suplemento integração norte

4

Upload: jornal-comunidade-em-acao-ltda

Post on 19-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O suplemento IN é parte do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO - Edição 136 - Agosto de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Suplemento Integração Norte
Page 2: Suplemento Integração Norte

esporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacao.com.br.com.br.com.br.com.br.com.br

Foto: Marcos Silva / Arquivo - JCA

A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Limafoi criada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1998, nasequência das comemorações pelo centenário da cidade echega, neste ano, à 13ª edição, consolidada como o maiorcampeonato de futebol amador do Brasil.

Realizada tradicionalmente no segundo semestre doano, a Copa fortalece as associações esportivas,reafirmando o seu papel na formação de atletas,oferecendo lazer às comunidades e proporcionandomelhoria na qualidade de vida da população.

A cada ano, a competição mobiliza os belo-horizontinos amantes do futebol amador, envolvendoclubes, dirigentes, atletas e torcedores, configurando-secomo referência para esse segmento da sociedade epromovendo a aproximação e o convívio entre desportistasdas diversas regiões da capital. “A Copa Centenário é aCopa do Mundo dos clubes amadores. É muito disputada ea Prefeitura realiza tudo com bastante organização esucesso. É um celeiro de jogadores para os olheiros dosgrandes times e um ótimo incentivo para o calendário dosclubes”, comenta o ex-jogador e atual dirigente doRadiante Futebol Clube, Marcelo Linhares.

O torneio seletivo daCopa Centenário de

Futebol Amador WadsonLima, realizado em agosto,definiu as últimas equipes quedisputarão o campeonato des-te ano. Além dos que partici-param nos módulos adulto,infantil e feminino em 2009,foram classificados mais oitoclubes, que disputarão a cate-goria adulta. O torneio desteano teve recorde de participa-ção, com 38 clubes inscritospara a disputa das vagas rema-nescentes. A seletiva tambémdefiniu as 12 equipes da cate-goria juvenil, novidade dacompetição deste ano. O se-cretário municipal adjunto deEsportes, Fernando Blaser, fa-lou sobre a importância da cri-ação de mais um módulo no

Copa ganha competição na categoria juvenil

torneio. “Até agora, a Copaacolhia garotos de 13 a 15anos, na categoria infantil.Entre essa faixa e a categoriaadulta havia uma lacuna queprecisava ser preenchida. Nes-te ano, abriremos espaço para12 equipes formadas por joga-dores de 16 e 17 anos, ampli-ando assim o alcance da com-petição”, explicou o secretário.

A Copa Centenário 2010começa no dia 10 de novem-bro, e vai contar com a parti-cipação de 160 equipes, sen-do 96 masculinas, divididasem três módulos, 32 infantis,20 femininas e 12 juvenis. Atédezembro serão disputadosmais de 300 jogos em 60 cam-pos de várzea da capital, en-volvendo cerca de quatro milatletas.

Equipesclassificadas notorneio seletivo

Categoria Adulto -Américo, Kanápolis, JuventusNoroeste, Comerciário,Atalanta, Engenhão, Unidos FC e Univila.

Categoria Juvenil -Mineirinho, Pitangui, Prointer,Tupinense, Radiante, Aldeia,Cachoeirinha, Poliester, San-ta Mônica, Bola de Ouro,Campo Verde e Leblon.

Congresso Técnico - OCongresso Técnico da CopaCentenário define, por sorteio,as chaves das equipes partici-pantes e, ainda, a partida deabertura da competição. Oevento conta com a presençade representantes dos clubes,autoridades do mundo espor-tivo e demais parceiros.

Concurso Garota CopaCentenário - O Concurso Ga-rota Copa Centenário é reali-zado com a participação derepresentantes de equipes dacompetição. As candidatasdesfilam para um corpo de ju-rados formado por parceirosdo evento, autoridades e im-prensa. O júri escolhe acandidata que representa porum ano o futebol amador deBelo Horizonte.

A Copa

Wadson Lima foi técnico da seleção brasileira de volei femininonas categorias principal, juvenil e infantil, na prefeitura foisecretário de Esportes quando criou a Copa Centenário, foi

vereador em Belo Horizonte, falceu em janeiro de 2005decorrente complicações em uma cirurgia de

extração pedras na visícula

Page 3: Suplemento Integração Norte

matéria de capa

Em reunião solene realizadaem 23 de agosto, no Plenário

Amynthas de Barros da CâmaraMunicipal de Belo Horizonte(CMBH), 58 pessoas e instituiçõesreceberam o Grande Colar do MéritoLegislativo Municipal Tancredo deAlmeida Neves. Além de reconhecera relevância dos serviços prestadospelos agraciados ao Município, apremiação deste ano homenageou oex-presidente Tancredo Neves porocasião do centenário de seunascimento.

No discurso de abertura doevento, a presidente da CâmaraMunicipal, vereadora Luzia Ferreira(PPS), destacou a estatura política ehumana do patrono deste ano,

Entrega do Grande Colar homenageia Tancredo Nevesapontado como uma das maisimportantes personalidades dahistória de Minas e do Brasil. Apresidente enfatizou a luta constantee incansável de Tancredo Nevescomo defensor das instituiçõesdemocráticas, mencionando pontosrelevantes da trajetória dohomenageado.

