· web viewi. esta licença dispensa a licença ambiental de instalação – lai. ii. quaisquer...

4
Rua Aderbal Ramos da Silva, n° 62, 2° andar, sala 01. Centro - CEP 88.890-000 - Grão-Pará/SC (48) 3652 1748 A Fundação Ambiental Municipal de Grão-Pará, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I do artigo 7º da Lei Estadual Nº 14.675 de 2009, com base no processo de licenciamento ambiental n°057/2016, pareceres técnicos n° 026/2017, concede a presente Licença Ambiental Prévia com dispensa de Licença Ambiental de Instalação à: Empreendedor: Nome: Jane Bonin Endereço: Rua Orleans, 431, Centro, Grão-Pará – SC Município: Grão-Pará CNPJ: 712.756.579-15 Para Atividade de: Descrição das atividades: Parcelamento do solo Urbano Códigos: 71.11.00 Nome do empreendimento: Loteamento Orlando Bonin Localizada em: Endereço: Estrada Geral Alto Rio Pequeno, Alto Rio Pequeno. Coordenadas Geográficas ou planas: 675800,491 m E 6880668,485 m S Da Viabilidade A presente Licença, concebida com base nas informações apresentadas pelo interessado, declara a viabilidade locacional do empreendimento, equipamento ou atividade, quanto aos aspectos ambientais, e não dispensa nem substitui alvarás ou certidões de qualquer natureza, exigidas pela Legislação Federal, Estadual ou Municipal. Condições gerais I. Esta Licença dispensa a Licença Ambiental de Instalação – LAI. II. Quaisquer alterações nas especificações dos elementos apresentados no procedimento de licenciamento ambiental deverão ser precedidas de anuência da FAMGP. III. A FAMGP, mediante decisão motivada, poderá modificar as condições de validade, suspender ou cancelar a presente licença, caso ocorra: Omissão ou falsa descrição de informações que subsidiaram a expedição da presente licença; A superveniência de graves riscos ambientais e/ou de saúde pública; Violação ou inadequação de quaisquer condições de validade da LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA LAP n° 003/2017

Upload: truongthuan

Post on 02-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewI. Esta Licença dispensa a Licença Ambiental de Instalação – LAI. II. Quaisquer alterações nas especificações dos elementos apresentados no procedimento de licenciamento

Rua Aderbal Ramos da Silva, n° 62, 2° andar, sala 01.Centro - CEP 88.890-000 - Grão-Pará/SC

(48) 3652 [email protected]

A Fundação Ambiental Municipal de Grão-Pará, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I do artigo 7º da Lei Estadual Nº 14.675 de 2009, com base no processo de licenciamento ambiental n°057/2016, pareceres técnicos n° 026/2017, concede a presente Licença Ambiental Prévia com dispensa de Licença Ambiental de Instalação à:

Empreendedor:Nome: Jane Bonin

Endereço: Rua Orleans, 431, Centro, Grão-Pará – SC

Município: Grão-Pará

CNPJ: 712.756.579-15

Para Atividade de:Descrição das atividades: Parcelamento do solo Urbano

Códigos: 71.11.00 Nome do empreendimento: Loteamento Orlando Bonin

Localizada em:Endereço: Estrada Geral Alto Rio Pequeno, Alto Rio Pequeno.

Coordenadas Geográficas ou planas: 675800,491 m E 6880668,485 m S

Da ViabilidadeA presente Licença, concebida com base nas informações apresentadas pelo interessado, declara a viabilidade locacional do empreendimento, equipamento ou atividade, quanto aos aspectos ambientais, e não dispensa nem substitui alvarás ou certidões de qualquer natureza, exigidas pela Legislação Federal, Estadual ou Municipal.Condições geraisI. Esta Licença dispensa a Licença Ambiental de Instalação – LAI.II. Quaisquer alterações nas especificações dos elementos apresentados no procedimento de licenciamento ambiental deverão ser precedidas de anuência da FAMGP.III. A FAMGP, mediante decisão motivada, poderá modificar as condições de validade, suspender ou cancelar a presente licença, caso ocorra:

Omissão ou falsa descrição de informações que subsidiaram a expedição da presente licença; A superveniência de graves riscos ambientais e/ou de saúde pública; Violação ou inadequação de quaisquer condições de validade da licença ou normas legais.

IV. A publicidade desta licença deve ocorrer conforme artigo 42 da Lei Estadual 14.675/09.V. A presente licença deverá ficar exposta no local da atividade licenciada.

Prazo de validade (48) meses, a contar da presente data.

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA

LAP n° 003/2017

Page 2:  · Web viewI. Esta Licença dispensa a Licença Ambiental de Instalação – LAI. II. Quaisquer alterações nas especificações dos elementos apresentados no procedimento de licenciamento

Data, local e assinaturaLocal e Data:

Grão Pará, 14 de novembro de 2017.Guilherme Nunes Bressan

Superintendente

Documentos anexos

Nada consta.

