sÍntese das proposiÇÕes das comissÕes regionais de ...consea.sp.gov.br › iiiconf › pdf ›...

51
1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL CONSEA-SP III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE SÃO PAULO III CESANSP SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL - CRSANS MARÇO 2007

Upload: others

Post on 29-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

1

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL

CONSEA-SP

III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE SÃO PAULO

III CESANSP

SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL - CRSANS

MARÇO 2007

Page 2: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

2

GT 1

EIXO TEMÁTICO 1 – SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESTRATÉGIAS NACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO.

Proposições 25 a 34

26.1 Estimular projetos de geração de renda destinados às famílias participantes de Programas de Complementação de Renda priorizando o assentamento das famílias do próprio município (Corumbataí-Guaçu).

Emprego (Cuesta).

Projetos de geração de renda (Noroeste Paulista).

Incentivo a programas de geração de emprego e renda que atendam a realidade local, a partir de parcerias entre o Poder Público e a Sociedade Civil (Piracicaba-Capivari).

Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir junto ao setor produtivo rural projetos de geração de renda alternativa, dentro de técnicas atualizadas (Piracicaba-Capivari).

- Contemplar nas estratégias de desenvolvimento regional, programas de geração de emprego que priorizem as comunidades locais, rurais ou urbanas, em especial as famílias beneficiadas nos programas de complementação de renda. Esses programas devem envolver o setor público e o privado, a partir de abordagem intersetarial, que contemple técnicas atualizadas.

26.3 Facilitar a Criação de Feira de Alimentos Seguros, envolvendo produtores da região (Juqueri Cantareia).

Incentivar em estabelecimentos que comercializam frutas, verduras e legumes, a prática de procedimentos que preservem o valor nutritivo dos mesmos, como armazenamento adequado, manipulação mínima, etc...; (Grande ABC)

- Contemplar nas estratégias de desenvolvimento regional programas que valorizem a economia local, incentivem a diversificação da produção, as formas mais justas de comércio e a produção de alimentos saudáveis.

Page 3: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

3

Volta dos produtores de gêneros alimentícios as suas origens criando bolsões (cinturão verde) de culturas necessárias à alimentação (Cerrado Paulista).

Não há priorização dos produtos da nossa região (Pontal).

Falta de diversificação na produção alimentar na nossa região, principalmente no caso dos assentamentos (Pontal).

Incentivo à diversificação da produção na região, voltada para produção de produtos voltados para consumo interno (Piracicaba-Capivari).

Parceria municipal / federal: piscicultura (Noroeste Paulista).

Incentivo ao pequeno produtor rural de hortifrutigranjeiros para comercializar seus produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios, isentando-os do processo de licitação para aquisição dos gêneros alimentícios das prefeituras (Planalto Noroeste).

Proporcionar condições logísticas e operacionais para que os produtores locais de alimentos possam ofertar seus produtos diretamente aos consumidores (Região Central).

Fomentar a produção de alimentos com alta densidade nutricional, estimulando cultivos orgânicos e priorizando a biodiversidade autóctone prevalente regionalmente (Região Central).

26.5 Que a política educacional seja pautada com selo de qualidade, principalmente ensino básico (Capital).

Política econômica dificultando o aumento de emprego (Noroeste Paulista)

- Priorizar no programa de governo, a educação de qualidade, a geração de empregos, o saneamento básico e as ações básicas de prevenção e proteção à saúde.

Page 4: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

4

As situações mais graves de insegurança alimentar e nutricional: falta de saneamento básico (Noroeste Paulista).

Obesidade X acesso alimentos: gastos com saúde (Vale das Águas).

Que toda população tenha acesso à água potável e instalações adequadas de esgoto (Capital).

26.7 Fortalecer nos municípios políticas de concessão de terras públicas com finalidade exclusivamente social por meio da agricultura familiar através de empreendedorismo social (Mananciais DC).

Incentivo à agricultura familiar e implantação de serviços essenciais para permanência no campo (Capital).

Incentivo da agricultura familiar (Cuesta).

Parceria municipal / federal: PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Noroeste Paulista).

Utilização de mecanismos de compra antecipada de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar e outros fins institucionais (Piracicaba-Capivari).

Parceria municipal / federal: piscicultura (Noroeste Paulista).

Que seja agilizado processo de demarcação de terras indígenas (Capital).

Poder público nortear política rural, organizando o sistema com planejamento, com trabalho integrado intersetorial (Cuesta).

- Na política agrária, estabelecer diretrizes e estratégias que garantam o acesso a terra e a permanência digna do homem no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar com garantia de apoio técnico e mercado para os produtos. Nessas estratégias, agilizar o processo de demarcação de terras indígenas.

Page 5: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

5

Incentivo ao pequeno produtor rural de hortifrutigranjeiros para comercializar seus produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios, isentando-os do processo de licitação para aquisição dos gêneros alimentícios das prefeituras (Planalto Noroeste).

Proporcionar condições logísticas e operacionais para que os produtores locais de alimentos possam ofertar seus produtos diretamente aos consumidores (Região Central).

26.8 Que seja combatida com rigor a biopirataria em terras de comunidades tradicionais (Capital).

Estabelecimento de um pacto de interesses entre os municípios envolvidos que possa propiciar as condições elementares para o exercício eficaz de um uso do solo planejado e controlado (Piracicaba-Capivari).

- Criar, implementar e fiscalizar o cumprimento de leis que garantam a preservação da biodiversidade da fauna e da flora e promovam o uso planejado e controlado dos recursos naturais de cada região.

29 Estimular a produção, a venda, consumo e distribuição de produtos e alimentos seguros que não agridam o meio ambiente (Juqueri Cantareia).

Intensificar as ações de governo no que se refere à implantação de projetos de agricultura orgânica (apoio material, técnico e jurídico) bem como nas ações e criação de cooperativas e associações afins (Mananciais DC).

Que os beneficiados pelo Programa Bolsa Família sejam inseridos em políticas emancipatórias como porta de saída da pobreza (Capital).

Incentivo à agricultura familiar e implantação de serviços essenciais para permanência no campo (Capital).

- Priorizar e proteger as atividades geradoras de renda ligadas á agricultura orgânica e familiar, bem como à distribuição e o consumo de alimentos saudáveis.

Page 6: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

6

31 Propor que o Conselho Estadual se torne de caráter deliberativo;

Que os conselhos deixem de ser consultivos e sejam deliberativos (Força Interior).

Propor o retorno do Conselho na proporção 2/3 sociedade civil e 1/3 poder público (Corumbataí-Guaçu).

Avaliar resoluções da II Conferência de SANS: que o CONSEA-SP seja constituído por 2/3 sociedade civil e 1/3 poder público e que tenha caráter deliberativo (Capital).

Articulação com os executivos municipais para busca de informações de iniciativas já existentes e conhecimento de vocações regionais (Força Interior).

Parceria municipal / federal: CONSAD (Noroeste Paulista).

Fórum Regionalizado com a participação de todos os Conselhos Municipais ( ex: Educação, Saúde, ) (Juqueri/Cantareia).

Reforçar as competências da Comissão Regional e recompô-la (Corumbataí – Guaçu).

União do poder público e civil (Cuesta).

Criação ou implementação de ações mais efetivas dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural-COMDER (Piracicaba-Capivari).

Estimulo aos CONSEAs municipais (Campinas).

Incentivar a criação dos Conselhos Municipais de SANS (Grande ABC)

Garantir que todos os municípios tenham um Conselho de SANS

- Ampliar a participação social nas definições das estratégias de desenvolvimento, por meio da garantia do funcionamento de Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional deliberativos, com ampla representação social (2/3 sociedade civil e 1/3 poder público).

Page 7: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

7

(Juqueri/Cantareia).

Continuar com o incentivo à implantação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar nos Municípios da Regional e de todo o Estado de São Paulo (Corumbataí-Guaçu).

Implantação de Conselhos Municipais de SANS (Águas e Flores).

Criação de COMSEA’s consultivos e deliberativos em todos os municípios a partir da formação de pessoas para o exercício adequado do papel no conselho e da criação de leis que garantam a criação e o trabalho dos mesmos (Piracicaba-Capivari).

Auxiliar e pressionar os municípios a criarem seus CONSEAs Municipais (Pontal).

Formalização e fortalecimento dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional (Mananciais DC).

� Diretriz 6 (Eixo Temático 2) - Promover a soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional em Âmbito Internacional.

Proposições 99 a 109.

105 Governo colocar programas de valorização da terra, com incentivo à agricultura familiar (Cuesta).

Estimular a produção, a venda, consumo e distribuição de produtos e alimentos seguros que não agridam o meio ambiente (Juqueri Cantareia).

- Nas relações de comércio com outros países, valorizar os produtos da agricultura, em especial os originados da agricultura familiar.

Page 8: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

8

GT 2

EIXO TEMÁTICO 2 – POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (considerar os três níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal)

� Diretriz 1 – Promover o acesso universal à alimentação adequada e saudável

Proposições: 39 a 52

40 Multiplicar programas e atividades de Segurança Alimentar (Campinas).

Garantir a continuidade das ações na área de SANS (Capital).

