marechal rondon vive surto de conjuntivite · 2018-11-21 · marechal rondon vive surto de...

22
Logradouros e personagens Uma iniciativa do vereador Ronaldo Pohl objetiva "batizar" o viaduto da BR 163 com o nome do humorista rondonense falecido em 2015, Cleiton Giovani Kurtz, o Willmutt. Será mais um logradouro do município a se juntar a muitos outros que fazem referência e homenagem a personagens de influência para a história de Marechal Cândido Rondon. Nossa reportagem fez o resgate de alguns destes locais. PÁGINAS 12 e 13 O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2018 - ANO I - Nº 07 ENTREVISTA Prefeito Márcio Rauber diz que está cuidando do dinheiro público e fazendo o que a lei determina. PÁGINA 5 Marechal Rondon vive surto de conjuntivite PÁGINA 7 Nos últimos 15 dias, mais de 50 casos foram registrados só na Unidade de Saúde 24 Horas.

Upload: others

Post on 15-Apr-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Logradouros epersonagens

Uma iniciativa do vereador Ronaldo Pohlobjetiva "batizar" o viaduto da BR 163com o nome do humorista rondonense

falecido em 2015, Cleiton Giovani Kurtz,o Willmutt. Será mais um logradouro do

município a se juntar a muitos outros quefazem referência e homenagem a

personagens de influência para a históriade Marechal Cândido Rondon.

Nossa reportagem fez o resgatede alguns destes locais.

PÁGINAS 12 e 13O JORNAL DOS MUNICÍPIOS

QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2018 - ANO I - Nº 07

ENTREVISTAPrefeito Márcio Rauber diz

que está cuidando dodinheiro público e fazendo

o que a lei determina.PÁGINA 5

Marechal Rondon vivesurto de conjuntivite

PÁGINA 7

Nos últimos 15 dias, mais de 50 casos foram registradossó na Unidade de Saúde 24 Horas.

a semana passada o Supremo Tribunal Federal decidiunão decidir. Sim. Foi exatamente isto quando resolveudar uma liminar, um salvo conduto ao ex-presidenteLula até o próximo dia 4 de abril, quando os ministrosvoltarão a se reunir para julgar o habeas corpus quepretende evitar a prisão até o final de todas aspossibilidades de recursos.

Independente do que viessem a decidir quanto aohabeas corpus, cabia aos ministros julgar a questão enão empurrar com a barriga com uma liminar inéditauma questão tão importante. A prioridade foi não perdero voo.

Parece que eles mesmos, os ministros do Supremo,não estão percebendo o que está acontecendo: umenorme desgaste do STF e deles próprios.

E o povo brasileiro? Atônico, está assistindopacificamente tudo acontecer. Parece que o brasileiroperdeu a vontade de lutar. Tanto os que são a favor deLula como os que são contrários ao ex-presidente. Bastaolhar as ruas de Brasília naquele que deveria ser umdia histórico.

Naquela quinta-feira, quando o julgamento dohabeas corpus deveria ocorrer no STF, as ruas de Brasíliaestavam quase vazias. Nem a militância petista,favorável a Lula, deu as caras por lá. Os contrários então,sequer se deram ao trabalho de ir à Capital Federal efazer uma manifestação. Havia mais policiais do quemilitantes na Praça dos Três Poderes.

A falta de clareza jurídica neste país estáconseguindo fazer isso. Está deixando todo mundoangustiado e desmotivado. Se nem os juízes da maisalta corte brasileira conseguem se entender e trocamfarpas e acusações ao vivo, o que esperar do Supremodaqui para frente? O que esperar dos políticos que irãopostular as cadeiras de deputado, senador, governadore presidente da República em outubro próximo?

O povo brasileiro parece que hoje prefere ficar nafrente de um computador ou celular, compartilhandocoisas muitas vezes falsas e inventadas, do que ir àsruas para lutar, gritar, exigir.

JornalismoJornalismoJornalismoJornalismoJornalismoCristine Kempp

ALÉM DE ALIMENTOS, O AGRONEGÓCIOTAMBÉM PRODUZ BOAS NOTÍCIAS

Dilceu Sperafico*

*O autor é deputado federal pelo Paraná E-mail: [email protected]

Para o bem do Brasil e dos brasileiros,rurais e urbanos, o agronegócio nacionalnão produz apenas alimentos de qualida-de, diversidade, sustentabilidade e a pre-ços acessíveis a todos os consumidores,além de matérias primas industriais e bio-combustíveis.

Da mesma forma, gera muitas boasnotícias para todos os segmentos produti-vos e sociais do País, ajudando a resgatara esperança e confiança da população nasuperação da grave crise e retomada dodesenvolvimento.

Entre as últimas informações alentado-ras, estiveram as relativas às exportaçõesdo agronegócio do País, que somaram 96bilhões de dólares em 2017, com elevaçãode 13% em relação ao período anterior.

Conforme o Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento, o agronegócio foio setor responsável por 44,1% das vendasdo País para o exterior no ano passado.

Dentro das atividades da agropecuárianacional, o segmento de grãos foi o princi-pal exportador em 2017, atingindo 25,71bilhões de dólares. Em segundo lugar ficouo setor de carnes com exportações de15,47 bilhões de dólares e crescimento de8,9% em relação ao ano anterior.

Na prática, as exportações brasileiras decarne poderiam ter sido maiores no anopassado não fosse a Operação Carne Fra-ca, da Polícia Federal, que prossegue in-vestigando irregularidades em determina-dos frigoríficos brasileiros.

Como o agronegócio nacional tem tradi-ção na produção de alimentos, gozando daconfiança de mais de uma centena de pa-íses, os importadores não demoraram aentender que os problemas eram e sãopontuais e o País está empenhando na so-lução definitiva dos eventuais desvios.

Apesar da repercussão negativa da Ope-ração Carne Fraca, num setor sensível eexigente, como é o comércio de alimentos,

o volume de carnes exportadas pelo Brasilpermaneceu estável em relação ao de 2016.

Conforme o Ministério da Indústria, Co-mércio Exterior e Serviços, em 2017 o Paísexportou 6,557 milhões de toneladas decarnes, contra 6,558 milhões de tonela-das em 2016. A redução das exportaçõesde carnes de bovinos, suínos e frangos,além de derivados, portanto, foi de ape-nas 1,6 mil toneladas.

Em todo o ano passado, as exportaçõesbrasileiras superaram as importações em47,69 bilhões de dólares, com o melhorresultado da balança comercial do País aem toda a série histórica, iniciada em 1989.

Em 2018, o País espera repetir os bonsresultados de 2017, mesmo com nova eta-pa da Operação Carne Fraca, pois o agrone-gócio espera avançar no mercado asiático.

Nada menos do que 51% da populaçãomundial vive na Ásia, onde a economia maistem crescido nos últimos anos, especial-mente na China, graças ao aumento da ren-da dos habitantes da região.

Além disso, o Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento espera concluirem breve o processo de reabertura do mer-cado para a carne in natura brasileira nosEstados Unidos, revertendo medida anun-ciada em junho de 2017.

Mesmo que as negociações relativasao comércio exterior estejam dificultadaspela imprevisibilidade do processo eleito-ral deste ano de 2018, espera-se avançonas tratativas, pois envolvem os interes-ses de importantes segmentos econômi-co e sociais do País.

Assim como mais uma boa safra degrãos, o agronegócio brasileiro esperacomemorar mais essa boa notícia nospróximos meses, pela influência dos Es-tados Unidos no mercado globalizado,especialmente de produtos essenciaispara o bem-estar da sociedade, comosão os alimentos.

Opinião2 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Uma publicação de Z.K. Produções Ltda. MECNPJ 09.474.683/0001-93

Endereço:Endereço:Endereço:Endereço:Endereço:Rua 7 de Setembro, 1454 – CentroCEP 85960-000 – Marechal Cândido Rondon/PRFone: (45) 3254-7886Email: jtribunadooeste@gmail.comComercialComercialComercialComercialComercial

Dário Loch

editorial

nO brasileiro perdeua vontade de lutar

Impressão: Jornal Oparana S/A - CNPJ: 21.819.026/0002-17

Praça da Bíblia de Nova Santa Rosadevidamente enfeitada para marcar a Páscoaque acontece no próximo domingo (01).

D

AR

IO L

OC

H

Política 3Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

Cida Borghetti é aprimeira mulher a assumiro governo do Paraná

ELA ASSUME NO LUGAR DE BETO RICHA QUE ANUNCIOU ESTA SEMANA QUEVAI RENUNCIAR PARA CONCORRER A UMA VAGA NO SENADO

IndefinidoIndefinidoIndefinidoIndefinidoIndefinidoApesar de toda a conversa dos últimos dias, o deputadoAdemir Bier admite que ainda está com seu futuro políticoindefinido. A possibilidade de ingressar no PSD é muitogrande, porém os anos de militância no MDB tornam adecisão difícil. Mas, o prazo para mudança de partido estáacabando. Até o dia 7, Bier terá que decidir se vai ou se fica.

Sessão tensaSessão tensaSessão tensaSessão tensaSessão tensaA sessão da última segunda-feira (26) da Câmara Municipalfoi uma das mais tensas dos últimos tempos. Em pauta estavao projeto de lei que previa o reajuste salarial de 2,06% dofuncionalismo público. Na plateia um bom número deservidores que pedia um reajuste maior. Apesar dastentativas da oposição de aprovar uma emenda, melhorandoem 1,92% o reajuste, isso não aconteceu. No fim das contas, oaumento proposto pelo Executivo acabou sendo aprovadopela maioria, com a abstenção do vereador Josoé Pedralli.

VVVVVererererereeeeeadoradoradoradoradores tames tames tames tames tambbbbbémémémémémNa mesma sessão também foi aprovado o reajuste, no mesmopercentual de 2,06%, para os vereadores. Porém, alguns edisnão sentiram-se a vontade para votar a favor. Por conta dissoo projeto foi aprovado com apenas 6 votos favoráveis. Cincovereadores votaram contra e houve uma abstenção.

DesconversouDesconversouDesconversouDesconversouDesconversouAo anunciar sua renúncia ao Governo do Estado, ogovernador Beto Richa foi questionado sobre quem deveapoiar nas eleições deste ano. Ele desconversou. “Ainda écedo para fazer essa avaliação. É importante que se mantenhaa aliança entre os partidos unida para garantir a apresentaçãode um projeto de governo para o Paraná”, afirmou.

RachaRachaRachaRachaRachaO grupo político do governador pode sofrer um racha naseleições deste ano. Tanto Cida Borghetti (PP), quanto RatinhoJr. (PSD) já se declararam pré-candidatos ao executivoestadual, e querem o apoio de Richa durante a campanha.

Seis secretários foraSeis secretários foraSeis secretários foraSeis secretários foraSeis secretários foraNa esteira do anúncio do governador Beto Richa (PSDB) deque deixa o cargo no dia 6 de abril para disputar uma cadeirano Senado Federal, seis secretários estaduais também devemsair do governo para disputarem as eleições. Entre eles, estãotrês dos principais secretários do governo: Valdir Rossoni(PSDB), secretário-chefe da Casa Civil; Pepe Richa (PSDB),irmão do governador e secretário de Infraestrutura; eMichele Caputo Neto (PSDB), secretário de Saúde. Os outrostrês nomes que completam a lista são Artagão Júnior (PSB),da pasta de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; DouglasFabrício, do Esporte e Turismo; e João Carlos Gomes, daSecretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Dança das cadeirasDança das cadeirasDança das cadeirasDança das cadeirasDança das cadeirasAs mudanças dos secretários de Estado ensejarão umapequena dança das cadeiras na Assembleia Legislativa e naCâmara Federal. Com a volta de Douglas Fabrício e ArtagãoJúnior, Cristina Silvestri e Stephanes Júnior perdem asuplência que ocupavam na Assembleia. Já com o retorno deRossoni a Brasília, quem perde a cadeira é o deputado federalReinhold Stephanes (PSD).

