14/07/2012 caderno s- jornal semanário

16
Persistente e dedicada. É sob a ótica dessas duas qualidades que a podóloga se autodefine. Como toda autêntica taurina, Rejane valoriza as coisas boas e bonitas da vida, como passear com o marido Gilberto Gubert e o filho de quatro anos. E foi em um passeio na companhia desses seus dois amores que ela fez sua viagem inesquecível a Fortaleza. A filha do casal Jandir Meassi e de Teresina Dora Raffainer – in memorian-, acredita que a família tem um significado maior em sua vida. “Ela é um amor que nunca morre. É o meu bem maior”, define. A bento-gonçalvense entende que a vida é igual a uma roda gigante, sempre estamos sujeitos a estar em cima ou em baixo. Rejane orgulha-se de ter vencido várias batalhas na vida e de ter realizado seu maior sonho: ser mãe. Marco Auré- lio veio ao mundo depois de muitas tentativas e anos de espera. “O nascimento do meu filho foi o momento mais marcante de minha vida”, ressalta. Ela destaca que quer educar seu herdeiro para que ele seja um homem de bem. “Ele é minha paixão. Quero que meu filhão faça a diferença na humanidade”, enfatiza. A podóloga adora e muito o seu trabalho. A profissional conta que tratar da saúde de seus pacientes é gratificante, pois reúne um conjunto de sentimentos. “No meu trabalho eu me realizo, tenho prazer, alegria por estar resolvendo um problema na maioria das vezes de dor. Satisfação de olhar para o trabalho e ver que fui eu que fiz”, afirma. Para Rejane o segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo pas- sado e viver bem o presente. Segundo ela, “qualidade de vida é fazer o que se gosta. Felicidade é ter algo para fazer e alguém para amar”. Nossa destaque dessa edição preza muito os amigos, e ela sabe muito bem como e onde encontrá-los. “A amizade é como a saúde... só saberemos se é boa quando precisamos”. Sim. Ela é exatamente como seus amigos a definem: batalhadora. É analisando as conquistas já alcançadas que ela almeja muito mais. Entre os sonhos a serem concretizados está o de ampliar a sua clínica e em seus planos para o futuro está seu desenvolvimento profissional. A receita para conquistar o seu espaço e ser uma pessoa de bem ela nos ensina: “não jogue espinhos pela estrada, na volta você poderá estar descalço”. SEMANÁRIO BENTO GONÇALVES SÁBADO, 14 DE JULHO DE 2012 RETRATU’S ATELIÊ CadernoS Rejane Meassi “O valor das coisas não está no tempo (...) Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”

Upload: jornal-semanario

Post on 26-Mar-2016

276 views

Category:

Documents


28 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Caderno S - Edição 2840 - 14/07/2012 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

Persistente e dedicada. É sob a ótica dessas duas qualidades que a podóloga se autodefine. Como toda autêntica taurina, Rejane valoriza as coisas boas e bonitas da vida, como passear com o marido Gilberto Gubert e o filho de quatro anos. E foi em um passeio na companhia desses seus dois amores que ela fez sua viagem inesquecível a Fortaleza. A filha do casal Jandir Meassi e de Teresina Dora Raffainer – in memorian-, acredita que a família tem um significado maior em sua vida. “Ela é um amor que nunca morre. É o meu bem maior”, define.

A bento-gonçalvense entende que a vida é igual a uma roda gigante, sempre estamos sujeitos a estar em cima ou em baixo. Rejane orgulha-se de ter vencido várias batalhas na vida e de ter realizado seu maior sonho: ser mãe. Marco Auré-lio veio ao mundo depois de muitas tentativas e anos de espera. “O nascimento do meu filho foi o momento mais marcante de minha vida”, ressalta. Ela destaca que quer educar seu herdeiro para que ele seja um homem de bem. “Ele é minha paixão. Quero que meu filhão faça a diferença na humanidade”, enfatiza.

A podóloga adora e muito o seu trabalho. A profissional conta que tratar da saúde de seus pacientes é gratificante, pois reúne um conjunto de sentimentos. “No meu trabalho eu me realizo, tenho prazer, alegria por estar resolvendo um problema na maioria das vezes de dor. Satisfação de olhar para o trabalho e ver que fui eu que fiz”, afirma.

Para Rejane o segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo pas-sado e viver bem o presente. Segundo ela, “qualidade de vida é fazer o que se gosta. Felicidade é ter algo para fazer e alguém para amar”. Nossa destaque dessa edição preza muito os amigos, e ela sabe muito bem como e onde encontrá-los. “A amizade é como a saúde... só saberemos se é boa quando precisamos”.

Sim. Ela é exatamente como seus amigos a definem: batalhadora. É analisando as conquistas já alcançadas que ela almeja muito mais. Entre os sonhos a serem concretizados está o de ampliar a sua clínica e em seus planos para o futuro está seu desenvolvimento profissional. A receita para conquistar o seu espaço e ser uma pessoa de bem ela nos ensina: “não jogue espinhos pela estrada, na volta você poderá estar descalço”.

SEMANÁRIO BENTO GONÇALVES SÁBADO, 14 DE JULHO DE 2012

RETRATU’S ATELIÊ

CadernoSRejane Meassi

“O valor das coisas não está no tempo (...) Por isso existem momentos

inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”

Page 2: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

Edição: Ivana Ritt [email protected]

Caderno

Este caderno faz parte da edição de sábado,14 de julho de 2012, do Jornal Semanário

SEDEWolsir A. Antonini, 45Bairro Fenavinho - Bento Gonçalves, RS54. 3455.4500

Direção: Henrique Alfredo [email protected]

CadernoSSábado, 14 de julho de 20122

CadernoS Diagramação: Adamo [email protected]

[email protected]

Flávio Luiz Ferrarini

AgendA

Shopping L’América

CinemaProgramação de 13 de Julho a 19 de Julho

Shopping Bento

H

A

HOJE

Jantar Musa do “Clio”Horário: 20h30minLocal: Vinícola SaltonInformações: (54) 2105.1000

Festa JulinaHorário: 20h Local: Santa EuláliaInformações: (54) 3452.1574

Aniversário Clube BotafogoHorário: 20h30minLocal: Sociedade Rec. BotafogoInformações (54) 3453.1996

Jantar festivo S. Paulo ApóstoloHorário: 20hLocal: Salão da Com. N. Sra Aparecida, bairro ConceiçãoInformações: (54) 3452.1574

Bingo BeneficenteHorário: 20hLocal: Clube São BentoInformações: Aapecan

AMANHÃ

Missa e almoço festivoHorário: a partir das 10h 30minLocal: Linha PaulinaInformações: (54) 3439.1023

Missa e almoçoHorário: a partir das 10h30minLocal: Nossa Senhora do CarmoInformações: (54) 3452.1634

Por mais fortes e independentes que sejamos, não podemos prescindir de um apoio para andar com um plano, um sonho ou um projeto de vida. Todos precisamos de um ponto de partida. Os melhores nadadores do mundo precisam de um trampolim para darem seus saltos espetaculares. Os economistas precisam de planilhas para formatarem suas teorias econômicas. Os cozinheiros precisam de bons ingredientes para prepararem suas receitas irresistíveis. Os reis seriam meras caricaturas se não houvessem os humildes para servi-los. Todos precisamos de algo ou de alguém em que possamos nos amparar. Os cirurgiões mais renomados do mundo não podem realizar uma cirurgia mínima que seja se não dispuserem de bisturis. Os arquitetos não conseguem construir nada se não contarem com um folha de papel, um lápis ou uma tela em branco de computador. Os marinheiros estão irremediavelmente perdidos se não tiverem uma bússola que os guiem ao destino desejado. Os generais não teriam autoridade alguma se não tivessem subalternos que acatassem suas ordens. Sem as asas que as sustentam no ar, aves não seriam nada mais do que um lagarto talvez. Quer queiramos, quer não, todos precisamos de um ponto de apoio. Até as aranhas mais engenhosas precisam de pontos de apoio para prender suas teias invisíveis aos insetos que caçam. Por mais irônico que pareça ser, os arrombadores não podem ir muito longe sem um bom pé-de-cabra para ajudá-los a dar cabo a seus intentos. Sem o apoio do saber científico, os pesquisadores dificilmente chegam a descobertas importantes. O religioso se ampara em seus dogmas; o filósofo em seus conceitos; o pecador em seus vícios; o acusado em seus direitos. Sem nada não somos ninguém e sem ninguém não somos nada. Arquimedes, matemático grego, famoso pela descoberta dos princípios da física e da geometria e também pelas suas invenções mecânicas, disse: “Dê-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo”. Para dar um rumo a nossa vida precisamos de algo ou alguém em que segurar mesmo que seja apenas por um pouco tempo. Prescindimos de um referencial de segurança objetivo ou subjetivo. Muitos têm na ambição, o ponto de apoio para alcançar o sucesso. Alguns agarram-se desesperadamente a uma mão amiga para continuar a viver. Outros escoram-se na palavra mágica e alada “amor” para alçarem voo como as águias. Não falta quem se apoie em suas próprias fraquezas que também são suas maiores virtudes. Há os que se escoram no silêncio para reencontrarem a paz e o equilíbrio emocional. Também há os que se apoiam no passado para encarar o futuro. Por incrível que pareça, há quem se apoie em desculpas e mentiras para se dar bem na vida. Muitos têm na fé em Deus como base de tudo. Só os poetas não se amparam em nada, porque a poesia não precisa de artefato algum. A poesia se basta.

Ponto de apoio

E aí, comeu?Duração: 100min | Censura: 14 anos | Gênero: Comédia | Exibição: Diariamente às 19h30min e às 21h30min

A era do gelo 4Dublado | 94min Censura: Livre Gênero: Animação Exibição: Sáb., Dom e Qua. às 14h, 15h50min, 17h40min, 19h30min e 21h20min. Seg., Ter e Qui às 17h40min, 19h30min e 21h20min

Madagascar 3Idioma: Dublado Duração: 93minCensura: Livre Gênero: AnimaçãoExibição: Sex., às 15h. Sáb., Dom e Qua às 13h50min.

ValenteIdioma: Dublado | Duração: 100minCensura: Livre | Gênero: AnimaçãoExibição: Seg., Ter., Qui e Sex às 17h35minQua., Sáb e Dom às 15h40min e 17h35min

O ESPETACULAR HOMEM ARANHAIdioma: Dublado | Duração: 137 minCensura: 10 anos | Gênero: AventuraExibição: Seg., Ter., Qui e Sex às 16h, 18h40min e 21h20min, Sáb., Dom e Qua às 13h20min, 16h, 18h40min e 21h20min

FOTOS REPRODUÇÃO

O CorvoIdioma: Legend.Duração: 110 minCensura: 14 anos Gênero: SuspenseExibição: Sex., Ter e Qui às 17h30min e às 20h.Sáb., Dom e Qua 16h30min e às 19h

Amor impossívelIdioma: Legend.Duração: 107 minCensura: 12 anos Gênero: Comédia e Romance Exibição: Sex., Ter e Qui: 18h, e 20h30minSáb., Dom e Qua: 15h30min, 18h e 20h30min

Page 3: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 14 de julho de 2012 3

Casa da amizadeAna Clélia Hilgert Pizzetti assumiu os comandos da entidade

para a gestão 2012/2013. O jantar de posse foi prestigiado pe-los presidentes dos Rotarys Clubes de Bento e pelo Assistente

do Governador do Rotary Distrito 4700, Cleiton Pegoraro.

PrevençãoO Imama de Bento Gonçalves prepara de 16 a 20 de julho

a Semana da Luta Contra o Câncer de Mama. A abertura ofi-cial é dia 16, às 18h. no auditório do Hospital Tacchini com

a presença do artista plástico Victor Hugo Porto.

Os 53 anos do Clube Bo-tafogo serão comemorados hoje em um jantar baile na sede da Sociedade Recreati-va. O presidente do Clube José Antônio Kerber, jun-tamente com sua diretoria, está organizando o evento

que tem início às 20h30min. O baile será animado pela

Banda Guarujá.

Em foco

Ivana [email protected]

Sheila Poleto e Sandro Castagnetti oficializaram seu amor no dia 20 de outubro deste ano e para celebrar a data realizaram um ensaio fotográfico Trash the Dress

EDUARDO VANASI, DIVULGAÇÃO

FOTOS IVANA RITT

Daly Bertolini, Lacy Oppermann, Merlaine Felippão e Eunice Peruffo marcaram presença no jantar de posse da Casa da Amizade

Os festeiros conduzem a imagem de São Bento para o CTG Laço Velho no almoço da 22ª Festa em honra ao padroeiro

Page 4: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

[email protected]

CadernoSSábado, 14 de julho de 20124

Sociais

Os 53 anos do Clube Botafogo serão comemorados hoje em um jantar baile na sede da Sociedade Recreativa. O presidente do Clube José Antônio Kerber, juntamente com sua direto-ria, está organizando o evento que tem início às 20h30min. O

baile será animado pela Banda Guarujá.

O 11º Integramoda RS, Ou-tono/Inverno 2013 foi realizado no Samuara Hotel em Caxias do Sul na quarta-feira, 11. Uma ex-tensa programação marcou os lançamentos da indústria têxtil e publicações na área da moda.

A 3ª Noite Gastronômica promovida pelos alunos e docen-tes dos cursos de padeiro, confeiteiro e cozinheiro e dos do

curso de somelier do Senac provaram que a gastronomia está cada vez mais em alta. O cardápio, que incluiu entradas

com pratos quentes e frios, veio acompanhado de bebidas escolhidas especialmente para a ocasião. Para encerrar a noite, doce de brigadeiro de alcafrão, sorvete de anis

e uva coberta de chocolate.

FOTOS IVANA RITT

Jéssica Tonus, Ramielc Sfredo, Solange e Cleimar Sfredo, Naína Sfredo e Peter Rigon no jantar de posse da nova diretoria do Sindibento

Luciano Lamiera recebe de Jorge Schramm a presidência do Rotary Clube de Bento Gonçalves

Denise Geremia, Jader Geremia e Andressa Geremia, no almoço da 22ª Festa de São Bento no CTG Laço Velho

MA

RCEL

O M

ACIE

L

ARQU

IVO

Régis Adolfo Caron é motivo de orgulho de seus familiares e amigos pois, recentemente, formou-se em Tecnologia em

Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Filho de Alzira e Régis José Caron, também é motivo de alegria dos irmãos Rogério e Franciele, dos avós Lino e

Normelinda Sartori e da namorada Eliane Guiselli. Familiares e amigos foram recepcionados no CTG Laço Velho em uma noite de emoção, alegria e muitos brindes. Sucesso

ao formando!

REVE

LARE

EST

ÚDIO

Senac

Botafogo

Page 5: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 14 de julho de 2012 5

9

Sociais

NOEMIR LEITÃO

IVANA RITT

JUSSARA KONRAD

Nadir Debenatti Baseggio, presidente da ACI Carlos Barbosa, e Rodrigo Girardi, vice-presidente do Comércio da ACI,

presidente da CDL Carlos Barbosa e coordenador da comissão organizadora da Feira de Compras da ACI

Casal Marizete e Valmor Zanatta e o filho Matheus Zanatta, oito anos, durante evento comunitário no bairro Aparecida

Maciel Detoni e Angela Durli no Dall ‘ Onder Vitória durante posse do Rotary Clube Mulheres da Serra

O casal Carlos André de Lima e Ana Paula Candido Sokoloski coroou seu matrimônio com um lindo ensaio fotográfico

EDUA

RDO

VA

NA

SSI

Musa do Clio IUm jantar servido logo mais às 20h na Vinícola Salton prestará

homenagem à filha de Zeus, Clio. A empresa homenageia a Musa da História em mais uma edição dos jantares harmonizados da vinícola.

Musa do Clio IIA chef Idana Spassini apresentará pratos inspirados na musa que

estimulava o estudo, a tradição e era uma das belas filhas do deus Zeus. A harmonização com vinhos e espumantes será realizada

pela enóloga e sommelier Mônica Coletti.

A escola Mestre Santa Bárbara prepara para o dia 4 de agosto o evento de esco-lha de sua rainha no Susfa, às 19h30min. A represen-

tante do Grêmio Estudantil Mestre Santa Bárbara, Pâ-

mela Huve Schwening, está auxiliando na organização

da atividade.

Page 6: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

[email protected]

CadernoSSábado, 14 de julho de 20126

Sociais

PreparativosOs acadêmicos das engenharias de Materiais, Mecânica, de

Produção e Química da UCS recebem seus diplomas no pró-ximo sábado, 21. A formatura será realizada na Vila Olímpica,

Cidade Universitária, em Caxias do Sul.

EspanhaO lançamento do show –

CTG Laço Velho na Espanha – acontece hoje às 23h30min no CTG em Bento Gonçal-ves. Serão apresentadas core-ografias, danças tradicionais, dança dos facões, chula, Chico do porrete, declamação

e intérprete.

EmpreendimentoO loteamento “Altos do

Parque” idealizado pela em-presa Toniollo, Busnello é mais um dos belos empre-endimentos que estão surgin-do na região.O coquetel de lançamento reuniu recen-temente a sociedade no Don Claudino Enogastrono-

mia em Caxias do Sul.

Nova programaçãoTem novo programa no ar da Rainha! Desde segunda-feira,

o radialista, Dj e produtor musical Alexandre Beckmann co-manda o microfone da Rádio com seu Deixa Rolar. Sintonize nos 90.9, curta muita música, informações e é claro interaja

com o programa.

Maikel Invernizzi colou grau em Gestão Comercial pela Uninter. O jovem recebeu homenagem dos pais,

familiares e amigos pela conquista

Ricardo Piccoli Carvalho e Beatriz Noskoski Carvalho curtindo a festa New Life

Mais de 1.5 mil pessoas prestigiaram o evento New Life no último sábado na Fundaparque

FOTOS DIVULGAÇÃO

Rotary

Luciano Lameira é desde o dia 10 o novo presidente do

Rotary Clube Bento Gonçalves, no cargo antes ocupado por Jorge Schramm. A posse foi comemorada em um jantar

festivo no Viverone

ARQUIVO PESSOAL

Page 7: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 14 de julho de 2012 7

9

Sociais

IVANA RITT

FOTOS JUSSARA KONRAD

Danieli Costa de Araújo e Amanda da Costa, mãe e filha em evento de integração no residencial Novo Futuro do bairro Ouro Verde

Você tem até o dia 4 de agosto para colaborar com a Campanha do Agasalho pro-movida pela Secretaria de Ha-bitação e Assistência Social de Bento. Os pontos de cole-ta são: Prefeitura Municipal, Subprefeituras, CRAS I, II e III e agências bancárias.

Jantar temático no Hotel Laghetto Viverone marcou a realização do Ciclo de Ci-nema em Bento Gonçalves. Após a apresentação do fil-me “Sob Sol de Toscana”, houve debate com a partici-pação especial de Letícia de Cássia. O jantar ficou a cargo da chef Janete Canello.

A 23ª Feira de Inverno de Flores da Cunha tem atrações para todos os gostos. Malhas, móveis, vinhos, apresenta-ção de shows e diversificada opções gastronômicas estão à disposição até o dia 22 de julho no Parque da Vindima Eloy Kunz. Sábados, das 11h às 20h30min e Domingos, das 10h às 19h30min.

A fadinha Valentina comemorou seu 1º aninho na Allegria Festas. Os pais Ismael Cavalet e Camila Lotes

enchem a pequena de carinho

DIVU

LGAÇ

ÃO

FOTOS NOEMIR LEITÃO

A graciosa Maria Eduarda Carmo de Oliveira, 10, estudante da escola Bento Gonçalves do bairro Ouro Verde

Ildoino e Eliane Pauletto no jantar de posse do Rotary Bento Gonçalves

Page 8: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

JUCILENE FESTA

FOTOS JUSSARA KONRAD

CadernoSSábado, 14 de julho de 20128

Sociais

EducaçãoA Universidade da Caxias

do Sul realizará de 29 de ju-lho a 1º de agosto o Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Gradua-ção em Educação. O encon-tro reunirá pesquisadores e profissionais da educação da região sul do Brasil em torno do tema “A pós-graduação e suas interlocuções com a

educação básica”.

FestaPipoca, quentão, pinhão e

muita diversão. É o que pro-mete a festa julina na Santa Eulália a partir das 20 horas

de hoje.

ExposiçãoA Secretaria da Cultura e

Casa de Artes promoveu ontem a noite na Galera de Arte a vernissage da Expo-sição do Grupo Superfície. A exposição segue até o dia

13 de agosto.

MúsicaLeonardo Spazin é o mú-

sico que se apresenta hoje na Praça da Alimentação

do L’América.

FestejosA Paróquia Cristo Rei ini-

cia no dia 28 de julho o ca-lendário de eventos em ho-menagem ao seu padroeiro. Nesse dia acontece às 19h missa com abertura das festi-vidades na Igreja São Pedro, no 15 da Graciema, e após será servido jantar dançante. Os festejos prosseguem até o final do ano com programa-

ções todos os meses.s

Jana e Antônio Signor conferindo o evento do Rotary no Chef Imec

Aline Siviero e Eliana Volpato prestigiando o coquetel que marcou os 29 anos da Porta Azul

Juliana e Luana Schenato, Gabriela Berto e Liliana Dalla Corte Steffani, no coquetel da Porta Azul

Page 9: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 14 de julho de 2012 9

FOTOS IVANA RITT JUCILENE FESTA

Sociais

CongressoO 6º International Crop Science Congress discutirá assun-

tos relacionados à agricultura sustentável. O evento acontece de 6 a 10 de agosto na Fundaparque é sobre o aumento da produção alimentar e deve receber especialistas do Brasil,

Austrália, China, Estados Unidos, Índia e Itália.

Ordália e Aldo Cini no Viverone durante jantar da posse diretoria do Rotary Clube Bento Gonçalves

Vanice de Paris e Maria Isabel Schramm prestigiando a II Noite da Solidariedade do Rotary

Durante a abertura da Feira de Compras da ACI, Lari José Audiberti, diretor executivo da ACI Carlos Barbosa e Alexandre

Guerra da Santa Clara

Page 10: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

Na américa, terras no Brasil. Para os italianos, navios partem todas as semanas de porto de gênova. Venham contruir os sonhos com sua família. Um país de oportunidades, clima tropical em fartura. Riquezas minerais. No Brasil vocês podem construir o seu castelo. O governo dá terra e utensílios para todos.

REPROD

UÇÃ

O

Sábado, 14 de julho de 201210 CadernoSAssunta De Paris

Resumo das novelas

Amor Eterno Amor(RBS TV - 18h)

HOJE

Joana revela para Rodrigo que o marido de Angélica trabalha-va na construtora Prado Bor-ges. Kléber encontra Priscila no calçadão. Fernando se recusa a retomar o trabalho na empresa. Dimas tenta esconder o pâni-co quando Rodrigo conta que descobriu que Juca trabalhava na empresa. Julinho não gosta quando Robson finge interesse em Laís. Josué é abordado no-vamente por uma agência de modelos e Valéria fica furiosa. Mauro encontra uma criança perdida na praia.

Cheias de Charme(RBS TV - 19h)

HOJE

Todos ficam impressionados com o novo visual das Empre-guetes. Sandro se incomoda quando Penha afirma que não é casada. Valda conta para Cida sobre a decadência dos Sar-mento. Tom orienta Chayene a aceitar um acordo com Socor-ro. Sarmento conta para Sônia que o escritório será fechado e que ele pode perder seu regis-tro. Cida conversa com Elano. Sandro tenta seduzir Penha. Conrado flagra Isadora tentan-do pegar dinheiro em sua car-teira e eles discutem.

Avenida Brasil(RBS TV - 21h)

Entediadas com a vida que levam no su-búrbio de uma pequena cidade, um grupo de jovens colegiais se reúne na casa de uma amiga para passar a noite e comemorar o aniversário de 16 anos de uma delas. Lide-radas por Chaplin, elas decidem participar de um ousado jogo de Verdade ou Conse-quência. Na medida que a dificuldade dos desafios aumenta, a tensão é elevada a ní-veis extremos.

Verdade ou Consequência

Após passarem por um primeiro encontro de-sastroso, a única coisa que Holly Berenson e Eric Messer compartilham é a antipatia que têm um pelo outro e o amor pela afilhada, Sophie. Quando, de repente, se tornam a única família de Sophie, Holly e Messer vêem-se obrigados a colocar suas diferenças de lado. Tentando equi-librar suas ambições profissionais e eventos so-ciais concorrentes, eles terão que encontrar sen-timentos em comum para conseguir viver sob o mesmo teto.

Juntos pelo Acaso

HOJE

Max e Nina conseguem des-pistar Tufão. Carminha fala mal de Nina para Ivana e Ágata de-fende a cozinheira. Leleco in-centiva Tufão a se declarar para Nina. No acampamento, Jorgi-nho tem uma crise de sonam-bulismo e cai em um precipício. Carminha e Max ficam juntos. Lucinda se nega a revelar para Nina onde escondeu o dinheiro. Pilar compra um piano com o dinheiro de Cadinho. Leleco vê Darkson tentando seduzir Tes-sália. Carminha contrata Lúcio para dar um susto em Valdo.

Brava genteEm 1875 começaram a chegar os italianos, fugindo da pelagra,

sonhavam com o país da fartura.A propaganda falava no “paese de la cucagna”, o país da fartura.

Num dos cartazes afixados no porto de Gênova, o desenho sugere que a comida caía do céu. Nos folhetos, prometia-se transporte gratuito, hospedagem, assistência durante os primeiros tempos,instrumentos de trabalho, sementes, assistência médica, instrução para as crianças e crédito para comprar um lote de terra.

Transportar imigrantes para a América tornara-se um bom negócio na Europa, desde 1830. Conseqüência direta da rev-olução industrial, em todos os países havia numerosa população excedente no campo e nas cidades. De outro lado, havia um mercado para mão-de-obra barata se abrindo na América devido ás crescentes restrições ao tráfico de escravos africanos. E havia uma estrutura escravista com mais de um século de experiência no transporte de cargas humanas, que estava ficando ociosa.

Recém unificada e em transição acelerada do feudalismo para o capitalismo, com quase 30 milhões de habitantes, a Itália era o

melhor desses mercados de mão-de-obra barata e abundante em 1870. Milhões de italianos tinham bons motivos para acreditar em qualquer coisa, até mesmo no paraíso terrestre. Eram camponeses de suas terras, artesãos superados pelas máquinas, pobres e suas proles numerosas que se amontoavam nas cidades. Ameaçados pela fome, parecia na haver lugar para eles naquele mundo em transformação. “Para fazer fogo, tinham que secar esterco de gado... para defender-se do frio, muitos dormiam junto aos animais”.

As novas leis sobre a terra favoreciam os grandes proprietários e oneravam os camponeses, que perdiam suas glebas. Nas cidades, os pequenos artesãos não tinham amparo. Em 1874, quando os primeiros colonos chegavam ao Rio Grande do Sul, mais de 350 mil italianos já haviam saído para outros países. Nos 25 anos seguintes, quase 4 milhões saíram da Itália, um milhão para o Bra-sil. O Rio Grande do sul recebeu 84 mil imigrantes italianos até o final do século 19.

Hoje, guardamos as lembranças da “BRAVA GENTE”, que foram capazes, de decidir emigrar, para uma Pátria Nova. Somos o que somos, porque alguém, conseguiu construir um alicerce de força, com suor e lágrimas, vencendo dificuldades... porém cheios de FÉ E ESPERANÇA.

Page 11: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 14 de julho de 2012 11

da Silva, Luciane Banhara, Luiz Miollo, Magno Farias, Maikel Pegoraro, Mano Farias, Márcio Scarton, Maria Italo Basso, Maria Ivone Lima, Maria Neida Cami-lo, Marilene Pereira, Marlene Z. Longhi, Marli De Farias, Marlon Ceresa, Maurício Furlanetto, Mayra Cardoso, Nelsi A. Lopes, Odila R. Siega, Patrick Sar-tori, Paulo A. Pegoraro, Percília Postal Fedrizzi, Roni Guerra Filho, Rui Pedro Dagostin, Sadi Marchioro, Sandra Giuriatti da Silva, Sheila Bavaresco,Tarcísio Michelon, Tiago Finato, Vanda Stringhini, Vanessa Torresan, Victor Valduga, Vinicius Tieppo Francio, Virginia Baggio Tramontina, Zora N. da Silva. Dia 18/07: Ademir Mesacasa, Alberto Bassani, Aldo José Fanti, Alva M. Bristot Roman, Ana An-gonese Lovison, Anecristi Milan, Aquilino Garbin, Arlei Coleto, Beatriz Longhi Smiderle, Carlos César Pires de Oliveira, Carolina Brandalise, Cinara dos Reis, Cleonice de Menezes Vargas, Darcy Rizzo, Deisibel F. Martins, Dirceu Camargo, Egidio Carlos Messinger, Eliane Zandavalli, Elio Arcego, Everton Luiz Araldi, Francisco L. Bertolini Neto, Gabriel Dall’Agnol, Geni Minozzo, Genor Colognese, Gra-ziela Albericci, Iria Salini, Ismael Fernando Colleo-ne, Ivo Vailatti, Ivone Belle, Jandira Arioli, Jane Fé-lix, Jocelei Menegotto, Joraci Arruda Moraes, Jorge Bertoncello, Katia Fanton, Kátia Fanton, Liane Rosemboch, Lucia Fasolo, Luis Arioli, Márcia A. de Lima, Maria Elisa F. Pertile, Maria Ivone Ceguetto, Nilce Tasca, Remi Pietrobon, Rodrigo Schmitz, Rosa Rossetti, Santina Carini, Secundino Nelson Gal-lon, Silvio Baldasso, Tamiriz Marin, Tanisa Contini, Vilma Scoton, Vilson Boscaini, Vilson Grillo, Vivian Xavier, Viviana Geremia, Viviane Rieffeel Pereira.

Dia 19/07: Adelar Antônio Basso, Ademir Milani, Adriano Farias, Ana Vinoski, Anadir Lima dos San-tos Afonso, Artemio Fontana, Augusto Ranzi, Carlos Alberto Bettin, Celio Tarso, Danilo Baseggio, Diego Armando Balestrin, Franciele Alves, Geraldo Mari-ani, Giorgia De Oliveira Moreira, Gladis Viel Cu-sin, Iraci Strapasson Somensi, Irema Santos, Ivanir Carlos Tiburski, Jaqueline Schenatto, João Carlos da Silva, Júlia Bento, Leda Pasin Poloni, Lisiane Poletto Borges, Luiz Dal Piva, Luiz Piazzeta, Marcelo G. Da Silva, Marlon Ambrosi, Michele Goin, Necilda Nu-mer, Olavo Pertile, Paulo Camilo Manfrói, Paulo De Souza, Paulo V. Tarragô, Pedro Boakowicz, Renato Favaretto, Renato Gabriel, Rogério Cardoso, Rogério Gelatti, Sadi Berlatto, Sandra Zenatti, Silvane Lazarot-to, Simone Poletto, Simone Procedi, Sirlei Somensi, Sofia Lopes de Souza, Solange Teles da Cruz, Terez-inha Machado,Vanderlei Fabrício, Zenilda Rafagnin.

Dia 20/07: Adelar Antônio Basso, Ademir Milani, Adriano Farias, Ana Vinoski, Anadir Lima dos San-tos Afonso, Artemio Fontana, Augusto Ranzi, Carlos Alberto Bettin, Celio Tarso, Danilo Baseggio, Diego Armando Balestrin, Franciele Alves, Geraldo Mari-ani, Giorgia De Oliveira Moreira, Gladis Viel Cu-sin, Iraci Strapasson Somensi, Irema Santos, Ivanir Carlos Tiburski, Jaqueline Schenatto, João Carlos da Silva, Júlia Bento, Leda Pasin Poloni, Lisiane Poletto Borges, Luiz Dal Piva, Luiz Piazzeta, Marcelo G. Da Silva, Marlon Ambrosi, Michele Goin, Necilda Nu-mer, Olavo Pertile, Paulo Camilo Manfrói, Paulo De Souza, Paulo V. Tarragô, Pedro Boakowicz, Renato Favaretto, Renato Gabriel, Rogério Cardoso, Ro-gério Gelatti, Sadi Berlatto, Sandra Zenatti, Silvane Lazarotto, Sidinei Nunes Gonçalves, Simone Polet-to, Simone Procedi, Sirlei Somensi, Sofia Lopes de Souza, Solange Teles da Cruz, Terezinha Machado, Vanderlei Fabrício, Zenilda Rafagnin.

Dia 14/07: Adair Rizzardo, Adilson dos San-tos, Adriana Caleffi, Agenor Manfroi, Alessandro Fiametti Zanatta, Amanda de Oliveira, Americo Borges Da Silva, Ana Maria Beal Cristofoli, An-dressa Rubbo, Arlindo Marchiori, Arnida Fardo Tonon, Carmelinda Pivatto, Carmem Araldi, Car-men Bertochi, Carmen Madalena Stefani, Caroline Poletto, Darci Garcia da Silva, Fernando Hernesto Pasquali, Franciele Paulazzi, Hilário Angelo Mon-temaggio, Igson Guadagnini, Ilson Luiz Inverniz-zi, Inês P. Pliski, Henrique Tramontina, Iolanda Milani, Irdes Denardi, Irineu Fantin, Irineu Reck, Teresa Balson, Isair I. Ceriotti, João Domeneghi-ni, José Lírio Panizzi, Leonardo Santa Rosa, Liria Vanoni Foresti, Luiz Giacomelli, Mateus Augusto Bombassaro, Michele Pegoraro, Moacir Ferrari, Monique Falleiro Simundi, Neusa Fianco, Olivo Carboni, Otalicio Pereira Gomes, Paulo Roseck, Paulo Sérgio Cerri, Pedro Gasperin, Plácido Zot-tis, Priscila Guindani, Renato Hansen, Restides Antônio Menzen, Ricieri Brum, Roberta Araldi Ferrari, Romeu Perin, Saul Savariz, Solange Mar-chioro, Solange Tobias dos Santos, Taís Rodrigues, Valdette Picolli Sebben, Valmor Longhi.

Dia 15/07: Adelino Cainelli, Alberto Speranza, Alcides Rubbo, Alziro Panizzi, Amarildo Cristo-foli, Antônio Da Campo, Aurelino José Panazzolo, Bruno Henrique Medeiros, Carla Letícia Silva, Carmen Cagol, Daiane Morini, Egidio Berselli, Eliane Pasquetti, Fabiane Fonseca, Fatima Luciet-to, Ferdinando Peliciolli, Gilberto Didoné, Giova-ni Rodrigues, Hilário Ziero, Inês de Oliveira, Ivane Peccin, Jauro Zanchett, José Marcelino Dias, José Piazzetta, Josmar Matiollo, Jucemar Kurtz, Juleide Ferronatto, Leonilda Ziero, Letícia Mainardi, Luiz Gehlen, Marcelo Bettiol, Morgana Boroto, Neusa Fianco, Nilo Beloti, Noilze Lorena da Silveira, Normélio Pedro Neis, Paulo Pereira, Rita Didoné, Roberto Lucietto, Sidinei Balbinot, Vanessa Tor-rezan, Vicente De Toni, Welington Amaral Krob.

Dia 16/07: Adilse Vigo, Aleixo Nichetti, Aline Berton, Antenor Cattani, Antônio Fantin, Aparicio Bertoldi, Barbara Geremia, Bráulio da Silva, Carlos Alberto Schimit, Carlos Cléo F. Pinto, Carlos Periz-zollo, Carmem Calegari, Carmem Lembi, Carmem Pozza, Carmen Casanova, Carmen Pilan, Catia R. Albertto, Cláudia Refatti Benatto, Cristiano Rod-rigues, Darci Furlin, Dionísio Gonzatti, Dolores Gresele Fae, Domingo Bento, Egídio Furlanetto, Eliane Machado, Emir José Girardi, Evani Ber-tani, Everaldo Frá, Fermino José Somacal, Fran-ciele Panizzi, Gilberto Atolini, Gilmar Furlan, Gil-mar Perin, Graziele De Villa, Ines Rizzana, Jatir Dall’Oglio, Josiele dos Santos Prates, Karine Com-parin, Katia Regina Albarello, Leonilda Pereira, Lori Kellermann, Márcia Casagranda Rosa, Marcos Laz-zarotto, Maria do Carmo Haefliger Toniolo, Marli Pelegrini, Nádia Cristina Poletto, Navelina Giaco-melli, Neiva Berton, Paulo Del Ponte, Paulo Guisso, Renato Cavalli, Salete Beltran, Setembrina Maciel Fredo, Tereza do Carmo Justino Bruschi, Valcir Domingo Fochi, Vera Furlanetto, Zair Zachinelli.

Dia 17/07: Alcindo Gabrielli, Alessandro Sosnoski, Aline Letícia Kellermann, Antonio Borsatto, Armilei Petricoski, Atilio Pompermayer, Caneli Cechin, Car-mem Rita Berselli, Carmen Damian, Christiano Perin, Claires Tomasi, Edgar Oltramari, Erni Meggiolaro, Eva Marcon, Francisco Bolsoni, Geraldo Dalle Laste, Gilberto De Biasi, Helena Lazzarotto, Henrique Gal-vani, Ivani Cousseau, Jaqueline Romani, João Carlos

IG VariedadesItacyr Luiz Giacomello

[email protected]

A FRASETRABALHAI não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que per-manece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. (Jô 6,27)

SÃO PAULO – A BRASIL MÓVEIS 2013UNIR para fortalecer! É o caminho encontrado pela MOVERGS – Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – onde as empresas move-leiras Gaúchas vem provando que juntas formam um dos principais polos do segmento – madeira e móveis – do país. E isto é muito expressivo pois são exemplos de ino-vação, ousadia e superação que engrandecem a represent-atividade de toda a cadeia produtiva moveleira.

EVOLUÇÃO E CRESCIMENTOCOMO evoluir faz parte dos negócios a MOVERGS, en-tidade presidida pelo empresário Ivo Cansan e a exemplo de 2011 que foi muito bom, e na qualidade de presidente da Comissão Organizadora, coordenar a próxima BRA-SIL MÓVEIS – Feira Internacional – que acontece no Anhembi – em São Paulo – de 06 a 09 de agosto 2013, é algo gratificante. A MOVERGS, na qualidade de defen-sora dos interesses do segmento moveleiro abre também caminhos às empresas geradoras de empregos, renda e desenvolvimento para a própria sociedade. E superar as metas da edição anterior é o grande objetivo dos organiza-dores da BRASIL MÓVEIS 2013 – uma feira de bandeira gaúcha que acontece em São Paulo. Sucesso gente amiga!

JANTAR BAILE E FORMATURAE vamos lembrando que neste sábado, 14 de julho 2012, às 20h o CTG Laço Velho liderado pela patroa Ângela Durli promove o Jantar Baile de Formatura do Curso de Danças Gaúchas de Salão, ministrado pelos professores Acelino e Cândida Da Campo. Haverá apresentação dos casais formandos! O evento será animado pelo Grupo Eco das Coxilhas.

CTG LAÇO VELHO - FESTIVAL NA ESPANHAPOR sua vez o CTG Laço Velho de Bento Gonçalves com 32 integrantes de sua Invernada Artística Adulta es-tará se apresentando na Espanha a convite dos organiza-dores do Festival Folclórico de Los Pueblos del Mundo. A partir de 29 de julho 2012 e por 17 dias e como único convidado brasileiro os 32 integrantes do CTG Laço Vel-ho viajam à Espanha para inúmeras apresentações artísti-cas em diferentes cidades espanholas. Boa sorte e sucesso gente amiga! Gaúcho, mesmo longe da Querência!

CLUBE BOTAFOGO – LUTAS E CONQUISTASNeste sábado, 14 de julho 2012, às 20h30 o tradicional Jantar Baile de Aniversário do Clube Botafogo animado pela Banda Guarujá. Coroando as comemorações do 53º aniversário de fundação, show especial de Regis Cavallari In Concert – temas do musical O Fantasma da Opera. Um show de alto nível. Traje alto esporte. À direção e as-sociados do Clube Botafogo – 53 anos de lutas e conquis-tas – e na pessoa de seu presidente José Antonio Kerber e equipe cumprimentos e votos de um futuro cada vez mais promissor. Parabéns!

VINOSUL – 2º FILÓ ITALIANOCOM animação da Banda Horus, neste sábado, 14 de julho 2012, às 20h, no Ginásio de Esportes do Bairro Vinosul o 2º Filó Italiano. Com cardápio próprio para a ocasião, muito vinho, resgatando costumes e tradições e homenageando os antepassados que desbravaram este solo o 2º Filó Italiano é uma promoção da Associação dos Moradores das Comunidades Vale dos Vinhedos. In-formações e ingressos, 3459 1278 com Jandir Crestani. Participe! Recordar é viver!

Aniversários

Page 12: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoSSábado, 14 de julho de 201212

NascimentosNo dia 05.07 Vitória, fi-lha de Fernanda Vargas; Rychard, filho de Veri-diane Nogueira e Marcos Antônio Ramos;

No dia 06.07 Lucas, filho de Michele Vedi e Valdir Lamera Severo; Maickie-li, filha de Gra-ciele dos Santos Correia; Alexia Vitória, filha de M a r g a -rete Ferreira de Souza e João Vicente Moreira Aguirre; Mikael Matias, filho de Silvana Bauken Zucchetti e Ro-drigo Zucchetti.

No dia 07.07 Lorenzo, fi-lho de Kelly Tafarel e Vag-ner Oliveira Nunes; Maria Fernanda, filha de Márcia

[email protected]

Denise da RéAna Bueno e Osvaldo Xa-vier da Costa Filho; In-grid, filha de Josiele Mi-randa e Isaias do Amaral.

Sagitário22/11 a 21/12

Capricórnio22/12 a 20/01

Libra 23/09 a 22/10

Aquário21/01 a 19/02

Escorpião23/10 a 21/11

Peixes20/02 a 20/03

Se falar mais abertamente acerca dos seus sentimentos, poderá ver progredir a sua relação afetiva. Cuide da sua saúde, faça mais exercício. Controle os gastos e seja mais comedido. Tenha cautela.

Não seja tão mal humorado. Faça alguns exercícios físicos mesmo em sua casa. Não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje. Quer um conselho? Astros pedem que você seja mais generoso.

Controle o seu gênio. Os seus familiares não têm a culpa dos seus problemas. Consulte um Fisioterapeuta. Ele resolverá os seus problemas ósseos.Não gaste dinheiro no que efetivamente não necessita.

Áries21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Gêmeos21/05 a 20/06

Não seja teimoso, pode irritar as pessoas que o rodeiam. Pense nas suas ações e reflita nas suas palavras, para não fazer sofrer nem magoar os outros. A sua forma física estará formidável.

Não envergonhe-se e demonstre todos os seus sentimentos. Estreite os seus laços de amizade. Controle a sua tensão arterial. Certas dúvidas profissionais assombrarão o seu pensamento. Em breve alcançarás o sucesso.

Leão22/07 a 22/08

Virgem23/08 a 22/09

Câncer21/06 a 21/07

Redobre a calma e opte por resolver os problemas através do diálogo e da compreensão. Que tudo o que é belo seja atraído para junto de si! Proteja-se, não se auto medique. O dia será marcado por preocupações.

Deixe os assuntos domésticos de lado quando toca ao amor. A sua energia estará melhor do que habitualmente Provavelmente terá algumas dificuldades financeiras. Não há motivos para desespero.

Vá atrás do amor tendo em conta o interior e não tanto o exterior. Poderá sofrer de alguma retenção de líquidos. Momentos de tensão no seu local de trabalho. Você terá de enfrentar situações difíceis.

Horóscopo

Momento favorável para jantares românticos. Não trate com desprezo aqueles que você ama. Cuide deles com carinho. Seria muito bom para a sua coluna a prática de natação. Não se desespere.

A sua relação tem vindo a arrefecer e você precisa tomar uma atitude. Não exija tanto do outro, dê mais de si próprio. Não faça dietas demasiado rigorosas. A sorte é-lhe favorável.

Os sentimentos que tanto tentou esconder vão aparecer à luz do dia. Cuidado com a alimentação incorreta e com os esforços. Não é a melhor hora para fazer negócios ou comprar propriedades.

Os defeitos também fazem parte da personalidade, não queira ninguém perfeito. Poderá sofrer de dores de cabeça. Nada o preocupará. Logo você vai começar a recolher os frutos do seu trabalho. Calma e paciência.

No dia 08.07: Pedro Da-vi, filho de Lizane Soares e João Feiden.

No dia 09.07: Welliton, filho de Marciele Mari-ni e Adriano Nicoletti; Vitória, filha de Andre-

za Alcantara de Oliveira Gatinho e Fernando José Ferrigo; Gabriel, filho de Daniana Salvagni e Alan

Ricardo An-dretta; Ales-sandro, filho de Alexandra Lava Benini e Alexandre Be-nini; Luana, filha de Lu-cimari da Sil-va Moraes e Dirlei Cousse-au; Luise, fi-lho de Cristi-na dos Santos Gehlen Possa-mai e Heitor

Francisco Gehlen.

No dia 10.07: Rihanna Patrícia de Assunção Oli-veira e Michel Oliveira da Silva; Arthur, filho de Amanda Cavagnoli e Yu-rik de Oliveira.

Está bem! Me convenceram! Seria inviável chamar o garçom da lanchonete e pedir “um frasco do molho de tomates, com vinagre, xarope de milho, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, ácido sórbico, goma xantina, pectina e açúcar...”. E, ridículo, querer comprar “um ratinho para o bloco de anotações” numa loja de informática. Nem conseguiria ter êxito se fosse a uma oficina para instalar bolsas de ar no carro, para aumentar a segurança dos passageiros. Tanto para o “catchup” (1º caso) como para o “notebook” (2º caso) e “air bag” (3º caso) não há expressões equivalentes em nossa Língua. Mas, convenhamos, “briefing” na educação? Tudo bem em marketing, já que o novo mundo do trabalho exige agilidade, e “briefing” implica uma série de ações. Pra que gastar tempo definindo procedimentos se uma única expressão importada diz tudo? Se bem que é muito mais do que isso. O domínio do jargão em inglês tornou-se indispensável ferramenta de trabalho. O executivo que estiver por fora, ficará à deriva. Parodiando o ditado popular, “impõe quem tem o poder econômico, obedece quem tem juízo”. Parece que essa tendência de abreviar os signos linguísticos está invadindo também o universo musical. É o caso do hit da hora, cujos monossílabos carregam significados tão fortes que têm o poder de arrastar multidões, como o “Quero tchu, quero tcha, tchu tcha tcha tchu tchu tcha” e o “Tchê tcherere tchê tchê, tcherere tchê tchê,” sertanejos. Voltando à palavra em questão: se “brief ” significa resumido, e o “ing” é indicativo do gerúndio, ao pé da letra, teríamos “resumindo”. Adaptando para “resumo” ou “síntese”, temos bons substitutos do termo em inglês. Optar pelo uso de “briefing” e de outros estrangeirismos dispensáveis no cotidiano mostra falta de autoestima e resulta em perda de identidade. Por outro lado, se a gente não acompanhar essa “evolução”, daqui a pouco se torna difícil o diálogo com as novas gerações. Fico imaginando minha neta já adolescente, com o seguinte papo:-Estive “plugada” na rede até agora, mas não consegui fazer “download” dos “softwares” para meu “paper”. Acho que vou “deletar” esse “case” e partir pra outra coisa... como o “happy hour” no “point”. Jantar? Traço um “fast food’ no “shopping”. Talvez use meu “green card” em modinha “on sale”. Está tudo 50% “off ”. Não esquenta, vó! Nada de “approach...” . By!

Globalizados ou “parrots”?DIVULGAÇÃO

Page 13: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 14 de julho de 2012 13

Tudo bem que a ideia do “Fantástico” era fazer uma matéria engraçadinha com Bruno Gissoni por ele ainda morar com a mãe. Só que passou do ponto: deu a impressão de que ele, aos 25 anos, seria um completo ima-turo! Coitado! O canal do esporte! Ainda nem começou a Olimpíada de Londres e a Record já avisa: vai cobrir o Mundial de Natação 2013, em Barce-lona, e os Jogos Olímpicos de Inverno 2014, em Sochi (Rússia).

Ele quer um repeteco! Três anos depois de viver o Abel, em “Caminho das Índias”, Anderson Muller volta a trabalhar com Gloria Perez em “Salve Jorge”, substituta de “Aveni-da Brasil”. Muller será um divertido persona-gem de origem turca

Vale o bom exemplo! Foi uma excelen-te ideia o novo personagem de “Carrossel” ser um aluno cadeirante. O ator João Lucas Takaki tem a missão de ensinar a igualdade para as crianças. Pedro Bial não riu de piadinha que ouviu de fã, na saída do Projac: “Na moral, volta para o BBB!” Xiii...

Não interessa de a audiência está alta ou baixa! Departamento comercial da Globo não dá desconto nenhum para anunciar no “Encontro”: a opção mais barata custa R$ 500 mil. É o preço para ter um produto asso-ciado ao nome de Fátima Bernardes. Vale?!

Tem gente estranhado Carlos Nascimento como apresentador do “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”. É que Silvio Santos disse para todo mundo que comandaria a atração. De-pois, mudou de ideia.

Bola de ouro! SBT voltando a investir em re-ality show: comprou os direitos da Endemol de programa que pretende revelar novos craques

Eu aumento mas não inventobrasileiros. Detalhe: os vencedores jogarão – em teste – nos 4 grandes times de São Paulo. Patrícia Abravanel quer evitar a fadiga! A fi-lha de Silvio Santos deixa o comando do “Can-te se Puder” para se dedicar exclusivamente a seu novo programa. Marcio Ballas apresentará sozinho o “Cante se Puder”.

Metade da metade! Enquanto o Corinthians na final da Libertadores da América atingiu mais de 50 pontos no Ibope (SP), o jogo der-radeiro entre Palmeiras e Coritiba pela copa do Brasil sofreu para bater nos 13 pontos...

Fernanda Montenegro arregaçando as man-gas! Depois de “AS Brasileiras”. Já está confir-mada em telefilme de Jorge Furtado. Ela quer trabalhar!

Rodrigo Carelli, diretor da “Fazenda 5”, se defende de favorecimentos no reality show! Aceita até auditoria caso alguém se sinta lesado! Calma! Globo precisa se decidir: mescla quadros para perder peso com outro sobre delícias culinárias. Assim fica difícil...

É assim que Marcelo Tas encara a missão que enfrenta com sua nova atração, na Band: “Estou pronto para uma guerra!”. O “Con-versa de Gente Grande” tem a missão de im-pulsionar ainda mais as noites de domingo.

William Vita, o Ramon, em “Avenida Brasil”, abre o sorriso com a novidade: agora tem con-tato com a Globo até o fim da novela. Antes, era só por participação.

Teu passado te condena! Até a própria Fa-tima Bernardes sabe que não é popular! Aliás, ela nem sonhava ou queria. Quem puxar pela memória não vai lembrar de vê-la sorrindo para uma pessoa - em flagra de paparazzo...

Nelson Rubens

PING PONG - LUCIANA GIMENEZ

Nome: Luciana Gimenez Morad

Nascimento: 03/11/1970

Onde nasceu: São Paulo (SP).Signo: Escorpião

Prato preferido: comida libanesa.

Bebida: vinho.

O que não falta na sua geladeira?: água, cham-panhe e morango.

Programa de índio: ir ao cinema numa tarde de sábado chuvosa.

Grife: Dolce & Gabanna e Rosana Bernardes

Filme favorito: “E o Vento Levou...”.

Música que gosta de ouvir: Erika Baduh e Lauryn Hill.

Programa de TV prefe-rido: Todos do Discovery Channel.

Costela de porCo gratinada

Chef Valnil Jr.

Espaço Gourmet

FOTOS DIVULGAÇÃO

2 kg costela de porco6 batatas médias2 alho picado/raladoAlface, pimentão, cenoura e repolho roxo4 limõesFarinha de mandiocaQueijo raladoAzeite de olivaPimenta do reinoSal a gosto

Tempere a costela com sal, pimenta do reino e limão. Deixe pegar gosto por 1 hora

Cubra a costela com uma camada fina de farinha de man-dioca. Coloque no forno, pré-aquecido, por 15 minutos, juntamente com as batatas, cortadas em fatias médias.

Coloque mais uma camada de farinha de mandioca e regue com azeite de oliva e limão

Faça o mesmo procedimento até a costela começar a dourar na parte de cima. Quando dourar, cubra com uma camada de queijo ralado e deixe gratinar. Fatie finamente a alface, os pimentões, a cenoura e o repolho e sirva de acompanhamento à costela de porco.

Se possível utilize uma costela de porco desossada, deixe marinar por pelo menos 1 hora e sirva fria.

Para esta receita a harmonização indicada é de um espu-mante prosseco.

O gratinado é uma técnica culinária aplicada aos ali-mentos que são cozidos no forno . A técnica consiste em expor a camada externa de alimentos a uma fonte intensa de calor a fim de colocar crocante e dourada. O objetivo do gratin é produzir uma camada externa que protege e mantém a alimentos cozidos em seus aromas.

Ingredientes – 8 porções

Preparo – 1h e 20 minutos

Dicas do chef.

Curiosidades

Harmonização

Page 14: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoSSábado, 14 de julho de 201214

9

1. Nome completo: Laura Martini Siviero.

2. Idade: Sete anos.

3. Nomes dos pais: Aline Martini Siviero e Ri-cardo Siviero.

4. Estuda? Sim, 2º Ano do colégio Marista Aparecida.

5. Quem são seus melhores amigos? Mana Luísa Siviero, Alyssa Michalski, Giulia Spiller e Clara Pompermayer.

6. Qual a importância da família na sua vi-da? Conforto e amor.

7. O que você mais gosta de fazer? Viajar com a família, brincar e passear com os dindos Érico e Michele Martini e o primo Guilherme.

8. O que você quer ser quando crescer? Pre-tende ser estilista.

9. Qual é o seu sonho? Morar na Disney.

10. Deixe uma mensagem para os leitores do Jornal Semanário: Ajude a cuidar dos ani-mais. Não abandone seu bichinho de estimação!

Dra. Nádia Richter Bedin

Psiquiatra Clínica - Psicoterapeutacognitivo comportamental

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxx

Proporcione ao seu filho de quatro a nove anos uma semana de animação conosco e trabalhe suas emoções. Utilizaremos brincadeiras de fácil acesso ao cotidiano da criança pra ele pos-sa lidar com seus sentimentos da melhor forma. Consequente-mente poderão ensinar os pais esse novo aprendizado.

As atividades serão físicas e aprenderemos como nosso cor-po se comporta e como compreendê-lo de forma divertida. A cada dia trabalhado serão distribuídas almofadas das emoções, que poderão auxiliar a família a divertir-se e auto-conhecer seus filhos.

Nossa proposta?As férias de seus pequenos serão as nossas férias. Isso pro-

porcionará risos e fortes emoções. O espaço Equiliibrium estará realizando este projeto ino-

vador, no La Verbena, as inscrições podem ser feitas até dia 20/07 pelo telefone 3453-6682 ou e-mail [email protected]. As vagas são limitadas para 30 crianças e restam pou-cas vagas. Venham brincar conosco. Acesso o facebook Clínica Equiliibrium e saiba mais sobre o trabalho.

Dra. Nádia R. Bedin GabanaPsiquiatra Clínica- Psicoterapeuta Cognitivo ComportamentalFone: (54) 3453-6682 e 9627-7751E-mail: [email protected]

FÉRIAS DIVERTIDASRETRATU’S ATELIÊ

A gatinha da foto é Emily Bolzan de Lima, que

completou 4 anos no dia 11. Recebe os cumprimentos dos padrinhos Alcindo e Ivanice, da Amanda, dos pais Andréia e Cleberson, dos avós, da tia e

de todos que a amam

Gabriel Izidoro Carini completa 3 anos no dia 29.

Recebe os parabéns dos pais Neiva e Arlan

Marco Antonio nasceu no dia 25 de junho é a alegria da família e dos papais corujas Marinês e Odair Dobrovolski

A querida Manuela Savaris Correa curtindo o colo e o

carinho da vovó Elisabete Savaris

FOTOS ARQUIVO PESSOAL

Page 15: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

CadernoS

TAISE AGOSTINI

Professora; Pedagoga;Pós- graduanda em

Neuropsicopedagogiae Psicopedagogia

Clínica/ Institucional

DICAS DE LEITURA PARA PAIS E PROFESSORES

A idéia do cofre é ótima para aprender as primeiras noções de economia. Com ele a criança aprende que, poupando, pode atingir vários objetivos e o que é melhor: ela é quem irá ter controle do seu dinheiro. Cabe a ela a decisão de abrir o cofrinho ou guardar para ter mais.

ATIVIDADE PARA AS CRIANÇAS

O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM O DINHEIRO

QUE RECEBE?

[email protected]

O que você gostaria de ler na próxima edição?O que desenvolve na criança:

Criatividade, imaginação, um treinopara vida real.

O que implicará na vida adultada criança: Saberá avaliar um problema, não terá medo de arriscar.

NOTÍCIA FELIZ!Mande sua notícia feliz, fotos e sugestões para:

[email protected]

CadernoS Sábado, 14 de julho de 2012

Educação financeira: como ensinar as crianças a lidar com o dinheiro VAMOS ECONOMIZAR

CONFECCIONANDO UM COFRE COM GARRAFA PET?

“Adoro brincar com meu gato Panquecas!”

Júlia Comiotto - 6 anos

15

Mesada Os pais devem dar mesada aos filhos como

forma de orientá-los a lidar com o dinheiro des-de cedo. É uma ferramenta útil quando as crian-ças começam a interagir em sociedade.

Qual é a idade certa para começar a dar mesada?

Quando a criança já tem a noção dos números, já sabe contar, e começa a interagir com o mun-do. Isso ocorre por volta dos cinco anos de idade.

Entre 6 e 12 anos: A partir desta idade, o valor deve ser peque-

no, para que a criança consiga contar e admi-nistrar. Deve-se estabelecer um dia para rece-ber o dinheiro e não se deve antecipar ou atrasar o pagamento.

É correto premiar a criança com dinheiro?

Não. A criança precisa aprender a lidar com sentimentos difíceis como ansiedade e impul-sividade.

Como os pais podem ajudar?

Dando o exemplo. Não “comprar” o amor dos filhos com presentes fora de hora, não praticar o desperdício dentro de casa, mos-trar que o dinheiro que recebem é fruto do trabalho e que este dinheiro tem limite.

Gustavo Cerbasi

Kiyosaki Robert T.

PAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM SEUS FILHOS

FILHO RICO FILHO VENCEDOR

Economize! Guarde no cofre as moedas espalhadas na página ligando-as ao porquinho.

Materiais:* Garrafa Pet* Retalhos de papeis* Tinta, pincel* Estilete

Como fazer:Cortar, pintar e enfeitar. Está pronto o cofre para poupar!

Onde encontrar:

Facebook: Taise Agostini

Guardo no cofrinhopara quando crescerter dinheiro!

Compro lanche no bar!Júlia F. de Moura - 10 anos

Bernardo C. Grasselli5 anos

Page 16: 14/07/2012 Caderno S- Jornal Semanário

[email protected]

CadernoSSábado, 14 de julho de 201216

RetratoMárcio RivieraLocal e data de nascimento: Bento Gon-çalves, no dia primeiro de maio de 1980 Filiação: Luiz Riviera e Umbelina M. Bregalda Casado: Casado com Jane Sanchez há 6 meses, após 13 anos de namoro. Formação: Engenharia mecânica automo-tiva - Ulbra. Como você se define? Persistente, traba-lhador, sonhador e muito, muito calmo... Onde já trabalhou? Sempre trabalhei na área automotiva (mecânica Tobias e na Farina). Atividade profissional atual: Gerente de pós vendas, concessionária Scapini Honda. Por que escolheu trabalhar nessa área? Pela minha paixão por carros. O que esta experiência profissional tem agregado de valor à sua vida? A proximidade com pessoas, a troca de experiências, sendo assim um aprendizado constante. Qual foi o momento mais marcante de tua trajetória profissional e por quê? A participação no projeto e execução das concessionárias Honda de Bento e Mitsu-bishi de Caxias do Sul, devido a superação constante de desafios. O que pensa sobre Bento Gonçalves? Tem muito ainda a ser explorado pelo gran-de potencial em todos os setores. Na sua opinião, quais são os pontos fortes da cidade? A hospitalidade do nosso povo.

E os fracos? A desorganização do trânsito. O que falta? Deixar de lado a teoria e colocar as boas ideias em prática.

Emprego em Bento: Basta ter vontade, pois oportunidades não faltam.

Dividido entre duas paixões: a esposa Jane e o jipe, Márcio Riviera é um verdadeiro apaixonado por carros, de todos os modelos, marcas e tamanhos. Não é por menos que ele trabalha na gerência de pós-venda em uma concessionária de veículos em Bento. O engenheiro tem 32 anos, adora viajar e conhecer novas culturas, e é claro, andar de jipe e estar com os amigos. Sua filosofia de vida? “Viva o hoje intensamente”!

Sociedade bento-gonçalvense: Bastante hospitaleira. Turismo: Admirável, porém precisamos investir um pouco mais em qualificação, pois temos potencial para sermos referencia. Economia municipal: Esforçada, mas sempre há um novo desafio a ser superado. Significado de família: Tudo. Filosofia de vida: Viva o hoje intensamente. Prato preferido: Churrasco. Bebida: Wisky e café. Dinheiro é... Importante, mas com certeza não é tudo... Suas qualidades: Amigo, alegre e compa-nheiro. Seus defeitos: Perfeccionista e ansioso. Em que outra profissão consegue se imaginar? Outras ligadas a área automotiva. Casamento: Companherismo e lealdade em todos os momentos, “na alegria e na tristeza”. Divórcio: : Complicado, mas em alguns casos, necessário. Uma personalidade que admira e por quê? Difícil escolher, temos muitas pessoas de bem e que muitas vezes não aparecem. A vida é... B-ela, se vivida intensamente, fazendo o que se gosta e com quem a gente ama. Ídolo (s): Ayrton Senna, pelo seu caráter.

Eu adoro: Viajar e conhecer novos lugares e seu cotidiano. Frase preferida: “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. (Roberto Shinyashiki)