vida e detox - capítulo 2

19
Capítulo 2 – Vida e Detox Vamos conhecer melhor nossos “inimigos” agora? Para combater seu inimigo, você precisa ao menos conhecer o que combater não é mesmo? No caso das toxinas, você deve saber onde estão e como elas prejudicam sua vida. Você já deve estar ciente à esta altura do livro, de que as fontes de toxinas estão em quase tudo que tocamos, inalamos e ingerimos. Diversas fontes de toxinas são encontradas na natureza, mas as toxinas mais perigosas tornaram-se abundantes apenas nos últimos 100 anos mais ou menos. Esta grande quantidade de toxinas esta colocando nossos organismos sob uma tensão séria, impedindo o trabalho efetivo ou colapsando nossos órgãos filtrantes aos poucos. A quantidade de materiais tóxicos que nos rodeiam é enorme, e quero dar especial atenção para as substâncias que causam efeitos nocivos à bioquímica ou tecido humano. Algumas das toxinas aqui mencionadas são muito comuns e também muito prejudiciais e até mesmo letais. E não estou falando apenas dos subprodutos lançados na atmosfera e nos rios por indústriais irresponsáveis, claro que esses fatos nos afetam direta ou indiretamente. Devemos também levar em conta as toxinas de bactérias, vírus, leveduras, parasitas, drogas como os medicamentos ingeridos na auto-medicação e tratamentos extremos como a quimioterapia. Essas toxinas que acabo de mencionar podem ser combatidas pelo organismo sim, porém como eu já mencionei, os nossos organismos devem estar com os “caminhos” liberados para poderem atuar e enquanto o sistema imunológico estiver ocupado combatendo

Upload: ednilce-furlanetto

Post on 11-Jan-2016

13 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Capítulo 2 do livro "Vida e Detox"

TRANSCRIPT

Page 1: Vida e Detox - Capítulo 2

Capítulo 2 – Vida e Detox

Vamos conhecer melhor nossos “inimigos” agora?

Para combater seu inimigo, você precisa ao menos conhecer o que combater não é mesmo?

No caso das toxinas, você deve saber onde estão e como elas prejudicam sua vida.

Você já deve estar ciente à esta altura do livro, de que as fontes de toxinas estão em quase tudo que tocamos, inalamos e ingerimos.

Diversas fontes de toxinas são encontradas na natureza, mas as toxinas mais perigosas tornaram-se abundantes apenas nos últimos 100 anos mais ou menos. Esta grande quantidade de toxinas esta colocando nossos organismos sob uma tensão séria, impedindo o trabalho efetivo ou colapsando nossos órgãos filtrantes aos poucos.

A quantidade de materiais tóxicos que nos rodeiam é enorme, e quero dar especial atenção para as substâncias que causam efeitos nocivos à bioquímica ou tecido humano.

Algumas das toxinas aqui mencionadas são muito comuns e também muito prejudiciais e até mesmo letais. E não estou falando apenas dos subprodutos lançados na atmosfera e nos rios por indústriais irresponsáveis, claro que esses fatos nos afetam direta ou indiretamente. Devemos também levar em conta as toxinas de bactérias, vírus, leveduras, parasitas, drogas como os medicamentos ingeridos na auto-medicação e tratamentos extremos como a quimioterapia. Essas toxinas que acabo de mencionar podem ser combatidas pelo organismo sim, porém como eu já mencionei, os nossos organismos devem estar com os “caminhos” liberados para poderem atuar e enquanto o sistema imunológico estiver ocupado combatendo as toxinas que ingerimos, tocamos e inalamos, os nossos “soldadinhos” (células de defesa) não conseguirão atuar, e o mau estar e as doenças acontecerão.

