web viewfatores de textualidade. de acordo com val (1999), para um texto ser coerente ele deve...

6
Figura 1: Armandinho e as placas Você acha que Armandinho foi incoerente? Qual foi o erro de Armandinho? O que você faria para deixar o último quadro da tirinha coerente? 1. Fatores de Textualidade De acordo com Val (1999), para um texto ser coerente ele deve obedecer a algumas metarregras: a) Continuidade: diz respeito às retomadas textuais que fazemos com a finalidade de trazer a mente do interlocutor o objeto do nosso discurso, como exemplo podemos citar o uso de artigos definidos, indefinidos, pronomes demonstrativos, repetições e substituições, como no caso de Maria por ela no último enunciado de Júlia em nosso primeiro exemplo. b) Progressão: além de retomar, o texto deve progredir, portanto a progressão consiste na articulação textual que prevê a inserção de novos elementos, como novos temas, ou subtemas. No caso da tirinha do Armandinho, podemos destacar a sua segunda fala: e é causada pelo acúmulo de placas.Neste ponto do diálogo, o personagem fornece a seu interlocutor informações adicionais sobre a gengivite e assim faz seu texto progredir por um subtema. c) Não contradição: já vimos que é preciso retomar e progredir, mas isso não é suficiente. Além disso temos que ter em mente que o texto deve estar relacionado a situação, aos padrões culturais e sociais da linguagem que os falantes compartilham, como no caso da conversa telefônica, é culturalmente aceito que na oralidade invertamos a ordem sujeito-verbo-objeto ou até mesmo esqueçamos, em determinadas situações, elementos importantes como o verbo.

Upload: buidat

Post on 03-Mar-2018

220 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web viewFatores de Textualidade. De acordo com Val (1999), para um texto ser coerente ele deve obedecer a algumas metarregras: Continuidade: diz respeito às retomadas

Figura 1: Armandinho e as placas

Você acha que Armandinho foi incoerente?

Qual foi o erro de Armandinho?

O que você faria para deixar o último quadro da tirinha coerente?

1. Fatores de TextualidadeDe acordo com Val (1999), para um texto ser coerente ele deve obedecer a algumas metarregras:

a) Continuidade: diz respeito às retomadas textuais que fazemos com a finalidade de trazer a mente do interlocutor o objeto do nosso discurso, como exemplo podemos citar o uso de artigos definidos, indefinidos, pronomes demonstrativos, repetições e substituições, como no caso de Maria por ela no último enunciado de Júlia em nosso primeiro exemplo.

b) Progressão: além de retomar, o texto deve progredir, portanto a progressão consiste na articulação textual que prevê a inserção de novos elementos, como novos temas, ou subtemas. No caso da tirinha do Armandinho, podemos destacar a sua segunda fala: e é causada pelo acúmulo de placas.Neste ponto do diálogo, o personagem fornece a seu interlocutor informações adicionais sobre a gengivite e assim faz seu texto progredir por um subtema.

c) Não contradição: já vimos que é preciso retomar e progredir, mas isso não é suficiente. Além disso temos que ter em mente que o texto deve estar relacionado a situação, aos padrões culturais e sociais da linguagem que os falantes compartilham, como no caso da conversa telefônica, é culturalmente aceito que na oralidade invertamos a ordem sujeito-verbo-objeto ou até mesmo esqueçamos, em determinadas situações, elementos importantes como o verbo.

d) Relação ou articulação: trata-se do modo como todas as informações novas e velhas são retomadas, adicionadas ou substituídas de acordo com o mundo representado e como ele se apresenta no texto.

2. Fatores extralinguísticosSerá que para compreendermos o texto como uma unidade de sentido, precisamos apenas de

fatores lingüísticos? Certamente não, vejamos a figura 2. Nela observamos que há figuras, letras, cores diferentes, e, além disso, podemos destacar que o nosso conhecimento é um ingrediente fundamental para o seu entendimento.

Page 2: Web viewFatores de Textualidade. De acordo com Val (1999), para um texto ser coerente ele deve obedecer a algumas metarregras: Continuidade: diz respeito às retomadas

Beaugrand e Dressler (1987) sugerem que os textos coerentes devem atender a fatores extralingüísticos, a saber:

a) Intencionalidade: os textos devem contemplar as intenções comunicativas de quem o produz. Assim, ao interpretarmos o texto devemos identificar a intenção de seu autor. Por exemplo: ao abrir um encarte de supermercados(figura 2) e verificarmos uma dica de receita, sabemos de antemão que a receita está ali para auxiliar a venda de um ou mais produtos.b) Aceitabilidade: os textos devem corresponder às expectativas de seus interlocutores. Considerando o exemplo do encarte, podemos destacar que ao abrir o encarte já nos encontramos previamente preparados para esperar exemplos de publicidade e não outro gênero, como por exemplo o literário.c) Situacionalidade: consiste na adequação do texto a situação a qual ele se insere. Assim, por estar em um encarte publicitário, os anúncios deverão ser breves e chamativos, não podem fornecer toda a ficha técnica dos produtos.d) Informatividade: consiste em uma medida entre informações novas e velhas do texto. Quanto mais informações novas, mais informativo ele é. Neste caso, vocês acham que um encarte de supermercados é informativo?Justifiquem.

Figura 2: Encarte de Supermercado

Fonte:mercadinhossaoluiz.com.br/wp-content/files_mf/1349985637Encarte047Lojas.pdf

4.Tipos de coerência

Agora que já discutimos sobre o conceito de coerência; assim como os fatores textuais e extralingüísticos, é importante conhecer os tipos de coerência, a saber: Coerência narrativa; Coerência figurativa e Coerência argumentativa.

A Coerência narrativa diz respeito ao modo como uma história é contada de forma a fazer sentido. A história não deve conter contradições, seu leitor/destinatário deve conseguir realizar um percurso lógico de entendimento da narrativa.

A Coerência figurativa, por sua vez, trata da descrição das personagens de modo que suas ações e adjetivos atribuídos a elas não apresentem contradições. Deste modo, para sermos

Page 3: Web viewFatores de Textualidade. De acordo com Val (1999), para um texto ser coerente ele deve obedecer a algumas metarregras: Continuidade: diz respeito às retomadas

coerentes de modo figurativo, devemos fazer uso do campo semântico da palavra que utilizamos para atribuir uma qualidade a personagem.

A Coerência argumentativa ocorre quando optamos por manter uma mesma linha de raciocínio e argumentação em nosso texto, evitando com que o nosso leitor/interlocutor fique confuso.

5.Tipos comuns de incoerência

Tendo em vista os tipos de coerência citados, é válido observar que a incoerência ocorre quando o nosso texto apresenta algum tipo de contradição, e assim, ele pode não fazer mais sentido. Algumas vezes, ela aparece de forma tão sutil que não percebemos, e isso é problemático. Principalmente em textos mais formais, como uma redação para o exame do Ensino Médio, Ensino Superior ou mesmo de um concurso público. Por isso, devemos ficar atentos a alguns tipos de incoerência.

a) Incoerência Semântica: ocorre quando utilizamos palavras que combinadas não fazem sentido.Ex. o dia está envelhecendo.

b) Incoerência sintática: surge quando empregamos os conectivos de forma equivocada.Ex. “Pessoas ricas procuram o ensino particular. Onde os métodos, equipamentos e professores são melhores.”

c) Incoerência estilística: se manifesta quando utilizamos mais de um tipo de registro lingüístico, tornando o texto estranho.Ex. “Venho diante de vossa Magnificência manifestar meu repúdio ao fato de uma instituição pública querer subtrair da população um espaço de lazer. Francamente, achei a maior sujeira, sacanagem, nada a ver.”

d) incoerência pragmática: podemos dizer que esse tipo de incoerência é verificado através da inadequação a realidade sociocutural a qual o texto está inserido.

Exercício 1: leiam o trecho da matéria e respondam as questões

a)Sobre o que o texto fala?

Page 4: Web viewFatores de Textualidade. De acordo com Val (1999), para um texto ser coerente ele deve obedecer a algumas metarregras: Continuidade: diz respeito às retomadas

b) O país em questão apresenta algum obstáculo para a utilização da internet?

c) Qual é o país com o segundo maior número de usuários de internet do mundo?

d)O texto apresentou alguma contradição? Qual?

e) Que tipo de incoerência ele apresentou?

f) Reescreva o texto, de modo que ele fique coerente

Page 5: Web viewFatores de Textualidade. De acordo com Val (1999), para um texto ser coerente ele deve obedecer a algumas metarregras: Continuidade: diz respeito às retomadas