16/09/2015 - jornal semanário - edição 3165

16
Operação Cobertura Concursos podem ser cancelados Ministério Público vai entrar com ação civil pública para anular certames da Prefeitura e da Câmara Página 14 Páginas 8 e 9 Cerca de 540 crianças não conseguem lugar nas escolas de Educação Infantil do município Vagas em creches BENTO GONÇALVES Quarta-feira 16 DE SETEMBRO DE 2015 ANO 48 N°3165 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Um problema que não para de crescer CRISTIANO MIGON, ARQUIVO

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 23-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Operação Cobertura

Concursos podem ser canceladosMinistério Público vai entrar com ação civil pública para anular certames da Prefeitura e da Câmara Página 14

Páginas 8 e 9

Cerca de 540 crianças não conseguem lugar nas escolas de Educação Infantil do município

Vagas em creches

BENTO GONÇALVESQuarta-feira16 DE SETEMBRO DE 2015ANO 48 N°3165

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Um problema que não para de crescer

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Page 2: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 20152 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Noi - 3455.4513 ou 9923.1411

Atendimento ao assinante: 3055.3073 ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brwww.revistanoi.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

CirculaçãoQuartas-feiras e sábados

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan page:fb.com/jornalsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

O que foi feito até agora?O governo Pasin já está com dois anos, oito meses e de-

zesseis dias. Falta um ano, três meses e quatorze dias para seu término. Para as eleições falta pouco mais de um ano. Diante disso, há que se questionar o que foi feito para ten-tar minimizar os sérios problemas que temos com o trânsito de Bento Gonçalves. A Secretaria da Mobilidade Urbana e Gestão Integrada pouco ou nada tem feito em termos de co-municações com a comunidade. As críticas são sistemáticas, mas seu titular está fechado em copas. Deve ele entender – e, praticamente, toda a administração municipal – que a população de Bento Gonçalves não merece explicações. Res-ponder às próprias perguntas, minuciosamente elaboradas, não parece a qualquer pessoa de mediana inteligência a me-lhor forma de se comunicar. Cheguei a ouvir o cúmulo da prepotência quando me disseram que “era para continuar com minhas críticas porque com elas elegeria alguém”. Pelo que constato, ainda não me fiz entender de forma mais cla-ra. Talvez tenha que “desenhar”. Eu não faço críticas por mim, mas por todas as pessoas que me procuram para recla-mar das coisas que veem e sentem. E insistirei nas críticas até que esse ou outro governo tome as medidas necessárias para minimizar os problemas imensos que temos no nosso trânsito, muitos deles por falta de ação específica, pontual da administração municipal. Ou será que eu e milhares de usuários percebemos o absurdo gargalo do cruzamento das

Ruas General Osório com a Marechal Floriano? Será que só nós, usuários, percebemos a excrescência da Rua Mare-chal Deodoro onde tachões e uma placa de carga/descar-ga provocam engarrafamentos? Será que só nós, usuários, estamos de saco cheio com os entupimentos da Rua 13 de Maio? Será, meeessssmoooo, que só os usuários percebem os abusos a que os estacionamentos de idosos e deficientes estão submetidos, diariamente, pelos “sem noção”? E se for-mos falar de pedestres “sem noção” teremos assuntos para muitos espaços na imprensa. Pedestres atravessam ruas fora das faixas, jogando toda a responsabilidade pela sua in-tegridade aos motoristas; ignoram o fato de veículos serem obrigados a passar pelas calçadas para acessarem garagens e estacionamentos e que, para tanto, há, sim, prioridades. E nem podem dizer que não tem dinheiro para fazerem campanhas educativas de trânsito, já que o valor arrecada-do com multas de trânsito deve ser direcionado a elas. Em síntese, dá para se dizer que, além de um tímido corredor de ônibus em raras quadras, nada mais foi feito no trânsito da cidade. E se foi feito, pouco ou nada foi sentido. Resta saber, pois, o que estão esperando para agir. Será que é o tal de “estudo” que, segundo alguns comentam, nada mais é do que uma reprise de outro já feito? Como os “reis do pedaço” não descem do pedestal, o que resta é esperar para ver. En-quanto isso, convivamos com o caos.

Antô[email protected]

[email protected]

Marcelo DargelioBastidores

A proposta foi incluída no projeto no apagar das luzes, na terça-feira, 8, e vai impedir que crimes escandalosos, como os descobertos na Operação Lava--jato, sejam investigados. A corrupção descarada, que seria evitada com a resolução edita-da pelo TSE em 2014, vai poder correr solta novamente a partir do ano que vem, caso a presi-dente da República não tome uma ação efetiva para evitá-la.

Estamos acompanhando um descaso e uma verdadeira afronta ao eleitor brasileiro.

Não bastasse tudo o que es-tamos vendo acontecer, de-putados e senadores parecem ignorar todas as denúncias e resolvem criar um mecanismo de proteção que evite que eles caiam novamente em atos de corrupção, como aconteceu nas eleições do ano passado.

Infelizmente, o fim da trans-parência nas doações impedirá o mapeamento dos interesses empresariais nos governos e no Congresso. Imaginem como se-rão as doações nas eleições mu-nicipais do ano que vem?

Enganação política I

O Ministério Público Esta-dual está se especializando em desbaratar quadrilhas que apli-cam fraudes no Rio Grande do Sul. Depois da Operação Leite Compensado, agora a Operação Cobertura, que descobriu um es-quema de irregularidades entre sete empresas que organizavam concursos públicos no estado.

No caso de Bento Gonçalves, não entendo como uma empresa que não tinha habilitação em seu CNPJ para organizar e realizar concursos públicos vence não só

uma, mas duas licitações aqui no município sem que ninguém ve-rifique estas questões durante o processo licitatório.

Lembrando que, no nosso caso, os concursos só estão sen-do investigados pelo MP graças a denúncias anônimas de favo-recimento a alguns candidatos. Para aqueles que estão esperan-do há vários meses ser chamado no concurso da prefeitura, fica a frustração e a espera por uma nova prova. Na Câmara, será pior, terão que ser exonerados.

Operação Cobertura

Por um algo a mais

Enganação políticaE não é que muita gente acre-

ditou que a reforma política iria melhorar as eleições e dar mais transparência aos recursos repas-sados aos políticos? Mais uma vez nossos nobres deputados e sena-dores nos decepcionam e dão o chamado pulo do gato.

Desta vez, aprovaram que as próximas eleições serão as pri-meiras em que 100% do finan-ciamento empresarial de cam-panhas será feito por meio de doações ocultas, ou seja, aquelas em que é impossível detectar o

vínculo entre empresas finan-ciadoras e políticos financiados. Resumindo, meus amigos, o di-nheiro vai direto para os partidos, sendo repassado de forma limpa aos políticos, impedindo o TSE de descobrir qualquer vestígio de corrupção eleitoral.

O projeto foi para sanção da presidente Dilma Roussef, que ainda pode vetar a parte das doa-ções ocultas, mas acho muito difí-cil que o faça. Mais uma vez, nós, o povo, fomos enganados com mais uma artimanha política.

Na segunda-feira, 14, acompa-nhei a palestra do presidente da Stihl do Brasil, Cláudio Guenther, durante a reunião almoço do CIC/BG. Em suas palavras, durante várias vezes, o dirigente utilizou as palavras “algo a mais” em vá-rios pontos de sua explanação.

Chamou-me atenção que as em-presas sempre exigem um “algo a mais” do funcionário, porém, mui-tas vezes, não dão a contrapartida e a valorização necessária ao seu colaborador para que ele se torne realmente um líder formador de opinião dentro da empresa.

Por outro lado, que muitos co-laboradores reclamam que não são valorizados em seus locais de trabalho, mas também não realizam aquele “algo a mais”, mesmo que a empresa lhe ofere-ça alguns benefícios.

É deste jogo de empurra que Guenther falou em sua pales-tra, mostrando que os dois lados precisam avançar neste processo para que se alcance algum tipo de desenvolvimento. Uma luta árdua e constante, que não pode ser abandonada por nenhum dos lados, seja patrão ou empregado.

Page 3: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

PainelQuarta-feira, 16 de setembro de 2015 3Opinião

Até sábado, 19, Bento Gonçalves será sede do I Congresso Ibero-Americano de Orientação de Carreira da Abop e XII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. Promovido pela Associação Brasileira de Orienta-ção Profissional (Abop), o evento é um dos mais importantes na área de Orien-tação Profissional e de Carreira do Brasil. Hoje, na abertura do congresso, das 13h às 18h, os interessados no tema Educação para a Carreira, poderão assistir gratuitamente às palestras no site do evento. Informações, inscrições e trans-missão online pelo site www.abopbrasilcongresso.org.br.

Congresso de orientação de carreira

Aumento de impostos, corte de despesas, enquanto isso constrói-se estapafúrdio pavilhão na Rua Coberta estragando o visual da Casa das Artes e do prédio do Sesi, eliminando uma rua importante. Não é o símbolo do mau gasto do dinheiro público federal? Não é por coisas como essas que o Governo Dilma está pior?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

Semáforo Semanário

PARE

ATENÇÃO

SIGA

Com a violência acentuadaem alguns bairros da cidade.

Para a falta de vagas nas creches do município.

Com as investigações nas fraudes dos concursos.

Use a hashtag #jornalsemanario no Instagram e compartilhe suas fotos conosco

A leitora Camila Nalin registrou os primeiros sinais da primavera, que inicia na próxima semana.

Foto do Leitor

“A Marca da Maldade”, dirigido por Orson Welles, está entre os títulos exibidos no Teatro Sesc Bento Gonçalves, na avenida Cândido Costa, nº 88, no projeto CineSesc. A obra tem sessão às 19h30, hoje, 16, com entrada franca. Após a veiculação do filme, será realizado o Cine Comentado com o publicitário e cineasta Rogério Rodrigues. Mais informações sobre esta e outras atividades promovidas pelo Sesc Bento Gonçalves podem ser obti-das pelo telefone (54) 3452.6103.

