rl.art.br · web viewprojeto de prevenção contra as drogas apresentado pelo centro municipal de...

36
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª ZILDA DIAS EVANGELISTA SANTOS UNB – SENAD GESTORA: ADMA ALVES LUZ VICE GESTORA: ELIZABETE MOREIRA SECRETÁRIA: MÁBIA BARBOSA COORDENADORA: CLEONICE ALVES DE SOUZA TIGRE PSICOLOGA: LARISSA MEIRA SANTANA PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS

Upload: lamhanh

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª ZILDA DIAS EVANGELISTA SANTOS

UNB – SENADGESTORA: ADMA ALVES LUZ

VICE GESTORA: ELIZABETE MOREIRASECRETÁRIA: MÁBIA BARBOSA

COORDENADORA: CLEONICE ALVES DE SOUZA TIGREPSICOLOGA: LARISSA MEIRA SANTANA

PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS

Cândido Sales-BAAgosto 2014

UNB – SENADGESTORA: ADMA ALVES LUZ

VICE GESTORA: ELIZABETE MOREIRASECRETÁRIA: MABIA MOREIRA

COORDENADORA: CLEONICE ALVES DE SOUZA TIGREPSICOLOGA: LARISSA MEIRA SANTANA

PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS

Cândido Sales-BAAgosto 2014

Projeto de Prevenção Contra as Drogas

apresentado pelo Centro Municipal de Educação

Infantil Profª Zilda Dias Evangelista Santos sob

direção da psicóloga Larissa Meira com objetivo

despertar o interesse dos alunos, educadores e pais

e familiares na busca de ações coletivas preventivas

contra o uso de drogas.

Sumário

Introdução..........................................................................................................03

Caracterização da Escola Aspectos socioeconômicos e culturais da escola....04

Aspectos Naturais............................................................................................. 06

Projeto Politico Pedagógico...............................................................................12

Justificativa........................................................................................................22

Objetivo Geral....................................................................................................23

Objetivo Especifico............................................................................................23

Metodologia......................................................................................................25

Aspectos Teoricos........................................................................................... 26

Considerações Finais........................................................................................30

Bibliografia........................................................................................................ 31

PROJETO PREVENÇÃO SOBRE AS DROGAS

EU MIM AMO

Período: 15 de agosto a 14 de novembro de 2014Público alvo: Alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e EJAParticipantes: Alunos do Centro Municipal Infantil Profª Zilda Dias Evangelista Santos Duração prevista: 4 mesesCulminância:14 de novembro de 2014

INTRODUÇÃO:

As drogas são problemas que integram praticamente toda a sociedade contemporânea, é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. o resultado é negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Pois desestrutura a escola e a família. Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e a adolescência período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo. Em Cândido Sales, as drogas também financiam a violência e o crime.

Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura. Nesse sentido, a base para o não ingresso de crianças e adolescente e jovens está na família e na escola. A primeira deve dialogar conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos. A primeira etapa, "a escola" realiza estudos, debates com os gestores e o corpo docente para trabalharem  o tema drogas, não só intelectualmente, mas, com todas as implicações afetivas e sociais. E através de um questionário simples, elaborado pelos professores da escola com o objetivo de identificar o conhecimento e presença dos diferentes tipos de drogas no cotidiano dos alunos da unidade escolar. O questionário foi aplicado à uma amostra de estudantes do ensino fundamental

Na segunda etapa, envolveremos "os pais", com o objetivo de fortalecer o contato com as famílias, promovendo encontros, reuniões para trocas de experiências, informações e orientações, evitando alarmismos ou minimizações das questões referentes ás drogas e priorizando trabalhar as dificuldades nas relações pais e filhos.

Na terceira etapa, "Os discentes," compreende as formas de abordar o assunto, de forma sutil, desde o espaço de discussão aberta, oferecida pela orientação educacional, ao espaço

interdisciplinar, planejado ou não no currículo escolar, com docentes das diferentes disciplinas, atentos e sensíveis para captar as necessidades dos discentes, para usarem formas criativas de trabalhar seus conteúdos, quando possível, correlacionando-o com o projeto cujo tema é prevenção sobre as drogas. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Aspectos socioeconômicos e culturais da escola;

Este projeto está sendo desenvolvida na escola Centro Municipal Infantil Professora Zilda Dias Evangelista Santos. Com atividades de conscientização envolvendo toda a comunidade escolar, através de intervenções em sala de aula com os alunos, e com proposto sócio cultural de acordo, com a realidade da escola. Segundo Aquino:

“A adolescência é a fase em que os horizontes do universo infantil se ampliam para além do contexto familiar, para abarcar todo o contexto social. [...] ávido por bandeiras e causas a defender”. (1998, p.13)

As experiências e expectativas que queremos obter são de adequar os conteúdo e temas abordados de ensino aprendizagem durante as aulas e reuniões pedagógicas semanais. (HTPCs). Com analise a fim de esclarecer dúvidas e anseios dos professores, alunos e comunidade desta unidade escolar, uma vez que a informação é uma das melhores armas no combate ao uso de drogas e suas consequências. Conforme, sugere várias leituras das transcrições pelos professores e as discussões acerca do material utilizado em sala de aula na interdisciplinaridade. Os alunos participantes do projeto serão motivados a participar através dos recursos de multi mídia, livros e outros. Percebemos que a escola estudada é desprovida de informação, a comunidade age por muitas vezes sem noção sem saber do perigo que corre.

