semanário | 03 a 09.12.12

13

Upload: birutaideiasmirabolantes

Post on 05-Dec-2014

728 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 03 a 09 de Dezembro de 2012. Nesta Edição: Datamyning Revertido Matthias Heiderich | Fotografias Minimalistas Leo Justis | Electro Funk Movimento Cycle Chic | Pedalando de Salto Alto Ingress | O móbile Game do Mundo Real Red Bull Rube Goldberg Machine | Kluge Cultura Biker Tour Donavon Frankenreiter Tour Easy Star All-Stars | “Thrillah” Festival Novas Fequencias | RJ e SP Cursos de Férias ESPM

TRANSCRIPT

Page 1: Semanário | 03 a 09.12.12
Page 2: Semanário | 03 a 09.12.12

COMPORTAMENTO> Datamyning Revertido

ARTE> Matthias Heiderich | Fotografias Minimalistas

MÚSICA> Matthias Heiderich | Fotografias Minimalistas

MODA> Movimento Cycle Chic | Pedalando de Salto Alto

TECNOLOGIA> Ingress | O móbile Game do Mundo Real

PUBLICIDADE

> Red Bull Rube Goldberg Machine | Kluge

ÍNDICE SEMANÁRIO | 03 a 09/12

SUSTENTABILIDADE

DIVIRTA-SE

> Cultura Biker

> Tour Easy Star All-Stars | “Thrillah”> Tour Donavon Frankenreiter> Festival Novas Fequencias | RJ e SP

ATUALIZE-SE

> Cursos de Férias ESPM-Rj | SP | Sul

Page 3: Semanário | 03 a 09.12.12

A inversão desse paradigma nos leva a concluir que daqui pra frente é bom as empresas começarem a usar dados pessoais de seus consumidores a fim de torná-los realmente úteis. Um bom exemplo disso é o que faz a rede de supermercados norte-americana Kroger. Ela passou a utilizar um esquema de descontos personalizados baseados nos dados dos cartões fidelidade de seus consumidores e a partir disso verificou que 70% dos compradores que receberam os descontos usaram pelo menos um deles.

Saiba mais.

COMPORTAMENTODATAMyNING REVERTIDO

Até os dias de hoje, as informações sobre perfis de consumidores se limitavam ao uso de dados à favor das marcas e de seus

negócios. Neste sentido, as empresas utilizavam suas respectivas databases de maneira arbitrária e nem sempre tão benéfica aos consumidores. Mas em 2013 essa lógica tende a mudar. Compradores perspicazes irão reverter essa lógica: eles esperam ter controle e fazer o melhor uso possível dos seus próprios dados, e procurar marcas que usem esta informação proativamente para oferecer ajuda e conselhos sobre como melhorar o seu estilo de vida e/ou economizar dinheiro. Isto quer dizer que os consumidores vão começar a cobrar e tirar maiores vantagens das empresas que dizem compreende-los. Para isso passarão a se espelhar e ouvir seus colegas que pensam, reagem, apreciam e consomem da mesma maneira que eles afim de interpretar a si próprios.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 4: Semanário | 03 a 09.12.12

Gôndolas cheias de produtos, mensagens, informações e cores. Dentro desse contexto poluído e caótico, tentar não chamar atenção acaba por ter efeito oposto. Destaca-se aquele que simplifica. Neste sentido, o minimalismo, baseado na idéia do clean, além de passar um ar de elegância e sofisticação pode ser usado para impactar e atrair atenção. Afinal de contas, atualmente, “menos é mais”. Foi pensando assim que o pessoal da Antrepo, desconstrui embalagens atuais de marcas conhecidas e criou uma série conceitual digna de reflexão.

Saiba mais e veja seu portfólio.

