31/03/2012 - esportes - jornal semanário

8
Sábado 31 DE MARÇO DE 2012 Fim de semana do futebol amador Página 4 e 5 Copa ExpoBento Esportivo vence ma uma e quer sair líde de Passo Fundo Página 3 Página 2 Futsal BGF inicia contagem regressiva para estreia

Upload: jornal-semanario

Post on 09-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Edição 2810 - 31/03/2012 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

Sábado31 DE MARÇO DE 2012

Fim de semana do futebol amador

Página 4 e 5

Copa ExpoBento

FOTO

S M

ARC

ELO

MAC

IEL

Esportivo vence mais uma e quer sair líder de Passo Fundo

Página 3 Página 3

[email protected]ção: Marcelo Maciel

Página 2 Página 2

Futsal

BGF inicia contagemregressiva para estreia

Página 4 e 5 Página 4 e 5 Página 4 e 5 Página 4 e 5 Página 4 e 5

Esportivo vence mais uma e quer sair líder

Página 4 e 5 Página 4 e 5 Página 4 e 5 Página 4 e 5 Página 4 e 5

Esportivo vence mais uma e quer sair líder

Page 2: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

Vitórias e empatePanizzi Veículos acabou empatando em casa diante do

Planalto, de Veranópolis, no domingo, 25, atuando em seu estádio. Já a equipe da Malharia Universal venceu no final-zinho ao bom time do Cavaleiros Brasil por 1 a 0 e lidera sua chave com 6 pontos. Os jogos foram pela Libertadores do Nordeste. No outro grupo, o Panizzi faz uma campa-nha considerada dentro do esperado, e agora parte para os demais jogos que virão pela frente, já que a competição está muito equilibrada até o momento. Um bom público compareceu em Tuiuty para prestigiar a equipe do técnico João Nogueira.

RugbyNuma estreia brilhante no campeonato gaúcho de rugby,

o time do Farrapos fez sua parte em casa. Venceu por 17 a 6 do Serra Rugby, de Caxias do Sul. Como é de costume, a equipe atuou bem mais uma vez e manteve-se sempre em vantagem. Agora será a vez do Novo Hamburgo, pois o time está pronto para buscar novas vitórias e adquirir mais confiança na luta pelo título deste ano. Para os jogos em seus domínios, o time do Farrapos tem sempre o apoio da grande massa torcedora que é apreciadora deste esporte.

Gaúcho de DownhillUm público grandioso esteve prestigiando mais uma eta-

pa do campeonato gaúcho de Downhill, no domingo, em Pinto Bandeira. A organização mais uma vez foi impor-tante, pois alguns pilotos mostraram garra e dedicação nas provas de alta velocidade. A festa movimentou muitos atle-tas até mesmo de fora do país, que estiveram participando desta prova. Cumprimentos ao presidente da Associação Downhill do Vinho, Eduardo Bianchi, que está à frente da entidade com trabalho voltado para a comunidade e quem aprecia este esporte.

Amadores de lutoNo domingo, o futebol amador e, em especial, os bochó-

filos de Bento Gonçalves, perde o atleta Gilberto Faccin (Betão). Ele era morador do bairro São Roque e faleceu vítima de câncer. Betão sempre foi um grande exemplo no futebol amador e atuando em equipes da cidade como o Carlos Gomes, seu clube de origem, participou de grandes façanhas no esporte, tanto no futebol como nas bochas. Além disso, era um grande amigo, que deixará muitas sau-dades pela liderança e espírito de equipe que tinha. Obri-gado Betão, o futebol e a bocha te agradece por tudo que fizesse nos dois esportes.

Sul brasileiro de JudôTrês atletas da Physio Judô, de Bento Gonçalves, estarão

participando do Sul Brasileiro em categorias diferentes e sob a coordenação do professor André Luis de Oliveira, na cidade de Curitiba, nos dias 28 e 29 de abril. Bianca Bar-bosa, sub-13 pesado, Ketlen da Silva, sub-15 meio-pesado e Janaina Machado, classe Sênior ligeiros, são as partici-pantes. A equipe está em busca de patrocínios para custear esses atletas nesta competição de suma importância e cria além de bons atletas, com ótimo caráter profissional.