Com a decisão do governa-dor Beto Richa (PSDB) de renun-ciar para concorrer a uma vagaao Senado, Cida Borghetti (PP)será a primeira mulher a assumirefetivamente o Governo do Pa-raná. A atual vice-governadoraassume o cargo na semana quevem até o final do mandato, dia31 de dezembro.

Richa anunciou na segunda-feira (26) sua desincompatibiliza-ção do cargo no próximo dia 06de abril. O comunicado foi feitoem reunião administrativa comsecretários e gestores de empre-sas, autarquias e outros órgãosdo Estado, no Palácio Iguaçu.

Cida também pretende dispu-tar a eleição deste ano, sendouma das pré-candidatas ao pró-prio Governo do Estado, porémao contrário de Beto, ela não pre-cisa se desincompatibilizar. Ela émulher do ministro da Saúde, Ri-cardo Barros, que também já

anunciou que deixará o cargo noministério para concorrer às elei-ções. Ele deve ser candidato adeputado federal pelo Paraná,função da qual se licenciou paraassumir o ministério.

A família Barros é tradicionalna política do estado. A filha docasal, Maria Victoria é deputadaestadual, sendo que quando seelegeu tinha apenas 22 anos.

CONTINUIDADEA vice-governadora Cida Bor-

ghetti ressaltou que seu gover-no será de continuidade. “Ficomuito seguro em deixar o go-verno nas mãos da Cida”, afir-mou Richa. “O Paraná tem umagestão pública eficiente e vamosdar continuidade a ela, ampliaras políticas públicas já existen-tes e seguir a mesma linha detrabalho”, afirmou.

A vice-governadora disse quequalquer mudança de nomes noprimeiro escalão será discutida

O PP da região ganhou maisum reforço na semana passada.Trata-se do secretário de Obrasde Pato Bragado, Lércio Kirsten,que filiou-se ao partido em even-to realizado na sexta-feira pas-sada (23). Além dele, outra lide-ranças presentes também foram

com o governador Beto Richa eo grupo que administra o Para-ná. “Estamos fazendo um gover-no sério e competente, com umagestão austera e eficiente”, afir-mou Cida Borghetti.

HENRY MILLEO/GAZETA DO POVO

Cida Borghetti assumeoficialmente o Governo do

Paraná na semana que vem.

Secretário de Obras de Pato Bragado ingressa no PP

filiadas no partido.O evento reuniu represen-

tantes dos Progressistas dosmunicípios de Pato Bragado,Marechal Cândido Rondon, En-tre Rios do Oeste, Santa Hele-na e São José das Palmeiras,com a participação de aproxi-

madamente 150 pessoas. Alémde filiar novas lideranças, oevento serviu para mostrar ostrabalhos do PP a nível munici-pal, estadual e nacional.

Estiveram presentes os depu-tados federal Dilceu Sperafico eestadual José Carlos Schiavinato.

Momento que os deputados Sperafico e Schiavinato, juntamente com o Presidente do PPlocal Arnildo Rieger abonaram a ficha de filiação de Lércio Kirsten.

DIV

ULG

ÃO

Vida Pública4 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Vereador rondonense Adriano Backes solicitamelhorias na segurança e trânsito próximo aeducandários. Pede ainda, instalação de abrigocoberto em frente ao Colégio Estadual FrentinoSackser.

Dorivaldo Kist (Neco), vereador de MarechalCândido Rondon, sugere colocação de solo-britanas estradas rurais das linhas São Luiz, Santa Mariae São Carlos, no distrito de Porto Mendes.

Vereador Arion Nasihgil solicita providências daFundação Nacional do Índio (Funai), para atenderfamílias indígenas que residem nas ruasrondonenses.

Vereador rondonense Adelar Neumann cobrainformações da Copel sobre as constantes faltasde energia elétrica registradas em propriedadesrurais.

Vereador de Pato Bragado, Flávio Miguel Prigolsugere plantação de árvores no estacionamentoda entrada do CTG, próximo ao reservatório daágua da SABRA.

Vereador bragadense Airton Valdecir Schmittsugere obra de aproveitamento de espaço públicoocioso para disposição de praça, construção deparquinho infantil, além de academia ao ar livre.

Vereadores entrerrienses Alcindo Schneiders eoutros dois, sugerem alargamento das laterais daRua São Francisco, iniciando na esquina com RuaDemétrio Ribeiro até esquina da Paim.

Alessandra Caetano Lupges, de Entre Rios doOeste, solicita estudos visando execução de redutorde velocidade no bairro Paraíso devido ao grandenúmero de crianças moradoras ali.

Vereador César Alexandre Seidel, de QuatroPontes, solicita gestões visando à reativação doPrograma de Apoio a edificação da primeiramoradia.

Vereador quatropontenses, Paulo Brandt solicitagestões do visando obtenção de recursos para aconstrução nova Sede da Associação Moradoresda Linha Água Verde.

Vereador de Nova Santa Rosa, Jairon Arndt solicitaque seja aberto o canteiro central na Avenida SantoCristo, na altura da empresa MTA – Metalúrgica eTorno Avenida.

Vereador nova-santa-rosense, Alvido Hergesselsolicita que a prefeitura firme parceria comMaripá para providenciar tubos para passagemde água na ponte Rio Santa Fé, próxima amoradia de Viro Kunzler.

Aprovado em definitivo reajustede 2,06% aos servidoresmunicipais de Marechal Rondon

MATÉRIA FOI ANALISADA EM DUAS SESSÕES DA CÂMARAREALIZADAS ESTA SEMANA

Parlamento

A Câmara de Marechal Cân-dido Rondon aprovou em defi-nitivo, em sessão extraordinárianesta terça-feira (27), o projetode lei 12/2018, do Executivo Mu-nicipal, que reajusta em 2,06%os salários dos ocupantes decargos, funções e empregospúblicos da administração dire-ta, do Serviço Autônomo deÁgua e Esgoto (Saae) e do Po-der Legislativo, a partir de 1º demarço de 2018.

O percentual de reajuste é omesmo do Índice Nacional dePreços ao Consumidor (INPC)acumulado de janeiro a dezem-bro de 2017.

Além da revisão de 2,06%, oprojeto de lei aprovado determi-na que servidores ocupantes docargo efetivo de agente educaci-onal, integrantes do Plano de

Cargos, Carreira e Remuneraçãodo Magistério Público Municipal,além da elevação pelo INPC, de-vem ter reposição salarial de3,8476% em virtude do piso na-cional do cargo de professor, queé de R$ 2.455,35.

Também foi aprovado emdefinitivo o projeto de lei 13/2018,que reajusta em 2,06% os venci-mentos do prefeito, vice-prefei-to, secretários municipais, procu-rador-geral, aposentados e pen-sionistas. O mesmo índice seráaplicado na revisão salarial dosvereadores, conforme o projeto

de lei 12/2018, este de autoria doPoder Legislativo.

Outro projeto aprovado foi ode número 14/2018, do Executi-vo Municipal, que reajusta o au-xílio-alimentação de R$ 285 paraR$ 385. Somente os servidoresmunicipais efetivos têm direito aeste benefício.

Todos estes projetos já havi-am sido amplamente discutidosna sessão da última segunda-fei-ra (26), quando igualmente fo-ram aprovados, mas necessita-vam da segunda votação, o queocorreu na terça (27).

Sessão extraordinária foi realizada nesta terça-feira (27)

Câmara de MarechalRondon aprova

criação do distritode Bela Vista

Por todo o Brasil, seja emcidades grandes ou pequenas,volta e meia surgem pedidos demedidas que proíbem ações deartistas de rua, sejam, malaba-ristas, pintores, pedintes de es-molas ou ambulantes. MarechalCândido Rondon também temenfrentado esse problema.

Na última segunda-feira (26),os vereadores Adelar Neumanne Ronaldo Pohl encaminharamum requerimento solicitandoque a administração rondonen-se estude alguma medida queimpeça a presença dessas pes-soas nas vias públicas, especi-almente próximo aos cruzamen-tos com semáforos.

A justificativa é de que a si-tuação possa ocasionar aciden-tes. Além do mais, há o envolvi-

O Poder Legislativo rondonen-se aprovou em definitivo na segun-da-feira (26), o projeto de lei 38/2017, de autoria do vereador pre-sidente Pedro Rauber, que cria odistrito administrativo de Bela Vista.Antes de ser apreciada pelos verea-dores, a proposta teve a aprovaçãoda comunidade durante audiênciapública ocorrida no último dia 12.

Conforme o projeto de lei, paracriação do novo distrito serão des-membradas áreas dos distritos deNovo Horizonte e Iguiporã.

De acordo com Pedro Rauber,com a transformação da locali-dade de Bela Vista em distrito,pretende-se retribuir tudo o quea comunidade tem feito pelo de-senvolvimento do município.

“Um dos principais benefíci-os”, ele explica, “é que Bela Vistapassará a ter um administradordistrital, que poderá coordenaros serviços locais e ser um inter-locutor próximo com os PoderesExecutivo e Legislativo”.

Pedintes das vias públicas deMarechal Rondon provocam

solicitação de medidasmento de crianças indígenasnessas ações.

Conforme os vereadores, “Asituação vem chamando a aten-ção da população rondonensenos últimos meses.” Afinal, o es-paço utilizado por eles não é ade-quado às apresentações cultu-rais. “Aliás, o que mais chama aatenção é justamente a presen-ça de indígenas”, em sua maio-ria crianças. Fato que “pode fa-cilmente ocasionar atropelamen-tos, já que estes não respeitamleis e caminham entre os carrosmesmo quando o semáforo estáaberto”, alertam.

Eles entendem que este éum problema social. Porém,também defendem que “algoprecisa ser feito pela munici-palidade”.

CRISTIANO VITECK

Entrevista 5Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

MÁRCIO RAUBER:

PARA O PREFEITO RONDONENSE,2017 FOI UM ANO DIFÍCIL, MAS

POSSIBILITOU PLANEJAR E POUPARPARA INVESTIR EM 2018

“Estou cuidando do dinheiro públicoe fazendo o que a lei determina”

A

TRIBUNA DO OESTE: Que avaliação o Sr. faz após umano de administração?

Márcio Rauber: Avaliação extremamente positiva. Fo-camos no trabalho. Muita coisa nova, muita informação nova.Não só para o prefeito, mas para toda a equipe. Foi um anodifícil, crise instalada no país, porém, conduzimos a máqui-na pública com cuidado aos recursos públicos e sensibilida-de, que foi meu grande compromisso de campanha. Issonos permitirá ações extremamente importantes que nuncaforam executadas em Marechal Cândido Rondon.

Alguma proposta de campanha será difícil atender nodecorrer do mandato?

As mudanças que ocorrem aolongo de quatro anos podem dificul-tar algum compromisso de campa-nha, mas não pode ser empecilho.Então, nossa ideia é cumprir comtudo que nos comprometemos di-ante a sociedade.

Marechal Rondon foicontemplado com a as-

sinatura da ordemde serviço doContorno Oeste. O Sr. acredita que essaobra vai efetivamente cortar o trânsitopesado do centro da cidade?

É bem possível que não se consigaretirar todo o trânsito pesado porque háentregas dentro da cidade. Contudo, aideia é tirar a maior quantidade possível

desse tráfego dando segurança aos mu-nícipes e tranquilidade aos condutores,

que ao meu entender, também se sentemdesconfortáveis em conduzir um veículo pe-sado e extenso pelas vias urbanas.

O Sr. anunciou uma economia significativa no primeiroano de governo. Como pretende aplicar esses recursos?

Investiremos da melhor maneira. Destinando ao que é denecessidade da população. Os recursos já estão sendo utiliza-dos com aquisições e obras. Ao final deste ano, prestaremoscontas à comunidade de todo o investimento do superávit.

Neste momento, que área da administração mais pre-ocupa?

Indubitavelmente, a saúde. Temos inúmeros problemas,que vêm dos munícipes, dos vícios da máquina pública, deáreas sem o devido atendimento. Sempre temos proble-mas novos e ainda não resolvemos todos os problemas do

passado. Evoluímos e melhoramos,mas ainda temos demandas que hámuito tempo incomodam a população.

