tens ideias? · *josé cláudio c. terra, gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial! ...

12
Newsletter Interna Quinzenal Nº 75 CASP COMUNICAÇÃO | 2014 Obras e Mercados Negócios e Projetos Pessoas e Eventos TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected] De uma forma transversal, as organiza- ções despendem uma grande quantida- de de tempo e de recursos no desen- volvimento de Conhecimento e da sua Capacidade. Enquanto que algum deste know how se traduz em procedimen- tos e políticas aplicadas no dia a dia, a maior parte dele reside nas cabeças, mãos e corações dos vários gestores e técnicos especializados da organização. // pág. 02 Socimorcasal executa trabalhos inovadores em Gibraltar A Socimorcasal participou, em parceria com a Casais Gi- braltar, no projeto das piscinas de Gasa... // pág. 4 Com o objetivo de reforçar a partilha de conhecimento foi criada uma nova news- letter interna, com periodici- dade mensal, especialmente dirigida a quadros técnicos do Grupo Casais... // pág. 9 As últimas quintas feiras de cada mês são… dia de Engenho!

Upload: lytuyen

Post on 24-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Newsletter InternaQuinzenal

Nº 75

CASP COMUNICAÇÃO | 2014

Obras e Mercados

Negócios e Projetos

Pessoas e Eventos

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

De uma forma transversal, as organiza-ções despendem uma grande quantida-de de tempo e de recursos no desen-volvimento de Conhecimento e da sua Capacidade. Enquanto que algum deste know how se traduz em procedimen-tos e políticas aplicadas no dia a dia, a maior parte dele reside nas cabeças, mãos e corações dos vários gestores e técnicos especializados da organização. // pág. 02

Socimorcasal executa trabalhos inovadores em Gibraltar

A Socimorcasal participou, em parceria com a Casais Gi-braltar, no projeto das piscinas de Gasa... // pág. 4

Com o objetivo de reforçar a partilha de conhecimento foi criada uma nova news-letter interna, com periodici-dade mensal, especialmente dirigida a quadros técnicos do Grupo Casais... // pág. 9

As últimas quintas feiras de cada mês são… dia de Engenho!

2

EDIÇÃO: 75 / 2014

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Where is the Life we have lost in living? Where is the wisdom we have lost in knowledge? Where is the knowledge we have lost in information?

T.S. Eliot (The Rock, 1934)

De uma forma transversal, as organiza-ções despendem uma grande quantida-de de tempo e de recursos no desen-volvimento de Conhecimento e da sua Capacidade. Enquanto que algum deste know how se traduz em procedimen-tos e políticas aplicadas no dia a dia, a maior parte dele reside nas cabeças, mãos e corações dos vários gestores e técnicos especializados da organização.

Ao longo do tempo, grande parte desse conhecimento institucional natural-mente se afasta da organização, ou seja, sempre que esses colaboradores assumem novos postos de trabalho, mudam de empresa ou mesmo quando se reformam da vida ativa.

Aqui reside a importância da temática da Gestão do Conhecimento Organi-zacional e o desafio: Como preservar e reter esse conhecimento dentro da organização? Como é que o tornamos disponível para outros dentro da mes-ma organização?

Para Peter Drucker, o conhecimento, mais do que o capital ou o trabalho, é o único recurso económico signifi-cativo da sociedade pós-capitalista. A construção e a utilização do conheci-mento é um desafio para as empresas. Os conhecimentos e as experiências encontram-se dispersos pela organi-zação e concentram-se geralmente em determinados indivíduos, departa-mentos ou equipas de trabalho.

3

EDIÇÃO: 75 / 2014

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Fontes: *IdeasProjet, How Knowledge Management Is Moving Away From the Repository as Goal, publicado no dia 9 de julho 2010 em: www.blogs.hbr.org

*José Cláudio C. Terra, Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial! www.terraforum.com.br

*Sergio Luis da Silva, Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento, 2004: www.scielo.br

Trata-se sem dúvida de um enorme desafio, pois é habitual a organização implementar e disponibilizar vários sistemas, metodologias, as inovações mais recentes ao nível das tecnolo-gias da informação e da comunicação, mas… encontra uma grande resistên-cia das equipas. Um processo destes implica necessariamente uma forte motivação dos colaboradores para in-vestir tempo e esforço no desenvolvi-mento de documentação, bem como, dedicação para trabalhar a informação que faz parte da sua própria base de dados, por forma a que ela se torne conhecimento de um repositório co-mum a toda a organização.

