16/03/2016 - jornal semanário - edição 3.215

16
BENTO GONÇALVES Quarta-feira 16 DE MARÇO DE 2016 ANO 49 N°3215 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Todos ao Montanha dos Vinhedos Noite para apoiar o Alviazul contra o Caxias A rivalidade é histórica, o clássico é da Polenta, como se isso não bastasse, os dois times lutam pelo retorno à divisão especial. O Esportivo começa uma nova fase e conta com o seu torcedor apoiando o clube para voltar à elite do futebol gaúcho. Vá prestigiar, o jogo começa às 20h30min. Página 12 Cerca de 18 mil pessoas participaram do protesto contra o Governo Federal na Capital do Vinho Verde e amarelo por um Brasil melhor Página 10 Mobilização CRISTIANO MIGON

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 26-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

BENTO GONÇALVESQuarta-feira16 DE MARÇO DE 2016ANO 49 N°3215

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Todos ao Montanha dos Vinhedos

Noite para apoiar o Alviazul contra o CaxiasA rivalidade é histórica, o clássico é da Polenta, como se isso não bastasse, os dois times lutam pelo retorno à divisão especial. O Esportivo começa uma nova fase e conta com o seu torcedor apoiando o clube para voltar à elite do futebol gaúcho. Vá prestigiar, o jogo começa às 20h30min. Página 12

Cerca de 18 mil pessoas participaram do protesto contra o Governo Federal na Capital do Vinho

Verde e amarelo por um Brasil melhor

Página 10

Mobilização

CRISTIAN

O M

IGO

N

Page 2: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Quarta-feira, 16 de março de 20162 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Noi - 3455.4513 ou 9923.1411

Atendimento ao assinante: 3055.3073 ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brwww.revistanoi.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

CirculaçãoQuartas-feiras e sábados

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan page:fb.com/jornalsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

E então? Agora vai, mesmo?Tivemos um domingo ímpar, sem dúvidas. Milhares, milhões de

pessoas foram às ruas. O número, 6,4 milhões ou 3,5 milhões é ir-relevante e só serve, na verdade, para alimentar discussões estéreis entre petralhas e demotucanalhas ou entre petistas e antipetistas. O ponto crucial das manifestações deveria ter sido a corrupção que assola o Brasil, que rouba o dinheiro de nossos impostos, que drena valores que deveriam ser investidos em saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Digo deveria porque, convenhamos, não foi isso o que se viu. Foram, escancaradamente, manifestações contra o PT, Lula e Dilma. Qualquer coisa fora disso é tergiversação, é querer negar o óbvio-ululante. E não estou aqui dizendo que as manifesta-ções não deveriam acontecer. Claro, deveriam sim, na medida em que em qualquer democracia a população tem o direito inalienável de ex-por suas opiniões. No Brasil não é diferente, mesmo que alguns “sem noção” saibam ou “finjam” desconhecer o que é ditadura, alegando que “estamos numa ditadura socialista”. A esses deve ser dito: “ainda bem que estamos numa ditadura com milhões de pessoas fazendo e dizendo o que bem entendem”. Se esses tivessem vivido – e muitos vi-veram, mas devem ter esquecido – a ditadura civil-midiática-militar de 1964 a 1985, certamente não falariam em ditadura nos dias atuais. Aliás, até acho que a verdadeira democracia passa longe do que se vive hoje por aqui. Beira a insensatez o que se ouve, lê ou vê oriundo das redes sociais, da imprensa, de órgãos ligados ao judiciário e de políticos. Mas, voltando às manifestações de domingo, sem sombra de dúvidas não tiveram como alvo a “corrupção”, mas a “corrupção

do PT”. Partidos como o PP – que teve, disparado, o maior número de envolvidos nas roubalheiras da Petrobrás e com condenados no “mensalão” -, PMDB – que ostenta um “honroso” segundo lugar no envolvimento com falcatruas -, PTB, PDT, PSDB, DEM e outros de menor importância foram solenemente esquecidos pelos manifestan-tes. Por quê? Alguns dirão que é o PT que está no governo. Sim, está no governo, mas apoiado há 13 anos por membros desses partidos, com exceção ao PSDB e DEM, que têm corruptos e ladrões “indepen-dentes” do atual governo. Jamais o PT teria chegado a se envolver em tantas roubalheiras se não contasse com o “auxílio” singular dos seus apoiadores que, “casualmente”, estão no poder há mais de cem anos. Os petralhas aprenderam, com louvor, os ensinamentos dos de-motucanalhas. As pessoas realmente “de bem”, não de ética, moral e honestidade seletivas, esperam que, a partir de agora, a corrupção seja efetivamente combatida, sem partidarismos, sem seletividade, sem deixar processos dormindo em gavetas. Aqui, no Rio Grande do Sul, tivemos ontem o julgamento (não sei o resultado, ainda), em segunda instância, dos malfeitos sofridos pela CEEE há mais de VIN-TE ANOS. Já as roubalheiras do DETRAN-RS, que já teve dezenas de condenados em primeira instância, ainda não chegou à segunda instância, estranhamente. Vale o mesmo para as dezenas de rouba-lheiras, até mesmo já provadas (inclua-se aqui o “trensalão” paulista, o “mensalão do DEM” de Brasília e o “mensalão do PSDB” mineiro), cujos processos teimam em não andar, ao contrário de outros. E tem muito mais a se dizer sobre corrupção. Voltarei ao assunto.

Antô[email protected]

FAZ PARTE DA SUA VIDA

Brasil é penúltimo em estudo sobre simpatia de vendedoresPesquisa aponta que 79% dos funcionários sorri ao

ver um cliente entrar na loja. Na Irlanda, país que ficou em primeiro lugar, o percentual é 97%.

Esse ambiente de preocupação na economia parece que tem contaminado o humor do pessoal que trabalha no comércio no Brasil.

“Aqui tem uma esfiha tão boa, tão boa, tão boa, que dá até dó de vender” – a esfiha pode até ser uma delí-cia, mas o anúncio é melhor ainda. Só assim mesmo pra tentar vencer o marasmo. É que tá ruim o negó-cio... Literalmente!

“Tá muito difícil. Você tem que reduzir sua margem assustadoramente pra não perder os seus clientes”, afirmou a empresária Patrícia Gabriel.

E, pelo jeito, quando reduz a margem de lucro, reduz também a de felicidade. Porque o vendedor brasileiro tem recebido os clientes de um jeito, digamos, cada vez menos alegre.

Muitas vezes, quando um cliente chega numa loja, ele lê a seguinte mensagem na parede: “sorria, você está sendo filmado”. Só que em alguns casos, a plaquinha que tá faltando para o vendedor dentro é outra: sorria, ponto. Parece óbvio alguém que está querendo vender alguma coisa dar um simples sorriso para um cliente que chega. Mas na pesquisa do vendedor simpático, o brasileiro ficou na penúltima colocação.

Quem diria... O país com fama de ter riso frouxo, hoje só tem vendedores mais sorridentes que o reca-tado Japão. Na pesquisa, que foi feita em vários países do mundo, 97% dos vendedores irlandeses estão rindo de bobeira quando chega cliente. No Brasil, só está na cara de 79% dos funcionários.

Está achando que nem é um resultado tão ruim as-

sim? A coordenadora da pesquisa discorda.“De dez clientes que entraram na loja, dois não foram

recebidos com sorriso. Isso é grave. Parece um número pequeno, mas não, se a gente multiplicar isso, quan-tos entram, quantos clientes entram nas lojas por dia, é um número bastante preocupante”, afirmou Stella Susskind, coordenadora da pesquisa no Brasil.

“Eu posso até comprar se eu estiver precisando mui-to, mas eu não voltaria mais por conta da má recep-ção”, disse o bancário Eduardo Bitencourt.

Quando até o manequim está triste ou escondendo o rosto pra quem passa na rua, como no vídeo, o clima está estranho mesmo. Mas tem solução pra depressão pré-venda: o manequim do vídeo, o primeiro que apa-rece na loja da dona Maria Cecília. Que delícia comprar com ela... 45 anos de gargalhadas compridas no comér-cio de São Paulo.

Jornal Nacional: O que a senhora faz quando vê um funcionário da senhora com cara feia?

Maria Cecília Medeiros, comerciante: Ah, eu ando descansar um pouquinho lá atrás.

Jornal Nacional: É fácil dar um sorriso, né?Maria Cecília Medeiros, comerciante: É fácil.Jornal Nacional: É de graça?Maria Cecília Medeiros, comerciante: É de graça.

