roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

22
Integração Petrobras Comunidades ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Upload: muraguiar

Post on 06-Jul-2015

260 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

Integração PetrobrasComunidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 2: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

APRESENTAÇÃO:

O presente Roteiro visa facilitar o preenchimento do Formulário de Apresentação de Projetos do processo de seleção pública de projetos sociais Integração Petrobras Comunidade (IPC).

Apoiamos iniciativas que promovam, de forma digna e produtiva, a inserção social de pessoas e grupos, reduzindo a pobreza e a desigualdade.

A Petrobras apoia projetos nas seguintes linhas de atuação:• Geração de renda e oportunidade de trabalho• Educação para a qualificação profissional• Garantia dos direitos da criança e do adolescente

Destacamos também que gênero, igualdade racial, pessoas com deficiência, pescadores e outros povos e comunidades tradicionais são temas transversais para Petrobras.

1

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Integração PetrobrasComunidades

Page 3: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

METAS DE DESEMPENHO DO PROGRAMA

Com o objetivo de aprimorar a gestão de seus investimentos sociais, a Petrobras estabeleceu um conjunto de metas que deverão ser atingidas pela carteira de projetos. Portanto, ao elaborar o seu projeto, recomendamos que seja especificado como se pretende contribuir para o alcance das metas abaixo:

2

Integração PetrobrasComunidades

LINHAS DE ATUAÇÃO METAS

Investimentos em Projetos Sociais

Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho

70% de projetos apoiados com Planos de Negócio Estruturados.

60% de projetos apoiados, com tecnolo-gia e/ou infraestrutura incorporados pela organização, aptos à geração de renda e oportunidade de trabalho.

60% de elevação da renda per capita média dos participantes do projeto.

Educação para a Qualificação Profissional 20% do público participante dos projetos voltados para a qualificação profissional incluídos no mundo do trabalho.

60% dos participantes com certificados emitidos por entidade certificadora nacionalmente reconhecida (Sistema S, faculdades, universidades, ministérios, secretarias municipais e estaduais).

80% dos participantes dos cursos profissionalizantes e projetos de alfabetização com certificado de conclusão.30% dos participantes dos projetos voltados para a qualificação profissional apresentam evolução de escolaridade.

Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

60% dos participantes em atividades de educação complementar com melhoria de desempenho na educação formal.

70% dos projetos com atividades de formação para profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

80% dos participantes em projetos voltados para a proteção (saúde, creche e pré-escola, combate ao trabalho infantil, combate à exploração sexual, programas socioeducativos) concluindo o período total de atendimento.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 4: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

SEÇÃO 1RESUMO DO PROJETO

O resumo do projeto é uma síntese das ações a serem executadas e uma das partes mais importantes na elabora-ção de um projeto. É a partir dele que os avaliadores técnicos poderão ter uma visão geral da proposta. Seja claro e objetivo, incluindo apenas as informações essenciais ao entendimento do projeto.Descreva o projeto, considerando os principais objetivos, o perfil e o número de participantes, o método de trabalho a ser aplicado, as principais ações, a participação da comunidade, as ações de sustentabilidade organizacional, o foco da comunicação, os resultados esperados e o valor do investimento solicitado.É fundamental destacar os resultados a serem obtidos. Isso ajuda a entender as dimensões e o potencial transfor-mador do projeto.

De acordo com o objetivo geral do projeto, defina em qual(ou quais) das seguintes linhas de atuação o projeto se enquadra:• Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho.• Educação para a qualificação profissional• Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Projetos com foco em geração de renda e oportunidade de trabalho devem prever o acompanhamento da evolução da renda dos participantes.Projetos com foco na educação para qualificação profissional devem realizar ações que propiciem condições aos seus participantes de entrar no mundo do trabalho. Os cursos de qualificação profissional propostos devem oferecer certificados aos participantes, preferencialmente validados por instituição nacionalmente reconhecida. Projetos que desenvolvam atividades de educação devem comprovar a evolução da escolaridade dos participantes. Projetos com foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente que desenvolvam atividades de educação complementar devem se certificar de que os participantes apresentem evolução de desempenho na educação formal. Aqueles voltados à área da proteção (saúde, creche e pré-escola, combate ao trabalho infantil, combate à exploração sexual e programas socioeducativos) devem garantir que os atendidos concluam o período integral do atendimento. E os que trabalham com a qualificação dos profissionais integrantes da Rede de Garantias dos Direi-tos da Criança e do Adolescente devem assegurar a sua presença em atividades de formação.Indique também se o projeto aborda algum dos temas transversais: gênero, igualdade racial, pessoas com deficiên-cia, pescadores e outros povos e comunidades tradicionais.