1 – Metais tóxicos (também conhecidos como metais pesados)

Os metais tóxicos apresentam muitas vezes uma estrutura química parecida com substâncias conhecidas pelo organismo e isso faz com que eles os metais tóxicos prejudiquem os processos químicos do corpo humano ao serem confundidos com as substâncias necessárias ao organismo. Os metais tóxicos encontram-se em abundância na natureza, e poucos danos causam se estiverem presentes em pouca quantidade nos

Page 2: Vida e Detox - Capítulo 2

tecidos orgânicos. Quando os metais tóxicos são utilizados comercialmente, são ofertados abundantemente e percebemos isso ao somarmos a quantidade de produtos que consumimos em que eles estão presentes.

MercúrioCom a excepção de plutônio (o qual é radioactivo), é o mercúrio a substância mais tóxica na face da terra para os seres humanos. Apenas um milésimo de um grama é tóxico, e centenas de toneladas de mercúrio são liberadas em nosso ambiente a cada ano. O mercúrio é neurotóxico e causa uma variedade de doenças como o autismo e o Mal de Alzheimer, diminuição da fertilidade, dentre outras condições que ainda estão sendo estudadas. O mercúrio atravessa com facilidade a barreira placentária, passando da mãe para o feto, e esse fato pode explicar parcialmente o grande número de crianças com problemas neuropsicológicos da atualidade.

O mercúrio não é apenas altamente tóxico, mas é também “muito teimoso” e de difícil eliminação quando já está em nossos organismos. A remoção livre é tão lenta que, depois de uma exposição, leva de 15 a 30 anos para metade o mercúrio ser eliminado.

Podemos ser expostos ao mercúrio por meio de várias fontes diferentes.

Os meios mais comuns são:

- Obturações dentárias: A "prata" ou restaurações de amálgama que dentistas usam para preencher cavidades são 50% de mercúrio. E o mercúrio pode penetrar gradualmente em seu corpo.

De fato, muitos países europeus já proibiram o uso de amálgama como obturações em crianças e mulheres em idade fértil.

Muitos profissionais e conselhos de classe defendem que a amálgama usada em restaurações não causam danos à saúde. Mas se é realmente assim, qual o motivo desse material chegar ao dentista em embalagens destinadas à materiais perigosos? E qual o motivo de serem descartadas (depois de retiradas de pacientes) utilizando procedimentos para materiais tóxicos?

Pelo sim, pelo não, onde há fumaça há fogo e meu conselho é que você evite profissionais que ainda fazem uso da amálgama para restaurações e se possível troque suas restaurações de amálgama por materiais mais seguros, em um profissional cuidadoso para que sejam retiradas com proteção de borracha e um vácuo de alta velocidade, impedindo que a restauração entre em contato com a mucosa de sua boca.

Page 3: Vida e Detox - Capítulo 2

Carvão

O carvão que é extraído e queimado para gerar eletricidade, contém mercúrio. Carvão de queima de usinas liberam milhares de quilos de mercúrio para a atmosfera a cada ano.

Muitos países como EUA e China estão construindo usinas em uma velocidade aterrorizante, e essas usinas utilizam o carvão como combustível, e por isso a quantidade de mercúrio liberado para o meio ambiente vai ficar cada vez maior.

Há processos capazes de remover o mercúrio dos subprodutos destas usinas, mas as indústrias atribuem o alto custo do processo como impedimento, já que custaria às empresas uma parte de seus lucros.

Mas a tecnologia era para facilitar a vida dos seres humanos? E qual o motivo de estarem agora sendo direta ou indiretamente a causa de encurtar a vida dos seres humanos e/ou diminuir a qualidade de vida? Nunca vou compreender a lógica que estão usando. E lembro de uma estorinha da Mafalda (estória em quadrinhos) contando que diversas pessoas estavam adoecendo em uma cidade e quando iam ao médico este orientava os pacientes a tomarem determinado medicamento que combateria as doenças causadas pela fumaça de uma indústria da cidade, e esta indústria era nada mais nada menos o local onde os mesmos medicamentos receitados à população eram feitos. Ironia não?!

