semex magazine 2013

1

Upload: semex-brasil

Post on 19-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Leia a primeira edição da Revista Semex Magazine e fique por dentro de todas as novidades da melhor empresa de genética do Brasil. Acompanhe momentos dos últimos eventos que receberam a equipe Semex.

TRANSCRIPT

Page 1: Semex Magazine 2013

Ano 1 | Número 01 | 2013/2

BRASIL

Semex magazine

PRemIAção: Semex é Hexacampeã do Troféu Agroleite

Page 2: Semex Magazine 2013

02A genéticA que você confiAConheça as tecnologias utilizadas e porquê a Semex é considerada uma das melhores empresas de genética.

10girolAndo - A rAçA que mAis cresce no leiteEntenda como o melhoramento genético tem influência direta na produção leiteira e no crescimento desta raça.

01nelore – A rAçA BAseConheça a principal raça do gado de corte brasileiro e saiba como o cruzamento industrial pode melhorar a genética das futuras gerações.

15semex é HexAcAmpeã do troféu AgroleiteOscar do Leite premia a melhor empresa de genética do país.

04genomAx™Veja como a utilização de touros genômicos podem melhorar a eficiência da inseminação artificial em rebanhos do mundo inteiro.

06imunogenéticASaiba como surgiu uma das principais ferramentas do melhoramento genético na atualidade, o programa Immunity+.

0813º mAior produtor de leite do BrAsil é cliente semexConheça o trabalho desenvolvido na Granjas 4 Irmãos, no Rio Grande do Sul, que produz mais de 20 mil litros de leite por dia.

12perfilCharles Salomons - Proprietário da ChácaraSalomons. Uma das grandes personalidades da Capital Nacional do Leite, Castro|PR.

16vitrineVeja quem esteve ao lado da equipe Semex recentemente nos eventos da pecuária brasileira.

EditorialÍNdiCE

É com muita satisfação que entregamos a você a

primeira edição da Semex Magazine. Temos muitas

novidades e informações sobre nossos programas,

produtos, serviços e mercado.

O Brasil vive um momento muito favorável tanto

na pecuária de leite como na de corte. Esse é o

momento em que pecuaristas do país inteiro

devem estar atentos às tecnologias que o mercado

proporciona em busca da melhor gestão das

operações.

Nessa edição a revista fomenta a grande

oportunidade que os criadores de todo o mundo

possuem em utilizar a genética dos touros

Immunity+, os benefícios e toda a seriedade

das pesquisas realizadas pela universidade de

Guelph no Canadá, que há mais de 15 anos vem

estudando e validando os resultados com 100%

de confiabilidade.

Você também terá a oportunidade de comprovar

nessa edição a superioridade e qualidade da

seleção dos touros genômicos da Semex nas

provas de agosto. Entre os Top 10 a Semex possui

5 touros à sua disposição, ou seja, 50% são Semex

Genomax. Essa mesma qualidade se estende a

bateria de Leite Tropical, que vem se destacando

com novos reprodutores em teste de progênie,

oferecendo sempre as melhores opções para o

mercado.

Nossa bateria de corte, tanto nacional como

importado, vem se consolidando mês a mês e o

reflexo para nós está diretamente relacionado com

a fertilidade e a qualidade que os nossos produtos

estão gerando no campo. Com um trabalho

muito consistente desenvolvido pela nossa

equipe técnica e comercial, tenho a satisfação

de acompanhar o crescimento sustentável dos

nossos números no cenário nacional.

Esperamos que aprecie a primeira edição da

Semex Magazine, tenha uma ótima leitura.

Diretor-PresidenteNelson Eduardo Ziehlsdorff

ExPEDiEntE:

SupervisãoLuiza Regis - [email protected]

RedaçãoJoão Vitor Korc - [email protected]

Arte e diagramaçãoKarina dos Santos - [email protected]

A redação não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados.