Ampliar os programas existentes (Grande Oeste)

Criação de uma rede intersetorial e abrangente que articule o Poder Público e a Sociedade Civil, conforme a realidade de cada comunidade, promovendo a racionalização de recursos, o monitoramento e a avaliação das ações, sejam elas de caráter emergencial ou estrutural (Piracicaba-Capivari).

- Para a universalização do acesso à alimentação, apoiar e desenvolver de forma articulada e intersetorial programas e ações emergenciais e estruturais na área de SANS, que atendam a realidade de cada comunidade. A esses programas devem ser garantidas a abrangência, a continuidade, o monitoramento e a avaliação.

42 Emprego (Cuesta).

Projetos de geração de renda (Noroeste Paulista).

Incentivo à agricultura familiar e implantação de serviços

- Incentivar programas de geração de emprego e renda, priorizando a agricultura familiar com implantação de serviços essenciais para a permanência no campo, fortalecendo a organização associativa e cooperativa.

Page 9: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

9

essenciais para permanência no campo (Capital).

Incentivo da agricultura familiar (Cuesta).

Parceria municipal / federal: PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Noroeste Paulista).

Intensificar as ações de governo no que se refere à implantação de projetos de agricultura orgânica (apoio material, técnico e jurídico) bem como nas ações e criação de cooperativas e associações afins (Mananciais DC).

43 Estimular a produção, a venda, consumo e distribuição de produtos e alimentos seguros que não agridam o meio ambiente (Juqueri Cantareia).

Intensificar as ações de governo no que se refere à implantação de projetos de agricultura orgânica (apoio material, técnico e jurídico) bem como nas ações e criação de cooperativas e associações afins (Mananciais DC).

Implementar nos municípios o consumo de alimentos orgânicos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (Planalto Noroeste).

Acesso fácil - com hortas comunitárias (Cuesta).

Fomentar programas de agricultura urbana (Grande ABC)

Implementação de Pomares e Hortas urbanas (Capital).

Ocupar Espaços públicos com hortas comunitárias (Grande Oeste).

Realização de hortas comunitárias (Cuesta).

- Estimular a produção, a venda, o consumo e a distribuição conscientes de produtos e alimentos saudáveis e que não agridam o meio ambiente, priorizando a produção orgânica, a criação e a implementação de pomares e hortas urbanos, sejam de iniciativa individual, coletiva, pública ou privada. Nesse sentido, prover o uso de terrenos baldios para a implantação de hortas com isenção de impostas.

Page 10: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

10

Ampliar processo horta comunitária (Cuesta).

Hortas comunitárias que se proceda ao envio de projetos para setores públicos competentes p/ viabilizar a otimização dos terrenos baldios particulares, para que se realize utilização do espaço para horta prevendo inclusive incentivos tributários por parte da Prefeitura aos proprietários (Grande Oeste).

Parceria municipal / federal: Horta Comunitária - abastece a comunidade e o setor público (Noroeste Paulista).

Campanhas publicitárias de incentivo à alimentação saudável CONTINUADA (Capital).

Incentivar à prática do consumo consciente (Cuesta).

44 Parceria municipal / federal: CONAB: repasse de cestas básicas; cooperativas do leite (distribuição para idosos e famílias de baixa renda) e de produtores rurais (produtos hortifrutigranjeiros para distribuição em entidades assistenciais, escolas, etc... (Noroeste Paulista).

Implantar equipamentos que permitam o acesso ao alimento de qualidade a preços acessíveis à população (Banco de Alimentos, Cozinha Comunitária, Hortas Comunitárias, Restaurante Popular, etc...) (Grande ABC).

Avaliar resoluções da II Conferência de SANS: Em primeiro lugar a implantação de Restaurantes Populares (ex: Bom Prato), que deveriam oferecer três refeições por dia (desjejum, almoço e jantar), inclusive finais de semana (Capital).

Criar Banco de Alimentos; Fazer parceria com Empresas, ONGs; Governo Estadual e Federal para implantação de programas de acesso ao alimento (Juqueri Cantareia).

- Associadas às ações estruturantes, ampliar e fortalecer os programas emergenciais de acesso aos alimentos (banco de alimentos, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, cestas básicas, feiras, sacolões) de forma intersetorial e articulada nos três níveis de governo, levando em conta o diagnóstico, mensurando e avaliando os indicadores de impacto do programa sobre a realidade.

Page 11: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

11

Garantir o acesso aos alimentos através de feiras e sacolões em regiões periféricas, a preços acessíveis – Ponto da Economia (Capital).

Realizar estudo sobre restaurantes populares, se atendem população vulnerável (Capital).

Critério Restaurante Bom Prato - critério IDH deve ser mais importante que o critério populacional (Alto Tiete).

Ticket (Cuesta). Criação de uma rede intersetorial e abrangente que articule o Poder Público e a Sociedade Civil, conforme a realidade de cada comunidade, promovendo a racionalização de recursos, o monitoramento e a avaliação das ações, sejam elas de caráter emergencial ou estrutural (Piracicaba-Capivari).

Sensibilizar os estabelecimentos de produção de alimentos e/ou alimentação na região para que encaminhem aos Bancos de Alimentos municipais seus excedentes não absorvidos pelo mercado, bem como conscientizar a população local e as instituições de benemerência social para fazer desses Bancos de Alimentos os canais exclusivos de intermediação das doações agroalimentares (com o compromisso de cadastrar todas as pessoas/famílias beneficiárias e delas dar ciência aos referidos Bancos de Alimentos) (Região Central).

Perenizar a adesão dos estabelecimentos produtores e/ou comercializadores de alimentos/alimentação ao abastecimento regular de Bancos de Alimentos, adotando este como única via de intermediação para doações de produtos agroalimentares (Região Central).

45.3 Estimular projetos de geração de renda destinados às famílias - Estimular projetos de geração de renda destinados às

Page 12: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

12

participantes de Programas de Complementação de Renda priorizando o assentamento das famílias do próprio município (Corumbataí-Guaçu).

Parceria municipal / federal: Bolsa – família (Noroeste Paulista).

Que os beneficiados pelo Programa Bolsa Família sejam inseridos em políticas emancipatórias como porta de saída da pobreza (Capital).

Que sejam implementados programas de fortalecimento às famílias em todos os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social (Capital).

famílias participantes do Programa Bolsa Família, a partir da efetiva parceria de trabalho nas três esferas do governo.

45.4 Parceria municipal / federal: Bolsa – família (Noroeste Paulista).

Que os beneficiados pelo Programa Bolsa Família sejam inseridos em políticas emancipatórias como porta de saída da pobreza (Capital).

Que sejam implementados programas de fortalecimento às famílias em todos os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social (Capital).

- Inserir os beneficiados do Programa Bolsa Família em políticas emancipatórias como porta de saída da pobreza.

47 Implementar nos municípios o consumo de alimentos orgânicos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (Planalto Noroeste).

Incentivo ao pequeno produtor rural de hortifrutigranjeiros para comercializar seus produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios, isentando-os do processo de licitação para aquisição dos gêneros alimentícios das prefeituras (Planalto Noroeste).

Participação ativa dos conselhos de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional sustentável nas discussões sobre a qualidade do alimento comprado para alimentação

- incentivar e facilitar a Implementação do consumo de alimentos locais e/ou orgânicos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), beneficiando o pequeno produtor rural com a isenção do processo de licitação.

- Estimular a parceria entre os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável nas discussões sobre a qualidade do alimento comprado para alimentação escolar em âmbito municipal e estadual.

Page 13: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

13

escolar em âmbito municipal e estadual (Mananciais DC).

48 Articulação de parcerias das escolas com os serviços de saúde e demais setores envolvidos em SANS para projetos conjuntos. Criação de programas de valorização da Escola Pública (Piracicaba-Capivari).

- Fomentar a articulação de parcerias das escolas com os serviços de saúde e demais setores envolvidos em SANS para projetos conjuntos. Criação de programas de valorização da Escola Pública.

51 Garantir aos trabalhadores rurais cortadores de cana de açúcar, acesso gratuito a bebidas isotônicas durante o período de trabalho exposto ao sol. Sugere-se, entre outras formulações, a utilização de bebidas isotônicas à base de soro de queijo (Planalto Noroeste).

Garantir aos trabalhadores rurais cortadores de cana de açúcar, café da manhã gratuito no local de trabalho (Planalto Noroeste).

- Criar mecanismos que garantam a alimentação adequada aos trabalhadores conforme a função que exercem, em especial aos trabalhadores rurais.

GT 2 As situações mais graves de insegurança alimentar e nutricional: falta de comprometimento do poder público municipal na questão nutricional e divulgação dos programas existentes na área (Noroeste Paulista).

GT 2 Modificação na legislação de implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (Vale do Paraíba).

GT 2 Ações da Sociedade Civil: Entidades Assistenciais (Pastorais e demais entidades): com programas voltados às crianças / adolescentes, famílias, idosos, PPD, Moradores de Rua (Noroeste Paulista).

- Promover a cooperação entre a sociedade civil e o poder público no sentido de implementar, divulgar e avaliar os programas de garantia ao acesso ao alimento.

