jornal sincor agosto 2012

12
Nº 187 - AGOSTO DE 2012 Diretores da Yasuda Seguros visitam Sincor/ce. (Página 2) CONCILIAR É PRECISO Grupo de Auxílio para Redução do OCongestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza promoveu entre os dias 20 a 24 de agosto a segunda edição do mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT. O evento teve como finalidade resolver cerca de dois mil processos de cobrança do Seguro. (Página 7) 8º Ciclo de Palestras PROGRAMA AMIGO DO SEGURO 2012 O projeto O Amigo do Seguro é um programa de responsabilidade social que visa dar oportunidade de qualificação profissional no mercado segurador a jovens do ensino médio da rede pública. O programa foi criado em 2002 pela Escola Nacional de Seguros e, desde 2009, vem sendo promovido no Ceará em parceria com o SINCOR/CE. (Página 3) Marítima Seguros conquista prêmio de Destaque no relacionamento com o corretor de seguros (Página 12) Falta de sinalização horizontal aumenta riscos no trânsito de Fortaleza (Página 8) Dirigir na terceira idade Nas últimas décadas, o número de pessoas com 60 anos ou mais tem aumentado consideravelmente nos países da América Latina, principalmente em Cuba, Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. (Página 9) Fortalezense ainda não prioriza o seguro de veículos Fernando Ponte, presidente da Federação Nacional de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave- CE), afirma que, até agosto de 2012 foram vendidos cerca de 15 mil carros novos em Fortaleza. Desse número, apenas 30% dos carros saíram das concessionárias com seguro. (Página 4) SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP No 447, DE 9 DE AGOSTO DE 2012. (Página 10) Manoel Nésio, Ângela Amparo, Maria Cândida e Lísias Barbosa José Carlos, Fabrício San, Manoel Nésio e Denis de Oliveira Seguro de Garantia Estendida Em sua palestra sobre “Seguro de Garantia Estendida” o Dr. Aluízio Barbosa que é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Direito de Empresas pela PUC-RJ, abordou o tema a partir da análise da evolução das classes sociais, que estão melhorando sua forma de vestir, de comer e de estar no mundo. Para o palestrante é a evolução e ascensão dessas classes econômicas, consideradas menos favorecidas que mudam o mercado, pois o mesmo busca constantemente atender a essa nova demanda. A Garantia Estendida é uma consequência dessa nova demanda, pois o consumo aumentou e esse novo tipo de seguro, que antes era apenas um serviço, passa a ser uma modalidade de seguro de dano. (Página 6) Dr. Aluízio Barbosa

Upload: robney-meneses

Post on 31-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Sincor Agosto 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Sincor Agosto 2012

Nº 187 - AGOSTO DE 2012

Diretores da Yasuda Seguros visitam Sincor/ce. (Página 2)

CONCILIAR É PRECISO Grupo de Auxílio para R e d u ç ã o d o OCongest ionamento de

Processos Judiciais de Fortaleza promoveu entre os dias 20 a 24 de agosto a segunda edição do mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT. O evento teve como finalidade resolver cerca de dois mil processos de cobrança do Seguro. (Página 7)

8º Ciclo de Palestras

PROGRAMA AMIGO DO

SEGURO 2012

O projetoO Amigo do Seguro é um programa

de responsabilidade social que visa dar opor tun idade de qua l i f i cação profissional no mercado segurador a jovens do ensino médio da rede pública. O programa foi criado em 2002 pela Escola Nacional de Seguros e, desde 2009, vem sendo promovido no Ceará em parceria com o SINCOR/CE. (Página 3)

Marítima Seguros conquista prêmio de Destaque no relacionamento com o corretor de seguros

(Página 12)

Falta de sinalização horizontal aumenta riscos no trânsito de Fortaleza

(Página 8)

Dirigir na terceira idadeNas últimas décadas, o

número de pessoas com 60 anos

ou mais tem aumentado

consideravelmente nos países

d a A m é r i c a L a t i n a ,

principalmente em Cuba,

Argentina, Uruguai, Chile e

Brasil. (Página 9)

Fortalezense ainda não prioriza o

seguro de veículosFernando Ponte, presidente da

Federação Nacional de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE),

afirma que, até agosto de 2012 foram vendidos cerca de 15 mil carros novos em Fortaleza. Desse número, apenas 30% dos carros saíram das concessionárias com seguro. (Página 4)

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

CIRCULAR SUSEP No 447, DE 9 DE AGOSTO DE 2012.

(Página 10)

Manoel Nésio, Ângela Amparo, Maria Cândida e Lísias Barbosa

José Carlos, Fabrício San, Manoel Nésio e Denis de Oliveira

Seguro de Garantia EstendidaEm sua palestra sobre “Seguro

de Garantia Estendida” o Dr. Aluízio Barbosa que é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Direito de Empresas pela PUC-RJ, abordou o tema a partir da análise da evolução das classes sociais, que estão melhorando sua forma de vestir, de comer e de estar no mundo. Para o palestrante é a evolução e ascensão dessas classes econômicas, consideradas menos favorecidas que mudam o mercado, pois o mesmo busca constantemente atender a essa nova demanda.

A Garantia Estendida é uma consequência dessa nova demanda, pois o consumo aumentou e esse novo tipo de seguro, que antes era apenas um serviço, passa a ser uma modalidade de seguro de dano. (Página 6) Dr. Aluízio Barbosa

Page 2: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

Nésio Sousa

EDIÇÃO: EDITORA J. COMÉRCIO3067.9770 - 8762.4422 - 9674.5167

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT – é um direito de todo brasileiro. Criado em 1974 pela Lei Federal nº 6.194-74, atende as vítimas de sinistros causados por veículo automotor – sejam elas o condutor do veículo, passageiro ou pedestre – independente da culpabilidade. Aju-dar as vítimas destes acidentes é uma das metas do Sindicato dos Corretores de Seguros, Capita-lização, Previdência Privada e de Empresas Corretoras de Seguros no Estado do Ceará (SINCOR-CE) que, além de prestar auxílio

numa hora muitas vezes delicada para a família da vítima, também inibe a figura do atravessador, que busca tirar vantagem num momento de dor, ao cobrar por um seguro que é totalmente grátis e que independe de culpa, como diz a Lei 6.194-74.