Focando neste problema, através do projetode prevenção contra as drogas à escola desenvolve a atividades pedagógicas adequando a proposta curricular a do projeto. Conhecer a escola não é algo simples; planejá-la também não é. Seria possível planejar uma escola de Educação Infantil que concretizasse o ideal de formação global do sujeito em idade pré-escolar? A literatura educacional apresenta estudos sobre a Educação Infantil. Estudos referentes a políticas, pressupostos e práticas de uma modalidade específica. Estudos que evidenciam vicissitudes, necessidades e possibilidades da/na Educação Infantil. Estudos algumas vezes contrários à realidade concreta observada.

O Centro Municipal Infantil Professora Zilda Dias Evangelistaé de origem de Educação Infantil, sendo hoje uma escola que aclopa outra modalidade educacional devido a demando do bairro. É sabido que toda escola para funcionar bem necessita de profissionais que tenham clareza e coerência em suas ações. No que concerne à formação inicial, Haddad (2006, p. 540) enfatiza:

A formação de quem cuida das crianças pequenas e as educa não pode ser aquela que visa apenas o acúmulo de informações. Além de um conhecimento profundo de pedagogia e psicologia infantil, de sociologia da infância e de cultura da criança, associado a grande dose de experiência prática, a formação inicial deve incluir a educação do corpo, dos sentimentos, das emoções, da fala, da arte, do canto, do conto e do encanto.Uma educação fragmentada não produz eco na alma de uma criança.

Todo ambiente educacional, seja ele familiar, seja escolar, precisa ser saudável. Cabe à escola, trabalhar coletivamente em prol da construção e manutenção de um ambiente que se caracterize mais pelos valores: solidariedade, amor, ética e respeito – e menos pela competitividade.

Fundamentadas em Bondioli (1998), Lima e Bhering (2006) indicam a necessidade de investir nas relações, criar oportunidade para as crianças se expressarem, revelando suas necessidades e desejos, por meio de conversas, gestos, olhares, músicas etc., nos vários momentos do dia; é importante igualmente promover atividades que fomentem nas crianças a possibilidade de escolha, a tomada de decisão e consciência sobre o que fazem, naturalmente sob a atenção e cuidados do adulto por meio de interações e mediações construtivas. Para as autoras, o ambiente deve favorecer e motivar o desenvolvimento humano, a capacidade de aprendizagem, a socialização, o exercício da cidadania.

A escola atende nos três turnos, matutino, vespertino e noturno.No turno matutino 124 alunos, na modalidade de Ensino Fundamental 1º ano. 3º ano A, 3º ano B, 4º ano A, 4º ano B e 5º ano turma única. No turno vespertino 122 alunos, na modalidade de Ensino Infantil e Ensino Fundamental um (1). PréI A, PréI B, Pré II turma única, 1º ano única e2º ano única. No turno noturno com EJA (Educação de Jovens e Adultos) com 21 alunos Totalizando o numero de alunos no Centro Municipal Educação Infantil Professora Zilda Dias Evangelista Santos 267.

A escola possui 27 funcionários nas seguintes funções: 02 na direção, 01 coordenação, 11 professores de Educação Infantil, 1° ao 5°ano, 01 professore do EJA, 03 professores de Educação Infantil, 07 professores das séries iniciais, 06 funcionários na administração (secretaria e auxiliar de secretaria) e apoio 12 funcionários (merendeiros serviços gerais e auxiliar de disciplina)A escola está localizada no município de Cândido Sales – BA, cortada pela BR 116 e o Rio pardo, o bairro da escola é um bairro perifériferico. A faixa etária predominante dos alunos são de três anos (3) a 61 anos, o perfil socioeconômico dos estudantes é de baixa renda. Muitos estudantes apresentam aspectos de vulnerabilidade social. A proposta é atender as necessidades dos discentes estabelecendo um vínculo de confiança ajudando os alunos no seu amadurecimento e valorização como ser humano. Faz-se necessário uma educação preventiva e de conscientização dos alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade escolar sobre os efeitos e consequências maléficas causadas pelo uso de drogas. O desafio maior é trabalhar a prevenção na escola visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens quanto ao uso das drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), infecção pelo HIV, a gravidez não planejada e formar jovens multiplicadores para influenciar através do seu trabalho de orientação, informação a comunidade escolar.Para sanar as dificuldades no pedagógico a escola Zilda trabalha com o projeto educativo Mais Educação, foram escolhidas quatro atividades, (Esporte e lazer, Proletramento, Horta Escolar, com a possibilidade de acompanhar o intelecto do aluno pedagogicamente falando. Participando 204 alunos

ATIVIDADE - LETRAMENTO:

A atividade de Letramento está inserida no macrocampo Acompanhamento Pedagógico. São realizadas atividades que visam o desenvolvimento da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita, por meio de ações que tenham como foco a compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.