Xarope de milho de alta frutose (HFCS)

Você sabe para onde vão as toneladas e toneladas de milho cultivados anualmente ao redor do mundo? Não são para fazer farinha de milho ou fubá não. São usados para a fabricação do xarope de milho de alta frutose, o substituto mais barato do açúcar (que também é prejudicial à saúde).

No processo de fabricação do xarope, o milho fica submerso em uma solução que contém mercúrio, olha que grave, pois o mercúrio passa a ser parte dos alimentos que contém HFCS que você ingere.

Peixes

Claro que o caminho de toda a irresponsabilidade humana termina na ÁGUA, e como é de se esperar o mercúrio faz parte da maior parte dos organismos aquáticos, inclusive os peixes que são ingeridos pelos seres humanos, passando então o mercúrio a fazer parte do organismo humano. Isso era mesmo para estar acontecendo?

Page 4: Vida e Detox - Capítulo 2

Este problema tem aumentado anualmente, embora muitos países como o Brasil não considerem sequer a hipótese de alertar a população, ou conduzir um estudo sério de nossas águas.

Lâmpadas fluorescentes

Na busca de diminuir o consumo de energia elétrica, quase a totalidade de pessoas no planeta trocaram as lâmpadas incandescentes pos lâmpadas fluorescentes que prometem serem mais econômicas e duradouras. Porém, elas guardam veneno em seu interior, e caso ocorra do vidro quebrar, o pozinho branco (mercúrio) poderá causar sérias intoxicações. Toda cautela é necessária, e caso ocorra algum acidente e a lâmpada quebre, recolha com muito cuidado e ajuda de pá de lixo e luvas, os vidros que se espalharam, remova com um pano únido todo o resíduo do pó branco que esteja ao redor dos cacos de vidro e dispense tudo em uma caixa de papel ou palelão, inclusive o pano úmido que contém a maior parte do mercúrio. Escreva em um papel que trata-se de material cortante e tóxico, para não causar danos à saúde dos profissionais que recolhem os lixos que produzimos.

O mercúrio também pode ser encontrado em vacinas contra a gripe, causando reações adversas imediatas ou a médio e longo prazo. Aconteceu com meu filho, e até agora espero uma explicação aceitável por parte da secretaria de saúde dos motivos de tais reações. Não recebi explicações dos motivos que provocaram a inflamação de linfonodos no pescoço do meu filho e a formação de um nódulo enorme que me apavorou por quase três meses, mas recebi uma intimação do Conselho Tutelar para explicar o motivo de me negar a levar meu filho para a segunda dose da mesma vacina. Incrível não? Isso que sou profissional da saúde, sei questionar e não é qualquer “porque sim” que me convence. Eu prefiro ter a chance de poder tratar os sintomas de uma gripe do que correr o risco de um nódulo obstruir a passagem de ar das vias aéras do meu filho. Sou mãe acima de tudo! E esse fato me fez aprofundar minhas pesquisas na área, embora pesquisas nacionais demonstrem tranquilidade, as pesquisas independentes de países de primeiro mundo nos fazem refletir sobre as aceitações de certas imposições e o tempo de teste realizados com as vacinas que surgem com muita rapidez após um surto.

ChumboAinda na década de 70 o chumbo foi considerado altamente tóxico e seu uso foi proibido em tintas e combustíveis. Mas sua toxicidade permanece e pode nos causar danos, o chumbo permanece por exemplo em superfícies pintadas ou tratadas com ele.

A intoxicação por chumbo provoca muitos problemas de saúde, incluindo danos neurológicos, sendo fetos e crianças os mais afetados.

Page 5: Vida e Detox - Capítulo 2

A maioria das crianças de hoje são testados para o envenenamento por chumbo, mas a grande maioria dos testes são baseados em amostra de sangue, e apenas níveis muitos altos do metal são detectados neste tipo de exame. O chumbo permanece fixo nos tecidos cerebrais, não sendo detectados em um simples exame de sangue. Tem sentido não é mesmo?