Nelson Eduardo ZiehlsdorffDiretor-Presidente

Page 3: Semex Magazine 2013

NELOREa raça base

Dados divulgados pela ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne revelam que cerca de 80% do rebanho de corte nacional é constituído por animais de raças zebuínas e, desta fração da população, 80% é da raça Nelore; toma-se assim que na maior parte do território nacional, a pedra fundamental da pecuária, são fêmeas Nelore ou aneloradasEstas matrizes poderão parir bezerros também Nelores ou ainda frutos de cruzamento industrial. Os benefícios do cruzamento industrial são indiscutíveis e são diversas as possibilidades de incremento de produção dentro da seleção da raça.Pecuaristas que se dedicam há mais tempo à atividade de cria, tem comprovado a evolução na quantidade e qualidade da informação, isso porque as avaliações genéticas se tornaram imprescindíveis para as tomadas de decisões com impacto direto no crescimento de seus rebanhos.O que se iniciou somente com valores genéticos, ligados às características de ganhos de peso, traduzidos por Diferença Esperada na Progênie (Dep), hoje já se desdobra até em dias para atingimento de pesos específicos e em qualidade de carcaça, podendo auxiliar na obtenção de carcaças com maior rendimento e mais deposição de gordura subcutânea, e até com o diferencial de potencial para marmoreio dos cortes cárneos.

Existem diferentes metodologias e tecnologias para o cálculo destes valores genéticos, seja para a fase maternal, para a de crescimento e para qualidade de carcaça; o mais pertinente é que cada projeto pecuário encontre a fonte de

informação que mais lhe convém e se enquadre às demandas da propriedade, elencadas nas publicações denominadas “sumários de touros”.Em detrimento do cenário pecuário atual, que sinaliza declínio na quantidade de fêmeas Nelore em função de abates e deságio no preço de bezerras, nota-se o aumento gradativo na escolha de touros Nelore de elevado potencial genético para a fase maternal ou

ainda, dos touros mais completos possíveis em sua avaliação genética, visando reposição de plantel com extrema qualidade.Atenta a essas necessidades dos mais diversos criatórios do país é que a Semex Brasil compõe seu portfólio repleto de opções de touros das raças zebuínas de corte, sempre atenta a qualidade do material que ofertamos ao mercado através de parcerias com os mais seletos rebanhos da atualidade.

cAio tristãoGerente de Produto Corte

80% DO REBANhO

DE CoRtE nACionAl É CONSTITUíDO POR ANIMAIS DE RAçAS

zEbuínAS

01

Page 4: Semex Magazine 2013

01

A genética que VoCÊ CoNFia

clAudio ArAgonDiretor Téc. Raças Leiteiras

É inegável que vivemos um momento de extremo dinamismo na genética bovina mundial. Com o advento da ferramenta da seleção por genoma, a rapidez com que estamos vendo o surgimento de novos e promissores touros é inédito. No entanto, para o produtor, o que realmente interessa são os resultados práticos em sua propriedade. Vacas produtivas, funcionais, rentáveis e livres de problemas. As necessidades seguem as mesmas. Mudou-se a forma de atendê-las.

A comprovação real da capacidade de transmissão de um touro segue sendo através da forma como suas fi lhas desempenham, ou seja, através da prova do touro por fi lhas. E quando o assunto são touros provados por fi lhas, a Semex entrega o que promete. A confi ança com que os produtores encaram os touros provados da Semex é inegavelmente alta. Não é para menos. Ao longo de toda sua história a Semex entregou ao mercado inúmeros touros que marcaram época e ajudaram a transformar a raça no que ela é hoje. Não há como negar a imensa

infl uência de touros como Starbuck, Aerostar, Rudolph, Outside, entre tantos outros.

Recentemente, a Semex entregou ao mercado o touro que modifi cou a raça de forma contundente, moldando a vaca holandesa de forma nunca vista antes. O surgimento de Braedale Goldwyn levou a raça holandesa a outro patamar.

O produtor confi a na genética Semex. Confi a porque o resultado na fazenda é o que as provas prometem. Independente dos critérios e fi losofi as de seleção, a Semex possui touros que atendem de forma única a estas demandas.

De nada vale um touro com excepcional prova genômica se ele não entregar o que promete.

“”

overdale Chelios Manhattan Mb-86 CAn

twomeier Jett Air 9109 Mb-85 CAn

Maryclerc C Manifold Dellima Mb-85 CAn

02

Page 5: Semex Magazine 2013

03

a FoNtEGENÉtiCa

PrESENÇaMaior

GloBal

com

de

A Semex possui os touros mais populares do Canadá,com mais de 10.000 fi lhas registradas em 2012

Windbrook | Fever

Dos toP 20 lPi, sete são reprodutores da Semex

Authority | Fever | Jett Air | Chelios | Manifold | Jay | Jockey

Entre os toP 10 Conformação, quatro são reprodutores da Semex

Fever | Windbrook | lauthority | Sid

A Semex detém mais de 60% do mercado canadense,a empresa segunda colocada, tem apenas 13,1% dos rebanhos

Page 6: Semex Magazine 2013

04

As soluções da Semex têm como alvo a fertilidade, saúde e longetividade para construir um rebanho rentável para os nossos clientes.As soluções Semex para a produção de leite e as ferramentas de venda de genética são administradas pelo Gestor Global de Soluções para a produção de leite.