Page 14: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

14

� Diretriz 4 – Ampliar e coordenar as ações voltadas para grupos populacionais

Proposições: 80 a 88

81.1 Que seja agilizado processo de demarcação de terras indígenas (Capital).

- Apoiar os processos de reconhecimento do direito histórico, que dêem garantia de acesso ao território e aos recursos naturais aos grupos populacionais específicos. Nesse sentido, apoiar a agilização do processo de demarcação das terras indígenas.

88 Que no Programa Nacional de Alimentação Escolar seja incluído do programa de educação nutricional sejam contemplados alimentos afro-brasileiros e demais etnias para proporcionar a diversidade alimentar, considerando características e produtos regionais (Cuesta).

- Valorizar nos programas de alimentação e nutrição, em especial o programa de alimentação do escolar, as culturas alimentares dos povos que formaram o povo brasileiro, priorizando o resgate e a divulgação dos pratos regionais.

Page 15: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

15

GT 3

EIXO TEMÁTICO 2 – POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (considerar os três níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal).

� Diretriz 2 – Estruturar sistemas de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos eqüitativos, sustentáveis e de base agroecológica.

Proposições: 53 a 68

55 Incentivo à agricultura familiar e implantação de serviços essenciais para permanência no campo (Capital).

Incentivo da agricultura familiar (Cuesta).

Parceria municipal / federal: PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Noroeste Paulista).

Fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares (Piracicaba-Capivari).

Apoio técnico para agricultores familiares (Força Interior).

- Incentivar a agricultura familiar e implantar serviços essenciais para permanência no campo.

- Fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares.

- Promover a parceria entre as diversas esferas de governo no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar – PRONAF.

57.1 Maior incentivos em crédito rural, para obtenção de produtos orgânicos (Norte Paulista).

- Promover maior incentivo de crédito rural para obtenção de produtos orgânicos.

59 Criação de Fóruns Regionais de Abastecimento (Vale do Paraíba).

-Promover a criação de Fóruns Regionais de Abastecimento.

Page 16: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

16

Incentivar o associativismo e o cooperativismo, proporcionando condições para que iniciativas comunitárias prosperem (Região Central).

Incentivo à organização dos produtores e trabalhadores rurais, em sindicatos, cooperativas e associações, com orientação e acompanhamento (Piracicaba-Capivari).

62.7

62.4

62.7

Incentivo ao pequeno produtor rural de hortifrutigranjeiros para comercializar seus produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios, isentando-os do processo de licitação para aquisição dos gêneros alimentícios das prefeituras (Planalto Noroeste).

Proporcionar condições logísticas e operacionais para que os produtores locais de alimentos possam ofertar seus produtos diretamente aos consumidores (Região Central).

Utilização de mecanismos de compra antecipada de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar e outros fins institucionais (Piracicaba-Capivari).

- Proporcionar condições logísticas e operacionais para que os produtores locais de alimentos possam ofertar seus produtos diretamente aos consumidores.

- Promover o emprego de mecanismos de compra antecipada de produtos da agricultura familiar e/ou pequenos produtores rurais para a alimentação escolar e outros fins institucionais.

63 Incentivar programas e/ou campanhas para a garantia da qualidade do ar, água e alimentos em toda a cadeia produtiva (Piracicaba-Capivari).

Mobilizar a sociedade civil e o poder público para implementar ações educativas junto ao consumidor e agentes envolvidos na produção de alimentos, na preservação da qualidade do ar e da água (Piracicaba-Capivari).

Dotar de condições operacionais a Gerência responsável pelo apoio logístico, assistência técnica e capacitação profissional dos produtores rurais e demais agentes alvos das políticas públicas de fomento da atividade agroalimentar (Região Central).

- Incentivar programas e/ou campanhas para a garantia da qualidade do ar, água e alimentos em toda a cadeia produtiva.

- Mobilizar a sociedade civil e o poder público para implementar ações educativas junto ao consumidor e agentes envolvidos na produção de alimentos, na preservação da qualidade do ar e da água.

- Dotar de condições operacionais a gerência responsável pelo apoio logístico, assistência técnica e capacitação profissional dos produtores rurais e demais agentes alvos das políticas públicas de fomento da atividade agroalimentar.

Page 17: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

17

64 Monitoramento da horta comunitária (Vale das Águas)

Acesso fácil - com hortas comunitárias (Cuesta).

Fomentar programas de agricultura urbana (Grande ABC)

Implementação de Pomares e Hortas urbanas (Capital).

Ocupar Espaços públicos com hortas comunitárias (Grande Oeste).

Realização de hortas comunitárias (Cuesta).

Ampliar processo horta comunitária (Cuesta).

Hortas comunitárias que se proceda ao envio de projetos para setores públicos competentes p/ viabilizar a otimização dos terrenos baldios particulares, para que se realize utilização do espaço para horta prevendo inclusive incentivos tributários por parte da Prefeitura aos proprietários (Grande Oeste).

Parceria municipal / federal: Horta Comunitária - abastece a comunidade e o setor público (Noroeste Paulista).

- Fomentar programas de agricultura urbana a partir de pomares e hortas comunitárias, promovendo a ocupação dos espaços baldios públicos e particulares, prevendo incentivos tributários aos últimos.

65 Parceria municipal / federal: piscicultura (Noroeste Paulista). - Promover a piscicultura nos municípios.

66 Falta de informações sobre o PAA (Programa de Aquisição Alimentar) por parte dos municípios na nossa região (Vale das Águas).

Incentivo ao pequeno produtor rural de hortifrutigranjeiros para comercializar seus produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios, isentando-os do processo de licitação para aquisição dos gêneros alimentícios das prefeituras (Planalto Noroeste).

- Apoiar e promover a divulgação do Programa de Aquisição Alimentar nos municípios.

- Incentivar a criação de centrais de abastecimento e de distribuição nas diversas regiões do estado.

Page 18: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

18

Utilização de mecanismos de compra antecipada de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar e outros fins institucionais (Piracicaba-Capivari).

Criação de uma central de abastecimento e distribuição regional (Mananciais DC).

GT 3 Que as Padarias Artesanais/Comunitárias forneçam pão a preço mais baixo para população de rua e de baixa renda (Capital).

- Promover o fornecimento de pão a custos abaixo do mercado a partir das padarias artesanais.

GT 3 Monitoramento dos projetos de padarias comunitárias já existentes (Capital).

- Promover o monitoramento dos projetos de padarias comunitárias já existentes.

GT 3 Combater o consumo de carne clandestina construindo abatedouros municipais (Força Interior).

- Combater o consumo de carne clandestina construindo abatedouros municipais.

GT 3 Implantação de aterros, se possível regionais, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas (Piracicaba-Capivari).

- Implantar aterros, se possível regionais, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas.

GT 3 Inclusão do profissional de ensino médio Técnico em Nutrição no quadro de funcionários dos estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos: bares, lanchonetes, restaurantes e similares (Planalto Noroeste).

- Incluir o profissional de ensino médio Técnico em Nutrição no quadro de funcionários dos estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos: bares, lanchonetes, restaurantes e similares.

GT 3 Implantar, fiscalizar e exigir as boas práticas de manipulação de alimentos em todos os locais de Processamento, manipulação, armazenamento, transporte, venda e consumo (Grande ABC).

- Implantar, fiscalizar e exigir as boas práticas de manipulação de alimentos em todos os locais de processamento, manipulação, armazenamento, transporte, venda e consumo.

Page 19: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

19

GT 4

EIXO TEMÁTICO 2 – POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (considerar os três níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal).

� Diretriz 3 – Instituir processos permanentes de educação e capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional e DHAA

Proposições: 69 a 79

69 Incentivar programas que resgatem e valorizem hábitos alimentares regionais (Grande ABC).

Incentivos ao desenvolvimento de projetos e/ou programas de promoção de hábitos saudáveis e resgate da cultura alimentar envolvendo a sociedade civil, o governo e a mídia (Piracicaba-Capivari).

Que no Programa Nacional de Alimentação Escolar seja incluído do programa de educação nutricional sejam contemplados alimentos afro-brasileiros e demais etnias para proporcionar a diversidade alimentar, considerando características e produtos regionais (Cuesta).

- Incentivar programas que resgatem e valorizem a cultura alimentar regional promovendo hábitos alimentares saudáveis envolvendo a sociedade civil, o governo e a mídia.

- Desenvolver educação alimentar e nutricional a partir do Programa de Alimentação Escolar incluindo alimentos afro-brasileiros e demais etnias para proporcionar a diversidade alimentar, considerando características e produtos regionais.

70 As situações mais graves de insegurança alimentar e nutricional: falta de profissional adequado (Noroeste Paulista).

Garantir nos equipamentos de saúde, profissionais que atuam em educação alimentar e nutricional (Grande ABC).

- Garantir profissionais capacitados para promover educação alimentar e nutricional a partir da implementação de cozinhas comunitárias experimentais, visando o uso adequado de alimentos, aproveitamento integral dos mesmos, redução do desperdício e geração de renda.

Page 20: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

20

Capacitar os profissionais de saúde e da educação para garantir informação e orientação adequadas sobre alimentação e nutrição aos usuários (Grande ABC).

Fortalecer a Educação Nutricional nos programas da Rede de Proteção Básica e Especial (ex: agente jovem, ação jovem, geração renda, APAE, etc) (Planalto Noroeste).

