vida cristã 4ºedição

36
Foto: Júnior Alves

Upload: revista-vida-crista

Post on 07-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A Revista que coopera para o fortalecimento da classe Cristã em Formosa e Região. Faça parte!

TRANSCRIPT

Page 1: Vida cristã 4ºedição

Foto

: Jún

ior A

lves

Page 2: Vida cristã 4ºedição
Page 3: Vida cristã 4ºedição
Page 4: Vida cristã 4ºedição
Page 5: Vida cristã 4ºedição
Page 6: Vida cristã 4ºedição

Todos os direitos reservados

DIRETOR RESPONSÁVEL: Júnior Alves.DIRETORA EXECUTIVA: Dayane Alves Carvalho.DESIGNER GRÁFICO: Deilton Assunção.FOTOS: Júnior Alves e Dayane Alca.

TODA GLÓRIA, HONRA E LOUVOR SEJAM DADAS A DEUS QUE NOS

POSSIBILITOU REALIZAR ESSE TRABALHO.

Ano 1 EDIÇÃO Número 04CNPJ: 15.610.802/0001-90

MSV - é o Ministério Santuário da Vitória fazendo parte do desenvolvimento de For-mosa. Faça você também a sua parte e colabore com a revista Vida Cristã. Anuncian-do nela você tem os melhores preços, maior abrangência e o retorno garantido: be-nefícios e vantagens para a sua empresa e/ou empreendimentos. Além de anunciar você colabora com o Projeto CSD - implantação de programas de prevenção contra as drogas, desemprego, pobreza, violência e etc..

CONTATO: (61) 9614-4246 - [email protected] / (61) 9634-8430 - [email protected]

A Revista que coopera para o fortalecimento da classe Cristã em Formosa e Região. Faça parte!

ANUNCIE9634-8430

Revista Vida Cristã Av. Formosa, nº 123, Formosinha

Page 7: Vida cristã 4ºedição
Page 8: Vida cristã 4ºedição

A indústria da moda evangélica está cada vez mais atenta às tendências de moda, e preocu-pada em adaptá-las às diretrizes

da doutrina. As regras variam de acor-do com a congregação, mas em linhas gerais aconselha-se saias na altura do joelho ou abaixo, blusas com mangas, cuidados com transparências, estam-pas e decotes. As vertentes evangélicas de religião sugerem cautela na escolha das roupas, mas isso não limita as fiéis ao velho estereótipo da saia jeans longa e camiseta larga. É possível até se inspirar no estilo das celebridades na hora de montar ao look. Veja nossas sugestões para diferentes ocasiões do dia-a-dia, como look para o trabalho, eventos diurnos e festas à noite. Pode seguir sem medo de parecer uma ‘pirigospel´.

Pirigospel, como assim?

A comunidade evangélica começa a ficar atenta a um problema bastante inusitado: a entrada do “es-tilo piriguete” na cena gospel. Muitos meios de comunicação religiosos já alertam para as adeptas do estilo, ape-lidado de forma bem humorada como “pirigospel”: vestidos no joelho e sem decote (como mandam os preceitos da religião), mas em modelagens justís-simas e tecidos reveladores, que aca-

bam mostrando muito mais do que o aconselhado pela maioria das vertentes evangélicas. A moda pirigospel conta com peças segunda-pele, decotes ousados e ‘blusinhas puxa-puxa’: uma mão le-

vantada pra louvar e a outra puxando a blusa para evitar que a barriga apare-ça. Para não fazer parte dessa turma, confira nossas dicas de modelos apropriados, mas não menos estilosos:

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO VIRAR UMA ‘PIRIGOSPEL’

| Moda Evangélica

Algumas religiões evangélicas podem ser rígidas no que diz respeito às roupas, mas adaptando tendências aos preceitos religiosos é possível se vestir de maneira apropriada

com muito estilo. Veja as regras e sugestões de looks para diferentes ocasiões.Fonte: M de Mulher

[ 08 ] Vida cristã

Page 9: Vida cristã 4ºedição

Acordou sem inspiração e já está na hora de pegar no baten-te? Escolha um vestido comportado e jogue um belo casaco por cima - é tudo o que você precisa para passar uma ima-gem madura e profissional.

Aproveite que você deve usar saias para apostar num toque especial: pode ser uma barra assimétrica, uma estampa in-teressante ou um efeito metalizado que traga estilo à saia de todo dia. Tem um jantar especial depois do expediente? Troque as sapatilhas por um bom par de saltos e pronto!

As tendências estão mesmo a favor da moda evangélica: o comprimento mídi, no meio das canelas, está super em alta e deixa qualquer mulher muito elegante. Use com sapatos que deixem o peito do pé à mostra, como escarpins, para não achatar a silhueta.

Modelagem sequinha não é sinônimo de vestido justo. Bom senso e moderação podem resultar em looks elegantes e dis-cretos como os acima.

[ 09 ] Vida cristã

Para eventos à luz do sol - festas de aniversário, almoços em família ou passeios - aposte na feminina e clássica saia godê. Aquelas que amam o estilo retrô podem evidenciá-lo, usan-do saias com forro que deixem aparentes rendas e tules.

A cintura marcada evidencia feminilidade na medida, enquanto os tecidos fluidos dão charme ao look.

Foto

s: G

etty

imag

ens

Page 10: Vida cristã 4ºedição

A atriz Carey Mulligan é um exemplo de que estilo e recato não são valores opostos. Constantemente sob os flashes na turnê de divulgação do filme “O Grande Gatsby”, as escolhas feitas pela britânica tanto no tapete vermelho quanto fora dele só ganham elogios da crítica. Vale ter como inspiração!

Efeitos especiais são bem vindos às produções de festa – e não precisam ser indiscretos. Mantenha o comprimento abaixo dos joelhos e os decotes sob controle, mas lance mão de brilhos, bordados, dobraduras e estampas sofisticadas para levantar a produção.

As saias volumosas trazem um ar de sonho ao cotidiano: mais tecido, pregas e drapeados podem ser aplicados a pro-duções despojadas, tanto em saias quanto em vestidos.

Ocasiões mais formais como festas de 15 anos, formaturas e casamentos, por exemplo, pedem um look mais elegante, e, para isso, os vestidos longos são sempre uma boa opção. Mais uma vez, a moda joga a seu favor: vestidos longos de mangas compridas e golas recatadas tem sido tendência já há algumas temporadas.

[ 10 ] Vida cristã

| Moda Evangélica

Colorir uma roupa discreta é inusitado e confere energia ex-tra ao look. Nesse caso, opte por peças lisas e deixe para usar estampas em outra ocasião.

O vestido de mangas longas fica atual quando tingido em um só tom. Escolha o seu na cartela de cores do momento, como o vermelho, burgundy, púrpura ou azul-klein.

Foto

s: G

etty

imag

ens

Page 11: Vida cristã 4ºedição
Page 12: Vida cristã 4ºedição

Prêmio Rotary De Reconhecimento Profissional 2014

[ 12 ] Vida cristã

A solenidade de entrega dos títulos realizou-se no dia 24 de novembro de 2014 às 20 horas no restaurante e chur-

rascaria La Palma. Na ocasião, Ednaldo Eli, presidente da entidade em Formo-sa agradeceu a parceria de todos e destacou que entre os muitos papel do Rotary, está o reconhecimento do empenho de cada um para o desen-volvimento da coletividade. Foram também proferidas palestras sobre “o que é Rotary” e “projetos execu-tados pelo Rotary Club de Formosa”.

