suplemento integraÇÃo norte

8

Upload: jornal-comunidade-em-acao-ltda

Post on 28-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Suplemento do Jornal Comunidade em Ação - Edição 128

TRANSCRIPT

Page 1: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE
Page 2: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

2

Out

ubro

/N

ovem

bro

-200

9

Diretor de Jornalismo: Marcos SilvaDiretora Administrativa: Cynthia MoreiraE-mail: [email protected]

Expediente:O caderno INTEGRAÇÃO NORTE é suplementodo Jornal Comunidade em Ação Ltda.Tel.: 3435-2036 - R.João Dornas Filho, 61E - B. Tupi

Coluna do Altivo

Altivo Alves*

* Academico de direito, líder comunitário e poeta,Contato: 3436-2963 - [email protected]

Visite o blog na Internet:colunadoaltivobh.blogspot.com

O almanaque de 2006, reza que o se-nhor Fernando Henrique Cardoso em fimde mandato não provou a ninguém sua efi-ciência administrativa, a não ser conse-guir manter a inflação controlada, confor-me deixou o Itamar Franco por ter criadoo paradoxo Plano Real. Suas promessaspara com os trabalhadores e aposentadostransfomou-se em esquecimento e deturpa-ção fisiológica, além de menosprezar osaposentados chamando-os de vagabundos.

O crescimento do PIB não cobria o pagamento dos juros das dividasexternas com o FMI, o que fazia Hermínio Braga ou Pedro Malan, iraos Estados Unidos com velinhas na mão, pedir dólar emprestadopara pagar juros das dívidas.

Oito anos sem manutenção de estradas, sem construír tambémnovas vias rodoviárias, entregando nossas empresas aos estrangei-ros gratuitamente e ninguém sabe onde foi o dinheiro das supostasvendas. Além de tudo, deixou o governo com o PIB de 492, 3 bilhõesde dólares com promessa do FMI de emprestar 20 milhões de dóla-res para continuar pagando os juros das dívidas externas. No seugoverno, essa oposição que ai está, junto com o PMDB, além doorçamento anual, deixava á disposição de Fernando Henrique Car-doso, 6 bilhões de Reais, para que ele gastasse com o que ele preci-sasse , sem prestar conta a quem quer que seja. Privilégio de poucos:no último ano o presidente não fez nada, nem conseguiu controlar ainflação e ofereceu no último ano de governo 86,00 reais de aumen-to salarial aos brasileiros.

Após o presidente Lula assumir o governo, ele anulou os 6 reaisde aumento que Fernando Henrique deu aos trabalhadores e deu40 reais de acréscimo. Alguns meses após, Lula já tinha pago aoFMI e hoje, tem 249.5 bilhões de dólares em caixa e o PIB brasileiropassou de 2.880 trilhões de dólares e o Brasil, teve uma paradinhade Pelé, devido a crise internacional e continua crescendo. Com osenhor presidente Luis Inácio Lula da Silva, alguns pobres tem opor-tunidades de comer, muitos pobres e negros estão tendo oportuni-dade de estudar, não se ver mais pessoas morrerem de fome comoaquela senhora com o filho que morreu no interior do município deUnaí, MG, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso nemtomou conhecimento e o governador Azeredo nem viu. Quero dizera todos, que não sou petista, odiava o Lula antes dele ser presiden-te, mas eu não sou desonesto, prefiro mostra o que realmente a mai-oria do povo brasileiro está vendo acontecer no Brasil.

Se amanhã eu deparar com algo com o atual presidente do Bra-sil, não tenha dúvida que o pau vai comer nas costa dele, mas, porenquanto, devemos ser justos com os justos. Ás vezes a gente deparacom pessoas de fácil esquecimento, distraindo, que não sabe denada que está acontecendo, pensando que todas as denuncias con-tra o presidente do senado, José Sarney, são verdadeiras, mas, eualerto a todos, que todos anos, principalmente o último ano antesdas eleições, os adversários do governo procuram um bodeexpiatório para acusar e aparecer perante a mídia, como tivessemtrabalhando, uma vez que os dois dias da semana, não são suficien-tes para que eles façam fofocas contra seus alvos preferidos e nuncatem nada para a sociedade, nem votam.