Com garraFoi assim que o Esportivo mostrou sua força ao vencer o

Sapucaiense de virada na quarta-feira, 28. Um 2 a 1 digno de um time que quer subir para a 1ª Divisão. Agora é correr em busca da liderança do Grupo 2 amanhã, no último jogo do primeiro turno, contra o Passo Fundo. A partida é fora de casa, mas, se o Panambi conseguiu vencer o time de Ba-rão e companhia, em pleno Vermelhão da Serra, porque o Esportivo não vai conseguir? É jogo duro, mas dá para sair de lá com os três pontos. Com certeza.

DA ARQUIBANCADANoemir LeitãoNoemir Leitã[email protected]

Siga o colunista no Twitter:@NoemirLeitao

Marcelo Maciel

MARCELO MACIEL

[email protected]

BGF inicia contagemregressiva para estreia

O Bento Gonçalves Futsal (BGF) realizou ontem

à noite o seu último amistoso preparatório antes da estreia na Série Ouro. O time do téc-nico Vaner Flores enfrentou a equipe sub-20 da ACBF. Até o fechamento desta edição, a par-tida não havia encerrado. Ago-ra é segurar a ansiedade para o jogo do dia 7 de abril, contra a ADS, em Sananduva.

O objetivo é estrear com o pé direito, já que o BGF terá três jogos fora de casa na sequên-cia. Além da ADS, no dia 7, a equipe joga no dia 11, contra a Assoeva, em Venâncio Aires, e ,no dia 21, enfrenta a AES, em Sobradinho. A torcida só vai ver o time jogando pela Série Ouro no dia 28, contra a UJR, no Ginásio Municipal de Es-portes.

Além disso, o time de Bento Gonçalves terá duas partidas transmitidas pela Rede Record no primeiro turno. Um deles acontece no dia 20 de maio, em Lajeado, contra a Alaf, e o outro no dia 27, em Bento Gonçalves, contra a Afusca, de Cachoeirinha.

Futsal 2012

Técnico Vaner Flores e seus comandados já estão de olho no primeiro adversário no Estadual de Futsal

Jantar beneficente com venda de ingressos

Os jogos do 1º turno

Time do técnico Vaner Flores começa o desafio da Série Ouro contra ADS

2

07/04/2012 - Sábado - ADS x BGF - Sananduva 11/04/2012 - Quarta - Assoeva x BGF - Venâncio Aires21/04/2012 - Sábado - AES x BGF - Sobradinho28/04/2012 - Sábado - BGF x UJR - Bento Gonçalves05/05/2012 - Sábado - América x BGF - Tapera12/05/2012 - Sábado - BGF x ASSAF - Bento Gonçalves16/05/2012 - Quarta - Atlântico x BGF - Erechim20/05/2012 - Domingo - ALAF x BGF - Lajeado (TV)27/05/2012 - Domingo - BGF x Afusca - Bento Gonçalves (TV)07/06/2012 - Quinta - BGF x ACBF - Bento Gonçalves16/06/2012 - Sábado - BGF x AGSL - Bento Gonçalves

O Bento Gonçalves Futsal já está com ingressos à venda para o jantar beneficente que comemorará o terceiro ano de atividades do clube. O evento acontece no dia 11 de maio, a partir das 20h, nas dependên-cias do Dall’Onder Grande Hotel.

Segundo o vice-presidente de Futsal do BGF, Alcindo So-mensi, o jantar é uma forma encontrada pela equipe para angariar fundos visando à dis-puta da Série Ouro. O dirigen-te revela que o time de futsal ainda tem poucos apoiadores e

necessita de mais recursos para honrar com todos os compro-missos assumidos para a tem-porada deste ano.

Quem estiver interessado em participar do jantar poderá en-trar em contato com o próprio Alcindo Somensi, pelo telefone 8112-0404. O ingresso custará R$ 250 e dá acesso ao jantar para duas pessoas. “Além de podermos comemorar o ani-versário do BGF, ficamos mais próximos da nossa comunida-de, que tanto tem apoiado e incentivado a equipe na Série Ouro”, destaca Somensi.

