integração norte - janeiro 2010

8

Upload: jornal-comunidade-em-acao-ltda

Post on 10-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

INTEGRAÇÃO NORTE - Suplemento do Jornal Comunidade em Ação -EDIÇÃO: Janeiro - 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Integração Norte - Janeiro 2010
Page 2: Integração Norte - Janeiro 2010

2

Jane

iro

- 20

10Diretor de Jornalismo: Marcos SilvaDiretora Administrativa: Cynthia MoreiraE-mail: [email protected]

Expediente:O caderno INTEGRAÇÃO NORTE é suplementodo Jornal Comunidade em Ação Ltda.Tel.: 3435-2036 - R.João Dornas Filho, 61E - B. Tupi

Coluna do Altivo

* Academico de direito, líder comunitário e poeta,Contato: 3436-2963 - [email protected]

Visite o blog na Internet:colunadoaltivobh.blogspot.com

PSICOLOGIA

*Tatiana Oliveira Moreira [email protected]

*PsicólogaAv. Waldomiro Lobo, 801- Guarani

Tels. 3433-6357 / 9184-5431

Quem tem medo de psicólogo?Muitas pessoas não admitem a ideia de necessitar de ir a um

psicólogo. Algumas dizem que é coisa de “doido”, outros dizemque não querem contar seus problemas a um desconhecido e aindahá alguns que dizem que a terapia é ir ao shopping ou fazer umaatividade.

Há pessoas que se ofendem quandoalguém lhe sugere procurar um psicólogo.

Não é motivo de vergonha necessitarde um psicólogo, muito pelo contrário, éa possibilidade de trabalhar questões queatrapalham a saúde emocional. Aoadmitir que é necessária uma ajudaprofissional é o primeiro passo para umamudança e uma grande possibilidade demelhora.

Não é nenhum bicho de sete cabeças ira um consultório ou serviço de psicologia.O psicólogo é um profissional de saúdetão importante como outros, assim como,médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos,dentre outros. Cuidar da saúde mental étão relevante quanto cuidar da saúdefísica. Muitas doenças são de fundopsicológico, isso mostra o quanto opsíquico influencia a todo o momento emnossas vidas. Quem nunca sentiu uma dorde cabeça, após uma discussão ou dores

no estomago devido a algum stress?Geralmente a mente responde pelo corpoalgo que não está bem. Por esses e outrosmotivos é tão importante cuidar da saúdeemocional.

É fundamental o indivíduo admitir quealgo não está bem e que é necessário ajudaprofissional. Se algum conflito interfere nodesempenho do dia a dia é necessáriotrabalhar essas questões para nãocomprometer as atividades fundamentaisdo cotidiano. A psicoterapia não é umaconversa qualquer, não é um bate papocomo acontece com os amigos. A terapia ébaseada na fala, porém com o objetivoterapêutico.

Sentimentos de medo ou receio emrelação à psicologia quando aparecem,provavelmente são frutos de umdesconhecimento das possibilidadesbenéficas à saúde que o trabalho dospsicólogos pode trazer.

EM 2010 FAÇA UM BOM NEGÓCIO.ANUNCIE NO

JORNAL COMUNIDADE EM AÇÃO

SÃO MAIS DE 20 MIL LEITORES/MÊSQUE TEM NOTÍCIAS E

INFORMÇÃO DA REGIÃO NORTE

Compromisso com a comunidade

Este é o Jornal mais completo da Região Norte

3435-20369626-6253

[email protected]

O povo nos vê pelas pequenasatitudes

Altivo Alves*

Considero-me um cara que prestou ser-viços com perfeição á comunidade, poismuitas das vezes, quando deixava aquelelugar onde prestava serviço, aquela fra-ção da sociedade pedia a minha volta eaté fazia movimento para convencer as au-toridades, para retornar-me, no sentido dedar continuidade àquele trabalho. Semquerer me exaltar, é claro, mas se alguémque não acredita nessa história e quiserfazer uma pesquisa, pode procurar as pes-

soas mais antigas da vila nova Pampulha, nas proximidades dobairro Céu Azul ”A”, que alguém deva e lembrar e contar a verdade,foi no inicio dos anos 80.

