19/05/2012 - caderno esportes jornal semanário

8
MARCELO MACIEL Sábado 19 DE MAIO DE 2012 DIVISÃO DE ACESSO Página 5 Página 7 FARRAPOS RUGBY

Upload: jornal-semanario

Post on 28-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Edição 2824 – 19/05/2012 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

MA

RCEL

O M

ACIE

L

Sábado19 DE MAIO DE 2012

Duelo de líderes no Montanha

DIVISÃO DE ACESSO

Página 5

Esportivo recebe oFarroupilha, de Pelotas, hoje, a partir das 15h30min

Página 7

De olho naDe olho naDe olho naliderançaliderançaliderançaliderançaliderançaliderança

FARRAPOS RUGBY

Page 2: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

Libertadores do NordesteMalharia Universal e Grêmio Tuiuty precisam

de vitórias neste final de semana para atingir uma classificação à próxima fase da Copa Li-bertadores do Nordeste. O time da Malharia Universal recebe o Independente de Flores da Cunha e precisa de uma vitória simples para conseguir a vaga. Enquanto isso, a barra mais difícil terá o time de Tuiuty, que necessita ven-cer fora de seu reduto, em Veranópolis, diante do Ipiranga local. As chances estão bem redu-zidas nesta competição para as duas equipes de Bento Gonçalves.

BGF no estadualMesmo sendo derrotada pelo Atlântico, atual

campeão da Série Ouro, o time da BGF vive uma fase considerada excelente nesta primeira eta-pa do campeonato. O time de Vaner Flores esta-va sendo o bicho-papão dos adversários. Depois da bela vitória diante do Assaf, a campanha na competição entre os demais dá condições do time bento-gonçalvense buscar uma classifica-ção entre os primeiros colocados e ainda bri-gam para chegar à liderança do torneio, mesmo sabendo das dificuldades que terá pela frente.

Copa ExpobentoComeça o mata-mata da fase final da Copa

Expobento de Futebol deste ano. Por enquan-to o bom time do Planalto venceu o Gheno e vem com uma boa vantagem. Os jogos estão ocorrendo também nas quintas-feiras. Mas, para este final de semana, teremos jogos de-cisivos que irão apontar os primeiros semi-finalistas da competição. A Copa Expobento começa a empolgar, pois as melhores equipes iniciam esta fase em condições de almejar o título máximo do torneio. A competição tem a organização da Secretaria Municipal da Ju-ventude Esporte e Lazer (Semjel).

Fazendo campanhaComo está bem definido, o Esportivo mais

uma vez venceu e bem fora de casa. Não im-porta se o adversário teve um jogador expul-so, o que realmente facilitou, mas o alviazul começa a fazer campanha na segunda fase da divisão de acesso A2. Para hoje, o jogo será diante do Farroupilha, de Pelotas, no estádio Parque Montanha dos Vinhedos. Só lamento que seja no sábado, às 15h30min. Acho que isso realmente afasta o torcedor do estádio, mas para fugir da concorrência, talvez tenha que ser assim.

Campeão, agora é o brasileiroEu faria a mesma coisa se fosse o Caxias.

Porém, quero cumprimentar a torcida colo-rada pelo título de bicampeão gaúcho de fu-tebol. Não é um feito para ser comemorado com aquela intensidade, mas é um título. A conquista pode dar um gás para o time que inicia a disputa no Brasileirão, neste final de semana, após a eliminação na Taça Libertado-res para o Fluminense. São 33 anos sem con-quistar o maior campeonato do Brasil.

DA ARQUIBANCADANoemir Leitã[email protected]

Siga o colunista no Twitter:@NoemirLeitao

FOTOS DIVULGAÇÃO

[email protected]

O piloto bento-gonçalvense Vinícius de Oliveira segue fazendo bonito nos campe-onatos Regional e Gaúcho de Motocross. No dia 13, ele venceu a prova realizada na cidade de Flores da Cunha e, anteriormente, no dia 6, che-gou em quarto lugar na etapa do Estadual ocorrida em Ve-nâncio Aires.