Artigo

O texto para esta seção deve conter aproximadamente 2.500 caracteres, incluindo os espaços, e ser enviado para o endereço de e-mail [email protected]

g1.globo.com

Page 3: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

PainelQuarta-feira, 16 de março de 2016 3Opinião

A escolha da data não poderia ter justificativa melhor: o início do outo-no. Com ele, a paisagem do Vale dos Vinhedos se transforma com o amare-lar das folhas de árvores e das videiras. No próximo domingo, 20, a partir das 9h, ciclistas de todas as idades estão convidados a irem em frente à Apro-vale para o início do passeio. Duran-te os 5km que serão percorridos pela Estrada do Vinho, os atletas poderão contemplar a natureza e as constru-ções típicas da imigração italiana. Na chegada, todos os participantes concorrerão ao sorteio de bicicleta e diárias no Hotel Villa Michelon, além

da distribui-ção de vários b r i n d e s . T a m b é m estão pre-vistos prê-mios para a família mais numerosa, o ciclista mais idoso, o ciclista mais jovem e o ciclista/bicicleta mais incrementada. As inscrições podem ser feitas por te-lefone no Hotel Villa Michelon, Apro-vale, Jamar Cia do Esporte e no dia do passeio no local da concentração. Em caso de tempo ruim o passeio será transferido para o dia 3 de abril.

O ex-petista Moacir Camerini oficializou na tarde de segunda-fei-ra, 14, sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), du-rante evento em uma galeteria de Porto Alegre. O ato reuniu o pre-sidente do diretório estadual, deputado federal Pompeu de Mattos, o presidente do diretório de Bento, Evandro Speranza, o diretor do Badesul, Kalil Sehbe, o senador Lasier Martins, o deputado es-tadual, Gilmar Sossela, entre outros nomes. A bancada da sigla no Legislativo Municipal agora é composta por dois vereadores.

Os empreendedores associados à CDL--BG que mais se destacaram nos segmentos do comércio e serviços no decorrer de 2015 têm seu merecido reconhecimento na vigé-sima sétima edição do Mérito Lojista.

Podem se candidatar para concorrer ao prêmio todas as empresas associa-das à entidade e sediadas no município

de Bento Gonçalves há, no mínimo, dois anos. As categorias para participação são Mérito Lojista Comércio 2015; Mérito Lo-jista Serviços 2015 e Mérito Lojista Jovem empreendedor (para profissionais de até 35 anos). A solenidade de entrega da pre-miação ocorre na noite de 07 de abril, no Dall’Onder Grande Hotel.

Domingo com Passeio Ciclístico

Cpers adere a Greve Nacional

Moacir Camerini assina com o PDTCDL-BG recebe inscrições do Mérito Lojista

Quando é que a UBS do São Roque vai ter uma cadeira de rodas, item extremamente necessário para o atendimento humanitário aos pacientes que tem dificuldade de locomoção? Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

Use a hashtag #jornalsemanario no Instagram e compartilhe suas fotos conosco

O registro da leitora Janete Zatt retrata precisamente a citação “após a tempestade vem a calmaria”.

Foto do Leitor

No período que antecede a Páscoa, o Grupo Whatsapp Plantão Policial Serra Gaúcha em Parceria da empresa Mobiflex Correias e dos Bombeiros Voluntá-rios, iniciam uma grande mobilização social através dos seus voluntários para a arrecadação de caixas de chocolates, doces derivados e produtos de higiene infantil, incluindo fraldas. Os donativos serão destinados a instituições de en-sino de caridade do Município de Bento Gonçalves com convênio pelo Crass e quem fará a entrega para as crianças será o próprio coelho da Páscoa.

Os produtos são repassados por empresas, supermercados, farmácias, empresários parceiros e também por pessoas que queiram contribuir de forma solidária, seja nas doações, na ajuda das entregas ou então dispo-

nibilizando espaço em seus estabelecimentos como ponto de coletas. Será necessário também um padrinho ou madrinha

que custeie o aluguel da fantasia do coelho no valor de R$ 130. As doações deverão ser entregues na Farmácia São João da avenida Osvaldo Aranha, próximo ao mercado

Grepar, ou com a coordenadora da campanha, Mor-gana Casonatto pelo telefone (54) 9669 3478 até o dia 23, ao meio dia.

Ajuda solidária para uma páscoa mais feliz

O Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) aderiu a Greve Nacional chamada pela Confederação Nacional dos Educadores (CNTE). A parali-sação iniciou ontem e se estende até amanhã. A orientação da entidade é a de que as escolas fechem as portas e educadores, pais, alunos e comunidade escolar partici-pem dos atos que irão denunciar à população o desrespeito do governo Sartori com os educadores e a educação pública gaúcha.

A Greve Nacional dos Educadores reivindica os seguintes direitos: pelo cumpri-mento da Lei do Piso; contra a terceirização, contra a entrega das escolas às organi-zações sociais (OSs), contra o parcelamento dos salários, contra a militarização de escolas públicas e contra a reorganização das escolas. Na próxima sexta-feira, 18, será realizada a Assembleia Geral da categoria, no Gigantinho, com a primeira convocação às 12h30min e a segunda às 13h. Nesse dia, professores e funcionários de escola de todo o Rio Grande do Sul irão definir os rumos da greve do Magistério gaúcho.

DIVU

LGA

ÇÃO

Page 4: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Paulo Vicente Caleffi

Crônica

Ontem voltei de longa e demorada viagem, saudoso de Bento, e já eram altas horas da noi-te. Chamou a atenção a quantidade de veículos estacionados no entorno da estação rodoviária.

Minha expressão saiu pela voz: - “Que é isto, minha gente!”

O Pecin, motorista da ROBSON TRANSPOR-TES que me conduzia, foi rápido e seguro na resposta:

- “É a MOVELSUL”.Na rodoviária? Tanta gente naquela hora da

noite?Sem que eu desfizesse minha cara de dúvida

o Pecin emendou:- “Vieram cento e cinquenta garotas novas e a

casa noturna está uma festa”.De fato, tem uma boate logo ali, ao lado da

rodoviária.É um negócio de ocasião, que fica muito mo-

vimentado quando acontecem os eventos na cidade.

Os restaurantes, hotéis, taxis, pensões, todos ganham com o dinheiro novo que gira na cida-de. Que bom!

O que eu não sabia era que vinha tanta gente de fora para “serviços adicionais”.

Sempre é o Pecin quem me coloca a par dos acontecimentos daquela parte da “economia” que não aprendi na FERVI. Trata-se de um NEGÓCIO DE OCASIÃO (... e que deve ser muito rentável).

Dizem que “se o dono comer o estoque o ne-gócio não acaba”. Nada entendo desta área mas o Pecin entende.

Que todos saiam felizes com a MOVELSUL. Que as fábricas da cidade se encham de pedi-dos e se, para tanto for necessário importar outras cento e cinquenta “trabalhadoras”, que seja. Afinal, foram apenas TREZENTOS ES-PARTANOS que salvaram a Grécia da invasão persa.

Tudo por uma causa: o sucesso da MOVEL-SUL.

De minha parte, muito obrigado Pecin pelos oportunos e necessários esclarecimentos.

Negócio de ocasião

Quarta-feira, 16 de março de 20164 Geral

Page 5: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Comissão debate preconceito sexualIniciativa da advogada Camila Paese Fedrigo pretende promover ações sobre diversidade e identidade de gêneros

Contra o conservadorismo

5GeralQuarta-feira, 16 de março de 2016

natureza, se dá devido ao forte conservadorismo arraigado à cultura bento-gonçalvense, uma vez que composta majori-tariamente por pessoas de idade mais avançada, que tem um forte preconceito com essas no-vas (que na verdade são velhas) identidades de gênero”, afirma a advogada. Quando questio-nada sobre como implemen-tar na cidade essa novidade, a jurista salienta que é essencial mostrar aos empresários e in-stalar nas empresas um novo ciclo. “Pretendemos acrescen-tar o Selo da Empresa Amiga da Diversidade, criada na OAB de Jabaquara, que significa uma certificação de empresas livres de preconceito”, ressalta a idealizadora.

Em parceria com o Núcleo de Direito Homoafetivo, o comitê proverá reuniões trimestrais para advogados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), haverá também encontros com

o público em geral e palestras de conscientização nas esco-las. Entretanto ela ressalta que a mudança caminha a passos

lentos e para que haja uma melhora considerável, é pre-ciso a ajuda de todos, assim como já vem acontecendo com

o advento do Novo Código de Processo Civil, com inovações no ramo do Direito de Família e com as próprias empresas que estão aderindo a causa. “Os integrantes (Camila Fedri-go – presidente, Ana Carolina da Silveira – vice presidente, Juleides Chiminazzo Bombas-saro – secretária, Diogo Farina e Simone Maria Serafini), to-dos advogados, estão trabal-hando para quebrar alguns paradigmas, “Nós lutamos por toda forma de amor, que acreditamos ser de suma im-portância. Queremos que toda forma de vida e toda imagem seja bem vista pela sociedade em que vivemos”, afirma.