Genética de ponta.TM

A introdução do uso de provas genômicas na genética mundial causou uma verdadeira revolução na forma de selecionar machos e fêmeas. Especialmente nas raças leiteiras, esta

ferramenta mudou radicalmente os critérios e estratégias genéticas tanto em rebanhos individuais quanto nas grandes companhias de inseminação artificial.

Os touros que compõem o programa Genomax™, oferecido pela Semex Brasil, são animais jovens que possuem os mais altos valores genômicos. Partindo da análise genômica de mais de 4.500 touros jovens, a Semex seleciona os 350 melhores.

Destes, um em cada sete touros passam a integrar a bateria de Genomax™. Isso porque apenas os melhores dos melhores são escolhidos.

Recomenda-se inseminar de 30% a 50% do rebanho com touros Genomax™ para que o produtor possa trabalhar com a mais moderna genética da atualidade em seu rebanho. As constantes avaliações têm proporcionado muito mais confiabilidade a produtores do mundo todo - é muito mais leite, mais saúde e produtividade.

Para se ter uma ideia da alta qualidade de seleção genética da Semex, nas provas atualizadas de agosto 2013 (GTPI) nos EUA, cinco dos dez melhores touros genômicos ativos em GTPI são da Semex e estão no Programa Genomax™. Ou seja 50% da lista dos Top 10!

200HO2828 SympaticO *FV

200HO2770 meridian

200HO6480 dOOrman

Page 7: Semex Magazine 2013

05

3001 7

4,000

Fêmeas de Elite

dos mais altos touros genômicos são designados como Genomax™

300 Touros entram no Centro de Testagem

OS MELHORES DOS MELHORES

jovens touroscom teste genômico

Selecionam as mais altasfêmeas Genômicas

A Semex recomenda 30-50% uso de touros

Genomax™PRIN CÍPIOS ORIE

NTA

DO

RES

Não use mais de metadetourosGenomax™que são �lhosde touros nãoprovados

Use touros Genomax™ com uma mistura de touros diferentes em pedigree

Selecione touros Genomax™ em grupos de 3 ou mais

GLPI#4 dos Top10 são

reprodutores da Semex

GTPI#5 dos Top10 são

reprodutores da Semex#2 Jabir

#3 JetSet#4 Nominee#9 Lancome

#10 Numero Uno

#6 Enforcer #7 Munition#9 Delaware#10 Lifeline

Fonte: Holstein UK Animal Data Centre, Agosto 2012

1º & 2º PLI Touro Genômico4 dos top 5 PLI Touros Genômicos

13 dos top 25 PLI touros Genômicos

Média publicada LPI/TPI

Após considerar conhecimento da sobreavaliação genômica

SUPERIORIDADE GENÉTICA

TOP 20 Touros

Provados

TOP 20 Touros

Genômicos

SEMEX É A MELHOR FONTE DE TOUROS COM

ELEVADO GENOMA

em cada

maisde

Os tOurOs GenOmax™ sãO Os mais jOvens e brilhantes

tOurOs GenômicOs que estãO dispOníveis a nível mundial para O setOr leiteirO.

Page 8: Semex Magazine 2013

munogenéticaMelhoria da Saúde Animal

Diferente do que muita gente pensa, a imunidade de um animal não está apenas atrelada a agentes externos como dieta, temperatura e demais fatores

ambientais. O componente mais importante para a formação da imunidade é a genética do animal.

Produtores de leite têm percebido que algumas vacas possuem maior capacidade de resistir a doenças, embora expostas aos mesmos agentes patogênicos ambientais, que outros animais. Foi comprovado então que a combinação de determinados genes proporciona um sistema imunológico que responde melhor a doenças.

A influência de genes resistentes a doenças permite que a resposta imune das futuras gerações de fêmeas possam ser melhoradas geneticamente, utilizando touros que têm mais genes benéficos em suas características. Este é o propósito do novo serviço chamado Immunity+, que a Semex lançou no mercado em Dezembro de 2012.