DISTRITO 4530

Ricardo de Oliveira Vertinho de Oliveira, presidente Ednaldo Soares, empresário Túlio Vaz e Ataídes, Governador eleito 2016/2017

Leonardo de Sousa Governador assistente Vertinho de Oliveira e empresário Anísio Júnior

Evandro Gontijo

Jander Oliveira Walder dos Anjos Jorge Henrique Dionísio Luis

O Rotary Club de Formosa Centro, entidade com serviços filantrópicos e a Casa da Amizade teve a honra de homenagear com o título Prêmio Rotary De Reconhecimento Profissional 2014, 39 empresários e profissionais de Formosa que se destacaram e contribuíram para o bem da cidade

por meio de suas ações em suas áreas de trabalho.

Page 13: Vida cristã 4ºedição

[ 13 ] Vida cristã

Nelson Luis Uberdan de Almeida Osvaldo de Paula Letícia Kaihara intercambiadora e o Tesoureiro Zilmárcio Brandão

José Natal e o Ex-Governador do Distrito em 2003, Francisco Shilabitz.

Emídio Mendes Fabrício Paiva Geisiane de Souza

Sandro Nohama Gilson da Silva Renato Menezes Wesley de Oliveira

Yara de Souza Ex-Governador do Distrito em 2003, Francisco Shilabitz. Luciano Nascente

Fabio Zanchett Frederico Toledo Cleurival Teixeira RM Carimbos Diogo Luiz

Presidente DQA Marcos Henrique

Anderson Lima Fernando Correia Lillan Morais Patrícia Moreira

Page 14: Vida cristã 4ºedição

‘‘O lugar do seu milagre, o lugar do seu crescimento!’’

Ao concluirmos nosso primeiro ano a frente da Igreja Sara Nos-sa Terra - Formosa II, eu Ari Al-ves e minha esposa Lilian Alves,

gostaríamos de agradecer a Deus por nos conceder graça para conduzir esta obra. Iniciamos 2014 com fé que Deus já havia preparado a terra e lança-do as sementes, portanto, logo iríamos colher. Hoje enxergamos como é gran-de a fidelidade de Deus para conosco. Neste período, em cada cam-panha que nos foi desafiada, em cada testemunho, em cada milagre, expe-rimentamos o poder sobrenatural da Fé. Presenciamos a restauração de fa-mílias, a libertação de jovens, a cura de enfermos e por fim, o batismo. Nesta rica oportunidade, agradecemos aos Bispos Robson e Lú-cia Rodovalho, aos Bispos Lucas Cunha e Priscila Rodovalho e aos Bispos Ricar-do e Luciene Quintana pela cobertura

espiritual, pela direção e pelo amor in-condicional. Agradecemos aos membros de nossa igreja, pessoas pelas quais somos apaixonados. Pela missão evan-gélica que nos foi confiada. Missão de promover o Reino de Deus; levar o Pla-no da Salvação a cada criatura; forjar o caráter de Cristo em cada indivíduo e formar líderes de excelência. Aos lí-deres da Sara Nossa Terra – Formosa II que, pregando o evangelho de Jesus Cristo, juntamente conosco, tem busca-do cumprir o IDE. Obrigado pelo esfor-ço. Graças a vocês, concluímos o ano de 2014 com a certeza do dever cumprido. Sabemos que desafios virão, entretan-to, pela fé, poderemos comemorar as maravilhas que o Senhor realizará. No Culto da Virada fechamos 2014 e abrimos 2015 – o Ano Profético da Restituição, baseado na passagem Bíblica de Joel 2:25. “E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a lo-

custa, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.” Ao lado da família Sara Nossa Terra – Formosa II agradecemos a Deus, comemoramos as conquistas do ano que passou e saudamos o ano que se iniciou. Foi uma festa maravilhosa! Hoje, desejamos a todos um ano repleto de amor, graça e paz de Deus e que Deus possa ser presença constante em nossas vidas. De acordo com o que o Bispo Robson Rodovalho diz, “podemos afir-mar: aquilo que nos pertence e está em mãos erradas, nos será devolvido. Você pode usar de sua autoridade e buscar de volta o que lhe pertencia, quer se-jam posses, pessoas ou relacionamen-tos. Tudo isso lhe pertence e tem de voltar”. Portanto, em 2015, nós iremos alcançar muitos outros milagres e cres-ceremos ainda mais, em o nome de Je-sus!

FAÇO-NOS UMA VISITACULTOS: Terça 20H - Sábado 19H - Domingo 19H

Av. Posto Agropecuário, 901, Setor Primavera - Formosa-GO (Avenida do Estádio Diogão)

Pr. Ari Alves: (61) 9977-0856 Sara Formosa II [email protected]

Page 15: Vida cristã 4ºedição

FORMOSA II

Pastores Ari Alves e Lilian Alves

Page 16: Vida cristã 4ºedição
Page 17: Vida cristã 4ºedição

Jurandir Oliveira é empossado presidente da Câmara Municipal de Formosa

VEREADOR EVANGÉLICO TORNA-SE PRESIDENTE

[ 17 ] Vida cristã

| Política

Por | Júnior Alves

O evangélico Jurandir Oliveira, do Partido Republicano, eleito com 864 votos em 2012, é o atual presidente da Câmara Munici-

pal de Vereadores de Formosa. Jurandir é graduado em Ma-temática pela Universidade Estadual de Goiás-UEG e casado há 22 anos com a professora Eléucia Reis, com quem teve três filhos: Hyago (22), Humberto (21) e Hudson (15). Bancário no BRB - Ban-co de Brasília, agência Formosa, onde ingressou por concurso público, desde 1993, passou por agências do plano pi-loto, Sobradinho, Planaltina e fez a im-plantação da Agência BRB em Formosa a qual foi inaugurada em 2006, atuando sempre na função gerencial. Jurandir Oliveira é membro atuante da Igreja As-sembleia de Deus-Madureira, congre-ga na Cadef, onde desempenha várias funções ministeriais, atuando também como maestro e professor de música da Banda Acordes Celestes. Jurandir, que pleiteou a ca-deira presidencial contra o vereador do Partido Progressista, Miguel Rubens – Macarrão foi eleito pela maioria dos votos em dezembro de 2014. Como vereador, em seu primeiro mandato, Jurandir, 42 anos, foi empossado como novo presidente da Câmara Municipal de Formosa, na manhã do dia 02 de janeiro, para exercício no ano de 2015. Em cerimônia cercada de autoridades eclesiásticas, políticas, militares e civis. Jurandir trocou de cadeira com Jesulin-do Castro, tornando assim, neste gesto, o novo presidente da Câmara Municipal de Formosa. Logo no início da sessão sole-ne, sob o forte desejo de ser agraciada, a Casa de Leis do Município convocou o pastor presidente da igreja evangélica

Assembleia de Deus – Madureira, Mar-cos Henrique, o qual preza pelo desen-volvimento do município e apoia o ve-reador Jurandir. Na ocasião espiritual, o pastor Marcos cumprimentou a todos e com uma breve mensagem de espe-rança para 2015, recitou o salmo 103 e orou abençoando em nome de Jesus Cristo a Câmara e a Prefeitura Munici-pal, o novo presidente e, em especial, o povo formosense. No dia de sua posse, visivel-mente contente com a vitória, Jurandir Oliveira agradeceu a Deus pela infinita misericórdia e graça concedidas, be-

nefícios com os quais, segundo o par-lamentar, tem vencido na vida. Agrade-ceu ao Senhor pelos pares vereadores que, neles, ainda segundo Jurandir, Deus o abençoou para vencer os impe-dimentos e alcançar as vitórias no meio político e social. Visivelmente emocionado, Jurandir voltou os olhos para a sua família, ali presente, e os agradeceu publicamente. “Vocês são à base de minha vida e sustentação para o meu crescimento. Eu agradeço a você queri-da esposa, por esses 22 anos de compa-nheirismo e a vocês meus filhos Hyago,

Jurandir Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Formosa.