Lembre-se que o resumo do projeto é, geralmente, a última parte a ser escrita, portanto, deve-se buscar no docu-mento completo apenas as informações mais importantes.Inclua também um índice no seu projeto que ajude a localizar cada uma de suas partes (veja um exemplo no Formu-lário de Apresentação de Projetos).

O projeto deve ter entre 30 e 40 páginas, assim evite que o resumo ultrapasse duas páginas.

3

Integração PetrobrasComunidades

ATENÇÃODê um nome ao seu projeto utilizando nomes curtos e objetivos – com até 40 caracteres – que facilitem a sua comunicação.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 5: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

4

Integração PetrobrasComunidades

ATENÇÃOA Petrobras não apoia projetos que ofereçam serviços a serem pagos pelos participantes, seja na forma de mensalidade ou qualquer outra contrapartida financeira ou em trabalho.

SEÇÃO 2EM QUE CONTEXTO SE INSERE O PROJETO?

Sugerimos que a discussão de contexto aqui proposta não ultrapasse oito páginas do projeto.

2.1. Do que se trata a sua organização?Nesta seção, é importante falar sobre sua organização (a proponente), sua história e suas experiências. Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto.

• Por que e quando sua organização foi criada;• Qual é a missão de sua organização;• Quais são os principais objetivos e linhas de atuação;• Quem a constitui e como ela é dirigida;• Quais as experiências mais importantes que a orga-nização acumula;• Quais são seus principais parceiros e apoiadores;• Quais são as principais fontes de recursos;• Informe se a instituição já foi apoiada pela Petrobras alguma vez.

2.2. Em que realidade o projeto vai atuar?Este item refere-se à realidade em que sua organização atua e a situação na qual o projeto pretende intervir, ou seja, os problemas prioritários a serem enfrentados. Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto.

• Com que questão social o projeto vai trabalhar;• Como essa questão se apresenta na área geográfica específica do projeto;• Quais as características socioeconômicas e culturais dessa área;• Que problemas e oportunidades são considerados prioritários;• Com que problemas o projeto pretende lidar;• Quais as causas desses problemas;

Procure agregar informações de diagnósticos e pesquisas que efetivamente retratem a realidade em que o projeto vai atuar. Neste item, a Petrobras não quer apenas dados estatísticos oficiais (como os do IBGE), mas também de outras fontes com atuação na região. Lembramos que projetos que considerarem o mapeamento do Programa Petrobras Agenda 21 (www.petrobras.com.br/agenda21) serão priorizados nas situações de empate técnico, em qualquer uma das fases do processo seletivo.

2.3. Quais serão os participantes do projeto?Caracterize os participantes segundo sua etnia, atividade econômica, condição de saúde, orientação sexual, faixa etária, região de moradia, escolaridade, entre outros aspectos.Lembramos que a Petrobras prioriza o atendimento à juventude (15 a 29 anos), portanto, se o projeto desenvolver ações com pessoas desse perfil, não deixe de explicitar nesta seção. Para a Petrobras, os participantes diretos são aqueles atendidos por uma atividade do projeto (cooperado, aluno, jovem em liberdade assistida, educador, etc.). Abaixo, segue o quadro que deve ser preenchido no formulário de elaboração de projetos para explicitar o número de pessoas e a faixa etária com o qual o projeto pretende trabalhar diretamente.

CRIANÇAS(0-6)

CRIANÇAS(7-11)

CRIANÇAS(12-14)

ADOLESCENTES(15-17)

JOVENS(18-29)

ADULTOS(30-58)

IDOSOS(60 e +)

TOTAL

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 6: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

SEÇÃO 3COMO O PROJETO SERÁ ORGANIZADO?

Nesta seção, devem ser descritos os objetivos (geral e específicos), as ações, resultados esperados, como o projeto será realizado na prática e a coordenação e equipe técnica do projeto. Sugerimos que o texto desta seção não ultrapasse 12 páginas.

As intervenções sociais são ações coletivas, portanto é fundamental que os envolvidos nas ações participem da elaboração do projeto e contribuam com suas reflexões, garantindo a legitimidade do projeto.

3.1. Qual é o objetivo geral do projeto?O objetivo geral é a missão do projeto. Deve estar diretamente relacionado à linha de atuação e demonstrar o resultado que se pretende alcançar com a sua realização. Este objetivo deve contribuir para a mudança da reali-dade descrita no contexto (Seção 2), demonstrando a proposta de melhoria da condição atual.Precisa ser passível de ser alcançado por meio dos objetivos específicos e das atividades propostas. Não deve conter números ou descrição de atividades.

3.2. Quais são os objetivos específicos?São os passos fundamentais para se alcançar o objetivo geral. Devem ser capazes de demonstrar as estratégias que serão utilizadas pelo projeto, ser viáveis, hierarquizados e mensuráveis.Para este projeto, sugerimos que sejam apresentados, no máximo, seis objetivos específicos.