O DPVAT é o maior seguro de cunho social do Brasil, direito de todo cidadão vítima de acidente de trânsito. Pensando nisto, o Presidente do SINCOR-CE, Manoel Nésio Sousa, tomou a iniciativa de abraçar o Seguro DPVAT a fim de evitar que as vítimas de acidente de trânsito ou seus familiares sejam lesados por pessoas de má-fé, que se aproveitam de um momento de descontrole emocional a fim de tirar proveito financeiro. É neces-sário que as pessoas tenham esta preocupação em fazer valer seus direitos.

Sozinho, o SINCOR-CE não pode garantir que a fraude no Seguro DPVAT se torne apenas uma sombra no passado do Estado do Ceará. Precisamos da força tanto de entidades privadas como governamentais, do empenho e comprometimento de pessoas interessadas em fazer valer os direitos de cada cidadão, principal-mente daqueles mais humildes, que muitas vezes desconhecem a existência do seguro e acabam por se tornar vítimas fáceis de pes-soas com intenções dolosas.

Por isto mesmo, convoco os corretores de seguros a fim de que se tornem Parceiros DPVAT através da associação com uma corre-tora consorciada, através do qual os senhores ingressarão em uma vasta comunidade de corretores por todo o país, que tem como objetivo principal estender o conhecimento e o uso da população a este seguro, que tanto traz benefícios àqueles que se envolvem em acidentes de trânsito.

É importante também que as seguradoras não se atenham somente aos seus produtos mais rentáveis e que busquem atender e orientar as pessoas que procuram auxílio. Ao receber com carinho e presteza as vítimas de acidentes e seus familiares, estas empresas poderão atrair uma nova clientela, além de prestarem um valioso serviço social.

Conclamo também as prefeituras da área metropolitana de Fortaleza e das cidades do interior do Estado, Detrans, Correios, PROCON, SINDILOJA, da Polícia Rodoviária Estadual e Fede-ral, delegacias de polícia civil, hospitais públicos e particulares, funerárias, IMLs, clubes de serviços Lions, Rotary e Serra Clube que podem recomendar a seus familiares que venham ao Sincor-Ce. É preciso que nos unamos no sentido de fazer com que a moralidade e a justiça social sejam a maior marca do Seguro DPVAT em nosso Estado. Apenas juntos poderemos garantir que as vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares não sejam enganadas, não tenham seu direito usurpado por mal-feitores.

O sindicato presta este atendimento gratuito e possui material de divulgação – como folders, cartazes e panfletos –disponível para as prefeituras e entidades públicas e particulares de todas as cidades do Estado do Ceará que desejem divulgar a importância do Seguro DPVAT.

Em Fortaleza, procure o Sincor-Ce em sua sede na Rua Per-boyre e Silva, 111, Edifício Alvorada, sala 606, Centro. O horário de atendimento se estende das 08:00 h às 15:00 h. O contato pode ser estabelecido através do telefone (0**85) 3226 1328, do site www.sincorce.com.br ou dos e mails [email protected][email protected].

DPVAT: AS PARCERIAS FAZEM A FORÇA DESTE SEGURO SOCIAL

O Sindicato dos Corretores de Seguros, Capitalização, Previdência Privada e de Empresas Corretoras de Seguros no Estado do Ceará - SINCOR/CE., recebeu no dia 02 de agosto, a visita dos Srs. José Carlo dos Santos Superintendente, Denis de Oliveira – Gerente da Filial Fortaleza Yasuda e do Sr. Fabrício da Fatos Propaganda, Nésio agradeceu a parceria entre SINCOR/CE e a Yasuda Seguros, destacando a integração e a troca de experiência que um encontro como esse proporciona. Nésio elogiou o trabalho que a Yasuda Seguros vem fazendo em todo o país, especialmente na região norte e nordeste, junto aos clientes e corretores de seguros. Na oportunidade, Nésio foi parabenizado pelo Sr. José Carlos, pelo excelente trabalho que o SINCOR/CE., vem realizando nesses últimos anos junto ao mercado segurador e à sociedade. A Yasuda em Fortaleza/Ce., fica na Rua Barbosa de Freitas, 795 – Meireles.

Diretores da Yasuda Seguros visitam Sincor/ce.

TABELA DE PRÊMIOS E GARANTIAS VIGENTE NO MÊS DE AGOSTO DE 2012 NOS TERMOSDA RESOLUÇÃO Nº 215 DE 6 DE DEZEMBRO DE 2010 DO CNSP DO MINISTÉRIO DA FAZENDA

Manoel Nésio, Denis de Oliveira, José Carlos e Fabrício San

Page 3: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

O projetoO Amigo do Seguro é um programa

de responsabilidade social que visa dar opor tun idade de qua l i f i cação profissional no mercado segurador a jovens do ensino médio da rede pública. O programa foi criado em 2002 pela Escola Nacional de Seguros e, desde 2009, vem sendo promovido no Ceará em parceria com o SINCOR/CE.

Os treinamentos são realizados de acordo com a demanda das empresas por estagiários. Em 30 de julho iniciou-se a 4ª turma do Amigo do Seguro em Fortaleza, sendo o curso realizado durante todo o mês de Agosto no CIEE. A entrega dos certificados aos aprovados e seguradoras apoiadoras será no dia 21/09 às 09:00h no SENAC, com a participação de autoridades e de todo mercado segurador cearense, você está convidado a participar do e v e n t o : R S V P – [email protected]. O Curso de Iniciação ao Trabalho teve a mesma carga horária do realizado no ano passado, sendo desenvolvido em seis módulos: Conceitos Básicos de Seguros, Laboratório de Seguros,

PROGRAMA AMIGO DO SEGURO 2012Laboratório de Língua Portuguesa, Atendimento ao Cliente, Orientação Profissional e Oficina de Informática, contando com o corpo docente da FUNENSEG/CIEE.

As parcerias

Escola Nacional de SegurosFundada em 1971, no Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Seguros promove o ensino, a pesquisa e a produção de conhecimento para o mercado de seguros. A Escola capacita e qualifica os profissionais do setor, além de divulgar institucionalmente o seguro em todo o País.

SINCOR/CEDent re vár ia s in i c ia t i vas , o SINCOR/CE, em parceria com a Escola Nacional de Seguros e o CIEE, vem agregando Ações Sociais, como o programa Amigo do Seguro, que contribuem para a integração do jovem brasileiro na sociedade, através de atividades voltadas para inserção no mercado de trabalho.