Como está o relacionamento coma Câmara Municipal?

O presidente é experiente e exi-gente, cobra muito do Poder Executivoe Legislativo. Cada vereador tem seuposicionamento e precisamos respei-tá-los. O importante é que todos os pro-jetos que enviamos para lá são rele-

vantes e têm a compreensão da casa como um todo.

A polêmica levantada pela oposição sobre o aumentode 2,06% no salário do funcionalismo preocupa politi-camente?

Absolutamente. As pessoas precisam entender que onosso limite de gastos tem responsabilidades. Para com-pensar o 2,06%, demos um aumento significativo no valealimentação. E, beneficiamos, principalmente, os servido-res públicos que tem menor salário. Temos que valorizá-lospara depois beneficiar quem tem melhores salários.

O ano de 2018 é de eleições. Até que ponto isso ajuda ouprejudica o andamento da máquina pública municipal?

Em 2017 planejamos para 2018. Economizamosem todas as áreas e não deixamos de prestar servi-ços. Isso permitirá investir onde não foi investido ante-riormente. Na minha visão, ano eleitoral não interfereem nada. E todos poderão fazer um apanhado do quefoi executado em 2018.

Por falar em eleições, quem irá apoiar em outubro?Primeiro, prefeito, vereadores e comunidade preci-

sam conhecer os candidatos locais, sempre defendi isso.Depois, conhecer deputados estaduais e federais quetrouxeram recursos para a cidade. Ao meu entender de

eleitor, temos que valorizá-los. No momento oportuno,divulgarei os parlamentares do Paraná que ajuda-

ram o município, sem olhar sigla partidária. Quantoao governo do Estado precisamos esperar para

saber quem serão os candidatos.

pós pouco mais de um ano deadministração, o prefeito Márcio Rauberrelata as dificuldades enfrentadas nasaúde, principalmente, durante osprimeiros meses da sua gestão. Fala de

compromissos e esclarece a importância de terpoupado no ano passado para dar sequência ainvestimentos prometidos durante a campanha.

‘‘Isso permitiráIsso permitiráIsso permitiráIsso permitiráIsso permitirá

investir onde nãoinvestir onde nãoinvestir onde nãoinvestir onde nãoinvestir onde nãofoi investidofoi investidofoi investidofoi investidofoi investido

anteriormenteanteriormenteanteriormenteanteriormenteanteriormente‘‘

Márcio Rauber,prefeito de

MarechalCândido Rondon

‘‘ A saúdeA saúdeA saúdeA saúdeA saúdepreocupa 24preocupa 24preocupa 24preocupa 24preocupa 24

horas por dia”horas por dia”horas por dia”horas por dia”horas por dia”

MAR

IAN

A H

ELFE

NST

EIN

RO

SA

Precisamos conhecer osPrecisamos conhecer osPrecisamos conhecer osPrecisamos conhecer osPrecisamos conhecer oscandidatos locais e valorizarcandidatos locais e valorizarcandidatos locais e valorizarcandidatos locais e valorizarcandidatos locais e valorizarquem trouxe recursos paraquem trouxe recursos paraquem trouxe recursos paraquem trouxe recursos paraquem trouxe recursos para

a cidade”a cidade”a cidade”a cidade”a cidade”

‘‘

Geral6 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Paraná gerou 19,5 milnovos postos de trabalhono primeiro bimestre

O PARANÁ TEVE O QUARTO MELHOR RESULTADO DO PAÍS

O Paraná gerou 19,5 mil va-gas com carteira assinada nosprimeiros dois meses do ano.Dados do Cadastro Geral deEmpregados e Desempregadosdivulgados esta semana pelo Mi-nistério do Trabalho mostram quesomente em fevereiro o saldo foide 7.703 vagas.

Foi o quarto melhor resultadodo País, atrás de São Paulo (30.040

vagas), Santa Catarina (16.344) eRio Grande do Sul (13.024).

No acumulado do ano, o se-tor que mais contratou com car-teira assinada no Paraná foi o deserviços, com 11.783 vagas, se-guido pela indústria da transfor-mação, com 7.099.

A construção civil gerou, nobimestre, 1.816 vagas, a agrope-cuária gerou 584, os serviços de

utilidade pública geraram 177, aadministração pública 95, e a in-dústria extrativa, 29. O único setora ter saldo negativo no períodofoi o comércio, com 2.076 vagas.

Entre os municípios com maisde 30 mil habitantes, Curitiba foia cidade que mais contratou,com saldo de 4.161 vagas, se-guida por Maringá (1.275) eCascavel (1.257).

O Paraná teve o quarto melhor resultado do País em criação de novos postos de trabalho.

RO

DR

IGO

CZE

KA

LSK

I

Após cruzamento de dados daPolícia Federal, o Ministério do Tu-rismo anunciou, na última segun-da-feira (26), que o Brasil registrou,ao longo de 2017, o maior núme-ro de entradas de estrangeiros nopaís em toda a sua história. Nototal, 6.588.770 turistas desembar-caram em território nacional.

São 42 mil visitantes a mais doque no ano anterior (2016), quan-do o país já havia batido recor-de, por ocasião dos Jogos Olím-picos do Rio de Janeiro. O nú-mero também supera o alto vo-lume de entradas registado em2014 (6.429.852 turistas), ano emque o Brasil sediou a Copa do

Número de turistas estrangeiros no paísbate recorde em 2017 e chega 6,5 milhões

Mundo de futebol da Fifa.Com quase 400 mil turistas a

mais (alta de 11,1% em relaçãoao ano anterior), foram paísesvizinhos da América do Sul queincrementaram o aumento de tu-ristas estrangeiros em 2017. Elesrepresentaram 62,4% do núme-ro total de entradas de estran-geiros no país, algo em torno de4,1 milhões de pessoas.

Na lista de principais emisso-res de turistas internacionais, aArgentina continua em primeirolugar, com 2.622.327 visitantes,14,3% a mais que em 2016. Opaís vizinho responde por quase40% de todos os turistas interna-

cionais que o Brasil recebe.Em segundo ficam os Estados

Unidos, com 475,2 mil viajantes –queda de 7% em relação ao anoanterior. Apesar da queda, o go-verno federal já registrou aumen-to de 87% na emissão de vistospara turistas dos EUA no come-ço de 2018, com a entrada emvigor do sistema de visto eletrô-nico, que reduz de até 90 diaspara três dias a autorização deviagem ao Brasil.

Na terceira posição entre osmaiores visitantes estrangeiros,aparece o Chile, com 342,1 milentradas no ano passado, 5,2%a mais que 2016.

Chocolataria GramadoChocolataria GramadoChocolataria GramadoChocolataria GramadoChocolataria GramadoA Páscoa está aí e você ainda não comprou o chocolate ou ovo dePáscoa? Não se desespere. A Chocolataria Gramado tem muita opçãopara você escolher. A loja está localizada à Avenida Rio Grande do Sul,861, no prédio do Hotel Fenícia, no centro de Marechal Rondon.

CCCCCasasasasasa La La La La Leeeeeonononononararararard Td Td Td Td TokLarokLarokLarokLarokLarSe você está precisando trocar oseu estofado ou colchão, a CasaLeonard TokLar, de MarechalCândido Rondon, tem muitasopções, que atendem a todos osgostos. Visite a loja, que estálocalizada à Rua Castelo Branco,28, próximo a Esquina dasAvenidas.

PanificadoraPanificadoraPanificadoraPanificadoraPanificadoraCosta OesteCosta OesteCosta OesteCosta OesteCosta OesteUma das melhores opções empanificação da região, aPanificadora Costa Oeste, deMercedes, sempre tem aquelepãozinho da hora, assim comobolos e outras delícias. APanificadora Costa Oeste estálocalizada à Avenida DoutorMario Totta, 588.

Hotel BenderHotel BenderHotel BenderHotel BenderHotel BenderO Hotel Bender, de PatoBragado, é literalmente umsonho de lugar. Se você estáviajando pela região eprecisa se hospedar comconforto e hospitalidade, aíestá uma excelente opção.O Hotel Bender ficalocalizado à Avenida WillyBarth, 3208, em PatoBragado.

Cabelos&CiaCabelos&CiaCabelos&CiaCabelos&CiaCabelos&CiaNa foto, Jane e Flávia Wisch,da Cabelos&Cia, de NovaSanta Rosa. Elas sempreestão prontas para dar aqueletrato especial ao seu cabelo.O salão está localizado àAvenida Santo Cristo 851, nagaleria São Jorge.

Reportagem 7Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

Até quando a violência vai vencer?Aumento dos casos de conjuntivitepreocupa em Marechal Rondon

SÓ NA UNIDADE DE SAÚDE 24 HORAS FORAM REGISTRADOS MAIS DE 50 CASOS NOS ÚLTIMOS 15 DIAS A 20ª Regional de Saúde, jun-

tamente com a vigilância epide-miológica da Secretaria de Saú-de de Marechal Rondon, estápreocupada com o aumento doscasos de conjuntivite que estáocorrendo no município. A doen-ça, que pode ocorrer em qualquerépoca do ano, tem incidênciamaior no verão e no outono, porconta da temperatura e da umi-dade do ar.

Segundo a enfermeira do se-tor de epidemiologia de MarechalRondon, Franciele Perez, nos últi-mos 15 dias, somente na Unida-de de Saúde 24 Horas, foram re-gistrados mais de 50 casos deconjuntivite. “Estamos colhendomaterial dos casos mais gravespara a realização de testes em la-

boratório, para que possamosidentificar se são virais ou bacte-rianos”, explica.

Além disso, os demais locaisde atendimento em saúde à po-pulação, como as Unidades Es-tratégia da Família (postos desaúde) e hospitais, também pas-sarão a enviar as notificaçõesdos registros de conjuntivitepara o setor de epidemiologia,para o acompanhamento totaldo número de casos em Mare-chal Rondon.

Os sintomas mais comuns são: olhos vermelhos e lacrime-jantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscosnos olhos, secreção purulenta ou esbranquiçada, coceira,fotofobia (dor ao olhar para a luz) e visão borrada.

intomasS Já se considera queMarechal Cândido Rondon

vive um surto deconjuntivite.

DIV

ULG

ÃO

urto dadoença

S Pelo número de casosregistrados, MarechalRondon enfrenta atual-mente, um surto deconjuntivite. Francieleexplica que para omunicípio se enquadrarnesta situação, é neces-sário apenas, identificardois casos relacionados.“Se temos duas pessoasda mesma família oudois estudantes em umamesma sala, por exem-plo, já temos um surto deconjuntivite e nósidentificamos até quatrocasos em uma mesmafamília”, explica.

doençaAA conjuntivite é uma inflamação da membrana transpa-rente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular(conhecido como o branco dos olhos) e o interior daspálpebras. Em geral, a doença atinge os dois olhos epode durar de uma semana a 15 dias, normalmente, semdeixar sequelas. Já as causas podem ser variadas, desdeinfecções por vírus, bactérias ou fungos, a alergias,traumas ou irritação química.

A transmissão ocorrepelo contato diretocom as secreçõesoculares de pessoasinfectadas, que podeocorrer diretamenteou através de objetos,superfícies e instru-mentos contaminados(toalhas, travesseiros,lenços, copos, etc.).

ransmissãoT Para evitar o contágio, deve-se evitar locais com aglome-rações, trocar as fronhasdiariamente enquanto estivercom a doença, higienizarcom frequência o rosto e asmãos usando água esabonete líquido ou comálcool em gel, evitar coçar osolhos e tocar em objetos,aumentar a frequência datroca das toalhas do banhei-ro ou usar toalhas de papel enão compartilhar esponjas,rímel, delineadores, lápis deolho ou qualquer outroproduto de beleza.

revençãoP

ratamentoTA orientação da vigilância epidemiológica é que identifi-cados os sintomas, deve-se buscar atendimento médico.Para conjuntivite viral não existem tratamentos específi-cos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui aindicação de colírios antibióticos.Cuidados especiais com a higiene, principalmente alavagem das mãos, ajudam a controlar o contágio e aevolução da doença. Qualquer que seja o caso (viral oubacteriana), é importante lavar os olhos e fazer compressascom água gelada, que deve ser filtrada ou fervida, ou comsoro fisiológico, para remover as impurezas.