Clássico de Orson Welles em Bento

Na segunda-feira, 14, o comandante do 6º Bata-lhão de Comunicações do Exército, coronel Alexan-der Ferreira compareceu à Câmara de Vereadores, onde apresentou o novo comando da unidade, que será integrado pelo tenente-coronel Lucio Guerra, pelo capitão Leandro Silva Nery e pelo capitão Bru-no Magalhães. Na oportunidade, os militares ainda presentearam os parlamentares com um selo come-morativo aos 150 anos do nascimento do marechal Cândido Rondon, patrono das Comunicações.

Novo comando no 6º BCOM

Isenção da taxa sobre a fatura men-sal e sobre a primeira via de cartão são os principais benefícios que os novos associados do CIC-BG podem usufruir graças a um convênio assinado entre a entidade e o Banrisul Cartões. A ofi-cialização do acordo operacional ocor-reu nesta segunda-feira, 14, durante palestra-almoço com o presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther. O con-vênio traz vantagens e condições dife-renciadas em produtos do Banricard e os associados do CIC-BG terão, durante a vigência do contrato, taxa de adminis-tração zero sobre a fatura mensal para os produtos contemplados neste con-vênio, com prazo de pagamento de sete dias. Também está garantida a isenção da taxa da primeira via de cartão. O convênio foi assinado pelo presidente do CIC/BG, Leonardo Gior-dani, pelo superintendente Regional Serra do Banrisul, Osmar Paulo Vieceli e pelo diretor Comercial do Banrisul Cartões, Antonio Carlos Antunes.

Acordo pioneiro entre CIC-BG e Banrisul CartõesFOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Page 4: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 20154 Geral

Paulo Vicente Caleffi

Crônica

Embarrei os sapatos ao passar por um desvio da São Vendelino. Já no Aeroporto Salgado Fi-lho, antes de fazer os trâmites do embarque no balcão da companhia, deixei meus sapatos com os engraxates e fui só de meias. Fiz até uma fezi-nha na lotérica e depois voltei para pegar os sa-patos, já limpinhos. Ninguém reparou.

Desde então, deixo os sapatos com os engraxates e vou dar uma olhadinha na banca de revistas ou tomar um cafezinho no bar em frente (só não vou ao banheiro: vá que molhe). Ninguém repara.

No dia em que o Paulo Cesar e eu decidimos fa-zer uma reunião com banqueiros em Porto Ale-gre, optamos pelas mesas externas do restauran-te no piso superior do aeroporto. Ia tudo bem até que o engraxate apareceu na reunião carregando em dois dedinhos da mão o lustroso par de sapa-tos. Tentei não parar a conversa e calçar, mas não adiantou. Eles repararam.

Há algumas décadas fui recebido por Lazaro Brandão, presidente do BRADESCO, na Cidade de Deus – SP. Depois da conversa, respeitosa-mente pedi licença para uma pergunta de cará-ter particular. Autorizado que fui pelo ilustre ho-mem de negócios pedi:

- “É verdade que o senhor usa seus sapatos sem as meias?”

- “Aguarde um momento”, disse ele. De sua cadeira o Lazaro chamou o Sr. Braga,

que estava na sala ao lado, e o apresentou. - “Este é o Braga e agora somos sócios. O Bradesco

e a Atlântica Seguros fizeram uma parceria. Repare que o Braga não usa sapatos no escritório e eu não uso meias. Nós nos completamos”. Rimos e marcou para sempre. Grandes homens!

Na palestra que proferi no evento da Agas, a convite do Antônio Cesa Longo, eram oitocen-tos empresários varejistas no teatro da Fiergs e para que nunca mais esquecessem do tema (Ser Diferente – Inovação), me apresentei sem sapa-tos. Mesmo no palco, sob holofotes, se não falo do feito, ninguém reparava.

É assim com o supermercado: se for igual aos de-mais, a escolha não importa ao consumidor. É ne-cessário inovar para ser diferente e esta diferença precisa ser mostrada. Senão, ninguém repara.

Inove e mostre

O texto do documento que irá reger as futuras alterações

no trânsito do município está entrando em fase de conclusão. Foi entregue na quinta-feira, 10, a minuta do Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Plan-Mob), ao líder do governo na Câmara de Vereadores, Moi-ses Scussel Neto (PMDB), para análise e deliberação do Poder Legislativo. A etapa antecede a sanção do prefeito para a ins-tauração do projeto como lei municipal.

O processo de elaboração do documento contemplou sete etapas: levantamento e análise de dados, leitura técnica, leitu-ra comunitária, proposições e diretrizes, propostas, elabora-ção de minuta de projeto de lei e aprovação. O documento final também foi analisado pelos téc-nicos da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobili-dade Urbana (Segimu), e apre-sentado para a comunidade em audiência pública. O plano rege as diretrizes que o governo deve praticar e elenca prioridades na mobilidade urbana para os pró-ximos 20 anos.

Entre as propostas sugeri-das para garantir a trafegabili-dade na cidade, tem destaque a construção da Avenida do Progresso, no mesmo trajeto dos trilhos do trem de norte a sul; a criação de ligações inter-bairros e a elaboração de vias perimetrais, para estimular a descentralização do tráfe-go de veículos; a moderniza-ção das vias públicas com a construção de túneis e viadu-tos; aumentar o incentivo ao transporte coletivo, tornando mais acessível e atrativo com reajustes de tarifas e aumento do conforto em paradas e ve-ículos; a criação de ciclovias, estimulando o uso da bicicleta e a viabilização da construção de edifícios-garagem para es-tacionamento de veículos.

Tramitação normal no Legislativo

O projeto tramitará normal-mente pelo Legislativo. De acor-do com o presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo (PDT), o prazo para análise, votação e retorno do documen-to ao Poder Executivo deverá ocorrer em até 45 dias. “Fun-ciona como uma proposição normal, está sujeito à emendas,

pedidos de vista e outros recur-sos que podem ser aplicados ao processo. Contudo, devido à complexidade do documento, acredito que será inserido na Ordem do Dia para apreciação sem delongas”, afirma.

Líder do Governo na Casa e responsável pela inclusão do documento para avaliação, o vereador Moisés Scussel Neto (PMDB), ressalta o compro-misso do Governo Municipal em discutir junto ao Legislati-vo o PlanMob. “O documento é bastante propositivo em seu texto base, contudo, acredi-to que o legislativo dará sua contribuição para que o pro-jeto final fique ainda mais completo”, analisa.

A elaboração do documen-to é uma determinação do Ministério das Cidades e visa atender ainda aos dispositivos pertinentes à Lei Federal nº 12.587/2012, que elenca dire-trizes como a prioridade dos modos de transportes não mo-torizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte pú-blico coletivo sobre o transpor-te individual motorizado, tal qual a integração com a política de desenvolvimento urbano e respectivas políticas setoriais de habitação.

Elaboração do texto foi realizada em sete etapas contando com a participação popular por meio de consultas

Documento entregue para avaliação do Legislativo

Plano de Mobilidade Urbana

Minuta deverá ser analisada e votada pelos parlamentares em até 45 dias

Cristiano [email protected]

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Page 5: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 5Geral

Uma assembleia de tra-balhadores realizada na

sexta-feira, 12, no Sindicato dos Trabalhadores nas In-dústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçal-ves (Sitracom-BG), decidiu de forma unânime rejeitar a contraproposta apresentada pelo sindicato patronal para a viabilização do dissídio da categoria. A sugestão apre-sentada pelos patrões foi ana-lisada e considerada pelos operários como insuficiente para que fosse aprovada. “A deliberação dos companhei-ros seguiu um forte princípio desse sindicato que é o de lu-tar por avanços e conquistas para os trabalhadores. Como

Durante assembleia, trabalhadores se manifestaram de forma unânime contra o que foi apresentado pelo Sindmóveis

Categoria deve encaminhar uma nova proposta de acordo coletivo

Rejeitada contraproposta patronal Sitracom

O Programa Mais Médicos é muito mais que médicos. Você que sonha em ser médico,esse é o caminho cheio de oportunidades.

Uma Pátria Educadora se faz com mais acesso à educação.

Ministério daEducação

• Mais 11.400 vagas para medicina até 2017.• 5.200 vagas já autorizadas e um novo currículo de medicina.• Expansão de vagas de residência médica em andamento. E, a partir de 2019, cada médico formado terá garantida a sua vaga de residência.

Acesse maismedicos.gov.br e informe-se sobre os novos cursos de medicina, vagas de graduação e residência médica.

O Brasil do Mais Médicos é o Brasil que cuida, educa e avança.

os números propostos pela classe patronal não alcança-ram as expectativas, os traba-lhadores optaram por rejeitar o acordo”, disse o presidente do Sitracom-BG, Itajiba Soa-res Lopes.

Os trabalhadores do setor moveleiro não se conformam em receber um piso salarial que fique abaixo do estipula-do para o Estado e conside-ram que não há motivos para retrocessos. “É uma questão de justiça. Nossos compa-nheiros produziram e garan-tiram os ganhos dos patrões e não há reconhecimento por isso. Para piorar a situação tentam ainda diminuir os ga-nhos a que têm direito. Foi

por isso que de forma sobera-na a assembleia resolveu re-jeitar parcialmente o que foi oferecido”, comentou o sindi-calista Arcelo Rossini.

Ainda nessa semana, os tra-balhadores encaminharão ao sindicato patronal uma nova proposta de acordo coletivo. “Temos a convicção de que a proposta dos nossos compa-nheiros é viável e que qual-quer coisa abaixo disso é uma tentativa de tornar suas vidas menos digna. Nossa luta é por justiça social e não estamos dispostos a pagar a conta de uma crise que só atinge um lado que é o do trabalhador”, concluiu o vice-presidente do Sitracom-BG, Ivo Vailatti.

