revista faço parte - nº 06

16
faço parte N°6 . JUNI/10 v revista Publicação da Rede Catedral de Comunicação Católica da Arquidiocese de Belo Horizonte . Ano 1 CORPUS CHRISTI “Oportunidade singular para a manifestação pública da nossa identidade eucarística.” Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Upload: campanha-faco-parte

Post on 29-Jun-2015

1.704 views

Category:

Lifestyle


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Faço Parte - Nº 06

faço parte N°6

. JU

NI/1

0vrevista

Publicação da Rede Catedral de Comunicação Católica da Arquidiocese de Belo Horizonte . Ano 1

CORPUS CHRISTI“Oportunidade singular para a manifestação pública da nossa identidade eucarística.”

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Page 2: Revista Faço Parte - Nº 06

Revista Faço ParteUma publicação da Rede Catedral de Comunicação CatólicaFundação João Paulo II - Arquidiocese de Belo Horizonte

PresidenteDom Walmor Oliveira de Azevedo

Vigário Episcopal para a Comunicação e CulturaPadre José Januário Moreira

Coordenação - Conselho GestorAna Maria Miranda, Elen Marques, padre Geovane Marques e padre Gladstone Elias de Souza

ProduçãoCarla Andrade - Fernanda Corlaiti - Nanci Alves

RedaçãoClarissa Rodrigues - Hugo Pirez - Léo MendesMônica Bussinger - Nanci Alves - Raphael Lucca - Fabiana Leite

EstagiáriasThays Bacci (Jornalismo)Nayelle Osélas (Comunicação e Marketing)

Edição editorial e gráficaCarla Andrade - Elen Marques - Nanci Alves

Projeto gráficoAgência Novos Conceitos

ImpressãoGráfica Fumarc

RevisãoVerônica Alves

FotógrafaMary Lane Vaz

Arquivo de FotosMarta Lúcia

Tiragem10.000 exemplares

Sou um evangelizador“Queridos amigos, é com muito prazer que digo: EU TAM-BÉM FAÇO PARTE e SOU UM EVANGELIZADOR poden-do levar a palavra de Deus a outros lugares. Desejo a to-dos saúde, paz e prosperidade com as bênçãos do Deus todo poderoso.”José Agostinho de Araújo – Betim/MG

Programação de qualidade“A Rádio América é minha maior companheira no dia-a-dia e amo toda a programação. Que a paz de Jesus e o amor de Maria continuem irradiando em todos da Rede Catedral. Muita luz, saúde e paz para a querida família Faço Parte.”Ignez Cassilhas Cirino – Nova Lima/MG

Rádio América na Bahia“Sou da cidade de Itagiba, na Bahia. Aqui a Rádio Amé-rica chega com boa qualidade de som. Parabéns a to-dos vocês que trabalham na emissora. Os programas são evangelizadores e cheios de encantos. Deus abençoe a todos vocês comunicadores.”Pe. Eraldo Souza de Jesus – Itagiba/BA

Amado e amada de Deus,

Saúde e paz!

Há dois anos fazemos a Campanha Faço Parte para que a Rede Catedral de Comunicação Católica cresça. O caminho está mais fecundo a cada dia. Esta fecun-didade está construindo um novo tempo com a partici-pação generosa e a alegria da adesão de tantos irmãos e irmãs. Trabalhamos para que todo cristão católico também possa dizer: faço parte!

Na verdade, a Faço Parte é mais do que uma cam-panha. É uma pertença à grande família da Catedral da Comunicação Católica que anuncia o Evangelho da vida. Um anúncio através da TV, das Rádios, do jornal e da internet.

Que possamos sempre olhando uns para os outros na alegria do caminho missionário que vamos construin-do, seduzindo outros corações, colocando todos nes-ta mesma fileira e neste único e mesmo abraço dizer “faço parte”.

Diga “faço parte”, diga a outros também que façam parte. Assim, estaremos fortalecidos cada vez mais para anunciar com muita alegria o Evangelho.