Sábado, 31 de março de 2012 | Semanário2

Page 3: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

Fabiano; Deurick, Ediglê, Dirlei e Fe-lipe Athirson; Fábio Oliveira, Feijão, Lu-cas Winck e Paulo Jo-

sué; Cassiano e Mauro.Técnico: Luis Carlos Winck

Souza; Barão, Ber-gamin, Clauber e Michel; Mário, Di-niz e Sertão; Dani-

lo, Edinho Recife e Guto. Técnico: Ricardo Attolini

O jogo no ar: A Rádio Rainha FM transmite a partir das 18h

Marcelo MacielDANIEL PAESE DOS SANTOS

[email protected]

O Esportivo reencontrou o O Esportivo reencontrou o O caminho das vitórias e, deO caminho das vitórias e, deO -pois de ficar três rodadas em po-sições intermediárias, pode aca-bar o primeiro turno na liderança do Grupo 2. Na quarta-feira, 28, o time do técnico Luis Carlos Winck venceu o Sapucaiense, de virada, por 2 a 1, e chegou aos 14 pontos e à segunda colo-cação no campeonato. Amanhã, às 18h30min, o alviazul vai até o Vermelhão da Serra enfrentar o Passo Fundo.

No jogo contra o Sapucaien-se, o Esportivo viveu dois mo-mentos distintos. No primeiro tempo, foi um time burocrático, sonolento e que criou pouco. Acabou perdendo por 1 a 0, gol de Rodrigo. Na segunda etapa, porém, Winck colocou Kanu e Vitinho nos lugares de Deurick e Mauro e o time ganhou força e velocidade. Em duas cobran-ças de falta de Felipe Athirson saíram os gols da virada do Es-portivo. Mateus Santana e Ediglê marcaram para o alviazul, esco-rando o cruzamento e se anteci-pando ao goleiro.

Desfalques

Apesar da euforia pelo bom resultado, o técnico Luis Carlos Winck tem problemas para es-

Cassiano (de costas) foi mais uma vez um dos destaques do Esportivo

Classificação

Resultados e próximos jogos

Ficha técnica

Divisão de Acesso

Esportivo vence maisuma e quer ser líderEsportivo vence maisuma e quer ser líderEsportivo vence mais

Time venceu o Sapucaiense por 2 a 1 e amanhã enfrenta o Passo Fundo

3Semanário | Sábado, 31 de março de 2012

calar a equipe. Rafael Mussamba está suspenso pelo terceiro car-tão amarelo. Feijão deve entrar em seu lugar. Lucas Winck sentiu uma lesão na coxa direita e Feli-pe Athirson teve uma leve torsão no tornozelo esquerdo. Porém, a dupla deve ser confirmada para a partida de amanhã. Raone segue fora do time, fazendo tratamento no departamento médico.

No Passo Fundo, a ordem é não deixar escapar os três pon-tos. O time do técnico Ricardo Atollini vem de derrota para o Panambi, em casa, por 1 a 0.

CHAVE 1

CLUBES PG J V E D1º GUARANY-CAM 15 8 4 3 1 2º INTER-SM 14 8 4 2 2 3º BRASIL-PEL 13 8 4 1 3 4º SÃO PAULO-RG 13 8 4 1 3 5º RIOGRANDENSE-SM 12 8 3 3 2 6º FARROUPILHA 11 8 3 2 37º 14 DE JULHO 11 8 3 2 38º GUARANI-VA 9 8 2 3 39º RIOPARDENSE 7 8 2 1 510º RIO GRANDE 5 8 1 2 5

CHAVE 2

CLUBES PG J V E D1º SANTO ÂNGELO 15 8 5 0 32º ESPORTIVO 14 8 4 2 23º UNIÃO FREDERIQUENSE 13 8 4 1 34º PANAMBI 12 7 4 0 35º PASSO FUNDO 12 8 3 3 26º BRASIL-FAR 11 8 3 2 37º SAPUCAIENSE 10 6 3 1 28º GLÓRIA 10 8 3 1 49º JUVENTUS 5 8 0 5 310º MILAN 4 7 1 1 5