Municípios

8 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Eisbein marca programação deaniversário de Nova Santa Rosa

A COMEMORAÇÃO DOS 42 ANOS DO MUNICÍPIO OCORRE NO MÊS DE ABRIL No mês de abril deste ano,

Nova Santa Rosa comemora 42anos. Para tanto, a Acinsar re-alizará no próximo dia 13, às20 horas, no pavilhão da igre-ja São Matheus, a 28ª ediçãodo tradicional jantar típico ale-

O Departamento de Vigilân-cia Sanitária da prefeitura deMarechal Rondon, vinculado àSecretaria Municipal de Saúde,interditou uma clínica de estéti-ca estabelecida à Rua MinasGerais. O auto de infração e otermo de interdição tiveram oacompanhamento da PolíciaCivil, após a abertura de um Bo-letim de Ocorrência na 47ª De-legacia de Polícia.

mão, o Eisbein.Conforme Omir Hettwer, pre-

sidente da Acinsar, a expectativaé de servir mais de 600 pessoas.“Todo ano este prato é aguarda-do, não apenas pela comunida-de de Nova Santa Rosa, mas de

toda a região”, ressalta Omir.O valor da ficha é de R$ 35

antecipada e R$ 40 na hora dojantar. Haverá som ao vivo paraanimar a noite. Mais informaçõespodem ser adquiridas com osintegrantes da Acinsar.

O estabelecimento praticavao exercício ilegal da medicina.

Após denúncia anônima, fis-cais da Vigilância Sanitária foramao local e constataram que aempresa estava com a licençavencida e contava com uma pro-fissional não habilitada.

A suposta ortopedista haviaapresentado documentos e certifi-cados profissionais adulterados.

A Secretaria de Saúde rondo-

nense faz um alerta para os ris-cos de ser atendido por profissi-onais não habilitados. Além deprejuízos financeiros, há riscoscontra a saúde, por procedimen-tos e medicações inadequados.

A orientação é para que ou-tros pacientes, que tenham ini-ciado tratamentos na clínica in-terditada, procurem a Delega-cia de Polícia Civil ou o setorde Vigilância Sanitária.

Vigilância interdita clínica que operava ilegalmente

Omir Hettwer, presidente da Acinsar

DARIO LOCH

Tribuna do Oeste 9Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

Municípios

10 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

O projeto ”Descobrindo a Ter-ceira Idade”, desenvolvido na Es-cola Municipal Tiradentes deMercedes em 2017 por meio doPrograma União Faz a Vida doSicredi, foi escolhido para repre-sentar o município de Mercedesna gravação de um vídeo.

Fizeram parte das filmagens,alunos e avós, juntamente coma Professora Márcia Heinzen.Com intuito de descobrir umpouco mais sobre a terceiraidade, o projeto resgata co-nhecimentos, valores e sabe-doria. As gravações serão pu-blicadas em abril no site http://transformando.com.vc/projetos.

A ATIVIDADE FOI PROMOVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES E NO ASILO LAR ROSAS UNIDAS DE MARECHAL RONDONA atividade, promovida na

própria escola e no Lar RosasUnidas em Marechal CândidoRondon, foi acompanhada peloSecretário de Educação e CulturaGilson Backes, pela Coordenado-ra Local do Programa União Faza Vida Kiara Baasch Mensch, aAssessora dos Programas Soci-ais do Sicredi Aliança PR/SP Fran-cielle Trento Raupp e a Diretorada Escola Elenir Brun.

O programa “A União Faz aVida”, foi implantado em Merce-des há 10 anos por meio de umaparceria entre a Secretaria daEducação e Cultura e a Coope-rativa Sicredi. Envolvidos no projeto ”Descobrindo a Terceira Idade” após a

gravação no Asilo Lar Rosas Unidas, em Marechal Rondon

O vice-prefeito Ilário Hofs-taetter (Ila), acompanhado dodiretor da Fundação Promoto-ra de Eventos (Proem), Ander-son Loffi Schmoeller, divulgou natarde da última sexta-feira (23),a programação da Expo-Ron-don 2018, que acontecerá entreos dias 25 e 29 de julho. Partici-param do encontro, realizadona sala de reuniões do paçomunicipal, secretários munici-pais, representantes do legis-lativo rondonense, integrantesda diretoria da Acimacar, re-presentantes de entidades,empresários e imprensa.

Na mesma ocasião, foramnomeados presidente – MarcioRauber; vice-presidente – Ila; co-ordenador executivo – Vitor Gia-cobbo e diretor presidente daPROEM – Anderson Loffi Schmo-eller para a composição da Co-missão Central Organizadora(CCO), que junto à PROEM, é res-ponsável pelas festividades.

DIVULGAÇÃO

Divulgada programação da Expo-Rondon 2018

Reunião em que a programação da Expo-Rondon 2018 foi divulgada aconteceu nopaço municipal de Marechal Rondon

DIVULGAÇÃO

Pato Bragado lança edital de concurso públicoA administração de Pato Bragado lan-

çou na última quinta-feira (22), nos sitesw w w . p a t o b r a g a d o . p r . g o v . b rwww.saber.srv.br, o edital de concurso pú-blico para provimento de cargos.

Para efeito de admissão, o candidato

convocado fica sujeito à aprovação em exa-me médico e psicológico e apresentação dosdocumentos legais que lhe forem exigidos.

As inscrições variam de R$ 50 a R$ 150 epodem ser realizadas até 29 de abril, no en-dereço eletrônico www.saber.srv.br. Lem-

brando que, para validar a inscrição, o bo-leto deve ser pago até a data de vencimen-to em qualquer rede bancária.

Outras informações podem ser obtidas nossites ou pelo fone (45) 3225-3322. A data prová-vel para realização da prova objetiva é 20 de maio.

25/07 – QUARTA-FEIRADesfile alegórico alusivo às ao 58ºaniversário de emancipação político-administrativa de Marechal CândidoRondonAlmoço para os rondonenses

26/07 – QUINTA-FEIRAAbertura oficial Expo Rondon -Expomar e Expo PecuáriaAbertura dos Restaurantes,Café colonial, Praça deAlimentação, Comércio popular e Casa CulturalShows locais (a definir)

27/07 – SEXTA-FEIRAExpo Pecuária e ExpomarAbertura dos Restaurantes, Cafécolonial, Praça de Alimentação,Comércio popular e Casa CulturalAbertura do RodeioShow nacional (entrada livre)

28/07 – SÁBADOExpo Pecuária e ExpomarAbertura dos Restaurantes, Cafécolonial, Praça de Alimentação,Comércio popular e Casa CulturalRodeioShow nacional (entrada livre)

29/07 – DOMINGOFesta Nacional do Boi no RoleteCulto Ecumênico e Show GospelFinal do RodeioEncerramento Expo Rondon 2018.

P rogramação

Projeto de escola municipal de Mercedes ganhadestaque no Programa “A União Faz a Vida”

Municípios 11Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

PODEM PARTICIPAR TODOS QUE POSSUEM INTERESSE À ADOÇÃO

Encerram nesta sexta as inscriçõespara o 2º Encontro de PreparaçãoOn-line para Pretendentes à Adoção

Encerram nesta sexta-feira(30) as inscrições do 2º Encontrode Preparação On-line para Pre-tendentes à Adoção, organizadopela Corregedoria-Geral da Justi-ça do Estado do Paraná e o Con-selho de Supervisão dos Juízos daInfância e da Juventude (Consij), emparceria com outras entidades.

O encontro será realizado nosdias 02, 04, 09, 11, 16 e 18 de abril,das 19 às 21h30, nas dependênci-as do Tribunal do Júri do Fórumda Comarca de Marechal Cândi-do Rondon. O objetivo principal é

informar e orientar os pretenden-tes à adoção em relação aos pro-cedimentos processuais e demaisaspectos psicossociais que envol-vem o processo adotivo, nos ter-mos do art. 197-C, do Estatuto daCriança e do Adolescente.

Podem participar todos quepossuem interesse à adoção edemais membros da rede muni-cipal de proteção à criança e aoadolescente, devendo se inscre-ver diretamente no sitewww.emap.com.br/cursos/2018/adocao e apresentar o compro-

vante de inscrição ao Saij destaComarca para que sejam adota-das as providências necessáriassobre a preparação do espaçopara a transmissão do curso.

Outras informações podemser solicitadas na Secretaria deDesenvolvimento Social de Qua-tro Pontes pelo telefone (45) 99984-0365, pessoalmente no Fó-rum da Comarca de MarechalCândido Rondon (Vara da Famí-lia e Sucessões, Infância e Juven-tude e Anexos) ou pelo telefone(45) 3284-7400.

Por meio do programa de in-centivo à inseminação artificialsuína, a administração municipalde Mercedes, através da Secre-taria de Agricultura, Pecuária eMeio Ambiente, realizou na noiteda última sexta-feira (23) o re-passe de subsídios na comprade sêmen para 10 produtoresdo município.

Eles receberam, pelo progra-ma “Mercedes com Desenvolvi-mento Sustentável”, o valor de R$

Hoje (29) é o último prazopara as famílias rondonensesse cadastrarem no programahabitacional disponível emMarechal Rondon. Interessa-dos no programa, devem secadastrar na Secretaria de As-sistência Social, localizada naprefeitura. O horário de aten-dimento será das 8h às 11h45,e das 13h30 às 17h.

Estão disponíveis duas for-mas de cadastramento no Mi-nha Casa Minha Vida, via FGTS(Fundo de Garantia do Tempode Serviço) e a outra, pelo FAR(Fundo de Arrendamento Resi-dencial). Pelo FGTS, serão cons-truídas 370 moradias, sendo274 casas e 96 apartamentos.Já pelo FAR, serão 100 casas.

De acordo com a secretáriade Assistência Social, JosianeLaborde Rauber, o ideal é quea mulher da família faça o ca-dastramento, portando os do-cumentos pessoais de todos osintegrantes da família, além doscomprovantes de residência e

renda para efetivar o cadastro.Interessados também po-

dem se cadastrar de forma on-line, via site da Cohapar(www.portal.cohapar.pr.gov.br),processo de cadastramentoeste que foi explicado na au-diência pública, recentementerealizada no auditório Ecos daLiberdade.

As regras diferem de umprograma para outro, confor-me esclarecimento prestadona audiência pública. Em casosde dúvida, elas podem ser sa-nadas pessoalmente na Secre-taria de Assistência Social ouvia site da Cohapar.

Aqueles que já possuemcadastro para algum progra-ma habitacional, deverão fazê-lo novamente.

O processo de escolha doscontemplados pelas moradiaspartirá da Cohapar e da CaixaEconômica Federal. A Assistên-cia Social apenas auxilia noprocesso de cadastramentodos interessados.

32.228,00, referente ao primeirosemestre de 2018.

Em 2017, o município reali-zou o repasse no valor total deR$ 54.495,00, valor este quedeve ultrapassar os R$ 60 milreais neste ano. Para receber oincentivo os suinocultores pre-cisaram estar em dia com o blo-co de produtor rural e com ostributos municipais.

Além dos produtores e fa-miliares, a solenidade de en-

Rondonenses têm só atéhoje para se cadastraremno programa habitacional

DIVULGAÇÃO

O cadastro deve ser feito na Secretaria de AssistênciaSocial, localizada na prefeitura.

trega dos repasse, que ocor-reu na Associação dos Servi-dores Municipais de Mercedes(Asseme), contou com a pre-sença da prefeita Cleci Loffi, dovice-prefeito e secretário deSaúde Edson Schug, secretáriode Agricultura, Sebastião Kock,de Administração e FinançasVilson Martins, Viação Obras eServiços Urbanos Altair Loffi eo presidente da Câmara Mar-celo Eninger.

