tendÊncias abilidade - sebraemercados.com.br · uma obra para ser considerada sustentável começa...

6
TENDÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE Pensar globalmente e agir localmente” Ulrich Beck MEIO AMBIENTE Desenvolver ações para compensar os danos ao meio ambiente, não agredir o meio ambiente. Ex.: reciclar alguns itens na construção, reduzir desperdícios. SOCIAL Zelar pelas ações da empresa perante a sociedade, melhorar a qualidade de vida. Ex.: beneficiar as comunidades no entorno das obras. ECONÔMICO Gerar benefícios financeiros para o pequeno negócio e para os envolvidos com a empresa, como os contratantes. Ex.: ser transparente com clientes e acionistas. * TENDÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL Tendências para a sustentabilidade Os três pilares da sustentabilidade GESTÃO DE RESÍDUOS* EFICIÊNCIA ENERGÉTICA* MERCADO DE CARBONO* MOBILIDADE URBANA ENERGIA SOLAR* CÓDIGO FLORESTAL COMPOSTAGEM E HORTAS URBANAS E/OU VERTICAIS* MONITORAMENTO DE DESASTRES NATURAIS MICROGERAÇÃO*

Upload: phungdien

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TENDÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE

Pensar globalmente e agir localmente”Ulrich Beck

MEIO AMBIENTEDesenvolver ações para

compensar os danos ao meio ambiente, não agredir o meio ambiente. Ex.: reciclar alguns itens na construção, reduzir

desperdícios.

SOCIALZelar pelas ações da empresa perante a

sociedade, melhorar a qualidade de vida.

Ex.: beneficiar as comunidades no entorno

das obras.

ECONÔMICOGerar benefícios financeiros

para o pequeno negócio e para os envolvidos com a empresa, como os contratantes. Ex.: ser

transparente com clientes e acionistas.

* TENDÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Tendências para a sustentabilidade

Os três pilares da sustentabilidade

GESTÃO DE RESÍDUOS*

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA*

MERCADO DE CARBONO*

MOBILIDADE URBANA

ENERGIA SOLAR*

CÓDIGO FLORESTAL

COMPOSTAGEM E HORTAS URBANAS E/OU VERTICAIS*

MONITORAMENTO DE DESASTRES NATURAIS

MICROGERAÇÃO*

TENDÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE

1. Planejamento sustentável da obra;

2. Aproveitamento passivo dos recursos naturais, inclusive

no entorno da construção;

3. Eficiência energética;

4. Gestão e economia da água;

5. Gestão dos resíduos na edificação;

6. Conforto e qualidade interna dos ambientes;

7. Conforto termo-acústico;

8. Uso racional de materiais;

9. Uso de produtos, materiais, técnicas e tecnologias

ambientalmente amigáveis.

Construção CivilO setor assume práticas sustentáveis especialmente em em preendimentos, desde o projeto, nas obras, na escolha dos materiais e gradati vamente está sendo incorporada internamente nas empresas

Uma obra para ser considerada sustentável começa antes mesmo da construção, com a escolha de materiais

Menos agressivosCausem o mínimo de impacto no meio ambiente, como diminuição ou nenhuma emissão de CO2 e extração da matéria-prima

Duráveis

Diretrizes essenciais para se considerar uma construção sustentávelBoas práticas!

Ações que colaboram para a diminuição dos desperdícios na construção civil: gestão de pessoas, correta aplicação das

tecnologias e materiais, logística nos canteiros de obras.

AtençãoPode-se perceber esta tendência

sustentável nos empreendimentos que estão sendo construídos e

reformados para a Copa do Mundo da FIFA 2014, tais como: arenas

esportivas, hospitais, shoppings e edifícios comerciais e industriais,

áreas no entorno de estádios.

TENDÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE

ArenasPor decisão do governo brasileiro, todos os estádios-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 passam por um processo de certificação em construção sustentável. Ex.: utilização de energias limpas (eólica e solar), no caso de energia solar a cobertura terá placas com capacidade de captar energia solar.

ClimaSerá feito um inventário da pegada de carbono nas cidades-sede e definidos planos de mitigação e compensação das emissões geradas pelo evento. Ex.: águas das chuvas reaproveitadas para a limpeza dos estádios, para a irrigação dos gramados e para as torres de resfriamento do ar-condicionado.

