zika guia web - gestos.org.br · geral coçam), conjuntivite, gânglios inchados (íngua/caroço...

24
Zika TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE PREVENIR

Upload: vudat

Post on 18-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

XôZika

TUDO QUE VOCÊ PRECISA

SABER PARA SE PREVENIR

Azika é uma virose causada pelo vírus zika, quepode provocar febre, manchas verme lhas no

corpo e outros sintomas parecidos com os da gripeou da dengue.

No Brasil, os primeiros casos foram registrados nofinal de 2014, na Região Nordeste, com maior nú-mero em Pernambuco e na Bahia. O vírus se espa-lhou pelo país em 2015.

O vírus da zika é transmitido principal-mente através da picada de mosquitosda espécie Aedes infectados, que tam-bém transmitem a dengue, a chikungu-nya e a febre amarela.

Recentemente a Fiocruz confirmouque a muriçoca (pernilongo) tam-bém pode transmitir a zika. A desco-berta ajuda a explicar porque tantoscasos da síndrome causada pela zikaocorreram em bebês cujas mães vi-viam em locais sem saneamento básico. Por isso étão importante cobrar dos governos que invistam nosaneamento como forma de promover a saúde dapopulação.

Origem da Zika

XÔ ZIKA 3

O Brasil se comprometeu a

alcançar os Objetivos do

Desenvolvimento Sustentável

(ODS) até 2030, entre eles o 6.

4 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Éum distúrbio no sistema nervoso que faz comque o tamanho da cabeça do feto ou da criança

seja menor que o tamanho padrão para a idade.Pode acontecer durante a gravidez, ou se desenvol-ver nos primeiros anos de vida. Mas atenção: alémdo vírus zika, a microcefalia pode ser causada poroutros fatores, como consumo abusivo de álcool edrogas, diabetes materna mal controlada, proble-mas na tireoide da mãe, má formação ou problemasna placenta, problemas genéticos, exposição a radia-ção ou outras infecções (sífilis, rubéola, citomegalo-vírus e toxoplasmose, por exemplo).

O que é microcefalia?

XÔ ZIKA 5

Amicrocefalia é apenas uma das consequênciaspossíveis da zika. Na verdade, a zika pode cau-

sar um conjunto de problemas nos fetos ou crianças,chamado de Síndrome Congênita da Zika. Por isso,mesmo que o tamanho da cabeça da criança seja pa-drão no momento do nascimento, ou que não hajaevidências da síndrome durante a gravidez ou logoapós o parto, os sinais podem aparecer alguns mesesdepois do nascimento.

Além da microcefalia e de distúrbios no cérebro,como dilatação no ventrículo (uma área do cérebropreenchida por líquido) e calcificações intracrania-nas, estas são algumas manifestações mais comunsda síndrome: irritabilidade, epilepsia, dificuldadepara engolir, deficiências auditivas, visuais e do de-senvolvimento psicomotor, além de afetar os ossose as articulações,causando rigidezdos músculos eproblemas paramover as mãosvoluntariamente.

A síndrome da zika

6 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

A transmissãodo zikaOciclo da zika é de três a sete dias. Alguns sinto-

mas podem ser febre, dor nas articulações (nasjuntas), manchas avermelhadas na pele (que emgeral coçam), conjuntivite, gânglios inchados(íngua/caroço dolorido).

Ou seja, apenas uma em cada cinco (1:5) pessoascom zika saberá que adoeceu. Assim, além dos cui-dados com a transmissão pelos mosquitos, as pes-soas devem usar o preservativo para prevenir atransmissão sexual do vírus, independente de teremtido sintomas aparentes da infecção.

Picada de mosquitos infectados;Verticalmente (da mãe para o feto no útero);Transfusão de sangue;Pela via sexual sem proteção (sem preservativomasculino ou feminino).

Mas se ligue: cerca de 80% das pessoas infectadas

pelo vírus zika não têm sintomas da doença.

O vírus da zika pode ser transmitido das

seguintes formas:

••••

XÔ ZIKA 7

8 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

A quantidade de vírus contida na saliva não é su-ficiente para transmitir a doença. Além disso, aviscosidade da saliva e substâncias antimicrobia-nas presentes diminuem ainda mais esse risco.

Não houve, até o momento, nenhum caso rela-tado de transmissão do vírus zika para o bebê vialeite materno. Os benefícios do leite materno aorecém-nascido são grandes e incluem o aumentoda imunidade. Por isso, a amamentação é impor-tante mesmo em áreas afetadas pelo vírus zika.