Nossa distração Segundo informações disponíveis noportal da PBH, o programa BH Digital

tem como objetivo a implantação de espaçospúblicos e gratuitos para assegurar a inclusãodigital dos cidadãos de Belo Horizonte. Deacordo com a apresentação do portal, “atecnologia digital é utilizada intensamente paraampliar a cidadania, garantindo a inserção decomunidades no mundo digital, contribuindo,assim, para o fortalecimento e desenvolvimen-to social”.

O programa de inclusão digital da prefei-tura utiliza a plataforma de software livreLibertas que é distribuído GNU/Linux -desenvolvida pela Prodabel, fornece aocidadão o acesso à internet e aos programasoferecidos pelo Libertas. O motivo é está emsintonia com o Governo Eletrônico - Serviçode Atendimento ao Cidadão (GESAC), queincentiva ao uso de softwares livres e possuitoda a plataforma multisserviços para InclusãoDigital.

Na regional Norte existem cinco PIM’s eum Telecentro (veja abaixo os endereços),onde a população pode usar os computadorescom Internet gratuitamente.

O Telecentro tem de dez a vinte computa-dores onde são oferecidos cursosprofissionalizantes de informática básica alémde oficinas especiais. Os PIM’s têm de três equatro microcomputadores com acesso aInternet e são implantados em órgãos públi-cos, associações ou ONG’s. Nos dois casossão realizadas parcerias em que a prefeitura éresponsável pelos equipamentos, manutençãoe estrutura. A comunidade sede o espaço e opessoal para realizar o trabalho.

No bairro Tupi uma unidade do PIM

Internet de graça, poucos sabem

PIM’sSede Regional Norte - 3277 7394/3277 7313 -R. Pastor Muryllo Cassete 25 - São Bernardo.Asmig (Associacao das Maes e Chefes de Familia deMG) - 3494 64 14 - R: Armando Ribeiro dos Santos331 - São Bernardo.Creche São Tomaz de Aquino - 3491-8706/3435-4566 - R: 10 de Novembro 176 - S. Tomaz.Naf Jardim Felicidade - 3277-6733 /3277-6727/3277-6726 – R: Maria das Dores Souza 97 – Jardim.FelicidadeIgreja Nossa Senhora de Fátima - 3434-7759 -R. Furquin Werneck 195 - TupiTelecentroCac Providência - 3277-6635 - R. Arantina 375Minaslândia

funciona a três anos na Igreja de Fátima. Estãodisponíveis para comunidade quatro computa-dores - sem impressora, com Internet de bandalarga de graça.

Segundo Arnalda Melgaço Santos, coorde-nadora social da Paróquia São Francisco Xaviere responsável pelo PIM do Tupi, de três aquatro pessoas frequentam a unidade por dia.

“Poucas pessoas usam, mas eles são assí-duos” diz Arnalda. Ela credita o baixo númerode usuários por não ter divulgação, e a falta demonitores que pudessem orientar os usuários.“A Prefeitura não dá este suporte e a Igreja nãopermite a contratação” lamenta Arnalda. Nolocal não tem placa para identificar que é umponto de Internet de graça para a população.No mesmo espaço funciona uma bibliotecacomunitária que passou a ter um público melhordepois da colocação de uma placa de umconvênio com uma empresa de promoção deeventos.

Frustração, esse é o sentimento de Arnaldadiante do desinteresse da comunidade. Aos 76anos, ela se considera uma analfabeta digital,mas acredita que aquela unidade do PIM podepromover cidadania para as pessoas que podemusufruir de uma ferramenta tão importante naatualidade.