CIEEO Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) atua em todo o País desenvolvendo ações educativas, culturais, técnicas e de assistência social. Seu objetivo é aprimorar o processo de formação profissional e ampliar o intercâmbio entre escolas, empresas e Governo. As iniciativas incluem ainda a preservação do meio ambiente e da memória nacional, a defesa da jus t iça soc ia l e o desenvolvimento autossustentado da região e do País.

Amigas do SeguroSão as empresas do setor que contribuem para a promoção de cursos, na adoção de jovens e na contratação de

estagiários. A cada ano, as empresas que mais patrocinam alunos ou absorvem estagiários recebem o selo da Certificação Anual das Empresas Amigas do Seguro, concedido pela Escola.Os critérios são:Bronze: de 1 a 5 alunos e/ou estagiários por ano;Prata: de 6 a 11 alunos e/ou estagiários por ano;Ouro: mais de 11 alunos e/ou estagiários por ano.

ResponsabilidadesRecrutamento e seleção dos estudantes: SINCOR/CE e CIEE, sob a coordenação da Escola Nacional de Seguros.Desenvolvimento e realização dos cursos*: Escola Nacional de Seguros;Absorção dos estagiários: empresas do mercado de seguros;Recrutamento, seleção, contratação e acompanhamento dos estagiários: SINCOR/CE e CIEE.

Como participarAs empresas interessadas em apoiar

o Amigo do Seguro devem entrar em contato com a sede do SINCOR/CE, pelos telefones: (0**85) 3226-1328 / 6181 (Fernando) e CIEE (0**85) 4012-7614 (Alynne ou Yvina). De acordo com a demanda por estagiários, a Escola abre novas turmas do Curso de Iniciação ao Trabalho na área de seguros. Os jovens são recrutados e selecionados a partir do cadastro do CIEE.

Após a conclusão das aulas, os e s t u d a n t e s a p r o v a d o s f i c a m cadastrados no CIEE aguardando oportunidade de estágio em empresas do mercado de seguros. A Escola comunica o interesse das companhias ao CIEE, para que sejam realizados os procedimentos de caráter técnico, burocrático e administrativo. A contratante assina um convênio com o CIEE, que se responsabiliza pela legalização do estágio dos estudantes, conforme o Art. 7 do Decreto número 87.497, de 18/08/1982.

Foto ilustrativa: Turma de 2011

O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado nacional de seguros com atuação e presença em todas as regiões do país, apresentou fatura-mento de R$ 9,418 bilhões até março de 2012 nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Esse valor

A maioria das Unidades Escolares está instalada em

bairros periféricos e áreas da zona rural, onde há acentuada

carência educacional e assistencial. As Escolas oferecem oportunidade de

estudos a milhares de pessoas em todos os quadrantes do País.

Grupo Bradesco Seguros registrou crescimentode 20% com faturamento de R$ 9,418 bilhões

representou crescimento de 20% em relação aos R$ 7,850 bilhões totaliza-dos no mesmo período de 2011. Mas,-como veremos, a empresa tem sua marca maior o foco no social. O grupo não visa somente o ganho financeiro, mas principalmente, a sua responsabili-dade social no desenvolvimento do Brasil.

Durante o primeiro semestre de 2012, o Bradesco manteve a política de apoio e patrocínio a eventos culturais das mais diversas formas e públicos, colaborando para a transformação e o enriquecimento cultural do povo brasi-leiro.

O Banco apoiou eventos como o Festival de Verão de Salvador, os Car-navais do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda, o Festival Amazonas de Ópera, as apresentações da Orques-tra Bachina Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Brasileira e do Instituto Bac-carelli - Sinfônica de Heliópolis, , bem como as turnês brasileiras do Cirque du Soleil e do cantor Roger Waters. Em ações regionais, marcou presença na Festa da Uva de Caxias do Sul, no Festi-val Folclórico de Parintins, nas festas

de São João de Campina Grande e Caru-aru, entre outros. Patrocinou também as seguintes expo-sições: Modigliani: Imagens da Vida, de Amedeo Modigliani; Giacometti: Coleção da Fundação Alberto e Annete Giacometti, do artista Alberto Giaco-metti; e Caravaggio e Caravaggescos, do pintor italiano Caravaggio.

EsporteA Organização Bradesco, por meio

da ADC Bradesco – Esportes e Educa-ção, manifesta seu apoio ao desenvolvi-mento da cidadania e inclusão social de crianças e jovens do sexo feminino, com idades entre 8 e 18 anos.

Com mais de 25 anos de existência, o Programa desenvolve suas atividades em seu Centro de Desenvolvimento Esportivo, em escolas da Fundação Bradesco, Centros Esportivos e escolas da rede pública municipal, e também em escolas particulares. Cerca de 2.000 meninas são atendidas gratuitamente nos Núcleos de Formação e de Especia-listas, onde praticam Voleibol e Bas-quetebol, contribuindo para a amplia-ção de seu alcance social.

O principal objetivo do Programa é o desenvolvimento integral e sus-tentável dessas crianças e jovens por meio da prática esportiva e de ações de educação, saúde e bem-estar, auxi-liando-as em sua formação e contri-buindo para que se tornem protago-nistas de suas vidas, permitindo que façam escolhas responsáveis na atua-ção perante a sociedade.

Fundação BradescoDia Nacional de Ação Voluntária

(10ª edição). As ações aconteceram em 86 locais diferentes, incluindo as 40 Unidades Escolares da Fundação Bradesco e pontos de atendimento próximos às Escolas. Ao todo, 26.386 voluntários – entre alunos, familia-res de alunos, professores e colabora-dores da Fundação e Organização Bradesco, além de pessoas da comu-nidade que atuam em diversas áreas – proporcionaram, gratuitamente, 431.672 atendimentos em todo o Brasil. As ações realizadas incluíram as áreas de saúde, cultura, educação, assistência social, cidadania, defesa do meio ambiente, lazer e esporte.

Page 4: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

Falta de sinalização horizontal aumenta riscos no trânsito de FortalezaNem mesmo quando a rua recebe

um novo asfalto, os motoristas e pedestres de Fortaleza se livram dos problemas, isto ocorre devido à demora na pintura da nova sinalização. A ironia é que, o que tinha tudo para ser um grande alívio para o trânsito, passou a ser mais um motivo de preocupação para os motoristas. Boa parte das ruas que r ecebe ram o se rv iço de recapeamento da Prefeitura de Fortaleza até o presente momento não tem sinalização, o que torna o trânsito confuso e deixa os condutores apreensivos.