Atransmissão da zika por transfusão de sangue éconsiderada rara e não há registros confirmados

de que tenha acontecido no Brasil, mas é tecnica-mente possível. A Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda que pessoas com sintomas de in-fecção pelo vírus nos últimos 28 dias não doem san-gue. Se você doou sangue e adoeceu até duassemanas depois, entre em contato com banco desangue e avise.

O vírus zika foi encontrado em grandes quantidadesno esperma de pacientes até seis meses depois dadoença.

O vírus não é transmitido pela saliva ou pelo

leite materno.

É importante saber

XÔ ZIKA 9

10 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Descobriu-se que o vírus zika pode infectar os es-permatozoides quando eles estão se formando. Casohaja fecundação, ainda não se sabe se a gravidezavança nesses casos e, se isso acontecer, quais se-riam as consequências para o feto.

Quem já teve zika desenvolve imunidade contra adoença. Porém, ainda não se sabe se essa proteçãoé para a vida toda ou se vai impedir que se tenhazika mais de uma vez.

Mitos e verdades

XÔ ZIKA 11

Nem todas as mulheres infectadas por zika têmbebês com defeitos congênitos. Assim, se uma mu-lher grávida tiver zika, não significa que automati-camente seu filho(a) nascerá com a síndromecongênita. O acompanhamento da gestação é im-portante para identificar qualquer alteração quepossa ocorrer.

Se eu tiver zika durante a gravidez significa que

terei filhos(as) com a síndrome da zika?

Gravidez e zika

12 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

É bom lembrar que o vírus da zika pode causardanos ao feto em qualquer período da gestação enão apenas nos primeiros três meses da gravidez.

Por outro lado, há casos de crianças expostas aovírus da zika durante a gestação que não apresenta-ram qualquer alteração perceptível ao nascer, masque registraram problemas neurológicos com o pas-sar do tempo.

Rigidez muscular, hipersensibilidade (rinite, asma,alergias, etc) e choro inconsolável são as caracterís-ticas mais comuns desenvolvidas nos bebês com asíndrome.

É importante que a sua rede de saúde ofereça àscrianças testes que indiquem se elas possuem alte-rações e o que pode ser feito para estimular o seudesenvolvimento.

ImunidadeÉ possível ter zika mais de uma vez?

Fique alerta!

O vírus da zika está em mutação e há o risco de sur-girem, num futuro breve, sorotipos diferentes dele,o que poderá afetar sua imunidade, dificultando odesenvolvimento de uma vacina e comprometendoa eficácia dos testes para diagnóstico.

XÔ ZIKA 13

14 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

ODS 2. Meta 2.1. Acabar com a fome e garantir o acesso

de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas

em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimen-

tos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.

Quanto melhor alimentada, mais resistente vocêfica. Alimentos nutritivos contribuem para melhoraro sistema imunológico e ajudam a aliviar os sinto-mas de viroses como dengue, chikugunya e zika. Éimportante o consumo de alimentos que fortalecemo sistema imunológico, com fontes de zinco, vitami-nas A e B, ferro e ácido fólico, como: carnes, frutosdo mar, leite e derivados, hortaliças, vegetais folho-sos, cogumelos e alimentos ricos em betacaroteno(cenoura, abóbora, milho, etc).

AlimentaçãoPor que uma alimentação saudável é importante?

XÔ ZIKA 15

Sim. Existem produtos baseados em substâncias na-turais. O Cravo da Índia é o mais comum. Os óleosde citronela, copaíba e andiroba também são indi-cados para afastar o mosquito.

Os repelentes precisam ser usados várias vezes aodia para terem o efeito desejado. O ideal é reaplicara cada duas horas (ou conforme a orientação do fa-bricante), pois é o cheiro que afasta os mosquitos.

Usar calça e manga compridas também ajuda a evi-tar a picada do mosquito.

RepelentesExistem repelentes naturais?

ODS 3. Meta 3.7. Atenção à saúde sexual

e reprodutiva. Meta 3.d. Alerta precoce,

redução e gerenciamento de risco de

novas epidemias.

16 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

A falta de saneamento básico e de abastecimentocontínuo de água potável encanada obriga as pes-soas a acumularem água em casa. A água parada é olugar para a reprodução dos mosquitos Aedes, quetransmitem a zika, a dengue e a chikungunya.

O lixo na rua também contribui para a reproduçãodos mosquitos. Problemas no recolhimento do lixoe na limpeza urbana impedem o controle adequadodos mosquitos que transmitem a zika – em especialda muriçoca (Culex) –, que prefere locais sujos,como esgotos e áreas em que há acúmulo de lixo emateriais em decomposição.

