rh conta com sistema avanÇado em gestÃo de …recursos humanos de uma empresa? s.b muito mais ue...

4
ENTREVISTA // SANDRO BASSO // CÉLEBRE CORRETORA 01 // MAIO2017 // CÉLEBRE CORRETORA FERRAMENTA DE GESTÃO DE RISCO OFERECE O MONITORAMENTO DA SAÚDE DOS BENEFICIÁRIOS NAS ORGANIZAÇÕES Os custos com saúde têm aumentado por diversos motivos: envelhecimento populacional, aumen- to da inflação médica, aumento da incidência de doenças crônicas e dos índices de absenteísmo nas empresas. Com esse cenário, muitas empresas estão com suas atenções voltadas para o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) na gestão de saúde. Esse tipo de gestão possibilita uma integração efetiva de dados, com o objetivo de mapear e monitorar o uso do plano de saúde pelos benefi- ciários das empresas, além de oferecer dados concretos sobre o perfil clínico, os hábitos e o estilo de vida dos funcionários e dependentes. O especialista em gestão de risco Sandro Basso, responsável pelo Sistema de Análise de Saúde (SAS), desenvolvido pela Célebre Corretora, explica a importância de uma gestão integrada do benefício saúde nas empresas. Sandro Basso, Especialista em Gestão de Risco da Célebre Corretora RH CONTA COM SISTEMA AVANÇADO EM GESTÃO DE BENEFÍCIO SAÚDE

Upload: others

Post on 26-May-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RH CONTA COM SISTEMA AVANÇADO EM GESTÃO DE …Recursos Humanos de uma empresa? S.B Muito mais ue uma erramenta estratéica para o RH de nossos clientes, o SAS é uma erra - menta

E N T R E V I S T A / / S A N D R O B A S S O / / C É L E B R E C O R R E T O R A

0 1 / / M A I O 2 0 1 7 / / C É L E B R E C O R R E T O R A

FERRAMENTA DE GESTÃO DE RISCO OFERECE O MONITORAMENTO DA SAÚDE DOS BENEFICIÁRIOS NAS ORGANIZAÇÕES

Os custos com saúde têm aumentado por diversos motivos: envelhecimento populacional, aumen-to da inflação médica, aumento da incidência de doenças crônicas e dos índices de absenteísmo nas empresas.

Com esse cenário, muitas empresas estão com suas atenções voltadas para o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) na gestão de saúde. Esse tipo de gestão possibilita uma integração efetiva de dados, com o objetivo de mapear e monitorar o uso do plano de saúde pelos benefi-ciários das empresas, além de oferecer dados concretos sobre o perfil clínico, os hábitos e o estilo de vida dos funcionários e dependentes.

O especialista em gestão de risco Sandro Basso, responsável pelo Sistema de Análise de Saúde (SAS), desenvolvido pela Célebre Corretora, explica a importância de uma gestão integrada do benefício saúde nas empresas.

Sandro Basso, Especialista em Gestão de Risco da Célebre Corretora

RH CONTA COM SISTEMA AVANÇADO EM GESTÃO DE BENEFÍCIO SAÚDE

Page 2: RH CONTA COM SISTEMA AVANÇADO EM GESTÃO DE …Recursos Humanos de uma empresa? S.B Muito mais ue uma erramenta estratéica para o RH de nossos clientes, o SAS é uma erra - menta

E N T R E V I S T A / / S A N D R O B A S S O / / C É L E B R E C O R R E T O R A

0 2 / / M A I O 2 0 1 7 / / C É L E B R E C O R R E T O R A

E N T R E V I S T A / / S A N D R O B A S S O / / C É L E B R E C O R R E T O R A .

Em tempos de crise, a redução de custos com plano de saúde tem sido um grande desafio para as empresas. Quais medidas devem ser tomadas para o controle da sinistralidade do benefício?

E como é possível implementar esse tipo de medida de conscientização?

Como o Sistema de Gestão de Risco atua na organização desde a sua implantação?

S.B - Entre as principais formas para atuar na redução de custos com plano de saúde em-presarial estão a realização da análise dos pla-nos contratados atualmente. Muitos planos de saúde contratados há mais de 2 anos, por exemplo, possuem valores defasados quan-do comparados a planos atuais disponíveis no mercado, com a mesma gama de benefícios e rede credenciada. Isso deverá ser avaliado no primeiro momento através da equipe de con-sultoria de produtos da corretora.

Adequar o plano ideal para o perfil da empre-sa é fundamental para que ocorra o controle da sinistralidade (Valor mensal da fatura do plano versus valor total de despesas). Após identifi-cado e implantado o plano ideal, conforme per-fil do cliente, atuamos com foco na conscien-tização.