Grupo 114 de Julho 3 x 2 Brasil-PelFarroupilha 1 x 0 RiopardenseGuarany-CAM 2 x 0 Rio GrandeInter-SM 2 x 1 Guarani-VASão Paulo 3 x 2 Riograndense

AMANHÃRiopardense x Inter-SMRiograndense x FarroupilhaGuarani-VA x Guarany-CAMRio Grande x 14 de JulhoBrasil-Pel x São Paulo

Grupo 2Esportivo 2 x 0 SapucaienseSanto Ângelo 3 x 2 UniãoPanambi 1 x 0 Passo FundoGlória 3 x 1 JuventusBrasil-Far 1 x 0 Milan

HOJEUnião x PanambiSapucaiense x Brasil-Far

AMANHÃPasso Fundo x EsportivoMilan x GlóriaJuventus x Santo Ângelo

CLASSIFICADOS PERMANECE NA SEGUNDONA REBAIXADOS

Page 4: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

Marcelo Maciel

[email protected]

Começa a copa das comunidades

F oi dado, na noite da quintaF oi dado, na noite da quintaF --feira, 29, o pontapé inicial F -feira, 29, o pontapé inicial F

da 4ª edição da Copa ExpoBen-to. A competição, que já está sendo chamada de “copa das comunidades”, teve início com a vitória por 2 a 1 do Panizzi Ve-ículos/Shalon Pinturas sobre o Paysandú. Mais 12 partidas dão seguimento à rodada neste final de semana.

A solenidade de abertura da Copa ExpoBento aconteceu no Complexo Esportivo do Sesi e contou com a participação de autoridades e representantes das 29 equipes que disputam a com-petição. Um público de cerca de 300 torcedores acompanhou a vitória do Panizzi Veículos, atual campeão, sobre o Paysandú. No jogo de volta, marcado para o dia 5 de abril, o Panizzi precisa ape-nas de um empate para avançar à próxima fase.

4ª Copa ExpoBento

Competição mais democrática de Bento tem 29 participantes com times dos bairros da cidade, localidades do interior e outros municípios

Torcedores de vários bairros de Bento Gonçalves foram até o Sesi para acompanhar o início daquela que já é chamada a Copa das Comunidades

Membros das 29 equipes participaram da abertura da Copa ExpoBento

Presidente Carraro (com microfone) destacou o elo com a comunidade

Integrantes do Ouro Verde e Asecov acompanhando a solenidade No primeiro jogo, o Panizzi Veículos fez 2 a 1 no Paysandú

Mais uma vez a equipe da Inovação será a responsável pela arbitragem

FOTOS MARCELO MACIEL

Os jogos

A abertura da 4ª Copa ExpoBento em imagens

Quinta-feira - 29/3Panizzi Veículos 2 x 1 Paysandú

Sábado - 31/3 - 16hAssociação Santa HelenaColorado x Vinhedos F.C.Monte BeloRosário L. Armênia x Primavera

Domingo - 1º/4 - 14h e 16hCohabBarcelona x CruzeiroCohab x Assoc. Santa HelenaSão Paulo do BorgoAssecov x JuventusAssoc. Progresso x Ouro VerdeBarracãoGS x GhenoBarracão x DallasSertorinaGuarani x PlanaltoCruzeiro/BEK x FormallioniPinto BandeiraMaria Goretti x NápoliSão Paulo x Rósario-PB

Quinta-feira - 5/4 - 19h e 21h Campo do SesiAGF x Malharia UniversalPaysandú x Panizzi Veículos

A 4ª Copa ExpoBento de Futebol Amador teve sua abertura oficial na noite da quinta-feira, 29, no Complexo Esportivo do Sesi. Na abertura, o presidente da ExpoBento, Roberto Carraro, destacou a importância deste elo criado entre a feira e a comunidade esportiva de Bento Gonçalves. “Apos-tamos nesta copa e tenho a certeza que fizemos o que era correto”, destaca o presidente.Para o secretário municipal de Esportes, José Gava, a Copa ExpoBento é um evento que veio para ficar, independente de quem esteja à frente da administração municipal. Abaixo algumas imagens da solenidade de abertura. As outras fotos com a cobertura completa da abertura da 4ª Copa ExpoBen-to você acompanha na sessão Galeria de Imagens, no site www.jornalsemanario.com.br.