Exigir que estes serviços sejam feitos é um direitode todas as pessoas – principalmente das que so-frem com as desigualdades sociais e que vivem noslocais mais pobres.

Limpeza urbana esaneamentoLixo e água parada são as principais causasda zika?

ODS 6: Meta 6.2. Até 2030, alcançar o acesso a sanea-

mento e higiene adequados e equitativos.

Meta 6.b. Apoiar e fortalecer a participação das comu-

nidades locais, para melhorar a gestão da água e do

saneamento.

XÔ ZIKA 17

Como o vírus da zika também é transmitido viarelação sexual, recomenda-se que a camisinha

seja usada sempre, especialmente nos primeiros 6meses após a infecção.

As mulheres têm a opção de usar o preservativofeminino – que deve estar disponível nas unidadesde saúde gratuitamente. Mas os homens precisamparar de resistir ao uso do preservativo e entenderque ele é o melhor meio de prevenir doenças sexual-mente transmissíveis (DSTs) e a gravidez acidentalou indesejada.

Viver com saúde e escolher se quer ou não engravi-dar é um direito que precisa ser respeitado.Ninguém pode dizer quando uma pessoa deve ounão engravidar. Por isso, os serviços de saúde têm aobrigação de oferecer informações e métodos anti-concepcionais à população.

É importante usar a camisinha (masculina ou femi-nina) mesmo durante a gravidez. Se o(a) parceiro(a)tiver o vírus zika (com ou sem sintomas), a camis-inha impedirá a transmissão.

PreservativoSeu aliado na prevenção ao zika

18 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

XÔ ZIKA 19

Toda gestante que manifestou os sintomas da zikatem direito ao exame para detectar o vírus du-

rante o pré-natal.

Grávidas que tiveram zika têm prioridade para di-agnóstico e informação sobre má-formação do feto.Se a vida da gestante estiver em risco, a lei permiteinterromper a gravidez.

Em caso de má formação grave, se desejar, procureo juizado para obter autorização para interromper agravidez. Se for anencefalia (feto sem o cérebro), vádireto ao serviço de saúde.

Toda criança com síndrome da zika tem direito aoPrograma de Estimulação Precoce, desde o

nascimento até os 3 anos - período em que o cérebrose desenvolve mais rápido. Isso vai ajudá-la acrescer melhor, física e emocionalmente, e a lidarmelhor com vários distúrbios causados pela sín-drome da zika.

Direitos reprodutivos

Se a criança nasceu com síndromecongênita da zika, quais são os seusdireitos?

Os serviços de reabilitação estão nos Centros Espe-cializados de Reabilitação (CER), nos Núcleos deApoio à Saúde da Família (NASF) e nos Ambu-latórios de Seguimento de Recém-Nascidos dasMaternidades. O encaminhamento para os serviçosé feito nos postos de saúde.

Se tiver um/uma bebê com a síndrome, procure aSecretaria de Saúde municipal para garantir seus di-reitos. O atendimento precisa ser contínuo e fre-quente para alcançar os melhores resultados.

Quem teve bebê com síndrome congênita da zikadeve procurar o INSS para obter o Benefício dePrestação Continuada (BPC).

É preciso garantir que todas as crianças na idade es-colar sejam acompanhadas de forma adequada ecorreta, assegurando diagnóstico, reabilitação, edu-cação e suporte psicossocial e econômico a elas e àssuas famílias.

20 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

A zika impõe vários desafios para o alcance dosObjetivos de Desenvolvimento Sustentável.

XÔ ZIKA 21

Dicas para combater o mosquito e osfocos de larvas

22 SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Fonte das ilustrações das dicas:http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html

Saúde Sexual e Reprodutiva noContexto do Zika VírusGestosIPPF-WHFColetivo “Desenhando até morrer”

Josineide de MenesesJuliana CesarJuliana CavalcantiAlessandra NiloClaudio FernandesBeto França (3, 4, 9)Greg (7, 8)Karla Linck (5)Pablo (2)Samuca (1)Silvino (6)

Projeto

RealizaçãoParceria

Apoio

Pesquisa e revisão

Texto

DesignIlustrações

Rua dos Médicis 68,

Boa Vista, Recife, PE

50.070-290 | (81) 3421-7670

www.gestos.org

[email protected]

@gestospe

gestospe

XôZika

TUDO QUE VOCÊ PRECISA

SABER PARA SE PREVENIR

REALIZAÇÃO

PARCERIA