revista faço parte - edição 35

16
35 . NOV/12 Publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte • Ano 3 Entrevista: Tadeu Carneiro, presidente da CBMM, instituição que doou a Cruz da Catedral Cristo Rei Cruz de Cristo Rei Gesto concreto de doação

Upload: arquidiocese-bh

Post on 26-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Faço Parte - Edição 35

N°35

. NOV

/12

Publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte • Ano 3

Entrevista: Tadeu Carneiro, presidente daCBMM, instituição que doou a Cruz da

Catedral Cristo Rei

Cruz de Cristo ReiGesto concreto de doação

Page 2: Revista Faço Parte - Edição 35

na minha casa

Foto

: Mar

y La

ne V

az

Sempre contribuindo com a Campanha Faço Parte, a dona de casa Wanilda Maria de Souza Loyola convidou 20 pessoas, entre familiares, amigos e vizinhos, para acolher a equipe da Campanha em sua casa, no bair-ro Coqueiros, em Belo Horizonte. “Tenho recebido graças incontáveis de Deus e a cada dia me tor-no mais fiel aos seus ensinamentos. Ter a equipe da Ca-tedral em minha casa é mais um motivo para louvar e agradecer”, se emociona a ganhadora da promoção.

Page 3: Revista Faço Parte - Edição 35

Amado e amada de Deus,

Saúde e paz

A Igreja, em todo o mundo, está vivendo o Ano da Fé, uma convocação do Papa Bento XVI, oportunidade singular para que todos aprofun-dem a compreensão sobre os fundamentos da fé cristã. Conforme explica o Papa na Carta Encíclica Deus Caritas Est (Deus é amor), esse fundamento “é o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e com isto a direção decisiva”.

Assim, a tarefa urgente e primordial na missão da Igreja é oferecer a todos, a partir do encontro com Jesus Cristo Ressuscitado, uma redescoberta da fé na sua integridade e no seu esplendor. Cada cristão é convidado a refletir sobre a própria conduta diante do dever de anunciar o Evangelho. É preciso dar testemunho sobre a alegria de crer, levando a mensagem de esperança ao coração daqueles que ainda não viveram o encontro com Cristo.

Nesse bonito caminho, faço um convite es-pecial a você, que tanto ajuda a Campanha Faço Parte: apresente para seus amigos, familiares, vizi-nhos, colegas de trabalho e tantas outras pessoas as conquistas alcançadas a partir desta ação. Rea-

lizações que são apresentadas nesta revista. Gran-des conquistas para a Igreja e, especialmente, aos católicos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A revitalização do Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais, o investi-mento na comunicação católica e a construção da Catedral Cristo Rei - grande centro de irradiação da fé, de serviço aos mais pobres, lugar para novas ações no campo pastoral, são possíveis pelo em-penho de cada um que, com muito entusiasmo, diz: “Faço Parte”.

Neste Ano da Fé, vivendo de modo ainda mais profundo os ensinamentos de Cristo, que todos possam caminhar juntos para a realiza-ção dessas iniciativas. A Catedral Cristo Rei, os veículos de comunicação e o Santuário Nossa Senhora da Piedade são caminhos para uma nova evangelização, capaz de levar ao coração de muitos a alegria de crer.

Com fraterno abraço e proteção materna de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de todos os mineiros.

MENSAGEM DO ARCEBISPOFoto: Tião M

ourão

03

Foto

: Mar

y La

ne V

az

Page 4: Revista Faço Parte - Edição 35

Imagem de uma das janelas da Ermida - Santuário Nossa Senhora da PiedadeFoto: Padre Alex Favarato

Salve Rainha Imaculada!Agradeço a todos vocês pelo importante apostolado. Rogo

a Deus para conceder a vocês e seus familiares, paz e saúde,

para continuarem esse trabalho abençoado. Abraços do amigo

João do Carmo AlmeidaBetim/MG

03 Mensagem do Arcebispo

05 TV Horizonte em Poços de Caldas

06 Estúdio de Rádio no Santuário

08 Doação de amor

09 Visita da maquete da Catedral Cristo Rei

10 Entrevista com Tadeu Carneiro

13 A Voz da Rua

14 Série “Revitalização do Santuário”

SUMÁRIO

EXPEDIENTE

MENSAGENS DOS LEITORES

Revista Faço PartePublicação da Arquidiocese de Belo Horizonte

Arcebispo metropolitano de Belo HorizonteDom Walmor Oliveira de Azevedo

Vigário Especial para a Comunicação e CulturaDom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Coordenação da Catedral Rede de Comunicação Católica e da Campanha Faço PartePadre Fernando Lopes Gomes