4 Sábado, 31 de março de 2012 | Semanário4

Page 5: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

5Semanário | Sábado, 31 de março de 2012

Page 6: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

DIVULGAÇÃO

MARCELO MACIEL

[email protected]

RUGBY

Elenco foi cobrado pela atuação abaixo do esperado contra o Serra

Farrapos intensificatreinamentos na folga

Jeep Clube

Mauro BusinAgustinho RechMarcos FelipeRoger ZattNeurivan ReginattoVidelberto ColauVilmar ValmorbidaOlinto RizziFlávio RizziMarcos ForestiRoque ZattEuclides CominMauro GaravagliaJânio SacchetVagner MattielloJunior Da RéEvandro Zani

Quem participa

A cobertura completa do Rugby tem o apoio de:

Marcelo Maciel

Uma aventura na Transamazônica

A aventura está no sangue e o amor pela trilha tam-

bém. Afinal, quanto pior o desafio, melhor. É assim que pensam os integrantes do Jeep Clube da Polenta, que iniciaram ontem 10 dias de trilha na ro-dovia Transamazônica, consi-derada a pior e mais perigosa do país. O retorno, previsto para o final de semana da Pás-coa, é aguardado com ansieda-de pelos familiares.

Depois de andarem no Chile, na Argentina e alguns estados do Brasil, o grupo de 17 jipei-ros resolveu desafiar a Rodovia Transamazônica, percorrendo 3,8 mil quilômetros entre Por-to Velho, capital de Rondô-nia, e Cuiabá, capital do Mato Grosso. Segundo o presidente do Jeep Clube da Polenta, Eu-clides Comin, o grande objeti-vo da expedição é deixar fluir

Rally

Membros do Jeep Clube da Polenta ficarão 10 dias no meio da vida selvagem

Turma de bento-gonçalvenses já está em Porto Velho para iniciar a trilha de 10 dias na Amazonia

o espírito aventureiro de cada participante. Além de estradas ruins, a trupe bento-gonçal-vense vai encontrar pela frente toda a diversidade da vida sel-vagem da região amazônica. Também terão que dormir em locais abertos, apenas protegi-dos pelas barracas do acampa-mento. “Já nos orientaram a manter uma fogueira acesa em volta das barracas para evitar a aproximação de animais”, des-taca Comin.

Além de Porto Velho, os ji-peiros vão passar pela cidade de Humaitá, no Amazonas, Itaitu-ba e Santarém, no Pará, Sinop e Cuiabá, mo Mato Grosso. Após a conclusão da aventura, o leitor do Semanário poderá conferir em uma reportagem especial com relatos e imagens do dia a dia dos jipeiros do Clu-be da Polenta.

A equipe do Farrapos folga neste final de semana e não joga pelo Estadual de Rugby. Apesar disso, os treinamentos do time serão intensificados. Isso porque a atuação dian-te do Serra de Caxias do Sul, apesar da vitória por 17 a 6, não agradou jogadores e co-missão técnica.

O técnico Carlitos Baldas-sari iniciou os trabalhos da semana cobrando mais em-penho da equipe. Segundo o presidente do Farrapos, Tito Flores, a atuação do elenco foi muito abaixo do espe-rado. Ele revela que, apesar da melhora técnica do Serra, o time de Bento Gonçalves deixou escapar muitas opor-tunidades, principalmente no primeiro tempo. “Erramos lances que não costumamos perder. Mas temos que ter a consciência que a equipe está sem ritmo de jogo”, destaca o presidente.

Com a folga na rodada do Estadual, o Farrapos volta a campo somente no dia 14 de abril, jogando contra o Novo Hamburgo, novamente em Bento Gonçalves. Apesar da distância de quase 20 dias

entre a primeira e a segunda partida, Tito Flores revela que não será marcado nenhum amistoso. O dirigente adianta que o momento é de intensifi-car os treinamentos e aprimo-rar algumas jogadas.