Tudo começou em 1980, quando uma jovem estudante de Zootecnia da Universidade de Guelph, chamada Bonnie Mallard foi inspirada pela possibilidade de regular geneticamente a resistência a doenças. Ela realizou o seu mestrado sobre melhoramento genético animal sob a tutela do Professor Ted Burnside. Bonnie estudou a “herança de Imunoglobulinas em Gado Leiteiro”, a fim de compreender melhor a influência genética e seu impacto sobre a resistência a doenças. Graças a este estudo, nasceu uma nova disciplina nas universidades, a Imunogenética.

Produtores de leite têm percebido que algumas vacas possuem maior capacidade de resistir a doenças.

06

jAy sHAnnonGerente Global Soluções do Leite

Page 9: Semex Magazine 2013

munogenéticaMelhoria da Saúde Animal

Ela completou sua tese de doutorado na Ontario Veterinary College, sob a orientação do Imunologista, Professor Bruce Wilkie, examinando um grupo

especial de genes, conhecidos como o Complexo Principal de

histocompatibilidade, e seu papel crítico na regulação da capacidade de resposta imune em suínos.

Durante seu pós-doutorado, a pesquisadora foi a primeira a

realizar um experimento que, de forma seletiva, criava animais para

alta e baixa resposta imune, baseada em valores genéticos individuais estimados para essas características e comparava seus resultados. Esta pesquisa fez com que ela se tornasse professora de Imunogenética, na Universidade de Guelph, para trabalhar na regulação genética do sistema imune com um foco particular em

gado leiteiro.

Durante 22 anos ela trabalhou em conjunto com os colegas do Centro de Melhoramento Genético da Pecuária, a pesquisa foi refi nada e levou ao desenvolvimento de um conjunto de medidas fenotípicas de avaliação da resposta imune e resistência a doenças.

A nova tecnologia de Alta Resposta Imune foi patenteada pela Universidade de Guelph e ao longo dos últimos anos, milhares de animais têm sido submetidos a testes para a resposta imune. A pesquisa da Dra. Mallard resultou em 12 teses de graduação e aproximadamente 100 artigos técnicos, que demonstram os vários aspectos da regulação genética do sistema imune dos animais.Uma das principais descobertas da tecnologia que atraiu a Semex foi a comprovação da alta herdabilidade

para resposta imune. Com 25% de herdabilidade, a característica de resposta imune apresenta as mesmas possibilidades de seleção genética que as características de produção.

Pesquisas realizadas em 64 rebanhos leiteiros têm mostrado que vacas com alta resposta imune tem menor incidência de doenças. Em um rebanho leiteiro de 3.000 vacas no Norte da Flórida, mais de 700 vacas foram analisadas. Os resultados mostraram que os animais com alta resposta imune tiveram 27% menos incidência de mastite, 17% menos incidência de metrite e 32% menos incidência de retenção de placenta em comparação com a média das vacas do rebanho.

Além de melhorar a resposta imune, os animais possuem uma melhor resposta imunológica às vacinas comerciais. Portanto, podem maximizar o retorno sobre o investimento em um programa de vacinação do rebanho. As vacas com elevada resposta imune também têm mostrado que produzem uma melhor qualidade de colostro, com mais anticorpos. Portanto os animais melhorados geneticamente, não apenas transmitem seus genes de elevada resposta imune aos seus descendentes, mas também carregam seus primeiros benefícios imunológicos para a vida toda através da produção de um colostro com melhor qualidade.

As baixas herdabilidades das características de saúde usadas até agora, tem sido um pouco frustrante para a maioria dos produtores de leite que buscam melhorar a saúde do animal. A tecnologia de Alta Resposta Imune e o uso de touros Semex Immunity+, podem ajudar a reverter esta situação. Estes touros proporcionam vacas mais saudáveis e naturalmente resistentes a doenças.

ALÉM DE MELHORAR A RESPOSTA IMUNE, OS ANIMAIS POSSUEM UMA MELHOR RESPOSTA IMUNOLÓGICA ÀS VACINAS COMERCIAIS.

07

Page 10: Semex Magazine 2013

13º maior produtor de leite do Brasil é cliente

Semex

A Granjas 4 Irmãos, uma das maiores produtoras

de leite do país localizada em Rio Grande/RS, é

integrante do programa Semex Progressive.