Suinocultores de Mercedes recebem orepasse de mais de R$ 30 mil em subsídios

Registro do repasse dos subsídios aos produtores de Mercedes.DIVULGAÇÃO

Reportagem12 Reportagem 13Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Personagens imortalizados SAIBA QUEM

FORAM OSPERSONAGENS

QUE EMPRESTAMSEUS NOMES

AOS PRINCIPAISLOGRADOUROS

PÚBLICOS DEMARECHAL

RONDON

Paço Municipal ArlindoAlberto LambArlindo Alberto Lamb foi o primeiroprefeito eleito de Marechal Rondon.Além disso foi o primeiro diretor doSaae, primeiro presidente da Copagril efundador da Rádio Difusora.

Colégio AntonioMaximiliano CerettaAntonio Maximiliano Ceretta foi oprimeiro diretor da Rádio Difusora, foivereador e presidente da Câmara e teveforte envolvimento no esporte, cultura esociedade rondonense.

Parque Ecológico Rudolfo RiegerPioneiro, Rudolfo Rieger instalouem Marechal Rondon a CasaRieger. Parte do parque de lazer foide sua propriedade.

O pioneiro Orlando Sturm lembra de alguns personagens.

O historiador Harto Viteck destaca a importância dospersonagens que mereceram as homenagens

O humorista CleitonGiovani Kurtz, o

Willmutt, falecido em2015, deverá

emprestar o nome aum dos viadutos da

BR 163, na saídapara Nova Santa

Rosa e Mercedes. Oprojeto é uma

iniciativa do vereadorRonaldo Pohl.

Praça Willy BarthWilly Barth foi diretor-geral da colonizadora Maripá. Em 1946, começou adivulgar as terras de Marechal Rondon e municípios próximos.

Avenida Irio Jacob WelpIrio Welp, primeiro grande industrial deMarechal Rondon. Fundou com outrossócios o Café Rainha. Exerceu forteliderança no comércio e indústria local.

No último dia 19 o Poder Le-gislativo de Marechal Rondon apro-vou o requerimento do vereadorRonaldo Pohl para denominar o vi-aduto da BR-163, no trevo de aces-so a Nova Santa Rosa e Mercedescomo Cleiton Geovani Kurtz, o Will-mutt, que faleceu em 2015, vítimade acidente de trânsito em Goiás.

Ruas, pontes, rodovias, praças,o conjunto de logradouros cola-bora para o conhecimento histó-rico e turístico de um município.Em Marechal Rondon, por exem-plo, vários deles explicam o sur-gimento da cidade e remetem apersonagens importantes.

Ginásio Ney Braga, AeroportoRubem Berta, Avenida Irio Welp, Pra-ça Willy Barth, Colégio Ceretta, en-

tre tantos outros. Afinal quem fo-ram estes personagens e o que jus-tificou a homenagem que recebe-ram emprestando seus nomes a lo-gradouros públicos do município?

A reportagem do Tribuna doOeste contou com a contribuição dopioneiro Orlando Sturm e do histo-riador Harto Viteck para buscar es-tas respostas e resgatar um poucoda história do município.

Para Orlando Sturm, filho de umdos pioneiros da cidade, algunsnomes merecem a homenagem.Outros, importantes para o desen-volvimento da cidade foram sim-plesmente esquecidos. De acordocom o historiador Harto Viteck, aescolha de alguns nomes foi feitapelos próprios pioneiros.

DIVULGAÇÃO

MARIANA HELFENSTEIN ROSA

Ginásio Ney BragaNey Aminthas de Barros Braga foigovernador do Paraná e ministroda Educação e Agricultura.Destinou muitas obras e benefíciospara Marechal Rondon.

Aeroporto Rubem BertaRubem Berta foi presidente da Varig.Sob sua administração a empresa aéreaganhou projeção internacional comouma das melhores companhias deaviação do mundo.

Municípios

14 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Pato Bragado mostra desenvolvimentoda cidade através da exposição de fotos

EXPOSIÇÃO SEGUE ATÉ O DIA 13 DE ABRIL NO SAGUÃO DE ENTRADA DA PREFEITURA Estão expostas na entrada da

prefeitura, fotografias, do proje-to “Minha Cidade 2018”. Pela ini-ciativa da diretora de Cultura,Paula Soerensen, com apoio daSecretaria de Educação e Cultu-ra, Itaipu Binacional e MunicípiosLindeiros ao Lago de Itaipu, oprojeto proporciona à comunida-de, uma exposição comparativade fotos, demonstrando o cres-

cimento de Pato Bragado.Conforme a diretora, o ob-

jetivo é trabalhar com a memó-ria fotográfica da cidade juntoà população idosa, crianças,adolescentes, pais e a comuni-dade como um todo, no senti-do de promover sua importân-cia como cidadãos ativos e ne-cessários à produção de conhe-cimentos, além de fazer a com-

DIVULGAÇÃO

Quadros comparativosmostram o desenvolvimento

de Pato Bragado.

A Secretaria de AssistênciaSocial da Prefeitura de Nova San-ta Rosa, em parceria com o Se-nac, está ofertando um CursoProfissionalizante de Técnicas deConfeitaria. O curso será com-pleto para trabalhar com pani-ficadora ou montar sua própriaempresa, aprenda técnicas paraprodução de massas, cremes e

Hoje (29) é o prazo final paraque rondonenses proprietáriosde chácaras inclusas no períme-tro urbano, em 2017, possamrequerer a isenção do IPTU. Asolicitação deverá ser feita nosetor de protocolo da prefei-tura. Há também a opção deisenção parcial.

De acordo com o secretá-rio de Fazenda, Carmelo Da-ronch, para que o pedido deisenção do imposto possa seratendido, algumas exigênciasdeverão ser cumpridas. Sãoelas: apresentação do blocode produtor rural, com com-provada exploração sobre aterra; comprovante de resi-dência sobre o imóvel e com-provante de que o proprietá-

Prefeitura orienta sobre o quepode ser descartado no Ecoponto

O processo de descarte delixo de maneira seletiva é consi-derado uma das formas mais efi-cientes de evitar a poluição domeio ambiente. Em MarechalRondon, através do Ecoponto, épossível o descarte correto depapel, plástico, vidro, madeira,entulhos de construção (para pe-quenos geradores), eletrônicos,eletrodomésticos, galhos, folhase gramas, roupas e calçados.

O diretor de meio ambienteda Secretaria de Agricultura ePolítica Ambiental, Luiz AlbertoTrentin (Sassá), ressalta sobre ositens que não são recebidos peloEcoponto. “Não recebemos resí-

duos de indústrias, lâmpadas, pi-lhas, medicamentos, borrachas epneus, lã e fibra de vidro, esto-pas e substâncias como graxa,óleo, combustível e derivados”,pontua Sassá.

Ele destaca ainda, que o aler-ta é necessário visto que algumaspessoas estão deixando no por-tão do Ecoponto, materiais quenão são aceitos, como pneus eoutros. “Vamos tentar identificaros responsáveis pelo descarteindevido, para que as providên-cias sejam tomadas”, adianta.

Além disso, Sassá chama aatenção, para que as pessoas jálevem os materiais separados. “Ao

chegarem ao Ecoponto, serãoelas mesmas que depositarão osmateriais nos locais apropriados.Por isso a orientação é de que jálevem os itens separados”, diz.

paração, através de fotos atu-ais, dos principais lugares dacidade, com transformaçõesnotáveis, mas que muitas vezes,são esquecidas.

A exposição segue até 13de abril.

DIV

ULG

ÃO

Pneus estão entre osmateriais que não são

recebidos no Ecoponto.

tendimentoAO Ecoponto de Marechal Rondon atende aos sábados de manhã,das 7h30 às 11h45, e à tarde, entre 13h30 e 17h.De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 7h30 às 11h45 e das13h30 às 18h45. O Ecoponto fica localizado no parque de exposi-ções, fundos do estádio municipal.

Para quem não sabe ondedescartar lâmpadas, aCooperativa de AgentesAmbientais de MarechalRondon (Cooperagir),através de uma empresa,informa que recolhe lâmpa-das mediante pagamento deuma taxa simbólica, porunidade. A Cooperagir ficalocalizada à Rua 7 deSetembro, 1934.Dúvidas sobre descarte deoutros materiais não aceitosno Ecoponto podem sersanadas com o engenheiroambiental da Secretaria deAgricultura e Política Ambi-ental, Marcos Chaves, nopaço municipal rondonense.

âmpadasL

recheios para confeitaria.As aulas serão de segunda

a sexta-feira, das 13h30 às17h30, de 09 a 20 de abril, naLinha Machado de Assis. As ins-crições devem ser feitas até odia 03 de abril, no CRAS – Cen-tro de Referência de Assistên-cia Social. O curso será com-pleto e gratuito.

rio exerça agricultura de sub-sistência, comprovada atravésde estudo social. Outra hipó-tese para a não incidência é acomprovação através de lau-do topográfico emitido poragrimensor e/ou engenheirohabilitado, com relação à áreadestinada à preservação per-manente, reserva legal ou pre-servação ambiental.

Carmelo ressalta ainda quecerca de 150 chácaras se en-caixam na possibilidade deisenção total ou parcial e quetodos foram notificados rela-tivo ao débito do IPTU. O se-cretário orienta também quequem não recebeu o carnê emcasa, deverá retirar nos Cor-reios até o dia 10 de abril.

Termina hoje o prazo parapedir a isenção de IPTU em

Marechal Rondon

Assistência Social oferta cursoprofissionalizante de Técnicas deConfeitaria em Nova Santa Rosa

Municípios 15Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

O EMPRESÁRIO ALEXANDRE LUIZ STEIN DEVE CONCORRER NOVAMENTE PARAA PRESIDÊNCIA DA ENTIDADE

Acier elege nova diretoriaem abril e comemora25 anos em maio Agasalhos gratuitosAgasalhos gratuitosAgasalhos gratuitosAgasalhos gratuitosAgasalhos gratuitos

Pela primeira vez na história de Marechal Rondon, alunos deCMEI’s e de escolas da Rede Municipal de Ensino, receberãogratuitamente agasalhos de uniforme escolar. Esta semana o

prefeito Marcio Rauber assinou a requisição para que odepartamento de Compras providencie a abertura delicitação para a aquisição dos agasalhos. O investimento

poderá chegar a R$ 508.897,20, através de recursos próprios.

Encontro de Dirigentes da CulturaEncontro de Dirigentes da CulturaEncontro de Dirigentes da CulturaEncontro de Dirigentes da CulturaEncontro de Dirigentes da CulturaO Diretor do Departamento de Cultura de Nova Santa Rosa,Fabiano Cassimiro, participou nos dias 22 e 23 de março, do2º Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura

do Paraná. O encontro ocorreu no Museu Oscar Niemeyer eteve como objetivo principal estreitar as relações e criar umcanal de comunicação mais ativo entre o Governo do Paraná

e a área da Cultura das prefeituras. O evento contou com aparticipação de mais de 300 participantes.

Gincana de JovensGincana de JovensGincana de JovensGincana de JovensGincana de JovensO município de Mercedes irá participar da 4ª Edição daGincana “Jovens Lindeiros Ligados à Vida”. Com início no dia

06 de abril, a competição seguirá até julho deste ano com aparticipação de grupos de até 25 pessoas, formados porjovens com idades entre 13 e 17 anos, liderados por um

coordenador municipal. Durante esse período eles vãorealizar ações que abordam temas de segurança pública,tendo como principais destaques o contrabando,

descaminho e a violência doméstica.

Formação de liderançasFormação de liderançasFormação de liderançasFormação de liderançasFormação de liderançasOs princípios do cooperativismo e sua forma de aplicação napropriedade e na família são os principais conteúdosabordados no primeiro módulo do Programa de Formação

de Lideranças realizado nesta semana para mulheres e jovensdos comitês da Copagril, no centro administrativo dacooperativa, em Marechal Cândido Rondon. O programa é

composto por módulos mensais que terão duração atésetembro. O curso é oferecido gratuitamente para associadose dependentes da cooperativa, além de integrantes dos

comitês ligados à ACFC e ACJC.