O chumbo pode ser encontrado em lugares como por exemplo, imóveis antigos que foram pintados com tintas que continham niveis perigosos de chumbo em sua composição, ou seja, a maioria das casas pintadas até o final da década de 70.

Atenção especial devem ter os profissionais que trabalham com restaurações, ao retirarem as camadas de tintas de objetos e paredes, o metal pode atingir com facilidade o sistema respiratório juntamente com a fuligem que se desprende durante a realização destes trabalhos. Além dos equipamentos de segurança como máscara e roupas especiais, estes profissionais devem ter a cada final de turno cuidados redobrados com a higiene pessoal e descarte ou perfeita limpeza de equipamentos e roupas usados durante a jornada, pois as partículas ficam presas nos equipamentos e ao serem manipuladas sem cuidados vão passar do material para a pele e/ou serão inaladas.

Quando você pensa em pintura você pode considerar apenas as tintas de interior e exterior de imóveis. Mas para infelicidade nossa, há inclusive fabricantes de brinquedos que usam tinta com chumbo ainda hoje, apesar das proibições, portanto tomem muito cuidado com os brinquedos importados e mais baratos vindos de países asiáticos. Devemos sim diminuir o consumismo de nossos filhos, e devemos principalmente especial atenção com os brinquedos mais baratos ofertados aos pequenos. Uma linha de produção de brinquedos baratos utiliza sem dúvida alguma matéria prima mais barata e que oferece maiores riscos.

Abastecimento de água

Alguns encanamentos de casas antigas podem estar contaminando a água por terem determinados locais que receberam solda contendo chumbo. E nestas soldas antigas ocorre o desprendimento de partículas de chumbo conforme o tempo, a turbulência e a água as deterioram.

Outras fontes

Milhões de toneladas de chumbo são produzidas a cada ano por indústrias e comércios, e o chumbo pode ser encontrado nos resíduos das indústrias de vidros, cerâmicas, vitrais, cristais, velas.

Page 6: Vida e Detox - Capítulo 2

AlumínioO alumínio é um metal tóxico que não tem nenhuma função para o corpo humano, é abundante no planeta e altamente tóxico.

A seguir está uma lista de alguns itens de uso diário que podem conter o alumínio ou são fabricados com o alumínio:

- Folha de alumínio

- Antiácidos

- Antitranspirantes

- Fermento em pó

- Farinha branca refinada

- Panelas e utensílios domésticos

- Creme dental

- Água potável vindas do abastecimentos de água municipal

Entre os efeitos tóxicos mais graves do alumínio incluem os danos neurológicos, e é praticamente impossível fugirmos da contaminação por este metal. Mas existem diversas alternativas ao uso dos produtos que o contém.

O aumento de casos do Mal de Alzheimer é atribuído em partes pelo acúmulo deste metal em tecidos cerebrais, outros sintomas que são associados a ele são raquitismo, problemas intestinais, anemia, dores de cabeça, falta de clareza mental, desequilíbrio emocional.

ArsênicoÉ um elemento altamente tóxico e encontrado em diversos locais do planeta em diferentes concentrações. Quanto mais uma pessoa ficar exposta à este metal, maiores são os riscos de efeitos letais em seu organismo, tais como, sérios problemas intestinais, anemia, lesões de pele, danos ao fígado e rins. Levando muitas vezes à morte por comprometer órgãos vitais como fígado, intestinos , rins. E a ele são atribuídas causas da formação de tumores nestes mesmos órgãos.

Produtos como conservantes de madeira, tintas, corantes, metais, drogas ilícitas, semi-condutores, sabões, fertilizantes, subprodutos de mineradoras e alimentos animais contém uma certa dose de arsênico. Todo cuidado ao manipular estes compostos deve ser tomado.