Parabéns a você que faz parte. Parabéns com gratidão. E digamos juntos como marca da nossa pertença e da alegria missionária do anúncio do Evangelho: eu tam-bém Faço Parte!

Edit

oria

l

Dom Walmor Oliveira de AzevedoArcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

CartasE

xped

iente

Page 3: Revista Faço Parte - Nº 06

REVISTA FAÇO PARTE . JAN/10

3

No dia 7 de maio, foi realizada uma celebração na Rede Catedral para comemorar o dia das mães. Na ocasião foi apresentado o novo grupo gestor da casa e também houve a acolhida da equipe da As-sessoria de Comunicação e Marketing da Arquidio-cese que passa a trabalhar no mesmo local quem que já estão os veículos de comunicação.

O grupo vai assessorar o vigário episcopal para a Comunicação e Cultura, padre José Januário Morei-ra, a coordenar os trabalhos da casa. O arcebispo dom Walmor nomeou quatro pessoas: padre Geo-vane Marques, que assume a coordenação da TV Horizonte; padre Gladstone Elias de Souza, que continua como coordenador das rádios América e Cultura e do Jornal de Opinião; Elen Marques, co-ordenadora de Comunicação e Marketing da Rede Catedral e Ana Maria Miranda, coordenadora de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Durante a celebração, padre Januário lembrou a to-dos que o trabalho de equipe é fundamental e que

a família da Rede Catedral sempre trabalhou e se-guirá agindo e pensando em conjunto. Para ele a nova formação da Rede Catedral “contribuirá para o for talecimento do ideal de fazer chegar os valores do Evangelho cada vez mais longe e a um número maior de pessoas”.

Após a celebração, todas as mães funcionárias da Rede Catedral foram homenageadas.

NOVO CONSELHO GESTORDA REDE CATEDRAL

““A família da Rede Catedral sempre trabalhou e seguirá agindo e pensando em conjunto

REDE CATEDRAL

Foto Rodrigo Borges

Da esquerda para direita: padre Elias, Ana Maria, padre Januário, padre Geovane e Elen Marques

Page 4: Revista Faço Parte - Nº 06

4

Com uma equipe disposta e comprometida, o Depar tamento de Assinaturas é um dos res-ponsáveis diretos por fazer chegar às mãos de milhares de assinantes, espalhados por todo Brasil, o Jornal de Opinião – semanário católico per tencente à Rede Catedral.

Coordenado, há 11 anos, por Carla Andrade, o setor é dividido em duas áreas: a adminis-trativa e a de telemarketing ativo. A primeira conta com o dinamismo da auxiliar de admi-nistração, Hadayza Fur tado e de duas meno-res aprendizes.

Já o telemarketing, responsável pelo contato direto com os assinantes para renovação e prospecção de novos clientes, tem o empenho de Gabriela Costa, Gleidison Sena e Núbia Mo-rais. “O nosso lema é atender com cordialida-de e rapidez. Procuramos trabalhar em equipe para que o nosso cliente sinta-se em casa ao entrar em contato, seja para renovar, efetuar

nova assinatura, fazer sugestões ou mesmo re-clamações”, evidencia Carla Andrade.

“Trabalhamos nos bastidores para que os nossos leitores recebam, em tempo hábil, o que a nossa equipe editorial produziu com tanto carinho, fazendo com que os valores do Evangelho cheguem aos nossos assinantes espalhados por todo Brasil e também no ex-terior”, completa.

O contato com o Depar tamento de Assinatu-ras do Jornal de Opinião pode ser feito pelo telefone 0800-0317455 (discagem gratuita), pelo e-mail [email protected] ou no site: www.jornaldeopiniao.com.br.

4

NOS BASTIDORES, CORDIALIDADE E RAPIDEz

JORNAL DE OPINIÃO

Gabriela Costa, Gleidison Sena e Núbia Morais

Raiza (aprendiz), Hadayza,Carla Andrade e Lilian (aprendiz)

Page 5: Revista Faço Parte - Nº 06

Na Rádio América a semana começa com muita alegria e espiritualidade. Todo domingo, das 13h15 às 15h, o programa Semeando Alegria marca a tarde dos ouvintes que buscam informação e formação através da emis-sora.