Esta falta de sinalização horizontal vem causando mortes, principalmente de motociclistas, nas ruas da cidade. Sem faixas de retenção nas vias, diversos motoristas avançam a preferencial.

Com um Centro sempre cheio de c a r r o s , m o t o s , p e d e s t r e s e comerciantes, o local se torna um ponto de trânsito complicado. O ir e vir pede redobrada atenção, principalmente pela procura veemente de vagas para estacionar. Com o movimento intenso, o desgaste das ruas é visível. Por isso, i n t e r v e n ç õ e s q u e v i s a m o m e l h o r a m e n t o d o a s f a l t o e , consequentemente da mobilidade, são bem-vidas. No entanto, após as obras que aconteceram recentemente, as sinalizações horizontais que auxiliam condutores simplesmente sumiram, deixando os cruzamentos de uma cor só. Apesar de haver sinalização vertical

na maioria deles, os riscos para o trânsito aumentaram, segundo pessoas que estão sempre nesses locais.

Enquanto muitos reclamam das infrações cometidas pelos outros, a inexistências de certas linhas brancas coloca em risco a locomoção de quem não está resguardado pela lataria de um veículo. Os pedestres acabam sendo prejudicados quer pela ausência de s i n a l i z a ç ã o , q u e r p e l o m a u funcionamento dos equipamentos. Determinadas vias se tornam, para q u e m c o s t u m a a t r a v e s s á - l a s , corredores da morte onde são testadas a coragem, paciência e agilidade dos transeuntes que precisam chegar ao outro lado. Cidadãos comuns jogados em uma arena olímpica onde os veículos substituem em letalidade os leões do Coliseu da Roma Antiga.

De acordo com o presidente da

AMC, Fernando Bezerra, as vias recapeadas não recebem sinalização horizontal imediatamente por conta do próprio material do asfalto. “Nós temos que esperar pelo menos uma semana antes de pintar as faixas, senão o reboco não seca, e o desgaste da tinta é rápido”, afirma. Apesar disso, Bezerra declara que a simples ausência de sinalização horizontal não justifica o aumento do número de acidentes de trânsito. Para ele, as faixas de retenção são apenas complemento para as placas de regulamentação das vias, essas, sim, obrigatórias para a correta sinalização de preferencial nas ruas.

“O grande problema é que, hoje, Fortaleza tem uma cultura de só olhar para o chão, não respeitando as

sinalizações verticais, essas presentes em todas as vias. Esses acidentes o c o r r e m s i m p l e s m e n t e p o r imprudência dos motoristas”, diz Fernando Bezerra.

Não há s ina l i zação ma i s importante que a outra, sejam elas verticais ou horizontais. É necessário sim que a Prefeitura da cidade realize o trabalho de pintura de faixas de pedestres e de retenção a fim de que se diminua o número de acidentes, que apenas cresce; como também promover ações educativas e preventivas. O cidadão não pode ser o único responsabilizado pelas mortes e a c i d e n t e s q u e s e t o r n a r a m vergonhosamente comuns no trânsito de Fortaleza.

No entanto, o presidente ressalta que muitas pessoas contratam seguros fora das lojas, ou fazem endorso, transferindo seguros que já possuíam para o carro novo. Apesar das ressalvas, Fernando Ponte estima que menos da metade da frota de carros novos de Fortaleza possui seguro.

RouboIuri Araújo é projetista de redes de

TV a cabo e teve o carro roubado no último sábado (18), no bairro São João do Tauape. O Fiat Palio cor prata, de placa HXL 8618, de sua propriedade, foi levado por dois assaltantes armados.

O projetista afirma que o carro não tinha seguro pois não tinha condições de arcar com os valores exigidos pelas corretoras. A situação se tornou mais crítica para Iuri Araújo porque apenas oito das 36 prestações foram pagas. “Estou apavorado, porque o carro era a minha fonte de renda, sem ele não tenho condição de pagar a dívida”, lamenta.

Após o roubo, o projetista de redes registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) no 2º Distrito Policial, em Fortaleza, e a partir daí ele afirma que pouco foi resolvido. O carro de Iuri ainda não foi encontrado.

Fortalezense ainda não prioriza o seguro de veículosFernando Ponte, presidente da Federação Nacional de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE),

afirma que, até agosto de 2012 foram vendidos cerca de 15 mil carros novos em Fortaleza. Desse número, apenas 30% dos carros saíram das concessionárias com seguro.

Proteção do patrimônioMarco Sena, corretor de seguros,

afirma que contratar um seguro vai m u i t o a l é m d a s e n s a ç ã o d e tranquilidade, é uma questão de proteção do patrimônio conquistado com muito esforço. O corretor destaca que o serviço deveria ser contratado, principalmente, por proprietários que optaram por pagar os carros em longas prestações, para evitar dores de cabeça caso o veículo sofra uma colisão ou seja roubado.

Em relação à cobertura das seguradoras, Marco Sena explica que no ato da indenização o pagamento segue a tabela Fipe, estabelecida pela

Superintendência de Seguros Privados (Susepe), órgão federal ligado ao Ministério da Fazenda que rege o mercado de seguros. Os valores, que variam a cada mês, são baseados no modelo e no ano do veículo, e podem ser menores do que os pagos na hora da compra do carro.

Um exemplo, caso o veículo tenha custado R$ 30 mil, sem juros, no ato da indenização, a seguradora irá pagar 100% do valor estabelecido pela Fipe, que pode ser abaixo do preço original do carro. Por isso, Marco Sena indica que, para evitar perda total, os proprietário contratem o serviço de cobertura de 110% da tabela fixa, em

que aumenta o valor pago da indenização, com um acréscimo de R$ 70 ou R$ 80 nas parcelas.

ProcedimentosApós colisões e roubos, Marco Sena

afirma que os segurados devem, além de registar um B.O, entrar em contato com o corretor de seguros, para que sejam realizados os procedimento legais. O corretor ainda ressalta que em casos de colisão parcial e perda total, é necessário relatório da perícia do juizado móvel, ou de um perito do Detran, e avaliação em uma oficina credenciada da seguradora.