Page 7: Vida e Detox - Capítulo 2

AntimônioO metal Antimônio é obtido do minério sulfeto de Antimônio, veja como pode ser aplicado esse mineral:Na medicina: A dose ideal de antimônio no organismo é de 0,5 mg diárias, inclusive a ingestão em altas doses pode ser fatal. O antimônio já foi aplicado na medicina para estimular o vômito em pacientes, mas seu uso foi proibido justamente por provocar a morte. Realmente é melhor vomitar do que a medicamento causar a morte.

Ligas metálicas: o Antimônio é responsável por endurecer o chumbo e expandi-lo após ser resfriado, esta propriedade o torna muito útil, a liga de chumbo e Antimônio que permite dar um melhor acabamento aos objetos. A aplicação da liga é em finas peças moldadas, como por exemplo, em ligas para sinos.

Na forma de Óxido: o Óxido de Antimônio é usado no interior de colchões para evitar incêndios, ou seja, estes óxidos evitam que os objetos se incendeiem.

Sais de antimônio: esta forma é bem conhecida entre as mulheres, é usada para destacar os olhos em maquiagem, isto mesmo! Os sais de antimônio são usados na fabricação de maquiagens como sombras, por exemplo. É também uma potente toxina que pode entrar em sua corrente sanguínea, prejudicando o funcionamento de órgãos e sistemas de seu corpo.

Arsénio (roxarsone) e aviculturaNos últimos anos, a utilização de arsénio em aves tornou-se uma preocupação crescente. Os centros de debate sobre uma substância à base de arsênio chamado roxarsone , que é adicionado à ração dos animais para conter a proliferação dos parasitas intestinais, é alarmante e preocupante por provocar diversos problemas de sáude nos seres humanos, atribuídos a este semi-metal que é ingerido juntamente com a carne dessas aves.

Mesmo que o roxarsone eventualmente não seja absorvido em sua totalidade pelos frangos, os seus dejetos vão conter este semi-metal, e contaminar lavouras que utilizam estes dejetos como fertilizantes, contaminando alimentos e as águas do planeta.

Este metal causa anorexia, dores crônicas, diminuição da pressão arterial, fadiga, alterações nas células sanguíneas, angina, confusão mental.

Page 8: Vida e Detox - Capítulo 2

O antimônio ou roxarsone é encontrado em roupas, roupas de cama e tapetes, soldas, armas de fogo de pequeno porte, baterias de chumbo, tintas, esmaltes e vidro.

EstanhoO estanho é um metal comum que geralmente é combinado com outros materiais para formar compostos diversos. Pode ser encontrado em latas que acondicionam alimentos e bebidas, na composição dos cremes dentais, sabão e perfumes. Outros produtos que contém estanho: raticidas, fungicidas, herbicidas e venenos para controle de ácaros e carrapatos, e conservantes de madeira.

Os sintomas de toxicidade são edema cerebral, hipoglicemia, distúrbios visuais, queda das funções imunológicas, dores de cabeça.

CádmioO cádmio faz parte de diversos produtos como baterias, pigmentos, revestimentos eletrolíticos, estabilizadores para plásticos, instrumentos fotovoltaicos dentre outros tantos. Quando há o contato deste metal com o solo, água ou ar devido a falta de cuidados com o descarte das indústrias ou por descartes individuais desses materiais danificados ocorre a contaminação de águas e solos e por isso o metal pode estar presente em peixes, em sementes e vegetais cultivados em solo irrigados com água contaminada, inclusive pode estar presente na carne dos animais que ingeriram esses vegetais ou a água.

Este metal pode causar danos hepáticos, danos renais, anemia, hipertensão e outros mau estar.

Toxicidade de micoorganismosQuando o assunto são as toxinas, não posso deixar de mencionar os efeitos negativos das toxinas liberadas por microorganismo patogênicos nos tecidos humanos.

O comprometimento de seu corpo está diretamente ligado às funções de seu sistema imunológico, pois se este está ocupado combatendo outras toxinas, logicamente seu

Page 9: Vida e Detox - Capítulo 2

corpo estará mais suscetível aos efeitos prejudiciais de bactérias, vírus, fungos e leveduras.