Estimular a introdução de profissionais técnicos capacitados e capacitar os funcionários que já trabalham no Programa Saúde da Família (PSF) para trabalhar o estímulo a alimentação saudável e realizar o acompanhamento nutricional de crianças/ adolescentes (Corumbataí-Guaçu).

Capacitação de todos os integrantes das equipes das Unidades de PSF (Juqueri/Cantareia).

Implantação de cozinhas comunitárias experimentais (Campinas).

Uso adequado dos alimentos (Cuesta).

Treinamento sobre o reaproveitamento integral dos alimentos (casca, talos, sementes) (Cuesta).

Intensificar a educação de aproveitamento integral dos alimentos, visando a redução do desperdício de alimentos (Mananciais DC).

Incentivar o uso de alimentos naturais ou com processamento mínimo em locais que atendem a grupos específicos como: população institucionalizada, creches, centros de acolhimento de crianças e jovens, etc... (Grande ABC).

Educação nutricional das crianças através da merenda escolar (Cuesta).

- Promover a educação alimentar e nutricional a partir do Programa de Alimentação Escolar com extensão à comunidade.

- Articular de parcerias de escolas com os serviços de saúde e demais setores envolvidos em SANS para projetos conjuntos, visando a valorização da Escola Pública.

- Implementar campanhas publicitárias para incentivo à atividade física e alimentação saudável.

- Desenvolver programas de educação alimentar e nutricional visando prevenir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Page 21: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

21

Que no Programa Nacional de Alimentação Escolar seja incluído do programa de educação nutricional sejam contemplados alimentos afro-brasileiros e demais etnias para proporcionar a diversidade alimentar, considerando características e produtos regionais (Cuesta).

Falta de projetos sociais nas escolas e para famílias, que enfatizem a educação Nutricional (Noroeste Paulista).

Articulação de parcerias das escolas com os serviços de saúde e demais setores envolvidos em SANS para projetos conjuntos. Criação de programas de valorização da Escola Pública (Piracicaba-Capivari).

Há que es melhorar a educação alimentar da população, principalmente nas escolas (Pontal).

Efetivar atividades de educação nutricional continuada para a população em geral (Região Central).

Que sejam implementadas campanhas para prática de atividade física e alimentação saudável (Capital).

Campanhas publicitárias de incentivo à alimentação saudável CONTINUADA (Capital).

Palestras de educação nutricional para a população (Cuesta).

Reverter o processo cultural na base, através da educação (Cuesta).

Incentivar à prática do consumo consciente (Cuesta).

Maior investimento em Educação Alimentar interagindo Saúde, Veterinária, Agronomia e Educação (Força Interior).

Page 22: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

22

Ausência de profissionais nutricionistas para elaboração de projetos eficientes na Educação Alimentar da população (Noroeste Paulista).

Obesidade X acesso alimentos: mudança de hábitos alimentares (Vale das Águas).

Obesidade X acesso alimentos: multiplicar educação com saúde para verificação da obesidade x diabete (Vale das Águas).

Ampla campanha de divulgação sobre SANS e sua importância não só nas classes menos favorecidas, como para todas as classes sociais (Águas e Flores).

71 Incluir SANS e Cultura da Alimentação na grade curricular das escolas, a partir do ensino infantil (Capital).

Educação nutricional das crianças através da merenda escolar (Cuesta).

Que no Programa Nacional de Alimentação Escolar seja incluído do programa de educação nutricional sejam contemplados alimentos afro-brasileiros e demais etnias para proporcionar a diversidade alimentar, considerando características e produtos regionais (Cuesta).

Falta de projetos sociais nas escolas e para famílias, que enfatizem a educação Nutricional (Noroeste Paulista).

Há que es melhorar a educação alimentar da população, principalmente nas escolas (Pontal).

Incentivos ao desenvolvimento de projetos e/ou programas de promoção de hábitos saudáveis e resgate da cultura alimentar envolvendo a sociedade civil, o governo e a mídia (Piracicaba-Capivari).

- Reverter o processo de cultura alimentar a partir da educação básica.

- Capacitar produtores rurais e incentivar o plantio para o consumo adequado e saudável.

Page 23: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

23

Curso de Manipulação de Alimentos - normatização para a realização de cursos para manipuladores de alimentos; parcerias com SESI, Vigilâncias Sanitárias, Associações Comerciais, Secretarias de Saúde, SEBRAE; divulgação quanto à rastreabilidade e aplicação efetiva (Alto Tiete).

Aprimoramento da fiscalização dos restaurantes da cidade de São Paulo, com ênfase na ação educativa. Condicionar a abertura de estabelecimentos ao curso de Boas Práticas, ampliando sua oferta para atender a demanda e melhorar a condição de segurança alimentar para a população (Capital).

Trabalhar educação e condicionar ao curso de boas práticas nos restaurantes (Capital).

Desenvolver a capacitação para as boas práticas de agentes envolvidos em todo o sistema agroalimentar a partir de parcerias intersetoriais entre o poder público e setor privado (Piracicaba-Capivari).

Capacitação de produtores rurais (Campinas).

Informação, conhecimento, necessidade de conscientização da população, com incentivo de fomentar as pessoas ao plantio para consumo (Cuesta).

Ampliar metodologia participativa com pequenos agricultores, construindo à prática (Cuesta).

72 Inclusão de disciplinas técnicas nos currículos do ensino fundamental, ligadas à questão ambiental, produtiva e gerencial (Piracicaba-Capivari).

Incluir no currículo escolar municipal a Educação Nutricional; Incentivar a participação da comunidade (mães/cuidadores) nos eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação - 16/10

- Inclusão de disciplinas técnicas nos currículos do ensino fundamental relativas à questão ambiental, produtiva, gerencial e de controle social prevendo a ampliação da carga horária.

- Estimular a introdução de disciplinas de educação alimentar e nutricional e educação ambiental na grade

Page 24: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

24

(Juqueri/Cantareia).

Estimular a introdução de disciplinas de educação alimentar e nutricional e educação ambiental na grade escolar de crianças de ensino básico a fundamental e capacitar os responsáveis para atuação na área ( Corumbataí-Guaçu).

Incluir SANS e Cultura da Alimentação na grade curricular das escolas, a partir do ensino infantil (Capital).

Incluir no currículo escolar municipal a Educação Nutricional; Incentivar a participação da comunidade (mães/cuidadores) nos eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação - 16/10 (Juqueri/Cantareia).

Articulação de parcerias das escolas com os serviços de saúde e demais setores envolvidos em SANS para projetos conjuntos. Criação de programas de valorização da Escola Pública (Piracicaba-Capivari).

Escola período integral (Cuesta).

escolar de crianças de ensino infantil, fundamental e médio, da rede pública e privada e capacitar os responsáveis para atuação na área.

73 Incluir no currículo escolar municipal a Educação Nutricional; Incentivar a participação da comunidade (mães/cuidadores) nos eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação - 16/10 (Juqueri/Cantareia).

Estimular a introdução de disciplinas de educação alimentar e nutricional e educação ambiental na grade escolar de crianças de ensino básico a fundamental e capacitar os responsáveis para atuação na área ( Corumbataí-Guaçu).

Avaliar resoluções da II Conferência de SANS: Inclusão da matéria SANS na grade curricular de educação (Capital).

Incluir SANS no currículo escolar (Capital).

- Contribuir na implantação da Política Educacional de Segurança Alimentar nutricional e sustentável, a partir da desseminação da mesma na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio.

Page 25: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

25

Educação nutricional das crianças através da merenda escolar (Cuesta).

Que no Programa Nacional de Alimentação Escolar seja incluído do programa de educação nutricional sejam contemplados alimentos afro-brasileiros e demais etnias para proporcionar a diversidade alimentar, considerando características e produtos regionais (Cuesta).

Falta de projetos sociais nas escolas e para famílias, que enfatizem a educação Nutricional (Noroeste Paulista).

Inclusão de disciplinas técnicas nos currículos do ensino fundamental, ligadas à questão ambiental, produtiva e gerencial (Piracicaba-Capivari).

Executar de fato uma Política Educacional de Segurança Alimentar, estando inserida na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio (Norte Paulista).

Inserir na grade curricular palestras, aulas sobre o conselho alimentação (Vale das Águas).

Implementação da Portaria Interministerial nº 1010 nos municípios, principalmente, no que se refere à inclusão da Educação Nutricional no currículo escolar dos alunos da rede pública e privada (Planalto Noroeste).

Incentivos ao desenvolvimento de projetos e/ou programas de promoção de hábitos saudáveis e resgate da cultura alimentar envolvendo a sociedade civil, o governo e a mídia (Piracicaba-Capivari).

74 Incluir no currículo escolar municipal a Educação Nutricional; Incentivar a participação da comunidade (mães/cuidadores) nos eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação - 16/10

- Garantir recursos para Educação alimentar e nutricional de conteúdo multidisciplinar, com vistas na promoção de hábitos saudáveis e resgate da cultura alimentar.

Page 26: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

26

(Juqueri/Cantareia).

Falta de projetos sociais nas escolas e para famílias, que enfatizem a educação Nutricional (Noroeste Paulista).

Inclusão de disciplinas técnicas nos currículos do ensino fundamental, ligadas à questão ambiental, produtiva e gerencial (Piracicaba-Capivari).