ATIVIDADE – DANÇAS:

A atividade de Danças está inserida no macrocampo Cultura e Artes. São desenvolvidas atividades que priorizem a organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços e ritmos.

ATIVIDADE – HORTA ESCOLAR

O Projeto “Educando com a Horta Escolar”, é uma ação social. A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

ASPECTOS ESTRUTURAIS

1. AVALIE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ABAIXO DISCRIMINADOS E CLASSIFIQUE-O COMO BOM REGULAR OU RUIM.

Itens Bom Regular Ruim Inexistente3.1 Entradas do prédio

( ) ( X ) ( ) ( )

3.2 Paredes externas (X ) ( ) ( ) ( )3.3 Portas ( X ) ( ) ( ) ( )3.4 Janelas ( ) ( X ) ( ) ( )3.5 Pátio ( ) ( X ) ( ) ( )3.6Corredores ( X ) ( ) ( ) ( )3.7Salas de Aula ( ) ( X ) ( ) ( )3.8Banheiros ( ) ( X ) ( ) ( )3.9 Cozinha ( ) ( ) ( X ) ( )

2- Avalie os seguintes aspectos em relação á segurança da escola e de dos alunos, marcando sim ou não.Itens Sim Não4.1 Existem muros, grades ou cercas em condições de garantir a segurança dos alunos? (Caso existam buracos ouaberturas que permitam o acesso de estranhos, responder

( X ) ( )

4.2 Existe controle de entrada e saída de alunos? (X ) ( )4.3 Existe controle de entrada de pessoas estranhas na escola? ( X ) ( )4.4 Os portões que dão acesso à parte externa permanecem trancados durante o horário de funcionamento da escola?

(X ) ( )

4.5 Existe algum tipo de vigilância para o período diurno? ( X ) ( )4.6 Existe algum tipo de vigilância para o período noturno? ( X ) ( )4.7 Existe algum tipo de vigilância para finais de semana e feriados? ( X ) ( )4.8 Há algum esquema de policiamento para inibição de furtos, roubos e outras formas de violência?

( ) ( X )

4.9 Há algum esquema de policiamento para inibição de tráfico de tóxicos/drogas dentro da escola?

( ) ( X )

4.10 Há algum esquema de policiamento para inibição de tráfico de tóxicos/drogas nas imediações da escola?

( ) ( X )

4.11 A escola tem algum sistema de proteção contra incêndio (alarme de fumaça e temperatura, extintores contra incêndio, mangueiras etc.)?

( ) ( X )

4.12 As salas onde são guardados os equipamentos mais caros (computadores, projetores, televisão, vídeo etc.) têm dispositivos para serem trancadas (cadeados, grades, travas, trancas etc.)?

( ) ( X )

4.13 A escola apresenta sinais de depredação (vidros, portas e janelas quebrados, lâmpadas estouradas etc.) ?

( ) (X )

4.14 Existe uma boa iluminação do lado de fora da escola? ( ) ( X )4.15 A escola adota alguma medida de segurança para proteger os alunos nas suas imediações?

( ) ( X )

3- INFORME A QUANTIDADE DE COMPUTADORES EXISTENTES NA ESCOLA EM CADA UM DOS CASOS LISTADOS ABAIXO.

Itens Bom Regular Ruim Inexistente5.1 Total de computadores na escola

( 9 ) ( ) ( 5 ) ( )

5.3 Computadores com acesso à Internet para uso exclusivo dos alunos

( ) ( ) ( ) ( 9 )

5.4 Computadores para uso dos professores

( ) ( ) ( ) ( X )

5.5 Computadores com acesso à Internet para uso dos professores

( ) ( ) ( ) ( X )

4. AVALIE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ABAIXO DISCRIMINADOS E CLASSIFIQUE-O COMO BOM REGULAR OU RUIM.

Itens Bom Regular Ruim Inexistente6.1 Televisão ( ) ( X ) ( ) ( )6.2 Antena parabólica ( ) ( ) ( ) ( X )6.3 Videocassete ( ) ( ) ( ) ( X )6.4 Máquina fotocopiadora (Xerox ( ) ( X ) ( ) ( )6.5 Mimeógrafo ( ) ( ) ( ) ( X )6.6 Projetor de slides ( X ) ( ) ( ) ( )6.7 Retroprojetor ( X ) ( ) ( ) ( )6.8 Máquina de datilografia ( ) ( ) ( ) ( X )6.9 Impressora ( X ) ( ) ( ) ( )6.10 Aparelho de som ( ) ( X ) ( ) ( ) 6.11 Computador ( X ) ( ) ( ) ( )

3) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): ocorrem na escola devido à carência de infraestrutura física e/ou pedagógica.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

4) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): são decorrentes do ambiente de insegurança física da escola.