BactériasBactérias são organismos unicelulares microscópicos que vivem em nossa pele, em nossos intestinos e no meio ambiente.

Nossa flora intestinal é formada por milhares de milhares de bactérias que auxiliam no processo de digestão, sintetizam vitaminas e protegem as paredes intestinais. Caso seus intestinos estiverem povoados pelas bactérias nocivas, você terá o que chamamos de disbiose (desequilíbrio entre bactérias “mocinhas” e bactérias “bandidinhas”) e poderá ter os seguintes sintomas:

- Cólicas abdominais

- infecção do corpo

- Constipação

- Diarréia

- Fezes de odor fétido

- Cólon espástico

Você também pode experimentar sintomas neurológicos como fadiga, alterações no humor, agitação, e diminuição da atenção.

VírusOs vírus são seres vivos muito básicos que podem se reproduzir e interagir com células do seu corpo, eles utilizam o maquinário de suas células para sobreviverem em seu organismo. Variam desde o vírus que causa um resfriado comum até o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Os vírus reproduzem-se rapidamente, mas o seu sistema imunológico, se estiver saudável, combate com eficiência a maioria deles.

A melhor maneira de defender o corpo contra vírus e os problemas que eles causam, é manter o sistema imunológico forte e livre para atuar contra os invasores, e isso você conseguirá quando se livrar das toxinas que provavelmente estão agora ocupando seu sistema imunológico no combate às toxinas.

Leveduras

Page 10: Vida e Detox - Capítulo 2

As leveduras são fungos unicelulares, e eles estão sempre presentes em nosso ambiente.

As próprias células de levedura não são tóxicas, mas algumas das substâncias produzidas pelas leveduras podem causar doenças.

As toxinas produzidas pelas leveduras podem provocar as seguintes doenças:

- Problemas gastrointestinais: como excesso de gases, azia, cólon espástico, síndrome do intestino irritável, colite, prisão de ventre, diarréia, indigestão, cólicas, e inflamação gengival crônica

- Problemas neurológicos: insônia, sensação de embriaguez, hiperatividade, agitação e diminuição da atenção, fadiga, depressão, psicose, distúrbios de humor.

- Problemas respiratórios: amigdalite, bronquite, resfriados e dores de garganta, asma, alergias, infecções recorrentes, sinusite.

Se a sua dieta inclui uma grande quantidade de açúcar, você provavelmente está nutrindo as células de levedura de seu organismo, e o consumo de açúcar faz com que as leveduras se reproduzam ainda mais.

Mais um motivo para você diminuir o consumo de açúcar, mate as leveduras de fome!

Problemas relacionados com leveduras ocorrem comumente depois de terapias com antibióticos, pois as bactérias boas de seus intestinos são aniquiladas pelo medicamento, deixando o terreno propício para o crescimento exagerado e descontrolado das leveduras, parasitas e bactérias nocivas.

ParasitasParasitas são criaturas que vivem sobre ou dentro de nossos corpos, se aproveitando dos nutrientes que ingerimos.

Muitos parasitas preferem viver em nossos intestinos por ser o local rico em nutrientes.

Devemos resgatar os costumes de nossos avós, que utilizavam meios naturais para efetuar a retiradas dos parasitas intestinais de seis em seis meses ou ao menos, uma vez ao ano. E eu falo da ingestão de sementes de abóbora, chá de hortelã, chá de folhas de oliveira ou a tintura mãe das folhas de oliveira, esses são poucos exemplos e existem outros tantos meios naturais que podem fazer parte de seus hábitos diários para evitar e eliminar parasitas de seu corpo antes que causem os sintomas desagradáveis.