Foto Capa: Marcos Aurélio Jr. eJair Amaral - EM

Produção, redação, edição e diagramaçãoAssessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte e Catedral Rede de Comunicação Católica

ImpressãoFumarc

Tiragem20.000 exemplares

04

Gosto de todos os padres que trabalham na

Rádio América. Deixo o rádio ligado desde às 5 da manhã e fico muito satisfeita

porque sei que estou recebendo bênçãos dos bispos e dos padres. Já dei de presente mais de vinte radinhos para as minhas amigas ficarem ligadas na América. Um abraço aos irmãos da

Campanha Faço Parte.

Maria da Penha FigueiredoBelo Horizonte, MG

Page 5: Revista Faço Parte - Edição 35

0505

TV HORIZONTE

TV Horizonte em Poços de Caldas Projeto de expansão da TV Horizonte avança

e o sinal da emissora chega à cidade de Poços de Caldas, no sul de Minas. Uma Missa, em novembro, marca o lançamento oficial.

O canal 49 UHF retransmitirá toda a programação da emissora e o projeto prevê no futuro a geração de programação local a partir da PUC Minas, unidade Poços de Caldas. A chegada do sinal da emissora à região só foi possível com a parceria das dioceses do sul de Minas, por meio do bispo de Guaxupé, dom José Lanza Neto e também de seu assessor, João Bosco de Moraes.

Padre Geovane Marques, diretor de programação da TV Horizonte, afirma que em breve as dioceses de Guaxupé, Campanha e Arquidiocese de Pouso Alegre também receberão o sinal da emissora.

A programação da TV, segundo o diretor, contempla temas atuais voltados para a formação cidadã e à fé católica.

Para o diretor executivo da Catedral Rede de Comunicação Católica, padre Fernando Lopes, o processo de expansão é o caminho necessário para atender às demandas de formação cristã. Segundo o diretor, a TV Horizonte, ao avançar neste projeto de expansão, se torna protagonista na disseminação do Evangelho, da cultura e na promoção da educação para os mineiros.

Sintonize a TV Horizonte pelos canais: Em Belo Horizonte, 19 UHF, 22 NET, 24 OI TV. Em Caeté, canal 57, Sabará, canal 15, Ibirité, canal 58 e Poços de Caldas, canal 49.

Foto

: Gab

riela

Jacq

ues

Page 6: Revista Faço Parte - Edição 35

06

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Santuário da Padroeira de Minas ganha estúdio de rádio

A Rádio América terá, brevemente, um novo estúdio, que ficará no Santuário Nossa Senhora da Piedade. De lá, será apresentado um novo programa, que ainda está sendo preparado, mas que contará com a participação de ouvintes, dos padres e religiosas do Santuário da Padroeira de Minas Gerais.

O diretor técnico da Catedral Rede de Comunicação Católica, Jefferson Sanches, disse que o equipamento foi adquirido graças às doações de todos que contribuem com a Campanha Faço Parte. O equipamento vai enviar o áudio do alto da Serra da Piedade

à sede da Rádio América, no bairro Dom Cabral, em Belo Horizonte. A tecnologia, que se baseia na emissão de micro-ondas, garante a qualidade do sinal acima dos padrões operacionais em rádio AM.

Os padres Carlos Antônio da Silva e Alex Favarato, sacerdotes do Santuário Nossa Senhora da Piedade, já apresentam programas na Rádio América e aguardam com grande expectativa a inauguração do novo estúdio. Sobre o novo programa, padre Carlos adianta apenas que “a proposta é deixar uma marca do Santuário na vida das pessoas”.

Foto

: Mar

y La

ne V

az

Page 7: Revista Faço Parte - Edição 35

07

“(...) a proposta é deixar uma marca do Santuário na vida

das pessoas”.