Itens Sim Não6.10 Aparelho de som X

7.1 Pichação de muros ou paredes das dependências internas da escola X7.2 Pichação de muros ou paredes das dependências externas da escola X

7.3 Depredação de banheiros X7.4 Depredação de dependências internas da escola X7.5 Depredação de dependências externas da escola X

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

15. COMO VOCÊ AVALIA ESTA ESCOLA, CONSIDERANDO SUA INFRAESTRUTURA E CONDIÇÕES GERAIS DE FUNCIONAMENTO? ( ) Péssima ( ) Ruim ( )Razoável ( X )Boa ( )Ótima

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

Como foi desenvolvido o projeto pedagógico desta escola neste ano? (marque apenas uma opção)

( ) Pela aplicação de modelo encaminhado pela secretaria de educação.( )Foi elaborado pelo (a) diretor (a).( )O(a) diretor(a) elaborou uma proposta de projeto, apresentou-a aos professores para sugestões e depois chegou à versão final.( )Os professores elaboraram uma proposta e, com base nela, o diretor chegou à versão final.( ) Não sei como foi desenvolvido.( X ) Não existe projeto pedagógico.

CARACTERÍSTICAS DOS PROFESSORES E ALUNOS

5. AVALIE OS SEGUINTES ASPECTOS, MARCANDO SIM OU NÃO.

8. QUAL O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE UTILIZAM A BIBLIOTECA DURANTE O MÊS? (Perguntar à pessoa responsável.)( X ) Até 15% ( ) De 26% a 50% ( ) De 51% a 75% ( ) mais de 75% ( ) Não há biblioteca na escola9. EXISTE UMA PESSOA RESPONSÁVEL PELA BIBLIOTECA (BIBLIOTECÁRIO, PROFESSOR, OUTRA PESSOA)?( ) Sim ( X ) Não 10. OS PROFESSORES REALIZAM TRABALHOS NA BIBLIOTECA, FAZENDO USO DOS MATERIAIS DISPONÍVEIS? ( ) Sempre ou quase sempre ( X ) De vez em quando ( ) Nunca ou quase sempre 11. OS ALUNOS LEVAM LIVROS PARA CASA? ( X ) Sim ( ) Não porque não querem ( ) Não porque a escola não permite13. MEMBROS DA COMUNIDADE LEVAM LIVROS PARA CASA? ( ) Sim ( X ) Não porque não querem ( ) Não porque a escola não permite

14. AVALIE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA MAIORIA DOS LIVROS E CLASSIFIQUE-O COMO BOM, REGULAR OU RUIM.

Itens Bom Regular Ruim Inexistente14.1 Livros de estudo X14.2 Livros de literatura (como romance, ficção etc.) X

14.3 Revistas de informação geral (como Veja,Isto é, Época etc.)

X

14.4 Jornais X14.5 Revistas em quadrinhos X

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

1) Como foi desenvolvido o projeto pedagógico desta escola neste ano? 2) (marque apenas uma opção)

( ) Pela aplicação de modelo encaminhado pela secretaria de educação.( )Foi elaborado pelo (a) diretor (a).( )O(a) diretor(a) elaborou uma proposta de projeto, apresentou-a aos professores para sugestões e depois chegou à versão final.( )Os professores elaboraram uma proposta e, com base nela, o diretor chegou à versão final.( ) Não sei como foi desenvolvido.( X ) Não existe projeto pedagógico.

CARACTERÍSTICAS DOS PROFESSORES E ALUNOS

1. AVALIE OS SEGUINTES ASPECTOS, MARCANDO SIM OU NÃO.

2. QUAL O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE UTILIZAM A BIBLIOTECA DURANTE O MÊS? (Perguntar à pessoa responsável.)( X ) Até 15% ( ) De 26% a 50% ( ) De 51% a 75% ( ) mais de 75% ( ) Não há biblioteca na escola3. EXISTE UMA PESSOA RESPONSÁVEL PELA BIBLIOTECA (BIBLIOTECÁRIO, PROFESSOR, OUTRA PESSOA)?( ) Sim ( X ) Não 4. OS PROFESSORES REALIZAM TRABALHOS NA BIBLIOTECA, FAZENDO USO DOS MATERIAIS DISPONÍVEIS? ( ) Sempre ou quase sempre ( X ) De vez em quando ( ) Nunca ou quase sempre 5. OS ALUNOS LEVAM LIVROS PARA CASA? ( X ) Sim ( ) Não porque não querem ( ) Não porque a escola não permite6. MEMBROS DA COMUNIDADE LEVAM LIVROS PARA CASA? ( ) Sim ( X ) Não porque não querem ( ) Não porque a escola não permite

7. AVALIE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA MAIORIA DOS LIVROS E CLASSIFIQUE-O COMO BOM, REGULAR OU RUIM.