Compare o meu trabalho pelo trabalho do governador José Ser-ra no tempo que foi ministro da saúde, Não tinha competência paraa função por não ser médico, mas soube discernir o que se deviafazer levando em conta que até uma criança percebia bem o que osgovernantes deveriam fazer pela população. Na época fez sucessopelas iniciativas, mas hoje, parece que perdeu seu modo de discerniras coisas e fazer boa administração. Ele governou a capital durante02 anos e está no início do 4º anos de governo do estado de SãoPaulo. Falta de dinheiro não é, o que está faltando é ele perceberque as pessoas que moram naquela região, são as mais pobres enecessitadas e precisam de atitude política. Mesmo que seja umapequena atitude em favor dos pobres da área alagadiça.

Será que ele quando foi ministro, pensava nos pobres? Ou jápensava em ser Presidente da República? Muitas pessoas aprovei-tam as oportunidades e esforçam para aproveitar um bom trabalho,pensando somente em si. Creio que se ele fizesse alguma coisa pelopovo em São Paulo, deslocando as famílias para uma região melhor,mais segura, o povo agradeceria.

Eu não votarei em Serra para ser Presidente, apesar do bomtrabalho como ministro da saúde, pois quero ver as obras iniciadaspelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva ser concretizadas. Seoutra pessoa que não seja do PT assumir o governo, eu duvido queele dê continuidade às obras. Aliás, a imprensa andou divulgandoque Sérgio Guerra andou falando que se o PSDB ganhar as eleiçõesdeste ano acabará com o PAC. Eu não ouvi ele falar isso, mas sefalou, ele assustou o povo, pois precisamos que o Brasil cresça. Sónão pode é ficar como no final do Governo Fernando Henrique,paradisíaco como se no último ano não precisasse trabalhar.

Além do mais, os funcionários públicos do Estado de São Paulovivem numa choradeira terrível com relação ao salário, nem pareceque São Paulo é o estado mais rico do país. Aliás, parece que isso éuma característica dos governantes do partido PSDB, não gostamdos trabalhadores, nem dos pobres, pagam mal seus funcionários etem como vício, assumir o governo e mandar funcionários ir embora,sobrecarregando os que ficam. Veja em Minas Gerais o que aconte-ceu com os funcionários públicos: Quem ganhava 14 salários nogoverno de Itamar Franco, hoje não ganha nove salários.

Atenção! Se você tem carro usado ou comprar um carro usado,mande olhar a coluna do volante, pois ela costuma soltar quandovocê não espera.

Page 3: Integração Norte - Janeiro 2010

3

Jane

iro

- 20

10

Matéria de Capa

Material escolar tem a variação de até 900%Segundo pesquisa realizada pelo PROCON Assembléia entre 11 e 14 de

janeiro de 2010, em Belo Horizonte, registrou uma variação de até 900% dopreço de 85 produtos da lista de material escolar, em 12 estabelecimentosdiferentes da capital. O levantamento também constatou um aumento de 2,63%nos preços dos produtos comparados com Janeiro de 2009.

O Jornal Comunidade em ação realizou uma pesquisa no bairro Tupi. Oscomércios de bairro estão conseguindo trabalhar com um preço competitivo emrelação às grandes lojas encontradas na região central da capital. Forampesquisados três estabelecimentos da Região Norte com uma lista da sétima seriedo ensino fundamental de uma escola particular da região, a variação chegou a100%, ou seja, o valor gasto em uma loja daria para comprar duas listas emoutra.

Para o comerciante Rubens Silva dos Santos o comportamento do consumi-dor vem mudando. “As pessoas têm pesquisado mais e estão fazendo orçamen-tos para comprar de forma consciente”, afirma Rubens. Mas o comerciante dizque ainda precisa melhorar, pois, várias pessoas acabam deixando as compraspara última hora, causando insatisfação por não encontrar o produto necessário.

A mudança ortográfica também aumentou as despesas das famílias queprecisam comprar livros. Este ano a comercialização dos livros usados teve umaqueda devido à reforma ortográfica. Muitos livros foram reformulados e ousaíram de linha dificultando a troca.