É apresentado desde 2001 pela educadora Ana Maria Soares que narra e comenta o Evangelho do domingo, apresenta o santo do dia, promove momentos de oração e ainda conversa com os ouvintes, respondendo muitas car tas. Tudo isso, sem deixar de lado as orientações catequéticas para o público que, segundo a apresentadora, é formado por “crianças de 7 a 70 anos”.

Ana Maria explica que o nome do programa Semeando Alegria tem o objetivo de traduzir a missão de todo catequista e de todo cristão que é espalhar alegria para as outras pessoas. “O programa é diver tido, mas, ao mesmo tempo, é muito sério porque traz os ensinamentos do Evange-

lho, buscando aprofundar o conhecimento da religião católica”, explica.

Um café da manhã foi ser-vido aos ouvintes do pro-grama no último dia 15 de maio. A apresentadora Ana Maria recebeu no refeitório da Rede Catedral o público para celebrar a páscoa e o dia das mães.

Roça G

rande (S

abará) . M

G

SEMEANDO ALEGRIA NO CORAÇãO DAS CRIANÇAS

Santuário S

anto Antônio

RÁDIO AMÉRICA

Foto

Rap

hael

Luc

ca

Foto

Hilt

on R

ibei

ro

Page 6: Revista Faço Parte - Nº 06

Era novembro de 1990 quando cheguei à Rádio América. Um tempo carregado de idealismo e esperança para os jovens pro-fissionais, especialmente os da área de comunicação que preten-diam construir um país melhor pelo bom exemplo e pela palavra.

Tinha 27 anos e havia concluído o curso de Jornalismo há quatro quando ingressei na emissora como redatora do Jornal América.

O diferencial na Rádio América é o ideal cristão na condução da empresa e na relação com os funcionários. Assim, mesmo requi-sitados pelo mercado, muitos de nós decidimos ficar por aqui em troca de condições dignas no exercício da profissão. Nosso jorna-lismo cresceu e chegou a ser apontado, em pesquisa de opinião pública, como o de maior credibilidade em Minas Gerais. Dezeno-ve anos se passaram num estalar de dedos, entre sorrisos e algumas lágrimas também.

Em 2009 recebi o convite da coordenação do Jornal de Opinião para integrar a equipe do sema-nário. O clima é o mesmo. Exigência quanto à qualidade, é claro, por respeito aos leitores. Um ambiente de fraternidade e solidariedade que pude experimentar em momentos importantes da minha vida, por exemplo, no meu casamento, na comemoração do primeiro aniversário do meu filho Guilherme com a presença de colegas de trabalho e, recentemente, com a morte da minha mãe, quando pude sentir o carinho e o cuidado de todos.

Cheguei à Rádio América em agosto de 1993. Passei por um pro-cesso de seleção feito pelo então diretor geral Eduardo Gontijo. Na época, achei graça e também fiquei preocupada, pois o nome do diretor é o mesmo do meu filho (Eduardo Gontijo) e sequer o co-nhecia. Então pensei: já perdi o emprego, só pelo nome, pois todos poderiam achar que éramos parentes.

Ledo engano. Passei na seleção e entrei para a produção de pro-gramas da Rádio. Fazia inclusive a produção do programa Sertão Mineiro, que até hoje brilha na voz de Rosemar de Oliveira.

Depois fui transferida para o jornalismo e passei a fazer produção de pautas, o que me rendeu quatro prêmios como a melhor pauteira de Minas, pela revista PQN Notícias. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento dos amigos jornalistas devido ao meu trabalho realizado nesta emissora.

Hoje, faço os correspondentes, as notas de Igreja e alguns flashes para o jornalismo. Também edito o boletim da Rádio Vaticano com informações sobre o papa e a Igreja Católica, além de colaborar com matérias para a RCR – Rede Católica de Rádio, na cidade de Aparecida do Norte. Para mim, a Rádio América continua sendo a grande família América.