Articulação de parcerias das escolas com os serviços de saúde e demais setores envolvidos em SANS para projetos conjuntos. Criação de programas de valorização da Escola Pública (Piracicaba-Capivari).

Incentivos ao desenvolvimento de projetos e/ou programas de promoção de hábitos saudáveis e resgate da cultura alimentar envolvendo a sociedade civil, o governo e a mídia (Piracicaba-Capivari).

78 Trocas de experiências entre os municípios, com maior freqüência, inclusive realizando Dias de Vivência (Águas e Flores).

- Promover periodicamente trocas de experiências entre os municípios, inclusive realizando Dias de Vivência.

79 Realizar Programas de Capacitação sobre Segurança Alimentar para servidores públicos de todos os setores através de parcerias com órgãos públicos e privados (Capital).

Campanha de conscientização sobre SANS para ONG’s (Capital).

Cursos de Capacitação nas regiões (Águas e Flores).

Educação nos diversos níveis (Cuesta).

Falta de informações sobre o que se pode estar fazendo na área

- Capacitar sobre Segurança alimentar e nutricional sustentável o funcionalismo público, ONG’s e conselheiros a partir de parcerias com órgãos públicos e privados.

Page 27: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

27

de SANS (Pontal).

Falta de informações, oportunidades e cursos de capacitação na área de SANS em cidades pequenas, como as da nossa região (Pontal).

Conselhos capacitados e atuantes (Grande Oeste).

Capacitação para os Conselheiros Regionais e Municipais (Força Interior).

Formação e capacitação para conselheiros de unidades escolares e de saúde sobre SANS (Capital).

GT 4 As situações mais graves de insegurança alimentar e nutricional: falta de profissional adequado (Noroeste Paulista).

Garantir nos equipamentos de saúde, profissionais que atuam em educação alimentar e nutricional (Grande ABC).

Capacitar os profissionais de saúde e da educação para garantir informação e orientação adequadas sobre alimentação e nutrição aos usuários (Grande ABC).

Fortalecer a Educação Nutricional nos programas da Rede de Proteção Básica e Especial (ex: agente jovem, ação jovem, geração renda, APAE, etc) (Planalto Noroeste).

Curso de Manipulação de Alimentos - normatização para a realização de cursos para manipuladores de alimentos; parcerias com SESI, Vigilâncias Sanitárias, Associações Comerciais, Secretarias de Saúde, SEBRAE; divulgação quanto à rastreabilidade e aplicação efetiva (Alto Tiete).

Mobilizar a sociedade civil e o poder público para implementar

- Garantir o alimento seguro em toda cadeia alimentar normatizando a capacitação de manipuladores de alimentos e aprimorando a fiscalização a partir de parcerias do poder público e sociedade civil.

- Garantir o comprometimento do poder público municipal na questão nutricional e divulgação dos programas existentes na área.

- Mobilizar a sociedade civil e o poder público para implementar ações educativas junto ao consumidor e agentes envolvidos na produção de alimentos, na preservação da qualidade do ar e da água.

Page 28: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

28

ações educativas junto ao consumidor e agentes envolvidos na produção de alimentos, na preservação da qualidade do ar e da água (Piracicaba-Capivari).

Desenvolver a capacitação para as boas práticas de agentes envolvidos em todo o sistema agroalimentar a partir de parcerias intersetoriais entre o poder público e setor privado (Piracicaba-Capivari).

As situações mais graves de insegurança alimentar e nutricional: falta de comprometimento do poder público municipal na questão nutricional e divulgação dos programas existentes na área (Noroeste Paulista).

Estimular a introdução de profissionais técnicos capacitados e capacitar os funcionários que já trabalham no Programa Saúde da Família (PSF) para trabalhar o estímulo a alimentação saudável e realizar o acompanhamento nutricional de crianças/ adolescentes (Corumbataí-Guaçu).

Capacitação de todos os integrantes das equipes das Unidades de PSF (Juqueri/Cantareia).

Incentivos ao desenvolvimento de projetos e/ou programas de promoção de hábitos saudáveis e resgate da cultura alimentar envolvendo a sociedade civil, o governo e a mídia (Piracicaba-Capivari).

Cursos profissionalizantes sobre produção e manipulação de alimentos (Vale das Águas).

Criar um site de divulgação de ONGs que produzem alimentos de acordo com a SANS (Juqueri Cantareia).

Estimular parceria com os municípios no sentido de disponibilizar um espaço nos seus respectivos sites para divulgação desses produtores (Juqueri Cantareia).

Page 29: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

29

GT 5

EIXO TEMÁTICO 2 – POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (considerar os três níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal).

� Diretriz 5 – Fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis de atenção à saúde, articuladas às demais políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.

Proposições: 89 a 98

91 Apoio das DRADS (Águas e Flores).

Que sejam implementados programas de fortalecimento às famílias em todos os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social (Capital).

- Fortalecer as ações de promoção dos direitos sociais das famílias com a participação efetiva dos centros de Referência de Assistência Social – CRAS, apoiados pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento social (DRADS).

92.1

92.2 Implementar ações efetivas em prol da SAN das populações socialmente vulneráveis e/ou fisiologicamente susceptíveis e/ou institucionalmente atendidas (Região Central).

Incentivo a implantação de Programas de Nutrição Materno-Infantil nos municípios (Juqueri/Cantareia).

- Fortalecer a implantação de programas de Nutrição Materno-infantil nos municípios.

92.3 Incentivo a implantação de Programas de Nutrição Materno-Infantil nos municípios (Juqueri/Cantareia).

- Promover e proteger o aleitamento materno por meio de ações efetivas.

Page 30: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

30

Promover incessantemente o aleitamento materno (Região Central).

92.4 Dotação de recurso para que todo serviço de saúde (3 níveis) tenha serviço de Atenção Nutricional Especifica preparado para orientar e educar, levantar informações e registrar de forma sistematizada em todos os ciclos da vida (crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos) (Piracicaba-Capivari).

- Nos 3 níveis de atenção à saúde da criança, implementar ações de atenção nutricional que contemplem a vigilância nutricional com o levantamento e o registro de informações de forma sistematizada.

92.5 Incentivar o uso de alimentos naturais ou com processamento mínimo em locais que atendem a grupos específicos como: população institucionalizada, creches, centros de acolhimento de crianças e jovens, etc... (Grande ABC).

Preocupação com a qualidade e indicadores da alimentação infantil na região (Pontal).

Incluir no currículo escolar municipal a Educação Nutricional; Incentivar a participação da comunidade (mães/cuidadores) nos eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação - 16/10 (Juqueri/Cantareia).

Estimular a introdução de disciplinas de educação alimentar e nutricional e educação ambiental na grade escolar de crianças de ensino básico a fundamental e capacitar os responsáveis para atuação na área (Corumbataí-Guaçu).

Dotação de recurso para que todo serviço de saúde (3 níveis) tenha serviço de Atenção Nutricional Especifica preparado para orientar e educar, levantar informações e registrar de forma sistematizada em todos os ciclos da vida (crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos) (Piracicaba-Capivari).

Incluir SANS e Cultura da Alimentação na grade curricular das escolas, a partir do ensino infantil (Capital).

- Implementar programas de atenção nutricional em todos os ciclos da vida, priorizando a educação nutricional para a alimentação adequada e saudável com articulação de parcerias intersetorias e ênfase no papel da escola e na participação da família, priorizando a valorização dos alimentos naturais e regionais, bem como a cultura local.

Page 31: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

31

Avaliar resoluções da II Conferência de SANS: Inclusão da matéria SANS na grade curricular de educação (Capital).

Incluir SANS no currículo escolar (Capital).

Educação nutricional das crianças através da merenda escolar (Cuesta).

Merenda escolar natural do alimentos da época, Proteína texturizada de soja (PTS) – gastos com boa qualidade (Vale das Águas).

Que no Programa Nacional de Alimentação Escolar seja incluído do programa de educação nutricional sejam contemplados alimentos afro-brasileiros e demais etnias para proporcionar a diversidade alimentar, considerando características e produtos regionais (Cuesta).

Falta de projetos sociais nas escolas e para famílias, que enfatizem a educação Nutricional (Noroeste Paulista).

Inclusão de disciplinas técnicas nos currículos do ensino fundamental, ligadas à questão ambiental, produtiva e gerencial (Piracicaba-Capivari).

Executar de fato uma Política Educacional de Segurança Alimentar, estando inserida na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio (Norte Paulista).

Articulação de parcerias das escolas com os serviços de saúde e demais setores envolvidos em SANS para projetos conjuntos. Criação de programas de valorização da Escola Pública (Piracicaba-Capivari).

Inserir na grade curricular palestras, aulas sobre o conselho alimentação (Vale das Águas).

Page 32: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

32

Há que es melhorar a educação alimentar da população, principalmente nas escolas (Pontal).

Implementação da Portaria Interministerial nº 1010 nos municípios, principalmente, no que se refere à inclusão da Educação Nutricional no currículo escolar dos alunos da rede pública e privada (Planalto Noroeste).

92.6 Formular “leite” de soja fortificado com ferro, cálcio, vitamina A e vitamina D, desprovido de aditivos artificiais que tenham análogos naturais e oferecido também na versão sem sacarose (para que portadores de DM possam degustá-lo) (Região Central).