Itens Bom Regular Ruim Inexistente7.1 Livros de estudo X7.2 Livros de literatura (como romance, ficção etc.) X

7.3 Revistas de informação geral (como Veja,Isto é, Época etc.)

X

7.4 Jornais X7.5 Revistas em quadrinhos X

8) Conselho de classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano, quantas vezes se reuniram os conselhos de classe desta escola?

X Uma vez.Duas vezes.

Três vezes ou mais.Nenhuma vez.

Não existe conselho de classe.

9) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): ocorrem na escola por oferecer poucas oportunidades de desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

10) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): estão relacionados aos conteúdos curriculares, que são inadequados às necessidades dos alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

11) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): relacionam-se à sobrecarga de trabalho do(as) professores(as), dificultando o planejamento e o preparo das aulas.

0

20

40

60

80

100

120

Colunas1 DISCORDO

10) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): são decorrentes do nível cultural dos pais dos alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

11) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): estão relacionadas à falta de assistência e acompanhamento da família nos deveres de casa e pesquisas dos alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

12) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): ocorrem devido à falta de aptidão e habilidades do aluno.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

13) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): estão vinculados à baixa auto estima dos alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

14) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): ocorrem devido ao desinteresse e falta de esforço do aluno.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

15) Assinale sua posição em relação às afirmações abaixo, que se referem aos possíveis problemas de aprendizagem dos alunos da(s) série(s) avaliada(s): são decorrentes da indisciplina dos alunos em sala de aula.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 DISCORDO

16) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: aluno) : agressão verbal a professores.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

17) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: aluno) : agressão física a professores.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

18) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: aluno): agressão verbal a alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

19) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: aluno) agressão física a alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

20) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: aluno): agressão verbal a funcionários.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

21) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: aluno): agressão física a funcionários.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

22) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: professor):agressão verbal a professores.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

23) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: professor):agressão física a professores.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

24) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: professor):agressão verbal a alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

25) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: professor):agressão física a alunos.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

26) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: professor): agressão verbal a funcionários.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

27) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: professor): agressão física a funcionários.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

28) Agressão verbal a professores. Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: funcionário):

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

29) Agressão física a professores. Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: funcionário):

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

30) Agressão verbal a alunos. Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: funcionário):

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

31) Agressão física a aluno

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

32) Agressão física a alunos. Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: funcionário):

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

33) Agressão verbal a funcionários. Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: funcionário):

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

34) Agressão física a funcionários. sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano nesta escola. (agressor: funcionário):

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

35) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: você foi vítima de atentado à vida?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

36) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: você foi ameaçado por algum aluno?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

37) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: você foi agredido verbalmente por algum aluno?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

38) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: você foi agredido fisicamente por algum aluno?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

39) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: você foi vítima de furto?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

40) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: você foi vítima de roubo (com uso de violência)?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

41) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: alunos frequentaram as suas aulas sob efeito de bebida alcoólica?

42) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: alunos frequentaram as suas aulas sob efeito de drogas ilícitas?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

43) Sobre os fatos listados abaixo, diga se eles aconteceram ou não este ano, nesta escola: alunos frequentaram as suas aulas portando arma branca (facas, canivetes etc.)?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Colunas1 NÃO

Fonte: Questionários QEdu.org.br/ professores da Escola Zilda Evangelista

O relacionamento dos alunos com os professores e demais funcionários

pode ser considerado como bom e o desempenho escolar tem crescido

gradualmente. Mesmo contando com agressividade de alguns alunos.

A escola compreende a importância de aproximar a família da escola, nesse

aspecto à mesma tem realizado ações para aproximação destas instituições.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A escola não tem o Projeto Político Pedagógico, mas mesmo assim, temos

objetivos a cumpri que é alcançar o aluno na sua integridade, na formação

aprendizagem e ajudar na construção de sua cidadania. A escola já se articula

na construção do Projeto Político Pedagógico.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS DA ESCOLA- ALUNOS

1- Você sabe o que é drogas?

0

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

SABE NÃO SABE

2- Conhecem drogas

0

5

10

15

20

25

30

35

40

45

CONHECE NÃO CONHECE

3- Na sua casa tem alguém que fuma cigarro?

0

10

20

30

40

50

60

SIM NÃO

4- Na sua casa tem alguém que bebe bebida alcoólica?

0

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

SIM NÃO

5- Você já á presenciou alguém fumando droga?

0

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

SIM NÃO

6- Quais os tipos de droga que você conhece?

0

10

20

30

40

50

60

70

MACONHA CRACK

CIGARRO REMÉDIO

COCAINA NÃO CONHEÇO

Colunas1

7- Você já fumou cigarro?

0

10

20

30

40

50

60

SIM NÃO

8- Você já experimentou bebida alcoólica?