AcompanhamentoSegundo o inspetor Daniel Carlos

Alencar, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, os procedimentos que as vítimas devem tomar após o roubo é, imediatamente, registrar um B.O e acompanhar as investigações através do número do B.O na Delegacia de Roubos e Furtos.

Os dados dos veículos roubados são cadastrados no sistema nacional de processamentos Getran, acessado pelas polícias militar, civil e rodoviária - estadual e federal. O inspetor admite que nem sempre as investigações dão resultados. “Muitas vezes esperamos que os carros sejam abandonados na rua o u r e c e b e r m o s d e n ú n c i a s d a população”, diz.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Para especialistas, o seguro é uma questão de proteção do patrimônio conquistado com muito esforço

FOTO: Melquíades Júnior

Fernando: assessor da diretoria do Sincor/CE

Page 5: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

Page 6: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

Em sua palestra sobre “Seguro de Garantia Estendida” o Dr. Aluízio Barbosa que é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Direito de Empresas pela PUC-RJ, abordou o tema a partir da análise da evolução das classes sociais, que estão melhorando sua forma de vestir, de comer e de estar no mundo.

Para o palestrante é a evolução e ascensão dessas classes econômicas, consideradas menos favorecidas que mudam o mercado, pois o mesmo busca constantemente atender a essa nova demanda.

A Garantia Estendida é uma consequência dessa nova demanda, pois o consumo aumentou e esse novo tipo de seguro, que antes era apenas um

Seguro de Garantia Estendida8º Ciclo de Palestras

serviço, passa a ser uma modalidade de seguro de dano. Seu destino são os bens de consumo, e visa estender ou complementar a garantia do fabricante.

Alguns detalhes que devem ser lembrados sobre esse tipo de seguro é que ele só entra em vigor depois de dois anos, ou seja, deve-se esperar terminar a garantia legal para que possa entrar em ação. Outro ponto importante é que a chance de sinistro é reduzida, a partir do pressuposto de que poucas pessoas passam mais de cinco anos com um bem, e a partir do momento em que vendem este bem, o contrato do seguro é desfeito. Há uma oportunidade visível de lucros.

Em relação aos problemas o que se percebe é que muitas vezes há um equivoco na comunicação entre quem vende o seguro e quem o faz, pois o cliente costuma sentir-se lesado quando precisa do seguro, mas não é atendido, pois o mesmo ainda não entrou em vigor. O maior número de ações judiciais decorre deste equivoco. O que se deve é prestar as informações de forma precisa para que o cliente sinta-se bem informado e consciente do seguro que está contratando.

O corretor precisa acreditar no seguro que está vendendo, este precisa levar o grande varejo à seguradora para intermediar a comercialização e assim estabelecer a conexão necessária entre cliente e seguradora. Há um imenso mercado a ser explorado é necessário que os corretores estejam atentos a este mercado e possam assim utilizar seu potencial de vendas.

Dr. Aluízio Barbosa

Raphael Cunha diretor do Sindisegnne Manoel Nésio e Raphael Cunha

Page 7: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

CONCILIAR É PRECISOO Grupo de Auxílio para

Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza promoveu entre os dias 20 a 24 de agosto a segunda edição do mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT. O evento teve como finalidade resolver cerca de dois mil processos de cobrança do Seguro.

Foram cinco dias intensos, trinta mesas de trabalho, com trinta audiências simultâneas, acontecendo de 30 em 30 minutos, das 09:00 às 18:00 h, de segunda à sexta-feira. A pretensão foi audaciosa: Buscar a composição amigável – a melhor das formas de solução de conflitos – em centenas e centenas de processos em que foram feitas tentativas de conciliação.

A solenidade foi aberta na manhã do dia 20, segunda-feira, no Fórum Clóvis Beviláqua pelo diretor do Fórum, o juiz José Krentel Ferreira filho. O magistrado destacou o empenho do Grupo de Auxílio para a Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza e dos juízes, servidores e voluntários que trabalharam na força-tarefa. O diretor também fel ici tou as seguradoras por estarem buscando a justiça para fechar os acordos. “Eu parabenizo essas entidades e vejo com muita satisfação que o objetivo de todos agora é um só: buscar soluções para os conflitos”, disse. O Excelentíssimo Juiz José Krentel fez questão de salientar o esforço

gigantesco das duas juízas que c o m a n d a r a m o g r u p o d e descongestionamento, as doutoras Jo r iza Maga lhães P inhe i ro , Coordenadora do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza;

e Jane Ruth Maia de Queiroga, Coordenadora da Central de C o n c i l i a ç ã o d o F ó r u m . “ A conciliação é importante, pois a própria pessoa atua para resolver a questão e, ao mesmo tempo, é muito mais rápido”, destacou a juíza Joriza

Magalhães. Como não poderia deixar de ser, a Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT estendeu seu valioso auxílio ao mutirão nas pessoas da Sra. Ângela Amparo, Assessora Executiva da Diretoria de Relações

Institucionais da Seguradora Líder; Sra. Maria Cândida, Coordenadora da Ouvidoria; e dos senhores Paulo Le i te e Therez inha França , Coordenadores Jurídicos de Políticas de Conciliação.

A fim de prestar apoio a este importante exercício de cidadania, o Presidente do Sincor-CE, Sr. Manoel Nésio Sousa, fez-se presente à cerimônia de abertura dos trabalhos e disponibilizou funcionários do próprio Sindicato para darem suporte aos representantes da Seguradora Líder e orientarem os advogados das partes autoras e seus representados sobre as salas, mesas e horários nos quais se dariam as devidas tentativas de conciliação.

Durante os dias nos quais se deu o mutirão, nós do Sincor-CE percebemos que os juízes, os s e r v i d o r e s d o g r u p o d e descongestionamento e os estudantes de Direi to – que atuaram voluntariamente como conciliadores e digitadores – executaram suas tarefas com alegria e dedicação e que os profissionais designados pelo Judiciário realizaram as avaliações médicas com total isenção e serviram de instrumento para a composição conciliatória entre os envolvidos, auxiliando na realização dos acordos.

“ M e r e c e m t o d o o reconhecimento e congratulações os representantes da Seguradora Líder e seus advogados, como também os advogados das partes autoras, pelo manifesto interesse em conciliar, disse o Presidente do Sincor-Ce, Sr. Manoel Nésio Sousa. “Este esforço conjunto certamente foi a mola propulsora deste grandioso evento onde reinaram a organização, a serenidade e a paz”, concluiu ele.