Ao longo do tempo e de acor-do com a demanda da comuni-dade é que as ações começarão a serem definidas. “É possível adiantar que teremos progra-ma nas rádios e o público terá acesso livre para perguntas”, finaliza a presidente.

A luta histórica pela diver-sidade de sexual no Brasil

está apenas no meio do camin-ho, acredita a advogada Camila Paese Fedrigo. E foi com o intui-to de começar a mudar o País que ela criou em Bento Gonçalves a Comissão Especial da Diversi-dade Sexual, que foi aprovada na última sexta-feira, 11.

A comissão, presidida na-cionalmente pela desembar-gadora aposentada Dra. Maria Berenice Dias, foi elaborada na cidade por Camila, que também é presidente do núcleo de Di-reito Homoafetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Família.

A presidente é direta quando responde ao questionamento do por que havia a necessi-dade de criar um comitê em Bento Gonçalves. “A indispen-sabilidade de haver, na nossa comarca, uma comissão dessa

Laura [email protected]

A diretoria reunida na OAB do município na última sexta-feira

REPROD

UÇÃ

O

Page 6: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Quarta-feira, 16 de março de 20166 Geral

A cerimônia oficial de aber-tura da maior feira de

móveis e complementos da América Latina, Movelsul, foi realizada segunda-feira, 14 e, além de personalidades do se-tor moveleiro e autoridades locais, contou com a presença do governador José Ivo Sarto-ri. O evento que iniciou às 14h no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, tem a participação de 238 expositores de sete es-tados do País e segue até sexta--feira, 18 de março.

No discurso inicial, o presi-dente da Feira, Henrique Tec-chio destacou que a economia do país sofre com a crise e o se-tor moveleiro já enfrentou difi-culdades em outros momentos, mas, ainda assim, os empre-sários continuaram investin-do em tecnologia e inovação para aumentar a produção e a competitividade da indústria. “Talvez sejam fatores como es-ses que mantenham vivo nos-so desejo de prosperar. O que precisamos, agora, é resgatar a confiança de toda a cadeia pro-dutiva”, destacou.

Sobre o evento o presidente afirma que é uma data histórica

Solenidade de abertura do evento foi realizada segunda-feira, 14, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori

Serviço

Movelsul Brasil 2016O que: Feira de móveis e complemen-tos para o lojista e especificador

Quando: de 14 a 18 de março de 2016, das 12h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Expositores: 238 de sete estados (Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Pa-raná, Rio Grande do Sul, Santa Cata-rina e São Paulo)Entrada gratuita mediante creden-ciamento. Aberto apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, im-portadores, profissionais da constru-ção civil e imprensa)

Autoridades de Bento Gonçalves juntamente com o governador José Ivo Sartori oficializaram o evento

Dada a largada para a 20ª MovelsulSetor Moveleiro

CARO

LINE PA

ND

OLFO

Caiani [email protected]

para a feira, pois este ano com-pleta 20 edições. “Com a vinda do governador fica claro que o Governo está dando a atenção que o nosso setor merece, pois em Bento o polo moveleiro re-presenta mais de 50% da eco-nomia e, no Estado, ele também tem uma grande representativi-dade. Sendo assim, acho que re-almente é de muito prestígio a

vinda do Sartori a nossa feira”, declara Tecchio.

A expectativa de público para os cinco dias de evento é de mais de 30 mil visitantes pro-fissionais, além de uma geração de negócios estimada em US$ 300 milhões para um horizonte de 12 meses. Para a 20ª edição da Movelsul, além de fortalecer o público específico da feira,

foram diversificadas as buscas por público novo, com o objeti-vo de atingir uma parcela maior de visitantes em comparação ao ano anterior. “Mesmo com um volume menor de pessoas nós teremos o cuidado para apre-sentar uma qualidade superior, pois possivelmente teremos menos pessoas, porém mais ne-gócios”, prospecta Técchio.

O presidente também pon-tuou que o setor já enfrentou outros momentos de crise an-teriormente e que foi justa-mente nesses momentos que a indústria uniu-se em busca de inovação para aumentar sua competitividade. “Bento Gon-çalves está na rota dos grandes eventos do setor, e a Movelsul segue como uma oportunidade para fomentar os negócios na região, no Brasil e no mundo. Vamos lembrar deste momento como um daqueles em que em-pregamos ainda mais energia para superar as dificuldades externas”, destaca.

Em seu pronunciamento, o governador ressaltou a impor-tância de nunca paralisar frente as dificuldades, pois elas po-dem representar novas formas de enfrentar os problemas. “O Estado não pode atrapalhar. Ele tem que ajudar e temos que olhar sempre em frente”, frisa.

Depois da solenidade de abertura do evento, que contou com a apresentação do Coral Abraçaí, o prefeito Guilherme Pasin, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo (PTB), o presidente da Movel-sul e demais autoridades reali-zaram um passeio pelos estan-des para conhecer a feira.

Informações: www.movelsul.com.br

Page 7: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Presentes puderam acompanhar apresentações musicais, exposições de aeronaves e um festival de food truck

Dia de shows, homenagens e pista lotadaEvento de abertura da área de pouso e decolagem é marcado por apresentações aéreas e grande adesão popular

Aeródromo

7GeralQuarta-feira, 16 de março de 2016

a solenidade oficial de inaugu-ração, destacou a importância da obra para o desenvolvimento de Bento Gonçalves e região. “Estamos abrindo novos hori-zontes. Queremos que esse es-paço seja lugar de muitas chega-das e partida”, disse.

O presidente do Aeroclube de Bento Gonçalves, Flávio Sa-varis, relembrou “as noites que passamos pensando em formas de viabilizar esse projeto, esse sonho”. Savaris fez um agradeci-mento especial ao atual secre-tário Municipal de Saúde, Enio de Paris, então titular da pasta de Governo durante toda a tra-jetória da construção.

Com a ampliação da pista, o aeródromo de Bento Gonçalves enquadra-se às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operação de voos executivos. A próxima etapa das obras no aeródromo é a construção do terminal de passageiros. O projeto já foi

desenvolvido e deverá ser envi-ado ainda neste mês para aval-iação da ANAC. Com retorno positivo, logo será iniciada a captação de recursos.

O valor estimado é de R$ 400 mil. O local terá cerca de 180 metros quadrados, com sala de embarque, desembarque, ban-heiros e área de alimentação. A

construção do terminal de pas-sageiros permitirá pouso e deco-lagem de voos comerciais para aeronaves com capacidade para até 45 passageiros.

Uma das obras mais estima-das pela atual gestão teve

sua faixa inaugural desatada na tarde de sábado, 12. O aer-ódromo de Bento Gonçalves, carinhosamente chamado de aeroporto por autoridades pre-sentes na solenidade de ab-ertura, estreou sua pista com a proposta de impulsionar Bento Gonçalves em direção a novos ares. A construção do local só foi possível graças a uma parce-ria público-privada.

A abertura foi em ritmo de festa. Os presentes puderam acompanhar um espetáculo de acrobacias aéreas, festival de food trucks, exposição de aviões e o sorteio de brindes e de seis voos panorâmicos também mar-caram a tarde. As bandas Serra e Fronteira, Irmãos Nunes & Grupo Parceria e Tchê Barbari-dade subiram ao palco, animan-do milhares de participantes.

O prefeito Guilherme Pasin, em seu pronunciamento durante

CRISTIAN

O M

IGO

N

Page 8: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Quarta-feira, 16 de março de 20168 Geral

Moradores do bairro mais populoso de Bento Gonçalves, com aproximadamente 13 mil habitantes, comentam questões como falta de manutenção de vias, atendimento na saúde, área de lazer e a religião

Falta de segurança é principal questionamento dos moradores

Impressões da repórter

O bairro é o maior do município. Aproximada-mente 13 mil habitantes residem na localidade, que é conhecida por ter alguns diferenciais. Um dos principais é o fácil acesso. Uma das entradas para a área central do município é pelo local permitindo também o ingresso ao São Roque e ao entorno.

O local é conhecido por ser sede do 6º Batalhão de Comuni-cações (BCom). Na religião, possui uma paróquia e anualmente realiza a festa do padroeiro no mês de agosto. Além disso, diversas instituições de ensino estão ali localizadas, permitindo o aumento no número de moradores da área. Uma delas é a única Escola de Tempo Integral do município.

As vias da localidade são problemáticas. Por mais que muitas delas estejam asfaltadas, as que possuem pavimentação basáltica estão com paralelepípedos soltos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a única no município que possui horário diferenciado. O atendimento é realizado até às 22h, permitindo que os moradores que trabalham durante o dia possam usufruir do serviço.