29

30

31

32

33

34

35

36

SIM NÃO

9- Você sabe que as drogas é prejudicial a saúde?

10- 29

30

31

32

33

34

35

36

SIM NÃO

Fonte questionário Escola ZildaNa compreensão deste quadro percebemos

JUSTIFICATIVA:

Vivemos em tempos terríveis. Dentre os males que assolam a sociedade, a

droga figura como um de seus grandes expoentes. O projeto surgiu da

necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir

informações sobre o assunto. Pois é importante informar aos alunos do Centro

Municipal Infantil Professora Zilda Dias Evangelista sobre os malefícios do vício

da droga, violência e da prática sexual de forma irresponsável. A adolescência é

um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. Falar sobre

drogas, porém, não basta. É preciso mostrar que a droga é algo que prejudica a

saúde do indivíduo como um todo e gera a violência. Enganam-se quem acha

que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram

drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. A

ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de

risco da comunidade escolar, que apresenta um elevado percentual de pessoas

envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como

maconha, cocaína e outras mais contribuindo para o aumento da violência nas

escolas e sociedade.

Então, mediante a pesquisa realizada na escola nos dias 23, 25, e 28 de julho de

2014 constatamos que os alunos tem conhecimento do discorrido conhecimento

estes distorcidas. Portanto nos surpreendemos com as respostas dos alunos do

Ensino Infantil, quando eles afirmam em dizer que conhecem “drogas” e citam os

nomes com propriedade. Os alunos que participaram da por pesquisa: Educação

infantil e Ensino Fundamental I

OBJETIVO GERAL:

Despertar o interesse dos alunos, educadores e pais e familiares na busca de ações coletivas preventivas contra o uso de drogas;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.

Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;

Fortalecer as redes sociais para reduzir os fatores de risco que contribuem para o uso da droga.

Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.

Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.

Desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.

Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.

Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.

Estruturar a rede municipal de prevenção e combate às drogas.

Introduzir a temática de educação para valores, como fator de prevenção

para o uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens e evitar o envolvimento com a criminalidade.

Esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das drogas.

Alertar que a bebida alcoólica também é uma droga e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas consequências.

Divulgar informações que orientem a prevenção e promovam o tratamento de dependentes de substâncias.

Informar sobre os efeitos das principais drogas consumidas por adolescentes e jovens.

Divulgar quais os fatores de risco relacionados ao consumo de drogas e o envolvimento com a criminalidade.

Divulgar a legislação específica.

Mobilizar as secretarias de saúde e de ação social para ações de prevenção e tratamento de pessoas, principalmente, adolescentes usuários de substâncias psicoativas.

Esclarecer sobre os estágios motivacionais para mudança de comportamento.

Esclarecer aos pais e educadores quais são as práticas educativas positivas que representam fator de proteção ao uso de drogas e ao envolvimento com a criminalidade.

Implementar os instrumentos repressivos e cautelares previstos na Lei Antidrogas, visando a punição efetiva dos traficantes.

METODOLOGIA

O projeto a ser desenvolvido na escola do Centro Municipal Infantil Professor

Zilda Dias Evangelista para prevenção ao uso e abuso de drogas deve visar

intervenções nos níveis primários, cujo objetivo é evitar o uso ou retardar o início

e também a prevenção secundária, destinada àqueles que já experimentaram,

evitando a evolução para usos mais frequentes e prejudiciais, atendendo toda a

comunidade escolar: alunos, funcionários, pais e sociedade em geral.

O projeto foi dividido em três etapas básicas:

A primeira etapa consta de levantamento do conhecimento dos alunos e

funcionários acerca das drogas, suas classificações, efeitos e

consequências de uso.

A segunda etapa se constituirá de palestras, fóruns de discussões sobre

as drogas, suas classificações, efeitos e consequências de uso,

inicialmente para os professores e funcionários e posteriormente para

toda a comunidade escolar.

A terceira etapa agregará uma mostra sobre as drogas, com exposições

dos tipos de drogas e dramatizações sobre os efeitos e consequências

do uso e abuso de drogas.

ASPECTOS TEÓRICOS: 

Partindo do pressuposto que o indivíduo se constrói na relação com o outro

e com a sua sociedade. As redes sociais e os professores devem discutir esta

questão de forma aberta e sem preconceito, ou ela vai continuar a ser um

problema. A saída é aprender com os erros e se manter vigilante e bem

informado e não deixar se influenciar pela mídia e pelas ideias socioculturais.

Lima (1992), diz que seria ideal se a escola acrescentassem em seu currículo,

programas que preparassem seus alunos pra enfrentar não só o problema das

drogas, mas, os problemas da vida como um todo. Tal afirmação foi feita por se

perceber que muitos gestores escolares negam a existência do uso de drogas

em seus estabelecimentos. Mas, sabemos que existe sim, e que pensar que não

vai acontecer com a gente, apenas com os outros só facilita mais o aumento do

consumo. Entendemos também que Lima, quis chamar a atenção para outros

problemas existentes na sociedade, além do uso das drogas, e alertou para a

necessidade dos se prepararem, para a convivência diária com o problema e da

necessidade da  realização da prevenção primária, evitando palestras com

grandes públicos, e que de preferência as palestras devem ser realizadas com  a

comunidade escolar, ou seja, os envolvidos no processo e as autoridades

competentes.