- Prover os programas de prevenção e controle das carências por micronutrientes de alimentos enriquecidos que sejam desprovidos de aditivos artificiais que tenham análogos naturais.

92.7 Incentivos ao desenvolvimento de projetos e/ou programas de promoção de hábitos saudáveis e resgate da cultura alimentar envolvendo a sociedade civil, o governo e a mídia (Piracicaba-Capivari).

As situações mais graves de insegurança alimentar e nutricional: aumento das DCNT (Diabetes, Hipertensão) (Noroeste Paulista).

- Nos programas existentes, promover ações de prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, que incentivem hábitos saudáveis de alimentação e resgatem a cultura alimentar, a partir do envolvimento da sociedade civil, governo e mídia.

92.8 Editar material instrucional segundo características próprias do trabalho de educação nutricional e reeducação alimentar desenvolvido com cada comunidade-clientela (inclusive sensibilizando produtores e consumidores para a importância dos alimentos produzidos de maneira agroecológica) (Região Central).

Implantação de cozinhas comunitárias experimentais (Campinas).

Uso adequado dos alimentos (Cuesta).

- Promover a alimentação saudável em todos os espaços por meio do fortalecimento das seguintes ações: produção de material didático; implementação de cozinhas experimentais e espaços que permitam o desenvolvimento da alimentação e nutrição de forma intersetorial, sustentável e culturalmente embasada; campanhas de promoção da prática de atividade física e alimentação saudável.

Page 33: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

33

Treinamento sobre o reaproveitamento integral dos alimentos (casca, talos, sementes) (Cuesta).

Intensificar a educação de aproveitamento integral dos alimentos, visando a redução do desperdício de alimentos (Mananciais DC).

Incentivar programas que resgatem e valorizem hábitos alimentares regionais (Grande ABC).

Campanhas publicitárias de incentivo à alimentação saudável CONTINUADA (Capital).

Palestras de educação nutricional para a população (Cuesta).

Reverter o processo cultural na base, através da educação (Cuesta).

Incentivar à prática do consumo consciente (Cuesta).

Maior investimento em Educação Alimentar interagindo Saúde, Veterinária, Agronomia e Educação (Força Interior).

Obesidade X acesso alimentos: mudança de hábitos alimentares (Vale das Águas).

Obesidade X acesso alimentos: multiplicar educação com saúde para verificação da obesidade x diabete (Vale das Águas).

Que sejam implementadas campanhas para prática de atividade física e alimentação saudável (Capital).

92.9 Fiscalizar e monitorar as ações de SANS por parte dos órgãos federais e estaduais dentro do município (Pontal).

Dotação de recurso para desenvolvimento e implantação de um

- Construir indicadores e banco de dados, a partir do desenvolvimento e implantação de um sistema de informação que seja adequado aos propósitos da vigilância nutricional e alimentar nas diversas instâncias do

Page 34: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

34

sistema de informação que seja adequado aos propósitos da vigilância nutricional e alimentar nas diversas instâncias do governo e serviços. Os recursos devem garantir a articulação dos municípios e a formação de pessoas para a sua efetiva implantação e funcionamento (Piracicaba-Capivari).

Construção de indicadores e banco de dados (Campinas).

Monitoramento permanente das ações (Campinas).

Garantir a avaliação dos programas e projetos (Capital).

Monitoração e avaliação (Noroeste Paulista).

Realização do Diagnóstico Nutricional e condições de saúde da população, para o atendimento das necessidades diagnosticadas (Noroeste Paulista).

Cobrar do Poder Executivo a implantação e funcionamento do SISVAN (Juqueri/Cantareia).

Dotação de recurso para que todo serviço de saúde (3 níveis) tenha serviço de Atenção Nutricional Especifica preparado para orientar e educar, levantar informações e registrar de forma sistematizada em todos os ciclos da vida (crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos) (Piracicaba-Capivari).

Monitorar a situação nutricional da população para identificação precoce de qualquer desvio da normalidade presumida para o devido grupo etário (Região Central).

Implantar sistemas e processos de avaliação da situação nutricional individual dos residentes no município, priorizando os estratos socialmente vulneráveis, fisiologicamente susceptíveis e/ou institucionalizados (Região Central).

Abastecer o SISVAN – Sistema Nacional de Vigilância Alimentar

governo e serviços. O sistema deve garantir a articulação dos municípios, o monitoramento e a avaliação permanente das ações. Esse processo deve se dar a partir do fortalecimento e universalização do SISVAN, em todos os níveis de atenção à saúde e outros espaços que produzam dados de interesse.

Page 35: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

35

e Nutricional (DATASUS/Ministério da Saúde) com dados coletados de fontes extra-UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e mantê-lo atualizado (Região Central).

92.10 Dotação de recurso para que todo serviço de saúde (3 níveis) tenha serviço de Atenção Nutricional Especifica preparado para orientar e educar, levantar informações e registrar de forma sistematizada em todos os ciclos da vida (crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos) (Piracicaba-Capivari).

Desenvolver protocolos de atenção terapêutica para cada situação detectada de insegurança alimentar e nutricional (Região Central).

- Garantir, nos serviços nos 3 níveis de atenção à saúde, a Atenção Nutricional Especifica, com equipes de saúde preparadas para orientar e educar, levantar informações e registrar de forma sistematizada em todos os ciclos da vida (crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos).

92.12 Incentivar programas e/ou campanhas para a garantia da qualidade do ar, água e alimentos em toda a cadeia produtiva (Piracicaba-Capivari).

Mobilizar a sociedade civil e o poder público para implementar ações educativas junto ao consumidor e agentes envolvidos na produção de alimentos, na preservação da qualidade do ar e da água (Piracicaba-Capivari).

- Incentivar programas e/ou campanhas para a garantia da qualidade do ar, água e alimentos em toda a cadeia produtiva, mobilizando a sociedade civil e o poder público para implementar ações educativas junto ao consumidor e agentes envolvidos na produção de alimentos.

93 Assistir os indivíduos que demandam atenção nutricional personalizada para recuperação da eutrofia, inclusive com a distribuição de alimentos especiais (Região Central).

Incentivo a programas de geração de emprego e renda que atendam a realidade local, a partir de parcerias entre o Poder Público e a Sociedade Civil (Piracicaba-Capivari).

Falta de informação sobre as famílias necessitadas, como também a falta de capacidade dos órgãos gestores dos programas e instituições, fazendo com que muitas vezes haja uma duplicidade no atendimento do Programas (Pontal).

- Na atenção básica, assistir os indivíduos que demandam atenção nutricional personalizada para recuperação da eutrofia, inclusive com a distribuição de alimentos especiais, associados aos programas de geração de emprego e renda que atendam a realidade local, a partir de parcerias entre o Poder Público e a Sociedade Civil.

Page 36: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

36

Formação de uma rede de informações entre os órgãos governamentais e instituições sociais que trabalham com Políticas Públicas de SANS (Pontal).

Criação de uma rede intersetorial e abrangente que articule o Poder Público e a Sociedade Civil, conforme a realidade de cada comunidade, promovendo a racionalização de recursos, o monitoramento e a avaliação das ações, sejam elas de caráter emergencial ou estrutural (Piracicaba-Capivari).

Parceria com os programas existentes (Noroeste Paulista).

Promoção e articulação do diálogo entre as diversas secretarias estaduais e municipais, na busca de maior sinergismos das ações em SANS (Campinas).

Consolidar estruturas e instituir mecanismos para a efetivação plena e integral desses protocolos de atenção terapêutica (Região Central).

Integrar, de maneira harmoniosa e sincrônica, as atividades desenvolvidas pelas várias Secretarias Municipais com interface no amplo espectro da SAN (Região Central). Sistematizar um Cadastro Municipal de Beneficiários de Programas Sociais (Região Central).

95.1 Implantar, fiscalizar e exigir as boas práticas de manipulação de alimentos em todos os locais de Processamento, manipulação, armazenamento, transporte, venda e consumo (Grande ABC).

Curso de Manipulação de Alimentos - normatização para a realização de cursos para manipuladores de alimentos; parcerias com SESI, Vigilâncias Sanitárias, Associações Comerciais, Secretarias de Saúde, SEBRAE; divulgação quanto

- Fortalecer a estrutura dos órgãos públicos de inspeção e vigilância sanitária, para as atividades de diagnósticos, educação e inspeção de forma abrangente, com a inclusão da fiscalização nas escolas e creches, além dos restaurantes.

Page 37: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

37

à rastreabilidade e aplicação efetiva (Alto Tiete).

Aprimoramento da fiscalização dos restaurantes da cidade de São Paulo, com ênfase na ação educativa. Condicionar a abertura de estabelecimentos ao curso de Boas Práticas, ampliando sua oferta para atender a demanda e melhorar a condição de segurança alimentar para a população (Capital).

Trabalhar educação e condicionar ao curso de boas práticas nos restaurantes (Capital).

Incentivar programas e/ou campanhas para a garantia da qualidade do ar, água e alimentos em toda a cadeia produtiva (Piracicaba-Capivari).