3.3. Que ações serão realizadas?São atividades que levam ao alcance dos objetivos específicos propostos. Elas têm de estar relacionadas a cada objetivo específico estabelecido para o projeto e ser: mensuráveis (refletir a quantidade a ser atingida); específicas (não genéricas); temporais (indicar prazo para sua realização); alcançáveis (serem factíveis, realizáveis); significati-vas (importantes para o alcance dos resultados e para resolver ou minimizar o problema descrito no contexto). Atente para não incluir aqui atividades-meio, como compras e contratação.

3.4. Que resultados serão esperados?Os resultados esperados são transformações no contexto social decorrentes da realização do projeto, por isso devem estar associados aos objetivos específicos. Referem-se a mudanças de conhecimento, percepção, habili-dade, atitudes, opiniões, aspirações, motivação, comportamento, práticas, condição ou status.Para a Petrobras é importante que as metas do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (vide tabela de metas na Apresentação) estejam incluídas nos resultados esperados.

Faça associações constantes entre objetivo geral, objetivos específicos, ações e resultados. Quanto mais clara a conexão entre esses aspectos, maior a chance de sucesso do projeto.

5

Integração PetrobrasComunidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 7: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

6

Integração PetrobrasComunidades

EXEMPLO:

OBJETIVO GERAL (3.1): Promover a reintegração na sociedade de jovens e adultos, egressos do sistema penitenciário, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho e exercer a plenitude de sua cidadania, através de programas de educação e qualificação profissional.

Objetivos Específicos (3.2) Ação (3.3) Resultados Esperado (3.4)

1. Capacitar 120 jovens e adultos nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva,marcenaria, pintura e construção civil.

ATENÇÃOO modelo acima é apenas um exemplo. Ajuste-o à realidade do seu projeto. Quanto mais gente envolvida nesse trabalho, melhor poderá ser a produção de objetivos claros e consistentes.

1.1. Oferecer 06 turmas do curso de mecânica automotiva, com 120h cada;

1.2. Oferecer 04 turmas de marcenaria, com 80h cada;

1.3. Oferecer 08 turmas de pintura e construção civil, com 110h cada;

1.4. Oferecer 08 palestras sobre cidada-nia, com 4h cada.

120 jovens e adultos formados, com certificado de conclusão reconhecido por entidade certificadora, preparados para atuar profissionalmente nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil.

2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes por meio da articulaçãocom instituições e empresas parceiras.

2.1. Formar carteira de parceiros, contatá-los rotineiramente e também abrir outros canais de relacionamento.

2.2. Criar e manter site para cadastro de formandos dos cursos para organizar e divulgar oferta a empregadores ou

50% de participantes empregados formalmente; e 50% com capacidade e possibilidade de exercer autonomamente uma profissão.

3. Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos.

3.1. Realizar 01 atividade mensal de promoção da cidadania, com 4h, para os participantes e/ou seus familiares após a formação;

3.2. Apoiar o avanço de escolaridade por ações que viabilizem aos participantes o acesso a classes em Educação de Jovens e Adultos (EJA);

70% dos participantes com evolução em indicadores psicossociais relacionados a participação na comunidade e construção de projetos de realização pessoal e profissional;

e 50% dos participantes com evolução de escolaridade.

3.3. Realizar acompanhamento psicossocial semanal dos participantes e seus famili-ares, com elaboração de relatórios para avaliação de evolução na participação coletiva e autorrealização.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 8: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

7

Integração PetrobrasComunidades

3.5. Como o projeto será realizado na prática?Nesta seção, descreva com precisão como o projeto será desenvolvido, ou seja, o “como fazer”.Relate como as atividades serão implementadas para atingir os objetivos específicos. Descreva etapas, processos e rotinas previstas para o projeto. Indique conteúdos trabalhados pelo projeto, o “plano pedagógico” (quando houver), grades de formação, cronograma de cursos etc. É neste item que a instituição deve detalhar as ações apresentadas no item 3.3 (ações). Podem ser apresentadas aqui as ações meio (contratações, compras etc.) e as justificativas teóricas para o método de trabalho, caso existam.Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto:

Sobre o método empregado:• Pode ser reaplicado ou multiplicado em contextos semelhantes;1. Já foi usado em outras situações? 2. É participativo e/ou promove o diálogo, a troca e a apropriação de conheci-mentos pelas instituições e pelas comunidades envolvidas; 3. Já foi sistematizado e/ou registrado;

• Será utilizada alguma Tecnologia Social¹ já reconhecida?¹Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social. (fonte: www.rts.org.br/rts/tecnologia-social/tecnologia-social).