DIVU

LGA

ÇÃO

Page 6: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 20156 Geral

Objetivando a expansão em-presarial, tal qual a criação de condições favoráveis para a instalação de novas em-presas, a Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômi-co, apresentada pelo prefeito Guilherme Pasin, em encontro na noite de segunda-feira, 15, em reunião com lideranças de diversos setores produtivos, promete aquecer a economia municipal. O texto propõe a isenção do Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis (ITBI), do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além de outros estímulos.

A concessão se dará tanto para novas empresas quanto para aquelas já instaladas na cidade. Para isso, estas devem ampliar a área produtiva em, no mínimo, 20%, e comprovar a ge-

ração de novas vagas de empre-go ou ampliar a massa salarial.

Quanto a benefícios de ordem econômico-financeira o grande destaque é para a restituição de parcela de retorno do ICMS até 50% do valor transferido ao Município, para novas empre-sas no setor de alta tecnologia, num prazo limite de cinco anos.

O presidente do CIC-BG Le-onardo Giordani ressaltou que as entidades deveriam se reunir mais vezes com o Poder Público Municipal para buscar soluções. “Este é um grande e importante passo, justamente por ter par-tido da municipalidade. Agora, construindo juntos, temos certe-za de que os resultados serão os melhores possíveis”, salientou.

Depois de ser discutido com as lideranças, o texto será alterado pelo Executivo e seguirá para votação na Câmara de Vereado-res nos próximos dias.

o desenvolvimento de diver-sos setores da cidade, além de evitar a cobrança judicial e regularizar a situação do con-tribuinte.

Segundo o secretário muni-cipal de Finanças Marcos Fra-calossi, ao deixar de pagar um tributo, o contribuinte paga

juros de 1% ao mês, além da multa de 10% sobre o valor to-tal. “A vantagem do programa é que a anistia vai dispensar boa parte desses encargos, e o contribuinte vai pagar apenas o tributo com a atualização monetária, que não pode ser dispensada”, afirma.

Estimando um acréscimo em relação à participação popular registrada em 2014, Fracalossi calcula que o município possa arrecadar cerca de R$ 4 mi-lhões em 2015. “O programa atinge duas questões adminis-trativas, e uma do próprio con-tribuinte. Na parte do Governo Municipal, o programa auxilia na contenção do crescente nú-mero de ações judiciais contra inadimplentes, que chagou a mais de 6 mil neste ano, e tam-bém faz frente à falta de repas-ses Estaduais e da União, que colocam as finanças do Execu-tivo em posição difícil. Já na área do consumidor o ganho se dá nos descontos significativos sobre o valor total de multas e juros para quem opta por qui-tar seus débitos com o Municí-pio”, revela.

Protesto de devedores

A falta de punição com os inadimplentes municipais fez com que o secretário relutas-se quanto ao lançamento do Refis 2015. “Até o último ano não acontecia nada com o

contribuinte que não pagava os tributos dentro do período estipulado. Era uma situação desmotivadora aos que quita-vam suas dívidas em dia. Ten-do isso em vista, optamos por tornar a penalização aos deve-dores mais rigorosa, com o re-gistro de protesto em cartório, ou seja, ficará com seu nome registrado, gerando um leque de complicações com o CPF, ou em casos mais complicados terá a cobrança ajuizada pela Procuradoria Geral do Municí-pio”, explica.

Outra forma de incentivo aos bons pagadores é a diminuição da porcentagem de desconto oferecida em comparativo ao último ano em 20%. “É injusto que quem não contribua conti-nue usufruindo de serviços pú-blicos como iluminação e coleta de lixo. É preciso ser raso, iguali-tário, cobrar de todos e eliminar com os velhos “amigos do rei”, que usam artimanhas e influ-ência para não serem enqua-drados. Optamos pela redução no desconto justamente para incentivar o pagamento no perí-odo certo”, finaliza.

Em tempos de adversidade, onde a cada dia novos cor-

tes nos repasses da União para Estados e Municípios são anun-ciados, manter as contas no azul é uma tarefa árdua, tanto para o Poder Público quanto para o contribuinte. Entretanto, anu-almente, o segundo semestre traz consigo uma oportunidade para que os problemas finan-ceiros de ambos os lados sejam amenizados.

Em funcionamento desde quarta-feira, 9 de setembro, o Programa de Recuperação Fis-cal (Refis), é uma alternativa para que pessoas físicas e jurí-dicas possam quitar seus débi-tos em atraso com o município desfrutando de desconto de até 60% sobre a multa e con-sequentemente, aumentando a arrecadação de impostos da cidade. O objetivo do Refis é diminuir a inadimplência de contribuintes e empresas da cidade, garantindo à Prefeitu-ra a recuperação de créditos municipais, importantes para

Executivo se reúne com líderes setoriais para deliberação

Alternativa objetiva facilitar o pagamento de dívidas de impostos

Lei visa facilitar a expansão empresarial criando condições favoráveis

Para pagar menos e auxiliar a cidade

Lei de Incentivo ao Desenvolvimento

Refis 2015

Programa oferece dedução de até 60% em juros e multas para contribuintes em situação de inadimplência com o Município

Cristiano [email protected]

Incentivos propostosIsenção do ITBI e IPTU para

implantação ou ampliação do empreendimento;

Isenção sobre o valor da mão de obra que compõe o custo da construção ou ampliação de pré-dios para instalação de empresas novas ou existentes;

Isenção de taxas para licencia-mento ambiental para movimen-tação de terras;

Isenção de taxas para autoriza-ção de letreiros, adesivos publici-tários e mídia digital na fachada de estabelecimentos comerciais;

Restituição de parcela de retor-no do ICMS, de até 50% do valor transferido, para novas empresas de alta tecnologia.

Page 7: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 7Geral

Educação

Mundo Senai busca profissionalismoAlunos visitaram as unidades para conhecer diferentes cursos e opções para se tornarem ativos no mercado de trabalho

Luiza [email protected]

Com o propósito de indicar os diferentes caminhos

profissionais a serem segui-dos, o Mundo Senai reuniu na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de setembro, alunos de várias es-colas a fim de apresentar ofici-nas dos cursos disponíveis na instituição de ensino. O even-to, que está em sua 6ª edição, ocorreu em todo o Brasil, de forma simultânea, reunindo estudantes e interessados.

A escola Santa Helena foi uma das visitantes. Apaixona-da por marcenaria, a estudante do oitavo ano do Ensino Fun-damental Juliana Oliveira gos-tou ainda mais ao visitar a ofi-cina desta área. “Tirou minhas dúvidas e, com certeza, quero fazer o curso”, conta.

A estudante do 2º ano do En-sino Médio, Júlia Serafini foi visitar as instalações sem acom-

Juliana já cursa Confecção em Artefatos de Couro e quer Marcenaria

panhamento da escola. “É muito bacana verificar os cursos pro-porcionados”, diz Julia que já fez dois módulos de Assistente em Administração pelo Senai. Agora ela pretende cursar facul-dade de Direito, mas não deixa de pensar na possibilidade de estudos profissionalizantes.

O evento não oportuniza ex-periências apenas para quem o visita, mas também para quem o organiza. Há nove meses os alu-nos de Assistente em Adminis-tração do Senai, Camila Silveira Girard e Gabriel Poletti fazem parte da equipe, auxiliando nas atividades. De acordo com eles,

os cursos ensinam valores para se tornarem melhores profis-sionalmente e como cidadãos. “Ainda desperta interesse nos jovens em aprender e ter uma profissão”, salienta Camila.

Conhecimento

Quem também vê o evento como uma oportunidade de conhecimento é a instrutora Idilia Balbinot Zardo, há dois anos no local. “O Mundo Senai estimula a formação de jovens e adultos, utilizando tecnolo-gias e recursos inovadores”, explica. Para ela, ocasiões como esta só agregam valor à sociedade e fazem os alunos da escola e visitantes refletirem sobre o que desejam seguir.

O diretor do Senai Cetemo César Augusto Modena fala da importância da divulgação dos cursos. “Mostrar, principalmente aos jovens, o que podemos ofe-recer à comunidade é o principal

objetivo”, comenta. Iniciativa do Departamento Regional, o Mun-do Senai demonstra, segundo ele, como funciona a sistemáti-ca da instituição e oportuniza a chance de entender melhor cada área oferecida. De acordo com Modena, os cursos mais procura-dos são os de automação indus-trial e eletromecânica.

Para incentivar a visitação, o Senai disponibilizou transpor-te das escolas até as unidades do município. “Foi uma forma que encontramos de divulgar o evento”, explica. Tanto jovens quanto adultos podem ser alu-nos da escola que possui cur-sos de curta e média duração. No Mundo Senai, estas opções são exemplificadas e apresen-tadas aos visitantes para sanar dúvidas sobre o futuro profis-sional. Palestras, minicursos, orientações, mostras tecnoló-gicas e visitas aos laboratórios são algumas das atividades ela-boradas aos interessados.

LUIZA

AD

ORN

A

Page 8: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 20158 Geral

A falta de vagas em escolas de educação infantil não é

novidade em Bento Gonçalves. Desde 2012, o Ministério Públi-co acompanha o déficit de va-gas para crianças nas creches, sejam públicas ou privadas. Ainda no início de 2015 o nú-mero de crianças sem o direito chegava a 450 e, em setembro, o índice ultrapassou 540. A Se-cretaria de Educação, apesar de conhecer a realidade, afirma não conseguir mais locais, prin-cipalmente para os pequenos de até dois anos de idade, que pre-cisam ficar no berçário. Vagas gratuitas em creches são asse-guradas pelo Estatuto da Crian-ça e do Adolescente (ECA).