Mobilizar a sociedade civil e o poder público para implementar ações educativas junto ao consumidor e agentes envolvidos na produção de alimentos, na preservação da qualidade do ar e da água (Piracicaba-Capivari).

Desenvolver a capacitação para as boas práticas de agentes envolvidos em todo o sistema agroalimentar a partir de parcerias intersetoriais entre o poder público e setor privado (Piracicaba-Capivari).

Cursos profissionalizantes sobre produção e manipulação de alimentos (Vale das Águas).

Monitoramento da qualidade da alimentação escolar (Capital).

Fortalecer a estrutura dos órgãos públicos de inspeção e vigilância (Vigilância sanitária, vigilância epidemiológica municipais, CETESB, etc) para as atividades de diagnósticos, educação e inspeção (Piracicaba-Capivari).

Desenvolver mecanismos para incentivar o registro de ocorrências de doenças de origem alimentar – DTA’s pelo

Page 38: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

38

consumidor (Piracicaba-Capivari).

Maior fiscalização na alimentação das creches conveniadas do município (Capital).

Garantir sanidade em todos os estabelecimentos e em todas as etapas envolvidos na produção de alimentos e de alimentação (Região Central).

Maior fiscalização para prevenção de Riscos aos alimentos (Capital).

Fiscalização por parte dos órgãos públicos quanto a produção e consumo de alimentos (Cuesta).

97 As situações mais graves de insegurança alimentar e nutricional: falta de profissional adequado (Noroeste Paulista).

Garantir nos equipamentos de saúde, profissionais que atuam em educação alimentar e nutricional (Grande ABC).

Capacitar os profissionais de saúde e da educação para garantir informação e orientação adequadas sobre alimentação e nutrição aos usuários (Grande ABC).

Fortalecer a Educação Nutricional nos programas da Rede de Proteção Básica e Especial (ex: agente jovem, ação jovem, geração renda, APAE, etc) (Planalto Noroeste).

Estimular a introdução de profissionais técnicos capacitados e capacitar os funcionários que já trabalham no Programa Saúde da Família (PSF) para trabalhar o estímulo a alimentação saudável e realizar o acompanhamento nutricional de crianças/ adolescentes (Corumbataí-Guaçu).

Capacitação de todos os integrantes das equipes das Unidades de PSF (Juqueri/Cantareia).

- Formar profissionais para atuar em SAN nos equipamentos públicos, em especial no Programa Saúde da Família, na Rede de Proteção Básica e na Educação Especial, de forma que atendam às demandas das inseguranças alimentares locais.

Page 39: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

39

GT 5 Inclusão do profissional Nutricionista na Equipe Mínima do Programa de Saúde da Família (Planalto Noroeste).

Inclusão do profissional de Educação Física nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, para atuar com a população na prevenção das doenças crônicas (obesidade, hipertensão, diabetes) (Planalto Noroeste).

- Criar mecanismos de incentivo à inclusão de profissionais habilitados na promoção da qualidade de vida por meio da alimentação saudável e adequada e da prática de atividades físicas.

GT 5 Criação de Centros de Referência em Segurança Alimentar (Grande ABC)

- Criação de Centros de Referência em Segurança Alimentar em todo o país.

Page 40: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

40

GT 6

EIXO TEMÁTICO 3 – SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (considerar os três níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal).

� Institucionalizar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional na esfera estadual e municipal.

Proposições 115, 116, 117, 118, 119, 123, 124 e 125.

116 Multiplicar programas e atividades de Segurança Alimentar (Campinas).

Garantir a continuidade das ações na área de SANS (Capital).

Ampliar os programas existentes (Grande Oeste)

- No Plano Estadual de Segurança Alimentar, preservar e ampliar as ações existentes, de forma articulada e intersetorial nos três níveis de governo.

119 Criação de uma rede intersetorial e abrangente que articule o Poder Público e a Sociedade Civil, conforme a realidade de cada comunidade, promovendo a racionalização de recursos, o monitoramento e a avaliação das ações, sejam elas de caráter emergencial ou estrutural (Piracicaba-Capivari).

Sistematizar um Cadastro Municipal de Beneficiários de Programas Sociais (Região Central).

- A partir de um sistema de monitoramento, criar uma rede intersetorial e abrangente que articule o Poder Público e a Sociedade Civil, conforme a realidade de cada comunidade, promovendo a racionalização de recursos, o monitoramento e a avaliação das ações, sejam elas de caráter emergencial ou estrutural.

125 Elaborar, aprovar e implementar o Plano Municipal de SAN (Região Central).

Elaborar e implementar os Planos Estaduais e Municipais de SAN contemplando:

Page 41: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

41

Parceria municipal / estadual / federal: Incubadora de Empresas / Galpão do Agronegócio (Noroeste Paulista).

Poder público nortear política rural, organizando o sistema com planejamento, com trabalho integrado intersetorial (Cuesta).

É necessário implantar a política a nível estadual para estabelecer as diretrizes básicas e as estratégias de ação para a segurança alimentar a nível regional (Vale das Águas).

Realizar Programas de Capacitação sobre Segurança Alimentar para servidores públicos de todos os setores através de parcerias com órgãos públicos e privados (Capital).

Campanha de conscientização sobre SANS para ONG’s (Capital).

Cursos de Capacitação nas regiões (Águas e Flores).

Educação nos diversos níveis (Cuesta).

Falta de informações sobre o que se pode estar fazendo na área de SANS (Pontal).

Falta de informações, oportunidades e cursos de capacitação na área de SANS em cidades pequenas, como as da nossa região (Pontal).

Conselhos capacitados e atuantes (Grande Oeste).

Capacitação para os Conselheiros Regionais e Municipais (Força Interior).

Formação e capacitação para conselheiros de unidades escolares e de saúde sobre SANS (Capital).

- A promoção da articulação e a parceria das diversas esferas de governo para o desenvolvimento das políticas de SAN, com garantia de participação efetiva dos pequenos municípios, a partir de diretrizes e estratégias claras e bem estabelecidas.

- A formação de pessoas para atuar regionalmente nas políticas e programas públicos de SANS, bem como nas organizações sociais.

- A implantação de centros de referência nas diversas regiões dos estados para articulação e promoção das políticas de SAN, com a participação do estado e dos municípios.

- O incentivo à criação e implementação de uma coordenadoria de segurança alimentar e nutricional em cada município, vinculada ao gabinete do prefeito.

- As parcerias com os diversos setores e serviços para a utilização de estruturas já existentes para potencialização das políticas de SAN nas regiões e municípios.

Page 42: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

42

Criar espaços permanentes nas subprefeituras para discutir projetos de políticas públicas (implantar 31 mini Instituto Pólis – um em cada subprefeiutura) (Capital).

Consórcio entre os municípios para a estruturação do CRESANS – Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Juqueri/Cantareia).

Implantação de Centros de Referência em SANS em todas as subprefeituras (Capital).

Criação e implementação de uma coordenadoria de segurança alimentar e nutricional em cada município, vinculada ao gabinete do prefeito (Mananciais DC).

Proposta de implementação da CODAFAVO e da COAPINSP, agregando mais municípios que se beneficiariam com uma estrutura já em funcionamento. (Noroeste Paulista).

Page 43: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

43

GT 7

EIXO TEMÁTICO 3 – SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (considerar os três níveis de governo: Municipal, Estadual e Federal).

� Criar mecanismo para financiamento do SISAN e Diretrizes orçamentárias para 2008 – 2011.

Proposições 120 e 122.

120 Garantir recursos orçamentários nas diversas esferas governamentais para execução da política de SANS (Grande ABC).

Falta de aproximação entre as esferas estaduais e municipais, fazendo com que nossa região sempre fique fora de vários processos de licitações (Pontal).

Auxiliar a nossa região na participação de licitações públicas, tentando simplificar o processo burocrático para tal (Pontal).

Dotação de recurso para desenvolvimento e implantação de um sistema de informação que seja adequado aos propósitos da vigilância nutricional e alimentar nas diversas instâncias do governo e serviços. Os recursos devem garantir a articulação dos municípios e a formação de pessoas para a sua efetiva implantação e funcionamento (Piracicaba-Capivari).

Dotação de recurso para que todo serviço de saúde (3 níveis)

- Garantir recursos orçamentários nas diversas esferas governamentais para implementação do SISAN e execução das políticas de SANS, de forma eqüitativa, descentralizada e simplificada.

Page 44: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

44

tenha serviço de Atenção Nutricional Especifica preparado para orientar e educar, levantar informações e registrar de forma sistematizada em todos os ciclos da vida (crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos) (Piracicaba-Capivari).

Garantir o co-financiamento dos programas de Segurança Alimentar nas 3 esferas de Governo (Grande Oeste).

Garantir em orçamento municipal a realização dos projetos indicados pelo CONSEA (Grande Oeste).

Maior distribuição de recursos para os municípios integrantes da esfera governamental tendo como parâmetro a realidade de sua receitas de forma proporcional em número de habitantes, inclusive os imigrantes que passam a residir durante o período de safra, usufruindo de toda política pública existente (Norte Paulista).

Co-financiamento direcionado para questão de SANS para municípios de pequeno porte (Planalto Paulista)

GT 7 Mapeamento dos indicadores (equipamentos públicos, ong`s, associações) além de recursos financeiros e humanos disponíveis (Campinas).