Foto

: Mar

y La

ne V

az

Page 8: Revista Faço Parte - Edição 35

04

Doação de amor O estudante Daniel de Melo Gonçalves

Campos e Freitas, de 15 anos, recente-mente ajudou a organizar em sua paró-quia uma iniciativa em prol da Catedral Cristo Rei: junto com amigos, pro-moveu um “lanche de adesão”, após Missa na Paróquia Santo Cura D’Ars (bairro Prado), para aju-dar na construção. Católico, crismando e voluntário em muitas iniciativas, Da-

niel disse que a Catedral será lugar para congregar pessoas e serviços. “Vai ser um espaço para todos os cristãos. Um local a

serviço da fé”. Para Daniel, a Catedral será muito impor-tante e as pessoas precisam se empe-nhar na caminhada rumo à sua cons-

trução. “Gosto muito de ajudar. Participar das muitas atividades é um caminho para aumentar a minha fé”.

“Gosto muito de ajudar. Participar das muitas

atividades é um caminhopara aumentar a minha fé”.

CATEDRAL CRISTO REI

Foto

: Mar

y La

ne V

az

Page 9: Revista Faço Parte - Edição 35

CATEDRAL CRISTO REI

Visita da MaqueteA maquete da Catedral Cristo Rei está sendo apresentada às comunidades de fé das pa-

róquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. A maquete foi abençoada pelo Papa Bento XVI durante a exposição ”O esplendor da verdade, a beleza da caridade”, realizada no Vaticano, em Roma. A exposição homenageou os 60 anos de sacerdócio do Papa.

Maquete da Catedral Cristo Rei visita aParóquia São Gonçalo, em Contagem

Foto

s: Ca

mpa

nha

Faço

Par

te

Maquete da Catedral Cristo Rei visita aParóquia Santa Maria de Nazaréno bairro Floresta em Belo Horizonte

Maquete da Catedral Cristo Rei visita aParóquia São Miguel Arcanjo, no bairro Pindorama em Belo Horizonte

Maquete da Catedral Cristo Rei visita aParóquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta em Belo Horizonte

Veja outras fotos no site da Catedral Cristo Reiwww.catedralcristoreibh.com.br

Page 10: Revista Faço Parte - Edição 35

Cruz que guardao patrimônio de MinasA cruz de 20 metros, feita de aço e nióbio, minerais que simbolizam as riquezas de Minas Gerais, sinaliza o local onde será edificada a Catedral Cristo Rei e pode ser admirada por todos que passam pela Avenida Cristiano Machado, nas proximidades da Estação Vilarinho do metrô.

A cruz marca o início da construção da Catedral Cristo Rei e também repre-senta a importância do gesto solidário de cada um para o avanço das obras. Foi doada pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em-presa brasileira que é a maior produtora de nióbio do mundo. Nesta entrevista, o presidente da instituição, Tadeu Car-neiro, destaca os motivos que levaram a CBMM a caminhar junto com a Igreja Católica rumo à construção da Catedral Cristo Rei. Mestre em Engenharia pela USP e em Administração de Empresas pela Universidade de Pittsburg, nos Es-tados Unidos, o executivo que conhece várias cidades do mundo acredita que a Catedral Cristo Rei vai se tornar “um marco de interesse internacional”. Para Tadeu Carneiro, a Catedral também será oportunidade para intensificar todos os serviços importantes para os cristãos.

CAPA

Page 11: Revista Faço Parte - Edição 35

CAPA

Por que a CBMM decidiu doar a cruz da Catedral Cristo Rei? Na avaliação do senhor, o que representará a Catedral para Minas Gerais?

Contribuir para a construção da Catedral Cristo Rei desde seu início é um privilégio e uma oportunidade para a CBMM. Entender esse privilégio não é tarefa difícil. Como nos ensina o Santo Padre, Papa Bento XVI, “Cristo é uma bênção para toda a criação e para todos os homens. Por isso mesmo, a cruz, que é o seu sinal no céu e na terra, tinha que se converter no gesto de bênção propriamente cristão. Traçamos o sinal da cruz sobre nós mesmos e entramos assim no poder de bênção de Jesus Cristo. Fazemos o sinal da cruz sobre as pessoas para quem desejamos a bênção. Mediante a cruz, podemos abençoar-nos uns aos outros.”