Sem coleta de lixoSem coleta de lixoSem coleta de lixoSem coleta de lixoSem coleta de lixoA empresa responsável pelo recolhimento do lixo orgânicoem Marechal Rondon não irá recolher o material nesta Sexta-Feira Santa. É importante que a população preste atenção,

para que não haja acúmulo de resíduos no período semrecolhimento. A Cooperagir, cooperativa de agentesambientes que faz a coleta dos materiais sólidos e recicláveis,

anuncia que os trabalhos serão paralisados ao meio-dia dehoje (29) até segunda-feira (02).

No dia 13 de abril, a Associ-ação Comercial e Empresarial deEntre Rios do Oeste (Acier) vairealizar a eleição para compor asua nova diretoria. O estatuto daentidade permite a reeleição dosgestores, atualmente sob respon-sabilidade do presidente Alexan-dre Luiz Stein, que mais uma vezcoloca seu nome à disposição docargo.

“Desde o início, quando colo-camos nossos nomes à disposi-ção, prevíamos uma continuida-de no mandato, conforme permi-te o estatuto. Para a nova gestãoo foco será o associado, pois nosúltimos dois anos, a Associaçãopassou por um processo de cer-tificação, onde tivemos que ali-nhar diversos processos internos,”ressalta Alexandre.

Somente será admitido o re-gistro de candidatos em chapascompletas, para gestão biênio2018/2020, que deverá conter os

nomes dos candidatos à Direto-ria Executiva e do Conselho Fis-cal, até 72 horas antes do iníciodo pleito, conforme Art. 40º doEstatuto Social, sendo que asmesmas deverão ser protocola-das na ACIER.

A eleição acontecerá na Sededa entidade, das 08h30 às 17horas, fechando ao meio-dia. Às17h30 do mesmo dia será apu-rada a votação seguida pelaprestação de contas.

25 ANOSPor outro lado, no dia 18 de

maio a entidade comemoraráoficialmente seu 25º aniversário,que completou em 14 de janeirode 2018. Em comemoração aojubileu de prata, optou por reali-zar neste dia um jantar dançante.

Na ocasião será realizada aposse da diretoria da AssociaçãoComercial Biênio 2018/2020 e doConselho da Mulher Empresária eExecutiva de Entre Rios do Oeste.

Alexandre Luiz Steincolocou seu nome à

disposição para continuarcomo presidente.

ARQUIVO

O evento será em parceriacom a administração municipal,que fará o lançamento oficial daCampanha Nota Fiscal Premiadae também às festividades em co-memoração ao 25º aniversário deemancipação política e adminis-trativa do município.

Mercedes participa do 8° Fórum Mundial da Água em Brasília O município de Mercedes es-

teve presente no 8º Fórum Mun-dial da Água (FMA), realizado en-tre 18 a 23 de março, em Brasília.

O secretário de Desenvolvimen-to Econômico, Trabalho e Empre-go Sérgio Paulino Groff e a nutrici-onista Maira Jaine Hermann, querepresentou os Gestores Ambien-tais de Mercedes, estiveram no fó-rum, considerado o maior eventosobre água no mundo, realizado acada três anos e pela primeira vezno hemisfério sul.

O evento reuniu os principaisespecialistas, gestores e organi-zações de 138 países em mais de200 atividades e sessões de de-bates de abrangência política, téc-nica e institucional visando o usoracional e sustentável da água.

Segundo Maira todas as dis-cussões do evento estavam vol-tadas a importância da águapara toda a humanidade. “A im-portância da água na vida do pla-neta é de tamanha proporção,

posto que é um elemento essen-cial para a sobrevivência de ani-mais e vegetais na Terra. Nessesentido, quando falta água, a vidaestá ameaçada, uma vez que aágua é a fonte de vida do plane-ta. Estamos tão habituados à pre-sença da água que só damosconta da sua importância quan-

do ela nos faz falta”, revelou anutricionista e gestora ambiental.

A participação de Mercedes no8º Fórum Mundial da Água foi via-bilizada por intermédio da ItaipuBinacional e do Conselho de Desen-volvimento dos Municípios Lindei-ros ao Lago de Itaipu, por intermé-dio do Convênio Linha Ecológica.

Representantes da região no Fórum Mundial da Água, entreeles Sérgio Paulino Groff e Maira Jaine Hermann, de Mercedes.

DIVULGAÇÃO

Social16 Social 17Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

QUINTA (29)Giovana Giacomini, FabianoLazarotto, Eliane GracielaBianchessi, Aline Rejala, PauloHenrique Schu, ClaudeteFreiberger, Ana Luísa Herpich,Diogo Louback, Luiz Bolzan,Rafael Faro

SEXTA (30)Analise Sonntag Ronnau, MariseCerny, Juliana Dilkin, JaquelineGalvão, Marcia da Mota,Laercio Schug, SolangeSchkalei, Mônica Hanusch,Karine Munarini

SÁBADO (31)Fernando Nègre Nascimento,Vasconcellos Almeida, JuniorJosé Jacobs, Geraldo Grams,Adelar Neumann

DOMINGO (1)Chirlei Aguiar, Jeferson Burg,Marcia Muller, Elisandra Ratke,Elizangela Ratke, Darla Muller,Cleusa Sartor

SEGUNDA (2)Natiése Allebrandt, MariliKoehler, Carin Christiane, MárcioHoff, Ana Paula Meurer

TERÇA (3)Fabi Laureth, Patricia FabianaDos Santos Freitag, MarquinhosXavier, Roges Freitag, LizaneMunevek, Lidiane da Silva deMello, Graciela Bier

QUARTA (4)Thelma Tierling Bortolon,Roberto Buss, Maykon ReisLopes, Graciele Schell, MaryStefanel, Rafael AlexandreSchroeder, Salete Kuns, AdilesMaria Basso, Leonirce MerciBrandt, Jardel Schlickmann

Aniversariantes da Semana

Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Colação de grauColação de grau de alunos do

Curso de AdministraçãoPública do Polo de educação

à distância da UAB(Universidade Aberta do

Brasil) em Nova Santa Rosa.Estiveram presentes o

prefeito de Nova Santa Rosa,Norberto Pinz, a secretária

de Educação e Cultura, NilzaGerling, a professora

representante da UEM, AnaCristina de Martinho, a

Diretora da Escola MunicipalGetúlio Vargas, Neiva

Ragasson, a Coordenadorado Polo de Apoio Presencial,

Nelci Schmidt, e o Tutor ePatrono de Turma, Silvio

Hettwer.

AcimacarA Acimacar realiza no próximodia 5 de abril a eleição e posseda nova diretoria para a gestão

de 2018-19. O atualpresidente, Gerson Froehner

vai colocar seu nome àdisposição para concorrer à

reeleição. Chapas podem serinscritas até 72 horas antes da

assembleia.

Encenação daPaixão

A encenação da Paixão deCristo emocionou o público

durante a semana que passou,tanto em Mercedes como em

Nova Santa Rosa. A peça,contou com a participação de 70

pessoas e reviveu os últimosdias de Jesjus na Terra. A

encenação foi uma iniciativa daCasa da Cultura de Mercedes.

Da sociedade de Nova Santa Rosa, Lari e Ani Hitz. Ele aniversariou noúltimo dia 23. Felicidades!

Os namorados Junior Stein e Caroline Spies.

Parabéns Adriana Martins e Maique Bonatto, pelocompromisso que tiveram perante Deus, dizendo

sim um ao outro. Registro Karin Fotografias.

Juliana Cordeiro vaicompletar 15 anos no dia07 de abril. No Click daLeila Fotografias.

Variedades18 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Não adianta sair correndo. Seja paciente epersistente. A vida te mostra limites e desa-fios. Encare com coragem e capacidade deobservar. Seja aberto e flexível para mudarde ideia. Um período intenso e desafiador,mas cheio de realização. Escute o coração.

Você está ainda mais sensível, emotivoe cheio de desejos. É importante parare pensar antes de tomar decisões porimpulso. Vida profissional agitada. Noamor, a vida te pede mais compromis-so e verdade.

Semana intensa, especialmente nos relaci-onamentos. Você pode lidar com situaçõesque achava que já tinham sido superadas.No trabalho, surgem obstáculos e resulta-dos de sucesso. Cuide dos assuntos defamília de forma prática e objetiva. Foco!

Tente organizar melhor a rotina. São diaspara decidir coisas internamente e cuidarmais da saúde, que pode sofrer com umabaixa de energia ou com coisas crônicas.Cuidado com a forma como fala qualquercoisa, riscos de brigas e desentendimentos.

Fortes emoções e muita aventura. Não dênada como garantido, a vida prometemuitas mudanças pra você. Semana paralidar com os assuntos mais pessoais, dospráticos aos emocionais, e tentar se orga-nizar melhor internamente. Escute-se mais.

Olhe para todas as possibilidades, masmantenha o foco na hora de escolher.Rotina cheia de coisas para fazer e obstá-culos. Encontros importantes, propostasinteressantes e conversas decisivas. Sem-pre peça tempo para pensar.

Melhor respirar fundo e pedir tempo parapensar. Foque nos seus propósitos maio-res. Você pode lidar com situações limite.Forte ansiedade. Tenha válvulas de esca-pe e saiba relaxar. Bom momento parainvestir em coisas pessoais.

Ansiedade para lidar com situações im-portantes e tomada de decisões. Momen-to desafiador. Você pode lidar com situa-ções extremas e intensas. Não continuenaquilo que não faz bem. Momento posi-tivo para a comunicação.

Pense e repense a vida. Tenha certeza seestá fazendo as melhores escolhas. Boasemana para se reorganizar e fazer mu-danças, para desapegar, finalizar ciclos ese abrir para viver situações inesperadas,repensando valores.

Rotina meio caótica. É melhor entrar nadança e deixar a vida acontecer. Ouça maise fale menos. Observe, mantenha o foco eseja o mais pragmático que puder. Façaplanejamentos e contatos para retomarprojetos importantes.

Boa hora para começar coisas novas.Vida pessoal e familiar movimentada,conturbada, com fortes emoções, revira-voltas, desafios e coisas para resolver.Exercite a paciência e mostre-se firme emseus valores e decisões.

Controle melhor seus gastos. Organizemelhor suas finanças e sua vida. Semanapara focar mais em suas necessidadespessoais, sem medo de ser ou pareceregoísta. Bons dias para repensar algunsvalores, crenças e objetivos.

HORÓSCOPO

culinária

MODO DE PREPARO Pique os morangos ao meio e cubra o fundo de uma travessa com eles Leve ao fogo, a margarina, o leite condensado e um creme de leite. Mexa sem parar, até engrossar e, em seguida, despeje por cima dos morangos Derreta o chocolate em banho-maria Acrescente o outro creme de leite ao chocolate, mexa bem até ficar uma calda homogênea Despeje o creme de chocolate por cima do creme branco Deixe esfriar por aproximadamente 1h30.

Bombom aberto de morango

Morangos 1 barra de chocolate meio amargo 2 creme de leite 1 leite condensado 1/2 colher (sopa) de margarina

INGR

EDIE

NTES

:

Como o português faz para caçarcoelhos?

Esconde-se atrás da árvore eimita o som da cenoura.

Um homem encontra o amigochorando e pergunta:

- O que aconteceu, meu amigo?Qual o motivo de tanta tristeza?

- Passei três anos juntandodinheiro pra comprar uma moto ea minha mulher me pediu um ovo

de páscoa.

Joãozinho chega em casa,esbaforido:

- Mãe, mãe, me dá R$ 40 pra eudar pra tia ali na rua?

- Mas, meu filho! Quarentareais? Pra qual tia você vai dar o

dinheiro, meu anjo?- Pra aquela ali que está gritando

“Ovos trufados!”