Dica para o consumidor que se sentir lesado

Código de Defesa do ConsumidorArt. 4º - A Política Nacional de Relações de Consumo tem por objetivo oatendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade,saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria desua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações deconsumo, atendidos os seguintes princípios:I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;III - harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo ecompatibilização da proteção do consumidor com a necessidade dedesenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípiosnos quais se funda a ordem econômica (artigo 170, da Constituição Federal),sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores efornecedores;Art. 170, princípios Gerais da Atividade Econômica – Ordem Econômica eFinanceira – Constituição Federal – CF - 1988IV - educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seusdireitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo;VIII - estudo constante das modificações do mercado de consumo.Art. 6º - São direitos básicos do consumidor:II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos eserviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços,com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidadee preço, bem como sobre os riscos que apresentem;IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciaiscoercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ouimpostas no fornecimento de produtos e serviços;

A venda de material escolar em janeiro e fevereiro movimentaas pequenas papelarias nos bairros, atualmente elas tempreços competitivos e oferecem semelhantes formas depagamentos em relação as grandes redes lojas. Rubens dizque o comportamento do consumidor está mudando com apesquisa de preços e orçamentos em várias lojas

Foto: Marcos Silva / JCA

Page 4: Integração Norte - Janeiro 2010

4

Jane

iro

- 20

10esportes [email protected]

DROGALINA3445-1622

Reportagem: Marcos SilvaFoto da capa e desta página: Marcos Silva / JCA

Copa Itatiaia, Frigoarnaldo é o campeãoExperiência e superioridade técnica do Frigoarnaldo prevaleceu sobre o Arariba.

Com experiência a equipe de Contagem tornou-se o primeirotetracampeão da 49ª Copa Itatiaia ao vencer 3 X 0 o time da Pedreira

Padro Lopes da Capital. Mesmo em desvantagem no marcador – estavaperdendo por 2 a 0 - e com um jogador expulso aos 18 minutos do segundotempo, o time da capital, vice-campeão pela segunda vez, lutou bravamente até ofinal. Pela primeira vez a final foi disputada no Mineirão que teve um públicosuperior a 15 mil torcedores.

Sob forte calor os times se concentravam no jogo e melhor adaptado aocampo gramado, o Frigoaranaldo teve o domínio do jogo. O alvirrubrodesperdiçou várias chances abrir o placar, e só marcou o primeiro gol com Odair,aos 12 minutos do primeiro tempo.

Com a vantagem, o Frigoarnaldo diminuiu o ritmo devido ao calor, enquantoo Araribá, foi para o ataque em busca do empate, mas sem criatividade. Umadefesa milagrosa do goleiro Amarelo evitou do Frigoarnaldo fazer o segundo gol.

O técnico Marcinho Pica Fumo trocou o lateral-esquerdo Renatinho, pordeficiência tática, pelo lateral-direito Hugo, bem antes final do primeiro tempo.

O time da Pedreira Prado Lopes voltou para o segundo tempo maisagressivo, chegou mais vezes do gol de Tiago. As alterações do técnicoMarcinho Pica Fumo no meio de campo que tirou o volante Toninho e colocou omeia Du e ao substituir o meia Filipe por Alex o time melhorou muito, porémainda corria o risco de tomar gols no contra-ataque.

Desta forma que o Frigarnaldo chegou ao segundo gol. Nivaldo lançouSandro entre os zagueiros, que tocou no canto direito de Amarelo, fazendo 2 a 0.A situação que já estava difícil para Araribá, piorou aos 18 minutos, com aexpulsão do zagueiro Clayton. O time da Pedreira Prado Lopes até que não seabateu com o segundo gol do adversário e nem com a expulsão, continuoulutando.

Aos 42 minutos o Araribá acabou levando o terceiro gol com Wagner,depois de uma cobrança de falta em que Gilsinho escorou de cabeça esacramentou os 3 a 0.ARARIBÁ – Amarelo; Dudu (Luiz Fernando), Marcinho, Clayton e Renatinho(Hugo); Gargamel, Toninho(Du), Fizinho e Filipe (Alex); Rica Deyvisson (Lima).Técnico: Márcio Pica Fumo.FRIGOARNALDO– Tiaguinho; Márcio Baiano (Jair), Cabeça, Gilsinho eSerginho (Tales); Gaúcho, Chupeta, Sandro e Nivaldo; Juninho (Rundinelli)e Odair (Wagner). Técnico: Ricardo Roelas.