Muitos dos medicamentos industrializados que são utilizados para a eliminação dos parasitas devem ser prescritas por médicos conscientes da real necessidade dos seus pacientes, acredite, existem pacientes que “exigem” um determinado medicamento

Page 11: Vida e Detox - Capítulo 2

por ter ouvido da sobrinha da vizinha de uma senhora da vila tal, que faz bem, e por isso o paciente quer aquele medicamento. Cada situação deve ser avaliada.

Toxinas em medicamentosAlgumas toxinas são provenientes de fontes que a maioria das pessoas considera benignas, como os medicamentos utilizados em larga escala pela medicina ocidental. Não estou criticando o uso racional e supervisionado desses medicamentos, mas critico sim o uso indiscriminado de medicamentos sem a devida supervisão de um médico, pelas pessoas hipocondríacas que acreditam estar em pílulas, gotas e drágeas a solução de seus problemas físicos e psicológicos

Os efeitos negativos dos medicamentos é conhecido pelos médicos, e somente eles podem determinar qual ou quais tratamentos medicamentosos podem surtir mais efeitos positivos do que efeitos negativos, não consuma medicamentos por conta própria.

VacinasQuero deixar claro que não recomendo que as pessoas deixem de tomar vacinas, as vacinas são importantes meios de prevenir diversas doenças.

Mas acho que as informações sobre os efeitos adversos dessas vacinas devem estar às mãos de todas as pessoas, e as notificações sobre as reações das vacinas devem ser feitas por meios mais acessíveis à população. Meu filho teve uma reação à uma vacina, a agente de saúde da região foi avisada e a notificação não foi feita à Secretaria Municipal de Saúde. Dias depois fui chamada ao Conselho Tutelar para explicar o motivo de eu me recusar à levar o menino para receber a segunda dose da vacina. Então descobri que a notificação sobre o nódulo que apareceu no pescoço do meu filho não foi realizada. Claro que as estatísticas não estão de acordo com a realidade, seja para não apavorar a população e evitar que a recusa da vacinação, ou seja simplesmente uma forma de imposição absoluta. Seja como for, este sistema deve ser melhorado.

Nosso sistema de saúde não está preparado para situações como esta? Ou nem mesmo eles sabem a realidade dos efeitos secundários e prejudiciais de algumas vacinas (principalmente as novas vacinas, que não tiveram tempo hábil para serem estudadas e são viabilizadas em tempo recorde após um surto mundial)?

Fica a dúvida, e como mãe, questiono e pesquiso tudo sobre uma determinada vacina antes de submeter meu filho a ela.

Algumas das vacinas que causaram mais efeitos negativos e geraram muita polêmica:

Page 12: Vida e Detox - Capítulo 2

- Vacinas contra a gripe: essas vacinas contém uma substância chamada Timerosal (contém mercúrio) e os efeitos tóxicos desta vacina estão sendo investigados ainda.

- Difteria, tétano e coqueluche (DTP) : estas vacinas contém alumínio e formaldeído. Algumas pessoas argumentam que os valores dessas toxinas na vacina são mínimos e não causam quaisquer problemas; outros afirmam que as substâncias são perigosas não importando a quantidade das mesmas.

- As vacinas contra pólio: as vacinas contra a poliomielite de hoje são processadas a partir das células de rins de macaco.

Muitos pesquisadores afirmam que a doença está totalmente sob controle, mas alguns cientistas acreditam que ainda precisamos nos preocupar com ela.

- Vacinas contra a Hepatite B: a maior parte da controvérsia em torno de vacinas para hepatite B está centrado na utilização da vacina em crianças, que por um lado sofrem mais com os efeitos adversos das vacinas, e por outro lado são mais suceptíveis a contrair a doença caso não estejam vacinadas.

Algumas questões relacionadas à vacinas ainda causam diversas reações após serem levantadas as supostas faltas de segurança das mesmas, o que ainda nos causa espanto é que existam ainda hoje poucos estudos sérios divulgados sobre os fatos reais. E quando alguma polêmica surge, as indústrias farmacêuticas simplesmente se calam, aguardando quem sabe a poeira assentar e o assunto ser jogado em descrédito como ocorreu nos casos de paralisias em meninas que foram recentemente vacinadas contra o Vírus HPV.