A propriedade que foi eleita como a

13ª maior produtora de leite na listagem Top 100

(MilkPoint) de 2013, possui atualmente em torno de 1

mil vacas em lactação e produz 20 mil litros diariamente.

Um projeto que combina pastejo de forrageiras de

clima temperado e suplementação de acordo com

as demandas de cada período do ano e é referência

no sul do Brasil. Com a combinação adequada de

profi ssionalismo e visão empresarial a tendência é de

evolução constante e intensifi cação das atividades.

Além disso, com o volume de animais recriados a meta

também é fornecer animais leiteiros de qualidade para

várias partes do país.

A parceria entre a Granjas 4 Irmãos e a Semex Brasil

começa a gerar frutos, visto que já possuem progênies

nascidas de touros consagrados como Gillette Jordan,

Regancrest Reginald, R-E-W Seaver e Gillette Jerrick.

Ainda em 2013 a propriedade irá investir na genética

dos touros Crackholm Fever, Gillette Jordan, Regancrest

Reginald, além de touros com selo Immunity+, Boldi

handmade, Brookview Masterpiece e Shema Carnival.

Para o Coordenador do Programa Semex Progressive,

Flavio Junqueira, a evolução da Granjas é motivo de

muito orgulho para a Semex. “É com muita satisfação

e entusiasmo que temos a participação da Granjas no

programa. Essa é uma propriedade com muito potencial

e com certeza não mediremos esforços para que ela

cresça cada vez mais”.

A Granjas 4 Irmãos faz parte do Grupo Joaquim Oliveira,

que há 60 anos é referência no cultivo e comercialização

de arroz e que desde 2005 passou a investir na atividade

leiteira, ganhando destaque no cenário nacional desde

2008.

hoje, todo o rebanho da Granjas é registrado pela

Associação Gadoholando e é um dos maiores rebanhos

do país em número de animais registrados. O objetivo

é realmente se tornar cada vez mais um rebanho que

combine produção, conformação e saúde, além disso,

poder produzir de forma efi ciente e ser uma referência

em animais de qualidade.

08

Page 11: Semex Magazine 2013

FUTUROS INVESTIMENTOS DA GRANJAS 4 IRMÃOS:Crackholm Fever, Gillette Jordan, Regancrest Reginald, além de touros com selo

Immunity+, Boldi Handmade, Brookview Masterpiece e Shema Carnival.“ “

Page 12: Semex Magazine 2013

10

GirolaNdo cHristiAn resende

Gerente Leite Tropical e Supervisor de Vendas MG

Os ventos estão a favor do Girolando! A raça que mais

cresce no Brasil vê a utilização dos touros 5/8 e 3/4 sangue aumentando rapidamente.

Esta mudança de cultura dos pecuaristas está ocorrendo devido a confiança do mercado no trabalho que vem sendo realizado por técnicos e criadores no processo de formação do Girolando. Atualmente a formação do 5/8 sangue, tem partido de uma base sólida, ou seja, de uma base genética extremamente confiável, que contempla touros holandeses de muita qualidade nas características de úbere, pernas e pés, força leiteira e de matrizes ¼ sangue provenientes das melhores doadoras ½ sangue da raça. Porém, é importante lembrar que não se produz fêmeas ¼ provenientes de fêmeas ½ sangue de baixa qualidade de úbere.

Com essa mesma exigência, deve ocorrer a formação do ¾ sangue, baseando-se no que há de melhor do holandês e nas melhores fêmeas ½ sangue. Será com essa “pressão de seleção” que faremos um Girolando que terá espaço não só no Brasil, mas também nos demais países de clima tropical. Temos por obrigação, “fazer bonito”, pois o Girolando é uma raça 100% brasileira.

No mesmo ritmo em que a raça vem apresentando crescimento nos países de clima tropical, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tem realizado o Teste de Progênie que serve como validação do processo

de melhoramento genético.

O teste se inicia com a pré-seleção de tourinhos de diversos criatórios, através de uma análise que contempla avaliação morfológica, temperamento, qualidade de sêmen, entre outras características. Essa prova de pré-seleção é uma parceria entre a Girolando e a IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba.

A Semex Brasil participa efetivamente do processo de avaliação, e seleciona um grupo de touros de seu interesse junto aos criadores. Assim, depois da avaliação, se aprovados, entram para coleta de sêmen para o teste de progênie e posteriormente para a comercialização.