Para atender a comunidade o PIM Tupi temtrês horários de funcionamento na semana:terças-feiras de 9 às 11:30, quintas-feiras de14:00 às 16:30 e aos sábados 15:00 às 17:00horas. As pessoas interessadas devem se cadas-trar e no caso de menores deve ter anuência dopai, mãe ou responsável legal.

Arnalda tem esperança que algum voluntá-rio apareça para ser um monitor do projeto tãoimportante para os adolescentes.

Page 3: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

3

Out

ubro

/N

ovem

bro

-200

9

Matéria de Capa

UmaCapitaldigital

No ano em que a Internet completa 40 anos, Belo Horizonte é aprimeira capital digital do país. Com a presença do presidente LuizInácio Lula da Silva, o ministro das Comunicações Hélio Costa, o

prefeito Marcio Lacerda e a presença de outros ministros, foi inaugurado ohotspot do Parque Municipal. Este é mais um ponto de Internet grátis em espaçopúblico do programa BH Digital, que tem como objetivos a promoção da inclu-são digital. O programa existe desde 2005 numa parceria do governo federalcom o município.

Durante a inauguração, o presidente Lula classificou Belo Horizonte como aprimeira capital digital, justificando que a capital mineira é uma das primeirascidades brasileiras planejada.

Em seu discurso, Lula disse que era preciso garantir que todo brasileiro,independentemente da origem social, tenha acesso à inclusão digital. “Atravésdela, o cidadão pode descobrir sua aptidão, uma oportunidade de trabalho eentrar no caminho que toda família quer que os filhos entrem se tornando pessoashonestas, decentes e trabalhadoras”, disse Lula.

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos temposremotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicaçãodas bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscadodo mapa por um ataque nuclear.

Com o fim da Guerra Fria, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares jánão a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assimpermitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as univer-sidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outrospaíses, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento,mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

Atualmente, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoautilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considera-da o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

A PBH está consolidando uma importante etapa de um projeto pioneiro nopais. Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte, foram investi-dos R$ 30 milhões em 2 mil quilômetros de fibra ótica. A cidade tem 11 torres detransmissão e quase 300 rádios receptores instalados proporcionando a comuni-cação por uma rede de Internet de banda larga sem fio.

A instalação de pontos de conexão permite o acesso livre à população emgeral, que poderá navegar na internet até duas horas por dia, utilizando equipa-mentos de informática, como notebooks, netbooks e smartphones, por exemplo.Até 2012, a previsão é que esses pontos de acesso cheguem a 50 locais de BeloHorizonte.

Cerca de 400 órgãos públicos e associações de bairro, igrejas, organizaçõesnão-governamentais, escolas e postos de saúde, (Leía a reportagem na página2) dentre outros estão conectados. De acordo com o ministro Hélio Costa, até2012 serão mais de 600 órgãos públicos e entidades ligados à rede mundial decomputadores.

O acordo de cooperação da prefeitura com o Ministério das Comunicaçõespermite que ambulâncias tenham conexão à rede de seus equipamentos de voz,dados e imagem.

Hostpost em Belo Horizonte: 13Telecentros e Postos de Internet Municipais (PIM’s): 150Instituições que receberam equipamentos recondicionadospelo CRC: 170Cidadãos usuários dos Telecentros e PIM’s /mês: 74 milCidadãos certificados em informática básica: 9 milUsuários cadastrados nos hostpost: 5 mil

Números do BH DIGITAL

fonte: Site da PBH

Reportagem: Marcos SilvaFoto da capa e desta página: Marcos Silva / JCA

O presidente Lula, acompanhadode vários ministros, discursou

dizendo da importância docidadão ter conhecimento com a

informática e a Internet

Page 4: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

4

Out

ubro

/N

ovem

bro

-200

9esportes [email protected]

Fotos:Marcos Silva /JCA

Portuguesa e Ferroviária decidem o título módulo A da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima. O primeiro jogo das semifinaisque decidiu o finalista foi Ferroviária X Inconfidência. No tempo

normal, no campo do Betânia, o jogo ficou empatado em 1X1. Na disputa depênaltis a Ferroviária levou a melhor ao vencer por 5 a 3 o Inconfidência.