Emerson Braga: assessor do Sincor/CE

Paulo, e Terezinha FrançaManuel Nésio, Maria Cândida, Ângela Amparo, AtendimentoDiretor do Fórum, o Juiz José Krentel Ferreira Filho ao lado das Juízas Joriza Magalhães Pinheiro e Jane Ruth Maia

Manuel Nésio, Ângela Amparo, Maria Cândida e Lísias Barbosa

Page 8: Jornal Sincor Agosto 2012

O Projeto DPVAT-Corretores é um nova forma de encaminhar os pedidos de indenização do seguro DPVAT. O projeto, desenvolvido pela Centauro Vida e Previdência, é uma evolução do trabalho realizado em conjunto com o SINCOR-CE, que atende a população em sua instalação.

A grande inovação neste formato é a caracterização de corretores de seguro como agentes oficiais da Centauro no acolhimento dos pedidos de indenização. Existem alguns requisitos básicos para participar:

A empresa PJ - está ativa / recadastrado.

· Ter aderido ao código de ética profissional.

O corretor assina um contrato com a companhia, com anuência do Sincor e passa a receber uma remuneração pelo trabalho que vai desenvolver (que deverá ser totalmente de graça para o beneficiário).

O que a Centauro oferece ao parceiro (Corretora – Pessoa Júridica):

Sistema de Informática desenvolvido pela companhia, através do qual o Corretor acompanha todo o andamento do processo;

Agosto de 2012

DPVAT - UM SEGURO DE ALCANCE SOCIALSaiba o que é o Projeto DPVAT - Corretores da Centauro

O meio de remessa, envelopes padronizados para o envio da documentação via Sedex, sem custo para o Corretor;

Material necessário para a divulgação – cartazes e placa de identificação para o local do atendimento;

Equipe altamente capacitada para orientar e tirar dúvidas dos parceiros, através de telefone 0800.

Prólabore para processos de Morte ou Invalidez e processos de DAMS, pago à Corretora quando o processo é liquidado pela Seguradora Líder. Qual a função do Corretor:Atender e orientar os beneficiários sobre a documentação a ser obtida pelos mesmos;Acolher a documentação quando completa, executando um pré-cadastro no sistema que será instalado em seu computador;Encaminhar os documentos do processo, capeados por folha de rosto impressa pelo sistema à Unidade Centauro Rio de Janeiro, via envelope SEDEX com porte pago pela Seguradora;Prestar informações aos interessados, que também terão acesso ao andamento do processo no site da Seguradora, mediante o protocolo que receberão ao dar entrada

no processo.Venha ser um parceiro Centauro neste projeto. Valorize o seguro e colabore com a sua função social.Para solicitar o contrato, clique no linkhttp://www.centauroseg.com.br/site/dpv

at_op/credenciamento.php no itemSolicitação de Credenciamento e Contrato de Prestação de Serviço. Coordenador: Sr. Benedito Martins (41) 3 0 2 1 - 4 4 8 9 / [email protected]

Nordeste lidera pela 1ª vez número de indenização paga pelo seguro DPVAT

Dado é referente a indenizações pagas pelo

seguro DPVAT no 1º semestre.

65% dos pagamentos realizados na região foram para acidentes com moto.

Dados do primeiro semestre apontam que o Nordeste é líder no número de indenizações pagas pelo seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), com 30% do total. É a primeira vez que a região assume o posto desde que o balanço passou a ser divulgado a cada seis meses, em 2010. A contagem anual, iniciada em 2005, sempre foi encabeçada pela Região Sul.

De janeiro a junho deste ano, o seguro obrigatório para acidentes de trânsito foi solicitado 64.890 vezes no Nordeste, número 50% maior que o registrado no mesmo período do ano passado e superior ao total de 2010 nesses estados. No Sul, foram pagas 60.323 indenizações no semestre. No Sudeste, 53.607, de acordo com os d a d o s d a S e g u r a d o r a L í d e r , responsável pelo DPVAT.

O seguro DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistência médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país. O

recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos.

Na hipótese de repetir esse número no segundo semestre, o Nordeste fechar ia o ano com 129 .780 indenizações, um aumento de 400% sobre 2005, quando foram registrados 25.513 pagamentos na região.

Em todo o país, as motos são o principal veículo envolvido nos acidentes computados pelo DPVAT, com 69% do total - apesar de, segundo o Denatran, esse tipo de veículo corresponder a 27% da frota nacional contra 60% de carros. No Nordeste, a tendência se repete: 65% dos pagamentos do seguro no semestre passado foram para acidentes com motos.

"Lá não tem mais ninguém andando de b i c i c l e t a , c ava lo . . . é t udo motocicleta. E muitas vezes [as pessoas] não estão preparadas para dirigir", diz Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder. O crescimento dos casos no Nordeste coincide com a alta nas vendas de motos. Em 2011, a região foi a que mais comercializou motos no Brasil com 34,8% contra 34% do Sudeste, segundo dados da Associação Brasileira dos Fab r i can te s de Motoc ic l e t a s , Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Os dados da seguradora focam nas vítimas: não há dados sobre as causas dos acidentes ou sobre de quem é a responsabilidade na maioria dos casos, se do motociclista ou de condutores de outros veículos eventualmente envolvidos.De acordo com a Seguradora Líder, o número maior de indenizações para

usuários de motos, mais expostos aos riscos de acidentes, faz o valor do DPVAT ser de R$ 279,27, ou seja, mais caro que o dos automóveis, que custa R$ 101,16.Invalidez permanente

Além do total de indenizações, o Nordeste também liderou no número de pagamentos do seguro por casos de invalidez permanente, a mais comum no geral (66%) e a mais frequente para motos.

O Nordeste registrou 33% dessas ocorrências contra 25% do Sul e 23% do Sudeste, de janeiro a junho. A seguradora não possui estatísticas por estado nesses casos. Considerando o t i p o d e v e í c u l o , a s m o t o s corresponderam a 80% dos acidentes com invalidez na região.

