romantismo

23

Upload: walace-cestari

Post on 05-Jul-2015

6.944 views

Category:

Technology


0 download

DESCRIPTION

Poesia romântica. Contexto histórico, características gerais do romantismo, gerações românticas, poetas românticos.

TRANSCRIPT

Page 1: Romantismo
Page 2: Romantismo

A Revolução extingue os privilégios da nobreza e do clero e derruba as barreiras entre as classes. Surge uma nova concepção de mundo, de sociedade e do homem, baseada na livre iniciativa e nos méritos individuais.

Page 3: Romantismo

A burguesia destaca-se cada vez mais no quadro social. Isso explica a intensa intervenção na cultura da época, buscando a modificação de padrões, possibilitando um novo status quo, dessa vez favorável ao modelo burguês.

Page 4: Romantismo

A partir de 1808, a urbanização do Rio de Janeiro e o contato com a corte ajudam na divulgação das influências europeias. Os ideais de autonomia e nacionalismo fazem a colônia caminhar rumo à independência.

Page 5: Romantismo

Havia interesse do novo governo em ofuscar as crises sociais, financeiras e econômicas geradas pela independência. A separação teve suas consequências socioculturais: surgem as instituições universitárias e um público leitor.

Page 6: Romantismo

A liberdade de expressão ganha vida. Por meio do esforço de alfabetização surge um novo público leitor, diversificado e sem nenhuma identificação com a arte neoclássica anterior. A arte também se tornava mercadoria.

Page 7: Romantismo

Individualismo e subjetivismo – O poeta tem sua alma esmagada pela solidão e pela brutalidade do mundo. Essa concepção advém da desilusão com a mediocridade burguesa, voltada apenas para o acúmulo de capitais.

Page 8: Romantismo

Sentimentalismo – As obsessões sentimentais dão uma nova significação às paixões humanas: um amor profundo, intenso, delicado, mas desmedido e arrebatador; um amor ideal e infinito, exclusivo e febril.

Page 9: Romantismo

Culto à natureza - A natureza exerce fascínio sobre os escritores, que nela enxergam o oposto da civilização opressora. O encontro com a natureza é um reencontro com o próprio eu, com seu próprio mundo interior.

Page 10: Romantismo

Evasão – O artista, incompreendido, não consegue mudar seu destino, restando apenas a fuga. A evasão se manifesta de diversas formas: o sonho, a fantasia, o culto do passado, a infância e, por fim, a morte.

Page 11: Romantismo

Geração nacionalista ou indianista. Suas características são a saudade da Pátria, a valorização da natureza, o retorno à religiosidade cristã. Além disso desenvolve-se uma espécie de novo amor cortês, platônico e impossível.

Page 12: Romantismo

O índio surge como o verdadeiro herói nacional, muito em razão de substituir figura do cavaleiro medieval, inexistente na história brasileira. Esse índio apresenta valores clássicos e comportamento europeu.

Page 13: Romantismo

A segunda geração, subjetivista, ficou conhecida como Ultrarromantismo ou Mal-do-século. Os poetas ultrarromânticos abordavam os temas do tédio, da morte, do suicído, das sombras, da dor e do sofrimento.

Page 14: Romantismo

O medo de amar era constante e levava à evasão poética. Tais fugas levavam a lugares exóticos, à própria infância e, mais comumente à morte.

Page 15: Romantismo

A terceira geração é marcada por uma forte preocupação social, influenciada pelos movimentos abolicionista e republicano. A geração condoreira faz a denúncia da escravidão, canta a liberdade e opõe-se à monarquia.

Page 16: Romantismo

A sensualidade volta à tona e surge um amor erótico, possível de se realizar. É, em verdade, um momento de transição do Romantismo para o movimento Realista que já começa a se manifestar em alguns autores.

Page 17: Romantismo
Page 18: Romantismo
Page 19: Romantismo
Page 20: Romantismo
Page 21: Romantismo
Page 22: Romantismo
Page 23: Romantismo

versos;