Kátia Gontijo

Mônica Bussinger

Av. Itaú, 515 . Dom CabralCEP.: 30.535-910 . BH . MG

31.3469.2500

31 3469.2559

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de vós um dos maiores santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa minhas preocupações, empre-endimentos e toda a minha vida. Estou persuadido de que ne-nhum mal poderá atingir-me enquanto estiver sob vossa proteção valiosa. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador. Recomendai as minhas neces-sidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixe sucumbir na tentação.Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por vós, possa viver cristãmente e san-tamente morrer.Amém!

Mary Lane VazMinha história

na rede

REVISTA FAÇO PARTE . JUN/10

Page 7: Revista Faço Parte - Nº 06

Cada um de nós na Eucaristia é amado ao ex-tremo, com um amor-entrega, amor ao exagero, amor sem medidas, amor imolado que nos faz sensíveis aos sofrimentos, misérias e injustiças. Faz-nos misericordiosos.

Sem Eucaristia sofremos fome e solidão. Quan-to mais eucarísticos, melhores seremos, mais humanos e mais cristificados. “Nada mais su-ave, nem mais eficaz do que a Eucaristia para nos conduzir à santidade”, já dizia João Paulo II. Aquele que o céu não pode conter é nosso inquilino, nosso vizinho, nosso prisioneiro no sacrário e a mais bela catedral é o coração hu-mano.

A procissão de Corpus Christi recorda o êxo-do, a saída para a terra prometida, a marcha da liberdade, a peregrinação em direção ao próxi-mo, a caminhada para a missão, a viagem defi-nitiva para a casa do Pai. A Igreja é o “caminho” (Atos 9,2). O sacramento do altar nos faz Igreja pé na estrada, Igreja que vai ao povo. Jesus é o companheiro das nossas estradas.

A Eucaristia é o tesouro espiritual da Igreja, plena manifestação do amor, vida da Igreja, mistério de luz, fonte inesgotável de santidade, mistério de misericórdia e do amor sem limites, remédio de imortalidade, um pedaço do céu na terra, um raio de glória. Nela se dá a trans-formação do mundo, porque é o sacramento supremo da paz e da unidade, é um tesouro demasiado grande e precioso. Isso gera um grande enlevo. Sua celebração não permite re-duções nem instrumentalizações. É estimulo na peregrinação e na dedicação diária ao trabalho, à família, aos irmãos.

A adoração e visita ao Santíssimo Sacramento deve ser estimulada. É bom demorar-se com o Senhor, dedicar tempo ao Amigo, inclinar-se so-bre seu peito, deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. “Adoração é atitude de amor. É a primeira das devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós” (João Paulo II).

Fonte: www.cnbb.org.br

CORPUS CHRISTI, FESTA EUCARíSTICA

7

ESPIRITUALIDADE

Foto

: Rod

rigo

Bor

ges

Page 8: Revista Faço Parte - Nº 06

8

Um país melhor para todos é um sonho que pode se tornar realidade. Basta acreditar em ações como o projeto de iniciativa popular Fi-cha Limpa. Aprovado pela Câmara dos Deputa-dos, no último dia 11 e pelo Senado no dia 19 (até o fechamento desta edição, aguardando a sanção do presidente). Caso sancionado, políti-cos com impedimentos judiciais ficarão proibi-dos de se candidatarem às eleições.

Para convocar a sociedade a participar deste momento marcante na política brasileira, a Rá-dio América promoveu uma série de entrevistas e comentários sobre este tema, com a partici-pação de convidados de vários órgãos da so-ciedade.

O Ficha Limpa foi tema de um debate especial no programa Tribuna Livre, apresentado por Paulo Azeredo, que recebeu o coordenador do grupo de trabalho do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado federal Miguel Martini (PHS); o membro do Movimento de Combate à

Corrupção Eleitoral, professor Anivaldo Matias e o membro do Conselho Nacional de Entida-des (Conasen), Geraldo Romano.