No número de indenizações por morte, que foram 14% do total no 1º semestre, o Nordeste é o vice-líder, com 29% - não há discriminação por tipo de veículo. A região perde apenas para o Sudeste, com 36%. A Bahia teve o maior número de registros de óbitos na contagem do DPVAT, seguida por

Ceará e Pernambuco.Vendas em alta

Depois de São Paulo e Minas Gerais, o Ceará foi o estado que mais vendeu motos no ano passado (143.371), seguido da Bahia e de Pernambuco. Em 2010, o Nordeste já havia arrebatado o primeiro lugar em emplacamentos no país, também "colado" com o Sudeste: 34,2% contra 34,1%. Em 2006, a região tinha apenas 20,2% do "bolo" das vendas de motos no país, diante de 43,5% do Sudeste, ainda segundo a Abraciclo.Quem pode pedir o seguro

Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de 3 anos após o acidente de trânsito para dar entrada no seguro. Xavier diz 60% dos pedidos ocorrem no primeiro ano. que o pagamento sai em cerca de 30 dias após a solicitação. A seguradora não tem dados de quantas vítimas de acidentes deixam de requerer o benefício. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.Fonte: G1

Venha para o Sindicato

Sindicalize-se Já

3226.1328 . 3226.6181

Page 9: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

Dirigir na terceira idadeNas últimas décadas, o número de

pessoas com 60 anos ou mais tem aumentado consideravelmente nos países da América Latina, principalmente em Cuba, Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. As informações levantadas pela Pesquisa Nacional por amostra de Domicílio mostram que o número de idosos no Brasil já é um dos maiores do mundo, cerca de 13,5 milhões de pessoas.

A legislação brasileira não determina qual é a idade máxima para uma pessoa continuar conduzindo um veículo. Mas esse é um assunto que merece bastante atenção. Se por um lado devemos respeitar o direito de ir e vir e deste ser independente de qualquer idade, por outro precisamos ficar atentos ao menor sinal que possa colocar em risco a segurança do condutor e das demais pessoas que utilizam as vias.

As pessoas com mais de 70 anos, às vezes até antes disso, deixam de dirigir, ainda que o façam bem, na maioria das vezes para não correrem riscos de acidentes provocados por motoristas agressivos e imprudentes.

O motorista idoso é considerado educado e cuidadoso, sendo um observador atento às leis de trânsito, ele quase não representa ameaça para o trânsito, porém, a maneira nervosa com que se dirige em nosso país, exige interação entre estímulos e respostas rápidas obrigando o motorista responsável a manter atenção redobrada. Assim mesmo, não são poucas as situações em que tem de usar ao máximo suas habilidades psicomotoras para evitar acidentes.

Dirigir é um importante meio para m a n u t e n ç ã o d a l i b e r d a d e e d a independência de pessoas mais velhas. O indivíduo idoso costuma manter sua habilitação e seu automóvel o maior tempo possível, porque ele associa maior independência e bem estar ao fato de permanecer motorista. Todavia, a habilidade necessária para dirigir com segurança começa a se deteriorar com o envelhecimento. Em primeiro lugar, o prejuízo cognitivo, principalmente quando causado por uma doença que traga uma condição de demência, foi associado a maiores taxas de colisão com veículos motorizados em indivíduos mais velhos.

Ainda não faz parte da anamnese regular saber se o paciente idoso dirige, se o faz com segurança, o quanto dirige e se ele já tem noção de que o ato de dirigir pode tornar-se um risco maior que o habitual. Também é importante frisarmos que é raro encontrarmos na terceira idade pacientes que não estejam fazendo uso de um ou mais medicamentos, por prescrição ou automedicação, e que podem se somar nos seus efeitos colaterais. Portanto, na anamnese do idoso, a investigação do uso de medicamentos é de fundamental importância.

A partir dos 65 anos de idade, a renovação da CNH deve ser feita de três em três anos, para que sejam avaliados com mais frequência os fatores de risco, como coordenação motora, possíveis problemas cardiovasculares ou de pressão, visão e memória. O ideal, porém, é que o idoso tenha o check up regular, não só para evitar problemas no trânsito, mas também para garantir uma vida saudável na terceira idade.

Para o Brasil, hoje, a taxa de idosos que conduzem veículos talvez seja alta, mas para um Brasil futuro, poderá ser até maior, se não houver uma política de transportes coletivos eficientes. Lembrando que a decisão dos idosos de continuar dirigindo seus veículos deve ser respeitada, se não houver nenhum problema clínico. É importante esclarecermos que a educação no trânsito deve acontecer em todas as idades e que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar.

Milton Firmino - Assessor da diretoria do Sincor/CE

Page 10: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOSCIRCULAR SUSEP No 447, DE 9 DE AGOSTO DE 2012.

Dispõe sobre o acesso ao cadastro de corretores por entidades representativas do mercado e sobre contribuição sindical.

O S U P E R I N T E N D E N T E D A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, considerando o disposto no art. 36 do Decreto-Lei no 73, de 21 de novembro de 1966; da Lei no 4.594, de 29 de dezembro de 1964; na Resolução CNSP no 249 de 15 de fevereiro de 2012 e alterações; na decisão do Conselho Diretor da Susep na reunião ordinária de 08 de agosto de 2012 e, ainda o que consta do Processo Susep no 15414.003272/2012-19,

R E S O L V E :

Art. 1o A Susep poderá firmar convênios com entidades representativas dos mercados de seguros, capitalização, previdência complementar aberta, resseguros ou corretagem de seguros e com entidades autorreguladoras do mercado de corretagem, que tenham por objeto a disponibilização do acesso do cadastro de corretores registrados perante a autarquia.

§ 1o As entidades conveniadas deverão se comprometer a prestar informações de interesse da SUSEP.

§ 2o Os instrumentos de convênio disporão sobre obrigações dos conveniados, especialmente no que tange ao tratamento de informações e dados de caráter pessoal.

Art. 2o As empresas que atuam nos mercados de seguros, capitalização, previdência complementar aberta e resseguros deverão exigir dos respectivos corretores a comprovação do recolhimento da contribuição ou imposto sindical, nos termos do art. 5o, alínea b, da Lei no 4.594, de 29 de dezembro de 1964. Art. 3o Esta circular entra em vigor no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de sua publicação.

LUCIANO PORTAL SANTANNASuperintendente

Horário de funcionamento do SINCOR/CE

TELEFONES:(85) 3226.1328FAX: 3226.6181

Page 11: Jornal Sincor Agosto 2012

VENDA CASADA É CRIME!

Agosto de 2012

Venha para o Sindicato Sindicalize-se Já

3226.1328 . 3226.6181

O segurado transfere o risco para a seguradora.