Correndo em Flores da Cunha, Vinícius Oliveira conquistou o primeiro lugar na categoria Intermediária, assumindo assim a lideran-ça do campeonato regional. Na categoria MX2, o bento--gonçalvense acabou a prova em terceiro lugar e garantiu a segunda colocação na classifi-

U ma nova força está sur-gindo no voleibol de Ben-

to Gonçalves. Além do já tra-dicional Bento Vôlei, o clube São Bento se apresenta como a mais nova alternativa como equipe formadora de atletas de alto nível. O time foi apresenta-do na semana passada e irá dis-putar o Campeonato Gaúcho Infantil de Voleibol.

Os treinamentos já estão acontecendo desde o ano pas-sado e são coordenados pelo professor Marcos Reni da Silva Machado. Segundo o presiden-te do São Bento, Edílson Luis Outeiro, o voleibol do clube tem como objetivo principal desenvolver, através do treina-

MOTOCROSS

Meninas do São Bento vão disputar o estadual, apadrinhadas pelo jogador Marquinhos e o técnico Cebola

Vinícius (D) assumiu a liderança do Regional e é terceiro no Gaúcho

Vinícius Oliveira vence no Regional

2 Sábado, 19 de maio de 2012 | Semanário2

mento sistemático e organiza-do, pessoas capazes de atuarem no meio social e possíveis atle-tas para atuar em alto rendi-mento. A equipe conta com um plantel de 22 atletas, com idade entre 11 e 15 anos. O trabalho é muito intenso e exige dedi-cação das meninas. Os treina-mentos acontecem nas terças, quintas e sábados.

Padrinhos de peso

A nova equipe do Clube São Bento conta com dois padri-nhos de peso no voleibol na-cional e internacional. Trata-se do técnico Cebola e do jogador Marquinhos, que está atuando

cação geral.Já no Campeonato Gaúcho

de Motocross, Oliveira assu-miu a terceira colocação. O objetivo é alcançar os líderes da competição, buscando o

primeiro lugar. Até o momen-to o Estadual teve três provas disputadas. A quarta etapa do campeonato acontece na cida-de de Sertão Santana, nos dias 26 e 27 deste mês.

Boa notícia

A nova força do vôlei

na equipe do Lion, da França. Durante a apresentação, Cebo-la ressaltou que o sucesso des-ta nova proposta vai depender muito do empenho dos respon-sáveis pela formação e também dos atletas. Ele destacou ainda a importância do clube neste processo, que abre suas portas para colocar os jovens frente a uma oportunidade.

Para Marquinhos, os atletas têm que agarrar esta oportuni-dade, pois não é fácil ser um jo-gador de alto rendimento, mas que, por outro lado, é muito gratificante quando se alcança esse objetivo.

Page 3: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

FOTOS ARQUIVO PESSOAL

Da Linha 28 para a EuropaRústica

Suélen Spadari aproveita a temporada em Portugal para se especializar em corridas rústicas e atletismo, além de participar de maratonas realizadas nas cidades portuguesas

Hélio e Hélen continuam colocando o nome da família no alto do pódio

Família segue correndo no Brasil

3Semanário | Sábado, 19 de maio de 2012

Enquanto Suélen Spadari vai desbravando as terras européias, o pai e a irmã, Heitor e Hélen Spadari seguem participando de com-petições e levantando troféus. Há duas sema-nas, Heitor venceu a Corrida do Trabalhador, disputada em Caxias do Sul, na categoria 50 a 54 anos. Já Hélen ficou em segundo lugar nos 5 mil metros do Gaúcho de Atletismo, disputado em Porto Alegre. Ela ainda con-quistou a terceira colocação nos 3 mil metros. As duas medalhas foram na categoria até 19 anos, lembrando que a atleta bento-gonçal-vense tem apenas 14.

Neste ano, Heitor e Hélen já faturou pódios em outras provas no Rio Grande do Sul e em São Paulo. A jovem bento-gonçalvense chegou em quarto lugar na Copa Brasil de Cross Coun-

try, disputada na cidade paulista de Rio Claro. Em abril, Hélen ficou com o primeiro lugar nos 5 mil metros rasos do Troféu Caixa de Atletis-mo, em Porto Alegre. Na cidade de Marau, pai e filha conquistaram a primeira colocação na IV Rústica do Trabalhador. Ele na categoria acima de 50 anos e ela no geral feminino.