Page 18: Vida cristã 4ºedição

[ 18 ] Vida cristã

| Política

Em seguida, se vi-rou para o deputa-do estadual Ernesto Roller e Iso Morei-ra, representado pelo ex-deputado Mario Filho, agra-deceu pela presen-ça e informou que “Formosa se sente honrada em tê-los

como representantes na Assembléia Legislativa. Esperamos que possam honrar a confiança dos moradores de Formosa, confiança traduzida em vo-tos recebidos na última eleição. Honrar retribuindo com a intermediação de recursos e a representatividade que merecemos ter em nossa capital esta-dual. Esperamos também, manter uma parceria em sintonia com o nosso mu-nicípio” finalizou o presidente que em seguida entregou aos deputados esta-duais o primeiro ofício requerendo me-lhorias para a cidade. O presidente Jurandir Oli-veira que se diz militante, dentre ou-tras, das causas sociais e religiosas é um parlamentar íntegro e sincero. De acordo com o ex-presidente da Câmara Municipal, o vereador Jurandir ganhou o respeito e admiração da Casa de Lei Municipal e de muitos formosenses. Disse também quanto à Formosa, ten-do Jurandir como presidente legislativo, irá melhorar. De acordo com a eleitora Iany Macêdo, “Jurandir é um profis-sional com muito comprometimento em tudo que faz. Destaca-se na sua ex-celente oratória e faz tudo com muita responsabilidade e generosidade. Um político exemplar”. Antonio Pimentel, ex-verea-dor, quando em sua oportunidade, fez uso da tribuna e discursou afirman-do: Quando o justo governa o povo se alegra. Antonio Pimentel disse com a propriedade de um homem temente a Jesus Cristo, que toda autoridade é constituída por Deus, para servir ao povo. “Vocês senhores vereadores es-tão nessas cadeiras de parlamentares por que, dentre algumas centenas de pessoas, Deus os escolheu para repre-sentar e servir ao povo. Às vezes per-cebemos, no país inteiro, pessoas que imaginam o contrário: o povo é quem

Humberto e Hud-son, pela compre-ensão em relevar as minhas falhas e ausências, as quais são sempre por uma boa causa.” O vere-ador, além disso, agradeceu a seus ir-mãos presentes – e aos ausentes – Noel, Marcos, Auzenir, Julieta, os quais, ali sentados no meio do plenário, orgulhosos por mais uma conquista da família, receberam o ca-rinho e demonstração pública de amor do irmão presidente. O mesmo parlamentar agra-deceu aos seus parentes, pelo carinho e atenção em sua trajetória existencial. Ilustres parentes, diga-se de passagem. Tais como a vozinha Julieta, de 94 anos, a qual demonstrou o seu amor e fez questão de prestigiar o neto na soleni-dade. Sensibilizado, o presidente cheio de alegria disse: “Eu sou feliz por per-tencer a essa família!”. O presidente também agra-deceu aos colegas de trabalho, os quais ele considera parte de sua família, a ‘fa-mília BRB’. “Nesse ano completarei 23 anos de BRB. Tudo que tenho e sou é fruto desta minha carreira profissional. Eu sou agradecido a Deus por conviver com pessoas de tão alto nível que são vocês meus colegas. O BRB é um ban-co extraordinário que tem contribuído com o desenvolvimento de Formosa de várias formas” disse o parlamentar aos amigos que se fizeram presentes para apoiar o companheiro. Ainda com a palavra, o presi-dente Jurandir agradeceu à ‘família As-sembleia de Deus’ que também estava presente em grande número de fiéis. De acordo com Jurandir, desde o seu nascimento, a igreja cuidou, orientou, aconselhou e o direcionou no caminho que se deve andar. “Obrigado Assem-bleia de Deus-Madureira por você fazer parte da minha vida. Com você eu cres-ci, desenvolvi, formei amizades e me tornei o homem que sou”. O vereador também se vi-rou para os parlamentares da Mesa e agradeceu um por um. Citando nomes e funções, agradeceu por tudo que os tais representam para ele. Agradeceu

também ao prefeito Itamar Barreto, ao deputado estadual Ernesto Roller, ao ex-deputado Mario Filho que se fizeram presentes na cerimônia. Para finalizar o seu discurso de posse, o vereador presidente elogiou o prefeito Itamar Barreto que, segundo ele, tem se desdobrado para melhor conduzir o destino de Formosa. “O pre-feito Itamar Barreto não mede esforços e nem se intimida diante das dificulda-des. Pelo contrário, sempre otimista e centrado, busca alternativas para me-lhor solucionar os tantos problemas da sociedade formosense”. O vereador também afirmou o seu apoio ao prefei-to dizendo a ele que pode contar com a Casa de Lei, com a Mesa Diretora e, em especial, com o seu apoio. “Queremos manter uma parceria com o executivo, não no sentido de subserviência, mas no sentido de somar esforços com o senhor e secretários, para realizarmos trabalhos propositivos e positivos para a nossa cidade”.

Iany Macêdo

Jurandir é um profissional com muito

comprometimento em tudo que faz.

Destaca-se na sua excelente oratória e faz tudo com muita responsabilidade e generosidade. Um político exemplar”.

Page 19: Vida cristã 4ºedição

Prefeito Itamar Barreto.

Foto

: Jún

ior A

lves

Deputado Estadual Ernesto Roller.

Foto

: Ent

orno

Urg

ente

Hudson Reis, Hyago Moraes, Jurandir Oliveira, Eléucia Reis, Humberto Reis e Kyonara Carvalho.

Foto

: Jún

ior A

lves

[ 19 ] Vida cristã

tem que servir aos poderes constituí-dos. Mas não, nós temos que reiterar e afirmar, com todas as letras, que Deus tem escolhido vossas excelências para, em integridade e humildade, servir a população formosense”, disse o ex-ve-reador que desejou toda sorte de bên-çãos sobre as autoridades na pessoa de Jurandir. Já o prefeito Itamar Barreto, disse que é mais uma Mesa Diretora que de fato, foi eleita democraticamen-te. Que assume sem nenhuma interfe-rência do Poder Executivo. “Eu não sou Coronel, eu sou um democrata, e como tal, eu reconheço e respeito à indepen-dência do Poder Legislativo. Tenho cer-teza de que o vereador Jurandir, o qual é líder na igreja, na família, no BRB e agora, líder na Câmara, fará um exce-lente trabalho. Quero desejar a você presidente e à Mesa Diretora, tranquili-dade, paz e alegria para a realização dos trabalhos” finalizou o prefeito que tam-bém elogiou os trabalhos feitos pelo ex-presidente Castro com a antiga Mesa Diretora e falou sobre seus desafios de gestor municipal. O presidente parlamentar fi-nalizou a sessão prometendo fiscalizar o executivo e requerer o maior número de benefícios da Câmara de Deputados e do Governo de Goiás. Agradeceu a todos que votaram nele, tanto para ve-reador quanto para presidente e ressal-tou que fará muito pelas comunidades que visitou nos últimos anos e que gos-taria de vê-las crescer. Nos bastidores do almo-ço em ação de graças oferecido pela família Jurandir de Oliveira, falamos com o bacharel, Humberto Reis, filho de Jurandir, sobre a conquista do seu pai, de acordo com ele, Jurandir tem

várias qualidades que poderão contri-buir com o desenvolvimento do muní-cipio. “Meu pai é um homem reto, de fé e foco. É companheiro e paciente, no entanto, incisivo. Um homem exemplar, em quem me espelho. Portanto, creio que, como chegou à presidência de um órgão tão importante na cidade, conse-guirá ajudar a estabelecer a vontade de Deus em Formosa”, finalizou o jovem. Além do presidente Juran-dir, também irá compor a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de

Formosa o vice-presidente, Jeremias de Castro (PC do B); o primeiro secretá-rio, Nélio Marques – (PSD); o segundo secretário, Gustavo Marques (PROS); e o terceiro secretário Jesulindo Castro (PSD). A nova formação substitui os vereadores Jesulindo Castro, presiden-te em 2014; o vice-presidente, Dijair - Miquita; o primeiro secretário, Jurandir Oliveira, o segundo secretário Nélio Marques; e o terceiro secretário, José Aparecido de Sousa Leite - Zequinha Leiloeiro (SD).