Na sexta-feira, 11, o promo-tor de Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Élcio Resmi-ni, convocou uma reunião com representantes da Secretaria de Educação, da Defensoria Pú-blica, do Poder Judiciário e do Centro de Indústria Comércio e Serviço (CIC) para apresentar como a situação tem se agrava-do nos últimos meses e discu-tir possíveis soluções. “Mesmo com o inquérito aberto desde 2012 a situação não era tão grave nos primeiros dois anos. Em 2014, mesmo com a Esco-la Alviazul aberta, o número de crianças precisando de creche dobrou e, em 2015, aumentou ainda mais”, explica.

O promotor Resmini destaca que, apesar de estar à frente do inquérito, conhece a situa-ção da Secretaria de Educação

Mais de 540 crianças estão fora da escola, mas Secretaria de Educação afirma que está buscando soluções alternativas

Escolas particulares também não têm espaço nos berçários

Prefeitura e Ministério Público têm dificuldade de encontrar saída para problema histórico do município

Os pequenos de até dois anos demandam mais estrutura e profissionais

Cresce déficit de vagas em crechesEducação infantil

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Vitória [email protected]

e acompanha os esforços da equipe para solucionar o pro-blema. “Não estamos culpando o Poder Público pelo déficit. Percebemos as dificuldades enfrentadas, por isso convo-quei a reunião, para que mais pessoas saibam o problema que a cidade enfrenta e para que, juntos, possamos pensar em uma solução”, justifica.

Resmini acrescenta que as ações judiciais estão garantin-do vagas para os pais que re-correrem, mas coloca em ques-tão o risco que a qualidade da educação corre. “Os processos julgados garantem o direito de a criança estar em alguma es-cola, mas isso infringe as nor-mas de números de alunos por

Das mais de 540 vagas que faltam na cidade, a maioria é para crianças de zero a dois anos, que precisam ficar no berçário. Segundo o promotor Élcio Resmini, essa demanda é maior porque a oferta de vagas é menor. Ele explica que essas crianças necessitam de mais atenção e cuidado, por isso é preciso mais profissionais por número de alunos e também mais espaço para acomodar todos os berços. “É estipulado um máximo de cinco crianças

sala de aula. Imagine se todos os pais recorrerem e o Judiciá-rio aprovar a permanência das crianças nas escolinhas. Elas ficarão superlotadas e o ensi-no será comprometido, isso sem contar a possibilidade de colocá-las em risco. Se aconte-cer um incidente, será culpa de quem?”, questiona.

Imigração é o principal problema

A secretária de educação Iraci Vasques, afirma que muitas famílias chegam a Bento Gonçalves em busca de emprego e mais qualidade de vida e, junto delas, vêm as crianças com a necessidade

de acolhimento pelas creches. Por semana, Iraci estima que cinco famílias chegam ao mu-nicípio. “É a única explica-ção para que o número tenha crescido tão rápido durante o ano. No fim de cada ano letivo abre o processo seletivo para que os pais inscrevam seus fi-lhos e, após as matrículas, o número não deveria aumen-tar tanto”, justifica. Além dos imigrantes, mais de mil bebês nascem em Bento Gonçalves por ano.

Iraci aponta que 1996 crian-ças estudam em escolas pú-blicas de educação infantil na cidade. Além destas, mais 400 vagas em instituições particu-lares foram compradas para

suprir a necessidade. No en-tanto o número não foi sufi-ciente em 2015. “Nós fizemos um levantamento com base nas nossas necessidades de 2014 e optamos por comprar 400 va-gas que fechava também o nos-so orçamento”, detalha.

Antes da compra das vagas, as escolas particulares são con-vidadas a se inscreverem para receberem as crianças que iriam para as creches públicas, mas nem todas aceitam. “Nós compramos todas as vagas que estavam disponíveis. Agora não temos mais escolas ofe-recendo as vagas que precisa-mos e, mesmo se tivéssemos, a verba é finita, utilizamos tudo o que havia disponível, infeliz-mente”, lamenta Iraci.

As duas escolas de educa-ção infantil que estão em fase de conclusão têm o funciona-mento previsto para a meta-de de 2016 e, mesmo com a abertura de 250 vagas, não devem ser suficientes para suprir a demanda. A secre-tária demonstra surpresa com o aumento e afirma que as reuniões terão sequência para tentar encontrar uma solução. “As creches estão em fase de conclusão, mas as obras estão em ritmo normal, não acelerado. Com isso as obras devem acabar até o fim do ano, mas é preciso licitar a compra de materiais e contra-tar profissionais. Espero tê--las funcionando até maio ou junho. Por enquanto, seguire-mos discutindo possibilida-des com a parceria de outros órgãos”, estabelece.

por profissional e mais espaço de sala de aula para que todos os berços caibam. Por isso, o custo de manter esta ala é maior e menos vagas são ofere-cidas”, justifica.

Resmini também destaca que algumas escolas particu-lares não se interessam em vender as vagas para o Poder Público, já que o pagamento é menor do que de uma família que contrata o serviço de for-ma particular. “Nem todos se interessam, mas é um direito

que eles têm. Ninguém é obri-gado a vender vagas para a Prefeitura”, assegura.

A secretária Iraci Vasques afirma que a Secretaria de Educação tentou comprar mais vagas de berçário ainda no início do ano, mas que as possibilidades de compra são restritas. “Não temos recursos para comprar. Se tivéssemos não há a possibilidade porque estão todas lotadas, então pre-cisamos encontrar outra saída e não insistir nisso”, completa.

Page 9: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Na reunião realizada pelo promotor Élcio Resmini, o presidente do Centro de In-dústria, Comércio e Serviço (CIC), Leonardo Giordani, foi convidado para debater a pos-sibilidade de o poder privado auxiliar nesta situação. Se-gundo Resmini, se os empre-sários disponibilizarem auxí-lio-creche para pais que não têm a possibilidade de pagar uma instituição particular, o déficit seria mais baixo. “Exis-tem empresas que oferecem o benefício, mas são apenas al-gumas. Se o número de indús-trias comprometidas aumen-tasse, a situação ficaria menos preocupante”, explica.

O promotor comenta que, mesmo nas empresas que disponibilizam o benefício, existem famílias que utilizam as creches públicas, tirando vagas de outras pessoas. “Há algumas famílias que, além de ganhar o benefício creche na indústria onde trabalha, também utilizam das vagas públicas. É preciso que haja bom senso por parte dos pais das crianças, já que há tantos pequenos sem vaga”, analisa.

O presidente do CIC concor-

Solução em curto prazo pode ser parceria com empresários

O auxílio-creche é disponibilizado apenas em empresas de grande porte

CRISTIAN

O M

IGO

N A

RQU

IVO

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 9Geral

da com a ideia. Segundo Gior-dani, muitos não pensam que há outras pessoas que necessi-tam da bonificação enquanto utilizam algo público de forma irregular. “Quem usa o bene-fício da creche sem precisar precisa pensar que existem outras 500 crianças sem vaga. Há ainda aqueles que, mesmo não trabalhando usam as va-gas públicas. Não seria mais sensato deixar que as pessoas que trabalham usem do pro-vento?”, reflete.

“Não podemos ter mais custos”

Apesar de se solidarizar com a causa, Leonardo Gior-dani afirma que o momento econômico não é propício para que as empresas tenham mais custos. Segundo ele, para aqueles que não ofere-cem o auxílio-creche, passar a oferecer é um adicional muito alto. “Muitas empresas concedem o benefício e ainda há uma pequena parcela que tem creche própria dentro da fábrica. Porém isso é uma ex-ceção para as grandes empre-sas e é feito também em par-

ceria com o Poder Público”, comenta.

A solução, segundo Giordani, seria uma revisão na Legislação municipal. Para ele, um fundo municipal de educação infantil seria uma solução para o pro-blema onde o auxílio viria de forma espontânea e sem com-prometer empresas. “Acredito que essa medida já existiu em Bento Gonçalves. Precisaría-mos rever este projeto, estudar e, dentro das possibilidades, reativá-lo. Acredito que seria a melhor saída para o momen-to”, analisa.

O presidente do CIC afirma que foi a primeira vez que se in-teirou do assunto e que percebe a gravidade do problema. “Nós não tínhamos conhecimento de como esse problema afeta-va nossa cidade e o mercado de trabalho. Agora sabemos a importância que tem e procura-remos ajudar no que for possí-vel. Contudo, quero destacar o bom trabalho que a Secretaria de Educação desenvolve e fri-sar que este é um problema que foge do controle, pois não existe como prever os nascimentos ou a chegada de mais pessoas na cidade”, finaliza.

Page 10: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 201510 Geral

orçado em aproximadamente R$ 2 milhões.

Como era de se esperar, a ân-sia pela contemplação da obra

concluída se espalhou pela co-munidade. Para a dona de casa Arminda Helena Dias, 66 anos, a abertura do espaço representa

mais tranquilidade para o lazer de sua família. “Meu filho gosta de andar de skate, e como não tem local próximo para a práti-

ca, ele precisa se deslocar até o centro. Com a abertura da pista, tudo ficará mais próximo e segu-ro”, observa.

O secretário de Juventude, Es-porte e Lazer, Gustavo Sperotto, ressalta que a obra poderia ter sido entregue há muito tempo para a população, contudo, a empresa vencedora da licitação, mesma companhia responsável pelas obras da Unidade de Pron-to Atendimento (UPA) e Unida-de Básica de Saúde (UBS), abriu mão da construção devido a problemas financeiros. “Quando a obra foi paralisada, já tinham sido gastos cerca de R$ 100 mil nas fundações, menos de 5% do total da construção. Devido à demora nos trâmites burocráti-cos e à deterioração das estru-turas pelo tempo, teremos que praticamente recomeçar a cons-trução do zero”, explica. A ex-pectativa é que o complexo seja entregue à população até o final do segundo semestre.