S.B - Avaliar a forma como o benefício está sendo utilizado é primordial para que ocorra o controle da sinistralidade. Em muitos casos, usuários utilizam o plano de forma errônea, re-alizando exames desnecessários, por exemplo. Com o SAS conseguimos avaliar toda a base de beneficiários de forma individual, mapeando utilização, motivo e a forma como o benefício foi utilizado.

Com essa ação, por exemplo, conseguimos identificar os usuários que mais utilizam o pron-to socorro como forma de ir ao médico (custo de uma consulta em PS é em média 30% mais caro que uma consulta eletiva), o porquê ele foi ao médico e acompanhamos se este mes-mo usuário deu continuidade a um tratamento para tratar a enfermidade detectada. Caso este beneficiário possua um índice elevado de con-sultas através do pronto socorro, nossa equipe médica entra em contato para auxiliá-lo quanto ao procedimento correto para tratar a enfermi-dade detectada e dar suporte quanto a dúvidas e/ou necessidades.

Outra ação é mapear o perfil de utilização do pla-no de saúde, avaliando toda a massa de usuários para então criar estratégias de ações que visem a conscientização quanto ao uso correto do pla-no. Estas ações incluem palestras, informativos periódicos, canal direto dos usuários com nossa equipe médica para dúvidas e reuniões periódi-cas com os gestores da empresa para apresen-tação do cenário de utilização do benefício. Por possuirmos um software que nos permite um acompanhamento preciso e constante da massa de usuários, nossas ações são ágeis, objetivas e rotineiras e visam exclusivamente a qualidade de vida dos usuários e o controle dos custos com o benefício do plano de saúde.

S.B - O SAS permite organizar a massa de usuários conforme departamento, idade, sexo, elegibili-dade e contrato, possibilitando uma leitura mais assertiva quanto à utilização e gastos por usuário. Na implantação, o SAS nos auxilia na estrutura da base de beneficiários a serem cadastrados na op-eradora, agilizando o processo de troca de informações entre corretora e operadora contratada. Por possuirmos uma equipe voltada exclusivamente à Health Intelligence nossos processos internos são norteados por um fluxo que visa a agilidade e assertividade de todas as ações que envolvam o cadas-tro/implantação e monitoria dos clientes Célebre junto à operadora contratada, desde o primeiro contato através da nossa equipe de captação, passando por análise de produto a fim de identificar o produto ideal para o cliente, recolhimento dos dados cadastrais dos usuários, envio dos dados para a operadora e implantação dos planos contratados.

CONSULTA EM PS

COMPARAÇÃO DE CUSTO

30% MAIS CARO

$$CONSULTA ELETIVA

C É L E B R E C O R R E T O R A / / M A I O 2 0 1 7 / / 0 3

Novo salão de vendas, situado na sede da Célebre Corretora, no centro de São Paulo

Page 3: RH CONTA COM SISTEMA AVANÇADO EM GESTÃO DE …Recursos Humanos de uma empresa? S.B Muito mais ue uma erramenta estratéica para o RH de nossos clientes, o SAS é uma erra - menta

E N T R E V I S T A / / S A N D R O B A S S O / / C É L E B R E C O R R E T O R A

0 4 / / M A I O 2 0 1 7 / / C É L E B R E C O R R E T O R A

E N T R E V I S T A / / S A N D R O B A S S O / / C É L E B R E C O R R E T O R A .

C É L E B R E C O R R E T O R A / / M A I O 2 0 1 7 / / 0 5

Esse tipo de consultoria pode ser considerada uma espécie de parceira estratégica da área de Recursos Humanos de uma empresa?

S.B - Muito mais que uma ferramenta estratégica para o RH de nossos clientes, o SAS é uma ferra-menta que auxilia na qualidade de vida de toda massa de usuários, no planejamento com custos relacionados a benefício saúde e principalmente como uma ferramenta para tomada de decisão, pois nos permite observar com precisão, orientar com embasamento técnico (equipe médica), decidir con-forme observações realizadas por técnicos qualificados e agir conforme política adotada pelo cliente. Resumindo, o SAS é uma ferramenta fundamental para controlar custos com o benefício saúde das grandes empresas, pois garante qualidade na informação e leitura precisa do cenário de utilização do plano de saúde contratado.

S.B - Com estes dados em mãos e, após aval-iação da equipe médica, a equipe de técnicos e RH da Célebre cria estratégias e ações a serem apresentadas para nossos clientes, que visem o controle de utilização do plano, a assessoria quanto à informação e ações corretivas e pre-ventivas com base nos dados extraídos da massa de usuários.