3.6. Quem coordenará o projeto e qual será a equipe técnica?Relacione a equipe técnica do projeto, incluindo formação e qualificação profissional (administrador, pedagogo, educador popular, líder comunitário, entre outros), a função ou cargo (coordenador, educador, assistente adminis-trativo, supervisor, entre outros), a natureza do vínculo profissional (CLT, cooperado, autônomo, estágio) e carga horária. Defina também se o profissional será remunerado ou não com os recursos solicitados à Petrobras.

Apenas os nomes da equipe de coordenação precisam estar definidos. É importante que a experiência profissional e/ou formação do coordenador esteja coerente com o objetivo do projeto e com a função que ele vai desempen-har. Os nomes da equipe técnica podem ser informados após a aprovação do projeto na Seleção Pública, mas a instituição deverá especificar todos os cargos previstos.

A Petrobras utiliza um sistema online de monitoramento e acompanhamento periódico das atividades. Por meio dele é possível evidenciar o trabalho realizado e os resultados obtidos, assim como conferir transparência e credi-bilidade a todo o processo. Por isso, sugerimos que a instituição faça a previsão, na sua equipe, de um profissional

ATENÇÃOA natureza do vínculo e a carga horária da equipe técnica devem respeitar a legislação trabalhista.

NOME FUNÇÃO NO PROJETO FORMAÇÃO PROFISSIONAL

NATUREZA DO VÍNCULO

CARGA HORÁRIASEMANAL

REMUNERAÇÃOCOM OS RECURSOS?

Antônio W Pereira Coordenador Administração CLT 40 Horas Sim

A definir Educador Pedagogia CLT 20 Horas Não

A definir Educador Educador Popular Autônomo 20 Horas Sim

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 9: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

8

Integração PetrobrasComunidades

SEÇÃO 4COMO CUIDAR DA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO?

Entendemos a sustentabilidade como o conjunto de forças, relações e recursos que contribuem para a continui-dade do projeto e permanência dos resultados após o encerramento do patrocínio da Petrobras. Neste sentido, é importante a participação da comunidade, as parcerias institucionais, o alinhamento com políticas públicas e a forma como o projeto será comunicado. Procure não ultrapassar o limite de cinco páginas do projeto para esta seção.

4.1. Como a comunidade vai participar do projeto?Para a Petrobras um bom projeto é aquele que é criado a partir de uma demanda da comunidade. Seu envolvim-ento confere legitimidade ao projeto, ao mesmo tempo em que é uma forma de apoiar o desenvolvimento dessas pessoas.Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto.• Quanto a comunidade deseja o projeto;• Como a comunidade participou da identificação do problema;• De que forma a comunidade participou da elaboração do projeto;• Como a comunidade será beneficiada;• Tem representação da comunidade na condução do projeto;• Como a comunidade participará da avaliação o projeto (acompanhamento das ações, resultados, aplicação dos recursos etc.).4.2. Quais serão os parceiros do projeto?O segundo aspecto abordado nesta seção diz respeito não só às parcerias já estabelecidas, mas também às estra-tégias da instituição para agregar novos parceiros.Elas são centrais para lidar com a complexidade do setor social. As redes, os conselhos, as alianças etc. têm sido alternativas importantes para superar a escassez de recursos.Utilize os tópicos a seguir para orientar o seu texto.• De que tipos de parcerias o projeto precisa;• Há envolvimento do Governo, de empresas, fundações nacionais ou internacionais;• Há cooperação com outras organizações da sociedade civil ou universidades;• Como o projeto pretende cuidar dessas relações de parceria.

ATENÇÃOA Petrobras solicitará a comprovação das parcerias no momento da contratação caso o projeto seja aprovado na Seleção Pública. Podem ser anexadas ao projeto cartas de intenção dos parceiros.

NOME DO PARCEIRO TIPO DE CONTRIBUIÇÃO (FINANCEIRA, TÉCNICA, RECURSOS HUMANOS...)

Secretaria Municipal de Educação Organização de turmas de EJA

Secretaria de Segurança Pública Encaminhamento de participantes

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 10: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

9

Integração PetrobrasComunidades

4.3. Como o projeto pretende interagir com políticas públicas?Outro aspecto importante desta seção refere-se a forma que os projetos se articulam com políticas públicas. É fundamental que a organização descreva como pretende integrar as ações propostas no projeto com políticas públicas (Sistema Único de Saúde, Secretarias de Educação, Assistência Social, Bolsa Família etc). Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto.

• Identificar as políticas públicas (locais, estaduais ou federais) que podem contribuir para o seu projeto;• De que maneira o projeto vai fortalecer, relacionar-se ou influenciar a criação de políticas públicas.