A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Formosa: o segundo secretário, Gustavo Marques (PROS); o primeiro secretário, Nélio Marques (PSD); o presidente, Jurandir Oliveira (PR); o vice-presidente, Jeremias de Castro (PC do B); e o terceiro secretário Jesulindo Castro (PSD).

Foto

: Jún

ior A

lves

Page 20: Vida cristã 4ºedição

Foto

: Jún

ior A

lves

Page 21: Vida cristã 4ºedição

Sonia Henrique

Marcos Henriquee ao pastor

pastora doutora

Fiéis fazem homenagem à

Há 50 anos nascia Sonia Loureiro Vieira Henrique, uma das pri-meiras mulheres a ser ordenada pastora na Assembleia de Deus

Madureira. Natural de São Paulo (SP), professora e advogada, depois de se qualificar em Teologia, no Instituto Bí-blico Ebenezer, e Capelania, na Faculda-de Batista, servindo incondicionalmen-te na obra do Senhor, Sonia Henrique se transformou em uma porta voz de Deus. Levando consigo a palavra de Sal-vação a lugares remotos, ela se tornou referência de “Mulher Cristã”. Atual-mente, há quase três anos em Formosa, cumpri com muita elegância e ousadia a obra da fé. Em sua caminhada com Cris-to, ao lado do seu esposo, o presiden-te do Campo das Assembleias de Deus em Formosa, pastor Marcos Henrique, a pastora Sonia já pregou em várias cidades do país, e também em muitos países fora do Brasil, deixando suas marcas, principalmente em Presidente Prudente, Jundiaí e Sorocaba – SP. Linha de frente da igreja As-sembleia de Deus, hoje, Sonia tem con-solidado e desenvolvido, juntamente

com o seu digníssimo esposo, pastor Marcos, importantes trabalhos evange-lísticos e vários projetos sociais. Como por exemplo, a mais recente Casa de Recuperação de Pessoas com Depen-dência Química da região. Comemorando 31 anos de casamento com o visionário pastor Marcos Henrique, a pastora Sonia, uma mulher corajosa, elegante e temente ao Senhor, diz ser profundamente agrade-cida a Deus pelos cinquenta anos que o Pai já lhe concedeu e pela maravilhosa família cristã. Foi no dia 16 de dezembro de 2014 na Catedral das Assembleias de Deus – Cadef, em culto de ação de graças, que vários convidados home-nagearam a pastora e o pastor Marcos Henrique pelo aniversário de casamen-to e pelos cinquenta anos de vida da pastora Sonia. Com muitos discursos, cânticos, danças e presentes, os convi-dados honraram e abençoaram os apai-xonados pastores. A banda Acordes Celestes, regida pelo maestro Jurandir de Olivei-ra, As Heroínas da Fé, O Exercito de Dé-boras, o coral de senhoras da Cibef, os

[ 21 ] Vida cristã

| CAPA

Por | Júnior Alves

Page 22: Vida cristã 4ºedição

[ 22 ] Vida cristã

| capa

Foto

s: Jú

nior

Alv

es

Page 23: Vida cristã 4ºedição

jovens da Umelf, os varões da Uvadef, os adolescentes da Unadef, as crianças da Ucadef, os conjuntos de cantores re-gionais, entre outros, louvaram a Deus e animaram o culto de ação de graças. Mas o que visivelmente emocionou os pastores foi o teatro infantil. Várias crianças simularam de forma original a trajetória dos cônjuges. Do nascimento da pastora Sonia ate os dias atuais, as crianças parabenizaram o casal pelos 31

anos de casamento. Após as várias homenagens, a pastora disse em seu discurso que está muito feliz. Segundo ela, a decisão de se casar com o pastor presidente Marcos Henrique, em 1983, foi a me-lhor decisão de sua vida. “Sinto me pri-vilegiada em ser esposa desse sábio, ín-tegro, justo e valente homem de Deus.

A alegria que sinto nesse momento é indescritível. Os vários obstáculos que enfrentamos, pastor Marcos, em todos esses anos nos fortaleceu, aperfeiçoou o nosso amor. Hoje, o amo mais do que quando começamos a namorar. Louvo a Deus por sua vida querido”, disse a pas-tora emocionada ao final do discurso. O pastor Marcos Henrique em sua vez, não poupou elogios e disse que a pastora Sonia é uma mulher vir-

tuosa, linda, corajosa e cheia de graça. Diante da Igreja, ele a agradeceu pelos dois filhos, Fernando e Ana Beatriz, e pelo casamento de 31 anos. Louvou a Deus e a parabenizou pelos 50 anos de vida. Segundo o pastor, “é muito fácil se apaixonar pela pastora Sonia. Ela é muito carismática e tem uma lideran-ça diferenciada a qual está pautada

no respeito e no carinho. Seu ministé-rio, e tudo o que faz, tem riquezas de detalhes, sinto me honrado com a sua companhia. Graças a Deus eu a escolhi primeiro!” finalizou o pastor presidente que em seguida parabenizou a igreja e os obreiros pela iniciativa de honra-los. Após receber dezenas de presentes, no subsolo da igreja, o casal apaixonado, os convidados e a igreja desfrutaram de um maravilhoso ban-

quete. Todos, como uma grande família feliz, confraternizaram e eternizaram a passagem de 50 anos de vida da pasto-ra e os 31 anos de casamento dos côn-juges. Parabéns pastora Sonia e pastor Marcos Henrique. Desejamos a vocês amados, as mais ricas bênçãos de Cristo Jesus!

Parabéns pastores. Felicidades pra vocês

e Deus os abençoe.

[ 23 ] Vida cristã

Foto

: Jún

ior A

lves

Page 24: Vida cristã 4ºedição

Sob o tema “Revesti-vos da Armadura de Deus” as Pérolas de Cristo comemorou seu segundo aniversário.

2º Aniversário das Pérolas de Cristo

[ 24 ] Vida cristã

| Iead - Formosa-GO

Por | Júnior Alves

O culto de comemoração ao se-gundo aniversário das Pérolas de Cristo que aconteceu nos dias 09 e 10 de dezembro na

Catedral das Assembleias de Deus – Ca-def foi promovido pelo presidente das Assembleias de Deus – Ministério Ma-dureira, pastor Marcos Henrique, pas-tora doutora Sonia Henrique e depar-tamento de mulheres da Cadef. Em sua visão de excelente líder que é o pastor Marcos Henrique dividiu as cadeiras do altar da igreja com as obreiras das Péro-las de Cristo, reconhecendo o grau de importância e ascensão das mulheres à liderança no meio assembleiano, uma evolução perceptível. Geralmente, as cadeiras do plenário são sempre ocupa-das pelo casal presidente, pastores do Campo, preletores e convidados.