S.B - Com certeza. Ações preventivas realizadas em parceria com nossos clientes garantem uma vida saudável aos colaboradores, bem como, o uso consciente do benefício. Alertar constante-mente e previamente sobre o benefício de levar uma vida saudável possui benefícios que vão além do controle de sinistralidade/custos. Com estas ações, conscientizamos a massa de usuári-os quanto à prevenção de doenças, rotinas que fortaleçam a sua saúde (alimentação, exercícios, cuidados pessoais, etc.), importância de rotinas de exames e a importância da realização de um tratamento eficaz e continuo quando detectada alguma enfermidade.

Um usuário que age somente com ações cor-retivas já afeta, e muito, o controle de sinis-tralidade de uma massa, imagina a massa toda de usuários agindo desta forma, somente com correção, sem prevenção? Não existiria método eficaz para controle da sinistralidade. Por isso, a Célebre dispõe de uma equipe que atua com foco voltado somente nas ações de prevenção. Esta equipe conta com profissionais da área de marketing, área de saúde, área técnica, RH e pós-vendas, que mapeiam as necessidades e aplicam as estratégias e ações em parceria com o nosso cliente.

Qual a importância dos indicadores de saúde dos colaboradores para a organização?

Como a empresa pode utilizar esses dados a seu favor?

Na sua opinião, programas de qualidade de vida e bem-estar podem ser efetivos no controle de sinistralidade?

S.B - Colaborador saudável é um colaborador que certamente apresentará ótimos resultados. Isso é algo com muita relevância quando uma das políticas da empresa é a qualidade de vida de seus colaboradores. Nós da Célebre Corre-tora conseguimos apontar, com base em dados de utilização, como está a saúde da massa de colaboradores de nossos clientes através de relatórios mensais extraídos do SAS.

Nossos relatórios mensais nos mostram em detal-hes as utilizações ocorridas no período, apontan-do o que chamamos de crônicos (usuários que possuem uma enfermidade que demandará uma utilização constante do plano de saúde), High Us-ers (usuários com elevado número de utilização no período) e ofensores (mapeamento dos maiores custos do plano para o período).

QUALIDADE DE VIDA

DADOS COLETADOS

EQUIPE

TÉCNICOS + RH

C É L E B R E

ESTRATÉGIAS + AÇÕES

Page 4: RH CONTA COM SISTEMA AVANÇADO EM GESTÃO DE …Recursos Humanos de uma empresa? S.B Muito mais ue uma erramenta estratéica para o RH de nossos clientes, o SAS é uma erra - menta

E N T R E V I S T A / / S A N D R O B A S S O / / C É L E B R E C O R R E T O R A

0 6 / / M A I O 2 0 1 7 / / C É L E B R E C O R R E T O R A

Sistemas com foco em gestão de risco tem sido tendência nas organizações. Como você avalia o setor nos próximos anos?

S.B - Por se tratar de um item avaliado como o segundo benefício mais importante para reter bons profissionais (perde apenas para o próprio salário), as empresas estão cada vez mais foca-das em oferecer planos de saúde de qualidade aos seus funcionários, porém, o benefício que retêm um profissional pode causar elevados prejuízos financeiros para a organização se não for gerido corretamente, pois torna-se uma dor de cabeça para a organização em decorrência dos elevados índices de sinistralidade que re-sultam em reajustes anuais astronômicos.

“COLABORADOR SAUDÁVEL É UM COLABORADOR QUE CERTAMENTE APRESENTARÁÓTIMOS RESULTADOS”

Por conta deste cenário, muitas empresas procuram não só oferecer um plano de saúde de qualidade aos seus colaboradores, mas sim, buscam um parceiro que consiga medir e con-trolar os custos com este plano de saúde.

Analisando o cenário atual, uma corretora que oferece qualidade e eficiência na análise para troca do plano de saúde contratado, adaptan-do-o conforme as necessidades da empresa, ga-rante redução de custos com o plano de saúde, garantindo um ótimo resultado a curto prazo.

Após a contratação do plano de saúde adequa-do o acompanhamento se torna primordial para um controle efetivo nos custos com o benefício. A gestão de risco oferecida pela corretora deve ser um diferencial que deverá sempre ser leva-do em consideração no momento de aquisição de um plano de saúde. No longo prazo esta gestão representará segurança para futuras negociações com operadora contratada ou até mesmo argumento de negociação para iniciar a busca por outro prestador.

Com a sinistralidade do benefício sob controle e uma gestão eficiente por parte da corretora contratada, a empresa tem uma preocupação a menos para manter o foco nos negócios que dizem respeito a sua segmentação, garantindo não só o crescimento da organização como tam-bém a qualidade de vida dos seus colaboradores.

EQUIPE DE MARKETING

VANESSA FERREIRA