4.4. Como será o Planejamento de Comunicação do projeto?Os projetos sociais trabalham para transformar uma realidade. Nesse processo de transformação, a comunicação é ferramenta fundamental para a mobilização social, porque é por meio dela que os projetos conseguem envolver as pessoas, criando o sentimento de participação e responsabilidade. A comunicação deve ser utilizada não só para divulgar os resultados do projeto, mas também para subsidiar todo o processo de mobilização social.Para a Petrobras, as formas de comunicação do projeto representam elementos importantes da proposta e da sustentabilidade de suas iniciativas e, por esse motivo, devem ser pensadas e definidas como uma questão estraté-gica de relacionamento com diversos públicos de interesse (parceiros, líderes locais, formadores de opinião no setor social e comunidade em geral, entre outros). Por isso, recomendamos que a instituição faça uma previsão do profis-sional responsável pelas atividades de comunicação do projeto.

Para estruturar o seu planejamento de comunicação considere que:• Todo planejamento de comunicação deve se basear nas pessoas (públicos) as quais se destina. Portanto, descreva os objetivos de comunicação, considerando as características desses públicos.• Deve-se estabelecer “o quê” fazer e “como” fazer. Defina as estratégias e táticas de comunicação para alcançar os objetivos propostos. Também é importante definir quais são as melhores formas de acesso aos públicos, por meio da seleção das mídias e instrumentos de comunicação a serem utilizados.

EXEMPLO:

OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO(PARA QUE?)

PÚBLICOS DE INTERESSE (PARA QUEM?)

ESTRATÉGIAS(COMO?)

INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO E MÍDIAS (O QUE?)

QUANTIDADES(QUANTOS?)

PERÍODO (MÊS DE REALIZAÇÃO DAS AÇÕES)

Informar a proposta do projeto e divulgar o andamento e os resultados obtidos

Famílias Evento de lançamento/encerramento de projeto

Convites 200 2º / 22º mês

Comunidade em geral Folder 1000 2º / 22º mês

Dar visibilidade ao projeto

Comunidade em geral No local da realização do projeto

Placa 1 3º ao 24º mês

ATENÇÃOEste modelo é apenas um exemplo. Seja criativo e ajuste o plano à realidade do seu projeto.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 11: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

10

Integração PetrobrasComunidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Objetivo é o que se pretende alcançar com o planejamento de comunicação.

Público é para quem a comunicação se destina. Considere sempre a realidade local e as características dos seus públicos.

Estratégia são ações que serão implementadas para o alcance do objetivo de comunicação proposto.

Instrumentos de comunicação e mídias são materiais produzidos para o desenvolvimento das ações e o alcance dos objetivos propostos (ex.: uniformes, boletins, banner, folder, revista etc.).

Quantidade é para informar o quanto será produzido de cada instrumento e suas possíveis edições.

Período é o mês de realização das ações previstas.

Caso o projeto seja contratado, a marca da Petrobras, do Governo Federal e o selo do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania deverão ser aplicados de forma padronizada e previamente aprovada pela Companhia em todas as peças de comunicação do projeto, independentemente do meio e do formato utilizados, em conformidade com as cláusulas estipuladas em contrato. A Petrobras deverá, ainda, ser mencionada como patrocinadora em eventos, entrevistas, artigos e outras peças de difusão e promoção do projeto.

Devem ser previstos recursos para todos os instrumentos e mídias do plano de comunicação, sejam eles da Petrobras, de contrapartida da instituição ou de outros parceiros.

Page 12: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

11

Integração PetrobrasComunidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Seção 5Como avaliar o projeto?

Indicadores são informações objetivas que permitem medir o avanço do projeto e os resultados alcançados.Nesta seção, a instituição deve apresentar indicadores pertinentes para o bom acompanhamento do projeto, que podem ser qualitativos, quantitativos, de processo ou de resultado.

Os Indicadores de Processo apontam se as ações do projeto estão acontecendo da forma planejada e são mensurados durante a sua implementação. Os Indicadores de Resultado demonstram os efeitos ou transformações provocados pelo projeto. Devem ser mensurados a partir da fase intermediária, fornecendo informações sobre os resultados parciais, e, ao final do projeto, apontando os resultados finais alcançados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar 120 jovens e adultos nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil.

INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO PERÍODO DE VERIFICAÇÃO

1.a. Números de aulas e cursos realizados

Listas de presença e relatórios com registro fotográfico

Trimestral

1.b. Percentual de frequência dos participantes nos cursos

Listas de presença e relatórios de frequência dos participantes nos cursos

Mensalmente

1.c. Percentual de participantes satisfeitos com os cursos

Pesquisa de satisfação com os participantes e relatório de avaliação dos cursos

Trimestral

1.d. N° de jovens e adultos formadosnos cursos com certificado de conclusão reconhecido

Listagem de certificados entregues Semestral

1.e. Percentual de participantes que apresentam aproveitamento satisfatório dos cursos

Relatórios de avaliação elaborados pelos educadores e instrutores do projeto

Semestral

2.a. Número de empresas parceiras Documento de formalização das parcerias

Trimestral2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes por meio de articulação com instituições eempresas parceiras.