Conflitos de interesses? Não nos é dado o direito de questionar ou denunciar os efeitos dessas vacinas? Novamente entramos na questão do domínio das Indústrias Farmacêuticas.

QuimioterapiaA quimioterapia consiste na aplicação de diversas drogas com a finalidade de impedir o crescimento ou aniquilar células tumorais.

São toxinas poderosas, embora apresentem eficiência na inibição do crescimento de células malignas, essas toxinas comprometem o organismo todo por ter efeitos sistêmicos, e por este motivo, apresentam efeitos secundários dolorosos, desconfortávies, desagradáveis como a perda de cabelo e comprometimento grave do sistema imunológico do paciente, enfraquecimento dos ossos, dores abdominais, ânsias e vômitos constantes.

A quimioterapia é um processo de tratamento muito difícil para o corpo humano, sendo a mudança da dieta alimentar um benefício para os pacientes. Novos hábitos para enfrentar este difícil processo necessário.

Page 13: Vida e Detox - Capítulo 2

Terapias alternativas e terapias complementares também podem amenizar os efeitos da quimioterapia.

RadiaçãoComo a quimioterapia, o uso de radiação na medicina moderna está focada em tratamento de pacientes com câncer. E como acontece com a quimioterapia, a radiação pode ser um mal necessário se você luta contra um tumor.

O tratamento de radiação envolve apontar um feixe de radiações ionizantes em uma massa das células cancerosas, a fim de matar o tecido alvo, o tumor.

A radioterapia teve progressos incríveis nos últimos anos, mas ainda apresenta efeitos tóxicos sobre os tecidos saudáveis que rodeiam o tumor.

A Terapia Hiperbárica pode ajudar a amenizar os efeitos da radioterapia nos tecidos saudáveis que eventualmente tenham sido atingidos pelos feixes da radioterapia.

Como podemos perceber muitos produtos industrializados deixam para trás uma série de subprodutos que contaminam o ambiente e consequentemente os organismos humanos. Muitos desses subprodutos não foram analisados quando iniciou o Revolução Industrial e também a medicina não estava AINDA preparada para analisar essas consequências na saúde da humanidade.

Hoje temos conhecimentos sobre os riscos de estarmos expostos cada dia mais às toxinas, e devemos encarar com seriedade as pesquisas independentes que são realizadas, principalmente pesquisas realizadas em outros países. O agronegócio, as indústrias com toda certeza evoluiram muito nos últimos anos. Mas a preocupação com a saúde física e mental evoluiu na mesma proporção? Se é quase impossível escapar de entrarmos em contato com as toxinas ofertadas hoje em dia, devemos procurar meios de retirar elas da melhor maneira possível dos nossos organismos.

Nos vemos no próximo e-mail que enviarei em breve com o capítulo 3 do livro

“Vida e Detox”

Agora quero pedir para que você me diga o que achou do começo desta minha obra. Você pode dar sua opinião pelo e-mail [email protected].

Page 14: Vida e Detox - Capítulo 2

Pode também participar e opinar sobre o livro no Grupo fechado do Facebook “Desintoxicação Orgânica Natural”. Se você ainda não faz parte do grupo é só enviar a solicitação e eu aceitarei. No grupo fechado eu posto artigos e vídeos meus relacionados ao tema do livro.

Ou ainda você pode opinar em minha página pessoal do facebook e na fanpage “Desintoxicação de A a Z”, nesta fanpage eu posto artigos de terceiros e vídeos relacionados ao tema.

Inscreva-se também no meu Canal do youtube, onde já tenho alguns vídeos relacionados ao processo de digestão e desintoxicação, se você tiver interesse em algum tema para novos vídeos, me envie um e-mail

Obrigado.

Ednilce Furlanetto