 A escola deve está atenta para detectar o inicio do uso, já que as famílias

se negam por falta de conhecimentos,   por envolvimento emocional  e por  falta

de coragem para enfrentar o problema. A escola tem mais condições de detectar

as modificações no comportamento dos alunos  e de agir com bom senso e

coerência, sem atitudes levianas, como é o caso de colocar  culpa de todos os

problemas apenas no  uso  das drogas. Sabemos que não compete a escola o

tratamento contra drogas, mas, é de sua responsabilidade o encaminhamento

adequado dos alunos usuários, aos profissionais de saúde. É muito grande a 

preocupação dos professores que trabalham com a prevenção ao uso das

drogas, às vezes não sabe como atuar, se sente sozinhos, pois, a direção  e a

equipe pedagógica da escola,  não se sensibiliza com o problema, fazendo uso

da cegueira psíquica, a mesma que ocorre nas famílias, a escola prioriza busca

de soluções para outros problemas, adiando a atuação na prevenção as drogas.

Dentro das redes sociais a questão das drogas não será tratada forma alarmista

e sensacionalista como a mídia tem feito nos últimos tempos. Sempre estão

generalizando sem nenhum cuidado e, muitas vezes expondo pessoas inocentes

ou desenformadas ao ridículo. É fácil comprovar, pois, durante a programação

da TV o patrocinador principal é a cerveja. A ao revela as outras dificuldades

sociais na vida do adolescente, como por exemplo: a violência, a pobreza, a

gravidez, DST, etc. O fato é que, segundo Aquino:

“Para quem estuda o assunto, é uma seleção curiosa da realidade, pois, pouco ou nada se fala do fato de 90% das internações psiquiátricas por drogas no Brasil serem decorrentes de problemas com álcool, [...]”.

Comprovando a banalização feita pela mídia e as outras dificuldades

sociais por que os adolescentes passam. Segundo Aquino: “é possível” o

problema do consumo a dinâmica da desintegração social em que existem

padrões de consumo muito diversos [...] podemos abordar o problema sobre um

enfoque interdisciplinar [...] para compreender por que o consumo de drogas

aumenta num determinado grupo vulnerável com pais e possivelmente filhos os.

Neste sentido devemos considerar que o projeto preventivo do uso de drogas

deve estar pautado no conhecimento cientifico, ao divulgar informações claras e

corretas é que iremos diminuir o preconceito e enfrentar as situações de forma

mais eficaz e confiante. O professor deve considerar que só a informação para

os alunos não será suficiente para um bom trabalho preventivo. Segundo

Aquino:

“As informações acerca do conteúdo pedagógica das drogas são necessárias, mas não suficientes para que ocorra a mudança de comportamento diante do problema.” (1998, p.42).

Nossa experiência a partir deste projeto demonstra que o trabalho

preventivo deve ter como principal objetivo fazer com que o aluno reflita de

maneira critica sobre sua vida e seu futuro. A proposta do professor deve

preparar os alunos para as suas futuras escolhas. Estas escolhas devem

englobar reocupações adversas presentes na adolescência, como por exemplo:

a escolha profissional, a iniciação sexual, o uso de drogas, etc. Estas

preocupações fazem parte da realidade das escolas, sem distinção se é

particular ou pública, pois o que os dados apresentam é que a maior oferta de

drogas começa na fase escolar e o consumo de outras drogas aumenta na

população geral. Segundo Barun:

“há indícios de que o treinamento de crianças e adolescentes em comportamentos de resistência social [...] é mais eficaz do que uma simples abordagem informacional, na qual apenas se fala das drogas”. (2007, p. 111) 

Isto quer dizer que estamos no caminho certo, pois, ao promover uma

atividade de conscientização através de um trabalho conjunto envolvendo toda a

comunidade escolar, é que iremos esclarecer as dúvidas e anseios dos alunos,

uma vez que a informação é uma das melhores armas no combate ao uso de

drogas e suas consequências. Tornando os agentes multiplicadores.

CRONOGRAMA

MÊS AÇÃO RESPONSAVEISJulho23/25 e 28

A primeira etapa consta de levantamento do conhecimento dos alunos e funcionários acerca das drogas, suas classificações, efeitos e consequências de uso.

SEMED e zilda

Agostoasetembro

A segunda etapa se constituirá de palestras, fóruns de discussões sobre das drogas, suas classificações, efeitos e consequências de uso, inicialmente para os professores e funcionários e posteriormente para toda a comunidade escolar.