A criação de conhecimento é um pro-cesso complexo. Uma informação só é convertida em conhecimento quan-do um indivíduo consegue ligá-la a outras informações, avaliando-a e en-tendendo o seu significado no interior de um contexto específico. Neste sen-tido, os dados são pré requisitos para a informação, sendo que esta é um pré requisito para o conhecimento.

Contudo, a hierarquia inversa também faz sentido! Ou seja: a informação emerge somente depois de existir o conhecimento que permita compre-ender a sua estrutura; e os dados são percebidos somente após a informa-ção que permite verificar a existência dos fatos.

Uma bem-sucedida sistematização da gestão do conhecimento deve considerar que o conhecimento pode existir em dois formatos: uma parte na

mente das pessoas, outra em registos diversos. Seguindo essas preocupa-ções, a essência da ideia de “criação do conhecimento” utilizada na área de gestão organizacional reside na pos-sibilidade dos colaboradores poderem trocar e partilhar experiências com outros que têm ou trabalham com certos tipos de conhecimentos. Nos dias de hoje, a tecnologia da infor-mação é determinante para construir um suporte e plataformas para que tal ocorra e se torne disponível e acessível à globalidade da organização.

É importante a organização reconhe-cer que o capital humano, que é for-mado pelos valores, normas individu-ais e organizacionais, bem como pelas competências, capacidades e atitudes de cada colaborador, é a “mola pro-pulsora” da geração de conhecimentos e da geração de valor nas empresas.

Isto significa, por sua vez, reconhecer que num processo destes é necessário estimular a motivação intrínseca, a cria-ção de contactos pessoais, a análise de diferentes perspetivas, a abertura para a efetiva comunicação e para a aceitação da aprendizagem através de experiên-cias, tentativas e erros individuais.

Estudos diversos revelam que as organizações que investem claramen-te na criação e gestão do conheci-mento encetaram grandes processos de mudança. De uma maneira geral, destacam-se significativos esforços de consciencialização e de sensibilização para a comunicação e participação pessoal ativa da Administração e dos cargos Executivos. Paralelamente, é determinante o investimento na mudança de processos, estruturas, sis-temas de informação e o apoio efetivo do incentivo individual e coletivo.

Entre várias outras vantagens, o que está provado é que a implantação coordenada da Gestão do Conhecimen-to cria na organização uma vantagem competitiva sustentável e de difícil imitação, pois está enraizada nas pes-soas que trabalham na empresa, e não em recursos físicos, que são facilmente imitáveis pelos concorrentes e menos flexíveis para reagir às incertezas do ambiente e à volatilidade dos negócios. Ou seja, é uma diferenciação, uma vantagem competitiva em relação à concorrência e que pode determinar o sucesso da organização e a manuten-ção e crescimento do seu negócio.

“Investir em Conhecimentorende sempre os melhores juros”

Benjamim Franklin

4

EDIÇÃO: 75 / 2014Obras e Mercados

Moçambique

Agência BCI Karl MaxLocalização: MaputoDDO: Paulo Lobo

Agência BCI Patrice LumumbaLocalização: MaputoDDO: Paulo Lobo

NOVASOBRAS

Portugal

Conclusão da Delegação da Prosegur em Loulé

Gibraltar

Socimorcasal executa trabalhos inovadores em Gibraltar

A Socimorcasal participou, em par-ceria com a Casais Gibraltar, no projeto das piscinas de Gasa - um complexo exterior constituído por piscinas de água salgada, zonas de lazer e infraestruturas dotadas de equipamentos e acessibi-lidades para pessoas com mobilidade reduzida, incorporado numa estrutura existente de piscinas interiores.

A especificidade do projeto, quer ao nível do cronograma de trabalhos, como na conceção e execução de alguma complexidade técnica, merece ser destacada, pois trata-se da primeira piscina de água salgada com fundo regulável, com um sistema completa-mente inovador e impar no mundo.