No segundo jogo a Portuguesa e São Luiz decidiram o outro finalista daCopa Centenário. Prevaleceu a superioridade da Portuguesa que venceu o SãoLuiz por 3 a 1. Com este resultado a Portuguesa disputa mais uma final da CopaCentenário.

No módulo B da Copa Centenário, Campo Verde e União da Vila farão ojogo da final. As duas equipes já tem garantidas as vagas no modulo A da Copano ano 2010. O Campo Verde venceu o ICA por 3 X 1 no estádio IsaíasGougher campo do Tupinense. No campo da Racing o jogo que decidiu outrofinalista do módulo B foi União da Vila que venceu por 2 X1 o Santa Lúcia.

Interfutebol e Verona decidem o título do modulo C. Para chegar a final oVerona venceu o Cafelândia por 1 X 0 e o Interfutebol derrotou por 4 X 0 oBeira Rio.

Com a vitória do Atlético por 4 X 1 sobre o Frigoarnaldo a decisão domódulo feminino será entre a equipe alvinegra contra o Manchester do bairro RioBranco que derrotou por 2 X 0 o Prointer.

Tupinense decide o título contra o Santa Mônica no módulo infantil. Paradisputar a final o tricolor do bairro Tupi venceu o Radiante por 1 X 0 em rodada

É hora de decisão na Copa Centenário

dupla no campo do Racing. O outro jogo foi Santa Mônica 4, São Luiz 0garantindo na participação na final da Copa Centenário de Futebol AmadorWadson Lima.

A copa

A Copa Centenário de Futebol Amador é uma realização da PBHatravés da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes. Ela foi criada

para comemorar o centenário de Belo Horizonte e este ano é a 12ª edição.Posteriormente com o falecimento do Wadson Lima, o mentor da copa, o nomedele foi acrescido no nome da Copa em sua homenagem.

Segundo a secretaria de Esportes a Copa foi realizada em Mais de 60Campos de várzea da Capital com a participação de 143 equipes divididas nosmódulos A,B, e C; 32 equipes infantis e 15 femininas e envolvendo cerca de 3mil atletas. As equipes vencedoras do seus módulos recebem troféus, medalhase material esportivo conforme o regulamento da Copa Centenário.

Santa Catariana campeão do ano passado e Real Madri realizaram o jogo de abertura da Copa este ano, ambos não conseguiram chegar a final

Em breve, o primeiro

portal de noticias da

Norte. Aguardem!

Page 5: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

5

Out

ubro

/N

ovem

bro

-200

9esportes [email protected]

Por tradição a CopaCentenário realiza oconcurso Garota daCopa Centenário,Hosanny de Sousa(foto), representando oTupinense ficou emsegundo lugar. Emprimeiro foi EduardaPeixoto represendo oIncofidência e ÉrikaTrindade representantedo Nacional ficou emterceiro lugar

Para anunciarligue:

3435-20369626-6253

Page 6: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

6

Out

ubro

/N

ovem

bro

-200

9

Piadas

PASSA TEMPO

Para anunciarligue:

3435-20369626-6253

Papagaias prostitutasDesesperada, uma senhora procura um padre.- Padre, eu estou com um problema! Eu tenho duaspapagaias, mas elas só sabem falar uma coisa!- O que elas falam? - perguntou o padre.- “Olá, nós somos prostitutas! Vocês querem se divertir?” -disse a senhora.- Isto é terrível! - respondeu o padre. Mas eu tenho umasolução para o seu problema: leve suas papagaias para minhacasa e eu as colocarei junto com meus dois papagaios, queensinei a rezar.No dia seguinte, a mulher levou suas papagaias para a casado padre. Assim que foram colocadas na gaiola, elasdisseram:- Olá, somos prostitutas! Vocês querem se divertir?Ao ouvir isso, um papagaio olhou para o outro e disse:- Jogue o terço fora! Nossas preces foram atendidas!

