trabalho de conclusão da aluna aleksandra josefa sales da silva para disciplina de psicopatologia...

2
Trabalho de Conclusão da aluna Aleksandra Josefa Sales da Silva para disciplina de Psicopatologia Clínica do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional da turma 2015 – 4 da Universidade Estácio de Sá – Pós- Graduação. Professora: Elizabeth Luiz Bibliografia - DUMAS, J. E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 640p - http://www.uel.br/prograd/ nucleo_acessibilidade/ documentos/ esquizofrenia_educacao_especial .pdf - http:// educarparacrescer.abril.com.br/ comportamento/inclusao- deficiente-mental-752460.shtml ESQUIZOFRENIA Infantil A esquizofrenia é uma doença mental grave e crônica, ela caracteriza-se principalmente por alucinações e delírios. Homens e mulheres são acometidos em igual proporção, mas a doença costuma ser diagnosticada mais cedo no sexo masculino. Apesar da Esquizofrenia ser rara antes da puberdade, existem relatos de esquizofrenia em crianças com

Upload: aleksandra-sales

Post on 07-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Conclusão da aluna Aleksandra Josefa Sales da Silva para disciplina de Psicopatologia Clínica do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional

Trabalho de Conclusão da aluna Aleksandra Josefa Sales da Silva para disciplina de

Psicopatologia Clínica do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional da turma

2015 – 4 da Universidade Estácio de Sá – Pós-Graduação.

Professora: Elizabeth Luiz

Bibliografia

- DUMAS, J. E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 640p

- http://www.uel.br/prograd/nucleo_acessibilidade/documentos/esquizofrenia_educacao_especial.pdf 

- http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/inclusao-deficiente-mental-752460.shtml

ESQUIZOFRENIAInfantil

A esquizofrenia é uma doença mental grave e crônica, ela caracteriza-se principalmente por alucinações e delírios. Homens e mulheres são acometidos em igual proporção, mas a doença costuma ser diagnosticada mais cedo no sexo masculino. Apesar da Esquizofrenia ser rara antes da puberdade, existem relatos de esquizofrenia em crianças com até 5 anos de idade.

Page 2: Trabalho de Conclusão da aluna Aleksandra Josefa Sales da Silva para disciplina de Psicopatologia Clínica do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional

De maneira geral o esquizofrênico é bastante inteligente, mas muitos pacientes podem apresentar prejuízos cognitivos significativos, especialmente em relação à memória, à atenção e ao funcionamento executivo (Monteiro, 2007). No âmbito educacional a principal barreira a ser superada esta relacionada às atitudes frente a estes estudantes, por parte de colegas e professores. A orientação específica aos docentes é:

•É visar à acessibilidade atitudinal;

•É importante, incentivar e manter com esse estudante, atividades que o reintegrem e o reestabeleçam na retomada e manutenção de uma vida regular;

•Propiciar ambientes o mais previsíveis possíveis para facilitar a adaptação e o convívio acadêmico, evitando nervosismo excessivo por situações novas não previamente planejadas

A inclusão da criança com esquizofrenia é possível e bem-vinda. Proporcionar um ambiente acolhedor, medicação apropriada, tratamento e incentivo, é fundamental para capacitar pessoas com esquizofrenia a serem membros produtivos da sociedade. Para isso, o apoio consistente de pais, amigos, profissionais de saúde e professores.

Esquizofrenia e Cognição

A esquizofrenia com início na infância é um transtorno incomum, e o início na pré-puberdade é extremamente raro e geralmente se refere ao desenvolvimento de alucinações, delírios, e desorganização da linguagem em crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade.

Diagnóstico

Sintoma Os especialistas dividem as manifestações da Esquizofrenia Infantil em 3 grandes

categorias: (1) sintomas positivos, (2) sintomas negativos e (3) sintomas cognitivos.

O diagnóstico exige a presença de alucinações incongruentes do humor, delírios e linguagem desorganizada, associados a deterioração do funcionamento. NÃO há nenhum teste clínico específico atualmente capaz de identificar a esquizofrenia infantil ou em adultos. O diagnóstico é clínico, ou seja, baseia-se na entrevista com o médico psiquiatra.

Apoio multidisciplinar, com farmacoterapia, educação familiar, intervenções no contexto social e familiar e educação em saúde.

Tratamento

ESQUIZOFRENIA

Infantil

Acredita-se que a Esquizofrenia Infantil seja o resultado da combinação de fatores ambientais e genéticos, mas a causa exata do problema ainda não foi descoberta, os cientistas há muito sabem que a Esquizofrenia pode acometer vários membros de uma mesma família.Apesar do componente genético, os genes não são os únicos responsáveis. Muitos fatores ambientais são considerados fatores de risco, tais como exposição a vírus, nutrição inadequada do feto durante a gestação, problemas durante o nascimento e fatores psico-sociais.

1 Consistem em alucinações delírios, distúrbios do pensamento e do movimento Estes são os sintomas mais facilmente reconhecíveis da Esquizofrenia e podem ocorrer em crises ou surtos. 

2 Caracterizados pela perda ou diminuição na capacidade de fazer planos, falar, expressar emoções ou encontrar satisfação nas atividades habituais do dia a dia. A falta de atenção com a higiene pessoal também é comum. Não raramente, crianças com estes sintomas são diagnosticadas como deprimidas ou rotuladas de preguiçosas. 

3 Incluem alterações no nível de atenção e no funcionamento da memória. Estes sintomas podem ser sutis a ponto de serem detectados apenas através de testes neuropsicológicos específicos.