A oportunidade está ligada ao simbolismo de fabricá-la com as riquezas de Minas Gerais. Uma cruz de aço fabricada com o ferro de Minas e com a tenacidade conferida a ela pelo nióbio, também de Minas Gerais.

É importante destacar que o programa do nióbio da CBMM tem grande semelhança com o projeto da Catedral Cristo Rei. Foi preciso perseverar com investimento contínuo e dedicação de décadas para atingir o atual estágio de sucesso. Assim é a história da Catedral Cristo Rei. Sonhada há décadas, o ideal de torná-la realidade nunca foi abandonado. Depois de tantos anos, alcança agora o atual estágio de sucesso. A Catedral Cristo Rei representa a oportunidade de intensificar a comunhão dos cristãos de Minas Gerais para promover aquilo que é importante para a sociedade, como educação, caridade e valores morais.

O senhor é presidente de uma grande instituição e, portanto, tem uma visão estratégica do mercado. A Catedral Cristo Rei pode contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico de Belo Horizonte?

Não tenho qualquer dúvida que desde sua concepção até a sua plena utilização com a visita dos fiéis, passando por todas as atividades decorrentes das diferentes fases de sua construção, a Catedral Cristo Rei ajudará no desenvolvimento econômico de Belo Horizonte de maneira contínua e crescente. Segundo o último censo, quase 75% da população de Minas Gerais é composta por católicos (bem acima da média brasileira). Além disso, a Igreja Católica congrega no Brasil mais de 140 milhões de fiéis, que poderão visitá-la. A Catedral claramente vai se tornar um marco de interesse internacional. Entendo ainda que os planos orientados por dom

Page 12: Revista Faço Parte - Edição 35

12

Walmor contemplam as mais nobres e diversas atividades religiosas, educacionais e culturais para o complexo da Catedral Cristo Rei e, portanto, resultarão em desenvolvimento econômico intensificado para Belo Horizonte.

Oscar Niemeyer, responsável pela concepção arquitetônica da Catedral Cristo Rei, é reconhecido por desenvolver projetos que são verdadeiras obras de arte. Quando o senhor conheceu a concepção arquitetônica da Catedral, quais foram suas impressões? O que chamou sua atenção?

A Catedral é de fato uma obra de arte espetacular. Quando vi seu projeto pela primeira vez tive a reação súbita de engenheiro que se pergunta: como é que ela vai “parar em pé”? O súbito do engenheiro é uma lástima. Passados alguns momentos

veio o “fiat lux” daquela noite e enxerguei uma das obras arquitetônicas mais lindas do mundo. Todas as outras obras do Niemeyer estão por aí para demonstrar que, além de bonitas, são bem sólidas.

“É importante destacar que o programa do nióbio da CBMM

tem grande semelhança com o projeto da Catedral Cristo

Rei. Foi preciso perseverar com investimento contínuo

e dedicação de décadas para atingir o atual estágio

de sucesso”.

Foto

: Lui

s Mar

cos

Page 13: Revista Faço Parte - Edição 35

13

CARIDADE E VIDA

“Um sonho que se transformou em reali-dade”, assim Alex Maciel, coordenador do Mo-vimento dos Moradores de Rua de Belo Hori-zonte, definiu a revista A Voz da Rua – Educar para Transformar. A publicação, que começou a circular em março de 2012, uma iniciativa do Vi-cariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese, tem provocado mudanças na vida de pelo menos 150 moradores de rua da capital mineira.

A Voz da Rua é resultado do programa Café com Prosa, a partir de oficinas literárias para a população de rua. Nas oficinas, realizadas na Re-pública Reviver - que acolhe moradores de rua - os participantes produzem o conteúdo da revis-ta. “Nosso trabalho é pela vida e sua promoção”, diz o padre Jaime Alves de Melo, coordenador das oficinas.