ResíduosBusca-se uma estratégia combinada com a implementação da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no país, com envolvimento dos catadores de materiais recicláveis. O governo apoia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a estruturação da coleta seletiva nas cidades-sede.

Compras e contratações sustentáveisIncentivo para negócios sustentáveis envolvendo as compras e contratações, procurando aproximar fornecedores e compradores potenciais com foco nos negócios verdes.

Copa do Mundo da FIFA 2014 

Alguns elementos fundamentais para que seja considerado Copa Verde em 2014, segundo a Câmara Temática de Sustentabilidade:

AtençãoPor determinação da

FIFA, todos os estádios a serem construídos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 terão de possuir certificação de construção sustentável, emitida por um dos três principais selos verdes do

ramo: o Green Star, o Green Globes ou o Leadership in Energy and

Environmental Design (LEED).

a) Leadership in Energy & Environmental Design (LEED):

CertificaçõesO objetivo desta Resposta Técnica não são as certificações, mas para abordar o assunto sustentabilidade é preciso mencionar algumas certificações.

Critério Requisitos avaliadosEnergia Energias renováveis, otimização, cobertura e revestimento predial externo.Materiais Gerenciamento do lixo, reciclagem e origem e uso.Água Origem, racionalização do uso, minimização dos resíduos.Sustentável Preservação e restauração da biodiversidade, redução de poluição luminosa, conectividade.Ambiente interno Gerenciamento da qualidade do ar e conforto, iluminação natural.

FONTE: AUTOR COM BASE NO WORLD GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL, 2013.

TENDÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE

b) Alta Qualidade Ambiental (AQUA)Avaliados 14 requisitos agrupados em 4 grupos. Para o empreendimento obter a certificação deve alcançar ao menos três resultados excelentes, quatro superiores e sete bons.

Requisitos para certificação AQUA

c) Plano de Ação para Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica) Classificação de edifícios por meio da determinação da eficiência de três sistemas: • Envoltória. • Iluminação. • Condicionamento de ar.

Sítio e construçãoRelação do edifício com o entorno, escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos e canteiro de obra com baixo impacto ambiental.GestãoEnergia, água, resíduos de uso e operação do edifício e manutenção.ConfortoVisual, olfativo, acústico e higrotérmicoSaúde Qualidade sanitária do ar, ambiente e água.

TENDÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE

a) Telhado verde – A técnica consiste na apli-cação e no uso do solo e da vegetação sobre uma camada impermeável na laje superior da edificação e sua utilização traz benefícios como a melhoria térmica e a purificação do ar. Ex.: sede do Ministério da Educação (MEC), Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ) e o Edifício Matarazzo, em São Paulo (SP).Vantagem: As vantagens de se implantar um telhado verde são inúmeras, tais como: o gasto com eletricidade diminui, devido à redução da temperatura no ambiente inter-no, a vedação acústica do local melhora e a purificação do ar, que ocorre com a absor-ção de substâncias tóxicas pela vegetação e a liberação de oxigênio.

b) Sistema de iluminação natural – con-

siste no uso da luz natural em edificações, especialmente durante o dia.Ex.: a Solalux, empresa de Manaus (AM) de-senvolveu um produto denominado Solatu-be, que capta a luz do dia, conduz e espalha de forma homogênea em espaços interiores. Vantagem: redução no consumo de ener-gia elétrica.

c) Reaproveitamento da água – processo pelo qual a água passa para ser reutilizada.Ex: água das pias, da chuva e do ar-condiciona-do serão coletadas para serem usadas nas des-cargas dos banheiros e para irrigar o teto verde.Vantagem: preservação da água potável, evita o desperdício de água potável.

d) Redução de CO2 – reduzir ao máximo a emissão de gases para evitar efeito estufa.

Ex.: concreto de baixa emissão de carbono que reduz a pegada de CO2 dos edifícios em que são aplicados, desenvolvido por duas empresas canadenses.Vantagem: redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa.

e) Retrofit – o termo em inglês indica refor-ma, ou seja, está ligado à modernização de estruturas edificadas já existentes.Ex.: Empire State Building, Nova Iorque (EUA), Elevado Costa e Silva, São Paulo (SP), Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). Vantagem: eficiência energética.Vantagem: voltado para edificações já existentes e preserva as características ori-ginais, transforma construções antigas em sustentáveis, preserva o valor histórico e cultural do bem.