O projeto foi desenvolvido numa baía de Gibraltar perto da marina, na zona de Gasa, sobre o mar devido às limitações territoriais. O crescimento da península de Gibraltar passa obri-gatoriamente por conquistar espaço marítimo, sendo uma solução adota-da para vários e recentes projetos do Governo de Gibraltar.

Entre muitos requisitos, o projeto in-cluía todas as fixações em aço inox A4, devido à classe de exposição e agres-sividade do meio marítimo, em todo o tipo de fixação necessária no sistema de revestimento. A madeira escolhida para o revestimento depois de uma fase de estudo, foi o ipê, tendo reunido o maior consenso ao nível da durabili-dade e resistência. A secção escolhida foi de 136x24mm, com comprimentos variáveis e acabamento antiderrapante com boleado fino e fixação à vista. A estrutura foi executada com vigas de pi-nho nórdico tratado em autoclave, com faces aparelhadas e secção 147x77mm, comprimentos variáveis conforme as diferentes situações do trabalho.

A segurança assumiu um papel importante e sempre salvaguardado, tendo em conta o tipo de trabalho a realizar sobre o mar, com elevada exposição solar e altas temperaturas durante o dia.

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

5

EDIÇÃO: 75 / 2014Obras e Mercados

A construção divide-se em quatro zo-nas: esplanada do bar, passeio marítimo, ambas em ‘’terra’’, pontes de acesso e as plataformas da piscina e parques de recreio em ‘’mar’’.

A obra foi realizada em duas fases, sendo que a primeira fase ‘’terra’’ foi inaugurada a 1 de julho, e a segunda fase ‘’mar’’ a 30 de julho de 2014.

Os sistemas utilizados variaram con-soante a zona e tipologia da base, de forma resumida:

1) Bar da esplanada: base em betão, aplicação das vigas de pinho trata-do afastadas em 500mm ao eixo da viga, travadas entre si com barrotes 70x70mm, simplesmente apoiadas na base pontualmente com calços de nivelamento. Estruturas especiais com vigas de madeira para o balcão, escadas e rampas de acesso;

2) Passeio marítimo: A estrutura pri-mária é em betão armado para fixação das vigas. Base de assentamento em vigas de material compósito FRP, secção ‘’H’’, com acabamento intumescente resultado da função estrutural, apli-cação de barrotes de pinho tratado 70x77mm afastados ao eixo 500mm, fixas às vigas de material compósito com parafusos 6x100mm em inox A4, reforço perimetral para as recaídas e na zona de fixação dos postes de suporte ao passamãos de madeira, com distan-ciamento de 1800mm entre si em toda a bordadura.

3) Plataformas flutuantes: Estrutura base em betão, plataformas dispostas com configuração da obra e prontas a ser revestidas pela estrutura primária metálica em aço leve com tratamen-to anticorrosivo, afastamento ao eixo de aproximadamente 1200mm, com cantoneiras metálicas soldadas para servir de fixação às vigas de madeira. As vigas foram dispostas de forma a servir de base ao deck em todo o contorno da estrutura de assentamento, com consolas e perímetro em redondo de difícil execução e complexidade técnica. O deck revestiu toda a madeira. Como estruturas especiais temos bancadas para os utentes com comprimento de 21 metros e largura de três metros, canopies de sombreamento, lugar do nadador salvador, escadas para o mar, degraus para as piscinas, rampas de acesso a deficientes e apoio das pontes móveis, bordadura das piscinas, reforço perimetral e consolas sobre o mar.

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

6

EDIÇÃO: 75 / 2014

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Obras e Mercados

4) Pontes de acesso e ligação terra-mar: Estrutura metálica com barrotes de pi-nho tratado, revestida a réguas de deck inteiras em toda a largura do vão.

A execução desta empreitada arran-cou no início em junho e terminou no final de julho, sendo que o trabalho de madeira foi iniciado a 12 de junho e concluído a 29 de julho. Ou seja, durante quatro semanas foi necessário

mobilizar uma equipa de 19 homens em trabalho diurno para que as datas previstas de conclusão da 1ª e 2ª fases, fossem cumpridas e os objetivos finais do projeto alcançados.

7

EDIÇÃO: 75 / 2014Obras e Mercados

Nesta edição inserimos um gráfico com os diferentes fusos horários de cada mercado onde operamos.