De acordo com Paulo Azeredo, esse projeto é “a prova de que o povo brasileiro tem poder para mudar o país. Precisamos confiar mais uns nos outros e arregaçar as mangas, pois, de-pender apenas daqueles que estão em Brasília é muito pouco. Somos agentes da mudança e esta deve começar no nosso dia-a-dia. Na fila do banco, no volante do automóvel, no nosso trabalho. Enfim, temos que ser exemplo para a sociedade”, afirma.

COBERTURA DA VOTAÇãO DO PROJETO FICHA LIMPA

RÁDIO AMÉRICA

““a prova de que o povo brasileiro tem poder para mudar o país.

Da esquerda para direita: Geraldo Romano, Paulo Azeredo, Miguel Martini, Raphael Lucca, Anivaldo Matias.

Foto

Gle

idis

on S

ena

Page 9: Revista Faço Parte - Nº 06

REVISTA FAÇO PARTE . JAN/10

9

Desde o início do mês de maio a Rede Catedral de Comunicação Católica, por meio da TV Ho-rizonte, se responsabiliza por um novo trabalho de prestação de serviço às famílias mineiras. Em parceria com a Divisão de Referência da Pes-soa Desaparecida (DRPD) da Polícia Civil está produzindo e veiculando em sua programação vinhetas com fotos e informações sobre pessoas desaparecidas em Minas Gerais.

Criadas pela produtora Fabiana Leite, as vinhetas são pequenos vídeos que apresentam também o telefone para que o público entre em contato e contribua, caso saiba de algum dado. “Até o momento, foram produzidas dezessete vinhetas e a cada mês, a DRPD fornecerá o material para a inclusão de novas pílulas na programação”, afirma.

Segundo Fabiana Leite, a iniciativa é do Núcleo de Jornalismo da Rede Catedral e surgiu após a produção de uma matéria sobre o tema veicu-

lada no programa Horizonte Notícia. “Considero que é um trabalho diferenciado das campanhas desenvolvidas recentemente, porque expõe, a cada pílula, fotos e dados de uma única pessoa, o que intensifica a fixação das informações por parte do público, além de possibilitar que o ma-terial seja sempre renovado e atual”, explica.

Conforme dados da Polícia Civil, cerca de mil pessoas desaparecem por ano, só no estado de Minas Gerais. Para reduzir tal estatística, o trabalho dos parceiros é imprescindível e a TV Horizonte aparece como a mais nova integrante dessa rede de apoiadores.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Jornalismo, Nanci Alves, a prestação de serviço é uma responsabilidade social que toda emissora de rádio e TV precisa assumir, pois são empre-sas de concessão pública. “E a TV Horizonte, por ser uma emissora católica, assume este compro-misso também como missão cristã”, ressalta.

AJUDA NA BUSCADE DESAPARECIDOS

TV HORIZONTE

Page 10: Revista Faço Parte - Nº 06

10

Esp

aço Faço Parte

10

Porquefaço parte

Nestes depoimentos, confira o que motiva o contribuinte a fazer parte da Família da Rede Catedral.

“Desde o início, eu entendi a importância do que é fazer parte, mas minhas condições não permitiam. Porém não me esqueci desta respon-sabilidade e, logo que pude, fiz meu cadastro porque acho que é meu dever como cristã contribuir com esta obra. Eu percebi que outras ar-quidioceses também têm campanhas para ajudar a mantê-las e estava na hora de termos um projeto sério como a Campanha Faço Parte para colaborar com a manutenção dos meios de comunicação. Assim, nossa Arquidiocese de Belo Horizonte pode continuar evangelizando. A pre-sença do nosso pastor, dom Walmor, tem despertado o Espírito Santo de Deus em nossas comunidades conseguindo reunir o povo católico.”

A Campanha Faço Parte agradece a doação dos oratórios feitos pelo atelier CENÁRIO E ARTE MIGUEL ARCANJO . Telefone 31. 3455.0476.