Amanhã, a partir das 8h30min, a família Spadari terá mais um desafio pela frente: des-ta vez, será na Rústica da ExpoBento. Pai e filha correrão a prova de cinco quilômetros. Hélen correrá na categoria A, para atletas com idade entre 15 e 25 anos, enquanto Hei-tor irá disputar a categoria D, que tem faixa etária entre os 50 e 61 anos. A largada e a che-gada da prova acontecem na rua Presidente Costa e Silva, em frente ao Sesi.

A maratonista bento-gonçalvense Suélen Spadari está A maratonista bento-gonçalvense Suélen Spadari está A há três meses participando de um intercâmbio na A há três meses participando de um intercâmbio na A cidade do Porto, em Portugal. Na Europa, além de es-tudar, ela continua fazendo aquilo que mais gosta que é correr. O Semanário conseguiu contato com a atleta, através das redes sociais, e descobriu um pouco sobre como está sua vida em terras estrangeiras.

Suélen Spadari está aproveitando a temporada em Portugal para se especializar em corridas rústicas e também no atletismo. Além dos estudos nos cursos de especialização, a jovem bento-gonçalvense também está participando de competições. Em uma delas, o Grande Prêmio de Atletismo da cidade de Estarreja, o número de estrangeiros que poderiam participar da prova era limitado e ela quase não conseguiu correr. Depois de muita confusão, ela e um grupo de africanos conseguiram autorização para participar da maratona e Suélen chegou em nono lugar.

Criada em uma família de corredores e moradora na localidade de Linha 28, no distrito de Pinto Bandeira, Suélen Spadari revela que a experiência em terras por-tuguesas tem sido muito gratificante. “Além de poder me especializar, tenho a oportunidade de correr outros tipos de provas e conhecer muitas cidades da Europa”, afirma. A atleta deve ficar até o mês de julho na cidade do Porto e depois retornar a Bento Gonçalves. “Não vejo a hora de voltar e rever minha família. Eles são a coisa mais importante da minha vida”, finaliza.

[email protected]

As provas de SuélenCorrida do Pai - 18/3 - Porto5º lugar

Grande Prêmio de Atletismo de Estarreja - 25/3 - Estarreja9º lugar

Grande Prêmio de Atletismo de Águas de Gaia - 15/4 - Águas de Gaia8º lugar

Page 4: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

FOTOS DIVULGAÇÃO

Quando só os amigos jogamamigos jogamamigos

Juventus e Malharialargam em vantagem

4 Sábado, 19 maio de 2012 | Semanário4

Equipe do Capivara está invicta e é o destaque da primeira fase da competição

Juventus venceu o Grêmio Tuiuty e está a um empate da semifinal

COPA EXPOBENTO

As duas partidas que fecharam a rodada de jogos de ida das quar-tas de final da Copa ExpoBento voltaram a marcar surpresa, as-sim como nas oitavas. Depois do susto da Malharia Universal com o Barracão, foi a vez do atual campeão, Grêmio Tuiuty, sofrer o baque. Na quinta-feira, 17, no Complexo Esportivo do Sesi, o Juventus venceu por 1 a 0 e está a um empate das semifinais. O Grêmio terá que vencer no tem-po normal e nos pênaltis para garantir a vaga.

No outro jogo da noite, a Ma-lharia Universal deu um passo importante rumo as semifinais da Copa ExpoBento. Venceu a

equipe do São Paulo/Juventude por 3 a 1 e precisa apenas de um empate para ficar com a vaga. O São Paulo terá que vencer duas vezes para não ficar de fora.

Amanhã, às 13h15min, no campo do Grêmio Tuiuty, serão conhecidos dois semi-finalistas da competição. Na primeira partida, Primavera e Guarani do Santa Helena deci-dem quem segue na competi-ção. No jogo de ida, as equipes ficaram no 0 a 0. Quem vencer se classifica. No jogo de fundo, o Planalto joga por um empate contra o Gheno para garantir a classificação. No primeiro jogo o Planalto venceu por 2 a 0.

um empate, combinado com resulta-dos paralelos, também pode garantir as duas equipes na segunda fase. Já o Real Madruga precisa vencer o Capi-vara para garantir sua classificação. O jogo será no 8 da Graciema.