Trabalhamos de forma integrada e dependemos muitas das vezes do trabalho de pessoas que estão em fuso horário diferente do nosso, por isso o primeiro passo para termos um trabalho fluido e sincronizado passa por saber qual o período do dia ideal para comunicar. Além do horário, temos também diferenças culturais que impõe dias diferentes de descanso semanal.

Por isso esperamos que desta forma se consiga melhorar a percepção sobre os ciclos de trabalho de cada um e com isso se consiga melhorar o trabalho em equipa, principalmente quando elas estão afastadas.

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

ATUALIZAÇÃO

EDIÇÃO: 75 / 2014Obras e Mercados

Seg-Sex: das 8:00 - 19:00 hora localSab: 8:00 - 12:00 hora local

Neste momento o fuso horário de AO é coincidente com o horário de PT, sendo que quando muda a hora em PT, em AO não muda ficando um diferença de uma +1 h

Neste momento o fuso horário de AGL é coincidente com o horário de PT, sendo que quando muda a hora em PT, em AGL não muda ficando um diferença de uma +1 h

Horário de Verão (+1)30 de Março a 26 de Outubro

Seg-Sex: das 9:00 - 18:00 hora local

Seg-Sex: das 9:00 - 18:00 hora local

Por norma há sempre pessoal no escritório desde as 8h até às 19 h nos dias normais e no sábado até às 13h.

Seg-Sex: das 8:00 - 19:00 hora localSab: 8:00 - 12:00 hora local

Seg-Sex: das 8:00 - 19:00 hora localSab: 8:00 - 12:00 (facultativo)

Não existe mudança de hora em MOZ, atualmente temos +1 hora em relação a PT

Sab-Qui: das 7:00 - 18:00 hora localDescanso semanal à sexta-feira

Devido às temperaturas de 15 de julho a 15 de setembro o horário nas obras é das 0:00 às 11:00.

Neste momento o fuso horário é de -4 horas em relação a PT, sendo que quando muda a hora em PT, fica uma diferença de -3 horas

Neste momento o fuso horário é de -2 horas em relação a PT, sendo que quando muda a hora em PT, fica uma diferença de -1 hora

Neste momento o fuso horário é de -1 hora em relação a PT devido ao horário de verão

Neste momento o fuso horário é de -1 hora em relação a PT devido ao horário de verão

9

EDIÇÃO: 75 / 2014Negócios e Projetos

Com o objetivo de reforçar a partilha de conhecimento foi criada uma nova newsletter interna, com periodicidade mensal, especialmente dirigida a qua-dros técnicos do Grupo Casais.

Diretores de obra e de projeto, equipas das compras, comercial, qualidade, con-trolo de custos, imobiliária, entre outros, em todos os mercados ativos do Grupo podem, a partir de agora, contribuir com as suas experiências e know how atra-vés de conteúdos que se enquadrem em temáticas do dia a dia de trabalho em equipa e com toda a variedade de parceiros com os quais contactam na execução das suas tarefas.

Para já, a publicação conta com as seguintes secções: produto/material novo, engenharia e técnicas constru-tivas, legislação e gestão contratual, qualidade e pós-venda.

Porque o Conhecimento é um dos valores do Grupo, “O Engenho” possui a assinatura “Partilha se és Colaborador do Grupo Casais”, pois é cada vez mais importante promover a partilha de boas práticas dentro da empresa.

Assim, desde o dia 31 de julho, que a última 5ª feira de cada mês é dia de Engenho!

Enviem pf os vossos artigos, sugestões e melhorias a considerar para as próximas edições para [email protected]

As últimas quintas feiras de cada mês são…

dia de Engenho!

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

10

EDIÇÃO: 75 / 2014Negócios e Projetos

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Sistema de Gestão Integrado da Casais

Casais de Parabéns pela Renovação da Certificação do SGI

A Casais Engenharia e Construção obteve a renovação da certificação do Sistema de Gestão Integrado (Quali-dade, Ambiente e Segurança), com-provada pela emissão dos respetivos certificados de conformidade pela SGS ICS – International Certification Servi-ces, válidos até 2017.

