENTE DO SINCOR-ES Social 09 Club Gourmet Norte 18 B I L H E T E D O P R E S I D E N T E Sala

20www.sincor-es.com.br

[