A confraternização das Péro-las de Cristo apresentou como preleto-ras a pastora doutora Sonia Henrique e a missionária palestrante Fabrícia Silva (DF). Compareceram também para lou-var a Deus e parabenizar as Pérolas de Cristo, O Exército de Déboras, as Hero-ínas da Fé, Geração Eleita e o Conjunto de varões da igreja Sede. Vários con-juntos e cantores regionais igualmente fizeram questão de louvar a Deus pelas Pérolas de Cristo. De acordo com a mis-sionária, Alexandrina Rozeno, o santo culto de confraternização foi maravi-lhoso. “As mulheres da igreja estão par-ticipando cada vez mais, a maioria das ‘irmãs’ estão satisfeitas com a liderança da igreja as quais estão preocupadas em proporcionar união e a valorização das fiéis. Isso que está acontecendo na

igreja é fundamental para a saúde do Corpo de Cristo”, disse Alexandrina. A preletora Fabrícia Silva, uma mulher que foi tirada da prostitui-ção, do espiritismo, do meio das gangs e restaurada por Cristo Jesus para com-bater o bom combate da fé, disse em sua pregação que Deus escolheu exaltar as pessoas simples. Segundo ela, após a queda de Lúcifer, “Deus fez o homem a partir do barro. Barro que, para muitos, não vale nada. No entanto, Deus so-prou do seu Espírito no espírito do ho-mem e o fez um ser complexo. Somos um vaso de barro, mas, para nós que acreditamos, carregamos dentro de nós o Espírito de Deus, algo que é muito mais valioso do que todos os tesouros desse mundo”, pregou a preletora. Em sua poderosa pregação,

Foto

: Jún

ior A

lves

Page 25: Vida cristã 4ºedição

[ 25 ] Vida cristã

comparando o homem com o frágil vaso de barro, Fabrícia Silva disse que há pessoas que para conseguir “paz” estão criando em sua volta uma pro-teção que aos seus olhos é prejudicial. “Muitos de nós estamos armados e preparados para lutar, mas essa luta não está acontecendo contra as hostes da maldade, entretanto, contra o nosso próximo. É como se nós nos revestísse-mos com a Armadura de Deus e voltás-semos contra o que o Senhor ordena”. Ainda de acordo com a pregadora, quanto à tolerância e perdão, Fabrícia disse que “o sangue que precisa correr em nossas veias é o de Cristo Jesus e de modo algum, o sangue dos homens ar-rogantes e vingativos. Muitos homens e mulheres, em suas presunções, se acham poderosos e até desprezam a Deus ignorando o Todo Poderoso. Es-sas mulheres e ho-mens egocêntricos que se intitulam importantes, logo serão quebrados e reduzidos a cacos e já não terão mais utilidade. Servirão apenas para ferir o próximo e depois serem lançados

fora. Em verdade, somos todos como vasos de barro, portanto, temos que re-conhecer: todo poder existente vem do alto, não procede de nós, mas de Deus que criou todas as coisas”. Para a missionária, “as mu-lheres que desejam crescer na fé e al-cançar a Salvação, deveriam, antes de qualquer coisa, se revestir da ‘Armadu-ra de Deus’. Porquanto, o vaso é frágil e pode se quebrar facilmente se não estiver devidamente protegido”. Quando no 2º dia de celebra-ção do aniversário das Pérolas de Cris-to, no encerramento das plenárias, os conjuntos e cantores das congregações do Campo da Assembleia de Deus apre-sentaram louvores a Jesus Cristo, in-clusive, um maravilhoso jogral, grande

parte da igreja ficou entusiasmada em espírito. Dando glórias a Deus e deter-minando vitórias, os fiéis como em uma só voz sacudiu a grande nave do templo clamando em nome de Jesus. A fiel da Assembleia de Deus, Rosimeire Augusto Ferreira (48), con-gregação Setor Sul, disse que Deus tem respondido às orações que ali têm sido feitas. Segundo ela “se a igreja gera seus eventos debaixo de oração e os realiza reverenciando somente a Deus, não poderia ser diferente, o resultado sempre será maravilhoso,” disse Rosi-meire. De acordo com a pastora doutora e presidente do Campo das Assembleias de Deus em Formosa, So-nia Henrique, “tudo o que vier às mãos

Foto

s: Jú

nior

Alv

es

Page 26: Vida cristã 4ºedição

[ 26 ] Vida cristã

dos fiéis, se tratando do Reino de Deus, deverá ser feito da melhor forma. Para não sermos surpre-endidos, isso é o que buscamos realizar. Porquanto muitos são os inimigos que se levantam para im-pedir que o Reino de Deus venha à existência. O Senhor pretende revestir todas as mulheres de autoridade, poder e graça, indis-criminadamente. Tendo em vista que a ‘guerra invisível’ dos evan-gélicos não é contra as pessoas, mas contra os demônios. Portan-to, o versículo tema dessa cele-bração demonstra com precisão como devemos estar revestidos”. “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a coura-ça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar to-dos os dardos inflamados do ma-ligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espíri-to, que é a Palavra de Deus.”

Explicação da pastora Sonia so-bre o tema da Celebração:

• Cinturão da Verdade - Satanás luta usando o engano. Às ve-zes, as suas mentiras soam como ver-dades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.

• Couraça da Justiça e retidão moral - Frequentemente Satanás ataca o cora-ção - o centro das nossas emoções – a dignidade e nossa confiança nas pro-messas divina. A justiça divina é a ar-madura do corpo que protege nosso co-ração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama. Por isso enviou Seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar.

• Sapatos para divulgação do Evange-lho - Satanás deseja nos convencer de que relatar as Boas-Novas é uma tarefa inú-til e desprezível. Mas os calçados que Deus nos concedeu representam a mo-tivação para seguir proclamando a ver-dadeira paz.

• Escudo da Fé - O que percebemos são os vários ata-ques de Satanás sob a forma de insul-tos, imprevistos e tentações. No entan-to, com o escudo, ou seja, a fé – racional e inteligente, nós nos protegemos das setas inflamadas e invisíveis do maligno

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.”

Foto

s: Jú

nior

Alv

es | Iead - Formosa-GO

Page 27: Vida cristã 4ºedição

pastora. O aniversário das Pérolas de Cristo foi finalizado com a distribuição de vários brindes e presentes às partici-pantes. Na oportunidade, a pastora So-nia Henrique agradeceu e parabenizou todas as obreiras que serviram e ser-vem a Assembleia de Deus – Ministério Madureira. Se você deseja conhecer a Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Madureira ou fazer parte do ministério procure uma das obreiras na Cadef.

[ 27 ] Vida cristã

para vencer.

• Capacete da Salvação- Satanás deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo e da Salvação. O capacete prote-ge as nossas mentes para que não te-nhamos dúvidas em relação à obra re-dentora que Jesus Cristo realizou para nós.