Os jogos do Grupo A aconte-cem nos mesmos campos, só que às 15h45min. Na Montanha Velha, São Cristóvão e UTI brigam por uma vaga. Quem vencer se classifica, mas um

O s amantes daquele futebolzinho O s amantes daquele futebolzinho O de final de semana ganharam O de final de semana ganharam O um campeonato para disputar e reen-contrar os parceiros da bola: é o Cam-peonato Só Amigos de Futebol Ama-dor que, nesta primeira edição, conta com 12 equipes. A última rodada da primeira fase acontece hoje, a partir das 13h45min, em três campos dife-rentes da cidade.

Hoje à tarde serão conhecidos os oito times classificados à segunda fase. Por enquanto, somente o Copeiros de La Sierra, no grupo A, e F.C. Capivara e Hakuna Matata, no Grupo B, garan-tiram a classificação antecipada.

A primeira definição acontecerá no grupo B, que terá todos os jogos às 13h45min. Na Montanha Velha, o Confraria da Bola precisa vencer o Hakuna Matata para se classificar. No campo do Ipiranga da Paulina, KY e Só Canelas lutam diretamente por uma vaga. Quem vencer se classifica, mas [email protected]@[email protected]

empate pode garantir o São Cristóvão. No 8 da Graciema, o Copeiros de La Sierra, já classificado, enfrenta o 8 da Graciema, que precisa de um empate para ficar com a vaga. Fechando os jo-gos do Grupo B, o Xerife’s precisa de um ponto para avançar, enquanto o The Charles Miller precisa da vitória. As duas equipes jogam na Linha Paulina.

GRUPO ACLUBES PG J 1 Copeiros de La Sierra 10 4 2 Xerife’s 6 4 3 8 da Graciema 6 4 4 São Cristóvão 3 4 5 The Charles Miller 3 4 6 UTI 1 4

GRUPO BCLUBES PG J 1 F.C. Capivara 10 4

22 Hakuna Matata 7 4 3 Só Canelas 6 4 4 Real Madruga 4 4 5 KY 4 4 6 Confraria da Bola 3 4

ClassifiCação

Os jOgOs

Confraria da Bola x Hakuna MatataKY x Só CanelasReal Madruga x CapivaraSão Cristóvão x UTICopeiros de La Sierra x 8 da GraciemaXerife’s x The Charles Miller

Page 5: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

[email protected]

O Esportivo entra em campo hoje à O Esportivo entra em campo hoje à O tarde para disputar um jogo de seis O tarde para disputar um jogo de seis O pontos contra o Farroupilha, de Pelotas. As duas equipes venceram na primeira ro-dada da segunda fase e quem vencer pode assumir a liderança isolada do Grupo 4. O jogo acontece a partir das 15h30min, no Parque Esportivo Montanha dos Vi-nhedos. A Rádio Rainha, 90.9 FM, abre as transmissões a partir das 14h30min.

Para o confronto de logo mais, o técnico

Divisão de Acesso

Seis pontos em jogo5Semanário | Sábado, 19 de maio de 2012

Luis Carlos Winck não contará com o meia Felipe Athirson, que ainda se recupera de lesão. Os demais jogadores estarão à dispo-sição e podem ir para o jogo. A dúvida do treinador será em relação à composição do meio-campo. Leandro Mello, Lucas Winck e Mateus Santana brigam por duas vagas na função. Na lateral direita, Anderson Feijão deve continuar improvisado, mas Winck não descarta utilizar Deurick, recuperado da cirurgia na mão, como titular. “Vou ver

como vai ser a formação do Farroupilha para definir estas dúvidas, destaca.

Pelo lado do Farroupilha, o técnico Badico deve armar o time priorizando a marcação. Para isso, ele irá utilizar o es-quema 4-5-1, somente com o goleador Jone no ataque. A ordem é marcar muito o Esportivo e explorar a saída rápida no contra-ataque. O Fantasma do Fragata terá o retorno do goleiro Fernando Cos-ta, do lateral direito Pedro Júnior e do za-

gueiro e capitão da equipe Alex Martins. “Treinamos muito durante a semana e optamos por tentar marcar forte o time do Esportivo. Eles têm um bom toque de bola e contam com jogadores de um bom porte físico. Precisamos marcá-los bem e tirar os espaços, além de cuidar da bola aérea. Nossa posse de bola tem que ser muito valorizada”, adianta Badico.