Nos encontros são discutidos temas pro-postos pelos próprios participantes, dentro dos campos da saúde, educação, trabalho, dignida-de e respeito. “Estou muito feliz em fazer parte deste grupo e ver que melhorei. Conheci um mundo novo e uma nova possibilidade”, destaca emocionado Alex Maciel, um dos participantes. Os responsáveis pelo projeto pretendem am-pliar as conquistas e fazer com que o trabalho renda frutos que possam ser reinvestidos no projeto e ajudem o participante com uma pe-quena renda. “O intuito é fazer com que a revis-ta, além de ser um canal de comunicação a favor da inclusão social, seja também de promoção humana”, comenta Miryan Zárate, coordenadora social do programa Café com Prosa e secretária de Alianças Estratégicas no Vicariato para a Ação Social e Política.

A Voz da Rua

Foto

: Mar

y La

ne V

az

Comunicação para a inclusão social

Page 14: Revista Faço Parte - Edição 35

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

14

Fé e gastronomia

Graças à contribuição de todos que aju-dam a Campanha Faço Parte, o Santuário Nossa Senhora da Piedade vive, desde 2010, uma profunda revitalização. Nesta edição, a Revista Faço Parte inicia uma série que vai apresentar as mudanças, que tem facilitado e melhorado a peregrinação dos fiéis ao Santu-ário da Padroeira de Minas.

Nesta primeira edição, o destaque é o Es-paço Dom João Resende Costa, restaurante do Santuário Nossa Senhora da Piedade. O local foi ampliado, seguindo características e volumetria originais para não descaracte-rizar a edificação, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

(Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG). A amplia-ção contemplou também a criação de um salão no pavimento inferior, preparado para comemorações diversas e a criação de ba-nheiros para pessoas com deficiências. Os espaços existentes ganharam uma reforma geral, com novos acabamentos, esquadrias e iluminação.

Graças às mudanças, o restaurante vem se consolidando como referência gastronômica em Minas Gerais. Comidas típicas do Estado e pratos servidos na época do Brasil colonial podem ser saboreados no Espaço de Convívio Dom João Resende Costa.

Revitalização do restaurante promove resgate da gastronomia mineira. O espaço foi ampliado e ganhou nova infraestrutura, melhorando a acolhida aos peregrinos que visitam o Santuário.

Antes

Depois

Foto

: Har

oldo

Lui

z

Depois

Page 15: Revista Faço Parte - Edição 35

Mais informações: 31.3209.3559 | www.arquidiocesebh.org.br

Banco Itaú (341)Agência: 1403

Conta Corrente: 97.888-3Nominal: Mitra Arquidio-cesana de Belo Horizonte

Banco Bradesco (237)Agência: 2485-6

Conta Corrente: 33.777-3Nominal: Mitra Arquidio-cesana de Belo Horizonte

Banco Santander (033)Agência: 3476

Conta Corrente: 13003705-7Nominal: Mitra Arquidio-cesana de Belo Horizonte

Faço parteSua contribuição faz toda a diferença.

Você pode participar com débito automático ou débito em conta:

Page 16: Revista Faço Parte - Edição 35

Minha vida foi marcada por lutas incessantes e uma infância sofrida. Saí de uma situação de pobreza absoluta e conquistei o respeito de uma nação. Nessa caminhada, Deus sempre foi o meu mentor. Aos cinco anos, presenciei o suicídio de minha mãe. Aos 21, perdi meu maior ídolo na Terra: o meu pai. Mas encontrei força na minha maior inspiração que é Deus.

Comecei a jogar futebol tarde. Chutei uma bola pela primeira vez aos 19 anos, mas minha fé cristã católica me deu forças para superar tudo, enfrentar os difíceis obstáculos. Fui campeão e ídolo em 15 times de futebol e, aos 40 anos, encerrei a carreira de atleta.

Continuo católico, com a mesma fé. Frequentarei sempre as missas aos domingos, até o Divino Mestre me acolher no céu. Agora, quero agradecer a Deus por mais uma graça: a Catedral Cristo Rei, que será construída bem aqui ao lado da Estação Vilarinho do metrô, a 250 metros de minha residência. Obrigado Deus. O amor é lindo!

Dadá MaravilhaEx-jogador de futebol

Foto

: Mar

y La

ne V

az