• Espada do Espírito, a Palavra de Deus declarada. - A espada é a única arma de ataque nesta descrição. Existem momentos em que precisamos atacar a Satanás. Quan-do somos tentados, precisamos confiar na Verdade de Deus – a Bíblia Sagrada – e declarar o que nela está escrito. Segundo a pastora Sonia, “nesse último ano Deus levantou várias centenas de mulheres na Assembleia de Deus, tais como as Pérolas de Cris-

to. Verdadeira ‘tropa de elite’. Mulheres guer-reiras, de luta, jejum, oração e adoração, privilegiadas e incansáveis que fazem sempre o melhor para Deus. As quais estão aqui, no Quartel General – igreja – louvando, intercedendo, servindo, aprendendo, se preparando, enfim, estão combaten-do o bom combate. Para nós, as Pérolas de Cristo, assim como a Cibef e tantas outras, são importantíssimas. Sem elas, a Assembleia de Deus dificilmente seria o que é hoje. Porém, muitas mulhe-res precisam despertar e se vestir da Armadura de Deus, para que elas, em obediência irrestrita ao general Jesus Cristo, possam ser enviadas ao combate contra as hostes de Satanás”, finalizou a

(61) 3631-6030 | Av. Bosque, Nº 276 - Setor Bosque - Formosa-GO

Foto

s: Jú

nior

Alv

es

Page 28: Vida cristã 4ºedição
Page 29: Vida cristã 4ºedição

| Especial

[ 29 ] Vida cristã

Quando Paulo faz essa declaração em sua segunda carta a Timó-teo, ele já afirma onde vivem os perseguidos por causa de

Cristo: em qualquer lugar. Onde houver alguém que se comprometa a seguir a Jesus de coração, ali haverá um cristão perseguido. De acordo com o Artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Huma-nos, de 1948, “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciên-cia e religião; este direito inclui a liber-dade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou co-letivamente, em público ou em particu-lar”. No entanto, de acordo com o Pew – Centro de Pesquisa, quase 75% da população mundial vive em áreas com graves restrições religiosas. Muitas dessas pessoas são cristãs. A perseguição aos cristãos consiste em qualquer hostilidade viven-ciada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo, incluindo palavras e atitudes hostis, dirigidas con-

tra elas unicamente por causa de sua fé em Jesus.

Perseguição X Liberdade religiosaA PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS OCORRE QUANDO:- Lhes são negados os direitos à liberda-de religiosa;- A conversão ao cristianismo é proibida por conta de ameaças vindas do gover-no ou de grupos extremistas; - São forçados a deixar suas casas ou empregos temerosos da violência que pode lhes sobrevir;- São agredidos fisicamente ou mortos por causa de sua fé; - São presos, interrogados e, por diver-sas vezes, torturados por se recusarem a negar Jesus.

Perfil: cristão perseguido Nós disponibilizamos esta matéria para que você conheça a fundo a definição de cristão e perseguição.

Classificação da Perseguição ReligiosaONDE SEGUIR AS PALAVRAS DO SE-NHOR JESUS PODE CUSTAR A PRÓPRIA VIDA

A Classificação da Persegui-ção Religiosa (chamada anteriormente de Classificação de Países por Persegui-ção) é a única pesquisa do tipo realiza-da anualmente em todo o mundo. Ela mede a liberdade que um cristão tem para praticar sua fé. Trata-se de uma lista que re-laciona os 50 países em que os segui-dores de Cristo são mais hostilizados, somando assim milhões de cristãos afe-tados pela perseguição – atualmente, cerca de cem milhões de cristãos são perseguidos; em média, cem indivídu-os cristãos perdem sua vida a cada mês em razão de sua fé em Jesus Cristo. Sai-ba mais acessando: www.portasaber-tas.org.br/cristaosperseguidos.

Governos instáveis e extremismo islâ-mico A maior fonte de perseguição à Igreja nos últimos anos foi o extremis-mo islâmico. Dos 50 países listados na Classificação da Perseguição Religiosa, 36 deles apresentaram essa tendência, principalmente na África. Seria possí-vel dizer que a Classificação de 2014 mostra que a perseguição aos cristãos

“De fato, todos os que desejarem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”

Perseguição AOS CRISTÃOS

Foto

: Div

ulga

ção

Page 30: Vida cristã 4ºedição

está se tornando mais intensa em mais países, espalhando-se pelo continente africano. Os dez países mais hostis aos cristãos tratam-se de nações que passam por sérios problemas em seu governo: Somália, Síria, Iraque, Afega-nistão, Paquistão e Iêmen. Junto a eles, Coreia do Norte, Arábia Saudita, Maldi-vas e Irã completam a primeira dezena de países em que ser Cristão é, pratica-mente, uma prova de resistência.

Como a Classificação é formada Para entender melhor como acontece a perseguição aos cristãos no mundo atual, definimos cinco áreas di-ferentes em que os cristãos são hostili-zados: individualidade, família, comuni-dade, nação e igreja. Ao separar as áreas para análise, elaboramos um questionário bastante específico e extenso que con-templa as diferentes formas de perse-guição. Cristãos de diversas nações são convidados a responder um total de 96 perguntas que, somadas a informações obtidas por meio de pesquisas e ave-riguação, culminam na pontuação do país na Classificação. Este resultado final é usado para determinar a ordem dos países na posição de 1 a 50 da Classificação da Perseguição Religiosa. Além disso, a pesquisa faz distinção entre duas for-

[ 30 ] Vida cristã

mas principais de perseguição: amea-ças e pressões que cristãos vivenciam em todas as áreas da vida, e pela vio-lência. Não se engane ao imaginar que a violência é a forma predominan-te e mais invasiva de perseguição; em muitos casos, a opressão pode ter um efeito ainda mais devastador. Isso expli-ca porque não necessariamente quanto maior a violência física contra os cris-tãos, maior é a perseguição.

Confiabilidade da pesquisa A partir de 2014, o processo de pesquisa e análise dos dados uti-lizados na Classificação da Persegui-ção Religiosa é auditado de maneira independente. O trabalho está sendo realizado pela única instituição com acadêmicos dedicados ao estudo da li-berdade religiosa dos cristãos, o Institu-to Internacional de Liberdade Religiosa (International Institute of Religious Fre-edom - RIFI), que conta com a atuação de profissionais de diferentes países do mundo.

Os mais perseguidos A cada ano, novos países en-tram na Classificação da Perseguição Religiosa, o que faz com que outros deixem de aparecer na lista. Isso não corresponde, necessariamente, a uma melhora na perseguição religiosa nos

países que saíram do ranking, mas sim que, nos países que passam a integrar a lista, o nível de perseguição é maior.

Novos países que integram a Classifi-cação 2014

BangladeshUm novo grupo extremista reuniu mi-lhares de pessoas em Daka, capital do país, exigindo que fossem feitas treze emendas na Constituição — uma delas era a adoção da sharia (lei islâmica).

República Centro-AfricanaNotícias de confrontos civis nessa na-ção africana dominaram as manchetes em 2104, cujo governo foi derrubado por um golpe militar que concedeu ao grupo rebelde Seleka o poder no país. Sempre com violência desmedida, os rebeldes estupraram, assaltaram e ma-taram cristãos centro-africanos. Este caso mostra como um Estado aparen-temente estável pode se desintegrar e como uma minoria cristã pode correr o risco de vir a se extinguir.

Sri LankaAs igrejas do Sri Lanka experimentaram hostilidades. Mais de 50 delas foram atacadas por participantes de um mo-vimento nacionalista budista.

Perseguição e perseverança

Os dez países mais hostis aos cristãos tratam-se de nações que passam por sérios problemas em seu governo: Somália, Síria, Iraque, Afeganistão, Paquistão e Iêmen. Junto a eles, Coreia do Norte, Arábia Saudita, Maldivas e Irã completam a primeira dezena de países em que ser Cristão é, praticamente, uma prova de resistência.

10 países Onde seguir a Cristo pode custar a vida

| Especial

Page 31: Vida cristã 4ºedição

[ 31 ] Vida cristã

Além dos países citados aci-ma, aqueles que seguem a Cristo en-frentam a oposição de seus governos, sociedades e até parentes em 60 na-ções, pelo menos. Isso faz com que os cristãos sejam o grupo religioso mais perseguido do mundo.