Para o confronto de logo mais, o técnico da cirurgia na mão, como titular. “Vou ver

Ficha Técnica

Fabiano; Anderson Feijão (Deurick), Ediglê, Victor e Rao-ne; Fábio Oliveira, Leandro Mello (Mateus Santana), Lucas Winck e Rafael Bittencourt; Rodrigo Zeferino e Cassiano.Técnico: Luis Carlos Winck

Fernando Costa; Heberson, Alex Martins, Evandro e Pedro Júnior; Max, Marcelo Rincón, Evandro Rodrigues, Marco Antônio e Fabrício (Fernandinho); Jone.Técnico: Badico

O jOgO nO ar: A Rádio RAinhA 90.9 FM A 90.9 FM A tRAnsMite A pARpARp tiARtiAR R dAs 14h30Min

Grupo 3

Quinta-feira - 17/5Eucaliptos - Santa MariaRiograndense 1x1 São Paulo - Reinaldo (Riog.) e Anderson Ijuí (SP)Hoje

20h30min - Vermelhão da Serra - Passo Fundo (TV COM)Passo Fundo x União FrederiquenseamanHã

15h30min - Bento Freitas - PelotasBrasil-Pel x Brasil-FarGrupo 4

Hoje

15h30min - Montanha dos Vinhedos - Bento GonçalvesEsportivo x FarroupilhaamanHã

11h - Estádio Silvio Luiz - CamaquãGuarany-Cam x Inter-SM15h - Altos da Glória - VacariaGlória x Santo ÂngeloClassifiCação

grupO 3 pguniãO Frederiquense 3riOgrandense 2sãO paulO 2passO FundO 1Brasil-Far 1Brasil-pel 1

grupO 4 pgespOrTivO 3sanTO ÂngelO 3FarrOupilha 3glória 0guarany-caM 0inTer-sM 0

Fernando Costa; Heberson, Alex Martins, Evandro e Pedro Júnior; Max, Marcelo Rincón, Evandro Rodrigues, Marco Antônio e Fabrício (Fernandinho); Jone.Técnico: Badico

Page 6: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

[email protected]

FOTOS REPRODUÇÃO

São 33 anos com o grito de campeão brasileiro preso na garganta. Essa é a situação do torcedor do Internacional quando se fala da principal

competição do país. Amanhã, a partir das 16h, contra o Coritiba, o time do técnico Dorival Júnior tenta começar a mudar esta escrita. O jogo acontece

no Estádio Beira-Rio.Para o jogo de estreia no Brasileirão, o Internacional já precisa que-

brar um primeiro tabu. Nas últimas 10 aberturas de campeonato, o colorado venceu apenas uma vez. Nas demais, só empatou

ou perdeu. A vantagem para o campeonato deste ano se deve ao fato que o Inter só terá o Campeonato Brasilei-

ro para disputar, o que evita o desvio de foco e pode ajudar na busca pelo título nacional.

Contra o Coritiba, Dorival Júnior não conta-rá com D’Alessandro, Sandro Silva e, na última hora, também Tinga, que anunciou sua ida para o Cruzeiro. Para o setor, Dorival Júnior deve

utilizar Élton ou Bolatti, além de João Paulo ou Oscar. Se jogar João Paulo, Oscar fica no ataque ao lado de Leandro

Damião. Caso contrário, Oscar será recuado para o meio e Gilberto entra no ataque.

Pelo lado do Coritiba, o técnico Marcelo Oliveira deve levar a cam-po o que tem de melhor. O Coxa terá a volta do lateral-esquerdo Lu-cas Mendes, do meia Rafinha e do volante Willian. Os três jogadores estavam no departamento médico. Para completar, o recém-chegado Chico pode fazer sua estreia pelo clube. Marcelo Oliveira garantiu que o time vai a Porto Alegre em busca da vitória. Afinal, de acordo com o treinador, o objetivo do Coritiba no Brasileirão é brigar pelas primeiras posições.