Papagaio dos NoivosO casal comprou um papagaio durante a lua-de-mel e odeixaram no quarto do hotel. Evidentemente, o papagaio nãopodia deixar de fazer seus comentários sobre o desempenhodos noivos na cama. Chega uma hora em que o marido nãoaguenta mais, joga o lencçol por cima da gaiola e avisa:- Ou você fica quieto ou te mando amanhã para o zoológico!Na manhã seguinte, eles arrumam as malas para voltar paracasa. A mala maior, repleta de bugigangas que compraram naviagem, não consegue fechar.O noivo diz:- Querida, você fica por cima e eu tento. Vamos ver se dácerto.- Não deu certo. Talvez fosse necessário um pouco mais depeso.O noivo então diz:- Querida, agora eu fico por cima e você ajuda.- Também não dá certo.Ele então diz:- Agora vamos tentar os dois em cima.Nesse ponto o papagaio não aguenta e exclama:- Tô pouco me lixando pro zoológico. Mas isso eu querover!

Page 7: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

7

Out

ubro

/N

ovem

bro

-200

9

Sucos, o aliado do verão

Programação de Eventos & Culiná[email protected]

Foto:Marcos Silva / JCA

Chega o verão é hora em que alimentação fica mais complicada,principalmente para os mineiros que gostam de uma comida mais

consistente. Uma opção é abusar dos sucos naturais que proporciona uma boaalimentação e mais leve. Esta bebida fica pronta em 10 minutos e pode ajudarbastante para melhorar a ressaca.

IngredientesBebida Energizante (Super Forte)1/2 beterraba (retire a parte dura)1 cenoura (retire o cabo)1 maçã (retire o cabo e os caroços)1/2 berinjela (retire a casca, pois ela deixa a bebida amarga)2 laranjas lima (sem casca)2 colheres de chá de mel (uma colher para cada copo)

Bebida Antioxidante1/2 mamão (sem casca e sem sementes)1 goiabaSuco de 1 limãoSuco de 2 laranjas limaGengibre ralado (a gosto)Gelo

Bebida Energizante - Em primeiro lugar, lave muito bem as frutas e legumespara qualquer uma das duas receitas. Mergulhe frutas e legumes que serãoingeridas em uma solução de água com uma colher de chá de cloro por 20minutos. Lave em água corrente novamente as frutas e legumes antes de utilizá-los.Coloque todos os ingredientes em uma centrífuga ou liquidificador sem retirar ascascas das frutas para aproveitar ao máximo todas as vitaminas.Depois de pronto, adoce o suco com uma colher de mel ou mais. Esta medidapode variar com as preferências de quem irá tomar o suco.

Bebida Antioxidante - Coloque todos os ingredientes em uma centrífuga ouliquidificador sem retirar as cascas das frutas para aproveitar ao máximo todas asvitaminas.Nos dois casos se for usar o liquidificador coe o suco em uma peneira antes deconsumi-lo

Poetas En/cenaEste é o título do livro que resultou o 5°Belô Poético realizado em julho desteano em Belo Horizonte. A publicaçãotraz a reunião de vários poetasbrasileiros, entre eles está João BatistaMariano. Conhecido no bairro Tupi e nodo futebol amador como “Jotinha”, elecontribuiu com a suas poesias. O livrotem belas poesias que chama atençãodo leitor amante do gênero. Osinteressados em adquirir o livro podemprocurar no seguinte endereço: RuaPedro Américo, 289 – Tupi B.

