trabalho prático com_gêneros

19

Upload: nerilda-dutra

Post on 07-Jun-2015

356 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho prático com_gêneros
Page 2: Trabalho prático com_gêneros

• Gênero: Anúncio• Função principal: referencial, ou seja, informar o leitor sobre

uma festa julhina;• É uma mensagem direta, objetiva, que pode ser entendida

pelo leitor em um único sentido, não há nenhuma possibilidade de “dupla interpretação”;

• O FOCO É NO ASSUNTO. Esta função predomina nos jornais, nas revistas de informação, nos livros instrucionais, nos textos técnicos, etc.

• De acordo com o quadro proposto por Schneuwly e Dolz, encontra-se dos domínios da instrução e prescrições (DESCREVER AÇÕES), tanto que o tipo textual mais comum é a descrição do evento, data, local, hora, comidas e atrações, patrocínio e também o apelo a presença das pessoas no evento, função secundária de apelação (centrada no destinatário), marcada pela presença do pronome “sua”;

• As imagens são textos mais ilustrativos e compõem a informação;

Page 3: Trabalho prático com_gêneros
Page 4: Trabalho prático com_gêneros

• Este também é um gênero instrucional, cuja função é marcada pela informação. Contudo, é possível perceber uma função poética secundária, dada pelo humor no texto-imagem, ou seja, elas não são apenas ilustrativas, elas informam também, pois visualizam os passos do como fazer de uma forma cômica;

• Ainda podem ser explorados;• Tipo textual descrição, argumentação (dada pela função

apelativa de tentar mudar o comportamento do outro diante do fato de se preparar para fazer uma receita).

• O alinhamento exigido na leitura;• Este é um texto que se encontra em uma revista de culinária,

na seção das regras do bom cozinheiro;• Também não é uma revista de culinária para adultos é uma

DISNEY NA COZINHA, portanto a quem se destina? Isso faz a diferença na organização do texto? Existem símbolos no canto esquerdo do texto que auxiliam a compreensão da especificidade do público-alvo. Por que tantos cuidados?

Page 5: Trabalho prático com_gêneros
Page 6: Trabalho prático com_gêneros

• Este é um exemplo mais simples que explora com propriedade o texto (tamanho e a forma como foi escrito, a relação com a imagem), também possui um apelo ao leitor (você) – função conotativa, mas a principal é a informativa – instrução.

• Pode-se explorar as cores do mesmo na intertextualidade com as cores sugeridas para designar a classificação de produtos recicláveis. Assim, é comum que outros textos desta temática tragam estes padrões de cores.

• Este anúncio também pode ser uma rico detonador de temas ligados a outras áreas do conhecimento.

Page 7: Trabalho prático com_gêneros
Page 8: Trabalho prático com_gêneros

• Esse texto é também característico do grupo de gêneros Instrução, pois são anúncios. Contudo eles são ricos tanto na HETEROGENEIDADE TIPOLÓGICA, quanto nas possibilidades de intertextualidade. Contudo, a função principal é a de informar (anúncio).

• A palavra BOLACHA pode ter muitos sentidos na língua portuguesa (quando associada à palavra FILHO pode suger agressão física), no entanto, aqui ela só pode ser entendida como BISCOITO, afinal o anúncio é do BONO da NESTLÉ.

• Este anúncio pode abrir uma série de outras discussões e, consequentemente, muita interdisciplinaridade.

VEJAM OS DEMAIS:

Page 9: Trabalho prático com_gêneros
Page 10: Trabalho prático com_gêneros
Page 11: Trabalho prático com_gêneros
Page 12: Trabalho prático com_gêneros

• São muito comuns nos outdoors, são muito engraçados e a população adora. Na verdade é uma apropriação de narrativas famosas na versão anúncio e sugere uma intertextualidade muito grande do leitor.

 

• É possível perceber uma identificação com o tema da narrativa, com a apresentação gráfica do nome do legume a ser destacado (a configuração da escrita das manchetes são as mesmas dos filmes), o slogan de cada anuncio parafraseia os slogans dos filmes. Assim a função principal é a informação, mas a função poética tem efeito muito expressivo. Estes são ricos exemplos que podem se tornar uma produção escrita para as crianças.

 

Page 13: Trabalho prático com_gêneros

Olhar o arquivo – diário

Page 14: Trabalho prático com_gêneros

GRUPO DE GÊNEROS RELATAR:• Um exemplo de escrita no DIÁRIO. A criança

relata a sua experiência de vida em uma determinada época; usa sempre a 1ª pessoa do singular para fazer referência a ela, portanto a função principal deste gênero é a emotiva, centrada no próprio emissor, evidencia seu mundo interior, sua subjetividade, seus sentimentos e emoções.

Claro que para dar conta de tudo, ele usa a narração de fatos, a descrição dos acontecimentos, a argumentação do porque não tomar o banho...

Page 15: Trabalho prático com_gêneros
Page 16: Trabalho prático com_gêneros

GRUPO DOS GÊNEROS DO NARRAR:

 • Este é um exemplo muito interessante de ser analisado. A sua

estrutura composicional sugere textos do grupo do INSTRUÇÃO E EXPOSIÇÃO (pela presença de verbetes que esclarecem o que tem na geladeira).

Mas a pergunta é: para que serve este texto? Ele informa alguma coisa? Sim, o que existe na geladeira do PATETALOBO, mas esta é uma informação fictícia.

Desta forma é necessário analisar o suporte. Este é um texto da revista Disney para cozinha, mas não é uma receita, ele pretende contar ao leitor o que existe na geladeira do PATETALOBO e faz isto por meio de verbetes, mas a função principal é a NARRAÇÃO. A pergunta introdutória (escrita em azul), leva o leitor imaginar o que pode ter dentro da geladeira de um PATETALOBO). Tem a finalidade de fazer o leitor rir e pode ser inclusive entendido como uma PIADA.

Page 17: Trabalho prático com_gêneros

Entendendo que é uma NARRAÇÃO podemos evidenciar uma série de tipos textuais presentes, praticamente todos: a descrição e a exposição dos itens da geladeira (em forma de verbete) com setas apontando para o desenho dos itens (que também são textos); argumentação (o texto apresenta uma opinião sobre cada item da geladeira). A dica número 1 é também um texto informativo - injuntivo, pois utiliza da função informativa com a emotiva para dizer ao leitor: “não jogue a água do macarrão.”

Page 18: Trabalho prático com_gêneros
Page 19: Trabalho prático com_gêneros

• Gênero do grupo relatar, escrito na forma de HQ.

• A HQ é um texto muito utilizado para organizar a escrita de manuais, cartilhas e, portanto, não possui um domínio apenas na narrativa, conforme as crianças estão habituadas (Revistas da Turma da Mônica e outras).

• É possível perceber a presença de elementos característicos das HQs, mas a função do texto é a de informar e levar o leitor a inferir se a QUÍMICA faz mal ou não.

• Este texto foi retirado da revista Ciências hoje, suporte dedicado às crianças do ensino fundamental.