Tricolor quer repetir 1996

6 Sábado, 12 de maio de 2012 | Semanário6

Para sair da filaBrasileirão 2012

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Muriel; Nei, Índio, Rodrigo Mole-do e Fabrício; Guiñazu, Élton (Bo-latti), Dátolo e João Paulo, Oscar e Leandro Damião. e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior

Victor; Edilson, Gilberto Silva, Naldo e Dener; Fernando, Vilson, Marquinhos e Rondinelly; Lean-dro e André Lima. dro e André Lima. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rô-mulo, Nilton, Juninho Pernambu-cano e Carlos Alberto; Eder Luís e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges

Vanderlei, Emerson, Demerson, Gil e Lucas Mendes, Junior Urso, Rafinha (Lincoln), Tcheco e An-derson Aquino, Everton Ribeiro e Roberto.Técnico: Marcelo Oliveira

Meia argentino Jesus Dátolo é

uma das esperanças do Internacional

para conquistar o tetracampeonato

brasileiro

Volante Souza é

uma das qualidades

ofensivas do Grêmio

para chegar ao tricampeonato nacional em 2012

Se o Internacional completa 33 anos sem levantar a taça do Brasileirão, o Grêmio também sente saudades de dar a volta olímpica com o troféu da prin-cipal competição nacional. Já se passaram 16 anos do título conquistado em cima da Portuguesa em 1996. Na época, Paulo Nunes e Aílton fizeram a ale-gria gremista, dando o bicampeonato para os azuis. O tricolor estreia amanhã, às 18h30min, contra o Vasco, em São Januário.

Agora, Vanderlei Luxemburgo espera montar um time competitivo para, pelo menos, garantir uma das vagas na Copa Libertadores da América. Para o restante da competição, o técnico ganhou o reforço de peso do veterano meia Zé Roberto, de 37 anos, que estava no Al Gharafa, dos Emirados Árabes. Apesar da idade, o jogador apresenta excelente forma física e qualidade técnica. Além dele, Luxemburgo contará com a volta do atacante Kléber Gladiador.

Para o confronto contra o Vasco, o Grêmio deve mandar um time misto a campo. A ideia é manter o foco total na Copa do Brasil, atalho para chegar à Copa Libertadores da América. Marcelo Moreno já está descartado e nem viajou para o Rio de Janeiro. A partida deve marcar a estreia do jovem meia Rondinelly, que veio do Vila Nova, de Goiás.

No Vasco, o técnico Cristóvão Borges também jogará com time misto. Felipe e Fabrício, suspensos, já são desfalques certos. Diego Souza e Alecsandro, com dores musculares, também devem ser pou-pados. Na quarta-feira, 23, o Vasco decide vaga contra o Corinthians pela Libertadores.

FOTOS REPRODUÇÃO

Para

O jogo no ar: transmissão pela RBSTVOnde assistir: Queens Bar e Restaurante, no bairro Planalto

Técnico: Dorival Júnior

Vanderlei, Emerson, Demerson,

O jogo no ar: O PFC transmi-te ao vivo a partir das 18h30min

Page 7: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

FOTO

S MA

RCELO M

ACIEL

[email protected]

Liderança à vista

O Campeonato Gaúcho de Rúgbi encerra hoje à

tarde a sua primeira fase. A equipe do Farrapos vai até Porto Alegre para enfrentar o San Diego. No outro jogo da rodada, Novo Hambur-go e Serra jogam no Vale do Sinos para ver quem será o quarto colocado nocampeonato.

O Farrapos entra em cam-po às 16h só pensando em vencer. O resultado positivo garante o primeiro lugar para o time do técnico Carlitos Baldassari e também a van-tagem de decidir o campeo-nato em Bento Gonçalves. O Farrapos vai para o jogo com o time completo, querendo manter a invencibilidade em

Rúgbi

Jogadores do Farrapos querem garantir o primeiro lugar para trazer a final do estadual para Bento Gonçalves

BGF enfrenta a Alaf em Lajeado

MARCELO MACIELMARCELO MACIEL

7Semanário | Sábado, 19 de maio de 2012

jogos pelo estadual, que já dura mais de dois anos. An-tes da partida decisiva, haverá jogos das equipes femininas e intermediárias, que entram em campo a partir das 13h.

Caso confirme a primeira colocação, o Farrapos deve enfrentar o Novo Hambur-go ou o Serra nas semifinais, com probabilidade maior para a equipe do Vale do Si-nos. O Charrua, que já encer-rou sua participação na pri-meira fase, apenas aguarda a definição para ver se será pri-meiro ou segundo colocado no campeonato. As semifi-nais devem acontecer no dia 2 de junho, em partida única.