É em função de todo esse trabalho de seleção que a raça tem ganhado espaço entre os pecuaristas, e nós da Semex continuamos trabalhando para oferecer ao mercado as melhores opções de touros Girolando, provenientes dos melhores criatórios da raça.

A raça que mais cresce no Leite

Page 13: Semex Magazine 2013
Page 14: Semex Magazine 2013

PERFIL CHARLES SALOMONS

Charlão, como é

conhecido na região

de Castro/PR, é dono

de uma humildade

e simplicidade que

impressionam quem

ainda não o conhece.

Em 1951 a família Salomons trouxe diretamente da

holanda para o Brasil a paixão por animais. Além do desejo

de vencer, os avós de Charles Salomons carregavam junto com a

bagagem, os animais da família. Charles nasceu em 1974 e em

meio a atividade realizada por seus pais e avós, herdou a paixão

pela pecuária.

Desde muito cedo o menino acompanhava seu pai, Klaas

Salomons, no manejo das vacas da propriedade. Era ele quem

ajudava a ordenhar os animais da fazenda, ele também era o

maior incentivador para que seu pai levasse os animais da

fazenda para participar de feiras e exposições.

Os esforços de Charles e seu pai trouxeram à Chácara Salomons,

inúmeros reconhecimentos nacionais. Ao longo dos anos, vários

animais da propriedade conquistaram os mais altos prêmios nas

principais exposições do Brasil. Os dois sempre receberam o

apoio da família que a todo o momento auxiliou nos trabalhos e

colaborou para que hoje a chácara se tornasse uma das maiores

do sul do país.

Charles vem seguindo a filosofia de seu pai que sempre produziu

animais de muita capacidade de produção e com forte ênfase

em conformação funcional para que as vacas alcançassem várias

lactações.

hoje o pecuarista e sua esposa, Andrea Christiane hoogerheide

Salomons, têm o sonho de ver a propriedade produzindo cada vez

mais leite e esperam que os filhos, Lucca e henrique Salomons

sigam na atividade trazida pelos bisavós e assim continuem essa

história linda e de muito sucesso da Chácara Salomons.

1012

Page 15: Semex Magazine 2013

Família:

Não saio de casa sem:

Descobri recentemente:

Time de futebol:

Música preferida:

Livro preferido:

Viagem inesquecível:

Um sonho de consumo:

Lazer:

A vaca perfeita:

O touro preferido:

Uma mania:

Não gosto:

É a parte mais importante da vida de qualquer pessoa, é a base de tudo.

O celular

Que cada dia é uma verdadeira descoberta

O time mais simpático do Brasil, Flamengo

Tocando em Frente do Sérgio Reis

A Bíblia

Viagem que fiz com minha esposa para a holanda em 2011 para conhecer a cidade que leva o sobrenome dela, hoogerheide

Que a nossa fazenda continue evoluindo e crescendo cada vez mais

Praticar esportes (vôlei e futebol society)

Que emprenha uma vez por ano e possui bom composto de pernas e pés, além de boa caracterização de úbere e que deixa muitos bezerros.

CEDARWAL SPIRTE

Ir até o free stall ver as vacas antes de dormir

De falsidade

13

Page 16: Semex Magazine 2013
Page 17: Semex Magazine 2013

05

Destaque para a vaca Diamantina ROCA GolDWYn Tocha TE EX – 93, que venceu 4 categorias: Vaca Suprema, Grande Campeã, Campeonato 5 anos e Melhor Úbere 5 anos.

A Agroleite reúne anualmente as principais novidades tecnológicas do setor leiteiro. O evento é organizado pela Castrolanda que integra um seleto grupo de cooperativas de sucesso do país e é formada por 754 sócios. Com as unidades de Ponta Grossa, Piraí do Sul, Curiúva, Ventania e Itaberá (SP) possui 834 colaboradores.

Com o prêmio conquistado em agosto a Semex Brasil tornou-se a única empresa de genética a receber pela sexta vez

o troféu Agroleite. A cerimônia de entrega do “Oscar” da pecuária brasileira aconteceu durante a 13ª edição da Agroleite, uma das principais exposições do agronegócio brasileiro realizada em Castro, no Paraná.A premiação reuniu autoridades e as principais empresas do agronegócio brasileiro no Memorial da imigração Holandesa, local que também é sede da Cooperativa Castrolanda. A Semex foi eleita como melhor empresa de genética, em votação aberta ao público e realizada entre os meses de abril e julho no site da Castrolanda.