A boa notícia é que a perseguição tende a estar relacionada com o crescimento e o testemunho, e normalmente refina e fortalece a fé dos cristãos, não o opos-to. Por isso, em geral, o aumento das pressões contra o cristianismo mostra que a Igreja está crescendo.

Somos igualmente livres Cristãos perseguidos pos-suem em Deus a mesma liberdade que cristãos brasileiros. Mas civilmente, não. Use sua liberdade para servi-los.

A perseguição do ponto de vista bíblico Para grande parte dos cida-dãos do mundo ocidental, cristãos ou não, o tema “perseguição religiosa” pode soar estranho. Um dos motivos talvez seja o fato de que a maioria dos países do ocidente vive em plena liber-dade e por isso, em geral, as pessoas estão acostumadas a ter seus direitos garantidos por lei. No entanto, a ideia de que a liberdade e o acesso a direitos fundamentais estão consolidados para a maior parte da população mundial neste século 21 tem se mostrado uma ilusão. Tomar consciência da reali-dade de milhares de cristãos ao redor do mundo, perseguidos por causa da fé em Jesus Cristo, em um primeiro mo-mento, pode ser desanimador. Porém, é fundamental lembrar que o próprio

Cristo foi perseguido e sofreu a ponto de morrer na cruz. Ele nos diz que, se o seguirmos, seremos perseguidos tam-bém (João 15.18-21). Portanto, é nosso dever como Igreja, membros do mesmo Corpo, estarmos prontos e dispostos a ajudar os cristãos perseguidos.

Em 1Coríntios 12.26a, o apóstolo Pau-lo fala sobre os cristãos que enfrentam perseguição: “Quando um membro so-fre, todos os outros sofrem com ele”. Embora no Brasil a Igreja não seja per-seguida, somos chamados a nos unir à parte do Corpo de Cristo que sofre diariamente, e apoiá-los por meio de nossas orações e contribuições, apren-dendo também com sua perseverança. Romanos 15.30 diz: “Reco-mendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor”. Uma vi-úva nigeriana disse: “Eu não sabia que alguém de fora da Nigéria tinha conhe-cimento do que acontece com os cris-tãos nigerianos. Agora que sei que há outros orando por nós, me sinto muito encorajada a prosseguir”. O mais interessante é que essa alegria também nos encoraja a servir! A liberdade do cristão brasileiro lhe permite abraçar a Igreja Perseguida onde ela estiver. Portanto, nossa liber-dade deve ser usada para fazer mais do que apenas realizar reuniões e projetos aqui no Brasil. Já temos em Cristo a li-berdade de que necessitamos para ser-vi-lo. Vamos aproveitar a liberdade que encontramos em nosso país para servir ao outro, a Igreja Perseguida.Envolva-se!

Page 32: Vida cristã 4ºedição

DOIS ANOS DE LIDERANÇAExcelentíssimo prefeito Itamar Barreto, fala sobre as

principais áreas administrativas do município e, inclusive, revela que a prefeitura tem um déficit de mais de 800 mil reais.

N osso jornalista Júnior Alves es-teve com o prefeito municipal de Formosa, Itamar Barreto, para um bate-papo sobre os

seus dois anos de mandato à frente da prefeitura de Formosa. Homem de família, Itamar Barreto é um político apaixonado por sua digníssima esposa Maria Helena. Em seu gabinete, bem à vontade, ele falou sobre vários assuntos, inclusive

sobre os seus grandes amores, os filhos e a esposa. Segundo ele à divida com a família é grande. “Devo muito à minha esposa, Maria Helena e aos meus filhos, pois, além de me ajudar, enchem o meu coração de alegria”, disse o prefeito se sentindo abençoado. Itamar que vem conquistan-do a confiança do formosense articu-

lou está focando todos os recursos da máquina pública para resolver os pro-blemas financeiros do município. Disse também que a Saúde Pública de For-mosa é um modelo para muitos municí-pios, no entanto, revelou está frustrado por ainda não conseguir reformar as es-colas. Confira neste exclusivo bate-pa-po, as principais respostas do prefeito Itamar Barreto sobre a Prefeitura Muni-cipal de Formosa.

Itamar, diga-nos como é a sua rotina de trabalho? Minha rotina começa às qua-tro da madrugada. No entanto, não tem hora para terminar. Nessa manhã, por exemplo, às três horas da manhã, eu estava na internet estudando o es-tatuto da cidade para encontrar meios de leva-la a sair da situação que se en-

contra. Diariamente, depois do café da manhã, eu saio de casa e cumpro minha agenda que, normalmente, é cheia de surpresas. Mas é assim mesmo, o cargo de prefeito, exige muito de seu titular, porém, eu estou feliz, mesmo com to-das as adversidades.

Prefeito, o que o senhor poderia nos dizer sobre a atual situação da Saúde do nosso município? Apesar do que muitos dizem a nossa saúde pública é um modelo. Re-centemente, a imprensa nacional deu destaque a uma pesquisa que foi reali-zada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAM. Essa pesquisa mostrou que apenas 2% dos pacientes formosenses recorrem à rede de saúde pública de Brasília e de Goiânia. Nós estamos bem. Contamos com 17 Postos de Saúde na rede básica. Nosso hospital funciona em toda a sua plenitude: laboratório, centro cirúrgico e cerca de 80 médicos estão atendendo a nossa sociedade. E tem mais, estamos construindo o Ambulatório Médico de Especialidades - AME para que possa-mos universalizar o atendimento de saúde em nosso município. Graças ao empenho e prestígio do pessoal e do nosso secretário de Saúde, doutor Ro-drigo Natividade, atualmente, nós es-tamos providos. Não falta ambulância, médico ou medicamento, de forma que estamos atendendo bem a nossa popu-lação.

Visitando algumas escolas municipais, percebemos algumas importantes melhorias, no entanto, prefeito, fala-

[ 32 ] Vida cristã

Foto

: Jún

ior A

lves

Por | Júnior Alves

| Entrevista

Page 33: Vida cristã 4ºedição

se sobre a falta de reformas, o que o senhor tem a dizer sobre a Educação? É verdade. Estamos vivendo um dos melhores dias na nossa Educa-ção. O competente secretário munici-pal professor Rafael Barros, juntamente com a sua equipe, tem trabalhado mui-to bem. Entretanto, nós temos dificul-dades com as reformas e manutenção das escolas. Isso porque o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb re-ferente ao nosso município “quebrou”. Foram tantos benefícios concedidos aos colaboradores que o Fundeb, o qual destinava 60% para o pagamento da fo-lha e 40% para investimentos, está com todo o seu valor comprometido com a folha, não sobrando recursos para in-vestimentos. Estamos frustrados com isso! Pois, infelizmente, não consegui-mos fazer a manutenção e implantação de mais escolas em tempo integral.

Quanto à infraestrutura, comparado aos nossos vizinhos, Formosa está lin-da. Bem cuidada. No entanto, crescem as reclamações, principalmente quan-to ao esgoto. De que forma o senhor, Itamar Barreto, está trabalhando essas deficiências? Graças às parcerias que nós temos com a presidenta Dilma Rous-seff e com o Governador Marconi Pe-rillo, estamos resolvendo os problemas mais urgentes e as prioridades, e por isso estamos indo bem. Já universa-lizamos a água potável e estamos ca-minhando para universalizar a rede de esgotos. Já fizemos o plano de resíduos sólidos e de saneamento. E atualmen-te, estamos asfaltando todas as ruas de Formosa. No sentido de oferecer à nos-sa população melhor qualidade de vida. Mas é claro que outras melhorias já es-tão sendo providenciadas. Até porque, temos muito a fazer.