Findos os 3 anos de validade dos cer-tificados, foi necessário confirmar que o SGI implementado cumpre todos os requisitos normativos, os requisitos le-gais e regulamentares aplicáveis às ati-vidades, bem como verificar a eficácia do sistema de gestão e o cumprimento dos objetivos associados ao planea-mento estratégico da empresa.

A realização da auditoria de renovação por parte da entidade certificadora nos dias 11, 12 e 13 de junho, permi-tiu uma avaliação independente de todos os processos, identificando não só oportunidades de melhoria, com relevância para manter a evolução e o envolvimento de toda a organização, mas também identificando os aspetos positivos que se destacam, do ponto de vista da Equipa Auditora, como fatores de diferenciação da empresa:

• Melhoria clara no desempenho dos indicadores de 1º nível (principais indicadores da área de negócio) no 1º trimestre de 2014;

• Melhoria do sistema de comunicação com o cliente em termos de Pós-Venda;

• Melhoria genérica do desempenho ambiental;

• Evolução muito significativa do rácio proveitos/custos da gestão de resíduos;

• Atingimento generalizado das metas de SST;

Em conclusão, deixamos a mensa-gem da SGS ICS na atribuição destes certificados:

“Gostaríamos de manifestar os nos-sos Parabéns, extensivos a todos os Colaboradores da CASAIS Engenharia e Construção, S.A., esperando que a melhoria do Sistema de Gestão se mantenha perspetivando o alcance de todos os objetivos delineados”.

     

11

EDIÇÃO: 75 / 2014Pessoas e Eventos

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

DPS da Casais Angola implementa Manual de Acolhimento

O Departamento de Prevenção e Segurança da Casais Angola formalizou o Manual de Acolhimento a ser imple-mentado no mercado. Através deste importante documento, pretendemos informar todos os colaboradores acerca das principais matérias de Prevenção e Segurança, contribuindo assim, para a consolidação de uma cultura de segu-rança em toda a organização.

Estamos conscientes que é essencial o alinhamento de todos os parceiros em torno dos mesmos princípios e valores, unindo esforços em prol de um método que, no futuro, terá um papel fulcral no sucesso da organização.A distribuição será feita, para já, a todos os colaboradores expatriados das em-presas do Grupo Casais em Angola.

Juntos construímos o futuro.

12

EDIÇÃO: 75 / 2014Pessoas e Eventos

Novas Admissões:

Eng. Sérgio Almeida inicia funções como Diretor de Obra na Casais Marrocos.

NOVASRESPONSABILI-

DADES

Parabéns aos Colegasque celebram aniversário na 2ª quinzena de setembro

Manuel Fernando Pinto RiboiraRicardo Jose Fernandes PeixotoJoao Cesar Barbosa RodriguesRaquel Rodrigues CostaCatarina Maria Ribeiro Pinto MarquesJose Carlos Alves FerreiraJose Manuel Medeiros Sousa TeixeiraManuel Joaquim Vieira CardosoAntonio Filipe Da Silva PintoNelson Vicente LopesCatarina Maria Ribeiro Pinto MarquesIsolina Correia RodriguesPaulo Gabriel Silva LopesAvelino Silva OliveiraSergio Paulo Ribeiro Da SilvaAntonio Joaquim Rodrigues Da CostaDaniel Braga Couto AbreuJose Fernando Pinto RibeiroDeolinda Silva Fernandes RodriguesAgostinho Fernando De Sousa E SilvaNuno Paulo SantosManuel Correia FernandesJosé Manuel Da Silva Cândido Hugo Rafael Almeida Rodrigues FigueiredoPaulo Jorge Goncalves GuimaraesPaulo Jorge Gomes PereiraAndre Domingos Aguiar Leitao PereiraJoaquim Jorge Machado FerreiraJosé Alcindo Antunes De Carvalho Adao Serafim Carvalho MonteiroAntonio Gomes GoncalvesManuel Antonio Araujo VieiraManuel Ferreira Sousa SilvaMarcelo Marques CostaSergio Manuel Pereira CunhaFernando Paulo Silva RodriguesJose Carlos De Castro MartinsJoaquim Ribeiro GuimaraesAbilio Barbosa OliveiraSergio Nuno Araujo MirandaBruno Miguel Da Rocha CamposJoaquim Orlando Alves AbreuJose Horacio Monteiro FernandesOleksandr ShkodaJose Manuel Pimenta VianaFrancisco Fernandes PereiraJoaquim Manuel Do Cabo VermelhudoAntonio Jorge VeigaArtur Jose Pereira Fernandes Da CostaJose Maria Nogueira SilvaAndre Simao Silva LimaRafael Joaquim Condeço TachaRicardo Joao Pedrosa Alves De AlmeidaDomingos Augusto Nogueira De Sousa Filipe Miguel De Sousa BrasAlvaro Manuel De Sousa GonçalvesAntonio Alves MarquesJoana Almeida Castanhola Santos Silva AntunesHélder Manuel Ferreira Pinto Luis Manuel Fão Ribeiro