O jogo sob forte calor teveram lances de muita disputa

Page 5: Integração Norte - Janeiro 2010

5

Jane

iro

- 20

10esportes [email protected]

DROGALINA3445-1622 A marcação do Araribá não conseguia conter o forte

ataque do Frigoarnaldo

Page 6: Integração Norte - Janeiro 2010

6

Jane

iro

- 20

10

Piadas

PASSA TEMPO

Para anunciarligue:

3435-20369626-6253

NOSSOS VIZINHOS ARGENTINOSUm brasileiro está calmamente tomando o café da manhãquando um argentino típico, mascando chicletes, senta-seao lado dele.O brasileiro ignora o argentino (óbvio) que, não seconformando, começa a puxar conversa:- Argentino: Você come este pão inteirinho?- Brasileiro (de mau humor): Claro.- Argentino: Nós não. Nós comemos só o miolo, a cascanós vamos juntando num container, depois processamos,transformamos em croissant e vendemos para o Brasil.O Brasileiro ouve calado.O Argentino insiste: Você come esta geleia com o pão?- Brasileiro: Claro.- Argentino: Nós, não. Nós comemos frutas frescas no caféda manhã jogamos todas as cascas, sementes e bagaços emcontainers,depois processamos, transformamos em geleia evendemos para o Brasil.- Brasileiro: E o que vocês fazem com as camisinhas depoisde usadas?- Argentino: Jogamos fora, claro!- Brasileiro: Nós não. Vamos guardando tudo emcontainers, depois processamos, transformamos emchicletes e vendemos para a Argentina...

NUMA ESTAÇÃO QUALQUER DETREM EM MINAS GERAIS......Uma mulher estava esperando o trem, quando sentiu umavontade de ir urgentemente ao banheiro. Foi.... Quandovoltou, o trem já tinha partido. Ela começou a chorar.Nesse momento, chegou um mineiro, compadeceu-se delae perguntou:- Purcaus diquê qui a sinhora tá chorano?- É que eu fui urinar e o trem partiu....- Uai, dona! Por caus dissu num precisa chorá não...tenhocerteza bissoluta qui a sinhora já nasceu com esse trempartido....

Page 7: Integração Norte - Janeiro 2010

7

Jane

iro

- 20

10

Bolinhos de abobora com carne seca

Programação de Eventos & Culiná[email protected]

Uma das grandes combinações da cozinha brasileira, a carne-seca e a abóboradão o tom deste bolinho que ainda leva caldo de salsa, alecrim e tomilho. Ótimapedida para jogar conversa fora com amigos – ainda mais se acompanhado poruma bebida refrescante.Ingredientes 20 Grama(s) manteiga para a massa1/2 Xícara(s) leite para a massa1/2 Xícara(s) caldo de ervas (salsa, alecrim e tomilho) para a massa1 Xícara(s) farinha de trigo para a massa80 Grama(s) abóbora cabocha cozida200 Grama(s) carne-seca demolhada cozida e desfiada para o recheio10 Grama(s) alho picado para o recheio100 Grama(s) cebola para o recheio10 Mililitro(s) azeite para o recheio10 Grama(s) salsa bem picadinha para o recheio10 Grama(s) cebolinha para o recheio1 À gosto sal para o recheio1 À gosto pimenta-do-reino para o recheio1 À gosto noz moscada para o recheio

Modo de preparoComece pelo caldo de ervas. Com um barbante, amarre a salsa, o alecrim e otomilho. Jogue-os em uma panela com água quente e deixe-os cozinhar por dezminutos.Descasque a abóbora, tire as sementes e cozinhe-a no caldo de ervas. Reserve100 ml do caldo. Bata no liquidificador a abóbora, metade da manteiga e um poucodo caldo.Leve o leite e o restante do caldo para ferver. De uma só vez, coloque a farinha ecozinhe até o ponto de desgrudar da panela. Acrescente o restante da manteiga eum fio de azeite. Deixe esfriar em uma pedra coberta com um pano úmido.Em uma panela, doure o alho no azeite. Em seguida, acrescente a cebola bempicadinha e deixe-a refogar até murchar. Junte a carne-seca na mesma panela edeixe-a refogar. Depois, tempere com as ervas bem picadinhas. Coloque sal epimenta a gosto.Encha uma colher de sopa de massa (28 g) e abra-a na palma da mão. Pegue umacolher de sobremesa rasa (10 g) de recheio de carne-seca e coloque no meio damassa. Feche em formato de croquete.