GANHADORA DO ORATÓRIO DE SãO JOSÉ

Paróquia Santa Margarida Maria AlacoqueCaiçara - BH/MG

“Acho importante fazer parte desse projeto de evangelização porque sei que, com minha contribuição, ajudo os veículos de comunicação da Arqui-diocese e, em especial, a Rádio Amé-rica. Esta rádio faz parte da minha vida! Depois que fiz esse compromis-so com a Rede Catedral e com Jesus, minha vida encheu-se de bênçãos, pois o bem se multiplica. Fazendo parte, sinto-me uma evangelizadora. Seja um evangelizador você também!“

Márcia Maria de Souza e sua neta Sophia

“Faço parte porque é uma bênção ter a Rede Catedral em nossas vidas, através das Rádios Cultura e América, da TV Horizonte e do Jornal de Opinião. É uma forma de ter a Palavra de Deus entran-do em nossos lares a todo o momento. Hoje sinto que re-almente faço parte da família Rede Catedral.”

Bairro São MateusContagem-MG

Dea das Graças Martins de Azevedo Félix, seu irmão Jairo eo neto Ryan

Paróquia Santo AntônioBairro Céu Azul - BH-MG

Foto

s: F

erna

nda

Cor

laiti

Terezinha dos Santos Leopoldino

Page 11: Revista Faço Parte - Nº 06

REVISTA FAÇO PARTE . JAN/10

11

VALORES QUE FAzEM A DIFERENÇAÀs cinco horas da manhã em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, Diva Martins Lopes se prepara: café da manhã para família, casa arrumada. E antes mesmo das seis horas ela segue para o ponto de ônibus à espera do circular que em uma hora e meia a deixa pró-ximo à Rede Catedral de Comunicação. Das sete da manhã às quatro horas da tarde, de se-gunda a sábado, Diva é auxiliar de serviços ge-rais, responsável pela limpeza e organização de salas, escritórios e redação do andar inferior, por onde circulam mais de 100 pessoas por dia. “Trabalhar em um local onde a convivência com todos os empregados é boa e tranquila só nos faz bem. Gosto muito de estar aqui”, afirma Diva, que há sete anos pertence ao grupo.

O mesmo tempo de casa, a mesma função e uma rotina bem parecida tem Ângela Maria Sou-za Lopes, responsável pela limpeza de todos os setores do andar superior. “É diferente de ou-tros lugares em que a maioria das pessoas não valoriza a equipe de limpeza. Na Rede Catedral, tanto os diretores quanto os colegas de trabalho reconhecem nosso trabalho”, afirma.

Entre uma limpeza e outra, Diva e Ângela dão atenção especial a todos, seja na preparação de um lanche ou ajudando em algo, tudo feito com muito carinho. “Vemos todos aqui como uma família e sempre que estamos disponíveis, procuramos ajudar”, conta Ângela.

No caso de algum problema elétrico ou hidráu-lico aparecer, ninguém tem dúvida: o Luiz re-solve. Desde que entrou para a equipe, há seis meses, Luiz de Andrade Pereira faz a diferença no suporte técnico da Rede Catedral. O serviço que antes era terceirizado, agora é feito na hora, sem transtornos e com muita boa vontade.

“Adoro trabalhar aqui e executo meu trabalho com satisfação. Para o que precisam, estou à disposição”, destaca Luiz que, apesar de novo na Rede, já fez parte de outros grupos ligados à Arquidiocese de Belo Horizonte. “Por 16 anos trabalhei em outras áreas e resolvi sair. Foi aí que me dei conta de como é diferente trabalhar com pessoas comprometidas com a justiça e com o respeito ao próximo. Pedi uma nova oportunida-de e fui readmitido pela Arquidiocese”.

REDE CATEDRAL

Diva, Luiz e Ângela

Page 12: Revista Faço Parte - Nº 06

1212

PÉ DE MOLEQUE AO LEITE CONDENSADO

A maça é um ex-celente acompa-nhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chá e pode ser acres-centada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o chá é indicado para inflamações na bexiga. Lembre-se: para que a maçã descas-cada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.

