trabalho ambiental

4
A evolução da conscientização ambiental pode ser analisada paralelamente à produção legislativa ambiental, seja em nível internacional ou nacional. A partir da segunda metade do séc. XX, a questão ambiental deixou de ser apenas sinônimo de manutenção de um modo de produção e mostrou-se como verdadeiramente é: uma questão de sobrevivência na Terra. As Conferências internacionais sobre meio ambiente (das quais as três citadas são os mais importantes marcos) e os documentos nelas produzidos . A Conferência de Estocolmo, denominada I Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, foi a primeira grande reunião organizada pelas Nações Unidas a concentrar- se sobre questões de meio ambiente. Os participantes da Conferência de Estocolmo decidiram que era necessário criar dispositivos institucionais e financeiros permanentes para coordenar, catalisar e estimular ações para a proteção e melhoria do meio ambiente humano. A Conferência de Estocolmo é tida por muitos como o ponto de partida do direito ambiental internacional, eis que introduziu alguns dos conceitos e princípios que, ao longo dos anos, se tornariam a base sobre a qual evoluiria a diplomacia na área do meio ambiente. Os debates ocorridos e dos princípios adotados na Conferência de Estocolmo, influenciaram sobremaneira a redação do nosso texto constitucional de 1988:

Upload: ana-luisa

Post on 11-Nov-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A evolução da conscientização ambiental analisada paralelamente à produção legislativa ambiental

TRANSCRIPT

A evoluo da conscientizao ambiental pode ser analisada paralelamente produo legislativa ambiental, seja em nvel internacional ou nacional. A partir da segunda metade do sc. XX, a questo ambiental deixou de ser apenas sinnimo de manuteno de um modo de produo e mostrou-se como verdadeiramente : uma questo de sobrevivncia na Terra.As Conferncias internacionais sobre meio ambiente (das quais as trs citadas so os mais importantes marcos) e os documentos nelas produzidos. A Conferncia de Estocolmo, denominada I Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, foi a primeira grande reunio organizada pelas Naes Unidas a concentrar-se sobre questes de meio ambiente. Os participantes da Conferncia de Estocolmo decidiram que era necessrio criar dispositivos institucionais e financeiros permanentes para coordenar, catalisar e estimular aes para a proteo e melhoria do meio ambiente humano.A Conferncia de Estocolmo tida por muitos como o ponto de partidado direito ambiental internacional, eis queintroduziu alguns dos conceitos e princpios que, ao longo dos anos, se tornariam a base sobre a qual evoluiria a diplomacia na rea do meio ambiente. Os debates ocorridos e dos princpios adotados na Conferncia de Estocolmo, influenciaram sobremaneira a redao do nosso texto constitucional de 1988:Os vinte e seis princpios contidos na Declarao de Estocolmo de 1972 foram, na sua totalidade, encampados pelo art. 225 da CF. Esses princpios tm por escopo dar efetividade ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadia qualidade de vida do homem.

Em 1972, foi publicado o relatrio intitulado "Nosso futuro comum", tambm denominado "Relatrio Brundtland", o qual indicou a pobreza nos pases do sul e o consumismo extremo dos pases do norte como as causas fundamentais da insustentabilidade do desenvolvimento e das crises ambientais. Tendo em vista o preocupante teor do Relatrio Brundtland, a ONU convocou a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir problemas urgentes referente proteo ambiental. A ECO-92, Rio-92, Cpula da Tera ou Cimeira da Terra so nomes pelos quais mais conhecida a Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entrejunho de 92 no Rio de Janeiro.A Conferncia do Rio de 1992 consagrou definitivamente o conceito dedesenvolvimento sustentvel(que havia sido oficializado pela ONU no Relatrio Brundtland) e contribuiu para a mais ampla conscientizao de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dospases desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de ospases em desenvolvimentoreceberem apoio financeiro e tecnolgico para chegarem ao patamar do desenvolvimento sustentvel.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRMMER, Simone.Histrico dos movimentos internacionais de proteo ao meio ambiente.Jus Navigandi, Teresina,ano 15,n. 2738,30dez.2010. Disponvel em:. Acesso em:5 mar. 2015. SIRVINSKAS, Lus Paulo.Manual de direito ambiental.7. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 75.