tiro visado

3
Tiro Visado O tiro visado, também conhecido como tiro mirado, é aquele em que o atirador dispara fazendo uso das miras da arma. Este tipo de tiro é muito eficiente quando o oponente se encontra a uma distância maior ou em situações mais delicadas, como quando existem reféns em poder do oponente. Porém, para que o tiro seja realmente eficaz é necessário que seja feito um cuidadoso alinhamento entre a alça e a massa de mira e o alvo. Técnicas de tiro visado 1) Posição Weaver Em 1950, um xerife californiano de nome Jack Weaver desenvolveu uma técnica que até os dias de hoje é a mais usada para se efetuar disparos visados. Essa técnica está incorporada ao treinamento de policiais em todo o mundo. Está presente inclusive em Hollywood, sendo a técnica mais utilizada pelos atores de filmes de ação. A posição Weaver permite que se efetue disparos com muita rapidez e precisão.

Upload: luissagramurdejesus

Post on 25-Jun-2015

531 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tiro Visado

Tiro Visado

O tiro visado, também conhecido como tiro mirado, é aquele em que o atirador dispara fazendo uso das miras da arma.

Este tipo de tiro é muito eficiente quando o oponente se encontra a uma distância maior ou em situações mais delicadas, como quando existem reféns em poder do oponente.

Porém, para que o tiro seja realmente eficaz é necessário que seja feito um cuidadoso alinhamento entre a alça e a massa de mira e o alvo.

Técnicas de tiro visado

1) Posição Weaver

Em 1950, um xerife californiano de nome Jack Weaver desenvolveu uma técnica que até os dias de hoje é a mais usada para se efetuar disparos visados. Essa técnica está incorporada ao treinamento de policiais em todo o mundo. Está presente inclusive em Hollywood, sendo a técnica mais utilizada pelos atores de filmes de ação.

A posição Weaver permite que se efetue disparos com muita rapidez e precisão.

Eis a técnica: a) posicione seu pé esquerdo à frente do direito uns 20 a 30 cm, fazendo com que seu corpo naturalmente assuma uma posição lateral em relação ao alvo, ficando seu ombro esquerdo ligeiramente à frente do direito; b) segure a arma com a mão direita e a apoie com a esquerda, sendo que a mão esquerda deve fazer uma leve pressão para trás e a direita resistir; c) mantenha o corpo ereto e os braços um pouco dobrados; e d) use as miras. Essa posição faz com que mesmo armas de grosso calibre sejam mais facilmente dominadas, apesar de seu maior recuo.

Page 2: Tiro Visado

2) Weaver modificada

Em 1975, Ray Chapman, campeão de tiro prático, modificou ligeiramente a posição Weaver original, mantendo o braço direito totalmente esticado e o esquerdo dobrado.

Trata-se de outra técnica que traz excelentes resultados, dependendo apenas da melhor adaptação do atirador a esta, ou a genuína Weaver.

3) Posição isósceles

Posição assumida com o corpo um tanto curvado e de frente para o alvo. As pernas ficam um pouco dobradas com os pés paralelos e ambos os braços esticados para frente, formando assim um triângulo cuja base seriam os ombros. Uma das mãos empunha e efetua o disparo e a outra apenas apóia.

4) Isósceles Ayoob

Posição oriunda da isósceles, adaptada por Massad Ayoob, policial norte-americano.

Ayoob apenas alterou a posição das pernas, flexionando a esquerda mais à frente, enquanto que a direita permanece esticada para trás.

O corpo adquire uma maior inclinação frontal, fazendo com que o atirador obtenha um maior controle da arma.

5) Tiro visado com uma só mão - Técnica "Punch-Ayoob"

Também desenvolvido por Massad Ayoob, para se efetuar esse tipo de disparo, o atirador deve manter a perna esquerda mais à frente do corpo, meio flexionada e a direita para trás, assim como na posição Isósceles Ayoob.

Porém, o braço esquerdo fica com o punho fechado, dobrado contra o peito e o braço direito, quem empunha a arma permanece estendido enquanto aponta e dispara.

Com essa posição, o atirador sente mais firmeza na mão que empunha a arma.

Page 3: Tiro Visado