2.b. Percentual de participantes empregados

Relatório de acompanhamento dos participantes inseridos no mercadode trabalho

Semestral

2.c. Percentual de participantes trabalhando como autônomos

Relatório de acompanhamento dos participantes trabalhadores autônomos

Semestral

Page 13: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

12

Integração PetrobrasComunidades

Na coluna “Indicadores”, devem ser inseridos os Indicadores de Processo e os Indicadores de Resultado. Para que sejam verificáveis, todos os indicadores devem ser expressos em números ou percentuais, sejam qualitativos ou quantitativos.

Os meios de verificação são as fontes de dados/informações que evidenciam o indicador e como esses dados serão coletados e registrados. Sugerimos que os diferentes públicos de interesse do projeto sejam convocados a participar dos processos de avaliação (ex.: a equipe executora do projeto, os participantes diretos, os familiares etc.). Quanto maior o número de envolvidos maior sua legitimidade.

Período de verificação refere-se ao momento que esses indicadores serão avaliados.

É fundamental saber escolher e priorizar os indicadores, pois qualidade é mais importante que quantidade.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

3.a. Número de atividades realizadas Listas de presença e relatórios com registro fotográfico

Trimestral3. Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos.

3.b. Percentual de participantes com evolução em indicadores psicossociais

Relatórios de acompanhamento psicossocial

Semestral

3.c. Percentual de evasão de participantes do projeto

Cadastro de participantes Trimestral

3.d. Percentual de participantes com evolução de escolaridade

Relatórios de acompanhamento pedagógico

Anual

OBJETIVOS ESPECÍFICOS INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO PERÍODO DE VERIFICAÇÃO

Page 14: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

13

Integração PetrobrasComunidades

Seção 6Qual será o cronograma do projeto? Definidas as ações, é importante organizá-las com o auxílio de um quadro que as distribua mês a mês, como no modelo abaixo. Repare que os objetivos e ações que constam no cronograma devem ser os mesmos da seção 3.3 (Que ações serão realizadas?).

EXEMPLO:

Objetivos específicos

Ações

1. Capacitar 120 jovens e adultos nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil.

CRONOGRAMA ANO 1

1.3. Oferecer 08 turmas de pintura e construção civil, com 110h cada

1.1. Oferecer 06 turmas do curso de mecânica automotiva, com 120h cada

1.2. Oferecer 04 turmas de marcenaria, com 80h cada

Mês1

Mês1

Mês2

Mês3

Mês4

Mês5

Mês6

Mês7

Mês8

Mês9

Mês10

Mês11

Mês12

1.4. Oferecer 08 palestras sobre cidadania, com 4h cada

2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes por meio da articulação com instituições e empresas parceiras

2.1. Formar carteira de parceiros, contatá-los rotineiramente e abrir outros canais de relacionamento.

2.2. Criar e manter site para cadastro de formandos dos cursos para organizar e divulgar oferta a empregadores ou clientes

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 15: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

14

Integração PetrobrasComunidades

3. Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos.

3.1. Realizar 01 atividade mensal de promoção da cidadania, com 4h, para os participantes e/ou seus familiares após a formação

3.2. Apoiar o avanço de escolaridade por ações que viabilizem aos participantes o acesso a classesem educação de Jovens eAdultos (EJA)

3.3. Realizar acompanhamento psicossocial semanal dos participantes e seus familiares, com elaboração de relatórios para avaliação de evolução na participação coletiva e autorrealização

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Objetivos específicos

Ações Mês1

Mês1

Mês2

Mês3

Mês4

Mês5

Mês6

Mês7

Mês8

Mês9

Mês10

Mês11

Mês12

Page 16: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

15

Integração PetrobrasComunidades

Objetivos específicos

Ações

1. Capacitar 120 jovens e adultos nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil.

CRONOGRAMA ANO 2

1.1. Oferecer 06 turmas do curso de mecânica automotiva, com 120h cada.

1.2. Oferecer 04 turmas de marcenaria, com 80h cada.

Mês1

Mês1

Mês2

Mês3

Mês4

Mês5

Mês6

Mês7

Mês8

Mês9

Mês10

Mês11

Mês12

1.3. Oferecer 08 turmas de pintura e construção civil, com 110h cada

1.4. Oferecer 08 palestras sobre cidadania, com 4h cada

2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes por meio da articulação com instituições e empresas parceiras.

2.1. Formar carteira de parceiros, contatá-los rotineiramente e abrir outros canais de relacionamento.

2.2. Criar e manter site para cadastro de formandos dos cursos para organizar e divulgar oferta a empregadores ou clientes.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Page 17: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

16

Integração PetrobrasComunidades

3. Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos.