O técnico e também joga-dor Carlitos Baldassari sentiu uma lesão na coxa no jogo contra o Serra, mas não pre-ocupa. Segundo Flores, Car-litos deve ser preservado em algumas partidas no primeiro semestre, devendo ser utiliza-do com mais frequência nos jogos do Super 10, a partir de junho.

Escolinha

A Escolinha de Rugby do Farrapos já está funcionando. Todos os sábados, das 10h às 11h30min, o técnico Car-litos Baldassari e o jogador Coghetto estão ensinando os fundamentos do esporte para um grupo de crianças. Os in-teressados podem compare-cer ao Estádio da Montanha Velha com calção e camiseta. Mais informações com o pre-sidente Tito Flores, pelo tele-fone (54) 9136-8003.

6 Sábado, 31 de março de 2012 | Semanário6

Page 7: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

Marcelo Maciel

FOTOS MARCELO MACIEL

MARCELO MACIEL

[email protected]

Sacada Solidária seconsolida em Bento

O Bento Vôlei iniciou a temO Bento Vôlei iniciou a temO -porada 2012 ampliando o O porada 2012 ampliando o O

seu projeto Sacada Solidária. A formação de crianças e adoles-centes não passa somente pelo lado esportivo, mas também une conceitos de educação, dis-ciplina e cidadania. A proposta segue rendendo frutos e, a cada ano que passa, mais e mais me-ninos e meninas estão saindo de Bento Gonçalves para jogar vo-leibol em outras cidades do país.

Segundo o coordenador do Bento Vôlei, Clemente Miez-nikowski, o projeto segue com

FUTSAL AMADOR

LIBERTADORES DO NORDESTE Vôlei

Projeto ensina fundamentos do esporte para 600 crianças da cidade

Clemente e as crianças da escola Princesa Isabel, do Vila Nova, um dos núcleos do Sacada Solidária

Panizzi Veículos (D) tem uma parada dura pela fente na Libertadores

Professor Reni (de azul) e os alunos selecionados do Bento Vôlei

Mais alunos indo jogar fora

Jogos abriram ontem o 2º Colonial de Futsal

Panizzi enfrenta o campeão Paranaguá

As equipes

Grupo AAlcântaraCanarinho de São ValentimCruzeiro da SertorinaInter da Linha EuláliaVale Aurora

Grupo BPalmeirinhas da BusaIpiranga da Linha PaulinaSão PedroBarracãoSão Valentim

FONTE: SEMJEL

o foco na formação, só que a metodologia de trabalho foi alterada. Hoje, os professores trabalham com um processo de aprendizagem mais focado , utilizando uma metodologia que favoreça os alunos. Ele revela que, além de aprender a jogar, os alunos também aprendem a se relacionar. “No voleibol nin-guém pode jogar sozinho, por isso todas as ações do jogo são conjuntas e todos são parte in-tegrante do processo”, destaca.

Hoje, o Sacada Solidária aten-de cerca de 600 crianças em to-dos os seus núcleos. O trabalho e a metodologia de ensino são

A Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel) iniciou ontem à noi-te o Campeonato Colonial de Futsal. Serão 10 times repre-sentando as comunidades do interior de Bento Gonçalves e disputando o título da compe-tição. A primeira rodada teve quatro jogos e aconteceu no ginásio do Barracão.

Segundo o coordenador de eventos da Semjel, Silvio dos Santos, o campeonato terá três meses de duração. Clas-sificam-se as quatro melhores equipes de cada grupo para a próxima fase. O Campeona-to Colonial deste ano terá o retorno do Canarinho de São Valentim às competições es-

A equipe do Panizzi Veículos/Shalon Pinturas/Grêmio Tuiuty vai até Nova Roma do Sul en-frentar a equipe do Paranaguá. O jogo vale a liderança da com-petição e acontece amanhã à tarde.