SEMED e zilda

Agostoasetembro

Educação para valores: divulgação dos 12 valores morais universais (felicidade, honestidade, humildade, liberdade, paz, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerância e união), princípios que a Organização das Nações Unidas (ONU) defende.

SEMED e zilda

Agosto Reunião coletiva informativa com a comunidade

SEMED e zilda

Agosto Prevenção às drogas: ênfase na SEMED e zilda

prevenção do uso das drogas, reflexão acerca das vantagens e desvantagens do uso de substâncias psicoativas, conceito de dependência, legislação etc..

Agostoa novembro

 Práticas educativas: esclarece aos pais quais as práticas educativas positivas e negativas, destacando a importância do monitoramento positivo e do modelo moral, fundamentais para que os filhos cresçam saudáveis emocionalmente, respeitem as leis e sejam bons cidadãos. A orientação para os pais é fundamental para que eles deem mais atenção aos filhos, sejam eles bebês, crianças ou adolescentes, com estabelecimento de afeto, regras e limites claros.

SEMED e zilda

Setembroa novembro

Campeonatos Esportivos:

Jogos: futsal, xadrez,etc

Ciclismo, corrida, etc

SEMED/ Zilda

Setembroa novembro

Hortas comunitáriasSEMED/ Mais Educação/ Zilda

A Terapia Comunitária, que busca a solução de problemas pela própria comunidade, por meio da formação de uma rede solidária de acolhimento e encaminhamento;

SEMED

AgostoLançamento de edital público de apoio financeiro a projetos que contemplem a melhoria e/ou adequação das estruturas físicas e de equipamentos de impacto direto na provisão dos serviços;

Poder legislativo

Criação de um fluxo de acolhimento, encaminhamento e acompanhamento dos usuários e dependentes de drogas, que permita a combinação de ações com a adequada utilização dos recursos disponíveis para o gerenciamento e a resolução de cada caso.

Poder legislativo e

Ampliação e fortalecimento da rede de serviços disponíveis;

Poder legislativo

 Capacitação específica em modelos e técnicas de tratamento e reinserção social para os profissionais da rede de saúde e de outras instituições comunitárias de tratamento;

Secretaria de saúde

Criação de novos recursos especializados em tratamento de acordo com as necessidades identificadas.

Implantação, nos municípios de abrangência deste programa, do Plano Emergencial de Ampliação do acesso ao Tratamento e Prevenção em álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.

Secretaria de saúde

Criação e/ou fortalecimento dos conselhos municipais sobre drogas.

Secretarias de saúde e educação

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Superar as drogas é um desafio para o Sistema Educacional Brasileiro, pois o

futuro do país quanto ao desenvolvimento econômico, social, cultural e científico

poderá ser comprometido diante de índices ainda tão elevados de usuários

causando a evasão e repetência nas escolas. Essa realidade refletirá na mão-

de-obra futura, na possibilidade da construção de uma sociedade mais justa e

igualitária e, inclusive, na independência e soberania da própria nação, pois

nenhum sujeito e/ou Estado terá condições de lutar contra qualquer forma de

exploração se não tiver munido de ferramentas adequadas e estas serão

adquiridas com o domínio dos conhecimentos científicos já produzidos.

Uma proposta educacional que contemple a formação dos trabalhadores e que

possa acenar para a superação das drogas dos alunos, dos filhos uma escola

desinteressada, no sentido de não ser atrelada à formação de mão-de-obra para

atender às necessidades do modo de produção capitalista, mas de formação

plena do sujeito.

BIBLIOGRAFIA

ALBERTANI, H. M. B. & AZEVEDO, A. C. A Prevenção Integrada no Projeto da Escola. IN: Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), Ministério da Educação. Brasília, 2008.

AQUINO, Julio Groppa org., Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas, 2ª

edição, Summus, 1998. 

ARRUDA, M. C. V. de. et al. Redução de Danos – Drogas. Disponível em:http://www.sap.sp.gov.br/download_files/reint_social/eixo_4/educ_saude/4_1_pen_pacaembu_reducao_danos_drogas.doc>. Download em: 25 Nov. 2009.

BALABAN, Nancy. O início da vida escolar: da separação à independência.

Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

HADDAD, Lenira. Políticas Integradas de Educação e Cuidado Infantil: desafios,

armadilhas e possibilidades. In: Cadernos de Pesquisa. v. 36, n. 129, set/dez.

2006, p. 519-546.

BRAUN, Ivan Mario, Drogas: perguntas e respostas, MG Editores, 2007.

Lima, Licínio C. (1992), A escola como organização e a participação

organização escolar. Um estudo da escola secundária em Portugal (1974-1988),

Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho

MEC, Ministério de Educação e Cultura. Curso de prevenção do uso de

drogas para educadores de escolas públicas / Secretaria Nacional Antidrogas,

Ministerio da Educação, Universidade de Brasilia; Brasília: Editora

Universidade de Brasilia, 2006.

Projeto da Escola. IN: Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), Ministério da Educação. Brasília, 2008