O Bento Gonçalves Futsal (BGF) faz amanhã, a partir das 10h, a sua oitava partida pelo Campeonato Gaúcho de Futsal Série Ouro. O jogo é contra a Alaf, em Lajeado, e terá transmis-são ao vivo pela Rede Record.

Na quarta-feira, 16, o BGF perdeu sua invencibilidade no estadual ao ser goleado pelo

As cAmpAmpAmp nhAs

FARRAPOS

SAN DIEGO

8 PONTOS2 VITÓRIAS

6 TRIES36 PONTOS A FAVOR16 PONTOS CONTRA

SALDO DE 20 PONTOS1 PONTO DE BÔNUS

13 PONTOS3 VITÓRIAS

14 TRIES87 PONTOS A FAVOR12 PONTOS CONTRA

SALDO DE 75 PONTOS1 PONTO DE BÔNUS

FUTSAL

Atlântico de Erechim, fora de casa, por 9 a 3. A ordem, segun-do o técnico Vaner Flores, é não esmorecer. Segundo ele, não há tempo para ficar lamentando o resultado negativo, já que um novo confronto se aproxima. “Jo-gamos contra uma equipe forte e muito qualificada e mesmo assim o resultado não diz o que foi o

jogo”, destaca o treinador. Apesar do resultado, o BGF permanece em terceiro lugar, com 18 pontos.

A equipe da Alaf também vem de derrota no meio de semana. Jogando em casa, o time do téc-nico Gilmar Teles, o Giba, per-deu para a ACBF, de Carlos Bar-bosa, por 3 a 1, e está em sexto lugar, com 11 pontos.

Semifinalistas serãoconhecidos amanhã

LIBERTADORES DO NORDESTE

Grêmio Tuiuty (E) terá que vencer o Ipiranga em Veranópolis

A 13ª edição da Copa Liber-tadores do Nordeste conhece amanhã quem serão as quatro equipes semifinalistas da com-petição. Malharia Universal e Grêmio Tuiuty entram em campo precisando da vitória para garantir classificação à próxima fase. Os jogos iniciam às 14h45min.

A Malharia Universal joga em Bento Gonçalves contra o Independente, de Flores da Cunha. A partida acontece no Estádio da Montanha Velha. No jogo de ida, o Independen-te venceu por 3 a 2. O time do

técnico Gauchinho precisa ven-cer por dois gols de diferença para garantir a vaga no tempo normal. Uma vitória da Malha-ria por 1 a 0 leva a decisão para a prorrogação. Em caso de em-pate ou derrota a classificação é do Independente.

Já o Grêmio Tuiuty vai tentar o que não conseguiu em casa: vencer o Ipiranga de Veranó-polis. Na primeiro confronto, as equipes ficaram no empate em 1 a 1. Uma vitória simples garante a vaga nas semifinais da Liberta-dores. Um novo empate leva a decisão para a prorrogação.

Rústica ExpoBentoacontece amanhã

Os corredores de Bento Gonçalves e região se en-contram amanhã, a partir das 8h30min, para participar de mais uma edição da Rús-tica ExpoBento. Dezenas de atletas e desportistas de final de semana participarão do evento, que será dividido porcategorias.

Os participantes da rústica serão divididos em categorias e em provas. Os atletas com maior experiência correrão a prova de 10 quilômetros, en-quanto os demais correrão a de até 5 quilômetros. Tam-bém haverá a maratoninha,

ATLETISMO

destinada às crianças com ida-de entre 9 e 14 anos e terá um percurso de dois quilômetros de distância.

Os atletas foram separados nas categorias A, dos 15 anos 25 anos de idade, B, dos 26 aos 37, C, dos 38 aos 49, D, dos 50 aos 61, e E, para os corredores com 62 anos ou mais. Os primeiros coloca-dos ganharão troféus e todos os participantes receberão medalhas da organização da rústica. A largada e a chegada da prova acontecem na Rua Presidente Costa e Silva, nas proximidades do Sesi.

Page 8: 19/05/2012 - CADERNO ESPORTES Jornal Semanário

[email protected] MacielDe primeira

O jogador do Vôlei Futuro, equipe vice-campeã da Superliga 2012, Rafael Fantin, popularmente conhecido como Dentinho, é o principal convidado do Rainha nos Esportes desta segunda-feira. Ele irá falar sobre a decisão contra a equipe do Cruzeiro e também sobre o futuro do voleibol em Bento Gonçalves. Além dele, as jornalistas do Semanário Maikeli Alves e Jussara Konrad contarão aos ouvintes as experiências vividas durante o jogo de hoje à tarde entre Esportivo e Farroupilha.