Retire a maionese que so-brou no fundo do vidro es-premendo o suco de meio limão. A mistura dará um óti-mo molho para saladas.

Dic

as

500 g de amendoim 1 xícara de açúcar 1 lata de leite condensado

Ingredientes

RECEITA

CelebraçõesTerça a sexta-feira, 15hSábado, 11hDomingo, 9h30, 11h e 16h

Informações pelo telefone31. 3651.1672

Visite o Santuário Estadual

Lugar de encontro sacramentalcom a Palavra do Senhor

Nossa Senhora da PiedadeCaeté . MG

Aberto todos os dias das 8h às 17h.

12

1. Torre o amendoim e retire a casca

2. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e o leite condensado

3. Leve ao fogo e mexa até começar a desgrudar do fundo da panela

4. Despeje em uma forma untada com óleo

5. Deixe esfriar e corte em quadradinhos

Modo de preparo

Page 13: Revista Faço Parte - Nº 06

REVISTA FAÇO PARTE . JAN/10

13

Bri

nca

ndo

na

Red

eDivirta-se

13

Especial TVX Copa do Mundo11/06 - 6ª às 14h30

Especial TVX Festa Junina30/06 - 4ª às 14h30

Programa TVXTV Horizonte - Canal 19 UHF, 22 Net ou 24 OiTVAo vivo - 2ª a 6ª às 14h30Reprises - 2ª a 6ª às 10h e sáb. às 14h30www.tvhorizonte.com.br/tvx www.twitter.com/programatvx

Page 14: Revista Faço Parte - Nº 06

14

A Rede Catedral, através da equipe de Jorna-lismo, está cada vez mais presente nos eventos católicos em todo o Brasil. No início do ano foi o Mutirão de Comunicação para América Latina e Caribe realizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

No mês de maio, os profissionais da Rede Ca-tedral trouxeram para os ouvintes das Rádios América e Cultura, os telespectadores da TV Horizonte e leitores do Jornal de Opinião infor-mações sobre a 48ª Assembleia Geral dos Bis-pos do Brasil e do 16º Congresso Eucarístico Nacional, ambos realizados em Brasília, nos dias 04 a 13 e de 13 a 16, respectivamente. Todo ma-terial produzido também foi postado no site da Arquidiocese de Belo Horizonte: www.arquidio-cesebh.org.br.

A Assembleia dos Bispos contou com o trabalho do repórter Hugo Pirez que afirmou: “Participar ativamente da Assembleia da CNBB é uma mis-são que assumimos para manter nosso público informado sobre a caminhada e as diretrizes da Igreja no Brasil”. Da mesma forma, o repórter Léo Mendes trouxe informações sobre o Con-gresso Eucarístico direto de Brasília, cidade que se tornou um verdadeiro altar do Brasil. Para ele, participar desses momentos tem um significado especial para a Igreja e também para os fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte - “Isso nos possibilita entrar em sintonia com as discussões propostas e reforçarmos nosso compromisso com a evangelização”, opina o jornalista.

Já a Peregrinação da Arquidiocese ao Santuário

Nacional de Nossa Senhora Aparecida, realiza-da em 16 de maio, foi outra ação importante re-gistrada pelos profissionais da Rede Catedral. A equipe da TV Horizonte composta pelo cinegra-fista Sidnei Mesquita, pelo auxiliar Hélio Farnezzi e a repórter Clarissa Rodrigues mostrou como a devoção à padroeira do Brasil é forte também entre os mineiros. “Não conhecia o local e fiquei impressionada com tamanha estrutura e devo-ção. Quem acompanha a Rádio América e a TV Horizonte conferiu alguns momentos marcantes. A cobertura com certeza foi um marco na mi-nha vida profissional e pessoal”, conta Clarissa.

Para o jornalista, participar destes momentos tem um significado especial para a Igreja e os fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte. “Nos possibilita entrar em sintonia com as discussões propostas e reforçarmos nosso compromisso com a evangelização”, afirma.