ARTEMATThIAS hEIDERICh | FOTOGRAFIAS MINIMALISTAS

Matthias Heiderich é um fotografo alemão que registra a arquitetura de sua cidade natal, Berlim. O mais interessante

é que suas imagens são fruto de um olhar altamente pessoal sobre a paisagem urbana de uma cidade que, com a Segunda Guerra Mundial, fora quase que toda devastada. Com uma busca incessante por linhas, ritmos e padrões de cores intensas ele consegue descontextualizar as paisagens em enquadramentos minimalistas e registrar uma Berlim um tanto quanto diferente daquela percebida e retratada pela maioria. Surpreendentemente, ele dá cor e alegria a cidade reconhecida por ser cinza e fria.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 5: Semanário | 03 a 09.12.12

Cada vez mais ritmos dos guetos no mundo estão sendo explorados por produtores internacionais e Justis é um exemplo disso. O funk tem aspectos cujo poder e apelo ninguém pode negar. Tem defeitos grosseiros como tem o nosso sistema cruel - produz letras horríveis, e outras geniais, reflexo do nosso povo tão heterogêneo. Combinado com o eletro, ritmo musical de classes mais abastardas, Justis consegue conversar tanto com jovens da classe media quanto com das periferias do Brasil. Lá fora, sua música com M.I.A já foi usada no comercial da cerveja Beck.

Entre no Soundclound do cara, ouça “Bad Girls”, com M.I.A. e “Gaitero”.

MÚSICALEO JUSTIS | ELECTRO FUNk

Leo Justi é um dos DJs com maior destaque no underground do Rio de Janeiro e, agora, seu nome começa a ser falado não só pelos

cariocas, mas por gente que entende de música em vários lugares no mundo. Isso porque o cara vem tocando o terror em festas por todo o Brasil, mostrando o seu “Heavy Baile”. Dentro da cena de música eletrônica do Rio, Justis faz parte da resistência do funk, acreditando no potencial do ritmo dos guetos cariocas e é dono de uma personalidade única, sua espontaneidade é um diferencial. Após lançar remix oficial para o hit da inglesa M.I.A. que, para nosso orgulho, é a faixa mais comentada da safra, ele acaba de lançar seu primeiro single “Gaitero”, com direito a um videoclipe explosivo. Gravado na praia de Piratininga, em Niterói, ele faz uma engajada referência à “batalha do passinho do menor”, última sensação entre a garotada obcecada por baile funk, além de um fenômeno social responsável por estimular a pacificação nos morros cariocas.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 6: Semanário | 03 a 09.12.12

O Cycle Chic é um movimento que se usa do apelo fashion para estimular um comportamento que não esta diretamente ligado a causa, ou seja, o uso da bicicleta. Isso mostra como a moda, o design e a estática têm um enorme poder de persuasão. Afinal de contas, não é à toa que diversos segmentos, antes ofuscados, passaram a se utilizar desse aspecto, como é o caso das próprias bicicletas que atualmente se apóiam no design como diferencial. Veja o exemplo da Velorbis.

Veja o Copenhagen Cycle Chic.

MODAMOVIMENTO CyCLE ChIC | PEDALANDO DE SALTO ALTO

Criado em meados de 2006, em Copenhagen, Cycle Chic é a cultura de pedalar com estilo. A idéia básica do movimento,

criado pelo fotógrafo Mikael Colville-Andersen, é pedalar com classe e mostrar que é possível integrar a bicicleta à rotina das pessoas, sem que elas precisem alterar seu modo de vestir por causa do meio de transporte. Isso tudo através de imagens de ciclistas urbanos que conseguem adaptar suas roupas de forma estilosa e prática, sem precisar se fantasiar de atleta. Por trás do apelo fashion, Mikael diz que o movimento busca levar o ciclismo urbano ao que era antigamente. “Desde o primeiro dia da existência de uma bicicleta, as pessoas usavam roupas normais para pedalar. A bicicleta era uma ferramenta de transporte e nada mais”. Para isso, ele criou o blog Copenhagen Cycle Chic, espalhou a idéia pela Europa toda e, recentemente, pelo Brasil: Vitoria Cycle Chic, Curitiba Cycle Chic, São Paulo Cycle Chic e Rio de Janiero Cycle Chic são alguns exemplos. Como da pra ver, a cultura biker ta na moda e pedalando rumo ao sucesso.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 7: Semanário | 03 a 09.12.12

A evolução dos games sempre foi surpreendente, com avateres cada vez mais realistas, efeitos incríveis e monitoramento de movimentos, levando o jogador para dentro dos jogos de maneira quase que absoluta. Mas o Ingress pode ser considerado um verdadeiro divisor de águas na medida em que, ao invés do usuário entrar no game, ou seja, de trazer o real para o virtual, ele trás o virtual para localizações virtuais. Seria esse o futuro dos games?