3.1. Realizar 01 atividade mensal de promoção da cidadania, com 4h, para os participantes e/ou seus familiares após a formação

3.2. Apoiar o avanço de escolaridade por ações que viabilizem aos participantes o acesso a classesem educação de Jovens eAdultos (EJA)

3.3. Realizar acompanhamento psicossocial semanal dos participantes e seus familiares, com elaboração de relatórios para avaliação de evolução na participação coletiva e autorrealização

O cronograma, assim como as ações do projeto, deve priorizar o atendimento direto aos participantes. O período destinado às ações de planejamento, diagnóstico e pesquisa deve ser otimizado.

ATENÇÃOMês 01, mês 02, e assim por diante, indicam os meses de realização do projeto a partir do início do contrato com a Petrobras e não os meses do ano. Assim, se o contrato se iniciar num mês de maio, este será o mês 01 do projeto.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Objetivos específicos

Ações Mês1

Mês1

Mês2

Mês3

Mês4

Mês5

Mês6

Mês7

Mês8

Mês9

Mês10

Mês11

Mês12

Page 18: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

17

Integração PetrobrasComunidades

Seção 7Que recursos financeiros serão necessários?

Nesta seção, explicite o valor do investimento solicitado à Petrobras, assim como o investimento da organização proponente e os recursos provenientes de outras parcerias. No investimento da proponente podem ser computa-dos os valores estimados das instalações, materiais e equipamentos da organização, cedidos ou utilizados na implantação do projeto, que, inclusive, poderão ser rateados com outros projetos que a instituição esteja desen-volvendo. Dois aspectos são centrais no orçamento:• Orçamento resumido;• Orçamento físico-financeiro detalhado do que está sendo solicitado à Petrobras.• Orçamento físico-financeiro da contrapartida do proponente e/ou parceiros (quando houver).

7.1. Orçamento resumido

PARCEIRO VALOR DO INVESTIMENTO (EM R$)

Petrobras

Instituição proponente

Parceiro 1

Parceiro 2

7.2. Orçamento físico-financeiro

Para detalhar o orçamento do projeto, utilize o modelo de planilha de Orçamento Físico-Financeiro. O orçamento poderá ser apresentado no formato Word (tabela a seguir) ou no formato Excel (faça download da planilha em Excel no site Petrobras www.petrobras.com.br/minisite/ipc).

O modelo a seguir é apenas um exemplo. As rubricas e itens apresentados poderão não ser os mesmos previstos no seu projeto. Ajuste à realidade do seu projeto, acrescentando, removendo ou modificando itens e rubricas conforme a necessidade.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

TOTAL

Page 19: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

18

Integração PetrobrasComunidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

SUB-TOTAL DE CUSTOS FIXOS

SUB-TOTAL DE ENCARGOS SOCIAIS

SUB-TOTAL DE MANUTENÇÃO

SUB-TOTAL DE MATERIAL

SUB-TOTAL DE TRANSPORTE

SUB-TOTAL DE ALIMENTAÇÃO

SUB-TOTAL DE VIAGENS

SUB-TOTAL DE VIAGENS

SUB-TOTAL DE OUTROS GASTOS

1.1 - Aluguel Imóvel1.2 - Conta de Luz1.3 - Conta de Água1.4 - Conta de Telefone1.5 - IPTU

NATUREZA DO MOVIMENTO MÊS 1 MÊS 2 MÊS 3 MÊS 4 MÊS 5 MÊS 6 MÊS 7 MÊS 8 MÊS 9 MÊS 10 MÊS 11 MÊS 12 TOTAL DESPESAS

2.1.1 - Coordenador Executivo2.1.2 - Coordenador Pedagógico2.1.3 - Coordenador Administrativo2.2 - Equipe Pedagógica2.2.1 - Educadores2.2.2 - Instrutores2.2.3 - Monitores2.3 - Equipe de apoio / Infra-estrutura2.3.1 - Auxiliar de Escritório2.3.2 - Cozinheira2.3.3 - Motorista2.4 - Serviços de Terceiros2.4.1 - Contador(a)SUB-TOTAL DE PESSOAL

3.1 - Décimo Terceiro3.2 - Férias3.3 - Previdência Social3.4 - FGTS3.5 - Despesas Bancárias3.6 - CPMF

4.1 - Obras / Reparos4.2 - Assistência Técnica4.3 - Equipamentos de Segurança4.4 - Maquinário

5.1 - Material de Escritórios5.2 - Material para Higiene / Limpeza5.3 - Material para Participantes dos Módulos5.4 - Uniformes5.5 - Equipamentos5.6 - Correios