Após exibição de vídeo sobre atrajetória política de Tancredo, apresidente entregou placacomemorativa à família do patrono,recebida por sua neta, Andréa Neves.A jornalista, também uma dasagraciadas com o Grande Colar porsua atuação à frente do ServiçoVoluntário de Assistência Social(SERVAS), fez um agradecimento

emocionado em que relembrou oprotagonismo do avô em episódiosimportantes da história do Brasil, queculminaram com sua condução aomais alto posto da nação, que nãochegou a ocupar devido à sua morte.

Luzia Ferreira tambémagradeceu, em nome da CMBH e dacidade, aos 58 homenageados danoite, que incluíram senadores,deputados federais, secretáriosmunicipais, advogados e autoridadesdo Judiciário Estadual, das PolíciasCivil e Militar, professores,jornalistas, médicos, engenheiros,religiosos, empresários e outraspersonalidades que se destacaram,em suas respectivas áreas de atuação,para o engrandecimento da cidade.

Destes, 18 foram indicados peloConselho de Agraciamento, formadopelos membros da Mesa Diretora daCasa, e demais por cada um dosvereadores.

O orador oficial, conselheiroWanderley Ávila, presidente doTribunal de Contas de Minas Geraise um dos agraciados, agradeceu emnome de todos a honraria recebida,destacando o significado destereconhecimento público: “Ahomenagem que recebemos nosobriga a retribuir com honradez elealdade”, afirmou.”Ostentar estacondecoração, doravante, acarreta aresponsabilidade de continuar amerecê-la”.

Fotos: Rodrigo de Oliveira & Sidney Lopes / CMBH

Luzia Ferreira e Regina Lacerda Getulio Cerqueira e Bruno Miranda Paulo H. Pentagna e Carlos Henrique Ronaldo Gontijo e Ana Mara Sette

Luís E. Alves Pifano e Chambarelli Vinicíus Silveira e Paulinho Motorista Silivnho Rezende e Andrea Neves Ataualpa Pereira e Leo Burguês

Edinho do Açougue e Braz Pagani Elaine Matozinhos e Flavio Duffles Leornardo Mattos, D.Sarafim Fernandes, Aloísio Andrade e Elias Murad

Page 4: Suplemento Integração Norte

Resenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de Boteco

Marcos Silva - 4103-1620

Porque o louco toma banho com ochuveiro desligado?Por que ele comprou um shampoopara cabelos secos!

Joãozinho obedienteA professora pergunta para os alunos:- Quem é que quer ir par ao céu?Todos levantam a mão, menos oJoãozinho.- E você Joãozinho? Não quer ir parao céu?- Querer eu quero, mas a minha mãefalou que depois da aula era para euir direto para casa!

O bêbadoEle então desce do ônibus, entra logonum boteco e já pede:- Coloca aí dez pinga pra mim! Odono obedeceu e colocou dez pingaspara o bêbado, que bebeu todas.- Coloca agora cinco pinga! O donocolocou, o cara bebeu todas e disse:- Agora coloca só três, viu? Bebeu astrês num gole só, fez aquela caretatípica de pingaiada e pediu:- ZZZZZZsó uma agora! ZZZZZZsómais uma! O bêbado bebeu aquela,deu uma cambaleada e concluiu:- Eu num to enZenZendo... Quantomenossss eu bebo, mais eu ficotonto!Sem ter para quem apelar, o bêbadose dirigiu a Igreja. Vendo a bandejade são benedito recheada, pegou umanota e falou pro santo:- Empresta ai, negão, depois te pago.E estava a tomar mais uma pinga noboteco, quando o guarda, que viratudo na Igreja, bateu no ombro dobêbado e disse:- Meu chapa, vá pagar o dinheiro dosanto.O bêbado voltou a Igreja e disse aSão benedito:- Toma ai, negão, teu dinheiro. Erapreciso dar parte na policia?

A fraseA calunia é como carvão: quando nãoqueima, suja.

Pegadinha sem graça

3435 - 20369626 - 6253

Paraanunciar.Ligue:

Com uma história de dedicação e carinho pelo que faz, oBar da Cida no Floramar conquistou a simpatia e a

fidelidade dos clientes.Com um cardápio que mantém os tradicionais tira gosto de

bares como: rabada, moela de galinha, caldos de mandioca e feijãoacompanhado de torresminho que foi eleito o melhor da cidadepelo publico e jurados do concurso gastronômico Comida di Buteco.E tem mais, bolinho de bacalhau, almondega entre outros tira-gosto.

O frequentador do Bar da Cida encontra um lugar simples eaconchegante com as tradicionais mesas de ferro, mantidas porexigências dos fregueses. Na parede a pintura de verde e o escudodo América deixa claro a preferencia do time do coração do Chicão.Exposto também os prêmios e os quadros com recortes de jornalcontando a história da Cida de como conseguiu o primeiro lugar doComida di Buteco. Por causa das suas receitas, Cida foi executa-las no programa da Ana Maria Braga.

Juntando a isso tem as garçonetes e garçons que atendem muitobem os fregueses, por isso o bar tornou-se uma referencia RegiãoNorte. O Bar da Cida atualmente está no roteiro daquele que quersaborear um tira gosto de qualidade e pagar um preço justo.

Em recente promoção do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO /Torcida Camisa 12 ficou comprovado, pelos endereços nos cupons,que pessoas de vários bairros de Belo Horizonte e da RegiãoMetropolitana frequentam o bar que preza pela tradição.

Mantendo as tradições

Serviço:Rua Clóvis de Castroesquina c/ NumaNogueiraFloramar - Tel.: 3434-8715Funciona de quarta-feira à domingo a partirdas 17:00 horas.Sábado e domingo apartir das 13:00 horas

Foto: Marcos Silva / JCA