Saiba mais aqui e aqui.

TECNOLOGIAINGRESS | O MóBILE GAME DO MUNDO REAL

Nós já falamos aqui sobre o futuro da realidade, que possibilitaria pop-ups virtuais e transformaria tarefas do

cotidiano em competições com outros usuários. Pelo que parece, esse futuro já esta bem perto de se tornar real: o Google, em parceria com a Niantic Labs, acaba de lançar no mercado o Ingress, um game móbile que transforma as locações do mundo real onde estão os jogadores em um mundo virtual, indo um passo além dos tradicionais aplicativos de geolocalização. Pela descrição no Yoututbe, o mundo a nossa volta não é o que parece. Nosso futuro está em perigo e é preciso escolher um lado, já que uma misteriosa energia foi descoberta por cientistas europeus, que pode estar influenciando a maneira como pensamos. Essa energia deve ser controlada antes que passe a nos controlar. Como é baseado em geolocalização, é preciso se movimentar pela cidade para conseguir liberar armas e novas aventuras em um misto de realidade com virtualidade. Agora só imagina encontra um desses jogadores no meio da rua? O que você acharia?

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 8: Semanário | 03 a 09.12.12

Se pra bom entendedor meia palavra vale, pra um biruta basta uma mirabolância.

Saiba mais e veja o making of.

PUBLICIDADERED BULL RUBE GOLDBERG MAChINE | kLUGE

Sabe aqueles sistemas que utilizam uma reação em cadeia altamente complexa para no final realizar uma tarefa simples?

Visualiza aqui. Pois bem, isso se chama Máquina Rube Goldberg e a Red Bull, ousada do jeito que é, criou uma dessas humanamente insana, a chamada Kluge (que em alemão significa “esperto”). Eles colocaram diversos atletas de renome como pára-quedistas, skatistas, jogadores de golfe, bikers e pilotos de caminhão sincronizando suas ações – sem direito de errar – em busca de um único objetivo: tirar do gelo uma latinha do energético. E para aqueles que duvidarem da veracidade da ação, eles divulgara o making of.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 9: Semanário | 03 a 09.12.12

Só míope não realiza que as bicicletas são as queridinhas do momento e merecem toda a atenção e regalia. Nesse sentido, empresários e comerciantes começam a perceber que tratar bem o ciclista é um negócio lucrativo. Estabelecimentos devem investir na em infraestrutura para quem pedala, além criar promoções e descontos para atrair esse público. Todo ciclista é um consumidor como outro qualquer. Mas, diante da carência geral, um gesto de boas vindas a eles pode ser uma forma de criar uma clientela fiel e disposta a indicar o estabelecimento. No fim, tratá-lo de maneira cortês acaba sendo uma tática para inovar e se diferenciar da concorrência. E isso não custo caro: na vaga de um único automóvel é possível acomodar até dez bicicletas e otimizar em 900% o aproveitamento de um espaço. Saiba mais.

SUSTENTABILIDADECULTURA BIkER

A bicicleta é o meio de trasporte mais atual e antigo por constituír a solução de problemas como o trânsito e a poluição. Percebendo isso, muitas

idéias estão pipocando para estimular seu uso. Veja algumas delas: 1) Taxi de Bicicleta: fundada na Ilha de Paquetá, a Eletro Táxi é a primeira cooperativa de taxi de bicicleta do Brasil. Ela é constituída por 46 taxistas de bicicletas e já nasceu com planos de se estender a Barra da Tijuca e a Zona Sul carioca. 2) Bikeboys: Sobre duas rodas, esses profissionais cruzam a cidade fazendo muitos dos mesmos trabalhos de entrega feitos por motoboys. As empresas que levam a sustentabilidade para além do “discurso verde”, têm preferido adotar esse serviço em seus negócios. 3) Vale-transporte para ciclista: ainda é um projeto de lei, mas já tramita em caráter conclusivo. A ideia amplia o conceito de vale-transporte e estipula pagamento aos trabalhadores que usam a bike no valor correspondente a 50% daquele destinado às pessoas que usam o transporte coletivo. 4) Ciclovias-aéreas: pensando na segurança, um grupo de arquitetura projetou o Sky Cycle, um conjunto de ciclovias suspensas que se espalhariam pelos céus de Londres. A prefeitura da cidade já gostou do projeto e tem planos de implementá-lo em 2015.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 10: Semanário | 03 a 09.12.12

Verificar em cada localidade.

