trabalho topicos especiais geografia humana i

2
Professor: Leonardo / TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA HUMANA I O Trote Como Rito de Passagem Estava eu no primeiro dia de aula na Universidade, sem conhecer ninguém. Aliás, podemos dizer que foi o primeiro dia de confraternização e não de aula no pleno sentido da palavra. Cada um foi entrando na sala, com olhos arregalados, defronte para o quadro negro sem professor. De repente, apareceram alguns alunos veteranos. Sabíamos o que já estava por vir. Aqueles alunos em pé diante de nós calouros, começaram a dizer: “Bem vindos”. Acrescentaram: “Hoje e durante o decorrer de toda a semana efetuaremos o trote em vocês, novos alunos do curso de Geografia!” E foi o que aconteceu. Mandaram-nos ficar de pé e sair da sala fazer fila indiana e ficar de mãos dadas. Em seguida, começaram a fazer refrão e pediram-nos para repetirmos: “Ge-o- gra-fia, Ge-o-gra-fia” e ainda mais outros refrãos que no momento não me lembro exatamente. Fato é que tivemos que atravessar a Universidade inteira até a Av. Independência, de mãos dadas, e, no trevo, pediram para que déssemos uma parada no passeio e começaram logo em seguida o seu festival. Tintas coloridas atiradas contra os nossos corpos, ovos, farinha sinceramente não me lembro muito bem tudo o que atiraram contra o nosso corpo (tenho um problema de vista chamado ceratocone, que degenera bastante a visão e isso impediu que eu visse com nitidez o que estavam fazendo), sei que pedi a eles que não cortassem meu cabelo quanto menos passassem tintas ou outros líquidos em meu rosto e olhos, devido ao fato já descrito acima. Depois desse “massacre”, mandaram-nos descer a Av. Independência toda, indo para a Rio Branco, descer o calçadão e pedir por donativos. Após isso, fomos a um bar que, com o dinheiro arrecadado, foi usado para pedir bebidas bem geladas. Findo o trote, tivemos que pegar nossas roupas trazidas por um carro de aluno veterano do curso de Geografia e pudemos assim voltar para nossas casas.

Upload: alex-sandro

Post on 13-Jul-2016

20 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Topicos Especiais

TRANSCRIPT

Nome: Alex Sandro Fabre Casagrande 200727002

Professor: Leonardo / TPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA HUMANA I

O Trote Como Rito de Passagem

Estava eu no primeiro dia de aula na Universidade, sem conhecer ningum. Alis, podemos dizer que foi o primeiro dia de confraternizao e no de aula no pleno sentido da palavra.

Cada um foi entrando na sala, com olhos arregalados, defronte para o quadro negro sem professor. De repente, apareceram alguns alunos veteranos. Sabamos o que j estava por vir. Aqueles alunos em p diante de ns calouros, comearam a dizer: Bem vindos. Acrescentaram: Hoje e durante o decorrer de toda a semana efetuaremos o trote em vocs, novos alunos do curso de Geografia!

E foi o que aconteceu. Mandaram-nos ficar de p e sair da sala fazer fila indiana e ficar de mos dadas. Em seguida, comearam a fazer refro e pediram-nos para repetirmos: Ge-o-gra-fia, Ge-o-gra-fia e ainda mais outros refros que no momento no me lembro exatamente.

Fato que tivemos que atravessar a Universidade inteira at a Av. Independncia, de mos dadas, e, no trevo, pediram para que dssemos uma parada no passeio e comearam logo em seguida o seu festival. Tintas coloridas atiradas contra os nossos corpos, ovos, farinha sinceramente no me lembro muito bem tudo o que atiraram contra o nosso corpo (tenho um problema de vista chamado ceratocone, que degenera bastante a viso e isso impediu que eu visse com nitidez o que estavam fazendo), sei que pedi a eles que no cortassem meu cabelo quanto menos passassem tintas ou outros lquidos em meu rosto e olhos, devido ao fato j descrito acima.

Depois desse massacre, mandaram-nos descer a Av. Independncia toda, indo para a Rio Branco, descer o calado e pedir por donativos. Aps isso, fomos a um bar que, com o dinheiro arrecadado, foi usado para pedir bebidas bem geladas.

Findo o trote, tivemos que pegar nossas roupas trazidas por um carro de aluno veterano do curso de Geografia e pudemos assim voltar para nossas casas.

Antes mesmo de ter passado por tudo isso, eu j havia dito que no gostaria de ter participado do trote. Mas, sabia eu, naquele momento, que se os veteranos no conseguissem realizar seus objetivos naquele dia, este seria feito no prximo. Assim, decidi enfrentar.

Como disse a Revista Planeta Abril/2006, cujo assunto de capa foi:Ritos de Passagem: Do ponto de vista inicitico, no existe crescimento sem crise. Diante de uma crise, podemos nos comportar apenas de duas maneiras: enfrent-la ou ser vtima. Se no aprendemos a gerenciar a crise, precisamos passar por ela. E, atravs de nosso comportamento, iremos gerar crises de que temos necessidades para crescer.