O seguro pode ser pago à vista ou em parcelas pré-fixidas. O valor é calculado antecipadamente de acordo com o perfil

do veículo e do proprietário.

Regulamentado por leis, incluindo o Código de Defesa do Consumidor e normas do CNSP e da SUSEP.

Há um contrato de Responsabilidade Mútua pelo qual o risco é dividido entre os associados.

A mensalidade não é fixa. Varia dependendo do rateio das despesas e das indenizações. O associado ainda paga uma taxa de administração.

Não há qualquer tipo de proteção. Não é regulamentado por leise nem existe um órgão do governo para fiscalizar suas atividades.

Intermediação feita por vendedores autônomos, sem qualquerhabilitação técnica.

Não há qualquer garantia de que a indenização será paga. Tudo depende de rateio entre os associados.

São constituídas sob a forma de associação ou cooperativas.

Não possui qualquer tipo de garantia atuarial, mínima que seja.

PROTEÇÂO AUTOMOTIVASEGURO

SEGURO X PROTEÇÃO VEICULARQUEM, DE FATO, PROTEGE O CONSUMIDOR?

Seguradoras são constituidas sob a forma de sociedades anônimas ou cooperativas agricolas, de saúde e de

acidentes de trabalho.

Possui constituição de reservas e provisões, capitais mínimos, margem de solvência, cosseguro, resseguro, retrocessão.

Intermediação através do Corretor de Seguros, profissional habilitado para a defesa dos interesses do consumidor.

Seguradoras constituem provisões técnicas para garantir opagamento da indenização. O prazo para pagamento

do sinistro é de 30 dias.

Dois novos nomes passam a

compor a diretoria do Sindicato

das Seguradoras do Norte e

Nordeste (SindSeg N/NE): João

Giuseppe Esmeraldo e Zilmero

Feliciano Espírito Santo Júnior,

ambos da Bradesco Seguros. De

acordo com o presidente do

Sindseg N/NE, Mucio Novaes,

da Companhia Excelsior de

Seguros, os novos diretores

chegam para reforçar a ação

institucional da entidade. “Vamos dar continuidade aos

nossos trabalhos que vêm sendo

desenvolvidos para manter a

SindSeg N/NE empossa dois novos diretores

forte atuação do sindicato no

N o r d e s t e ” , d e s t a c o u o

presidente. Durante a posse dos

novos diretores, realizada na

ú l t ima segunda-fe i ra (27) ,

t a m b é m f o i f e i t a u m a

homenagem de reconhecimento

aos diretores João Nazaré

Moreira e Eucrésio Neto, que não

fazem mais parte do corpo

diretivo do Sindseg N/NE. Além disso, o

sindicato aproveita para dar as

boas vindas às novas seguradoras

associadas: a Icatú Seguros e

Marítima Seguros.

João Giuseppe - Superintendente Executivo Regional da Bradesco Seguros NE

Page 12: Jornal Sincor Agosto 2012

Agosto de 2012

Marítima Seguros conquista prêmio de Destaque no relacionamento com o corretor de seguros

A Marítima Seguros, uma das maiores companhias de seguro do Brasil, foi eleita como “Destaque no relacionamento com o corretor de seguros” na terceira edição do Prê-mio Melhores do Seguro. A premia-ção, concedida pela Revista Apólice, foi entregue em solenida-de, no Villa Verico, em São Paulo (SP) e é resultado de uma pesquisa realizada pela revista, em parceria com a CVA Solutions, junto a mais de 1,2 mil corretores de seguros com r e g i s t r o n a – S u s e p Superintendência de Seguros Privados.

A Marítima, que tem na política de “portas abertas” uma das bases no relacionamento com o corretor de seguros, investe em tecnologia e inovação para contribuir com o dia a dia dos profissionais do setor. Um desses recursos é o Portal do Corre-tor, que oferece todas as informa-ções sobre as apólices, cálculos, rendimentos, emissões, materiais de divulgação de produtos e serviços – tudo em um só lugar. Por meio dessa ferramenta o corretor de seguros pode, por exemplo, estabelecer um orçamento ou verificar qualquer trâmite automaticamente, de qual-quer lugar em que esteja e informar imediatamente ao segurado. Isso permite ao profissional prestar uma consultoria personalizada e com muito mais agilidade, o que contri-bui para a fidelização de sua carteira de clientes.

Além disso, a intensa agenda de eventos, palestras, cursos e work-shops e o plano de expansão geográ-fica propiciou à Marítima incremen-tar ainda mais o relacionamento com corretores de todo o País. Só neste ano, por exemplo, a compa-nhia inaugurou filiais em Brasília (DF) e Recife (PE), unidades MAR (Marítima Atendimento e Relacio-namento) nas cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB) e Salvador (BA) e iniciou operação do segmen-to Saúde em Belo Horizonte (MG).

Também vale ressaltar o Bom Te Ver Bem, conceito que defende uma "causa", estimulando atitudes posi-tivas que propiciem qualidade de vida. Além da comunicação com o corretor de seguros, a companhia também criou uma marca específica e iniciou um ciclo de interação com o público por meio das mídias socia-is. A Marítima conta hoje com canais específicos como o blog Bom Te Ver Bem, Twitter (@maritimaseguros), Facebook, Flickr ( imagem), SoundCloud (áudio) e Youtube (vídeos). A perspectiva da Marítima

é estar cada vez mais próxima do consumidor, mantendo como com-promisso, a responsabilidade de apoiar às pessoas no momento de suas vidas em que necessitam de esclarecimento, colaboração e res-postas.

A PremiaçãoO Prêmio Melhores do Seguro é

promovido pela Revista Apólice com o objetivo de estimular, pro-mover e reconhecer o trabalho de personalidades, empresas e produ-tos que mais contribuíram para o

desenvolvimento técnico e merca-dológico do setor de seguros brasi-leiro e que tiveram atuação destaca-da no 2º semestre de 2011/ 1º semestre 2012. As empresas vence-doras do prêmio foram escolhidas por meio de pesquisa realizada pela revista, em parceria com a CVA Solutions, respondida por mais de 1,2 mil corretores de seguros com registro na Susep. Esses elegeram as empresas que mais se destacaram em diversos ramos de seguro, resse-guro, previdência, capitalização, planos de saúde e odontológicos.