Contemplando aproxima-damente 4 mil pessoas, as

obras de construção do Cen-tro de Esporte, Lazer e Cul-tura Unificados (CEUs), do bairro Ouro Verde, seguem em ritmo acelerado. Embo-ra o prazo de entrega tenha sido prorrogado por fatores econômicos e climáticos, a proximidade da conclusão do complexo traz euforia para uma das comunidades mais carentes do município.

O complexo, que tem objeti-vo de integrar em um mesmo espaço programas de ação cul-tural, atividades físicas e lazer, abrigará uma pista de skate, biblioteca, quadra poliespor-tiva coberta, telecentro, salas multiuso, espaço para ginás-tica e área verde. A proposta vencedora, da empresa Loss Construções, tem valor final

Estimativa é que as obras do Centro de Esporte, Lazer e Cultura Unificados beneficiem aproximadamente 4 mil pessoas

Conjunto irá integrar programas de ação cultural, atividades físicas e elementos de lazer em um mesmo local

Complexo será entregue até dezembroCEUs Ouro Verde

CRISTIAN

O M

IGO

N

Cristiano [email protected]

Batalhão de Comunicações

Militares recebem boina azul para missão no HaitiNa manhã de sábado, 12, 29

militares do 6° Batalhão de Comunicações (BCOM) rece-beram a boina azul, símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU) para os que re-alizam missão no exterior. O grupo embarca para o Haiti no mês de novembro.

A formatura de entrega dos bonés é tradicional e marca a permanência do soldado em missão de paz naquele terri-tório. Dessa forma, eles são diferenciados dos exércitos invasores.

Para o tenente coronel Ale-xander Eduardo Vicente Fer-reira, o grupo está preparado para representar o país. “A preparação iniciou há um ano e com essa experiência eles terão um crescimento, não só como profissionais, mas tam-bém como pessoas. É algo que eles levarão para toda a vida”, destaca.

O prefeito Guilherme Pasin destacou a importância dos soldados estarem represen-tando o município e o país na missão. “Sabemos que

aquela lágrima que escorreu pelos olhos dos familiares, e até mesmo de vocês, não é de saudade, mas é de orgulho por quem nos representa lá fora. Estaremos aqui, junto aos fa-miliares, mandando energias positivas”, ressalta Pasin.

Seis meses longe de casa

O sargento Leandro Silva Dutra é um dos militares que a partir de novembro, ficará seis meses no Haiti. Ele co-menta que o grupo de comu-nicações do 6º BCOM é sub-dividido. “Somos divididos em rádio, telefonia, sistemas e informática. A nossa missão do pelotão de comunicações Brapat 23 no Haiti é manter as comunicações em todos esses grupos durante meio ano”, comenta.

Segundo ele, o primeiro embarque acontece no dia 12 de novembro. “A sensação é muito boa, pois o militar so-nha com uma oportunidade no exterior, que é muito rara

de acontecer. A gente passa por processos de seleção, exa-mes psicológicos e médicos e, no final de todo o processo, ser escolhido é um orgulho”, ressalta.

Quanto à saudade que fica de casa, ele lembra que é ne-cessário administrar. “Faz mais ou menos seis meses que

estamos nos preparando e já trabalhamos o nosso psico-lógico para isso. É claro que com o filho pequeno e com a esposa temos que driblar a saudade. Mas temos um tra-balho importante para rea-lizar lá fora. Hoje em dia as formas de comunicação são mais modernas, com a inter-

net, vídeos e telefone, então há muitos recursos que aju-dam um pouco essa saudade, mas, com certeza, ela vai ser grande”, salienta.

A esposa Sandra Rosane Fruck Dutra comenta que consegue lidar com a situação. “Vai ser normal, consigo lidar com a saudade tranquilamen-te. Se você tem um foco, é só não sair dele”, relata. O casal é pai de Rafael Fruck Dutra.

Os militares terão o compro-misso de manter a estabilida-de do país. A ONU envia tro-pas para o Haiti desde 2004, quando o país enfrentava uma guerra civil. Os 29 soldados de Bento Gonçalves fazem parte de um grupo composto por 970 homens.

Também estiveram pre-sentes na cerimônia, além de familiares, o futuro coman-dante tenente coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guer-ra, o coordenador da Missão, coronel Moretto, presidente do Instituto Boina Azul, An-dré Cunha, vereadores do mu-nicípio e demais autoridades.

Sargento Dutra, esposa Sandra e filho Rafael preparados para a missão

CLEUN

ICE PELLENZ

Page 11: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 11Regional

As comemorações da Semana Farroupilha 2015, no municí-pio de Pinto Bandeira iniciaram na tarde de segunda-feira, 14, com o acendimento da Chama Crioula. O ato ocorreu na Es-cola Municipal de Ensino Fun-damental Barão de Mauá, na Linha 28, que organizou um Galpão Gaúcho para festejar as tradições riograndenses.

O calendário do evento agre-ga a I Feira do Livro, e segue

A declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2015 deve ser feita até 30 de setem-bro. Qualquer pessoa física ou jurídica – proprietária, possui-dora, usufrutuária ou titular de imóvel rural – deve contribuir com o ITR. O pagamento do imposto pode ser parcelado em quatro vezes mensais, iguais e sucessivas, acima de R$ 50.

A declaração do imposto de cada imóvel deve ser preenchi-da com dados do Documento de Informação e Atualização

A terceira edição do Jantar Beneficente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI), reuniu grande público no Salão Comu-nitário do Bairro São Paulo na noite de sexta-feira, 11. Com cardápio típico, sorteios de brindes e show do Malambo Ar-gentino, com o Grupo de Dança Gauche, cerca de 320 pessoas desfrutaram de um ambiente acolhedor marcado pela solida-riedade com as entidades bene-ficiadas: Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e Associação Barbosense de Proteção aos Animais (Abapa).

Durante o evento, o presi-dente da Apae, Luiz Odibert, falou sobre o trabalho da enti-dade, beneficiada pela segunda vez pelo jantar. “Nosso traba-lho é um importante item de inclusão na sociedade e conta-mos com a ajuda da comunida-de para dar continuidade”, re-vela. Representando a Abapa, Renata Prina da Silva, membro da diretoria da entidade, focou

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fun-

damental General Rondon, localizada no Barracão, estão engajados no projeto “Olhar atento: ciências para a vida”. Entre as atividades estão a construção de um formigueiro.

Segundo a diretora do co-légio, Tatiane Cristofoli, os alunos de todas as turmas de-senvolvem estudos de alguma forma. “Eles estão aprendendo qual é a alimentação das for-migas”, explica. Os educandos irão acompanhar toda a evolu-ção do formigueiro.

Entre as ações desenvolvidas

Entre as atividades está o acompanhamento da evolução do formigueiro

Jantar Beneficente da ACI repete sucesso de público

Ações integram professores e estudantes em atividades na escola

Centenas de pessoas prestigiaram o evento no Salão Comunitário

Projeto de ciências estimulaa curiosidade de crianças

Pinto Bandeira

Imposto Territorial Rural

Carlos Barbosa Barracão

Chama Crioula é acesa em escola

Prazo para declaração encerra dia 30

DIVU

LGA

ÇÃO

RAQU

EL PIEGA

S/CON

CEITOCO

M BRA

SIL, DIVU

LGA

ÇÃO Estefania V. Linhares

[email protected]

seu discurso em conscienti-zação, explicando que a ONG funciona de maneira voluntá-ria e sobrevive de doações de pessoas jurídicas e físicas, não possuindo uma sede e, portan-to, não trabalhando com reco-lhimento de animais. “Apesar dos altos índices de qualidade de vida, Carlos Barbosa ainda sofre muito com animais em situação de risco. Nosso traba-lho é conscientizar e auxiliar para que essa situação não seja recorrente em nosso municí-pio”, alerta Renata. A Abapa ficará com 1/3 do valor arreca-dado no evento.

O membro da diretoria da ACI e presidente da comissão organizadora do Jantar Bene-ficente, Valter Misturini, ex-pressou contentamento em seu pronunciamento, enfatizando o caráter social do evento e co-memorando a grande adesão. “O resultado de todo o esforço nós estamos vendo aqui: casa cheia em prol da solidarieda-de”, avalia.

Cadastral do ITR (Diac) e do Documento de Informação e Apuração do ITR (Diat), de acordo com informação di-rigida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Bra-sil (CNA) aos proprietários rurais. Em Bento Gonçalves, o Sindicato Rural da Serra Gaú-cha está auxiliando na infor-mação dos dados.

Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo de en-trega, pois, a partir de 1º de outubro, será cobrado juro de

1% ao mês, ou fração, sobre o imposto devido, não poden-do o valor ser inferior a R$ 50. No caso de imóvel isento do ITR, sobre o qual houve alteração nas informações cadastrais correspondentes à propriedade rural, a multa estabelecida é de R$ 50. Se o contribuinte constatar erros na declaração transmitida, poderá apresentar declaração retificadora, antes de iniciado o procedimento de lançamen-to de ofício.

até o momento está a de simu-lar uma chuva para verificar a reação dos insetos. Também foi realizado o processo de compostagem e uma horta. As

crianças também realizaram uma visita a uma empresa de produção industrial. A ativida-de segue sendo desenvolvida durante o semestre letivo.

até o domingo, 20, quando acontece o Desfile Farroupi-lha, na avenida Sete de Setem-bro, a partir das 13h30min, e grande show com Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto, às 17h30min, no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senho-ra do Rosário de Pompéia.