Há algumas insatisfações por parte dos praticantes de esporte. Algumas pessoas criticam dizendo que não exis-tem competições suficientes e poucos eventos na área. Qual é a sua opinião sobre essas críticas?

Eu reconheço que precisa-mos fazer muitas melhorias, e iremos fazer. Porquanto o esporte é funda-mental, é uma das mais importantes opções de lazer que temos. Necessita-mos melhorar os nossos espaços para a prática esportiva, incentivar os espor-tistas e, sobre tudo, realizar mais even-tos. No entanto, já estamos buscando recursos para construir novos ginásios de esportes em todos os setores da ci-dade e disponibilizar professores para organizar competições e auxiliar nossos competidores.

Percebe-se que os recursos financeiros do nosso município não estão sendo suficientes para pagar compromissos e fazer investimentos. Excelentíssimo prefeito, em verdade, como anda as nossas finanças? Verdadeiramente está pés-sima! Os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), feito pelo Estado, e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), atribuição da União, não estão che-gando como o previsto. Mas, a minha expectativa é que, com a mudança de governos (do Estado), a situação melhore e possamos receber mais recursos. Por exemplo, nós acaba-mos de receber do recém-eleito deputado federal e do deputado estadual Lucas Vergílio e Ernes-to Roller respectivamente, uma emenda de 1 milhão de reais. Verba que será destinada para melhorar a infraestrutura da cida-de. As dificuldades de arrecadação não têm sido uma exclusividade nossa. Prefeitos do interior do esta-do também têm sentido uma queda significativa nas receitas dos mu-nicípios e já começaram a adotar medidas para equilibrar as contas. Atualmen-te, vive-mos uma “ c r i s e genera-lizada”.

Itamar Barreto, o senhor buscou por várias vezes a mais importante cadei-ra administrativa de nossa cidade. E agora que já passaram dois anos dessa conquista, o que mais te surpreendeu nesses 24 meses de administração mu-nicipal? Eu não sabia que o município arrecadava tão pouco. Isso me surpre-endeu. Ninguém divulgava essa reali-dade. Porém, já estamos divulgando para que todos saibam a verdade. Atu-almente, temos um Déficit de mais de 800 mil reais, e isso é o que mais nos impõe dificuldades. Em 2010, um agen-te público reduziu uma alíquota em 500% e isso foi uma renúncia de recei-ta maléfica e prejudicial aos interesses públicos. Quebrou a cidade. Por causa disso, infelizmente, Formosa deve para muita gente, e são valores altos. Mas nós estamos trilhando o caminho para quitar todos os débitos e solucionar os demais problemas.

Page 34: Vida cristã 4ºedição

[ 34 ] Vida cristã

| Ponto de Vista

Ao ler uma nota publicada na re-vista Alcance, na qual o editor responsável reprova a exposi-ção de anúncios publicitários

na lateral da Catedral das Igrejas As-sembleia de Deus e a ataca, eu fiquei indignado. Sem fé e incoerência, a revis-ta cita a passagem bíblica, onde Jesus expulsa os compradores, vendedores e cambistas do antigo Templo de Sa-lomão, e faz comparação com a Igreja Assembleia de Deus, afirmando que a nossa igreja expõe anúncios publicitá-

rios empresariais para fins lucrativos e que “suja” o cartão postal da cidade. Pois bem, para aqueles que não têm conhecimento das Sagradas Escrituras, todas as vezes que se faz necessário usar um argumento bíblico em defesa de um ideal, até mesmo para aplicações em sermões, é preciso que o texto usado seja condizente com aquilo que se deseja defender. O texto mencionado na re-vista se encontra no Evangelho escrito por Mateus, capítulo 21vs12-13, onde Jesus expulsou os mercadores. Para um entendimento correto das passagens bíblicas é preciso um estudo das con-dições da época. Às vezes a realidade contemporânea nos impede o entendi-mento correto dos fatos. O templo que Jesus entrou se situava em Jerusalém e era um lugar de peregrinação para

aqueles que confessavam o judaísmo como sua religião. O templo possuía quatro pátios e o primeiro deles era usado pelos gentios, no texto de refe-rência, era o local onde os mercadores e cambistas estavam. Na ocasião, Jesus expulsou os que vendiam e os que com-pravam e os que cambiavam porque es-tavam errados. E por qual motivo ocor-reu essa expulsão? Todos os anos, os judeus de-veriam oferecer sacrifícios de animais a Deus e entregar o tributo no templo, mas o sacrifício não poderia ser um

simples ritual. Segundo as tradi-ções, as famílias de acordo com a sua situação econômica, cuidavam do animal que seria sacrificado no templo durante todo o ano. Mas nesses dias, muitos, ali na hora, compravam o animal que seria sacrificado. Em outras situações, alguns sacerdotes, que tinham par-ticipações nos lucros das vendas, negavam o animal e obrigavam aos que desejavam oferecer o sacrifí-cio comprarem outro ali mesmo no templo.

Os cambistas tinham em mãos a moeda judaica. Devido à cédu-la estrangeira ter estampada à imagem de ídolos, os estrangeiros trocavam as suas moedas pela moeda judaica. Des-ta forma os cambistas tinham grandes lucros. Assim entendemos porque Jesus condenou a atitude dos que ali tinham lucros. A Igreja não pode usar da FÉ para proveito próprio. Portanto, ao que diz respeito à lateral da fachada da Assembleia de Deus usada pelos patrocinadores, os quais, em contra partida, oferecem re-cursos financeiros para colaborar com os eventos, precisamente um Congres-so de Jovens, é lícito. Pois durante os dias de festa, a igreja reúne mais de dez mil pessoas, vindas de vários estados do país. E como a Igreja Assembleia de Deus é uma instituição não governa-

mental precisa arcar com as despesas. O evento tem como objetivo, por meio da Palavra de Deus, a conver-são dos jovens. Um evento destinado para aqueles que estão perdidos, sem esperança, ou que necessitam de mi-lagres para continuar vivendo. Nesses eventos, muitos se entregam a Cristo e renovam suas esperanças por uma vida melhor. O que para nós é o mais impor-tante. Embora o Congresso seja mara-vilhoso e seja aberto gratuitamente ao público, possui despesas que chegam aos cem mil reais. Mesmo a igreja contribuindo ricamente para com a sociedade, não conta com ajuda política, diferente das “grandes” festas da cidade. As despe-sas dos nossos eventos são custeadas por fiéis e empresários que se sentem tocados pelo PROPÓSITO de transfor-mar vidas. Ou seja, a infeliz reportagem não menciona, por exemplo, o ex-usu-ário de drogas que após ser liberto no Congresso mudou de vida. Não cita tantos outros casos de transformação, os quais nos fortalecem para continuar servindo a Cristo Jesus. Portanto, preci-samos, antes de julgar, compreender o contexto. Dessa forma, evitamos con-clusões sem nexo e inimizades. Como coordenador do Con-gresso que usou a fachada lateral da Catedral das Assembleias de Deus para levantar recursos, me sinto realizado por tudo o que Deus fez e ainda está fa-zendo. Na oportunidade, Convido a to-dos a procurar os atuais coordenadores para ajudar na realização de mais festi-vidades como essa, pois assim estarão ajudando muitas pessoas. A você que deseja saber mais informações sobre o Congresso, leia a reportagem veiculada na revista Vida Cristã (3ª edição, pág 12-14). Nela você poderá conferir a matéria completa so-bre o que ocorreu durante os dias de festa.

Presbítero Junior Guimarães

Resposta à matéria “A casa do Pai não é comércio” veiculada na revista

alcance de Formosa-GO

Page 35: Vida cristã 4ºedição
Page 36: Vida cristã 4ºedição