O time do técnico João No-gueira terá o retorno do meia Diógenes, que não jogou contra

o Planalto de Veranópolis. O Panizzi Veículos lidera o Grupo A com 4 pontos, ao lado do Pa-ranaguá

Já a equipe da Malharia Uni-versal, líder do Grupo B, com 6 pontos ganhos, folga na rodada. O time do técnico Gauchinho volta a campo somente no dia 15 de abril.

portivas. Em compensação, os dois Rosários, de Faria Lemos e Pinto Bandeira, desistiram de participar da competição.

iguais em todos os locais de trei-namento, obedecendo uma se-quência pedagógica, onde todos os professores utilizam o mesmo processo de aprendizagem.

Um dos novos núcleos que vem se destacando no projeto é na escola municipal Princesa Isabel, no bairro Vila Nova. O trabalho desenvolvido no es-tabelecimento de ensino tem melhorado o rendimento dos alunos e fez com que a diretora ampliasse o número de alunos atendidos de 35 para 70 parti-cipantes.

Mais alunos do Bento Vôlei estão al-çando voos para fora da cidade. Os jo-vens Lucas Graciolli, 15 anos, e Gabriel Ranzi, 16, foram selecionados para jogar no time infanto juvenil da UCS, de Ca-xias do Sul. Além deles, Matheus Olivei-ra, de 16 anos, vai jogar na equipe do Sor-riso, no Mato Grosso do Sul. Os três são alunos do professor Marcos Reni, que atuava no Bento Vôlei até o ano passado.

7Semanário | Sábado, 31 de março de 2012

Page 8: 31/03/2012 - EsporteS - Jornal Semanário

FOTOS MARCELO MACIEL

[email protected] MacielDe primeira [email protected] Maciel

Mais espaço parao esporte de Bento

A partir desta edição, o leitor do Semanário poderá acompanhar a chegada de mais um produto do Sistema S de Comunicação. Trata-se do Caderno de Esportes, uma reivindicação da comunidade esportiva de Bento Gonçalves. O projeto que está sendo implanta-do nasce a partir de um esforço conjunto de várias pessoas que fazem do esporte a sua vida, a sua paixão e querem ver a sua luta diária sendo divulgada em nosso jornal. Serão oito páginas dedicadas a todos os esportes praticados em Bento Gonçalves, além das notícias das duplas Gre--Nal e Ca-Ju. Além desta coluna, o colunista Noemir Leitão e a sua Da Arquibancada também se in-tegrarão ao caderno. Esperamos agradar ainda mais o fiel leitor que acompanha o Semanário nestas suas quatro décadas de história.

O Esportivo deu uma de-monstração de força impor-tante no jogo da quarta-feira, 28, contra o Sapucaiense. Depois de um primeiro tem-po para esquecer, o alviazul encontrou seu bom futebol e virou o jogo, vencendo por 2 a 1. Todos consideram o Sapu-caiense é um adversário dire-

Demonstração de força

Vergonha alheia

to e que vai incomodar mais à frente. Esta vitória era neces-sária, até para afastar a descon-fiança sobre o time que ronda-va o Montanha dos Vinhedos.

Agora, Luis Carlos Winck e seus comandados vão até Pas-so Fundo com o ânimo reno-vado. Como eu disse na coluna da semana passada, o Esporti-

vo poderia ir do céu ao infer-no em quatro dias. Felizmente foi ao céu, ganhando os seis pontos disputados em casa e assumindo a vice-liderança do Grupo 2 com 14 pontos. Mas, amanhã, a batalha segue nova-mente, fechando o primeiro turno contra o Passo Fundo. Vamos ver o que nos aguarda.

Enxugandoo gelo

Mais uma vez, a diretoria do Clube Esportivo está recla-mando da arbitragem em um jogo no Montanha dos Vinhe-dos. Curiosamente, a Federa-ção Gaúcha de Futebol tem escalado árbitros de Bento Gonçalves para os jogos do al-viazul e, em algumas vezes, eles realmente tem se atrapalhado. Só que a direção alviazul não pode ficar só reclamando nos microfones depois dos jogos. É preciso tomar uma atitude. Se não está gostando dos árbi-tros de Bento que estão sendo escalados, terá que arcar com as despesas para trazer um juiz de outra região.