O Rainha nos Esportes abre espaço também para o futebol amador com a presença de Anderson Pereira, idealizador da Copa Só Amigos, e do técnico Preto, da equipe do Juventus, que dispu-ta a Copa ExpoBento, além do repórter da TV Cidade, Fabiano Buda. O programa é segunda-feira, 21, das 20h às 22h, na Rádio Rainha 90.9 FM, com o comando de Ânderson Carpes.

Promoção alviazul

A diretoria do Clube Espor-tivo segue trabalhando sem medir esforços para atrair o torcedor ao Montanha dos Vinhedos. Na manhã de hoje, acontece mais uma edição da Parada Alviazul, junto à Via Del Vino. Além disso, haverá ônibus gratuito le-vando a torcida para o jogo contra o Farroupilha, ingres-so liberado para as mulheres e sorteio de ingressos pelo Facebook. Não dá para dizer que o Esportivo não está fa-zendo a sua parte. Falta sim a comunidade fazer a sua.

Na coluna da semana passada, comentei que, se os times consi-derados mais fracos acreditassem um pouco mais, poderiam vencer sim Malharia Universal e Grêmio Tuiuty, que é mais conhecido pela marca de uma revenda de carros da cidade. Pois na quinta-feira, 17, o Juventus mostrou que dava e venceu o Grêmio por 1 a 0. O futebol é um dos poucos esportes onde o considerado mais fraco pode sim vencer o mais forte. Agora, o time do bairro Conceição joga por um empate para derrubar um dos gigantes da Copa ExpoBento. Será que vai conseguir? Eu, como torcedor do Juve, acredito que sim.

Quem disse que não dava?

Dentinho no Rainha nos

Esportes

Professor x instrutorA discussão é antiga, mas sempre válida e pertinente. Para traba-

lhar nas escolinhas de futebol, vôlei e afins, é necessário o diploma de professor de Educação Física? Alguns acham que sim, pois este profissional estaria habilitado para a função didática de ensinar. Ou-tros acham que vale a experiência vivida no esporte que é ensina-do às crianças. Acredito que o trabalho nas escolinhas, pelo menos, precisa da supervisão do Conselho Regional de Educação Física. E, além disso, um trabalho específico com o instrutor não-formado, a fim de ampliar seu conhecimento, principalmente o didático.

8 Sábado, 19 de maio de 2012 | Semanário8

DIVULGAÇÃO

Não posso acreditar em outro resultado hoje à tarde que não seja a vitória do Esportivo. Sem desmerecer o Farroupilha, que venceu o Glória na primeira rodada, o alviazul não pode deixar escapar a chan-ce de marcar três pontos e, de repente, assumir a liderança isolada do Grupo 4. Na minha opinião, o alviazul tem mais time que o fantas-ma, de Pelotas. O difícil será furar o paredão montado por Badico, que terá quatro na zaga, cinco no meio-campo e apenas um atacante.

Para fazer três pontos

Mais um Brasileirão está começando, e gremistas e colorados já preparam seus instrumentos para que cornetas e flautas entrem em ação. Mas o mais certo é que as torcidas rivais estão abraçadas no jejum de títulos da principal competição nacional. Os colorados, há mais de três décadas, e os gremistas, há uma década e meia. Conve-nhamos, é muito tempo. Vamos ver se neste ano brilha a estrela de um dos times gaúchos. Na fila, não dá para continuar.

Abraçados na filaNão vai faltar quem criti-

que o BGF pela derrota de 9 a 3 para a forte equipe do Atlântico, de Erechim. Até pode ser verdade o que estão dizendo, que o time ficou no oba-oba por causa da sequência de seis vitórias consecutivas. Mas esta é a chamada derrota que veio na hora certa. Serve para a equipe colocar os pés no chão e saber que tem muito a melhorar ao longo da com-petição. Vamos torcer que amanhã, contra a Alaf, no jogo da TV, a apresentação seja iguais as anteriores.

[email protected] Maciel

Sábado, 19 de maio de 2012 |

Descendo das nuvens