E asy Star All Stars estará vindo para o Brasil para fazer o lançamento do seu mais novo disco, o chamado “Thrillah”,

que é simplesmente um grande tributo que o grupo regueiro faz ao épico disco do Michael Jackson, “Thriller”. O disco foi lançado no final de agosto, próximo a data de aniversário de Michael, que estaria completando 53 anos. Para o grupo americano não é nenhuma novidade fazer tributos a grandes sucessos do mundo pop e rockeiro. Pelo contrário, esse foi o grande ato inovador dos caras que os fizeram se tornar bastante aclamados pelos fãs em todo mundo, inclusive no Brasil. Saiba mais.

SP: Estudio Emme | Curitiba: Music Hall | RJ: Circo VoadorBrasilia: Espaço Livre | Porto Alegre: Opnião | Florianópolis: John Bull Pub | Recife: Baile Perfumado

ONDE?

SP: 12 e 13. 12 | Curitiba: 14.12 | RJ: 15.12 | Brasilia: 16.12Porto Alegre: 18.12 | Florianópolis: 19.12 | Recife: 21.12

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SETOUR EASy STAR ALL-STARS | “ThRILLAh”

Page 11: Semanário | 03 a 09.12.12

RJ: 0800Outras Cidades: Verificar

DIVIRTA-SE! TOUR DONAVON FRANkEN-REITER

Amigo de longa data de Jack Johnson e referência da surf music, Donavon Frankenreiter estará nas areias da Barra

da Tijuca e no Arpoador em dezembro. Com shows acústicos e gratuitos, o californiano se apresenta no Rio e depois parte para uma turnê nacional, passando pelo Ceará, por São Paulo e Santa Catarina, entre outros estados. Saiba mais.

Rio, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco

ONDE?

De 11.12.12 a 26.01.13

QUANDO?

QUANTO?

Page 12: Semanário | 03 a 09.12.12

RJ: R$ 15,00 (inteira) | R$ 7,50 (meia)SP: R$ 160,00 (inteira) | R$ 80,00 (meia)

DIVIRTA-SE! FESTIVAL NOVAS FEQUEN-CIAS | RJ E SP

Depois do sucesso da 1ª edição no ano passado, quando sua programação foi considerada uma das mais inovadoras

do calendário cultural do país, o Festival Novas Frequências – conectado à vanguarda da música contemporânea – retorna ao Rio de Janeiro para mais uma temporada de shows e, pela primeira vez, chega a São Paulo. O festival busca diversidade e o uso criativo de ferramentas tecnológicas, em meio ao que podemos batizar de fine arts da música contemporânea. Não à toa, muitos dos artistas da programação se apresentam além dos palcos de festivais, em clubes e casas de shows como também em museus, galerias e eventos associados às artes plásticas. São artistas com promissoras carreiras dentro da vanguarda, que lançam seus trabalhos por selos fonográficos de respaldo internacional e ganharam reconhecimento nas mais importantes publicações da chamada nova música, como: The Wire, Pitchfork, Fact, XLR8R, Resident Advisor e The Fader. Saiba mais.

RJ: Oi Futuro IpanemaSP: Beco 203

ONDE?

RJ: 04 a 09.12SP: 08.12

QUANDO?

QUANTO?

Page 13: Semanário | 03 a 09.12.12

ATUALIZE-SE!CURSOS DE FéRIAS ESPM

POR QUE?

O mercado não tira férias. Seu currículo também não pode tirar.

A partir de Janeiro.

ESPM-RJ | SP | Sul

Verificar no site.

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

Durante as férias a ESPM oferece diversos cursos para estudantes e profissionais nas áreas de Comunicação e Marketing.

Você atualiza seus conhecimentos, cresce na carreira e ainda aumenta seu network. Conheça os cursos da sua área de interesse: no Rio, em SP e no Sul. Veja aqui.