ExpoBentodemocrática

Começou na quinta-feira, 29, a quarta edição da Copa ExpoBento 2012. Ela é con-siderada pelos desportistas da cidade a competição mais de-mocrática de Bento Gonçalves. isso porque reúne equipes de vários bairros do município e também times das localidades do interior. Neste ano, a Expo-Bento terá ainda dois times das cidades de Monte Belo e São Valentim do Sul. Segundo le-vantamento da Secretaria Mu-nicipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) o campeonato movimentou cerca de 14 mil pessoas em 2011. É uma com-petição que veio para ficar.

O maqueiro mais querido do Brasil

O maqueiro Beleza já é conside-rado uma figura folclórica nos dias de jogos do Clube Esportivo. Ele é o xodó da torcida desde os tempos da Montanha Velha. Comemoran-do 30 anos no comando da maca no alviazul, Beleza fez história ao derrubar o atacante Renato Gaú-cho, na época jogador do Grêmio, antes de retirá-lo da maca. No jogo de quarta-feira, 28, o veterano ma-queiro precisou ser substituído aos 30 minutos do segundo tempo, com uma lesão na coxa, sendo ovacionado na saída de campo.

Por onde anda a torcida?Apenas 388 torcedores com-

pareceram ao Montanha dos vinhedos no jogo contra o Sa-pucaiense. Somente na primei-ra partida, contra o Glória, é que o alviazul conseguiu levar mais de mil torcedores ao está-dio, isso porque 500 ingressos foram adquiridos por uma em-presa do município vizinho de Garibaldi.

Então fica a pergunta: por-que o torcedor não vai ver o

Pedindo passagemO time do Esportivo ainda

oscila bons e maus momentos numa mesma partida e isso é preocupante. No jogo de quar-ta-feira, 28, Luis Carlos Winck sentiu bem o jogo e retirou do time o lateral direito Deurick e o atacante Mauro, que tiveram atuação abaixo do esperado. Kanu e Vitinho entraram bem e mudaram a cara do jogo, fa-zendo com que a equipe crias-

se mais chances de gol. Kanu, por sinal, já está merecendo uma chance na equipe titular. Ele tem entrado bem nas úl-timas partidas e já coloca uma dúvida na cabeça do técnico sobre a titularidade de Mauro no comando do ataque. Win-ck terá que escolher se prefe-re manter a referência ou vai optar por mais velocidade no setor ofensivo do alviazul.

Esportivo jogar? Quem quiser ajudar este colunista a respon-der esta questão, pode enviar um e-mail para o endereço [email protected]. Na edição do dia 7 de abril, estaremos trazendo as mani-festações da comunidade ben-to-gonçalvense, dos desportis-tas, dirigentes e ex-dirigentes do alviazul. Vale muito a pena esperar para conferir esta re-portagem.

Posição de destaque

Bento Gonçalves vai se po-sicionando com força para ser uma das principais cidades do Rio Grande do Sul entre as candidatas a receber uma se-leção internacional na Copa do Mundo de 2014. Além da visita de um representante da Federação Alemã, o municí-pio deve receber a visitação de pelo menos outras três se-leções. Uma delas seria a de Portugal.

Já que não tenho como decidir quem vai comandar a CBF, tra-to de me envergonhar pelo que acontece com o futebol brasileiro. Fizeram uma longa campanha para tirar Ricardo Teixeira do cargo e conseguiram, mas quem assume? Um cidadão que foi fla-grado furtando medalhas que de-veriam ser entregues aos jovens atletas da Copa São Paulo. Este é o nosso velho e bom futebol.

Festa nacolônia

Começou ontem à noite e, infelizmente, não estaremos trazendo nada nessa edição, o Campeonato Colonial de Fut-sal. É uma competição que reúne as comunidades do in-terior de Bento Gonçalves e caiu no gosto de quem mora na cidade também. A festa do futsal colonial iniciou no giná-sio do Barracão e vai percor-rer quase todas as localidades e distritos do município pelos próximos três meses.

8 Sábado, 31 de março de 2012 | Sábado, 31 de março de 2012 | Semanário8