A presença e a cobertura jornalística dos eventos ca-tólicos por parte da Rede Catedral têm sido possível graças à colaboração das pessoas que acreditam e investem na Campanha Faço Parte. Todas as despe-sas com estas viagens é custeada com recursos dos evangelizadores que realizam sua missão através do trabalho dos profissionais da Rede Catedral.

14

PRESTANDO CONTAS

INFORMAÇãO QUE TRANSFORMA

Léo Mendes Hugo Pirez

Hélio, Sidnei e Clarissa Rodrigues

““a cobertura jornalística dos eventos católicos tem sido possível graças a Campanha Faço Parte

Page 15: Revista Faço Parte - Nº 06

REVISTA FAÇO PARTE . JAN/10

15

FAÇO PARTE

REDE CATEDRAL VISITA SUA CASA

15

REVISTA FAÇO PARTE . JUN/10

Mais um sorteio da Rádio América levou a Campa-nha Faço Parte à casa de uma ouvinte. No dia 14 de maio, a contemplada com a visita do padre Gilson de Oliveira foi dona Efigênia Bernardes Quintão, mo-radora do Barreiro. Após ligar no programa Falando de Vida, o filho mais velho de dona Efigênia foi sor-teado e presenteou a mãe.

Além de uma camiseta do projeto de evangelização Igreja Viva Sempre em Missão, a família ganhou também um rádio, pois indicou cinco pessoas para

tornarem-se contribuintes da Campanha.

Dona Efigênia afirma que só estava esperando a vi-sita em sua casa para se tornar uma evangelizadora através da Rede Catedral, assim como seu filho: “A Campanha Faço Parte é maravilhosa. É um projeto de evangelização muito importante. Gosto muito dos pa-dres Gilson, Sérgio, Reginaldo e todos os outros, junto com dom Walmor. Há muito tempo acompanho a programação diária da Rádio América. Começo ago-ra mesmo a contribuir com a campanha”, finaliza.

BOATE COM MÚSICA CATÓLICA

Um fato interessante aconteceu no dia 12 de maio em uma boate do bairro Eldorado, em Contagem. Ao invés do tradicional repertório de música ele-trônica em ritmos eletrizantes, o local foi invadido por músicas de evangelização e a pista se encheu de pessoas que dançaram, cantaram e pularam movidas pela alegria do Espírito Santo.

Foi o lançamento do CD O amor triunfará, do can-tor e compositor católico Rogério Henrique, um dos artistas apoiadores da Campanha Faço Parte da Rede Catedral de Comunicação Católica. Par-te da renda do evento foi revertida para a cam-panha e o artista também incentivou o público a aderir como sócios mensais.

A equipe da Faço Parte esteve presente com a supervisora do setor, Fernanda Corlaitti, além de dois coordenadores da Rede Catedral, padre Elias e Elen Marques. O comunicador Kelliston Müller apresentou o evento a convite de Rogério Henrique e o coordenador de programa, Hilton Ribeiro, fez a cobertura pela Rádio América. A fa-mília Faço Parte é assim!

Foto

Hilt

on R

ibei

ro

Foto

fest

anoc

eu.c

om

Page 16: Revista Faço Parte - Nº 06

CelebraçõesDomingos: 8h, 10h e 19h | Dia 13 de

cada mês às 8h e 19h30 (honra a Santo

Antônio) | Terça-feira: 8h e 19h30

Toda 1ª sexta-feira do mês às 15h

Toda 2ª sexta-feira do mês (missa de

cura e libertação) às 19h30

Santuário Santo Antônio de Roça GrandeRua Dr. Henrique de Melo, s/nº, Centro -

34.535-220 - Sabará (Roça Grande) - MG

Fone: 31. 3671.1435

[email protected]

31.3469.2500

31.3469.2560

Horários da secretariaSegunda a sábado: 8h às 12h e de

13h30 às 17h

Domingo: 8h às 12h

Arq

uivo

Pes

soal