DIVULGAÇÃO

Enfeite o docecom algunsmorangos

Saúde 19Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

Saúde na PáscoaAlimentar-se e tomar líquido normalmente, evitar fazer dos docese chocolates uma de suas refeições, coma normalmente e use asdelícias de páscoa como sobremesa; Escolha o chocolate amargoou meio amargo: é rico em antioxidantes e possui menos gordurae açúcar. O ideal máximo por dia de chocolate é 30 gramas, issoequivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos debarra. No caso de um ovo de chocolate veja o peso do ovo edivida-o em número de porções.

Vacina antes da PáscoaAs pessoas que pretendem viajar no feriado de Páscoa entre asexta-feira santa (30) e o dia 1º de abril, e ainda não sevacinaram contra febre amarela, devem ficar atentos. De acordocom o Ministério da Saúde, a recomendação para a vacina seestende a todo o território nacional. O ideal seria tomar a vacinadez dias antes de viajar, para que o organismo produzaanticorpos. Consulte o médico para saber mais sobre anecessidade da vacina.

Soltar “puns”Ao chegarem ao intestino, alimentos que não foram bemdigeridos, sofrem fermentação por bactérias e transforma-se emgases. Os sons dependem da velocidade e volume deles. Já omau cheiro, remete-se a gases ricos em proteínas ou aos quetem contato com o material fecal. Não há diferença na produçãode gases entre homens e mulheres, mas quem tem intolerância àlactose tende a produzi-los em maior quantidade. Por dia, umapessoa pode soltar, no máximo, 20 “puns”.

Atitudes positivasEstudos comprovaram que pessoas que mantêm atitudespositivas produzem maior quantidade de anticorpos contra agripe. Também está comprovado que pessoas que vivem emestado radiante fabricam mais anticorpos em resposta àvacinação. Os pesquisadores não são claros sobre essa conexão,mas sabem que o cérebro se comunica com o sistemaimunológico e vice-versa.

Trombose venosaPassar muito tempo vendo televisão aumenta em 71% o risco dochamado tromboembolismo venoso, que pode deflagrar dor einchaço na perna – ou uma embolia pulmonar, que pode atématar. A tela pode hipnotizar e fazer com que as pernas fiquemestagnadas por horas a fio. E a imobilidade é um grande fator derisco para a trombose. O ideal é caminhar um pouco de hora emhora, mexer os dedos dos pés, contrair a panturrilha e mudar aposição das pernas de tempos em tempos.

Pé diabéticoNo Brasil, aproximadamente 18 milhões de pessoas vivemcom diabetes. 8,9% da população brasileira não sabe serportador da doença. 20% das internações por complicaçõesocorrem devido às lesões nos membros inferiores. No caso depossuir a doença, é preciso manter o autocuidado com os pés,examina-los com regularidade, enxuga-los bem após o banho,ficar atento a micoses ou arranhões, evitar usar calçadosapertados e não andar descalço.

MESMO PARA QUEM TEMUMA ROTINAALIMENTAR REGRADA,FUGIR À TENTAÇÃONESSA ÉPOCA DO ANOÉ TAREFA ÁRDUA

Apesar de a Páscoa ter seu lado amargo devido aos, nomínimo, 30% de impostos sobre os produtos da época, a data não

deixa de ser o período mais doce do ano, uma tentação para oschocólatras. A boa notícia é que os chocolates têm deixado de ser

vilões da alimentação saudável.Atualmente, há opções de chocolate para todos os tipos de

paladar, objetivos e restrições. Porém, nutricionistas alertam para anecessidade de avaliar a qualidade do produto. Deve-se evitar, por

exemplo, chocolates com mais açúcar do que cacau.

chocolate é vilão oumocinho?

Páscoa:

ietaD Se você estiver contandoas calorias que consome,opte pelos chocolatescom, no mínimo, 70% decacau. Eles não contêmleite, geralmente temmenos açúcar e gordurase levam a manteigado cacau.cademiaA

Para quem cuida do corpose exercitando na acade-mia, há chocolates comwhey protein (proteína dosoro do leite) e proteína deervilha (opção vegetal).Eles prolongam a sensaçãode saciedade e diminuem avelocidade de absorção deaçúcar peloorganismo.

iabéticosDSe o problema édiabetes, atente-separa o rótulo doschocolates e escolhaaquele que temadoçantes maissaudáveis comostévia, xilitol e, porúltimo, sucralose.Evite chocolates diet,eles têm mais gordu-ras.

ntolerantesIÉ possível se deliciar sem prejudicar a saúde, bastaoptar pelos chocolates sem glúten, sem lactose esem caseína. Sempre leia atentamente o rótulo eescolha aquele que tem mais de 70% de cacau.

CA boa dica para quem vai presentearnesta Páscoa é esbanjar criatividade edivertimento comprando barras dechocolate para fabricar seus própriosovos e bombons.

riatividade e economia

Esporte e Lazer20 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

COM QUATROPONTOS A MAIS,A EQUIPERONDONENSESERIA CAMPEÃDA TAÇA

Basquete rondonenseé vice-campeão daTaça Paraná Sub-16

Por apenas quatro pontos,Marechal Rondon não foi cam-peão da Taça Paraná Sub-16 deBasquete, realizado em Curitiba,no final de semana. A equipe ron-donense ficou com o segundolugar, ao perder por 70 a 66 parao Círculo Militar Curitiba.

Os rondonenses GuilhermeMedin (Amador) e Vítor Zadra(Pivô), entraram para o quintetoideal da Taça Paraná, escolhaesta feita pelos técnicos dasequipes participantes.

Os comandados do professorMarcelo Goes, que fazem parteda Associação Crescendo com oBasquete, com o apoio da pre-feitura rondonense, por meio daSecretaria de Esporte e Lazer,venceram quatro dos cinco jogos.

A estreia foi diante de Cambé,com vitória pelo placar de 59 a 55.No segundo jogo, mais uma vitó-ria, desta vez, diante do Araucária,por 60 a 32. No último jogo da pri-meira fase, a vitória saiu pela dife-rença de um ponto, placar de 59 a58 contra o carrasco da final, o Cír-culo Militar de Curitiba. Na semifi-nal, outra vitória, contra a Socieda-de Thalia Curitiba, por 65 a 35.

Copa da amizadede futsal acontece

em Maripá

Três jogos foram realiza-dos no último final de sema-na, dois pela chave ouro e umpela prata. As redes foram ba-lançadas 15 vezes.

No sábado, foram dois jo-gos. No campo da Associa-

Na noite do último sábado(24), a Copagril/ Sempre Vida/Sicredi enfrentou o Cascavel noginásio da Neva e perdeu de vi-rada por 5 a 3.

Em noite chuvosa, o clássi-co iniciou favorável para a Co-pagril que abriu o placar aos10 minutos de partida com Vi-lela. Cascavel marcou em segui-da com Jorginho. Três minutosdepois, Xande colocou a Copa-gril novamente à frente no pla-car. O Cascavel voltou a empa-tar com Rafinha Müller quandoVilian recebeu o segundo car-tão amarelo desfalcando aequipe de Marechal Rondon.

Na etapa complementar, Ro-naldo marcou aos 4 minutos

para o time da casa. O jogo foiparalisado devido às goteiras noginásio e aos 8 minutos, após oreinicio da partida, Vilela marcoupara a Copagril empatando em3 a 3. Um minuto depois, a Co-pagril ficou com um jogador amais, porém não aproveitou oepisódio e sofreu outros doisgols, um de falta direta e o ou-tro usando goleiro-linha.

Para o técnico da Copagril,Paulinho Sananduva, a partir deagora, a equipe precisa “dimi-nuir os erros e não perder maischances de gol”.

O próximo confronto da Co-pagril será no dia 6 de abril, sex-ta-feira contra o Corinthians, noginásio Ney Braga, às 20h15.

Copagril futsal perde para o Cascavele segue sem pontos na Liga Nacional

DIVULGAÇÃO

Copagril futsal é o 18º colocado na Liga Nacional com dois jogos e duas derrotas

Equipe de basquetesub-16

ção de Moradores de São Cris-tóvão, válido pela chave ouro,o Aimoré, perdeu por 3 a 1,para a SER Botafogo.

Pela prata, no campo do Co-rinthians, em Margarida, os anfi-triões empataram em 3 a 3 com

o Aimoré/Santo Amaro.No domingo, aconteceu

apenas um jogo pela chaveouro, sediado no campo daAABB. Os donos da casa ven-ceram por 3 a 2 a equipe doCorinthians E.C.

Futebol amador rondonense movimentao final de semana com 15 gols

ASSESSORIA

A 1ª Copa da Amizade deFutsal, categorias de base,

organizado pelo Departamentode Esportes de Maripá, iniciouna sexta-feira (23), no Ginásio

de Esportes José Moreira Filho.Pela categoria 2009/2010/

2011, a equipe quatropontenseperdeu pelo placar de 2 a 1.

Na categoria 2007/2008,Quatro Pontes goleou em 4 a 0.Na categoria 2004/2005/2006,

por sua vez, Quatro Pontesganhou por 1 a 0. E no últimojogo, o time quatropontense,

pela categoria 2001/2002/2003,venceu novamente por 4 a 0.

A Copa também conta coma participação de Nova SantaRosa, Mercedes, Pato Braga-

do e Entre Rios do Oeste,sendo disputada por 24

equipes, que envolvem quase360 atletas de oito a 17 anos.A primeira fase ocorrerá até o

mês de julho, contudo, asdatas e horários dos demaisjogos ainda serão definidos.

A estreiafoi diantede Cambé,com vitória.

O PROJETO INICIOUEM 2006 E ÉREALIZADO SEMPRENO ÚLTIMO SÁBADODE NOVEMBRO

Festival de Ginástica Rítmica pode serdeclarado evento oficial de Marechal Rondon

Esporte e Lazer 21Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

O vereador Vanderlei Sauerapresentou na sessão desta se-

mana o projeto de lei 09/2018,que pretende incluir o Festival deGinástica Rítmica no calendáriooficial de eventos de MarechalCândido Rondon.

Em Marechal Rondon, proje-to iniciou em 2006 e o evento érealizado sempre no último sá-

bado de novembro. Em 2017 che-gou à sua décima edição.

Desde então, já foram enca-minhadas 12 atletas para a equi-pe Sadia-Toledo. Entre elas estáKarine Walter, que representa oParaná em competições nacio-nais, assim como no Sul-Ameri-

cano, Pan-americano e Mundialde Ginástica Rítmica.

A ginástica rítmica, afirma overeador autor do projeto, en-canta pelo fato de aliar a artepotencial do movimento expres-sivo do corpo com a técnica dautilização ou não de aparelhos a

ela característicos, somados a in-terpretação de uma música.

Atualmente, a Associação Ron-donense de Ginástica Rítmica épresidida por Katia Michelli deAraújo Zimmermann, tem trêsprofessoras e, aproximadamen-te, 200 integrantes.

Além do incentivo ao lazerativo e saudável, o esporte ori-gina um precioso rol de valo-res, como respeitar limites ediferenças individuais, aceitarregras, aprender a trabalhar emequipe, definir e assumir pa-péis, superar desafios, sentirorgulho do seu time. Em Qua-tro Pontes é empregado traba-lho socioeducativo por meio doDepartamento de Esportes,que oferta atividades gratuitas,buscando envolver públicos defaixas etárias diversas.

Este espaço de troca e de-senvolvimento se dá, por exem-plo, via o projeto Escolinha deFutebol de Campo, o qual en-volve crianças de cinco anos até

Aconteceu durante a semanade 19 a 23 de março, uma pro-gramação especial para recepci-onar os calouros 2018 do cursode Educação Física – Bacharela-do da Unioeste, evento instituídoe que vem ocorrendo há trêsanos. Em substituição ao tradici-onal “trote”, abolido da políticauniversitária, o evento envolveuuma série de atividades entrepalestras e atividades esportivase sociais no formato de Gincana,visando a integração de todas asturmas do curso e principalmen-te os ingressantes calouros.