6.1 - Combustível6.2 - Estacionamento / Pedágio6.3 - Ônibus / Taxi / Outros

7.1 - Alimentação fora da instituição7.2 - Alimentação dentro da instituição

8.1 - Passagem de Avião8.2 - Hospedagem8.3 - Alimentação

9.1 - Equipamentos9.2 - Divulgação

10.1 - Seguro de Equipamentos10.2 -

3 - ENCARGOS SOCIAIS

2 - PESSOAL2.1 - Coordenação Geral

1 - CUSTOS FIXOS

4 - MANUTENÇÃO

5 - MATERIAL

6 - TRANSPORTE

7 - ALIMENTAÇÃO

8 - VIAGENS

9 - EVENTOS

10 - OUTROS GASTOS

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

Page 20: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

19

Integração PetrobrasComunidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

TOTAL DE DESPESAS - ANO 1 + ANO 2 R$ 0,00

SUB-TOTAL DE CUSTOS FIXOS

SUB-TOTAL DE ENCARGOS SOCIAIS

SUB-TOTAL DE MANUTENÇÃO

SUB-TOTAL DE MATERIAL

SUB-TOTAL DE TRANSPORTE

SUB-TOTAL DE ALIMENTAÇÃO

SUB-TOTAL DE VIAGENS

SUB-TOTAL DE VIAGENS

SUB-TOTAL DE OUTROS GASTOS

1.1 - Aluguel Imóvel1.2 - Conta de Luz1.3 - Conta de Água1.4 - Conta de Telefone1.5 - IPTU

NATUREZA DO MOVIMENTO MÊS 1 MÊS 2 MÊS 3 MÊS 4 MÊS 5 MÊS 6 MÊS 7 MÊS 8 MÊS 9 MÊS 10 MÊS 11 MÊS 12 TOTAL DESPESAS

2.1.1 - Coordenador Executivo2.1.2 - Coordenador Pedagógico2.1.3 - Coordenador Administrativo2.2 - Equipe Pedagógica2.2.1 - Educadores2.2.2 - Instrutores2.2.3 - Monitores2.3 - Equipe de apoio / Infra-estrutura2.3.1 - Auxiliar de Escritório2.3.2 - Cozinheira2.3.3 - Motorista2.4 - Serviços de Terceiros2.4.1 - ContadorSUB-TOTAL DE PESSOAL

3.1 - Décimo Terceiro3.2 - Férias3.3 - Previdência Social3.4 - FGTS3.5 - Despesas Bancárias3.6 - CPMF

4.1 - Obras / Reparos4.2 - Assistência Técnica4.3 - Equipamentos de Segurança4.4 - Maquinário

5.1 - Material de Escritórios5.2 - Material para Higiene / Limpeza5.3 - Material para participantes dos módulos5.4 - Uniformes5.5 - Equipamentos561 - Correios

6.1 - Combustível6.2 - Estacionamento / Pedágio6.3 - Ônibus / Taxi / Outros

7.1 - Alimentação fora da instituição7.1 - Alimentação dentro da instituição

8.1 - Passagem de Avião8.2 - Hospedagem8.3 - Alimentação

9.1 - Equipamentos9.2 - Divulgação

10.1 - Seguro de Equipamentos10.2 -

TOTAL DE DESPESAS - ANO 2

3 - ENCARGOS SOCIAIS

2 - PESSOAL2.1 - Coordenação Geral

1 - CUSTOS FIXOS

4 - MANUTENÇÃO

5 - MATERIAL

6 - TRANSPORTE

7 - ALIMENTAÇÃO

8 - VIAGENS

9 - EVENTOS

10 - OUTROS GASTOS

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

Page 21: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

20

Integração PetrobrasComunidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Alguns cuidados que a instituição deve tomar na hora de organizar o orçamento:

• Itens como equipamentos, infraestrutura, obras/reparos devem ter seus valores discriminados em memória de cálculo;• Não será permitida a cobrança de taxa administrativa;• Os encargos trabalhistas deverão constar como item de orçamento ou devem aparecer como custo assumido pela instituição;• O orçamento deve estar totalmente alinhado aos recursos necessários para a realização do projeto;• Caso o projeto compreenda reforma e construção, é preciso justificá-las.• Caso o projeto seja selecionado, será exigida a planta da obra assinada por profissional com CREA reconhecido no momento da contratação. Essa obra também é passível de aprovação pela Petrobras;• O valor da obra poderá alcançar até 35% do valor total do projeto;• Caso o projeto não possua infraestrutura de computador e internet, sugerimos que a instituição faça previsão de recursos para sua aquisição, uma vez que os relatórios de acompanhamento serão apresentados à Petrobras via sistema online;• Caso o projeto tenha outras fontes de financiamento ou contrapartida da instituição é necessário discriminar esses valores em planilha separada daquela referente ao recurso solicitado à Petrobras.

Page 22: Roteiro para-elaboracao-de-projetos-nordeste2013

Integração PetrobrasComunidades