As opções de lazer são poucas. Na praça, em frente à igreja ma-triz, existem alguns brinquedos e a Academia de Saúde. Um dos problemas encontrados por lá é o não funcionamento da internet Wifi, disponibilizada gratuitamente para a população.

Cleunice [email protected]

O bairro São Roque, locali-zado na área norte da ci-

dade, destaca-se por ser o mais populoso de Bento Gonçalves. Habitado por aproximada-mente 13 mil pessoas, o local apresenta opiniões divergen-tes quanto a saúde e negativas quanto a manutenção de vias e segurança. A precariedade das vias, com paralelepípedos sol-tos, buracos e mato, e a falta de segurança, crescente em diver-sas regiões do município, preo-cupam e são reivindicações dos munícipes.

Inês Maria Krugel, 57 anos, comenta que o bairro é bom, mas que a falta de segurança preocupa. “Estamos insatis-feitos com esta questão. É um bairro populoso e está se tor-nando muito perigoso devido a violência crescente na região e riscos de assaltos”, pontua.

Já sobre as vias em preca-riedade, a moradora Iracema

Dutra frisa que é necessária uma manutenção mais cons-tante. “Deveria haver uma melhor regularidade na pre-servação das nossas ruas. Al-guns motoristas tem dificul-dades em passar por certos pontos, um deles é a Carlos Gomes ”, frisa.

Saúde e religião

Moradores do São Roque e localidades próximas são atendidas pela Unidade de Saúde, localizada na rua Ar-lindo Franklin Barbosa. O centro, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende 24h, é o único na cidade que possui horário di-ferenciado de atendimento, trabalhando das 7h30min, às 11h30min e das 13h30min às 22h. A moradora Ana Silvei-ra, 45, destaca que é uma boa iniciativa. “Como trabalho durante o dia, facilita que seja prestado esse atendimento ao

Paróquia tem como santo São Roque, conhecido como protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos

público no turno da noite”, relata. Mas há quem discor-de sobre a área. “Muitas ve-zes meus clientes reclamam da saúde no bairro. Afirmam que o local possui atendentes, mas quando é necessário, não tem mais fichas para o aten-dimento, ou outras vezes falta algum medicamento”, pontua o comerciante Enio Barbieri.

A religião também está presente na localidade. Uma das três paróquias da cidade está localizada no São Roque. Trata-se da igreja que leva

o nome do bairro. Todos os anos, no mês de agosto, é rea-lizada a tradicional festivida-de em honra ao santo, conhe-cido por ser protetor contra a peste e padroeiro dos inváli-dos e cirurgiões.

Lazer e educação

Os moradores comentam que existe área de lazer. “Du-rante o final de semana, as famílias se reúnem na praça, tomam chimarrão. Tem a Aca-

demia da Saúde e brinquedos para as crianças se diverti-rem”, comenta Eloí Moreira dos Santos, 40. Ela frisa que o local possui internet Wifi, gra-tuita, mas não funciona. “Não é todo dia que se consegue si-nal”, lamenta.

Na parte de educação, o bair-ro é conhecido como polo. Na localidade existem instituições de ensino e a única Escola de Tempo Integral do município, na qual permite que as crian-ças permaneçam em dois tur-nos na escola.

Melhorias em ruas é necessáriaA questão do trânsito, em

horários de pico é um proble-ma a ser resolvido. Entretanto, os moradores pontuam que a principal questão a ser resolvi-da é a falta de manutenção em vias de pedra basáltica.

Aos 85 anos, Iracema Du-tra, que vive há mais de 50 no bairro, comenta que os moradores são responsáveis por manter limpas calçadas e a frente de suas residên-cias, mas que a preservação das vias deve ser efetuada. “A rua Carlos Gomes, está muito precária. Muitos caminhões com cargas pesadas passam e

arrancam paralelepípedos. A manutenção é realizada, mas deveria ser feita com mais fre-quência”, comenta. A idosa ainda conta que muitas ruas do entorno estão asfaltadas. “Elas receberam o recapea-mento asfáltico, não entendo por que desta não ter sido con-templada”, reflete.

Quem apoia a ideia de me-lhor conservação da via é Enio Barbieri. O comerciante rela-ta que alguns motoristas tem dificuldade em passar pelo local. “Os condutores cuidam muito quando passam pela rua, há desníveis e buracos.

Pagamos nossos impostos em dia, então acho que esta-mos no direito de reivindicar as melhorias necessárias”, salienta.

Em alguns locais, os pedes-tres dividem espaço com os veículos, arriscando-se na tra-vessia das estradas. Carlos de Jesus comenta que isso virou rotina. “Em alguns locais se pode constatar que as vias não tem calçadas para que as crian-ças transitem. Seria necessária uma melhoria para que os pe-destres, principalmente os es-tudantes, possam trafegar com segurança”, comenta.

FOTO

S CLEUN

ICE PELLENZ

Page 9: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Moradores do bairro mais populoso de Bento Gonçalves, com aproximadamente 13 mil habitantes, comentam questões como falta de manutenção de vias, atendimento na saúde, área de lazer e a religião

Quarta-feira, 16 de março de 2016 9Geral

Acredito que é um local muito bom. Moro no bairro Zatt, mas trabalho todos os dias no São Roque. Percebo que as pessoas frequentam a praça e muitas famílias se reúnem aqui. Temos o postinho de saúde e sempre que precisei fui bem atendida. Há muitos horários de ônibus para o centro e outros bairros do município. Eloí Moreira dos Santos, 40 anos.

O bairro não é ruim. A questão de educação está boa e o lazer também. Algumas vias foram melhoradas, mas outras ainda estão precárias. Como é um bairro grande, acredito que necessitaria de mais segurança, não é somente aqui, mas é a principal reivindicação dos moradores. Ademir Koller, 53 anos.

Faz quatro meses que moro aqui. O bairro, de uma for-ma geral, é bom. Percebo que a cidade se desenvolveu bastante aqui. É um local bom e calmo. Entretanto, a questão de segurança é algo a ser resolvida, não somen-te aqui, mas em diversos pontos do município. Carlos de Jesus, 35 anos.

Depoimentos“

Para entender o cotidiano de determinados bairros do município, o Semanário fará uma série de reporta-gens para mapear os problemas, destacar as singulari-dades e a situação de cada cada local visitado. A oitava reportagem pela Capital do Vinho é pelo São Roque.{Falta de segurança é principal questionamento dos moradores

Uma ONG mexicana divul-gou um estudo no mês de ja-neiro destacando que o Brasil é o país com o maior número de cidades entre as mais vio-lentas do mundo em 2015. Confirmando a sensação da falta de segurança em locali-dades do estado e país, a rei-vindicação por melhorias na área é visível em diversos bair-ros de Bento Gonçalves. No São Roque não é diferente. Os locais solicitam que a questão seja estudada, pois a violência é crescente.

Os irmãos Adir, 57, e Enio Barbieri, 54, são donos de um estabelecimento comercial na localidade. Há 28 anos tocam juntos o empreendimento da família, mas queixam-se da falta de segurança na localida-de. “Neste tempo já fomos as-saltados 6 vezes , fora quando nem fomos atrás para registrar as ocorrências”, ressalta Enio.

Entretanto, mesmo com as dificuldades encontradas, e algumas marcas no corpo devido a um dos assaltos, o

Crescente violência na região norte preocupa locaissorriso faz parte da rotina dos dois trabalhadores. “Tomei uma coronhada na cabeça, mesmo assim, continuamos trabalhando. Realmente pre-cisamos de mais segurança em nossa localidade. Sabe-mos que não é somente aqui, também em outros bairros do município e pela região, mas realmente está se tornando perigoso”, pontua.

Quem também comenta so-bre a situação da segurança de uma forma abrangente é Car-los de Jesus. Morador há 4 me-ses no bairro, ele acredita que esta questão está ficando sem controle. “Percebo que houve uma crescente da criminali-dade, não falo somente daqui, mas de diversos locais em Ben-to Gonçalves. No São Roque, pelo tamanho da localidade, deveria ter uma central da Brigada Militar para que fosse mais seguro. Os moradores es-tão clamando por mais cuida-do”, destaca.

Ademir Koller, 53, comen-ta que o bairro é grande e que

ações deveriam ser realizadas. “Muitas pessoas residem aqui. Eu, por exemplo, trabalho fora, mas quando retorno vejo que pouca coisa mudou, especial-mente na questão de ser um

Irmãos Barbieri, donos de um estabelecimento comercial há 28 anos, já foram assaltados 6 vezes neste período

local mais seguro para os mo-radores”, destaca.

Quem está diariamente pela praça também pontua a insa-tisfação. “Aqui deveria ter um guarda, principalmente du-

rante o período noturno, onde a situação é barra pesada. Se tivesse um segurança, ou mais viaturas passando pelo bair-ro, os moradores se sentiriam mais seguros”, frisa.