O objetivo principal da coorde-nação do colegiado de curso e seusprofessores foi o de permitir aosnovos estudantes universitários re-ceber durante a semana uma sériede informações significativas quan-to às estruturas, funcionamento esistemáticas utilizadas no transcor-rer dos quatro anos de permanên-cia na instituição.

O coordenador do colegiadodo curso, professor doutor Al-berto Madureira, destacou quealém da recepção aos novos alu-nos e a integração entre as tur-mas, também se demonstrou,através de palestras o potencial

e a valorização dos profissionaisegressos da Unioeste, exemplifi-cados pelas experiências vivenci-adas por professores convida-dos, Alessandra Caetano de Sou-za Lüpges e Gustavo ChavesBrandão, atuando em Entre Riosdo Oeste e Foz do Iguaçu, res-pectivamente.

Cerca de 100 alunos estiveramenvolvidos, divididos em quatrogrupos e que além de receberemas devidas orientações participa-ram ainda com atividades comu-nitárias. Um dos destaques foi aatividade realizada na última quin-ta feira, dia 22, no período damanhã, quando representantes dealunos e professores visitaram oAsilo Lar Rosas Unidas e foramentregues aproximadamente220kg em alimentos, arrecadadosdurante as atividades da sema-na. Também decorrentes das ati-vidades mais de 1.600 exempla-res de livros, revistas e jornaisforam coletados.

A Gincana teve a participaçãode quatro grupos de alunos ecomo vencedora a equipe doUrchel e seus integrantes recebe-ram como premiação uma viagemà Foz do Iguaçu.

adolescentes com idade máximade 17. Os treinos ocorrem todaterça-feira, no contraturno esco-lar, sendo na parte da manhã das09 às 11 horas, e no período datarde das 15 às 17h30, no CentroPoliesportivo Seno José Lang.

Segundo o treinador, Ede-valdo Moura dos Santos (Mico),a intenção é oportunizar a vivên-cia de uma modalidade espor-tiva às crianças e aos adolescen-tes. “Nosso legado é a práticade esportes por meio da exe-cução do trabalho socioeduca-tivo”, comenta. Para participar,explica Mico, é necessário se ins-crever junto ao Departamentode Esportes. “Ainda há vagasdisponíveis”, diz.

No voleibol, o trabalhoexecutado não é diferente.Os treinamentos contem-plam seis categorias,sendo sub 11 misto, sub 14feminino, sub 17 feminino,adulto masculino e femini-no, terceira idade masculi-no e feminino e adultofeminino iniciação, soman-do 135 atletas. O preparo érealizado de segunda asexta-feira, no CentroPoliesportivo.O treinador, professorJuliano West Walker, contaque os treinos preparam osatletas para representar omunicípio em váriascompetições regionais, queacontecerão no decorrer doano. “São os Jogos Escola-res, Jogos da Juventude,Copa Amizade, LigaLeader School, Liga deVoleibol Gigante daTerceira Idade, JogosRegionais da TerceiraIdade, entre muitosoutros”, expõe, destacan-do: “Inscrições aindapodem ser feitas junto aodepartamento esportivo”.

Gincana movimenta acadêmicosde Educação Física da Unioeste

Esporte de QuatroPontes emprega trabalho

socioeducativo

oleibolV

Escolinha de Futebol de Campo envolvecrianças de cinco anos até adolescentes

com idade máxima de 17.

MILENA VARGAS

Última Hora22 Tribuna do OesteQuinta-Feira29 de março de 2018

Prefeitura de MarechalCândido Rondon abreinscrições para o PSS

A prefeitura de MarechalRondon, por meio da Secreta-ria de Educação, abrirá no pró-ximo dia 09, as inscrições parao Processo Seletivo Simplifica-do (PSS). A ação visa à con-tratação de professores, portempo determinado.

As inscrições estarão abertasaté o dia 30 de abril, para os car-gos de professor substituto naeducação infantil e nas séries/anos iniciais do ensino funda-mental, com carga semanal de

INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 30 DE ABRIL E AS PROVAS SERÃOREALIZADAS EM MAIO

Casa da Cultura de Mercedes eSesi reafirmam parceria para 2018

20 horas cada.Para o PSS na educação in-

fantil, o salário será de R$1.273,37. Já para o cargo depara professor substituto dosanos iniciais do ensino funda-mental, é de R$ 1.528,04.

Para inscrever-se é exigidocurso normal superior em Peda-gogia ou outra licenciatura ple-na, precedida de formação dedocentes (Magistério).

Será possível se inscreverpara os dois cargos, desde que

se tenha as formações exigidase pague o valor da inscrição decada um, que é de R$ 30,00. Ainscrição deverá ser feita via site:testeseletivo.com.br.

As provas, de títulos e obje-tiva serão realizadas no dia 27de maio. Pela manhã, às 8h,acontece a prova para PSS edu-cação infantil. Às 14h, será reali-zada a prova para professorsubstituto dos anos iniciais doensino fundamental. O local dasprovas ainda será definido.

A inscrição deverá ser feita via site: testeseletivo.com.br.

O Departamento de Cul-tura de Mercedes e o Servi-ço Social da Indústria (Sesi)reafirmaram a parceria parao Circuito Cultural 2018.

A Analista Técnica Regionaldo Sesi de Cascavel, AndressaValéria Moraes e a Diretora deCultura Vaniela Marcon da Sil-

va definiram a apresentação doprimeiro espetáculo.

A apresentação gratuita de“Sob o Céu de Valentim”, doGrupo Obragem de Curitiba,será dia 08 de maio, às 20 ho-ras, na Casa da Cultura de Mer-cedes. Nesta mesma data ha-verá uma oficina teatral.

Andressa Valéria Moraes e Vaniela Marcon da Silva

DIVULGAÇÃO

participaram da recepção o vice-prefeito e secretário de Saúde,Noedi Max Hardt, o secretário deFinanças, Ari Schmidt, a secretá-ria de Administração e Planeja-mento, Leila Schach Sudbrack, osecretário de Agricultura, MeioAmbiente e Infraestrutura, SilmarBenke (Max), dentre outras auto-ridades municipais.

Uma nova van, modelo VanMercedes Sprinter 515, está a ser-viço do município de Nova SantaRosa, especialmente destinada paraa Secretaria da Saúde, visando otransporte de pacientes. A van foirepassada no início da semana peladeputada federal Leandre Dal Pon-te. Ela conta com 21 lugares.

O veículo foi adquirido por meio

de emenda parlamentar da depu-tada Leandre no valor de R$ 120mil, tendo contrapartida do municí-pio de R$ 70 mil, totalizando R$ 190mil, vindo ao município por meiodo Programa de Qualificação daAtenção Primária à Saúde (APSUS).

A van foi recebida pelo pre-feito de Nova Santa Rosa, Nor-berto Pinz, sendo que também

Nova Santa Rosa recebe nova vanpara atender demanda da Saúde

D

IVU

LGA

ÇÃ

O

Registro do repasse nanova van que atenderá os

pacientes da Saúde.

O Grupo Talentos Especiais em Ação realizou, junta-mente com as monitoras Rosimere Dilemburg e

ýRenati Grützmann e a Coordenadora do CRAS VâniaRauber, uma visita a Agência Sicredi de Mercedes natarde da última quinta-feira (22). O objetivo foi fazer

um agradecimento pelo repasse de recursos, resulta-do da promoção “Curtida Solidária” em que a agên-cia do Sicredi de Mercedes ficou em terceiro lugar erepassou o prêmio ao Cras. Com o valor foi possível

que os integrantes pudessem realizar a confecção deovos de páscoa durante a oficina de culinária.

Visita de agradecimento

Última Hora 23Tribuna do OesteQuinta-Feira

29 de março de 2018

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃOLucimar Dallabrida torna público que irá requer ao IAP, Licença de Operação para Avicultura de Corteimplantada no Lote Rural N°212, 39° Perímetro da Fazenda Britânia, Distrito de Margarida. Município deMarechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃOJorge Antônio Kirch torna público que irá requer ao IAP, a Renovação da Licença de Operação paraAvicultura de Corte implantada no Lote Rural N°30/31 A/A ,do 18°Perímetro da Fazenda Britânia, linhaGuavirá . Município de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do IAP, Licença de Instalação N°110063 para o empreen-dimento a seguir especificado:Empresa: Wilson BischoffAtividade: Suinocultura – unidade de terminaçãoEndereço: Lote Rural N°41/42/A ,S/N°, Zona rural – Linha João PessoaMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 11/04/2018

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃOWilson Bischoff torna público que irá requer ao IAP, Licença de Operação para Ampliação da Suinocultura– unidade de terminação implantada no Lote Rural N° 41/42/A ,S/N°, Zona rural – Linha João Pessoa.Município de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃOEdo Miguel Schlindwein torna público que irá requer ao IAP, Licença de Operação para Avicul-tura de Corte implantada no Lote Rural N°118, linha Vista Alegre. Município de Entre Rios doOeste, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do IAP a Licença de Operação N°21197 para o empreen-dimento a seguir especificado:Empresa: Rosemir Cesar MengardaAtividade: Avicultura de CorteEndereço: Linha XV de novembro, Lote rural N°60-B e 60-C.Município: Pato Bragado, Estado do Paraná.Validade: 28/04/2018

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃORosemir Cesar Mengarda torna público que irá requer ao IAP, a Renovação da Licença de Operaçãopara Avicultura de Corte implantada no Lote Rural N°60-B e 60-C, Linha XV de novembro . Município dePato Bragado , Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃORovane Janice Scheuermann Leindecker torna público que irá requer ao IAP, a Renovação da Licençade Operação para Avicultura de Corte implantada no Lote Rural 28/29/30-B, Linha São Francisco .Município de Pato Bragado , Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DA RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do IAP a Renovação da Licença de Operação N° 132385-R1para o empreendimento a seguir especificado:Empresa: Rogério Luis KollingAtividade: Suinocultura- Unidade de terminaçãoEndereço: Lote Rural n°92-A/B/A, do 35°Perímetro - Linha Cinco Cantos. Distrito de São Roque.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 19/10/2021

Fespontes acontece nopróximo final de semana

APRESENTAÇÕES ACONTECEM NOS DIAS 6 E 7 DE ABRIL, NO CLUBE CULTURAL

A Sicredi Aliança PR/SP, com o apoio da Administrado-ra de Consórcios Sicredi, realizou na semana passada,no Centro de Eventos Werner Wanderer, em MarechalCândido Rondon, a Assembleia Itinerante de Consórci-os, contando com presença de grande público entreparticipantes, associados e colaboradores.As Assembleias Itinerantes, que acontecem nacional-mente, permitem ao consorciado, além de ter a chancede ser contemplado no próprio evento, entender ofuncionamento de uma Assembleia de Consórcios econferir a prestação de contas de seu grupo.

ssembleia NacionalA

Acontece no próximo final desemana a 22ª edição do Fespon-tes, festival de interpretação musi-cal nas categorias municipal, infan-tojuvenil, sertanejo popular e gos-pel regional. O evento distribuirámais de R$ 20 mil em prêmios.

As apresentações acontecerãonos dias 06, às 20h30, e 07 de abril,às 21 horas, no Clube Cultural, in-tegrando os festejos dos 26 anosde emancipação político-adminis-trativa do município quatropon-

tense. A participação do públicoem geral no evento, são gratuitas.

O Fespontes, que tambémconta com o apoio da Associa-ção Comercial e Empresarial(Aciquap), Itaipu Binacional, Rá-dio Tropical FM e 16 associaçõesde moradores, as quais partici-parão com o trabalho de caixae copa, sob a coordenação daAciquap, tem a finalidade depromover o intercâmbio cultu-ral, intensificar o movimento

musical no município, descobrire valorizar novos talentos, difun-dindo a música como um dosmeios essenciais da expressãocultural, mostrar por meio da re-alização do Fespontes os valo-res e incentivo à arte e à cultura,valorizar os talentos que resi-dem em Quatro Pontes e na re-gião, além de selecionar repre-sentantes quatropontenses parao 14º Festival Regional de Músi-ca do Oeste do Paraná (Fermop).