Durante a solenidade, o pre-feito João Pizzio enfatizou que é um momento de reverenciar o Estado, e fazer uma refle-

xão sobre a realidade do Rio Grande do Sul. “É importan-te cultivar valores culturais e, principalmente, valores morais a cada ano no decorrer da Se-mana Farroupilha, investindo nas crianças. Este é o melhor e maior investimento que a admi-nistração pode fazer, pois nos permite acreditar que teremos no amanhã cidadãos motivados e envolvidos com as questões do nosso Estado”, ressaltou.

Page 12: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 201512 Esporte

O Bento Vôlei entra em qua-dra na próxima sexta-feira, 18, para a sua estreia no Campeo-nato Gaúcho. A equipe recebe o Voleisul, às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes.

Os ingressos custam R$ 20, e podem ser adquiridos no local. Idosos, crianças e professores da rede pública que comprovem o exercício profissional, pagam meia. Os alunos do projeto social, des-de que uniformizados, têm entrada gratuita e podem le-var até dois responsáveis.

Depois da estreia, o time bento-gonçalvense comanda-do pelo técnico Paulão faz dois jogos seguidos fora de casa, válidos pelo primeiro turno. Primeiro, viaja a Canoas no dia 26, e depois encara o Bri-

O Conselho Deliberativo do Clube Esportivo esteve

reunido na noite de segunda--feira, 14, para a eleição para a próxima gestão 2016/2017. No entanto, não houveram chapas inscritas, apenas uma carta de intenção encami-nhada por Marcelo Vignatti, o Palito. No documento, ele se colocava à disposição para contribuir com o Alviazul, e reconhecia não obter o tempo necessário para candidatar-se como presidente. No entanto, na amanhã de ontem, desistiu do pleito.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Jauri Peixoto, e pelo presidente do clube, Luis Oselame. Como o con-selheiro que se dispôs a en-cabeçar a próxima diretoria não possuía o período de um ano como membro, conforme previsto no estatuto como re-quisito para candidatar-se, os demais integrantes optaram por alterar o estatuto. O obje-tivo é possibilitar que outros conselheiros possam se can-

Marcelo Vignatti, único membro do Conselho Deliberativo a manisfestar interesse em conduzir o clube, desistiu do pleito

Membros buscaram alternativas para que a eleição seja realizadaPalito comunicou a decisão na manhã de ontem para Oselame

Sem candidatos, clube irá mudar estatuto

Campeonato Gaúcho

Eleições do Esportivo

Bento Vôlei e Voleisul se enfrentam na sexta-feira

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Estefania V. [email protected]

Serviço:Quando: sexta-feira, 18;Horário: 20h;Onde: Ginásio Municipal

de Esportes;Ingressos: R$ 20; estudantes,

crianças e idosos têm preço di-ferenciado, e alunos do proje-to com o uniforme não pagam.

O bento-gonçalvense Ron-aldo dos Santos, 37 anos, conquistou o título no GPA Panamericano Powerlifting e Bench Press Championships. A competição foi disputada na quinta-feira, 3 de setembro, em Veranópolis.

O atleta compete na catego-ria sub-máster, com levanta-mento de peso de 90 a 100 kg. Ele explica que na classe em que participou não são utili-zados equipamentos. “Sem o equipamento, o objetivo é er-guer cerca de 160 kg, já com equipamento são 230 kg, ou até mesmo ultrapassar esses pesos”, explica.

Santos começou a prática esportiva aos 11 anos no fisi-culturismo. No entanto, aos 18, migrou para o halterofil-ismo. “O trabalho tem foco na competição”, relata. Ele desta-

Atleta conquistou a medalha na primeira semana do mês de setembro

Halterofilismo

CRISTIAN

O M

IGO

N

Santos é campeão no sub-máster

ca que o esporte ainda é pouco conhecido, mas que vem cre-scendo. Para a competição é

necessário que se tenha um cuidado com a alimentação e os suprimentos.

didatar e, assim, legitimar as chapas futuras.

Desistência

Vignatti optou em comuni-car a atual diretoria presidi-da por Luis Oselame, que não concorrerá mais para presi-dente. “Pensei e tomei a deci-são de não mais colocar o meu nome à disposição. Existirão novas oportunidades em que poderei concorrer”, explica. Para ele, a alteração do esta-

tuto para que possa concor-rer pode virar uma cobrança posterior. Ainda, acredita que existem algumas articulações internas para que não seja eleito. O conselheiro vinha contatando com algumas pes-soas para constituir uma cha-pa. A intenção era que o grupo fosse formado por membros que possuíssem mais tempo de conselho, porém não havia ainda uma composição fecha-da. Após, o término do encon-tro, um grupo de conselheiros

conversou com Palito mani-festando apoio.

Encaminhamentos

Para a alteração do texto foi constituída uma comissão for-mada por Adroaldo Dal Mass, Carlos Perizzolo e Henrique Caprara. O grupo esteve reu-nido na tarde de ontem. A pro-posta será analisada em uma reunião que ocorre na segun-da-feira, 21. Posteriormente será lançado novo edital para a

concorrência da diretoria.Durante o encontro desta

segunda-feira, 14, um grupo encabeçado por Filipe To-ledo chegou a se manifestar para formar uma chapa para a eleição, e convidaram Vignat-ti para integrar. Porém, não era possível legalmente, pois é preciso cumprir os prazos para o pleito.

Para o presidente do Conse-lho Deliberativo, Jauri Peixoto, a comissão terá a missão de re-tirar as cláusulas de barreiras do estatuto. “É uma medida que todos os clubes estão adotando. Além disso, é importante para a vida do clube”, afirma. Segundo o presidente do Alviazul Luis Oselame, a opção de alterar o estatuto é uma medida mais segura para tornar a eleição le-gítima, e destacou como ponto positivo a participação dos con-selheiros no debate do tema.

Representando a comissão, o conselheiro Carlos Perizzolo explica que será avaliado o tre-cho que será modificado. Após, os membros do conselho irão avaliar a proposta, votar, e será aberto um novo edital de eleição. A previsão é que o pleito seja concluído no mês de outubro.

lhante, em Pelotas, no dia 2 de outubro. A equipe volta a Ben-to Gonçalves, já pelo segundo turno, no dia 4 de outubro, também contra os pelotenses. Por fim, visita o Voleisul no dia 7 e recebe o Canoas, fechando a primeira fase, no dia 13 do pró-ximo mês.

Page 13: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 13Esporte

As disputas do Distrital de Futebol de Campo nas ca-tegorias Livre iniciaram no domingo, 11. Os jogos ocor-reram em quatro campos em localidades de Bento.

Em São Valentim, o Flamen-go venceu o Internacional da

O Bento Gonçalves Futsal (BGF) foi goleado pelo Améri-ca, pelo placar de 6 a 1. A parti-da da Série Ouro foi disputada no sábado, 12, em Tapera.

Mesmo com o resultado ne-gativo, a equipe comandada pelo técnico Vaner Flores se manteve na zona de classifica-ção do campeonato, em oitavo lugar, com 32 pontos. O próxi-mo colocado, o América, está a cinco pontos do time bento--gonçalvense. O BGF volta a entrar em quadra com o obje-tivo de se manter entre os oito primeiros, no sábado, 19, às 20h, diante do 12º na tabela, o AGF de Guaíba, no Ginásio Municipal de Esportes.

O Farrapos recebeu na tar-de de sábado, 12, o São José, pelo Super 8. A equipe bento--gonçalvense que brigava para ficar próximo do G-4 foi derrotada pelo placar de 35 a 14, em casa.

Os jogos finais do Distrital de Futsal, na categoria Feminino fo-ram disputados na tarde de sába-do, 12. A Paulina jogou em casa e venceu novamente a equipe do Cruzeiro da Sertorina, consa-grando-se bicampeã da competi-ção. O placar final foi de 8 a 1.

Decidindo o terceiro lugar, a Eulália superou o São Valentim. Em um jogo bastante disputado, o resultado foi definido na pror-rogação. O São Valentim venceu

As equipes do Barracão e São Valentim irão brigar

pelo título de campeão do Dis-trital de Futsal Masculino. O primeiro jogo da final ocorre na sexta-feira, 18, no ginásio do Barracão. Pela disputada do terceiro lugar a Alcântara en-cara o Tuiuty.

As partidas da semifinal foram disputadas na sexta--feira, 11, no ginásio de São Valentim. No primeiro con-fronto, o Alcântara venceu o Barracão pelo placar de 4 a 1. Na prorrogação o time do Barracão jogava por um empate, mas acabou vencen-do por 2 a 0, chegando à fi-nal. No segundo jogo, o São Valentim recebeu o Tuiuty, e venceu pelo placar de 5 a 4.

Durante a competição, o São Valentim conquistou 30 pon-tos, com dez vitórias e uma derrota. No total, marcou 49 gols, porém sofreu 25, e pos-sui saldo de 24. Já o Barracão marcou 26 pontos, e registrou oito vitórias, dois empates e uma derrota. No campeonato, fez 53 gols, sofreu 33, e ficou com o saldo de 20. Os jogos de volta da final ocorrem na sex-ta-feira, 25.