“O prêmio recebido é a prova de que o nosso trabalho é realizado com dedicação e seriedade. Vamos continuar investindo para oferecer sempre a melhor genética bovina e contribuindo com a evolução pecuária nacional”, comentou o diretor-presidente da Semex Brasil, Nelson Eduardo Ziehlsdorff .

Dentro das pistas de julgamento o resultado não poderia ser diferente, progênies dos touros Semex se destacaram em mais de 40 categorias.

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO A EMPRESA CATARINENSE GANHOU O MAIS IMPORTANTE

TROFÉU DA PECUÁRIA NACIONAL

O diretor-presidente da Semex Brasil, nelson Eduardo Ziehlsdorff , recebeu pela sexta vez o Troféu Agroleite.

15

Espe

cial

2004 2008 2009 2010 2012 2013

A melhor e a mais premiada genética do país.

2004

Page 18: Semex Magazine 2013

VITRINE SEMEX

AGROLEITE

EXPOGENÉTICA

Lucinir Rodrigues ao lado da cliente da Semex, Maria Guilhermina, da Fazenda Capela Nova, de Itaúna/MG.

Equipe Semex do Paraná, Ivair Benatti, Noemila, Camboim, Aline, Fernando, Lucinir, Hilton, Eduardo, Giovani, Jerônimo, Luiz e Vitor Hugo.

Equipe Técnica da Prefeitura de Francisco Beltrão, Maciel, Lucas, Camila, Ivair (Semex) e Daniela.

Nelson E. Ziehlsdorff e Antônio Junior (Cenatte).Os juízes da Agroleite, Michael Heath, Bob Jarrell e sua esposa April Jarrell.

Christian Resende, Felipe Benedini , Edson Simielli, Jairo Marques, Antonio Esteves e Caio Tristão.

Eduardo Fey, recebeu a visita da Granja Marin, de Campos Novos/SC.

Caio Tristão, recebeu a visita de Antônio Aurico Flores, da Fazenda Aimoré, de Juti/MS.

O Médico Veterinário, Daniel Vieira Batista, Edson Simielli e Jairo Marques.

1216

Page 19: Semex Magazine 2013

MEGALEITE

EXPOZEBU EXPOINTER

O cliente da Semex, Armando Menge, Fazenda Menge Gado Holandês, de Pouso Alegre/MG acompanhado de Marcos Alves e Luis Felipe.

O Representante, Nilson Faber, com os clientes da regional de Janaúba/MG.

Christian Resende, Luiza Regis, Nelson E. Ziehlsdorff, Jonny Cesar, Tatiana Uherara, Antonio Esteves, Caio Tristão, Felipe Benedini e Jairo Marques.

Os clientes Ivan Resende e Rosa Resende, proprietários da Fazenda Sobrasil, de Miraí/MG, foram recebidos por Marcos Alves.

Nelson E. Ziehlsdorff, Paul Larmer, Eduardo Carvalho (Estância Silvânia) e Horácio Larrea.

Jorge Cardoso, Giovani Fagundes, Carlos Eduardo, Atila Soares, Caio Tristão, Tiago Storch e Eduardo Rauber.

Rui da Silva, ao lado de Thiago Cipriano (MV Genética), Nelson E. Ziehlsdorff (Semex), Adriano Kiers (Fazenda ARK) e Daniel Gomes (Cabanha DMG).

Gustavo Castanheira, Thiago Biancard, Moacir de Souza e Edson Simielli.

Equipe Semex recebeu clientes e parceiros na casa de Esteio/RS.

17

Page 20: Semex Magazine 2013

AO SEU LADO, SOMOS O FUTURO!Estamos vivendo em um mercado global onde não existem mais fronteiras. Ao redor do mundo, estamos investindo mais tempo, assistindo, ouvindo e aprendendo com os nossos clientes. Genética para Vida é o que vemos através dos olhos de nossos clientes e é exatamente por isso que estamos aumentando a nossa presença global. Nossas parcerias e soluções de genética desenvolvem rebanhos duradouros e rentáveis em todo o mundo. Trabalhamos em função das futuras gerações e em nossas vidas sem fronteiras.

GENÉTICA PARA A VIDA!

WWW.SEMEX.COM.BR /SEMEXBRASIL