Oficinas de teatro edançaO Centro Cultural do Salgado Filho estáoferecendo toda semana gratuitamente oficinas de teatro e dança. A oficinade teatro é as quartas-feiras com o ator Paulo Camargo que é bacharel pelaFaculdade Regional de Blumenau / Santa Catarina. Ele montou o espetáculoCaixa Postal 1500 e o trabalho de conclusão do Oficinão 2000 do GrupoGalpão. Com o curso Paulo que iniciar o aluno no mundo do teatro.A oficina de introdução a dança é ministrada pela bailarina e professora LilianViana, aos sábados. Formada pelo método Royal Academy of Dance. Aproposta é propiciar os alunos ao universo da dança.Mais Informações pelo tel.: 3277-9625

Page 8: Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

8

Out

ubro

/N

ovem

bro

-200

9

Tira gosto do verão – O bar Aqui Tudo é Bom está com umanovidade para este verão. É o queijo provolone com abacaxi noespeto. Se você quer experimentar o tira gosto é só visitar o barno bairro Guarani. No cardápio outras sugestões destacando apicanha com mandioca preparada na manteiga de garrafa.Jhones Peixes – O João avisa que está disponível o mezaninodo seu restaurante para realização de pequenos eventos.Empresas que queiram reservar o espaço para as festas de seusfuncionários devem entra em contato pelo tel. 3433-0495Delegado Rosinha – Um comerciante do Tupi cansado delevar bronca e apanhar da mulher está revoltado. Ele disse quevai candidatar-se ao cargo de deputado e o seu primeiro projetode lei será o seguinte:

Lei Mário da PenhaPresidência da República - Casa Civil/Subchefia para Assun-

tos JurídicosLEI Nº 11.069, DE 27 DE OUTUBRO DE 2009.Regulamenta o direito e as obrigações entre os casais e dá

outras providências.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Con-

gresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art.1º Todo desejo do marido é uma ordem.Parágrafo Único - É obrigação da esposa adivinhar todos os

desejos do marido.Art.2º Fica assegurada à mulher a liberdade de expressar sua

opinião.Parágrafo 1. O marido não é obrigado a ouvi-la.Parágrafo 2. Caso a opinião possa ser aproveitada, o marido

assume automaticamente a autoria da mesma.Art.3º É facultado à esposa dizer a última palavra, desde que

seja ‘sim senhor’, ou algo equivalente.Art.4º É facultado ao marido conviver em regime matrimonial

com tantas mulheres quantas as que ele possa sustentar. (Vetado)Art.5º É dever da esposa que trabalha ou que tenha fonte de

renda de qualquer natureza, entregar toda remuneração ao marido,para que este o administre com a inteligência que somente a ele épeculiar.

Art.6º Ficam garantidas: cinco noites, duas manhãs e três tar-des livres, por semana, para o marido jogar futebol, beber com osamigos ou qualquer atividade exigida por sua condição de macho epredador.

Parágrafo Único. Em caráter compensatório, pode a mulherassistir por três vezes uma telenovela noturna, desde que não coin-cida com o horário jornalístico ou de futebol, isto, se todo o trabalhodoméstico estiver dentro dos conformes estipulados pelo marido.

Art.7º A partir desta data, aesposa ou assemelhada, mesmoque eventual, passa a ser chama-da de ‘MULHER’, e esta pode-rá, caso permitido pelo marido,tratá-lo por ‘TU’, porém, somen-te em casa e nunca em público,onde o tratamento deverá ser,obrigatoriamente, ‘O SENHOR’.

Art. 8º Esta Lei entra em vi-gor na data de sua publicação.

Brasília, 27 de outubro de2009; 188o da Independência e121o da República.

Resenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de Boteco

BARESCircuito dos É fácil chegar aos bares desteCircuito, difícil é a saidera

Marcos Silva

*Desenho mão livre Texto: Marcos SilvaDesenho: Felipy Soares 2009*Texto: Marcos SilvaDesenho: Felipy Soares 2009*Texto: Marcos SilvaDesenho: Felipy Soares 2009*Texto: Marcos SilvaDesenho: Felipy Soares 2009*Texto: Marcos SilvaDesenho: Felipy Soares 2009*

Ele voltou ...quem?Ele voltou ...quem?Ele voltou ...quem?Ele voltou ...quem?Ele voltou ...quem?O Romeu, você vai querer?O Romeu, você vai querer?O Romeu, você vai querer?O Romeu, você vai querer?O Romeu, você vai querer?