FOTO

S CLEUN

ICE PELLENZ

Page 10: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Protesto em apoio à Operação Lava Jato e contra a situação política e econômica do país reuniu 18 mil pessoas no município

Um dos momentos marcantes da mobilização foi o canto uníssono do Hino Nacional, na Via Del Vino

Ruas tomadas por um Brasil melhorManifestação

Entoando o Hino Nacional e músicas populares, como

Que País É Esse, da Legião Ur-bana, cerca de 18 mil pessoas vestiram as cores da bandei-ra e foram às ruas em um dos atos de protesto mais expres-sivos já registrados no muni-cípio. As manifestações de 13 de março, que ocorreram em todo o país, expuseram de for-ma notável a contrariedade popular ao atual cenário polí-tico e econômico brasileiro.

O protesto realizado na capital do vinho foi tão significativo que causou espanto aos organizado-res do ato pela adesão popular à causa. Embora exista confli-to entre a estimativa do grupo e os dados oficiais divulgados pela Brigada Militar (BM), a im-pressão de quem via o protesto

do alto era que o “mar verde e amarelo”, que percorreu mais de cinco quilômetros por 13 ruas e avenidas da cidade, ganhava novos adeptos a cada passo.

O elemento mais notório da manifestação foi a abrangência das críticas expostas pelos par-ticipantes. De faixas pedindo a derrubada do Governo Federal, a cartazes de apoio aos juízes da Operação Lava Jato, sobrando espaço até para quem optou por defender a volta do Gover-no Militar ao país. Portando um banner com o dizer “basta de corrupção”, o aposentado Valdir Menegotto, de 73 anos, ressaltou a importância do ato a fim de mostrar a força do povo. “O Brasil nunca esteve em situação pior. Como apa-rentemente nada é resolvido no Legislativo e Executivo, cabe à população ir às ruas e clamar por progresso”, afirma.

Geral Quarta-feira, 16 de março de 201610

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N

Cristiano [email protected]

O ápice do protesto ocorreu após o término do percurso, na Via Del Vino, onde os presentes entoaram a plenos pulmões o Hino Nacional. De cara parcial-mente pintada, a critica da auxi-liar judicial Neiva Maria Fran-cheschetti foi direcionada aos constantes aumentos nas taxas de impostos praticados pelo Governo Central. “Precisamos mostrar que erros administrati-vos não podem ser ressarcidos pelos bolsos dos consumidores. Se a presidente não é capacita-da para a função, está na hora de resignar”, critica.

Em seu pronunciamento, um dos idealizadores do mo-vimento em Bento Gonçalves, Leonardo Caleffi, destacou os impactos da ação e defendeu a prisão de investigados pelo Poder Judiciário. Durante o evento, não foram registradas ocorrências pela BM.

Page 11: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

GeralQuarta-feira, 16 de março de 2016 11

Page 12: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Quarta-feira, 16 de março de 201612 Esporte

Divisão de Acesso

Famoso Clássico da Polenta ocorre na noite desta quarta, às 20h30min, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos

Cleunice [email protected]

A ansiedade dos torcedores para a estreia do Clube

Esportivo em casa está pres-tes a acabar. O Parque Espor-tivo Montanha dos Vinhedos recebe na noite de hoje um confronto de dois times da Serra Gaúcha. O tradicional Clássico da Polenta ocorre às 20h30min, contra o Caxias, de Caxias do Sul. A disputa é válida pela segunda rodada da Divisão de Acesso do Campeo-nato Gaúcho. A equipe bento--gonçalvense ocupa a 4ª colo-cação do Grupo B, com 1 ponto conquistado, após o empate em 1 a 1 contra o Marau no do-mingo, 13, fora de casa.

Marcelo Vignatti, diretor de Futebol do Clube, explica que a torcida pode esperar uma boa partida entre as equipes. “É um confronto regional, conhecido como Clássico da Polenta. Na primeira disputa da competi-ção, em Marau, tivemos o em-

Rúgbi

Farrapos vence equipe do Brummers pelo Gaúcho

Amacop

Conceição é campeã de TorneioO time do Conceição é o

campeão do 15° Torneio de Futebol 7 da Associação de Moradores e Amigos do bair-ro Progresso. O campeonato aconteceu no último domin-go, 13, e reuniu diversas equi-pes no Complexo Esportivo Olavo Schiela.

A competição teve início às 8h da manhã e encerrou por volta das 19h, após diversos confrontos disputados duran-te o dia. A equipe campeã, ini-ciou a competição com bons resultados. No primeiro jogo, venceu por 2 a 0. O segundo confronto ganhou por 1 a 0.

Na terceira fase, também ob-teve resultado positivo, por 1 a 0. Na semifinal, após empa-te no tempo normal, a equipe venceu nos pênaltis pelo pla-car de 3 a 2.

Já anoitecia quando os con-frontos finais foram disputa-dos. A final foi decidida entre Posto Foppa, campeão em 2015, e a equipe do Conceição. Após empate, a decisão foi para as penalidades, sagrando -se campeã a equipe do Con-ceição pelo placar de 4 a 3.

A 3ª colocação ficou com o time do Supermercado Grepar e o 4º com a equipe Lavagem JJ/Mecânica Longo. Ao todo, 22 equipes da região partici-param da competição.

De acordo com a organiza-ção, as expectativas foram su-peradas. “Mais de 20 equipes participaram da competição, e estamos felizes com o resul-tado. O público também par-ticipou, cerca de mil pessoas conferir as disputas durante o dia”, pontua.Jogadores levantaram a taça no início da noite deste domingo, 13

A equipe do Farrapos Rugby Clube iniciou com vitória no Campeonato Gaúcho da modali-dade. O time enfrentou o Brum-mers na tarde de sábado, 12 de março, e venceu pelo placar de 103 a 0. Antes da partida oficial pela competição estadual, o time intermediário venceu por 95 a 7. O próximo jogo da equipe ben-to-gonçalvense será no dia 2 de abril, em Estrela.

De acordo com o técnico,

Time bento-gonçalvense ganhou por mais de 100 pontos de diferença

Javier Sanchez, era um dia im-portante para o Clube. “Por ser o primeiro jogo oficial do ano, queríamos fazer um teste com as mudanças que tivemos no time. Temos muito a melhorar, mas o que me deixa tranquilo é que estamos no caminho certo. Nossos atletas estão em bom condicionamento físico e eles querem sempre mais, e é este comprometimento que acho importante”, finaliza.

FOTO

S CLEUN

ICE PELLENZ

pate com gosto de derrota. Pre-cisamos nos recuperar em casa, na noite de hoje, e temos tudo para conseguir a vitória e fazer um grande jogo”, comenta.

O presidente, Guilherme Salton, explica os passos da equipe até este jogo. “Esta-mos nos preparando para o campeonato todo, mas espe-

Atletas treinaram na última semana para a disputa dos primeiros jogos da competição e a estreia em casa

Esportivo joga hoje contra o Caxias

cialmente para esta partida que vai ser o diferencial do Esportivo. Acredito que con-seguiremos um resultado po-sitivo. Existe sim uma rivali-

dade quanto a este clássico, mas ela deve estar somente dentro de campo e não peran-te as torcidas”, pontua.

Para que a equipe consiga um resultado positivo na es-treia em casa pela Divisão de Acesso, Salton faz um convite para os torcedores. “Convi-damos a todos os bento-gon-çalvenses, apaixonados pelo Esportivo, para que nos in-centivem neste longo caminho que teremos e nessa retomada da competição. Além disso, é importante que o torcedor apoie e prestigie o trabalho da nova diretoria”, finaliza.

Os ingressos para o jogo po-dem ser adquiridos até o mo-mento da partida. O valor do passe para assistir a disputa na cadeira é R$ 50. Já o torce-dor que preferir a arquibanca-da paga R$ 20, e com camisa do Esportivo R$ 10. Estudan-tes e idosos devem apresen-tar a carteira e pagam meio ingresso no valor de R$ 10. O estacionamento é R$ 10.

Page 13: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

ServiçoO que: Evento alusivo ao

Dia da Mulher;Quando: Sábado, 19Horário: 13h30min;Onde: Ginásio da Escola

Estadual Pedro Migliorini, em Monte Belo.

Palestras e cuidados com a beleza estão entre as atrações da festa

Mutirão Regional contra a dengue é transferido

Eleição municipal é tema de encontro da entidade

Advogado diretor da CDP, Gladimir Chiele abordou o assunto

Participantes terão um momento especial no ginásio da escola

Evento que celebra o Dia da Mulher ocorre sábado

Campanha

Amesne Monte Belo do Sul

O 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti programado para o dia 12, foi transferido para o próximo sábado, 19, devido à instabi-lidade climática. A ação será realizada conjuntamente pe-los municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa.