Para conhecer mais sobre o tema certificações acesse o relatório já desenvolvido sobre o assunto no Portal Sebrae 2014. Também sugere-se consultar o portal Construir Sustentável para conhecer as demais certificações não mencionadas nesta Resposta Técnica

Exemplos de construções sustentáveis no Brasil

Atenção

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional: Roberto SimõesDiretor-Presidente: Luiz Barretto | Diretor-Técnico: Carlos Alberto dos SantosDiretor de Administração e Finanças: José Claudio dos Santos | Fotos: banco de imagens

UAMSF – Unidade de Acesso a Mercados e Serviços FinanceirosUACIN – Unidade de Atendimento Coletivo – Indústria – Kelly Cristina SanchesConteúdo: Maria Cristina Silva e Maria Carolina Pinto.SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às

Micro e Pequenas Empresas

TENDÊNCIAS EM SUSTENTABILIDADE

AÇÕES RECOMENDADAS

• Conquistar certificações de sustentabilidade ou programas de responsabilidade social e ambiental, pois estes são um diferencial importante na hora da escolha da contratação. Acessar o portal Construir Sustentável para conhecer as certificações e como obtê-las.

• Procurar linhas de financiamento desenvolvida para pequenos negócios voltados ao desenvolvimento sustentável, em alguns casos uma das condições é certificações de sustentabilidade e/ou eficiência

energética. O BNDES e o Programa Construção Sustentável da Caixa Econômica Federal são algumas das entidades que fornecem linhas de financiamento para construções sustentáveis.

• Utilizar produtos que possam contribuir com a sustentabilidade na construção. Ex.: banheiros ecológicos, tintas naturais.

• Buscar qualidade e custos mais baixos na obra para que ações de desenvolvimento sustentável ocorram dentro do orçamento estipulado.

Pequeno negócio Copa do Mundo da FIFA 2014

A FIFA pretende que está seja a Copa Verde, ficar atento para as licitações governamentais

para se tornar um fornecedor.Indica-se os sites para pesquisa:

• Portal de Compras do Governo Federal• Portal do Sebrae de Compras: Canal do

fornecedor e no Portal Sebrae 2014.

Água e esgoto: Prever a coleta e utilização de água pluvial, utilização de dispositivos economizadores de água, reuso de águas. Ex.: acessar o site da Casa Eficiente para conhecer o sistema de aproveitamento de águas.

Alterações Climáticas: Minimizar as emissões de gases de efeito estufa, garantindo facilidade para que as próximas gerações sejam capazes de lidarem com os impactos das mudanças climáticas. Ex.: utilizar ferramentas para produção de inventários de gases de efeito estufa (como o Programa Brasileiro

GHG - Protocol Greenhouse Gas Protocol), na cadeia produtiva da construção.

Clima: Atentar para o clima brasileiro em cada cidade-sede, pois na região Sul poderá ser extremamente frio enquanto que na região Nordeste muito quente, fornecer conforto ambiental aos usuários. Ex.: telhados verdes, revestimentos claros nos prédios, fazem com que o ambiente interno seja agradável.

CO2: Emitir menos gases de efeito estufa nas fases de construção. Ex.: utilizar o cimento sustentável.

Energia: Recomenda-se o uso do coletor solar térmico para aquecimento de água, de energia eólica para bombeamento de água e de energia solar fotovoltaica, com possibilidade de se injetar o excedente na rede pública. Ex.: luzes LED

Edificações: Adequar o projeto ao clima do local, minimizar o consumo de energia e otimizar as condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais; prever os requisitos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou com possibilidade de adaptação futura; atentar para a orientação

solar, evitando-se a repetição do mesmo projeto em orientações diferentes; utilizar coberturas verdes; usar pinturas claras para revestimento predial, pois diminui a temperatura dentro do ambiente. Ex.: sistema drywall.

Resíduos sólidos: Minimizar o desperdício durante execução do projeto, garantir que não haja resíduos enviados para aterros e incentivar o desenvolvimento de novas infraestruturas de tratamento de resíduos. Ex.: utilizar as coletas seletivas de lixo e dar o descarte apropriado a cada resíduo.

Sustentabilidade