Condições de validade: 1. Descrição do empreendimento: Loteamento residencial localizado na Estrada Geral Alto Rio Pequeno, Alto Rio Pequeno em Grão-Pará. Com área total de 115.908.86 m² distribuídas em 62.944,46 de área de lotes, com 147 lotes, 39.732,74 m² para área públicas divididas em sistema viário (18.856,36m²), área verde (11.489,95) e área institucional (9.386,43), e 03 áreas de preservação permanente totalizando 11.480,67 m² e uma área de 1.750,00 de faixa “non edificandi”.

2. Ações Mitigadoras: Supressão de vegetação: Compensação da área equivalente a área suprimida seguindo os termos do art. 26 do Decreto 6.660/2008.Conflito de uso da água: Será utilizado o abastecimento público disponibilizado pelo SAMAE.Migração de pessoas na implantação: Contratação de mão-de-obra local e assistência para recolocação dos operários.Poluição Sonora: Manutenção adequada dos equipamentos e maquinários. Funcionamento das atividades somente em horário comercial. Emissões atmosféricas: manutenção dos veículos.Geração de resíduos sólidos: Promover a conscientização para a separação correta dos resíduos.Alteração no microclima: Pavimentação mais ecológica com lajotas, e aumento das áreas arborizadas.

3. Aspectos florestais: Grande parte da área do empreendimento encontra-se coberta apenas por gramíneas, porém há remanescentes de vegetação nativa em estágio inicial, médio e avançado de regeneração. Destes 0,2 ha serão suprimidos para implantação do empreendimento, e posteriormente compensados nos termos da legislação.

4. Programas ambientais: Processos erosivos na implantação do empreendimento: Compactação de pátios e áreas de circulação de veículos nas áreas e vias provisórias; As águas pluviais serão coletadas e encaminhadas para a rede pública especifica; Implantar sistema de drenagem superficial com dispositivos de coleta, escoamento e lançamento; Práticas conservacionistas.Degradação da qualidade da água: Implantação de um sistema de drenagem superficial; Tratamento dos efluentes líquidos domésticos pro tanque séptico e filtro anaeróbico e sumidouro, com disposição final na rede pública; Dotar os acampamentos de trabalho com banheiros químicos e sistema de coleta de lixo durante a implantação; Sistema de gerenciamento das atividades, com a utilização de separadores de óleo e água, entrega dos óleos lubrificantes gastos.Supressão da cobertura vegetal: ás áreas verdes serão cercadas de modo a promover a regeneração naturalmente das espécies vegetais, e quando da necessidade poderão ser revegetadas com espécies nativas através do plantio de mudas; Para acelerar o processo, a área verde e a área de preservação permanente (nas margens do curso d’água) será totalmente reflorestada na obtenção da respectiva LAP, sendo apresentada em relatório fotográfico no pedido da LAI.Conflito uso do solo: Realizar a instalação da infraestrutura adequada, com calçamento de qualidade, sistema de drenagens e estabilização do solo.

Page 3:  · Web viewI. Esta Licença dispensa a Licença Ambiental de Instalação – LAI. II. Quaisquer alterações nas especificações dos elementos apresentados no procedimento de licenciamento

Rua Aderbal Ramos da Silva, n° 62, 2° andar, sala 01.Centro - CEP 88.890-000 - Grão-Pará/SC

(48) 3652 [email protected]

Implantação do canteiro de obras: Contratação de mão-de-obra local; Ações de treinamento rotineiro de segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social; Monitoramento dos ruídos nas fases de implantação e operação; Orientar os funcionários quanto ao uso dos equipamentos de segurança individuais. Efetivação da ocupação humana: Os resíduos sólidos serão coletados pelo serviço público municipal; Instalação de 10 conjuntos de lixeiras seletivas (papel, plástico, vidro e metal).

5. Medidas compensatórias: Não aplicável.

6. Condições específicas: Apresentar relatório conclusivo e fotográfico do reflorestamento das áreas verdes e de preservação permanente juntamente com a solicitação para Licença de Operação;Apresentar relatório comprovando cumprimento dos controles/programas ambientais no requerimento da LAO; Compensar os 0.2 ha de vegetação suprimidas em área equivalente a supressão.

Observações

I. Aplicam-se as restrições contidas no procedimento de Licenciamento Ambiental e na Legislação Ambiental em vigor.

II. Aplicam-se as condições de validade expressas neste documento e seus anexos.

III. Esta licença não autoriza o corte ou supressão de árvores, florestas ou qualquer forma de vegetação da Mata Atlântica.

IV. A Licença Ambiental de Operação - LAO deve ser requerida antes do vencimento desta LAI.

V. Cópia da presente licença deverá ser exposta em local visível do empreendimento.

VI. Havendo alteração dos atos constitutivos do empreendimento, cópia da documentação deve ser apresentada a FAMGP sob pena do empreendedor acima identificado continuar sendo responsável pela atividade / empreendimento licenciado por este documento.