Mais de mil voluntários irão às ruas buscando sensibilizar a população da importância de acabar com possíveis fo-cos do mosquito, que pode transmitir a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O mutirão ocorre das 8h às 13h. O ponto de encontro dos voluntários em Garibaldi será a Prefeitura, e em Carlos Bar-bosa, o Parque da Estação.

Para a realização do mu-tirão, os participantes rece-berão um colete identificado com a campanha, luvas, um saco plástico, materiais edu-cativos, água e lanche. Mate-riais como bonés e protetor

As eleições municipais foram tema de um encontro reali-zado na tarde de ontem, pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), na Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Prefei-tos, vices-prefeitos, secretários municipais e assessores escla-receram dúvidas e receberam orientações do advogado e di-retor da CDP, Gladimir Chiele.

O palestrante pontuou sobre a propaganda eleitoral, finan-

Motivação e cuidados com a beleza são apenas al-

guns dos atrativos da tarde especial que está sendo orga-nizada para as mulheres de Monte Belo do Sul. O evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher ocorre no próximo sá-bado, 19, no Ginásio da Escola Estadual Pedro Migliorini.

Diversas atividades es-tão programadas, entre elas, cuidados com a pele e ma-quiagem. O instituto Mix irá disponibilizar para sorteio massagem, designer de so-brancelhas e manicure. As participantes também recebe-rão orientações de consultoras da Mary Kay sobre maquia-gem e tratamento da pele.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Claudia Spagnolo, será um momen-to de descontração para fazer com que a mulher se sinta mo-tivada e melhore a sua autoes-tima. “O objetivo é fazer com que elas tenham um olhar diferenciado e destaque a im-portância que elas possuem na sociedade”, afirma. Já a secre-tária de Saúde Nelsa Berselli Cecconi, complementa que será um momento motivacio-nal. “Esperamos que a parti-cipação seja maior do que no ano passado”, afirma Nelsa.

O público presente poderá

13RegionalQuarta-feira, 16 de março de 2016

REPROD

UÇÃ

O

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Estefania V. [email protected]

prestigiar a palestra de Jorge Trevisol que irá falar sobre a “Importância da mulher na sociedade”, além de presti-giar atrações musicais. Para fechar a programação, será oferecido um coquetel para as participantes. O evento é or-ganizado pelo Poder Público por meio da Secretaria de As-sistência Social e pela Secre-taria de Saúde.

Aniversário

O município de Monte Belo do Sul celebra no dia 20 de março, sua emancipação po-litica. Para marcar a data, no domingo, data da comemora-

ção, será celebrada uma Missa de Ação de Graças na Paróquia São Francisco de Assis, às 9h, pelo padre Vinicius Caberlon. Na oportunidade haverá uma benção especial.

ciamento de campanhas, pres-tação de contas; condutas ve-dadas e fechamento de contas. De acordo com Chiele, neste ano, os gestores devem ter um cuidado a mais quando forem fechar as contas do período de seu mandato. “Em maio, a Lei de Responsabilidade Fiscal completa 16 anos”, lembrou. Os participantes receberam uma apostila com os princi-pais pontos abordados duran-te o encontro.

solar, devem ser providencia-dos por cada participante.

Os domicílios serão visita-dos, e os voluntários irão en-tregar o material educativo, reforçando a importância no engajamento de todos para evitar que ambos os muni-cípios registrem casos des-tas doenças. Além disso, os moradores serão orientados e podem esclarecer dúvidas acerca do tema.

A ação irá mobilizar 1.200 voluntários em Garibaldi di-vididos em 24 grupos que buscam conscientizar as pes-soas dos 19 mil domicílios. Durante a campanha serão recolhidos os seguintes mate-riais: tonéis, garrafas plásti-cas, caixas de água, tanques, pneus, brinquedos velhos, piscinas plásticas, vasos de plantas, potes, lonas e demais materiais que estiverem em desuso e que podem se torar criadouros do mosquito.

Page 14: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Segurança Quarta-feira, 16 de março de 201614

Sensação de impunidade

Jovem é preso duas vezes pela Brigada em sete horasRapaz foi detido por furto em veículo e roubo com lesões no sábado

Leonardo [email protected]

Os exemplos da sensação de impunidade e do retrabalho

policial continuam a se repetir nesta crise da segurança gaúcha. No sábado, 12, um jovem com extensa ficha criminal foi preso duas vezes em flagrante pela Bri-gada Militar (BM), em aproxima-damente sete horas. O primeiro crime foi um furto em veículo no bairro Cidade Alta. Horas depois, o acusado agrediu um homem de 59 anos durante um roubo na Es-tação Rodoviária.

Marcelo Rodrigo Garcia Pin-to, 20 anos, é reincidente na prática criminosa desde 2009, quando tinha apenas 14 anos. Apenas como adolescente in-frator, o rapaz possui 18 acusa-ções de furtos e uma de posse de entorpecente (crack).

Em dois anos de vida adul-ta, Pinto possui nove indicia-mentos por furtos, três crimes de receptação e um roubo. O acusado estava em liberdade desde 25 de fevereiro, após ter permanecido seis meses reco-lhido em razão de uma prisão preventiva por um crime de furto em julho do ano passado.

Vítima é agredidana Rodoviária

Por 16 dias, Pinto passou despercebido pelo trabalho policial. Porém, neste final de semana, o jovem retornou a prática criminosa. Confor-me informações da BM, por volta das 14h foi denunciado que dois indivíduos estariam arrombando veículos na rua Agnaldo Silva Leal, no bairro Cidade Alta. No endereço, po-liciais militares encontraram dois indivíduos próximo a um automóvel que estava com o vidro lateral estourado.

Os dois suspeitos tentaram

fugir, porém acabaram cap-turados. A proprietária do veiculo foi encontrada, po-rém não constatou a falta de nenhum pertence. Os dois acusados foram apresenta-dos na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), porém o delegado responsá-vel entendeu que não haviam indícios suficientes para a la-vratura do flagrante.

Após prestarem depoimento, os suspeitos foram liberados. O possível comparsa de Pinto também possui diversos ante-cedentes criminais por roubo, furto e posse de entorpecente.

A segunda ocorrência foi registrada por volta das 21h, quando ocorreu uma tentati-va de assalto no banheiro da Estação Rodoviária. Um ho-mem de 59 anos foi agredi-do com socos na cabeça pelo acusado. Pela segunda vez no dia, policiais militares deram a voz de prisão em flagran-te a Pinto e o conduziram a DPPA. O flagrante foi lavrado e o indiciado encaminhado ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves. O Poder Judiciá-rio decretou nova prisão pre-ventiva do acusado.

Marcelo Rodrigo Garcia Pinto

Uma família do bairro Santa Helena pede ajuda da comu-nidade para encontrar Ivania Bruscatto, 29 anos, que está desaparecida há 10 dias. A mo-radora da rua Pedro Batista Menegotto foi vista pela última vez saindo de casa na manhã de 6 de março. O caso é inves-tigado pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP). Quem tiver in-formações pode entrar em con-tato pelo telefone 3452.7003 ou com a família no 3451.6619.

Ivânia vestia uma blusa ca-muflada, calça jeans e tênis naquele dia. Ela também es-tava com uma bolsa cinza. “Estamos desesperados. Ela sumiu enquanto o marido es-tava tomando banho. Ele saiu a procura, porém não tivemos mais notícias”, lamenta a tia Carmen Bruscatto Araldi.

De acordo com a família, Car-

Pedido de ajuda

Moradora do Santa Helena está desaparecida há 10 dias

Carlos Barbosa

Ciclista morre após ser atropelado por caminhão

men sofre de transtorno bipolar e possui histórico de depressão. Ela tinha o costume de cami-nhar. A tia descreve a desapare-cida como magra, cabelo crespo e cerca de 1,70m de altura.

Uma daquelas perdas difíceis de aceitar marcou a manhã de ontem, 15, em Carlos Barbo-sa. Heitor Hönig, de 20 anos, morreu após ser atropelado quando ia de bicicleta para o trabalho. O sepultamento está previsto para às 10h de hoje, 16, no Cemitério Público Mu-nicipal. O velório ocorre nas Capelas Caravaggio.

A colisão ocorreu por volta das 8h, na esquina das ruas Eli-sa Tramontina e Getúlio Var-gas, na área central da Terra do Queijo. A vítima foi atingi-da por um caminhão caçamba, placas IIN-5843. Os envolvidos seguiam em direção contrária. O Serviço de Atendimento Mó-

Ivania Bruscatto está com 29 anos

Heitor Honig ia para o trabalho

Acusado de roubo é espancadoConfusão no Planalto

A denúncia de um roubo a taxista no bairro Planalto in-triga a Polícia Civil. O acusa-do foi detido pelos motoristas e espancado por populares antes da chegada da Brigada Militar (BM). O homem de 35 anos, que não possui antece-dentes criminais, alega que foi agredido por não ter dinheiro para pagar a corrida.