Nome

Emp Casais Angola, LdaEletro Ideal Angola, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACasais Serviços, LdaEletro Ideal Angola, LdaCarpinangola, LdaHidroangola Eng, LdaEmp Casais Angola, LdaConstrucasais, SACarpincasais, SAUnião Elect Braga, LdaCarpincasais, SAConstrucasais, SAEmp Casais Angola, LdaEletro Ideal Angola, LdaConstrucasais, SACarpincasais, SAConstrucasais, SAGrupo CasaisConstrucasais, SAConstrucasais, SAConstrucasais, SACasais MoçambiqueTuricasais, SACasais-Eng. e Const., S.AEmp Casais Angola, LdaEmp Casais Angola, LdaCasais-Eng. e Const., S.ACasais GibraltarConstrucasais, SAConstrucasais, SAConstrucasais, SAConstrucasais, SAQuadrina, LdaCasais Serviços, LdaEmp Casais Angola, LdaHidroangola Eng, LdaConstrucasais, SACasais-Eng. e Const., S.ACarpincasais, SACasais-Eng. e Const., S.ACarpincasais, SAConstrucasais, SACasais-Eng. e Const., S.AEmp Casais Angola, LdaConstrucasais, SAEmp Casais Angola, LdaConstrucasais, SACarpincasais, SAConstrucasais, SAEmp Casais Angola, LdaCarpinangola, LdaConstrucasais, SACasais GibraltarConstrucasais, SAEmp Casais Angola, LdaEmp Casais Angola, LdaConstrucasais, SASocimorcasal, SAEmp Casais Angola, Lda

Empresa

AngolaAngolaMarrocosPortugalAngolaAngolaAngolaAngolaBélgicaBélgicaPortugalPortugalPortugalAngolaAngolaBélgicaBélgicaBélgicaPortugalAlemanhaAlemanhaBélgicaMoçambiquePortugalPortugalAngolaAngolaArgéliaGibraltarBélgicaBélgicaBélgicaBélgicaPortugalPortugalAngolaAngolaBélgicaPortugalBélgicaMarrocosPortugalPortugalPortugalAngolaMarrocosAngolaPortugalPortugalPortugalAngolaAngolaBélgicaGibraltarAlemanhaAngolaAngolaBélgicaPortugalAngola

País

Dep de ProduçãoArmazémMarrocosRecursos HumanosProduçãoProduçãoProduçãoDep de ProduçãoBélgicaBélgica CPProdução EstruturaCélula de DerivadosProduçãoDep de ProduçãoProduçãoBélgicaBélgica ESTBélgicaAdministraçãoAlemanhaAlemanhaBélgicaProduçãoHMP CozinhaProduçãoECB ArmazémDep de ProduçãoArgéliaProduçãoBélgicaBélgicaBélgicaBélgicaComercialEconomico financeiraECV A S BenficaProduçãoBélgicaProduçãoBélgica SOMarrocosGestão de ObraProduçãoProduçãoDep Técnico ComMarrocosDep de ProduçãoProduçãoGestão de ObraProduçãoECB GeralProduçãoBélgicaProduçãoAlemanhaDep de ProduçãoDep de ProduçãoBélgicaComerciaisECV Serralharia

Departamento / País

161616171818181818181818181919191919192020202020202122222223232323232324242424252525252526262727272728282828292929292930

Dia

TENS IDEIAS? Partilha-as e envia as tuas sugestões, artigos, notícias ou fotos para: [email protected]

Bem-Vindos ao Grupo Casais!