UFMG promove 4º Festival de VerãoO Festival de Verão da UFMG acontece de 12 a 16 de fevereiro de 2010,

em Belo Horizonte. É uma alternativa cultural para quem fica ou vem para acapital mineira no período do Carnaval. Este ano com o tema “Os sentidos doconhecimento”, as 21 oficinas abordarão, além das áreas de letras e artes, todasas áreas de conhecimento oferecidas pela universidade.

As inscrições para as oficinas estarão abertas a partir do dia 1º de fevereiroaté a data de início de cada atividade e poderão ser feitas no sitewww.fundep.ufmg.br, ou nos postos de atendimento da Fundep, no campusPampulha e no Conservatório UFMG.

Os menores de 18 anos devem apresentar, em um dos postos de atendimentoda Fundep, fotocópia de sua certidão de nascimento e autorização dos pais ouresponsáveis.

Além das oficinas, o Festival de Verão UFMG oferece programação artísticae Cine 0800. A abertura, dia 12 de fevereiro, às 20h, conta com a apresentaçãode Weber Lopes e Paulo Bellinati e a convidada Dea Trancoso, no ConservatórioUFMG.

Centro Cultural São Bernardo:Difusão Cultural- Exposição de esculturas em papel machê Leon Passos.

De 04/02 a 05/03.Dias e horários de visitação:Terça a sexta, das 09 às 17:00horas e aos sábados das 09;00 às 13:00horas. R. Edna Quintel, 320 - SãoBernardoTel: (31) 3277-7416

Carnaval 2010 de Belo Horizonte, BRINCABELÔO Carnaval de Belo Horizonte começa no dia 6 com a tradicional Banda

Mole. A concentração está marcada para Avenida Afonso Pena, entre a Rua daBahia e Avenida Carandaí, a partir das 14:00 horas.O desfile da Banda Molemarca o início do Carnaval na capital mineira.

Para os desfiles das escolas de samba acontecem entre os dias 13 e 15 defevereiro, na Via 240, entre os bairros Providência e Novo Aarão Reis a partirdas 19:00h. Uma agremiação vai representar a Região Norte, o Canto da Alvorada,do bairro Campo Alegre.

Page 8: Integração Norte - Janeiro 2010

8

Jane

iro

- 20

10

Resenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de Boteco

BARESCircuito dos É fácil chegar aos bares desteCircuito, difícil é a saidera

Marcos Silva

*Desenho mão livre

Texto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaDesenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010

O presidente Lula teve uma crise deO presidente Lula teve uma crise deO presidente Lula teve uma crise deO presidente Lula teve uma crise deO presidente Lula teve uma crise dehipertenção e foi interhipertenção e foi interhipertenção e foi interhipertenção e foi interhipertenção e foi internado. Entre os váriosnado. Entre os váriosnado. Entre os váriosnado. Entre os váriosnado. Entre os vários

exames em que foi submetido,exames em que foi submetido,exames em que foi submetido,exames em que foi submetido,exames em que foi submetido,teve o da próstata.teve o da próstata.teve o da próstata.teve o da próstata.teve o da próstata.

Produção de cachaça –Você pode até achar que ébrincadeira, mas não é. AEscola Agrotécnica Federal deSalinas está oferecendo vagaspara o Curso Superior deTecnologia em Produção deCachaça. O aluno depois detrês anos de formação terá otítulo de Tecnólogo emProdução de Cachaça.Isso que é inovação,antigamente o sujeitocachaceiro era marginalizado,agora ele pode ser “bacharel”em cachaça. Deve ser “umtrem bom di mais da conta”essa escola, passar diainteirinho molhando o bico.

Jogador Bumerangue – OGladiador Azul foi vendidopara o time do Porto, atorcida celeste protestou. Elefoi para Portugal viu, nãogostou e voltou. Ao retornarpara Beagá foi recebido pelatorcida no aeroporto como amaior contratação doCruzeiro. Não foi desta vezque o Zezé Perrela viu osEuros da venda do Kleber.

Sapatilha rosa - O Alaim eo Ney Santos retomaram adisputa pela sapatilha cor derosa. Este ano os doisresolveram usar fantasiasiguais no carnaval. “Vestidas”de bailarinas, as duas“bonecas” prometem que vãoarrasar no bloco do JoãoLinguiça na Via 240.Ui..ui..ui..