Realizar estudo e mapeamento das ONG’s que atuam em segurança alimentar para formação de um fórum de SANS (Capital).

Mapeamento Municipal - retomada do roteiro para o diagnóstico; qual município tem CONSEA municipal, quais ações são realizadas pelos Conselhos Municipais; implantação efetiva dos Conselhos Municipais pra fins de fomento (Alto Tiete).

Assegurar instrumentos de diagnósticos sobre promoção do direito humano a alimentação adequada com levantamento real das necessidades dos municípios do Grande ABC (Grande ABC).

- Garantir recursos para o desenvolvimento e implementação de metodologias para mapeamento, avaliação e controle dos agentes e ações voltadas ao DHAA nos municípios e regionais.

Page 45: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

45

Diagnóstico municipal e regional, co-financiamento, direcionado a segurança alimentar (Norte Paulista).

Elaboração de diagnósticos da situação dos municípios da região no setor agrícola (Piracicaba-Capivari).

Falta de informação sobre as famílias necessitadas, como também a falta de capacidade dos órgãos gestores dos programas e instituições, fazendo com que muitas vezes haja uma duplicidade no atendimento do Programas (Pontal).

Formação de uma rede de informações entre os órgãos governamentais e instituições sociais que trabalham com Políticas Públicas de SANS (Pontal).

Estabelecer rotinas de monitoramento, parâmetros de controle e indicadores de avaliação de efetividade no cumprimento dos objetivos assumidos e das metas propostas (Região Central).

Definir propostas orçamentárias para a manutenção das Comissões Regionais e para o desenvolvimento dos projetos pelas regionais através de editais do governo estadual (Corumbataí-Guaçu).

Que os governos apresentem para Encontro Capital as políticas implementadas no nosso território: critérios, estudos, controle social (Capital).

GT 7 Melhor aplicação e destino dos impostos. Ex: CPMF (Capital).

É necessário uma política adequada com recursos, para que haja avanços substanciais em ações de segurança alimentar (Cerrado Paulista).

Necessidade de recursos financeiros para a reprodução de material (Cerrado Paulista).

- Garantir que um percentual constante dos recursos obtidos de impostos seja efetivamente aplicado em SANS.

- Criar leis para redução dos impostos e oferecer incentivos fiscais que promovam o acesso universal aos alimentos.

Page 46: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

46

Mais recursos no orçamento para o Consea SP (Águas e Flores).

Necessidade de redução de impostos dos itens de Cesta Básica e agilização da votação da Lei do Bom Samaritano (Grande Oeste).

GT 7 Maior incentivos em crédito rural, para obtenção de produtos orgânicos (Norte Paulista).

- Aumentar as linhas de crédito rural para agricultura de pequena escala, especialmente à produção orgânica.

GT 7 Criar, viabilizar e operacionalizar o Fundo Municipal de SAN (Região Central).

- Criar, viabilizar e operacionalizar o Fundo Municipal de SAN.

Page 47: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

47

GT 8

EIXO TEMÁTICO 3 – SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Fortalecer a Sociedade Civil para efetivação da participação e controle social.

Proposições 113, 114, 127 e 128 .

127 Re-articulação da CRSANS (Águas e Flores).

Ampliar a participação da CRSANS (Juqueri/Cantareia)

A CRSANS deve ter um papel de elo de ligação entre o Município e o Estado, repassando informações, como também, levar até a esfera estadual as demandas da nossa região (Pontal).

Reforçar as competências da Comissão Regional e recompô-la (Corumbataí – Guaçu).

Presença constante dos Assessores na região (Águas e Flores).

- Assegurar a participação da sociedade civil no processo de regulamento e implantação do SISAN a partir do fortalecimento das Comissões Regionais de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (CRSANS), com apoio permanente do CONSEA estadual.

128 Lei Estadual - projeto de lei deverá ser do Poder Executivo, baseado nas leis dos Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais e da lei nacional, para as realidades de nossa região (Alto Tiete).

Carta de compromisso envolvendo o Poder Legislativo, no

- Garantir mecanismos de criação compulsória de lei estadual e municipal que assegurem o DHAA, com ampla participação da sociedade civil e interação com os diversos conselhos de interface.

Page 48: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

48

sentido de aprovar a Legislação Paulista de SANS (Juqueri/Cantareia).

Propor a criação/ aprovação da LOSAN (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) (Corumbataí-Guaçu).

Implementação do Projeto de Lei Estadual de SANS para o estado de São Paulo (Planalto Noroeste).

Viabilizar a existência e o funcionamento dos Conselhos Municipais afins – de Segurança Alimentar e Nutricional; de Alimentação Escolar; do Programa “Fome Zero”; de Desenvolvimento Rural (Região Central).

Despertar parcerias com entidades e organizações como: Pastoral da criança, Grupos evangélicos, Associação de moradores, Pastoral da criança, Vicentinos (Campinas).

GT 8 Incentivo à organização dos produtores e trabalhadores rurais, em sindicatos, cooperativas e associações, com orientação e acompanhamento (Piracicaba-Capivari).

Criação de Fórum para a discussão do controle social (Vale do Paraíba).

Criar Fórum de Desenvolvimento e Sustentabilidade; Participar de todos os Encontros/Fóruns de Discussão (Juqueri/Cantareia).

Fórum Regionalizado com a participação de todos os Conselhos Municipais ( ex: Educação, Saúde, ) (Juqueri/Cantareia).

Melhorar a comunicação interegional para participação em encontros (Grande Oeste).

- Ampliar os mecanismos de participação e controle social a partir do incentivo à organização da sociedade em cooperativas, sindicatos, associações, fóruns regionais de discussão e interação dos diversos conselhos de interface, com garantia de participação efetiva do poder público como órgão executor.

Page 49: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

49

Consolidar as parcerias entre o Poder Público e a Sociedade Civil que impliquem sinergia aos esforços despendidos em prol da SAN (Região Central).

Articulação com os executivos municipais para busca de informações de iniciativas já existentes e conhecimento de vocações regionais (Força Interior).

Parceria municipal / federal: CONSAD (Noroeste Paulista).

GT 8 Propor que o Conselho Estadual se torne de caráter deliberativo;

Que os conselhos deixem de ser consultivos e sejam deliberativos (Força Interior).

Criação de COMSEA’s consultivos e deliberativos em todos os municípios a partir da formação de pessoas para o exercício adequado do papel no conselho e de leis que garantam a criação e o trabalho dos mesmos (Piracicaba-Capivari).

Propor o retorno do Conselho na proporção 2/3 sociedade civil e 1/3 poder público (Corumbataí-Guaçu).

Avaliar resoluções da II Conferência de SANS: que o CONSEA-SP seja constituído por 2/3 sociedade civil e 1/3 poder público e que tenha caráter deliberativo (Capital).

Estimulo aos CONSEAs municipais (Campinas).

Incentivar a criação dos Conselhos Municipais de SANS (Grande ABC)

Garantir que todos os municípios tenham um Conselho de

- Garantir por lei a criação de Conselhos Municipais consultivos e deliberativos em todos os municípios, constituídos por 2/3 da sociedade civil e 1/3 do poder público.

- Garantir a formação de pessoas para o exercício adequado do papel de conselheiro.

Page 50: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

50

SANS (Juqueri/Cantareia).

Continuar com o incentivo à implantação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar nos Municípios da Regional e de todo o Estado de São Paulo (Corumbataí-Guaçu).

Implantação de Conselhos Municipais de SANS (Águas e Flores).

Criação de COMSEA’s consultivos e deliberativos em todos os municípios a partir da formação de pessoas para o exercício adequado do papel no conselho e da criação de leis que garantam a criação e o trabalho dos mesmos (Piracicaba-Capivari).

Auxiliar e pressionar os municípios a criarem seus CONSEAs Municipais (Pontal).

Formalização e fortalecimento dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional (Mananciais DC).

Conselhos capacitados e atuantes (Grande Oeste).

Capacitação para os Conselheiros Regionais e Municipais (Força Interior).

Formação e capacitação para conselheiros de unidades escolares e de saúde sobre SANS (Capital).

GT 8 Criação de casas dos Conselhos Municipais para mobilização de Políticas Públicas (Força Interior).

- Incentivar a criação de casas dos Conselhos Municipais para articulação de Políticas Públicas.

GT 8 Criação ou implementação de ações mais efetivas dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural-COMDER

- Criação ou implementação de ações mais efetivas dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural no

Page 51: SÍNTESE DAS PROPOSIÇÕES DAS COMISSÕES REGIONAIS DE ...consea.sp.gov.br › IIIConf › pdf › sintese.pdf · Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais buscando divulgar e difundir

51

(Piracicaba-Capivari).

Criação dos Conselhos de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar Sustentável (Força Interior).

fortalecimento da agricultura familiar sustentável.

GT 8 Inserir na grade curricular palestras, aulas sobre o conselho alimentação (Vale das Águas).

Concurso de Projetos, a nível estadual (Águas e Flores).

Disponibilizar espaço no site do CONSEA SP para divulgação dos trabalhos realizados nas regiões (Águas e Flores).

- Promover a mobilização social em torno do DHAA, por meio de campanhas educativas e premiações às iniciativas bem sucedidas.