Primeira partida da decisão do campeonato será disputada na sexta-feira

Categoria livre inicia com duas vitórias e dois empates

BGF perde, mas segue em 8º lugar

Farrapos sofre derrota e se distancia do G-4

Paulina bate a Sertorina e é campeã do Distrital

Equipes voltam a se enfrentar, porém desta vez vale a taça de campeão

Flamengo venceu o Internacional da Linha Eulália pelo placar de 2 a 1

São Valentim e Barracão garantem vaga na final

Futebol de campo

Série Ouro

Rúgbi

Futsal

Decisão

MA

RCELO DA

RGELIO, A

RQU

IVO

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Estefania V. [email protected]

Barracão São ValentimEulália 5 x 3 BarracãoVeríssimo de Mattos 1 x 5

BarracãoBarracão 4 x 3 Faria LemosSanta Lúcia 3 x 7 BarracãoBarracão 4 x 3 Sertorina15 da Graciema 4 x 4 BarracãoTuiuty 3 x 4 BarracãoBarracão 4 x 1 São ValentimAlcântara 2 x 2 BarracãoVale Aurora 4 x 7 BarracãoBarracão 9 x 4 PaulinaSertorina 3 x 3 BarracãoBarracão 6 x 0 da SertorinaBarracão 2 x 1 AlcântaraAlcântara 1 x 4 Barracão

São Valentim 5 x 2 15 da Graciema

Santa Lúcia 0 x 4 S. ValentimVale Aurora 3 x 4 S. ValentimSão Valentim 5 x 2 TuiutySão Valentim 6 x 3 PaulinaSão Valentim 7 x 1 Faria LemosSão Valentim 6 x 5 SertorinaS. Valentim 3 x 1 V. de MattosBarracão 4 x 1 São ValentimEulália 2 x 5 São ValentimSão Valentim 3 x 2 AlcântaraVale Aurora 3 x 8 S. ValentimS. Valentim 6 x 3 Vale AuroraTuiuty 3 x 6 São ValentimSão Valentim 5 x 4 Tuiuty

Com o resultado, o time caiu para a sexta colocação com 22 pontos, distante sete pontos do quarto colocado, o Curitiba, seu próximo adversário no sá-bado, 19, no Paraná. Já o São José com a vitória é vice-líder.

Resultados e jogosHoje (16/9)20h Atlântico xAGF

Amanhã (17/9)20hACBF x AméricaAlaf x Assaf

Sábado (19/9)Alaf x CachoeiraAtlântico x ADS ASTF x Asif Assaf x Assoeva BGF x AGF

ClassificaçãoEquipes P J1º) ACBF 55 222º) Assoeva 53 223º) Alaf 46 224º) Asif 45 225º) Atlântico 44 226º) ASTF 40 237º) Cachoeira 34 238º) BGF 32 239º) América 27 2310º) ADS 23 2211º) Assaf 22 2212º) AGF 22 2213º) AGSL 7 2614º) Afusca 7 24

por 5 a 2 no tempo normal, po-rém, na prorrogação a Eulália conseguiu um empate em 1 a 1, e ficou com a terceira colocação.

A goleira menos vazada foi Karine Andreola, da Paulina. A goleadora da competição foi Paulina Denise Salton, também da campeã Paulina. O destaque da final foi Monique Da Silva, da mesma equipe. A equipe mais disciplinada da competi-ção foi o Cruzeiro da Sertorina.

Eulália por 2 a 1. O placar não saiu do zero a zero entre Barra-cão e Lago Azul. Já o Ypiranga da Paulina foi derrotado pelo Ouro Verde por 2 a 1. Finali-zando a rodada, o Cruzeiro da Sertorina e o Santa Tereza em-pataram em 4 a 4.

Page 14: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 201514 Segurança

Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram apreendidos em um flagrante realizado pela Brigada Militar na tarde de segunda-feira, 14. Os jovens trafegavam no bairro Zatt com uma motocicleta em situação de furto. Acusados de recepta-ção, os jovens foram conduzi-dos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e acabaram liberados mediante presença dos pais.

A ocorrência teve início após denúncia anônima que dois jovens estariam empurrando uma motocicleta de cor verde. A abordagem ocorreu por volta das 15h20min, porém os sus-peitos tentaram fugir. Eles aca-baram detidos em um matagal que dá acesso à Linha Buratti.

A motocicleta Honda Biz, que estava sem placa, havia sido furtada na rua Francisco Pavone, no Loteamento Ber-

Jovens, de 15 e 16 anos, foram liberados mediante presença dos pais

LEON

ARD

O LO

PES

Operação Cobertura

MP deve pedir anulação de concursosPromotor aguarda encerramento da investigação estadual para entrar com ação contra exames da Prefeitura e da Câmara

Leonardo [email protected]

Abordagem no Zatt

Adolescentes apreendidos com moto

Os aprovados nos concur-sos da Prefeitura Muni-

cipal e, principalmente, da Câmara de Vereadores, devem ficar atentos aos passos do Ministério Público (MP). Nos próximos dias, o promotor Alécio Nogueira deve entrar com uma ação civil pública pedindo o cancelamento dos dois concursos. A medida se deve à realização da Opera-ção Cobertura, deflagrada pelo MP na manhã de ontem, 15, quando foram cumpridos seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em seis municípios gaúchos, incluin-do Bento Gonçalves.

A ação investiga fraudes a li-citações de concursos públicos municipais e contou com o apoio do promotor Alécio Nogueira, da Comarca de Bento Gonçal-ves. O Instituto de Desenvolvi-mento de Recursos Humanos (IDRH), de São Leopoldo, res-ponsável pelas provas da Pre-feitura e da Câmara, realizados no ano passado, é uma das em-presas investigadas. De acordo

com as primeiras informações divulgadas pela Promotoria, 40 concursos públicos, a maioria na modalidade carta-convite, estão sob suspeita. Conforme o coordenador das investigações, promotor da Justiça Especiali-zada Criminal de Porto Alegre, Mauro Rockenbach, uma qua-drilha composta por sócios de sete empresas fraudam o caráter competitivo de licitações desde

2010. Há indícios, ainda, de la-vagem de dinheiro.

Segundo o promotor Alécio Nogueira, na manhã de on-tem foi cumprido um manda-do de busca junto à Secretaria Municipal de Administração. Foram apreendidos computa-dores e documentos com o ob-jetivo de investigar se há en-volvimento de servidores nas fraudes apuradas pelo MP.

As investigações em Bento Gonçalves foram abertas após denúncias de favorecimento nos concursos da Câmara e da Prefeitura. Em sua investi-gação, o promotor encontrou irregularidades no CNPJ da empresa IDRH, que não es-taria habilitada para realizar as provas. Apesar da consta-tação da Promotoria, a dire-ção da Câmara de Vereadores chamou os candidatos apro-vados, enquanto a Prefeitu-ra, por meio da Secretaria de Administração, optou por suspender a divulgação do re-sultado final até que a inves-tigação do Ministério Público fosse encerrada.

Para Alécio Nogueira os próximos dias serão impor-tantes, pois ele irá aguardar o resultado da Operação Co-bertura. A partir destes re-sultados, o representante da Promotoria deve entrar com a ação pedindo anulação dos dois concursos. Caso a ação seja deferida pela justiça, os candidatos que foram chama-dos na Câmara terão que ser exonerados. No caso da Pre-feitura, como o resultado não

foi homologado, um novo con-curso terá que ser realizado.

Como funcionava o esquema da fraude

No ano passado, a promoto-ra de Justiça Vanessa Casarin Schütz percebeu indícios da ocorrência de fraude em exa-mes realizados no município de Jacuizinho (quando à fren-te da Promotoria de Justiça de Salto do Jacuí) e no municí-pio de Passa-Sete (quando em substituição na Comarca de Sobradinho). Com a ampliação das investigações pela Promo-toria Especializada Criminal, chegou-se ao grupo de sete em-presas envolvidas nas fraudes, entre elas a IDRH, que atuou nos concursos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Foi constatado que, quando uma das empresas candidata-va-se para participar de uma licitação por carta-convite, esta acertava com as demais para participarem da licitação, com a combinação prévia para que dessem valores que cobris-sem o custo da pré-determina-da como vencedora.

Foco da operação foi em municípios da Região Metropolitana

Monte Belo do Sul

Agricultor morre após acidente com trator

O sábado, 12, de Monte Belo do Sul foi marcado por uma tragédia. Celito Vicen-te Echer, 36 anos, morreu após tombar com um trator quando trabalhava em um parreiral na localidade da Linha Hermínia.

A Brigada Militar foi infor-mada do acidente que ocor-reu por volta das 10h30min. Echer utilizava o veículo para transportar pedras para a construção de carrei-ras quando o trator tombou e o esmagou.

A vítima era funcionária de uma empresa de ônibus de Monte Belo do Sul até 2013, quando passou a cui-dar da propriedade rural no lugar do pai, que já não tinha

Celito Vicente Echer, 36 anos

REPROD

UÇÃ

O

tollini, no sábado, 12 de setem-bro. O mais velho dos acusados já possuía uma passagem por

roubo a farmácia. A situação dos jovens será analisada pela Promotoria.

mais condições.Echer foi velado na Capela

Nossa Senhora do Rosário e sepultado na tarde de do-mingo, 13, no cemitério da mesma localidade.

MA

RJULIE M

ARTIN

I, DIVU

LGA

ÇÃO

Page 15: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 15Segurança

Dupla foi presa após fugir da BM no início do mês

Homicídio e ameaças

Trocas de tiros assustam o TancredoMoradores acompanham com temor a desavença iniciada com o brutal assassinato de Alex Teixeira no dia 19 de julho

Leonardo [email protected]

O s moradores do bairro Tancredo Neves estão vi-

vendo dias de tensão e medo. Desde o homicídio de Alex Tei-xeira no mês de julho, caso que ainda é investigado em sigilo pela Polícia Civil, eles aguar-davam um possível “acerto de contas”. No início da noite de sábado, 12, dois jovens foram baleados na rua Adelaide Bas-so Pasquali, o que parece mais um capítulo desta desavença entre grupos rivais que resi-dem naquela comunidade.

Conforme informações da Brigada Militar, por volta das 18h15min, dois indivíduos em um veículo Ford Focus de cor prata efetuaram cerca de 16 disparos de arma de fogo na via pública. Isaías Cabral da Luz, 19 anos, conhecido pelo apelido de Checho, foi atingi-do por nove tiros. Richard de Marco Ambrossi, também de 19, foi baleado por dois.

As vítimas foram socorridas por populares e conduzidas ao Hospital Tacchini. Ambos não correm risco de morte. Checho continuava internado ao final desta terça-feira, 15.