A ocorrência foi registrada como Outros Crimes. De acor-do com o relato do taxista, o acusado teria solicitado uma corrida e, ao final, o atacado com uma corda no pescoço. O indivíduo roubou o celular e dinheiro do motorista.

Após a fuga, a vítima acio-

Taxistas localizaram o acusado na avenida Presidente Costa e Silva

Um taxista foi agredido com uma coronhada no rosto durante um as-salto no bairro Municipal na noite de sábado, 12. Conforme o registro da Polícia Civil, a vítima de 38 anos procurava por duas jovens que haviam solicitado uma corrida quando foi surpreendido por um indivíduo arma-do. O assaltante se aproximou pela janela do motorista e anunciou o crime com uma pistola. Foi roubado o rádio do veículo e uma quantia em dinheiro. Antes de fugir, o bandido atingiu o taxista com uma coronhada no rosto. O acusado vestia um moletom cinza escuro com capuz. O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP).

vel de Urgência (Samu) e os Bombeiros Voluntários foram acionados, porém a vítima foi encontrada sem vida.

nou outros taxistas pelo rádio e o acusado foi encontrado na ave-nida Presidente Costa e Silva.

A corda citada não foi en-

contrada. O motorista não apresentava lesões no pes-coço. O acusado prestou de-poimento e foi liberado.

WH

ATSAPP, D

IVULG

AÇÃ

O

Taxista é agredido em roubo no Municipal

FOTO

S REPROD

UÇÃ

O

Page 15: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Quarta-feira, 16 de março de 2016 15Segurança

Os números da violência deste início de ano estão

cada vez mais assustadores na Capital do Vinho. O nono assas-sinato foi registrado no bairro Tancredo Neves no sábado, 12. Se esta média de uma morte a cada oito dias for mantida, Ben-to Gonçalves terminará 2016 com 43 vítimas da violência. Quase o dobro do que foi regis-trado no ano passado (24).

Esta previsão alavancaria a Capital do Vinho para a 13º po-sição dos municípios gaúchos com mais mortes, conforme os dados de 2015 da Secretaria Estadual de Segurança Públi-ca. Seriam ultrapassados os in-díces de cidades como Guaíba (39) e Sapucaia do Sul (40). A estatística bento-gonçalvense se aproximaria de Rio Grande (43) e Cachoeirinha (44).

Sobre tal previsão do núme-ro de homicídios, a delegada Maria Isabel Zerman Machado prefere não opinar. “Não faço previsões deste tipo. Hoje, es-tamos vivendo um momento de caos na segurança pública e talvez este número elevado seja um reflexo disto. Acredito que o avanço do tráfico de entorpe-centes é um dos motivos, mas,

Alerta na Capital do Vinho

Uma vítima de violência a cada oito diasMédia deste início de ano aponta que Bento Gonçalves terminará 2016 com um assustador recorde de 43 assassinatos

Leonardo [email protected]

Morto a tiros no Tancredo Neves, Luis Felipe Bueno de Fraga estava na cidade há menos de duas semanas

Policiais militares preci-saram utilizar uma arma de choque para conter um foragido na madrugada de domingo, 13. O procurado do regime aberto, que havia danificado sua tornozeleira eletrônica foi localizado no Tancredo Neves.

Conforme registro da ocor-rência, o suspeito foi abordado na rua Adelaide Basso Pasqua-li, por volta da 0h40min, e in-formou uma identidade falsa (o nome do seu irmão). Devi-damente identificado, o acusa-do resistiu a abordagem e foi

necessário o uso da arma não letal. Mesmo algemado, o ho-mem ainda tentava fugir. Um policial militar acabou com fe-rimentos na mão e joelho.

Givanildo Fabiano Nunes de Oliveira, 39 anos, possui diversos antecedentes crimi-nais por furtos e receptação. Ele estava foragido desde 19 de fevereiro, quando violou a área permitida pela tornoze-leira eletrônica que utilizava no regime aberto. O procura-do foi encontrado sem o equi-pamento e responderá por dano ao patrimônio público.

Policiais utilizam arma de choque contra foragido

Resistência no TancredoPlantão

Um adolescente de 16 anos foi apreendido após um roubo a pedestre no Planalto na noite deste domingo, 13. Conforme as informações da BM, o assalto ocorreu por volta das 23h20min na rua Henry Hugo Dreher. A vítima, um turista, caminhava pela via pública quando o assaltante lhe deu uma gravata no pescoço. Foram roubados celular, carteira e relógio. Após a ação criminosa, o turista pediu ajuda no hotel da mesma rua. O acusado foi localizado nas proximidades do Ginásio Municipal. O menor de idade estava com os pertences da vítima e uma importância em dinheiro.

Menor é apreendido após assalto a turista

Uma colisão entre três caminhões na ERS-446 deixou um caminho-neiro gravemente ferido na tarde desta terça-feira, 15. O acidente ocor-reu no quilômetro 6, próximo a localidade do Paraguaçu, entre os muni-cípios de Carlos Barbosa e São Vendelino. O motorista de um caminhão Mercedes, de placas NER-9472 de Bento Gonçalves, perdeu o controle e invadiu a pista contrária atingindo um veículo de Dois Lajeados, placas ITT-3896, e o outro de Estância Velha, placas IRA-5407. Os feridos foram encaminhados para o hospital São Roque. Além da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foram acionados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os Bombeiros Voluntários dos municípios próprios.

Uma quadrilha atacou a agência do Banrisul do município de Santa Tereza no início da tarde de terça--feira, 15. Conforme as primei-ras informações divulgadas pela Brigada Militar (BM), o assalto ocorreu por volta das 14h30min, quando quatro homens encapuza-dos e fortemente armados invadi-ram o estabelecimento bancário. Os bandidos renderam o vigilante e roubaram sua arma e colete ba-lístico. Foi utilizada uma picareta para invadir o local. A quadrilha ainda assaltou uma cooperativa, um posto de combustível e uma lancheria do município. Durante a fuga em direção a Bento Gon-çalves, os assaltantes espalharam miguelitos pela rodovia. O veículo utilizado, um Palio de Caxias do Sul, foi encontrado abandonado.

Colisão deixa caminhoneiro em estado grave

Quadrilha provoca terror em Santa Tereza

com certeza, não é único. Este aumento da insegurança não é exclusivo de Bento Gonçalves”, opina a titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP).

Conforme ressaltado pela delegada Maria Isabel, as notí-cias estaduais apontam que os números de homicídios estão crescendo por todo o estado. Porém, ainda não há uma in-

formação oficial da Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre os números deste ano.

Conforme os dados do Co-mando Regional de Polícia Ostensiva Sul da Serra (CRPO Serra), com sede em Caxias do Sul, Farroupilha contabili-za oito homicídios neste ano. Apenas quatro morte a menos do que o registrado em todo o

ano de 2015. Já Caxias do Sul apresenta 19 assassinatos em 2016. A média de uma morte a cada quatro dias é semelhante ao registrado no ano passado.

Execução no

Tancredo Neves

O último homicídio ocorreu no início da noite de sábado,

12, quando Luis Felipe Bueno de Fraga, 42 anos, foi alveja-do com aproximadamente de 15 disparos de arma de fogo quando estava a poucos metros de sua residência na rua Ade-laide Basso Pasquali, no bairro Tancredo Neves.

Conforme informações da Brigada Militar (BM), o crime ocorreu por volta das 19h30min e possui indicíos de uma exe-cução. Os atiradores estariam em um carro. A suspeita é que tenha sido utilizada uma pisto-la calibre .380. De acordo com o relato da esposa, Fraga seria natural de Porto Alegre e estava morando em Bento Gonçalves há menos de duas semanas.

Fraga possuía diversos an-tecedentes criminais por fur-to, receptação, porte ilegal de arma e um roubo a estabele-cimento bancário em Porto Alegre em 1996. Ele estava em liberdade condicional desde 8 de outubro de 2015. Ele foi sepultado na manhã de ontem, 15, no cemitério do bairro São Roque.

O nono assassinato de 2016 é investigado pela 1ª Delega-cia de Polícia (1ª DP). A de-legada Maria Isabel afirma que ainda é muito cedo para divulgar qualquer informação sobre a investigação do caso.

