educaemcasa.petropolis.rj.gov.br · web viewdigo complicada porque a vida da jovem sofreu uma...

3
ESCOLA MUNICIPAL ROSEMIRA DE OLIVEIRA CAVALCANTI PETRÓPOLIS, ______ DE ________________ DE 2021 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ANDRESSA SILVA DOS SANTOS ALUNO(A): _____________________________________________ 8° ano – Turma: ______ Nona Semana – 26/04 a 01/05/2021 AULA N° 12 CONTEÚDO Leitura e interpretação de textos da avaliação diagnóstica: identificar elementos da narrativa; identificar recursos de coesão sequencial em narrativas; inferir os efeitos de sentido produzidos pelo uso de figuras de linguagem em narrativas. HABILIDADES EF67LP28 – Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos levando em conta características dos gêneros e suportes - , romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. EF69LP47 – Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. TEMPO DE AULA 1 x 50 minutos. 1) Texto: O Cálculo de Sofia

Upload: others

Post on 03-Aug-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: educaemcasa.petropolis.rj.gov.br · Web viewDigo complicada porque a vida da jovem sofreu uma reviravolta desde a terça passada, quando uma forte dor acabou levando-a ao hospital

ESCOLA MUNICIPAL ROSEMIRA DE OLIVEIRA CAVALCANTI

PETRÓPOLIS, ______ DE ________________ DE 2021

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ANDRESSA SILVA DOS SANTOS

ALUNO(A): _____________________________________________ 8° ano – Turma: ______

Nona Semana – 26/04 a 01/05/2021

AULA N° 12CONTEÚDO Leitura e interpretação de textos da avaliação diagnóstica: identificar

elementos da narrativa; identificar recursos de coesão sequencial em narrativas; inferir os efeitos de sentido produzidos pelo uso de figuras de linguagem em narrativas.

HABILIDADES EF67LP28 – Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos levando em conta características dos gêneros e suportes - , romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.EF69LP47 – Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

TEMPO DE AULA 1 x 50 minutos.

1) Texto: O Cálculo de Sofia

Sofia sempre gostou de matemática. Era difícil explicar de onde vinha essa paixão por números, já que ninguém de sua família apresentava tal habilidade ou afinidade com essa ciência exata. É tanto que sua primeira palavra fora o numeral “dois” e antes de formular a primeira sentença gramatical, já havia pronunciado a sentença matemática de que dois mais dois são quatro, ainda que parecesse menos quando representados naqueles dedinhos pequenos.

Na escola, a garota sempre se destacava [...]. Se divertia durante a aula de matemática porque a tabuada que tinha na cabeça nunca fora maior do que os números que ela levava no coração. Até hoje, não tenho notícias de alguém que apresente uma expressão tão deslumbrada, tão meiga quanto Sofia demonstra ao estar perto de seu mundo de números e fórmulas. É algo lindo.

Contudo, irônica como é a vida, fez de Sofia uma história complicada de se contar. Digo complicada porque a vida da jovem sofreu uma reviravolta desde a terça passada, quando uma forte dor acabou levando-a ao hospital. As palavras “operação” e “cálculo” sempre lhe foram animadoras, mas soaram como as trombetas do fim do mundo quando o médico lhe disse que teria de fazer uma operação para a retirada de um cálculo renal.

Frente à janela do hospital, Sofia olha o movimento na vagarosa noite da cidade. Faltam exatas 12 horas, 37 minutos e 20 segundos para o início de sua

Page 2: educaemcasa.petropolis.rj.gov.br · Web viewDigo complicada porque a vida da jovem sofreu uma reviravolta desde a terça passada, quando uma forte dor acabou levando-a ao hospital

cirurgia. É a primeira vez em muito tempo que uma expressão preocupada toma conta de seu rosto. É algo triste de se ver. Se a luz da cidade não ofuscasse tanto as estrelas, talvez Sofia pudesse contá-las antes de dormir. Elas são mais belas de se contar do que os números que são engolidos pelos ponteiros do grande relógio.

Quando o sono veio, a aflição de Sofia já tinha se esvaecido. Como uma surpreendente descoberta, calculou que sua melhor chance era acreditar que tudo daria certo. A garota que gostava de números descobriu a esperança e, daquele momento em diante, ela contaria pra sempre com isso...(Fonte: NICASIO, Neudson. O Cálculo de Sofia. In: Recanto das Letras. 2020. Disponível em: Acesso em: 6 jan. 2020. Fragmento. )

2) Quem é a personagem principal deste texto? __________________________

3) Como era a personagem principal?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

4) O conflito gerador desse texto acontece quando:(A) Sofia descobre a esperança.(B) Sofia diz a sua primeira palavra.(C) Sofia olha o movimento pela janela do hospital.(D) Sofia sente uma forte dor que a leva ao hospital.

5) No trecho: “Na escola, a garota sempre se destacava [...]”, a palavra sublinhada quer dizer que a menina:

(A) tinha um desempenho melhor que os dos colegas.(B) não era notada por ninguém.(C) tinha um desempenho igual ao dos colegas.(D) tinha dificuldade no aprendizado.

6) Qual matéria escolar era a preferida de Sofia?

(A) Inglês(B) Português(C) História(D) Matemática

7) No trecho “...quando o médico lhe disse...”, o termo destacado apresenta ideia de:

(A) Afirmação(B) Lugar(C) Modo(D) Tempo

8) No trecho “...soaram como as trombetas do fim do mundo...”, o recurso estilístico da comparação foi utilizado para:

(A) indicar que Sofia havia tocado um instrumento musical no hospital.(B) mostrar que Sofia havia ficado com medo do que o médico disse.(C) revelar que Sofia acreditava que o mundo iria acabar em breve.(D) sugerir que Sofia queria começar a fazer aulas de música.