Relatos de moradores, que preferem não se identificar por questões de segurança, contam que Checho seria o indivíduo que executou Alex Teixeira, 30, quando este passava de mo-tocicleta na esquina das ruas Adelaide Basso Pasquali com

Suspeita é que os amigos Checho e Ambrossi foram alvo de vingança

a José Marcon, no dia 19 de julho. Ainda de acordo com es-tas testemunhas, Checho teria cometido o crime em nome de um amigo, com quem Teixeira teria trocado ofensas e amea-ças públicas por meio de uma rede social.

A Polícia Civil ressalta que a investigação das circunstâncias da morte de Teixeira ainda es-tão em andamento. Para a de-legada Maria Isabel Zerman, titular da 1ª Delegacia de Polí-cia (1ª DP) e responsável pelos casos de homicídios no bairro Tancredo Neves, é muito cedo para afirmar alguma relação entre os casos.

Um protagonistade tiroteios

A lista de antecedentes cri-minais de Checho é extensa, principalmente na época de adolescente infrator. Em 2012, quando tinha 16 anos, foi indi-ciado por um homicídio tentado em Bento Gonçalves, um latro-cínio e outra tentativa de homi-cídio em Carlos Barbosa.

Ainda em 2012, Checho pos-sui acusações de roubos em Ga-ribaldi, Serafina Côrrea e Vila Maria, além de Bento e Barbosa. Nos anos seguintes, ficou inter-nado na Fundação de Atendi-mento Socioeducativo (FASE).

REPROD

UÇÃ

O

Tanto Ambrossi quanto Che-cho foram detidos pela Brigada Militar no dia 5 de setembro. Eles estavam num Gol de cor vermelha suspeito de envolvi-mento em roubos e tráfico de drogas. A Brigada Militar ten-tou a abordagem, por volta das 23h40min, próximo a avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Planalto, porém o mo-torista jogou o veículo contra a viatura policial, danificando a mesma, e empreendeu fuga.

A perigosa perseguição pe-las ruas da cidade terminaria na rua Luiz Tomedi, no bairro Conceição, quando o motorista perdeu o controle do Gol, subiu

na calçada, colidiu contra uma caminhonete que estava esta-cionada e bateu no muro com grade de uma residência. Qua-tro jovens estavam no veículo e receberam voz de prisão em fla-grante. Uma porção individu-al de maconha foi apreendida com um dos suspeitos.

Apesar de não ser habilitado, Checho era o motorista do Gol. Ele foi indiciado por dano qua-lificado e teve a fiança arbitra-da em R$ 4 mil, a qual foi paga ainda na madrugada. Ambros-si não foi acusado de nenhum crime e acabou liberado após prestar depoimento, junto com os outros dois tripulantes.

Ao contrário de Checho, Ambrossi não possui antece-dentes criminais relevantes, porém já havia sido vítima de um homicídio tentado em agosto do ano passado. Conforme o relato de teste-munhas à época, dois jovens estavam sentados em frente a uma residência na mesma rua Adelaide Basso Pasquali, quando o atirador chegou em

uma motocicleta de cor preta.Ambrossi foi atingido por

dois tiros nas costas e preci-sou ser internado no hospital. O outro jovem, atingido na perna, foi identificada como Eduardo Martins, 25. As víti-mas não souberam identificar o atirador e nem a motivação do ataque. Sem mais informa-ções, o caso não foi soluciona-do pela Polícia Civil.

Ambrossi já havia sido baleado no ano passado

Page 16: 16/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3165

Desistência de Marcelo Vignatti põe em xeque o futuro do clube

Procura-se um presidente

Página 12

Segurança

Tensão e medo no Tancredo Neves

Página 15

Refis 2015

Prefeitura antecipa as renegociações

Página 6

Distrital de Futsal

Decisão do título inicia na sexta-feira

Página 13

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro Caderno .................... 16 páginasClassificados ...........................8 páginasVariedades................................8 páginas

Quarta

min 17º max 25º

Quinta

min 14º max 18º

Sexta

min 13º max 18º

Sábado

min 17º max 20º

Fonte

: G

oogle

Esportivo

BENTO GONÇALVESQuarta-feira16 DE SETEMBRO DE 2015ANO 48 N°3165

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

(54) [email protected]

www.jornalsemanario.com.br

MAIS Ofertas

MAIS Conteúdo

MAIS Oportunidades

COMPRE sua casa própria na Eu-

lália através do Minha Casa Minha

Vida, terreno de 7x20 m, com a casa

projetada conforme interesse do

cliente. Última unidade. Tratar pelo

fone 9134-3221, CRECI 38.422. 16/09

VENDO casa em alvenaria no São

Roque, 2 quartos e demais depen-

dências, garagem e churrasqueira.

Cercada. Valor R$ 169.000,00, pode

ser financiada. Tratar pelo fone 9170-

2292. Creci 34182. 16/09

VENDO casa para desmanche, me-

dindo 7x9m, já desmanchada e sem

pregos. Valor R$ 6.000,00, aceito

moto ou material de construção no

negócio. Tratar pelos fones 9133-

4549 ou 9989-0721. 23/09

Bento Gonçalves • QUARTA-FEIRA • 16 de SETEMBRO de 2015 • Edição 3165

CasaVenda

CasaAluguel

ALUGO porão com 2 quartos, sala,

cozinha, banheiro e área de serviços,

para casal sem animais de estima-

ção, no bairro Santa Marta. Valor a

combinar. Tratar pelos fones 3451-

1871 ou 9921-2830. 23/09

ALUGO casa com 2 quartos, cozinha

e sala conjugadas e banheiro, no

bairro Progresso. Tratar pelo fone

9901-9578. 23/09

ALUGO parte inferior de casa com

3 quartos e demais dependências,

localizada no bairro Botafogo,

próximo a loja de materiais de

construções e sem garagem. Valor

R$ 800,00. Tratar pelo fone 9986-

1328. 07/10

ALUGO porão com 3 peças e ba-

nheiro, para pessoas sem criança.

Tratar pelo fone 3451-7316. 23/09

ALUGO casa com dois quartos, sala,

cozinha, área de serviço e banheiro,

no bairro Progresso. Tratar pelo

fone9957-3888. 23/09

ALUGO parte inferior de casa, para

rapazes ou casal sem filho, com 1

quarto e demais dependências, sem

garagem, no bairro Humaitá. Tratar

pelo fone 3451-2521. 23/09

ALUGO casa com 1 dormitório, toda

mobiliada, no bairro Progresso.

Tratar pelo fone 9957-3888. 23/09

ALUGO casa com 3 dormitórios,

sala, cozinha, área de serviço, 2

banheiros, garagem para 2 carros,

toda cercada. Tratar pelos fones

3454-4790 ou 9603-2866. 23/09

PROCURO aluguel de casa ou apar-

tamento, para duas pessoas, que

possam ter cachorro, vou precisar a

partir de novembro. Tratar pelo fone

9932-2101. 16/09

ALUGO casa 2 quartos, sala, co-

zinha, área de serviço, banheiro,

portão eletrônico com interfone,

garagem, churrasqueira, água e

luz individual, no bairro Progresso.

Tratar pelo fone 8111-6604. 16/09

ALUGO casa para casal sem filhos,

sem garagem. Tratar pelos fones

8419-0927 ou 8117-5987. 16/09

ALUGO casa com 2 quartos, sala,

cozinha,banheiro, churraqueira,

cercado, com garagem. Valor a com-

binar. Tratar pelos fones 3451-4849

ou 9200-9800. 16/09

ALUGO casa parte inferior com

2 quartos mais dependências no

bairro Fátima. Valor R$ 540,00.

Tratar pelo fone 9159-2316 com

Edemar. 16/09

ALUGO casa parte inferior com 3

quartos, sala, cozinha, banheiro e

área de serviço com garagem. Valor

R$ 620,00. Tratar pelo fone 9159-

2316 com Edemar. 16/09

ALUGO sobrado com 1 quarto com

banheiro e sacada, sala e cozinha

conjugados , garagem coberta para

2 carros, no bairro Borgo. Valor R$

680,00. Tratar pelo fone 9944-7132

com Arildo. 16/09

ALUGO parte inferior, 2 quartos,

sala, cozinha, banheiro, área de

serviço. Pátio cercado, garagem.

bairro Fenavinho. Valor R$ 560,00.

Tratar pelos fones 3452-9200 ou

9996-9848. 23/09

ALUGO casa com 3 quartos, sala,

cozinha, 2 banheiros, área de

serviço 2 garagens, toda cercada.

Tratar pelos fones 3454-4750 ou

9991-8570. 16/09

ALUGO quarto para rapaz, bairro

Universitário. Tratar pelo fone

9969-1130 com Ligia. 16/09

ALUGO porão para casal sem filhos e

sem animais de estimação, no bairro

Imigrante. Valor R$ 400,00. Tratar pelos

fones 9634-1552 e 3452-0405. 16/09

ALUGO para estudante dormitório

mobiliado, cozinha, banheiro e área

de serviço, no bairro São Roque.

Tratar pelo fone 9115-5080. 16/09

ALUGO casa de madeira, com 3 quar-

tos, sala, cozinha, banheiro e área com

churrasqueira, no bairro São Roque.

Tratar pelo fone 9161-1897. 16/09

PROCURO casa para alugar com 3

quartos e garagem, nas proximida-

des do Barracão ou São Valentim.

Tratar pelo fone 9926-2176. 16/09

VariedadesCultura, diversão e entretenimento

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Seis décadas de companheirismo

Filme Maze Runner vai estrear em 3D

O cotidiano na visão de Marian Keyes

Destaque para a festa em Tuiuty

Cinema Resenha Social

Página 2 Página 8Páginas 4 e 5

Página 3

LEAN

DRO

PEDRO

SO, DIVU

LGA

ÇÃO