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Page 16: 16/03/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.215

Luis Felipe Bueno de Fraga foi morto a tiros no sábado, 12, no Tancredo Neves

Cidade registra 9º assassinato

Aeródromo

Inauguração reúne milhares de pessoas

Página 7

Página 15Movelsul

Abertura conta com a presença do governador

Página 6

Preconceito

Bento ganha Comissão da Diversidade Sexual

Página 5

Impunidade

Rapaz é preso duas vezes em sete horas

Página 14

www.jornalsemanario.com.br

BENTO GONÇALVESQuarta-feira16 DE MARÇO DE 2016ANO 49 N°3215

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Edição 24 páginas

Primeiro Caderno .................... 16 páginasClassificados ............................ 8 páginas

(54) [email protected]

www.jornalsemanario.com.br

MAIS Ofertas

MAIS Conteúdo

MAIS Oportunidades

Bento Gonçalves • QUARTA-FEIRA • 16 de MARÇO de 2016 • Edição 3215

CasaAluguel

ALUGO quartos com água e luz

incluso, próximos à rodoviária.

Valor R$ 350,00. Tratar pelo fone

9119-6069. 23/03

ALUGO parte superior de uma

casa, dois quartos, sala e cozinha

conjugada, banheiro e área de

serviço, sem garagem, para duas

moças ou um casal. Tratar pelo

fone 9982-8669. 23/03

ALUGO peças com 1 quarto, sala

e cozinha conjugado, banheiro,

área de serviço e sem garagem,

para casal com no máximo 1 filho

e sem animal de estimação, no

bairro Progresso. Tratar pelo fone

3451-3948. 23/03

ALUGO parte superior de casa

com 1 quarto sala e cozinha con-

jugados, banheiro, área de servi-

ço e churrasqueira sem garagem,

para casa com no máximo 1 filho

e sem animal de estimação, no

bairro Progresso. Tratar pelo fone

3451-3948. 23/03

VENDO kitinete no Residencial

Brilho da Lua. Valor R$ 73.000,00.

Tratar pelo fone 3052-0012. 23/03

VENDO casa residencial em fase

final de construção com 450m²

de área construída composta de

6 dormitórios, 5 banheiros e de-

mais dependências, terreno com

970m², lugar tranquilo e seguro.

Valor R$ 650.000,00. Tratar

pelo fone 9196-8228. 16/03

VENDO casa de 2 pisos de

alvenaria, 217m², 2 portões ele-

trônicos, toda murada, com câ-

meras de vigilância e piscina, já

averbada. Valor R$ 570.000,00,

aceito imóvel de menor valor.

Tratar pelos fones 9619-2984 ou

9974-2572. 06/04

CasaVenda

ALUGO casa no bairro Aparecida,

3 quartos, sala, cozinha, banheiro

e lavanderia, toda com grades,

com aparelho de parabólica e

alarme, com lugar no pátio para

2 carros. Tratar pelo fone 9902-

1278, com Lourdes. 30/03

ALUGO porão no bairro Apareci-

da. Tratar pelo fone 9902-1278,

com Lourdes. 30/03

ALUGO porão simples, sala, quar-

to, cozinha e banheiro, no Santa

Helena 1. Valor R$ 300,00. Tratar

pelos fones 9629-7740 ou 9629-

7940. 30/03

ALUGO casa com 3 quartos, sala,

cozinha, banheiro, área de serviço,

garagem e pátio cercado bairro

Fenavinho, para casal ou pessoas

adultas sem animais de estimação.

Tratar pelos fones 3452-9200,

9996-9848 ou 9167-3939. 30/03

ALUGO parte inferior de uma casa

no bairro Humaitá, com 1 quarto

e demais dependências, sem

garagem, para casais sem filhos

ou rapazes. Tratar pelo fone 3451-

2521. 30/03

ALUGO casa no Centro 2 quartos,

sala com 2 ambientes,banheiro,

área de serviço e garagem. Valor

a combinar. Tratar pelo fone 3452

3461. 30/03

ALUGO sobrado com 2 dormitó-

rios, com sala e cozinha conjuga-

dos, banheiro e garagem.Valor R$

700,00. Tratar pelo fone 9202-

9099. 30/03

ALUGO casa com 2 quartos, sala,

cozinha, banheiro, área de servi-

ço, garagem e pátio cercado no

bairro Fenavinho, para casal ou

pessoas adultas sem animais

de estimação. Tratar pelos fones

3452-9200, 9996-9848 ou 9167-

3939. 30/03

ALUGO casa no bairro Santo

Antão com 1 quarto e demais de-

pendentes, churrasqueira e sem

garagem. Tratar pelo fone 8401-

6553 com Idomar. 30/03

ALUGO quarto para rapazes, no

bairro Botafogo, com cozinha,

banheiro, móveis, luz e água. Valor

R$ 450,00. Tratar pelo fone 9159-

5725. 30/03

ALUGO casa na Cohab, 2 quartos,

sala, cozinha, lavanderia, banheiro

e garagem, pátio fechado. Tratar

pelos fones 3452-7733 ou 9972-

1939. 30/03

PROCURO aluguel casa ou apar-

tamento nas proximidades do

aparecida,com 2 quartos, cozinha,

sala e banheiro. Tratar pelo fone

9651-6202 com Franciele. 30/03

ALUGO quarto com banheiro para

moça que trabalhe e/ou estude

em Porto Alegre. Endereço loca-

lizado no bairro Cavalhada. Tratar

pelos fones (051) 8115-0888 ou

(54) 9653-1177 com Marlise. 30/03

ALUGO casa cercada, com pátio

amplo, com um quarto, sala, cozinha

área de serviço e banheiro, locali-

zada na Rua Nelson Carraro, Santo

Antão, direto com o proprietário.

Tratar pelo fone 3453-4219. 30/03

ALUGO porão com 2 quartos, co-

zinha e banheiro, no Loteamento

São Paulo. Valor R$ 400,00 mais

água e luz. Tratar pelo fone 9998-

4801. 23/03

ALUGO para estudante dormitó-

rio, cozinha e banheiro mobiliados

no bairro São Roque. Tratar pelo

fone 9115-5080. 23/03

ALUGO porão no bairro Imigran-

te, para casal sem filhos e sem

animais de estimação. Valor R$

400,00. Tratar pelos fones 9634-

1552 ou 3452-0405. 16/03

ALUGO casa com dois quartos,

sala, cozinha, banheiro, área de

serviço, não possui garagem, rua

sem saída segura no bairro Santa

Marta próximo à igreja. Valor R$

700,00 com água inclusa. Tratar

pelos fones 9959-2732 ou 3452-

4132 com Narciso. 16/03

ALUGO casa conjugada com 2

quartos, sala, cozinha, área de

serviço, churrasqueira e banheiro,

com ou sem garagem no bairro

Licorsul. Valor R$ 680,00 mensal,

com caução. Tratar pelos fones

9667-5227 ou 9989-0004. 16/03

ALUGO quartos mobiliados para

rapazes. Tratar pelos fones 9974-

2227 ou 9923-2225. 16/03

ALUGO peças no Bairro Ouro

Verde, sem garagem. Tratar pelo

fone 3451-2216. 16/03

ALUGO dois porões com um quar-

to, sala, cozinha, banheiro, área de

serviço, não possui garagem, rua

sem saída segura no bairro Santa

Marta próximo à igreja. Valor R$

550,00 com água inclusa. Tratar

pelos fones 9959-2732 ou 3452-

4132 com Narciso. 16/03

ALUGO porão com 2 quartos, sala,

cozinha, banheiro, área de serviço,

sem garagem para casal com no

máximo 1 filho, no bairro Fátima.

Valor R$ 540,00. Tratar pelo fone

9159-2316. 16/03

ALUGO porão no bairro São Ro-

que, para casal sem filhos e sem

animais de estimação. Valor R$

400,00. Tratar pelos fones 3452-

0405 ou 9634-1552. 16/03

ALUGO casa de 3 andares ,

sendo o inferior composto de

sala comercial de 90m², e su-

perior com 4 quartos, sacadas,

terreno cercado, próximo a loja

de materiais de construção, en-

trada do bairro Santa Rita. Valor

R$ 2.600,00. Tratar pelo fone

9909-4157. 23/03

ALUGO ampla casa com 4 quar-

tos, sobrado e sacadas, terreno

cercado, próximo a lentral ma-

teriais de construção. Valor R$

1.500,00. Tratar pelo fone 9986-

1328. 23/03

ALUGO porão (quitinete) no bairro

Fenavinho com três peças, área de

serviço com banheiro, sala com

cozinha e 1 quarto, para no máximo

duas pessoas sem animais de es-

timação. Valor R$ 350,00 + água e

luz ficando em torno de R$400,00,

contrato de 6 meses registrado em

cartório. Tratar pelo fone (51) 8452-

8146. 23/03

ALUGO apartamento amplo, mo-

biliado, próximo à faculdade, para

3 moças que não possuam vícios.

Valor R$ 320,00 por pessoa, sem

custos de condomínio e IPTU, direito

a faxina 1 vez por semana, garagem

para motos. Tratar pelos fones 3452-

6385 ou 9612-9328. 16/03

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES